Oie...acho graça qdo vc diz:"espero que tenham gostado "....pq p/ mim, vc é adorável. Explica bem, é simpática...admiro seu jeito de ser. Q Deus spre te abençoe. Bjs
Olá Simone, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! Thanks a lotta! ;-)
Graças a Deus que te encontrei, estou recebendo elogios da minha família fazendo as suas receitas, mas sempre lhe dou os créditos, 😃obrigada Deus continue lhe abençoando 🥰
Olá Florisleia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! É muito gratificante saber que o nosso trabalho ajuda a vida das pessoas na cozinha. ;-)
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Oi Ana! Primeiamente, parabéns pelo seu canal. Amo fermentados, mas é aquilo, a gente sempre está aprendendo mais e mais. Pelo que vejo nos seus exemplos, podemos fazer vinagre de quase tudo. Dei uma olhada nos comentários, mas não vi sobre a dúvida que tenho. No caso da mãe formada, vinagre coado, quando a gente preserva a mãe, de quanto em quanto tempo a gente tem que colocar o vinagre e o vinho branco? No caso da Kombucha, geralmente um hotel de Scobi, de 30 m 30 dias eu acrescento uns 300ml de folhas do chá verde e açucar. Não é necessário acrescentar açucar para nutrir a mãe? Agradeço por sua atenção! Abração!!
Olá JCGaspar, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK? Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”,
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Oi Ana! Muito obrigado por sua atenção e por compartilhar seus conhecimentos, que são tão importantes sobre os fermentados. Irei assistir, sim. Estou garimpando em seu canal. kkk Hj comprei repolho, para chucrute, e beterraba, para vinagre. O difícil é achar algo que seja puramente orgânico. Mas, a moça falou que é, então vou dar um voto de confiança. Vou usar seus ensinamentos, vou fazer Beet Kvass da beterraba e das cascas, vinagre. Um abração!
Olá Idalia, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Chef Ana, tudo bem? Nesses últmos meses me tornei a louca do vinagre. Fiz de maçã, manga, caki e figo. Todos ficaram maravilhosos, mas não nasceram mães. No dia o3 de maio resolvi fazer um de acerola, e para minha surpresa e imensa alegria apareceu uma maezinha no vinagre de acerola. Minha dúvida é qual a proporção de vinagre e vinho branco para colocar na minha mãe???? Ai, estou tão feliz que queria ir correndo na sua casa e lhe abraçar muito. Fico aguardo da resposta para retirar minha mãe do vinagre kkkkkkkkkkkkkkkk Papo maluco esse.
Olá Ana, que barato! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica (eu diria que uns 20 ml para cada 100 ml de vinagre), mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK? Agora, se vc achar que o vinagre ainda pode ficar um pouco mais ácido, adie filtrar e retirar a mãe para que ela cresça um pouco mais, embora ela tbm vá crescer no novo pote. E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Sim. Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Chef Ana, tem como ensinar a fazer o alho laba, aquele que fica bem verdinho como conserva. Sou inscrita nova no canal, to amando e principalmente suas explicações sobre as reações das bacterias.
Olá Yvanna, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Muito obrigada pela sugestão, vou pesquisar, fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Perfeitamente! Enquanto os vinagres industriais partem de uma base alcoólica variável de acordo com a oferta de matéria prima do país aonde são fabricados (cana de açúcar, bagaço de uvas, grãos, etc.) à qual adicionam-se soluções feitas a partir de bactérias acéticas liofilizadas e depois aromatizados artificialmente, os vinagres artesanais apresentam várias propriedades saudáveis, incluindo efeitos probióticos, antimicrobianos e antioxidantes. Além do mais, as evidências sugerem que podem também oferecer outros benefícios à saúde, como ajuda na perda de peso, redução do colesterol, redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas do diabetes. E são tantos os usos... Tenho receitas nas playlists "Geleias", "Conservas", "Molhos", "Probióticos", "Saladas", mas vc também pode usar tanto para higienizar frutas, legumes e folhagens, como na limpeza geral, na máquina de lavar e para dar brilho aos cabelos. ;-)
Olá, muito obrigada pela participação! Basta que elas sejam lavadas para retirar sujidades, mas ainda mantenham a flora microbiana necessária à fermentação. OK?
Com certeza, pois na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Oi Ana é sempre prazeroso assistir seus vídeos, uma pergunta, o que você faz com o excesso de mães, que é o meu caso? Gostaria de ver o seu depósito de vinagres rsrs, DEUS te abençoe ricamente!
