ERRATA: no slide que apresento a fórmula do cálculo do IVL em 25:53 o teor de SST no efluente que está entrando no decantador e não necessariamente no efluente do tanque de aeração, como mostra o slide. Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses assuntos. Mas caso você queira (e possa) colaborar com qualquer quantia, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Bons estudos, boa sorte a tod@s!
Que aula sensacional, é possível ver a felicidade dele na explicação. Fora de série, excelente! Muitíssimo obrigado por essa PALESTRA, pois nem pode ser chamada de aula, de tão boa que foi
2 года назад+3
Obrigado, Rodrigo. Muitos anos aprimorando a aula e vendo aquilo que, de fato, interessa pra quem está começando no assunto, pra quem é técnico. Sem rodeios, sem mta perfurmaria... hahaha... Valeu pelo retorno e forte abraço.
aula simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA! sério, nunca pensei q ia sentir prazer estudando efluentes kksdklfjsdklghdfkj mt bom
26 дней назад
Hahahahahaha... A gente começa assim e qdo nos damos conta já estamos fazendo planos de quais ETEs precisamos conhecer até o final do ano. Espero que goste da área, pois ela precisa de pessoas dispostas a fazer tudo acontecer. Valeu, bons estudos!!!
Fabio muito obrigado pelo vídeo cara você nasceu pra ser professor que explicação incrível , me ajudou muito, eu trabalho em uma indústria multinacional na parte de tratamento de resíduos industriais e sanitário, sou técnico em meio ambiente amo essa área de tratamento e estou a 7 anos nela procurando entender a cada dia porque nenhuma planta e igual cada uma tem suas particularidades e operações diferentes , muito obrigado sou teu fã agora.
2 года назад
Valeu, Kadu! Técnicos em MA são o público alvo do meu canal. Comecei fazendo aula para meus alunos aqui na escola onde trabalho e felizmente o trabalho cresceu, mas os técnicos em MA eram (e serão) sempre meu foco. Sucesso aí nos estudos!!!!
ótima aula!! Estou estudando pro concurso da ANA agora dia 28/04/24, e esse vídeo está muito bem explicado sobre esse assunto que ainda me restavam dúvidas!! Parabéns, muito didático
7 месяцев назад
Valeu, Carlos! Fica aqui minha torcida! Sucesso!!!
Que bacana essa foi a melhor forma que foi explicado as fases de crescimento microbiano Na planta que eu trabalho a da fase endógena. to gostando muito das suas aulas e também estou multiplicando informações e indicando sua pagina
Que aulas maravilhosas! Sensacionais!!! Parabéns 🎉🎉👏👏. Eu tenho a mania de por a aula em velocidade 2x e super entendo. E acho mais atrativa ainda.. Parabéns Fábio!!!
3 года назад
Obrigado, Pâmela! Obrigado mesmo! Por mais que eu tente, por mais que eu edite, os vídeos NUNCA ficam curtinhos, então, ainda bem que o RUclips tem a velocidade 2x! hahaha... Estou me organizando aqui e em breve saem novos vídeos pro canal, continue acompanhando. Abraços e até breve!
@ Olha, fiz uma prova de meio ambiente hoje, concurso público, caiu DBO ... Matéria orgânica, consumo de oxigênio pelos microorganismos. Lembrei um tanto de sua aula, nessa questão.
2 года назад
Saber que os vídeos ajudam é recompensador. Boa sorte, fica a minha torcida! Sucesso!
Obrigado, Luiz! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Sensacional Suas Aulas professor, sou da área de segurança do trabalho e estou migrando para área de tratamento de efluentes e afluentes. Estou amando suas explicações. Parabéns!
2 года назад+1
Valeu, Andrews. Aqui onde dou aula tem bastante TST buscando a área de meio ambiente pra complementar a formação. Faço as aulas pensando nesse pessoal também, por isso sempre caminho passo a passo, do zero, imaginando que pode ser o primeiro contato de muita gente. Bons estudos!!! Sucesso na caminhada!
@ Excelente visão! Eu mesmo... Sempre tive interesse pela área. Sou profissional da área de sst há 7 anos, porém quero migrar para EHS e, quem sabe até conhecer estações de tratamento de Afluentes e Efluentes, como a ETE de Barueri. Sou de Mogi das Cruzes, Discente em EAS - e estou amando suas Aulas! Muito Obrigado Professor, te desejo Sucesso!😀😀😀😀
Aula muito top, muito obrigado pelas explicações professor. Venho acompanhado seu trabalho há um bom tempo e todas as aulas são bem legais e com uma didática de fácil entendimento, meus parabéns Prof. Fábio!!
3 года назад
Carlos, muito obrigado! Valeu mesmo. Espero que os conteúdos ajudem aí nos seus objetivos. Sucesso, obrigado e abraços!
Incrivel como que eu estou estudando por aqui os conteudos necessarios para criacao de peixe, bem que um colega da rede disse por ai: "A gente nao cria peixe e sim agua, o peixe e apenas um resultado do quao boa a agua estava".
Год назад+1
Que bacana!! Realmente, eu não tinha enxergado por esse ponto de vista também. A qualidade da água é fundamental para a criação dos peixes e, nesse sentido, espero poder dar minha contribuição. Sucesso!!!
Primeiramente obrigado pela aula professor! Excelente. Gostaria de saber como é melhorado o parâmetro IVL. Obrigado!!
