Só uso etanol há mais de 2 anos! Tenho um Grand Siena 2018, 1.6 16v! Faço 8.2km/l na cidade e 11,8km/l na estrada. Não tenho nada a reclamar, pois é um combustível limpo e de melhor desempenho no meu carro. Recomendo!
Sou mecânico e concordo. Meu Civic 1.8 manual 2008 faz 7-5/8 na cidade e média de 12 na estrada usando etanol. As vezes boto gasolina mas meu carro fica melhor no álcool
Minha linha de pensamento,cada um faça suas contas e veja qual combustível é mais vantajoso pro bolso e use o que achar melhor pro bolso,a gasolina suja o motor mais rápido que o álcool que com o tempo o excesso de carbonizaçao provoca falhamentos no motor inclusive os "grilamentos" em que se resolve misturando um pouco de álcool,o álcool já deixa o motor mais limpo,em quesito à manutenção nenhuma peça fica no veículo até o mesmo ser sucateado,então peça quebrou coloca uma nova e vida que segue e cada um dê sua manutenção normal senão o veículo quebra,quem comprar seu carro de alto nível que prepare o bolso pra consertar,se não aguentar venda o veículo ou nem compre o mesmo,a tecnologia flex tá aí e não sei pra que tanta preocupação em alternância de combustível,basta cada um ler o manual do veículo e fazer o que se determina,antigamente existia carros somente a álcool e somente à gasolina e muitas vezes o veículo era sucateado sendo original e se usava normalmente,enfim,temos de tentar usar combustível de qualidade,fazer as manutenções normais com as trocas de peças normais,quem não puder manter o veículo não compre,ou se comprar que dê a manutenção correta como determina o manual do veículo e vida que segue até o veículo ser vendido.
Aí vem os problemas,falhamentos por causa da adulteração e da alta porcentagem ja que o motor pode não está preparado pra isso,aumento de consumo entre outros,diminuição da vida útil de algumas peças já que não foram projetadas ou preparadas pra uma elevada percentagem.
Muito bom as explicações, tenho ONIX LT 2014 com 64mil km rodados, sempre alterno, encho tanque 2x na gasolina rodo por um período na gasolina, após alterno pro etanol enchendo tanque 2x mas sempre é bom está aprendendo coisas novas para o melhor desenvolvimento do carro
Obtive, sempre, êxito no uso de gasolina comum associada à aditivos comprados à parte, direto no tanque, que promovem limpeza, economia e melhoramento de performance. Utilizo o Bardal, STP ou Perfect Clear. A limpeza é comprovada a partir da observação do corpo de borboleta/TBI, que fica num aspecto de novo, sem nenhum grama de sujeira encrostada/carbono!!!! Obs: observei estudos de engenheiros mecânicos que afirmam que a adição de 20% de gasolina no etanol, inibe os problemas de oxidação causados pela água presente nesse combustível, que afetam bicos, bomba e outros componentes, além de assegura a lubricidade que o combustível fóssil, em questão, promove.
Aqui seria interessante ter combustíveis com base no etanol e proporções de gasolina para trazer esses benefícios como no caso dos EUA tem o E70 e o E85. Mais tenho minhas dúvidas afinal o etanol que é adicionado na gasolina é o anidro que tem menos água na sua composição sendo mais puro e desconfio que ele se mistura melhor por esse fator mais não tenho certeza.Ja usei diferentes graduações de etanol com gasolina e vi o beneficio da partida a frio muito melhor por exemplo. No consumo não vi tanta desvantagem mais acredito nisso que você falou e vou buscar mais estudos a respeito dessa mistura se nela tem algum malefício no motor
@briannazario4336 A quantidade de aditivo presente no etanol aditivado é pífia, agindo à longo prazo. Mas se utilizar os 20%(+ ou -7 L) de gasolina somada com o aditivo PROAL, terá mais resultado em curto prazo, preservando todo o sistema. A gasolina somada com o aditivo direto no tanque serve também para erradicar a formação de gel que o etanol produz no tanque.
Fiz um bate e volta ate sao roque, com cem conto de alcool quase 200 km, deu pra ir e voltar e sobrou um pouco ainda pra anda dentro da cidade, com uma parati flex 2005.
Carro turboflex injecão direta: Nao quer problemas ? Use gasolina de postos confiáveis e adicione aditivo para gasolina (não para flex) a cada 2 tanques. E aqueça SIM o carro na primeira partida do dia por 5 minutos. Vejo na prática os resultados exatamente nas revisões no momento da troca de óleo (contaminação mínima). Respeito as opiniões divergentes.
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Meu corsa classic 2011 até hoje no etanol 165 mil km bicos originais e por conta de cuidado meu embreagem também original quero ver até quanto co segue rodar essa embreagem .
Eu gosto do etanol pela forma como meu carro fica mais esperto, mas aqui no sul, apesar de sempre ter gasolina no injetor, a primeira partida do dia é sempre mais chata, e como só levo as crianças na escola e retorno pra casa, a temperatura ideal de trabalho não alcançada, o que prejudica a vida útil do motor e do óleo. Mas sempre que vou pegar estrada, busco abastecer com etanol.
@@dennerpulquerio9093 etanol 3,99 gasolina 6,39 em alguns postos Abasteço gasolina num Shell no município vizinho a 5,69 O que ainda faz o etanol compensar mais, sem contar que pela taxa de compressão, meu motor é mais eficiente no álcool. Mas eu sempre procuro alternar os combustíveis, pra melhor durabilidade de todos os componentes, conforme explicado neste vídeo.
