Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo: Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Valeu, bons estudos!!!
Professor grava as aulas de segunda sexta, deixa o Sábado e Domingo para a família, o tempo passa muito rápido e ñ volta mais atrás. Mas as aulas são excelentes.
7 месяцев назад+1
Valeu, Joel! Pois é.... tenho feito isso mesmo, cuidando da família no final de semana. O problema é que não sobra tempo pra gravar em dia útil (as aulas aqui na escola consomem quase toda a carga horária da semana). Por isso, inclusive, que há muitos meses que não posto nada. Mas vou tentar me organizar para voltar a postar com alguma frequência. Valeu pelo comentário! Até breve!!! 😊
Boa noite, Professor! Estou amando todos os seus vídeos. Já adquiri meu e-book, e ainda nem sou contratado, mas estou no time dos curiosos e dos futuros técnicos de saneamento rs. Um abraço, um bjo e um queijo para ti tb ;) Muito obrigado e PARABÉNS pelo super e-book/livro rs
3 года назад+2
Magner, boa noite! Muito muito obrigado. Espero que confie no trabalho feito que isso te ajude muito. Fico sempre à disposição para dúvidas. Abraços e até breve.
Excelente aula, Professor!! Alguns trabalhos adicionam o tiossulfato de sódio, para o caso de águas com cloro residual, pois o cloro pode interferir na alcalinidade. Se puder comentar, agradeço!
8 дней назад+1
Oi, Fábio, joia? É sim uma possibilidade. Em quase tudo que vamos ensaiar onde o cloro torna-se um interferente o tissulfato dá jeito. Aqui realizamos ensaio de alcalinidade basicamente para água bruta, a fim de realizar seu tratamento, ou efluentes para verificar a capacidade de tamponamento, então, não há cloro residual ou a necessidade do emprego do tiossulfato. Joia? 😉 Bons estudos, até breve!
Eu prestei o concurso da sabesp de 2018, se eu tivesse um professor empenhado como você professor Fábio, provavelmente teria me saído melhor, se possível eu sugiro uma aula sobre tratamento de esgoto, desde já o meu muito obrigado!
3 года назад
@@alessandroalves449 Boa noite! Agradeço muito mesmo pelos comentários! Inclusive, tive uma aluna que passou nesse concurso de 2018 da SABESP. Infelizmente ela não pôde assumir por não ter (na época...) carteira de habilitação na categoria C ou D (não lembro qual era exigida além da categoria B). Mas agora tem concurso aberto em Jaguariúna/SP e Guaratinguetá/SP. Ah, tenho sim aulas sobre tratamento de efluentes nessa playlist aqui: ruclips.net/video/YZgCKsLTtg0/видео.html Ainda estou gravando mais conteúdos para essa playlist e também tem alguns avídeos na playlist de "Vídeo Aulas gravadas no Meet em Home Office". Espero que ajude e fico à disposição se eu puder colaborar. Abraços!
Oi, joia? Você vai ter mto mais informações sobre isso com meu livro/e-book! O link para o e-book é: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 E o link para o livro físico é loja.uiclap.com/titulo/ua25925/ Sucesso!! Bons estudos!!!
pode explicar a diferença entre basicidade e alcalinidade fazendo favor?
10 месяцев назад
Oi, Gabrielli, joia? Aprendemos a vida toda que basicidade e alcalinidade são as mesmas coisas, isso é, usamos esses termos para nos referirmos à soluções com pH acima de 7,0. Mas há uma diferença entre essas palavras, no sentido das propriedades químicas da água. Podemos dizer que basicidade é o termo mais adequado para se referir à soluções com pH acima de 7,0. A basicidade não tem unidade de medida, pois é um valor em uma escala logarítmica limitada até o valor de 14. Já a alcalinidade é uma medida de resistência em baixar o pH e tem unidade de medida: o mg/L CaCO3. Além disso, a alcalinidade pode assumir qualquer valor (de 0 até mais de 1.000 - em teoria). Quanto mais alcalina for a substância, mais difícil será reduzir seu pH sob ação de um ácido. Meu vídeo sobre propriedades físico-químicas da água explica isso. ruclips.net/video/eJczpFjCvkU/видео.htmlsi=N8rVJn-XVMgfVqVU Valeu, bons estudos!!!
