A Filosofia de Maquiavel - O Príncipe | Prof. Anderson
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/filos...
Conheça nossos outros cursos: filosofiatotal...
---------------------------------------------------
Nicolau Maquiavel - O Príncipe
---------------------------------------------------
As transformações sofridas pelo poder político não passaram despercebidas pelos renascentistas, e a principal, e mais significativa personalidade nesse campo foi o florentino Nicolau Maquiavel (1469 - 1527).
Ele assumiu um cargo importante no governo de Florença depois que a família Médici foi afastada do controle da cidade. Trabalhava como diplomata fazendo várias viagens aos grandes reinos que haviam se unificado, e não se conformava com o estado de guerra que se encontrava a Península Itálica.
Na época de Maquiavel as cidades mais expressivas dessa região eram: a sua Florença, Milão, Nápoles, e Veneza. Apesar de seu forte comércio elas eram frágeis politicamente e totalmente vulneráveis a ataques externos. Na época dele era a coisa mais comum uma cidade invadir e dominar outra, por isso a sua preocupação.
Além disso, Maquiavel acreditava que a região italiana só teria a ganhar se fosse unificada. Mas como fazer isso? Essa é a pergunta central de O Príncipe (1515), a sua grande obra prima que iria mudar totalmente o modo dos homens ocidentais enxergarem a política.
Maquiavel é considerado o pai da ciência política moderna porque não escreveu um tratado teórico de como deveria ser o governo ideal. Desde os gregos até sua época, todos fizeram isso.
Sua preocupação não era como deveria ser a política, mas sim em como ela é realmente praticada. Com isso em mente, tendo como fundamento empírico as lições que a história havia dado e como se comportavam os grandes políticos de sua época, ele escreveu um manual de como construir um estado forte e como se manter no poder para governá-lo.
Para isso ele entendia que o príncipe deveria ser guiado pelos resultados a serem alcançados, podendo tudo fazer. Não deveria ficar preocupado com questões morais, o importante era conseguir o poder e mantê-lo. Para Maquiavel, portanto, a política não é atrelada à moral, pois os “fins justificam os meios”.
O príncipe deve usar de todas as artimanhas possíveis, mentir, ludibriar, enganar. É o homem astuto, esperto o suficiente para conseguir o que deseja. Desse modo, para conseguir o poder ele tem que possuir a virtu, ou seja, qualidades especiais que o diferencie dos outros homens. É ela que vai possibilitá-lo a reconhecer as circunstâncias certas (fortuna) para agir como se deve no momento certo. A fortuna é o que muitos chamam de sorte, mas só a aproveita quem estiver preparado.
Esse é o elemento característico do pensamento renascentista nos seus ensinamentos. Maquiavel sabe que existem forças independentes da vontade do homem agindo sobre ele. Mas o homem como um ser racional, dotado de inteligência, não é uma simples marionete jogada de um lado a outro ao sabor do acaso. Ele pode usar sua racionalidade para decidir os rumos de sua vida.
Chegado ao poder, é preciso saber como se manter nele. Para isso, é melhor ser temido do que amado. Maquiavel tinha uma visão pessimista sobre o homem, acreditava que ele é um bicho escroto, que quando tá tudo bem, todo mundo é seu amigo, mas “na hora do vamos ver” todo mundo lhe vira as costas.
Não existe essa de bem comum. Os indivíduos vivem em constante conflito em sociedade, e não dá para agradar todo mundo. Para manter a lealdade de todos é melhor que eles o temam, pois assim é mais fácil de obedecerem e se manterem fiéis. É até bom de vez em quando esfolar um infeliz para que todos vejam que o príncipe não está para brincadeira.
Para o leitor superficial de Maquiavel, O Príncipe o torna, sem sombra de dúvidas, um dos escritores mais sem escrúpulos de todos os tempos. Essa é a interpretação possível para quem analisa essa obra fora de seu contexto histórico.
Maquiavel escreveu essa obra, quando os Médici retornaram ao poder e ele foi posto para fora da cena política. Ele a dedicou a Lorenzo de Médici, o único homem que poderia, aos olhos dele, unificar a Itália e lhe trazer de volta o brilho e esplendor da Roma republicana anterior à ditadura de Júlio César.
Maquiavel era um republicano, e não escreveu uma obra para um governante que quisesse se perpetuar no poder de forma absoluta e despótica.
Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-maquiavel
Maquiavel rompeu a tradição que vinha desde Platão, de que a política deveria vir sempre associada à ética. Ele separou as duas coisas, baseado na sua experiência de vida. Realmente, a política nem sempre é ética, mas como ele teve coragem de admitir isso, ficou com essa má fama.
Esse livro merece ser lido um capítulo a cada mes, e reler aquele capítulo durante més. Observar o mundo a sua volta e perceber onde aquele capítulo se encaixa. Vá cristalizando na mente cada capítulo e suas integrações. Ao fim do livro voce nunca mais verá o mundo como antes o via ..
Para mim Maquiavel é um filósofo de grande calibre, não ficou inventando utopia... falou a realidade de maneira sofisticada e cirúrgica.
Dada a complexidade do personagem e do tema abordado, o Prof. Anderson de forma concisa e inteligente, teve a competência de fazer compreender, num pequeno espaço de tempo !
