Minha querida, fiz o vinagre igualzinho você orientou na receita; fiquei focada na higiene e coloquei em uma sacola preta bem fechada! Depois de 23 dias, me lembrei do vinagre; peguei pensando que estava podre, porque esqueci de adicionar o açúcar! Qual a surpresa que tive ao abrir o frasco e sentir o aroma de vinagre e aquela bolacha transparente como vidro lindo demais; sem açúcar; fará um mês dia 22 e você nem imagina quanto gritei feliz da vida quando provei e senti o sabor de vinagre! Obrigada por nos ensinar a produzir esta delícia.
Olá Sonia, que barato! Fico feliz quando as pessoas executam e aprovam as preparações! Devo dizer que vc deu sorte porque a manga á rica em frutose, o que permite uma excelente fermentação. Agora, oriente-se porque esta vida de alquimista vicia... ;-)
Tô com 5kg de manga que vou usar pra fazer doce e estava me perguntando se dava pra reaproveitar as cascas. Muito obrigado pela receita Chef Ana, vc é encantadora!!!
Olá Fernandes, muito obrigada pela participação e pelo elogio! Começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. ;-)
Olá, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Olá Raquel, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Pois é, a gente acaba percebendo que basta a presença de alguma frutose e a correspondente flora microbiana do ingrediente para possibilitar a fermentação e a fabricação do vinagre. ;-)
Olá Rozimeri, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Querida Chef Ana! Hoje meu vinagre de manga está de aniversário de um mês!!!! Ainda não vi uma mãe nele. Vou continuar aguardando pela tão esperada maezinha! Abraços e gratidão!
Olá Ana, muito obrigada pela participação! Devo dizer que neste prazo e nesta época do ano, seu vinagre já deveria estar pronto e com uma bela mãe, mas imagino que estas eram mangas lavadas e enceradas provenientes de plantio tradicional e portanto seu vinagre ficou carente de uma flora inicial forte e ativa de microrganismos acidificantes e por é esta razão recomendo a adição de mães (que vc ainda não tem) ou de algum vinagre não pasteurizado no início do processo. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. Mas não desanime, pois acredito que logo vc terá uma grata surpresa! Mande notícias!
Vou ficar aqui no aguardo. Atualmente estamos consumindo a "Bebida Probiótica de Manga" (playlist "Probióticos"), que está uma delícia e tb já estou preparando um novo vinagre com o bagaço dela (que está repleto de microrganismos benéficos), ao qual adicionei água, açúcar e mais algumas cascas de manga picadas. ;-)
Olá Roberto, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. OK? E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Amiiiiiiiga 😳 fiquei boquiaberta com a mãe do vinagre; que graça! Vou ao supermercado hoje, buscar mangas para fazer essa lindeza saborosa; vou colher acerolas em meu pé e fazer com elas também; obrigada por compartilhar as receitas conosco, abraço, Jesus Cristo te abençoe sempre.
Olá Sonia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! Mas devo te prevenir que depois que entramos neste mundo das alquimias, trilhamos um caminho sem volta... ;-)
Olá Ana Paula, que bom! Fico muito feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! Agora, saiba que adentrar este mundo é um caminho sem volta, viu? ;-)
Olá amiga Deus abençoe Ana gostaria de saber se vc faz o vinagre de repolho e faria pra gente aprender ? Agradeço a sua atenção estou fazendo o vinagre de manga e de acerola e te falo como ficou suas dicas são ótimas vc muito profissional no que faz parabéns .
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Ainda não fiz o vinagre de repolho, mas vc pode dar uma conferida nas receitas do "Vinagre de Couve" ou no "Vinagre de Couve-Flor" na playlist "Vinagres", pois a preparação será bem parecida. OK?
Olá, estou encantada com a suas receitas, cada uma mais interessante que a outra!! Eu fiz o vinagre de abacaxi mas não formou a mãe, mas ficou aroma amendoado muito bom e com sabor de vinagre. O fato de não ter formado a mãe, criou apenas uma película muito fina que não deu para recolher, é um sinal de não ter funcionado? Será que foi pouca açúcar? Eu deixei fermentando por 30 dias, aqui o clima está 25...26 graus durante o dia, a noite 12..13 graus a noite.
Olá Lucia, muito obrigada pela participação! Não se preocupe com a espessura da mãe, pois às vezes acontece dela não se desenvolver tanto, mas eu estranho o prazo longo, pois a temperatura está na faixa ideal e o abacaxi é uma fruta com uma fermentação super intensa... Mas como estamos lidando com com microrganismos, pequenos detalhes que nos escapam podem influenciar de modo a reduzir sua atividade. Mas nada como "um vinagre após o outro" para ganharmos experiência e desvendarmos os mistérios destas fermentações maravilhosas. Vc já experimentou fazer algum probiótico? Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlists “Vinagres” e "Probióticos", pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Obrigada!! Sim, gosto muito de fermentar vegetais, em especial beterraba ralada, repolho puro ou com cenoura ralada, cenoura com abobrinha..., estes usando apenas a "água"do próprio vegetal e sal , acho tudo isso incrível!! Vou ver as outras receitas suas, certamente são ótimas!!! 😍😍
Olá Pedro, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Deve ficar muito interessante, mas se vc ainda não tiver uma "mãe do vinagre", o ideal seria usar o melado de cana, ou mesmo adicionar um pouco de açúcar ao caldo de cana, para dar aquela "força" inicial às leveduras e bactérias. OK?
Olá Sandra, muito obrigada pela participação! São tantos os usos... Tenho receitas nas playlists "Geleias", "Conservas", "Molhos", "Probióticos", "Saladas", mas vc também pode usar tanto para higienizar frutas, legumes e folhagens, como na limpeza geral, na máquina de lavar e para dar brilho aos cabelos. ;-)
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! O mundo dos vinagres realmente é surpreendente e maravilhoso! ;-)
Olá Ana!!! Gosto muito das tuas alquimias!!! Já fiz o vinagre de maçã... ficou delicioso!!! Estou fazendo o vinagre de jabuticaba!!! Gostaria de ver você fazendo o vinagre de amora e de acerola!!! Obrigada por tanta alquimia!!!