Professor, em uma estação de tratamento de água, quem faz essas análises físico químicas como a alcalinidade? Qual profissional? E como a gente pode se tornar esse profissional? Suas aulas são excelentes!
2 года назад+1
Oi Oi! Bom, para atuar na área de análises químicas em uma ETA há algumas possibilidades. - O mais comum é ser técnico em química. Há, também, ETAs e ETEs que abrem espaço para Técnicos em Meio Ambiente, então, precisa ver como está a sua região quanto a esses cargos e vagas. O curso técnico tem, em geral, a duração mínima de 2 anos, em razão da carga horária que deve ser cumprida pelo aluno. Então, o ingresso nas ETAs e ETEs se dará por concurso público (se for empresa pública) ou contratação direta (no caso das empresas particulares). Há, também, laboratórios maiores que realizam de forma centralizada ensaios mais pesados, mais caros e de menor frequência. Nesse caso, contratam-se químicos para essa função. Espero ter ajudado e vamos conversando! Abraços!
Professor qual livro que tem esses cálculos e metodologias????
Год назад
Oi, Valdeci, tudo joia? Bom, você vai encontrar isso em vários manuais e apostilas de faculdades, cursos técnicos, laboratórios e empresas de tratamento de água. Mas todas essas metodologias são baseadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, que é um livro enorme com todas as metodologias possíveis. Esse livro só é publicado em inglês e custa uns 200 à 300 dólares. Por isso, pegamos sempre uns "pedaços" dele aqui e ali. Joia? Sucesso, até breve!!!
Obg pela aula professor .. No caso da acidez quando for fazer, colocando três gotas fenolftaleína e ficando rosa ,, eu titulo com base até ficar rosa clarinho presistente que vc comentou? Ou até ficar incolor??
2 года назад
Oi, Giunior! No ensaio de acidez iremos ELEVAR o pH até 8,3 que é o ponto de viragem da fenolftaleína: apenas quando esse valor de pH é alcançado que o meio se torna rosa. Então, ao gotejar o indicador o meio deve continuar transparente, devendo ser titulado até o surgimento do rosa persistente, joia? Sucesso aí!!
@ obg..mas se eu gotejar fenolftaleina e ficar rosa antes de titular?
2 года назад+1
@@giuniorcandido789 Nesse caso não há mais gás carbônico presente, portanto, não haverá mais acidez na amostra, uma vez que seu limite vai até o pH 8,3. Acima disso podemos considerar que não há mais acidez presente, joia?
@ fui fazer hj essa analise de alcalinidade, coloquei fenoltaleina alcoólica 0,1%, ficou incolor...titulei..muito volume de acido sulfurico foi gasto e não alcançou o ponto de viragem; todas as soluções não estão vencidas; achei estranho..pH da agua bruta está em torno de 6,9 a 7,0
Suas aulas são incríveis, professor. Didática fora do comum. Eu poderia usar HCl ( e não H2SO4) para a titulacao? E outra dúvida: pq tenho q usar a fórmula com a normalidade e não conc. mol/l ou mg/l?
3 года назад+1
Oi, Marciel! Muito obrigado pelas palavras. Sim, você pode realizar esse mesmo ensaio com o ácido clorídrico sim, embora seja menos comum. Ensaiamos utilizando a normalidade, pois ela fará uma correlação entre as espécies presentes independente de sua fórmula química. Se usarmos a concentração em mg/L ou mol/L precisamos saber exatamente as reações que estão ocorrendo entre todas as espécies presentes - sendo que na água natural isso é muito trabalhoso e complexo. Adota a normalidade torna-se um "atalho" nesse processo. Qualquer outra dúvida, vamos conversando! Abraços!
Professor, nas fórmulas para o cálculo da acidez e alcalinidade, devo usar somente a "Normalidade"? Não posso substituir pela "Molaridade"?
Год назад+1
Oi, Gessiane, tudo bem? Você pode fazer isso se preferir. No caso da alcalinidade (onde usamos ácido sulfúrico na concentração é 0,01 mol/L) o fator de conversão do equivalente grama (50.000 muda para 100.000). Já no caso da acidez, onde usamos hidróxido de sódio 0,02 mol/L como padrão, então não altera em nada o cálculo. Joia? E vamos conversando, até já!
