Verdade. Pensei que era só eu quem estava adimirando-a. Ela é muito direta e simples. Ainda não tinha assistido uma professora tão dinâmica. Fala a minha língua, acredito que estou indo certo, trabalho com alfabetização e as vezes me preocupo se estou certa. Obrigada professora, Deus abençoe com mais e mais sabedoria.
Se eu falar isso na minha escola, é perigoso virar caso de polícia... eu concordo com o que ela diz, mas guardo só pra mim... o povo quer inovar, mas nem sabe por onde começar. E a educação só vai se afundando cada vez mais...
@@daysemara3534 Olá, moça! Cartilha é basicamente uma apostila com atividades com as famílias silábicas, pode ter as simples e as famílias silábicas complexas. Tbm tem as cartilhas com vários tipos de métodos, como: método fônico com o silábico etc. Onde achar: na shopee tem várias, e muito boas, vc tbm achar na internet p baixar. Mas indico comprar na shopee. Qualquer coisa pode me perguntar aí.
@@daysemara3534cartilhas é basicamente uma apostila com as famílias silábicas simples e complexas. Você encontra online para baixar mas eu sugiro comprar na shopee lá tem várias modelos de apostila com diferentes atividades.
MENINA!!! Sou recém aposentada ( 30 anos)! Vi a educação cair! Vi Paulo Freire "desenfrear" as crianças, algum tempo depois TUDO está perdido!!! Você é nova mas é das antigas! PARABÉNS sou fã do tradicional! Hoje dou aula de reforço! Uso o tradicional! Os pais ficam agradecidos! O resultado é surpreendente!!! Enfim já peguei aluno no 9 ano com garatuja e mal escrevendo o nome!
Paulo Freire desenvolveu sua metodologia de Alfabetização para Jovens e Adultos. Doido foi quem olhou pra isso e achou que seria aplicável a uma criança
O que é que Paulo Freire tem haver com as crianças que não aprende? Quem não conhece Paulo Freire não deveria abrir a boca pra falar coisas distorcidas...
Adorei sua colocação "falam que é errado, mas colocam os filhos na particular" os colegas estão cheios de teorias na escola pública, mas quando chega a hora H, colocam os filhos na particular, que é geralmente tradicional.
As escolas particulares são as mais tradicionais. Eu dou aula na rede pública, não uso cartilha, mas tiro atividades da internet no modelo de cartilha, e rapidinho eles aprendem, só depois vou para os livros, e nunca termino, mas os alunos vão pro segundo ano lendo e escrevendo. Exceto os casos de alunos com algum comprometimento. Nesses casos eu encaminho para avaliação com especialistas.
PARABÉNS PELO SEU PROFISSIONALISMO ! AINDA BEM QUE EXISTEM PROFESSORAS COMO VOCÊ, QUE NÃO SE PRENDE A ESSES LIVROS POBRES, QUE SÓ VEM PARA ESCOLA PÚBLICA. QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA E SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DAS CRAINÇAS.
Месяц назад
@@djaniraribeirosantana2636 Olá! Muito obrigada. Caso tenha interesse em arquivos de alfabetização, chamar no WhatsApp 31 985170597
Eu sou estagiária, e gostei muito das dicas, tenho um aluno que não sabe ler e não sabe escrever, preciso muito ajudá-lo, amei as dicas e vou utilizar.
Sou de Brasília DF. Concordo totalmente com você sobre os livros do primeiro ano, não favorecem a alfabetização. Trabalho a 25 anos com alfabetização e uso muito as cartilhas, elas ajudam e muito na alfabetização. Foi com elas que fui alfabetizado, assim como meus pais. Nem sempre o moderno substitui os métodos mais tradicionais.
Fico feliz em saber que tem professora que lembra o quanto é importante a criança chegar no segundo ano fundamental sabendo ler e escrever como antigamente
Sou professora do 3 ano e sofro muito pois a maioria dos meus alunos que chegam do 2 ano não estão alfabetizadas. Gostei muito da a sua fala me identifiquei com você.
Eu alfabetizei uma criança com 4 anos . Ele tá no 1 ano lendo ! Agora to dando aula de reforço pra duas crianças da mesma série . Fiz do modo tradicional , e complemento com outras atividades lúdicas, incluindo atividades montessorianas pra poder trabalhar a criatividade deles e assim ficar gostoso aprender ! Eles adoram pintar com dedo e com cotonete!
Amei o vídeo vai me ajudar muito com minha filha de 8 anos que está no 3 ano e está em processo de alfabetização. Ela lê silabicamente, não tem consciência fonológica. Já busquei orientação com psicopedagoga, na qual ficou em terapia por 2 meses e fez vários testes e teve muita melhora na aprendizagem. Agora estamos fazendo teste WISK IV para tdah. Estamos indo bem, com a graça de Deus e ajuda que busco e vídeos e temas para auxiliar ela em casa
É por causa disso que estou aqui no RUclips procurando vídeos sobre alfabetização para alfabetizar meus alunos de sexto e sétimo ano.😮 Sou professora de Língua Portuguesa e estou desesperada, pois não sei alfabetizar. Estou aprendendo aqui na plataforma. Obrigada.