Olá Marta, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Sinto muito, mas por hora acho que vai ficar difícil preparar estes vinagres, pois aqui no centro/norte de Portugal onde moramos, a amora é caríssima e a acerola encontra-se apenas a polpa vinda do Brasil e portanto vão contra a minha proposta de preparar vinagres com o aproveitamento das partes não utilizadas dos ingredientes. Quem sabe no futuro surgem outras possibilidades? ;-(
Tô adorando esses vinagres. Quero fazet todos! Rsrs... vendo tu retirar a mãe do vinagre de manga, achei parecido com kombucha. Pensei q não daria p fazer kombucha tb?
Olá Vera, que bom vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Que me perdoem os puristas, mas para mim kombucha é um vinagre feito com chá (quando puder dê uma conferida na playlist "Kombucha) e a segunda fermentação pode ser feita com qualquer fruta. OK?
Sou nova no canal, gostando muitoooo, pensei no cupuaçu, quando tiro a polpa com a tesoura ainda fica um pouco, deixo de molho na geladeira para saborizar depois um suco, agora um vinagre
Olá Luciene, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Perfeitamente! Com certeza dará um excelente vinagre! Pena que vai ser meio difícil achar cupuaçu aqui em Portugal... ;-(
Olá Glaucia, muito obrigada pela participação! Temos então mais uma alquimista de plantão? Devo dizer que independente do ingrediente usado na sua fabricação, na verdade devemos escolher qual vinagre usar em determinada preparação unicamente baseado na nossa sensibilidade individual, pois são basicamente produtos semelhantes em sua composição, consideradas as diferenças de sabor, aroma e coloração. OK?
Olá Aline, muito obrigada pela participação! Sem problema, contanto que a gramatura permita a troca de ar e consequente fornecimento de oxigênio para a microflora se desenvolver. OK?
Olá Kid Cooker, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! A adição de açúcar na fabricação dos vinagres (mesmo que o ingrediente seja rico em frutose como a manga ou o abacaxi) garante um início forte do crescimento das leveduras e consequente conversão deste em álcool, que servirá de alimento para as bactérias transformarem e ácido acético. Agora, lembro que eu gosto de utilizar apenas a "limpeza" dos ingredientes, o que sempre reduz a frutose disponível. OK?
Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Bolos e Tortas”, pois lá tenho receitas que talvez possam te interessar. OK?
4 года назад+1
Ana bom dia, você conquistou um seguidor, obrigado por compartilhar conhecimento, conhecimento bom é conhecimento compartilhado. Veja bem, aqui no interior do Ceará estamos enfrentando altas temperaturas (variando de 25 a 40 graus) e umidade (variando de 20 a 50 %) Sendo assim os vinagres estão perdendo muito liquido devido as condições climáticas. Você recomendaria repor esses líquidos perdidos? Inclusive ontem percebi que estava muito baixo e completei com um copo de água, analisando não afetou em nada a fermentação, apenas diluiu a mistura. Obrigado.
Olá Lúcio, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Acho que vc fez bem, pois assim houve a reposição do líquido evaporado e o alimento das bactérias continuou o mesmo. OK?
Olá Cruizinha, muito obrigada pela participação! Eu bem que gostaria, mas é meio difícil achar caju aqui em Portugal. Mas eu faria como eu fiz o "Vinagre de Manga" ou o "Vinagre de Açafrão Terra" (playlist "Vinagres"). Do mesmo jeito que fiz com as cascas da manga e do açafrão, eu usaria o bagaço do caju depois de fazer o suco. OK?
Oi D.Ana uma pergunta posso fazer cos as cascas de manga que foram congeladas e se sim posso utilizar mais do que somente a cascas de uma manga ?? ,,??? Sua seguidora da Suíça ❤️❤️❤️
Olá Sandra, muito obrigada pela participação! Sim, descongele as cascas e os caroços e espere que cheguem à temperatura ambiente. Para congelar a manga, eu sugiro retirar a polpa, cortar em cubos e congelar separadamente das cascas e caroços. Eu faria um suco ou uma geleia com a polpa, mas fique a vontade... ;-)
Olá Fátima, muito obrigada pela participação! Acho que o problema será encontrar a matéria prima aqui em Portugal... Mas eu usaria o mesmo procedimento dos vinagres de manjericão ou capim limão (playlist "Vinagres"). OK?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Eu recomendo usar pote de vidro apenas pela facilidade na higienização, mas tenho certeza que muitos fabricantes antigos de vinagres ainda utilizam recipientes de barro ou madeira, que no entanto devem estar limpos e permitir a circulação do oxigênio.
Boa tarde. Grato pela receita. Experimentei e a mãe formada estava amarrobzada, da mesma cor que os bagaços da manga, mas com cheiro agradável. A mãe está da mesma cor e cheiro que o vinagre produzido. Posso usar assim mesmo? Grato
Olá, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Sim, e inclusive ela pode ser usada no preparo de outros vinagres. Embora as mães dos vinagres retenham algum sabor e aroma do vinagre original, não se preocupe, pois a transferência destas características para novas preparações é mínima e dificilmente será notada. Devemos vê-las apenas como estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas e benéficas à fabricação de qualquer vinagre. OK?
Olá Sandrocas, muito obrigada pela participação! Eu certamente já teria feito a cúrcuma em pó e o vinagre com a "limpeza" se ainda morássemos na fazenda, onde plantávamos e colhíamos raízes lindas... Mas aqui na região onde moramos em Portugal só achei raízes caras e feias... Mas vc pode preparar o vinagre procedendo como faço no "Vinagre de Gengibre" (playlist "Vinagres"). OK?
Eu tinha certeza que dava pra fazer isso! Eu já desconfiava quando eu via algumas mangas verdes já arrancadas, elas demoravam um pouco, daí eu cortava e tinha um cheiro de azedo
Olá Erick, muito obrigada pela participação! Pois é, apesar da fermentação natural das frutas ser feita pelos mesmos tipos de leveduras e bactérias, na fabricação dos vinagres a fermentação é conduzida de modo a permitir um produto pré probiótico com sabores e aromas sempre agradáveis.
Olá Luzia, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Eu prefiro usar a polpa em outra receita, mas se usar a polpa vc pode até dobrar a receita do vinagre. OK?
