Gostaria de parabenizar ao nobre Prof. Jaílton Lopes que tem compartilhado de uma dos seus melhores tesouros que é o conhecimento, para com aqueles que almejam uma melhor compreensão do direito brasileiro, e falo como apenas um incipiente estudante de direito, que mesmo lendo bons livros, assistindo aulas magnas, pesquisando, confesso, a simplicidade, clareza, maestria com que usa o dom de ensinar, tem sido para mim uma marco divisor de águas. A cada aula surge um grande desejo conhecer e prosseguir conhecendo mais. Desejo muito sucesso.
Estou organizando a minha vida para poder pagar advogado e abrir mão de toda e qualquer herança paterna e materna. Sempre fui rejeitada pela maioria da minha família consaguínea, sempre sofri transfobia, usura e ganância por parte das minhas duas irmãs mais velhas. Com fé em Deus vou conseguir oficializar a renúncia de herança e não ter mais NENHUM vínculo com essas pessoas que tanto me fizeram e ainda me fazem sofrer emocionalmente.
Sou eu, minha mãe e duas irmãs. Logo após o falecimento do meu pai, fui a um cartório e fiz a renúncia de herança em comum acordo com meu marido. Não me arrependo. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Estar fora dos problemas, não tem preço.
@@tatiananascimento1220 enquanto seus pais estão vivos,os bens é dele. Só depois da morte deles É q vc pode renunciar seu direito a herança. Dai esse bem fica com quem não renunciar.
Você é bom demais Jaylton.👏👏👏 Eu e meus irmãos pretendemos dar inicio ao inventário que deveria ter acontecido há anos .... Como seus vídeos teem solucionado minhas dúvidas!!! Claro , objetivo , rápido ,o melhor que vi até então . parabéns e IMENSA GRATIDÃO 🙏 . QUE DEUS te abençoe 🙌
Doutor, por favor me ajude. Se eu assinar essa renúncia, perderei outros direitos como causas trabalhistas, espólio de de planos de previdencia privada que o de cujos por ventura receba depois da sua morte?
Bom dia, a renúncia dos bens de herança precisa ser averbada na escritura do imóvel? O processo de inventário ainda não foi iniciado. Obrigado e parabéns pelas explicações
Professor boa noite, minha mãe é herdeira juntamente com outros 6 irmãos, após o falecimento do de cujus, que até então tinha deixado um apartamento, descobri um processo que tramita na justiça federal em fase de execução, na qual ele tem um valor a receber. Caso os herdeiros nao queiram dar andamento no processo qual o procedimento adequado? porque passaram pra gente um termo de renuncia de valores referente a este processo em favor do monte partilhavel e eu acendi uma luz vermelha de alerta, está me parecendo que alguem está querendo fraudar o recebimento dos quinhões dos outros herdeiros.
Doutor, excelente aula com didatica impecável. Parabéns! Se possível gostaria que me desse uma pequena orientação. O termo de Renúncia so tem validade se for feito por um tabeliao, na forma de instrumento público? Um advogado ou corretor de imóveis poderia elaborar esse Termo de Renúncia e depois reconhecer firma por autenticidade. Isso teria efeito jurídico para um futuro inventário?
Somos em 4 herdeiros, se no inventário do meu pai todos renunciarem abdicativamente a herança, esse 50% vai pra minha mãe? Gostaríamos de renunciar sem ter que pagar o itcmd, ja abrindo mão da herança.
Dr., é uma forma aceita com intuito de reduzir a carga tributária, os herdeiros renunciarem com exceção de 2 herdeiros e ao final um desse fazer a cessão para o único herdeiro restante? Se bem que de toda forma terá que pagar o ITCMD por doação, né, pois incorre no valor do imóvel?
Ótimo esclarecimento! Estamos renunciando a herança e fazendo um acordo de cartório, são 23 anos de inventário, por causa de nossos advogados, o honorários são tão caros que nosso bens não paga eles.
Dro. Gostaria se saber se um dos meus irmãos herdeiros abriu mão da herança em forma abdicativa com isso a herança dele não veio direto para mim e,sim para os outros herdeiros. Tem como voltar atrás sabendo que não foi isso que,ele queria.
