Era justamente o que estava procurando, achei o termo correto. Não quero homologar e nem ter que gastar uma fortuna com painéis/inversor. Quero apenas uma solução para "baixar" um pouco a conta de luz, ainda mais agora que trabalho em home office, ou seja, o meu maior consumo é durante o dia. Esse sistema parece ser a solução ideal. Só corro o risco da concessionária achar que tem gato na minha casa, caso o consumo baixar muito rapidamente, vi em um vídeo que isso ocorreu com algumas pessoas no RJ e RS. Se eu não injetar energia na rede, não tem nenhuma lei que me obrigue a homologar esse sistema?
Bom eu uso o grid zero. Já a um ano. E indiquei a 3 amigos. O seu vídeo foi bom. Mas só para reforçar. Exemplo se a casa estiver consumindo 1000w O Grid unca coloca os 1000w Ele gerencia sempre a menos da potência em consumo. Ou seja ele vai injetar para cobrir esse consumo de 1000w 980 a 990w ele nunca injeta 100% do consumo. Se o consumo for 500w ele injetar 480 a 490w e assim por diante se ligar uma lâmpada de 30w ele injeta próximo a 20 25w justamente para não passar nada para rede. Tenho os dois sistema o Grid zero. E o sistema off grid. 100% desconectado da rede. Porq se faltar energia o Grid zero também para desliga. Mas com o off grid não tem choro .
@@MCEletrica o negócio é ajudar expandir a mente das pessoas. Seus vídeos nesse segmento vai ter muitas visualização porq tem muita gente a procura de aprender e para entender antes de comprar qualquer coisa.
Bom dia. Sou leigo dos leigos no assunto e estou tentando aprender. Pode disponibilizar informações sobre o que vc fez? Sonho em ter energia, independente do sistema. Só o portão automático de minha casa já queimou 12 vezes. Ainda que a empresa tenha que indenizar o dano é um processo burocrático de levar ao hospício. Estou cansado de ser tungado por 'empresas' quadrilhas de todo tipo. Desde já minha gratidão. (e-mail: goa2018@yhoo.com.br)
Ótimo! Também quero fazer. Quando acabar a luz de dia e o limiter desligar, não tem perigo da placa ficar produzindo e pegar fogo, já que o limiter estará desligado?
Não amigo a partir que a concessionária cai faltou energia da rua toda a casa se desliga também. Todos equipamentos se desligam. As placa deixa de mandar energia porq o o inversor está desligado....
Uma observação: Clientes livres podem sim injetar energia excedente na rede e ela não é perdida como voce disse, ela é remunerada ao cliente em dinheiro ao preço do PLD horario, ou pode ser negociada em contratos no ML estando o cliente na categoria de autoprodutor de energia
Grid zero é para não homologar. Ele identifica o consumo e injeta só isso. Logo não tem excedente. Se homologar, não faz sentido ter um inversor tão caro!
Depende.. porque se o sistema fica conectado a rede mesmo sem injetar ele vai se desligar em caso de falta.. só o Off-grid vai manter o fornecimento visto que não está conectado a rede..
Para grid zero ten que enviar a documentação para on grid se tiver reprova ai retifica o projeto com o limitador de carga a concessionária vai substituir o medidor para bidimensional
Acho ideal popularizar e tornar barato esse tipo de inversor, aí não tem pra ninguém, as empresas profissional cobram muito caro por um serviço pequeno, simplificando assim qualquer um vai poder começar economizar e ainda faz uma pressão pra consecionaria diminuir regras e facilitar on grid pois compram a energia mais barato que o normal e mesmo assim fazem loby pra atrapalhar on grid
3 года назад+2
Essa explicação foi bem interessante, aqui em SC, por exemplo, sistemas híbridos nunca instalei, pelo menos a minha empresa ainda não instalou. Motivo: custo da bateria.....Porém, os pedidos são muitos, barra no custo.
Fico pensando se um sistema híbrido , geração solar + gerador a combustão.Assim poderia manter poucas baterias pra suportar 12 horas de consumo +- aí num dia nublado que as baterias não seriam o suficiente pra terminar a noite o gerador entra por alguns minutos o mínimo possível pra chegar ao nascer do Sol.
Eu posso ao invés disso, utilizar sistema off-grid em uma parte, através de baterias e outra parte utilizando energia da rede? ou não pode fazer isso? Pensei nisso pq eu poderia separar a parte de lampadas, por exemplo e geladeira que não tem muito pico e quando acabar a energia eu não ficar sem luz ou estragar algo na geladeira e as demais tomadas utilizar a rede, sem problemas com algum aparelho que possa ter alto consumo, como secador de cabelo e ferro de passar ou com pico, como lavadoras de pressão. Por fim, dessa forma não jogaria nada na rede, já que está separado parte off-grid e parte na rede.