Olá Eunice, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Ora pois... Eu tenho a felicidade de morar em uma pequena vila rodeada de quintas e as senhorinhas que temos conhecido em nossas caminhadas matinais têm adorado receber "mães do vinagre" que lhes dou em agradecimento às frutas e legumes que recebemos de presente e que elas produzem e têm usado para preparar seus probióticos, vinagres e geleias, muitas das receitas que inclusive aprenderam a fazer comigo. ;-)
Olá Eraldo, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Perfeitamente e enquanto os vinagres industriais partem de uma base alcoólica variável de acordo com a oferta de matéria prima do país onde são fabricados (cana de açúcar, bagaço de uvas, grãos, etc.) à qual adicionam-se soluções feitas a partir de bactérias acéticas liofilizadas e depois aromatizados artificialmente, os vinagres artesanais apresentam várias propriedades saudáveis, incluindo efeitos probióticos, antimicrobianos e antioxidantes. Além do mais, as evidências sugerem que podem também oferecer outros benefícios à saúde, como ajuda na perda de peso, redução do colesterol, redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas do diabetes.
Ana, meu nome é Virlânia sou de PE Brasil e sou novata aqui no seu canal mais estou adorando seus ensinamentos. Tô na minha primeira preparação de um vinagre de maçã e o que estou percebendo é que na minha preparação não surgiu uma mãe de vinagre, pq será que ela não surgiu? Será que puis pouco açucar? Usei 8 maçãs pequenas e 8 colheres de chá de açucar branco!
Olá Virlania, muito obrigada pela participação! Vc não mencionou a quantidade de água adicionada, mas eu usaria 100 gr de açúcar e 1 litro de água para apenas duas maçãs ou as cascas e bagaço de 4 unidades. Mas repare tbm que os microrganismos acidificantes encontram-se nas cascas das frutas e legumes, e se estes foram lavados e encerados como no caso de maçãs provenientes de lavouras tradicionais, esta flora é bem reduzida...
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Hum, obrigada por responder irmã! Eu acho que exagerei na água, usei pouco açucar e às maças não foram orgânicas. 🙁 Quem sabe no próximo eu consiga uma mãe, né? Fica na paz do Altíssimo irmã!
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
Olá Delizeth, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Oi Ana... Amo seus vídeos. Ja havia tentado fazer vinagres outras vezes, mas nao deu certo. Criou uma película branca, parecendo um papel, por cima. A receita que tinha visto nao pedia pra mexer a mistura.... O cheior e o gosto nao ficaram agradáveis, acredito que era mofo. 😢 Agora estou fazendo a sua receita de vinagre de maçã, ja tem 15 dias, o aroma esta divino, mas percebo ainda predominante o cheiro alcoólico. Devo esperar mais tempo? Ainda ha bastente espuma se formando. Os pedacos tem que afundar pra so depois coar a preparação? Apos coado, posso deixar o vinagre no mesmo pote ate formar a madre?
Olá Monique, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! às vezes as fermentações caseiras variam, mas o que importa mesmo é se o aroma e o sabor estão agradáveis e quando o nível de acidez atinge aquele de nossa preferência, é quendo devemos coar e envasar, mas a madre dificilmente se formará após o vinagre ser coado, embora isso possa ocorrer. OK?
Bom dia, eu assisto seus vídeos e gosto muito deles, inclusive estou tentando fazer uma receita sua de vinagre. Mas não tenho muita certeza se esta no caminho certo, o cheiro esta delicioso mas a aparência nem tanto. Tem alguma forma de eu te mandar uma foto para ver se você consegue me ajudar, espero seu contato. Obrigada
Olá Grazielle, muito obrigada pela participação! Sim, mande para o nosso e-mail: ganeshaorganico@gmail.com Agora, se o aroma está agradável, muito provavelmente está tudo bem, mas a aparência às vezes causa mesmo dúvidas aos iniciantes. Lembro-me que eu mesma tive receio de provar o primeiro vinagre que fiz... ;-)
Boa tarde ANA LENGRUBER EU sou de CUIABÁ MATO GROSSO BRASIL na minha cidade o normal da temperatura é de 35 a 42 gruas quanto tempo leva pra o meu vinagre ficar perfeito
Olá Regina, muito obrigada pela participação! As temperaturas mais altas permitem acidificações mais intensas e vc deve obter um bom vinagre em menos de 15 dias e os probióticos no máximo em uma semana. OK? Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico” e o “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados: “Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html “Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html “Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html “Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook! Já no curso de geleias, além dos 16 vídeos exclusivos, temos uma apostila em PDF com aproximadamente 15 páginas (Noções Gerais, Como Esterilizar e Dar Vácuo em Potes de Vidro - cujo resumo se encontra na descrição do vídeo de apresentação) e as planilhas interativas Excel para o cálculo de custos e rendimentos, tudo por apenas R$ 99,90! Aqui o link do vídeo de apresentação do curso de geleias: ruclips.net/video/wYfMjrwRYnY/видео.html Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com que eu passo a chave do PIX para realizar o pagamento. Depois basta nos enviar o comprovante, que eu envio o PDF do eBook ou o material completo do curso. Então Regina, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita! Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
Olá Cleo, muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica (cerveja, vinho branco, cachaça), mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK? E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Olá Ana, parabéns pela excelente didática. Mas tenho algumas dúvidas, pois venho tentando fazer vinagres há 3 semanas mais ou menos. O de limão, perdi pois criou uma película verde; o primeiro de maçã, está no processo desde o dia 11/07, mexendo todo o santo dia, hoje os frutos estão embaixo do vidro e continuo mexendo...pelo que entendi, qdo aparecer a mãe, não devo mais mexer? Neste caso do de maçã, deveria retirar os frutos neste momento? Quando vc diz que lava as mães em água corrente, o cloro não afetará em nada sua vida? Muito obrigado, desculpe tantas perguntas.....