Em um inventário quando todos os filhos (herdeiros legítimos) renunciam em favor do monte-mor, o cônjuge sobrevivente pode herdar o quinhão dos filhos?
no caso de 3 filhos herdeiros, dois deles vão deixar tudo para um dos filhos. podem os dois renunciar? Ouvi dizer que se renunciam todos e fica apenas um herdeiro, a parte renunciada vai para outra classe sucessória (filhos). que em um caso desses, o certo seria os dois irmãos fazerem cessão de direitos ao irmão que ficará com tudo. procede?
Meu pai faleceu e deixou duas propriedades: a primeira casa, que foi deixada como herança para mim e meu irmão, e a segunda casa, que foi adquirida em um segundo casamento e também foi deixada para nós dois. Infelizmente, minha irmã Cynthia, que também era uma das herdeiras da primeira casa, faleceu anteriormente sem deixar descendentes. Agora, meu irmão e eu estamos considerando abrir mão da herança da segunda casa, concordando em renunciar aos nossos direitos sobre ela. Nossa preocupação é como essa decisão poderia afetar a herança da primeira casa que nos foi deixada originalmente. Gostaríamos de entender: 1ºSe nossa renúncia à herança da segunda casa teria algum impacto legal ou consequência na herança da primeira casa. 2ºCaso decidamos abrir mão da herança da segunda casa, como seria a distribuição dessa herança para outros herdeiros, se houver. 3ºQuais são os passos legais que precisamos seguir para formalizar nossa renúncia à herança da segunda casa. 4ºAs heranças são tratadas como bens separados? e a escolha de abrir mão de uma herança específica não deve ter impacto na distribuição de outra herança diferente, a menos que existam circunstâncias especiais ou disposições legais que liguem esses bens.
Não há como abrir mão de apenas um imóvel/bem. Quando você renuncia ou cede, abre mão de TODA herança. Nesse caso, com a renúncia de vocês, pederiam as duas casas.
@@MarcioBragaPrivatizador boa noite, li que no Brasil não é possível renunciar a herança se os parentes estiverem vivos. Tem alguma forma de eu renunciar a "possível" herança em nomes de minha mãe e minha avó? Quero que elas saibam, posso escrever algo em cartório? Quero sumir de qualquer possível elo, porque já estão brigando por isso, é terrível
Olá!! Meu sogro quer dar aos quatro herdeiros a parte que cabe a cada um deles de um imóvel no valor de R$ 200.000,00, dessa forma os herdeiros farão documento desistindo da herança. Então meu sogro fará um testamento deixando o imóvel para três netos. Isso é possível??
Ótima aula Doutor. Se puder esclarecer uma dúvida, agradeço muito. Em ação de pedido de alvará judicial para a viúva acessar os valores em conta corrente do falecido marido, em que os filhos abrem mão da herança a favor da mãe, a regra é igual no inventário? Ou seja, esses dois caminhos que o senhor explicou?
Duas perguntas: 1. Juiz pode exigir a renúncia somente por escritura pública? Pois pelo termo de renúncia nos autos, evitaremos gastos. 2. É verdade que viúva(o) não pode renunciar, apenas doar? Obrigado!
Dr, o tabelião pode cobrar a renùncia baseado no valor do patrimonio?? A partir do momento que o herdeiro abriu mão, isso é legal? Já visto os inúmeros tributos que teríamos de pagar?
Juiz pode tira um herdeiro da herança por nao se aprentar e demonstar nao ter interesse e ate mesmo nao ter advogado mesmo o juiz pedindo que este herdeira tenha um advogado e o mesmo nao cumpri?
Meus irmãos s fizeram eu assinar abrindo mão da minha parede da herança da minha mãe, eu assinei e os outros assinaram e eu achava que estava assinando o uso e fruto da minha mãe, eu não li e ninguém do cartório leu para todos nós juntos, como está escrito na escritura, que foi lido em alta e clara voz, para os 7 filhos de minha mãe e assim que minha irma e 2 sobrinhos , tbm fizeram, eu posso recorrer, eles vão de testemunhas , e logo das assinaturas está escrito que abri mão de minha parte, sendo que eu sou a mais necessitada de todas
Se foi feito no cartório tem fé pública é sua palavra contra a do cartório,e esse documento vale judicialmente, não adianta vc recorrer, uma vez da renúncia,já era. Independente de testemunhas....Essa certidão q vc assinou tem fé pública, isso é q vale.
