Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses assuntos. Mas caso você queira (e possa) colaborar com qualquer quantia, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/ Link para o canal do professor Sidney Seckler Ferreira Filho: ruclips.net/user/SidneySecklerFerreiraFilho
Professor! ,Vou prestar o concurso da Embasa,já maratonei seus vídeos,tem como fazer uma mega revisão,dias antes da prova ,sobre ETA e ETE ,estou me dedicando agr nas outras disciplinas como português,um abraço!!! ,desde já agradeço! Vc é o único no qual aprendo e ainda gosto do assunto !
2 года назад+4
Oi, Ícaro!! Com certeza, pretendo sim. Vou começar a me programar pra iniciar os aulões. Vão rolar de final de semana, mas aí disponibilizo pra todo mundo depois.
Professor,eu opero um flotador porém eu não estou conseguindo que bolhas de ar arrastem o lodo para superfície,por que será? microbolhas formandas são bolhas médias não finas podem interferir?
Excelente aula Professor! Trabalho há anos em uma ETA da técnica FAD e você explanou de maneira simples e didática um processo tão complexo e desafiador!
Год назад
Uau, Verônica, fico muito feliz com sua mensagem. Que bacana. Espero ter contribuído também com algo. Valeu mesmo!!! Sucesso!!!
Obrigado, Tabita! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Fala professor! Ansioso por esse ebook, tenho o primeiro que é muito bom! Imagina esse segundo 😍
2 года назад
Obrigado, Rodrigo! Estou fazendo com muita calma e muito mais carinho. Vai ficar bem completo. Vou adicionar, pelo menos, mais dois capítulos: flotação e fluoretação. Além de outros assuntos que eu acho que ficaram muito superficiais como o PAC, índice de Langelier, etc. Pra técnicos e operadores, acho que vai ser o livro mais completo de todos. Obrigado pela confiança, até breve!
Ola Professor, poderia me explicar o por que de partículas com baixa densidade é melhor flocular do que sedimentar? Obrigada!
Год назад+1
Oi, Melannie, joia? As partículas mais leves naturalmente são mais fáceis de se manterem em suspensão. Assim, ainda que pequenas durante a floculação e com o mínimo de bolhas aderidas, já terão uma densidade baixa o suficiente para flutuarem, favorecendo o processo de flotação. Pela sedimentação isso também é possível, mas as partículas precisarão de um tempo maior de floculação para ganharem massa o suficiente para vencerem o empuxo e o arraste. Joia? Vamos conversando. Abraços, até já!
Boa noite" gostaria de mais detalhes de como controlar agua e ar no vaso de saturação, pode me ajudar:? agradeço pelo viceo, abraço!
11 месяцев назад
Oi, Carlos! Joia? Não sou um profundo conhecedor da parte operacional do sistema de pressurização da água. Não sei se conseguiria dar muitas respostas para suas dúvidas, mas se quiser postar aqui, tento ajudar sim. Valeu, até breve!
Qual a melhor maneira de injetar a água saturada no flotador? Qual o tipo de difusor eh mais indicado? ou deve ser injetado por tubulação perfurada? Outra dúvida, as bombas e sopradores devem ser projetadas para pressões de 500 kPa (tanque de saturação) + a perda de carga nas tubulações correto?
Год назад
Fala meu caro!!! Joia??? Sim, considere a pressão e as perdas de carga da linha de água saturada para seu dimensionamento. Quanto ao melhor tipo de difusor, eu vou ficar te devendo essas respostas, pois, apesar de conhecer a tecnologia, não tenho o know-how das empresas fabricantes. No livro de Tratamento de Água do Sidney Seckler acho que você encontra mais informações. 😉😉
Professor, tudo bem? Eu estou com uma dúvida. Estava resolvendo uma questão da banca Fundatec, onde a pergunta era: Qual dos seguintes processos é um tratamento físico-químico de água? E a resposta correta era Flotação. Porém no seu Ebook, que aliás é muito bom e completo, diz que flotação é um processo físico. Julgo que a quastão está errada, mas minha dúvida é se realmente está.
2 месяца назад+1
@@williampk15 Oi, William, joia? Sim, a flotação é um processo físico, a "química" propriamente dita acontece na etapa da coagulação que é anterior à flotação. Na flotação os flocos são empurrados para cima por pelas bolhas que são absorvidas na superfície dos flocos que, embora também possa ocorrer de forma química em alguns casos, na flotação a interação entre a partícula e as bolhas é física. Você pode recorrer e usar meu livro como referência, embora as bancas dificilmente deem o braço a torcer. Vamos conversando, até já!