4 месяца назад+1
Oi, tudo joia? Bom, pra melhorar o IVL existem algumas possibilidades como verificar a ocorrência de arraste, o tempo das descargas hidráulicas no decantador, formação de bolhas, etc. Recomendo que você procure o canal/instagram da Ana Luíza Fávaro, ela é expert em microbiologia de lodos e com certeza vai poder te ajudar muito mais com essa dúvida!! Vou marcar o @ dela aqui: www.youtube.com/@AcquaExpert Abraços, até já!!!
Professor ,a medida correta pra medir quantidade de microorganismos de um efluente é o sólidos suspenso totais ou a DBO?
2 года назад+3
Oi, Eriton, tudo bem? Bom... vamos por partes. Podemos medir isso diretamente por contagem em placas de petri, ou indiretamente pelo teor de sólidos suspensos voláteis (não o total), mas não pela DBO, pois esse parâmetro é o teor de matéria orgânica em um meio e não contagem de microrganismos, certo? Abraços e vamos conversando.
Excelente aula professor! Fiquei com uma dúvida no ensaio de IVL: A alíquota de 1 L que é retirada para fazer fazer o ensaio é retirada do decantador secundário ou do tanque de aeração ? Me parece obvio ser do decantador, porém na descrição da equação do IVL da aula consta tanque de aeração. Agradeço a disposição das aulas, estou assistindo todas!
2 года назад+1
Oi, Tamille!!! Sim, você está certa. São os sólidos do decantador secundário. Acho que eu acabei "copiando e colando" o slide e não me atentei que devia ter mudado o "tanque de aeração" para "decantador secundário". Mas é isso mesmo que você mencionou! 😅 Obrigado pela observação!
Conteudo mto bom, prof. Meu IVL está 360. ETE muito ruim e nao consigo descobrir o que é. Muita água limpa entrando devido ao alto consumo. E nao tem como reduzir. Vc sugere algo?
3 года назад+1
Oi, Vivian, tudo bem? Já tentou fazer um diagnóstico em microscópio pra ver se a constituição do lodo está saudável? Vamos conversando! Abraços!
@ Obrigada pelo breve retorno. Nunca fiz. Tem alguma interferência, em especial, para o lodo nao estar saudável? se tratando de efluente puramente sanitário. Grata!
Saudações professor, estou vendo o vídeo do senhor para buscar informações sobre o sistema de Lodo Ativado e, como um biólogo, eu não consigo entender qual será o destino do efluente tratado numa situação que não existe a rede pública coletora (tampouco é aceito a disposição em corpos d'água ou redes pluviais). Estou "patinando" nessa questão e não consigo entender, mesmo procurando essa resposta em várias plataformas. Mais especificamente, meu caso é sobre o estudo ambiental de um empreendimento familiar (edifício) que utilizará esse sistema de tratamento e onde o efluente tratado será disposto... Não sei se foi comentado no vídeo e eu não encontrei mas estou agoniado com essa dúvida. Se for possível, por favor, peço uma luz para resolver esta questão que vem me tirando o sono há alguns dias. Desde já, obrigado e devo salientar que o vídeo está fenomenal!
5 месяцев назад+1
Oi, Giovanni, tudo bem? Bom em termos gerais temos as resoluções federais mas cada estado e município pode refinar o ato do lançamento. Em locais que não dispõem de redes coletores de esgoto, o esgoto tratado pode sim ir para um corpo receptor (mediante um estudo de impacto ambiental) ou então em um sumidouro no próprio solo mesmo. O lançamento indireto, isso é, o lançamento feito em redes pluviais para depois chegar a um corpo receptor mais afastado também é possível. Tudo dependerá do órgão licenciador. Shoppings, indústrias, condomínios verticais e horizontais, todos têm essas possibilidades. O que não poderia de jeito nenhum, e a legislação vem apertando nesse ponto, é o lançamento sem nenhum tipo de tratamento. Cidades sérias, com gestão comprometida, não permitem empreendimentos sem o tratamento de efluentes próprio ou lançamento em rede coletora. Joia? Vamos conversando, abraços, até já!
Obrigado Professor, sua explicação deu uma clareada nas ideias e me ajudou muito, fora o vídeo sensacional. Além disso, dei uma olhada na NBR 13969/97 que trata desse assunto também. O órgão ambiental municipal que está analisando meu estudo é bastante rigoroso e não aceita algumas estratégias, como o lançamento em redes pluviais e a construção de valas de infiltração ou sumidouro. Novamente, muito obrigado pela atenção e por criar esse conteúdo fera. Abraços e até mais, seguirei assistindo seus vídeos!
Parabéns pela aula e pelo conteúdo! Professor, há alguma forma de saber a idade do lodo antes do descarte ser realizado? Ou seja, há alguma outra variável ou mesmo outra equação que possa ser utilizada pra estimar a idade quando não tenho o parâmetro da vazão de descarte?
Год назад+1
Oi, Thiago, tudo joia? Sim, é possível sim, mas o cálculo fica bem mais complicadinho (se puder, leia o volume 4 dos livros sobre tratamento de efluentes do professor Marcos von Sperling e você encontrará essa metodologia no item 3.3 - Produção de sólidos biológicos). Precisamos primeiramente estimar a produção de sólidos biológicos no reator e isso será função da DBO de entrada e saída, do tempo de detenção hidráulica, do volume do reator, concentração de SSV no reator, além de estimar um coeficiente de produção celular, outro de respiração endógena e uma fração biodegradável. Após obter esse resultado conseguimos calcular a idade do lodo. Ficaria difícil colocar tudo aqui, por isso sugiro que consiga acesso a esse livro e procure pelos exemplos 3.1 e 3.2, onde o autor mostra tudo isso passo a passo. Vamos conversando, abraços, até já!