Olá Alexandre, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal e a este mundo das fermentações caseiras! No inverno as temperaturas mais baixas tornam os processos fermentativos mais demorados para se completar, mas sim, pare de mexer quando observar a formação inicial da mãe do vinagre. A água da torneira não prejudicará a mãe que deverá ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele e sim, envase o vinagre quando atingir um nível de acidez que te agrade, mas antes filtre as frutas ou legumes. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 tenho acompanhando seu canal desde q achei seu patê de salaminho com alcaparras. Já fiz várias vezes. Te confesso que alterei um pouco por causa do tipo de salame que temos aqui, não achei q fica bom frita-lo. O seu é o único que achei na internet com alcaparras. Muito obrigado
Muito bem! Realmente é importante adaptarmos as receitas às características dos ingredientes locais. No caso dos embutidos (que os portugueses chamam de "enchidos"), impressiona a variedade das carnes usadas, processos de cura e diferente formas de como são comercializados.
Oi Ana boa noite comecei ver seus vidios hoje amei inclusive preparei o primeiro passo da mãe do kanbucha só que eu fiz com o chá mate leão, será que vai dar certo?
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá de quaisquer tipos. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlist “Probióticos” e "Kombucha", pois nelas tenho algumas ideias. OK?
Olá Daniel, muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Olá, eu tenho uma dúvida, é necessário mexer de 2 em 2 dias até que os sólidos abaixem, ou pode parar de mexer após os primeiros 10 dias? Se continuar mexendo até o processo final impede a formação da mãe? Grata por compartilhar, o carinho e o amor que você dedica no preparo das receitas e dos vídeos são perceptíveis!
Olá Lúcia, muito obrigada pela participação e realmente é um grande prazer poder trabalhar fazendo o que amamos! Eu tenho adotado uma metodologia de mexer a cada dois dias apenas até o início da formação da mãe, pois mesmo se houver partes sobrenadantes do ingrediente, a mãe irá evitar uma eventual formação de fungos. Agora, se a mãe demorar a formar, eu sigo mexendo mesmo que nada esteja "boiando". OK?
Olá Izzie, muito obrigada pela participação! Sim, praticamente. Eu entendo que as mães dos vinagres, assim como os scoobies sejam estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas e benéficas à fabricação de qualquer vinagre ou kombucha. OK?
Olá Ana Paula, muito obrigada pela participação! Eu prefiro usar os vinagres caseiros em preparações culinárias e beber os probióticos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois lá ensino como prepará-los. OK?
Boa tarde Ana, eu não tinha assistido esse vídeo é há sete dias estou fazendo o vinagre de maçã e mexendo com uma colher de metal. Não sei se oxidou. Como identificar a oxidação? Obrigada! Abraço!🌻
Olá Maria Lúcia, muito obrigada pela participação e não se preocupe. Eu recomendo estes cuidados mais por razões tradicionais do que por uma base científica. Antigamente evitava-se o uso de utensílios de metal nas fermentações caseiras, mas eu não saberia dizer especificadamente a razão, pois são apenas orientações gerais, devido a alguns tipos de queijos especiais ainda serem fabricados apenas em tonéis de madeira. Mas talvez não precisemos ser tão rigorosos, porque usamos facas de inox para cortar os ingredientes e a grande maioria dos laticínios utiliza tanques de inox. Acho que com o passar do tempo as práticas tradicionais mais antigas acabam aos poucos sendo abandonadas... ;-(
Ana, preciso de sua orientação. Estou experimentando fazer os vinagres, estou fazendo manga, cenoura e ervas. Também estou fazendo a bebida de melancia. Observei que os vinagres estão com cheiro normal de fermentação mas, o de ervas está ficando bem grosso, como um gel; bem como, a bebida probiótica de melancia, inclusive com um cheiro de melancia muito madura e fermentada. Como saber se estou no caminho certo? Comecei dia 06/10.
