Por isso que é necessário se aprofundar na história, entender todos os fatos e analisar de forma CORRETA, para que haja uma compreensão verdadeira. Nao é fácil, exige muito estudo. Muita pesquisa. Muita dedicação. Obrigada Jones, pela aula.
Jones, assim como você faz em outros vídeos, você poderia colocar mais trechos de ensaios, artigos e livros e fazer a explicação/critica em cima. Acredito que seria interessante para a imersão dos textos socialistas/comunistas. Sinto falta de mais vídeos explicando conceitos e situações. As vezes nos vídeos sobre Brasil não dá para assimilar uma coisa com a outra (entendo seu esforço sobre uma teoria revolucionária brasileira, mas é necessário que a gente se organize tanto na luta quanto nas informações e leituras sobre experiências socialistas e comunistas no mundo)
Simplesmente fantástica a explicação e a provocação pro tipo de debate que temos, confesso que eu pensava exatamente como o jones descreveu a NEP, mas consegui aprender muito com o Vídeo, valeu jones por mais uma explicação excelente.
Muito bom seu video Jones. Eu sou comunista ha um pouco mais de um ano. Venho tentando estudar e ler bastante para poder agir de forma correta. Eu estava começando a me sentir bem confiante mas seu texto na página Em Defesa do Comunismo me mostrou que tenho muito mais a aprender. Hoje faço parte de um grupo político de estudo, busco aumentar meu conhecimento para poder começar agir de forma política mais ativamente. Busco me manter me humilde em questão do meu conhecimento, mas espero poder ser uma ajuda ao movimento comunista.
Jones, acredito que a frequência de vídeo está ajudando no algoritmo, pelo menos pra manter a gente informado dos seus vídeos. Criei o costume de te assistir depois de chegar da faculdade, e sempre que você posta vídeo, nesse mesmo horário acaba aparecendo pra mim! Então não estou perdendo nenhum vídeo, espero que esteja alcançando mais gente!
Exato, a planificação teve a ver com crise da NEP e a visão de que seria necessário um desenvolvimento acentuado das forças produtivas via Estado Socialista. Jones, acho que na sua ultima fase Lenin apostava que as varias formas de propriedade e presença de mercado iriam coexistir por muito tempo, e ai iria se estabelecer: quem vence quem? .
Gostei Tô gostando frequentemente da narrativa e argumento de Jones Manoel, sempre referenciando a literatura, mas principalmente pelo protagonismo de discernimento
Muito interessante o video, Jones. A minha opinião, porém, é que a noção de 'capitalismo de estado', inspirada nos escritos, discursos e práticas de política pública de Lenin e Bukharin em torno da NEP durante os anos 1920, é sim muito útil para analisar a China contemporânea (pós-1978 e, sobretudo, dos anos 1990 em diante). Obviamente que um conjunto de elementos - como os legados do passado, os contextos, as temporalidades, os instrumentos, os resultados, etc. - em cada caso, são muito distintos. Não devemos olhar para a NEP soviética como um 'modelo' copiado por Deng Xiaping. Devemos olhar para a NEP através daquilo que Gramsci chama de um 'método analógico de comparação', precisamente respeitando as diferenças entre esses elementos apontados acima. A questão chave é que tanto para os líderes bolcheviques daquela época como para os líderes chineses de hoje, o capitalismo de estado (ou economia socialista de mercado com características chinesas) é concebido como um 'estágio' (sem querer ser etapista, mas esse é o termo que eles usam) dentro de um projeto de longo prazo de transição para o socialismo em que, posteriormente à conquista do poder político, o capital estatal e a direção e regulação dos capitais privados sob o controle do partido-estado desempenham uma função estratégica. Isso está plenamente atestado nos textos de Lenin, como O Imposto em Espécie, e de Bukharin, como A Estrutura Econômica da Rússia Soviética, além de ser totalmente compatível com a ideia de 'estágio primário do socialismo' (dividido em duas fases) conforme os escritos oficiais do PCCh. Para mim, o uso cuidadoso dessa analogia histórica permite evitar tanto o erro de considerar a China pós-Mao como uma simples restauração capitalista quanto o erro de considerá-la um socialismo de mercado pronto e acabado. Saudações cordiais.