Muito obrigado professor, pela aula incrível. Trabalho na Canção Nova em Cachoeira Paulista. E recentemente, fui designado para a área ambiental, o que envolve a ETE. Ela está com o IVL altíssimo, como posso corrigi-lo?
Год назад
Oi, Lucas, tudo bem? Parabéns pela sua promoção! Sucesso. Bom, quando o IVL está muito elevado, podemos começar a verificar qual a origem dessa ocorrência. Pode ser que seu tratamento biológico esteja operando fora das faixas ideais (muita carga orgânica, pouca oxigenação, recirculação inadequada de lodo, presença excessiva de organismos filamentosos, etc). É por onde eu começaria a investigação.
A única dúvida que fiquei é que no tempo 11:08 é que você disse que a matéria organica fica retida no filtro. Se ela foi volatizada, não deveria ser a que quantidade de matéria que não ficou retida no filtro? Mais uma vez, muito obrigado!
4 месяца назад
Oi, Wolmir! A informação do vídeo está correta. Perceba que eu menciono os Sólidos Suspensos Voláteis (SSV), ou seja, os microrganismos são "sólidos de tamanho grande" (sólidos e suspensos) e de composição orgânica (voláteis). Por isso, no ensaio de filtração eles vão ficar retidos no filtro e irão se incinerar na calcinação. É preciso distinguir a fração orgânica (volátil), correspondente aos microrganismos, da fração inerte (sólidos suspensos fixos). Joia? Caso a dúvida persista, vamos conversando. Até já!
Muito boa a aula, professor. O que o Sr acha da aplicação de microorganismos no processo, ao invés de recircular o lodo? É possível? E viável?
2 года назад+1
Olá, Vini, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Eu sou do time "mais conservador", acho que ainda confio mais na recirculação do lodo. Tem sido usada com muita eficiência há muito tempo. Mas, pode ser que em breve os resultados positivos desse novo processo de semeadura se revelem satisfatórios, então isso seria uma grande vantagem em termos de economia de energia. Até breve!
Parabéns. Professor como faço a análise sólidos totais .
Год назад+1
Oi, Miguel, joia? É um ensaio bem simples. Você só precisa de um cadinho (de preferência com 50 mL de volume), uma dessecadora, uma estufa de secagem, uma balança e um banho maria. Eu mesmo ainda não tenho nenhum vídeo sobre isso, mas deixo aqui o link pro canal do professor Sidney onde é mostrado o ensaio: ruclips.net/video/yyylejpSlFA/видео.html Qualquer coisa tbm, me manda um e-mail que eu te envio uma apostila com o passo-a-passo. Valeu!
Olá professor, me surgiu uma nova dúvida enquanto respondia umas questões de concurso. No sistema de lodo ativado com aeração convencional, o lodo excedente já sai estabilizado? Achei que só saia estabilizado o lodo ativado com aeração prolongada (baixa taxa), por ocorrer na fase endógena. Sei que suas aulas são voltadas para operador de ETA, porém vou prestar o concurso da EMBASA para nível superior e estão sendo muito boas para complementar os estudos. Grata pelas aulas e parabéns pela didática !!
2 года назад
Oi, Tamille, bom dia! Na literatura o que se tem como afirmativa é que a estabilização só ocorre nos processos de aeração prolongada, como vc bem mencionou. Na aeração convencional, há relatos de estabilização parcial, o que diminuiria o tempo de processamento do lodo posterior. Mas, concordo com você quanto a isso. E vamos conversando! Até já já!
Qual a medida da membrana usada para fazer análise de sólidos suspensos!? Abraços ! Excelente aula!
3 года назад+1
Olá, Diego! Tudo joia? Obrigado pelo retorno. Para ensaio de sólidos suspensos solicita-se membranas com poros menores que 2 micrômetros. Em geral, utiliza-se com frequência membranas de microfibra de vidro de 1,2 micrômetros. Espero que ajude, senão, vamos conversando! Abraços!
@@diegoandre6690 Imagino mesmo como deve ser trabalhoso. Mas a confiabilidade do resultado é bem maior também! E se vocês testarem simultaneamente as 2 membranas (1,2 e 0,45) e compararem os resultados? Se a variação for insignificantes não daria pra pensar em trocar pela maior?
Professor, seu livro sobre tratamento tem físico também para comprar, além do digital.
Год назад
Oi, Washington, bom dia, td bem? Tenho também o livro físico, que é feito e enviado sob demanda pela UiClap. O link está na descrição do vídeo e no primeiro comentário. Valeu, obrigado pelo interesse. Todo recurso arrecadado com os materiais (e-book ou livro físico) são utilizados para aprimorar o canal. Abraços e até breve!!!
já está disponível o livro de tratamento de esgoto?
3 года назад
Oi, bom dia! Ainda não. Provavelmente eu só irei conseguir terminar e publicar em 2022. Mas assim que der eu vou divulgar por aqui e pelos outros canais. Abraços!
Pode-se dizer que lodo ativados é uma evolução das lagoas de estabilização aeradas?
Год назад
Oi, Fernando. Bom... acho que "são primos", mas não necessariamente uma evolução a partir das lagoas. Afinal, no processo de lodos ativados temos muito mais automação, decantadores secundários, aeração por ar difuso, sistema de recirculação. É algo muito robusto. Se fosse pra falar de evolução, eu diria que as lagoas aeradas é que são uma evolução das lagoas de estabilização simples. Joia? Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços, até breve.