Fico feliz em saber 🙂
O HOMEM É O CENTRO DE TUDO. NÓS SOMOS RESPONSAVEIS POR NOSSO DESTINO. O SUCESSO E A DERROTA ESTA TOTALMENTE LIGADO A NOSSAS ESCOLHAS...
A melhor abordagem de Maquiavel que pude contemplar!
Ótimo vídeo...quando o professor fala com paixão, dentre outros fatores positivos, ele estimula o aluno a querer aprender mais . Parabéns professor❗
Adoro seus ensinamentos, me ajudam muito🎉❤
Que bom que você está gostando! 😉
Sempre fui seguidor de Maquiavel, foi meu livro de cabeceira. Amo ler, tenho meu exemplar sempre fácil pra leitura
Maquiavel é demais! 👏👏
Nicolau Maquiavel o maior e melhor cientista político e crítico do sistema de governo.
Show de bola a aula. Muito legal.
Top
Que aula senhores 😍👏🏼
Amei!!! A Filosofia deve ser vista com simplicidade para que todos possam conhecer as suas nuances🙂
Ótima aula, adoro seus vídeos
Fico feliz em saber 😊
Gol de placa, o melhor resumo maquiavélico quê já ouvi
Resumo muito objetivo e esclarecedor.
Parabéns !
Like e obrigado por nos disponibilizar o conteúdo professor.
Excelente trabalho, professor Anderson! Parabéns 👏👏👏👏
Obrigado 😊
Excelente vídeo abordando o magnânimo Maquiavel, professor.
Obrigado! Que bom que gostou. 👏👏
Que explanação meus amigos que professor
Obrigado pelo elogio 🙂📚
Maquiavél, abriu os olhos daqueles q acreditavam, q a política erá usada pela ética.
Conhecia os bastidores da política . P.s Ainda teve o livro ficcional Dialogos do inferno sobre Maquiavel que serviu de plágio para Os protocolos de Sião .
VC é bom blz 👍
Faz uma aula sobre Albert Camus Professor, por favor 😁
Show!
Faz um vídeo de Samuel Pufendorf
Obrigado pela sugestão! 👍✍️
Muito bom
muito bom suas aulas
Muito obrigado! 👍😊
Professor, o senhor podia fazer um resumo sobre a arte da guerra ?
Obrigado pela sugestão! 😊
Ótimo professor!
Obrigado pelo elogio 👍🙂
que vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente explicação. Parabéns!
Obrigado 😃
Gostei muito da aula professor! Estou no curso e realmente é excelente.
Que bom que está gostando! 👏👏👏
Aulas muito boas, só faltam exercícios!
Obrigado pela sugestão. 😉
Ótima aula! Obrigado!
Bons estudos! 😊
qual edição de "O Príncipe" você recomenda?
Excelente aula professor, obrigado por compartilhar
Fico muito feliz com seu comentário! 👍😊
Vc é muito bom professor!
Muito obrigado! 😊
Parabéns, muito bom
Muito obrigado! 😊
Primeiro? Amo Maquiavel!
O diabo mora nos detalhes. Outra frase não podemos se dar ao luxo de se comportar assim ou assado, ou agir dessa ou da quela forma
Não entendi. O que é Lourenço de Médice?
Ok
Basta ser falso mentiroso e hipocrita fazer mal sem olhar a quem sem medir esforços que vai ser um bom príncipe 👑🤣🤣🤣👏👏👏👏👏👏
Prof. Anderson, quando Maquiavel deu a um dos livros dele o nome de "A Arte da Guerra", ele não poderia ter sido processado por plágio pelos descendentes de Sun Tzu?
Não há evidências disso.
@@filosofiatotal Obrigado.
Eita aulinha boa!😂
👏👏👏👏
Cunha gosta de ler Maquiavel ao que sei!
Maquiavel era de esquerda ou direita ?.
O advogado do terrorista do dia 08.01.2023 deveria ter
assistido esse video antes de tentar defender o gado...😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Tô lembrando disso aqui agora 😂😂😂
Educador vc tomou formal? Sempre com face de 18 anosm
😂😂😂
O HOMEM TEM PODER PARA AGIR NO SEU MEIO, E TRANSFORMAR O SEU MEIO. ACHO QUE TODO HOMEM SO MUDA AGE OU MUDA SEU MEIO EM FAVOR PROPRIO NADA MAIS.
Bom resumão.....logo concluí-se que a filosofia de Maquiavel foi inútil até pra ele mesmo.
Que cara maquiavélico 😂😂😂
A moral religiosa tem com objetivo enfraquecer os fortes! A sua origem vem da moral escrava!
INJUSIÇA??CREIO QUE NÃO!!
O príncipe de Maquiavel é um manual do mal caráter.
claro , isso mesmo, querer defender o uso do poder belicista e religioso para impor obediencia em sintese, conquistar e manter o poder somente isso com base no pior da NATUREZA HUMANA
Pelo que o Prof. Anderson disse na aula e pelo que já li de Maquiavel, não é um manual do mau caráter: é um manual pra alguém instalar uma república. O mau-caratismo tem que durar só até ele conseguir instalar a república.
Sensacional Aula!!! Parabéns Professor.
Muito obrigado! 😊