Show de aula professor! Ensaio de Jartest explicado passo a passo! Inclusive usei hoje em sala de aula com os meus alunos. Parabéns pelo excelente material.
Год назад+1
Eu que agradeço! Espero que o vídeo seja útil para suas aulas. Fique à vontade para usar. Abraços!
Bom dia Professor! Vim assistir novamente o jar-test, já estou trabalhando na EMBASA e preciso sanar minhas dúvidas. Graças as suas aulas passei em primeiro na ETA que estava concorrendo!!!!
Год назад
Ah, João, que massa! Parabéns! Mérito seu, meu nobre, eu só dei aquela ajudinha. Sucesso na caminhada e na profissão. Precisando de ajuda, o canal e eu estamos sempre à disposição.
Olá, parabéns pelo conhecimento. Pode analisar um PAC 18 e 10 para fazer a distinção. Obrigado pela ajuda.
8 месяцев назад+1
Oi, Danilo, tudo joia? Acho que até consigo fazer sim, pois recebi amostras de PAC com as duas concentrações. Quando gravei esse vídeo eu não tinha ainda o PAC 18. Quem sabe consigo gravar em breve! Valeu!!!
Obrigado pela aula professor. Sobre os parâmetros de velocidade, tempo de duração da mistura rápida, floculação e decantação a serem inseridos no Jar Test, em ETA do tipo convencional é até tranquilo de se calcular. Agora, em ETA que utiliza Flocodecantador + Filtro Russo, como calcular esses parâmetros?
11 месяцев назад
Oi, João, tudo bem? Se não me engano, no livro do professor Di Bernardo e também no livro do professor Carlos Richter, acho que têm exemplos sobre o ensaio de jar-test simulando filtros russos, mas, se não me engano, eles tiveram que construir um filtro em pequena escala pra simular a realidade. Só com o jarro não daria 100% certo.
2 года назад+1
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo: Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Link para os vídeos sobre determinação de cor/turbidez, acidez e alcalinidade: ruclips.net/video/uwz2GCZtno0/видео.html ruclips.net/video/LxCZq1UaO1s/видео.html Valeeeeeeeu!
Obrigado pela aula professor! Preciso de uma ajuda. Estou montando a curva de dosagem de algumas ETA que monitoro. Por conta da distância entre as ETA e o Laboratório de Controle de Qualidade (por causa da demanda de serviço não consigo levar o Jar Test e executá-lo na ETA) estou tendo dificuldade para conseguir coletar amostras de água bruta com turbidez mais elevada para testar os resultados encontrados nos testes com turbidez mais baixa. Em algumas ETA trabalhamos com turbidez esporádica de 3000NTU, mas a demanda da curva de dosagem é meio urgente e a turbidez mais alta com que realizei testes foi 500NTU. Como consigo aumentar artificialmente a turbidez da água a fim de realizar os testes? Obrigado!
11 месяцев назад
Oi, João, tudo bem? A gente pode usar caulim pra simular a turbidez. Dosar esse produto na forma de pó até alcançar o valor de turbidez necessária. Joia? Abraços e até já!
Ótimo vídeo professor! Referente ao ensaio de jar-test, como faço para calcular os parâmetros de velocidade e tempo de duração da mistura rápida, fluculação e decantação?
Год назад
Oi, tudo joia? Bom, o ideal é que o jar-test simule a ETA (ou as ETAs) que serão usadas como modelo para os testes. Melhor será você determinar o tempo de detenção hidráulico dos floculadores e decantadores (tdh = Volume / Vazão), os gradientes de velocidade na coagulação/floculação (precisa encontrar na literatura) e a taxa de aplicação do decantador (t = Vazão / Área) Com esses parâmetros é possível melhorar o ajuste do jar-test pra que fique o mais realista possível. Aqui pelo RUclips é meio complexo para explicar, mas se quiser me mandar um e-mail eu tento dar mais detalhes. Sucesso, até breve!
Prof, como saber a dosagem certa que vai colocar em cada um dos 6 jarros para o ensaio?
Год назад
Oi, Karina! Se você não tiver nenhum norte, use a metodologia que eu apliquei no vídeo, ou seja, a partir de uma tabela de referência você faz uma faixa de concentrações para o coagulante. No primeiro jarro use a menor concentração em função da cor/turbidez e no último jarro a maior concentração (também em função da cor/turbidez). Nos jarros intermediários, use a razão que eu mostro a partir de 4:57 . Com o tempo, fazendo esse ensaio todos os dias, a gente acaba usando valores em intervalos menores. Joia? Mas se a dúvida permanecer, vamos conversando. Abraços!
