Minha mãe tá aqui do lado, em casa, com um câncer terminal na cabeça, nos cuidados paliativos, “aguardando a sua hora” e do meu outro lado está minha filha de 9 meses. Estou vivendo o pior e o melhor momento da minha vida ao mesmo tempo. Pensei tanta coisa enquanto via o vídeo, queria comentar tanta coisa mas não consigo traduzir aqui em palavras. Obrigada Julia por existir, obrigada por trazer esse ser iluminado. Eu só...sei lá. Eu To tentando dizer alguma coisa e to que nem a Júlia, só segurando o choro com a mão na boca.
A GENTE MORRE e fica tudo aí,os planos a longo prazo e as tarefas de casa, as dívidas com o banco,as parcelas do carro novo que a gente comprou pra ter status.A GENTE MORRE sem sequer guardar as comidas na geladeira,tudo apodrece, a roupa fica no varal.A GENTE MORRE, se dissolve e some toda a importância que pensávamos que tínhamos,a vida continua, as pessoas superam e seguem suas rotinas normalmente.A GENTE MORRE e todos os grandes problemas que achávamos que tínhamos se transformam em um imenso vazio, não existem problemas. Os problemas moram dentro de nós. As coisas têm a energia que colocamos nelas e exercem em nós a influência que permitimos.A GENTE MORRE e o mundo continua caótico, como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença.Na verdade, não faz.Somos pequenos, porém, prepotentes. Vivemos nos esquecendo de que a morte anda sempre à espreita.A GENTE MORRE, pois é.É bem assim: Piscou, morreu.O cachorro é doado e se apega aos novos donos.Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão ao cinema.A GENTE MORRE e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa. As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora.Quando menos se espera, A GENTE MORRE. Aliás, quem espera morrer?Se a gente esperasse pela morte, talvez a gente vivesse melhor.Talvez a gente colocasse nossa melhor roupa hoje, fizesse amor hoje,talvez a gente comesse a sobremesa antes do almoço.Talvez a gente esperasse menos dos outros,se a gente esperasse pela morte, talvez a gente perdoasse mais, risse mais,saísse a tarde para ver o mar, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.Quem sabe, a gente entendesse que não vale a pena se entristecer com as coisas banais,ouvisse mais música e dançasse mesmo sem saber.O tempo voa. A partir do momento que a gente nasce,começa a viagem veloz com destino ao fim - e ainda há aqueles que vivem com pressa! Sem se dar o presente de reparar que cada dia a mais é um dia a menos, porque A GENTE MORRE o tempo todo, aos poucos e um pouco mais a cada segundo que passa. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O POUCO TEMPO QUE TE RESTA? 👀👀
@@katiaflores7929 Adorei teu texto! Ótimas colocações! Normalmente e infelizmente não aproveitamos o agora (estado atual), e sempre ficamos "convencidos" que teremos um amanhã! Mas não sabemos! Tá tudo muito líquido, parece fácil se despedir sem olhar pra trás, parece fácil não desejar uma boa noite, parece fácil prorrogar por mais 1 ano para visitar os avós...
A Ana Cláudia é minha referência há pelo menos 6 anos, desde que eu estava no final do ensino médio e sabia que tinha que cuidar de gente mas não sabia como. Acreditava que a medicina não era para alguém como eu, que precisava ajudar os pais em pouco tempo; que eu não era capaz de lidar com o sofrimento. Conheci o trabalho da Ana e de alguns outros profissionais de cuidados paliativos e descobri minha vocação. Entrei para medicina e logo no primeiro semestre adoeci de uma forma muito parecida com a que ela retratou nesse vídeo. Planejei meu suicídio por não encontrar correspondência do que eu queria naquele universo que eu vivia na faculdade e achava que minha vida, em parte, se resumia àquilo. Foi nessa época que descobri que minha avó tinha leucemia e eu procurei ser forte, estar do lado dela, e por incrível que pareça nos últimos meses de vida da minha avó pude descobrir o que eram os cuidados paliativos e, com a ajuda dos médicos do INCA, auxiliar minha avó nessa jornada. Quando ela se foi era um domingo lindo, um feriado de sol incrível e eu tinha passado o dia passeando com minha irmã. Sofri de saudades e até hoje fico com lágrimas nos olhos de falar dela por tudo o que ela foi para mim. Mas nesse momento vovó me deu um propósito também. Passei alguns meses bem deprimida mas decidi que ia fazer pelos meus pacientes o que os profissionais fizeram por ela e eu ia praticar a medicina com o amor que me levou até ela. Voltei minhas pesquisas com cuidados paliativos, entrei na liga do assunto na universidade, entrei em grupos de pesquisa e comecei a levar o assunto para todo lugar que eu ia. Meus amigos na faculdade já entendem bem mais essa minha vontade, meus professores atualmente se mostram mais abertos e com vontade de contribuir com minhas ideias... Eu ainda não sei se quero ser geriatra ou pediatra, mas com toda certeza do mundo, a filosofia dos cuidados paliativos faz parte de quem eu sou. Eu sou a Ana Beatriz, filha e irmã, amo meus cachorros, vivo um grande amor há 7 anos, amo ler e tenho um Instagram de leitura, gosto de tomar cerveja e comer lasanha, quero viajar o mundo todo, ano que vem viro médica e sou apaixonada por cuidados paliativos. Ana, obrigada por ter me mostrado esse caminho alguns anos atrás e ter contribuído, de alguma forma, com quem eu sou hoje.
Linda história! Compartilho desse sentimento por minha avó que faleceu a um ano e compartilho desse desencontro com a Universidade que tive recentemente no mestrado, mas retornei e quero caminhar muito lúcida por outro caminho que não é esse do status quo acadêmico e quero ser feliz fazendo isso! Obrigada por compartilhar sua história, será uma ótima médica e sigamos fazendo nosso trabalho e vivendo nossas vidas com mais amor!
@@vanessacocenza7489 é uma decisão um tanto quanto complicada essa de optar por não fazer o que te dá status, que te eleva academicamente, e seguir por um caminho das pedras que te faz feliz. Diariamente lido com alguns desses dilemas e tento ser forte nos meus propósitos, sem desanimar. Por isso sempre volto para os momentos que me incentivaram a fazer o que eu amo e então eu me alinho de novo. Para mim não faz sentido uma medicina que cuide de doenças... Eu sou uma pessoa que gosta de pessoas. E é nisso que quero seguir.
ESSE MOMENTO É MEU! Jout jout, há vários videos venho te pedindo para tocar nesse assunto. Sou enfermeiro de cuidados paliativos e passo um "perrengue" desde que comecei. Ao início achei que seria um fracasso romantizado, mas com o tempo fui percebendo que é apenas a única certeza que temos, que é a morte. Muitos na faculdade me criticaram, me colocaram pra baixo, falaram pra eu desistir desse meu sonho que é trazer qualidade de vida para pessoas que estão partindo. Faço meu trabalho com todo meu amor, uma visão holística pro paciente, família e amigos. Com o final da vida das pessoas, já padeci e ajoelhei pedindo a Deus para que me colocasse algum caminho bom e ser mais efetivo naquela hora - o que, por várias vezes, era impossível. Com o final da vida iminente, as pessoas têm uma experiência de voltar pelo pensamento em toda sua vida, suas decisões, seus medos, sua angústia, sua ansiedade, sua espiritualidade. Sempre à serviço da felicidade, do conforto e bem estar. Experiência única e individual, igual nosso nascimento. E sem vergonha digo que tive que me afastar durante um ano, por problemas de saúde mental, pelas situações LINDAS e TRISTES que eu passei. Obrigado pelo vídeo. Um grande abraço pras duas. Beijão.
É um trabalho que poucas pessoas escolhem fazer pois é necessário ter muito amor no coração . Amor pelas pessoas. Que Deus te proteja e te dê forças para seguir o caminho firme. Perdi um dos meus filhos com 6 meses de idade e o hospital além de dar conforto para ele , me deu também. Sou muito grata por profissionais como você e a Dra. Ana Cláudia ! Obrigada Jout Jout por esse encontro !
“Se você está pensando em se matar hoje, deixa pra amanhã. Hoje não é um dia legal para se matar.” Falou com palavras delicadas sobre um assunto tão frio. AMEI MUITO! Precisava assistir esse vídeo. Obrigada.
Meu pai faleceu essa madrugada, estou agindo as burocracias... recebi notificação do vídeo e assisti enquanto espero, foi precioso demais!! Mensagem extremamente acolhedora neste momento. Gratidão !!
“Acho que uma das coisas mais sinistras da história da civilização ocidental é o famoso dito atribuído a Benjamim Franklin, ‘tempo é dinheiro’. Isso é uma monstruosidade. Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida, é esse minuto que está passando. Daqui a 10 minutos eu estou mais velho, daqui a 20 minutos eu estou mais próximo da morte. Portanto, eu tenho direito a esse tempo. Esse tempo pertence a meus afetos. É para amar a mulher que escolhi, para ser amado por ela. Para conviver com meus amigos, para ler Machado de Assis. Isso é o tempo. E justamente a luta pela instrução do trabalhador é a luta pela conquista do tempo como universo de realização própria. A luta pela justiça social começa por uma reivindicação do tempo: ‘eu quero aproveitar o meu tempo de forma que eu me humanize’. As bibliotecas, os livros, são uma grande necessidade de nossa vida humanizada.” (Antonio Candido)
Eu levo o termo "Tempo é dinheiro" como aproveitar tudo até último segundo, como se fosse escasso, pq é, e não desperdiçar, pq você não tem a ctz que terá de novo. Seja em qualquer aspecto da vida. Amor tem um preço, renunciar tem, a felicidade tem, tudo tem, você decide quanto vale cada uma delas, e o quanto pagará, mas uma das certezas que se deve ter, por mais que sejam valores diferentes, você não pode o desperdiçar.
Joutjout, aos 13:07 eu parei o vídeo Sentei na mesa e reiniciei porque eu preciso "resolver" essa semana minha vida.. eu preciso falar pros meus pais o quanto eu to mais perto do fim e tão infeliz. Muito muito muito obrigada por me mostrar que se passaram 23 anos em que eu agradei TODAS AS PESSOAS POSSÍVEIS QUE AMO, menos eu mesma. Vai ter uma lista e ainda essa semana vou apresentar aos meus pais. Eu não quero engenharia Civil e sim Confeitaria.. torçam por mim família Eu não sei mesmo o que me aguarda daqui pra frente !
Comparar a morte com o trabalho de parto foi muito incrível! É curioso como os dois eventos foram sequestrados pela medicina e transformados em eventos hospitalares e não mais domiciliares, algo das famílias.