Professor , as bactérias nitrosomonas consomem ou converte a amônia em nitrito ?
2 года назад+1
Oi, Natan. Podemos dizer que são "as duas coisas". A maneira mais adequada de se dizer é que as nitrosomonas oxidam a amônia (ou seja, em seus processos metabólicos elas vão consumir a amônia num processo de oxidação) e a amônia, então, será convertida a nitrito. Por isso, as duas formas que você mencionou não estão erradas, mas podemos refinar um pouco mais a forma de expressar, joia? Bons estudos!
opa, no min 5 (e pouco) foi apresentado um tipo de ETE.. Gostaria de saber de onde é essa ETE ! POR FAVOR !
11 месяцев назад
Oi, boa noite, joia? A foto que usei no vídeo foi da internet, então, não tenho certeza de onde era, pois foi há muito tempo que gravei. Mas você encontra ETEs com sistema de LA convencional nas ETEs ABC (SP) e Arrudas (MG), por exemplo. Joia? Sucesso e até breve!
Professor o excesso de gordura prejudica o tratamento biologico
Год назад+1
Oi, Miguel, tudo bem? Sim, meu caro, em algumas literaturas encontramos problemas operacionais relacionados ao excesso de gorduras como, por exemplo, a redução da oxidação biológica por sequestro de oxigênio, a formação de placas flutuantes em decantadores, nas paredes dos reatores e tubulações, além de mau cheiro. Joia? E vamos conversando. Abraços, até breve!
deveria ser professor do energia concurso!! Muito ruim o profeesor deles! E olha q o curso ñ é muito barato...
2 года назад
Hahahaha... obrigado! Mas não posso comparar as formas de ensinar e transmitir, afinal, seria pouco ético de minha parte. Mas tenho certeza que o professor lá está fazendo seu melhor, também. Enquanto isso, vai complementando os conteúdos por aqui. Bons estudos, boa sorte!
Bom dia professor Fábio, olha o que li sobre o uso de lodo como fertilizantes:www.comprerural.com/e-agora-terras-da-europa-estao-contaminadas-diz-pesquisa/
2 года назад
Uau, Edison, que caso complicado. Os microplásticos são uma preocupação mais recente e não há legislação nenhuma que regule isso, nem na água, tampouco no lodo. Em breve vou gravar uma aula sobre tratamento de lodo e vou lembrar de mencionar esse caso aqui. Obrigado pela contribuição.
ERRATA: no slide que apresento a fórmula do cálculo do IVL em 25:53 o teor de SST no efluente que está entrando no decantador e não necessariamente no efluente do tanque de aeração, como mostra o slide.
Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses assuntos.
Mas caso você queira (e possa) colaborar com qualquer quantia, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com
Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Bons estudos, boa sorte a tod@s!
Que aula sensacional, é possível ver a felicidade dele na explicação. Fora de série, excelente! Muitíssimo obrigado por essa PALESTRA, pois nem pode ser chamada de aula, de tão boa que foi
Obrigado, Rodrigo. Muitos anos aprimorando a aula e vendo aquilo que, de fato, interessa pra quem está começando no assunto, pra quem é técnico. Sem rodeios, sem mta perfurmaria... hahaha...
Valeu pelo retorno e forte abraço.
aula simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA! sério, nunca pensei q ia sentir prazer estudando efluentes kksdklfjsdklghdfkj mt bom
Hahahahahaha... A gente começa assim e qdo nos damos conta já estamos fazendo planos de quais ETEs precisamos conhecer até o final do ano. Espero que goste da área, pois ela precisa de pessoas dispostas a fazer tudo acontecer.
Valeu, bons estudos!!!
Excelente aula professor:Fabio.que didática top emfim consegui aprender sobre lodo ativado obrigado
Que ótimo! Bons estudos!!!
Estou estudando tudo praticamente por aqui. Um professor excelente com um ótimo formato de vídeos.
Agradeço muito pelo retorno!! Valeu!
Muito obrigada por essa excelete aula professor. Vc nasceu professor. Deus te abençoe
Ah, obrigado! Valeu, Rejane!
Parabéns pelo seu conteúdo! Muito didático!
Valeu, Diego!!!
Que aula boa hahaha informativa, com vídeos, imagens, momentos de descontração. Sensacional, vou colaborar com seu trabalho. Muito obrigado!!
Muito obrigado, Wolmir!!! Valeu!!!
Parabéns! Conteúdo bastante explicativo.
Valeu, agradeço mt!!!
Uauuuuuuu!!!! Fácil de entender, didático e criativo, sensacional essa aula!!!!
Ah, valeu, Aline!!! Obrigado!! Me programando pra voltar a gravar pro canal em breve!!! Valeu!!!
Parabéns pelo canal e por todo o conteúdo! Obrigado por disponibilizar essas aulas, de excelente qualidade, aqui no RUclips. Deus te abençoes sempre!
Valeu, Bruno! Agradeço mto! Bons estudos!
Aula maravilhosa. Obrigada professor 😊
Valeu, Faby!!! Obrigado!
Fabio muito obrigado pelo vídeo cara você nasceu pra ser professor que explicação incrível , me ajudou muito, eu trabalho em uma indústria multinacional na parte de tratamento de resíduos industriais e sanitário, sou técnico em meio ambiente amo essa área de tratamento e estou a 7 anos nela procurando entender a cada dia porque nenhuma planta e igual cada uma tem suas particularidades e operações diferentes , muito obrigado sou teu fã agora.
