A Filosofia de Hegel - Idealismo Alemão | Prof. Anderson

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 авг 2024
  • Curso de História da Filosofia: hotm.art/filos...
    Curso de Filosofia do Direito: hotm.art/hegel...
    Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/hegel...
    ------------------------------------------------
    Hegel e o Idealismo Alemão
    ------------------------------------------------
    O alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 - 1831) foi um dos filósofos de maior envergadura da modernidade. A obra Fenomenologia do espirito (1807) inaugura a fase madura do pensamento hegeliano.
    Os núcleos conceituais a que todo o sistema hegeliano pode ser referido, seguindo em concreto seu desenvolvimento até sua plena realização, são três:
    1) a realidade enquanto tal é espírito infinito;
    2) a estrutura é a própria vida do espírito e, portanto, também o procedimento com o qual se desenvolve o saber filosófico, é a dialética;
    3) a peculiaridade desta dialética, bem diferente de todas as formas precedentes de dialética, é o elemento "especulativo".
    Um ponto de vista fundamental do pensamento hegeliano é o de entender a verdade não como substância fixa e imutável, mas como sujeito, como espírito, isto é, como atividade, processo, automovimento.
    Para Hegel o espirito se autogera, gerando ao mesmo tempo a própria determinação e superando-a completamente. O espírito é infinito porque se atua e se realiza sempre como infinito que põe e ao mesmo tempo supera o finito.
    O espirito infinito hegeliano é como um círculo em que princípio e fim coincidem de modo dinâmico, como um movimento em espiral em que o particular é sempre posto e sempre dinamicamente resolvido no universal.
    O espirito infinito hegeliano é algo que se plasma a si mesmo de novo, mas em figuras sempre diversas.
    O absoluto é uma igualdade que continuamente se diferencia para se reconstituir. Cada momento do real é momento necessário do absoluto, o qual se faz e se realiza justamente em cada um e em todos estes momentos. O real é, portanto, um processo que se autocria enquanto percorre seus momentos sucessivos, e em que o positivo é justamente o próprio movimento como progressivo auto-enriquecimento.
    O movimento próprio do espirito é o refletir-se em si mesmo, uma reflexão circular em que Hegel distingue três momentos:
    1) o ser-em-si;
    2) o ser-outro ou ser-fora-de-si;
    3) o retorno a si ou ser-em-si-e-por-si.
    O movimento autoprodutivo do absoluto tem, portanto, um ritmo triádico, que se repete estruturalmente em todos os níveis do real e que no próprio absoluto dá lugar a três momentos originários e paradigmáticos:
    1) a ideia em si, que é logos como racionalidade pura (objeto da lógica);
    2) a natureza, que é a ideia fora de si, isto é, alienada (objeto da filosofia da natureza);
    3) o espírito em geral, que é a ideia que, a partir da alienação, retorna a si e se torna em si e por si (objeto da filosofia do espirito).
    Tudo é, portanto, desenvolvimento da ideia, que suporta e supera sua negação, e a famosa frase de Hegel “tudo aquilo que é real é racional e tudo aquilo que é racional é real” indica justamente que a realidade é o próprio desenvolver-se da ideia, e vice-versa.
    Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia à ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo porém movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico.
    Os três momentos do movimento dialético são:
    1) A tese, que constitui o momento abstrato ou intelectivo; o intelecto e a faculdade que abstrai conceitos determinados e se detém nessa determinação própria do finito, considerando erroneamente que as separações e definições assim obtidas sejam definitivas.
    2) A antítese, que constitui o momento dialético (em sentido estrito) ou negativamente racional; o primeiro passo além dos limites do intelecto é realizado negativamente pela razão, removendo a rigidez dos produtos intelectivos e levando luz a série de contradições e de oposições que caracterizam o finito.
    3) A síntese, que constitui o momento especulativo ou positivamente racional; aqui a razão capta a unidade das determinações contrapostas, ou seja, capta dentro de si o positivo emergente da síntese dos opostos e se mostra ela própria como totalidade concreta.
    O momento “especulativo” é, portanto, a reafirmação do positivo que se realiza mediante a negação do negativo próprio das antíteses dialéticas e, portanto, é uma elevação do positivo das teses a um nível mais alto.