Bom dia! eu me chamo Edvaldo e tenho uma questao; como controlar o Ph sem alterar na turbidez. pois o mesmo esta com 4,85, temos a determinaçao de dixa-lo em 7 a 8 de ph. ja tentamos na calha parchal e na caixa de contato.
Год назад+1
Oi, Edvaldo, tudo joia? Bom... a resposta que vou dar é meio simplista e carece de mais dados para que fique mais precisa mas, de forma geral, o hidróxido de sódio seria capaz de elevar o pH sem comprometer a turbidez da água. Já tentou usar essa solução? Me dá mais detalhes que posso ver se há outras possibilidades. Abraços e até breve!
@ Boa noite Professor Fábio. Então, como eu trabalho em uma empresa grande, e sou apenas um operador de ETA, O hidróxido de sódio, se fôssemos usar levaria grande tempo para adquirir, teria uma demanda de licitações para adquirir. Lá só dispomos de cal, sulfato de alumínio, cloro e flúor, ferramentas básicas para o nosso tratamento. Estamos em um período de águas muito limpa, porém o PH gira em torno de 5,40 a 5,80. Já tentamos convencer os técnicos de laboratório, que somente a adição de cal na caixa de contato e na Calha parchal não resolve o problema, acredito que eles os técnicos, encontrem também essa dificuldade de adquirir outros produtos para elevar esse PH. Lembrando o PH da água bruta chega a 6,70ntus quando passa pelo tratamento de floculacao e desinfecção chega a 5,40ntus a 5,80ntus. Turbidez da água bruta 6,70ntus a 8,0ntus, na água tratada 0,50ntus a 0,70ntus. Grato pela atenção.
Talvez a melhor alternativa seria trocar o coagulante. Talvez poderiam usar PAC ao invés de Sulfato de Alumínio, visto que a queda de pH ocasionada por ele é bem menor comparada ao Sulfato. Se o pH da água bruta gira em torno de 6,70 pH e com Sulfato sua água tratada fica em torno de 5,50 pH, com PAC ficaria facilmente em 6,20 pH. Boa sorte!
Como determinar a velocidade de sedimentação mais adequada?
Год назад
Oi, bom dia! A velocidade de sedimentação é dada em projeto e a literatura tbm tem suas recomendações, conforma a taxa adotada pro decantador. Algo entre 0,5 e 1 cm/s costumam se suficientes.
Bom dia. Como é rotina, ótimo vídeo professor, parabéns. Professor, eu adquiri o primeiro ebook, tem algum desconto para adquirir o segundo? Quando sai o vídeo sobre jar test com o PAC? Obrigado pelos seus vídeos.
2 года назад
Fala, meu jovem, tudo bem?? Obrigado pelas palavras. O segundo vídeo deve sair entre o natal e o ano novo. Se eu conseguir adiantar as coisas aqui, pode até ser que saia antes disso. Ah, e tem desconto sim pra adquirir a 2a edição. Vc pode me mandar um olá no Instagram ou por e-mail (conteudosambientais@gmail.com) ? Aí eu já envio o cupom que dá quase 67% de desconto, pode ser? Valeu, até já, estou aguardando! Abraços!
Olá prof. Fábio. Comprei o livro e assisti a aula. No livro a eqs. 4.4 não está invertida? Esta igual a sua apresentação mas o dpa deu um fator maior que o dpc (dpa=5,824*dpc). Não devia ser ao contrário?
Год назад
Oi, Letícia, tudo joia?? Bom, 1 mol de Al2O3 (que é o nosso produto comercial) tem 102 g e 1 mol de Sulfato tem 594 g (que é o nosso produto ativo) Então 102 g ----- 594 g dpc ------- da Resolvendo essa regra de três, chegamos na relação dpa = dpc × 5,824 Mas se ainda estiver em dúvida, ou quiser mais explicações, me manda um e-mail em conteudosambientais@gmail.com que eu tento explanar melhor, joia? Até breve! 😉
Boa explicação! Mas creio que é trabalho do químico realizar os cálculos. Existe outra maneira de relacionar esse padrão comercial e ativo?
