Ciclo da ureia: apresentação da via, regulação e integração metabólica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024
  • Oi!
    O ciclo da ureia é uma via metabólica de desintoxicação da amônia (e do amônio). Ocorre, majoritariamente, no fígado e tem sua velocidade aumentada em momentos metabólicos associados ao catabolismo, como jejum e atividade física. Também percebe-se aumento na formação de ureia hepática após a ingestão de dietas pobres em carboidratos, particularmente, da dieta hiperproteica.
    O ciclo da ureia é energeticamente custoso, e depende da formação de ATP a partir da oxidação de ácidos graxos e de alfa-cetoácidos derivados de aminoácidos pelo fígado. Em estados catabólicos, o fígado não é glicolítico devido à ação do glucagon.
    Nestes estados catabólicos, o poder da insulina é menor, e a proteólise muscular é estimulada/desbloqueada. É importante lembrar que glucagon não age nos músculos porque não estas células não apresentam receptor em suas membranas palsmáticas. Assim, basta cair a concentração de insulina circulante para que se eleve a taxa de proteólise muscular.
    A partir das proteínas, a proteólise gera aminoácidos, os quais são convertidos em alfa-cetoácidos que servirão como combustíveis para os músculos. Esta conversão gera amônia/amônio. Estes podem ser liberados a partir dos músculos de forma livre. No entanto, por meio de uma reação chamada transaminação, aminoácidos oriundos da proteólise são convertidos em alfa-cetoácidos por meio de transferência de grupo amina sem gerar amônia livre.
    No fígado, a chegada de aminoácidos diversos ou de amônia/amônio livres supre o ciclo da ureia, que deverá biotransformar estes em ureia.
    É importante perceber a rica integração metabólica desta via com outras. E isto não coorrerá apenas no fígado, dada a real necessidade em ter aminoácidos acessíveis quando ou estamos em jejum ou estamos alimentados de uma dieta pobre em carboidratos (ou seja, que inviabiliza o uso de glicose por todas as células simultaneamente).
    Deixe suas dúvidas nos comentários! Responderei assim que possível!
    Obrigado por assitir!
    Inscreva-se no canal para ajudar a divulgar este conhecimento confiável a mais pessoas que também possam precisar!
    / @metabolismodrdeoliveira
    #metabolismo #ciclodaureia #aminoacidos #integracaometabolica #proteinas
    ============================================================
    Referências
    1) Marks' Basic Medical Biochemistry: A Clinical Approach (English Edition) 5th Edition, por Michael Lieberman e Alisa Peet, 2017 (há versão mais atual)
    2) Princípios de Bioquímica de Lehninger, 8ª Edição, por David L. Nelson e Michael M. Cox
    3) Seu Metabolismo É Incrível: E É Fácil Compreender como Funciona, de Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira, 2023:
    www.almedina.c...

Комментарии • 3