Olá Kaká, muito obrigada pela participação! Acho que está tudo certo, pois tbm já fiz uma bebida de hortelã que ficou ótima, mas tbm formou uma espécie de gel e quanto a de melancia, prove e interrompa se estiver com o sabor agradável, para que ela não fermente além do ponto. OK?
Olá Francisco, muito obrigada pela participação! Aí vai depender da quantidade de ingrediente e do volume do pote. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Olá Francisco, tudo bem? Chegou a conferir alguma receita? Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados: “Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html “Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html “Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html “Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook! Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com, que eu passo a chave do PIX. Depois basta nos enviar o comprovante do pagamento, que eu envio o PDF do eBook. Então Francisco, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita! Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
Fiz a 1°vez com cascas de melao sem açucar e nao esperei ate o vinagre. Fiz uma bebidinha e deu certo. Na 2° vez usei açucar e parece q deu errado. Fez uma espuma, mas ficou bem mais esbranquiçado, parecendo uma pelicula de fungo. Estou em dúvida se jogo ou nao 😢 ta estranho. Mas n sei se é assim msm.
Olá Mari, muito obrigada pela participação! O uso de açúcar realmente modifica bastante o processo, pois estamos adicionando energia "na veia", mas se essa película não tiver um odor agradável, será mofo e a preparação deve ser descartada; caso contrário deve ser o início da formação de uma "mãe do vinagre". Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados: “Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html “Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html “Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html “Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook! Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com, que eu passo a chave do PIX. Depois basta nos enviar o comprovante do pagamento, que eu envio o PDF do eBook. Então Mari, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita! Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
As bactérias que saem da nossa boca , ao falarmos quando estamos manipulando os vinagre ou mães, não causa problema? Não seria sensato usar máscara?? Por favor. Obrigada 😊
Olá Regina, muito obrigada pela participação! Devo dizer que sua observação até faz sentido, mas tenho feito muitos vídeos de vinagres, probióticos, conservas e geleias e não me recordo de ter tido qualquer problema. Talvez por eu gozar de boa saúde... ;-)
Essas mães que você tem são formadas na kombucha? Pergunto porque nos meus vinagres não formam mães. Eu faço vinagre há muito tempo e nunca formou mãe. E modéstia à parte, mas meus vinagres ficam maravilhosos. 😊
Olá Silvana, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá e vc pode e deve acrescentar o scooby na preparação dos seus vinagres, pois acrescentando microrganismos benéficos irá fortalecer e acelerar as suas fermentações caseiras. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist "Vinagres" e “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois neles dou algumas dicas. OK?
A adição do ingrediente principal é imprescindível, e as mães servirão apenas para proporcionar a microflora ativa responsável pela fermentação do ingrediente utilizado. OK?
Olá Marcos, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Gabriel, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Munira, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
Oie...acho graça qdo vc diz:"espero que tenham gostado "....pq p/ mim, vc é adorável. Explica bem, é simpática...admiro seu jeito de ser. Q Deus spre te abençoe. Bjs
Olá Simone, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! Thanks a lotta! ;-)
Graças a Deus que te encontrei, estou recebendo elogios da minha família fazendo as suas receitas, mas sempre lhe dou os créditos, 😃obrigada Deus continue lhe abençoando 🥰
Olá Florisleia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! É muito gratificante saber que o nosso trabalho ajuda a vida das pessoas na cozinha. ;-)
Que aula ! Faço vinagre há muito tempo, mas nunca vi uma explicação tão boa. Principalmente sobre a mãe. Muito obrigada
Olá minha querida, realmente é um grande prazer poder trabalhar fazendo o que amamos! ;-)
O que é mãe?se coloca no manjericão pra fazer vinagre
Parabéns! Extremamente didática. Uma verdadeira professora!
Olá César, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal! ;-)
Estou pretendendo fazer vinagre de alho
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Alho” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá boa tarde
Ola! Fiquei em duvida de como conservar as mães. Parabens por compartilhar tanto conhecimento!
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Obrigada ANA
Olá, Mary que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Oi Ana! Primeiamente, parabéns pelo seu canal. Amo fermentados, mas é aquilo, a gente sempre está aprendendo mais e mais. Pelo que vejo nos seus exemplos, podemos fazer vinagre de quase tudo. Dei uma olhada nos comentários, mas não vi sobre a dúvida que tenho. No caso da mãe formada, vinagre coado, quando a gente preserva a mãe, de quanto em quanto tempo a gente tem que colocar o vinagre e o vinho branco? No caso da Kombucha, geralmente um hotel de Scobi, de 30 m 30 dias eu acrescento uns 300ml de folhas do chá verde e açucar. Não é necessário acrescentar açucar para nutrir a mãe? Agradeço por sua atenção! Abração!!