Esta receita também já foi pedida por outros quatro assinantes, já gravei a primeira parte da preparação, agora estou apenas aguardando que fique pronto e te aviso quando publicarmos o vídeo. OK?
Olá Heloisa, muito obrigada pela participação! Se ela for transparente e aromática será a "mãe", mas se for opaca e com cheiro desagradável será mofo. Mas acho apenas dois dias pouco tempo para a formação de qualquer uma delas. ;-(
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Apesar de adicionarmos açúcar para que este sirva de alimento para as leveduras transformarem a glicose em álcool na primeira fase da fermentação, o teor de frutose também é importante. Portanto no caso de se usar a manga verde, acredito que seja bom aumentar um pouco a quantidade de açúcar, em comparação a usada com a manga madura. Boa sorte e mande notícias!
Olá!! Se devo mexer de dois em dois dias, não há risco de destruir a camada da mãe? E se eu colocar o pano de prato, não vou acabar com o oxigênio? -Adorei o vídeo!
Olá Juliana, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Vc deve mexer a cada dois dias apenas na fase inicial, o que não será mais necessário após a "mãe" começar a crescer. O ideal é cobrir com filó, mas um pano de algodão normalmente também tem uma granulatura que permite a troca de ar. OK?
D.Ana me socorre eu coloquei a mãe do vinagre depois que fiz o vinagre de maçã formou uma linda mãe , eu coloquei no vidro coloquei vinho tinto e açúcar e coloquei no lugar escuro. Fiz certo ??? Tenho que continuar colocando açúcar ou não precisa , e se eu for fazer novamente o vinagre de maçã posso usar essa que ficou no vinho ??? Será que matei a minha mãe ??? 😭😭😭😭
Bom dia Sandra! Sim, use a mãe que vc "alimentou" com vinho. A razão para a adição de açúcar quando fazemos vinagres é oferecer energia para um rápido crescimento da flora bacteriana benéfica, o que não é o caso do pote de mães, que não permitem o crescimento de bactérias nocivas e não precisam obrigatoriamente ficar no escuro. OK?
Olá Urbano, muito obrigada pela participação! Vc até encontra no Mercado Livre, mas sinceramente acho desnecessário comprar, pois se vc tiver paciência, observar as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes) e a temperatura ambiente estiver acima de 22 graus, com cerca de vinte dias vc já poderá observar uma "mãe" em início de formação, independente do ingrediente utilizado. OK?
Oi D Ana estou aqui de novo. O meu faz 15 dias e ainda está fermentando e as cascas ainda estão subindo. No caso a senhora deixou com as cascas por um mês e meio Para coar , outra pergunta. Quando a senhora guarda a mãe do vinagre a senhora coloca açúcar ou somente o vinagre ou o vinho ?? Porque eu guardei a mãe do vinagre de maçã e coloquei vinho mas coloquei açúcar fiz errado ??
Bom dia Sandra. Eu não sei como está o clima por aí, mas aqui já está esfriando e 15 dias pode ser mesmo pouco tempo para concluir a fermentação. Quanto a mãe, vejo que vc não viu a minha resposta a esta mesma pergunta feita há uns dias...
Olá Helena, muito obrigada pela participação! Pois é, isso realmente acontece com vinagres preparados com ingredientes extremamente ricos em frutose, Minha recomendação é que vc interrompa a fermentação quando o teor de acidez seja satisfatório ao seu paladar. Nesse ponto vc deverá coar, envasar até a boca (para não deixar ar no recipiente) e manter refrigerado. OK?
Oi d.Ana. Eu não sei oque acontece a música está muito alta e não tem como ouvir muito bem quantos dias temos que deixar as cascas curtindo ?? Depois do tempo com as cascas dentro cosmos e temos que deixar ainda mais tempo ?? Como no caso do de maçã ?? E no caso de engarrafar. Não posso tê-lo fora da geladeira como o de maçã ??
Olá Sandra, obrigada pela participação! Como nesta época os vídeos eram gravados em dois canais, experimente ouvir apenas com um dos fones de ouvido que vai melhorar! Quando o vinagre atinge o nível de acidez de seu agrado, o procedimento deve ser o mesmo para qualquer vinagre: coe, envase em um pote ou garrafa de preferência escura, tampe e mantenha em local fresco e protegido da luz. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigada mas então não é o mesmo procedimento do de maçã. Porque o de maçã depois de coarmos as cascas temos que deixar mais um tempo era essa minha dúvida
Olá Bia, outra boa pergunta! Como já comentei no Vinagre de Maracujá, após dois ou três meses de fermentação, a mãe perde totalmente o sabor e aroma do ingrediente original e pode ser adicionada logo no início da preparação de qualquer outro vinagre, de forma a garantir e acelerar o processo de fermentação. Mas na verdade, nada impede que esta seja utilizada antes deste tempo, pois a alteração de sabor dificilmente será notada. OK?
Olá Cris, muito obrigada pela participação! Acho desnecessário adicionar álcool e vinagre, pois estes serão naturalmente produzidos pelas leveduras e bactérias. Se quisermos acelerar o processo devemos adicionar a "mãe" de algum outro vinagre feito anteriormente, pois esta irá garantir uma rica flora inicial. OK?
Mais eu gostaria de saber sobre a acidez dele, cm vc sabe q já está uma acidez Boa, pq eu n gosto vinagre c acidez alta, eu prefiro apartar d 4%, então cm saber?
Olá Bia, boa pergunta! No caso de preparações caseiras, assim que o vinagre atingir o ponto de acidez requerido pelo nosso paladar, devemos envasar e manter na geladeira. Agora no caso de produções comerciais, ou se não quisermos depender exclusivamente do paladar, sugiro o investimento em um acidômetro (existem vários disponíveis na internet).
Olá Tatiana, muito obrigada pela participação! Parabéns, vc deve ter feito tudo certinho e o clima mais quente também ter ajudado. Agora, se a acidez já estiver ao seu gosto, melhor envasar do que esperar a formação da mãe. OK?
