B Optante e GD: o que mudou com o Marco Legal da Geração Própria?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • Taí um assunto que tem gerado muita dúvida: como ficou, na Lei 14.300, a questão do consumidor que opta por ser faturado pelo grupo B (o tal B optante) quando ele decide gerar a própria energia?
    Para descobrir a resposta, é só apertar o play! E, se tiver dúvidas, coloca aqui nos comentários :)

Комментарии • 72

  • @xEmersonempX
    @xEmersonempX Год назад +2

    Tenho um cliente que foi instalado uma geração de 60kw, ele é B optante, esse cliente mandava créditos para uma residência, recentemente a Copel enviou um e-mail dizendo que por ser B optando ele não poderia enviar os créditos para outro unidade consumidora e teria que descadastrar essa unidade ou então seria alterada automaticamente para classe A, fui obrigado a tirar painéis da instalação e instalar no locar onde era creditados para que pudesse atender a unidade consumidora.
    Então no caso de ser B optante não pode passar créditos para outra unidade consumidora como foi dito no vídeo aos 4:35 min.

  • @flavioroquebs
    @flavioroquebs Год назад

    Oi, adorei o video so o audio ta ruim!

  • @ClarindoMoura
    @ClarindoMoura 5 дней назад

    O grupo B optante com a lei nova pode receber energia do Grupo B?!

  • @zaqueucosta9441
    @zaqueucosta9441 2 года назад +1

    Excelentes explicações, Bárbara!!!

  • @luizaraujo1075
    @luizaraujo1075 Год назад

    Oi Barbara, parabéns pelo video.
    Se meu cliente tem direito adquirido e precisa fazer um aumento de carga de B convencional para optante B.
    Ele perde o direito adquirido?

  • @SophiaCorazza
    @SophiaCorazza Год назад +3

    Ola Barbara, parabéns pelo conteúdo!
    Tenho uma dúvida: Posso ter uma usina remota atendendo a consumidores B-Optante? (seriam diversas UCs do mesmo CNPJ, onde algumas pertencem aog grupo B, e outras B-optante)

  • @gbsolar_
    @gbsolar_ 2 года назад +2

    Boa noite. Parabens! Minha pergunta é: Meu cliente tem trafo de 112,5kwa de transformador. O inversor instalado será de 75k e a potencia 112,1 kwp. Posso ser B optante?

  • @user-ul5tg6yo1d
    @user-ul5tg6yo1d Год назад

    Barbará quando a unidade opta por ser B Optante, na fatura dessa unidade tem alguma especificação que ela é B Optante?

  • @luisfernandooliveira7322
    @luisfernandooliveira7322 2 года назад

    Mais uma aula... obrigado

  • @pxpp1
    @pxpp1 2 года назад

    Muito bonito na legislação e na fala , mas na real a Distribuidora não permite .

    • @lokodogas1
      @lokodogas1 2 года назад +1

      Muito bem comentado Pedro...

    • @ranyererabelo2824
      @ranyererabelo2824 2 года назад

      e quem descumpre a legislação o que ocorre? 🤔

  • @EwertonPontes
    @EwertonPontes 2 года назад +2

    Bárbara tudo bem? No caso de cliente AT com trafo de 112,5 kva e demanda de 45 kw, este querendo instalar uma microgeracao de 100 kw(c.a) de inversor e mantendo-se no faturamento de AT, é necessário solicitar o aumento de demanda contratada de 45 para 100 kw?

    • @sollarienergia
      @sollarienergia 2 года назад

      Acredito que sim amigo, pois a potência concernente à demanda contratada limita a potência que pode ser usada na unidade , logo, em se tratando de adicionar uma injeção de potência , a mesma fica limitada à demanda .

  • @silviofilho23
    @silviofilho23 2 года назад +2

    Entendo diferente e já vi outros vídeos apontando entendimento diverso do seu, na resolução 1.000 na Seção III Da Opção de Faturamento no Grupo B temos o Art. 292. (....) § 3º Para unidade consumidora com minigeração distribuída, a distribuidora deve observar o disposto em regulação específica. Nesse caso ENTENDO QUE SEJA A 14.300, e nela está liberado pelo artigo 11 § 1º Unidades consumidoras com geração local, cuja potência nominal total dos transformadores seja igual ou inferior a uma vez e meia o limite permitido para ligação de consumidores do Grupo B, podem optar por faturamento idêntico às unidades conectadas em baixa tensão, conforme regulação da Aneel. Estou errado?

