Parabéns pelo conteúdo, fico sensacional! Bom, creio que seja bacana para os seguidores e de suma importância dar uma pequena dica e um detalhe também em relação à peça Kit de Admissão que possa agregar de maneira positiva às informações do vídeo: o intuito desse teste era ver se o kit Carlini ganhava ou tomava cavalos do motor, de fato, ganhou, mas no quesito potência, ao tratar-se de um cabeçote 1.8 e um coletor de escape pequeno de 38mm, percebeu-se uma restrição no desempenho da peça (Kit de admissão), mas o intuito era verificar se nas condições de fábrica nosso kit perdia em torque para o coletor original, algo que vimos que não aconteceu e sim ao contrário, em condições retroativas houve um acréscimo de 3 cavalos, manteve o torque - uma melhora em baixas rotações de aproximadamente meio quilo - e melhorou muito a dirigibilidade do carro. Frisamos que é necessário todo um conjunto de análise e verificações do motor, para que em conjunto, trabalhe à favor do kit de admissão ou comando e se tenha um resultado numericamente maior expressado no dinamômetro .
Pela teoria até 160cv nos AP o ideal seria 3mm maior que a original, ou seja, 55mm. Creio que tendo um bom torneiro dá pra fazer a alteração no próprio corpo do Mi mantendo a progressão original.
Mais uma grande aula prática, pf só não nos deixem mais 3 meses órfãs sem novos videos! O WMP2 com esses 12,4mm de levante, da pra montar com tucho hidráulico?
Obrigado, Marcus. Sim, é possível usar os tuchos hidráulicos com o WMP2, conforme o próprio fabricante diz em sua ficha técnica. Mas geralmente, o que se vê nos carros de circuito que usam WMP2, é a grande maioria usando tuchos hidráulicos travados ou já passados para mecânicos. Os tuchos hidráulicos, em altos regimes de giro, com esse levante, podem começar a descarregar. Tudo depende do estado e da preparação do cabeçote.
Tenho vontade de montar um carro com Itbs, sei que a diferença é pouca mais eu gosto de ver as quatro borboletas e na hora que vc acelera gosto de ouvir as quatro borboletas gritando, é muito legal!
Muito legal mesmo . O cabeçote original do motor AP tem um gargalo, se retirar o gargalo , fazer ângulo nas válvulas , deixar o cabeçote bem liso , melhorar os dutos de ar , com um bom escapamento dimensionado esse resultado iria melhorar .
Realmente a dirigibilidade fica bem lisa,digo pois uso essa configuração, porém ainda precisa de uma lapidada,o que SS performance esta realizando,qto a potência ,realmente ,esperava um ganho maior em relação a original MI
obrigado, Carlos! Em relação ao ganho, isso certamente seria diferente no caso de um motor com preparação mais "pesada". Como se trata de um motor 2.0 original, apenas com leve retrabalho no cabeçote e comando WMIDG, as ITBs fizeram mais diferença na dirigibilidade do que em performance / pico de potência. Mas se fosse um motor com cabeçote mais preparado e comando de maior duração, certamente o resultado seria diferente e as ITBs fariam maior diferença em números. Mas o comportamento do carro, nem se compara! Infinitamente mais liso e melhor de retomada do que com uma borboleta simples.
Fazendo por conta! É bem simples, no proprio manual de instalação das ITBs vem um manual que dá uma ideia pra fazer. Podemos um dia fazer um tutorial aqui também.
En Argentina a un 1.6 le sacan esa potencia o incluso mas con colector de admision original... y con colector dedicado o Itbs alrededor de 160/170 con combustible regular.. en brasil han dedicado demasiado a armar turbo y aspirado les falta mucho camino, esto lo digo sin animo de ofender ojala se entienda! Parabens!
Faltou vcs testarem o comprimento das cornetas. Eu já testei em um fiat. Cornetas mais compridas trazem torque, talvez pra essa aplicação (até 6200rpm) vcs teriam uma melhora na intermediária e talvez nem atrapalhasse a alta. Provavelmente passaria a curva de uma borboleta.