Como é bom ver uma pedagoga falando verdades sobre alfabetização. Uma vergonha essa história que a criança tem que aprender de forma lúdica, com brincadeiras e no final das contas não aprende nada.As escolas particulares usam os métodos antigos e funcionam muito bem.Já as escolas públicas querem inovar e não conseguem alfabetizar os alunos. Parabéns pelo vídeo. ❤
A questão principal é como o lúdico é trabalhado! Na escola na qual trabalho (é particular) utilizamos do modo lúdico com muita frequência e como pilar da educação infantil, mas sempre inovamos o método de ensino que é aplicado, a gente avalia a turma como um todo e também as particularidades e usa o que se encaixar nos requisitos daquela turma pra aquele período em que estão. O problema não é usar o lúdico na educação, o problema é saber usar, como usar e quando usar. Os profissionais da educação de hoje em dia estão muito despreparados no geral, e a rede que coordena esses mesmos profissionais querem exigir resultados sem ter fornecido o preparo adequado.
Minha opinião é que deve -se rever tudo isto. Também sou a favor do tradicional, e o governo não se interessa em alfabetizar ninguém, pra não terem eleitores pensantes !
Posso te afirmar que na rede pública não há interesse em alfabetizar. Não há mesmooooooo! Sei oque estou falando. Quem puder invista no seu filho em uma boa escola . Ou da aulas pessoalmente,ensina ele a ler e escrever,vai pegando dicas na internet,pois a única pessoa que se interessa em seu filho aprender é vocês mamães. Os professores explica,as crianças finge que entendeu e os professores finge que a criança aprendeu e vai cumprir sua agenda,pois o livro e grande para um ano e não já tempo de ensinar de verdade.
Meus parabéns professora, sou mãe e não tenho formação em pedagogia mas quero alfabetizar meu filho, pois minha educação foi muito precária, por isso quero auxiliá-lo pois ele tem muita dificuldade e através das suas dicas maravilhosas consegui entender o conteúdo, e agora posso orientá-lo de uma forma adequada pois estava totalmente perdida, muito obrigada por compartilhar essa aula maravilhosa ❤.
Meu método de usar cartilha mais o método fonico (som das letrinhas) funciona perfeitamente. Em três meses consegui alfabetizar 3 alunos do 4° ano que ainda não estavam alfabetizados, tinha 1 que nem alfabeto sabia, e foi este que no final estava lendo melhor que os demais. Pra fazer o som das letras uso sussurrofone, pois tem criança que não solta a voz, assim o sussurofone ajuda muito. Ajudou também a vontade deles em aprender. Obrigada pelas ótimas dicas.
Como que você fazia na rotina de aula com eles? Essas atividades, tinha um tempo separado todo dia para eles? Estou com uma turma do 3° ano que alguns nem sabem ler, outros tem muita dificuldade
Parabéns professora ,agora sim encontrei alguem q fala a mjnha língua. Sou alfabetizadora e trabalho com cartinha a mais de 10 anos e sempre deu certo . Professora vc é nota dez continue assim falando a verdade❤
concordo com a sua fala professora, estudei na minha infância na cartilha Caminho Suave e fui bem alfabetizada, minha mãe sempre nos ajudou e não deixava faltar as aulas, estudei sempre em escolas públicas.
Eu gostei dessa maneira de alfabetização porque eu trabalho com cartilha também e é muito bom porque a criança consegue ler rapidamente é verdade muito bom.
Claudia! Adorei seu trabalho. Concordo plenamente com você! O tradicional ainda é um excelente método para alfabetizar. Alfabetizo com todos os recursos possíveis. E é possível ver o avanço dos alunos. 👏👏👏
O meu pai ele só fez o segundo ano primário, sabia ler e escrever, tinha uma facilidade em Matemática. Acredito que o ensino de antigamente era bem melhor que hoje.
Год назад+9
Com certeza. A quarta série de antes é equivalente ao oitano ano de hoje.
Boa noite ! Amei é isso mesmo , a pura verdade e realidade, eu trabalho dessa forma e também vejo que há mais produtividade em relação ao aprendizado das crianças.
Amei seu video, a geração de hoje é bem diferente da nossa geração. Não culpo o as mães vejamos que hoje tem muitas crianças com dificuldade e o material didático não ajuda muito se não formos buscar na internet não dar certo. Outra coisa, vejo muitos colegas sentados no birô esperando as crianças aprender sozinha kkkk aí ai. Professor tem medo do tradicional, se eu não ensinar apontado para criança ela não aprenderá, nós temos a missão de ajudar as crianças enxergar e escutar para ter uma leitura fluente. As crianças dispensas temos que chegar perto delas, eu no quadro e a criança na cadeira não funciona , nada chama atenção para elas , essa é a nova geração não só elas que tem que se adaptar mais nós professores também . É um conjunto .
Excelente explicação! Alfabetizei 38 anos, mas aposentei em 2016 e sempre usei cartilha mas sempre trazia novidades p as crianças , encartes de supermercados , rótulos etc .
Gostei de mais! Parabéns! ÓTIMA explicação e apresentação da cartilha! Muito obrigada por ter compartilhado teus conhecimentos! Que Deus te abençoe ricamente!
Amei sua palestra ,quando eu trabalhava em escola do município era dessa forma mesmo , só com esses cantinhos Percebi que não tinha tanto aprendizado.Passei para escola particular e lá eu ensino assim como vc .Eles aprendem mesmo.
Concordo, eu costumo trabalhar de forma que os alunos tem a oportunidade de aprender e eles e os pais adoram o meu trabalho. Gostei dos seus dados explicativos. Você é das minhas.
É importante pensar também que o que deu certo na época da avó, é porque naquela época a alfabetização era com 7 anos, a criança entrava no ensino fundamental com 7 anos, com maturidade suficiente para aprender a ler. Hoje tem criança entrando no ensino fundamental com 5 anos pra fazer 6 anos até março. Se percebe que a criança nessa faixa etária não tem maturidade, em diversos aspectos, nem física, nem cognitiva, para aprender a ler. Esse também é um dos problemas de termos muitas crianças com dificuldade em ser alfabetizada.
