TMb não acho que ela errou. Se vc for ver a APAC é "bom" em relação ao que temos hj com regra. Na verdade todo presidiário deve ser tratado da maneira da APAC. Mas obviamente que presídio não será a solução para os nossos programas de segurança.
não é bem por ai! conseguimos falar sobre tudo com qualquer pessoa sem precisar ''esculhambar'' :) definitivamente não é esculhambando que iremos para frente
esse tema é muito doloroso de se lidar, principalmente doloroso pra quem conhece a fundo e sabe que será muito difícil mudar como pra quem está próximo dessa realidade.. esculhambar na net não é tão doloroso assim como lidar com a exclusão da vida de uma população.. se esculhambar fosse o maior problema estariamos todos ótimos
JoutJout traz mais debates sobre temas sociais que atingem grupos minoritários!! Juro que esses videos ajudam vestibulandos que querem abrir os olhos pra criar boas argumentações na redação enem!!!! Obrigada por esse vídeo incrível!!
eu já te admiro tanto, mas vc sempre me surpreende fazendo com que eu te admire mais. colocar pessoas que te criticaram pra falar no seu canal é de uma sensibilidade sem tamanho. parabéns! seu trabalho é lindo e super necessário.
Dá pra acreditar que essa mesma Júlia, que dá voz a críticas no seu canal, era a mesma menina que chorava de nervoso só em pensar em ser criticada? Que evolução, Julinha 💜💜
Sou advogada mas trabalho como assistente de magistrado desde 2014 nas Varas de Tóxicos de Belo Horizonte. Vejo diariamente essa realidade que essas deusas estão descrevendo. Sim, o judiciário é extremamente seletivo, racista e elitista. O sistema é uma máquina de moer gente e a carne mais barata do mercado é a carne negra. Contudo, esse fato não tira o mérito das APACs, no tocante à tentativa de humanização da execução penal. No mais, te amo Jout Jout, muito obrigada por levar essas discussões extramemente necessárias ao grande público. GRATIDÃO 💜
Marcela Mendes Estava pensando em comentar algo parecido aqui, mas vc falou tudo, conterrânea 😊 Como a Jout Jout diz no fim do vídeo: é necessário cumprir a lei. E é isso que o método Apac tenta fazer, cumprir a lei de execução penal, nada mais. Por outro lado, reconhecer o mérito da Apac não implica dizer que devemos fechar os olhos para problemas muito mais profundos da nossa sociedade, como as meninas disseram muito bem... Obrigada, Jout Jout, por levantar essas reflexões com tanta abertura ao outro, trazendo pessoas maravilhosas para discussões tão urgentes em nossa sociedade ❤
JoutJout faz um vídeo sobre um tema complexo defendendo uma ideia que pra ela é maravihosa. Pessoas não concordam, expõem opiniões contrárias (e algumas até fazem textos "esculhambando a JoutJout", como ela diz no início). Aí o que é que nossa rainha faz: PEGA ALGUMAS DESTAS PESSOAS E PÕE NO PRÓPRIO CANAL PRA EXPLICAREM O PONTO DE VISTA DELAS! Julia Tolezano: por favor, encontre um jeito de continuar existindo pelos próximos 245 anos, no mínimo. Obrigado por este vídeo, obrigado por trazer tanta questão necessária de ser conversada e repensada. É sempre válido repensarmos conceitos tão concretizados, quando na verdade vivemos em uma sociedade cujas políticas não se preocupam com o básico necessário para atender aos anseios de todos, originando seres humanos com oportunidades e possibilidades desiguais, bem como a idéia de que "prender resolve".
A gente cresceu numa sociedade onde o conceito de bandido é aquele e ponto. E infelizmente eu me enquadro nisso. Cabe a cada um mudar esse preconceito diariamente. É um exercício necessário.
Dario Pato é bem difícil, principalmente se vc já foi abordado e, como eu, agredido pelo assaltante q se enquadra EXATAMENTE nesse perfil padrão de "ladrão". Eu nunca criei raiva do cara q me esfaqueou e roubou... eu tive pena e raiva do sistema por colocar aquela pessoa nessa situação. Mas eu hoje fico apavorada quando um cara parecido fisicamente com o que me assaltou passa por mim. 😔 É muito difícil... é uma batalha diária.
Dario Pato a taxa de violência é bem menor na índia que no Brasil, a índia é um país miserável, mas não é violento! A questão da violência no Brasil é que os vagabundos criam um conceito de que roubar coisas de pessoas que trabalharam para obter essas coisas, compensa! São pessoas que acham que só vão conseguir alguma coisa roubando outras pessoas, ou seja são lixos, não consigo sentir compaixão e dó dessas pessoas.
"trens pelo mundo", Qual foi a parte do vídeo que você entendeu? Pq to vendo que não rolou um entendimento seu aí! Existem 40% das pessoas inocentes, elas não estão defendendo a liberdade dos assassinos. Para de falar coisa sem sentido!
Que bom que você chamou essas pessoas maravilhosas para trazer esse outro lado. Eu fiquei muito preocupada que as pessoas entendessem que as APACs são a solução, "ai que coisa incrível". É muito importante entender tantos fatores conjuntos que fazem o encarceramento ser um problema gravíssimo no Brasil.
oi Jana. o que você sugere como solução pra consequência da criminalidade? (pra consequência, hein! a pergunta não é pra causa. as 3 moças maravilhosas do vídeo já responderam sobre a causa muito bem!!)
Jana Viscardi, chama esse trio no seu canal, e discutam este tópico encarceramento pois precisa ser explicado. Excelente mesa redonda, polêmico. É óbvio que o índice de cor negra é maior, os brasileiros são negros 😂😂, é óbvio que existe uma super população nos presidios, tem pessoas que não são bandidos jogados lá dentro
Não é a solução, mas uma "sugestão" que tem se mostrado eficaz. Se houver alguma melhor, fale! Por que ainda não chegou ao conhecimento das universidades de Direito do estado de São Paulo.
Oi, gente! Acho que antes de defendermos que as APACs são uma alternativa, é preciso pensar em suas bases estruturantes, nos elementos de sua fundação e princípios que regem a instituição, que recebe dinheiro público para funcionar. Para outras visões sobre as APACs, sugiro este texto que poderá levar a outras leituras. Um trecho: "O que se questiona, aqui, assim, não é exclusivamente a parceria firmada entre o ente público e o privado de cunho religioso, mas a inconstitucionalidade da segregação que se impõe aos detentos. Ao determinar a religiosidade enquanto preceito fundamental para o funcionamento do método e para a aceitação de pessoas, fere-se o princípio da igualdade. Ferir o princípio da liberdade religiosa, no caso da APAC, atinge, indiscutivelmente, o princípio da igualdade enquanto direito à diferença, princípio este, imprescindível ao Estado Democrático de Direito. " periodicoalethes.com.br/media/pdf/11/entre-o-fato-e-o-discurso-o-metodo-apac-no-cenario-brasileiro.pdf Com relação ao que supostamente chega ou não chega nas faculdades de Direito de SP, isso mais tem a ver com a maneira como as faculdades lidam com a produção de conhecimento daqueles que não são seus "pares acadêmicos" do que com a falta de conhecimento. Além disso, acho sim que esses conhecimentos chegam e são produzidos nas universidades, mas não necessariamente essa produção de conhecimento transforma o sistema prisional brasileiro. Uma coisa é a pesquisa, outra coisa é toda a engrenagem que se mobiliza para pensar políticas penais em um país. E, certamente, há pesquisadoras fazendo esse tipo de pesquisa. Com a internet tão fácil, por que não buscar essas informações ao invés de dizer "se houver alguma melhor, fale!"? Temas complexos acabam demandando reflexões complexas, pesquisa, abertura para leituras diversas... não há uma solução de duas linhas para um problema complexo como esse. Mas acho que bater palma para APAC sem se permitir ler e entender as fortes críticas que são feitas a elas por aquelas que estudam e criticam o sistema penal/encarceramentos no Brasil é, para mim, igualmente um equívoco. Beijão procês! :)
Não é um vídeo normal não! Que debate maravilhoso! É incrível como nossa visão amplia quando vemos/conversamos/ouvimos pessoas que têm, de fato, conhecimento sobre tal assunto e não apenas nos deixamos levar pelo senso comum, até porque a gente já nasce com esse conceito de bandido embutido na nossa mente e crescemos acreditando que a prisão é a solução. E, durante nossa construção social, isso só se fortifica, pois é o que os jornais mostram, os filmes, as novelas... e vamos crescendo nessa bolha de que tá tudo incrivelmente ok se o bandido está na cadeia, porque é lá o lugar dele. Então, vídeos como esse são um tapão na cara da sociedade porque nos acorda pra lembrar que toda história tem seus dois lados e que é preciso enxergar aquilo que insistem em esconder de nós. Obrigada, Jout Jout, seus vídeos nunca decepcionam!
"Pra mim parece a maior das utopias. Porque SÓ não faz sentido" Caralhooo! Que videão! Só mulheres maravilhosas, sensacionais. Parabéns! Foi simplesmente claro!
Não conhecia o modelo das APAC’s e achei muito interessante até a Jana Viscardi e outras pessoas me mostrarem que tinha um lado B. Nesse vídeo, só de olhar essas mulheres aí me deu vontade de sentar a bunda e gastar esses 30 minutos pra aprender coisas pelas quais eu normalmente não me interessaria, embora devesse. Quatro mulheres botando pra quebrar, é assim que eu gosto 💕💕
Vídeo necessário! Ainda não consegui absorver todas essas informações... O vídeo acabou e eu estou com a sensação de que essa situação não tem solução, afinal, não é de interesse do poder público mudar a maneira como são feitas as prisões atualmente. Vou aproveitar o ano de eleição e pesquisar por candidatos que tenham esse tema na pauta!
Melody, acho que um dos vídeos linkados ajuda muito a lidar com essa sensação porque ele mostra como é possível resolver conflitos de outro jeito! Não é fácil, mas as coisas podem ser diferentes: www.youtube.com/watch?v=W8bEQ...
Pooorraaaaam, isso é que pessoa a ser admirada. Falou algo que não entende e além de ter a humildade de admitir o erro, trouxe um timão da porra pra explicar. ❤❤❤❤❤❤
Júlia, como você se sente sendo uma influenciadora digital com a mente mais expansiva no Brasil hoje? Você entende isso? Seu canal é demais. Parabéns!!! Continue assim!!!
Julia Lopez só falta ela conseguir acessar toda a população. Pq como ela msm disse num vídeo, tem uma galera que não tem smartphone, computador ou internet. Torná-la matéria de ENEM sem levá-la a cada canto do país, é reforçar a disparidade que já existe. Mas acho válido ressaltar que achei sua ideia maravilhooooosa. Um hinoo
Um dia minha professora do E.M disse para a minha turma "vocês tem que ter muito cuidado para não serem presos" e eu fiquei tipo como assim ? Porque eu pensava que era só não cometer um crime, mas vendo esse vídeo entendi o que ela quis dizer... jout jout maravilhosa, sempre clareando meus pensamentos.
Quando comentário querendo uma resposta definitiva, pra um problema enorme, de décadas que remonta a formação do nosso país. Não é pra esperar soluções óbvias, pq o problema não é óbvio. Elas expuseram os problemas, fizeram várias pessoas pensarem "realmente.. o sistema carcerário não funciona, oq funciona então?". Antes de qualquer coisa, é preciso identificar o problema, aqui foi identificado. E agora? Oq fazer? Ficar falando mal que não buscam soluções quando vc também não faz nd pra mudar as coisas a sua volta?