Impactante: " Viver cada dia como se fosse o penúltimo " " Valorizar e defender o tempo " " Se você se não é protagonista da sua vida em nenhum momento da sua história, saiba que da sua morte você será " :()
Provável que você, Júlia, nem deve ler esse comentário, mas escrevê-lo me fará colocar pra você angústias que eu tenho internalizadas. Todas as minhas amigas, da minha idade (tenho 20) já namoram, ou namoraram, e eu nada. Tem todo um fator também, pelo fato de eu ser trans, e não ter encontrado um cara nesse mundão Rio de Janeiro, que seja mente aberta o suficiente pra assumir um relacionamento. Mas esse vídeo, mudou a minha percepção neste momento, as 17:13 de uma quinta-feira. Eu mal conheço a minha casa, nem explorei todos os quartos, os cômodos, como posso querer conhecer a casa de outra pessoa? Como posso querer estar na vida de outra pessoa se ainda estou me conhecendo? Julia, eu já tinha desistido, de muitas coisas, mas hoje, muito foi mudado em mim. Só tenho a agradecer a vocês duas! Beijos de luz ! (parabéns caião papai 2019)
Aaaah ❤❤ vamu explorar nossa casa. Eu e uma amiga chegamos a uma conclusao em comum q conhecer (e se conhecer tbm) eh q nem entrar num quarto ai tu ve uma porta laaaa no fim mas ai ce ve q tem umas umas 50 portas dos lados e tem tanta coisa pra explorar e quando agnt pensou nisso era num sentido meio negativo mas pensa no tanto q da pra explorar da uma esperança e uma curiosidade vamu explorar. No rio nao tem um boy mente aberta mas tem Minas, SP, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, França, México, Lituânia, Luxemburgo socorr
Eduarda Balduino que lindo seu comentário!! Talvez psicoterapia te ajude a conhecer sua casa! Procura uma psicóloga perto de você, em muitas universidades você encontra profissionais legais, por um preço acessível! Bjs
nossa e ela falou de ser voce mesmo,pra nao agradar o outro,pra algumas pessoas e muito dificil,depois que perdi meu pai tirei muitas amarras de ser o que quero ser,da minha felicidade sabe
Cara, eu percebi isso quando a minha vó faleceu e eu tinha 18 anos, foi a coisa mais triste e ao mesmo tempo a maior certeza de que existe alma, de que tem algo, não existe a possibilidade de não ter! Só não sabemos o que e quando, se é que vamos alcançar! Foi uma parte que mexeu muito também comigo, pois foi a minha percepção exata sendo falada por outro ser humano, muito diferente e mais experiente! Bizarro Espero que você fique bem e todos fiquemos! Sou do Rio também, quem sabe um dia a gente não se conheça nesse mundão de nosso D'us! Boa sorte e desculpe o testamento, haha :)
Quando me perguntarem porque aos 42 anos eu abandonei uma carreira para correr atrás de cursar Psicologia eu vou dizer que a resposta está nesse video e também quando perguntarem porque fugi de um relacionamento abusivo por 18 anos e com três filhos... A vida é tão linda para ser desperdiçada, temos que viver, viver e tentar ser feliz com o minimo que temos para ser FELIZES. 💞 Video lindo.
E eu me culpando por ter me formado com 17 anos no ensino médio, ter passado por 3 faculdades e começando psicologia só agora com 22 mesmo sabendo que é o que amo desde os 17.
ola infinita tbr não sei se vc vai ler isso mas , a dois anos atras vc fez esse comentario e hj eu li , algo nesse comentario chamou minha atenção , essa frase , me deu vontade de escrever um livro talvez com essa frase , enfim essa frase mudou algo em mim , de vez em quando vc muda minha vida , de vez em quando pessoas mudam nossas vidas , achei isso tão interessante , saiba que apos ler esse comentario algo mudou em mim
Jout Jout, libera a "versão do diretor" desse vídeo: deixa as duas horas gravadas originalmente, sem edição, sem cortes. A gente precisa falar mais disso, obrigada pelo vídeo ❤️
"O desapego é você não se apegar, porque você vai perder, mas aí você abandona quando faz isso. O desapego verdadeiro é quando a gente se encontra, a gente se transforma pelo encontro e segue a nossa vida. Me desapeguei daquele momento do encontro porque agora eu já sou você junto comigo."
Esses dias eu tava falando com meu namorado sobre a morte. Perguntei se ele pensava sobre a morte e ele disse que sim, e eu raramente penso sobre isso... evito, na verdade, como a maioria das pessoas. É a única certeza e é por isso que a gente “foge” de imaginar como será. Já passei por uma doença super grave onde quase perdi a minha perna e ali eu pude entender a fragilidade real da vida e de mim mesma. Agradeço por estar viva hoje mas percebi que mesmo sendo jovem, tudo pode acontecer (porque o jovem pensa que é imortal)! Depois dessa experiência eu mudei toda a minha vida, entrei e saí de relacionamentos ruins e abusivos, mudei de país 4 vezes, fiz 3 cursos entre eles 2 fora do Brasil, criei e realizei tanta coisa, vivi tanta coisa, vou casar em breve com um baita companheiro... Então assim, na medida do seu alcance não deixe nada pra depois, sem querer ser pessimista ou sombria porque, né? O amanhã pode nem chegar (embora a gente espere que ele chegue sempre ❤️)
BelQueSeQuis quanto mais jovem, menos pensamos nas consequências das nossas atitudes e escolhas. Eu já passei dos 40 e aí as coisas fazem mais sentido mas espero que nem todos esperem alcançar certa idade pra entender que quem é vivo é mortal.
Eu sempre volto aqui quando tenho ideações suicidas. Tô na mesma fase do curso que a Ana estava e esse vídeo me resgata, eu lembro que ainda tenho muito a ver, muitos pacientes para cuidar.
Eu faço o mesmo. Sinto que ao voltar aqui recobro a consciência de que se eu partir irão também todas as possibilidades de mudança e de uma vida mais feliz.
Caramba, Jout. Esse vídeo tocou bem no meu coração. Eu estou entrando agora no último ano da faculdade de medicina e tenho sentido uma desilusão imensa quanto à postura de alguns (muitos) profissionais quanto ao atendimento do paciente como um todo. Faltei bastante, entrei e depressão e pensei em abandonar o curso. Foi aí que descobri médicos incríveis, feito a Ana Claudia (o vídeo do TED dela rolou nos grupo de WhatsApp da vida e eu chorei rios quando vi pela primeira vez). E descobri, também, que não preciso seguir o padrão que tem rolado ao meu redor. E aí eu decidi por Medicina de Família e Comunidade, porque foi uma área que me encantou demais por enxergar as pessoas como um todo, e tive que ouvir que vou fazer essa especialização porque "tenho medo de Medicina de verdade". Me desiludi de novo. Esse vídeo maravilhoso me lembrou que cuidar de gente é bonito pra caralho e que é por isso que eu entrei na faculdade. Que profissional, que mulher, que ser humano. Estou inspirada de novo. Então muito obrigada!
Sartrix Imagina! Sou médica Endocrinologista e te digo que Medicina da Família e Comunidade é a Medicina de verdade! É o que as pessoas mais precisam que seja bem feito nesse país! Siga seu caminho que vai ser de sucesso! 😊
Camila Chiavoni muito obrigada pelo apoio! Palavras bondosas feito as suas que trazem a lembrança da vocação de fazer o bem e trazer conforto pro que sofre, seja doente ou não. Obrigada de verdade! Beijos de luz 😘
Sartrix, passei por um processo parecido no quarto ano do curso (e foi exatamente dentro do contexto dos primeiros contatos com a morte nos plantões) e sei como é difícil. Eu me perguntava várias vezes se aquilo era pra mim. Entrei pra terapia, fui atrás do que importa na MINHA vida, fui atrás das minhas pequenas coisas e da vida que eu gostaria de ter (e acho que isso tem muito a ver com o aprendizado que o contato com a morte me trouxe). Tô no internato agora e vejo como esse momento de crise foi importante. Eu cresci absurdamente - e esse crescimento está intimamente ligado à compreensão das suas próprias limitações. Enfim, eu queria mandar um abraço de longe porque sei o quanto esse processo é difícil, mas que pode te levar a escolhas muito significativas na vida. Um abraço! Plenitude!
A GENTE MORRE e fica tudo aí,os planos a longo prazo e as tarefas de casa, as dívidas com o banco,as parcelas do carro novo que a gente comprou pra ter status.A GENTE MORRE sem sequer guardar as comidas na geladeira,tudo apodrece, a roupa fica no varal.A GENTE MORRE, se dissolve e some toda a importância que pensávamos que tínhamos,a vida continua, as pessoas superam e seguem suas rotinas normalmente.A GENTE MORRE e todos os grandes problemas que achávamos que tínhamos se transformam em um imenso vazio, não existem problemas. Os problemas moram dentro de nós. As coisas têm a energia que colocamos nelas e exercem em nós a influência que permitimos.A GENTE MORRE e o mundo continua caótico, como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença.Na verdade, não faz.Somos pequenos, porém, prepotentes. Vivemos nos esquecendo de que a morte anda sempre à espreita.A GENTE MORRE, pois é.É bem assim: Piscou, morreu.O cachorro é doado e se apega aos novos donos.Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão ao cinema.A GENTE MORRE e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa. As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora.Quando menos se espera, A GENTE MORRE. Aliás, quem espera morrer?Se a gente esperasse pela morte, talvez a gente vivesse melhor.Talvez a gente colocasse nossa melhor roupa hoje, fizesse amor hoje,talvez a gente comesse a sobremesa antes do almoço.Talvez a gente esperasse menos dos outros,se a gente esperasse pela morte, talvez a gente perdoasse mais, risse mais,saísse a tarde para ver o mar, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.Quem sabe, a gente entendesse que não vale a pena se entristecer com as coisas banais,ouvisse mais música e dançasse mesmo sem saber.O tempo voa. A partir do momento que a gente nasce,começa a viagem veloz com destino ao fim - e ainda há aqueles que vivem com pressa! Sem se dar o presente de reparar que cada dia a mais é um dia a menos, porque A GENTE MORRE o tempo todo, aos poucos e um pouco mais a cada segundo que passa. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O POUCO TEMPO QUE TE RESTA? 👀👀
Depois que quase perdi minha mãe, eu passei a pensar mais na morte e passei por vários processos. Hoje em dia, quase que diariamente eu me pergunto: - Se morresse hoje, eu morreria feliz? Quase sempre a resposta é SIM. Não é que eu tenha realizado todos os meus sonhos, comido todas as comidas que queria, ou que eu tenha pedido todas as desculpas que eu preciso pedir. Mas tudo o que vivi até hoje, foi maravilhoso. O pôr do sol está entre minhas melhores lembranças de toda a vida. Toda vez que vejo um pôr do sol eu tenho a certeza de que estou completa e que poderia morrer naquele momento. Ver, sentir, tocar, isso, para mim, faz a vida valer a pena.
A medicina paliativa é o aconchego que se dá ao paciente antes da morte. É o colo. Acho importantíssimo, pois já que a morte é inevitável, que seja leve.
o unico dislike no video com ctz deve ter sido o professor fodao de medicina que ela citou, porque eu vou te contar viu.... quanta sabedoria e orientaçao num video só!!!