  • @sollarienergia
    @sollarienergia Год назад +1

    Precisamos de atualizações (falo hoje dia 18/02/23). Que locura é esta de agora que usinas homologadas dentro deste contexto afirmado neste vídeo, por exemplo, como B optante, precisarão se enquadrar na modalidade do autoconsumo local? Ou seja: não podem mais enviar nem receber créditos ? Essa atualização da Ren 1000 vai poder então passar por cima da lei 14300 ? Nós por exemplo temos clientes que homologaram usinas de até 112kW , estão no B optante e estão enviando créditos normalmente . Então quer dizer que agora , simplesmente tudo isso cai por terra e a gente se ferra ?

  • @viniciusmagalhaessantos9565
    @viniciusmagalhaessantos9565 2 года назад +2

    Então, neste caso, a usina pode ter a soma das potências de seus inversores até 112,5 KW, sem precisar contratar demanda? É isso? 🤔

    • @camillateixeiratobias5630
      @camillateixeiratobias5630 2 года назад

      Também gostaria de saber isso.... ela não falou no vídeo 😔

    • @lucaswmv2010
      @lucaswmv2010 2 года назад +1

      Como o transformador trata da potência em kVA e os inversores em kW, tem que fazer a conversão, sendo 112,5kVA x 0,92 = 103,5kW, esse seria o limite dos inversores. Porém, deixaria de ser uma microgeração e passaria a ser uma minigeração, mas mesmo assim continuaria sendo optante B.

    • @viniciusmagalhaessantos9565
      @viniciusmagalhaessantos9565 2 года назад

      @@lucaswmv2010 sim, isso eu sei. A pergunta que fiz é específica com relação à obrigatoriedade de contratação de Demanda. Já obtive informações controversas sobre esse assunto. Uns dizem que não se faz necessária a contratação de Demanda e, outros que sim, pois a potência do inversor ultrapassa o limite de 75KW da Microgeração. Assim, para mim a dúvida ainda permanece.

    • @lucaswmv2010
      @lucaswmv2010 2 года назад

      @@viniciusmagalhaessantos9565 não paga demanda. Apenas deverá atender aos critérios de apresentação de projeto de minigeração.

    • @joaosaraiva847
      @joaosaraiva847 2 года назад

      ​@@lucaswmv2010 Tenho a mesma dúvida do Vinicius Magalhaes. Parecida....Uma Usina de minigeração de 500kWp por exemplo, deve ser enquadrada em A correto, ou não? Meu cliente tem 6 Lojas que são enquadradas em B, a Usina obrigatoriamente teria que ser enquadrada em A e ter Demanda, ou uma usina desse porte pode ser enquadrada em B, e os créditos compartilhado entre as lojas dele?

  • @dallasnogueira4214
    @dallasnogueira4214 2 года назад +2

    Olá bárbara, TD bem? A enel RJ começou cobrar o ICMS em cima da tuas, mas além disso, eu queria saber se é legal ela cobrar a bandeira tarifária por kwh TB. Algo em torno de 0.22 por khw na TUSD

  • @viniciusgabriel869
    @viniciusgabriel869 2 года назад

    Quando a senhora diz "a soma dos transformadores que o atende" quer dizer apenas os transformadores do local? Ou um transformador de uma usina que está em outro local gerando créditos exclusivamente para o comercio também é incluída no calculo de 112,5?

  • @stepletonnj
    @stepletonnj 2 года назад

    Bom dia barbara tudo bom ,faz um vídeo falando de como fazer um comperativa e e se os créditos são 100% repassados para os cooperados ou só o excedente..

  • @MC-ij1fw
    @MC-ij1fw 2 года назад +1

    Moro de aluguel em um apto,mas tenho uma casa na minha cidade natal onde uso nós finais de semana. Gostaria de instalar o sistema solar nela,a princípio com consumo local,e consumo remoto pra jogar os créditos na minha conta do Apto onde moro. Só que no futuro,pretendo alugar minha casa e na queria perder a usina. Posso ligar outra caixa que alimentaria só a usina para somente injetar na rede e compensar onde estiver morando? Ou já devo fazer isso ainda esse ano?

  • @andygervasonigarcia3376
    @andygervasonigarcia3376 2 года назад +1

    O cliente que tem micro geração já instalada e por necessidade acaba trocando de endereço. Ele mantém os 25 anos de isenção da nova taxacao?