um outro detalhe importante é que o Jones cita a falta de propriedade privada durante a NEP, mas a China até hoje não tem propriedade privada também, é um modelo semelhante de 'concessão'. E, ao contrário do que fizeram depois na URSS, a China testou a terapia do choque em menor escala antes de sua implementação total, viu os resultados e não seguiu em frente com isso, mais um dos aspectos que não corroborariam com a tese de uma restauração capitalista.
Camarada, uma sujestão para (se for possível, é claro): deixar a bibliografia utilizada para escrever o roteiro dos vídeos. Pelo menos os mais relevantes.
Conheço um professor universitário (qualificado o cara, já foi um camarada) que propõe estarmos vivendo atualmente no Brasil, sob o ministério da fazenda de Haddad, um recuo tático inspirado na NEP soviética. Na sua visão, Haddad é comparável a Lenin. Como chegamos a esse ponto?!?
Eu nao estudei muito ainda sobre NEP, mas me parece que o problema central nessa discussão é algo que eu já vi em diversos temas. A galera fica mais preocupada em tentar categorizar alguma coisa do que entender ela. Ou seja, a preocupação fica mais em categorizar se NEP era reintrodução de capitalismo ou não, do que de fato entender as relações de produção e propriedade introduzidas pelas políticas da época.
Jones, é mercado, embora não seja mercado capitalista. Creio que é importante entender as possibilidades do mercado para além das instituições capitalistas. Reduzir o entendimento das instituições de mercado ao entendimento burguês é a meu ver um erro estratégico e político. Muito bons os seus vídeos.
Difícil imaginar uma sociedade sem dinheiro. A gestão das grandes empresas deve ficar com o Estado. As médias empresas tvz pudessem ser autogeridas. Essa é a minha ideia de Socialismo.
Uma Profa. da UFSCar falou do tema de recuperação de fábricas em falência para o controle operário. Teve umas, mas o governo não quis entrar com a grana para ajudar
Excelente vídeo. Muito pro-capitalista disfarçado de maoista vem dizer que o denguismo é socialista... Um aspecto que o JM não ressaltou mas que vale a pena relembrar é que Lenin não tinha uma atitude economicista, que defendia uma passagem pelo capitalismo antes de se avançar com o socialismo. Isso seria retroceder à uma análise do tipo menchevique. O Lenin tinha uma atitude sumamente prática e orientado ao resultado econômico. Pior que isso é só ver trotskista acusando o Stalin de "burocrático" quando o Trotski é que defendia comunismo de guerra em tempo de paz...
Boa revisão histórica. Me parece que foi muito esforço em direção a um sonho de igualdade que não propiciou ganho real para as pessoas. A China aumentou exponencialmente a produção agrícola abandonando o coletivismo forçado no qual o camponês tinha obrigação de produzir "x" no seu lote. Liberado para vender o excedente ao "x", passou a produzir muito mais. O ser humano é socialista, mas antes disso é individualista...
@@biancaescouto9489 O homem é o que é. Qualquer proposta de sistema deveria considerar isto. Mau é uma palavra forte, defende seus interesses acima dos coletivos, é algo normal.
Pensei que falar sobre a união soviética era ruim, pois deveríamos focar apenas no brasil - isso de acordo com você mesmo. Vi diversas criticas suas a quem faz isso, mas agora vejo você fazendo o mesmo. O que torna a crítica que você fez aos comunistas que debatem o tema, no mínimo estranha. Outra coisa, quando se trata de religião e URSS, você também tende a negar Lenin, e diz que "nem tudo que ele diz é certo" e que "há comunistas que o seguem cegamente". Ao meu ver, parece que você pega aquilo que lhe agrada de Lenin e debate o que lhe convém pra seu projeto político pessoal, visto que não vejo uma tomada de posição sua referente ao seu partido, mas apenas pautas de cunho pessoal.