É apenas uma preocupação minha, pois irei prestar concurso para operador de ETA e ETE em dezembro. Ficarei no resguado do seu Ebook então kkkk. Muito obrigado!
Professor, isso de "manancial eutrofizado", referido no minuto 3:54, refere-se à fonte/origem do efluente? Como sou de Portugal, fiquei com essa duvida só por causa da diferença linguística entre os nossos países. Estou certo em relação à minha questão? Obrigado, boas aulas e muito sucesso para o professor.
Год назад
Oi, bom dia. Isso! O manancial seria o rio, lago, lagoa, represa (etc...) de onde foi captada a água bruta. Se o local estiver sofrendo com problemas de eutrofização, isso é, a proliferação de algas e cianobactérias, a flotação é uma boa opção. Sucesso, até breve.
Bom dia Professor. Uma duvida, observo que o lodo formado dentro do flotador, quando esta mais espesso, a turdidez da agua fica mais alta, com isso alteirei a altura da lamina de agua para que o raspador arraste o lodo com um pouco mais de agua, onde baixa a turbidez e os flocos na saida nao aparecem. Minha duvida é existe algum padrao para o lodo dentro do flotador, ou o que devemos levar em consideracao é s9mente a qualidade da agua de saida?
9 месяцев назад
Oi, Rafael, joia? Ótima pergunta (e desculpe pela demora pra responder), mas operacionalmente costumamos tomar atitudes apenas quando observamos mudanças na água que sai do flotador, exatamente como você fez. Mudou muito a qualidade da água em tratamento, alteramos alguma característica do sistema: dosagem do coagulante, raspagem do lodo, etc). Só partimos para ações sobre o lodo formado quando a qualidade do material é muito baixa, sem agregação, sem consistência. O que você fez está correto. Claro que o efeito colateral é o aumento no volume de lodo gerado, mas isso faz parte. Sucesso aí na operação! Abraços!
Boa tarde Professor. Pode me indicar um bom equipamento para a formação das microbolhas?
9 месяцев назад
Oi, Julio! Tudo bem? Rapaz... eu não mexo muito com esses aparelhos, mas o pessoal da Gratt, da FAE e da Linsul saberão te dar todo o apoio pra melhor decisão.
Fala, professor! Parabéns pelo conteúdo. Muito boa a aula. Eu fiz a compra do E-book clicando aqui no link do comentário. Paguei no PIX, fiz tudo certinho, mas nada de aparecer lá no meu app Sparkle, da Hotmart. A quem eu procuro pra resolver?
2 года назад+1
Oi, Matheus! Alguma novidade? Verificou sua caixa de spam? Aqui apareceu sua compra sim, inclusive que tá tudo ok. Se ainda estiver sem acesso, me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tento ver o que pode ter ocorrido. Valeu, obrigado pela confiança, até já!
Resolvido, professor! Demorou um tempo além do normal, mas chegou tudo certo. Inclusive, parabéns também pelo livro. Conteúdo espetacular! Muito completo, muito bom! Obrigado pela atenção. Deus o abençoe.
Oi, boa tarde! Obrigado pelo comentário e pelo interesse no material. Os links são os seguintes: loja.uiclap.com/titulo/ua25925/ (para o livro físico) go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 (para o e-book) Valeu, bons estudos!!!
Oiii, então essa etapa faz parte do tratamento convencional, né? não é avançado, certo? precisava saber dessa categoria
Год назад+1
Oi, Roberta!! A resposta pra sua pergunta é: a grosso modo, sim, faz parte do tratamento convencional podendo substituir o decantador. Entretanto, em ETEs, por exemplo, a etapa de tratamento terciário pode fazer o uso de algum processo físico-químico que depois requeira a flotação, então esse dispositivo também pode se fazer presente ali. Mas, via de regra, seria parte do tratamento convencional sim. Vamos conversando, boa sorte!!!
Boa tarde. Prof. Fábio. Sou seguidor do seu canal gostaria de se informar se o senhor me indicaria algum curso técnico em saneamento. Que seja EAD. Ja sou tecnólogo.
2 года назад+1
Oi, Cosmo! Acho que respondi seu e-mail hoje de manhã. Como informei por lá, vou ficar devendo essa resposta a você, pois, particularmente não conheço nenhuma instituição que ofereça um curso nesse formato para a área mencionada.