Uma mesma amostra pode ter valores altos de acidez(resistencia para subir o ph) e alcalinidades (resistencia para reduzir o ph)?
8 месяцев назад
Oi, Camilo! Sim, pode ter sim, mas essas características serão dependentes do pH do meio, pois ele fará o equilíbrio se deslocar para a formação de produtos que favoreçam a acidez ou a alcalinidade. Mas então, em tese, podem sim ter elevados valores para ambos.
Caro Professor Fábio gostaria de lhe perguntar se o seu livro “Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos” é comercializado somente na versão e-book. Caso seja somente essa opção, se eu comprá-lo consigo baixar e deixar salvo em pdf no meu computador? Grato pela atenção. Prof. Ulisses Rosa - Químico - Piracicaba SP
2 года назад
Ulisses, bom dia! O e-book é vendido pela Hotmart pelo valor de R$ 29,99 e fica disponível para download assim que o pagamento é confirmado. Tenho também o livro físico. Esse é vendido pela UiClap que é uma gráfica que produz livros sob demanda (foi onde consegui o melhor preço para produzir sem uma editora por trás). O livro físico é vendido por R$ 49,99 + frete e demora entre 10 a 20 dias para ser entregue no endereço solicitado. Os links para ambos os sites estão aqui: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Fico à disposição para qualquer dúvida/sugestão/problema. Abraços!
Professor, esse ebook explica também tudo sobre Efluentes?? Pq vou prestar concurso .
3 года назад+1
Oi, Eriton, boa noite. Não, meu caro, esse e-book é somente tratamento de água. Sobre tratamento de efluentes eu irei finalizar e publicar apenas no final do ano. Mas a playlist sobre tratamento de efluentes será atualizada em breve. Pode ir estudando por lá e as dúvidas você posta no vídeo que eu tento responder sempre o mais breve possível. Abraços e até breve!
Oi, joia? O link para o e-book é: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 E o link para o livro físico é loja.uiclap.com/titulo/ua25925/ Sucesso!! Bons estudos!!!
professor, eu gostaria de tirar uma dúvida se possível, bom... eu trabalho em uma empresa no polo industrial de Manaus, e aqui são utilizados produtos extremamente alcalinos, são o desengraxante e o decapante que é removedor de tinta pó, geralmente eles tem o ph de 14, gostaria de saber como proceder para diminuir o ph desses efluentes, tendo em vista que eu uso PAC 18%, também sou estudante de técnico em meio ambiente, e me apaixonei pela área, porém sou mt ruim em matemática k, obg desde já se poder tirar a minha dúvida
Год назад
kkkkkkkkkk... não precisa gostar de matemática, mas tem que correr atrás pra saber resolver os problemas. Na nossa área, entendemos que toda poluição é um fenômeno físico-químico, então, a matemática estará sempre por aqui. Bom, pra reduzir o pH você terá que, inevitavelmente, entrar com um ácido. Pode ser sulfúrico, clorídrico ou, de repente, substituir o PAC pelo Sulfato de alumínio e testar para ver se dá um bom resultado. É o jeito.
@ eu já tentei avisar pra eles sobre substituir o PAC pelo sulfato de alumínio mas infelizmente eles não me escutam, e também eles compraram ácido sulfúrico 50% pra baixar a alcalinidade porém eu quase nunca acerto a quantidade, e algumas vezes meio que o ácido reage negativamente com o PAC não fazendo a coagulação correta
Oi, Waldeci! O livro físico está disponível a partir de hoje na plataforma UiClap. Você pode encomendar através desse link aqui: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Abraços!
Oi, Jolmar! O e-book sobre tratamento de água é vendido pela Hotmart por R$ 29,99 e fica disponível para download logo que confirmado o pagamento. Pode ser adquirido no link: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Já o livro físico é disponibilizado pela UiClap por R$ 49,99 + frete e demora entre 10 a 20 dias para ser entregue. O link é esse aqui: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Abraços!
Eu comecei a trabalhar em uma ETE, o ebook só é válido para quem trabalha com ETA?