Комментарии • 80

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  Год назад

    Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-hegel

    • @williamgomes4977
      @williamgomes4977 Год назад +1

      Por que quase ninguém fala de Goethe? que todo filósofo alemão cita ele em seus textos.. influenciou quase tudo

  • @TiagoSilva-pj3yx
    @TiagoSilva-pj3yx 2 месяца назад +2

    Professor seguindo essa lógica. As ideias fazem parte do espírito. Se a manifestação física é proveniente das idéias, quanto maior a autoconsciencia a ideia se manifesta mais perfeitamente na natureza. Podemos dizer então que a natureza é autoconsciente? Aquela árvore que nasce, de alguma forma teve origem da consciência de tudo que está ao seu redor?

  • @gabrielantoniomorais1680
    @gabrielantoniomorais1680 2 года назад +13

    O conceito de evolução da tese, antitese e sintese de Hegel acho fantástico. Alguem vai dizer que isso é banal, mas antes dele ninguém elaborou essa ideia. Ela está em tudo que o homem desenvolveu no mundo.

    • @romulomarins4520
      @romulomarins4520 2 года назад +2

      Na verdade os gregos já tratavam da dialética, de forma mais simples, é verdade

    • @danielbalasamiguel6788
      @danielbalasamiguel6788 Год назад +1

      Hegel não fez nada de inovador em reler a dialética no tempo, uma vez que essa noção de contraponto só pode se apresentar pelo que é diferente, e o diferente tb ocorre pelo olho de novos tempos.

    • @gabizinho3752
      @gabizinho3752 9 месяцев назад +2

      O fichte ja tinha elaborado essa ideia, e a dialética do hegel é Aufhebung, não tese e antitese

  •  3 месяца назад +1

    Sou professor de geografia, estou com 34 anos e me encantei pela filosofia, vou fazer uma pós graduação em filosofia clássica e política. Infelizmente não tive uma boa professora, eu posso dizer isso com certa liberdade.

  • @lindalvalindalva9304
    @lindalvalindalva9304 9 месяцев назад +1

    No livro “Rumo à Estação Finlândia” /Edmund Wilson há um capítulo, “O mito da dialética” em que o autor dá vários exemplos de tese, antítese e síntese. Vale a pena conferir.

  • @marciorocha-ts2eo
    @marciorocha-ts2eo Год назад +6

    A melhor explicação introdutória sobre Hegel. Parabéns! 👏👏👏

  • @crisvasconcelos6336
    @crisvasconcelos6336 Год назад +4

    Aula maravilhosa para iniciantes!
    Nunca foi tão fácil entender! 😲
    Chocada!!!
    Obrigada!!!

  • @ritabahia6042
    @ritabahia6042 Год назад +6

    Professor...vc é excelente! Muito didático!

  • @Magno_o_Mago-iz1we
    @Magno_o_Mago-iz1we 4 месяца назад +2

    Parece que o Hegel não entendeu o Kant direito. O Kant disse apenas que o homem só poder apreender a realidade dentro de sua estrutura de entendimento - não que ela não muda, não se transforma, nem afirmou que há limites intrinsecos para esse entendimento. E o Hegel é muito otimista com o desenvolvimento da História. Se vivesse a primeira metade do seculo XX na Europa talvez não fosse tanto.

  • @FJMPXAVIER52
    @FJMPXAVIER52 2 года назад +5

    Parabéns Mestre! Admirável poder de síntese na explicação do pensamento hegeliano.
    Suas aulas são ideais para o primeiro contato com o pensamento dos filósofos e das escolas de filosofia! Bravo!!!

  • @inacioluiz19
    @inacioluiz19 Год назад +3

    QUE PROFESSOR BOM E OBJETIVO

  • @resiliencia3994
    @resiliencia3994 Год назад +4

    Parabéns colega, claro na sua explicação.