Olá JCGaspar, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal!
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”,
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Oi Ana! Muito obrigado por sua atenção e por compartilhar seus conhecimentos, que são tão importantes sobre os fermentados. Irei assistir, sim. Estou garimpando em seu canal. kkk Hj comprei repolho, para chucrute, e beterraba, para vinagre. O difícil é achar algo que seja puramente orgânico. Mas, a moça falou que é, então vou dar um voto de confiança. Vou usar seus ensinamentos, vou fazer Beet Kvass da beterraba e das cascas, vinagre. Um abração!
Ok obrigada .Deus te abençoe
Muito bom bem esplica Deus abencoi uma boa noite
Olá Idalia, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação!
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Chef Ana, tudo bem? Nesses últmos meses me tornei a louca do vinagre. Fiz de maçã, manga, caki e figo. Todos ficaram maravilhosos, mas não nasceram mães. No dia o3 de maio resolvi fazer um de acerola, e para minha surpresa e imensa alegria apareceu uma maezinha no vinagre de acerola. Minha dúvida é qual a proporção de vinagre e vinho branco para colocar na minha mãe???? Ai, estou tão feliz que queria ir correndo na sua casa e lhe abraçar muito. Fico aguardo da resposta para retirar minha mãe do vinagre kkkkkkkkkkkkkkkk Papo maluco esse.
Olá Ana, que barato! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso!
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica (eu diria que uns 20 ml para cada 100 ml de vinagre), mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Agora, se vc achar que o vinagre ainda pode ficar um pouco mais ácido, adie filtrar e retirar a mãe para que ela cresça um pouco mais, embora ela tbm vá crescer no novo pote.
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Ola Ana essa sobras das bebidas probioticas como bebida de maracujá e melancia ,podem ser congeladas pra ate poder usar pra fazer vinagre ?
Sim. Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, como também no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Chef Ana, tem como ensinar a fazer o alho laba, aquele que fica bem verdinho como conserva. Sou inscrita nova no canal, to amando e principalmente suas explicações sobre as reações das bacterias.
Olá Yvanna, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Muito obrigada pela sugestão, vou pesquisar, fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Ana vc e muito boa no q faz , belíssima aula e esses vinagres pode colocar em comidas pães etc
Perfeitamente! Enquanto os vinagres industriais partem de uma base alcoólica variável de acordo com a oferta de matéria prima do país aonde são fabricados (cana de açúcar, bagaço de uvas, grãos, etc.) à qual adicionam-se soluções feitas a partir de bactérias acéticas liofilizadas e depois aromatizados artificialmente, os vinagres artesanais apresentam várias propriedades saudáveis, incluindo efeitos probióticos, antimicrobianos e antioxidantes. Além do mais, as evidências sugerem que podem também oferecer outros benefícios à saúde, como ajuda na perda de peso, redução do colesterol, redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas do diabetes.
E são tantos os usos... Tenho receitas nas playlists "Geleias", "Conservas", "Molhos", "Probióticos", "Saladas", mas vc também pode usar tanto para higienizar frutas, legumes e folhagens, como na limpeza geral, na máquina de lavar e para dar brilho aos cabelos. ;-)
quero lhe fazer uma pergunta, como eu estelerizo cascas de alho?
Olá, muito obrigada pela participação! Basta que elas sejam lavadas para retirar sujidades, mas ainda mantenham a flora microbiana necessária à fermentação. OK?
Cheff posso usar a mae do kombucha pra fazer vingre???
Com certeza, pois na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Oi Ana é sempre prazeroso assistir seus vídeos, uma pergunta, o que você faz com o excesso de mães, que é o meu caso? Gostaria de ver o seu depósito de vinagres rsrs, DEUS te abençoe ricamente!
Olá Eunice, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Ora pois... Eu tenho a felicidade de morar em uma pequena vila rodeada de quintas e as senhorinhas que temos conhecido em nossas caminhadas matinais têm adorado receber "mães do vinagre" que lhes dou em agradecimento às frutas e legumes que recebemos de presente e que elas produzem e têm usado para preparar seus probióticos, vinagres e geleias, muitas das receitas que inclusive aprenderam a fazer comigo. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Obrigada po responder, porém aqui, quem agrada com frutas e vinagres sou eu, rsrs que DEUS te abençoe!
Muito bom parabéns, os princípios ativos das frutas e ervas ficam ativos nos vinagres?
Grato
Olá Eraldo, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Perfeitamente e enquanto os vinagres industriais partem de uma base alcoólica variável de acordo com a oferta de matéria prima do país onde são fabricados (cana de açúcar, bagaço de uvas, grãos, etc.) à qual adicionam-se soluções feitas a partir de bactérias acéticas liofilizadas e depois aromatizados artificialmente, os vinagres artesanais apresentam várias propriedades saudáveis, incluindo efeitos probióticos, antimicrobianos e antioxidantes. Além do mais, as evidências sugerem que podem também oferecer outros benefícios à saúde, como ajuda na perda de peso, redução do colesterol, redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas do diabetes.