Quando minha filha nasceu comecei a questionar tudo e pensar no que a Sue de 70 anos vai sentir falta. Passei 3 anos sem trabalhar fora, sociedade inteira julgando, mas eu tenho certeza que vou sentir falta da infância da minha filha e não de ter um cargo que me faça viver para o trabalho e bens materiais. Eu preciso viver agora, preciso olhar pra ela agora, preciso melhorar minha relação com o mundo agora. E é isso.
ganhei esse livro de presente de um amiga que "me viu" nas páginas, segundo ela. Comecei a ler num plantão no hospital. o tanto que eu chorei... e grifei... e escrevi nas bordas, nossa. Amei demais. Deu 2h30 da manhã eu disse chega e decidi ir pro quarto tentar descansar um pouco e absorver o aprendizado. Meia hora depois me ligaram por conta de um paciente mal. Fui lá ver... era um moço que tinha chegado naquele mesmo dia, estava mal, tinha um câncer bem avançado, morreria em breve. Mas ninguém tinha conversado ainda com ele sobre isso, ngm tinha definido com ele e com a família o tanto que ele ainda queria prosseguir tratando. Aí me vi frente a uma pessoa morrendo, sem capacidade de conversar comigo, eu sozinha, sem familiar por perto, tendo que decidir se eu ia colocar um tubo na garganta dele para respirar sabendo que ele não sairia mais do tubo ou se eu só deixava ele mais confortável. Tentei ser menos invasiva e escolhi primeiro medicamentos, posicionamento no leito, oxigênio em máscara para deixar mais confortável. Sentei frente ao computador para aguardar os medicamentos fazer efeito. Escrevi tudo que me fez sofrer com uma outra morte que eu tinha presenciado. Pouco depois ele melhorou. Dia seguinte estava conversando. Eu lá exausta, no meio das minhas 36h contínuas no hospital, parei para conversar mesmo, perguntar se ele não queria voltar a fazer radioterapia. Ele chorou e disse que não queria, que causava dor, que ele não queria mais tratar. Mas o oncologista mesmo não sabia e ainda estava insistindo. Numa pessoa que realmente não ia mais se curar e só queria descansar. Eu entendi exatamente o que era cuidado paliativo e o que esse livro estava querendo me passar. Nós vamos morrer. Todos. E precisamos discutir isso com todo mundo. "Minha vida encheu-se de sentido quando descobri que tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si" - Ana Claudia Quintana Arantes sério, mudou minha vida
Minha irmã é psicóloga, sempre trabalhou e defende os cuidados paliativos com unhas e dentes. Trabalhou muito em conjunto com a oncologia, ama trabalhar com idosos, enfim, me orgulho muito do trabalho dela. Muito lindo ver uma medica com um pensamento tão lindo quanto o dela ❤️ viver bem a vida ate o dia em que a morte chegue...
Eu sempre venho nesse vídeo quando preciso tomar alguma decisão difícil ou sinto que não há mais esperança. Esse vídeo certamente me deu forças para continuar.
NEM ACREDITO QUE ESSE ANJO SENSATO TROUXE ESSE ASSUNTO TAO LINDO! Trabalho com cuidados paliativos e é sem dúvida o maior presente da minha vida! Ter noção da própria mortalidade nos faz ver, e viver, a vida de outra forma. E a morte também! Vivo falando, não dá pra ser Carpe Diem sem lembrar que é mortal. MARAVILHOOOSAS! Gratidão por trazer esse ser de luz pro canal 🎇👏💓
... "e não saber o que fazer e não buscar o conhecimento a respeito disso é fracassar." minhas definições de 'fracasso' foram atualizadas com sucesso. feliz ano novo, Júlia...
Eu já vi e revi esse vídeo em tantos momentos diferentes, em cada oportunidade absorvo uma lição distinta. :) só agradeço a vocês duas por essa conversa
Não consegui entender por nada a parte que ela fala de desistir da faculdade. Ficar velho é fo@#$ sério, coloquei fone, caixa de som, tudo que tem direito e nada.... Abaixo assinado por uma transcrição... Parabéns pelo vídeo, pelo tema e 2019 vivendo cada dia como se fosse o antepenúltimo :)
O Gustavo Gitti, no primeiro vídeo do ano passado, trouxe a mesma reflexão sobre o desejo de suicídio: deixe pra amanhã. As circunstâncias mudam, você se move e, daqui a um ou dois passos (ou dez), você conhece o que te liberta do aprisionamento de acreditar que não existe saída. Ela existe, e você merece encontrá-la, não se tire esse direito.
Me emocionei ao assistir! Passei por todas essas etapas, vi minha mãe tendo um tratamento lindo até chegar os últimos 5 dias, onde o descaso de médicos e enfermeiros foi imenso(mas por sorte mudaram a equipe e tudo voltou ao normal), pude ver o sopro da vida indo embora, e a minha imensa gratidão por ter passado por tudo aquilo ao lado dela, e reconhecido que ela está em mim! O final do vídeo foi INCRÍVEL, só quem vive a depressão sabe o que é, conseguir encontrar algo que te dê esperanças é uma vitória. Vídeos como o seu, ajudam milhares de pessoas a se repensarem, a melhorarem! Muito OBRIGADA!
Gratidão por esse vídeo. Vocês não imaginam o gás que ele me deu pra viver a minha vida. Eu tenho TAG e vivo presa num futuro que pode ou não acontecer, na maioria das vezes repleto de medos irracionais e que me paralisam, além de que, depois que perdi o meu pai, passei a ter grande dificuldade para lidar com a morte. Ouvir vocês aliviou muito, muito mesmo o peso que venho carregando há alguns anos. Eternamente grata. Tô emocionada aqui. Amo você, Joutjout. Obrigada por trazer esse tipo de conteúdo para nós.
Aquele momento em que alguém segura a sua mão quando você está prestes a cair de cabeça no abismo. Que vídeo... estou sem palavras, e sem saber como agradecer o suficiente..
você nao tem ideia de como esse vídeo foi/tá sendo importante pra mim. uns dias atrás, minha cachorra começou a ficar mal, não comia mais direito e só vomitava. eu tive uma "conversa" muito sincera com ela, do mesmo jeito que vi neste vídeo. falei o quão ela era importante pra mim, o quão grato eu era por ter-la na minha vida e o quanto eu a amava. e, sabe, receber a notícia de que ela se foi, agora a tarde, foi muuito mais leve por conta disso. eu senti que realmente aproveitamos o tempo que tivemos juntos e que disse a ela tudo o que queria dizer, tudo o que eu sentia, e céus, como foi bom ter dito isso. claro, a dor da perda é grande, mas a gratidão de ter convivido com ela é extremamente maior. você não imagina o impacto que possui na vida das pessoas. obrigado pela existencia desse canal, e principalmente deste video ♡
Emocionante. E como filha de um médico dedicado à saúde coletiva e por isso mesmo extremamente crítico aos seus pares e à maneira como a medicina ainda é praticada por grande parte dos profissionais de saúde, eu parabenizo a doutora pela coragem de expor esse lado moralista, punitivista e sádico que existe nos serviços de saúde e é tratado como tabu. É preciso ventilar esse assunto, a luta pelo Parto Humanizado é apenas uma pequena parte desse universo.
Aos interessados no tema o mamilos acabou de reprisar um episódio chamado boa morte q tá relacionado com tudo isso. Mto interessante e de interesse comum (eu imagino) 😉
Pior que no quesito "trabalhado menos" eu me arrependo de não ter trabalhado MAIS, não por causa de dinheiro ou status mas porque sou professora e quando faço meu trabalho direito eu consigo fortalecer e expandir os horizontes de muitas crianças/adolescentes. Queria não ter gasto tanto tempo buscando aprovação dos meus colegas de trabalho e ter passado mais tempo me especializando para os meus alunos... Dar aula é muito difícil mas quando acontece daquele único aluno vir e dizer: "Professora, obrigada. Eu tava precisando dessa aula de hoje". Nossa...melhor gasto de tempo.
Poxa que video importante. Passei as últimas semanas no hospital com a minha avó e minha maior preocupação era tudo que a medicina faria ela sofrer. E, de verdade, fiquei muita tranquila quando o proprio medico me disse que colocaria como prioridade o bem estar dela. E tenho certeza que ela morreu em paz, sem dores. Agradeço à esse lado da medicina.
Sempre me perguntei sobre oq poderia ser feito para minha vó sofrer o mínimo possível no fim da vida dela. Ela foi viva até o dia 1 de março do ano que completaria 92 anos. Por muito tempo ela viveu muito bem, mas depois que quebrou o fêmur foi se debilitando cada vez mais... já estava acamada há muito tempo quando adoeceu de maneira que a gente levava na emergência particular e eles davam alta para ela dizendo que não tinha oq fazer, tinha q aguardar... e nós, como não sabíamos oq fazer, acabavamos indo atrás de outra forma de ajuda para que ela estivesse devidamente atendida num leito de hospital, até mesmo pq assim a consciência estava tranquila, uma vez que realmente não conhecíamos e nem fomos informados sobre cuidados paliativos... hoje, quase quatro anos após sua morte que esta informação chega até mim... a classe médica tem muito ainda que se humanizar mesmo. Obrigada por este vídeo ❤
Cresci com a minha mãe me levando pra velórios, me mostrando o final de cada um de nós e suas distintas formas. Abandonei a enfermagem e vim estudar medicina. No curso percebi o quão diferente é ser um enfermeiro/médico no Brasil. Desde o início do curso de Enfermagem comecei a escrever sobre a forma de conduzir o cuidado com o paciente e a convivência com a morte. Acrescentou muito ouvir vcs. Desde o início do curso de Enfermagem comecei a escrever o TCC sobre cuidado/morte. Queria sair do comum dos outros alunos e fui criticada. Salvei e nunca mais abri pra pelo menos ler. Vou reviver a minha escrita. (Queria ter tido essa maturidade, aos 17, de ter dito "eu vi a hr que a alma da minha mãe nasceu".) Ela é capricorniana? hahaha #Desapego Meu Deus! Como é bom ouvir pessoas comuns que vivem dilemas parecidos com os meus de anos atras e ver como podemos continuar. Ainda bem que saí pela tangente. #Suicídio Viver como se fosse o penúltimo dia. Feliz ano novo!