2 года назад
Oi, Samuel! Até o momento o e-book só aborda as questões de tratamento de água. Claro que alguns processos também podem se aplicar ao tratamento de efluentes e as propriedades físico-químicas e microbiológicas também. Espero conseguir escrever e publicar um e-book sobre tratamento de efluentes até o final do ano. Pensamentos positivos por aqui para conseguir encaixar isso no meu horário. Obrigado por enquanto e aguarde novidades.
Professor, por que precisa multiplicar por 50.000 (equivalente grama de CaCO3) na formula da alcalinidade ? Como chegou nesse valor ?
3 года назад+6
Rafaela, boa noite, tudo bem? O equivalente-grama do CaCO3 é 50 g, pois a molécula se dissocia e pode receber 2 íons H+, segundo a reação (vou tentar escrever uma reação química aqui...): CaCO3 + 2 H+ ---> Ca2+ + H2CO3 (reação reversível) Dessa forma, o equivalente-grama é dado pela massa da molécula dividida por 2 (já que 2 íons H+ entram na brincadeira) Ca = 40, C = 12, O = 16 (40 + 12 + 16*3)/2 = 50 gramas Multiplicamos por 1000 pra converter pra miligramas, então 50.000 Dessa forma, ao multiplicarmos a normalidade do padrão por 50000 estaremos convertendo para o equivalente em CaCO3 e tbm em mg. Espero ter ajudado, senão, vamos nos falando! 😉
Oi, Geraldo! Tenho sim, mas o RUclips bloqueia esse tipo de comentário aqui. Me mande uma mensagem por e-mail primeiramente fabio.ceprocamp@gmail.com ou pelo Instagram @conteudosambientais que por lá a gente troca os números! Abraços, até breve!
@@geraldopires904 Boa, Geraldo! O e-book é vendido pela Hotmart pelo valor de R$ 29,99 e o PDF fica disponível imediatamente após comprovação do pagamento. O link é esse aqui: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Já o livro físico é vendido pela UiClap por R$ 49,99 + frete (prazo mínimo de 10 dias para confecção e entrega) e você também pode adquiri-lo pelo link: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Fico à disposição para maiores informações e detalhes. Abraços, até breve!
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Valeu, bons estudos!!!
acabei de adquiri o livro e agora se deus quiser vou assimilar os conhecimentos e aplicar no meu trabalho
@@cleberdelimacampello4736 Obrigado, Cléber! Valeu, isso ajuda bastante a manter o canal!
Fico à disposição para as dúvidas.
Abraços!
Tudo se tornou mais fácil, com sua explicação. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.
@@marcoslobre Valeu, Marcos! Bons estudos!!!
Professor grava as aulas de segunda sexta, deixa o Sábado e Domingo para a família, o tempo passa muito rápido e ñ volta mais atrás. Mas as aulas são excelentes.
Valeu, Joel!
Pois é.... tenho feito isso mesmo, cuidando da família no final de semana. O problema é que não sobra tempo pra gravar em dia útil (as aulas aqui na escola consomem quase toda a carga horária da semana). Por isso, inclusive, que há muitos meses que não posto nada. Mas vou tentar me organizar para voltar a postar com alguma frequência.
Valeu pelo comentário! Até breve!!! 😊
Certamente Prof. Mediante tudo isso o sr. é uma referência e motivo de muita orgulho e alegria para sua família. Parabéns pela dedicação.
Melhor professor do mundo!!! Parabéns pela dedicação. Deus o abençoe 🙏
Gratidão! Valeu Marlos, obrigado mesmo.
Meu novo canal favorito
@@joaovictorqueiroz8403 valeu, João!!! Mto obrigado e bons estudos!!!
Boa noite, Professor! Estou amando todos os seus vídeos. Já adquiri meu e-book, e ainda nem sou contratado, mas estou no time dos curiosos e dos futuros técnicos de saneamento rs. Um abraço, um bjo e um queijo para ti tb ;) Muito obrigado e PARABÉNS pelo super e-book/livro rs
Magner, boa noite! Muito muito obrigado. Espero que confie no trabalho feito que isso te ajude muito. Fico sempre à disposição para dúvidas.
Abraços e até breve.
show
@@ivanilsonagrimensor Muito obrigado!!