Boa Noite! Assistindo ao seu vídeo fiquei muito feliz em conhecer uma pró que fala a minha língua. Também tive uma coordenadora assim😅😅😅😅😅 trabalho desse jeitinho que você está explicando! Sou totalmente a favor do método tradicional! Como da época da minha vó 🥰😅😅 também não gosto desses livros de hoje,fico indignada. Você acaba de ganhar uma nova escrita 😘🌷
Muito bom o seu vídeo. Concordo plenamente sobre essa "frase de impacto" que algumas professoras têm usado: "não uso esse método antiquado" ...mas o resultado dessa ideia de deixar a criança perceber sozinha sem nenhuma orientação está aí. Crianças finalizando o Ens. Fundamental I sem saber ler. Para atender alunos à Distância, estou fazendo videos Passo a passo para Alfabetização (está iniciando ainda), mas vamos lá! Alfabetizar o Brasil inteiro!
Gostei muito de sua explicação. Também vejo essa dificuldade , pois muitos até no 5° ano ainda tenho alunos não alfabetizados . Também gosto de mesclar os métodos, tanto os antigos , quanto os atuais, pois ajudam , porque temos crianças com muita dificuldade.
Год назад+3
Oii minha querida! Obrigada por comentar no vídeo. Então, também já fui dobrar em uma turma de quinto ano e haviam muitas crianças sem saber ler. Isso é muito complicado. Pois afeta até mesmo a autoestima do aluno.
Só ouvi verdades!!! Na prática percebemos que o modernismo pregado funciona para poucos, a maioria das crianças continua sem saber ler e escrever!!! Parabéns professora, falou tudo!!! 👏🏻👏🏻❣️
Eu sou professora de matemática e ajudei um aluno , vizinho meu, em 1 mês a ler com cartilha do Caminho suave..ele estava no terceiro ano e escrevia fazendo risquinhos... Caminho suave faz milagres Ele estudou 40h Saiu da minha casa escrevendo cursiva E lendo Gibis
Exatamente sua explicação! Sou estudante de pedagogia e o que mais é debatido é o fim do método tradicional, acredito que esse método ajuda muito no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Alguns pais colocam na escola particular porque aprende a ler e escrever, enquanto na escola pública passa muito brincando, retardando o processo do desenvolvimento cognitivo.
Em 2008 minha professora na faculdade dizia: Não existe mais a cartilha! O ensino tradicional, tirem isso do ensino de vocês 😂 Na escola pública nossa supervisora dizia que as crianças teriam o resto da vida pra pegar em lápis e papel, trabalhávamos mais a ludicidade, na particular por cobrança dos pais alfabetizávamos muito com papel 😞 Eu tinha uma raiva, porque sempre gostei de incluir jogos e brincadeiras no processo da aprendizagem.. Hoje dou aula do primeiro ao quinto ano e também insiro jogos e brincadeiras. Tô nem aí😂 Os pais vem me questionar e explico minha forma de trabalho, e sempre obtenho resultados com meus alunos👏🥰 Fiz um Uno da multiplicação pra trabalhar no quarto e quinto ano á partir de rsegunda-feira 🥰🥰🥰
Oi linda gostei de ver sua explicação .concordo com você primeiro as letras conforme vc falou .já ensinei muitas crianças . A ler a escrever o nome ,alfabetizei igual a vc . Deu certo .
Parabéns pela belíssima explicação. Compartilho e concordo com tudo que você disse. Estava perdida quanto a isso. Tenho uma turma de 1° ano que a maioria não sabe as letras do alfabeto e eu estou estudando maneiras de alfabetização. Muito obrigada pela ajuda. Que Deus abençoe cada dia mais seu trabalho.
Amei seu vídeo 👏👏👏 estou com várias crianças assim , indo para o ensino fundamental II e não sabe ler 😢. Concordo plenamente com vc , colégio particular as crianças já vão para o 1 ano preparadas.
Professora amei seu vídeo, você falou toda verdade que todas as escolas deveriam ouvir, minha filha tem 7 anos e só sabe o alfabeto porque eu ensinei, mas ela tá no 2 ano e não cópia do quadro e estou muito preocupada com ela ,os coordenadores manda eu procurar psicóloga pra ela , por causa da pandemia ela não frequetou muito bem a escola por chorar muito. Obrigada pelo seu vídeo me ajudou muito.
Eu amei o vídeo. Eu tava insegura quanto a ingressar nesse ramo de professor, pois já tenho o curso. E tbm de dar reforço. Mas vc me deixou mais confiante e ano que vem vou abrir vagas pra dar reforço aqui em casa. Vou me organizar direitinho. Muito obg pelas dicas e já comecei a te seguir e com certeza vou compartilhar seu vídeo
Minha filha com 6 anos já sabia ler fluentemente porque eu ensinei.Quando ela começou o maternal antes dos 3 anos já conhecia todo alfabeto e lia alguns nomes como o dela,pais,avós.Também escrevia o alfabeto e os nomes que eu havia ensinado. Mas foi justamente como você explicou no vídeo:arroz com feijão todo dia.Também comprei vários kits com as letrinhas e números:não da outra,aprende a ler mesmo. Meu esposo faltava morrer quando vinha os deveres de casa,pois ela já sabia tudo.Mesmo sendo escola particular boa,se não tivesse sido o meu interesse e o dela com certeza demoraria muito pra aprender.
