Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo: Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Valeu, bons estudos!!!
Boa tarde professora Fábio, tudo bem? Sou Unidio, estudante de instituto superior politécnico de gaza em Moçambique, em engenharia Hidráulica, gosto muito das suas aulas, aprendo muitos coisas com esses vídeos incríveis e gostaria de estar aí em Brasil com o senhor, para aprender mais!
8 месяцев назад
Oi, Unidio, tudo bem? Que legal seu comentário, agradeço muito. Espero que tenha muito sucesso com a carreira escolhida e que você traga bons frutos pro saneamento. Quase tudo que ensino nos cursos presenciais eu também gravo e coloco aqui no canal então, mesmo à distância, você está tendo o mesmo aprendizado que meus alunos aqui. Bons estudos e obrigado pelo comentário!!!
Boa tarde, muito obrigada esta aula ajudou muito a perceber melhor estes conteúdos. Abraço de Portugal
3 года назад+1
Oi, Ana! Que honra, muito obrigado pelo comentário. Em breve devo regravar essa aula, deixar muito mais completa e falar de mais desinfetantes. Abraços!
Adorei a comemoração 🤣🤣🤣🤣 a aula foi muito boa, como sempre! Apesar do conteúdo um pouco mais complexo, foi muito bem passado. 👏🏻👏🏻👏🏻
2 года назад+1
Hahaha... Nossa, essa é uma aula bem antiga. Eu usava muito com meus alunos do curso técnico durante a pandemia para a disciplina de tratamento de água. Agora preciso regravar, atualizar a aula e tal. Obrigado pelo comentário, Marina!
Me ajudou muito na minha revisão 💖🙈 obrigada professor!
3 года назад+1
Oi, Ana Paula! Que bom!!! A ideia é essa mesmo, alcançar a todos que possam ser ajudados pelos conteúdos. E fico à disposição se tiver alguma dúvida. Abraços!
😂😂😂😂😂 caro Professor Fábio, uma dúvida caso possa ajudar. Como determinar a concentração do hipoclorito de sòdio, o fornecedor informa 12%, tem algum método para validar esta informação. Grato pelos conteúdos. ❤
Год назад
Fala, Wesley, tudo bem? Sim, meu caro, podemos fazer o método iodométrico para isso. Estou colocando aqui o link desse método: ruclips.net/video/1XwN53gtgoQ/видео.html Aqui no vídeo o ensaio é feito para determinação de cloro residual, mas o princípio e a metodologia é a mesma para determinação do teor de cloro em produtos químicos. Se você pesquisar aqui no RUclips, vai ter alguns outros vídeos de outros professores fazendo esse ensaio (geralmente para água sanitária). Joia? Espero ter ajudado. Abraços, até breve!
Me divirto muito nos seus vídeos 😂😂😂😂😂 ainda aprendo demais 😍
2 года назад
Que bom! Essa é a ideia! Alguns vídeos permitem uma brincadeirinha ou outra, outros eu nem consigo pensar em nada divertido no meio... mas fico mto feliz em saber! Bons estudos!
O parâmetro conforme fecal está obsoleto. O Professor Daniel Cerqueira tem um artigo.muito interessante sobre isso.
3 года назад+1
Oi, Cristina! Sim, está obsoleto. Essa aula foi gravada e postada em dezembro do ano passado, quando o Anexo XX da PC5 ainda vigorava com o texto da Portaria 2914. A Portaria 888 que atualizou diversos padrões físico-químicos e microbiológicos só seria publicada mais tarde, em maio de 2021. Tenho também três vídeos explicando essas alterações, seguem os links: ruclips.net/video/ZrTe_hp08Xc/видео.html (parte 1) ruclips.net/video/ThiDuEgZe84/видео.html (parte 2) ruclips.net/video/qe3Zz8O2Iaw/видео.html (parte 3) Irei deixar na descrição essa observação. Obrigado! ;D
Ótima aula professor! Qual a concentração (ppm) de cloro ideal para matar as bactérias?