Doutor, sou herdeiro-bisneto do meu falecido bisavô (meus pais faleceram antes dos meus avós). Até o momento não juntaram nos autos nenhum documento comprobatório de que minha avó tenha assinado qualquer renúncia em vida. Ocorre que minha avó sempre foi muito ingênua... qualquer papel que colocassem na frente dela pedindo para ela assinar, ela assinava. O meu receio é que possam ter enganado ela para que ela assinasse o papel. Sempre foi o desejo dela receber a parte dela, não para benefício próprio, mas pela filha desempregada e por mim, neto dela. A questão é: se por ventura eles tiverem um documento de renúncia que venham a juntar aos autos, ele é válido? Minha avó é falecida e ainda não foi feita a partilha. Obrigado!
Caso concreto, se pudesse fazer um vídeo explicando. Autor da herança não deixou descendentes, somente ascendentes (pai e mãe) e o cônjuge. O bem deixado é comum do casal. Ocorre que os pais resolveram renunciar. Nesse caso pra quem iria a herança?
Bom dia professor! Otima aula! Em seu vídeo você informa que a renúncia pode acontecer até a data da partilha. Então no caso em que dois herdeiros assinaram o termo de compromisso de inventariante, contudo a partilha ainda não foi feita e agora eles querem renunciar, tambem há esta possibilidade da renúcia?
Obrigado professo pela excelente explicação. Se me permite, eu gostaria que vc esclarecesse uma dúvida minha. No caso de renúncia de um dos herdeiros necessários na linha descendente, os netos do renunciante tem direitos na herança dos avós paternos? Não sei se minha pergunta está totalmente coerente.
Quero renunciar deixar o único imóvel que minha mãe deixou para o meu pai que tem 76. Quando ele falecer terei direito? Sou filha unica. Quero fazer o inventário mas não quero receber a herança... só após o falecimento dele.
Nessa declaração... A pessoa pode denunciar pra OUTRA pessoas (colocar o nome) que TB já é herdeiro? No caso, quero renunciar pra UMA prima que já é herdeira (mas quero só pra ela)!
Gostaria de parabenizar ao nobre Prof. Jaílton Lopes que tem compartilhado de uma dos seus melhores tesouros que é o conhecimento, para com aqueles que almejam uma melhor compreensão do direito brasileiro, e falo como apenas um incipiente estudante de direito, que mesmo lendo bons livros, assistindo aulas magnas, pesquisando, confesso, a simplicidade, clareza, maestria com que usa o dom de ensinar, tem sido para mim uma marco divisor de águas. A cada aula surge um grande desejo conhecer e prosseguir conhecendo mais. Desejo muito sucesso.
Agora eu aprendi como renunciar oficialmente.
Estou organizando a minha vida para poder pagar advogado e abrir mão de toda e qualquer herança paterna e materna. Sempre fui rejeitada pela maioria da minha família consaguínea, sempre sofri transfobia, usura e ganância por parte das minhas duas irmãs mais velhas. Com fé em Deus vou conseguir oficializar a renúncia de herança e não ter mais NENHUM vínculo com essas pessoas que tanto me fizeram e ainda me fazem sofrer emocionalmente.
Quanta besteira pegue sua parte e use para viajar , fazer algo para você não deixe para elas.
Sou eu, minha mãe e duas irmãs.
Logo após o falecimento do meu pai, fui a um cartório e fiz a renúncia de herança em comum acordo com meu marido. Não me arrependo. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Estar fora dos problemas, não tem preço.
Oi será que posso fazer com meu pai vivo?
Fiz o mesmo quero paz já tenho minhas coisas que consegui com meu suor graças a Deus
@@tatiananascimento1220 enquanto seus pais estão vivos,os bens é dele. Só depois da morte deles É q vc pode renunciar seu direito a herança. Dai esse bem fica com quem não renunciar.
Precisa de advogado pra fazer isso ou fazer por conta tbm vale?
@zTTK77 não precisa de advogado. Esse documento é feito direto no cartório.