    • @abarbararubim
      @abarbararubim  2 года назад +1

      Andy, infelizmente não. A reinstalação leva à perda do direito adquirido, pois está sendo alterado o local da rede em que a energia será injetada.

    • @sollarienergia
      @sollarienergia 2 года назад

      @@abarbararubim a reinstalação depois de 7 de janeiro de 2022 que fará ela perder o direito adquirido , certo ?

  • @thiagoflima420
    @thiagoflima420 2 года назад

    Exelente muito mais claro! Porém como depende da carga para que a unidade possa ser optante, como verifico se de fato a unidade possui carga suficiente para se enquadrar como optante B? Qual seria o limite minimo de carga, para que unidade possa ser optante B?

  • @neliofcosta
    @neliofcosta Год назад

    Barbara, minha duvida è a respeito da conta desse cliente que foi pro B-optante. Exemplo: UC INDUSTRIAL / HORARIA VERDE / TRIFASICO com demanda contratada de 75KW e tarifa de R$ 21,83. Como calculo os provaveis impactos na conta do cliente? Help rs

  • @eng.joaowolaniuk8657
    @eng.joaowolaniuk8657 2 года назад +2

    Barbara, caso um cliente que seja do Grupo A instale um gerador de 110 kW (inversor), ele pode virar B optante depois?

    • @IsaqueBrasileiro
      @IsaqueBrasileiro Год назад

      Minha dúvida é semelhante à sua … porém queria acrescentar outra … Barbara tudo bem? Eu deveria colocar um sistema me baseando no fator de potência (0,92)?

  • @maellyaires1310
    @maellyaires1310 2 года назад +3

    Oii Babi! Em relação às unidades beneficiárias que receberão a energia a ser compensada, se alguma delas se enquadrar no B optante, poderão solicitar esse enquadramento tanto antes ou depois da instalação da UFV?
    Obrigada pelos esclarecimentos!!

    • @abarbararubim
      @abarbararubim  2 года назад

      Poderão sim, sem problemas :)

    • @cassiopereira4273
      @cassiopereira4273 Год назад

      Olá Babi, boa noite.
      Caso um cliente tenha queria colocar uma usina solo com 100Kw de inversor ele continuará como B optante sem pagará demanda contratada?

  • @jeancortez5997
    @jeancortez5997 2 года назад

    Caso meu cliente esteja com demanda contrata, e com um sistema FV já homologado, e atende as características para optante B, posso solicitar a troca junto a concessionária?

  • @alessandrorezende2045
    @alessandrorezende2045 2 года назад

    Boa noite! Estou projetando uma minigeração de 110KW (inversor) próximo à carga (TRAFO de 112,5KVA) aqui na Bahia (COELBA). Uma dúvida: tenho que aguardar a operação da usina para solicitar a mudança do faturamento para B Optante?

  • @cristianemaria1686
    @cristianemaria1686 2 года назад +1

    Barbara, ainda é possível fazer a usina remota de "venda de energia" pelo meio legal de aluguel de equipamentos?

  • @adsonbreijao3498
    @adsonbreijao3498 Год назад

    Oi Bárbara, excelente conteúdo parabéns!
    Em relação a clientes que são B optantes, e possuem transformadores maiores que 112,5kva, ficam fixados aos 112,5 de geração?

  • @esalvanini
    @esalvanini 2 года назад

    Barbara, Bom dia!
    Não entendi direito, no final do vídeo vc fala que uma usina 100kw não pode se enquadrar no B optante, não consegui assimilar isso corretamente, poderia me esclarecer?

  • @adilsonmelo8255
    @adilsonmelo8255 Год назад

    Olá Bárbara! obrigado pelo Conteúdo!
    Tenho uma usina micro geração, posso realmente ser optante B e enviar créditos a outras UCs do mesmo CNPJ do grupo B? demais itens se enquadra!

  • @nederhamdanharmuche8135
    @nederhamdanharmuche8135 2 года назад

    Bárbara. Primeiro parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma cliente que vai fazer uma usina de 300kW. Gostaria de saber se uma empresa dela pode receber créditos dessa usina sendo B optante.

  • @eletrolider1524
    @eletrolider1524 2 года назад

    Uma dúvida, acima de 112.5kwp é necessário é a instalcao de cubículo ?
    Se um cliente contém um trafo suspenso de 300kva, porém para não fazer a cabine, ele poderia fazer um sistema de 122.5kwp ? Mesmo já não sendo optante B, pra não ter o custo com a cabine ?

