Depois que a dra. Ana Cláudia entrou na minha vida, tudo mudou. Minha vida toda, a morte, meu tempo, minhas relações e principalmente minha profissão. Sou grata pela sua vida!
Depois de conhecer o trabalho da Ana, encontrei minha especialização. apesar de ser apenas uma enfermeira geriatrica, acredito que trazer conforto nesse momento é a minha missão na vida❤❤❤❤ obrigada por toda luz e serenidade Dra
No momento que vivemos,tenha certeza que vc será uma pérola em meio a tanta coisa ruim, encontrar pessoas que tragam conforto,alivio e alegria é um presente de Deus. Siga em frente,vc é A PÉROLA ❤️
Estou no 3 semestre do curso de medicina aos 40 anos, e a dra Ana Claudia Quintana é uma inspiração para minha vida, espero poder atuar com cuidados paliativos na minha cidade e, assim, também fazer diferença na vida de muita gente.
Dra. Ana Cláudia Q. Arantes, boa tarde. Ainda ñ havia te escutado.Perdi uma filha em 2016 com 37anos.. Ela foi assistida por uma médica paliativa em Florianópolis, Dra Julana. Ela fez todo este trabalho com minha filha, até mesmo falar do remédio para desacelerar o coração e o celebro, para ter uma morte mais tranquila, só que ela ficou mais louca ainda, então resolvi ajudando- a, lhe falando lhe vc a partir de hoje é um bebê de três mês , vc ainda N conhece suas irmã mais novas e ainda seu pai vc é minha belezinha.Assim fiz cantei canções de ninar e ela tornou-se um bebê ela acalmou e virou uma bebê, estão ficou segurando em minha mão e na hora da morte apertou minha mão e disse segura bem forte para a morte ficar mais leve.e assim ela se foi com duas lágrimas escorendo do seu olho, no seu último suspiro..Chamei os médicos e disse minha filha morreu. Então desabei, por instantes é carreguei a solidão, minha e de minha duas filhas. E sofremos mais sabendo que aqui ficou sua essência, mesmo doida.
Tenho acompanhado a Dra. Ana Claudia e recentemente fiz o curso Oásis com ela e aprendido como me preparar para chegar ao deserto com menos surpresas. Obrigada Dra. Ana e parabéns Marcelo pela entrevista tão útil e interessante.
Dra. Ana Cláudia Q. Arantes, um exemplo de humanização. Uma entrevista única e extremamente necessária. Uma emoção profunda e real, ela nos passa com essa voz doce e serena. Eu sei que vou morrer um dia, mas vou morrer com medo da morte. Espero que no dia da minha morte, eu possa estar com alguém ao meu lado, segurando as minhas mãos e me ajudando a fazer a minha travessia. Dra. Ana Cláudia Arantes, obrigada pela sua doçura.
Que lindo comentário. Nos ajuda a entender e ir perdendo o medo de fazer a páscoa definitiva. Pra quem fica é insuportável conviver com a saudade, suportar a ausência física 😭
❤ Amei, o entrevistador e a entrevistadora são pessoas maravilhosas que com sua inteligência e sabedoria procuram colaborar para um mundo melhor e suatentável.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Belíssimo serviço que a dra Ana Cláudia está prestando à sociedade ao falar de forma tão lúcida e sincera sobre a morte. Agradeço à doutora e à equipe do Provoca.
Sou cuidadora. Conhecie a Dra. Procurando vídeos para tentar entender o sofrimento deles. Mas ela transformou minha vida. Tenho 35 anos. Hoje,repenso todos dias sobre minha velhice.
Eu perdi meu filho aos 52 anos, foi ano passado, espero q eu esteja bem aos 80 anos, estou seguindo sem ele no meu presente e no meu futuro, mas guardo um passado lindo com ele e isso me faz bem!
Tenho 74 anos. Adorei conhecer vc e suas palestras( posso chamâ-la VC, pois sinto -me muito próxima). Obrigada por me ensinar a refletir um assunto tão profundo como esse. A única coisa de q temos na vida é que iremos morrer e é muito bom essa " amizade" com a morte. Obrigada
Gostei muito desse programa , perdi minha mãe em Janeiro/2023, e sempre trabalhei muito minha mente de como seria sem ela , mas me dei até que muito bem com a ausência dela, isso me fortalece em saber que enquanto a mamãe estava comigo fiz tudo que podia por ela , lutamos juntos contra um câncer na cabeça do pâncreas, no dia em que a encontrei sem vida pela manhã, foi uma sensação dupla , primeiro de descanso sem dor , e sensação de prepotência, mas hoje tenho forças pra cuidar do meu pai mais ainda , pois meu pai tem Alzheimer e perdeu a visão por conta do diabetes , não tenho condições financeiras de contratar um Cuidador para eu saia pra trabalhar então eu e minha esposa que cuidamos dele, mas não tem valor no mundo que pague esse tempo de cuidado enquanto há vida, sou muito grato a Deus a tudo que pude e posso fazer por eles, pois um dia fizeram por mim, agora é minha vez de retribuir esse amor , parabéns pelo belo programa
O programa foi sensacional. Um dos melhores, acompanhei na Tv e corri para procurar na internet para compartilhar com as pessoas. Todo mundo deveria assistir esse episódio, muito esclarecedor e foi muito leve. Obrigada
Ameiiiiii, quantas verdades suavizadas com naturalidade! Assisti ontem na TV Cultura, revi agora e já recebi em casa os três livros da Dra Ana que comprei na Internet. Com minha mãe já se aproximando da morte, acamada, com Alzheimer e eu que acabei de completar 52 anos, só posso agradecer por esta entrevista. Obrigada Dra Ana! Parabéns, Provoca! Te amo, Tas! Desde o Rá- TIM- BUM! Kkkkk!