Se aumentar a quantidade de açúcar a mãe fica bem mais forte e bonita. Eu uso 80 gramas de açúcar em média e a mãe fica enorme já ao décimo dia. Eu deixo fermentando por dois meses em média, para poder consumir bem o açúcar ( moro no Ceará, aqui é quente ), sempre que as mães de vinagre atingem um dedo de espessura Eu costumo afundar as para que nasçam a nova, e na maioria das vezes ao final do processo de fermentação eu já tenho cinco mães de vinagre que se formaram no decorrer dos dois meses de fermentação.
Olá Brian, muito obrigada pela participação! Concordo plenamente e nos vinagres mais recentes que fiz aqui no canal, já aumentei a quantidade de açúcar para assim promover um rápido e vigoroso crescimento da flora de leveduras e bactérias. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Tomate” na playlist “Vinagres”. OK?
Desculpe-me em não poder ajudar, mas como sou formada em Gastronomia, não me julgo capacitada a tratar de assuntos relacionados ao campo da Medicina ou da Nutrição. Mas pelo que entendo sobre o processo fermentativo dos vinagres e probióticos, tanto o açúcar adicionado como a frutose dos ingredientes, são primeiramente convertidos em álcool, e este em ácido acético, tanto que não são preparações doces. OK?
Boa pregunta! Acho que na prática a gente acaba até não se preocupando com este "detalhe", pois como no meu caso, eu vou armazenando as mães num único pote, e retirando as que estão por cima para "turbinar" as novas preparações, enquanto as mais antigas ficam no fundo servindo como um reservatório de flora.
Olá Carmo, voltei a ouvir e o som está perfeito. Talvez alguma incompatibilidade com seu equipamento, pois gravamos em dois canais e editamos em Windows 10... ;-(
Olá Maria, muito obrigada pela participação! A “mãe do vinagre” nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior. Ela deve ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Apesar de serem ricas em probióticos e apresentarem sabor e aroma agradável e avinagrado, nunca me animei a inclui-las em alguma preparação, talvez devido à sua textura esponjosa. OK?
Olá Jus, muito obrigada pela participação! Devo lembrar que quando estamos na cozinha devemos sempre estar cuidando da higiene e portanto com as mãos limpas. No preparo de vinagres, o cuidado deve ser redobrado, pois estamos trabalhando com meios de cultura, mas basta mantermos esta consciência que não haverá problemas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 também por conta que fermenta, na fermentação as bactérias se multiplicam, pode ser que há bactérias ruins nas mãos, causar doenças e etc.
Olá Jaqueline, muito obrigada pela participação! Atualmente, de maneira geral eu uso 300 gr de ingrediente para 100 gr de açúcar e 1 litro de água. Agora, eu também tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois permitem uma grande variedade de casamentos deliciosos de ingredientes. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK? Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Minha querida, fiz o vinagre igualzinho você orientou na receita; fiquei focada na higiene e coloquei em uma sacola preta bem fechada! Depois de 23 dias, me lembrei do vinagre; peguei pensando que estava podre, porque esqueci de adicionar o açúcar! Qual a surpresa que tive ao abrir o frasco e sentir o aroma de vinagre e aquela bolacha transparente como vidro lindo demais; sem açúcar; fará um mês dia 22 e você nem imagina quanto gritei feliz da vida quando provei e senti o sabor de vinagre! Obrigada por nos ensinar a produzir esta delícia.
Olá Sonia, que barato! Fico feliz quando as pessoas executam e aprovam as preparações! Devo dizer que vc deu sorte porque a manga á rica em frutose, o que permite uma excelente fermentação. Agora, oriente-se porque esta vida de alquimista vicia... ;-)
Parabéns vc é um gênio
estou encantada com seu trabalho
Olá, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Tô com 5kg de manga que vou usar pra fazer doce e estava me perguntando se dava pra reaproveitar as cascas. Muito obrigado pela receita Chef Ana, vc é encantadora!!!
Olá Fernandes, muito obrigada pela participação e pelo elogio! Começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. ;-)
Fiz o vinagre de maracujá ficou uma delicia
@@elizabethalmeidasilva8143 Nossa, vou tentar, as receitas da chef Ana são mesmo ótimas né!
Muito bom
Olá, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Eu estou amando,nuca imaginei que pisar fazer vinagre de tantas frutas até de arroz
Olá Raquel, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Pois é, a gente acaba percebendo que basta a presença de alguma frutose e a correspondente flora microbiana do ingrediente para possibilitar a fermentação e a fabricação do vinagre. ;-)
A mulher dos vinagres amooo
Pois é, depois que a gente entra nessa vida, acho que não tem mais saída... ;-)
Eu fiz e mto bom pra dorar carnes, fica perfeito esse vinagre de manga amei, adoro teu vídeo, bjus
Olá Rozimeri, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Querida Chef Ana! Hoje meu vinagre de manga está de aniversário de um mês!!!! Ainda não vi uma mãe nele. Vou continuar aguardando pela tão esperada maezinha! Abraços e gratidão!
Olá Ana, muito obrigada pela participação! Devo dizer que neste prazo e nesta época do ano, seu vinagre já deveria estar pronto e com uma bela mãe, mas imagino que estas eram mangas lavadas e enceradas provenientes de plantio tradicional e portanto seu vinagre ficou carente de uma flora inicial forte e ativa de microrganismos acidificantes e por é esta razão recomendo a adição de mães (que vc ainda não tem) ou de algum vinagre não pasteurizado no início do processo. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. Mas não desanime, pois acredito que logo vc terá uma grata surpresa! Mande notícias!
Bom dia e muito obrigado
Olá Maria, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Maravilha de vinagre
Olá Valdeci, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho! ;-)
Querida Chef Ana, hoje fiz a mistura de vinagre de manga. Volto em breve para contar as novidades!
Vou ficar aqui no aguardo. Atualmente estamos consumindo a "Bebida Probiótica de Manga" (playlist "Probióticos"), que está uma delícia e tb já estou preparando um novo vinagre com o bagaço dela (que está repleto de microrganismos benéficos), ao qual adicionei água, açúcar e mais algumas cascas de manga picadas. ;-)
Adorei meu anjo! Boa noite.
Que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
E eu fiz um vinagre de pitanga do meu quintal. Ficou maravilhoso
Deve ter ficado uma coisa de louco! A pitanga é uma das minhas frutas prediletas! ;-)
Uma ótima receita vou fazer
Olá Miranda, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando fizer me diga como ficou! OK?