Bom dia, amigo. Tudo depende do nível da preparação. No caso de um Opala com motor original, ou preparação leve, as ITBs também iriam refletir mais na dirigibilidade do que em ganhos de potência e torque. Mas caso tivesse um "comandão", cabeçote bem trabalhado, aí sim as 6 borboletas trariam um ganho bem significativo!
Uso borboletas individuais e pro vácuo eu peguei de cada cilindro ligando tudo numa flauta e depois pegando direto uma mangueira para o hidro vácuo e injeção... Eu teria mais vácuo de pegasse somente de um cilindro? Fiquei confuso agora... Pensei que fosse mais eficiente pegar de cada cilindro...
Fala, Binho! Obrigado pelo comentário, meu amigo. Na verdade das duas formas funcionam perfeitamente bem! Posteriormente faremos um teste mostrando esses dois formatos e vamos mostrar o funcionamento de ambas. Abs!
@@sshighperformance4508 ótimo conteúdo meus amigos! Acompanhando... Será muito bom tratar dessa parte muita gente tem dúvidas... Eu usei uma flauta de combustível billet e fiz uma adaptação...
Boa tarde! Não acredito que pegando o ponto de pressão só de um cilindro funcione, mesmo usando um pulmão para tentar atenuar o sinal, lembrando que só na fase de admissão do comando é onde vai se ter pressão baixa (em torno de 260 graus dependendo do comando), no resto do ciclo vai tender a pressão atmosférica, sem contar que o sinal fica extremamente lento, aceleração rápida e transientes ficam péssimos devido ao atraso de leitura do sinal do MAP, a não ser que se tenha uma injeção que consiga configurar a fase de leitura. Sugiro que faça um vídeo mostrando o sinal do MAP, tanto oscilação como resposta.
Obrigado pelo comentário, Fabricio! Faremos um vídeo mostrando mais a respeito, mas a tomada de vácuo no ponto recomendado e já presente nas ITBs do funciona perfeitamente bem, tendo vácuo na marcha lenta semelhante ao coletor original ( -0,6 /-0,7 dependendo do comando obviamente ) e com uma injeção com malha fechada fica perfeita a aceleração rápida e leitura do MAP. Segue a gente no Instagram que vou fazer um story falando disso lá! |Abs
Lembrando que além da tomada de vácuo, foi feito o "reservatório de vácuo" conforme o Carlini recomenda em um manual, presente em seu kit de ITB. Qualquer dúvida ou sugestão é só chamar, abs
Eu uso uma mega, e no meu caso onde eram para usar 8 bicos eu uso 4 bicos 42lb proximos ao cabeçote, e interligo os 4 dutos proximos a borboleta em uma flauta de ar... nisso consigo alimentar o servo freio, e fazer o controle de marcha lenta por pwm usando aquelas valvulas de combi... o map eu pego através de um niple bem pequeno para uma mangueira de 2mm... fica rápido, não embola, e não dá variação.... sistema parecido com o da bmw 6c alemã
Realmente, com comando pequeno a diferença é mais estética, porém esse comando não é pequeno, com uma borboleta só ele trupica bastante abaixo dos 2000 rpm. Já com a ITB fica liso em todas as faixas.
Uma coisa não faz sentido, na descrição tu diz que ainda está usando o comando WMIDG, mas no video passado com coletor MI e com esse comando rendeu 151whp, e agora usando coletor com as ITB's com mesmo WMIDG rendeu 133,6whp, perdeu 17.5whp em relação com o coletor MI
ja deve ter uns 50 mil nesse motor ai e tem menos potencia do que um ap turbo padaria, é osso kkkkk, mas é bacana aspirado, é outro mundo, eu teria facil
Obrigado pelo comentário, mas não chegou nem na metade desse investimento. Estamos apenas fazendo um teste de modelos e configurações diferentes comandos no mesmo motor, a fim de trazer informações técnicas e diferença na dirigibilidade e performance de cada um. Também preparamos motores turbo, são propostas diferentes. Abs
@@brdmoficial somos uma oficina de preparação, nós somos a mão de obra. :D E os comandos do teste são uma parceria com o fabricante Carlini, que concordou na análise imparcial de cada modelo que ele oferece.