Eu sei que você não é stalinista, Jones, mas sei que você tem vários amigos youtubers que são, queria que um stalinista (ou, como eles gostam de se chamar, "marxista-lenilista") me respondesse, é verdade que os stalinistas boicotaram os trotskistas, socialistas democráticos e anarquistas durante a Guerra Civil Espanhola? Se sim, por que?
Pessoal, esse debate que o professor faz aqui é da mais alta importância!!!
O planejamento não era o problema da União Sovética, más sim a falta de planejamento depois das reformas de mercado pós-Stalin.
Por isso que é necessário se aprofundar na história, entender todos os fatos e analisar de forma CORRETA, para que haja uma compreensão verdadeira. Nao é fácil, exige muito estudo. Muita pesquisa. Muita dedicação. Obrigada Jones, pela aula.
Professor Jones é linha correta, e eu posso provar!
Jones, assim como você faz em outros vídeos, você poderia colocar mais trechos de ensaios, artigos e livros e fazer a explicação/critica em cima. Acredito que seria interessante para a imersão dos textos socialistas/comunistas. Sinto falta de mais vídeos explicando conceitos e situações. As vezes nos vídeos sobre Brasil não dá para assimilar uma coisa com a outra (entendo seu esforço sobre uma teoria revolucionária brasileira, mas é necessário que a gente se organize tanto na luta quanto nas informações e leituras sobre experiências socialistas e comunistas no mundo)
ele literalmente citou o livro dele onde há tudo isso.
perceba que é um chamamento e divulgação de sua obra.
Tbm Acho que o formato pode melhorar
Assim que conseguir ter a minha força de trabalho explorada irei ler o seu último livro.
E que baita livro, amigos! Comprem e leiam o livro do professor Jones!
Simplesmente fantástica a explicação e a provocação pro tipo de debate que temos, confesso que eu pensava exatamente como o jones descreveu a NEP, mas consegui aprender muito com o Vídeo, valeu jones por mais uma explicação excelente.
Muito bom seu video Jones. Eu sou comunista ha um pouco mais de um ano. Venho tentando estudar e ler bastante para poder agir de forma correta. Eu estava começando a me sentir bem confiante mas seu texto na página Em Defesa do Comunismo me mostrou que tenho muito mais a aprender.
Hoje faço parte de um grupo político de estudo, busco aumentar meu conhecimento para poder começar agir de forma política mais ativamente. Busco me manter me humilde em questão do meu conhecimento, mas espero poder ser uma ajuda ao movimento comunista.
Ta estudando no lugar errado heim, com tanta informação, vai ser comunista? Burro demais
SOU FORMADO EM ECONOMIA E ESSA EXPLICAÇÃO FOI A MELHOR QUE JÁ OUVI SOBRE A NEP.
Jones, acredito que a frequência de vídeo está ajudando no algoritmo, pelo menos pra manter a gente informado dos seus vídeos. Criei o costume de te assistir depois de chegar da faculdade, e sempre que você posta vídeo, nesse mesmo horário acaba aparecendo pra mim! Então não estou perdendo nenhum vídeo, espero que esteja alcançando mais gente!
Debate importantíssimo como sempre!!
Obrigado Jones. Ótimo vídeo
Sensacional
Obrigado pela aula
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Exato, a planificação teve a ver com crise da NEP e a visão de que seria necessário um desenvolvimento acentuado das forças produtivas via Estado Socialista. Jones, acho que na sua ultima fase Lenin apostava que as varias formas de propriedade e presença de mercado iriam coexistir por muito tempo, e ai iria se estabelecer: quem vence quem? .
Quem tem os 🤑!rs…
Gostei
Tô gostando frequentemente da narrativa e argumento de Jones Manoel, sempre referenciando a literatura, mas principalmente pelo protagonismo de discernimento
Obrigado Jones! Você é foda! Conterrâneo arretado!