2 года назад+1
Fala, Jorge!!! Bom... depende... se for na desinfecção a gente vai jogando cloro até que a saída do tanque de contato apresente o teor de cloro residual dentro do que pede a legislação. Se for um manancial muito sujo isso pode chegar a 5 mg/L pra sair do tanque com algo em torno de 1,5 mg/L. Então... depende, joia? Valeeeeeeu!
Boa tarde, qual sua opinião sobre a eficiência do isocianurato de sódio em relação aos demais, para uma ETA que tem sua produção consumida diariamente?
Год назад+1
Olá, joia? Os compostos isocianuratos têm algumas vantagens. Acho que a principal delas é que praticamente não se formam trihalometanos nas reações do cloro com matéria orgânica. Então, em mananciais eutrofizados ou com despejos antrópicos o cloro orgânico é uma possibilidade para oxidar esses compostos, melhorando a qualidade da água tratada. Não encontrei ainda nenhum estudo que coloque em xeque a qualidade da água tratada em relação a outros subprodutos formados, principalmente o ácido cianúrico. Então, por hora, acho vantajosa a sua aplicação quando o custo/benefício for interessante.
Perdão vi agora- os sites falam de HIpoclorito de sódio (NaClO) (água sanitária) e não de Íon Hipoclorito (ClO-)
2 года назад+1
Oi, Isabella, desculpe a demora! Isso mesmo que você colocou aqui! O íon hipoclorito não tem ação desinfetante, mas associado ao cálcio ou ao sódio a conversa é outra. Mas sozinho, sem ninguém, apenas o íon ClO-, então ele não é eficiente. Ótima colocação!
Parabéns, pelos vídeos professor. Todos com uma excelente didática! Gostaria de tirar uma dúvida, na sua opinião qual tipo de "cloro" é o ideal para o ser usado em poços com a finalidade para água potável, usamos como ferramenta a bomba dosadora. Agradeço desde já.
2 года назад
Oi, Bianca! Obrigado pelo comentário. Valeu. Bom, para poços usa-se muito o hipoclorito de sódio. Ele vem em bombonas e instala-se uma bomba dosadora na linha de recalque que vai direto para a caixa d'água. Isso ajuda a manter a rede limpa, também. O hipoclorito de sódio é barato, fácil de usar e armazenar, só tem o inconveniente de precisar da bomba dosadora que consome energia elétrica. Há opções no mercado de substituir pelo hipoclorito de cálcio com dosadores que dispensam energia elétrica, mas as pastilhas vão se decompondo e liberando quantidades menores de cloro, então requerem um cuidado mais intensivo sobre a cloração. Joia? E na dúvida vamos conversando. Abraços, até breve.
Professor parabéns pelos seus vídeos, são muito didáticos. Gostaria de saber se o senhor tem alguma aula específica sobre oxidação no tratamento de agua e esgoto. Eu estou pensando em comprar o seu livro mas antes queria ter acesso ao sumário. é possivel?
2 года назад
Oi Oi! Muito obrigado! Bom, até o momento não tenho nenhum vídeo específico sobre esse assunto. Apenas os mais tradicionais relacionados ao tratamento de efluentes. Eu posso te enviar o sumário sim, tem como vc me mandar um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com ? Então eu te passo por lá, pode ser? Valeu, até breve!
Prof. Onde consigo comprar produtos para aglutinação?
2 года назад
Oi, João. Eu não sei te dizer ao certo. Faço parte de um grupo de operadores e tratadores de água no Facebook e tenho certeza que por lá alguém pode te ajudar com um bom vendedor. Tem Facebook? Quer que eu te passe o link?
@@joaobatistamachado3667 facebook.com/groups/285743864866819 facebook.com/groups/287510348037441 Com esses dois grupos tenho ctz que alguém vai poder te ajudar! Boa sorte!
Ótima aula, professor, está me ajudando bastante! Tenho uma dúvida quanto a cloração: estou estudando a utilização de uma água de poço que passa por um sistema de ultrafiltração como água potável, para garantir o cloro residual é necessário um tanque de contato para a desinfecção ou eu poderia adicionar direto um dosador de cloro na linha que envia às caixas d'água? Caso precise do tanque, qual a quantidade de cloro que deve ser aplicado para seguir as tabelas de tempo de contato da portaria?