Tenho um corsa premiun 1.4 2008 flex faz 4 meses. Sempre andei na gasolina, achava estranho principalmente nas arrancas que o motor dava umas "cabeçadas", mas até ai tudo bem, do restante tava tudo normal. Ontem troquei de gasolina para etanol. O carro virou outro, tá rodando mais macio, caladinho, mais potênte e o consumo em sí não alterou tanto pra mim. Ou seja, agr o corsinha vai rodar apenas no alcool. Recomendo o teste.
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Eu sempre gostei de usar mais etanol. Como sou muito enjoado com meu a faço as preventivas com frequência. Os mecânicos ficaram impressionados quando viram a tbi do me carro quando pedi pra fazer uma limpeza hehehe ela já estava. Limpinha. Mas de toda forma pedi que eles passassem o descarbonizante na tbi toda
Hoje com a porcentagem de 35% na gasolina de álcool isso e a norma mais não Brasil com esse combustível de péssima qualidade tá difícil motores durarem muito tempo
Interessante usando só etanol o óleo na troca está claro e limpo, porém não foi dito que a queima do etanol exige mais do cabeçote podendo causar problemas prematuros ....teria uma mistura ou porcentagem perfeita para tirar o melhor de cada combustível e reduzir os malefícios???
Valeu pela orientação Eng. Kleber, eu troco o óleo a cada 5. Mil km; ou 6 meses, uso 3 tanques de álcool com Proal aditivo e 1 tanque gasolina comum com aditivo flex no motor TSI, que você ajudou a elaborar na VW, abraço
Caro Kleber, tenho um T.Gross, 1.0 TSI, 2020, Turbo, 3 cilindros com 15000 km. Pergunto: Sempre usei óleo VW- 50888 OU 50999 Agora fora da garantia na embalagem do óleo abaixo consta: Magnatec Castro Prof 508 recomendado para Volkswagem , Aprovação VW-50888 E 50999 PERGUNTO: POÇO MUDAR POR MOTIVO DE PREÇO?😇
Tava pensando em mudar de combustível to usando álcool meu carro é um palito sporting Dualogic 2016 tá fazendo 5.8 no álcool na cidade to achando que tá bebendo muito
Conclusão, fazer sempre o revesamento entre etanol e gasolina. Eu uso no meu ONIX PLUS 4 tanques cheios de ETANOL com aditivo PROAL, e 2 tanques de GASOLINA com aditivo BARDHAL FLEX ou CLEN GAS. ZEFINIR. KKKKKK
Meu carro é no gnv e etanol. Estou querendo mudar para gnv e gasolina, por conta da lubrificação. Um mecânico amigo do meu pai falou que gnv e etanol são combustíveis secos e pode danificar me cabeçote. Me carro é um classic 2014.
Dá uma pesquisada se há alguma indicação da fabricante do seu carro. Tenho um corolla, resolvi testar etanol pela primeira vez esse mês, mas pesquisando se havia alguma cuidado "extra" a ser tomado na troca da gasolina para o etanol, descobri que no manual do carro, tem uma recomendação de abastecer com gasolina pelo menos uma vez acaba 10 mil km
Seu carro está calibrado para ETANOL e GNV pela empresa que fez a conversão. NÃO COLOQUE GASOLINA, POIS A CENTRAL DE GNV VAI DESPROGRAMAR E VC VAI FICAR NA RUA, ALÉM DE PRECISAR DE UM GUINCHO. Recomendo o uso do aditivo PROAL da BARDAHL a cada tanque cheio de etanol e toda vez que chegar perto de casa, uns 2 ou 3 kms coloque para o álcool, ao sair faça o inverso depois de 3 kms e pelo menos 1 vez na semana, rode com o etanol por uns 10 kms. Esse aditivo, que é oleoso, promove a lubricidade que os dois combustíveis que seu carro utiliza não tem, além de ajudar na preservação da bóia, bomba e bicos.
4:55 um aditivo comprado à parte pode ajudar nessa lubricidade? Se sim, a cada quantos tanques devo adicionar um frasco de aditivo? Meu carro é somente a etanol.
Sim amigo, na composição existe agentes que melhoram inúmeros aspectos do combustível, inclusive a questão da lubricidade. Existe o uso para manter o sistema limpo, e para executar limpeza corretiva. Por isto use um para limpar primeiro, e utilize o aditivo para tratamento a cada 5 mil km ou 10 tanques.
@@DICASDOFIESTA duro do aditivado Shell é que a diferença de preço em relação ao etanol comum judia bem do bolso, né? Tenho visto que nos postos BR a diferença de preço pro aditivado é bem menor. Por questões de logística/preferência abasteço sempre em Shell, mas vou começar a procurar alguns BR confiáveis nos meus caminhos!
Trabalhei em posto uns 7 anos a cada 20 mil litros de gasolina e ADC 20 litros de aditivo tem posto que não põe nem 10 litros, faz uma diferente enorme pagar a mas por isso amigo 😂 quer ter lubrificação do seu motor compra aditivo por fora!
Como dito no vídeo, 30% antes do tempo normal (que acredito que o manual indique 10.000, isso se você estiver usando o óleo indicado no manual), ou seja, troca de óleo com 7.000 kms.
Me desculpem toda a engenharia de pensamentos... Kkk Mas só utilizo etanol em todos os carros que utilizo e digo que a manutenção é praticamente zero... Somente troca de óleo e filtros e ponto final.