Obrigada pela discussão, camarada ✊🏽⚧️☭
Excelente 👏👏👏
Muito interessante o video, Jones. A minha opinião, porém, é que a noção de 'capitalismo de estado', inspirada nos escritos, discursos e práticas de política pública de Lenin e Bukharin em torno da NEP durante os anos 1920, é sim muito útil para analisar a China contemporânea (pós-1978 e, sobretudo, dos anos 1990 em diante). Obviamente que um conjunto de elementos - como os legados do passado, os contextos, as temporalidades, os instrumentos, os resultados, etc. - em cada caso, são muito distintos. Não devemos olhar para a NEP soviética como um 'modelo' copiado por Deng Xiaping. Devemos olhar para a NEP através daquilo que Gramsci chama de um 'método analógico de comparação', precisamente respeitando as diferenças entre esses elementos apontados acima. A questão chave é que tanto para os líderes bolcheviques daquela época como para os líderes chineses de hoje, o capitalismo de estado (ou economia socialista de mercado com características chinesas) é concebido como um 'estágio' (sem querer ser etapista, mas esse é o termo que eles usam) dentro de um projeto de longo prazo de transição para o socialismo em que, posteriormente à conquista do poder político, o capital estatal e a direção e regulação dos capitais privados sob o controle do partido-estado desempenham uma função estratégica. Isso está plenamente atestado nos textos de Lenin, como O Imposto em Espécie, e de Bukharin, como A Estrutura Econômica da Rússia Soviética, além de ser totalmente compatível com a ideia de 'estágio primário do socialismo' (dividido em duas fases) conforme os escritos oficiais do PCCh. Para mim, o uso cuidadoso dessa analogia histórica permite evitar tanto o erro de considerar a China pós-Mao como uma simples restauração capitalista quanto o erro de considerá-la um socialismo de mercado pronto e acabado. Saudações cordiais.
um outro detalhe importante é que o Jones cita a falta de propriedade privada durante a NEP, mas a China até hoje não tem propriedade privada também, é um modelo semelhante de 'concessão'.
E, ao contrário do que fizeram depois na URSS, a China testou a terapia do choque em menor escala antes de sua implementação total, viu os resultados e não seguiu em frente com isso, mais um dos aspectos que não corroborariam com a tese de uma restauração capitalista.
Muito bom!
Vídeo ótimo
Boa tarde camarada Jones !!!!
Um debate muito interessante.
Mais um grande vídeo!
Cara, como sempre, sensacional
Muito bom o debate camarada. Mais um vídeo excelente...
Debate muito bom camarada.
Excelente, está me ajudando a entender o cenário
Valeu !
Opa! Tamo junto!
Muito bom
Brabo esse tal de jones
Salve o professor Jones Manoel,estou sempre apreendendo com suas aulas
Jones Manoel
👏👏👏👏👏👏👏👏
Camarada, uma sujestão para (se for possível, é claro): deixar a bibliografia utilizada para escrever o roteiro dos vídeos. Pelo menos os mais relevantes.
Vídeo interessante
Conheço um professor universitário (qualificado o cara, já foi um camarada) que propõe estarmos vivendo atualmente no Brasil, sob o ministério da fazenda de Haddad, um recuo tático inspirado na NEP soviética. Na sua visão, Haddad é comparável a Lenin. Como chegamos a esse ponto?!?
acho q um debate serio entre vc e o elias jabbur seria interessante
sonho
Volte com o "note.." no início dos vídeos pow
🔥🔥🔥
Que vídeo delicioso
Gostei do vídeo
Boa tarde . O andar fulgas de um sapato furado é como amarrar um guides na cintura.
show
Note!!! 70!!!
👏👏👏
Se alguém ficou na curiosidade, o Jones falou a palavra "guerra" 55 vezes ao longo do vídeo 😂
Opa o assunto do fim da URSS precisa ser tocado mais. Acho muito interessante
Eu nao estudei muito ainda sobre NEP, mas me parece que o problema central nessa discussão é algo que eu já vi em diversos temas. A galera fica mais preocupada em tentar categorizar alguma coisa do que entender ela. Ou seja, a preocupação fica mais em categorizar se NEP era reintrodução de capitalismo ou não, do que de fato entender as relações de produção e propriedade introduzidas pelas políticas da época.