Ledo engano, com a aprovação do marco da energia solar só vai dificultar, como sempre no Brasil os deputados só pensam em seus interesses particulares, o correto seria as distribuidoras comprar a energia do mesmo jeito que ela compra da Chesf, mais para eles o consumidor é tonto e tem que pagar por ela ao invés da distribuidora pagar.
Por favor me corriga se eu estiver errado. No caso em que tenha que decidir entre o zero grid e o hibrido compensa o hibrido, por mais que o investimento seja um pouco maior e tenha que investir em um rede isolada dentro da casa ou comércio para o funcionamento do sistema hibrido, correto?
Esse tipo de sistema cai bem para comércios, pequenas empresas onde o consumo maior é em horário comercial. Já em residências é tiro no pé.. pelos meus cálculos um investimento de 10 mil levaria 18 anos para se pagar e no on-grid se pagaria em 4 ou 5 anos..
Sou leigo dos leigos no assunto, mas, estou tentando aprender. Pode disponibilizar informações sobre o sistema? Estou cansado de ser tungado por 'empresas"/quadrilhas de todo tipo. Desde já minha gratidão. Fique com Deus. (e-mail: goa2018@yahoo.com.br)
É possível aplicar GRID ZERO na MEDIA TENSÃO? O SMART METER considera a aquisição de tensão e corrente? Seria possível pegar esses sinais de TP e TC na média tensão?
Resumo rápido e claro; produzo 5, consumo 3. O inversor bloqueia os 3 que entrariam e alimentam com 3 das placas? Produzo 5, consumo 7. O inversor deixariam entrar 2 e alimentariam com 5 restante das placas? É isso? Como poço artesiano, só uso água da rua pra completar?
Excedente Será taxado 60 %. O limiter é para um perfil que não consome muito. Eu gasto 150 a 180kw mês. Com limiter pago tarifa mínima no inverno. Coloquei faz 2 anos, gastei menos de 4500 e fiz com minhas férias e 13°. Levei 1,5 ano para comprar tudo. Hoje acho que não conseguiria, pois dinheiro não sobra.
Simplesmente se compra um growatt híbrido e resolve o problema. Aliás, da forma como ele explicou, isso é ai não passa de um inversor chamado de limiter. Que infelizmente, não sei porque, é proibido aqui no Brasil.
No caso do grid zero, também precisa de homologação? E se faltar energia da concessionária, a alimentação via solar continua funcionando (caso seja dia, logicamente)?
Ola, eu tenjo ongrid e nao tenuo taxacao do sol, uma vez que a concessionária me concede o crédito a noite . A taxacao sobre os creditos é sobre a tusd e assim mesmo é para o estado como cobrancs de icms, o que acho um absurdo. A concesdionsria RGE trm sido exemplar com o consumidor. Então sob minhs oroca o termo taxacao do sol se encaixa em teorias da conspiração
Não pagaria nada. A cobrança é só sobre a energia enviada para a rede da concessionária de energia. Se desligares o contator da concessionária, para todos os efeitos práticos é como se tivesses desligado o disjuntor da casa. Não estás consumindo nada e não há o que pagar.
Bom dia fiquei na dúvida, se por exemplo a minha energia solar foi feita pra 600 kwh/mês, mas no final do mês não sobra nada como crédito mesmo assim a vai ter que pagar a taxa do foi injetado durante o dia?
Se acabar energia da rede ele entra com backup de baterias. Na verdade o grid zero sempre vai priorizar as baterias e módulos. Só usaria a rede em um caso de emergência
Os projetos para clientes do grupo A são limitados pela demanda contratada ou potencia de transformador, porém muitas vezes com o perfil de consumo desse cliente é necessário a potencia acima da demanda. Como o sistema Grid ZERO pode ajudar nesse caso? seria possível instalar um sistema acima da demanda contratada?
Grid zero funciona bem pra quem não pode injetar excedentes na rede ,comércio e indústrias que funciona só dia, residencial séria como joga dinheiro no ralo.
Josiel concordo com você, jogar dinheiro fora aqui em casa de dia estamos trabalhando chega a noite vai usar luz vai gastar a energia da concessionária isso pra casa não da.
Coloquei residencial um inversor limiter. Gastei 2500 na época. 4 placas de 275w e o limiter ( tava barato) Daria para colocar um ar inverter que me traria a mesma economia que tenho com ele. Pra fazer valer a pena preciso colocar mais aparelhos elétricos. Hoje me falta o capital.
@@ederangelo21 Olha o canal dele. Em " comunidade" ele tem uma sugestão deste inversor. Melhor preço que vi foi deste. Se não econcontrar me da um toque que vejo pra ti. ruclips.net/video/EYunOyWH808/видео.html
Acredito que um sistema híbrido seja uma opção. Água aquecida por boiler e os pontos principais da casa como geladeira, iluminação e internet por energia solar... É o que estou estudando pra fazer...