Top demais. Então, e quem faz pouco ou nenhum revezamento dos combustiveis e resolve colocar aditivo no combustivel, coloca aditivo p veiculo flex ou comforme o combustivel no tanque?
É válido, caso vc prefira o etanol, o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Obrigado pela explicação. Mas tenho uma dúvida. Meu veículo é injeção direta aspirado. Só ultilizo etanol aditivado shell e de vez em quando adiciono um frasco de proal da da bhardal ou o total flex na hora do abastecimento. O etanol aditivado é melhor que a comum mesmo ou estou jogando dinheiro fora?não devo ultilizar etanol por causa da injeção direta? Já ultilizo a mais de 1 ano nunca tive problema. Qual sua opinião?
@@MarcosVinicius-vd3rg boa noite amigos, obrigado pela dica, mas com todo o respeito eu já assisti alguns vídeos desse canal e não confio no que ele diz. Na minha opinião ele faz mais polêmica do que explicação.
A SIEGER acabou de desenvolver uma fórmula para motores flex, que trata principalmente as reações do etanol no sistema de alimentação. Vou mostrar amanhã no Instagram. @carupoficial
Boa noite meu amigo ñ sei se vc pode me ajudar com uma dúvida que to meu palio weekend 16 valvula 1 .0 ano 2002 . ta baichando óleo saindo no escapamento eu posso colocar o bardahl prolonga muitos falam q ajuda tá fumando um pouco só de manhã não posso fazer o motor agora fica 10 mil reais ele tá com 198 mil kl rodado ou bardahl B12 se vc puder me dar uma dica agradeço muito um abraço
Tenho um Peugeot 206 1.4 flex 2008 completo, cprei zero, e já abasteci com álcool, e todo muito uso óleo sintético do fabricante, e já passou dos 3000 mil km s rodados manutenção normal, motor zerado limpo sem bora, sem vazamento s, faz 8 na cidade com au, na brs com ar faz 13 kmlitro de 1100 a 130 kms hora, se usasse gasobosta, já teria feito esse motor, já teria queimado junta do cabeçote, e nada, só troquei uma bomba d'água, a cada uns 4 ou 6 meses coloco um litro de querosene no tanque cheio e vou pá Br, e o bicho anda, forte, ninguém me passa fácil não, usar gasolina é matar seu motor a longo prazo, e outros carros tudo no álcool quem tem carro novo com injeção direta aí é bom revezar, 2xx1 ou seja dois tanques de álcool e um de gasosa, aí sem problema tbem,
Isso por que a gasolina carboniza o motor muito mais rápido,a gasolina tem o benefício de autonomia e partida a frio mais rápida,mas de médio a longo prazo vem os problemas por causa do excesso de carbonizaçao,já com álcool isso não acontece,o motor fica muito mais limpo.
Cara tenho um Civic g9 estou no etanol rodo apenas final de semana vc acha que seria melhor eu passa par gasolina o eis dono usar apenas apenas etanol vc pode me ajuda
No seu carro, por rodar muito pouco é melhor que vc encha o tanque com a gasolina Podium (que aguenta mais tempo de armazenamento sem estragar) e é bom colocar um frasco de aditivo Perfect Clean da koube ou BARDAHL ou STP. Essa gasolina faz o carro ficar até mais econômico por conta de sua maior octanagem e com o aditivo vc não vai ter problemas com carbonização pelo hidrocarboneto presente na gasolina. Mantendo o tanque cheio diminui a evaporação do combustível.
Bom dia a todos,,,,, por favor alguém sabe me informar porque o meu carro fica pingando água no cano de escape quando parado? Eu não uso o ar condicionado ok e um Fiat grand Siena Attractive 1.4- 2013, desde já agradeço.
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Olá, diga me uma coisa, vc disse que o auto consumo de alcool gera mairo degradação do oleo do motor. mas se por exemplo, vc roda 5000km com gasolina, ou 5mil km com alcool, independente de quantidade de litros de combustivel gasto, a degradação do oleo do motor, não deveria ser o mesmo, afinal, se rodou a mesma kolometragem, mesmo usando mais alcool, qual relação com isso? não seria necessario a mesma rotação do motor para rodar a mesma kilometragem? por que então usando alcool degradaria mais que a gasolina, tendo o mesmo parametro de km rodado, e não de litros consumidos?
A conclusao que eu chego é usar gasolina comum e colocar um bom aditivo no tanque. Etanol para carros com injeção direta não é legal e para injeção indireta, os malefícios são maiores que os benefícios.
Também prefiro se tiver compensando pelo valor. Motor fica mais potente e limpa o sistema. Na gasolina o motor fica mais fraco e grilando as vezes, além da carbonização.
Os problemas que o etanol causa em carros com injeção direta estão cada dia mais evidentes e você simplesmente ignora. Até o pessoal a revista O Mecânico, aquele professor que costuma fazer os vídeos, já está dizendo isso. Também já tem montadora indicando a alternância do combustível para prevenir esses problemas... A grande reclamação dos proprietários dessas carros (independente de marca e modelo) é justamente as quebras de bomba de alta pressão e de injetores. Te sugiro considerar essas evidências e dar uma atualizada nos seus conceitos...