2 года назад+1
Oi, Bruno, tudo joia? Para fazer o uso ou não do tanque de contato para mananciais subterrâneos, devemos seguir o que diz o artigo 31, § 1º da Portaria de Consolidação 5, anexo XX (alterada pela portaria 888). Nesse artigo/parágrafo diz que o uso de tanques e tempos de contato especificados na portaria para mananciais subterrâneos são necessários se for detectada a presença de E.coli no seu manancial. Caso contrário, segue-se apenas o uso do desinfetante para manter o teor residual exigido. Se houver a contaminação por E.coli e surgir a necessidade de usar um tanque de contato para cumprir os anexos, aí a coisa fica mais complicada, pois geralmente não há espaço físico para isso e o custo fica inviável. Nesses casos opta-se por outro processo de desinfecção como o uso de luz UV ou ozonização que podem ser feitos em linha, aplicando o cloro posteriormente para garantia do residual exigido. Certo? Vamos conversando, abraços!
Professor poderia fazer um vídeo comparando tratamento com cloro, ozônio e lâmpadas UV. Se podemos substituir o cloro totalmente por UV ou ozônio.segundo a portaria 888?
2 года назад+1
Fala, Daniel, joia? Posso pensar em algo do tipo sim. E para a sua pergunta a resposta é: "parcialmente". Você pode sim fazer toda a desinfecção usando apenas UV ou ozônio (artigos 30 e 31), mas de qualquer forma você deverá obrigatoriamente usar o cloro para deixar um residual na rede de abastecimento (artigos 32 e 33). Ou seja, de qualquer forma o cloro ainda será necessário, mas em menor quantidade e para deixar um residual (pois nem o ozônio e nem a luz UV deixam residuais). Joia? Abraços, até breve!
Em relação ao E-book, só temos acesso a comprar pelo WhatsApp?ou tem um site que dá p adquirir?
2 года назад+1
Oi, Wanna!! Você pode comprar pelo site da Hotmart. Se eu puder sugerir, peço pra aguardar mais uns dias, pois vou lançar a 2a edição atualizada e ampliada.
A partir de quanto de turbidez ou cor começa a formatação dos trihalometanos?
Год назад
Oi, Daniel! Essa resposta não é bem precisa, pois os THMs dependerão também das dosagens de cloro aplicada. Mas, turbidez acima de 200 uT causadas por material orgânico e altas doses de cloro podem favorecer a formação desses subprodutos.
Boa tarde . É só na pressão . A esfera do colorimetro esta baixando a cada instante . Imagine . O operador tem que ir abrindo o registro do cilindo o tempo todo para não zerar o residual .
@@fabiocarval5209 Muito provavelmente é a mudança de fase do cloro dentro do cilindro. O cloro é um gás muito volátil e tende a sair da fase líquida facilmente e, consequentemente, os manômetros de pressão podem variar bastante ao longo do dia. Será que os cilindros não estão recebendo luz do sol? Ou alguma outra fonte de calor? Eu investigaria essa possibilidade primeiro. A outra seria algum problema nos bicos injetores que podem estar falhando, criando essa oscilação da pressão de injeção.
Bom dia Professor Água com teor de Cloro Residual Livre na faixa de 0,25, percebo que após alguns dias parada fica com sabor de cloro na água retirada do fundo da caixa. Isso é normal?
2 года назад+1
Oi, Odair, tudo bem? Olha, a concentração é bem baixinha e, em se tratando de cloro residual livre, após alguns dias parada esse teor deveria desaparecer, inclusive. A ocorrência de gosto de cloro na água está associada à cloraminação (combinação de cloro com amônia), mas nesse caso a concentração informada estaria bem abaixo da recomendada e seria para o cloro combinado, não para o cloro livre. Pode ser outra coisa que esteja causando esse gosto. Continue acompanhando e vamos conversando. Abraços, até breve!