Eu amo a jout jout por que ela assume que é necessário aprender sempre, e para isso é necessário ouvir pessoas diferentes. Crescimento é isso aí. Você é foda. Jout jout para presidente. 👏🏼😂😂😂😂
Caralho, o povo aqui claramente assistiu o vídeo contra a vontade ou já com a ideia de contrariar qq argumento. pqp. Foi falado MILHARES de vezes q a solução é somente cumprir a lei, julgar realmente as pessoas, n deixar elas lá de molho ou prender por qq bobagem mínima, mas os comentários são tudo "ainnn então qual seria a çolussaummmm" (ai naumm, então é pra pararem de prender???" ....É um nível de falta de interpretação e cognição(vulgo burrice) sem precedentes! Mas segue o barco, depois a Júlia faz mais um vídeo sobre alguma questão de branco ou de senso comum fofo e td mundo vai se abraçar e fingir q o público daqui é coerente e a favor da paz social.
Esse é o tipo de vídeo que te faz uma pessoa melhor e, quem sabe, propagar, lição de humildade e outras perspectivas com autoridade para falar do assunto. Nota 10.
isso sem falar em quem pensa nessa opção e fica 4 ou 5 anos na fila sem conseguir. pq o processo de tornar uma criança adotavel é muito demorado, nesse meio tempo ela cresce e sai da idade e. que se tem mais procura.
Concordo Raíssa, pretendentes a adoção não faltam, o que falta é agilidade do processo de tirar o vínculo familiar. Só tiram vínculo familiar quando a criança já está em uma idade muito avançada e geralmente os adotantes querem participar de algumas fases da infância da criança (e não estou falando de recém-nascidos, mas de 3, 4 , 6 anos de idade).
Verdade, vejo famílias gastando horrores pra ter filhos ao inves de adotar, e quando se fala na legalização do aborto elas falam " mas porque não coloca pra adoção". A família tradicional brasileira é muito confusa!
Eu ja estagiei no Ministério Público Estadual, mais precisamente na promotoria de execuções penais. Eu concordo com todas as críticas feitas por elas, mas sinceramente, a APAC, diante do contexto que existe hoje no sistema prisional tradicional, ainda é o projeto que mais ajuda os condenados no Brasil. É importantíssimo pesquisar o assunto e militar na área, mas o fato é que, enquanto isso, a APAC está, pelo menos, melhorando um pouco a qualidade de vida das pessoas em cárcere.
Ana Amélia Carvalho a APAC não está melhorando a vida das pessoas em cárcere, ela está criando excessões. Elas não atendem a um número significativo de pessoas.
Manuella Maria Sim, não é geral. Até porque trata-se de uma associação, não estatal e que costuma não contar com o apoio do Estado ou da população. Mas o projeto ainda atinge muitas pessoas, sim. Se não pode (não porque as pessoas que idealizaram a APAC não querem, mas porque não têm apoio para tanto) atingir todo mundo, quer dizer que não deveria atingir ninguém?
Manuella Maria Além disso, nos lugares em que os idealizadores não estão conseguindo criar fisicamente a APAC, o projeto têm ajudado os presos da forma que pode. Eu vi casos, pos ex, da APAC arcar com os custos de repor colchões queimados pelos presos em uma rebelião.
Manuella Maria Claro que não acho que a APAC seja a solução de todo o problema carcerário hoje. Pelo contrário, o ideal é que todo o sistema penal mude e tal. E, mesmo sem a mudança no sistema, que pelo menos o Estado seja capaz de oferecer o mínimo de dignidade a quem está sob sua custódia, de preferência de forma laica ( o que a APAC não faz). O problema, pra mim, é esse video vir como uma "errata" ao vídeo da APAC, porque não acho que seja. Todas essas criticas são válidas, mas REPITO, não são razão pra APAC não existir, na situação em que vivemos hoje.
Eu não acho que esse vídeo veio como uma errata ou um video resposta. A proposta foi mostrar que o problema carcerário brasileiro é mais profundo do que parecia ser no video da APAC e que não existem soluções mágicas e rápidas.
To vendo uma galera falando que “beleza, falaram falaram e não arrumaram solução”. Mas gente, a proposta do vídeo foi mostrar o outro lado da moeda (outras opiniões, no c aso) que a jout jout nao tinha conhecimento sobre a APAC, e para isso ela chamou pessoas que entendem do assunto. Em momento algum ela disse que as meninas iriam propor soluções para resolver o problema, até porque, depois desse vídeo, ta mais que nítido a complexidade da questão do sistema prisional.
Amigo, entendo oq VC disse, mas discordo. Meu entendimento é q se a proposta do vídeo foi mostrar pq as APACS não funcionam, elas deveriam ter apontado uma direção, mínima q fosse. Pq? Pq a maioria das pessoas q assistiram e agora vão passar os argumentos a diante não possuem as informações completas. O vídeo não se propõe a destrinchar a questão como especialistas, mas a galera q tá assistindo vai usa-lo como argumento nas conversas de boteco. Então, por mais simples q tenha sido a proposta, precisava ter indicado um caminho pq agora tem um monte de gente se perguntando: vamos fazer oq? As moças tinham como nos dar essa resposta.
Jake. Só acho que se você não tem uma solução pra tal coisa, você não deve criticar. Se não tem o que falar é porque não é ruim do jeito que falam. Elas criticaram porque ninguém quis passar informações detalhadas sobre o projeto pra elas, pelo que eu entendi, e elas se doeram todas. Poderiam ter ido visitar e ir na boa OBSERVAR o projeto ao invés de tomar outras atitudes.
Como assim vamos fazer o que? A gente não faz nada, pessoas comum não tem poder para isso. Te dar uma "solução" para o problema não mudaria nada, você só ficaria mais "sossegada" psicologicamente, mas não faria diferença nenhuma. E há muitas pessoas pensando em soluções, sem dúvida.
Nossa!!! Tem coisas que passo mal só de ouvir... sério!! E PEEEEORR, só de pensar que quando era mais nova, só assistia novelas, pq era isso que tinha em casa fui criada alienada e sem muita curiosidade de ver pontos de vistas diferentes. Acreditava naquela típica frase: todo ladrão tem que morrer (tenho até vergonha de falar isso). Obrigada JoutJout, por ter esse canal, pq mesmo com internet avonts muita gente não busca o que esta acontecendo e sim o que dizem e acreditam APENAS nisso. SÉRIOOOO!!!! OBRIGADA MESMOOOOOOO por ter milhões de seguidores em toda parte e mostrar conteudo de verdade, não só com esse vídeo, mas com todos!!!!! s2s2s2s2s2
Julia eu e mamãe acabamos de ver este vídeo estamos aplaudindo com todos os membros do nosso corpo! Inclusive mamãe da aula em um preparatório comunitário para a OAB e ela vai usar esse vídeo na próxima aula dela, obg por isso
maravilhoso!! vcs todas souberam falar com muita objetividade, sensatez e sensibilidade, obrigada por isso!! a gente precisa de informação!! a gente precisa de reflexão!!
Jout jout. Que vídeo. Sem palavras. Quantas pessoas importantes em um vídeo só. Quanta riqueza intelectual, social e cultural. Esse vídeo me ajudou muito no meu tema de TCC, obrigada! Continue produzindo vídeos como esse, acho que não tem canal no RUclips que acrescente mais nas nossas vidas que esse. Obrigada.
Jout Jout nota 10 em saber como consertar um erro... PORÉM achei as explicações sobre pq as APACs não são uma boa solução meio vagas. A moça falou em algum momento sobre a fundação dessa instituição ser meio conturbada, mas não desenvolveu. Tipo, não estou defendendo as APACS, eu só queria entender melhor pq não é uma boa opção além do fato de que o governo é quem deveria estar fazendo esse trabalho (pq aí o problema é com o governo e não com a instituição? tô fazendo sentido?) send help
// ensaios // eu entendi que elas são contra as APACs pq pro preso ir p lá tbm passa pelo mesmo funil de quando entrou na prisão, ou seja, o cara nem era o estar preso, só está preso pq não foi julgado ainda, por exemplo, e por ter saído do inferno da lotação do presídio vai se submeter às regras da APAC e consequentemente vai ser aquele modelo publicitário depois, sendo que ele nem era pra estar preso, entende? Era p ele ter sido julgado e estar cumprindo pena alternativa...
Mas isso não acontece, Joci. Pq há assistência jurídica na APAC. Ninguém vai pra lá sem precisar! Pelo contrário, os presos tem que manifestar interesse nisso.
Resumo: não houve erro! O vídeo de hoje foi sobre o sistema prisional, não sobre APACS. As críticas foram baseadas em informações superficiais. A APAC é uma alternativa boa sim, basta pesquisar melhor pra descobrir isso. Mas é claro que ela não vai resolver todos os problemas do país. Precisamos de mais educação, segurança, saúde... e isso não é possível com ações isoladas.
ou seja, o vídeo errou, pois criticou a APAC indevidamente. fez críticas pertinentes no geral sobre a situação da política criminal, contudo, falhou a identificar suas causas, ou identificou apenas aquelas que todo mundo sabe (marginalização, falta de educação, etc). @Joci nao é esse o caso, pois só irá adentrar a APAC quem já está condenado definitivamente e que manifeste interesse, ou seja, não tem pertinência com a questão dos presos preventivamente. E não é pq está preso preventivamente que não deveria estar preso, no caso, o juiz analisou a situação e concluiu que havia causa para aquela prisão.
A crítica as APASs é que existe uma selecao das pessoas que vao pra lá, ou seja, eles já pré-estabelecem o tipo de pessoa que vai ter esse 'benefício', podendo assim ser somente para pessoas que de algum modo vao se adequar ao programa e tendo um resultado 'falso-positivo' com relacao ao tipo de cárcere.
Meu Deus!!! Que vídeo incrível. Tenho estado em constante processo de desconstrução de vários conceitos. E o sistema carcerário brasileiro sempre me incomodou. PORÉM EU NUNCA TINHA ME PERMITIDO EM PENSAR EM UMA SOCIEDADE SEM CÁRCERE. ISSO NUNCA FOI UMA OPÇÃO NA MINHA MENTE. E AGORA EU ESTOU ME PERGUNTANDO O PORQUÊ! Por que era exatamente isso que devíamos buscar. Não prender mais gente, mas sim prender menos e ressocializar a maioria que está ali dentro. Ngm, quando erra ,espera ser condenado por seus erros sem ter o direito de se defender. Sempre quando erramos buscamos perdão, mas quando olhamos isso na ótica do sistema carcerário nós bradamos “Bandido bom é Bandido Morto”. Não evoluímos pq não cortamos a raiz do problema, apenas estamos podando a copa da árvore e ensacando as folhas que achamos não merecer estar no topo sem darmos o mínimo de condições pra elas serem verdes e viverem dignamente. MAS NÓS QUE JÁ COMEÇAMOS A DISCUTIR ISSO TEMOS QUE CEGAR AS TESOURAS QUE INSISTEM EM PODAR. TEMOS GARANTIR QUE O SOL INCIDA SOBRE TODOS E QUE TODOS POSSAM SE ALIMENTAR DE LUZ, OXIGÊNIO, OPORTUNIDADES, IGUALDADE E ESPERANÇA.