Obrigado amiga pela informação ❤
Olá Roberto, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. OK?
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Amiiiiiiiga 😳 fiquei boquiaberta com a mãe do vinagre; que graça! Vou ao supermercado hoje, buscar mangas para fazer essa lindeza saborosa; vou colher acerolas em meu pé e fazer com elas também; obrigada por compartilhar as receitas conosco, abraço, Jesus Cristo te abençoe sempre.
Olá Sonia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! Mas devo te prevenir que depois que entramos neste mundo das alquimias, trilhamos um caminho sem volta... ;-)
Mãe nada , é COLONIA de bactérias..
Obrigado pelas receitas......estou vendo todos os seus videos de vinagre.....logo irei fazer o primeiro teste.....
Olá Ana Paula, que bom! Fico muito feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! Agora, saiba que adentrar este mundo é um caminho sem volta, viu? ;-)
Olá amiga Deus abençoe Ana gostaria de saber se vc faz o vinagre de repolho e faria pra gente aprender ? Agradeço a sua atenção estou fazendo o vinagre de manga e de acerola e te falo como ficou suas dicas são ótimas vc muito profissional no que faz parabéns .
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Ainda não fiz o vinagre de repolho, mas vc pode dar uma conferida nas receitas do "Vinagre de Couve" ou no "Vinagre de Couve-Flor" na playlist "Vinagres", pois a preparação será bem parecida. OK?
Obrigada Ana pela atenção!!!
❤️
Não há de quê! ;-)
Olá, estou encantada com a suas receitas, cada uma mais interessante que a outra!! Eu fiz o vinagre de abacaxi mas não formou a mãe, mas ficou aroma amendoado muito bom e com sabor de vinagre. O fato de não ter formado a mãe, criou apenas uma película muito fina que não deu para recolher, é um sinal de não ter funcionado? Será que foi pouca açúcar? Eu deixei fermentando por 30 dias, aqui o clima está 25...26 graus durante o dia, a noite 12..13 graus a noite.
Olá Lucia, muito obrigada pela participação! Não se preocupe com a espessura da mãe, pois às vezes acontece dela não se desenvolver tanto, mas eu estranho o prazo longo, pois a temperatura está na faixa ideal e o abacaxi é uma fruta com uma fermentação super intensa... Mas como estamos lidando com com microrganismos, pequenos detalhes que nos escapam podem influenciar de modo a reduzir sua atividade. Mas nada como "um vinagre após o outro" para ganharmos experiência e desvendarmos os mistérios destas fermentações maravilhosas. Vc já experimentou fazer algum probiótico? Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlists “Vinagres” e "Probióticos", pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Obrigada!! Sim, gosto muito de fermentar vegetais, em especial beterraba ralada, repolho puro ou com cenoura ralada, cenoura com abobrinha..., estes usando apenas a "água"do próprio vegetal e sal , acho tudo isso incrível!! Vou ver as outras receitas suas, certamente são ótimas!!! 😍😍
Que barato! Realmente este mundo das fermentações é mesmo incrível e apaixonante! ;-)
Muito bom o vídeo! Vou tentar fazer um vinagre de cambuci adoçado com caldo de cana.
Olá Pedro, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Deve ficar muito interessante, mas se vc ainda não tiver uma "mãe do vinagre", o ideal seria usar o melado de cana, ou mesmo adicionar um pouco de açúcar ao caldo de cana, para dar aquela "força" inicial às leveduras e bactérias. OK?
Chef Ana traz ideias/ receitas que podemos utilizar estes vinagres que tem nos ensinado.
Olá Sandra, muito obrigada pela participação! São tantos os usos... Tenho receitas nas playlists "Geleias", "Conservas", "Molhos", "Probióticos", "Saladas", mas vc também pode usar tanto para higienizar frutas, legumes e folhagens, como na limpeza geral, na máquina de lavar e para dar brilho aos cabelos. ;-)
Obrigada chef eu améi a receita muito obrigada
Olá Marcia, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação!
Adorei!!!!
PARABÉNS PELAS RECEITAS. INÉDITO PARÁ MIM!! 👏👏
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! O mundo dos vinagres realmente é surpreendente e maravilhoso! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Estou encantada com seus vídeos! PARABÉNS E OBRIGADA!!
Olá Ana!!!
Gosto muito das tuas alquimias!!!
Já fiz o vinagre de maçã... ficou delicioso!!! Estou fazendo o vinagre de jabuticaba!!!
Gostaria de ver você fazendo o vinagre de amora e de acerola!!!
Obrigada por tanta alquimia!!!
Olá Marta, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Sinto muito, mas por hora acho que vai ficar difícil preparar estes vinagres, pois aqui no centro/norte de Portugal onde moramos, a amora é caríssima e a acerola encontra-se apenas a polpa vinda do Brasil e portanto vão contra a minha proposta de preparar vinagres com o aproveitamento das partes não utilizadas dos ingredientes. Quem sabe no futuro surgem outras possibilidades? ;-(
Tô adorando esses vinagres. Quero fazet todos! Rsrs... vendo tu retirar a mãe do vinagre de manga, achei parecido com kombucha. Pensei q não daria p fazer kombucha tb?
Olá Vera, que bom vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Que me perdoem os puristas, mas para mim kombucha é um vinagre feito com chá (quando puder dê uma conferida na playlist "Kombucha) e a segunda fermentação pode ser feita com qualquer fruta. OK?
saco preto, amooooo vinagre de manga
Olá Yara, fica realmente muito gostoso. Muito obrigada pela participação! ;-)
Ameeeeei o seu vídeo! 😍
Olá Yasmim, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! É muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo apreciado! ;-)
Parabéns pela receita! Amei!
Olá Maris, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Sou nova no canal, gostando muitoooo, pensei no cupuaçu, quando tiro a polpa com a tesoura ainda fica um pouco, deixo de molho na geladeira para saborizar depois um suco, agora um vinagre
Olá Luciene, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Perfeitamente! Com certeza dará um excelente vinagre! Pena que vai ser meio difícil achar cupuaçu aqui em Portugal... ;-(
Adorei a receita , já estou fazendo na próxima envio a foto. O gosto vcs vão ter que imaginar. Rsss.