Esse vídeo acabou de sarar a angústia que estava vivendo com a cobrança do: “o que você vai ser da vida?”. A parte difícil dessa transcrição da fase “de adolescente para adulto”, que toda a família fica ansiosa pra escutar que vamos fazer Direito ou Engenharia (pq na minha só deu isso), e, ou você decidiu que quer fazer Gastronomia (julgamento horrível) e tá com medo de jogar no ventilador, ou nem sabe se quer ir pra faculdade no momento. Muito louco isso, por que sinto que 18 anos não foram suficiente ainda pra eu falar com firmeza o que eu quero da vida. E vai ver que nem aos 60 anos tenha gente que ainda não sabe. Maravilhoso foi escutar esse ponto de vista, que vai além do momento da morte em si, vai também para aqueles que as pessoas que dizem ter mais tempo de vida, por ser mais novo. Deveria ter também a preocupação em saber quais as angústias eu levarei para meus últimos dias de vida. Muito obrigada Ana Claudia e Jout Jout ✨
@@alineamaral1556 Começei no Direito ,fui pra sistemas .Depois fui pra Turismo ,COMEX e vou acabar abrindo meu próprio negócio .Não gosto de fazer faculdade
Obrigada por este vídeo, Júlia! Meu pai está em cuidado paliativo, conheço a importância desse trabalho. Nesse tempo passamos por profissionais que não deveriam estar neste setor, não possuem essa empatia necessária. Mas o contexto é lindo e importantíssimo! A maioria das pessoas desconhecem, obrigada por falar sobre ♥
@@cacalops Claro! Quando um paciente é encaminhado ao cuidado paliativo é porque sua doença já não possui cura. Então o princípio do cuidado paliativo e tratar os sintomas que o pacientes possuí, proporcionando o máximo de conforto possível. Também trabalham muito o psicólogo tanto do paciente quanto da família, para "entender" o momento e aproveita-lo o máximo. Ele não é só para casos terminais "rápidos", meu pai, por exemplo, já recebe estes cuidados há mais de um ano e tem um prognóstico estável, porém com recorrentes infecções que o fazer ser internado frequentemente. Resumidamente é isso, espero ter esclarecido 😊
@@thaisdourado93 esclareceu sim, obrigada! Comentei aqui que minha vó faleceu há quase 4 anos, e os hospitais que a levávamos acabavam dando alta, dizendo que não havia oq fosse feito (hospital particular!) E nunca foi comentado nada sobre cuidados paliativos... por fim um hospital público acabou a acolhendo num leito até sua morte, o que pelo menos não nos deixou com culpa, como seria se ela tivesse vindo a falecer em casa. Mas talvez se já no início de toda a correria tivessem nos falado sobre, acredito que poderia ter sido bem menos doloroso para minha vó
5 anos depois, me deparei com esse vídeo, em um momento de luto. Eu não encontro palavras para explicar o conforto que esse conteúdo me trouxe, estou chorando de emoção, de ter a oportunidade de ver esse momento com outros olhos. Obrigada! Obrigada!
Perdi minha madrinha esta semana... Ela estava de cama, com câncer terminal já há alguns dias. E, sim, tudo o que ela fazia era espalhar amor. Áudios, ligações, mensagens do mais puro amor emanado de uma pessoa àqueles que a cercaram.
Já havia assistido esse vídeo logo que você postou, Jout Jout, e descobri hoje que meu vô tem um câncer e tem pouco tempo. perdida, vim me achar novamente nesse vídeo. obrigada por esse vídeo, muito necessário!
Essa mulher é tão maravilhosa ❤️❤️❤️❤️ fiz um vídeo no meu canal com a resenha do livro e com todos os meus aprendizados por ter tido câncer há quase 3 anos. Obrigada Jout Jout ❤️❤️❤️
Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço. - Mário S. Cortella
Eu acompanho esse canal desde o começo, era obcecada pelos vídeos. Aí um belo dia comecei a consumir mais outras coisas. Hoje, 5 anos depois, eu vejo pela primeira vez esse vídeo. Acho que ele nunca tinha sido recomendado pra mim (sendo que nos últimos dias eu tô procurando todos os vídeos pra reassistir). Acho que em momento nenhum da minha vida ele cairia tão bem quanto agora. Em momento nenhum eu entenderia ele tão bem quanto agora, estando com 21 anos, cursando psicologia e estudando cuidados paliativos. Ele foi, de longe, uma das coisas mais importantes que eu já vi. Brigada.
Gente vejam esse vídeo, sério. Esse vídeo mudou minha vida, há um mês atrás eu tava em uma das piores fases da minha vida, depressão totalmente forte e etc. Desinstalei todas minhas redes sociais e vim no RUclips e o mesmo me recomendou esse vídeo. E desde então eu tô tipo 70% melhor, me fez enxergar que eu preciso VIVER, eu PRECISO ser FELIZ. Jout jout e ana paula eu amo vocês.
Me inspirou para a criação do meu canal, nem sabe que eu existo mas representa muito na minha vida. Obrigada por existir e por essa entrevista maravilhosa.
Toda vez que vejo um vídeo da Dra. Ana Cláudia me dá vontade de ficar uma tarde inteira conversando com ela. Só a voz dela já acalma. Quanta sabedoria!
Jout Jout, que coisa linda esse vídeo. O seu canal está com uns vídeos cada vez mais inspiradores. uns temas que nunca nem pensei, mas quando terminamos de ver, vemos que puta negócio importante. Vc nao merece só palmas, mas o tocantins inteiro.
De longe o melhor video do canal. Explicou perfeitamente o que estou passando na minha vida. Muito obrigado jout jout e Ana Claudia (acho que é o nome da convidada).
Toda vez que eu fico extremamente triste e chego a desejar minha morte, venho assistir esse vídeo, ele me acalma de uma forma e me faz olhar p mim com carinho novamente. Obrigada, Júlia e Ana, vocês me salvaram mais de 15x ❤️
Eu estou absolutamente sem palavras para esse ensinamento! Esse video não fez com que eu perdesse 25 minutos da minha vida e sim me acordou para a vida! Mudou ainda mais a minha perspectiva sobre tudo! Eu estou em prantos! Muito obrigada! Sou muito muito grata por vcs disponibilizarem essa mensagem pra gente! Jout jout vc é simplesmente sensacional!
PQP, amo uma médica! Que bom que ainda existem pessoas preocupadas com a vida e não só com a manutenção do físico. Trabalhar na área da saúde como nós fazemos é justamente tentar conhecer melhor aquilo que ninguém quer conhecer. Que maravilha de vídeo, que maravilha de vida! ♥️
Esse momento é meu!!!! Mandei um e-mail pedindo pra você gravar um vídeo com ela. O e-mail deve estar no limbo, mas minhas preces foram ouvidas!!!! AMOOOOO
Minha mãe tá aqui do lado, em casa, com um câncer terminal na cabeça, nos cuidados paliativos, “aguardando a sua hora” e do meu outro lado está minha filha de 9 meses. Estou vivendo o pior e o melhor momento da minha vida ao mesmo tempo. Pensei tanta coisa enquanto via o vídeo, queria comentar tanta coisa mas não consigo traduzir aqui em palavras. Obrigada Julia por existir, obrigada por trazer esse ser iluminado. Eu só...sei lá. Eu To tentando dizer alguma coisa e to que nem a Júlia, só segurando o choro com a mão na boca.
Outro abraço forte!
Outro abraço querida... Força 💜
Abraço-te forte e demorado... Você acredita em Deus?! Se sim... Que ele abençoe as suas meninas!
Forte abraço!
Sinta-se abraçada e acalentada.
“Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma.” Confúcio
Caralho q foda!!!!
Eu quase morri com 13 anos, e eu posso dizer 100% que é verdade essa frase. Existe uma pessoa antes do evento, e uma depois. Duas vidas.
A GENTE MORRE e fica tudo aí,os planos a longo prazo e as tarefas de casa, as dívidas com o banco,as parcelas do carro novo que a gente comprou pra ter status.A GENTE MORRE sem sequer guardar as comidas na geladeira,tudo apodrece, a roupa fica no varal.A GENTE MORRE, se dissolve e some toda a importância que pensávamos que tínhamos,a vida continua, as pessoas superam e seguem suas rotinas normalmente.A GENTE MORRE e todos os grandes problemas que achávamos que tínhamos se transformam em um imenso vazio, não existem problemas. Os problemas moram dentro de nós. As coisas têm a energia que colocamos nelas e exercem em nós a influência que permitimos.A GENTE MORRE e o mundo continua caótico, como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença.Na verdade, não faz.Somos pequenos, porém, prepotentes. Vivemos nos esquecendo de que a morte anda sempre à espreita.A GENTE MORRE, pois é.É bem assim: Piscou, morreu.O cachorro é doado e se apega aos novos donos.Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão ao cinema.A GENTE MORRE e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa. As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora.Quando menos se espera, A GENTE MORRE. Aliás, quem espera morrer?Se a gente esperasse pela morte, talvez a gente vivesse melhor.Talvez a gente colocasse nossa melhor roupa hoje, fizesse amor hoje,talvez a gente comesse a sobremesa antes do almoço.Talvez a gente esperasse menos dos outros,se a gente esperasse pela morte, talvez a gente perdoasse mais, risse mais,saísse a tarde para ver o mar, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.Quem sabe, a gente entendesse que não vale a pena se entristecer com as coisas banais,ouvisse mais música e dançasse mesmo sem saber.O tempo voa. A partir do momento que a gente nasce,começa a viagem veloz com destino ao fim - e ainda há aqueles que vivem com pressa! Sem se dar o presente de reparar que cada dia a mais é um dia a menos, porque A GENTE MORRE o tempo todo, aos poucos e um pouco mais a cada segundo que passa. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O POUCO TEMPO QUE TE RESTA? 👀👀
@@katiaflores7929 Adorei teu texto! Ótimas colocações! Normalmente e infelizmente não aproveitamos o agora (estado atual), e sempre ficamos "convencidos" que teremos um amanhã! Mas não sabemos! Tá tudo muito líquido, parece fácil se despedir sem olhar pra trás, parece fácil não desejar uma boa noite, parece fácil prorrogar por mais 1 ano para visitar os avós...
@@katiaflores7929 caracaaaaaaaaaaaaaa
A Ana Cláudia é minha referência há pelo menos 6 anos, desde que eu estava no final do ensino médio e sabia que tinha que cuidar de gente mas não sabia como. Acreditava que a medicina não era para alguém como eu, que precisava ajudar os pais em pouco tempo; que eu não era capaz de lidar com o sofrimento. Conheci o trabalho da Ana e de alguns outros profissionais de cuidados paliativos e descobri minha vocação. Entrei para medicina e logo no primeiro semestre adoeci de uma forma muito parecida com a que ela retratou nesse vídeo. Planejei meu suicídio por não encontrar correspondência do que eu queria naquele universo que eu vivia na faculdade e achava que minha vida, em parte, se resumia àquilo. Foi nessa época que descobri que minha avó tinha leucemia e eu procurei ser forte, estar do lado dela, e por incrível que pareça nos últimos meses de vida da minha avó pude descobrir o que eram os cuidados paliativos e, com a ajuda dos médicos do INCA, auxiliar minha avó nessa jornada. Quando ela se foi era um domingo lindo, um feriado de sol incrível e eu tinha passado o dia passeando com minha irmã. Sofri de saudades e até hoje fico com lágrimas nos olhos de falar dela por tudo o que ela foi para mim. Mas nesse momento vovó me deu um propósito também. Passei alguns meses bem deprimida mas decidi que ia fazer pelos meus pacientes o que os profissionais fizeram por ela e eu ia praticar a medicina com o amor que me levou até ela. Voltei minhas pesquisas com cuidados paliativos, entrei na liga do assunto na universidade, entrei em grupos de pesquisa e comecei a levar o assunto para todo lugar que eu ia. Meus amigos na faculdade já entendem bem mais essa minha vontade, meus professores atualmente se mostram mais abertos e com vontade de contribuir com minhas ideias... Eu ainda não sei se quero ser geriatra ou pediatra, mas com toda certeza do mundo, a filosofia dos cuidados paliativos faz parte de quem eu sou. Eu sou a Ana Beatriz, filha e irmã, amo meus cachorros, vivo um grande amor há 7 anos, amo ler e tenho um Instagram de leitura, gosto de tomar cerveja e comer lasanha, quero viajar o mundo todo, ano que vem viro médica e sou apaixonada por cuidados paliativos.
Ana, obrigada por ter me mostrado esse caminho alguns anos atrás e ter contribuído, de alguma forma, com quem eu sou hoje.