Nossa, eu tenho adicionado hipoclorito 12% nas caixas d'água. Água proveniente de poço artesiano. Também tem aparentemente ferro e manganês. Não sei como fazer para resolver isso, até achei estar fazendo certo
2 года назад+1
Fala, Luciano, bom diaaa! Se você adiciona o hipoclorito, geralmente já é o suficiente pra desinfecção. Só tem que se atentar para o excesso ou se há a presença de matéria orgânica, certinho? Abraços, até breve!
Oi, Israel, joia? Apenas 1, o Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos. Em dezembro lancei a 2a edição, atualizada, revisada e ampliada.
Na empresa que trabalho retiramos água de poço artesiano passamos em uma casa de cloro e depois distribuímos nos bebedores precisamos fazer algum outro tipo de tratamento além do processo de cloragem?
2 года назад+1
Oi, Daniel, tudo bem? Água de poços seguros não requerem tratamento tradicional, basta a desinfecção mesmo. Em geral, a água de poço é segura e contém uma qualidade muito boa em relação à cor, turbidez, presença de patogenos, etc. Pode ocorrer a presença de ferro, dureza elevada ou outro mineral presente mas, na média, é muito mais segura e homogênea que águas superficiais, portanto, o que sua empresa faz (até onde me cabe) parece ser o correto sim! Abraços e vamos conversando!
@ este tipo de água de poço não seria necessário, além da cloração, uma filtração?
2 года назад+3
@@brenolemos9541 oi, Breno! Legalmente não há nenhuma obrigação para que se faça a filtração. Águas de poço profundo (geralmente) contém quase nada de turbidez e menos ainda de cor, pois o subsolo já atuou para eliminar essas propriedades. O cloro vai remover os microrganismos eventuais e oxidar a cor e turbidez que, eventualmente, venham na água bruta. Então, a desinfecção sim é obrigatória, mas a filtração não! Claro que isso pode variar de poço pra poço, a depender da qualidade da água bruta. E vamos conversando! Até breve!
Professor fiz a cloração da água da chuva usando água sanitária. Em 100mL de água da chuva adicionei 4ml de água sanitária 2,5%. Antes da cloração o pH da água estava 7.0 , após a cloração o pH caiu para 6.0. Isso se deve a formação do ácido hipocloroso?
2 года назад+1
Oi oi! Sim, esse é um motivo muito provável. A dissociação do cloro forma o ácido hipocloroso que é o agente desinfetante de fato. Mas, por ser uma espécie ácida, ele faz diminuir o pH e esse é o motivo dessa diminuição que você observou. Valeu!!
Olá Professor, boa noite!!! Tudo bem? Fiquei sabendo hoje que a Cetesb publicou uma nova tabela para fins orientativos, não sei se é verdade estou procurando, mas encontro apenas publicações mais antigas, vc sabe me dizer se foi realmente publicada uma nova tabela? Estou procurando para água subterrânea, manancial superficial e solo. Caso vc souber de algo, por gentileza me orienta a como conseguir está atualização. Desde já agradeço!! Abracos!!
3 года назад
Oi, Jane. Te juro que desconheço essa informação até o momento. Dei uma pesquisada breve aqui na internet e também não encontrei nada. Se for verdade, logo logo os grupos de tratadores de água estarão comentando e eu ficarei por dentro. Se isso ocorrer mesmo eu venho te avisar, mas até o momento, nenhuma novidade. Vamos conversando. Abraços!
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Valeu, bons estudos!!!
Boa tarde professora Fábio, tudo bem? Sou Unidio, estudante de instituto superior politécnico de gaza em Moçambique, em engenharia Hidráulica, gosto muito das suas aulas, aprendo muitos coisas com esses vídeos incríveis e gostaria de estar aí em Brasil com o senhor, para aprender mais!
Oi, Unidio, tudo bem?
Que legal seu comentário, agradeço muito. Espero que tenha muito sucesso com a carreira escolhida e que você traga bons frutos pro saneamento.
Quase tudo que ensino nos cursos presenciais eu também gravo e coloco aqui no canal então, mesmo à distância, você está tendo o mesmo aprendizado que meus alunos aqui.