Qual o real problema? As montadoras mandarem carros assim flex, pq aí já seria mais fácil de resolver, ou o combustível que é uma escolha do dono do veículo? Eu diria que o conceito depende da interpretação, talvez as montadoras façam isso de propósito msm sabendo que causa problemas em carros com injeção direta
Eu tive uma Ecosport 1.6 2014 e tinha uma etiqueta dizendo que vc deveria usar um tanque de gasolina a cada 4 de álcool. Isso há 10 anos atrás. Faz sentido o que vc disse sim.
PISTÃO DO BOMBARONIX ESTOURA COM ÁLCOOL E COM GASOLINA TB ... É CASO PERDIDO ... PARA COMPLETAR AINDA VEM COM UMA CORREIA DENTADA DE PLÁSTICO BANHADA NO ÓLEO DE BRINDE ... 🤣🤣🤣👎👎👎 ...
Uso etanol des de zero, esta com 190.000 sem nenhum problema até hj!
Classic advantage 2015
Classic, famoso rachador… 😂😂😂
@@fiateiroiguacu2900 que é isso? kkk
Muito boa explicação, mas o problema maior em nosso País é achar postos mesmo com bandeira com combustível não adulterado.🤦🏾♂️
Só uso etanol há mais de 2 anos! Tenho um Grand Siena 2018, 1.6 16v! Faço 8.2km/l na cidade e 11,8km/l na estrada. Não tenho nada a reclamar, pois é um combustível limpo e de melhor desempenho no meu carro. Recomendo!
Sou mecânico e concordo. Meu Civic 1.8 manual 2008 faz 7-5/8 na cidade e média de 12 na estrada usando etanol. As vezes boto gasolina mas meu carro fica melhor no álcool
peguei um GS 1.0 2019, ta fazendo 8,1 tbm no alcool. uso ar c a mulher no carro so. n achei muito economico ate aqui
@@danielgabriel3254 quanto faz com gasolina. Qual preço dos dois no seu posto.
Minha linha de pensamento,cada um faça suas contas e veja qual combustível é mais vantajoso pro bolso e use o que achar melhor pro bolso,a gasolina suja o motor mais rápido que o álcool que com o tempo o excesso de carbonizaçao provoca falhamentos no motor inclusive os "grilamentos" em que se resolve misturando um pouco de álcool,o álcool já deixa o motor mais limpo,em quesito à manutenção nenhuma peça fica no veículo até o mesmo ser sucateado,então peça quebrou coloca uma nova e vida que segue e cada um dê sua manutenção normal senão o veículo quebra,quem comprar seu carro de alto nível que prepare o bolso pra consertar,se não aguentar venda o veículo ou nem compre o mesmo,a tecnologia flex tá aí e não sei pra que tanta preocupação em alternância de combustível,basta cada um ler o manual do veículo e fazer o que se determina,antigamente existia carros somente a álcool e somente à gasolina e muitas vezes o veículo era sucateado sendo original e se usava normalmente,enfim,temos de tentar usar combustível de qualidade,fazer as manutenções normais com as trocas de peças normais,quem não puder manter o veículo não compre,ou se comprar que dê a manutenção correta como determina o manual do veículo e vida que segue até o veículo ser vendido.
E pra quem tem moto movida somente a gasolina?
Aí vem os problemas,falhamentos por causa da adulteração e da alta porcentagem ja que o motor pode não está preparado pra isso,aumento de consumo entre outros,diminuição da vida útil de algumas peças já que não foram projetadas ou preparadas pra uma elevada percentagem.
Concordo plenamente 👌 é só manter a revisão em dia 👊 Estamos juntos 👊 de Maceió Alagoas 👊👊
Isso aí
@@IgorSilva-ro1sb aí é complicado. Se for viajar considere parar apenas em postos de confiança e leve um tambor de combustível atrás se puder 😂
Usar aditivo da Bardal Proal no etanol ajuda de mais na lubrificação 😊
Só uso etanol no meu peugeot 208 1.5 8v sem problemas até hoje. Já são 11 anos usando somente etanol. Esse ano vou ver se troco de carro.
Muito bom as explicações, tenho ONIX LT 2014 com 64mil km rodados, sempre alterno, encho tanque 2x na gasolina rodo por um período na gasolina, após alterno pro etanol enchendo tanque 2x mas sempre é bom está aprendendo coisas novas para o melhor desenvolvimento do carro
Obtive, sempre, êxito no uso de gasolina comum associada à aditivos comprados à parte, direto no tanque, que promovem limpeza, economia e melhoramento de performance.
Utilizo o Bardal, STP ou Perfect Clear. A limpeza é comprovada a partir da observação do corpo de borboleta/TBI, que fica num aspecto de novo, sem nenhum grama de sujeira encrostada/carbono!!!!
Obs: observei estudos de engenheiros mecânicos que afirmam que a adição de 20% de gasolina no etanol, inibe os problemas de oxidação causados pela água presente nesse combustível, que afetam bicos, bomba e outros componentes, além de assegura a lubricidade que o combustível fóssil, em questão, promove.
Aqui seria interessante ter combustíveis com base no etanol e proporções de gasolina para trazer esses benefícios como no caso dos EUA tem o E70 e o E85.
Mais tenho minhas dúvidas afinal o etanol que é adicionado na gasolina é o anidro que tem menos água na sua composição sendo mais puro e desconfio que ele se mistura melhor por esse fator mais não tenho certeza.Ja usei diferentes graduações de etanol com gasolina e vi o beneficio da partida a frio muito melhor por exemplo. No consumo não vi tanta desvantagem mais acredito nisso que você falou e vou buscar mais estudos a respeito dessa mistura se nela tem algum malefício no motor
Ótima orientação eu tenho uma strada 2021 e um HB 20 eu alterno gasolina e etanol nos 2
Ao invés dos 20% de gasolina, tem o etanol aditivado, cujos aditivos promovem a inibição da oxidação, limoeza de sujeiras provenientes e lubricidade.
