Negro ou Pardo ? - Identidade Racial (Caio Jout Jout)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 дек 2024

Комментарии • 169

  • @daniacioli9374
    @daniacioli9374 8 лет назад +798

    A galera quando fala dos pardos nunca lembra dos índios que casaram com negros e dos índios que casaram com brancos. Passa a impressão de que os índios não se misturaram com os brancos e negros.

  • @nay6178
    @nay6178 7 лет назад +484

    to perdida sobre minha identidade. ... :/

  • @MonalisaNuness
    @MonalisaNuness 9 лет назад +86

    Que vídeo maravilhoso!! Parabéns pela postura política! Vídeo claro e direto, maravilhoso! A identidade racial é o primeiro passo para a descontrução do racismo.

    • @Callybonbonblog
      @Callybonbonblog 8 лет назад

      +Ivan Gomes Olha se você nao estar e informado a Alemanha nao só reparou o erro como até hoje continua reparando foi o único Pais do Mundo onde um presidente foi a neste caso a Polônia pedir desculpas perdão de joelhos nao vai trazer essas pessoas de volta nao vai mas as ajudas financeiras que a política Alemã da a essas pessoas e nao só a os Poloneses mas estrangeiros em geral existe leis na Alemanha onde nao podemos destratar pessoas pela raca origem ou cor de pele as leis sao severas aqui aconteceu tudo isso mais aqui o que fala mais alto para um lugar de emprego é sua capacidade e nao a sua origem. nao é que os Brasileiros deveria ir pra prisão mas deveriam ter vergonha de discriminar deveriam ter vergonha da historia deveria ter oportunidade para todas etnias sem discriminação ela se refere a isso.

  • @hello_adri
    @hello_adri 8 лет назад +469

    Sou filha de negra, com branco. Decendente de índios e escravos :3 ♡ tenho a pele branca, mas meus traços são negroides e meu cabelo é 3c/4a, sou privilegiada na sociedade sim, mas tbm sofro racismo, embora nem se compare aos que negros de pele escura sofrem. Eu me identificava ao movimento negro. Mas fui totalmente massacrada mtas na rede social porq toda vez que eu fazia qualquer comentário ou até mesmo me afirmava como negra, eu era chamada de afro conveniente e que embora eu tivesse um cabelo cacheado, nariz, boca (eu não era" negra o suficiente" pra dar opinião) eu estava construindo minha identidade na época mas alguns comentários foram tão pesados, mtas vezes comentários de outras meninas negras, de homens machistas... que simplesmente eu perdi td que eu tinha construído e quem eu era foi pro ralo, sinceramente sinto que falta alguma coisa e que eu não consigo me visualizar, nem como branca, nem como negra... eu me sinto num limbo e totalmente perdida, olhos as brancas e eu não sou dali, olho as negras e não sou aceita e sou taxada ... Chorei mto assistindo o vídeo...Porque dói não ter identidade, não se sentir confortável com quem vc é, ser uma avulsa...

    • @saralopes9114
      @saralopes9114 8 лет назад +88

      mana, sinto sua dor. Sou filha de branca descendente de europeu com negro miscigenado e na verdade eu passei a vida toda me considerando essa terceira etnia mesmo. Hoje em dia eu não me importo muito com a forma que a sociedade me lê e, embora saiba que minha identidade étnica é negra, não bato no peito e grito aos quatro ventos porque sinto que de alguma forma estou me apropriando de uma luta a qual não sou protagonista. Porque a verdade é essa mesmo, não somos protagonistas de lutas étnicas, somos apoiadoras e as mais importantes, pior seria se fossemos brancas. Pense como se a sociedade fosse um filme adolescente. As negras de pele escura são as estrelas e nós somos melhores amigas das estrelas. Temos a nossa importancia, somos inclusive essenciais para a luta, pois nossas vozes acabam sendo mais ouvidas diante dessa sociedade racista e ocupamos mais espaços, podendo trazer as mana preta junto, mas não somos as principais. Nosso lugar está garantido no movimento. Entretanto, não é o lugar de honra, e tá tudo bem com isso. Faz parte.
      Eu sei que dói ser ofendida e agredida nos espaços onde supostamente devíamos ser acolhidas, mas algumas pessoas ficam na defensiva devido ao tanto que sofreram e outras são apenas infantis e grosseiras. Tente não levar isso pro coração, não vale a pena. E saiba: você não está sozinha :)

    • @badboyriri3652
      @badboyriri3652 8 лет назад +31

      Sou negro de pele clara e sofri o mesmo tipo de preconceito que você. Me auto identifico como negro e já sofri racismo.

    • @hello_adri
      @hello_adri 8 лет назад +23

      Sara Lopes mto obg Sara pelo que você disse... me ajudou mto mto mesmo. Realmente nunca nem pensei em ser protagonista disso :) sem duvida a dor das mulheres negras é algo insuportável e inimaginável ... apenas apoio da forma q posso, mas não me envolvo mais nas causas, mas divulgo informação e conscientizo as pessoas nas conversas :3 faço minha parte e não compactuo com pessoas opressoras e racistas
      Não tenho tanta necessidade de me afirmar ou ser visualizada na sociedade rsrs mas até entender td demorei um tempo, é estranho estar "a margem da margem " entre meio de dois gigantes...

    • @anebrandalise787
      @anebrandalise787 8 лет назад +19

      Adriana... me identifico muito com sua história de vida. Sou filha de mãe branca e pai negro. O provedor abandonou a casa quando era bebê, por isso sempre cresci com a família materna, todos brancos, de olhos azuis e cabelos loiros (que, apesar disso, falavam que eu teria que me assumir, que achavam meu cabelo "lindo" e que queriam ser igual. Nunca senti compaixão com tal discurso. Era muito fácil falar que gostaria de ser como eu quando então se teria a beleza considerada ideal pela sociedade ocidental).
      Por isso mesmo, e junto com o enfrentamento do colégio e faculdade (sempre considerando a menina mais feia, o cabelo crespo horrível, a "macaca" e outros chamamentos tormentosos), passei por um intenso processo de embranquecimento, da raiz do cabelo, da pele por ácidos até emagrecimentos para tentar perder o "quadril".
      Não sei o que sou, mas estou em fase de autoconhecimento. É muito bom ver que não estou sozinha! Você não está sozinha Adriana!

    • @laryferreira2910
      @laryferreira2910 8 лет назад +1

      legal fera

  • @anaserp
    @anaserp 8 лет назад +421

    Mas só existe negro e branco agora? E quem tem sangue índio na jogada? Eu sempre me achei com cara de Índia, quando criança eu parecia uma Índia mas tenho sangue negro e branco como muitos outros, mas não to nem num lado nem no outro! Aí faço o que? O meio termo ñ existe? Quando me perguntam eu digo: tenho todas as raças, mas a predominante é . Os indianos pensam até que vim da Índia! Mas no BR a galera agora diz Q eu tenho Q dizer Q sou negra! Ah não, não me vejo nem branca nem negra! Não quero ir p um lado nem p o outro. Eu to no meio termo sim e gosto disso.