Interessados em material de alfabetização é só chamar no WhatsApp 31 985170597
Oi. Vc tem como compartilhar a cartilha q vc mostrou? Onde consigo? Qual é mesmo o nome?
Caminho suave tem em PDF na internet grátis
@@mariacavalcante6496 Tem mesmo.
Como adquirir essa cartilha??
@@janetecleia1893 Me chama no whatsapp 31 985170597
Você está certíssima, muitos projetos, apresentações, datas comemorativas, e o principal não sobra tempo pra fazer que é alfabetizar.
Concordo.
Adorei! A primeira professora que falou a verdade sobre alfabetização.
Verdade.
Pensei que era só eu quem estava adimirando-a. Ela é muito direta e simples. Ainda não tinha assistido uma professora tão dinâmica.
Fala a minha língua, acredito que estou indo certo, trabalho com alfabetização e as vezes me preocupo se estou certa.
Obrigada professora, Deus abençoe com mais e mais sabedoria.
Amei sua sinceridade! Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus!.🙌🙏
Muito boa essa cartilha. Adorei a indicação.
Parabéns maravilhoso seu método gostaria de ter esta cartilhas
Se eu falar isso na minha escola, é perigoso virar caso de polícia... eu concordo com o que ela diz, mas guardo só pra mim... o povo quer inovar, mas nem sabe por onde começar. E a educação só vai se afundando cada vez mais...
Professora , tem como curtir 1000 vezes seu vídeo?
Penso exatamente assim!!
Tradicional funciona sempre!
Amo as cartilhas !!
Oii. Muito obrigada ❤
São muitos métodos novos de alfabetizar, a gente não da conta nem de um, já criam outro.
Socorroooooo Magda Soares 😢
Socorro Paulo Freire, Magda Soares, Paulo Focchi, Emília Ferreiro.😢😢😢😢😢😢
- Cartilhas
- Famílias silábicas.
- Participação da família.
Excelente vídeo. 👏👏👏👏👏
Concordo plenamente.
O que é cartilha ???
Como ter uma cartilha???
@@daysemara3534 Olá, moça! Cartilha é basicamente uma apostila com atividades com as famílias silábicas, pode ter as simples e as famílias silábicas complexas. Tbm tem as cartilhas com vários tipos de métodos, como: método fônico com o silábico etc. Onde achar: na shopee tem várias, e muito boas, vc tbm achar na internet p baixar. Mas indico comprar na shopee. Qualquer coisa pode me perguntar aí.
@@daysemara3534cartilhas é basicamente uma apostila com as famílias silábicas simples e complexas. Você encontra online para baixar mas eu sugiro comprar na shopee lá tem várias modelos de apostila com diferentes atividades.
Você está certíssima. Não pode abrir mão do que deu certo por várias décadas.
Excelente! Você ensina em poucos minutos como ensinar. Passei 4 anos na faculdade de pedagogia vendo só teorias. Parabéns!
Oii querida! Muito obrigada 😍
MENINA!!! Sou recém aposentada ( 30 anos)! Vi a educação cair! Vi Paulo Freire "desenfrear" as crianças, algum tempo depois TUDO está perdido!!! Você é nova mas é das antigas! PARABÉNS sou fã do tradicional! Hoje dou aula de reforço! Uso o tradicional! Os pais ficam agradecidos! O resultado é surpreendente!!!
Enfim já peguei aluno no 9 ano com garatuja e mal escrevendo o nome!
Eu estou nessa situação não sei escrever direito e nem interpretar um texto 😢😢😢😢
Oxi q povo maluco, aonde q Paulo Freire alfabetizou criança? Oxi vão estudar antes de falar merda
Tbm dou aula de reforço e sou a favor do método antigo,
Paulo Freire desenvolveu sua metodologia de Alfabetização para Jovens e Adultos. Doido foi quem olhou pra isso e achou que seria aplicável a uma criança
O que é que Paulo Freire tem haver com as crianças que não aprende? Quem não conhece Paulo Freire não deveria abrir a boca pra falar coisas distorcidas...
Ganhou o meu respeito. É bem assim que as coisas funcionam. O lúdico não ensina ler e escrever, depois que eles aprendem é tudo 10. A coisa anda!!!
Adorei sua colocação "falam que é errado, mas colocam os filhos na particular" os colegas estão cheios de teorias na escola pública, mas quando chega a hora H, colocam os filhos na particular, que é geralmente tradicional.
Justamente.
É muita contradição mesmo.
As escolas particulares são as mais tradicionais. Eu dou aula na rede pública, não uso cartilha, mas tiro atividades da internet no modelo de cartilha, e rapidinho eles aprendem, só depois vou para os livros, e nunca termino, mas os alunos vão pro segundo ano lendo e escrevendo. Exceto os casos de alunos com algum comprometimento. Nesses casos eu encaminho para avaliação com especialistas.
PARABÉNS PELO SEU PROFISSIONALISMO ! AINDA BEM QUE EXISTEM PROFESSORAS COMO VOCÊ, QUE NÃO SE PRENDE A ESSES LIVROS POBRES, QUE SÓ VEM PARA ESCOLA PÚBLICA. QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA E SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DAS CRAINÇAS.
@@djaniraribeirosantana2636 Olá! Muito obrigada. Caso tenha interesse em arquivos de alfabetização, chamar no WhatsApp 31 985170597
Concordo com você, estou ensinando o meu sobrinho de 6 anos, então comprei a cartinha caminho suave.