Comprei meu inversor com limitador Chinês por 1500 reais. Faz dois anos. Gastei 3500/4000 reais instalado. Minha econômica gira em torno de 80 reais mês. A ENERGISA ja veio ver o que ocorre. Kkkkkk. 4 Placas totalizando 1250w, mas só uso 200w disso. Hoje me falta dinheiro para comprar equipamemtos eletricos.
@@SOB.CONTROLE- sei que já adquiriu o equipamento, mas aproveite melhor a potência de seu módulos, compre um micro inversor e homologue o sistema, vai compensar! Quando as regras mudarem atue nesse segmento
@@ranyererabelo2824 aqui é trifásico. Pago taxa maior. Não compesa. Estou gastando 140 reais por mês de energia com meu inversor limiter. Ou seja, gastaria 15 ou 20 mil para homologar sistema e pagar o minimo do consumo, uns80 reais. No inverno com meu inversor pago isso, 80 reais. Se colocar um ar moderno desses que gastam 70% menos energia, é mais vantajoso.
GOSTARIA DE COLOCAR O GRID ZERO, COMO FAZER UM ORCAMENTO, MORO EM RECIFE PERNANBUCO E GOSTARIA DE COLOCAR ENERGIA SOLAR NA MINHA CASA, COMO FAZER UM ORÇAMENTO ????
Off grid mesmo com placa de transferência automática, só fica chuveiro na rede ,e futuramente a questão chuveiro tbm será offgrid e tchau conssecionaria
Me parece ter um pior custo-benefício do que o on-grid simples. Além de não poder usar o crédito em outra UC. Também teria que gerar ao menos o valor da taxa mínima (100kWh nos trifásicos).
Vinicius, bom dia! Tem vídeo mais antigo no meu canal que fala sobre. Mas com certeza trarei novas abordagens sobre este tema. Obrigado pela participação!
Mais esse PL já é ruim para quem gera energia solar, é cara para quem instala e ainda tem que pagar, as distribuidora não querem energia de sobra, assim elas não tem desculpa para aumentar tarifa e cobrar bandeira vermelha.
É um absurdo ter taxação do sol. Estado é uma merda. Mas pessoal, eu quero usar energia solar fora da rede, offgrid. O que eu tenho w comprar , medir e calcular pra ver se eu estou tendo economia , além de ficar livre dessas empresas de energia ?
Velhinho, o que fazem é dar isençao para quem colocar energia solar, o que é diferente de taxar. Ou seja as transmissoras e distribuidoras são empresas PRIVADAS. Elas querem receber pelo serviço prestado pois usa o sistema deles. Logo, quando eu recwbo isenção alguém paga pelo incentivo que recebo. Quem paga essa conta para quem tem grana e coloca a energia solar?! Os mais pobres, 80% da população que recebe até um salário mínimo. É preciso brigar por tarifa justa e não por isenção.
@@williampinheiro6221 colocar um novo inversor poderia. Mas para tornar seu sistema grid zero, teria que usar um smart meter que tornaria todo o sistema grid zero, não somente o inversor novo
esse ongrid já está homologado,não queria meche nele,só queria por esse outro com essas 6 placas para poder aproveita mais o que você acha? Essas 14 placa que já tenho não dá conta do gasto de qualquer forma
Boa noite, amigo. Entretanto, não é possível determinar o quanto a gente consome da geração, não é? Ainda que vc esteja consumindo, a energia vai para rede. Há algum equipamento que faça esse controle? Seriam os inversores híbridos?
o certo seria, mas a questão é que talvez a concessionaria não aceite, principalmente se tentar fugir da demanda contatada colcoando sistemas maior que 75kw
Não é bem assim. Tem também a mudança na incidência do ICMS baseado no consumo (pelo menos aqui em SP), a taxa da concessionária e pode ser que os projetos de lei que serão aprovados entrem com mais uma taxa fixa e outra variável. =X
Não Sr, a merda é mais fedida. Procure saber, se vc tiver um sistema solar , se seu relógio for digital, por exemplo, se vc tiver produzindo 5, e só está consumindo 2, vc está dando de graça p rede 3, porém o relógio pode registrar que está consumindo 3, ou seja, vc dá de graça e ainda paga, é como se estivesse sendo roubado e pagar a gasolina para o ladrão ir com seu carro. Vc tem 3 opções, ou compra um aparelho desse grid zero, ou desliga o disjuntor na hora que tá produzindo muito, ou liga apenas alguns eletrodomésticos nós painéis, exemplo ligar a geladeira, ou as lâmpadas, PC durante o dia. Outra solução é ter relógio analógico, esse pode voltar p trás.
Tonhão, acredito que você não entendeu. Eu nunca disse isso. Existe um vídeo em que eu digo que as alterações não vão inviabilizar a energia solar on grid, não que não irão alterar nada.
Era justamente o que estava procurando, achei o termo correto.