Prazer! Linda vc
Linda história! Compartilho desse sentimento por minha avó que faleceu a um ano e compartilho desse desencontro com a Universidade que tive recentemente no mestrado, mas retornei e quero caminhar muito lúcida por outro caminho que não é esse do status quo acadêmico e quero ser feliz fazendo isso! Obrigada por compartilhar sua história, será uma ótima médica e sigamos fazendo nosso trabalho e vivendo nossas vidas com mais amor!
@@vanessacocenza7489 é uma decisão um tanto quanto complicada essa de optar por não fazer o que te dá status, que te eleva academicamente, e seguir por um caminho das pedras que te faz feliz. Diariamente lido com alguns desses dilemas e tento ser forte nos meus propósitos, sem desanimar. Por isso sempre volto para os momentos que me incentivaram a fazer o que eu amo e então eu me alinho de novo. Para mim não faz sentido uma medicina que cuide de doenças... Eu sou uma pessoa que gosta de pessoas. E é nisso que quero seguir.
Melhor comentário ❤️
Chorei ❤️
“Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma.”
acho q acordei pra minha agora, obrigada
bateu forte esse vídeo aqui.
“O homem luta por tudo, menos pelo próprio tempo”. Taí um fato triste ...
Lembra o nome do livro ?
Nossa, de ler isso novamente, dá uma sensação de no na garganta...
ESSE MOMENTO É MEU! Jout jout, há vários videos venho te pedindo para tocar nesse assunto. Sou enfermeiro de cuidados paliativos e passo um "perrengue" desde que comecei. Ao início achei que seria um fracasso romantizado, mas com o tempo fui percebendo que é apenas a única certeza que temos, que é a morte. Muitos na faculdade me criticaram, me colocaram pra baixo, falaram pra eu desistir desse meu sonho que é trazer qualidade de vida para pessoas que estão partindo. Faço meu trabalho com todo meu amor, uma visão holística pro paciente, família e amigos. Com o final da vida das pessoas, já padeci e ajoelhei pedindo a Deus para que me colocasse algum caminho bom e ser mais efetivo naquela hora - o que, por várias vezes, era impossível.
Com o final da vida iminente, as pessoas têm uma experiência de voltar pelo pensamento em toda sua vida, suas decisões, seus medos, sua angústia, sua ansiedade, sua espiritualidade. Sempre à serviço da felicidade, do conforto e bem estar. Experiência única e individual, igual nosso nascimento.
E sem vergonha digo que tive que me afastar durante um ano, por problemas de saúde mental, pelas situações LINDAS e TRISTES que eu passei. Obrigado pelo vídeo. Um grande abraço pras duas. Beijão.
É um trabalho muito lindo, precisa ser forte e determinado para fazê-lo. Parabéns!
É um trabalho que poucas pessoas escolhem fazer pois é necessário ter muito amor no coração . Amor pelas pessoas. Que Deus te proteja e te dê forças para seguir o caminho firme. Perdi um dos meus filhos com 6 meses de idade e o hospital além de dar conforto para ele , me deu também. Sou muito grata por profissionais como você e a Dra. Ana Cláudia ! Obrigada Jout Jout por esse encontro !
Parabéns! Obrigada por existir!!!❤️
Para quem está com dúvida, o nome do livro desta mulher espetacular é: "A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver"
Quero terminar com alguém assim "Pode ir, tudo bem. Eu já fiquei em você. Já entregamos o nosso melhor um pro outro, agora você pode partir"
“Se você está pensando em se matar hoje, deixa pra amanhã. Hoje não é um dia legal para se matar.”
Falou com palavras delicadas sobre um assunto tão frio. AMEI MUITO! Precisava assistir esse vídeo. Obrigada.
"O ser humano defende tudo, mas não defende o próprio tempo" QUE HINO.
Fantástico ♥️♥️♥️👏👏👏🙌🙌🙌
Meu pai faleceu essa madrugada, estou agindo as burocracias... recebi notificação do vídeo e assisti enquanto espero, foi precioso demais!! Mensagem extremamente acolhedora neste momento. Gratidão !!
Meus sentimentos...
Força, Taty! ❤
Um abraço bem forte. 🙏❤
🙏
Meus sentimentos, querida.
Ele vai morar sempre dentro de ti. 🌻
“Acho que uma das coisas mais sinistras da história da civilização ocidental é o famoso dito atribuído a Benjamim Franklin, ‘tempo é dinheiro’. Isso é uma monstruosidade. Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida, é esse minuto que está passando. Daqui a 10 minutos eu estou mais velho, daqui a 20 minutos eu estou mais próximo da morte. Portanto, eu tenho direito a esse tempo. Esse tempo pertence a meus afetos. É para amar a mulher que escolhi, para ser amado por ela. Para conviver com meus amigos, para ler Machado de Assis. Isso é o tempo. E justamente a luta pela instrução do trabalhador é a luta pela conquista do tempo como universo de realização própria. A luta pela justiça social começa por uma reivindicação do tempo: ‘eu quero aproveitar o meu tempo de forma que eu me humanize’. As bibliotecas, os livros, são uma grande necessidade de nossa vida humanizada.”
(Antonio Candido)
Exatamentee 😍
Que citação linda e perfeita dessa pessoa maravilhosa que a gente teve a sorte de ter no mundo. Gratidãozona, viu.
Qualidade de vida é isso, humanização, justiça social, menos trabalho.. mais tempo livre, arte! Grande Humanista foi Antônio Cândido!
Eu lembrei TANTO desse trecho do Antonio Candido vendo o vídeo. Obrigada por compartilhar aqui.
Eu levo o termo "Tempo é dinheiro" como aproveitar tudo até último segundo, como se fosse escasso, pq é, e não desperdiçar, pq você não tem a ctz que terá de novo. Seja em qualquer aspecto da vida. Amor tem um preço, renunciar tem, a felicidade tem, tudo tem, você decide quanto vale cada uma delas, e o quanto pagará, mas uma das certezas que se deve ter, por mais que sejam valores diferentes, você não pode o desperdiçar.
Joutjout, aos 13:07 eu parei o vídeo
Sentei na mesa e reiniciei porque eu preciso "resolver" essa semana minha vida.. eu preciso falar pros meus pais o quanto eu to mais perto do fim e tão infeliz.
Muito muito muito obrigada por me mostrar que se passaram 23 anos em que eu agradei TODAS AS PESSOAS POSSÍVEIS QUE AMO, menos eu mesma.
Vai ter uma lista e ainda essa semana vou apresentar aos meus pais. Eu não quero engenharia Civil e sim Confeitaria.. torçam por mim família
Eu não sei mesmo o que me aguarda daqui pra frente !
Maria Tereza vai dar tudo certo
Força querida. Seja a protagonista da sua linda história. Este é apenas o começo. Vai da td certo
já deu tudo certo, PARABÉNS!!!
Moça, você vai conseguir! Torcendo por ti
Boa Sorte Maria! E parabéns pela coragem de colocar a sua felicidade como prioridade! Estou torcendo por você!
Comparar a morte com o trabalho de parto foi muito incrível! É curioso como os dois eventos foram sequestrados pela medicina e transformados em eventos hospitalares e não mais domiciliares, algo das famílias.
Algo do SER HUMANO,vc quis dizer!😁
Mas os hospitais também é feito por seres humanos. Quando falei em família me referi ao espaço físico dos domicílios.
Impactante:
" Viver cada dia como se fosse o penúltimo "
" Valorizar e defender o tempo "
" Se você se não é protagonista da sua vida em nenhum momento da sua história, saiba que da sua morte você será " :()
Provável que você, Júlia, nem deve ler esse comentário, mas escrevê-lo me fará colocar pra você angústias que eu tenho internalizadas. Todas as minhas amigas, da minha idade (tenho 20) já namoram, ou namoraram, e eu nada. Tem todo um fator também, pelo fato de eu ser trans, e não ter encontrado um cara nesse mundão Rio de Janeiro, que seja mente aberta o suficiente pra assumir um relacionamento. Mas esse vídeo, mudou a minha percepção neste momento, as 17:13 de uma quinta-feira. Eu mal conheço a minha casa, nem explorei todos os quartos, os cômodos, como posso querer conhecer a casa de outra pessoa? Como posso querer estar na vida de outra pessoa se ainda estou me conhecendo? Julia, eu já tinha desistido, de muitas coisas, mas hoje, muito foi mudado em mim. Só tenho a agradecer a vocês duas! Beijos de luz ! (parabéns caião papai 2019)
Aaaah ❤❤ vamu explorar nossa casa. Eu e uma amiga chegamos a uma conclusao em comum q conhecer (e se conhecer tbm) eh q nem entrar num quarto ai tu ve uma porta laaaa no fim mas ai ce ve q tem umas umas 50 portas dos lados e tem tanta coisa pra explorar e quando agnt pensou nisso era num sentido meio negativo mas pensa no tanto q da pra explorar da uma esperança e uma curiosidade vamu explorar. No rio nao tem um boy mente aberta mas tem Minas, SP, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, França, México, Lituânia, Luxemburgo socorr
Eduarda Balduino que lindo seu comentário!! Talvez psicoterapia te ajude a conhecer sua casa! Procura uma psicóloga perto de você, em muitas universidades você encontra profissionais legais, por um preço acessível! Bjs
nossa e ela falou de ser voce mesmo,pra nao agradar o outro,pra algumas pessoas e muito dificil,depois que perdi meu pai tirei muitas amarras de ser o que quero ser,da minha felicidade sabe
Trans é o chamado Kinder ovo, vem com um presente oculto.
Cara, eu percebi isso quando a minha vó faleceu e eu tinha 18 anos, foi a coisa mais triste e ao mesmo tempo a maior certeza de que existe alma, de que tem algo, não existe a possibilidade de não ter! Só não sabemos o que e quando, se é que vamos alcançar! Foi uma parte que mexeu muito também comigo, pois foi a minha percepção exata sendo falada por outro ser humano, muito diferente e mais experiente! Bizarro
Espero que você fique bem e todos fiquemos! Sou do Rio também, quem sabe um dia a gente não se conheça nesse mundão de nosso D'us! Boa sorte e desculpe o testamento, haha :)
O tanto que eu chorei. Finalmente alguém falou sobre suicídio sem colocar uma carga negativa em cima e de forma realista.
Se você tá assim satisfeita, imagina eu que sou uma pessoa suicída e que tava planejando se matar. Esse vídeo me aliviou tanto o coração...
@A G já vi, mas não tem a mesma carga realista dela.
@A G pois é. como eu já estive nessa situação me identifiquei mais com a abordagem dela.
Quando me perguntarem porque aos 42 anos eu abandonei uma carreira para correr atrás de cursar Psicologia eu vou dizer que a resposta está nesse video e também quando perguntarem porque fugi de um relacionamento abusivo por 18 anos e com três filhos... A vida é tão linda para ser desperdiçada, temos que viver, viver e tentar ser feliz com o minimo que temos para ser FELIZES. 💞 Video lindo.
Queria ter a sua coragem ❤️
Eu faço psicologia tbm aos 42 anos. Me passa teu whats?... Acho que temos coisas em comum... 😉
E eu me culpando por ter me formado com 17 anos no ensino médio, ter passado por 3 faculdades e começando psicologia só agora com 22 mesmo sabendo que é o que amo desde os 17.
