Alfaletrar - Fases icônica, garatuja e pré-silábica
HTML-код
- Опубликовано: 31 дек 2024
- Alfaletrar é um projeto que foi concebido pela professora Magda Soares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006 e promoveu ações para alfabetização em todas as escolas da rede municipal de Lagoa Santa (MG). Hoje, com 97% das crianças alfabetizadas no 3º ano do Ensino Fundamental, esse trabalho é referência nacional. A série de 19 vídeos da qual esse faz parte foi produzida pela Atta Mídia e Educação com financiamento da Fundação Lemann durante 2016 e mostra a base teórica e as práticas do projeto tanto para apoio ao trabalho dos professores alfabetizadores como para prefeituras que queiram implementar ações dessa natureza adaptando esse projeto às suas especificidades.
Trabalho fantástico da Magda Soares, nos deixou um legado enorme, com sua sabedoria, e facilidade para ensinar como se ensina.
O que distingui a Magda Soares de tantas professoras é a postura de ensinar, o interesse de pesquisar e estudar. É um exemplo de profissional.
Excelente! Sempre trabalhei dessa forma, e é encantador esse mundo da descoberta da escrita, a criança reflete o som, a parte fonológica, e quando menos se espera a criança já está lendo pois, ela compreendeu o sistema de escrita, sou muito fã desse processo!
Quando eu tava na Pedagogia, aprendi mais aqui, que na sala. O canal da Univesp TV também me ajudou muito.
Essa Magda Soares é maravilhosa!!!!!!!!Que honra poder ouvi-la!
Graduanda no 6º período em pedagogia. Muito enriquecedor esse vídeo.
Em 2022.
Na sala de aula, primeira vez com 3° ano.
Estou "louquinha", esses dois 2 anos foi um grande desafio. Tenho crianças quem nem o nome consegue fazer.
E a falta de experiência chega apavorar.
Esses vídeos foi muito relevante.
Obrigada!!!
Vídeos sensacionais e muito bem explicados. Estou adorando!
Muito bom, estou escrevendo minha monografia utilizando as ideias de Magda soares sobre Alfabetização e letramento. 👏
Nossa muito bom esse vídeo, pude compreender melhor o que não aprendi nem no curso normal!
Como admiro essa professora!Magda Soares maravilhosa !
Tô apaixonada por esses vídeos
Adorei 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻aprendi muito.
Amei. Magda Sempre perfeita.
Que coisa linda essa profissão, escolhi ela por amor 😍
Que trabalho bom, explicação melhor ainda. Pena que nesta fase da pandemia, poucas crianças tiveram essa oportunidade e pior muitas avançarão sem saber. E terão dificuldades no futuro por terem passado da fase de melhor forma de aprender e serem estimulados no tempo certo.
Ainda da tempo de ensinar,a educação tbm vem dos pais pois o filho pode aprender em casa junto com a mamãe o papai ou uma pessoa que tenha paciência com a criança irmão ou irmã.Eu estou me formando para ser uma professora quero da o meu melhor para os meus pequeninos daqui pra 2025 não vejo a hora.🤩💕
tem tirado minhas duvidas nos vidio que eu vejo. Muito bom !
Maravilhosa explicação
Magda é sensacional
Só enriqueci meus conhecimentos
É muito lindo. ♥
Amei 😍
projeto maravilhoso
Não me canso de assistir 🥰
Aprendi muito.Obrigada.
Excelente
É HOJE!!!! Não percam a reportagem que a TV Escola fez comigo sobre o projeto "Cabaninha da Leitura". Irá ao ar nessa sexta-feira, dia 10 de agosto, no programa Rede Escola, às 19h, com reprises nos dias 11, 12 e 13. Conto com vocês para darem aquela prestigiada! Abaixo estão todos os horários e canais:
Sexta-feira: 19:00 h
Sábado: 16:00 h
Domingo: meio-dia
Segunda-feira: meio-dia e meia
Canais:
NET - 15
SKY - 164
CLARO TV - 8
OI TV - 24
GVT - 235
VIVO TV - 694
CANAL ABERTO (HD) - 2.3
canal incrível
Sensacional!
Uma pergunta sincera: qual o motivo de deixar a criança supor coisas das quais obviamente ela não tem a menor ideia?