Bons estudos e obrigado pelo comentário!!!
MUITO BOM!!
Valeu, obrigado! Bons estudos!
Excelente aula professor.
Obrigado, Joel!!!
Muito obrigado Prof.
maratonei os vídeos sobre o tratamento de água e agora vou começar o próximo de efluentes.
Valeu, Edgar! Muito obrigado e bons estudos.
nice sharing
Muito obgd .pelas aulas .😂
Valeu, obrigado!
Boa tarde,
muito obrigada esta aula ajudou muito a perceber melhor estes conteúdos.
Abraço de Portugal
Oi, Ana! Que honra, muito obrigado pelo comentário. Em breve devo regravar essa aula, deixar muito mais completa e falar de mais desinfetantes.
Abraços!
Deus abençoe 🎉
Adorei a comemoração 🤣🤣🤣🤣 a aula foi muito boa, como sempre! Apesar do conteúdo um pouco mais complexo, foi muito bem passado. 👏🏻👏🏻👏🏻
Hahaha... Nossa, essa é uma aula bem antiga. Eu usava muito com meus alunos do curso técnico durante a pandemia para a disciplina de tratamento de água. Agora preciso regravar, atualizar a aula e tal.
Obrigado pelo comentário, Marina!
Obrigada pela excelente aula.
Eu que agradeço pelo comentário, Faby!!
Que riqueza de aula. É forte.
Valeu, Eriton! Bons estudos aí, meu caro!
Muito bom!
Me ajudou muito na minha revisão 💖🙈 obrigada professor!
Oi, Ana Paula! Que bom!!! A ideia é essa mesmo, alcançar a todos que possam ser ajudados pelos conteúdos.
E fico à disposição se tiver alguma dúvida. Abraços!
😂😂😂😂😂 caro Professor Fábio, uma dúvida caso possa ajudar. Como determinar a concentração do hipoclorito de sòdio, o fornecedor informa 12%, tem algum método para validar esta informação. Grato pelos conteúdos. ❤
Fala, Wesley, tudo bem?
Sim, meu caro, podemos fazer o método iodométrico para isso. Estou colocando aqui o link desse método: ruclips.net/video/1XwN53gtgoQ/видео.html
Aqui no vídeo o ensaio é feito para determinação de cloro residual, mas o princípio e a metodologia é a mesma para determinação do teor de cloro em produtos químicos.
Se você pesquisar aqui no RUclips, vai ter alguns outros vídeos de outros professores fazendo esse ensaio (geralmente para água sanitária).
Joia?
Espero ter ajudado. Abraços, até breve!
Me divirto muito nos seus vídeos 😂😂😂😂😂 ainda aprendo demais 😍
Que bom! Essa é a ideia! Alguns vídeos permitem uma brincadeirinha ou outra, outros eu nem consigo pensar em nada divertido no meio... mas fico mto feliz em saber!
Bons estudos!
O parâmetro conforme fecal está obsoleto. O Professor Daniel Cerqueira tem um artigo.muito interessante sobre isso.
Oi, Cristina!
Sim, está obsoleto. Essa aula foi gravada e postada em dezembro do ano passado, quando o Anexo XX da PC5 ainda vigorava com o texto da Portaria 2914.
A Portaria 888 que atualizou diversos padrões físico-químicos e microbiológicos só seria publicada mais tarde, em maio de 2021. Tenho também três vídeos explicando essas alterações, seguem os links:
ruclips.net/video/ZrTe_hp08Xc/видео.html (parte 1)
ruclips.net/video/ThiDuEgZe84/видео.html (parte 2)
ruclips.net/video/qe3Zz8O2Iaw/видео.html (parte 3)
Irei deixar na descrição essa observação.
Obrigado! ;D
Ótima aula professor! Qual a concentração (ppm) de cloro ideal para matar as bactérias?
Fala, Jorge!!! Bom... depende... se for na desinfecção a gente vai jogando cloro até que a saída do tanque de contato apresente o teor de cloro residual dentro do que pede a legislação. Se for um manancial muito sujo isso pode chegar a 5 mg/L pra sair do tanque com algo em torno de 1,5 mg/L.