@@renataelorramendonca7302 ela fez um vídeo antes onde falou coisas que não faziam muito sentido, bem no início do vídeo ela comenta sobre, daí ela chamou as meninas para falar sobre o assunto. A Luiny está elogiando ela não criticando
A Jout Jout é a única youtuber que consegue me fazer assistir um vídeo de quase meia hora. Tema interessantíssimo, apontando fatos que estão no nosso cotidiano e não percebemos. Vídeo necessário.
Se do seu interesse for, tem tbm um outro formato, o podcast chamado "Mamilos", acredito que contribuiria muito com suas considerações, pq é o que elas fizeram no vídeo de hoje. Super recomendo.
Julia, vc fala que não sabe pq fez jornalismo, que não se vê nesse ramo etc mas olha essa tua habilidade de trazer questões de utilidade pública. Vc nasceu pra isso. Parabéns por ter trazido as meninas e parabéns para as meninas! Ótimo trabalho
Vivi anos frequentando presídios como visita...pra mim é muito dificil falar desse assunto...muitos julgamentos...MUITO preconceito... Hj faço faculdade de Direito e cada dia me sinto mais sufocada pelo sistema que vivemos! A única coisa que eu queria dizer aqui é que as soluções que muitos estao perguntando aqui nos comentários não são simples...nem rápidas...nem populares...por isso não acontecem! O problema não esta na classificação do crime...se é grave ou de menor potencial ofencivo...a questão é os interesses que estao por trás da manutenção de uma sociedade miserável que só cresce. O univerdo carcerário faz parte do cotidiano periférico... Isso é fato. A ideia nao é defender bandido...a questão é porque os bandidos estao surgindo cada vez mais...qual é a causa de tanta violência... Definitivamente...não suporto mais ver as pessoas gastando energia em criticar os direitos humanos...enquanto deveriam busca-lo para um dia termos menos miseria e violência! Só um desabafo!!! Nem sei se falei alguma coisa que fez sentido!😢
Concordo com o que você disse. Estamos numa sociedade que valoriza o ódio e quer "combater" o outro tirando os direitos humanos, que como o próprio nome diz: é para todos os humanos! Se nos unirmos podemos nos ajudar muito mais.
Dainelle Assis Lula Livre! A pobreza e a falta de oportunidades municia a violência. O punitivismo não resolve, mas aumenta a violência. Temos que lutar por Democracia, Soberania e Justiça Social. Escola, Saúde e Empregos ajudam, né?
Dainelle Assis faz todo sentido! Acredita mais em você! Concordo plenamente contigo! Mas infelizmente a realidade do curso de Direito bem como a da nossa sociedade é a inversão da teoria. A prática é bem diferente...
Dainelle, incrível TUDO o que você disse! Sinto muito por sua experiência triste, mas interessante como também isso te fez buscar entender o que se passa, para além dos discursos violentos, preconceituosos e ignorantes das "pessoas ditas de bem"...
Tudo bem, cadeia não funciona. Qual a solução então? Porque depois de 30 minutos de vídeo, ninguém apresentou nenhuma alternativa. Não tô atacando, tô perguntando na boa mesmo, porque quero saber. Se a APAC não é uma boa alternativa, qual é a alternativa então?
Elas apenas apresentaram as falhas, que já ajudariam. Outra questão que ajudaria seria a revisão da politica de guerra às drogas. Mas posso te dar uma dica ótima? Procura o google acadêmico e pesquisa por estudos sobre encarceramento. Devem existir milhares... Um vídeo de apenas alguns minutos nunca te daria um panorama geral de um problema tão complexo.
@FeijõesMágicos estava aqui me perguntando isso e acho mto interessante a Jout Jout nos trazer novas informações... E outros lados. Mas quem tá preso é em sua grande parte culpado e merecem estar lá. Não tenho pena, creio que devam ter meios mais humanitários deles cumprirem suas penas. E as Apacs para mim não são ruins.
Eu só fiquei com dúvida sobre o que elas acham que deveria ser feito em relação a quem realmente apresenta perigo à sociedade. Faltou expor a “solução” (não que seja simples, mas né). No mais, todas maravilhosas.
Clara, um dos vídeos linkados trabalha um pouco essa sua preocupação, ele mostra como é possível resolver conflitos sem ser com o direito penal. Veja só: www.youtube.com/watch?v=W8bEQ...
Eu também fiquei nessa dúvida. Estupradores, assassinos, etc, qual seria a proposta de punição (nem acho que essa seja a palavra certa) para crimes como esses?
Como abolicionista, enxergo com uma primeira via a utilização da justiça restaurativa como meio de solução de conflitos fora do sistema de justiça criminal. Não existe formas de “melhorar” “reformar” o sistema. Precisamos pensar alternativas fora dele. O sistema de justiça criminal tem defeito genético da seletividade.
Então a crítica não é a APAC, mas ao sistema carcerário em si. Em outras palavras, apesar de tudo que fora dito ser uma triste realidade, o caminho para um abolicionismo penal é minimizar essas estruturas. Sigo acreditando que a APAC é um sistema muito interessante para diminur essas mazelas. Mas sem duvidas a pena sempre será um mal maior ao mal causado pelo indivíduo.
Francisco Mesquita estou colando isso nas minhas respostas, por que estou preocupada com esse vídeo. APAC é um sistema muito bom, não tem motivo pra desdizer as maravilhas que foram ditas no vídeo que ela defendeu as APACs. " Jout Jout, gostei do vídeo e achei muito interessante. Mas não encontrei nenhum argumento forte o suficiente que convencesse a acreditar que APAC não é um bom método de ressocialização. As moças falaram muitas coisas interessantes e necessárias, mas nada que propusesse uma nova maneira efetiva de ressocialização. "Cumprir a lei" é necessário mesmo, entretanto é difícil exigir isso em um país que até o Congresso Nacional não condiz com o que deveria. A verdade é que a APAC é uma sugestão de cumprimento de pena, e uma possibilidade de saída de um sistema extremamente falido que é o sistema carcerário convencional brasileiro. Injustiças são possíveis sim, e isso é extremamente triste e desesperador. A respeito da sistematização da APAC falaram, falaram, falaram e não disseram nada. Além disso, com esse vídeo de certa forma vocês podem prejudicar a credibilidade de uma instituição que ajuda tantas pessoas a se reconciliarem com a sociedade e com as suas próprias famílias. Digo isso por que eu sou uma estudante e pesquisadora no âmbito do método APAC, e pude estar PESSOALMENTE em uma delas para analisar o trabalho grandioso que é feito. Não digam que APAC não é um método de ressocialização melhor do que o convencional, a não ser que apresentem um melhor e mais eficaz (o que seria ótimo e eu apoiaria muito). Exigir o cumprimento estrito da lei infelizmente é utópico. APAC é uma proposta que tem dado certo (na medida do possível)."
Legal, Istefani! Sou estudante de Direito e pesquisei um tempo na área de criminologia e também sempre tive boas referencias e dados a respeito da APAC. Certa e brilhantemente, as meninas trouxeram grandes verdades, mas que, ao meu ver, dizem mais respeito ao (falido) sistema carcerário e ao fato dele ter uma "clientela" especifica, tal como elas disseram, que são os negros, pobres e periféricos, mostrando que o sistema além de opressor é racista! Eu concordo COM TUDO que elas disseram! Mas de fato não vejo como o vídeo possar ser uma crítica direta as APAC's e como não seria mais interessante que, existindo esses sistema falido, nós não tentássemos investir em modelos como esse para, quem sabe no futuro, reorganizarmos o sistema como um todo.
A crítica que elas fizeram em relação às APAC's foi o fato de ser um "público" muito seletivo que não compreende a parcela de pessoas que mais necessitam de um sistema mais humanitário.
Que conversa necessária! Acho que esses foi um dos melhores vídeos desse canal! Pesado, essencial, com pontuações necessárias e bem colocadas sobre o tema. Esse vídeo merece um download.
Julia! Não posso dizer que tô surpresa porque de você eu sei que sempre posso esperar o melhor, mas de fato tô admirada. Seu trabalho é único e fantástico, esse tema é muito interessante e dar voz, no seu próprio canal, a pessoas que te criticaram foi muito importante. Uma aula de coletividade pra tantos canais "militantes" que impõem suas opiniões e limitam as discussões ao que lhes interessa, nunca admitindo erros e jamais promovendo debates.
Eu fico muito felz de ver o que esse canal se tornou! Acompanho desde o início e a evolução da Júlia de do Caio como comunicadores que se preocupam com o entretenimento e assuntos políticos importantes é lindo de ver.
É exatamente isso que vcs expuseram. Minha formação é na área jurídica e mesmo lidando com essa realidade, muitos colegas ainda pensam que a solução de tudo é encarceramento, mas não param pra pensar o encarceramento de quem? Porque como vcs citaram, nós realmente sabemos que cometer crime não é pressuposto para ser preso, mas sim sua aparência e condição social. Realidade que só atrasa o Brasil.
Meu irmão, esse vídeo abriu minha mente em tantos aspectos que nem sei. Vou passar muito tempo refletindo sobre tudo isso. Parabéns pela ombridade de admitir um erro e ainda falar sobre ele dessa forma. Lindo
MUITO OBRIGADA por trazerem essas informações pra nós! Vivemos às sombras de uma mídia de interesse e de extrema desigualdade e injustiça! Vcs são mulheres maravilhosas. Obrigada mesmo!
Concordo com todos os pontos levantados durante a conversa. Mas acho que nada do que foi falado tira o mérito da APAC. Sem que quem trabalha ou tem contato com essa área costuma ser cético em relação ao nosso sistema jurídico e de cumprimento de pena (me incluo nesse grupo). Mas depois de trabalhar alguns anos na aérea e conhecer a APAC por meio da minha ex chefe (juíza), vejo nesse sistema uma luz no fim do túnel. Ouvi pessoalmente depoimentos de reeducandos que passaram pela APAC e o quanto a experiência mudou a vida deles. Sem contar que o índice de reincidência é de 30% na APAC, MUITO mais baixo do que no sistema tradicional. Eles têm acesso a educação, cuidados com higiene e saúde, têm disciplina, a família participa ativamente do cumprimento da pena, trabalham dentro da própria associação e tem assistência espiritual - coisas que não faziam parte da vida deles mesmo quando soltos. Além de tudo, são tratados como pessoas, não como bichos, como no sistema tradicional. Isso faz a maior diferença do mundo. Ouvi famílias dizendo que a APAC foi a melhor coisa que aconteceu na vida delas, pq o reeducando saiu muito melhor e ajudando mais em casa do que antes de ser preso. Os problemas citados no vídeo são reais sim e precisamos rever muita coisa no nosso direito e sistema carcerário, e eu penso que a APAC é um ótimo jeito de começar
Queria tanto debater esse assunto, mas teria que ser pessoalmente, é um assunto muito delicado para se falar pela internet. Mas que bom que estão trazendo esses debates a tona
Um amigo está preso a 4 meses, ele foi "pego" em uma briga de torcidas organizadas ( na verdade a briga foi na frente de uma estação de trem e ele estava comprando o bilhete) onde a "vítima" não o reconheceu e a única coisa que ele tinha no bolso era o próprio celular a qual ele tem a nota fiscal. Não tem motivo algum para ele está em prisão preventiva, mas ele tá lá antes mesmo do julgamento acontecer, sendo tratado feito um bicho. A sorte é que a família conseguiu pagar um advogado mas e as pessoas que dependem da defensoria pública? Enfim é muito revoltante saber que uma pessoa inocente está passando por um processo deplorável!