Você é bom demais Jaylton.👏👏👏
Eu e meus irmãos pretendemos dar inicio ao inventário que deveria ter acontecido há anos .... Como seus vídeos teem solucionado minhas dúvidas!!!
Claro , objetivo , rápido ,o melhor que vi até então . parabéns e IMENSA GRATIDÃO 🙏 . QUE DEUS te abençoe 🙌
Doutor, por favor me ajude. Se eu assinar essa renúncia, perderei outros direitos como causas trabalhistas, espólio de de planos de previdencia privada que o de cujos por ventura receba depois da sua morte?
Quanta informação valorosa, em tão pouco tempo! Muito obrigado, mais uma vez, professor!
Tenho muito medo de assinar a procuração pro advogado e perder a parte que cabe aus meus filhos
Excelente explicação, clara e sucinta 👏👏👏, muito obrigada!
Excelente video professor, até fiz o download, parabéns e obrigado.
Bom dia, a renúncia dos bens de herança precisa ser averbada na escritura do imóvel? O processo de inventário ainda não foi iniciado. Obrigado e parabéns pelas explicações
Explicação de ouro. muito obrigado
Professor boa noite, minha mãe é herdeira juntamente com outros 6 irmãos, após o falecimento do de cujus, que até então tinha deixado um apartamento, descobri um processo que tramita na justiça federal em fase de execução, na qual ele tem um valor a receber. Caso os herdeiros nao queiram dar andamento no processo qual o procedimento adequado? porque passaram pra gente um termo de renuncia de valores referente a este processo em favor do monte partilhavel e eu acendi uma luz vermelha de alerta, está me parecendo que alguem está querendo fraudar o recebimento dos quinhões dos outros herdeiros.
Doutor, excelente aula com didatica impecável. Parabéns!
Se possível gostaria que me desse uma pequena orientação.
O termo de Renúncia so tem validade se for feito por um tabeliao, na forma de instrumento público? Um advogado ou corretor de imóveis poderia elaborar esse Termo de Renúncia e depois reconhecer firma por autenticidade. Isso teria efeito jurídico para um futuro inventário?
Somos em 4 herdeiros, se no inventário do meu pai todos renunciarem abdicativamente a herança, esse 50% vai pra minha mãe?
Gostaríamos de renunciar sem ter que pagar o itcmd, ja abrindo mão da herança.
Parabéns.,muito obrigado pela disposição.
Então para renunciar, precisa de um anexo e de um advogado
Dr., é uma forma aceita com intuito de reduzir a carga tributária, os herdeiros renunciarem com exceção de 2 herdeiros e ao final um desse fazer a cessão para o único herdeiro restante? Se bem que de toda forma terá que pagar o ITCMD por doação, né, pois incorre no valor do imóvel?
Ótimo esclarecimento! Estamos renunciando a herança e fazendo um acordo de cartório, são 23 anos de inventário, por causa de nossos advogados, o honorários são tão caros que nosso bens não paga eles.
to com esse problema tbm.
Somente agora entendi essa questão da renúncia de forma clara.
Dro. Gostaria se saber se um dos meus irmãos herdeiros abriu mão da herança em forma abdicativa com isso a herança dele não veio direto para mim e,sim para os outros herdeiros. Tem como voltar atrás sabendo que não foi isso que,ele queria.
Que aula maravilhosa! Muito esclarecedor o vídeo.
Didática nota 10 com louvor.
Excelente aula, tenho aprendido mto com essas aulas!!!
Em um inventário quando todos os filhos (herdeiros legítimos) renunciam em favor do monte-mor, o cônjuge sobrevivente pode herdar o quinhão dos filhos?
Professor Doutor Lopes Jr., obrigado pela explicação de forma tão didática. Questões extremamentes relevantes na prática jurídica do advogado
Excelente! Tirou todas as minhas dúvidas!! Congrats!!
Excelente explicações. Ok
Belo traje Dr. muito elegante
Se ficar um imovel fora do inventario por falta de conhecimento, como incluir esse bem na partilha apos finalizado o inventário?
Caso o herdeiro renunciante resida no exterior de que forma ele pode renunciar à herança? Por documento lavrado no consulado?
Adorei suas ecplicacoes!! Muito obrigada.
Ótimo vídeo!