Ana, meu nome é Virlânia sou de PE Brasil e sou novata aqui no seu canal mais estou adorando seus ensinamentos. Tô na minha primeira preparação de um vinagre de maçã e o que estou percebendo é que na minha preparação não surgiu uma mãe de vinagre, pq será que ela não surgiu? Será que puis pouco açucar? Usei 8 maçãs pequenas e 8 colheres de chá de açucar branco!
Olá Virlania, muito obrigada pela participação! Vc não mencionou a quantidade de água adicionada, mas eu usaria 100 gr de açúcar e 1 litro de água para apenas duas maçãs ou as cascas e bagaço de 4 unidades. Mas repare tbm que os microrganismos acidificantes encontram-se nas cascas das frutas e legumes, e se estes foram lavados e encerados como no caso de maçãs provenientes de lavouras tradicionais, esta flora é bem reduzida...
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Hum, obrigada por responder irmã! Eu acho que exagerei na água, usei pouco açucar e às maças não foram orgânicas. 🙁 Quem sabe no próximo eu consiga uma mãe, né? Fica na paz do Altíssimo irmã!
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 ok irmã Ana! Que o Criador te abençoe grandimente! 😊🙌
Gostaria de fazer vinagre, probioticos e outros e parabéns pelas especificações
Bom dia Valdeci! Vá fundo, pois coisa eu te garanto: preparar fermentações caseiras é um caminho sem volta! ;-)
Olá gosto muito dos seus vídeos..qt tempo posso guardar o vinagre de maçã???
Olá Delizeth, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Oi Ana... Amo seus vídeos. Ja havia tentado fazer vinagres outras vezes, mas nao deu certo. Criou uma película branca, parecendo um papel, por cima. A receita que tinha visto nao pedia pra mexer a mistura.... O cheior e o gosto nao ficaram agradáveis, acredito que era mofo. 😢 Agora estou fazendo a sua receita de vinagre de maçã, ja tem 15 dias, o aroma esta divino, mas percebo ainda predominante o cheiro alcoólico. Devo esperar mais tempo? Ainda ha bastente espuma se formando. Os pedacos tem que afundar pra so depois coar a preparação? Apos coado, posso deixar o vinagre no mesmo pote ate formar a madre?
Olá Monique, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! às vezes as fermentações caseiras variam, mas o que importa mesmo é se o aroma e o sabor estão agradáveis e quando o nível de acidez atinge aquele de nossa preferência, é quendo devemos coar e envasar, mas a madre dificilmente se formará após o vinagre ser coado, embora isso possa ocorrer. OK?
Bom dia, eu assisto seus vídeos e gosto muito deles, inclusive estou tentando fazer uma receita sua de vinagre. Mas não tenho muita certeza se esta no caminho certo, o cheiro esta delicioso mas a aparência nem tanto. Tem alguma forma de eu te mandar uma foto para ver se você consegue me ajudar, espero seu contato. Obrigada
Olá Grazielle, muito obrigada pela participação! Sim, mande para o nosso e-mail: ganeshaorganico@gmail.com
Agora, se o aroma está agradável, muito provavelmente está tudo bem, mas a aparência às vezes causa mesmo dúvidas aos iniciantes. Lembro-me que eu mesma tive receio de provar o primeiro vinagre que fiz... ;-)
Boa tarde ANA LENGRUBER
EU sou de CUIABÁ MATO GROSSO BRASIL na minha cidade o normal da temperatura é de 35 a 42 gruas quanto tempo leva pra o meu vinagre ficar perfeito
Olá Regina, muito obrigada pela participação! As temperaturas mais altas permitem acidificações mais intensas e vc deve obter um bom vinagre em menos de 15 dias e os probióticos no máximo em uma semana. OK?
Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico” e o “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico”.
Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados:
“Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html
“Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html
“Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html
“Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html
Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook!
Já no curso de geleias, além dos 16 vídeos exclusivos, temos uma apostila em PDF com aproximadamente 15 páginas (Noções Gerais, Como Esterilizar e Dar Vácuo em Potes de Vidro - cujo resumo se encontra na descrição do vídeo de apresentação) e as planilhas interativas Excel para o cálculo de custos e rendimentos, tudo por apenas R$ 99,90!
Aqui o link do vídeo de apresentação do curso de geleias: ruclips.net/video/wYfMjrwRYnY/видео.html
Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com que eu passo a chave do PIX para realizar o pagamento.
Depois basta nos enviar o comprovante, que eu envio o PDF do eBook ou o material completo do curso.