Beatriz, seu amigo não é exceção no sistema! Infelizmente muitas pessoas que estão ali dentro são presas provisoriamente. Infelizmente as Defensorias Públicas são sobrecarregadas e quem depende delas acabam tendo que esperar muito tempo na prisão. Esperamos que ele consiga acessar seus direitos!
Que vídeo rico em informação de qualidade! Parabéns mulheres que nem conheço, mas já considero pra caramba! Parabéns JoutJout por ter nos dado essa belezura de vídeo!
Jout Jout, esse vídeo foi muito útil para informar a sua família sobre um assunto que muita gente desconhece completamente. E vc está realmente fazendo valer o seu papel na sociedade e exercendo sua profissão de jornalista. Mais assuntos e pessoas com o gabarito que essas Mulheres Maravilhosas que vc nos apresentou!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Mas eu levei um murro na cara com esse video ! São tantas informações e tantas coisas para se repensar só agradeço por este video incrível e por expor essa realidade, que pra mim , estava imperceptível, melhor eu percebia porem não conseguia ligar os pontos e agora a verdade veio a tona. Preciso compartilhar esse video e dividir esse conhecimento com as pessoas a minha volta. Obs: Obrigado por este murro rs !
Vc é muito linda. Mto top. Mto inteligente. Vc tem a imagem de uma amiga que te convida para tomar um café debaixo de uma cerejeira com uma mesa de ferro de jardim ao som dos pássaros de um entardecer. Olho pra vc é sinto vc um ser convidativo de amigos. Pronto falei tô leve
Nossa que vídeo!! Aprendi muitas coisas sobre o sistema carcerário. Realmente essas mulheres divinas que você convidou são especialistas no tema. Parabéns para todas!! E a você Júlia por achar e convidar elas 😁😁
Não acho que o vídeo de hoje mostrou o real problema das APAC's. Todos sabemos que o sistema prisional é falho e que a função de ressocialização não é cumprida. Embora o uso das APAC's seja uma terceirização do estado para uma ONG fazer o trabalho do estado, ainda é algo e ainda tem efeito. As meninas do vídeo de hoje criticaram o sistema mas não trouxeram nenhuma sugestão ou alternativa ao sistema criticado e falido que temos hoje. APAC não é a solução, muito menos as prisões, mas com o que temos hoje, é mais coerente apoiar o trabalho das APAC's e esperar que um dia o estado faça isso por conta do que apenas criticar algo que é senso comum ser ineficiente sem apresentar qualquer alternativa ou teoria de como melhorar o sistema.
Taisinha até porque a moça mesmo disse que nao conhece o regulamento da APAC, então fica complicado criticar algo que nao procurou saber. eu particularmente admiro o sistema das APACs. fato é que o sistema prisional é precário, mas nao vejo a APAC como problema. e a seleção do prazo pra ir pra APAC, é pq é necessário o interesse do preso em ir pra la.
Se quiserem entender o porque não apoiar as APAC's leiam esse texto: justificando.cartacapital.com.br/2018/05/07/criticos-desinformados-e-as-apacs-como-dominacao-capitalista-e-religiosa/ E procurem pelo canal "Cifra Oculta" no youtube
Taisinha, a ideia é procurar soluções que reconheçam o problema como um todo. O problema a ser solucionado de verdade não é que as prisões têm condições ruins, essa é só a ponta do iceberg. O problema é o sistema penal em si por tudo que as mulheres falam no vídeo! Para lidar com esse problema, tem dois lados para serem vistos: um que são as medidas para desencarcerar, isso é, tirar as pessoas da prisão (ao invés de torná-las "melhores") e outro que é solucionar os conflitos de outro jeito. Para essa segunda questão, recomendo muito esse vídeo aqui: ruclips.net/video/W8bEQQp9sjg/видео.html
1) "Esperar" nunca é a solução. 2) O problema é estrutural e conceitual - é o sistema, é a lei, é a desigualdade e a estratificação social, é o racismo...
Triste. Devo viver em outro mundo. Sou advogada especialista em direito penal e direito processual penal, namoro um policial federal e infelizmente não conhecemos presos por crimes banais. Infelizmente, da mesma forma, conhecemos gente bem perigosa que está a solta, cometendo crimes a mão armada e fazendo vítimas que terão que fazer terapia pelo resto da vida em função do trauma.
Kamilla Sestrem Melim vc diz q não conhece de conhecer pessoalmente? Ou de não ter esses dados sobre os tipos de crimes e o percentual de gente sem julgamento presa? Fiquei na dúvida, brigado!
Ágata Barbosa, me refiro a ver essa realidade pessoalmente. Os dados precisam ser acompanhados da vivência prática para levarmos a ferro e fogo. Se olharmos os dados do índice de encarceramento e confrontarmos com o índice de violência, poderíamos chegar à conclusão de que prender não reduz a violência. Mas se observarmos o índice de impunidade (existência de crime que, por algum motivo, não chegou em condenação e aplicação da pena), verificaremos que são imensos e que também pode ser em função da impunidade que continua existindo tanta violência crescente. Verificando que existem esses dois lados, olho pra minha vida prática e vejo: dentre vários criminosos e pessoas envolvidas no meio jurídico que tive contato, não conheci um preso sem razão (sem existência de perigo para sociedade), mas conheço várias pessoas que já estão soltas e me disseram pessoalmente: cometi o crime e continuarei cometendo... E isso envolve roubo mediante o uso de arma de fogo, estelionato contra idosos, dentre vários e vários outros. A realidade é muito triste, infelizmente. Gostaria muito de poder sentar para debater e podermos falar sobre nossas experiências.
Cer´tissima,amiga!! Deixa esse povo idiotizado .Quero ver levar essas pessoas "lindas" para a casa e familia delas...Tô contigo e não abro. Cidadão de bem faz coisas certas. Quem errou tem q ser preso porque essa é a lei e tem q ser respeitada
Me sinto com uma mente totalmente diferente. Quero mostrar pra todo mundo, mas nem metade vai dar o braço a torcer e assistir um vídeo que ameace abalar sua opinião formada socialmente. Mas falando por mim, aprendi demais! obrigada.
Dicas da Júlia de como ser um ser humano melhor: errar, não apenas se desculpar, mas trazer uma banca especializada para explicar o erro. 😂😂
Danilo Espínola up
Danilo Espínola Julia é uma pessoa importante no.youtube
Nem tenho palavras para expressar tamanha admiração.
Arrasa demais
TMb não acho que ela errou. Se vc for ver a APAC é "bom" em relação ao que temos hj com regra. Na verdade todo presidiário deve ser tratado da maneira da APAC. Mas obviamente que presídio não será a solução para os nossos programas de segurança.
Que aula! Que vergonha das coisas que eu já disse e já pensei. Obrigada por me darem a oportunidade de rever conceitos.
Bom você prezar pela liberdade para o bandido que te rouba ou estupr@dor que te abusa.
Por favor, não se reproduza
Que vídeo maragífico! Que bom que você trouxe elas pra cá mesmo depois do texto te "esculhambando". Tô muito impactada com todos esses dados =/
Meu sonho vcs gravarem juntas❤
não é bem por ai! conseguimos falar sobre tudo com qualquer pessoa sem precisar ''esculhambar'' :) definitivamente não é esculhambando que iremos para frente
esse tema é muito doloroso de se lidar, principalmente doloroso pra quem conhece a fundo e sabe que será muito difícil mudar como pra quem está próximo dessa realidade.. esculhambar na net não é tão doloroso assim como lidar com a exclusão da vida de uma população.. se esculhambar fosse o maior problema estariamos todos ótimos
Af
Um grupo desses de mulher. É aquele grupo que vc olha e fala: NOOSSSSSSSSSS é muita inteligência junta ♥️
to cheia de inveja aqui ....rs
Descordo
Muita mac0nha vencida
JoutJout traz mais debates sobre temas sociais que atingem grupos minoritários!! Juro que esses videos ajudam vestibulandos que querem abrir os olhos pra criar boas argumentações na redação enem!!!! Obrigada por esse vídeo incrível!!
Bella Silva Pensei o msm!
Ashuhshauhsj enviei pra um amigo q precisava fazer uma redação sobre o sistema penal
Bella Silva Sim! Ajuda demaissss
Bella Silva concordo com todas as minhas forças
AJUDA MUITO!!!!
É isso aí Júlia! Mostrar os dois lados de todas moedas, mas nunca deixar de tirá-las do bolso.
Ouvir todos esses dados dá até um mal estar! 😞
Dario Pato meu, eu também fiquei super mal. São informações que a gente não vê por ai.
Dario Pato acho q eu nunca tinha pensado nessas coisas
Muito
Dario Pato eu tb mas fico feliz em saber q esse vídeo está no ar em um canal grande onde muitas pessoas vão ter acesso
Sabe o nó na garganta?
eu já te admiro tanto, mas vc sempre me surpreende fazendo com que eu te admire mais. colocar pessoas que te criticaram pra falar no seu canal é de uma sensibilidade sem tamanho. parabéns! seu trabalho é lindo e super necessário.
Descobri que consigo preencher esse vazio da falta da joujout revendo seus vídeos antigos pq não lembro de quase nenhum e vou achar incrível de novo.
ela tá no canal da gnt
Exatamente!!!!!!
Exato, maratonando os vídeos denovo!
Meu deus que vídeo maravilhoso. Obrigado Júlia
Dá pra acreditar que essa mesma Júlia, que dá voz a críticas no seu canal, era a mesma menina que chorava de nervoso só em pensar em ser criticada? Que evolução, Julinha 💜💜
Nossa, vc falou tudo... Eu não sei expressar o que senti lendo seu comentário... Obrigado!
acaba sendo uma inspiração pra gente né?
Sou advogada mas trabalho como assistente de magistrado desde 2014 nas Varas de Tóxicos de Belo Horizonte. Vejo diariamente essa realidade que essas deusas estão descrevendo. Sim, o judiciário é extremamente seletivo, racista e elitista. O sistema é uma máquina de moer gente e a carne mais barata do mercado é a carne negra. Contudo, esse fato não tira o mérito das APACs, no tocante à tentativa de humanização da execução penal. No mais, te amo Jout Jout, muito obrigada por levar essas discussões extramemente necessárias ao grande público. GRATIDÃO 💜
Marcela Mendes Estava pensando em comentar algo parecido aqui, mas vc falou tudo, conterrânea 😊 Como a Jout Jout diz no fim do vídeo: é necessário cumprir a lei. E é isso que o método Apac tenta fazer, cumprir a lei de execução penal, nada mais. Por outro lado, reconhecer o mérito da Apac não implica dizer que devemos fechar os olhos para problemas muito mais profundos da nossa sociedade, como as meninas disseram muito bem... Obrigada, Jout Jout, por levantar essas reflexões com tanta abertura ao outro, trazendo pessoas maravilhosas para discussões tão urgentes em nossa sociedade ❤
JoutJout faz um vídeo sobre um tema complexo defendendo uma ideia que pra ela é maravihosa.
Pessoas não concordam, expõem opiniões contrárias (e algumas até fazem textos "esculhambando a JoutJout", como ela diz no início). Aí o que é que nossa rainha faz:
PEGA ALGUMAS DESTAS PESSOAS E PÕE NO PRÓPRIO CANAL PRA EXPLICAREM O PONTO DE VISTA DELAS!