@Jayton Lopes Jr e quando o herdeiros vende a sua parte total para o conjuge sobrevivente , é um tipo de renuncia?
Show de bola
no caso de 3 filhos herdeiros, dois deles vão deixar tudo para um dos filhos. podem os dois renunciar? Ouvi dizer que se renunciam todos e fica apenas um herdeiro, a parte renunciada vai para outra classe sucessória (filhos). que em um caso desses, o certo seria os dois irmãos fazerem cessão de direitos ao irmão que ficará com tudo. procede?
Meu pai faleceu e deixou duas propriedades: a primeira casa, que foi deixada como herança para mim e meu irmão, e a segunda casa, que foi adquirida em um segundo casamento e também foi deixada para nós dois.
Infelizmente, minha irmã Cynthia, que também era uma das herdeiras da primeira casa, faleceu anteriormente sem deixar descendentes.
Agora, meu irmão e eu estamos considerando abrir mão da herança da segunda casa, concordando em renunciar aos nossos direitos sobre ela. Nossa preocupação é como essa decisão poderia afetar a herança da primeira casa que nos foi deixada originalmente.
Gostaríamos de entender:
1ºSe nossa renúncia à herança da segunda casa teria algum impacto legal ou consequência na herança da primeira casa.
2ºCaso decidamos abrir mão da herança da segunda casa, como seria a distribuição dessa herança para outros herdeiros, se houver.
3ºQuais são os passos legais que precisamos seguir para formalizar nossa renúncia à herança da segunda casa.
4ºAs heranças são tratadas como bens separados? e a escolha de abrir mão de uma herança específica não deve ter impacto na distribuição de outra herança diferente, a menos que existam circunstâncias especiais ou disposições legais que liguem esses bens.
Não há como abrir mão de apenas um imóvel/bem. Quando você renuncia ou cede, abre mão de TODA herança. Nesse caso, com a renúncia de vocês, pederiam as duas casas.
@@MarcioBragaPrivatizador boa noite, li que no Brasil não é possível renunciar a herança se os parentes estiverem vivos. Tem alguma forma de eu renunciar a "possível" herança em nomes de minha mãe e minha avó? Quero que elas saibam, posso escrever algo em cartório? Quero sumir de qualquer possível elo, porque já estão brigando por isso, é terrível
TOP A SEQUENCIA DE AULAS
excelente , dr!!
Seguindo, obrigada.
Olá!!
Meu sogro quer dar aos quatro herdeiros a parte que cabe a cada um deles de um imóvel no valor de R$ 200.000,00, dessa forma os herdeiros farão documento desistindo da herança. Então meu sogro fará um testamento deixando o imóvel para três netos.
Isso é possível??
Ótima aula Doutor.
Se puder esclarecer uma dúvida, agradeço muito.
Em ação de pedido de alvará judicial para a viúva acessar os valores em conta corrente do falecido marido, em que os filhos abrem mão da herança a favor da mãe, a regra é igual no inventário? Ou seja, esses dois caminhos que o senhor explicou?
EXCELENTE.
Boa noite Dr.
Numa herança sem herdeiros, os bens ficam para o município ?
Se o desejo do único herdeiro filho é renunciar os bens ficam para o cônjuge da falecida ?
Credor de herdeiro pode habilitar no inventário ?
Duas perguntas:
1. Juiz pode exigir a renúncia somente por escritura pública? Pois pelo termo de renúncia nos autos, evitaremos gastos.
2. É verdade que viúva(o) não pode renunciar, apenas doar?
Obrigado!
Dr, o tabelião pode cobrar a renùncia baseado no valor do patrimonio?? A partir do momento que o herdeiro abriu mão, isso é legal? Já visto os inúmeros tributos que teríamos de pagar?
Juiz pode tira um herdeiro da herança por nao se aprentar e demonstar nao ter interesse e ate mesmo nao ter advogado mesmo o juiz pedindo que este herdeira tenha um advogado e o mesmo nao cumpri?