Não quero homologar e nem ter que gastar uma fortuna com painéis/inversor.
Quero apenas uma solução para "baixar" um pouco a conta de luz, ainda mais agora que trabalho em home office,
ou seja, o meu maior consumo é durante o dia.
Esse sistema parece ser a solução ideal.
Só corro o risco da concessionária achar que tem gato na minha casa, caso o consumo baixar muito rapidamente,
vi em um vídeo que isso ocorreu com algumas pessoas no RJ e RS.
Se eu não injetar energia na rede, não tem nenhuma lei que me obrigue a homologar esse sistema?
Bom eu uso o grid zero. Já a um ano. E indiquei a 3 amigos.
O seu vídeo foi bom.
Mas só para reforçar.
Exemplo se a casa estiver consumindo 1000w O Grid unca coloca os 1000w
Ele gerencia sempre a menos da potência em consumo. Ou seja ele vai injetar para cobrir esse consumo de 1000w 980 a 990w ele nunca injeta 100% do consumo.
Se o consumo for 500w ele injetar 480 a 490w e assim por diante se ligar uma lâmpada de 30w ele injeta próximo a 20 25w justamente para não passar nada para rede.
Tenho os dois sistema o Grid zero. E o sistema off grid. 100% desconectado da rede.
Porq se faltar energia o Grid zero também para desliga.
Mas com o off grid não tem choro .
Excelente Francisco! Obrigado pela contribuição!
@@MCEletrica o negócio é ajudar expandir a mente das pessoas.
Seus vídeos nesse segmento vai ter muitas visualização porq tem muita gente a procura de aprender e para entender antes de comprar qualquer coisa.
Bom dia. Sou leigo dos leigos no assunto e estou tentando aprender. Pode disponibilizar informações sobre o que vc fez? Sonho em ter energia, independente do sistema. Só o portão automático de minha casa já queimou 12 vezes. Ainda que a empresa tenha que indenizar o dano é um processo burocrático de levar ao hospício. Estou cansado de ser tungado por 'empresas' quadrilhas de todo tipo. Desde já minha gratidão. (e-mail: goa2018@yhoo.com.br)
Ótimo! Também quero fazer. Quando acabar a luz de dia e o limiter desligar, não tem perigo da placa ficar produzindo e pegar fogo, já que o limiter estará desligado?
Não amigo a partir que a concessionária cai faltou energia da rua toda a casa se desliga também.
Todos equipamentos se desligam. As placa deixa de mandar energia porq o o inversor está desligado....
Uma observação: Clientes livres podem sim injetar energia excedente na rede e ela não é perdida como voce disse, ela é remunerada ao cliente em dinheiro ao preço do PLD horario, ou pode ser negociada em contratos no ML estando o cliente na categoria de autoprodutor de energia
Grid zero é para não homologar. Ele identifica o consumo e injeta só isso. Logo não tem excedente.
Se homologar, não faz sentido ter um inversor tão caro!
O que eu gosto mesmo é do off grid. Não vai demorar pra que as novas baterias viabilizem uma mudança em massa.
Esqueceu de falar que a outra vantagem de usar baterias é que se houver falta de energia não fica sem luz.
Depende.. porque se o sistema fica conectado a rede mesmo sem injetar ele vai se desligar em caso de falta.. só o Off-grid vai manter o fornecimento visto que não está conectado a rede..
Ola bom dia
Seria possível fazer um
Vídeo para q eu possa
Entender melhor ?
Parabéns obgd
Faz por favor um vídeo explicando com detalhes do híbrido e quando já poderemos usar esse método
É isso aí brasileiros abraçam a idéia é vão ser feliz. Nada de pagar fatura de luz cara. Mas tem que investir para economizar
Ótimo vídeo e muito bom o conteúdo! Obrigada por nos transmitir suas experiências e informações!
Muito obrigado Mariana!
Para grid zero ten que enviar a documentação para on grid se tiver reprova ai retifica o projeto com o limitador de carga a concessionária vai substituir o medidor para bidimensional
Acho ideal popularizar e tornar barato esse tipo de inversor, aí não tem pra ninguém, as empresas profissional cobram muito caro por um serviço pequeno, simplificando assim qualquer um vai poder começar economizar e ainda faz uma pressão pra consecionaria diminuir regras e facilitar on grid pois compram a energia mais barato que o normal e mesmo assim fazem loby pra atrapalhar on grid
Essa explicação foi bem interessante, aqui em SC, por exemplo, sistemas híbridos nunca instalei, pelo menos a minha empresa ainda não instalou. Motivo: custo da bateria.....Porém, os pedidos são muitos, barra no custo.
Exato Márcio, o custo ainda é empecilho. Principalmente pela parte das baterias.