    • @daniacioli9374
      @daniacioli9374 8 лет назад +99

      Anderson Cambises O correto seria pardo, já que o pardo é a mistura de varias raças

  • @izabelpottes8992
    @izabelpottes8992 8 лет назад +163

    Adorei o vídeo e me tirou muita dúvida sobre meu tom de pele. Sou "parda" (não concordo com o termo), tenho cabelos lisos e tenho traços negros. Até aí ok. Mas se eu digo a uma pessoa negra que me acho negra, a pessoa me dá textão e me chama de branca. Mas gente eu NUNCA fui branca. Inclusive meus amigos que são brancos me consideram negra... WTF, sociedade?

  • @MrsDelion
    @MrsDelion 5 лет назад +8

    Você é perfeita e ainda com essa objetividade (que é necessária), meus olhos encheram de lágrimas. Obrigada.

  • @FrancisdosSantos
    @FrancisdosSantos 8 лет назад +67

    Eu já havia assistido alguns vídeos. Hj eu vi os vídeos Afroconveniente, estou assistindo esse e depois vou para Colorismo.
    Não sei ao certo por onde começar o que eu quero dizer, mas para comigo mesmo eu acho muito difícil a identificação:
    "eu não consigo olhar no espelho e me identificar entro o pardo e o negro"
    Na certidão fui registrado como Branco, mas isso é óbvio que eu não sou.
    Basta eu olhar no espelho e ver que tenho traços negros, Cabelo é Afro (não sei como se classifica o meu tipo de cabelo) e minha pele não é branca (tbm não sei como se identifica isso). Dentro do que você disse no vídeo já são definições por si só de ser Negro.
    Mas eu não sei explicar o porque eu não consigo colocar uma posição entre Negro ou Pardo (E me refiro a ter medo de não ser aceito como Negro).
    Óbvio que eu gostaria de me identificar pelas minhas origens. E como você disse se fosse utilizar um medidor através do Racismo a resolução seria fácil, fui preso inúmeras vezes devido a minha cor. Até no meu primeiro dia de emprego em São Paulo quando fui a uma delegacia perguntar como fazia para sair do bairro porque eu não conhecia a Região, ao sair fui preso por ter perfil de suspeito. Me lembro até hoje de entrar e o policial que me atendeu dizer "Esse acabou de pedir informação aqui, acho que não é bandido não..".
    Ou de acharem que eu era pedinte em um restaurante, porque eu demorei para entrar e meus amigos que já estavam dentro eram de perfil nipobrasileiro ... ou quando a policia numa Blitz me prendeu pressupondo que eu cometia um sequestro, porque eu estava sentado no banco de passageiro e minha amiga Nipobrasileira dirigia. Negros não sentam-se no lugar do passageiro.
    Enfim, apesar de inúmeras historias. Apesar de buscar as minhas origens e até de traços da minha própria família ( a qual sei muito pouco dos meus parentescos, para se ter ideia eu não sei nem nome dos meus avós).
    Eu tenho uma insegurança em me declarar negro, devido a um medo de não poder usar essa identificação.
    De alguém que defende a identidade afrodescendente diga: "não, você não é negro". Parece maluquice, mas estou dizendo o que eu sinto. Recebi uma herança cultural muito forte que me dizia "Você é Pardo, os negros não iam te aceitar", nos anos 80 isso era normal de se ouvir. E ai fica uma carga inserida dizendo, você é miscigenado - pardo e só.
    Achei importante deixar o meu testemunho aqui, peço desculpas se não expliquei direito o que quero dizer.
    Realmente não sei se consegui me expressar, por ser uma questão bem complicada pra mim. Mas os seus vídeos já me fizeram pensar em algo que eu fujo bastante.
    E deixo uma pergunta, o Pardo é um grupo que deve "existir como classificação" e assim se auto identificar, porque se ele se identificasse como negro estaria cometendo um erro com a comunidade negra ? ou as pessoas deveriam todas tomar consciência da sua negritute e se identificarem como negro. Obrigado.

    • @elisavas
      @elisavas 8 лет назад +16

      Nossa Francis, vc escreveu exatamente oq eu vinha sentindo desde q me descobri negra.
      Eu sempre me declarei parda, por causa do conceito do IBGE, e negra tbm, pq essa msm classificação considera como negros o grupo formado por pardos e pretos, porém eu não me considerava realmente desse grupo, pq os meus privilégios, frutos do colorismo, me deixavam confusa.
      Mas com o vídeo do Caio eu comecei a me questionar sobre isso, e acabei assistindo alguns vídeos, inclusive este, e me encontrei como negra. Este foi um grande diferencial, pq passei a entender como esse embranquecimento é fruto do racismo, o termo pardo é fruto do racismo, e como a nossa identificação é confusa por causa dos privilégio que temos como pardos.
      Com essa identificação eu passei a ficar mt mais consciente das questões raciais, e passei a pesquisar mais e também comprei essa luta. E é isso que a nossa sociedade não quer: enquanto os pardos continuarem não se identificando como negros nossa força estará com o grupo opressor e não com o oprimido.
      Msm assim eu não tinha coragem de me declarar negra perto de pessoas claramente lidas como negras, porém, durante um evento destinado à mulher negra nesse sábado recebi um comentário maravilhoso falando da minha negritude, e vi que msm dentro do movimento eu era lida como negra (pq nos lugares predominante brancos que frequentei na vida, sendo eles escola, faculdade, trabalho, eu já era lida como negra) e a partir daí decidi me declarar negra aos quatro ventos.
      Eu não sei de onde vc é, e o local onde vivemos tem mt influência no modo que a sociedade nos lê. Aqui no interior de São Paulo acredito que vc seria lido como negro, e esses relatos que vc disse são claro indício disso.
      Mas eu te recomendo frequentar locais com negros engajados, respeitar o local de fala dos que tem a pele mais escura mas verificar como eles te lêem.
      Embora ngm seja "fiscal de negritude" essa leitura me deu um alívio e me ajudou a me encontrar dentro do movimento e da sociedade.