@briannazario4336 A quantidade de aditivo presente no etanol aditivado é pífia, agindo à longo prazo. Mas se utilizar os 20%(+ ou -7 L) de gasolina somada com o aditivo PROAL, terá mais resultado em curto prazo, preservando todo o sistema. A gasolina somada com o aditivo direto no tanque serve também para erradicar a formação de gel que o etanol produz no tanque.
Fiz um bate e volta ate sao roque, com cem conto de alcool quase 200 km, deu pra ir e voltar e sobrou um pouco ainda pra anda dentro da cidade, com uma parati flex 2005.
Carro turboflex injecão direta: Nao quer problemas ? Use gasolina de postos confiáveis e adicione aditivo para gasolina (não para flex) a cada 2 tanques. E aqueça SIM o carro na primeira partida do dia por 5 minutos. Vejo na prática os resultados exatamente nas revisões no momento da troca de óleo (contaminação mínima). Respeito as opiniões divergentes.
So usar etanol aditivado da shell ou etanol grid dos postos BR pois eles possuem lubrificantes
Gostei da dica
Só uso gasolina eu devo usar gasolina aditivada de vez em quando?
E também usar o álcool de vez em quando?
Etanol também entrega bico injetor e bomba de combustível pela quantidade de água falta de lubricidade
Fala isso pro meu corsa 2012, a vida toda no álcool com bicos originais
Não mesmo.
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Meu corsa classic 2011 até hoje no etanol 165 mil km bicos originais e por conta de cuidado meu embreagem também original quero ver até quanto co segue rodar essa embreagem .
Eu gosto do etanol pela forma como meu carro fica mais esperto, mas aqui no sul, apesar de sempre ter gasolina no injetor, a primeira partida do dia é sempre mais chata, e como só levo as crianças na escola e retorno pra casa, a temperatura ideal de trabalho não alcançada, o que prejudica a vida útil do motor e do óleo. Mas sempre que vou pegar estrada, busco abastecer com etanol.
Cara, acho que ai no Sul compensa mais a gasolina.
Até o preço são bem equiparados
@@dennerpulquerio9093 etanol 3,99 gasolina 6,39 em alguns postos
Abasteço gasolina num Shell no município vizinho a 5,69
O que ainda faz o etanol compensar mais, sem contar que pela taxa de compressão, meu motor é mais eficiente no álcool.
Mas eu sempre procuro alternar os combustíveis, pra melhor durabilidade de todos os componentes, conforme explicado neste vídeo.
Seria legal fazer um video sobre os motores monocombustíveis, só a gasolina e a alcool. Falando dos componentes q mudan e tudo mais!
Tenho um corsa premiun 1.4 2008 flex faz 4 meses. Sempre andei na gasolina, achava estranho principalmente nas arrancas que o motor dava umas "cabeçadas", mas até ai tudo bem, do restante tava tudo normal. Ontem troquei de gasolina para etanol. O carro virou outro, tá rodando mais macio, caladinho, mais potênte e o consumo em sí não alterou tanto pra mim. Ou seja, agr o corsinha vai rodar apenas no alcool. Recomendo o teste.
Igual carro turbo .. só se anda no álcool... Eles correm bem mais sim... Na gasolina o carro fica mais lento!! Também percebi isso!
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Eu sempre gostei de usar mais etanol. Como sou muito enjoado com meu a faço as preventivas com frequência. Os mecânicos ficaram impressionados quando viram a tbi do me carro quando pedi pra fazer uma limpeza hehehe ela já estava. Limpinha. Mas de toda forma pedi que eles passassem o descarbonizante na tbi toda
Hoje com a porcentagem de 35% na gasolina de álcool isso e a norma mais não Brasil com esse combustível de péssima qualidade tá difícil motores durarem muito tempo
Interessante usando só etanol o óleo na troca está claro e limpo, porém não foi dito que a queima do etanol exige mais do cabeçote podendo causar problemas prematuros ....teria uma mistura ou porcentagem perfeita para tirar o melhor de cada combustível e reduzir os malefícios???
Ando 3 meses na gasolina ⛽️ 3 meses no álcool pra alterna entre eles assim tem todos os benefícios 😅
tem alguma novidade ainda: gasolina formulada e gasolina refinada, possivelmente estamos usando gás, que pode está até dando mais b.o que refinada?
Valeu pela orientação Eng. Kleber, eu troco o óleo a cada 5. Mil km; ou 6 meses, uso 3 tanques de álcool com Proal aditivo e 1 tanque gasolina comum com aditivo flex no motor TSI, que você ajudou a elaborar na VW, abraço
Trocar o óleo com 5 mil km é jogar dinheiro fora
Minha Dodge é a cada 6 meses mesmo ou 6.000km, segundo o manual...
@@joogli5754no manual do carro está claro. Uso severo: 5.000km, Uso normal: 10.000km. Ler o manual é bom.
@@daniellima6071 no manual tbm fala para não trocar óleo do câmbio automático e nem por isso vou obedecer o manual
@@joogli5754 aí você tem o cuidado de trocar o óleo do câmbio mas não do motor com antecedência? Não vejo nenhuma coerência aí 🤦🏻♂️
Caro Kleber, tenho um T.Gross, 1.0 TSI, 2020, Turbo, 3 cilindros com 15000 km.