Excelente aula, Professor!! Alguns trabalhos adicionam o tiossulfato de sódio, para o caso de águas com cloro residual, pois o cloro pode interferir na alcalinidade. Se puder comentar, agradeço!
Oi, Fábio, joia?
É sim uma possibilidade. Em quase tudo que vamos ensaiar onde o cloro torna-se um interferente o tissulfato dá jeito.
Aqui realizamos ensaio de alcalinidade basicamente para água bruta, a fim de realizar seu tratamento, ou efluentes para verificar a capacidade de tamponamento, então, não há cloro residual ou a necessidade do emprego do tiossulfato.
Joia? 😉
Bons estudos, até breve!
Grato pela resposta, professor!! Até breve!
Achei muito válido a orientação sobre metilorange. Uma boa aula sobre alcalinidade. Obrigado.
Valeu, obrigado!!!
Parabéns professor Fábio. Muito BOMMM.
Valeu, Adriana!!!! Obrigado! Até o próximo semestre... que já começa semana que vem! hahaha
Show de bola suas aulas professor!
Valeu, Anderson!!! Obrigado!
Melhor aula de acidez e alcalinidade
Muito obrigado, John! Sucesso aí nos estudos.
Obrigado pelos videos professor! Seus videos ajudam demais!!!!
Eu que agradeço, Valdiney! Sucesso sempre!
Excelente aula professor! Parabéns!
Valeu, Alessandro! Se puder recomendar os conteúdos a quem mais se interesse, eu agradeço também!
Abraços e fico à disposição para as dúvidas.
Eu prestei o concurso da sabesp de 2018, se eu tivesse um professor empenhado como você professor Fábio, provavelmente teria me saído melhor, se possível eu sugiro uma aula sobre tratamento de esgoto, desde já o meu muito obrigado!
@@alessandroalves449 Boa noite! Agradeço muito mesmo pelos comentários! Inclusive, tive uma aluna que passou nesse concurso de 2018 da SABESP. Infelizmente ela não pôde assumir por não ter (na época...) carteira de habilitação na categoria C ou D (não lembro qual era exigida além da categoria B). Mas agora tem concurso aberto em Jaguariúna/SP e Guaratinguetá/SP.
Ah, tenho sim aulas sobre tratamento de efluentes nessa playlist aqui: ruclips.net/video/YZgCKsLTtg0/видео.html
Ainda estou gravando mais conteúdos para essa playlist e também tem alguns avídeos na playlist de "Vídeo Aulas gravadas no Meet em Home Office".
Espero que ajude e fico à disposição se eu puder colaborar.
Abraços!
ok professor! desde de já meu muito obrigado, que Deus o abençoe na sua missão!
Talentoso mestre, obrigado pela aula!
Valeu, meu caro!
PROFESOR .GOSTARIA DE APRENDER BASTANTE SOBRE ETA
Oi, joia?
Você vai ter mto mais informações sobre isso com meu livro/e-book! O link para o e-book é:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
E o link para o livro físico é
loja.uiclap.com/titulo/ua25925/
Sucesso!! Bons estudos!!!
Excelente aula, prof. Obg pelo video
Valeu, Daniel! Sucesso!!!
Ótimo trabalho, vou comprar até o e-book para dar uma força !
Mairon, boa tarde!!! Rapaz, me ajuda muito mesmo! hahaha... e tbm me ajuda a ter subsídios pra gravar outros vídeos de aula prática. Valeu mesmo!
7:33 que susto sor xhksbdkxj!Amei a explicação,minha prova de química é amanhã e eu tô bem mais tranquila
😅😅😅😅😅😅😅 foi mal! As vezes a gente tbm come umas bolas e só vê depois na hora de editar o vídeo! Hahaha...
Boa prova, boa sorte!
Gratidão Professor! 🌻
Obrigado, Adriana!!!
pode explicar a diferença entre basicidade e alcalinidade fazendo favor?
Oi, Gabrielli, joia?
Aprendemos a vida toda que basicidade e alcalinidade são as mesmas coisas, isso é, usamos esses termos para nos referirmos à soluções com pH acima de 7,0.
Mas há uma diferença entre essas palavras, no sentido das propriedades químicas da água.