    • @FrancisdosSantos
      @FrancisdosSantos 8 лет назад +13

      Obrigado por dividir o depoimento. Para mim soma bastante.
      Hj eu sou de Portugal, mas meio que tenho trajeto indefinido de residência. Nasci em uma comunidade na cidade de São Vicente, Litoral Paulista. Sempre tive uma estrutura e formação bem precaria. Mas aos 27 anos aproximadamente eu trabalhava numa Portaria de prédio em São Paulo e um amigo me convidou a trabalhar de assistente numa produtora audiovisual, de quem limpava o chão eu aproveitei a oportunidade e virei gerente de conteúdo de canais televisivos. Mas nunca ganhei grana com isso e o que ganho invisto em projetos de cultura.
      Em todo o meu histórico de vida até os meus 37 anos (hj eu tenho quase 39) eu sempre fui preso por parecer o bandido, sempre fui enxotado do restaurante por parecer morador de rua, indiferente de que roupa eu usasse. Em todos os anos da minha vida eu posso contar histórias absurdas do tipo chegar em uma cidade diferente, ser apresentado como responsável pela equipe e pessoas nano conseguirem se comunicar comigo porque nano fazia sentido o chefe no meu da produtora japonesa era um negro...e Pior as pessoas assumiam isso. pensa nos falamos de racismo velado, mas cansei de escutar "Mas você é negro...não pode ser o chefe" - "Você é negro, nano pode ser...isso"
      E no histórico profissional me tornei gerente de projetos, onde eu crio projetos para TV's como History Channel, Canal Futura, TV Brasil e PlayTV, a maioria são projetos etnográficos e de direitos humanos, incluso projetos com chancela da ONU.
      Com a oportunidade que me foi dada estudei e no quesito de KnowHow, não ganhei dinheiro, mas fui a África conhecer Paulinia Chiziane (fui na casa dela e ela é um amor de pessoa) e fui atrás das ligações Afrodescendentes entre Brasil-Moçambique, Fui a Irlanda pesquisar sobre Roger Casement um ativista que realizou denúncias sobre o massacre que era realizado contra o povo negro no Congo Belga de Leopoldo II, fiquei um ano na Irlanda. E agora estou em Portugal onde estava estudando sobre Patrimônio Imaterial Cultural. Parece meio absurdo mais fiz tudo isso sem grana, lavando louça e varrendo chão com muito orgulho. Mas mesmo eu gerando obras relevantes, na rua eu era aquele a ser parado e mesmo eu tendo a oportunidade de estudar e ir a lugares que deveria me orgulhar, o que prevalece é que fui doutrinado a não me ver como ninguém. Mas se você fala isso aos outros é vitimismo ou você é fraco.
      Quando eu tinha 11 anos vendia doces na rua e era expulso das ruas pelos moradores brancos que me chamavam de macaco, em festas era pelas acusações quando alguém falava um palavrão...que eu o negro era quem tinha ensinado isso as crianças, ou quando algo sumia da casa de alguém era eu... ou quando precisavam de alguém para carregar peso, eu eu mesmo criança, porque eu era o sem condições. Detalhe eu era o cara mais nerd da minha cidade... tudo que eu queria era ler quadrinhos e tocar guitarra (algumas pessoas diziam que negros nano podiam querer tocar guitarra...)
      E tudo isso é maluco, eu tenho histórias em todos os momentos da minha vida pra falar ... E mesmo tendo percorrido um espaço que não era aberto para alguém como eu, o que prevalece são as agressões e o que me condicionaram a acreditar que eu era.
      Vendo esses vídeos senti vontade de ocupar mais o espaço e deixar de me esconder. Mas ainda é um looooooooooooongo caminho. Não é fácil esquecer a frase com a qual eu cresci "Se você for preso eu vou ser o primeiro a lhe humilhar na cadeia" ... E eu pensava "Mas porque o bandido se o que eu quero ser é o Capitão América, não o bandido. Porque essa é a visão que tem de mim" ...
      Bom...boas vibrações pra ti =)

    • @FrancisdosSantos
      @FrancisdosSantos 8 лет назад +1

      Boa tarde Matheus, obrigado por abrir o dialogo comigo. Então no caso, o meu depoimento se referia mais a que nunca foi claro para mim a identificação étnica para ambas as partes da minha descendência, falo isso apenas como uma colocação antropológica de um determinado grupo que nasceu entre os anos 80 a 90. Não existiam os debates culturas, que independente de que opinião vamos tomar, são ricos . Eu acredito, estudando e aprendendo com pessoas que se comunicam e debatem o tema que é importante o que o vídeo debateu. Era algo que eu nunca havia me questionado, não é algo tendencioso, então acho que o vídeo agrega ao meu conhecimento. abraço e boas energias.

    • @elisavas
      @elisavas 8 лет назад

      Matheus Romano Oi Matheus!!! Eu tbm achava isso, mas com o conhecimento do processo de miscigenação racista que teve no Brasil me descobri negra... e esse é um dos motivos do número de negros estar crescendo, pessoas q antes se diziam "moreninha", "branca queimada do sol" ou mesmo branca, hj se identificam como negras, tem vários vídeos no RUclips explicando isso.

    • @FrancisdosSantos
      @FrancisdosSantos 8 лет назад +3

      Eu não compreendi a linha do dialogo. Estou um pouco perdido, portanto peço desculpas se estiver falando algo fora do contexto. Acho importante termos conclusões históricas e sobre como interpretar os signos sociais do nosso atual grupo organização e país. Mas o mais importante é fazer desse um dialogo para mudanças sociais ou bom andamento "dialogo"entre as pessoas, qualquer argumento de desconstrução ou construção de uma ideia a internet já se encontra cheio. Não leva a simplesmente nada, mas se o vídeo serve para iniciar uma conversa sobre como um individuo se sente , como um grupo se sente e quais seriam os fatores que colaboram para isso, ai sim é um interessante dialogo. Por que a classificação exata da cor da pele, é nada além de um fator social por região, veja por exemplo: portugueses podem ter celtas ou mouros em sua etnia e são todos portugueses e não se diz português negro ou branco. Pelo menos eu que moro em Portugal nunca vi esse direcionamento como é feito no Brasil. O que quero dizer com isso, que indiferente de tentar provarmos uma teoria, temos que levar o dialogo para o que podemos acrescentar na opinião do outro de modo a melhorar as nossas convenções. Espero ter colaborado.

  • @samaraalmeidacabralsoares
    @samaraalmeidacabralsoares 4 года назад +7

    Sou parda. Meu cabelo é bem ondulado (2c). Minha mãe tem traços indígenas ( pele cor quente, cabelo grosso preto). Meu pai é negro (eu acho) pq é mais clarinho, cabelo crespo.

  • @ronaronis4840
    @ronaronis4840 7 лет назад +12

    Eu tenho a mesma cor que uma amiga minha, ela tem cabelo cacheadíssimo, meu cabelo é "ondulado", a boca dela é mais grossa, a minha mais fina, na escola dizem que sou branca, mas a chamam de negra... Minha família é de negros e índios/colombianos, a dela é de índios e portugueses, complicadíssimo, complicadíssimo.

  • @thamiresborges3467
    @thamiresborges3467 8 лет назад +4

    agr eu pergunto, sou filha de negra com branco, não puxei a cor do meu pai nem a cor da minha mãe, sou a famosa cor de burro quando foge, meu cabelo (sem pregressiva) é 3A, minhas feições estão mais para branco que pra negro, o que eu sou ?