Esse motor tinha várias restrições, o propósito era testar os comandos e a ITB em um motor bem próximo do original Agora estou usando borboletas 45mm, escape de 44mm Conforma e cabeçote bem maior. Tem alguns detalhes no Instagram do novo motor, em breve postaremos novos vídeos.
Parabéns pelo conteúdo, fico sensacional!
Bom, creio que seja bacana para os seguidores e de suma importância dar uma pequena dica e um detalhe também em relação à peça Kit de Admissão que possa agregar de maneira positiva às informações do vídeo: o intuito desse teste era ver se o kit Carlini ganhava ou tomava cavalos do motor, de fato, ganhou, mas no quesito potência, ao tratar-se de um cabeçote 1.8 e um coletor de escape pequeno de 38mm, percebeu-se uma restrição no desempenho da peça (Kit de admissão), mas o intuito era verificar se nas condições de fábrica nosso kit perdia em torque para o coletor original, algo que vimos que não aconteceu e sim ao contrário, em condições retroativas houve um acréscimo de 3 cavalos, manteve o torque - uma melhora em baixas rotações de aproximadamente meio quilo - e melhorou muito a dirigibilidade do carro. Frisamos que é necessário todo um conjunto de análise e verificações do motor, para que em conjunto, trabalhe à favor do kit de admissão ou comando e se tenha um resultado numericamente maior expressado no dinamômetro .
Excelente série de vídeos. Muita informação legal aos amantes de motores. Sucesso e parabéns aos autores do vídeo.
Incrível a sequencia dos vídeos gurizada, informação!!! Shoow!!!
Testa com 1 borboleta maior, tipo 60 a 64mm.
Pela teoria até 160cv nos AP o ideal seria 3mm maior que a original, ou seja, 55mm. Creio que tendo um bom torneiro dá pra fazer a alteração no próprio corpo do Mi mantendo a progressão original.
Existe borboleta de 54&56mm AP 2.0 M.I
Adorei ó video sou muito fam do carlini eu tenho um gol gt aspirado é comprei as peças todas com ele é só alegria é divercao kkk
Mais uma grande aula prática, pf só não nos deixem mais 3 meses órfãs sem novos videos! O WMP2 com esses 12,4mm de levante, da pra montar com tucho hidráulico?
Obrigado, Marcus. Sim, é possível usar os tuchos hidráulicos com o WMP2, conforme o próprio fabricante diz em sua ficha técnica. Mas geralmente, o que se vê nos carros de circuito que usam WMP2, é a grande maioria usando tuchos hidráulicos travados ou já passados para mecânicos. Os tuchos hidráulicos, em altos regimes de giro, com esse levante, podem começar a descarregar. Tudo depende do estado e da preparação do cabeçote.
Tenho vontade de montar um carro com Itbs, sei que a diferença é pouca mais eu gosto de ver as quatro borboletas e na hora que vc acelera gosto de ouvir as quatro borboletas gritando, é muito legal!
Sim, é muito legal!
Boa tarde. gostaria de saber se consigo usar as itb mais por estetica sem alterar muito o consumo de combustível seria possivel?
Muito legal mesmo . O cabeçote original do motor AP tem um gargalo, se retirar o gargalo , fazer ângulo nas válvulas , deixar o cabeçote bem liso , melhorar os dutos de ar , com um bom escapamento dimensionado esse resultado iria melhorar .
Que bom que gostou Sérgio. Isso foi feito!
qual a configuração desse carro? comando e litragem?
Vídeo top demais galera
valeu, Bruno!