Podemos dizer que basicidade é o termo mais adequado para se referir à soluções com pH acima de 7,0. A basicidade não tem unidade de medida, pois é um valor em uma escala logarítmica limitada até o valor de 14.
Já a alcalinidade é uma medida de resistência em baixar o pH e tem unidade de medida: o mg/L CaCO3. Além disso, a alcalinidade pode assumir qualquer valor (de 0 até mais de 1.000 - em teoria). Quanto mais alcalina for a substância, mais difícil será reduzir seu pH sob ação de um ácido.
Meu vídeo sobre propriedades físico-químicas da água explica isso.
ruclips.net/video/eJczpFjCvkU/видео.htmlsi=N8rVJn-XVMgfVqVU
Valeu, bons estudos!!!
Showw de Aulas
Muito obrigado!
Professor, em uma estação de tratamento de água, quem faz essas análises físico químicas como a alcalinidade? Qual profissional? E como a gente pode se tornar esse profissional?
Suas aulas são excelentes!
Oi Oi! Bom, para atuar na área de análises químicas em uma ETA há algumas possibilidades.
- O mais comum é ser técnico em química. Há, também, ETAs e ETEs que abrem espaço para Técnicos em Meio Ambiente, então, precisa ver como está a sua região quanto a esses cargos e vagas.
O curso técnico tem, em geral, a duração mínima de 2 anos, em razão da carga horária que deve ser cumprida pelo aluno.
Então, o ingresso nas ETAs e ETEs se dará por concurso público (se for empresa pública) ou contratação direta (no caso das empresas particulares).
Há, também, laboratórios maiores que realizam de forma centralizada ensaios mais pesados, mais caros e de menor frequência. Nesse caso, contratam-se químicos para essa função.
Espero ter ajudado e vamos conversando! Abraços!
Ótima aula. Obrigado professor
Eu que agradeço, Eduardo! Obrigado!
Obrigado professor! Como seria voltar a fórmula utilizando explicação final da regra de três? Obg.
Oi, Wesley, joia? Poderia explicar um pouco melhor a dúvida? Não achei no vídeo a referência da sua questão.
Valeu, até já!
Muito bom. Obrigado
Valeu, Fábio! E fico à disposição.
Abraços!
Feraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Valeu! Muito obrigado!
Professor, concursos da EMBASA, está pra sair. Grava mais aula pra nós.
Ok! Vou achar mais provas, pode deixar!
Professor qual livro que tem esses cálculos e metodologias????
Oi, Valdeci, tudo joia?
Bom, você vai encontrar isso em vários manuais e apostilas de faculdades, cursos técnicos, laboratórios e empresas de tratamento de água. Mas todas essas metodologias são baseadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, que é um livro enorme com todas as metodologias possíveis. Esse livro só é publicado em inglês e custa uns 200 à 300 dólares.
Por isso, pegamos sempre uns "pedaços" dele aqui e ali.
Joia?
Sucesso, até breve!!!
Obg pela aula professor ..
No caso da acidez quando for fazer, colocando três gotas fenolftaleína e ficando rosa ,, eu titulo com base até ficar rosa clarinho presistente que vc comentou? Ou até ficar incolor??
Oi, Giunior! No ensaio de acidez iremos ELEVAR o pH até 8,3 que é o ponto de viragem da fenolftaleína: apenas quando esse valor de pH é alcançado que o meio se torna rosa. Então, ao gotejar o indicador o meio deve continuar transparente, devendo ser titulado até o surgimento do rosa persistente, joia?
Sucesso aí!!
@ obg..mas se eu gotejar fenolftaleina e ficar rosa antes de titular?
@@giuniorcandido789 Nesse caso não há mais gás carbônico presente, portanto, não haverá mais acidez na amostra, uma vez que seu limite vai até o pH 8,3. Acima disso podemos considerar que não há mais acidez presente, joia?
@ obg professor
@ fui fazer hj essa analise de alcalinidade, coloquei fenoltaleina alcoólica 0,1%, ficou incolor...titulei..muito volume de acido sulfurico foi gasto e não alcançou o ponto de viragem; todas as soluções não estão vencidas; achei estranho..pH da agua bruta está em torno de 6,9 a 7,0
Professor então o objetivo do ensaio da alcalinidade no tratamento de água é para saber a dosagem do coagulante a ser aplicado?