  • @gabrielamendonca7065
    @gabrielamendonca7065 8 лет назад +5

    Mano do céu!! Me arrepie com suas palavras.A cada vídeo seu que assisto,tenho mais orgulho de ser quem sou.Vivo esse dilema,pois sociedade em que vivo,não me ver como negra,mas sim como parda e tal coisa me incomoda muito.Agradeço pelo seus ensinamentos

  • @alessandrasobral4225
    @alessandrasobral4225 9 лет назад +2

    Que bom Sara, resolveu falar sobre este assunto, pois sei diferenciar uma pessoa negra de pele clara com uma pessoa branca, mas muitos ainda tem muitas dúvidas! Tenho muitas amigas de pele clara amarelada que nâo se consideram negras, tem os cabelos 4c, feições negroides e mesmo assim nâo se vêem como negra... Temos que pesquisar e procurar entender sobre este assunto, procurando sempre saber mais sobre este assunto que fala da nossa identidade, nossa historia, nossas raizes que é tão rica! Beijos.

  • @danielesantos744
    @danielesantos744 8 лет назад +6

    No dia 25/07(último),uma amiga que é negra(tom claro,mais é)me felicitou pelo dia da mulher negra! Como se ela por ser mais clara do q eu,não fosse negra! Então,delicadamente eu disse:"parabéns pra nós,né?"Fiz errado?

  • @andressabrito.
    @andressabrito. 8 лет назад +8

    Sá, seu vídeo foi muito importante pra mim, de verdade. Eu sempre quis saber mais sobre identidade racial justamente por não saber onde eu me encaixava. E o seu vídeo foi realmente muito esclarecedor. Muito obrigada!

  • @sabrinabrazzil
    @sabrinabrazzil 5 лет назад +3

    A vida é realmente uma caixinha de surpresa, casei com branco, europeu e hoje vivo na Dinamarca. Estou naquela fase da vida em que ando questionando até minha identidade racial. Eu sempre me vi como negra, e poucas vezes alguém discordou de mim.O conflito é que depois de 1 ano morando em um país frio, minha cor de pele mudou. Sempre alguém fala, você não é negra , isso é o mesmo que enfiar uma faca em mim. Aos poucos estou entendendo sobre o que sou, mas confesso que mestiça é um termo que não gosto muito. O jeito será eu tentar me acostumar. Beijos eu amo seus vídeos. Olha eu também fiz um canal...e tenho me inspirado em você se puder aparece lá pra deixar suas críticas. Beijos e luz.

  • @emersonaureo8885
    @emersonaureo8885 8 лет назад +1

    Eu estou juntando informações para fazer meu trabalho, eu já sofri racismo de um negro de pele escura, e estou usando isso para mostrar que o racismo não está somente nos brancos e sim em toda nossa sociedade! Já vi vídeos diferentes sobre colorismo, quero fazer uma boa apresentação. A minha dúvida seria, eu tenho um colega que ele tem uma tonalidade, digamos, igual a Mariah Carey, só que ele tem olhos claros, cabelos loiros, e não há sinal de traços negros nele. Poderia afirmá-lo como branco?

  • @bethaniasousa2412
    @bethaniasousa2412 8 лет назад +6

    obrigada, porque eu nunca consegua identificar ao certo a minha etnia, já que me sentia muito clara para ser dita como negra e relação com outras pessoas com esse tom de pele um pouco mais escuro que eu, porém não me sentia clara o suficiente para ser dita como parda❤️❤️❤️

  • @claamorim7837
    @claamorim7837 8 лет назад +3

    Sá sou filha de uma descendente de italianos e espanhóis com um descendente de aforeiros e escravos.
    a família da minha mãe era da Casa grande e a família do meu pai era da Senzala, isso causa grandes choques.
    Pois tenho os traços do meu pai e a cor "caramelada".
    não sei como me identificar pois fico com medo de tirar o lugar de fala de alguém ou ser afroconveniente

  • @giovannanunes4080
    @giovannanunes4080 8 лет назад +9

    des do vídeo "Turbante não é moda"eu percebi que vc muda mtt de turbante😱😱😍amo seus videos linda♡

  • @cristianosantos7212
    @cristianosantos7212 8 лет назад +5

    Meu avô era negro e minha vó descendente de italianos... eu me considero moreno claro e não branco,nas fotos pareço branco,mas pessoalmente pareço pardo... quando perguntam minha cor falo que sou moreno claro..mas na real o Brasil é muito miscigenado então as vezes até eu fico na dúvida...mas todas as cores são bonitas... Que nossas diferenças nos una e não nos separe ! Adorei o vídeo !

  • @thiagosobrinhosousa7158
    @thiagosobrinhosousa7158 9 лет назад +76

    olá, eu realmente to feliz por ter feito um vídeo sobre isso, estou no meio disso, não sou negro o bastante pra ser visto como negro, não sou branco o bastante pra ser visto como branco. Eu tenho tanto medo de me declarar negro pq dentre meus antepassados existem negros e indígenas. Me sinto fora da caixinha quando o assunto é identidade eu morro de medo de falar que sou negro de pele clara para pessoas de pele escura pois sempre que sabem eles dão risada. Eu não me sinto aceito nem pelos brancos nem pelos negros. por favor me dê um luz. amo seus vídeos ❤

    • @thiagosobrinhosousa7158
      @thiagosobrinhosousa7158 9 лет назад +5

      ... nao consigo me identificar como pardo. acho que essa palavra apaga a história de meus ancestrais. brigado por falar sobre o assunto ❤

    • @thiagosobrinhosousa7158
      @thiagosobrinhosousa7158 8 лет назад

      +Preta Pariu cabelos 3b e avó branca com cabelos cacheados ( errei o tupi do cabelo )

  • @eu.sou.patricia
    @eu.sou.patricia 7 лет назад +7

    A América não é nada igual em relação a isso. meus bisavós paternos eram judeus portugueses; os maternos eram índios e o filho do dono duma fazenda perto de onde moravam os caçou como escravos, mas casou com a filha dele. tiveram filhos brancos e morenos e minha avó casou com um homem branco que morreu cedo e ela nada sabia sobre sua ascendência. Aí toda vez que estou num grupo onde tem um negro questionam pq não me considero negra e eu tenho que contar essa história todinha. Me sinto muito mais índia, até pela herança cultural que recebi da avó materna, do que judia ou negra. Mas, sinceramente, acho que as pessoas precisam rever o desse diálogo pq está virando guerrilha.

  • @paolabarbosadias7144
    @paolabarbosadias7144 8 лет назад +2

    Estou escrevendo uma dissertação sobre identidades na escola e gostaria muito de saber se você poderia me indicar onde encontro a entrevista que você mencionou Malaak Shabazz sobre a negritude. Excelente vídeo! Grata!!