Meus irmãos s fizeram eu assinar abrindo mão da minha parede da herança da minha mãe, eu assinei e os outros assinaram e eu achava que estava assinando o uso e fruto da minha mãe, eu não li e ninguém do cartório leu para todos nós juntos, como está escrito na escritura, que foi lido em alta e clara voz, para os 7 filhos de minha mãe e assim que minha irma e 2 sobrinhos , tbm fizeram, eu posso recorrer, eles vão de testemunhas , e logo das assinaturas está escrito que abri mão de minha parte, sendo que eu sou a mais necessitada de todas
Se foi feito no cartório tem fé pública é sua palavra contra a do cartório,e esse documento vale judicialmente, não adianta vc recorrer, uma vez da renúncia,já era. Independente de testemunhas....Essa certidão q vc assinou tem fé pública, isso é q vale.
Sinto muito por vc. Me parece que agiram de má fé!! Pense que poderia ter maiores problemas caso continuasse na herança. Deus abençoe sua vida!!
@@mayrabueno7194pode som não existe isso é só ela entrar com advogados e denunciar má fé.
A renúncia translativa por termo nos autos pode ser para terceiro estranho?
Doutor, sou herdeiro-bisneto do meu falecido bisavô (meus pais faleceram antes dos meus avós). Até o momento não juntaram nos autos nenhum documento comprobatório de que minha avó tenha assinado qualquer renúncia em vida. Ocorre que minha avó sempre foi muito ingênua... qualquer papel que colocassem na frente dela pedindo para ela assinar, ela assinava. O meu receio é que possam ter enganado ela para que ela assinasse o papel. Sempre foi o desejo dela receber a parte dela, não para benefício próprio, mas pela filha desempregada e por mim, neto dela.
A questão é: se por ventura eles tiverem um documento de renúncia que venham a juntar aos autos, ele é válido? Minha avó é falecida e ainda não foi feita a partilha.
Obrigado!
Quero renunciar minha parte no imóvel do meu pai que faleceu.
Não quero nada.
Quanto pago para fazer isso.
Obrigado.
Edson.
Quem renúncia a escritura de renuncia pode ser feita no foro ou tem que ser no cartorio.e o que precisa.
Aula perfeita Professor!!!
Caso concreto, se pudesse fazer um vídeo explicando. Autor da herança não deixou descendentes, somente ascendentes (pai e mãe) e o cônjuge. O bem deixado é comum do casal. Ocorre que os pais resolveram renunciar. Nesse caso pra quem iria a herança?
Toda para o cônjuge.
O viúvo sobrevivente pode renunciar a herança da autora da herança ? (bens particulares da autora)
A renúncia tranlativa pode ser para terceiro estranho?
❤
Quais casos não pode haver renúncia?
Bom dia professor! Otima aula! Em seu vídeo você informa que a renúncia pode acontecer até a data da partilha. Então no caso em que dois herdeiros assinaram o termo de compromisso de inventariante, contudo a partilha ainda não foi feita e agora eles querem renunciar, tambem há esta possibilidade da renúcia?
Sim.
E no caso do inventário extrajudicial?
Ele falou no vídeo, assista de novo
Obrigado professo pela excelente explicação.
Se me permite, eu gostaria que vc esclarecesse uma dúvida minha.
No caso de renúncia de um dos herdeiros necessários na linha descendente, os netos do renunciante tem direitos na herança dos avós paternos?
Não sei se minha pergunta está totalmente coerente.
Não tem... Você renunciou... Então seu filho não tera direto de uma coisa que você não vai herdar
Boa tarde, professor Jailton. Me surgiu uma dúvida. A autorização do cônjuge para renunciar é independente do regime de bens?
Quero renunciar deixar o único imóvel que minha mãe deixou para o meu pai que tem 76. Quando ele falecer terei direito? Sou filha unica. Quero fazer o inventário mas não quero receber a herança... só após o falecimento dele.
Não sou advogada ,mas seu pai pode doar esse imóvel em vida prá vc com usucapião .Ele ficaria no imóvel e vc não precisa fazer inventário.
qual valor se cobra p fazer renuncia com advogado e judicialmente?
essa renuncia coletiva aos netos traz um perigo...um herdeiro não sabido
Nessa declaração...
A pessoa pode denunciar pra OUTRA pessoas (colocar o nome) que TB já é herdeiro?
No caso, quero renunciar pra UMA prima que já é herdeira (mas quero só pra ela)!
Posso abrir mão em nome de um irmão ?