Eu sou estagiária, e gostei muito das dicas, tenho um aluno que não sabe ler e não sabe escrever, preciso muito ajudá-lo, amei as dicas e vou utilizar.
Sou de Brasília DF. Concordo totalmente com você sobre os livros do primeiro ano, não favorecem a alfabetização. Trabalho a 25 anos com alfabetização e uso muito as cartilhas, elas ajudam e muito na alfabetização. Foi com elas que fui alfabetizado, assim como meus pais. Nem sempre o moderno substitui os métodos mais tradicionais.
Você falou tudo 👏👏👏👏
Onde encontrar essas cartilhas quero pra ajudar meu filho
@@ccm3073 Se quiser te envio. Me chama no WhatsApp 31 985170597
Concordo ,sou aposentado e estou dando reforço mas noto que os alunos no segundo ainda não sabe ler,interpretar texto, adição, subtração muito difícil
Oi, bom dia. Por favor, poderia me enviar?
Fico feliz em saber que tem professora que lembra o quanto é importante a criança chegar no segundo ano fundamental sabendo ler e escrever como antigamente
Pois é. Na minha época era pré-escola, depois alfabetização e em seguida 1ª série. A gente tinha que sair da alfabetização sabendo ler.
Sou professora do 3 ano e sofro muito pois a maioria dos meus alunos que chegam do 2 ano não estão alfabetizadas. Gostei muito da a sua fala me identifiquei com você.
Eu alfabetizei uma criança com 4 anos . Ele tá no 1 ano lendo ! Agora to dando aula de reforço pra duas crianças da mesma série . Fiz do modo tradicional , e complemento com outras atividades lúdicas, incluindo atividades montessorianas pra poder trabalhar a criatividade deles e assim ficar gostoso aprender ! Eles adoram pintar com dedo e com cotonete!
Ola vi seu comentário estou pensando em.eniciar aulas particulares de alfabetização vc pode me dar uma dica
MIKaLL
Gostaria de dicas para alfabetizar
História
io
Amei o vídeo vai me ajudar muito com minha filha de 8 anos que está no 3 ano e está em processo de alfabetização. Ela lê silabicamente, não tem consciência fonológica. Já busquei orientação com psicopedagoga, na qual ficou em terapia por 2 meses e fez vários testes e teve muita melhora na aprendizagem. Agora estamos fazendo teste WISK IV para tdah. Estamos indo bem, com a graça de Deus e ajuda que busco e vídeos e temas para auxiliar ela em casa
Concordo plenamente com a professora,os alunos estão pulando para outros ano sem saber nem o nome . Parabéns.
Minha filha tem 10 está no 5° ano não sabe ler e nem escrever horrível isso
É por causa disso que estou aqui no RUclips procurando vídeos sobre alfabetização para alfabetizar meus alunos de sexto e sétimo ano.😮 Sou professora de Língua Portuguesa e estou desesperada, pois não sei alfabetizar. Estou aprendendo aqui na plataforma. Obrigada.
Idem, Aline!
Idem alunos do ensino médio no meu caso
@@professoraanacarolinaolive6837 Sim, os do EM também estão péssimos. É de doer o coração.
Também estou enfrentando esse problema do 6° ano 9° ano😢
@@mariaedivaniadelmondesferr9474sexto e nono sem saber ler?
Curtiria esse vídeo mil vezes, que explicação maravilhosa.
Como é bom ver uma pedagoga falando verdades sobre alfabetização. Uma vergonha essa história que a criança tem que aprender de forma lúdica, com brincadeiras e no final das contas não aprende nada.As escolas particulares usam os métodos antigos e funcionam muito bem.Já as escolas públicas querem inovar e não conseguem alfabetizar os alunos.
Parabéns pelo vídeo. ❤
O lúdico sempre terá seu lugar de destaque, vai depender da pedagoga.
A questão principal é como o lúdico é trabalhado! Na escola na qual trabalho (é particular) utilizamos do modo lúdico com muita frequência e como pilar da educação infantil, mas sempre inovamos o método de ensino que é aplicado, a gente avalia a turma como um todo e também as particularidades e usa o que se encaixar nos requisitos daquela turma pra aquele período em que estão. O problema não é usar o lúdico na educação, o problema é saber usar, como usar e quando usar. Os profissionais da educação de hoje em dia estão muito despreparados no geral, e a rede que coordena esses mesmos profissionais querem exigir resultados sem ter fornecido o preparo adequado.
Minha opinião é que deve -se rever tudo isto. Também sou a favor do tradicional, e o governo não se interessa em alfabetizar ninguém, pra não terem eleitores pensantes !
Não concordo minha irmã no G5 aprendia na escola de forma lúdica e quando chegou na alfabetização em 2 meses estava lendo 😉
Posso te afirmar que na rede pública não há interesse em alfabetizar. Não há mesmooooooo! Sei oque estou falando. Quem puder invista no seu filho em uma boa escola . Ou da aulas pessoalmente,ensina ele a ler e escrever,vai pegando dicas na internet,pois a única pessoa que se interessa em seu filho aprender é vocês mamães. Os professores explica,as crianças finge que entendeu e os professores finge que a criança aprendeu e vai cumprir sua agenda,pois o livro e grande para um ano e não já tempo de ensinar de verdade.
Adorei seus comentários sobre aprender no passado.
Aos 5 anos eu lia com meu pai,jornais como Estadão e Folha de São Paulo.