  • @amandavieira3443
    @amandavieira3443 8 лет назад +1

    Olá boa tarde eu fiquei com duvida do que são considerados traços fenótipos você falou muito rápido não deu para entender,será que você poderia me explicar,porque eu não encontro nenhum conceito correto na internet

  • @elisavas
    @elisavas 8 лет назад +21

    adorei a explicação. 😍

  • @ijeanfontes
    @ijeanfontes 8 лет назад +3

    Parabéns pelo vídeo, super inscrito no canal, você é incrível 👏🏽 👏🏽👏🏽

  • @arianacarmelin8485
    @arianacarmelin8485 8 лет назад +1

    Me identifiquei com o vídeo. Essa é uma dúvida que tem ocupado a minha cabeça. Minha mãe é branca e não sei se meu pai é negro, ele é nordestino, daqueles que viveram e ainda vive o dia todo em baixo do sol, então ele, assim como eu, tem a pele mais escura, e ele tem traços nordestinos (cabeça achatada, nariz largo...) mas quando olho pra ele, e pra mim também, não consigo dizer se ele é negro, talvez aqui no interior de SP ele seja considerado negro e sei lá, na Bahia ele seja considerado branco, não é como quando eu olho pro meu namorado por exemplo, eu olho pra ele e eu sei que ele é negro. Eu estudo em uma universidade pública, e lá algumas pessoas me consideram negra, foi aí que eu comecei a me questionar "Será que eu sou negra? ou será que eles me consideram negra por não terem contato frequente com pessoas negras?" (Já que a maioria dos alunos frequentaram escolas particulares, onde grande parte dos alunos são brancos, e na faculdade mesmo possui pouquíssimos negros, na minha turma mesmo deve ter uns 50~60 alunos, agora só consigo lembrar de de 2 que são negros e eu?) Meus traços são uma mistura, meu rosto é comprido como o da minha mãe, meu cabelo é liso, que a gente acredita ter vindo do meu avô, já ninguém na minha família tem cabelo liso (meu avô era neto de índia) e a minha cor e o meu nariz são do meu pai, mas minha irmã mais velha por exemplo é branca, nariz fino, tudo fino. Nunca identifiquei preconceito sobre mim por causa da minha cor, mas já sofri por ser pobre e nordestina (nasci no interior de SP, mas as pessoas sempre souberam de quem eu sou filha, entende?) o que pode estar relacionado com a minha cor também se for parar pra pensar, já que os preconceituosos costumam fazer esse tipo de associação. Eu sei que eu não sou branca, não me identifico como branca, não sou tratada como branca, mas meu receio de me assumir como negra, ou parda, é que eu não tenho a cultura negra naturalizada dentro de mim, não conheço da mesma forma que eu vejo que mulheres e homens negros que lutam pela causa conhecem, até pq eu cresci perto da família da minha mãe, que é branca (porém pobre) e apesar de ter estudado sempre em escola pública, todos os meus amigos eram brancos, nunca tive contato com a cultura negra durante a infância e a adolescência. Mas enfim, estou tendo dificuldade pra entender minha identidade racial, não sou branca, pra minha mãe eu não sou negra "mas sou mais negra do que branca", e pros meus amigos eu sou, alguma coisa eu tenho que ser, por enquanto eu tenho colocado o "x" em parda, apesar de não entender muito bem como funciona essa classificação. Mas enfim, parabéns pelo canal, desculpa o desabafo (:

  • @anacarolinad.6464
    @anacarolinad.6464 8 лет назад +3

    Obrigada por esse vídeo. Seu canal me fez entender muitas questões, você é incrível, mulher 💟

  • @amandaguedes863
    @amandaguedes863 8 лет назад +7

    sou parda tenho medo de sofrer bullyng o que eu faço ?

  • @hilgermendes4435
    @hilgermendes4435 9 лет назад +2

    Adorei o vídeo...super construtivo e rico em sabedoria...

  • @gangstaparadise1416
    @gangstaparadise1416 7 лет назад +128

    Na vdd outra coisa que me incomoda é que o preconceito com nós, pardos, é até maior por parte dessa galera da negritude empoderada , pois vivem a nos criticar e dizer q não somos negros, isso no país q até os pretos fogem de ser pretos, triste hem...
    Quem é quem pra impor oque somos? na vdd vários se acham donos da razão, sou mestiço, pele parda (consciente disso) , meu irmão tem olho claro, pele clara, tirado por muitos de "braquelo", mas somos mais pretos q muitos pretos.
    Mas fazer oque né... O povo vive oque foi taxado pra nós, que só era escravo os preto preto mesmo, como se os mestiços e ditos como brancos não tivessem sido escravizados tb...
    ou vc acha q nasciam livres pela pele clara? não não... isso veio de agravando e dividindo ainda mais o povo negro, depois da abolição, e pós colorismo moderno.
    É foda.

  • @isabellabatistadesouza6870
    @isabellabatistadesouza6870 8 лет назад +3

    Nossa, eu precisava MUITO desse vídeo. Obrigada

  • @CamilaBezerraMiragem
    @CamilaBezerraMiragem 9 лет назад +1

    Nossa, estava esperando por esse vídeo. Eu li vários textos, estou bem reflexiva, sou filha de pai negro com mãe descendente de indígena com branco, uma mistura louca. Os únicos traços que tenho são lábios e pele não branca (ainda não sei definir essa cor, Make B. Bege médio n°1). Preconceito eu sofri, mas não sei identificar se por classe social ou cor da pele (os dois, talvez). Enfim, nunca tive identidade e isso me deixa um pouco perdida (deixei de ir à marcha das mulheres negras por receio de estar me apropriando da luta). Enfim, amo seu canal. Beijos!

  • @donnalee8785
    @donnalee8785 8 лет назад +1

    Meu pai é negro e minha mãe branca, no papel diz que sou parda, porém me reconheço como sendo negra, o problema é que alguns parentes por parte de pai mesmo fazem chacota comigo, dizendo que sou branca, ou no máximo amarela, que meu cabelo é de branco e de negra não tenho nada. O que devo fazer? Eu até me afastei um pouco da minha família porque isso machuca, teve uma pessoa que chegou a desconfiar que não sou filha dele 😔

    • @XPK15
      @XPK15 8 лет назад

      Eu sei o que você passa, já fui chamado de branquelo, amarelo e negro, acho que não sou os 3, estou buscando identidade social também, sinceramente eu me identifico como negro e tenho medo de outras pessoas falarem que eu estou sendo racista e brincando com essas questões, PF alguém me ajuda.

    • @donnalee8785
      @donnalee8785 8 лет назад

      Olha eu não sei como ajudar, até mesmo porque estamos no mesmo barco, mas assim as pessoas sempre vão julgar, vão criticar o tempo todo, principalmente o que vai contra o que a sociedade impôs como o certo, o padrão a ser seguido. 😔

    • @XPK15
      @XPK15 8 лет назад

      +Donna Lee Acho que o mais importante é eu me identificar como negro.