Força e avante, minha querida! O mundo é pequeno e a vida gigante!!
@@amandac.4240 você me descreveu!
Agora sim começou o ano! ❤
Você por aqui, eu também!
Eu aprendo tanto com essa família linda 💛
:) quem quiser dar uma olhada ruclips.net/channel/UCDg4ePEVjmyMOGyq6nWikOA :)
De vez em quando você muda minha vida.
ola infinita tbr não sei se vc vai ler isso mas , a dois anos atras vc fez esse comentario e hj eu li , algo nesse comentario chamou minha atenção , essa frase , me deu vontade de escrever um livro talvez com essa frase , enfim essa frase mudou algo em mim , de vez em quando vc muda minha vida , de vez em quando pessoas mudam nossas vidas , achei isso tão interessante , saiba que apos ler esse comentario algo mudou em mim
Jout Jout, libera a "versão do diretor" desse vídeo: deixa as duas horas gravadas originalmente, sem edição, sem cortes. A gente precisa falar mais disso, obrigada pelo vídeo ❤️
O ruim desse vídeo é que ele acaba
Pensa que bom que ele acabou pra você poder sentir ele daqui pra frente, vivendo ele
ok estou chocada, vou viver beijos gratidão eterna
@L- Se7 não importa se é canhoto ou destro. o importante é a mensagem construtiva escrita.
"O desapego é você não se apegar, porque você vai perder, mas aí você abandona quando faz isso. O desapego verdadeiro é quando a gente se encontra, a gente se transforma pelo encontro e segue a nossa vida. Me desapeguei daquele momento do encontro porque agora eu já sou você junto comigo."
Não acredito que você chamou essa mulher pra primeiro vídeo do ano, vi todas as palestras dela! Jout jout quase morri de alegria!
Também quase não acreditei que esse feat. era real!!!
Esses dias eu tava falando com meu namorado sobre a morte. Perguntei se ele pensava sobre a morte e ele disse que sim, e eu raramente penso sobre isso... evito, na verdade, como a maioria das pessoas. É a única certeza e é por isso que a gente “foge” de imaginar como será. Já passei por uma doença super grave onde quase perdi a minha perna e ali eu pude entender a fragilidade real da vida e de mim mesma. Agradeço por estar viva hoje mas percebi que mesmo sendo jovem, tudo pode acontecer (porque o jovem pensa que é imortal)! Depois dessa experiência eu mudei toda a minha vida, entrei e saí de relacionamentos ruins e abusivos, mudei de país 4 vezes, fiz 3 cursos entre eles 2 fora do Brasil, criei e realizei tanta coisa, vivi tanta coisa, vou casar em breve com um baita companheiro... Então assim, na medida do seu alcance não deixe nada pra depois, sem querer ser pessimista ou sombria porque, né? O amanhã pode nem chegar (embora a gente espere que ele chegue sempre ❤️)
BelQueSeQuis quanto mais jovem, menos pensamos nas consequências das nossas atitudes e escolhas. Eu já passei dos 40 e aí as coisas fazem mais sentido mas espero que nem todos esperem alcançar certa idade pra entender que quem é vivo é mortal.
Que linda, eu amei 😍
Éa 2.vez que leio essa mensagem hoje. De não protelar as decisões, viver o hoje, agir. Acho que o universo está me mandando recados.
Bellll sou tão sua fã me chama pra esse casamento 😍!!! Video da joutjout ja caço seus comentários 💖 um beijo linda. Ainda bem q ta vivinha pra noix!
Que relato incrível! Parabéns pela sua visão é obrigada por compartilhar e inspirar! 👏🏻👏🏻
Eu sempre volto aqui quando tenho ideações suicidas. Tô na mesma fase do curso que a Ana estava e esse vídeo me resgata, eu lembro que ainda tenho muito a ver, muitos pacientes para cuidar.
Eu faço o mesmo. Sinto que ao voltar aqui recobro a consciência de que se eu partir irão também todas as possibilidades de mudança e de uma vida mais feliz.
E principalmente Natalia, cuidar de você mesma. Isso vale muito a pena!
Voltem quantas vezes forem necessário, só não se matem!
Procure também apoio :)
"Para, isso nem é uma conversa entre a gente e eu já tô com vontade chorar" - EU TODA
pausei o vídeo e terminei meu namoro
Puts
Conte - nos mais sobre
Parabéns e força
Pesado
Seja feliz!
Caramba, Jout. Esse vídeo tocou bem no meu coração.
Eu estou entrando agora no último ano da faculdade de medicina e tenho sentido uma desilusão imensa quanto à postura de alguns (muitos) profissionais quanto ao atendimento do paciente como um todo. Faltei bastante, entrei e depressão e pensei em abandonar o curso.
Foi aí que descobri médicos incríveis, feito a Ana Claudia (o vídeo do TED dela rolou nos grupo de WhatsApp da vida e eu chorei rios quando vi pela primeira vez). E descobri, também, que não preciso seguir o padrão que tem rolado ao meu redor.
E aí eu decidi por Medicina de Família e Comunidade, porque foi uma área que me encantou demais por enxergar as pessoas como um todo, e tive que ouvir que vou fazer essa especialização porque "tenho medo de Medicina de verdade". Me desiludi de novo.
Esse vídeo maravilhoso me lembrou que cuidar de gente é bonito pra caralho e que é por isso que eu entrei na faculdade. Que profissional, que mulher, que ser humano.
Estou inspirada de novo. Então muito obrigada!
Sartrix Imagina! Sou médica Endocrinologista e te digo que Medicina da Família e Comunidade é a Medicina de verdade! É o que as pessoas mais precisam que seja bem feito nesse país! Siga seu caminho que vai ser de sucesso! 😊
Camila Chiavoni muito obrigada pelo apoio! Palavras bondosas feito as suas que trazem a lembrança da vocação de fazer o bem e trazer conforto pro que sofre, seja doente ou não. Obrigada de verdade! Beijos de luz 😘
Se te tocar... procura conhecer o médico Peter Hausner e o trabalho que ele faz com constelações sistêmicas. Abraço!
Sartrix, passei por um processo parecido no quarto ano do curso (e foi exatamente dentro do contexto dos primeiros contatos com a morte nos plantões) e sei como é difícil. Eu me perguntava várias vezes se aquilo era pra mim. Entrei pra terapia, fui atrás do que importa na MINHA vida, fui atrás das minhas pequenas coisas e da vida que eu gostaria de ter (e acho que isso tem muito a ver com o aprendizado que o contato com a morte me trouxe). Tô no internato agora e vejo como esse momento de crise foi importante. Eu cresci absurdamente - e esse crescimento está intimamente ligado à compreensão das suas próprias limitações. Enfim, eu queria mandar um abraço de longe porque sei o quanto esse processo é difícil, mas que pode te levar a escolhas muito significativas na vida. Um abraço! Plenitude!
Se você nao é protagonista da sua vida agora, saiba que na morte você será. Sua mãe não vai morrer por você. Pá!
Vou marcar uma agenda pra assistir esse video uma vez por semana e viver os dias. Realmente viver os dias.
A GENTE MORRE e fica tudo aí,os planos a longo prazo e as tarefas de casa, as dívidas com o banco,as parcelas do carro novo que a gente comprou pra ter status.A GENTE MORRE sem sequer guardar as comidas na geladeira,tudo apodrece, a roupa fica no varal.A GENTE MORRE, se dissolve e some toda a importância que pensávamos que tínhamos,a vida continua, as pessoas superam e seguem suas rotinas normalmente.A GENTE MORRE e todos os grandes problemas que achávamos que tínhamos se transformam em um imenso vazio, não existem problemas. Os problemas moram dentro de nós. As coisas têm a energia que colocamos nelas e exercem em nós a influência que permitimos.A GENTE MORRE e o mundo continua caótico, como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença.Na verdade, não faz.Somos pequenos, porém, prepotentes. Vivemos nos esquecendo de que a morte anda sempre à espreita.A GENTE MORRE, pois é.É bem assim: Piscou, morreu.O cachorro é doado e se apega aos novos donos.Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão ao cinema.A GENTE MORRE e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa. As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora.Quando menos se espera, A GENTE MORRE. Aliás, quem espera morrer?Se a gente esperasse pela morte, talvez a gente vivesse melhor.Talvez a gente colocasse nossa melhor roupa hoje, fizesse amor hoje,talvez a gente comesse a sobremesa antes do almoço.Talvez a gente esperasse menos dos outros,se a gente esperasse pela morte, talvez a gente perdoasse mais, risse mais,saísse a tarde para ver o mar, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.Quem sabe, a gente entendesse que não vale a pena se entristecer com as coisas banais,ouvisse mais música e dançasse mesmo sem saber.O tempo voa. A partir do momento que a gente nasce,começa a viagem veloz com destino ao fim - e ainda há aqueles que vivem com pressa! Sem se dar o presente de reparar que cada dia a mais é um dia a menos, porque A GENTE MORRE o tempo todo, aos poucos e um pouco mais a cada segundo que passa. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O POUCO TEMPO QUE TE RESTA? 👀👀
Farei a msma coisa!!
não tô conseguindo abandonar também.
Já assisti duas vezes e contando....
@@arianeozalp eu realmente reassisto esse video rsrs
Quem volta nesse vídeo pra assistir qdo tá passando por uma crise ? 🙋🏼♀️
🙋 Faço o mesmo e sempre me sinto melhor.
Eu nesse momento
eu aqui
😱😱😱💜 ruclips.net/video/2JjOl2jqpcQ/видео.html
Eu agora
Uma vida sem a Jout Jout é uma vida vazia. Estou dependente de ti. Não some, por favor.
Desculpa, tô carente.
Depois que quase perdi minha mãe, eu passei a pensar mais na morte e passei por vários processos. Hoje em dia, quase que diariamente eu me pergunto:
- Se morresse hoje, eu morreria feliz?
Quase sempre a resposta é SIM. Não é que eu tenha realizado todos os meus sonhos, comido todas as comidas que queria, ou que eu tenha pedido todas as desculpas que eu preciso pedir. Mas tudo o que vivi até hoje, foi maravilhoso. O pôr do sol está entre minhas melhores lembranças de toda a vida. Toda vez que vejo um pôr do sol eu tenho a certeza de que estou completa e que poderia morrer naquele momento. Ver, sentir, tocar, isso, para mim, faz a vida valer a pena.
Que linda
seu comentário mudou minha vida. muito obrigado
que comentário lindo
"Por que vou dar 30h da minha vida por esse lugar?" MARAVILHOSA, ARRASOU!
A medicina paliativa é o aconchego que se dá ao paciente antes da morte. É o colo. Acho importantíssimo, pois já que a morte é inevitável, que seja leve.
o unico dislike no video com ctz deve ter sido o professor fodao de medicina que ela citou, porque eu vou te contar viu.... quanta sabedoria e orientaçao num video só!!!