@ Prof. Fábio, muito obrigado pela rápida resposta. Estou a procura até achei um bem interessante em SC. Mas eles me informaram que só emitem o certificado para estudantes que residam no estado. Mais uma vez gratidão. Em outro momento vou responder o e-mail do prof. Essa semana a governadora aqui do Ceará pediu abertura de concurso para a CAGECE.
Depende muito de alguns fatores, principalmente da taxa superficial. Acho que você consegue melhores informações com os fabricantes como a Linsul e a FAE. Pessoal fera pra te ajudar com isso.
Professor meu efluente tem muita gordura. Esse sistema é adequado
Год назад
Oi, Miguel, joia? É bem provável que a FAD ajude a conseguir resultados mais rápidos para remoção de gorduras. Os sistemas tradicionais costumam ter bons resultados mas em um tempo maior, portanto, a flotação pode otimizar seu processo sim. Valeu, até breve!!!
Como a taxa de sólidos deve ser baixa, então não é aconselhável para tratamento de efluentes?
2 года назад
Oi, Cinthia! Pode ser usado também, o pessoal da engenharia dá jeito para tudo. É que no caso de tratamento de água com baixa turbidez, esse sistema é ainda mais eficiente que o tradicional, mas muitas ETEs (principalmente industriais) também fazem o uso da flotação. 😉
Pessoal, todos os conteúdos aqui são gratuitos, feitos para ajudar a todos que procuram por esses assuntos.
Mas caso você queira (e possa) colaborar com qualquer quantia, minha chave Pix é o e-mail: fabio.ceprocamp@gmail.com
Ou adquirindo o e-book "Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos" pelo site da Hotmart: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
E tenho ainda o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua11285/
Link para o canal do professor Sidney Seckler Ferreira Filho: ruclips.net/user/SidneySecklerFerreiraFilho
Professor! ,Vou prestar o concurso da Embasa,já maratonei seus vídeos,tem como fazer uma mega revisão,dias antes da prova ,sobre ETA e ETE ,estou me dedicando agr nas outras disciplinas como português,um abraço!!! ,desde já agradeço! Vc é o único no qual aprendo e ainda gosto do assunto !
Oi, Ícaro!! Com certeza, pretendo sim. Vou começar a me programar pra iniciar os aulões. Vão rolar de final de semana, mas aí disponibilizo pra todo mundo depois.
Ótimo Prof. Pois tambem vou prestar essa prova e sua revisão seria essencial.
Professor,eu opero um flotador porém eu não estou conseguindo que bolhas de ar arrastem o lodo para superfície,por que será? microbolhas formandas são bolhas médias não finas podem interferir?
você está me ajudando muito, super didatico!
Ah, que bom! Essa sempre será a proposta.
Bons estudos!!!
Professor....
Parabéns pela explicação, sou operador de ETE e trabalho com DAF.
Fácil de operar e boa eficiência na remoção.
Ah, que bacana, obrigado pelo comentário. É uma tecnologia muito bacana mesmo. Sucesso na caminhada!!!
Excelente aula Professor! Trabalho há anos em uma ETA da técnica FAD e você explanou de maneira simples e didática um processo tão complexo e desafiador!
Uau, Verônica, fico muito feliz com sua mensagem. Que bacana. Espero ter contribuído também com algo.
Valeu mesmo!!!
Sucesso!!!
VOCÊ É O CARA!!! Estou estudando através de seus videos, muito bom e com muita qualidade, igual nunca vi!
Valeu, Ricardo, muito obrigado. Sucesso na caminhada!
Vc é o cara Prof. Fábio.
Ah, obrigado, Gleisson!
Aula maravilhosa. Parabens, professor!!
Muito obrigado, Flávia!
Muito bom professor! Parabéns!
Obrigado, Eduardo! Bons estudos!
Entre tantos ,esse é o melhor professor de conteúdos ambientais.
Professor ,aguardo a aula do concurso da EMBASA.
Muito obrigado, Eriton!!!
Estúdio top!
Que aula incrível!
Muito obrigado, Eduardo!
Muito bom!!! Excelente!
Obrigado, Tabita! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Fala professor! Ansioso por esse ebook, tenho o primeiro que é muito bom! Imagina esse segundo 😍
Obrigado, Rodrigo! Estou fazendo com muita calma e muito mais carinho. Vai ficar bem completo. Vou adicionar, pelo menos, mais dois capítulos: flotação e fluoretação. Além de outros assuntos que eu acho que ficaram muito superficiais como o PAC, índice de Langelier, etc. Pra técnicos e operadores, acho que vai ser o livro mais completo de todos.
Obrigado pela confiança, até breve!