Então... depende, joia?
Valeeeeeeu!
Excelente, muito obrigada!
Obrigado, Thaís, eu que agradeço!
OBRIGADO
Obrigado!
Boa tarde, qual sua opinião sobre a eficiência do isocianurato de sódio em relação aos demais, para uma ETA que tem sua produção consumida diariamente?
Olá, joia?
Os compostos isocianuratos têm algumas vantagens. Acho que a principal delas é que praticamente não se formam trihalometanos nas reações do cloro com matéria orgânica. Então, em mananciais eutrofizados ou com despejos antrópicos o cloro orgânico é uma possibilidade para oxidar esses compostos, melhorando a qualidade da água tratada.
Não encontrei ainda nenhum estudo que coloque em xeque a qualidade da água tratada em relação a outros subprodutos formados, principalmente o ácido cianúrico. Então, por hora, acho vantajosa a sua aplicação quando o custo/benefício for interessante.
professor hipoclorito não tem ação desinfectante nenhuma (9:52)? site famosos de saúde dizem que serve para desinfecção - fiquei na dúvida agora
Perdão vi agora- os sites falam de HIpoclorito de sódio (NaClO) (água sanitária) e não de Íon Hipoclorito (ClO-)
Oi, Isabella, desculpe a demora! Isso mesmo que você colocou aqui! O íon hipoclorito não tem ação desinfetante, mas associado ao cálcio ou ao sódio a conversa é outra. Mas sozinho, sem ninguém, apenas o íon ClO-, então ele não é eficiente. Ótima colocação!
Parabéns, pelos vídeos professor. Todos com uma excelente didática!
Gostaria de tirar uma dúvida, na sua opinião qual tipo de "cloro" é o ideal para o ser usado em poços com a finalidade para água potável, usamos como ferramenta a bomba dosadora. Agradeço desde já.
Oi, Bianca! Obrigado pelo comentário. Valeu.
Bom, para poços usa-se muito o hipoclorito de sódio. Ele vem em bombonas e instala-se uma bomba dosadora na linha de recalque que vai direto para a caixa d'água. Isso ajuda a manter a rede limpa, também. O hipoclorito de sódio é barato, fácil de usar e armazenar, só tem o inconveniente de precisar da bomba dosadora que consome energia elétrica. Há opções no mercado de substituir pelo hipoclorito de cálcio com dosadores que dispensam energia elétrica, mas as pastilhas vão se decompondo e liberando quantidades menores de cloro, então requerem um cuidado mais intensivo sobre a cloração.
Joia?
E na dúvida vamos conversando. Abraços, até breve.
Ótimo vídeo me ajudou muito
Obrigado, Rita! Bons estudos!
Professor parabéns pelos seus vídeos, são muito didáticos. Gostaria de saber se o senhor tem alguma aula específica sobre oxidação no tratamento de agua e esgoto.
Eu estou pensando em comprar o seu livro mas antes queria ter acesso ao sumário. é possivel?
Oi Oi! Muito obrigado!
Bom, até o momento não tenho nenhum vídeo específico sobre esse assunto. Apenas os mais tradicionais relacionados ao tratamento de efluentes.
Eu posso te enviar o sumário sim, tem como vc me mandar um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com ? Então eu te passo por lá, pode ser?
Valeu, até breve!
Prof. Onde consigo comprar produtos para aglutinação?
Oi, João. Eu não sei te dizer ao certo. Faço parte de um grupo de operadores e tratadores de água no Facebook e tenho certeza que por lá alguém pode te ajudar com um bom vendedor. Tem Facebook? Quer que eu te passe o link?
Pode mandar o link por favor.
@@joaobatistamachado3667 facebook.com/groups/285743864866819
facebook.com/groups/287510348037441
Com esses dois grupos tenho ctz que alguém vai poder te ajudar! Boa sorte!
Ótima aula, professor, está me ajudando bastante!