Julia Tolezano: por favor, encontre um jeito de continuar existindo pelos próximos 245 anos, no mínimo.
Obrigado por este vídeo, obrigado por trazer tanta questão necessária de ser conversada e repensada. É sempre válido repensarmos conceitos tão concretizados, quando na verdade vivemos em uma sociedade cujas políticas não se preocupam com o básico necessário para atender aos anseios de todos, originando seres humanos com oportunidades e possibilidades desiguais, bem como a idéia de que "prender resolve".
Samaritanos , ela é uma Deusa.
SIMMMMM! Quantos youtubers fariam isso e quantos fingiriam demência?
Denise Cardoso muitos poucos tem esse comportamento. Rainha
Eu notei a msm coisa!!! Ela é maravilhosa!!!
Júlia, obrigada por ter falado isso e com mulheres que sabem o que está falando. Já te amo e amo esse canal, mas desse jeito é mais amor!!!
Preciso ler mais e estudar a fundo esse tema. Estou a margem nesse assunto tão importante. Obrigada, meninas.
OLHA ESSAS MULHERES MARAVILHOSAAAS
A gente cresceu numa sociedade onde o conceito de bandido é aquele e ponto. E infelizmente eu me enquadro nisso. Cabe a cada um mudar esse preconceito diariamente. É um exercício necessário.
Dario Pato é bem difícil, principalmente se vc já foi abordado e, como eu, agredido pelo assaltante q se enquadra EXATAMENTE nesse perfil padrão de "ladrão".
Eu nunca criei raiva do cara q me esfaqueou e roubou... eu tive pena e raiva do sistema por colocar aquela pessoa nessa situação.
Mas eu hoje fico apavorada quando um cara parecido fisicamente com o que me assaltou passa por mim. 😔
É muito difícil... é uma batalha diária.
O conceito de bandido estipulado pelo racismo.
Dario Pato a taxa de violência é bem menor na índia que no Brasil, a índia é um país miserável, mas não é violento! A questão da violência no Brasil é que os vagabundos criam um conceito de que roubar coisas de pessoas que trabalharam para obter essas coisas, compensa! São pessoas que acham que só vão conseguir alguma coisa roubando outras pessoas, ou seja são lixos, não consigo sentir compaixão e dó dessas pessoas.
Bandido brasileiro não é coitadinho, é criminoso audacioso da pior espécie, as chances de morrer num assalto é muito grande!
"trens pelo mundo", Qual foi a parte do vídeo que você entendeu? Pq to vendo que não rolou um entendimento seu aí! Existem 40% das pessoas inocentes, elas não estão defendendo a liberdade dos assassinos. Para de falar coisa sem sentido!
Que bom que você chamou essas pessoas maravilhosas para trazer esse outro lado. Eu fiquei muito preocupada que as pessoas entendessem que as APACs são a solução, "ai que coisa incrível". É muito importante entender tantos fatores conjuntos que fazem o encarceramento ser um problema gravíssimo no Brasil.
oi Jana. o que você sugere como solução pra consequência da criminalidade? (pra consequência, hein! a pergunta não é pra causa. as 3 moças maravilhosas do vídeo já responderam sobre a causa muito bem!!)
Jana acho que as Apacs são uma alternativas às cadeias convencionais! Mas com certeza o encarceramento em massa é um grande problema
Jana Viscardi, chama esse trio no seu canal, e discutam este tópico encarceramento pois precisa ser explicado. Excelente mesa redonda, polêmico. É óbvio que o índice de cor negra é maior, os brasileiros são negros 😂😂, é óbvio que existe uma super população nos presidios, tem pessoas que não são bandidos jogados lá dentro
Não é a solução, mas uma "sugestão" que tem se mostrado eficaz. Se houver alguma melhor, fale! Por que ainda não chegou ao conhecimento das universidades de Direito do estado de São Paulo.
Oi, gente! Acho que antes de defendermos que as APACs são uma alternativa, é preciso pensar em suas bases estruturantes, nos elementos de sua fundação e princípios que regem a instituição, que recebe dinheiro público para funcionar. Para outras visões sobre as APACs, sugiro este texto que poderá levar a outras leituras. Um trecho:
"O que se questiona, aqui, assim, não é exclusivamente a parceria firmada entre o ente
público e o privado de cunho religioso, mas a inconstitucionalidade da segregação que se impõe
aos detentos. Ao determinar a religiosidade enquanto preceito fundamental para o
funcionamento do método e para a aceitação de pessoas, fere-se o princípio da igualdade. Ferir
o princípio da liberdade religiosa, no caso da APAC, atinge, indiscutivelmente, o princípio da
igualdade enquanto direito à diferença, princípio este, imprescindível ao Estado Democrático
de Direito. "
periodicoalethes.com.br/media/pdf/11/entre-o-fato-e-o-discurso-o-metodo-apac-no-cenario-brasileiro.pdf
Com relação ao que supostamente chega ou não chega nas faculdades de Direito de SP, isso mais tem a ver com a maneira como as faculdades lidam com a produção de conhecimento daqueles que não são seus "pares acadêmicos" do que com a falta de conhecimento. Além disso, acho sim que esses conhecimentos chegam e são produzidos nas universidades, mas não necessariamente essa produção de conhecimento transforma o sistema prisional brasileiro. Uma coisa é a pesquisa, outra coisa é toda a engrenagem que se mobiliza para pensar políticas penais em um país. E, certamente, há pesquisadoras fazendo esse tipo de pesquisa. Com a internet tão fácil, por que não buscar essas informações ao invés de dizer "se houver alguma melhor, fale!"? Temas complexos acabam demandando reflexões complexas, pesquisa, abertura para leituras diversas... não há uma solução de duas linhas para um problema complexo como esse. Mas acho que bater palma para APAC sem se permitir ler e entender as fortes críticas que são feitas a elas por aquelas que estudam e criticam o sistema penal/encarceramentos no Brasil é, para mim, igualmente um equívoco.
Beijão procês! :)
Não é um vídeo normal não! Que debate maravilhoso! É incrível como nossa visão amplia quando vemos/conversamos/ouvimos pessoas que têm, de fato, conhecimento sobre tal assunto e não apenas nos deixamos levar pelo senso comum, até porque a gente já nasce com esse conceito de bandido embutido na nossa mente e crescemos acreditando que a prisão é a solução. E, durante nossa construção social, isso só se fortifica, pois é o que os jornais mostram, os filmes, as novelas... e vamos crescendo nessa bolha de que tá tudo incrivelmente ok se o bandido está na cadeia, porque é lá o lugar dele. Então, vídeos como esse são um tapão na cara da sociedade porque nos acorda pra lembrar que toda história tem seus dois lados e que é preciso enxergar aquilo que insistem em esconder de nós. Obrigada, Jout Jout, seus vídeos nunca decepcionam!
"Pra mim parece a maior das utopias. Porque SÓ não faz sentido"
Caralhooo! Que videão! Só mulheres maravilhosas, sensacionais. Parabéns! Foi simplesmente claro!
Não conhecia o modelo das APAC’s e achei muito interessante até a Jana Viscardi e outras pessoas me mostrarem que tinha um lado B. Nesse vídeo, só de olhar essas mulheres aí me deu vontade de sentar a bunda e gastar esses 30 minutos pra aprender coisas pelas quais eu normalmente não me interessaria, embora devesse. Quatro mulheres botando pra quebrar, é assim que eu gosto 💕💕
BelQueSeQuis adoro a Jana. Onde ela falou sobre isso? Quero ver/ler!
JESSICA MENDES no vídeo que a Jout fez sobre as APAC’s eu fiz um comentário e a Jana muito gentilmente mandou um link lá ☺️
Bel, amo que você é comentadora oficial daqui hahahaha s2
Denise Cardoso hahahaha... sou uma parte muito ativa da família Jout Jout ❤️😜
não to achando, pode mandar o link aqui????
Vídeo necessário!
Ainda não consegui absorver todas essas informações... O vídeo acabou e eu estou com a sensação de que essa situação não tem solução, afinal, não é de interesse do poder público mudar a maneira como são feitas as prisões atualmente.
Vou aproveitar o ano de eleição e pesquisar por candidatos que tenham esse tema na pauta!
Melody Andrade reforma penal...há tantas reformas necessárias!
Melody, acho que um dos vídeos linkados ajuda muito a lidar com essa sensação porque ele mostra como é possível resolver conflitos de outro jeito! Não é fácil, mas as coisas podem ser diferentes: www.youtube.com/watch?v=W8bEQ...
Melody Andrade na vdd eh de interesse social q essas pessoas presas morram pra terminar de limpar
Gleici Zerbinatti penal mas ai tem a justiciaria pra ajustar a penal .... Enfim
Raquel, o link q vc passou tá quebrado
Eu queria que o Mano Dráuzio assistisse esses dois vídeos e comentasse. Os livros dele "estação carandiru" e "prisioneiras" são maravilhosos
Não sei nem dizer o quanto aprendi com esse vídeo. Obrigada!
Pooorraaaaam, isso é que pessoa a ser admirada. Falou algo que não entende e além de ter a humildade de admitir o erro, trouxe um timão da porra pra explicar. ❤❤❤❤❤❤
Júlia, como você se sente sendo uma influenciadora digital com a mente mais expansiva no Brasil hoje? Você entende isso? Seu canal é demais. Parabéns!!! Continue assim!!!
Joutjout é material pra Enem mds do céu
Julia Lopez pois é...
Julia Lopez Amém
Julia Lopez só falta ela conseguir acessar toda a população. Pq como ela msm disse num vídeo, tem uma galera que não tem smartphone, computador ou internet. Torná-la matéria de ENEM sem levá-la a cada canto do país, é reforçar a disparidade que já existe. Mas acho válido ressaltar que achei sua ideia maravilhooooosa. Um hinoo
Um dia minha professora do E.M disse para a minha turma "vocês tem que ter muito cuidado para não serem presos" e eu fiquei tipo como assim ? Porque eu pensava que era só não cometer um crime, mas vendo esse vídeo entendi o que ela quis dizer... jout jout maravilhosa, sempre clareando meus pensamentos.
Me senti em uma aula da faculdade, e nessa eu não tive nenhuma preguiça de assistir
Quando comentário querendo uma resposta definitiva, pra um problema enorme, de décadas que remonta a formação do nosso país. Não é pra esperar soluções óbvias, pq o problema não é óbvio. Elas expuseram os problemas, fizeram várias pessoas pensarem "realmente.. o sistema carcerário não funciona, oq funciona então?".
Antes de qualquer coisa, é preciso identificar o problema, aqui foi identificado. E agora? Oq fazer? Ficar falando mal que não buscam soluções quando vc também não faz nd pra mudar as coisas a sua volta?
Milena Domingues ícone voce
Eu amo a jout jout por que ela assume que é necessário aprender sempre, e para isso é necessário ouvir pessoas diferentes. Crescimento é isso aí. Você é foda. Jout jout para presidente. 👏🏼😂😂😂😂
Tem coisa mais linda que trazer as duas visões pra este canal???? diálogo
É um tapa tão grande quando a realidade é exposta dessa maneira, né? Gratidão, meninas!
Caralho, o povo aqui claramente assistiu o vídeo contra a vontade ou já com a ideia de contrariar qq argumento. pqp.