Obrigado.
Realmente a dirigibilidade fica bem lisa,digo pois uso essa configuração, porém ainda precisa de uma lapidada,o que SS performance esta realizando,qto a potência ,realmente ,esperava um ganho maior em relação a original MI
obrigado, Carlos! Em relação ao ganho, isso certamente seria diferente no caso de um motor com preparação mais "pesada". Como se trata de um motor 2.0 original, apenas com leve retrabalho no cabeçote e comando WMIDG, as ITBs fizeram mais diferença na dirigibilidade do que em performance / pico de potência. Mas se fosse um motor com cabeçote mais preparado e comando de maior duração, certamente o resultado seria diferente e as ITBs fariam maior diferença em números. Mas o comportamento do carro, nem se compara! Infinitamente mais liso e melhor de retomada do que com uma borboleta simples.
Muito legal a matéria, sobre o consumo altera muito com 4 borboletas?
Não percebemos alteração não, pelo fato do carro ter melhor dirigibilidade com 4 borboletas, creio que possa até melhorar.
Prezados a série parou? Posta ai uma novidade pra galera, quem sabe um w9 nesse motor ai. abs
Estamos elaborando esse vídeo com o W9. No momento estamos desenvolvendo um motor novo, bloco alto, 2100 pra testar outros comandos também.
melhor serie de ap aspirado do youtube. @@sshighperformance4508
Onde estão os videos desse 2100?? Voltem a fazer este tipo de conteúdoz era muito bom.@@sshighperformance4508
Aonde consigo esse amortecedor de ar?
Fazendo por conta! É bem simples, no proprio manual de instalação das ITBs vem um manual que dá uma ideia pra fazer. Podemos um dia fazer um tutorial aqui também.
En Argentina a un 1.6 le sacan esa potencia o incluso mas con colector de admision original... y con colector dedicado o Itbs alrededor de 160/170 con combustible regular.. en brasil han dedicado demasiado a armar turbo y aspirado les falta mucho camino, esto lo digo sin animo de ofender ojala se entienda! Parabens!
Dale, gracias amigo. Siempre tenemos mucho que aprender. Soy un gran admirador de los motores desarrollados en Argentina. Un abrazo!
Faltou vcs testarem o comprimento das cornetas. Eu já testei em um fiat. Cornetas mais compridas trazem torque, talvez pra essa aplicação (até 6200rpm) vcs teriam uma melhora na intermediária e talvez nem atrapalhasse a alta. Provavelmente passaria a curva de uma borboleta.
Se o Carlini se interessar, podemos testar no futuro.
Eu pensei q ia ter mais ganho !! Mais e se foce um opala ? Os dutos de admissão são tudo interligado!!
Bom dia, amigo. Tudo depende do nível da preparação. No caso de um Opala com motor original, ou preparação leve, as ITBs também iriam refletir mais na dirigibilidade do que em ganhos de potência e torque. Mas caso tivesse um "comandão", cabeçote bem trabalhado, aí sim as 6 borboletas trariam um ganho bem significativo!
@@sshighperformance4508 um entendi
Uso borboletas individuais e pro vácuo eu peguei de cada cilindro ligando tudo numa flauta e depois pegando direto uma mangueira para o hidro vácuo e injeção... Eu teria mais vácuo de pegasse somente de um cilindro? Fiquei confuso agora... Pensei que fosse mais eficiente pegar de cada cilindro...
Fala, Binho! Obrigado pelo comentário, meu amigo. Na verdade das duas formas funcionam perfeitamente bem! Posteriormente faremos um teste mostrando esses dois formatos e vamos mostrar o funcionamento de ambas. Abs!
@@sshighperformance4508 ótimo conteúdo meus amigos! Acompanhando... Será muito bom tratar dessa parte muita gente tem dúvidas... Eu usei uma flauta de combustível billet e fiz uma adaptação...
Boa tarde!