Tenho uma dúvida quanto a cloração: estou estudando a utilização de uma água de poço que passa por um sistema de ultrafiltração como água potável, para garantir o cloro residual é necessário um tanque de contato para a desinfecção ou eu poderia adicionar direto um dosador de cloro na linha que envia às caixas d'água? Caso precise do tanque, qual a quantidade de cloro que deve ser aplicado para seguir as tabelas de tempo de contato da portaria?
Oi, Bruno, tudo joia?
Para fazer o uso ou não do tanque de contato para mananciais subterrâneos, devemos seguir o que diz o artigo 31, § 1º da Portaria de Consolidação 5, anexo XX (alterada pela portaria 888).
Nesse artigo/parágrafo diz que o uso de tanques e tempos de contato especificados na portaria para mananciais subterrâneos são necessários se for detectada a presença de E.coli no seu manancial. Caso contrário, segue-se apenas o uso do desinfetante para manter o teor residual exigido.
Se houver a contaminação por E.coli e surgir a necessidade de usar um tanque de contato para cumprir os anexos, aí a coisa fica mais complicada, pois geralmente não há espaço físico para isso e o custo fica inviável. Nesses casos opta-se por outro processo de desinfecção como o uso de luz UV ou ozonização que podem ser feitos em linha, aplicando o cloro posteriormente para garantia do residual exigido.
Certo? Vamos conversando, abraços!
Professor poderia fazer um vídeo comparando tratamento com cloro, ozônio e lâmpadas UV.
Se podemos substituir o cloro totalmente por UV ou ozônio.segundo a portaria 888?
Fala, Daniel, joia? Posso pensar em algo do tipo sim. E para a sua pergunta a resposta é: "parcialmente".
Você pode sim fazer toda a desinfecção usando apenas UV ou ozônio (artigos 30 e 31), mas de qualquer forma você deverá obrigatoriamente usar o cloro para deixar um residual na rede de abastecimento (artigos 32 e 33). Ou seja, de qualquer forma o cloro ainda será necessário, mas em menor quantidade e para deixar um residual (pois nem o ozônio e nem a luz UV deixam residuais). Joia?
Abraços, até breve!
Muito obrigado!
Em relação ao E-book, só temos acesso a comprar pelo WhatsApp?ou tem um site que dá p adquirir?
Oi, Wanna!! Você pode comprar pelo site da Hotmart. Se eu puder sugerir, peço pra aguardar mais uns dias, pois vou lançar a 2a edição atualizada e ampliada.
A partir de quanto de turbidez ou cor começa a formatação dos trihalometanos?
Oi, Daniel! Essa resposta não é bem precisa, pois os THMs dependerão também das dosagens de cloro aplicada. Mas, turbidez acima de 200 uT causadas por material orgânico e altas doses de cloro podem favorecer a formação desses subprodutos.
Professor . Qual o motivo de o cilindo de cloro oscilar por muito tempo ?
Oi, Fábio, joia?
Me explique melhor esse fato, por favor?! A oscilação detectada é da pressão? Ou o cilindro todo vibra?
Boa tarde . É só na pressão . A esfera do colorimetro esta baixando a cada instante . Imagine . O operador tem que ir abrindo o registro do cilindo o tempo todo para não zerar o residual .
É de pressão .
@@fabiocarval5209 Muito provavelmente é a mudança de fase do cloro dentro do cilindro. O cloro é um gás muito volátil e tende a sair da fase líquida facilmente e, consequentemente, os manômetros de pressão podem variar bastante ao longo do dia.
Será que os cilindros não estão recebendo luz do sol? Ou alguma outra fonte de calor? Eu investigaria essa possibilidade primeiro.
A outra seria algum problema nos bicos injetores que podem estar falhando, criando essa oscilação da pressão de injeção.
Obrigado . Realmente ele recebe um pouco de sol . Apesar de está numa cobertura .
Bom dia Professor
Água com teor de Cloro Residual Livre na faixa de 0,25, percebo que após alguns dias parada fica com sabor de cloro na água retirada do fundo da caixa. Isso é normal?