Foi falado MILHARES de vezes q a solução é somente cumprir a lei, julgar realmente as pessoas, n deixar elas lá de molho ou prender por qq bobagem mínima, mas os comentários são tudo "ainnn então qual seria a çolussaummmm" (ai naumm, então é pra pararem de prender???" ....É um nível de falta de interpretação e cognição(vulgo burrice) sem precedentes!
Mas segue o barco, depois a Júlia faz mais um vídeo sobre alguma questão de branco ou de senso comum fofo e td mundo vai se abraçar e fingir q o público daqui é coerente e a favor da paz social.
Cacete, que comentário coerente...pqp!!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigada
Esse é o tipo de vídeo que te faz uma pessoa melhor e, quem sabe, propagar, lição de humildade e outras perspectivas com autoridade para falar do assunto. Nota 10.
Jout jout fala sobre ADOÇÃO DE CRIANÇAS!!! é muita criança sem família e muita gente planejando filhos sem pensar nessa opção..
isso sem falar em quem pensa nessa opção e fica 4 ou 5 anos na fila sem conseguir. pq o processo de tornar uma criança adotavel é muito demorado, nesse meio tempo ela cresce e sai da idade e. que se tem mais procura.
Concordo Raíssa, pretendentes a adoção não faltam, o que falta é agilidade do processo de tirar o vínculo familiar. Só tiram vínculo familiar quando a criança já está em uma idade muito avançada e geralmente os adotantes querem participar de algumas fases da infância da criança (e não estou falando de recém-nascidos, mas de 3, 4 , 6 anos de idade).
Verdade, vejo famílias gastando horrores pra ter filhos ao inves de adotar, e quando se fala na legalização do aborto elas falam " mas porque não coloca pra adoção". A família tradicional brasileira é muito confusa!
Eu ja estagiei no Ministério Público Estadual, mais precisamente na promotoria de execuções penais. Eu concordo com todas as críticas feitas por elas, mas sinceramente, a APAC, diante do contexto que existe hoje no sistema prisional tradicional, ainda é o projeto que mais ajuda os condenados no Brasil. É importantíssimo pesquisar o assunto e militar na área, mas o fato é que, enquanto isso, a APAC está, pelo menos, melhorando um pouco a qualidade de vida das pessoas em cárcere.
Ana Amélia Carvalho a APAC não está melhorando a vida das pessoas em cárcere, ela está criando excessões. Elas não atendem a um número significativo de pessoas.
Manuella Maria Sim, não é geral. Até porque trata-se de uma associação, não estatal e que costuma não contar com o apoio do Estado ou da população. Mas o projeto ainda atinge muitas pessoas, sim. Se não pode (não porque as pessoas que idealizaram a APAC não querem, mas porque não têm apoio para tanto) atingir todo mundo, quer dizer que não deveria atingir ninguém?
Manuella Maria Além disso, nos lugares em que os idealizadores não estão conseguindo criar fisicamente a APAC, o projeto têm ajudado os presos da forma que pode. Eu vi casos, pos ex, da APAC arcar com os custos de repor colchões queimados pelos presos em uma rebelião.
Manuella Maria Claro que não acho que a APAC seja a solução de todo o problema carcerário hoje. Pelo contrário, o ideal é que todo o sistema penal mude e tal. E, mesmo sem a mudança no sistema, que pelo menos o Estado seja capaz de oferecer o mínimo de dignidade a quem está sob sua custódia, de preferência de forma laica ( o que a APAC não faz).
O problema, pra mim, é esse video vir como uma "errata" ao vídeo da APAC, porque não acho que seja. Todas essas criticas são válidas, mas REPITO, não são razão pra APAC não existir, na situação em que vivemos hoje.
Eu não acho que esse vídeo veio como uma errata ou um video resposta. A proposta foi mostrar que o problema carcerário brasileiro é mais profundo do que parecia ser no video da APAC e que não existem soluções mágicas e rápidas.
To vendo uma galera falando que “beleza, falaram falaram e não arrumaram solução”. Mas gente, a proposta do vídeo foi mostrar o outro lado da moeda (outras opiniões, no c aso) que a jout jout nao tinha conhecimento sobre a APAC, e para isso ela chamou pessoas que entendem do assunto. Em momento algum ela disse que as meninas iriam propor soluções para resolver o problema, até porque, depois desse vídeo, ta mais que nítido a complexidade da questão do sistema prisional.
Jake El Exato.
👏👏👏👏👏👏
Amigo, entendo oq VC disse, mas discordo. Meu entendimento é q se a proposta do vídeo foi mostrar pq as APACS não funcionam, elas deveriam ter apontado uma direção, mínima q fosse. Pq? Pq a maioria das pessoas q assistiram e agora vão passar os argumentos a diante não possuem as informações completas. O vídeo não se propõe a destrinchar a questão como especialistas, mas a galera q tá assistindo vai usa-lo como argumento nas conversas de boteco. Então, por mais simples q tenha sido a proposta, precisava ter indicado um caminho pq agora tem um monte de gente se perguntando: vamos fazer oq? As moças tinham como nos dar essa resposta.
Jake. Só acho que se você não tem uma solução pra tal coisa, você não deve criticar. Se não tem o que falar é porque não é ruim do jeito que falam. Elas criticaram porque ninguém quis passar informações detalhadas sobre o projeto pra elas, pelo que eu entendi, e elas se doeram todas. Poderiam ter ido visitar e ir na boa OBSERVAR o projeto ao invés de tomar outras atitudes.
Como assim vamos fazer o que? A gente não faz nada, pessoas comum não tem poder para isso. Te dar uma "solução" para o problema não mudaria nada, você só ficaria mais "sossegada" psicologicamente, mas não faria diferença nenhuma. E há muitas pessoas pensando em soluções, sem dúvida.
Como diria Thomas Morus a sociedade cria ladrão para depois puni-los
É mesmo ? Você já viu alguém dar um revólver pro ladrão e o obrigar a roubar ? Vou ficar agradecido se você me responder
Pelo visto teve gente que não entendeu absolutamente nada do vídeo mesmo... Santa Paciência.
@@henriquegoncalves7581 sim amado isso acontece a td tempo nas comunidades , caralho mano precisa desenhar pra vc
@@henriquegoncalves7581 Seu pensamento é tao egoísta
@@isa.oliv01 Por que ?
JOUTJOUT, debati sobre o assunto com meus alunos semana passada, vou indicar esse vídeo (que sem dúvida é um dos melhores da história do seu canal).
indiquei para meu professor 💖
so vejo um bando de gente maravilhosa
Nossa!!! Tem coisas que passo mal só de ouvir... sério!! E PEEEEORR, só de pensar que quando era mais nova, só assistia novelas, pq era isso que tinha em casa fui criada alienada e sem muita curiosidade de ver pontos de vistas diferentes. Acreditava naquela típica frase: todo ladrão tem que morrer (tenho até vergonha de falar isso). Obrigada JoutJout, por ter esse canal, pq mesmo com internet avonts muita gente não busca o que esta acontecendo e sim o que dizem e acreditam APENAS nisso. SÉRIOOOO!!!! OBRIGADA MESMOOOOOOO por ter milhões de seguidores em toda parte e mostrar conteudo de verdade, não só com esse vídeo, mas com todos!!!!! s2s2s2s2s2
Julia eu e mamãe acabamos de ver este vídeo estamos aplaudindo com todos os membros do nosso corpo! Inclusive mamãe da aula em um preparatório comunitário para a OAB e ela vai usar esse vídeo na próxima aula dela, obg por isso
maravilhoso!! vcs todas souberam falar com muita objetividade, sensatez e sensibilidade, obrigada por isso!! a gente precisa de informação!! a gente precisa de reflexão!!
Jout jout. Que vídeo. Sem palavras. Quantas pessoas importantes em um vídeo só. Quanta riqueza intelectual, social e cultural. Esse vídeo me ajudou muito no meu tema de TCC, obrigada! Continue produzindo vídeos como esse, acho que não tem canal no RUclips que acrescente mais nas nossas vidas que esse. Obrigada.
Jout Jout nota 10 em saber como consertar um erro... PORÉM achei as explicações sobre pq as APACs não são uma boa solução meio vagas. A moça falou em algum momento sobre a fundação dessa instituição ser meio conturbada, mas não desenvolveu. Tipo, não estou defendendo as APACS, eu só queria entender melhor pq não é uma boa opção além do fato de que o governo é quem deveria estar fazendo esse trabalho (pq aí o problema é com o governo e não com a instituição? tô fazendo sentido?)
send help
// ensaios // eu entendi que elas são contra as APACs pq pro preso ir p lá tbm passa pelo mesmo funil de quando entrou na prisão, ou seja, o cara nem era o estar preso, só está preso pq não foi julgado ainda, por exemplo, e por ter saído do inferno da lotação do presídio vai se submeter às regras da APAC e consequentemente vai ser aquele modelo publicitário depois, sendo que ele nem era pra estar preso, entende? Era p ele ter sido julgado e estar cumprindo pena alternativa...
Mas isso não acontece, Joci. Pq há assistência jurídica na APAC. Ninguém vai pra lá sem precisar! Pelo contrário, os presos tem que manifestar interesse nisso.
Resumo: não houve erro! O vídeo de hoje foi sobre o sistema prisional, não sobre APACS. As críticas foram baseadas em informações superficiais. A APAC é uma alternativa boa sim, basta pesquisar melhor pra descobrir isso. Mas é claro que ela não vai resolver todos os problemas do país. Precisamos de mais educação, segurança, saúde... e isso não é possível com ações isoladas.
ou seja, o vídeo errou, pois criticou a APAC indevidamente. fez críticas pertinentes no geral sobre a situação da política criminal, contudo, falhou a identificar suas causas, ou identificou apenas aquelas que todo mundo sabe (marginalização, falta de educação, etc). @Joci nao é esse o caso, pois só irá adentrar a APAC quem já está condenado definitivamente e que manifeste interesse, ou seja, não tem pertinência com a questão dos presos preventivamente. E não é pq está preso preventivamente que não deveria estar preso, no caso, o juiz analisou a situação e concluiu que havia causa para aquela prisão.
A crítica as APASs é que existe uma selecao das pessoas que vao pra lá, ou seja, eles já pré-estabelecem o tipo de pessoa que vai ter esse 'benefício', podendo assim ser somente para pessoas que de algum modo vao se adequar ao programa e tendo um resultado 'falso-positivo' com relacao ao tipo de cárcere.
" te prendem por quem você é, não pelo que faz"
M A R A V I L H O S A
Esse vídeo é mais que essencial. Realidade! A sociedade INTEIRA precisa ver isso!
Meu Deus!!! Que vídeo incrível. Tenho estado em constante processo de desconstrução de vários conceitos. E o sistema carcerário brasileiro sempre me incomodou. PORÉM EU NUNCA TINHA ME PERMITIDO EM PENSAR EM UMA SOCIEDADE SEM CÁRCERE. ISSO NUNCA FOI UMA OPÇÃO NA MINHA MENTE. E AGORA EU ESTOU ME PERGUNTANDO O PORQUÊ! Por que era exatamente isso que devíamos buscar. Não prender mais gente, mas sim prender menos e ressocializar a maioria que está ali dentro. Ngm, quando erra ,espera ser condenado por seus erros sem ter o direito de se defender. Sempre quando erramos buscamos perdão, mas quando olhamos isso na ótica do sistema carcerário nós bradamos “Bandido bom é Bandido Morto”. Não evoluímos pq não cortamos a raiz do problema, apenas estamos podando a copa da árvore e ensacando as folhas que achamos não merecer estar no topo sem darmos o mínimo de condições pra elas serem verdes e viverem dignamente. MAS NÓS QUE JÁ COMEÇAMOS A DISCUTIR ISSO TEMOS QUE CEGAR AS TESOURAS QUE INSISTEM EM PODAR. TEMOS GARANTIR QUE O SOL INCIDA SOBRE TODOS E QUE TODOS POSSAM SE ALIMENTAR DE LUZ, OXIGÊNIO, OPORTUNIDADES, IGUALDADE E ESPERANÇA.