  • @tassiomanoeloliveirasantos8047
    @tassiomanoeloliveirasantos8047 2 года назад

    A compensação tem que ser do mesmo titular?

  • @viniciusgabriel869
    @viniciusgabriel869 2 года назад

    Um exemplo, Se um mercado tiver um trafo de 112,5kVA e um sistema solar com 100kW de inversor no seu telhado, e em um segundo local há uma usina ligada no trifásico da baixa tensão com 75kW de inversor gerando créditos para o mercado , ele conseguiria o B optante?

  • @Rhans
    @Rhans 2 года назад

    Se eu colocar minigeração em um sistema local eu vou ter que pagar demanda contratada (TUSD g), correto? Mesmo que o cliente continue sendo faturado em B.

    • @eliasbroetto8395
      @eliasbroetto8395 2 года назад +2

      Eu estou querendo entender essa situação. Se eu tenho trago de 112.5kVA e optar por ser do grupo B mesmo que eu tenha uma usina fotovoltaica de 110kw eu sou micro geração por ser optante?

    • @eliasbroetto8395
      @eliasbroetto8395 2 года назад

      Trafo*

    • @sollarienergia
      @sollarienergia 2 года назад

      @@eliasbroetto8395 depende da concessionária .
      Tem concessionária que deixa passar , pois essa potência de 110kW é a potência ativa do inversor . Porém, se você analisar a potência aparente dele, por causa do fator de potência de 0,92 , vai perceber que passará de 112,5kVA e, nesse caso, se a concessionária quiser ela pode não aceitar .
      Por segurança , essa regra acima se aplica muito bem a um cenário onde a a carga é de 112,5kVA e o sistema solar onde os inversores tenham potência nominal de até 100kW

  • @cintiasiadedesouza6982
    @cintiasiadedesouza6982 2 года назад

    Bom dia Bárbara. Estamos fazendo um consórcio, entre várias empresas. Entre elas pode ter clientes B optante?. A usina sera afastada, NAO será no local de nenhuma das empresas

  • @jacintomartinsdeoliveira1893
    @jacintomartinsdeoliveira1893 2 года назад

    Eu tenho um sistema de 40kw homologado
    Posso ampliar ate qts kw p pernamecer na regra atual

  • @viniciusgabriel869
    @viniciusgabriel869 2 года назад

    Olá Barbara, os 112,5kVA de limite inclui outros locais? Por exemplo, um mercado tem um trafo de 112,5kVA e um sistema solar de 100kW junto a carga mas também tem em um segundo local outro sistema com 75kW de inversor ligado na baixa tensão gerando energia exclusivamente para o mercado, este mercado conseguiria ir para o B optante?

  • @engjosevalberto86
    @engjosevalberto86 2 года назад

    Então se meu sistema é menor ou igual a 75kW no transformador de 112,5 kVA esse cliente ainda poderá ser B optante mesmo que o local não tenha carga, ou seja seja apenas para auto consumo remoto?

  • @ulyssesjordao6565
    @ulyssesjordao6565 2 года назад

    Bárbara. Tenho uma dúvida. Um hotel que se enquadra no inciso III do art. 292 da REN 1.000 (Estancia hidromineral), pode ser "B Opante" independente do trafo. Correto?
    Nesse caso, pode continuar ser "B optante" e receber crédito de outra unidade geradora?

    • @abarbararubim
      @abarbararubim  2 года назад

      Receber crédito, sim. Mas se for instalar a usina junto à carga, precisará se limitar a uma usina de microgeração para não perder o B optante!

  • @saulocarloni3243
    @saulocarloni3243 2 года назад

    Barbara, bom dia. Parabéns pelo excelente conteúdo. Tenho a seguinte dúvida, sobre aluguel de usina, no caso de duas usinas injetaram créditos na mesma UC, na mesma conta, nesse caso como esses créditos seriam recebidos na conta? Em linhas separadas, ou todos juntos, somados na mesma linha ? Agradeço antecipadamente.

