Gliconeogênese: do que depende o sucesso desta via metabólica?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 май 2024
  • A gliconeogênese (link para vídeo: • Gliconeogênese: a prod... ) é a via metabólica de produção de glicose no fígado (e nos rins). É mais ativa durante estados catabólicos, como o jejum, e após a ingestão de dietas pobres em carboidratos.
    A regulação da gliconeogênese deve ser bem orquestrada para que o fígado tenha sucesso em produzir glicose sem consumí-la imediatamente. Caso isto ocorresse, tería-se um ciclo fútil: a gliconeogênese produz glicose que a glicólise consome imediatamente. Isto afetaria a manutenção da glicemia, podendo ser fatal.
    Assim, uma outra via metabólica, a beta-oxidação (link para vídeo: • Beta-oxidação - via, r... ), que ocorre no fígado (dentre outros órgãos) nos mesmos estados catabólicos citados acima, dentre outros, não só mantém o estado energético hepático como também atua na sinalização local que atua sobre a glicólise hepática.
    Ainda, o glucagon, um dos principais hormônios catabólicos do organismo, sinaliza ao fígado a necessidade de produzir glicose e de bloquear a glicólise.
    Desta forma, a glicolise hepática não estará ativa, permitindo que a glicose produzida pela gliconeogênese seja liberada para a circulação. Outras células (como hemácias e neurônios, por exemplo) e tecidos/órgãos (como, por exemplo, cartilagens, cristalino, medula renal, pele) poderão consumir a glicose circulante, mantendo sua saúde durante estados de não-alimentação e/ou de intensa demanda energética.
    Link para vídeo da glicólise ( • [Resumo] Glicólise: gl... ) e da regulação desta via ( • Interpretação da regul... .
    Deixe suas dúvidas nos comentários! Responderei assim que possível!
    Obrigado por assitir!
    Inscreva-se no canal para ajudar a divulgar este conhecimento confiável a mais pessoas que também possam precisar!
    / @metabolismodrdeoliveira
    #metabolismo #figado #glicose
    Palavras-chave: gliconeogênese, glicose, fígado, jejum, alosteria, modificação covalente, integração metabólica, beta-oxidação, glicólise, produção de glicose, regulação da atividade enzimática, piruvato desidrogenase, piruvato carboxilase, acetil-coenzima A, acetil-CoA, ATP, GTP, NADH, mitocôndria, estados catabólicos, atividade física, metabolismo, tecido adiposo, ácidos graxos, oxirreduções biológicas, desidrogenase, oxidação, redução, saúde, doença, hepatócito, hemácea, neurônio, glucagon, insulina
    ============================================================
    Para conhecer melhor metabolismo: "Seu Metabolismo é Incrível: E é fácil compreender como funciona" -
    abre.ai/jMuu

Комментарии • 5

  • @metabolismoDrdeOliveira
    @metabolismoDrdeOliveira  2 месяца назад +5

    Um detalhe: o acetil-CoA oriundo da beta-oxidação também age na piruvato carboxilase, estimulando esta enzima. Isto é útil na gliconeogênese também no seguinte caminho: lactato ou alanina -> piruvato -> oxaloacetato -> fosfoenolpiruvato -> segue até glicose (ver vídeo da gliconeogênese para mais detalhes).
    Obrigado por assistir! Inscreva-se no canal para ajudar na divulgação: www.youtube.com/@metabolismoDrdeOliveira

  • @PepinoComAnsiedade
    @PepinoComAnsiedade 2 месяца назад +1

    Obrigada pela aula prof. 🥰

    • @metabolismoDrdeOliveira
      @metabolismoDrdeOliveira  2 месяца назад +1

      Obrigado! É um resuminho pra ajudar no vídeo da gliconeogênese. 😀

  • @FranciscoBragaMarcon
    @FranciscoBragaMarcon 2 месяца назад +1

    Muito boas as aulas, tu poderia deixar na descrição algum link com as fotos desses esquemas?

    • @metabolismoDrdeOliveira
      @metabolismoDrdeOliveira  2 месяца назад

      Oi, Francisco! Pior que eu não tiro fotos dos esquemas... Tenta pausar o vídeo quando surgir algum que você goste. No meu livro, tem um bom número de figuras e esquemas para ajudar na explicação dos textos. Tenho colocado o link da editora que o comercializa nos vídeos.