QUE VÍDEO NECESSÁRIO SENHOR, mulheres 🤎
influenciadora digital é isso né mores errou mas consertou RAINHA
Luíny Maggione kefera sonhou
Luíny Maggione errou??🤔
Ela deu voz para os dois diálogos. Isso nao é erro.
@@renataelorramendonca7302 ela fez um vídeo antes onde falou coisas que não faziam muito sentido, bem no início do vídeo ela comenta sobre, daí ela chamou as meninas para falar sobre o assunto. A Luiny está elogiando ela não criticando
Tive que pausar o vídeo na metade para respirar e desmontar todo o conceito que eu tinha sobre o cárcere. Caramba!
Cléo Santos duas!
A Jout Jout é a única youtuber que consegue me fazer assistir um vídeo de quase meia hora. Tema interessantíssimo, apontando fatos que estão no nosso cotidiano e não percebemos. Vídeo necessário.
Se do seu interesse for, tem tbm um outro formato, o podcast chamado "Mamilos", acredito que contribuiria muito com suas considerações, pq é o que elas fizeram no vídeo de hoje. Super recomendo.
Obrigado pela dica! Uma hora vou dar uma ouvidinha sim.
Só escolher um tema, dar play e embarcar nas melhores reflexões que se pode ter. Haha
Julia, vc fala que não sabe pq fez jornalismo, que não se vê nesse ramo etc mas olha essa tua habilidade de trazer questões de utilidade pública. Vc nasceu pra isso. Parabéns por ter trazido as meninas e parabéns para as meninas! Ótimo trabalho
A coisa mais incrível do mundo é mulher!!!
Mulher que sabe o quer, mulher que sabe que não veio pra servir, mulher que se conhece.
MARAVILHOSAS
Vivi anos frequentando presídios como visita...pra mim é muito dificil falar desse assunto...muitos julgamentos...MUITO preconceito... Hj faço faculdade de Direito e cada dia me sinto mais sufocada pelo sistema que vivemos!
A única coisa que eu queria dizer aqui é que as soluções que muitos estao perguntando aqui nos comentários não são simples...nem rápidas...nem populares...por isso não acontecem! O problema não esta na classificação do crime...se é grave ou de menor potencial ofencivo...a questão é os interesses que estao por trás da manutenção de uma sociedade miserável que só cresce. O univerdo carcerário faz parte do cotidiano periférico... Isso é fato. A ideia nao é defender bandido...a questão é porque os bandidos estao surgindo cada vez mais...qual é a causa de tanta violência... Definitivamente...não suporto mais ver as pessoas gastando energia em criticar os direitos humanos...enquanto deveriam busca-lo para um dia termos menos miseria e violência! Só um desabafo!!! Nem sei se falei alguma coisa que fez sentido!😢
Concordo com o que você disse. Estamos numa sociedade que valoriza o ódio e quer "combater" o outro tirando os direitos humanos, que como o próprio nome diz: é para todos os humanos! Se nos unirmos podemos nos ajudar muito mais.
Fez sentido sim!
Dainelle Assis Lula Livre! A pobreza e a falta de oportunidades municia a violência. O punitivismo não resolve, mas aumenta a violência. Temos que lutar por Democracia, Soberania e Justiça Social. Escola, Saúde e Empregos ajudam, né?
Dainelle Assis faz todo sentido! Acredita mais em você! Concordo plenamente contigo! Mas infelizmente a realidade do curso de Direito bem como a da nossa sociedade é a inversão da teoria. A prática é bem diferente...
Dainelle, incrível TUDO o que você disse! Sinto muito por sua experiência triste, mas interessante como também isso te fez buscar entender o que se passa, para além dos discursos violentos, preconceituosos e ignorantes das "pessoas ditas de bem"...
Gente! Essa maravilhosa de tranças é a Shuri disfarçada!!!! Wakanda Forever!
Hannah OD eu tbm pensei nissoo
Tudo bem, cadeia não funciona. Qual a solução então? Porque depois de 30 minutos de vídeo, ninguém apresentou nenhuma alternativa. Não tô atacando, tô perguntando na boa mesmo, porque quero saber. Se a APAC não é uma boa alternativa, qual é a alternativa então?
Feijões Mágicos pelo que observei elas são contra APAC por não terem dados
Elas apenas apresentaram as falhas, que já ajudariam. Outra questão que ajudaria seria a revisão da politica de guerra às drogas. Mas posso te dar uma dica ótima? Procura o google acadêmico e pesquisa por estudos sobre encarceramento. Devem existir milhares... Um vídeo de apenas alguns minutos nunca te daria um panorama geral de um problema tão complexo.
aplicação da lei!
@FeijõesMágicos estava aqui me perguntando isso e acho mto interessante a Jout Jout nos trazer novas informações... E outros lados.
Mas quem tá preso é em sua grande parte culpado e merecem estar lá. Não tenho pena, creio que devam ter meios mais humanitários deles cumprirem suas penas. E as Apacs para mim não são ruins.
Hellen Marquesini pensa além do crime cometido, pensa no porque esse crime ocorreu, acho q isso ajuda na reflexão sobre qual a real solução!
Acho tão lindo quando um produtor de conteúdo fala sobre causas sociais, levanta problemas e discute as possíveis soluções! Queria q tivesse mais!! ❤
Fiquei menos burra e menos preconceituosa com esse vídeo! OBRIGADA POR ISSO MENINAS!
Eu só fiquei com dúvida sobre o que elas acham que deveria ser feito em relação a quem realmente apresenta perigo à sociedade. Faltou expor a “solução” (não que seja simples, mas né). No mais, todas maravilhosas.
Aplicação da Lei!
Clara, um dos vídeos linkados trabalha um pouco essa sua preocupação, ele mostra como é possível resolver conflitos sem ser com o direito penal. Veja só: www.youtube.com/watch?v=W8bEQ...
Eu também fiquei nessa dúvida. Estupradores, assassinos, etc, qual seria a proposta de punição (nem acho que essa seja a palavra certa) para crimes como esses?
Como abolicionista, enxergo com uma primeira via a utilização da justiça restaurativa como meio de solução de conflitos fora do sistema de justiça criminal.
Não existe formas de “melhorar” “reformar” o sistema. Precisamos pensar alternativas fora dele. O sistema de justiça criminal tem defeito genético da seletividade.
A soluçao eh a empatia de geral pra se conscientizar e cobrar uma forma justa e real de se resolver esses problemas de violência e etc
Então a crítica não é a APAC, mas ao sistema carcerário em si. Em outras palavras, apesar de tudo que fora dito ser uma triste realidade, o caminho para um abolicionismo penal é minimizar essas estruturas. Sigo acreditando que a APAC é um sistema muito interessante para diminur essas mazelas. Mas sem duvidas a pena sempre será um mal maior ao mal causado pelo indivíduo.
Francisco Mesquita estou colando isso nas minhas respostas, por que estou preocupada com esse vídeo.
APAC é um sistema muito bom, não tem motivo pra desdizer as maravilhas que foram ditas no vídeo que ela defendeu as APACs.
" Jout Jout, gostei do vídeo e achei muito interessante.
Mas não encontrei nenhum argumento forte o suficiente que convencesse a acreditar que APAC não é um bom método de ressocialização.
As moças falaram muitas coisas interessantes e necessárias, mas nada que propusesse uma nova maneira efetiva de ressocialização.
"Cumprir a lei" é necessário mesmo, entretanto é difícil exigir isso em um país que até o Congresso Nacional não condiz com o que deveria.
A verdade é que a APAC é uma sugestão de cumprimento de pena, e uma possibilidade de saída de um sistema extremamente falido que é o sistema carcerário convencional brasileiro.
Injustiças são possíveis sim, e isso é extremamente triste e desesperador.
A respeito da sistematização da APAC falaram, falaram, falaram e não disseram nada.
Além disso, com esse vídeo de certa forma vocês podem prejudicar a credibilidade de uma instituição que ajuda tantas pessoas a se reconciliarem com a sociedade e com as suas próprias famílias.
Digo isso por que eu sou uma estudante e pesquisadora no âmbito do método APAC, e pude estar PESSOALMENTE em uma delas para analisar o trabalho grandioso que é feito.
Não digam que APAC não é um método de ressocialização melhor do que o convencional, a não ser que apresentem um melhor e mais eficaz (o que seria ótimo e eu apoiaria muito).
Exigir o cumprimento estrito da lei infelizmente é utópico. APAC é uma proposta que tem dado certo (na medida do possível)."
Legal, Istefani! Sou estudante de Direito e pesquisei um tempo na área de criminologia e também sempre tive boas referencias e dados a respeito da APAC. Certa e brilhantemente, as meninas trouxeram grandes verdades, mas que, ao meu ver, dizem mais respeito ao (falido) sistema carcerário e ao fato dele ter uma "clientela" especifica, tal como elas disseram, que são os negros, pobres e periféricos, mostrando que o sistema além de opressor é racista!
Eu concordo COM TUDO que elas disseram! Mas de fato não vejo como o vídeo possar ser uma crítica direta as APAC's e como não seria mais interessante que, existindo esses sistema falido, nós não tentássemos investir em modelos como esse para, quem sabe no futuro, reorganizarmos o sistema como um todo.
A crítica que elas fizeram em relação às APAC's foi o fato de ser um "público" muito seletivo que não compreende a parcela de pessoas que mais necessitam de um sistema mais humanitário.
mas só é seletivo, Alzira, porque as APAC's não tem estrutura e difusão como os cárceres comuns!
Jout Jout dá o nome e o direito de resposta pras manas questionadoras, melhor pessoa ❤️💅
Que aula, meninas, que aula. Obrigada Jout Jout por trazer essas mulheres necessárias pra falar de um assunto tão problemático
Que conversa necessária! Acho que esses foi um dos melhores vídeos desse canal! Pesado, essencial, com pontuações necessárias e bem colocadas sobre o tema. Esse vídeo merece um download.
Julia! Não posso dizer que tô surpresa porque de você eu sei que sempre posso esperar o melhor, mas de fato tô admirada. Seu trabalho é único e fantástico, esse tema é muito interessante e dar voz, no seu próprio canal, a pessoas que te criticaram foi muito importante. Uma aula de coletividade pra tantos canais "militantes" que impõem suas opiniões e limitam as discussões ao que lhes interessa, nunca admitindo erros e jamais promovendo debates.
Jout Jout, faz um vídeo sobre cota? Por favooor
Já achei que era uma girl band
Eu fico muito felz de ver o que esse canal se tornou! Acompanho desde o início e a evolução da Júlia de do Caio como comunicadores que se preocupam com o entretenimento e assuntos políticos importantes é lindo de ver.
esse vídeo levantou questões e tá fazendo eu refletir sobre esse tema, só posso agradecer por ele existir, AMÉM
O titulo do video deveria ser: O lado que ninguém conta !