Quando minha filha nasceu comecei a questionar tudo e pensar no que a Sue de 70 anos vai sentir falta. Passei 3 anos sem trabalhar fora, sociedade inteira julgando, mas eu tenho certeza que vou sentir falta da infância da minha filha e não de ter um cargo que me faça viver para o trabalho e bens materiais. Eu preciso viver agora, preciso olhar pra ela agora, preciso melhorar minha relação com o mundo agora. E é isso.
ganhei esse livro de presente de um amiga que "me viu" nas páginas, segundo ela. Comecei a ler num plantão no hospital. o tanto que eu chorei... e grifei... e escrevi nas bordas, nossa. Amei demais. Deu 2h30 da manhã eu disse chega e decidi ir pro quarto tentar descansar um pouco e absorver o aprendizado. Meia hora depois me ligaram por conta de um paciente mal. Fui lá ver... era um moço que tinha chegado naquele mesmo dia, estava mal, tinha um câncer bem avançado, morreria em breve. Mas ninguém tinha conversado ainda com ele sobre isso, ngm tinha definido com ele e com a família o tanto que ele ainda queria prosseguir tratando.
Aí me vi frente a uma pessoa morrendo, sem capacidade de conversar comigo, eu sozinha, sem familiar por perto, tendo que decidir se eu ia colocar um tubo na garganta dele para respirar sabendo que ele não sairia mais do tubo ou se eu só deixava ele mais confortável. Tentei ser menos invasiva e escolhi primeiro medicamentos, posicionamento no leito, oxigênio em máscara para deixar mais confortável. Sentei frente ao computador para aguardar os medicamentos fazer efeito. Escrevi tudo que me fez sofrer com uma outra morte que eu tinha presenciado. Pouco depois ele melhorou. Dia seguinte estava conversando. Eu lá exausta, no meio das minhas 36h contínuas no hospital, parei para conversar mesmo, perguntar se ele não queria voltar a fazer radioterapia. Ele chorou e disse que não queria, que causava dor, que ele não queria mais tratar. Mas o oncologista mesmo não sabia e ainda estava insistindo. Numa pessoa que realmente não ia mais se curar e só queria descansar. Eu entendi exatamente o que era cuidado paliativo e o que esse livro estava querendo me passar. Nós vamos morrer. Todos. E precisamos discutir isso com todo mundo.
"Minha vida encheu-se de sentido quando descobri que tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si" - Ana Claudia Quintana Arantes
sério, mudou minha vida
Mudou meu pensamento sobre a vida. Obrigada por compartilhar essa história!
julia com o choro travado na garganta o vídeo inteiro me representa muito
Minha irmã é psicóloga, sempre trabalhou e defende os cuidados paliativos com unhas e dentes. Trabalhou muito em conjunto com a oncologia, ama trabalhar com idosos, enfim, me orgulho muito do trabalho dela. Muito lindo ver uma medica com um pensamento tão lindo quanto o dela ❤️ viver bem a vida ate o dia em que a morte chegue...
Creio que vc tem muito a se orgulhar de vc tb-
Uma médica humanizada, e q não se acha Deus 👏🏼👍🏼
procure a Julia Rocha no facebook !!!!! é uma deus do sus e da medicina de família
A morte é o parto da alma!! Que coisa mais liiiinda!!!
Nunca tinha ouvido essa definição maravilhosa
Eu sempre venho nesse vídeo quando preciso tomar alguma decisão difícil ou sinto que não há mais esperança. Esse vídeo certamente me deu forças para continuar.
NEM ACREDITO QUE ESSE ANJO SENSATO TROUXE ESSE ASSUNTO TAO LINDO! Trabalho com cuidados paliativos e é sem dúvida o maior presente da minha vida! Ter noção da própria mortalidade nos faz ver, e viver, a vida de outra forma. E a morte também! Vivo falando, não dá pra ser Carpe Diem sem lembrar que é mortal. MARAVILHOOOSAS! Gratidão por trazer esse ser de luz pro canal 🎇👏💓
... "e não saber o que fazer e não buscar o conhecimento a respeito disso é fracassar."
minhas definições de 'fracasso' foram atualizadas com sucesso. feliz ano novo, Júlia...
Eu já vi e revi esse vídeo em tantos momentos diferentes, em cada oportunidade absorvo uma lição distinta. :) só agradeço a vocês duas por essa conversa
Júlia pelo amor de deus ajuda o pessoal que trabalha e escuta seus videos num fone de um lado só e AUMENTA ESSE ÁUDIOOOOO AAAA
Kkkkkk passei o vídeo todo nervosa pq a Júlia fala alto e a mulher SUSSURRA, nem no máximo dava pra ouvir bem.
Daniel Gomes meu caso... o fone já já entra no meu ouvido de uma vez kkkkkkk
Não consegui entender por nada a parte que ela fala de desistir da faculdade. Ficar velho é fo@#$ sério, coloquei fone, caixa de som, tudo que tem direito e nada.... Abaixo assinado por uma transcrição...
Parabéns pelo vídeo, pelo tema e 2019 vivendo cada dia como se fosse o antepenúltimo :)
Tem que turbina esse microfone pq o vídeo ta muito baixinho
O Gustavo Gitti, no primeiro vídeo do ano passado, trouxe a mesma reflexão sobre o desejo de suicídio: deixe pra amanhã. As circunstâncias mudam, você se move e, daqui a um ou dois passos (ou dez), você conhece o que te liberta do aprisionamento de acreditar que não existe saída. Ela existe, e você merece encontrá-la, não se tire esse direito.
Gata, tens como passar o link?
@@saracosta2555 ruclips.net/video/-CLzObhmsNo/видео.html
Simm eu super lembre desse vídeo
Jout Jout, chama o Eduardo Marinho pra uma entrevista. O mundo precisa daquelas palavras! 🧡🌟 #joutjout
simmmm!!!!
Up
Pelo amor de Deussss chama mesmo ele é maravilhoso!!!!!!!
Me emocionei ao assistir! Passei por todas essas etapas, vi minha mãe tendo um tratamento lindo até chegar os últimos 5 dias, onde o descaso de médicos e enfermeiros foi imenso(mas por sorte mudaram a equipe e tudo voltou ao normal), pude ver o sopro da vida indo embora, e a minha imensa gratidão por ter passado por tudo aquilo ao lado dela, e reconhecido que ela está em mim! O final do vídeo foi INCRÍVEL, só quem vive a depressão sabe o que é, conseguir encontrar algo que te dê esperanças é uma vitória. Vídeos como o seu, ajudam milhares de pessoas a se repensarem, a melhorarem! Muito OBRIGADA!
Muito bom ver alguém colocando pitadas de racionalidade em assuntos que as religiões costumam romantizar demais. 👏
Gratidão por esse vídeo. Vocês não imaginam o gás que ele me deu pra viver a minha vida. Eu tenho TAG e vivo presa num futuro que pode ou não acontecer, na maioria das vezes repleto de medos irracionais e que me paralisam, além de que, depois que perdi o meu pai, passei a ter grande dificuldade para lidar com a morte. Ouvir vocês aliviou muito, muito mesmo o peso que venho carregando há alguns anos. Eternamente grata. Tô emocionada aqui. Amo você, Joutjout. Obrigada por trazer esse tipo de conteúdo para nós.
Também tenho TAG sei o quanto é horrível!
"Se você não abraçar a sua própria causa,quem vai abraçar?"
Pedi demissão ontem, esse vídeo me fez ter certeza que tomei a decisão certa. Obrigada
Que bom!
Duas mulheres brilhantes, dois seres humanos iluminados...que continuem trazendo luz para as pessoas e que tenham uma ótima vida.
Aquele momento em que alguém segura a sua mão quando você está prestes a cair de cabeça no abismo. Que vídeo... estou sem palavras, e sem saber como agradecer o suficiente..
Não caia no abismo...Liga pra mim😍😋.
Mais um vídeo com várias frases maravilhosas que espero que Jout Jout assine uma linha de camisetas
Euu tambem pego muitas frases do video dela
você nao tem ideia de como esse vídeo foi/tá sendo importante pra mim. uns dias atrás, minha cachorra começou a ficar mal, não comia mais direito e só vomitava. eu tive uma "conversa" muito sincera com ela, do mesmo jeito que vi neste vídeo. falei o quão ela era importante pra mim, o quão grato eu era por ter-la na minha vida e o quanto eu a amava. e, sabe, receber a notícia de que ela se foi, agora a tarde, foi muuito mais leve por conta disso. eu senti que realmente aproveitamos o tempo que tivemos juntos e que disse a ela tudo o que queria dizer, tudo o que eu sentia, e céus, como foi bom ter dito isso. claro, a dor da perda é grande, mas a gratidão de ter convivido com ela é extremamente maior.
você não imagina o impacto que possui na vida das pessoas. obrigado pela existencia desse canal, e principalmente deste video ♡
Emocionante. E como filha de um médico dedicado à saúde coletiva e por isso mesmo extremamente crítico aos seus pares e à maneira como a medicina ainda é praticada por grande parte dos profissionais de saúde, eu parabenizo a doutora pela coragem de expor esse lado moralista, punitivista e sádico que existe nos serviços de saúde e é tratado como tabu. É preciso ventilar esse assunto, a luta pelo Parto Humanizado é apenas uma pequena parte desse universo.
Aos interessados no tema o mamilos acabou de reprisar um episódio chamado boa morte q tá relacionado com tudo isso. Mto interessante e de interesse comum (eu imagino) 😉
Escutei hj, na msm vibe do que o programa falou. Adoro qdo dá essas coincidências de tema no msm dia.
Não entendi. Da onde é este episódio?
Daniela Silva É no Podcast Mamilos
@@fonodanielasilva É um podcast chamado "Mamilos". Dá pra ouvir no spotify, procura lá!
Ouvi esse episodio do Mamilos ontem. Dai to vendo o vídeo, baixo pros comentários e pá.
Jout Jout é a melhor "booktuber" que existe. Indica e descobre os melhores livros.
Que susto!!! Tava aqui bem distraída e aparece a notificação ❤️
Vc!!!!! 😱
Vitor eu 🙋🏾♀️☺️
Eu não tava preparada pra esse vídeo, sério. Como parar de chorar agora?
Em muitos momentos, eu também quase fui as lágrimas...
Menina, duas! ... E agora?
Só queria registrar que eu vi esse vídeo há uns 3 anos atrás e ele salvou a minha vida, e essas palavras salvam a minha vida a cada dia. Gratidão.
Eu to passando mal com essas histórias aqui embaixo. Julia, seu trabalho é muito importante, mesmo!
achei que a madame nao ia mais aparecer, saudade júlia
Pior que no quesito "trabalhado menos" eu me arrependo de não ter trabalhado MAIS, não por causa de dinheiro ou status mas porque sou professora e quando faço meu trabalho direito eu consigo fortalecer e expandir os horizontes de muitas crianças/adolescentes. Queria não ter gasto tanto tempo buscando aprovação dos meus colegas de trabalho e ter passado mais tempo me especializando para os meus alunos...
Dar aula é muito difícil mas quando acontece daquele único aluno vir e dizer: "Professora, obrigada. Eu tava precisando dessa aula de hoje". Nossa...melhor gasto de tempo.