Valeu, Kadu! Técnicos em MA são o público alvo do meu canal. Comecei fazendo aula para meus alunos aqui na escola onde trabalho e felizmente o trabalho cresceu, mas os técnicos em MA eram (e serão) sempre meu foco.
Sucesso aí nos estudos!!!!
ótima aula!! Estou estudando pro concurso da ANA agora dia 28/04/24, e esse vídeo está muito bem explicado sobre esse assunto que ainda me restavam dúvidas!! Parabéns, muito didático
Valeu, Carlos! Fica aqui minha torcida! Sucesso!!!
Cara , adorei essa aula, comecei a trabalhar á pouco tempo numa ETE, foi esclarecedor!
Que massa, Borges!! Valeu. Sucesso aí nos estudos e no trabalho!!!
Que bacana essa foi a melhor forma que foi explicado as fases de crescimento microbiano
Na planta que eu trabalho a da fase endógena. to gostando muito das suas aulas e também estou multiplicando informações e indicando sua pagina
Aula incrível! Sou professor universitário e me inspiro em você!
Puxa, obrigado! Fico mto contente.
Sucesso e até breve!
Que aulas maravilhosas! Sensacionais!!! Parabéns 🎉🎉👏👏.
Eu tenho a mania de por a aula em velocidade 2x e super entendo. E acho mais atrativa ainda..
Parabéns Fábio!!!
Obrigado, Pâmela! Obrigado mesmo!
Por mais que eu tente, por mais que eu edite, os vídeos NUNCA ficam curtinhos, então, ainda bem que o RUclips tem a velocidade 2x! hahaha...
Estou me organizando aqui e em breve saem novos vídeos pro canal, continue acompanhando.
Abraços e até breve!
Professor Fábio. Parabéns pelo vídeo. Pela didática. A edição é muito engraçada. Super parabéns.
Ah, valeu! Muito obrigado! Alguns assuntos dão pra fazer umas piadas, deixar mais leves. Valeu mesmo! Abraços!
@ Olha, fiz uma prova de meio ambiente hoje, concurso público, caiu DBO ... Matéria orgânica, consumo de oxigênio pelos microorganismos. Lembrei um tanto de sua aula, nessa questão.
Saber que os vídeos ajudam é recompensador. Boa sorte, fica a minha torcida! Sucesso!
Vídeo maravilhoso, você explica muito bem. Obrigada
Ah, valeu, Gabriella!!! Muito obrigado!! Espero que goste dos próximos!!!
Excelente conteúdo Professor!!!
Valeu, Luciano, obrigado!!!
Obrigado, Professor Fábio. Gostei muito das explicações. Tô aguardando o novo Ebook. Abraços
Valeu, Marlos! Sempre presente e incentivando o canal! Valeu msm!!!
Parabéns!, fico no aguardo de novos conteúdos.
Obrigado, Luiz! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Sinceramente, perfeito.
Valeu, muito obrigado, Ciro!
Aula muito boa!
Valeu, Gabriel! Bons estudos!!!
Parabéns 👏👏 amei a aula. Obrigada
Muito obrigado, Faby!
Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Valeu, Paula!!! Valeu!!!
Muito boa as aulas. Parabéns 🤩🙌
Muito obrigado!!
Golaço de aula.
Parabéns professor.
Aprendo muito com seus vídeos.
Eu que agradeço, Eriton! Espero que alcance seus objetivos! Forte abraço!
Estudo a área de saneamento e o senhor é ótimo. Assisto a praticamente todos os seus conteúdos. Parabéns! 😁😁
Muito obrigado, Vìtor! Fico à disposição.
Bons estudos!
Excelente todas as aulas. Muito didática a explicação. Muito obrigado pelo conhecimento.
Valeu, Renan! Eu agradeço muito pelo retorno!
Sensacional Suas Aulas professor, sou da área de segurança do trabalho e estou migrando para área de tratamento de efluentes e afluentes.
Estou amando suas explicações.
Parabéns!
Valeu, Andrews. Aqui onde dou aula tem bastante TST buscando a área de meio ambiente pra complementar a formação. Faço as aulas pensando nesse pessoal também, por isso sempre caminho passo a passo, do zero, imaginando que pode ser o primeiro contato de muita gente.
Bons estudos!!! Sucesso na caminhada!
@ Excelente visão!
Eu mesmo... Sempre tive interesse pela área. Sou profissional da área de sst há 7 anos, porém quero migrar para EHS e, quem sabe até conhecer estações de tratamento de Afluentes e Efluentes, como a ETE de Barueri. Sou de Mogi das Cruzes, Discente em EAS - e estou amando suas Aulas!
Muito Obrigado Professor, te desejo Sucesso!😀😀😀😀
Sensacional! Obrigada professor, vou maratonar suas aulas!
Valeu, Camila!!! Bons estudos!!!
Parabéns
Excelente explicação
Valeu, Geovani, muito obrigado!!!
Muito obrigado! Professor Fábio, por compartilhar um conteúdo maravilhoso.
Eu que agradeço!
Aula muito top, muito obrigado pelas explicações professor. Venho acompanhado seu trabalho há um bom tempo e todas as aulas são bem legais e com uma didática de fácil entendimento, meus parabéns Prof. Fábio!!
Carlos, muito obrigado! Valeu mesmo. Espero que os conteúdos ajudem aí nos seus objetivos.
Sucesso, obrigado e abraços!
Sempre com aulas muito boas, professor!
Obrigado, André! Espero que os conteúdos sejam sempre úteis pra vc!
Abraços.
Suas aulas são incríveis, parabéns!