Parabéns
@@ValquiriaMori Pois é. Hoje as crianças vão ler com 7, 8 anos. E muitas com 12, 13 leem e não entendem nada.
valeu professora, sou professor do 1º ao 5º e isso é uma realidade. não é facil lidar com com essa dificuldade.
Meus parabéns professora, sou mãe e não tenho formação em pedagogia mas quero alfabetizar meu filho, pois minha educação foi muito precária, por isso quero auxiliá-lo pois ele tem muita dificuldade e através das suas dicas maravilhosas consegui entender o conteúdo, e agora posso orientá-lo de uma forma adequada pois estava totalmente perdida, muito obrigada por compartilhar essa aula maravilhosa ❤.
Oii! De nada ❤
@ onde consigo a cartilha?
Meu método de usar cartilha mais o método fonico (som das letrinhas) funciona perfeitamente. Em três meses consegui alfabetizar 3 alunos do 4° ano que ainda não estavam alfabetizados, tinha 1 que nem alfabeto sabia, e foi este que no final estava lendo melhor que os demais. Pra fazer o som das letras uso sussurrofone, pois tem criança que não solta a voz, assim o sussurofone ajuda muito. Ajudou também a vontade deles em aprender. Obrigada pelas ótimas dicas.
Como que você fazia na rotina de aula com eles? Essas atividades, tinha um tempo separado todo dia para eles? Estou com uma turma do 3° ano que alguns nem sabem ler, outros tem muita dificuldade
Parabéns professora ,agora sim encontrei alguem q fala a mjnha língua. Sou alfabetizadora e trabalho com cartinha a mais de 10 anos e sempre deu certo . Professora vc é nota dez continue assim falando a verdade❤
Mandei seu video até para o grupo de professores, porque é a melhor explicação desse RUclips. Sem enrolação, sem venda de nada, direta e reta. ❤❤❤❤
Oii. Muito obrigada 😊❤
Concordo plenamente com sua colocação.
Parabéns, a primeira pessoa que falou tudo sobre a alfabetização. Professora exemplar.
Conhecendo o canal agora. Adorei sua forma de ensino. Alfabetizei minha filha ainda na creche com 5 anos ja lendo e escrevendo
Gostei é a pura verdade . pensei que meu filho no pré estava aprendendo,so estava brincando só quando passei a ensiná-lo aí sim ele aprendeu.
concordo com a sua fala professora, estudei na minha infância na cartilha Caminho Suave e fui bem alfabetizada, minha mãe sempre nos ajudou e não deixava faltar as aulas, estudei sempre em escolas públicas.
Também fui alfabetizada por meio dessa cartilha. Material simples, didático e eficiente!
Amei seu vídeo. Meu filho tem 4 anos e quero ajudá-lo na alfabetização. Vou seguir suas dicas. Muito obrigada 😊
Eu gostei dessa maneira de alfabetização porque eu trabalho com cartilha também e é muito bom porque a criança consegue ler rapidamente é verdade muito bom.
Da pra perceber que você é uma ótima professora ☺️
Oii. Boa tarde! Muito obrigada ❤
Claudia! Adorei seu trabalho. Concordo plenamente com você! O tradicional ainda é um excelente método para alfabetizar. Alfabetizo com todos os recursos possíveis. E é possível ver o avanço dos alunos. 👏👏👏
Justamente ❤
Parabéns!!! Nós precisamos muito de educadores como você.👏👏👏
O meu pai ele só fez o segundo ano primário, sabia ler e escrever, tinha uma facilidade em Matemática.
Acredito que o ensino de antigamente era bem melhor que hoje.
Com certeza. A quarta série de antes é equivalente ao oitano ano de hoje.
Gostaria que vc me enviasse o PDF da Cartilha de Camila Sonha.
@@lulitamonteiro2873vc encontrou essa cartilha Camila sonha?
Adorei a cartilha , você é maravilhosa ,não sou professora ,sou auxiliar de classe e ensino em casa a meu filho de 5 anos ,ele já lê palavras simples
Olha que bacana!❤💗
Boa noite !
Amei é isso mesmo , a pura verdade e realidade, eu trabalho dessa forma e também vejo que há mais produtividade em relação ao aprendizado das crianças.
Boa noite ! Gostei muito do seu Metodologia de ensino. Eu também gosto muito desse método de aprendizagem
Boa noite! Muito obrigada.
Amei seu video, a geração de hoje é bem diferente da nossa geração. Não culpo o as mães vejamos que hoje tem muitas crianças com dificuldade e o material didático não ajuda muito se não formos buscar na internet não dar certo. Outra coisa, vejo muitos colegas sentados no birô esperando as crianças aprender sozinha kkkk aí ai. Professor tem medo do tradicional, se eu não ensinar apontado para criança ela não aprenderá, nós temos a missão de ajudar as crianças enxergar e escutar para ter uma leitura fluente. As crianças dispensas temos que chegar perto delas, eu no quadro e a criança na cadeira não funciona , nada chama atenção para elas , essa é a nova geração não só elas que tem que se adaptar mais nós professores também . É um conjunto .
Excelente explicação! Alfabetizei 38 anos, mas aposentei em 2016 e sempre usei cartilha mas sempre trazia novidades p as crianças , encartes de supermercados , rótulos etc .
Estudei nessa cartilha há 40 anos
Gostei de mais! Parabéns!
ÓTIMA explicação e apresentação da cartilha!
Muito obrigada por ter compartilhado teus conhecimentos!
Que Deus te abençoe ricamente!
@@margaretepatkau4876 Amém. Muito obrigada
Você é ótima querida.! Continue assim, e inspirando outras pedagogas a serem memoráveis na vida de uma criança.