Não acredito que pegando o ponto de pressão só de um cilindro funcione, mesmo usando um pulmão para tentar atenuar o sinal, lembrando que só na fase de admissão do comando é onde vai se ter pressão baixa (em torno de 260 graus dependendo do comando), no resto do ciclo vai tender a pressão atmosférica, sem contar que o sinal fica extremamente lento, aceleração rápida e transientes ficam péssimos devido ao atraso de leitura do sinal do MAP, a não ser que se tenha uma injeção que consiga configurar a fase de leitura. Sugiro que faça um vídeo mostrando o sinal do MAP, tanto oscilação como resposta.
Obrigado pelo comentário, Fabricio! Faremos um vídeo mostrando mais a respeito, mas a tomada de vácuo no ponto recomendado e já presente nas ITBs do funciona perfeitamente bem, tendo vácuo na marcha lenta semelhante ao coletor original ( -0,6 /-0,7 dependendo do comando obviamente ) e com uma injeção com malha fechada fica perfeita a aceleração rápida e leitura do MAP. Segue a gente no Instagram que vou fazer um story falando disso lá! |Abs
Lembrando que além da tomada de vácuo, foi feito o "reservatório de vácuo" conforme o Carlini recomenda em um manual, presente em seu kit de ITB. Qualquer dúvida ou sugestão é só chamar, abs
Eu uso uma mega, e no meu caso onde eram para usar 8 bicos eu uso 4 bicos 42lb proximos ao cabeçote, e interligo os 4 dutos proximos a borboleta em uma flauta de ar... nisso consigo alimentar o servo freio, e fazer o controle de marcha lenta por pwm usando aquelas valvulas de combi... o map eu pego através de um niple bem pequeno para uma mangueira de 2mm... fica rápido, não embola, e não dá variação.... sistema parecido com o da bmw 6c alemã
ITB com comando pequeno não adianta...e a tbi de 52mm de mi não é a maior pois existe as de 56mm.
Realmente, com comando pequeno a diferença é mais estética, porém esse comando não é pequeno, com uma borboleta só ele trupica bastante abaixo dos 2000 rpm. Já com a ITB fica liso em todas as faixas.
Uma coisa não faz sentido, na descrição tu diz que ainda está usando o comando WMIDG, mas no video passado com coletor MI e com esse comando rendeu 151whp, e agora usando coletor com as ITB's com mesmo WMIDG rendeu 133,6whp, perdeu 17.5whp em relação com o coletor MI
ja deve ter uns 50 mil nesse motor ai e tem menos potencia do que um ap turbo padaria, é osso kkkkk, mas é bacana aspirado, é outro mundo, eu teria facil
Obrigado pelo comentário, mas não chegou nem na metade desse investimento. Estamos apenas fazendo um teste de modelos e configurações diferentes comandos no mesmo motor, a fim de trazer informações técnicas e diferença na dirigibilidade e performance de cada um. Também preparamos motores turbo, são propostas diferentes. Abs
@@sshighperformance4508 mas vcs não gastam com mão de obra né? Por isso a diferença acho
@@sshighperformance4508 eu tô curtindo, estou vendo sempre que mudam o comando desse gol, dahora demais. Parabéns
@@brdmoficial somos uma oficina de preparação, nós somos a mão de obra. :D
E os comandos do teste são uma parceria com o fabricante Carlini, que concordou na análise imparcial de cada modelo que ele oferece.
Um AP turbo padaria tem que gastar pra andar na frente de um aspiradinho de rua viu
Galera, carro nao teve ganho porque gargalou em outro lugar, peovavelmente escape..
Esse motor tinha várias restrições, o propósito era testar os comandos e a ITB em um motor bem próximo do original
Agora estou usando borboletas 45mm, escape de 44mm Conforma e cabeçote bem maior. Tem alguns detalhes no Instagram do novo motor, em breve postaremos novos vídeos.
Melhor ficar no Mi mesmo...
Depende... Se usar um comando abaixo dos 280°... Concordo.