    • @manuellajackson4980
      @manuellajackson4980 8 лет назад

      +Donna Lee tbm minha mãe é branca e meu pai negro me chamam de amarela branquela na verdade não sei minha indentidade e traços negros só tenho o nariz,a boca só um pouco '-'

  • @alanaramos7428
    @alanaramos7428 8 лет назад +1

    Vídeo muito esclarecedor, sempre tive uma pontinha de dúvida quanto a isso...

  • @camimira
    @camimira 9 лет назад

    Sá, quais sites que vc indica pra ler mais sobre o assunto? Obrigada!!

  • @lucasteixeira9956
    @lucasteixeira9956 8 лет назад +6

    Tem gente q quer participar de movimento que não lhe cabe como se fosse uma forma de diversão mas se o barco começar a afundar (a opressão se intensificar) pula fora

  • @Dr_Guerreiro
    @Dr_Guerreiro 9 лет назад +5

    Excelente vídeo! Me inscrevi no canal exatamente para esperar esse vídeo (me inscrevi após o vídeo de colorismo). Vejo que essa discussão é muito política, porém, há uma forma (atualmente ainda muito cara) de se tirar completamente as dúvidas sobre as etnias, que é o teste de DNA para determinar a ancestralidade genética. O teste identifica o seu percentual de cada etnia.
    Então, isso me gera perguntas: por que não usamos e falamos mais sobre esses mecanismos biológicos? Seria pela atual inacessibilidade? Devemos excluir esse tipo de ciência da discussão ou não?
    Agradeço o vídeo e uma possível resposta.
    Curiosidade: Ha pouco tempo atrás, houve um caso de um cara que pregava a "supremacia branca" e descobriu que tinha 14% de etnia africana no show da Trisha, é um vídeo que vale a pena ser visto.

  • @Callybonbonblog
    @Callybonbonblog 8 лет назад +3

    Parabéns muito bom

  • @milena230ify
    @milena230ify 7 лет назад +1

    Video mais esclarecedor que eu já vi!!! Parabéns moça!!!

  • @matheusrosa4499
    @matheusrosa4499 8 лет назад

    Sou filho de branca com negro,( meus pais já fazem parte de famílias muito misturadas etnicamente falando, e portando determinei as etnias deles partir do que socialmente a maioria os considera e principalmente o que eles se auto definem) nasci com a pele bem clara com o cabelo liso e feição mais finas. Mas com o passar do meu crescimento fui ficando mais escuro e com o cabelo bem mais grosso. A partir disso, passei a me questionar sobre minha identificacao racial. Nunca me identifiquei como branco. Mas cheio de incertezas ao me identificar como negro, achei que pardo seria a resposta. Porém agora entendo como o uso dessa "resposta" pode segregar. E em meio de vários questionamentos, queria saber se se identificar como negro de pele clara, é "abrir mão" das outras etnias que também fazem parte de suas origens?

  • @annie-rq8ml
    @annie-rq8ml 5 лет назад +2

    Obrigada! Me ajudou muito♡

  • @priscilabatistadossantos1387
    @priscilabatistadossantos1387 8 лет назад +3

    explicação + ou - mais continuo amando seus vídeos

  • @merciacacheada5667
    @merciacacheada5667 8 лет назад +71

    sou negra e amo ser negra não troco meu cabelo e minha cor por nenhuma

  • @mirellasouza9263
    @mirellasouza9263 9 лет назад +1

    vídeo bem explicativo. Maravilhoso!

  • @MariaRocha-ih1ey
    @MariaRocha-ih1ey 8 лет назад +3

    moça você é fantástica, gratidão.

  • @adryanes.1902
    @adryanes.1902 8 лет назад +2

    Que vídeo maravilhoso! 👏😍

  • @Uaiportugall
    @Uaiportugall 7 лет назад

    tenho pele clara e olho verde mais tenho cabelo crespo e boca carnuda o que sou ?

  • @thainacarmos368
    @thainacarmos368 7 лет назад +1

    sou menina estou na conta do meu pai é português e minha mãe índia a cor do meu cabelo é loira mais a cor dá minha pele é um pouco mas escura que meu pai é muitas pessoas acham que eu pinto o cabelo é fico muito triste quando me chamam de loira fake

  • @LuAbajur
    @LuAbajur 9 лет назад +1

    muito bom! mas sobre a edição, a fala ficou muito cortada, o que atrapalha na fluidez do vídeo.

  • @leticialap1
    @leticialap1 8 лет назад +6

    black or white (Michael Jackson)

  • @marybarbosasantos262
    @marybarbosasantos262 5 лет назад +2

    Pq eu achei o cabelo dela tão lindo?
    Ah deve ser pq é mdsss queria ter a coragem de pintar meu Black assim

  • @camilatoledo4133
    @camilatoledo4133 6 лет назад +2

    Arrasou! Parabéns!...

  • @marielensantos1344
    @marielensantos1344 9 лет назад +2

    Vídeo maravilhoso ❤

  • @danielenascimento3805
    @danielenascimento3805 8 лет назад +1

    Parabens pelo video

  • @ricardoaraujo2445
    @ricardoaraujo2445 7 лет назад +1

    ameiiiii esse vídeo

  • @elisreginaromagnolli6191
    @elisreginaromagnolli6191 4 года назад +1

    Porra Sa vc disse td e mais um pouco. Simples assim e ponto. Adorei❤

  • @DarkAnnie74
    @DarkAnnie74 8 лет назад +3

    Perfeito!!!

  • @ofelipechip
    @ofelipechip 8 лет назад +2

    Você é peculiar. Parabéns !

    • @fabianaalves3031
      @fabianaalves3031 8 лет назад +1

      Lipe, acho que nossa descendência está próxima da indígena. O que acha?

  • @jessymilly
    @jessymilly 8 лет назад +2

    Sá, esse seu video é maravilhoso, vc é linda! Sou uma negra de pele clara e foi muito dificil pra mim me reconhecer como negra. Primeiro porque eu reproduzia o racismo, querendo me embranquecer, segundo porque ouvia o discurso racista de outras pessoas me embranquecendo para me proteger. Sendo que sempre fui lida como negra! Na escola, na rua, meu apelido sempre foi "neguinha". Agora que eu me assumi negra tenho que lutar, isso mesmo lutar! Para que as pessoas me tratem por mulher negra. Ainda estao tentando me embranquecer 😓 Seu video me ajudou mtooo, obrigada por ele

  • @Reegisk
    @Reegisk 8 лет назад

    Meu cabelo é liso(embora ondule e eu mantenha liso meio que artificialmente, usando boné), minha pele é negra clara, tenho traços negros, nariz e boca eu diria. Já sofri racismo diversas vezes, embora atualmente isso tenha se reduzido. Mas acho muito dificil me posicionar, negros que conhecem o colorismo me falam que eu sou negro, brancos me chamam de branco. Eu nem sei.
    Mt bom o video, btw

  • @Josiunnie
    @Josiunnie 7 лет назад

    um dos melhores vídeos sobre o assunto, tinha várias dúvidas sobre isso. Sempre fui a "parda" por ter puxado o lado paterno da família. (Minha mãe é branca, a unica branca entre minhas tias todas negras de pele média.
    Meu cabelo já foi liso, depois da puberdade ele ondulou, não tenho traços esteriótipos no corpo, um nariz um pouco largo talvez e um bocão.
    Não sou branca, minha parte da família é indígena, não sou afrodescendente, mas não sou branca. Sou bege escuro, "mel" ou sei lá.