Parabéns 🎉🎉
Ótimo vídeo, 1 professora que ensina o passo a passo para quem está iniciando na alfabetização....❤
Achei muito top! Comecei com o 1 ano para alfabetizar, esse vídeo me ajudou muito.
Amei sua palestra ,quando eu trabalhava em escola do município era dessa forma mesmo , só com esses cantinhos Percebi que não tinha tanto aprendizado.Passei para escola particular e lá eu ensino assim como vc .Eles aprendem mesmo.
Olá! Justamente.
Concordo, eu costumo trabalhar de forma que os alunos tem a oportunidade de aprender e eles e os pais adoram o meu trabalho. Gostei dos seus dados explicativos. Você é das minhas.
Você é uma excelente professora você está de parabéns isso que é o verdadeiro encinamento. 👏👏
Maravilhoso parabéns adorei,👏👏👏👏👏
Vídeo muito bom e proveitoso 👏👏👏
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos parabéns.
É importante pensar também que o que deu certo na época da avó, é porque naquela época a alfabetização era com 7 anos, a criança entrava no ensino fundamental com 7 anos, com maturidade suficiente para aprender a ler. Hoje tem criança entrando no ensino fundamental com 5 anos pra fazer 6 anos até março. Se percebe que a criança nessa faixa etária não tem maturidade, em diversos aspectos, nem física, nem cognitiva, para aprender a ler. Esse também é um dos problemas de termos muitas crianças com dificuldade em ser alfabetizada.
Verdade um absurdo.
❤
Você definiu tudo! Inclusive sintetizou o que eu pensava mas não encontrava ninguém com essa mesma opinião. Obrigado professora.👏👏👏
Oii. De nada 😍
Boa Noite! Assistindo ao seu vídeo fiquei muito feliz em conhecer uma pró que fala a minha língua. Também tive uma coordenadora assim😅😅😅😅😅 trabalho desse jeitinho que você está explicando! Sou totalmente a favor do método tradicional! Como da época da minha vó 🥰😅😅 também não gosto desses livros de hoje,fico indignada. Você acaba de ganhar uma nova escrita 😘🌷
Falou tudo eles dão importância a várias coisas e não focam no principal.. aprendizado do essencial !
Muito bom o seu vídeo. Concordo plenamente sobre essa "frase de impacto" que algumas professoras têm usado: "não uso esse método antiquado" ...mas o resultado dessa ideia de deixar a criança perceber sozinha sem nenhuma orientação está aí. Crianças finalizando o Ens. Fundamental I sem saber ler.
Para atender alunos à Distância, estou fazendo videos Passo a passo para Alfabetização (está iniciando ainda), mas vamos lá! Alfabetizar o Brasil inteiro!
Nossa ! O vídeo mais perfeito que já vi. Minha linha de pensamento real.
Nossa me vi nessa professora ❤ eu penso igual em tudo, parabéns 😍
Ainda tou cursando pedagogia, mas já sou professora auxiliar. Amo alfabetizar e gostei muito das suas dicas.
Parabéns. Gostei de suas dicas. Tenho uma turma de 2 ano e quero dar algo diferente pra agilizar a leitura de alguns deles.
Também alfabetizei meus alunos nesse método deu super certo , parabéns .
Eu Gonçala estou amando gratidão sempre amém!
Você está de parabéns, penso do mesmo jeito que você assim ensino assim meus alunos, de até porque fiz magistério Tânia de Recife
Gostei muito de sua explicação. Também vejo essa dificuldade , pois muitos até no 5° ano ainda tenho alunos não alfabetizados . Também gosto de mesclar os métodos, tanto os antigos , quanto os atuais, pois ajudam , porque temos crianças com muita dificuldade.
Oii minha querida! Obrigada por comentar no vídeo. Então, também já fui dobrar em uma turma de quinto ano e haviam muitas crianças sem saber ler. Isso é muito complicado. Pois afeta até mesmo a autoestima do aluno.
Que maravilha suas explicações , gostei da ideia de usar palavras conectanto as famílias estudadas...B e C , cabo / bico
Amei! Bem esclarecedor. Parabéns!
arrasouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu sem rodeios é isso ai e ponto final. Parabéns.
Super Amei ! Na época da minha sua avó as crianças aprendiam a ler!❤
O Brasil precisa de professores como esta. Parabéns professora, me deu até vontade de abrir uma escola de alfabetização.
@@RitaNóbrega-y5x Muito obrigada
Gostei bastante. Se todas as escola aderisse a cartilha, com certeza seria bem mais rápido a aprendizagem
Verdade professora muito bem parabéns isso mesmo
Exatamente o que sempre falo sobre o porquê as crianças chegam ao 5° ano sem saberem ler.
Concordo com sua exposição sobre as escolas, os livros didáticos e o método de alfabetização. 👋👋👋👋👋👋
Maravilhoso seu relato! Eu aprendi no modo tradicional, com cartilha! Amei seu canal! parabéns!
Uau. Que vídeo maravilhoso. Sou recém formada e esse ano peguei uma turminha do 1 ano.
Amei as dicas. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Muito importante amada a tua análise vivemos isto e você veio nos despertar sobre isto.
Só ouvi verdades!!! Na prática percebemos que o modernismo pregado funciona para poucos, a maioria das crianças continua sem saber ler e escrever!!!
Parabéns professora, falou tudo!!! 👏🏻👏🏻❣️
Eu sou professora de matemática e ajudei um aluno , vizinho meu, em 1 mês a ler com cartilha do Caminho suave..ele estava no terceiro ano e escrevia fazendo risquinhos...