Valeu, Jessé! Agradeço muito pelo retorno!
Vou me inscrever
Ah, valeu!!! Obrigado!!! =)
Obrigado!
Incrivel como que eu estou estudando por aqui os conteudos necessarios para criacao de peixe, bem que um colega da rede disse por ai: "A gente nao cria peixe e sim agua, o peixe e apenas um resultado do quao boa a agua estava".
Que bacana!!
Realmente, eu não tinha enxergado por esse ponto de vista também. A qualidade da água é fundamental para a criação dos peixes e, nesse sentido, espero poder dar minha contribuição.
Sucesso!!!
Gratidão Professor 🌻 Rumo a EMBASA 💪
Rumo à EMBASA!!!!! Bora, Adriana!!! Boa sorte!!
Q aula incrível ❤️
Obrigado, Thayza! Em breve conteúdos novos! Aguenta firme! =)
Mais um conhecimento adquirido com sucesso
Obrigado professor Fabio
Muito bom o video
Valeu, Isac! Espero que esteja te ajudando a alcançar seus objetivos! Abraços!
Q aula👏
Muito obrigado!
Primeiramente obrigado pela aula professor! Excelente. Gostaria de saber como é melhorado o parâmetro IVL. Obrigado!!
Oi, tudo joia?
Bom, pra melhorar o IVL existem algumas possibilidades como verificar a ocorrência de arraste, o tempo das descargas hidráulicas no decantador, formação de bolhas, etc.
Recomendo que você procure o canal/instagram da Ana Luíza Fávaro, ela é expert em microbiologia de lodos e com certeza vai poder te ajudar muito mais com essa dúvida!! Vou marcar o @ dela aqui: www.youtube.com/@AcquaExpert
Abraços, até já!!!
Mais uma aula fantástica Prof. Fábio, parabéns! É merecido aquela contribuição sim rsrs forte abraço e obrigado!
Valeu!!! Valeu muito!!!
Abraços, até breve e ótimos estudos!!!
maravilhosa aula, simples o entendimento, parabéns pelo otimo trabalho!!!
Muito obrigado!!! Espero ter ajudado de alguma forma!
Abraços!
Ótima aula, meus parabéns pelo conhecimento sobre o assunto e pela disposição em passá-lo adiante.
Obrigado, Lucas! Bons estudos pra vc!
SENSACIONAL
Professor ,a medida correta pra medir quantidade de microorganismos de um efluente é o sólidos suspenso totais ou a DBO?
Oi, Eriton, tudo bem?
Bom... vamos por partes.
Podemos medir isso diretamente por contagem em placas de petri, ou indiretamente pelo teor de sólidos suspensos voláteis (não o total), mas não pela DBO, pois esse parâmetro é o teor de matéria orgânica em um meio e não contagem de microrganismos, certo?
Abraços e vamos conversando.
muito massa!
Valeu!!!
Nossa, que explicação fantástica.
Parabéns pela didática, prof Fábio.
Como faço para obter esse e-book?
Me interessei muito pelos vídeos.
Oi, Fabiane, tudo bem?
Os links para o e-book ou o livro físico estão na descrição do vídeo.
Muito obrigado pelas palavras. Abraços e até breve!
Excelente aula professor! Fiquei com uma dúvida no ensaio de IVL: A alíquota de 1 L que é retirada para fazer fazer o ensaio é retirada do decantador secundário ou do tanque de aeração ? Me parece obvio ser do decantador, porém na descrição da equação do IVL da aula consta tanque de aeração. Agradeço a disposição das aulas, estou assistindo todas!
Oi, Tamille!!!
Sim, você está certa. São os sólidos do decantador secundário. Acho que eu acabei "copiando e colando" o slide e não me atentei que devia ter mudado o "tanque de aeração" para "decantador secundário".
Mas é isso mesmo que você mencionou! 😅
Obrigado pela observação!
Aula maravilhosa, professor 👏👏
Muito obrigado, Tatiane! Sigo tentando ajudar o máximo de pessoas e espero que esses conteúdos sejam proveitosos.
Valeu mesmo e até já já!
Conteudo mto bom, prof. Meu IVL está 360. ETE muito ruim e nao consigo descobrir o que é. Muita água limpa entrando devido ao alto consumo. E nao tem como reduzir. Vc sugere algo?
Oi, Vivian, tudo bem? Já tentou fazer um diagnóstico em microscópio pra ver se a constituição do lodo está saudável?
Vamos conversando! Abraços!
@ Obrigada pelo breve retorno. Nunca fiz. Tem alguma interferência, em especial, para o lodo nao estar saudável? se tratando de efluente puramente sanitário. Grata!
Saudações professor, estou vendo o vídeo do senhor para buscar informações sobre o sistema de Lodo Ativado e, como um biólogo, eu não consigo entender qual será o destino do efluente tratado numa situação que não existe a rede pública coletora (tampouco é aceito a disposição em corpos d'água ou redes pluviais). Estou "patinando" nessa questão e não consigo entender, mesmo procurando essa resposta em várias plataformas. Mais especificamente, meu caso é sobre o estudo ambiental de um empreendimento familiar (edifício) que utilizará esse sistema de tratamento e onde o efluente tratado será disposto...
Não sei se foi comentado no vídeo e eu não encontrei mas estou agoniado com essa dúvida. Se for possível, por favor, peço uma luz para resolver esta questão que vem me tirando o sono há alguns dias.
Desde já, obrigado e devo salientar que o vídeo está fenomenal!
Oi, Giovanni, tudo bem?