Para que deixá-la tentar descobrir por si só como se escreve, obriga-la a passar por todas estas fases e não informá-la logo de início que cada letra tem um nome e um som? Que juntando as letras temos sílabas (ainda que lhes demos o nome de “pedacinhos”)?
Por que deixa-la escrever AOE como TO MA TE e não informa-la que para a sílaba TO é preciso duas letras cujos sons são /t/ e /o/ ??? Para que ela precisa fazer todo este percurso longo (icônico, guaratuja e pré-silábico) em vez de ir logo ao ponto?
Imaginem cada um de nós, adultos, tentando decifrar o alfabeto japonês ou chinês e o som dos caracteres?
Se nos pedissem para escrever algo, obviamente, ficaríamos exatamente como as crianças sem a menor ideia do que estivéssemos escrevendo. Porém, se alguém nos dissesse: “os caracteres japoneses não são letras, são sílabas e este caracter é a sílaba tal, tem tal som, e juntando com aquela com som tal, formamos a palavra “Y”, sendo necessário tantos caracteres”, certamente iríamos aprender mais rápido e sem enganos.
Isto é o que está acontecendo com nossas crianças que estão com índices baixíssimos na alfabetização, leitura e escrita. Sou professora de português e, tenho visto alunos no 6º, 7º, 9º anos do ensino fundamental e até mesmo no ensino médio com dificuldades tremendas de escrita e até leitura. Não sabem escrever corretamente sem enganos, as letras são terríveis, não têm ideia do que seja sílaba, e se precisarem, por exemplo, separar a palavra “álcool” no final da linha, o fazem da seguinte forma: álcoo-l ... sem contar que não têm ideia do porquê em “casa” o som do S é Z e “assalto” tem dois SS para que o S tenha som sibilante de S mesmo. Um aluno (muito inteligente) me perguntou por que eu havia feito um “tracinho” acima do i na palavra “índio” e não colocado um pingo sobre os dois “is”, eu expliquei e ele me disse: “obrigado, pro, nunca ninguém me disse isso”!!!!! Meu Deus!! Fiquei pasma! Gostaria demais que cada professor alfabetizador fosse verificar como ficaram seus alunos na escrita nos anos seguintes.
Minha prima esteve por anos na escola sem conseguir ler ou escrever satisfatoriamente e somente após minha mãe idosa a ensinar, à sua “moda antiga”, ela aprendeu em três meses o que não conseguiu em três anos. Minha mãe também, depois de muitos anos deste episódio, veio a ajudar na alfabetização de crianças com problemas na escola (em um trabalho voluntário) e o que os professores não conseguiam em longo período, ela conseguia rapidamente. Por que? Porque ela ia direto ao ponto!
Fico imaginando ensinar alguém a pilotar um avião levando-o a fazer várias tentativas e raciocínios sobre o que cada instrumento faz até acertar durante o voo! Graças a Deus ele não é ensinado desta forma! Ele é muito bem informado e treina muito antes.
Assim se dá com cada um de nós em tudo o que queremos fazer bem, pois quando internalizamos coisas erradas, fica muitíssimo difícil tirá-la da mente, e quando somos informados de algo diferente, fazer confusão com o que foi internalizado é fácil. Na minha modesta opinião, psicogênese (conf. Dicionário: origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos, da mente ou da personalidade; origem de um fato psíquico numa atividade ou experiência psicológica prévia) não foi formulado objetivando ser usado para método de alfabetização, portanto, todo o processo em fases na alfabetização é desnecessário, e somente tem levado muitos a internalizar seus próprios raciocínios enganosos (que o coitadinho nem sabe que é enganoso e nem porquê) e o que temos visto no Brasil, pelos baixíssimos índices na educação, só confirma, infelizmente!
Povo maluco! O fônico faz muito mais sentido!
Amei!!! Perfeito!
Excelente.....
o que não consegui entender na faculdade, consegui aqui!
io
Eu também e olha que são apenas 6 meses kkk, aprendi em um dia
Eu Também
@@richerlenpatricialourencop32 eu também ....
Nem fale....
Perfeito 👏👏
enriquecedor!
Boa noite!
MT bomomomom 🎈
Toooooooop
Crianças de almas puras e inocentes 😍😍😍😍😍😍