Poxa que video importante. Passei as últimas semanas no hospital com a minha avó e minha maior preocupação era tudo que a medicina faria ela sofrer. E, de verdade, fiquei muita tranquila quando o proprio medico me disse que colocaria como prioridade o bem estar dela. E tenho certeza que ela morreu em paz, sem dores. Agradeço à esse lado da medicina.
Sempre me perguntei sobre oq poderia ser feito para minha vó sofrer o mínimo possível no fim da vida dela. Ela foi viva até o dia 1 de março do ano que completaria 92 anos. Por muito tempo ela viveu muito bem, mas depois que quebrou o fêmur foi se debilitando cada vez mais... já estava acamada há muito tempo quando adoeceu de maneira que a gente levava na emergência particular e eles davam alta para ela dizendo que não tinha oq fazer, tinha q aguardar... e nós, como não sabíamos oq fazer, acabavamos indo atrás de outra forma de ajuda para que ela estivesse devidamente atendida num leito de hospital, até mesmo pq assim a consciência estava tranquila, uma vez que realmente não conhecíamos e nem fomos informados sobre cuidados paliativos... hoje, quase quatro anos após sua morte que esta informação chega até mim... a classe médica tem muito ainda que se humanizar mesmo. Obrigada por este vídeo ❤
Cresci com a minha mãe me levando pra velórios, me mostrando o final de cada um de nós e suas distintas formas.
Abandonei a enfermagem e vim estudar medicina. No curso percebi o quão diferente é ser um enfermeiro/médico no Brasil. Desde o início do curso de Enfermagem comecei a escrever sobre a forma de conduzir o cuidado com o paciente e a convivência com a morte.
Acrescentou muito ouvir vcs. Desde o início do curso de Enfermagem comecei a escrever o TCC sobre cuidado/morte. Queria sair do comum dos outros alunos e fui criticada. Salvei e nunca mais abri pra pelo menos ler. Vou reviver a minha escrita.
(Queria ter tido essa maturidade, aos 17, de ter dito "eu vi a hr que a alma da minha mãe nasceu".)
Ela é capricorniana? hahaha
#Desapego
Meu Deus! Como é bom ouvir pessoas comuns que vivem dilemas parecidos com os meus de anos atras e ver como podemos continuar. Ainda bem que saí pela tangente.
#Suicídio
Viver como se fosse o penúltimo dia.
Feliz ano novo!
Esse vídeo acabou de sarar a angústia que estava vivendo com a cobrança do: “o que você vai ser da vida?”. A parte difícil dessa transcrição da fase “de adolescente para adulto”, que toda a família fica ansiosa pra escutar que vamos fazer Direito ou Engenharia (pq na minha só deu isso), e, ou você decidiu que quer fazer Gastronomia (julgamento horrível) e tá com medo de jogar no ventilador, ou nem sabe se quer ir pra faculdade no momento. Muito louco isso, por que sinto que 18 anos não foram suficiente ainda pra eu falar com firmeza o que eu quero da vida. E vai ver que nem aos 60 anos tenha gente que ainda não sabe. Maravilhoso foi escutar esse ponto de vista, que vai além do momento da morte em si, vai também para aqueles que as pessoas que dizem ter mais tempo de vida, por ser mais novo. Deveria ter também a preocupação em saber quais as angústias eu levarei para meus últimos dias de vida. Muito obrigada Ana Claudia e Jout Jout ✨
Beatriz Santo siga seu coração sempre, porque, acredite, vai valer a pena! E mesmo que no meio do caminho vc tenha que peitar algumas pessoas! 😉
@@alineamaral1556 Começei no Direito ,fui pra sistemas .Depois fui pra Turismo ,COMEX e vou acabar abrindo meu próprio negócio .Não gosto de fazer faculdade
VH AK e como diria a Jout Jout: “e tudo bem” por essa sua escolha!
Obrigada por este vídeo, Júlia! Meu pai está em cuidado paliativo, conheço a importância desse trabalho. Nesse tempo passamos por profissionais que não deveriam estar neste setor, não possuem essa empatia necessária. Mas o contexto é lindo e importantíssimo! A maioria das pessoas desconhecem, obrigada por falar sobre ♥
muita luz pra vc.
@@harrils Muito obrigada! :)
Desculpa... Mas vc pode descrever um pouco como são estes cuidados paliativos? Obrigada
@@cacalops Claro! Quando um paciente é encaminhado ao cuidado paliativo é porque sua doença já não possui cura. Então o princípio do cuidado paliativo e tratar os sintomas que o pacientes possuí, proporcionando o máximo de conforto possível. Também trabalham muito o psicólogo tanto do paciente quanto da família, para "entender" o momento e aproveita-lo o máximo. Ele não é só para casos terminais "rápidos", meu pai, por exemplo, já recebe estes cuidados há mais de um ano e tem um prognóstico estável, porém com recorrentes infecções que o fazer ser internado frequentemente. Resumidamente é isso, espero ter esclarecido 😊
@@thaisdourado93 esclareceu sim, obrigada! Comentei aqui que minha vó faleceu há quase 4 anos, e os hospitais que a levávamos acabavam dando alta, dizendo que não havia oq fosse feito (hospital particular!) E nunca foi comentado nada sobre cuidados paliativos... por fim um hospital público acabou a acolhendo num leito até sua morte, o que pelo menos não nos deixou com culpa, como seria se ela tivesse vindo a falecer em casa. Mas talvez se já no início de toda a correria tivessem nos falado sobre, acredito que poderia ter sido bem menos doloroso para minha vó
5 anos depois, me deparei com esse vídeo, em um momento de luto. Eu não encontro palavras para explicar o conforto que esse conteúdo me trouxe, estou chorando de emoção, de ter a oportunidade de ver esse momento com outros olhos. Obrigada! Obrigada!
Eu vi meu cachorro morrer ontem, e esse vídeo apareceu pra mim bem quando tinha começado uma crise de choro. Obrigada, me ajudou muito
Perdi minha madrinha esta semana... Ela estava de cama, com câncer terminal já há alguns dias. E, sim, tudo o que ela fazia era espalhar amor. Áudios, ligações, mensagens do mais puro amor emanado de uma pessoa àqueles que a cercaram.
Já havia assistido esse vídeo logo que você postou, Jout Jout, e descobri hoje que meu vô tem um câncer e tem pouco tempo. perdida, vim me achar novamente nesse vídeo. obrigada por esse vídeo, muito necessário!
Os psicólogos hospitalares agradecem a existência de médicos com esse perfil!!!! Amém ❤️✨✨✨
Vídeo difícil, doloroso e terrivelmente necessário! Aos 23 anos eu ainda não perdi ninguém! E morro de medo do dia chegar!
Esse vídeo é tão necessário, eu assisto ele toda vez que não tô bem e consigo voltar a olhar as coisas com uma perspectiva melhor.
Essa mulher é tão maravilhosa ❤️❤️❤️❤️ fiz um vídeo no meu canal com a resenha do livro e com todos os meus aprendizados por ter tido câncer há quase 3 anos. Obrigada Jout Jout ❤️❤️❤️
Nu no
Qual é o nome do livro? A Jout Jout não falou.
ruclips.net/video/7aT_GvN_uVQ/видео.html
Luciana Maia chama A Morte é um dia que vale a pena viver :)
Avidinha maravilhosa comentando vídeo de outra anja ❤️
Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço. - Mário S. Cortella
Eu acompanho esse canal desde o começo, era obcecada pelos vídeos. Aí um belo dia comecei a consumir mais outras coisas. Hoje, 5 anos depois, eu vejo pela primeira vez esse vídeo. Acho que ele nunca tinha sido recomendado pra mim (sendo que nos últimos dias eu tô procurando todos os vídeos pra reassistir). Acho que em momento nenhum da minha vida ele cairia tão bem quanto agora. Em momento nenhum eu entenderia ele tão bem quanto agora, estando com 21 anos, cursando psicologia e estudando cuidados paliativos. Ele foi, de longe, uma das coisas mais importantes que eu já vi. Brigada.
Esse vídeo foi "Uau" atrás de "Uau" e umas lágrimas no meio. Voltou com tudo Jout! S2
Todo tempo usado é bom, mesmo que pareça ruim. Faz parte do existir. Tudo é aprendizado. ❤️✨
Gente vejam esse vídeo, sério. Esse vídeo mudou minha vida, há um mês atrás eu tava em uma das piores fases da minha vida, depressão totalmente forte e etc. Desinstalei todas minhas redes sociais e vim no RUclips e o mesmo me recomendou esse vídeo. E desde então eu tô tipo 70% melhor, me fez enxergar que eu preciso VIVER, eu PRECISO ser FELIZ. Jout jout e ana paula eu amo vocês.
vai ter parte 2? eu preciso!
Parte 2
Me inspirou para a criação do meu canal, nem sabe que eu existo mas representa muito na minha vida. Obrigada por existir e por essa entrevista maravilhosa.
Toda vez que vejo um vídeo da Dra. Ana Cláudia me dá vontade de ficar uma tarde inteira conversando com ela. Só a voz dela já acalma. Quanta sabedoria!
Não vai dar pra comentar. Tô muito ocupada chorando e refletindo esse vídeo maravilhoso!
Jout Jout, que coisa linda esse vídeo. O seu canal está com uns vídeos cada vez mais inspiradores. uns temas que nunca nem pensei, mas quando terminamos de ver, vemos que puta negócio importante. Vc nao merece só palmas, mas o tocantins inteiro.
Já assisti a este vídeo 3x em momentos diferentes da minha vida e a cada vez que assisto ele me trás uma resposta diferente. Obgda por essa reflexão ❤
De longe o melhor video do canal. Explicou perfeitamente o que estou passando na minha vida. Muito obrigado jout jout e Ana Claudia (acho que é o nome da convidada).
Anderson Sousa g
Gente, assistam palestras sobre medicina paliativa. É impressionante como faz você enxergar a vida e a morte de uma forma totalmente diferente.
Toda vez que eu fico extremamente triste e chego a desejar minha morte, venho assistir esse vídeo, ele me acalma de uma forma e me faz olhar p mim com carinho novamente. Obrigada, Júlia e Ana, vocês me salvaram mais de 15x ❤️
Eu estou absolutamente sem palavras para esse ensinamento! Esse video não fez com que eu perdesse 25 minutos da minha vida e sim me acordou para a vida! Mudou ainda mais a minha perspectiva sobre tudo! Eu estou em prantos! Muito obrigada! Sou muito muito grata por vcs disponibilizarem essa mensagem pra gente! Jout jout vc é simplesmente sensacional!
PQP, amo uma médica!
Que bom que ainda existem pessoas preocupadas com a vida e não só com a manutenção do físico.
Trabalhar na área da saúde como nós fazemos é justamente tentar conhecer melhor aquilo que ninguém quer conhecer.
Que maravilha de vídeo, que maravilha de vida! ♥️
Que vídeo incrível acordei hoje com vontade de dar cabo na minha vida! E ouvir esta conversa me ajudou muito!
Esse momento é meu!!!! Mandei um e-mail pedindo pra você gravar um vídeo com ela. O e-mail deve estar no limbo, mas minhas preces foram ouvidas!!!! AMOOOOO
Gabriela Sierra por favor, como é o nome do livro dela?? Fiquei super afim de ler
Elisa Damante Ângelo o nome do livro é A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver! Vale muito a pena!