  • @luizbueno7429
    @luizbueno7429 2 года назад

    Olá Barbara. Poderia resolver uma dúvida minha? Minha conta do mês de fevereiro sofreu um reajuste, procurei resposta na Enel via telefone e cada hora uma resposta sem nexo. Depois recebi através de um conhecido engenheiro elétrico um comunicado da enel dizento o seguinte: " neste mes de fevereiro, passaremos a cobrar a fatura com isenção do ICMS somente para a TE ( tarifa de energia) até o limite da energia injetada. Ou seja, o ICMS incidirá sobre a TUSD. Faremos isso para cumprir a legislação de Micro e Mini geração e a determinação da CONFAZ". Baseado nisto , eles estão corretos em cobrar isto? Fico no aguardo de sua resposta. Um muito obrigado.

  • @McGuilla61
    @McGuilla61 2 года назад

    Boa tarde Bárbara.
    Tenho um cliente quase fechado ( locação) do Grupo B que consome em média 13.900 Kwh/mês.
    No dimensionamento cheguei a 125 Kwp.
    A ideia é colocar inversores até uns 100Kw junto a carga (no telhado dele) , mas esta potência, na regra antiga, faria com o cliente tivesse que ir para o Grupo A.
    Na regra nova, existe o B Optante .
    Minha dúvida:
    Somente quem já é do Grupo A pode ir para B Optante ou no meu caso onde o cliente é Grupo B mas devido ao fato de ele colocar GD vai aumentar a carga para 100 Kw, ele poderia também ir para o B Optante?

    • @abarbararubim
      @abarbararubim  Год назад

      Roberto, acho que este post que fizemos hoje vai te ajudar muito: instagram.com/p/CiirVpZOuIu/?

    • @McGuilla61
      @McGuilla61 Год назад

      @@abarbararubim obrigado pela ajuda.

  • @stepletonnj
    @stepletonnj 2 года назад

    Olá tudo bom barbara , eu fazendo cooperativa , com uma usina tudo que gerar nela vou conseguir destribuir ou só mês a mês , igual o sistema geração remoto , que o saldo não e tranferido só o excedente

  • @clenilsonmb
    @clenilsonmb 2 года назад

    Por favor me esclareça uma dúvida, tenho meu sistema já homologado caso queira ampliar valerá o direito adquirido ou estarei sujeito as novas regras?

  • @alessandrosanches9591
    @alessandrosanches9591 2 года назад

    Ainda confuso. Se minha necessidade é 8 kw (1000kwh mes) e instalo 112,5kw, poderei ser grupo optante B e utilizar da modalidade de auto consumo remoto, jogando os créditos para outra UC?

    • @abarbararubim
      @abarbararubim  2 года назад +1

      Alessandro, não será possível. Pois, como eu falei no vídeo, o direito de ser B optante tem que ser justificado pela carga. Se sua necessidade em carga é de 8 kW, nem há porque você ser atendido em média tensão. A carga - e não a geração - precisam justificar o enquadramento.

  • @marcusviniciusteixeiradeas3917
    @marcusviniciusteixeiradeas3917 2 года назад +3

    Barbara, duas questões:
    Antes de tudo, muito obrigado pelas aulas
    1- vocês tem podcast? Se não, quando vão lançar?
    2- surgiu uma divergência aqui na minha equipe sobre o "direito adquirido" vs a regra de transição.
    No meu entendimento das suas aulas, a partir de Julho, todos os consumidores com geração própria, iram passar a ser tarifados sob TusdG ou TusdC (de acordo com aquelas regras e tal.
    Na interpretação dos meus colegas, o mercado pra quem já tem usina, e quem tiver usina até o dia 06/01/2023, vai continuar exatamente como é hoje, e só quem tiver comprado após a data em questão, se enquadraria na tarifa com TusdG ou TusdC ( seguindo a proporção até 2028)

  • @viniciusgabriel869
    @viniciusgabriel869 2 года назад

    Olá Barbara, os 112,5kVA de limite inclui outros locais? Por exemplo, um mercado tem um trafo de 112,5kVA e um sistema solar de 100kW junto a carga mas também tem em um segundo local outro sistema com 75kW de inversor ligado na baixa tensão gerando energia exclusivamente para o mercado, este mercado conseguiria ir para o B optante?

    • @kimfelisberto1583
      @kimfelisberto1583 2 года назад +2

      Creio que não, pois nesse caso são duas UCs, e o que está escrito é:
      "Art. 292. O consumidor pode optar por faturamento com aplicação da tarifa do grupo B para sua unidade consumidora do grupo A, desde que atendido um dos seguintes critérios:
      I - a soma das potências nominais dos transformadores da unidade consumidora for menor ou igual a 112,5 kVA;"
      Ênfase no "unidade consumidora", no singular.