Então Regina, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita!
Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
Bom dia, chef Ana
Eu fiz um vinagre de abacaxi, e tem uma mãe.
Eu só posso manter ela, no vinho branco?
Olá Cleo, muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica (cerveja, vinho branco, cachaça), mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Olá Ana, parabéns pela excelente didática.
Mas tenho algumas dúvidas, pois venho tentando fazer vinagres há 3 semanas mais ou menos. O de limão, perdi pois criou uma película verde; o primeiro de maçã, está no processo desde o dia 11/07, mexendo todo o santo dia, hoje os frutos estão embaixo do vidro e continuo mexendo...pelo que entendi, qdo aparecer a mãe, não devo mais mexer? Neste caso do de maçã, deveria retirar os frutos neste momento? Quando vc diz que lava as mães em água corrente, o cloro não afetará em nada sua vida?
Muito obrigado, desculpe tantas perguntas.....
Olá Alexandre, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vindo ao canal e a este mundo das fermentações caseiras! No inverno as temperaturas mais baixas tornam os processos fermentativos mais demorados para se completar, mas sim, pare de mexer quando observar a formação inicial da mãe do vinagre.
A água da torneira não prejudicará a mãe que deverá ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele e sim, envase o vinagre quando atingir um nível de acidez que te agrade, mas antes filtre as frutas ou legumes. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigado 🙏🏻
muito obrigado pelas dicas
Olá Alexandre, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 tenho acompanhando seu canal desde q achei seu patê de salaminho com alcaparras. Já fiz várias vezes. Te confesso que alterei um pouco por causa do tipo de salame que temos aqui, não achei q fica bom frita-lo. O seu é o único que achei na internet com alcaparras. Muito obrigado
Muito bem! Realmente é importante adaptarmos as receitas às características dos ingredientes locais. No caso dos embutidos (que os portugueses chamam de "enchidos"), impressiona a variedade das carnes usadas, processos de cura e diferente formas de como são comercializados.
Oi Ana boa noite comecei ver seus vidios hoje amei inclusive preparei o primeiro passo da mãe do kanbucha só que eu fiz com o chá mate leão, será que vai dar certo?
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá de quaisquer tipos. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlist “Probióticos” e "Kombucha", pois nelas tenho algumas ideias. OK?
Bom dia. Para comercializar os Vinagre como posso fazer? Devo manter na geladeira?
Olá Daniel, muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 que legal ... seus vídeos tem me inspirado a fazer os Vinagre para comercializar ... obrigado pela atenção
Olá, eu tenho uma dúvida, é necessário mexer de 2 em 2 dias até que os sólidos abaixem, ou pode parar de mexer após os primeiros 10 dias? Se continuar mexendo até o processo final impede a formação da mãe? Grata por compartilhar, o carinho e o amor que você dedica no preparo das receitas e dos vídeos são perceptíveis!
Olá Lúcia, muito obrigada pela participação e realmente é um grande prazer poder trabalhar fazendo o que amamos! Eu tenho adotado uma metodologia de mexer a cada dois dias apenas até o início da formação da mãe, pois mesmo se houver partes sobrenadantes do ingrediente, a mãe irá evitar uma eventual formação de fungos. Agora, se a mãe demorar a formar, eu sigo mexendo mesmo que nada esteja "boiando". OK?
Muito obrigada!! Vou observar 😍
Olá gostaria de saber se essa mãe do vinagre é a mesma do kambucha?
Olá Izzie, muito obrigada pela participação! Sim, praticamente. Eu entendo que as mães dos vinagres, assim como os scoobies sejam estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas e benéficas à fabricação de qualquer vinagre ou kombucha. OK?
Esses vinagres caseiros. Qual uso deles? São pra beber ou por na comida ?
Olá Ana Paula, muito obrigada pela participação! Eu prefiro usar os vinagres caseiros em preparações culinárias e beber os probióticos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois lá ensino como prepará-los. OK?
Boa tarde Ana, eu não tinha assistido esse vídeo é há sete dias estou fazendo o vinagre de maçã e mexendo com uma colher de metal. Não sei se oxidou. Como identificar a oxidação? Obrigada! Abraço!🌻
Olá Maria Lúcia, muito obrigada pela participação e não se preocupe. Eu recomendo estes cuidados mais por razões tradicionais do que por uma base científica. Antigamente evitava-se o uso de utensílios de metal nas fermentações caseiras, mas eu não saberia dizer especificadamente a razão, pois são apenas orientações gerais, devido a alguns tipos de queijos especiais ainda serem fabricados apenas em tonéis de madeira. Mas talvez não precisemos ser tão rigorosos, porque usamos facas de inox para cortar os ingredientes e a grande maioria dos laticínios utiliza tanques de inox. Acho que com o passar do tempo as práticas tradicionais mais antigas acabam aos poucos sendo abandonadas... ;-(
Ana, preciso de sua orientação. Estou experimentando fazer os vinagres, estou fazendo manga, cenoura e ervas. Também estou fazendo a bebida de melancia.