  • @DinaDina-fc5ic
    @DinaDina-fc5ic 8 лет назад

    Sa voçe é o maximo . Agora eu vou contar o que se passa comigo, eu sou negra orgulhosa da minha raça mas a minha cor é muito clara , o meu avo paterno era portugues branco, os meus pais são de CaboVerde por tanto a mistura criola vai no sangue. Eu sou nascida en portugal la eu era e sou considerada preta( mesmo sendo clara) á anos que moro en espanha no centro con invernos muitos duros y pouco sol o que faz que eu esteja ainda mais clara. o caso é que aqui quando eu afirmo que sou negra os meus amigos e colegas dizem que não no maximo sou mulata ( denominação que detesto), mas para quem não me conhece sim sou negra, da forma ofensiva que a sociedade utiliza esse termo. Por outro lado quando tenho uma relac
    ção com outro africano não sou considerada como negra por eles ja estive com dois homens da nigeria e sempre disseram que eu era oigbo(branca) . é algo que doi eu estou orgulhosa de ser o que sou( uma das poucas coisas do que tenho orgulho em mi) mas as veces resulta que sou muito branca para ser negra e muito negra pra ser branca.

  • @bruna6484
    @bruna6484 8 лет назад +2

    Vídeo maravilhoooso

  • @larissafranca2288
    @larissafranca2288 9 лет назад

    muitaaaas pessoas tiram com minha cara qdo falo q sou negra e pra não dizer q sou branca falam ate q sou amarela. Na minha familia (por parte de mãe ) tem mtos negros , meus avós tiveram 13 filhos então tenho um tios de pele bem escura e ate um q tem olho verde msm sendo negro ate minha mae q pra mim entre eles tem a pele mais clara (só. q me comparando com ela eu sou ainda mais clara mas naao branca) meu pai é branco e toda a família dele, eles são descendentes de portuguêses ( nariz fino e grande ) ..entre meu primos da parte da minha mae que sou mais chegada, eu sou a mais clara mas meus traços como labios e nariz são mto mais fortes do q o de alguns deles e por conta disso rola ate as brincadeiras, mas qdo digo q sou negra aiiiiii todo mundo já diz vc é branca, amarela, parda l...aff eu me sinto negra ..EU SOU NEGRA DA LICENÇA!!!! 👌

  • @alexbento7378
    @alexbento7378 8 лет назад +3

    Muito bom

  • @priscilabatistadossantos1387
    @priscilabatistadossantos1387 8 лет назад

    mistura de 2 raças que não dá em nada...tenho os traços marcantes de negro porém a pele não é tão escura mais tbm não tão clara...

  • @valdirenemariadasilva9697
    @valdirenemariadasilva9697 8 лет назад +2

    eu sou chamada de amarela por alguns e sou chamada de parda

  • @alvaroferreira6284
    @alvaroferreira6284 8 лет назад +14

    Negro De Pele Clara Ou Branco De Pele Escura, Eis a Questão!! De Fato! Otimo Video

  • @franciscoadailton7443
    @franciscoadailton7443 8 лет назад +64

    o Mestiço uni a Nação, e nem um branco tem culpa do q ocorreu na colonização do Brasil, somos Brasileiros isso é um fato.

  • @gangstaparadise1416
    @gangstaparadise1416 7 лет назад +44

    Eu sou pardo, sou mestiço, descendente de Brancos e negros, e provavelmente até de índios. Mas minha pele é a denominada "morena", ou seja a forma de entender simples e direta, "cor parda".
    e tenho total consciência étnica e social sim. sei do colorismo e tudo isso.
    " vc pardo tb é negro, mas não podemos ignorar que esse termo foi condicionado pelo colorismo, e temos q saber q irmãos de pele mais escura sofrem mais preconceito, isso não significa que devemos deixar nossa negritude de lado, devemos nos assumir e se empoderar.
    Mesmo que pros propriamente "Negros", nós só somos considerados negros, dentro de uma cela, ou quando vítimas do tráfico, aí entramos na estatística de "negros mortos pela violência ou na cadeia", e na hora das "cotas", NÃO... não somos negros pelo tom de pele mais clara, morena etc...
    ASSUMAM, pela parda tb é negra, mas ...
    Pele parda, pele Negra, tenham POSTURA PRETA!!!!✊

  • @chiararibeiro9690
    @chiararibeiro9690 8 лет назад

    Sou filha de branca e negro . Meu cabelo é. Crespo. 4c lábios. Grossos nariz achatado

  • @laisgoncalvessoares6089
    @laisgoncalvessoares6089 8 лет назад

    arrasou😘😘😘

  • @micherry7768
    @micherry7768 8 лет назад +19

    A minha família é misturada, mas eu me identifico como negra. Não me sinto menor por ser negra ou usar essa palavra.

  • @adrielysantos9286
    @adrielysantos9286 8 лет назад +18

    Em um documento tava que eu sou parda, uns me chamam de morena, mas eu acho que sou negra

    • @adrielysantos9286
      @adrielysantos9286 8 лет назад +1

      Pra mim eu sou*****

    • @adrielysantos9286
      @adrielysantos9286 8 лет назад

      Bom meu cabelo é cacheado, meu nariz é largo, e minha boca é grande (só diminuiu um pouco por causa do aparelho) então eu acho que sou e além de tudo minha pele não é tão clara

    • @adrielysantos9286
      @adrielysantos9286 8 лет назад +1

      +Uchiha 09 tipo ru sou misturada, mas onde eu moro eu sou vista como negra porque todos são polacos

    • @adrielysantos9286
      @adrielysantos9286 8 лет назад +2

      +Uchiha 09 no meu caso então to naquela de as vezes ser clara demais pra ser negra e as vezes escura demais pra ser branca '-'

    • @manuellajackson4980
      @manuellajackson4980 8 лет назад +3

      não sei se sou morena amarela ou branca mds sou filha de mãe branca e pai negro tenho traços de negro só o nariz e um pouco a boca meu irmão é pardo '-'

  • @giglianneborges475
    @giglianneborges475 8 лет назад

    Eu sempre me identifiquei como negra (pela minha cor de pele), mas em relação aos traços negros, eu não acho que tenha nenhum... Mas pra mim eu sou negra sim, e agora?! Eu teria q ter pelo menos os dois traços negros para me identificar como tal? Só a cor não basta?