Pergunto:
Sempre usei óleo VW- 50888 OU 50999
Agora fora da garantia na embalagem do óleo abaixo consta:
Magnatec Castro Prof 508
recomendado para Volkswagem , Aprovação VW-50888 E 50999
PERGUNTO:
POÇO MUDAR POR MOTIVO DE PREÇO?😇
Show de dicas Kleber parabéns
BOA ORIENTAÇÃO PRECISA FALAR DO ETANOL ADITIVADO
Se usa pra Lubrificar....a cada 5 abastecida, coloca uns R$ 100 de Etanol Aditivado pra Limpar o Sistema .....Vi no Auto Esporte ( Explicação )
Tava pensando em mudar de combustível to usando álcool meu carro é um palito sporting Dualogic 2016 tá fazendo 5.8 no álcool na cidade to achando que tá bebendo muito
Caramba...faço 6 no álcool em uma s10 2017 flex...na cidade...
Troque de carro..😅
Conclusão, fazer sempre o revesamento entre etanol e gasolina. Eu uso no meu ONIX PLUS 4 tanques cheios de ETANOL com aditivo PROAL, e 2 tanques de GASOLINA com aditivo BARDHAL FLEX ou CLEN GAS. ZEFINIR. KKKKKK
E se por exemplo Se colocar 100 reais de etanol e 20 de gasolina no carro flex não ficaria bom?
Parabéns pela explanação.
Obrigado 🙏🏻
Esses vídeos,só causam confusão! Porque são muitos falando do mesmo assunto, porém cada com uma história ou conceito diferente.
Muito bem explicado
Meu carro é no gnv e etanol. Estou querendo mudar para gnv e gasolina, por conta da lubrificação. Um mecânico amigo do meu pai falou que gnv e etanol são combustíveis secos e pode danificar me cabeçote. Me carro é um classic 2014.
Dá uma pesquisada se há alguma indicação da fabricante do seu carro. Tenho um corolla, resolvi testar etanol pela primeira vez esse mês, mas pesquisando se havia alguma cuidado "extra" a ser tomado na troca da gasolina para o etanol, descobri que no manual do carro, tem uma recomendação de abastecer com gasolina pelo menos uma vez acaba 10 mil km
Seu carro está calibrado para ETANOL e GNV pela empresa que fez a conversão. NÃO COLOQUE GASOLINA, POIS A CENTRAL DE GNV VAI DESPROGRAMAR E VC VAI FICAR NA RUA, ALÉM DE PRECISAR DE UM GUINCHO.
Recomendo o uso do aditivo PROAL da BARDAHL a cada tanque cheio de etanol e toda vez que chegar perto de casa, uns 2 ou 3 kms coloque para o álcool, ao sair faça o inverso depois de 3 kms e pelo menos 1 vez na semana, rode com o etanol por uns 10 kms. Esse aditivo, que é oleoso, promove a lubricidade que os dois combustíveis que seu carro utiliza não tem, além de ajudar na preservação da bóia, bomba e bicos.
Só uso aditivada
Tenho um carro a gasolina e só ando misturado e as vezes no etanol puro, carro anda normal
4:55 um aditivo comprado à parte pode ajudar nessa lubricidade? Se sim, a cada quantos tanques devo adicionar um frasco de aditivo? Meu carro é somente a etanol.
Existe etanol aditivado, Shell, BR, já fazem isso.
@@DICASDOFIESTA legal isso, mas eu gostaria de comprar à parte. Acho melhor pra eu poder avaliar o produto e ver qual é o melhor pra mim.
@@thiagophillip1996 pode usar o aditivo proal frasco azul da bardhal esse é top.
Sim amigo, na composição existe agentes que melhoram inúmeros aspectos do combustível, inclusive a questão da lubricidade.
Existe o uso para manter o sistema limpo, e para executar limpeza corretiva.
Por isto use um para limpar primeiro, e utilize o aditivo para tratamento a cada 5 mil km ou 10 tanques.
@@DICASDOFIESTA duro do aditivado Shell é que a diferença de preço em relação ao etanol comum judia bem do bolso, né? Tenho visto que nos postos BR a diferença de preço pro aditivado é bem menor. Por questões de logística/preferência abasteço sempre em Shell, mas vou começar a procurar alguns BR confiáveis nos meus caminhos!
No meu celta 2001 eu só uso gasolina aditivada
Boa!
Celta… 😂😂😂
Trabalhei em posto uns 7 anos a cada 20 mil litros de gasolina e ADC 20 litros de aditivo tem posto que não põe nem 10 litros, faz uma diferente enorme pagar a mas por isso amigo 😂 quer ter lubrificação do seu motor compra aditivo por fora!
@@AMORTEOFCQual tipo de aditivo posso usa?
Tenho um Gol G4 1.0 e uso Etanol já fazem uns 50.000km, uso Sintético 5w 40, qual sua recomendação em KM para a troca do óleo?
Como dito no vídeo, 30% antes do tempo normal (que acredito que o manual indique 10.000, isso se você estiver usando o óleo indicado no manual), ou seja, troca de óleo com 7.000 kms.
Valeu por essa dica
O Etanol vale mais no carro 1.0? Alguém me explica, por gentileza?
Usando etanol vc ganha um pouco de potência.
Me desculpem toda a engenharia de pensamentos... Kkk
Mas só utilizo etanol em todos os carros que utilizo e digo que a manutenção é praticamente zero... Somente troca de óleo e filtros e ponto final.