Excelente explicação, na estação de tratamento de agua que eu trabalho é dessa forma por flotação
Valeu, Otaviano!
Eu estava mesmo devendo um vídeo de flotação aqui no canal. Que bom que o pessoal se identificou com o conteúdo!
Ola Professor, poderia me explicar o por que de partículas com baixa densidade é melhor flocular do que sedimentar? Obrigada!
Oi, Melannie, joia?
As partículas mais leves naturalmente são mais fáceis de se manterem em suspensão. Assim, ainda que pequenas durante a floculação e com o mínimo de bolhas aderidas, já terão uma densidade baixa o suficiente para flutuarem, favorecendo o processo de flotação.
Pela sedimentação isso também é possível, mas as partículas precisarão de um tempo maior de floculação para ganharem massa o suficiente para vencerem o empuxo e o arraste.
Joia? Vamos conversando.
Abraços, até já!
Aguardando a revisão da embasa
Boa, Gleisson!!! Acho que vou começar amanhã já! Vc me segue pelo Instagram? Vou confirmar o dia e horário por lá. Valeu, abraços!
Boa noite" gostaria de mais detalhes de como controlar agua e ar no vaso de saturação, pode me ajudar:? agradeço pelo viceo, abraço!
Oi, Carlos! Joia? Não sou um profundo conhecedor da parte operacional do sistema de pressurização da água. Não sei se conseguiria dar muitas respostas para suas dúvidas, mas se quiser postar aqui, tento ajudar sim.
Valeu, até breve!
Qual a melhor maneira de injetar a água saturada no flotador? Qual o tipo de difusor eh mais indicado? ou deve ser injetado por tubulação perfurada? Outra dúvida, as bombas e sopradores devem ser projetadas para pressões de 500 kPa (tanque de saturação) + a perda de carga nas tubulações correto?
Fala meu caro!!! Joia???
Sim, considere a pressão e as perdas de carga da linha de água saturada para seu dimensionamento. Quanto ao melhor tipo de difusor, eu vou ficar te devendo essas respostas, pois, apesar de conhecer a tecnologia, não tenho o know-how das empresas fabricantes. No livro de Tratamento de Água do Sidney Seckler acho que você encontra mais informações. 😉😉
Professor, tudo bem?
Eu estou com uma dúvida. Estava resolvendo uma questão da banca Fundatec, onde a pergunta era: Qual dos seguintes processos é um tratamento físico-químico de água?
E a resposta correta era Flotação. Porém no seu Ebook, que aliás é muito bom e completo, diz que flotação é um processo físico. Julgo que a quastão está errada, mas minha dúvida é se realmente está.
@@williampk15 Oi, William, joia? Sim, a flotação é um processo físico, a "química" propriamente dita acontece na etapa da coagulação que é anterior à flotação.
Na flotação os flocos são empurrados para cima por pelas bolhas que são absorvidas na superfície dos flocos que, embora também possa ocorrer de forma química em alguns casos, na flotação a interação entre a partícula e as bolhas é física.
Você pode recorrer e usar meu livro como referência, embora as bancas dificilmente deem o braço a torcer.
Vamos conversando, até já!
É apenas uma preocupação minha, pois irei prestar concurso para operador de ETA e ETE em dezembro. Ficarei no resguado do seu Ebook então kkkk.
Muito obrigado!
Gratidão
Valeu, valeu!!!!
Professor, isso de "manancial eutrofizado", referido no minuto 3:54, refere-se à fonte/origem do efluente? Como sou de Portugal, fiquei com essa duvida só por causa da diferença linguística entre os nossos países. Estou certo em relação à minha questão? Obrigado, boas aulas e muito sucesso para o professor.
Oi, bom dia.
Isso! O manancial seria o rio, lago, lagoa, represa (etc...) de onde foi captada a água bruta.
Se o local estiver sofrendo com problemas de eutrofização, isso é, a proliferação de algas e cianobactérias, a flotação é uma boa opção.
Sucesso, até breve.
@ Bom dia e obrigado professor!
Bom dia Professor.
Uma duvida, observo que o lodo formado dentro do flotador, quando esta mais espesso, a turdidez da agua fica mais alta, com isso alteirei a altura da lamina de agua para que o raspador arraste o lodo com um pouco mais de agua, onde baixa a turbidez e os flocos na saida nao aparecem.
Minha duvida é existe algum padrao para o lodo dentro do flotador, ou o que devemos levar em consideracao é s9mente a qualidade da agua de saida?
Oi, Rafael, joia?