Jones vc viu o Jean do PT defender Simony Tebet, para presidente?
É hoje que chamam de revisionista.
Jones, é mercado, embora não seja mercado capitalista. Creio que é importante entender as possibilidades do mercado para além das instituições capitalistas. Reduzir o entendimento das instituições de mercado ao entendimento burguês é a meu ver um erro estratégico e político. Muito bons os seus vídeos.
Ainda nem terminar de ver um o menino ja largou outro ja
Engajamento
Difícil imaginar uma sociedade sem dinheiro. A gestão das grandes empresas deve ficar com o Estado. As médias empresas tvz pudessem ser autogeridas. Essa é a minha ideia de Socialismo.
Precisa precisa dominar a teoria do valor para compreender, também quebrei a cabeça com isso.
Você está correto na augestão. Plano central é uma especidade contraria a Marx. A argumentação de Marx continua paradigma.
Uma Profa. da UFSCar falou do tema de recuperação de fábricas em falência para o controle operário. Teve umas, mas o governo não quis entrar com a grana para ajudar
Estudei isso há 40 anos atrás
@@marcoslima7913 Então como você não conseguiu pensar uma sociedade sem dinheiro?
Excelente vídeo. Muito pro-capitalista disfarçado de maoista vem dizer que o denguismo é socialista...
Um aspecto que o JM não ressaltou mas que vale a pena relembrar é que Lenin não tinha uma atitude economicista, que defendia uma passagem pelo capitalismo antes de se avançar com o socialismo. Isso seria retroceder à uma análise do tipo menchevique. O Lenin tinha uma atitude sumamente prática e orientado ao resultado econômico.
Pior que isso é só ver trotskista acusando o Stalin de "burocrático" quando o Trotski é que defendia comunismo de guerra em tempo de paz...
up
❤️🚩
Tarefa economia de guerra
Up
"nadaaver nadaaver nada a ver ..."
Análise historica necessária e fundamental.
Boa revisão histórica. Me parece que foi muito esforço em direção a um sonho de igualdade que não propiciou ganho real para as pessoas. A China aumentou exponencialmente a produção agrícola abandonando o coletivismo forçado no qual o camponês tinha obrigação de produzir "x" no seu lote. Liberado para vender o excedente ao "x", passou a produzir muito mais. O ser humano é socialista, mas antes disso é individualista...
“O homen é mau por natureza” né?!
@@biancaescouto9489 O homem é o que é. Qualquer proposta de sistema deveria considerar isto. Mau é uma palavra forte, defende seus interesses acima dos coletivos, é algo normal.
Pensei que falar sobre a união soviética era ruim, pois deveríamos focar apenas no brasil - isso de acordo com você mesmo. Vi diversas criticas suas a quem faz isso, mas agora vejo você fazendo o mesmo. O que torna a crítica que você fez aos comunistas que debatem o tema, no mínimo estranha.
Outra coisa, quando se trata de religião e URSS, você também tende a negar Lenin, e diz que "nem tudo que ele diz é certo" e que "há comunistas que o seguem cegamente". Ao meu ver, parece que você pega aquilo que lhe agrada de Lenin e debate o que lhe convém pra seu projeto político pessoal, visto que não vejo uma tomada de posição sua referente ao seu partido, mas apenas pautas de cunho pessoal.
daqui a pouco vem os esquerdistas chorar te chamando de revisionista rs
🙄quanta contribuiçāo ….
Eu sei que você não é stalinista, Jones, mas sei que você tem vários amigos youtubers que são, queria que um stalinista (ou, como eles gostam de se chamar, "marxista-lenilista") me respondesse, é verdade que os stalinistas boicotaram os trotskistas, socialistas democráticos e anarquistas durante a Guerra Civil Espanhola? Se sim, por que?
🙄
Aula!
👏👏👏
Up
up