Fico pensando se um sistema híbrido , geração solar + gerador a combustão.Assim poderia manter poucas baterias pra suportar 12 horas de consumo +- aí num dia nublado que as baterias não seriam o suficiente pra terminar a noite o gerador entra por alguns minutos o mínimo possível pra chegar ao nascer do Sol.
Parabéns Betoni,
Eu posso ao invés disso, utilizar sistema off-grid em uma parte, através de baterias e outra parte utilizando energia da rede? ou não pode fazer isso? Pensei nisso pq eu poderia separar a parte de lampadas, por exemplo e geladeira que não tem muito pico e quando acabar a energia eu não ficar sem luz ou estragar algo na geladeira e as demais tomadas utilizar a rede, sem problemas com algum aparelho que possa ter alto consumo, como secador de cabelo e ferro de passar ou com pico, como lavadoras de pressão. Por fim, dessa forma não jogaria nada na rede, já que está separado parte off-grid e parte na rede.
Ótimo vídeo, muito instrutivo. Parece que as portas estão se abrindo para este tipo de energia limpa!
Isso mesmo Leonardo! Obrigado pela participação!
Nem "tão limpa" , rsrs, o silício é fonte limitada, um dia a conta chega...rsrs
Ledo engano, com a aprovação do marco da energia solar só vai dificultar, como sempre no Brasil os deputados só pensam em seus interesses particulares, o correto seria as distribuidoras comprar a energia do mesmo jeito que ela compra da Chesf, mais para eles o consumidor é tonto e tem que pagar por ela ao invés da distribuidora pagar.
Por favor me corriga se eu estiver errado. No caso em que tenha que decidir entre o zero grid e o hibrido compensa o hibrido, por mais que o investimento seja um pouco maior e tenha que investir em um rede isolada dentro da casa ou comércio para o funcionamento do sistema hibrido, correto?
Ola, para ter esse Grid zero, é só instalar e limitador ou trocar o inversor por este que faz a limitação?
Esse tipo de sistema cai bem para comércios, pequenas empresas onde o consumo maior é em horário comercial. Já em residências é tiro no pé.. pelos meus cálculos um investimento de 10 mil levaria 18 anos para se pagar e no on-grid se pagaria em 4 ou 5 anos..
Minha conta é cerca de 300 reais, compensa fzer? Se eu instalar hoje os painéis, já serei cobrado pelo taxa solar?
Obrigado
Boa tarde se o custo de instalação for boa, esse sistema vai ser muito bom para empresas e indústrias que o maio consumo é durante o dia....
Excelente aula
Excelente vídeo, bem esclarecedor. A propósito, nesse grid tie zero eu posso ligar quantos painéis fotovoltaico??
Mais é legalizado , ou seja está disponível pra ser comercializado podendo utilizar normalmente sem ser multado
Você comentou sobre um trecho subterrâneo em forma de anel que existe em São Paulo….qual o motivo de não permitirem GD nele?
Aqui em casa e off grid, pra não ter conversa com concessionária, parabéns pelo vídeo,
Obrigado pela participação!
Sou leigo dos leigos no assunto, mas, estou tentando aprender. Pode disponibilizar informações sobre o sistema? Estou cansado de ser tungado por 'empresas"/quadrilhas de todo tipo. Desde já minha gratidão. Fique com Deus. (e-mail: goa2018@yahoo.com.br)
@@antoniogomes8266 entra no meu canal para conhecer meu sistema, qualquer dúvida só chamar
É possível aplicar GRID ZERO na MEDIA TENSÃO? O SMART METER considera a aquisição de tensão e corrente? Seria possível pegar esses sinais de TP e TC na média tensão?
Existe algum inversor comercializado atualmente que já incorpora o 0 grid c/ híbrido?
oi posso colocar uma usina de 75 kw ongrid
e outra ao lado 75 kw grid zero
E como fazer um projeto de paralelismo para informar a Concessionária sobre a implantação de um sistema GRID-ZERO
Resumo rápido e claro; produzo 5, consumo 3. O inversor bloqueia os 3 que entrariam e alimentam com 3 das placas? Produzo 5, consumo 7. O inversor deixariam entrar 2 e alimentariam com 5 restante das placas? É isso? Como poço artesiano, só uso água da rua pra completar?
Isso mesmo.
A meu ver o on grid ainda é melhor! A taxação é sobre o excedente e, o zero grid não tem nem esse excelente
Excedente Será taxado 60 %.
O limiter é para um perfil que não consome muito. Eu gasto 150 a 180kw mês. Com limiter pago tarifa mínima no inverno. Coloquei faz 2 anos, gastei menos de 4500 e fiz com minhas férias e 13°. Levei 1,5 ano para comprar tudo. Hoje acho que não conseguiria, pois dinheiro não sobra.
Simplesmente se compra um growatt híbrido e resolve o problema. Aliás, da forma como ele explicou, isso é ai não passa de um inversor chamado de limiter. Que infelizmente, não sei porque, é proibido aqui no Brasil.