Isso aí! Essa é UMA das aplicações da alcalinidade. Também podemos usá-la para o controle da corrosão nas redes de abastecimento, por exemplo.
Obrigado por essa gama de informações 👏
Suas aulas são incríveis, professor. Didática fora do comum.
Eu poderia usar HCl ( e não H2SO4) para a titulacao?
E outra dúvida: pq tenho q usar a fórmula com a normalidade e não conc. mol/l ou mg/l?
Oi, Marciel! Muito obrigado pelas palavras.
Sim, você pode realizar esse mesmo ensaio com o ácido clorídrico sim, embora seja menos comum.
Ensaiamos utilizando a normalidade, pois ela fará uma correlação entre as espécies presentes independente de sua fórmula química. Se usarmos a concentração em mg/L ou mol/L precisamos saber exatamente as reações que estão ocorrendo entre todas as espécies presentes - sendo que na água natural isso é muito trabalhoso e complexo. Adota a normalidade torna-se um "atalho" nesse processo.
Qualquer outra dúvida, vamos conversando!
Abraços!
Olá professor
Olá, joia?
Boa noite
Oi, Eulalia, boa noite!
Professor, nas fórmulas para o cálculo da acidez e alcalinidade, devo usar somente a "Normalidade"? Não posso substituir pela "Molaridade"?
Oi, Gessiane, tudo bem? Você pode fazer isso se preferir. No caso da alcalinidade (onde usamos ácido sulfúrico na concentração é 0,01 mol/L) o fator de conversão do equivalente grama (50.000 muda para 100.000).
Já no caso da acidez, onde usamos hidróxido de sódio 0,02 mol/L como padrão, então não altera em nada o cálculo.
Joia?
E vamos conversando, até já!
Legar a aula
Obrigado, Iara!!!
Uma mesma amostra pode ter valores altos de acidez(resistencia para subir o ph) e alcalinidades (resistencia para reduzir o ph)?
Oi, Camilo! Sim, pode ter sim, mas essas características serão dependentes do pH do meio, pois ele fará o equilíbrio se deslocar para a formação de produtos que favoreçam a acidez ou a alcalinidade. Mas então, em tese, podem sim ter elevados valores para ambos.
Caro Professor Fábio gostaria de lhe perguntar se o seu livro “Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos” é comercializado somente na versão e-book. Caso seja somente essa opção, se eu comprá-lo consigo baixar e deixar salvo em pdf no meu computador? Grato pela atenção. Prof. Ulisses Rosa - Químico - Piracicaba SP
Ulisses, bom dia! O e-book é vendido pela Hotmart pelo valor de R$ 29,99 e fica disponível para download assim que o pagamento é confirmado.
Tenho também o livro físico. Esse é vendido pela UiClap que é uma gráfica que produz livros sob demanda (foi onde consegui o melhor preço para produzir sem uma editora por trás). O livro físico é vendido por R$ 49,99 + frete e demora entre 10 a 20 dias para ser entregue no endereço solicitado.
Os links para ambos os sites estão aqui:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Fico à disposição para qualquer dúvida/sugestão/problema.
Abraços!
Professor, esse ebook explica também tudo sobre Efluentes??
Pq vou prestar concurso .
Oi, Eriton, boa noite.
Não, meu caro, esse e-book é somente tratamento de água. Sobre tratamento de efluentes eu irei finalizar e publicar apenas no final do ano.
Mas a playlist sobre tratamento de efluentes será atualizada em breve. Pode ir estudando por lá e as dúvidas você posta no vídeo que eu tento responder sempre o mais breve possível.
Abraços e até breve!
@ Abraços mestre.
Valeu.
Como adquirir seu livro.?
Oi, joia?