Observei que os vinagres estão com cheiro normal de fermentação mas, o de ervas está ficando bem grosso, como um gel; bem como, a bebida probiótica de melancia, inclusive com um cheiro de melancia muito madura e fermentada. Como saber se estou no caminho certo? Comecei dia 06/10.
Olá Kaká, muito obrigada pela participação! Acho que está tudo certo, pois tbm já fiz uma bebida de hortelã que ficou ótima, mas tbm formou uma espécie de gel e quanto a de melancia, prove e interrompa se estiver com o sabor agradável, para que ela não fermente além do ponto. OK?
Deu certinho, tive até mãe. Mas a bebida de melancia não deu certo, falei novamente. Obrigada, chef Ana, você é incrível.
Ola ana so deixando a agua parada dentro de uma vasilha durante um dia ja fica sem cloro ? Entao nao precisa ferver pra tirar o cloro ?
Sim, o cloro evapora de um dia para o outro quando a água é posta em uma vasilha de boca larga e não precisa ferver. OK?
Quanto de açúcar e água
Olá Francisco, muito obrigada pela participação! Aí vai depender da quantidade de ingrediente e do volume do pote. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois neles tenho mais informações. OK?
Olá Francisco, tudo bem? Chegou a conferir alguma receita?
Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados:
“Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html
“Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html
“Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html
“Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html
Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook!
Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com, que eu passo a chave do PIX.
Depois basta nos enviar o comprovante do pagamento, que eu envio o PDF do eBook.
Então Francisco, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita!
Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
Fiz a 1°vez com cascas de melao sem açucar e nao esperei ate o vinagre. Fiz uma bebidinha e deu certo. Na 2° vez usei açucar e parece q deu errado. Fez uma espuma, mas ficou bem mais esbranquiçado, parecendo uma pelicula de fungo. Estou em dúvida se jogo ou nao 😢 ta estranho. Mas n sei se é assim msm.
Olá Mari, muito obrigada pela participação! O uso de açúcar realmente modifica bastante o processo, pois estamos adicionando energia "na veia", mas se essa película não tiver um odor agradável, será mofo e a preparação deve ser descartada; caso contrário deve ser o início da formação de uma "mãe do vinagre". Atualmente eu tenho preparado meus vinagres com o “bagaço” das bebidas probióticas que tenho amado fazer, pois estes já estão repletos de microrganismos benéficos e permitem uma fermentação mais rápida e segura. Basta adicionarmos água, açúcar e um pouco mais do ingrediente para obtermos um vinagre rico em sabor. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações.
Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados:
“Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html
“Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html
“Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html
“Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html
Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook!
Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com, que eu passo a chave do PIX.
Depois basta nos enviar o comprovante do pagamento, que eu envio o PDF do eBook.
Então Mari, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita!
Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233como fazer vinagre de banana
As bactérias que saem da nossa boca , ao falarmos quando estamos manipulando os vinagre ou mães, não causa problema? Não seria sensato usar máscara?? Por favor. Obrigada 😊
Olá Regina, muito obrigada pela participação! Devo dizer que sua observação até faz sentido, mas tenho feito muitos vídeos de vinagres, probióticos, conservas e geleias e não me recordo de ter tido qualquer problema. Talvez por eu gozar de boa saúde... ;-)
Essas mães que você tem são formadas na kombucha? Pergunto porque nos meus vinagres não formam mães. Eu faço vinagre há muito tempo e nunca formou mãe. E modéstia à parte, mas meus vinagres ficam maravilhosos. 😊
Olá Silvana, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá e vc pode e deve acrescentar o scooby na preparação dos seus vinagres, pois acrescentando microrganismos benéficos irá fortalecer e acelerar as suas fermentações caseiras.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist "Vinagres" e “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Quando tem 2 ou mais mães voce nao prescisa por maçã? Ai e so agua e acucar?
A adição do ingrediente principal é imprescindível, e as mães servirão apenas para proporcionar a microflora ativa responsável pela fermentação do ingrediente utilizado. OK?
Onde consigo uma cultura mãe?
Olá Marcos, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Como eu produzo uma mae do vinagre?
Olá Gabriel, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 obrigado
Como consigo a primeira mãe?
Olá Munira, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Olá tbm não tenho mãe gostaria de fazer os vinagres vc poderia ensinar como se faz uma *mãe*
Ate agora nao entendi nada.quero fazer vinagre onde eu consigo essa mamãe.😂😂🎉
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois nele dou algumas dicas. OK?