Há algum problema se alternar, por exemplo, 4 tanques com gasolina e depois 4 tanques com etanol?
Ele cita 3 tanques gasolina e 1 de etanol
Top demais. Então, e quem faz pouco ou nenhum revezamento dos combustiveis e resolve colocar aditivo no combustivel, coloca aditivo p veiculo flex ou comforme o combustivel no tanque?
É válido, caso vc prefira o etanol, o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
Obrigado pela explicação.
Mas tenho uma dúvida. Meu veículo é injeção direta aspirado. Só ultilizo etanol aditivado shell e de vez em quando adiciono um frasco de proal da da bhardal ou o total flex na hora do abastecimento. O etanol aditivado é melhor que a comum mesmo ou estou jogando dinheiro fora?não devo ultilizar etanol por causa da injeção direta? Já ultilizo a mais de 1 ano nunca tive problema. Qual sua opinião?
De uma olhada no canal High torque , ele fala bastante sobre os carros de injeção direta e seus malefícios usando etanol
@@MarcosVinicius-vd3rg boa noite amigos, obrigado pela dica, mas com todo o respeito eu já assisti alguns vídeos desse canal e não confio no que ele diz. Na minha opinião ele faz mais polêmica do que explicação.
Qual seria uma sugestão? Fica menos pior abastecer 2x com etanol e 1x com gasolina ? neste caso revessando?
Com certeza, se o motor é flex, analisamos o que compen$a mais!
👉 GASOLINA COMUM 5,29
👉 ETANOL COMUM 3,49
Quantos tanque em média para limpar a cabeça do pistão, ele ajuda a limpar o motor né ?
Q esclarecimentos !
Valeu!!
A Excelência em mecânica de automóveis o conhecimento faz toda a diferença.parabéns 🎉🎉
Eu faço rotação de combustível.
3 tanques de Gasolina e 1 no álcool.
Erradíssimo, tem que ser 3 tanques alcoól e 1 gasolina
@@ReedBuulTNT concordo, 3 de alcool e 1 de gasolina
Quantos tempo para fazer a troca do aditivo no no radiador do celta 2001
Vamos falar sobre isto nos próximos vídeos amigo!
Vídeo show.
Qual aditivo via tanque para ajudar nesta limpeza vocês indicam ? Tenho c4 lounge Flex.
A SIEGER acabou de desenvolver uma fórmula para motores flex, que trata principalmente as reações do etanol no sistema de alimentação.
Vou mostrar amanhã no Instagram.
@carupoficial
Rapaz eu rodo mais na gasolina rodo mais e no alooco n so boto álcool quando esta barato
eu e o carro recomendamos etanol
Boa noite meu amigo ñ sei se vc pode me ajudar com uma dúvida que to meu palio weekend 16 valvula 1 .0 ano 2002 . ta baichando óleo saindo no escapamento eu posso colocar o bardahl prolonga muitos falam q ajuda tá fumando um pouco só de manhã não posso fazer o motor agora fica 10 mil reais ele tá com 198 mil kl rodado ou bardahl B12 se vc puder me dar uma dica agradeço muito um abraço
Tenho um Peugeot 206 1.4 flex 2008 completo, cprei zero, e já abasteci com álcool, e todo muito uso óleo sintético do fabricante, e já passou dos 3000 mil km s rodados manutenção normal, motor zerado limpo sem bora, sem vazamento s, faz 8 na cidade com au, na brs com ar faz 13 kmlitro de 1100 a 130 kms hora, se usasse gasobosta, já teria feito esse motor, já teria queimado junta do cabeçote, e nada, só troquei uma bomba d'água, a cada uns 4 ou 6 meses coloco um litro de querosene no tanque cheio e vou pá Br, e o bicho anda, forte, ninguém me passa fácil não, usar gasolina é matar seu motor a longo prazo, e outros carros tudo no álcool quem tem carro novo com injeção direta aí é bom revezar, 2xx1 ou seja dois tanques de álcool e um de gasosa, aí sem problema tbem,
Acredito que usar a gasolina é melhor, mesmo porque na gasolina já tem etanol
Etanol anidro, do contrário, o etanol "puro" é hidratado.
Só discordo que o óleo fica mais degradado, pois até a cor dele, usado no álcool, é bem clara
Isso por que a gasolina carboniza o motor muito mais rápido,a gasolina tem o benefício de autonomia e partida a frio mais rápida,mas de médio a longo prazo vem os problemas por causa do excesso de carbonizaçao,já com álcool isso não acontece,o motor fica muito mais limpo.
Cara tenho um Civic g9 estou no etanol rodo apenas final de semana vc acha que seria melhor eu passa par gasolina o eis dono usar apenas apenas etanol vc pode me ajuda
No seu carro, por rodar muito pouco é melhor que vc encha o tanque com a gasolina Podium (que aguenta mais tempo de armazenamento sem estragar) e é bom colocar um frasco de aditivo Perfect Clean da koube ou BARDAHL ou STP. Essa gasolina faz o carro ficar até mais econômico por conta de sua maior octanagem e com o aditivo vc não vai ter problemas com carbonização pelo hidrocarboneto presente na gasolina. Mantendo o tanque cheio diminui a evaporação do combustível.
Eu coloco 70% gasolina e 30% alcool ,sera que da poblema ?