O link para o e-book é:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
E o link para o livro físico é
loja.uiclap.com/titulo/ua25925/
Sucesso!! Bons estudos!!!
professor, eu gostaria de tirar uma dúvida se possível, bom... eu trabalho em uma empresa no polo industrial de Manaus, e aqui são utilizados produtos extremamente alcalinos, são o desengraxante e o decapante que é removedor de tinta pó, geralmente eles tem o ph de 14, gostaria de saber como proceder para diminuir o ph desses efluentes, tendo em vista que eu uso PAC 18%, também sou estudante de técnico em meio ambiente, e me apaixonei pela área, porém sou mt ruim em matemática k, obg desde já se poder tirar a minha dúvida
kkkkkkkkkk... não precisa gostar de matemática, mas tem que correr atrás pra saber resolver os problemas. Na nossa área, entendemos que toda poluição é um fenômeno físico-químico, então, a matemática estará sempre por aqui.
Bom, pra reduzir o pH você terá que, inevitavelmente, entrar com um ácido. Pode ser sulfúrico, clorídrico ou, de repente, substituir o PAC pelo Sulfato de alumínio e testar para ver se dá um bom resultado. É o jeito.
@ eu já tentei avisar pra eles sobre substituir o PAC pelo sulfato de alumínio mas infelizmente eles não me escutam, e também eles compraram ácido sulfúrico 50% pra baixar a alcalinidade porém eu quase nunca acerto a quantidade, e algumas vezes meio que o ácido reage negativamente com o PAC não fazendo a coagulação correta
Professor vc não tem o livro físico?
Oi, Waldeci! O livro físico está disponível a partir de hoje na plataforma UiClap. Você pode encomendar através desse link aqui: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Abraços!
Cm consigo o ebook ?
Oi, Jolmar! O e-book sobre tratamento de água é vendido pela Hotmart por R$ 29,99 e fica disponível para download logo que confirmado o pagamento. Pode ser adquirido no link: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Já o livro físico é disponibilizado pela UiClap por R$ 49,99 + frete e demora entre 10 a 20 dias para ser entregue. O link é esse aqui: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Abraços!
Eu comecei a trabalhar em uma ETE, o ebook só é válido para quem trabalha com ETA?
Oi, Samuel! Até o momento o e-book só aborda as questões de tratamento de água. Claro que alguns processos também podem se aplicar ao tratamento de efluentes e as propriedades físico-químicas e microbiológicas também.
Espero conseguir escrever e publicar um e-book sobre tratamento de efluentes até o final do ano. Pensamentos positivos por aqui para conseguir encaixar isso no meu horário.
Obrigado por enquanto e aguarde novidades.
Professor, por que precisa multiplicar por 50.000 (equivalente grama de CaCO3) na formula da alcalinidade ? Como chegou nesse valor ?
Rafaela, boa noite, tudo bem? O equivalente-grama do CaCO3 é 50 g, pois a molécula se dissocia e pode receber 2 íons H+, segundo a reação (vou tentar escrever uma reação química aqui...):
CaCO3 + 2 H+ ---> Ca2+ + H2CO3 (reação reversível)
Dessa forma, o equivalente-grama é dado pela massa da molécula dividida por 2 (já que 2 íons H+ entram na brincadeira)
Ca = 40, C = 12, O = 16
(40 + 12 + 16*3)/2 = 50 gramas
Multiplicamos por 1000 pra converter pra miligramas, então 50.000
Dessa forma, ao multiplicarmos a normalidade do padrão por 50000 estaremos convertendo para o equivalente em CaCO3 e tbm em mg.
Espero ter ajudado, senão, vamos nos falando! 😉
Ok
Valeu!
🙌🎉🎉
Obrigado, Maria.
Professor tem zap
Oi, Geraldo! Tenho sim, mas o RUclips bloqueia esse tipo de comentário aqui. Me mande uma mensagem por e-mail primeiramente fabio.ceprocamp@gmail.com ou pelo Instagram @conteudosambientais que por lá a gente troca os números!
Abraços, até breve!
Queria comprar apostila
@@geraldopires904 Boa, Geraldo!
O e-book é vendido pela Hotmart pelo valor de R$ 29,99 e o PDF fica disponível imediatamente após comprovação do pagamento. O link é esse aqui: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Já o livro físico é vendido pela UiClap por R$ 49,99 + frete (prazo mínimo de 10 dias para confecção e entrega) e você também pode adquiri-lo pelo link: loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Fico à disposição para maiores informações e detalhes.
Abraços, até breve!