Bom em termos gerais temos as resoluções federais mas cada estado e município pode refinar o ato do lançamento.
Em locais que não dispõem de redes coletores de esgoto, o esgoto tratado pode sim ir para um corpo receptor (mediante um estudo de impacto ambiental) ou então em um sumidouro no próprio solo mesmo.
O lançamento indireto, isso é, o lançamento feito em redes pluviais para depois chegar a um corpo receptor mais afastado também é possível.
Tudo dependerá do órgão licenciador. Shoppings, indústrias, condomínios verticais e horizontais, todos têm essas possibilidades. O que não poderia de jeito nenhum, e a legislação vem apertando nesse ponto, é o lançamento sem nenhum tipo de tratamento. Cidades sérias, com gestão comprometida, não permitem empreendimentos sem o tratamento de efluentes próprio ou lançamento em rede coletora.
Joia? Vamos conversando, abraços, até já!
Obrigado Professor, sua explicação deu uma clareada nas ideias e me ajudou muito, fora o vídeo sensacional. Além disso, dei uma olhada na NBR 13969/97 que trata desse assunto também. O órgão ambiental municipal que está analisando meu estudo é bastante rigoroso e não aceita algumas estratégias, como o lançamento em redes pluviais e a construção de valas de infiltração ou sumidouro.
Novamente, muito obrigado pela atenção e por criar esse conteúdo fera. Abraços e até mais, seguirei assistindo seus vídeos!
Parabéns pela aula e pelo conteúdo!
Professor, há alguma forma de saber a idade do lodo antes do descarte ser realizado? Ou seja, há alguma outra variável ou mesmo outra equação que possa ser utilizada pra estimar a idade quando não tenho o parâmetro da vazão de descarte?
Oi, Thiago, tudo joia?
Sim, é possível sim, mas o cálculo fica bem mais complicadinho (se puder, leia o volume 4 dos livros sobre tratamento de efluentes do professor Marcos von Sperling e você encontrará essa metodologia no item 3.3 - Produção de sólidos biológicos).
Precisamos primeiramente estimar a produção de sólidos biológicos no reator e isso será função da DBO de entrada e saída, do tempo de detenção hidráulica, do volume do reator, concentração de SSV no reator, além de estimar um coeficiente de produção celular, outro de respiração endógena e uma fração biodegradável.
Após obter esse resultado conseguimos calcular a idade do lodo. Ficaria difícil colocar tudo aqui, por isso sugiro que consiga acesso a esse livro e procure pelos exemplos 3.1 e 3.2, onde o autor mostra tudo isso passo a passo.
Vamos conversando, abraços, até já!
@, muito obrigado pelo esclarecimento!
Abraços, e continue postando novos conteúdos. Seus vídeos são ótimos!
Muito obrigado professor, pela aula incrível. Trabalho na Canção Nova em Cachoeira Paulista. E recentemente, fui designado para a área ambiental, o que envolve a ETE. Ela está com o IVL altíssimo, como posso corrigi-lo?
Oi, Lucas, tudo bem?
Parabéns pela sua promoção! Sucesso.
Bom, quando o IVL está muito elevado, podemos começar a verificar qual a origem dessa ocorrência. Pode ser que seu tratamento biológico esteja operando fora das faixas ideais (muita carga orgânica, pouca oxigenação, recirculação inadequada de lodo, presença excessiva de organismos filamentosos, etc). É por onde eu começaria a investigação.
A única dúvida que fiquei é que no tempo 11:08 é que você disse que a matéria organica fica retida no filtro. Se ela foi volatizada, não deveria ser a que quantidade de matéria que não ficou retida no filtro?
Mais uma vez, muito obrigado!
Oi, Wolmir! A informação do vídeo está correta.
Perceba que eu menciono os Sólidos Suspensos Voláteis (SSV), ou seja, os microrganismos são "sólidos de tamanho grande" (sólidos e suspensos) e de composição orgânica (voláteis). Por isso, no ensaio de filtração eles vão ficar retidos no filtro e irão se incinerar na calcinação. É preciso distinguir a fração orgânica (volátil), correspondente aos microrganismos, da fração inerte (sólidos suspensos fixos).
Joia?
Caso a dúvida persista, vamos conversando. Até já!
Muito boa a aula, professor. O que o Sr acha da aplicação de microorganismos no processo, ao invés de recircular o lodo? É possível? E viável?
Olá, Vini, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Eu sou do time "mais conservador", acho que ainda confio mais na recirculação do lodo. Tem sido usada com muita eficiência há muito tempo. Mas, pode ser que em breve os resultados positivos desse novo processo de semeadura se revelem satisfatórios, então isso seria uma grande vantagem em termos de economia de energia.
Até breve!
Parabéns.
Professor como faço a análise sólidos totais .
Oi, Miguel, joia? É um ensaio bem simples. Você só precisa de um cadinho (de preferência com 50 mL de volume), uma dessecadora, uma estufa de secagem, uma balança e um banho maria. Eu mesmo ainda não tenho nenhum vídeo sobre isso, mas deixo aqui o link pro canal do professor Sidney onde é mostrado o ensaio:
ruclips.net/video/yyylejpSlFA/видео.html
Qualquer coisa tbm, me manda um e-mail que eu te envio uma apostila com o passo-a-passo.
Valeu!
Olá professor, me surgiu uma nova dúvida enquanto respondia umas questões de concurso.
No sistema de lodo ativado com aeração convencional, o lodo excedente já sai estabilizado? Achei que só saia estabilizado o lodo ativado com aeração prolongada (baixa taxa), por ocorrer na fase endógena.