A gasolina já tem isso de álcool
Então tá quase 50/50
Meu carro é um Renault kwid intense 2024 o motor tem uma taxa de compressão de 11-5-1 qual o combustível deve usar para não detonar o motor???.
Usa podium nessa jabiraca
Bom dia a todos,,,,, por favor alguém sabe me informar porque o meu carro fica pingando água no cano de escape quando parado? Eu não uso o ar condicionado ok e um Fiat grand Siena Attractive 1.4- 2013, desde já agradeço.
Pode ser q o álcool q vc está usando tenha muita água experimenta trocar de posto
Basta colocar o aditivo Bardal a cada des mil km..
“Des” mil? Melhor mijar no tanque, com todo esse intervalo que vai limpar melhor… 😂e
Quantos tanques de etanol para limpar o motor do carro?
vai uns 2 aí mais ou menos
Etanol,detona mais o escapamento,e bicos injetores,mas eu prefiro Etanol,motor limpinho,oleo limpinho,cheiro bom pelo escape,carro anda mais...
É válido o uso de 7 L de gasolina + 1/2 frasco de aditivo BARDAHL PROAL para cada tanque cheio, para manter a lubricidade, que é baixa no etanol e anulação do ataque químico que o etanol faz com o sistema de alimentação desde o tanque( bomba e bóia), passando por bicos e escape.
O segredo é manter a manutenção em dia, abastecer em posto de confiança e rezar. 😂😂😂
4 tanques de álcool 1 de gasolina
Da fora que esta aqui o preço .o etanol sempre mas em conta.eu sempre vou da preferencia
No Brasil onde a gasolina é adulterado com agua e outros adittivos isso nao tem relevância nenhuma
Olá, diga me uma coisa, vc disse que o auto consumo de alcool gera mairo degradação do oleo do motor. mas se por exemplo, vc roda 5000km com gasolina, ou 5mil km com alcool, independente de quantidade de litros de combustivel gasto, a degradação do oleo do motor, não deveria ser o mesmo, afinal, se rodou a mesma kolometragem, mesmo usando mais alcool, qual relação com isso? não seria necessario a mesma rotação do motor para rodar a mesma kilometragem? por que então usando alcool degradaria mais que a gasolina, tendo o mesmo parametro de km rodado, e não de litros consumidos?
Tb estou na dúvida.
Mas acho q pelo oq ele falou: álcool batizado, vai evaporar e ai vai soltar muita água q vai misturar com o óleo.
Etanol não tem octanagem. Ele tem uma detonação mais alta.
Etanol e aditivo para o mesmo a cada 50 lts.
Etanol no verao e gasolina no inverno kkkk pronto
Nem precisa ser assim,basta colocar 5 litros de gasolina quando for abastecer com álcool,assim já resolve.
E assim q faço
A conclusao que eu chego é usar gasolina comum e colocar um bom aditivo no tanque.
Etanol para carros com injeção direta não é legal e para injeção indireta, os malefícios são maiores que os benefícios.
Se for usar, recomendo a alternância para ter os benefícios!
Abração
@@carupdicasautomotivas a alternância seria colocar álcool uma vez, quando estiver acabando colocar gasolina e vice-versa?
Só uso Etanol 👏🏻
Use gasolina
Boa 👍
@@joogli5754 Não.
Também só uso etanol
Também prefiro se tiver compensando pelo valor. Motor fica mais potente e limpa o sistema. Na gasolina o motor fica mais fraco e grilando as vezes, além da carbonização.
Os problemas que o etanol causa em carros com injeção direta estão cada dia mais evidentes e você simplesmente ignora. Até o pessoal a revista O Mecânico, aquele professor que costuma fazer os vídeos, já está dizendo isso. Também já tem montadora indicando a alternância do combustível para prevenir esses problemas... A grande reclamação dos proprietários dessas carros (independente de marca e modelo) é justamente as quebras de bomba de alta pressão e de injetores. Te sugiro considerar essas evidências e dar uma atualizada nos seus conceitos...
Qual o real problema? As montadoras mandarem carros assim flex, pq aí já seria mais fácil de resolver, ou o combustível que é uma escolha do dono do veículo? Eu diria que o conceito depende da interpretação, talvez as montadoras façam isso de propósito msm sabendo que causa problemas em carros com injeção direta
Eu tive uma Ecosport 1.6 2014 e tinha uma etiqueta dizendo que vc deveria usar um tanque de gasolina a cada 4 de álcool. Isso há 10 anos atrás. Faz sentido o que vc disse sim.
O etanol ajuda a corroer o escapamento?
sim
e se eu usar 100 reais de Etanol...e quando acabar eu usar 100 reais de Gasolina que vc diz ???
Tanto faz
Resumindo ,nenhum presta kk
E não falou sobre o etanol 85 mais uma vez
Onde você compra?
Fala galera beleza 😊
Belezaaa!!
Meu carro é flex um Onix plus 1.0 pra usar o etanol precisa ter alguma troca de relação ou muda a relação do veículo?
Onix 😂😂😂
Gasolina é melhor
Melhor gasolina,que já vem com álcool kkkkkk
Resumindo, ESTAMOS FUD...
PISTÃO DO BOMBARONIX ESTOURA COM ÁLCOOL E COM GASOLINA TB ... É CASO PERDIDO ... PARA COMPLETAR AINDA VEM COM UMA CORREIA DENTADA DE PLÁSTICO BANHADA NO ÓLEO DE BRINDE ... 🤣🤣🤣👎👎👎 ...
3 tanques de gasolina e um de etanoiz
Conversa fiada