Год назад
Oi, Wesley! Bom, o trabalho de fazer o jar-test pode ser do químico, ou do operador responsável pelo trabalho no dia. A forma de relacionar os produtos comercial e ativo é essa mesmo, resumi ao máximo essa expressão para facilitar os cálculos.
No caso eu utilizo sulfato líquido densidade 1,32, e al2o3 7,5% como faco uma solução 1%?
6 месяцев назад
Oi, Matheus, tudo joia? O princípio que você vai usar é o mesmo apresentado no vídeo: 1 mL do seu coagulante diluído em um balão de 100 mL com água destilada/deionizada. Assim, você terá uma solução de 1% (volume/volume). Joia? Valeu e vamos conversando, até já!
É sim!!! hahaha.. acredite!!! Coloque tudo em uma planilha de excel e o resto é só lançar os valores. Sério. Depois da 1a vez, as outras são bem mais tranquilas.
Show de aula professor! Ensaio de Jartest explicado passo a passo! Inclusive usei hoje em sala de aula com os meus alunos. Parabéns pelo excelente material.
Eu que agradeço! Espero que o vídeo seja útil para suas aulas. Fique à vontade para usar.
Abraços!
Professor, parabéns! Estou adorando suas aulas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Eu que agradeço, Luana! Espero que goste dos outros conteúdos.
Aula top das Galaxias. Parabens Professor Fabio.
Opa!!! Valeu, meu caro!!!
Excelente !!! sou da estação de tratamento do Acre, e gostei muito da sua aula. um abraço.
Valeu, Elton!!! Siga firme na função aí, levando qualidade de vida pras pessoas e, no que eu puder colaborar, conta comigo e com meu canal.
Simplesmente excelente, Parabéns e que Deus continue te abençoando.
Valeu, André! Muito obrigado e bons estudos!!!
Bom dia Professor! Vim assistir novamente o jar-test, já estou trabalhando na EMBASA e preciso sanar minhas dúvidas. Graças as suas aulas passei em primeiro na ETA que estava concorrendo!!!!
Ah, João, que massa! Parabéns! Mérito seu, meu nobre, eu só dei aquela ajudinha. Sucesso na caminhada e na profissão. Precisando de ajuda, o canal e eu estamos sempre à disposição.
Seus vídeos são sempre com excelência.✌️👍😃
Valeu, Marlos!! Sucesso!!!
E eu aqui relembrando minhas aulas de Engenharia química... Para aplicar no trabalho !
Que bacana! Sucesso nos ensaios aí!
Parabéns!ótima explicação e fazia tempo que eu procurava uma aula assim!
Oi, Wanna! Muito obrigado. Bons estudos!
Parabéns pela iniciativa. Excelente explicações
Valeu, Sérgio, mt obrigado!
Aula que vale ouro!!!!
Valeu, Alex, muito obrigado!!!
Excelente vídeo, muito bem explicado.
Parabéns
Muito obrigado! Valeu!
Excelente, parabéns!
Valeu, obrigado, Hernanes!!!
Obrigado, obrigado, obrigado!
Imagina, eu que agradeço pelo comentário!
Olá, parabéns pelo conhecimento. Pode analisar um PAC 18 e 10 para fazer a distinção. Obrigado pela ajuda.
Oi, Danilo, tudo joia?
Acho que até consigo fazer sim, pois recebi amostras de PAC com as duas concentrações. Quando gravei esse vídeo eu não tinha ainda o PAC 18.
Quem sabe consigo gravar em breve! Valeu!!!
Obrigado pela aula professor.
Sobre os parâmetros de velocidade, tempo de duração da mistura rápida, floculação e decantação a serem inseridos no Jar Test, em ETA do tipo convencional é até tranquilo de se calcular. Agora, em ETA que utiliza Flocodecantador + Filtro Russo, como calcular esses parâmetros?
Oi, João, tudo bem?
Se não me engano, no livro do professor Di Bernardo e também no livro do professor Carlos Richter, acho que têm exemplos sobre o ensaio de jar-test simulando filtros russos, mas, se não me engano, eles tiveram que construir um filtro em pequena escala pra simular a realidade. Só com o jarro não daria 100% certo.
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Link para os vídeos sobre determinação de cor/turbidez, acidez e alcalinidade:
ruclips.net/video/uwz2GCZtno0/видео.html
ruclips.net/video/LxCZq1UaO1s/видео.html
Valeeeeeeeu!