Caminho suave faz milagres
Ele estudou 40h
Saiu da minha casa escrevendo cursiva
E lendo Gibis
Como vc fez?
Onde encontro essa cartilha?
Bom dia.
Cartilha maravilhosa, no Google você encontra, comprei 2 para trabalhar. alfabetização.
@@TaniaMaria-vt6ewna Shopee vende
Muito bom suas falas. Você realmente falou a verdade sem enfeites.. Necilda Borges/ Acre
Exatamente sua explicação!
Sou estudante de pedagogia e o que mais é debatido é o fim do método tradicional, acredito que esse método ajuda muito no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Alguns pais colocam na escola particular porque aprende a ler e escrever, enquanto na escola pública passa muito brincando, retardando o processo do desenvolvimento cognitivo.
Em 2008 minha professora na faculdade dizia: Não existe mais a cartilha! O ensino tradicional, tirem isso do ensino de vocês 😂
Na escola pública nossa supervisora dizia que as crianças teriam o resto da vida pra pegar em lápis e papel, trabalhávamos mais a ludicidade, na particular por cobrança dos pais alfabetizávamos muito com papel 😞 Eu tinha uma raiva, porque sempre gostei de incluir jogos e brincadeiras no processo da aprendizagem..
Hoje dou aula do primeiro ao quinto ano e também insiro jogos e brincadeiras. Tô nem aí😂
Os pais vem me questionar e explico minha forma de trabalho, e sempre obtenho resultados com meus alunos👏🥰
Fiz um Uno da multiplicação pra trabalhar no quarto e quinto ano á partir de rsegunda-feira 🥰🥰🥰
Essa fala a verdade o sistema não ajuda o prof é só brincar e conto.
Exatamente,assim que ensino meus alunos,pena que tem pais que não nos ajudam.
Oi linda gostei de ver sua explicação .concordo com você primeiro as letras conforme vc falou .já ensinei muitas crianças . A ler a escrever o nome ,alfabetizei igual a vc . Deu certo .
Gratidão universo sempre amém!
Louvado seja Deus!
Muito bom Prfa Claúda.
Que Deus continue abençoando o teu trabalho.
👏🏾👏🏾👏🏾
@@fabiosantana2414 Oii. Muito obrigada
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Deus abençoe vc
Parabéns pela belíssima explicação. Compartilho e concordo com tudo que você disse. Estava perdida quanto a isso. Tenho uma turma de 1° ano que a maioria não sabe as letras do alfabeto e eu estou estudando maneiras de alfabetização. Muito obrigada pela ajuda. Que Deus abençoe cada dia mais seu trabalho.
Amei seu vídeo 👏👏👏 estou com várias crianças assim , indo para o ensino fundamental II e não sabe ler 😢. Concordo plenamente com vc , colégio particular as crianças já vão para o 1 ano preparadas.
Professora amei seu vídeo, você falou toda verdade que todas as escolas deveriam ouvir, minha filha tem 7 anos e só sabe o alfabeto porque eu ensinei, mas ela tá no 2 ano e não cópia do quadro e estou muito preocupada com ela ,os coordenadores manda eu procurar psicóloga pra ela , por causa da pandemia ela não frequetou muito bem a escola por chorar muito. Obrigada pelo seu vídeo me ajudou muito.
Gostei muito da sua forma de alfabetização
Penso igual a você,onde o modelo de ensino tradicional pode andar ligado com o atual
Eu amei o vídeo. Eu tava insegura quanto a ingressar nesse ramo de professor, pois já tenho o curso. E tbm de dar reforço. Mas vc me deixou mais confiante e ano que vem vou abrir vagas pra dar reforço aqui em casa. Vou me organizar direitinho. Muito obg pelas dicas e já comecei a te seguir e com certeza vou compartilhar seu vídeo
Trabalho muito parecido com seu modo de trabalhar, e vale muito a pena. Também uso cartilha até pegarem os fonemas.
Sou estagiária de pedagogia, tenho dificuldade na didática, principalmente como ensinar alunos com necessidades especiais.
Amei o seu vídeo. ❤❤❤
Concordo plenamente com você. A dificuldade maior está agora por conta da pandemia.
Vídeo mais realista que assistir sobre o assunto, parabéns .
Amei seu vídeo!
Sou alfabetizadora há 27 anos, sempre trabalhei de um jeito mais tradicional e sempre obtive sucesso.
Parabéns!
Lavou minha alma.❤
Oi. Eu. Davi você está fazendo um ótimo obrigado moça eu tô conseguindo aprender a letra de você
Oii. De nada
Obrigada Cláudia por compartilhar seus conhecimentos, minha eterna gratidão. 🙏
Parabéns professora gostei muito
Minha filha com 6 anos já sabia ler fluentemente porque eu ensinei.Quando ela começou o maternal antes dos 3 anos já conhecia todo alfabeto e lia alguns nomes como o dela,pais,avós.Também escrevia o alfabeto e os nomes que eu havia ensinado.
Mas foi justamente como você explicou no vídeo:arroz com feijão todo dia.Também comprei vários kits com as letrinhas e números:não da outra,aprende a ler mesmo.
Meu esposo faltava morrer quando vinha os deveres de casa,pois ela já sabia tudo.Mesmo sendo escola particular boa,se não tivesse sido o meu interesse e o dela com certeza demoraria muito pra aprender.
Parabéns mãe pela dedicação com sua filha 👏👏 👏👏👏👏👏👏👏 eh assim msm