Chef por favor faz um video ensinando pra qual tipo de comida cada vinagre serve estou fazendo todos mais num sei como usá'-los obrigada
Olá Glaucia, muito obrigada pela participação! Temos então mais uma alquimista de plantão?
Devo dizer que independente do ingrediente usado na sua fabricação, na verdade devemos escolher qual vinagre usar em determinada preparação unicamente baseado na nossa sensibilidade individual, pois são basicamente produtos semelhantes em sua composição, consideradas as diferenças de sabor, aroma e coloração. OK?
Olá! Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Gostaria de saber se posso usar um pedaço de tecido tnt para tampar a boca do pote.
Olá Aline, muito obrigada pela participação! Sem problema, contanto que a gramatura permita a troca de ar e consequente fornecimento de oxigênio para a microflora se desenvolver. OK?
Olá, parabéns pelo vídeo... uma dúvida: em caso da manga ser muito doce, posso fazer vinagre sem açúcar?
Olá Kid Cooker, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! A adição de açúcar na fabricação dos vinagres (mesmo que o ingrediente seja rico em frutose como a manga ou o abacaxi) garante um início forte do crescimento das leveduras e consequente conversão deste em álcool, que servirá de alimento para as bactérias transformarem e ácido acético. Agora, lembro que eu gosto de utilizar apenas a "limpeza" dos ingredientes, o que sempre reduz a frutose disponível. OK?
Muito massa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Olá Izabel, como já te disse com relação ao Vinagre de Banana, esta é mais uma excelente opção de aproveitamento das cascas e caroços das mangas! ;-)
Receita de bolo econômico
Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Bolos e Tortas”, pois lá tenho receitas que talvez possam te interessar. OK?
Ana bom dia, você conquistou um seguidor, obrigado por compartilhar conhecimento, conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Veja bem, aqui no interior do Ceará estamos enfrentando altas temperaturas (variando de 25 a 40 graus) e umidade (variando de 20 a 50 %) Sendo assim os vinagres estão perdendo muito liquido devido as condições climáticas.
Você recomendaria repor esses líquidos perdidos?
Inclusive ontem percebi que estava muito baixo e completei com um copo de água, analisando não afetou em nada a fermentação, apenas diluiu a mistura.
Obrigado.
Olá Lúcio, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Acho que vc fez bem, pois assim houve a reposição do líquido evaporado e o alimento das bactérias continuou o mesmo. OK?
Boa tarde. Quero fazer um pedido. Como se faz vinagra de caju?
Olá Cruizinha, muito obrigada pela participação! Eu bem que gostaria, mas é meio difícil achar caju aqui em Portugal. Mas eu faria como eu fiz o "Vinagre de Manga" ou o "Vinagre de Açafrão Terra" (playlist "Vinagres"). Do mesmo jeito que fiz com as cascas da manga e do açafrão, eu usaria o bagaço do caju depois de fazer o suco. OK?
Fui numa feira e experimentei um vinagre de pimenta, vc sabe como fazer?
Olá Kathia, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Vinagre de Pimenta” na playlist “Vinagres”. OK?
Oi D.Ana uma pergunta posso fazer cos as cascas de manga que foram congeladas e se sim posso utilizar mais do que somente a cascas de uma manga ?? ,,??? Sua seguidora da Suíça ❤️❤️❤️
Olá Sandra, muito obrigada pela participação! Sim, descongele as cascas e os caroços e espere que cheguem à temperatura ambiente. Para congelar a manga, eu sugiro retirar a polpa, cortar em cubos e congelar separadamente das cascas e caroços. Eu faria um suco ou uma geleia com a polpa, mas fique a vontade... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muitooooo obrigada estava esperando a senhora me responder. Porque estou com cascas de muitas mangas congeladas y❤️❤️
Olá chefe será que vc pode ensinar fazer um vinagre de bambu?
Olá Fátima, muito obrigada pela participação! Acho que o problema será encontrar a matéria prima aqui em Portugal... Mas eu usaria o mesmo procedimento dos vinagres de manjericão ou capim limão (playlist "Vinagres"). OK?
Amiga eu posso deixar enfusao em uma panela de barro?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Eu recomendo usar pote de vidro apenas pela facilidade na higienização, mas tenho certeza que muitos fabricantes antigos de vinagres ainda utilizam recipientes de barro ou madeira, que no entanto devem estar limpos e permitir a circulação do oxigênio.
Boa tarde. Grato pela receita. Experimentei e a mãe formada estava amarrobzada, da mesma cor que os bagaços da manga, mas com cheiro agradável. A mãe está da mesma cor e cheiro que o vinagre produzido. Posso usar assim mesmo? Grato
Olá, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Sim, e inclusive ela pode ser usada no preparo de outros vinagres. Embora as mães dos vinagres retenham algum sabor e aroma do vinagre original, não se preocupe, pois a transferência destas características para novas preparações é mínima e dificilmente será notada. Devemos vê-las apenas como estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas e benéficas à fabricação de qualquer vinagre. OK?
Bom dia. Muitíssimo grato pela presteza na resposta. Suas dicas são muito legais. Parabéns pelo trabalho!
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Também se pode fazer vinagre da raiz da corcuma e como
Olá Sandrocas, muito obrigada pela participação! Eu certamente já teria feito a cúrcuma em pó e o vinagre com a "limpeza" se ainda morássemos na fazenda, onde plantávamos e colhíamos raízes lindas... Mas aqui na região onde moramos em Portugal só achei raízes caras e feias... Mas vc pode preparar o vinagre procedendo como faço no "Vinagre de Gengibre" (playlist "Vinagres"). OK?
Eu tinha certeza que dava pra fazer isso! Eu já desconfiava quando eu via algumas mangas verdes já arrancadas, elas demoravam um pouco, daí eu cortava e tinha um cheiro de azedo
E o gosto era meio massento
Olá Erick, muito obrigada pela participação! Pois é, apesar da fermentação natural das frutas ser feita pelos mesmos tipos de leveduras e bactérias, na fabricação dos vinagres a fermentação é conduzida de modo a permitir um produto pré probiótico com sabores e aromas sempre agradáveis.