Excelente aula!!!
Muito obrigado, Godoi!!!
Obrigado Professor👍
Obrigado pela aula professor!
Preciso de uma ajuda.
Estou montando a curva de dosagem de algumas ETA que monitoro. Por conta da distância entre as ETA e o Laboratório de Controle de Qualidade (por causa da demanda de serviço não consigo levar o Jar Test e executá-lo na ETA) estou tendo dificuldade para conseguir coletar amostras de água bruta com turbidez mais elevada para testar os resultados encontrados nos testes com turbidez mais baixa.
Em algumas ETA trabalhamos com turbidez esporádica de 3000NTU, mas a demanda da curva de dosagem é meio urgente e a turbidez mais alta com que realizei testes foi 500NTU.
Como consigo aumentar artificialmente a turbidez da água a fim de realizar os testes?
Obrigado!
Oi, João, tudo bem?
A gente pode usar caulim pra simular a turbidez. Dosar esse produto na forma de pó até alcançar o valor de turbidez necessária.
Joia?
Abraços e até já!
Ótimo vídeo professor!
Referente ao ensaio de jar-test, como faço para calcular os parâmetros de velocidade e tempo de duração da mistura rápida, fluculação e decantação?
Oi, tudo joia?
Bom, o ideal é que o jar-test simule a ETA (ou as ETAs) que serão usadas como modelo para os testes.
Melhor será você determinar o tempo de detenção hidráulico dos floculadores e decantadores (tdh = Volume / Vazão), os gradientes de velocidade na coagulação/floculação (precisa encontrar na literatura) e a taxa de aplicação do decantador (t = Vazão / Área)
Com esses parâmetros é possível melhorar o ajuste do jar-test pra que fique o mais realista possível. Aqui pelo RUclips é meio complexo para explicar, mas se quiser me mandar um e-mail eu tento dar mais detalhes.
Sucesso, até breve!
Boa tarde professor,
Em se tratando de porcentagem, qual concentração foi preparada a solução de sulfato de alumínio?
Oi, Edvaldo, joia?
Minha solução de sulfato de alumínio tinha a concentração de 0,5 % (5g/L). Joia?
Valeu, até breve!
Vídeos excelentes. Agora estamos passando por um problema de viscosidade na água. Como tratar?
Oi, Paulo!! Joia!
A viscosidade anormal já vem da água bruta, ou ocorre após o tratamento???
Muito bom 👏🏻👏🏻
Obrigado, Juliana! =)
Prof, como saber a dosagem certa que vai colocar em cada um dos 6 jarros para o ensaio?
Oi, Karina!
Se você não tiver nenhum norte, use a metodologia que eu apliquei no vídeo, ou seja, a partir de uma tabela de referência você faz uma faixa de concentrações para o coagulante. No primeiro jarro use a menor concentração em função da cor/turbidez e no último jarro a maior concentração (também em função da cor/turbidez). Nos jarros intermediários, use a razão que eu mostro a partir de 4:57 .
Com o tempo, fazendo esse ensaio todos os dias, a gente acaba usando valores em intervalos menores.
Joia?
Mas se a dúvida permanecer, vamos conversando.
Abraços!
Bom dia! eu me chamo Edvaldo e tenho uma questao; como controlar o Ph sem alterar na turbidez. pois o mesmo esta com 4,85, temos a determinaçao de dixa-lo em 7 a 8 de ph. ja tentamos na calha parchal e na caixa de contato.
Oi, Edvaldo, tudo joia? Bom... a resposta que vou dar é meio simplista e carece de mais dados para que fique mais precisa mas, de forma geral, o hidróxido de sódio seria capaz de elevar o pH sem comprometer a turbidez da água. Já tentou usar essa solução?
Me dá mais detalhes que posso ver se há outras possibilidades.
Abraços e até breve!