Vdd boa.a.sua Colocação no Aliexpress tem vários inversor desses
Qual a vantagem do grid-zero sobre o off-grid tirando o custo e manutenção das baterias?
não seria para esse caso de quem gera mais do que gasta por mais baterias e isolar a rede para finalidades específicas?
Achei viável apenas pra clientes que não podem homologar, ou caso só tenha consumo durante o dia
Obrigado pelo comentário Luccas!
Ótimo vídeo.
Se colocar on grid e zero grid, precisa homologar o zero grid ?
O bom seria quê todos tivessem acesso a meu inverso off-grid híbrido Solar, Eólico e Gravidade ...
Por gentileza, gostaria de saber aonde é como podemos falar sobre o sistema e onde solicitar.
No caso do grid zero, também precisa de homologação? E se faltar energia da concessionária, a alimentação via solar continua funcionando (caso seja dia, logicamente)?
Não precisa de homologação. Se faltar energia da Concessionária, e for de dia, funciona normal.
Ola, eu tenjo ongrid e nao tenuo taxacao do sol, uma vez que a concessionária me concede o crédito a noite . A taxacao sobre os creditos é sobre a tusd e assim mesmo é para o estado como cobrancs de icms, o que acho um absurdo. A concesdionsria RGE trm sido exemplar com o consumidor.
Então sob minhs oroca o termo taxacao do sol se encaixa em teorias da conspiração
Se eu não injetar energia na rede, não tem nenhuma lei que me obrigue a homologar esse sistema?
Supondo. a qualquer hora, na minha casa eu desligo o contador da concessionária e ligo meu sistema off grid. Ainda assim eu pagaria tributos?
Não pagaria nada.
A cobrança é só sobre a energia enviada para a rede da concessionária de energia.
Se desligares o contator da concessionária, para todos os efeitos práticos é como se tivesses desligado o disjuntor da casa. Não estás consumindo nada e não há o que pagar.
Bom dia fiquei na dúvida, se por exemplo a minha energia solar foi feita pra 600 kwh/mês, mas no final do mês não sobra nada como crédito mesmo assim a vai ter que pagar a taxa do foi injetado durante o dia?
Esse sistema é bom para bem está no grupo A.
Usando esse sistema, caso acabe a energia da rede, eu consigo usar a energia que estou produzindo? Ou eu fico sem energia também?
Obrigada
Se acabar energia da rede ele entra com backup de baterias. Na verdade o grid zero sempre vai priorizar as baterias e módulos. Só usaria a rede em um caso de emergência
Ótima explicação, parabéns.
Quero ver um sistema híbrido, custos, instalação…
Quero ver na prática como funciona
Aonde se compra esse tipo de equipamento aqui apresentado e como se chama pra comprar?
Eu uso o azulão ( limiter).. Não é a mesma coisa?
Os projetos para clientes do grupo A são limitados pela demanda contratada ou potencia de transformador, porém muitas vezes com o perfil de consumo desse cliente é necessário a potencia acima da demanda.
Como o sistema Grid ZERO pode ajudar nesse caso? seria possível instalar um sistema acima da demanda contratada?
Acima da demanda contratada poderia sim, mas acima da capacidade da subestação não seria correto ou aconselhável tecnicamente
Grid zero funciona bem pra quem não pode injetar excedentes na rede ,comércio e indústrias que funciona só dia, residencial séria como joga dinheiro no ralo.
Josiel concordo com você, jogar dinheiro fora aqui em casa de dia estamos trabalhando chega a noite vai usar luz vai gastar a energia da concessionária isso pra casa não da.
Coloquei residencial um inversor limiter. Gastei 2500 na época. 4 placas de 275w e o limiter ( tava barato) Daria para colocar um ar inverter que me traria a mesma economia que tenho com ele. Pra fazer valer a pena preciso colocar mais aparelhos elétricos. Hoje me falta o capital.
@@SOB.CONTROLE- me manda um link desse seu aparelho no Aliexpress por favor
@@ederangelo21 Olha o canal dele. Em " comunidade" ele tem uma sugestão deste inversor. Melhor preço que vi foi deste. Se não econcontrar me da um toque que vejo pra ti.
ruclips.net/video/EYunOyWH808/видео.html
Clientes do MercadoLivre podem,e o excedente será comercializado no mesmo mercado.autoprodutor
SE OCORRER FALTA DE LUZ O SISTEMA SOLAR GRID ZERO MANTÉM A CASA ENERGIZADA OU TUDO PÁRA COMO NO ON GRID?
Boa noite estou estalando um sistema e agora tenho uma conta muito alto de luz que ficou numa casa que morei e a enel nao quer mologar que faco
O inversor é caríssimo !! Ao meu ver não compensa, se num futuro ficar mais acessível mudo de opinião.