Oi, Odair, tudo bem? Olha, a concentração é bem baixinha e, em se tratando de cloro residual livre, após alguns dias parada esse teor deveria desaparecer, inclusive. A ocorrência de gosto de cloro na água está associada à cloraminação (combinação de cloro com amônia), mas nesse caso a concentração informada estaria bem abaixo da recomendada e seria para o cloro combinado, não para o cloro livre.
Pode ser outra coisa que esteja causando esse gosto. Continue acompanhando e vamos conversando.
Abraços, até breve!
Nossa, eu tenho adicionado hipoclorito 12% nas caixas d'água.
Água proveniente de poço artesiano.
Também tem aparentemente ferro e manganês.
Não sei como fazer para resolver isso, até achei estar fazendo certo
Fala, Luciano, bom diaaa! Se você adiciona o hipoclorito, geralmente já é o suficiente pra desinfecção. Só tem que se atentar para o excesso ou se há a presença de matéria orgânica, certinho?
Abraços, até breve!
Olá mestre, quantos livros o sr. Lançou?
Oi, Israel, joia? Apenas 1, o Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos. Em dezembro lancei a 2a edição, atualizada, revisada e ampliada.
Na empresa que trabalho retiramos água de poço artesiano passamos em uma casa de cloro e depois distribuímos nos bebedores precisamos fazer algum outro tipo de tratamento além do processo de cloragem?
Oi, Daniel, tudo bem?
Água de poços seguros não requerem tratamento tradicional, basta a desinfecção mesmo. Em geral, a água de poço é segura e contém uma qualidade muito boa em relação à cor, turbidez, presença de patogenos, etc. Pode ocorrer a presença de ferro, dureza elevada ou outro mineral presente mas, na média, é muito mais segura e homogênea que águas superficiais, portanto, o que sua empresa faz (até onde me cabe) parece ser o correto sim!
Abraços e vamos conversando!
@ este tipo de água de poço não seria necessário, além da cloração, uma filtração?
@@brenolemos9541 oi, Breno! Legalmente não há nenhuma obrigação para que se faça a filtração. Águas de poço profundo (geralmente) contém quase nada de turbidez e menos ainda de cor, pois o subsolo já atuou para eliminar essas propriedades. O cloro vai remover os microrganismos eventuais e oxidar a cor e turbidez que, eventualmente, venham na água bruta.
Então, a desinfecção sim é obrigatória, mas a filtração não! Claro que isso pode variar de poço pra poço, a depender da qualidade da água bruta.
E vamos conversando! Até breve!
Professor fiz a cloração da água da chuva usando água sanitária. Em 100mL de água da chuva adicionei 4ml de água sanitária 2,5%. Antes da cloração o pH da água estava 7.0 , após a cloração o pH caiu para 6.0. Isso se deve a formação do ácido hipocloroso?
Oi oi!
Sim, esse é um motivo muito provável. A dissociação do cloro forma o ácido hipocloroso que é o agente desinfetante de fato. Mas, por ser uma espécie ácida, ele faz diminuir o pH e esse é o motivo dessa diminuição que você observou.
Valeu!!
@ obrigada profe 😍
Olá Professor, boa noite!!!
Tudo bem?
Fiquei sabendo hoje que a Cetesb publicou uma nova tabela para fins orientativos, não sei se é verdade estou procurando, mas encontro apenas publicações mais antigas, vc sabe me dizer se foi realmente publicada uma nova tabela?
Estou procurando para água subterrânea, manancial superficial e solo.
Caso vc souber de algo, por gentileza me orienta a como conseguir está atualização.
Desde já agradeço!!
Abracos!!
Oi, Jane. Te juro que desconheço essa informação até o momento. Dei uma pesquisada breve aqui na internet e também não encontrei nada. Se for verdade, logo logo os grupos de tratadores de água estarão comentando e eu ficarei por dentro. Se isso ocorrer mesmo eu venho te avisar, mas até o momento, nenhuma novidade.
Vamos conversando.
Abraços!
Alguem sabe como posso entrar em contato com esse professor ?
Oi, Maria! Boa tarde! Pode ser por aqui mesmo, ou no e-mail fabio.ceprocamp@gmail.com
Obrigado, abraços!
Hahaha
Valeu, Cris!