@ Boa noite Professor Fábio. Então, como eu trabalho em uma empresa grande, e sou apenas um operador de ETA, O hidróxido de sódio, se fôssemos usar levaria grande tempo para adquirir, teria uma demanda de licitações para adquirir. Lá só dispomos de cal, sulfato de alumínio, cloro e flúor, ferramentas básicas para o nosso tratamento. Estamos em um período de águas muito limpa, porém o PH gira em torno de 5,40 a 5,80. Já tentamos convencer os técnicos de laboratório, que somente a adição de cal na caixa de contato e na Calha parchal não resolve o problema, acredito que eles os técnicos, encontrem também essa dificuldade de adquirir outros produtos para elevar esse PH. Lembrando o PH da água bruta chega a 6,70ntus quando passa pelo tratamento de floculacao e desinfecção chega a 5,40ntus a 5,80ntus. Turbidez da água bruta 6,70ntus a 8,0ntus, na água tratada 0,50ntus a 0,70ntus. Grato pela atenção.
Talvez a melhor alternativa seria trocar o coagulante.
Talvez poderiam usar PAC ao invés de Sulfato de Alumínio, visto que a queda de pH ocasionada por ele é bem menor comparada ao Sulfato. Se o pH da água bruta gira em torno de 6,70 pH e com Sulfato sua água tratada fica em torno de 5,50 pH, com PAC ficaria facilmente em 6,20 pH.
Boa sorte!
Como determinar a velocidade de sedimentação mais adequada?
Oi, bom dia!
A velocidade de sedimentação é dada em projeto e a literatura tbm tem suas recomendações, conforma a taxa adotada pro decantador. Algo entre 0,5 e 1 cm/s costumam se suficientes.
Bom dia. Como é rotina, ótimo vídeo professor, parabéns. Professor, eu adquiri o primeiro ebook, tem algum desconto para adquirir o segundo? Quando sai o vídeo sobre jar test com o PAC? Obrigado pelos seus vídeos.
Fala, meu jovem, tudo bem?? Obrigado pelas palavras. O segundo vídeo deve sair entre o natal e o ano novo. Se eu conseguir adiantar as coisas aqui, pode até ser que saia antes disso.
Ah, e tem desconto sim pra adquirir a 2a edição. Vc pode me mandar um olá no Instagram ou por e-mail (conteudosambientais@gmail.com) ? Aí eu já envio o cupom que dá quase 67% de desconto, pode ser?
Valeu, até já, estou aguardando! Abraços!
@ obrigado professor, vou mandar email. E aguardo ansiosamente pelo vídeo sobre jar test com PAC.
@@fmoreirafmoreira5868 ruclips.net/video/rct9Mu-SeNI/видео.html
Saiu a parte 2 !!!
Professor, chegando a dosagem correta como vamos aplicar na ETA?
Olá prof. Fábio. Comprei o livro e assisti a aula. No livro a eqs. 4.4 não está invertida? Esta igual a sua apresentação mas o dpa deu um fator maior que o dpc (dpa=5,824*dpc). Não devia ser ao contrário?
Oi, Letícia, tudo joia??
Bom, 1 mol de Al2O3 (que é o nosso produto comercial) tem 102 g e 1 mol de Sulfato tem 594 g (que é o nosso produto ativo)
Então
102 g ----- 594 g
dpc ------- da
Resolvendo essa regra de três, chegamos na relação
dpa = dpc × 5,824
Mas se ainda estiver em dúvida, ou quiser mais explicações, me manda um e-mail em conteudosambientais@gmail.com que eu tento explanar melhor, joia?
Até breve! 😉
Boa explicação! Mas creio que é trabalho do químico realizar os cálculos. Existe outra maneira de relacionar esse padrão comercial e ativo?
Oi, Wesley! Bom, o trabalho de fazer o jar-test pode ser do químico, ou do operador responsável pelo trabalho no dia.
A forma de relacionar os produtos comercial e ativo é essa mesmo, resumi ao máximo essa expressão para facilitar os cálculos.
No caso eu utilizo sulfato líquido densidade 1,32, e al2o3 7,5% como faco uma solução 1%?
Oi, Matheus, tudo joia?
O princípio que você vai usar é o mesmo apresentado no vídeo: 1 mL do seu coagulante diluído em um balão de 100 mL com água destilada/deionizada.
Assim, você terá uma solução de 1% (volume/volume).
Joia?
Valeu e vamos conversando, até já!
E-book ainda consigo?
Bom dia! O e-book está disponível no link a seguir:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Valeu!!!!
Não é um ensaio simples! Rsrs
É sim!!! hahaha.. acredite!!!
Coloque tudo em uma planilha de excel e o resto é só lançar os valores. Sério. Depois da 1a vez, as outras são bem mais tranquilas.