Por favor me responde.pode colocar a polpa pra fazer o vinagre de manga???
Olá Luzia, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Eu prefiro usar a polpa em outra receita, mas se usar a polpa vc pode até dobrar a receita do vinagre. OK?
Como fazer vinagres de álcool Chefe Ana? Obrigada querida.
Esta receita também já foi pedida por outros quatro assinantes, já gravei a primeira parte da preparação, agora estou apenas aguardando que fique pronto e te aviso quando publicarmos o vídeo. OK?
Adore. Uma pergunta, essa gosminha branca que começa a fazer perto do nível do líquido não ´sinal de estragado???
Olá Heloisa, muito obrigada pela participação! Se ela for transparente e aromática será a "mãe", mas se for opaca e com cheiro desagradável será mofo. Mas acho apenas dois dias pouco tempo para a formação de qualquer uma delas. ;-(
Como faser vinagre d manga verde eu sou maranhense d cidade d bacuri bairro madragoa
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Apesar de adicionarmos açúcar para que este sirva de alimento para as leveduras transformarem a glicose em álcool na primeira fase da fermentação, o teor de frutose também é importante. Portanto no caso de se usar a manga verde, acredito que seja bom aumentar um pouco a quantidade de açúcar, em comparação a usada com a manga madura. Boa sorte e mande notícias!
Boa noite
Bom dia! ;-)
Olá!! Se devo mexer de dois em dois dias, não há risco de destruir a camada da mãe? E se eu colocar o pano de prato, não vou acabar com o oxigênio? -Adorei o vídeo!
Olá Juliana, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Vc deve mexer a cada dois dias apenas na fase inicial, o que não será mais necessário após a "mãe" começar a crescer. O ideal é cobrir com filó, mas um pano de algodão normalmente também tem uma granulatura que permite a troca de ar. OK?
Da certo pasteurizar para poder interromper a fermentação e manter guardado em temperatura ambiente?
Olá Leandro, muito obrigada pela participação! Na verdade basta tampar e manter em local fresco e protegido da luz que ele se mantém muito bem. OK?
Minha laranjinha Kin kan no vinagre ficou um pouco amargo e assim mesmo ou não pode ficar amargo
Pois é, dependendo da variedade da laranja, às vezes pode mesmo amargar um pouquinho... ;-(
D.Ana me socorre eu coloquei a mãe do vinagre depois que fiz o vinagre de maçã formou uma linda mãe , eu coloquei no vidro coloquei vinho tinto e açúcar e coloquei no lugar escuro. Fiz certo ??? Tenho que continuar colocando açúcar ou não precisa , e se eu for fazer novamente o vinagre de maçã posso usar essa que ficou no vinho ??? Será que matei a minha mãe ??? 😭😭😭😭
Bom dia Sandra! Sim, use a mãe que vc "alimentou" com vinho. A razão para a adição de açúcar quando fazemos vinagres é oferecer energia para um rápido crescimento da flora bacteriana benéfica, o que não é o caso do pote de mães, que não permitem o crescimento de bactérias nocivas e não precisam obrigatoriamente ficar no escuro. OK?
Tem como comprar a mãe do vinagre?
Olá Urbano, muito obrigada pela participação! Vc até encontra no Mercado Livre, mas sinceramente acho desnecessário comprar, pois se vc tiver paciência, observar as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes) e a temperatura ambiente estiver acima de 22 graus, com cerca de vinte dias vc já poderá observar uma "mãe" em início de formação, independente do ingrediente utilizado. OK?
Oi D Ana estou aqui de novo. O meu faz 15 dias e ainda está fermentando e as cascas ainda estão subindo. No caso a senhora deixou com as cascas por um mês e meio Para coar , outra pergunta. Quando a senhora guarda a mãe do vinagre a senhora coloca açúcar ou somente o vinagre ou o vinho ?? Porque eu guardei a mãe do vinagre de maçã e coloquei vinho mas coloquei açúcar fiz errado ??
Bom dia Sandra. Eu não sei como está o clima por aí, mas aqui já está esfriando e 15 dias pode ser mesmo pouco tempo para concluir a fermentação. Quanto a mãe, vejo que vc não viu a minha resposta a esta mesma pergunta feita há uns dias...
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 SIm SIm eu vi eu fico sempre aguardando a resposta da senhora
Meu vinagre de manga ficou muito cheiroso, mas mesmo depois de decorrido o tempo, ele continua fermentando. Será que fiz algo errado? Me orienta
Olá Helena, muito obrigada pela participação! Pois é, isso realmente acontece com vinagres preparados com ingredientes extremamente ricos em frutose, Minha recomendação é que vc interrompa a fermentação quando o teor de acidez seja satisfatório ao seu paladar. Nesse ponto vc deverá coar, envasar até a boca (para não deixar ar no recipiente) e manter refrigerado. OK?
Pode fazer com toda a polpa da manga?
Olá Marley, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! ;-)
Oi d.Ana. Eu não sei oque acontece a música está muito alta e não tem como ouvir muito bem quantos dias temos que deixar as cascas curtindo ?? Depois do tempo com as cascas dentro cosmos e temos que deixar ainda mais tempo ?? Como no caso do de maçã ?? E no caso de engarrafar. Não posso tê-lo fora da geladeira como o de maçã ??
Olá Sandra, obrigada pela participação! Como nesta época os vídeos eram gravados em dois canais, experimente ouvir apenas com um dos fones de ouvido que vai melhorar!
Quando o vinagre atinge o nível de acidez de seu agrado, o procedimento deve ser o mesmo para qualquer vinagre: coe, envase em um pote ou garrafa de preferência escura, tampe e mantenha em local fresco e protegido da luz. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigada mas então não é o mesmo procedimento do de maçã. Porque o de maçã depois de coarmos as cascas temos que deixar mais um tempo era essa minha dúvida
Então eu não me fiz entender corretamente no vinagre de maçã, pois mesmo nele, já podemos envasar logo após coarmos. OK?
Essa mãe q se formou na de manha, vc só vai poder usar ela na de manha d novo ou pode usar em outros sabores?