Acredito que um sistema híbrido seja uma opção. Água aquecida por boiler e os pontos principais da casa como geladeira, iluminação e internet por energia solar...
É o que estou estudando pra fazer...
Comprei meu inversor com limitador Chinês por 1500 reais. Faz dois anos. Gastei 3500/4000 reais instalado. Minha econômica gira em torno de 80 reais mês. A ENERGISA ja veio ver o que ocorre. Kkkkkk.
4 Placas totalizando 1250w, mas só uso 200w disso. Hoje me falta dinheiro para comprar equipamemtos eletricos.
@@SOB.CONTROLE- sei que já adquiriu o equipamento, mas aproveite melhor a potência de seu módulos, compre um micro inversor e homologue o sistema, vai compensar!
Quando as regras mudarem atue nesse segmento
@@ranyererabelo2824 aqui é trifásico. Pago taxa maior. Não compesa. Estou gastando 140 reais por mês de energia com meu inversor limiter. Ou seja, gastaria 15 ou 20 mil para homologar sistema e pagar o minimo do consumo, uns80 reais. No inverno com meu inversor pago isso, 80 reais. Se colocar um ar moderno desses que gastam 70% menos energia, é mais vantajoso.
@@SOB.CONTROLE- por que só usa 200w ?
GOSTARIA DE COLOCAR O GRID ZERO, COMO FAZER UM ORCAMENTO, MORO EM RECIFE PERNANBUCO E GOSTARIA DE COLOCAR ENERGIA SOLAR NA MINHA CASA, COMO FAZER UM ORÇAMENTO ????
e como fica durante a noite.
No sistema Grid Zero, se faltar energia, o inversor corta o fornecimento de energia da casa? Há o perigo de injetar energia na rede nesse caso?
Por aquilo que entendi, grid zero é para não injetar em hipótese alguma.
Off grid mesmo com placa de transferência automática, só fica chuveiro na rede ,e futuramente a questão chuveiro tbm será offgrid e tchau conssecionaria
Legal show
Me parece ter um pior custo-benefício do que o on-grid simples.
Além de não poder usar o crédito em outra UC.
Também teria que gerar ao menos o valor da taxa mínima (100kWh nos trifásicos).
Eu tenho um consumo de 2.500w/h, 24 horas por dia, gasto por volta de uns 2k mês energia, vale a pena um solar?
Vale muito amigo
Seria o grid c limitador ?
Uma hora dessas talvez nos livremos da eterna escravidão tributária.
Faz um vídeo falando sobre clientes grupo B ou A
Vinicius, bom dia! Tem vídeo mais antigo no meu canal que fala sobre. Mas com certeza trarei novas abordagens sobre este tema. Obrigado pela participação!
Posso coloca esse inversor grid zero com um inverso on grid?
@@williampinheiro6221 na verdade não é o inversor sozinho que faz a função de ser zero grid, mas sim os smart meters combinador com os inversores
E por que já tenho ongrid já instalado homolado 14 placas
E tenho 6 placa sobrando mais a compania não vai aceita essas placa
Aí, o deputado que criou esse PL vai descobrir esse "truque" e vai inventar outro PL pra cobra taxas.
Mais esse PL já é ruim para quem gera energia solar, é cara para quem instala e ainda tem que pagar, as distribuidora não querem energia de sobra, assim elas não tem desculpa para aumentar tarifa e cobrar bandeira vermelha.
Só compensa pra quem consome muito durante o dia pra quem trabalha o dia todo usa mais a noite não vira nada
Exato. Passará a ser viável para todos quando as baterias forem mais baratas
Tem alguma diferença entre o sistema grid zero e o off grid?
Pra mim é o mesmo
Bateria que nao usa no grid zero
Muito. Show
Tem medidor mecânico? Instale e não homologue. Durante do dia gira pra trás, de noite gira pra frente. Até a próxima pessoal.
Mas se o leiturista x9 vê isso ele filma e leva para a concessionária 🤦🤦🤦🤦
No dia da leitura. Vc desliga o sistema. Aqui é todo dia 18
Se essas taxas do sol for aprovado ,o próximo passo vam quere taxa os inverso híbrido, baterias estacionárias e o vento.
O Spf5000es faz, não é?
Esqueçam pagar imposto e baterias.
Hidrogênio da agua gerado pela energia que sobra .
O futuro é independência de tudo.
Quem não quiser queimar hidrogênio pode pressurizar ar atmosférico com energia que sobra pra poder usar motor pneumático no veículo.
É um absurdo ter taxação do sol. Estado é uma merda.
Mas pessoal, eu quero usar energia solar fora da rede, offgrid. O que eu tenho w comprar , medir e calcular pra ver se eu estou tendo economia , além de ficar livre dessas empresas de energia ?
Por favor, o que vc souber, disponibilize para mim (e-mail: goa2018@yahoo.com.br). Desde já, minha gratidão. Fique com Deus.