    • @giglianneborges475
      @giglianneborges475 8 лет назад

      Irei pesquisar mais sobre, pois branca eu não sou... E muita gente diz q pardo não existe!

  • @larissarosa7471
    @larissarosa7471 8 лет назад

    sou negra considerada parda em documentos... gente como assim???

  • @rogeriodomindice3501
    @rogeriodomindice3501 8 лет назад +1

    Mas então,índio é negro?

  • @andrielesilveira4491
    @andrielesilveira4491 4 года назад +4

    Puta merda esse vídeo é muito bom

  • @raissaraquel3311
    @raissaraquel3311 8 лет назад +1

    AMEI
    LINDA

  • @marjoriesherali1
    @marjoriesherali1 8 лет назад +2

    Ajudou demais. Nunca tinha visto o canal. Obrigada!

  • @twyllaa
    @twyllaa 9 лет назад +1

    Tava sentindo falta de seus vídeos.

  • @brunnaoliveira1778
    @brunnaoliveira1778 6 лет назад +2

    Coisa linda, obrigada por existir e por transcender esse conhecimento e consciência negra brasileira. 😍

  • @marcosdias3991
    @marcosdias3991 8 лет назад +1

    Gostei do vídeo.
    Minha mãe é branca, meu pai é negro. Mesmo sendo negro, de pele clara eu já sofri muito preconceito. Em banco, ônibus, supermercado, e etc. E quando era criança, já ouvi um colega meu dizendo: "Meus pais não me deixam brincar com você, porque você é negro." Obviamente eu não entendi o que ela quis dizer, pois era criança. Mas fui perguntar pro meu pai, porque ela tinha dito aquilo. Ele me explicou o que era e tals, e também descobri que os avós dele, eram escravos. Meu avô é filho caçula, nasceu por último. O que me orgulha muito, toda a história da minha família paterna, e mesmo não sendo "tão negro", eu sou negro.
    Salvo que nunca me abalei por preconceito, muito pelo contrário, sinto orgulho. Tenho traços, e nunca vou tentar me mudar.

  • @malcolmx836
    @malcolmx836 7 лет назад +2

    Eu me identifico como negro, mas sou mestiço.

  • @ElianeSantos-ux9iz
    @ElianeSantos-ux9iz 9 лет назад

    muito corte mais o assunto é bom

  • @John-td4hm
    @John-td4hm 8 лет назад +2

    acho q sou amarelo

    • @jamesfx7227
      @jamesfx7227 8 лет назад +1

      Amarelos são os asiáticos.

    • @John-td4hm
      @John-td4hm 8 лет назад +2

      então eu sou laranja 💅

    • @jamesfx7227
      @jamesfx7227 8 лет назад

      Jonesys tv Isso não muda muita coisa na sua vida. Você nunca será visto como uma ameaça - se é que me entende; nunca deixará de concorrer por algo pelo critério de cor e traços físico; para todo efeito, você é branco no Brasil. Tem gente mais escura, com cabelo crespo, que também é, lol. Então, relaxa! Você não tem nada a provar, as pessoas já esperam o melhor de você.

    • @jamesfx7227
      @jamesfx7227 8 лет назад

      Jonesys tv Você tem os olhos "puxados"; pode ser mesmo amarelo, em algum grau.

    • @John-td4hm
      @John-td4hm 8 лет назад +1

      Pode ser adoraria ser descendente de asiático kjkjkjkk

  • @samuelrodrigo8709
    @samuelrodrigo8709 7 лет назад

    mano eu fui em um salão aqui em São Paulo para fazer nudreads no meu cabelo(cabelo do shaw wayans) )aí o sujeito teve a ousadia de virar pra mim e dizer "vc não é negão pra fazer isso cara"detalhe sou pardo de cabelo crespo

  • @priscilabatistadossantos1387
    @priscilabatistadossantos1387 8 лет назад

    em meu registro estou como parda a cor do nada...É assim que ouvi a vida toda cor de burro quando foge...sem lado ou seja cinza...rs

  • @marinahmnsilva
    @marinahmnsilva 9 лет назад +1

    repassando esse vídeo pra todos os lados hahaha

  • @Mrsblue1
    @Mrsblue1 5 лет назад +11

    A cara da Tais Araújo!

  • @borboletaalzily
    @borboletaalzily 8 лет назад +1

    Pardo é envelope! Sou Negra!

  • @naramariano4916
    @naramariano4916 9 лет назад +1

    👏👏👏👏

  • @rosellygoncalves4077
    @rosellygoncalves4077 8 лет назад

    È foda mesmo, eu por exemplo, minha mãe e negra com índio, ela fala que meu bisavô pegou minha bisa no mato mesmo ( ela que era índia ) minha pele é clara, mais meus traços deixam bem claro quem eu sou, mais realmente é mto complicado se impor em uma sociedade que nw sabe a própria raça, usando eu como exemplo tirando minha mãe os negros da minha família vivem me chamando de macaca branca isso me deixa bem triste falam que sou branca e os brancos na rua sempre me falam que sou negra. Sei quem sou como falei , sou negra com mto orgulho mais me canso de sempre ter que discutir sobre isso nw tenho culpa se a maioria quer continuar cegos, isso está realmente na raiz de nosso pais , meu marido é africano e ate ele fala para as pessoas, " gente ela é negra " . As vezes parece que os negros daqui tem vergonha de ser negro . OBRIGADA POR TD SEUS VIDEOS SÃO OS MELHORES

  • @catharinegomes373
    @catharinegomes373 8 лет назад +4

    eu me chamo de morena pq eu n me acho negra e nem branca,acho q sou a mistura dos dois,morena quase negra

  • @graicekelly1578
    @graicekelly1578 8 лет назад

    k legal... aconteceu o mesmo cmg. Sou filha de mae negra e pai pardo (filha de mãe branca e pai negro), porém tenho pele clara. Mas sofri a vida toda (principalmente na escola) as brincadeiras do "cabelo duro" e "nariz de chapoca". Minha mae sempre me ensinou a amar minha raça e eu tenho muito orgulho disso! Sou negra, tenho pele clara, mas todas as caracteristicas de negros.

  • @serginrjj
    @serginrjj 7 лет назад +4

    eu sou dá cor dela ou mais claro um pouco mas eu queria ser bem mais preto porque amo cabelo black

  • @omarr.dasilva9530
    @omarr.dasilva9530 8 лет назад

    cabelo azul e negro !!

  • @DiegoDelRey1
    @DiegoDelRey1 8 лет назад +1

    3:05 A MELHOR PARTE DO VÍDEO, PRECISAMOS DE UM CARRO DE SOM URGENTE!