É exatamente isso que vcs expuseram. Minha formação é na área jurídica e mesmo lidando com essa realidade, muitos colegas ainda pensam que a solução de tudo é encarceramento, mas não param pra pensar o encarceramento de quem? Porque como vcs citaram, nós realmente sabemos que cometer crime não é pressuposto para ser preso, mas sim sua aparência e condição social. Realidade que só atrasa o Brasil.
"O mundo tem medo de mulheres extraordinárias."
Extraordinarios sao os presidiarios que montaram e organizaram o próprio sistema prisional paralelo.
Meu irmão, esse vídeo abriu minha mente em tantos aspectos que nem sei. Vou passar muito tempo refletindo sobre tudo isso. Parabéns pela ombridade de admitir um erro e ainda falar sobre ele dessa forma. Lindo
MUITO OBRIGADA por trazerem essas informações pra nós! Vivemos às sombras de uma mídia de interesse e de extrema desigualdade e injustiça! Vcs são mulheres maravilhosas. Obrigada mesmo!
Concordo com todos os pontos levantados durante a conversa. Mas acho que nada do que foi falado tira o mérito da APAC. Sem que quem trabalha ou tem contato com essa área costuma ser cético em relação ao nosso sistema jurídico e de cumprimento de pena (me incluo nesse grupo). Mas depois de trabalhar alguns anos na aérea e conhecer a APAC por meio da minha ex chefe (juíza), vejo nesse sistema uma luz no fim do túnel. Ouvi pessoalmente depoimentos de reeducandos que passaram pela APAC e o quanto a experiência mudou a vida deles. Sem contar que o índice de reincidência é de 30% na APAC, MUITO mais baixo do que no sistema tradicional. Eles têm acesso a educação, cuidados com higiene e saúde, têm disciplina, a família participa ativamente do cumprimento da pena, trabalham dentro da própria associação e tem assistência espiritual - coisas que não faziam parte da vida deles mesmo quando soltos. Além de tudo, são tratados como pessoas, não como bichos, como no sistema tradicional. Isso faz a maior diferença do mundo. Ouvi famílias dizendo que a APAC foi a melhor coisa que aconteceu na vida delas, pq o reeducando saiu muito melhor e ajudando mais em casa do que antes de ser preso. Os problemas citados no vídeo são reais sim e precisamos rever muita coisa no nosso direito e sistema carcerário, e eu penso que a APAC é um ótimo jeito de começar
Queria tanto debater esse assunto, mas teria que ser pessoalmente, é um assunto muito delicado para se falar pela internet. Mas que bom que estão trazendo esses debates a tona
MANO ESSAS MINA TEM QUE ABRIR UM CANALNORUclips SOPRA FALAR DESSES TEMAS
Júlia ensinando a importância da escuta. Que vídeo maravilhoso com um monte de mulher maravilhosa ♥
Amor, conhecimento e canal que nos traz obviedades. Melhor coisa para começar o dia
Gentechyy! que video maravilhoso. Obrigada por trazer essa mulherada linda para nos ensinar tanto ❤
Um amigo está preso a 4 meses, ele foi "pego" em uma briga de torcidas organizadas ( na verdade a briga foi na frente de uma estação de trem e ele estava comprando o bilhete) onde a "vítima" não o reconheceu e a única coisa que ele tinha no bolso era o próprio celular a qual ele tem a nota fiscal. Não tem motivo algum para ele está em prisão preventiva, mas ele tá lá antes mesmo do julgamento acontecer, sendo tratado feito um bicho. A sorte é que a família conseguiu pagar um advogado mas e as pessoas que dependem da defensoria pública?
Enfim é muito revoltante saber que uma pessoa inocente está passando por um processo deplorável!
Beatriz, seu amigo não é exceção no sistema! Infelizmente muitas pessoas que estão ali dentro são presas provisoriamente. Infelizmente as Defensorias Públicas são sobrecarregadas e quem depende delas acabam tendo que esperar muito tempo na prisão. Esperamos que ele consiga acessar seus direitos!
ITTC sim, só que a gente só para pra pensar nisso e em todo esse sistema quando acontece com alguém de perto sabe?!
Que vídeo rico em informação de qualidade! Parabéns mulheres que nem conheço, mas já considero pra caramba! Parabéns JoutJout por ter nos dado essa belezura de vídeo!
Jout Jout, esse vídeo foi muito útil para informar a sua família sobre um assunto que muita gente desconhece completamente. E vc está realmente fazendo valer o seu papel na sociedade e exercendo sua profissão de jornalista. Mais assuntos e pessoas com o gabarito que essas Mulheres Maravilhosas que vc nos apresentou!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estou apaixonado por elas!!! Jesus, o que é essa Historiadora então?? Muitos corações !!!!
Mas eu levei um murro na cara com esse video ! São tantas informações e tantas coisas para se repensar só agradeço por este video incrível e por expor essa realidade, que pra mim , estava imperceptível, melhor eu percebia porem não conseguia ligar os pontos e agora a verdade veio a tona. Preciso compartilhar esse video e dividir esse conhecimento com as pessoas a minha volta. Obs: Obrigado por este murro rs !
Mal vi essas meninas super empoderadas junto com a Jout Jout e já dei like hahaha
Vc é muito linda. Mto top. Mto inteligente. Vc tem a imagem de uma amiga que te convida para tomar um café debaixo de uma cerejeira com uma mesa de ferro de jardim ao som dos pássaros de um entardecer. Olho pra vc é sinto vc um ser convidativo de amigos. Pronto falei tô leve
JESUS! EU TO CHORANDO DE EMOÇÃO POR TER ABSORVIDO TANTAS COISAS BOAS, EU AMO VOCÊS. JESUS, JULIA! VOCÊ É UM ÍCONE E SÓ ME APRESENTA A ÍCONES.
Nossa que vídeo!! Aprendi muitas coisas sobre o sistema carcerário. Realmente essas mulheres divinas que você convidou são especialistas no tema. Parabéns para todas!! E a você Júlia por achar e convidar elas 😁😁
Nossa eu aprendi tanto que não dá nem pra colocar em palavras!!!!
Não acho que o vídeo de hoje mostrou o real problema das APAC's. Todos sabemos que o sistema prisional é falho e que a função de ressocialização não é cumprida. Embora o uso das APAC's seja uma terceirização do estado para uma ONG fazer o trabalho do estado, ainda é algo e ainda tem efeito. As meninas do vídeo de hoje criticaram o sistema mas não trouxeram nenhuma sugestão ou alternativa ao sistema criticado e falido que temos hoje.
APAC não é a solução, muito menos as prisões, mas com o que temos hoje, é mais coerente apoiar o trabalho das APAC's e esperar que um dia o estado faça isso por conta do que apenas criticar algo que é senso comum ser ineficiente sem apresentar qualquer alternativa ou teoria de como melhorar o sistema.
Taisinha a crítica as apacs está nas entrelinhas. veja a partir do minuto 17 do video .
Taisinha até porque a moça mesmo disse que nao conhece o regulamento da APAC, então fica complicado criticar algo que nao procurou saber. eu particularmente admiro o sistema das APACs. fato é que o sistema prisional é precário, mas nao vejo a APAC como problema.
e a seleção do prazo pra ir pra APAC, é pq é necessário o interesse do preso em ir pra la.
Se quiserem entender o porque não apoiar as APAC's leiam esse texto:
justificando.cartacapital.com.br/2018/05/07/criticos-desinformados-e-as-apacs-como-dominacao-capitalista-e-religiosa/
E procurem pelo canal "Cifra Oculta" no youtube
Taisinha, a ideia é procurar soluções que reconheçam o problema como um todo. O problema a ser solucionado de verdade não é que as prisões têm condições ruins, essa é só a ponta do iceberg. O problema é o sistema penal em si por tudo que as mulheres falam no vídeo! Para lidar com esse problema, tem dois lados para serem vistos: um que são as medidas para desencarcerar, isso é, tirar as pessoas da prisão (ao invés de torná-las "melhores") e outro que é solucionar os conflitos de outro jeito. Para essa segunda questão, recomendo muito esse vídeo aqui: ruclips.net/video/W8bEQQp9sjg/видео.html
1) "Esperar" nunca é a solução. 2) O problema é estrutural e conceitual - é o sistema, é a lei, é a desigualdade e a estratificação social, é o racismo...
Que vídeo maravilhosooo!! Toda minha monografia em 30 minutos!😍❤️ Amei. Parabéns a essas mulheres fodas!!!
O debate sobre o sistema carcerário é profuso, profundo é absurdamente necessário, e esse vídeo foi um ótimo começo.
Esse é o vídeo mais maravilhoso, no sentido didático e desesperador pela realidade que já assisti.
Eu acho q um discurso não elimina o outro. Ok, elas têm razão mas as apacs é um paliativo necessário, muito melhor q as prisões comuns.
Preciso assistir esse vídeos no mínimo 5 vezes para analisar todas as partes
Triste. Devo viver em outro mundo. Sou advogada especialista em direito penal e direito processual penal, namoro um policial federal e infelizmente não conhecemos presos por crimes banais. Infelizmente, da mesma forma, conhecemos gente bem perigosa que está a solta, cometendo crimes a mão armada e fazendo vítimas que terão que fazer terapia pelo resto da vida em função do trauma.
Kamilla Sestrem Melim vc diz q não conhece de conhecer pessoalmente? Ou de não ter esses dados sobre os tipos de crimes e o percentual de gente sem julgamento presa? Fiquei na dúvida, brigado!
Ágata Barbosa, me refiro a ver essa realidade pessoalmente. Os dados precisam ser acompanhados da vivência prática para levarmos a ferro e fogo. Se olharmos os dados do índice de encarceramento e confrontarmos com o índice de violência, poderíamos chegar à conclusão de que prender não reduz a violência. Mas se observarmos o índice de impunidade (existência de crime que, por algum motivo, não chegou em condenação e aplicação da pena), verificaremos que são imensos e que também pode ser em função da impunidade que continua existindo tanta violência crescente. Verificando que existem esses dois lados, olho pra minha vida prática e vejo: dentre vários criminosos e pessoas envolvidas no meio jurídico que tive contato, não conheci um preso sem razão (sem existência de perigo para sociedade), mas conheço várias pessoas que já estão soltas e me disseram pessoalmente: cometi o crime e continuarei cometendo... E isso envolve roubo mediante o uso de arma de fogo, estelionato contra idosos, dentre vários e vários outros. A realidade é muito triste, infelizmente. Gostaria muito de poder sentar para debater e podermos falar sobre nossas experiências.
Kamilla Sestrem Melim agora entendi! Muito obrigada por me ajudar!
Cer´tissima,amiga!! Deixa esse povo idiotizado .Quero ver levar essas pessoas "lindas" para a casa e familia delas...Tô contigo e não abro. Cidadão de bem faz coisas certas. Quem errou tem q ser preso porque essa é a lei e tem q ser respeitada
Amanda Barotti bons argumentos, ótima forma de diálogo Kkkkkk parece realmente muito inteligente.
Vídeo necessário 👏👏👏 triste realidade
Me sinto com uma mente totalmente diferente. Quero mostrar pra todo mundo, mas nem metade vai dar o braço a torcer e assistir um vídeo que ameace abalar sua opinião formada socialmente. Mas falando por mim, aprendi demais! obrigada.