Velhinho, o que fazem é dar isençao para quem colocar energia solar, o que é diferente de taxar. Ou seja as transmissoras e distribuidoras são empresas PRIVADAS. Elas querem receber pelo serviço prestado pois usa o sistema deles. Logo, quando eu recwbo isenção alguém paga pelo incentivo que recebo.
Quem paga essa conta para quem tem grana e coloca a energia solar?! Os mais pobres, 80% da população que recebe até um salário mínimo. É preciso brigar por tarifa justa e não por isenção.
Tenho um sistema on grid funcionandl homolado,tenho 6 placa sobrando queria por um pode por na mesma rede
Posso por esse grid zero junto na mesa rede?
@@williampinheiro6221 colocar um novo inversor poderia. Mas para tornar seu sistema grid zero, teria que usar um smart meter que tornaria todo o sistema grid zero, não somente o inversor novo
esse ongrid já está homologado,não queria meche nele,só queria por esse outro com essas 6 placas para poder aproveita mais o que você acha?
Essas 14 placa que já tenho não dá conta do gasto de qualquer forma
@@williampinheiro6221 pode colocar outro inversor e migrar tudo para grid zero. Mas aí o ideal é colocar baterias também
Entendi, não poderia deixa esse que já ongrid normal e coloca um gred zero na Mesma rede?
Boa noite, amigo. Entretanto, não é possível determinar o quanto a gente consome da geração, não é? Ainda que vc esteja consumindo, a energia vai para rede. Há algum equipamento que faça esse controle? Seriam os inversores híbridos?
O sistema Grid Zero é necessário homologar ?
o certo seria, mas a questão é que talvez a concessionaria não aceite, principalmente se tentar fugir da demanda contatada colcoando sistemas maior que 75kw
Excelente 👏👏👏👏👏
Obrigado!
Gostei top
Gente a taxação é de uma porcentagem do que é injetado na rede: Exemplo.. ...vc injeta 100k então vc só tem direito a retornar 70k pra seu consumo.
Não é bem assim. Tem também a mudança na incidência do ICMS baseado no consumo (pelo menos aqui em SP), a taxa da concessionária e pode ser que os projetos de lei que serão aprovados entrem com mais uma taxa fixa e outra variável. =X
Explicação para qualquer leigo entender...
Vantagem se fosse energia eólica ou hídrica, que produz o dia todo.
DEPUTADO NÃO FAZ NADA PARA FAVORECE AO CONSUMIDOR,ABSURDO TUDO PARA FAVORECE AS EMPRESA DE ENERGIA, TAXA DO SOL É UM ABSURDO.
Não seria melhor usar o sistema off grid. Nesse caso a concessionária nem vai ficar sabendo. O consumidor só vai pagar a energia que gastar a noite.
Boa explicação! já tenho um hibrido q faz isso, não injeta e faz auto consumo e carregas baterias só extrai dos painéis aquilo q tá consumindo
Simplificando: ou bateria ou dá energia de graça pra consecionaria!!
BRASIL!!!!!
Não Sr, a merda é mais fedida. Procure saber, se vc tiver um sistema solar , se seu relógio for digital, por exemplo, se vc tiver produzindo 5, e só está consumindo 2, vc está dando de graça p rede 3, porém o relógio pode registrar que está consumindo 3, ou seja, vc dá de graça e ainda paga, é como se estivesse sendo roubado e pagar a gasolina para o ladrão ir com seu carro.
Vc tem 3 opções, ou compra um aparelho desse grid zero, ou desliga o disjuntor na hora que tá produzindo muito, ou liga apenas alguns eletrodomésticos nós painéis, exemplo ligar a geladeira, ou as lâmpadas, PC durante o dia.
Outra solução é ter relógio analógico, esse pode voltar p trás.
AHH SÓ PARA LEMBRAR ; O PREÇO DE UM INVERSOR DE 5000 WATS PARA CIMA NÃO TEM QUEM COMPRE AQUI NO BRASIL OU SEJA (( BROCHA QUALQUER UM ))
top a explicação
Helio Xavier Lima
Confuso
top
Mas, no outro vidio vc falou que a lei não vai mudar nada?
Tonhão, acredito que você não entendeu. Eu nunca disse isso. Existe um vídeo em que eu digo que as alterações não vão inviabilizar a energia solar on grid, não que não irão alterar nada.
👏🏽
é o mesmo off grid so com uma prioridade diferente de consumo, tem cada uma esse termo não é bom usar, vão querer cobrar um valor maior no pruduto.
Minerar BITCOIN com o excedente kkk
Muito complexo. Custo muito alto com banco de baterias.
Essa técnica não tem o menor sentido lógico
O velho limite chinês q normatizaram
J
Não vale a pena
Qual a vantagem de gerar menos energia? Papo de maluco
Sim, a ideia principal é associar a baterias.