  • @nilsongoncalves8339
    @nilsongoncalves8339 Месяц назад

    Seu canal é tão bom professor. Obrigado por, de forma tão didática, compartilhar seu conhecimento sobre autores filosóficos tão complexos e profundos. Uma ótima introdução pra quem pretende mergulhar na filosofia moderna e contemporânea.

  • @miloziim
    @miloziim 11 месяцев назад +2

    Nunca fui fã de historia e filosofia, mas o senhor explica bem obg

  • @joaomarcelobritodasilva2248
    @joaomarcelobritodasilva2248 2 года назад +7

    Professor, eu gostaria de entender melhor os métodos analítico e dialético. Se possível, fica aqui minha sugestão para um futuro vídeo explicando esses conceitos. Penso que a analítica trata do que é estanque e estável, ao passo que a dialética trata do devir, do movimento.

  • @marcelosors8554
    @marcelosors8554 Год назад +2

    Excelente, obrigado, prof 🙋🏻‍♂️

  • @cimarronassis8196
    @cimarronassis8196 2 года назад +3

    Boa tarde, Professor ótima aula. Continue sempre assim sendo essa pessoa iluminada e encorajadora de novos cidadãos e profissionais que adiram a sua classe de alunos. Muito bom mesmo.

  • @aninha-pi9mi
    @aninha-pi9mi Год назад +1

    moço vc explica mt bem

  • @elciorice
    @elciorice 2 года назад +2

    Muita coisa pra pensar e discutir, pena que o tempo é curto. Ótima síntese. Eu acrescentaria o conceito de historicísmo, pois o Hegel acreditava na intenção daquele Espírito que conduziria à um ápice da história, que coincidentemente era sua própria época.

  • @armandoribeiro918
    @armandoribeiro918 Год назад +3

    Cada vídeo assistido, mais feliz fico por ter me inscrito nesse canal. Sempre aprendo muito. Muito obrigado Professor 👍.

  • @jhonatasoliveira7253
    @jhonatasoliveira7253 2 года назад +3

    GOSTO MUITO DESSE CANAL.

  • @arthurgalato393
    @arthurgalato393 10 месяцев назад +1

    Porque o nome é idealismo? Pq ele admite que é possível conhecer o objeto por completo e não apenas uma representação dele ao contrário de kant?

  • @umfilhodedeustotalmenteama5522
    @umfilhodedeustotalmenteama5522 8 месяцев назад

    Obrigado, professor, por destrinchar o Hegel para gente!

  • @alansantana4397
    @alansantana4397 9 месяцев назад

    Obrigado pela aula, está foi a melhor explicação sobre Hegel que já ouvi

  • @filosofourbano6869
    @filosofourbano6869 9 месяцев назад

    Muito bem introduzido o pensamento de Hegel

  • @luisacrespo6229
    @luisacrespo6229 10 месяцев назад

    ótimo vídeo muito obrigada, não consegui não observar na led bem pertinho dos livros, cuidado professor!!

  • @Psychobellic
    @Psychobellic Год назад +1

    é certo dizer que pra Hegel o Espírito é o que para nós hoje é o Cosmos?

  • @paulogoncalves1304
    @paulogoncalves1304 11 месяцев назад

    Que beleza de mensagem de aula maravilhosa de boa.

  • @karinakpan
    @karinakpan Месяц назад

    Foi Hegel que criou a relativização da verdade, moldando a verdade a seu bel prazer, manipulando as pessoas. Uma verdade é sempre uma verdade, um fato é sempre um fato, ainda que você o ignore e pense algo diferente. A terra sempre girou em torno do sol, ainda que todos acreditassem o contrário.

  • @crisvasconcelos6336
    @crisvasconcelos6336 Год назад +2

    Realmente impressionada! Já sou fã do canal! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @cimarronassis8196
    @cimarronassis8196 2 года назад +5

    Estarei me empenhado mais ainda para afiar meus argumentos em criticas a esse insuportável.
    Muito obrigado!!
    Muito grato mesmo.