Olá Bia, outra boa pergunta! Como já comentei no Vinagre de Maracujá, após dois ou três meses de fermentação, a mãe perde totalmente o sabor e aroma do ingrediente original e pode ser adicionada logo no início da preparação de qualquer outro vinagre, de forma a garantir e acelerar o processo de fermentação. Mas na verdade, nada impede que esta seja utilizada antes deste tempo, pois a alteração de sabor dificilmente será notada. OK?
Já vi receita de vinagre que usa algum álcool , vinagre orgânico e uma fruta. Qual a diferença desse vinagre pra esse q vc faz?
Olá Cris, muito obrigada pela participação! Acho desnecessário adicionar álcool e vinagre, pois estes serão naturalmente produzidos pelas leveduras e bactérias. Se quisermos acelerar o processo devemos adicionar a "mãe" de algum outro vinagre feito anteriormente, pois esta irá garantir uma rica flora inicial. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 mto obrigada, vou fazer sua receita.
Pode fazer que eu garanto, mas depois vou querer saber o resultado! ;-)
Mais eu gostaria de saber sobre a acidez dele, cm vc sabe q já está uma acidez Boa, pq eu n gosto vinagre c acidez alta, eu prefiro apartar d 4%, então cm saber?
Olá Bia, boa pergunta! No caso de preparações caseiras, assim que o vinagre atingir o ponto de acidez requerido pelo nosso paladar, devemos envasar e manter na geladeira. Agora no caso de produções comerciais, ou se não quisermos depender exclusivamente do paladar, sugiro o investimento em um acidômetro (existem vários disponíveis na internet).
fiz um vinagre de acerola, mas foi muito rapida a fermentacao. em coisa de 1 semana ja havia termina, saiu alguma coisa errada?
Olá Tatiana, muito obrigada pela participação! Parabéns, vc deve ter feito tudo certinho e o clima mais quente também ter ajudado. Agora, se a acidez já estiver ao seu gosto, melhor envasar do que esperar a formação da mãe. OK?
Se aumentar a quantidade de açúcar a mãe fica bem mais forte e bonita. Eu uso 80 gramas de açúcar em média e a mãe fica enorme já ao décimo dia. Eu deixo fermentando por dois meses em média, para poder consumir bem o açúcar ( moro no Ceará, aqui é quente ), sempre que as mães de vinagre atingem um dedo de espessura Eu costumo afundar as para que nasçam a nova, e na maioria das vezes ao final do processo de fermentação eu já tenho cinco mães de vinagre que se formaram no decorrer dos dois meses de fermentação.
Olá Brian, muito obrigada pela participação! Concordo plenamente e nos vinagres mais recentes que fiz aqui no canal, já aumentei a quantidade de açúcar para assim promover um rápido e vigoroso crescimento da flora de leveduras e bactérias. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Tomate” na playlist “Vinagres”. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 ok ok esse ainda não vi, vou ver sim 😁🙏... E mais uma vez , parabéns, estou amando seu canal.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 vc tem Instagram?
Eu queria deixar uma sugestão de vídeo: como fazer vinagre de vinho tinto com ou sem a mãe de vinagre 😁🙏
Eu já havia recebido um pedido no final de Dezembro para preparar este vinagre e ele já se encontra em processo de fermentação. OK?
Tem problema eu ter feito só com a polpa ?
No problemo, eu é que gosto de aproveitar a polpa para fazer suco, pois o vinagre fica muito bom apenas com as cascas e caroços. OK?
Eu fiz vinagre de arroz
Olá Almeri, muito obrigada pela participação! E então, ficou ao seu gosto?
O caroço de manga serve para que
Olá Judite, o caroço mesmo não produz vinagre e sim a película de polpa que o envolve, esta sim é rica em frutose e sabor de manga. OK?
Obrigada então quem tem gordura no fígado não pôde usar né
Desculpe-me em não poder ajudar, mas como sou formada em Gastronomia, não me julgo capacitada a tratar de assuntos relacionados ao campo da Medicina ou da Nutrição. Mas pelo que entendo sobre o processo fermentativo dos vinagres e probióticos, tanto o açúcar adicionado como a frutose dos ingredientes, são primeiramente convertidos em álcool, e este em ácido acético, tanto que não são preparações doces. OK?
Vidro diferente esse....tenho uma pergunta ......Quantas vezes posso reutilizar a mãe?
Boa pregunta! Acho que na prática a gente acaba até não se preocupando com este "detalhe", pois como no meu caso, eu vou armazenando as mães num único pote, e retirando as que estão por cima para "turbinar" as novas preparações, enquanto as mais antigas ficam no fundo servindo como um reservatório de flora.
Eu fiz hoge só usei a polpa a casca deipros meus coelhos kk
Quando ainda morávamos na fazenda, eu picava e dava para as galinhas... ;-)
Sem som
Olá Carmo, voltei a ouvir e o som está perfeito. Talvez alguma incompatibilidade com seu equipamento, pois gravamos em dois canais e editamos em Windows 10... ;-(
O que se faz com essa mãe que se forma? . Pode se comer?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! A “mãe do vinagre” nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior. Ela deve ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Apesar de serem ricas em probióticos e apresentarem sabor e aroma agradável e avinagrado, nunca me animei a inclui-las em alguma preparação, talvez devido à sua textura esponjosa. OK?
Ué,pode pegar a mãe pela mão ? Isso não contamina ?😔
Olá Jus, muito obrigada pela participação! Devo lembrar que quando estamos na cozinha devemos sempre estar cuidando da higiene e portanto com as mãos limpas. No preparo de vinagres, o cuidado deve ser redobrado, pois estamos trabalhando com meios de cultura, mas basta mantermos esta consciência que não haverá problemas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 também por conta que fermenta, na fermentação as bactérias se multiplicam, pode ser que há bactérias ruins nas mãos, causar doenças e etc.
Se for pra fazer por conta propria assim, inventando moda, qual a proporçao de fruta pra de água e de açúcar
Olá Jaqueline, muito obrigada pela participação! Atualmente, de maneira geral eu uso 300 gr de ingrediente para 100 gr de açúcar e 1 litro de água. Agora, eu também tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois permitem uma grande variedade de casamentos deliciosos de ingredientes. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Siga-me também no Twitter: @analemgruber1