Ótima pergunta (e desculpe pela demora pra responder), mas operacionalmente costumamos tomar atitudes apenas quando observamos mudanças na água que sai do flotador, exatamente como você fez. Mudou muito a qualidade da água em tratamento, alteramos alguma característica do sistema: dosagem do coagulante, raspagem do lodo, etc). Só partimos para ações sobre o lodo formado quando a qualidade do material é muito baixa, sem agregação, sem consistência.
O que você fez está correto. Claro que o efeito colateral é o aumento no volume de lodo gerado, mas isso faz parte.
Sucesso aí na operação!
Abraços!
Boa tarde Professor.
Pode me indicar um bom equipamento para a formação das microbolhas?
Oi, Julio! Tudo bem?
Rapaz... eu não mexo muito com esses aparelhos, mas o pessoal da Gratt, da FAE e da Linsul saberão te dar todo o apoio pra melhor decisão.
Professor, uma duvida essa lamina liquida que vc comenta, é superfície do flotador ?
Oi, Alex! Isso mesmo!!! É a altura da água dentro do flotador.
Fala, professor! Parabéns pelo conteúdo. Muito boa a aula.
Eu fiz a compra do E-book clicando aqui no link do comentário. Paguei no PIX, fiz tudo certinho, mas nada de aparecer lá no meu app Sparkle, da Hotmart.
A quem eu procuro pra resolver?
Oi, Matheus! Alguma novidade? Verificou sua caixa de spam?
Aqui apareceu sua compra sim, inclusive que tá tudo ok.
Se ainda estiver sem acesso, me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tento ver o que pode ter ocorrido.
Valeu, obrigado pela confiança, até já!
Resolvido, professor! Demorou um tempo além do normal, mas chegou tudo certo.
Inclusive, parabéns também pelo livro. Conteúdo espetacular! Muito completo, muito bom!
Obrigado pela atenção.
Deus o abençoe.
Qual link para comprar seu livro?
Oi, boa tarde!
Obrigado pelo comentário e pelo interesse no material.
Os links são os seguintes:
loja.uiclap.com/titulo/ua25925/ (para o livro físico)
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 (para o e-book)
Valeu, bons estudos!!!
Oiii, então essa etapa faz parte do tratamento convencional, né? não é avançado, certo? precisava saber dessa categoria
Oi, Roberta!! A resposta pra sua pergunta é: a grosso modo, sim, faz parte do tratamento convencional podendo substituir o decantador.
Entretanto, em ETEs, por exemplo, a etapa de tratamento terciário pode fazer o uso de algum processo físico-químico que depois requeira a flotação, então esse dispositivo também pode se fazer presente ali. Mas, via de regra, seria parte do tratamento convencional sim.
Vamos conversando, boa sorte!!!
@ entendi! muito obrigada
Boa tarde. Prof. Fábio. Sou seguidor do seu canal gostaria de se informar se o senhor me indicaria algum curso técnico em saneamento. Que seja EAD. Ja sou tecnólogo.
Oi, Cosmo! Acho que respondi seu e-mail hoje de manhã. Como informei por lá, vou ficar devendo essa resposta a você, pois, particularmente não conheço nenhuma instituição que ofereça um curso nesse formato para a área mencionada.
@ Prof. Fábio, muito obrigado pela rápida resposta. Estou a procura até achei um bem interessante em SC. Mas eles me informaram que só emitem o certificado para estudantes que residam no estado.
Mais uma vez gratidão. Em outro momento vou responder o e-mail do prof. Essa semana a governadora aqui do Ceará pediu abertura de concurso para a CAGECE.
Qual o tamanho para cada m3
Depende muito de alguns fatores, principalmente da taxa superficial. Acho que você consegue melhores informações com os fabricantes como a Linsul e a FAE. Pessoal fera pra te ajudar com isso.
Professor meu efluente tem muita gordura. Esse sistema é adequado
Oi, Miguel, joia? É bem provável que a FAD ajude a conseguir resultados mais rápidos para remoção de gorduras. Os sistemas tradicionais costumam ter bons resultados mas em um tempo maior, portanto, a flotação pode otimizar seu processo sim.
Valeu, até breve!!!
Como a taxa de sólidos deve ser baixa, então não é aconselhável para tratamento de efluentes?
Oi, Cinthia! Pode ser usado também, o pessoal da engenharia dá jeito para tudo. É que no caso de tratamento de água com baixa turbidez, esse sistema é ainda mais eficiente que o tradicional, mas muitas ETEs (principalmente industriais) também fazem o uso da flotação. 😉
2:25
Valeu!!! Bons estudos!!!