  • @luciojose9611
    @luciojose9611 Год назад

    obrigado

  • @marisapastuchcarneiro1343
    @marisapastuchcarneiro1343 9 месяцев назад

    Show de explicação professor! Clara, menos abstrata. 👏👏👏👍😄

  • @jmleonam
    @jmleonam 11 месяцев назад

    Boa tarde Professor, esse espírito subjetivo, objeito ai é o espírito sensível e infeliz. Se for isso mesmo, qual seria qual?

  • @franciscojunior6
    @franciscojunior6 4 месяца назад

    Por favor, tentei resumir com minhas palavras: "para Kant a verdade é estática, para Hegel é dinâmica, em movimento, em constante mudança ". É isso, professor?

  • @carlosantonioalvescustodio5399
    @carlosantonioalvescustodio5399 11 месяцев назад

    Show de ⚽️ bola

  • @theuscc7
    @theuscc7 9 месяцев назад

    O mlc Hegel é mt engraçado KKKKKKK

  • @JackLealJr
    @JackLealJr Год назад

    O problema é q Zeitgest n tem uma tradução exata pro português, traduzir como espírito é muito incompleto, o Zeitgest mais influencia q é influenciado

  • @wagnerluiz4718
    @wagnerluiz4718 2 года назад +1

    👏👏👏👏

  • @vieirafilho4082
    @vieirafilho4082 Год назад

    Filosofia é amor a sabedoria não pode ir para a catacumbas dia Filósofo. rsrs

  • @franciscocorreia5433
    @franciscocorreia5433 4 месяца назад

    Processo dialético só existe um, o de Platão, qualquer tentativa de acrescentar ou diminuir efeitos ou aforismo, é mera declaração de inveja de Platão.

  • @hipertonico
    @hipertonico Месяц назад

    Muito difícil. Falar de espírito é tão abstrato quanto falar de consciência, de mente, todos não têm definição, forma ou conteúdo. Isso não entra na minha cabeça. No mais, vejo uma contradição muito grande na importância de Hegel para a história, uma vez que sua obra serviu de fundamento para o nazismo, ao mesmo tempo que serviu de base para o marxismo. Acho isso muito confuso.

  • @franciscofaccioli3044
    @franciscofaccioli3044 10 месяцев назад

    O homem que nega a Deus " esta morto

  • @arthuraraujodasilva8454
    @arthuraraujodasilva8454 2 года назад

    Like.

  • @cristianocefas4122
    @cristianocefas4122 Год назад +1

    HEGEL É A CARA DO BEIÇOLA DO SERIADO A GRANDE FAMILIA..KKKKK😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @renatabambirra1699
    @renatabambirra1699 3 месяца назад +1

    Ei você que tá lendo jesus te ama

  • @andremoreira7022
    @andremoreira7022 10 месяцев назад +1

    Eu entendo os comentadores, mas quando leio a Fenomenologia do Espírito, parece uma conversa de bêbado.

  • @ericksantos3105
    @ericksantos3105 6 месяцев назад

    obrigado professor, meu hegel está enferrujado! rsrs

  • @jefersonribeiro8078
    @jefersonribeiro8078 2 месяца назад

    Hegel só vomita bobagens, Schopenhauer Vive!

  • @franciscocorreia5433
    @franciscocorreia5433 4 месяца назад

    A prova da alta intelectualidade de Hegel, porém baixíssima sabedoria espiritualidade e raciocínio lógico zero, está em ser admirador da filosofia grega, toda convergente ao cristianismo, e ao mesmo tempo ser ateu. Pois a prova da existência de um criador ou criadores, não está na bíblia ou qualquer livro de orientações filosóficas, mas sim na Biologia, Química, Física e Matemática, totalmente estranhas a Hegel. Como já sabemos, pior é o meio conhecimento do que a total ignorância.