Sei que suas aulas são voltadas para operador de ETA, porém vou prestar o concurso da EMBASA para nível superior e estão sendo muito boas para complementar os estudos. Grata pelas aulas e parabéns pela didática !!
Oi, Tamille, bom dia!
Na literatura o que se tem como afirmativa é que a estabilização só ocorre nos processos de aeração prolongada, como vc bem mencionou.
Na aeração convencional, há relatos de estabilização parcial, o que diminuiria o tempo de processamento do lodo posterior.
Mas, concordo com você quanto a isso.
E vamos conversando! Até já já!
Qual a medida da membrana usada para fazer análise de sólidos suspensos!? Abraços ! Excelente aula!
Olá, Diego! Tudo joia? Obrigado pelo retorno. Para ensaio de sólidos suspensos solicita-se membranas com poros menores que 2 micrômetros. Em geral, utiliza-se com frequência membranas de microfibra de vidro de 1,2 micrômetros.
Espero que ajude, senão, vamos conversando!
Abraços!
Obrigado professor, e que aqui não trabalho estamos usando uma de 0,45 mas dá trabalho pra filtrar kk.
*no
@@diegoandre6690 Imagino mesmo como deve ser trabalhoso. Mas a confiabilidade do resultado é bem maior também!
E se vocês testarem simultaneamente as 2 membranas (1,2 e 0,45) e compararem os resultados? Se a variação for insignificantes não daria pra pensar em trocar pela maior?
@ vou ver se consigo a membrana , de toda forma obrigado professor!
Professor, seu livro sobre tratamento tem físico também para comprar, além do digital.
Oi, Washington, bom dia, td bem?
Tenho também o livro físico, que é feito e enviado sob demanda pela UiClap. O link está na descrição do vídeo e no primeiro comentário.
Valeu, obrigado pelo interesse. Todo recurso arrecadado com os materiais (e-book ou livro físico) são utilizados para aprimorar o canal.
Abraços e até breve!!!
já está disponível o livro de tratamento de esgoto?
Oi, bom dia! Ainda não. Provavelmente eu só irei conseguir terminar e publicar em 2022.
Mas assim que der eu vou divulgar por aqui e pelos outros canais.
Abraços!
😍😍😍😍
Obrigado, Maria.
Pode-se dizer que lodo ativados é uma evolução das lagoas de estabilização aeradas?
Oi, Fernando.
Bom... acho que "são primos", mas não necessariamente uma evolução a partir das lagoas. Afinal, no processo de lodos ativados temos muito mais automação, decantadores secundários, aeração por ar difuso, sistema de recirculação. É algo muito robusto.
Se fosse pra falar de evolução, eu diria que as lagoas aeradas é que são uma evolução das lagoas de estabilização simples.
Joia?
Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços, até breve.
Professor , as bactérias nitrosomonas consomem ou converte a amônia em nitrito ?
Oi, Natan. Podemos dizer que são "as duas coisas". A maneira mais adequada de se dizer é que as nitrosomonas oxidam a amônia (ou seja, em seus processos metabólicos elas vão consumir a amônia num processo de oxidação) e a amônia, então, será convertida a nitrito.
Por isso, as duas formas que você mencionou não estão erradas, mas podemos refinar um pouco mais a forma de expressar, joia?
Bons estudos!
opa, no min 5 (e pouco) foi apresentado um tipo de ETE.. Gostaria de saber de onde é essa ETE ! POR FAVOR !
Oi, boa noite, joia?
A foto que usei no vídeo foi da internet, então, não tenho certeza de onde era, pois foi há muito tempo que gravei.
Mas você encontra ETEs com sistema de LA convencional nas ETEs ABC (SP) e Arrudas (MG), por exemplo.
Joia?
Sucesso e até breve!
🙂🙂🙂
Professor o excesso de gordura prejudica o tratamento biologico
Oi, Miguel, tudo bem?
Sim, meu caro, em algumas literaturas encontramos problemas operacionais relacionados ao excesso de gorduras como, por exemplo, a redução da oxidação biológica por sequestro de oxigênio, a formação de placas flutuantes em decantadores, nas paredes dos reatores e tubulações, além de mau cheiro.
Joia?
E vamos conversando. Abraços, até breve!
Kd o tratamento terciário???
Eu preciso gravar algo sobre isso, né? Estou em débito, realmente...
KKKKKKKKKK muito bom, impossivel sentir sono.
Valeu, Hyan, muito obrigado!!!
deveria ser professor do energia concurso!! Muito ruim o profeesor deles! E olha q o curso ñ é muito barato...
Hahahaha... obrigado! Mas não posso comparar as formas de ensinar e transmitir, afinal, seria pouco ético de minha parte. Mas tenho certeza que o professor lá está fazendo seu melhor, também. Enquanto isso, vai complementando os conteúdos por aqui.
Bons estudos, boa sorte!
Bom dia professor Fábio, olha o que li sobre o uso de lodo como fertilizantes:www.comprerural.com/e-agora-terras-da-europa-estao-contaminadas-diz-pesquisa/
Uau, Edison, que caso complicado. Os microplásticos são uma preocupação mais recente e não há legislação nenhuma que regule isso, nem na água, tampouco no lodo.
Em breve vou gravar uma aula sobre tratamento de lodo e vou lembrar de mencionar esse caso aqui.
Obrigado pela contribuição.
@ estou estudando para a Casan e novamente suas aulas estão me ajudando muito, obrigado pela generosidade de disponibilizar o conteúdo!!!