Sou uma admiradora do trabalho de Ana Cláudia há anos. Sempre vejo os vídeos e fico tocada, com novas ideias para a vida e para o meu trabalho. Gratidão Marcelo por nos possibilitar esses momentos!
Esse programa é genial. Ouvir essa mulher, médica, geriatra e gerontologa trás uma calmaria e uma inquietude fantástica. Parabéns e muito grata sou.❤❤❤❤❤❤️
Nossa Marcelo, que maravilha esta entrevista. Dra. Ana nos deu de presente uma sabedoria impagável. Ser puder, transmita enormes beijos a ela, e também a você, não menos maravilhoso.
Nossa! Gostei tanto que assisti de novo no podcast! E mandei para meu irmão! Estamos vivendo a velhice dos meus pais e confesso que as vezes não sabemos mesmo o que falar e o que fazer! As vezes os tratamos como filhos ao invés de pais! Dr. Ana Claudia! Que sensibilidade, que leveza e tranquilidade ao falar de um assunto que evitamos tanto! Pra mim foi uma lição de vida! E um despertar para mudar algumas atitudes, e curtir mais a presença de quem tanto amo! Marcelo Tas parabéns! Simplesmente emocionante!
Estou pronta todos os dias pra ela... Minha mãe dizia "Nascer e morrer é a mesma coisa, quando nascemos não sabemos de onde viemos e quando morremos não sabemos pra onde voltamos, mas voltamos pra algum lugar porque viemos de algum lugar. Qdo eu fiz 15 anos (sou caçula de 7)ela me disse: já posso voltar, você está pronta, e se foi dois anos depois, faz 51 anos.
Recentemente vivi essa experiência com minha mãe justamente quando tento me recuperar de um infarto. Suas palavras se encaixaram exatamente com nossa situação. Aqui tivemos a sorte de contar com a dra Lia que como a senhora também se prontificou a exercer a medicina de uma forma tão acolhedora pra nós, porém acredito que não é para todos os profissionais. Parabéns dra.
Maravilhosa entrevista, Ana é muito assertiva. Nunca em minha vida médica disse a alguém " não tem o que fazer". Há 1 ano fiz um curso de Cuidados Paliativas e fiquei muito mais segura para lidar com situações. O médico é treinado para salvar vidas e não para perde-lá.
Minha avó também faleceu uma semana após a minha formatura de psicóloga. Era minha vizinha. E me incentivava muito. Eu trabalhava e estudava até a noite. Havia um pratinho que ela me deixava no banho Maria. Eu estive com ela até poucas horas antes de sofrer um infarto. Teve o cuidado de dizer que estava bem e eu deveria ir dormir.
Oi Marcelo! Boa noite ! Quando vi o anuncio entrevista com Ana Cláudia Quintana Arantes no Provoca , inicialmente exitei mas resolvi encarar . Achei 10! Excelente! Quanta humanidade, respeito, distinção ao tratar assunto . Muito bom! Precisamos conversar mais sobre o valor da passagem na vida de alguém, da nossa mesmo daqui 100 anos🙏🏼 ( Sabe- se la...) Agora depois de três ou quatro semanas desse programa me deparei aqui no dia.09/ 5 com a passagem da Rita Lee e é assim a vida. Viver na perspectiva de viver bem, desfrutar fo jeito que dá, dá melhor forma! ❤❤ Viva a Vida!! Gratidão!
Gosto muito da Dra Claudia. Ela é autora dos livros mais lindos que já li em minha vida. Dona de uma sensibilidade sobre a vida e morte sem igual. Aprendo muito com ela. Parabéns pelo espaço que tem conquistado.
Que riqueza de conteúdo, adorei essa extraordinária entrevista Ter conhecimento e muita clareza entre vida e morte, dos vínculos que temos, é um assunto que tenho profundo interesse , já venho desconstruindo muitas coisas dessa infantilidade na qual somos condicionados pelo medo, pânico e o terror que é falar da morte Parabéns por essa visão real da existência humana dra Ana Cláudia 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Que sua voz chegue muito mais na formação desses profissionais da saúde e claro essencialmente nos currículos escolares . Atenção: Ministérios da Saúde e dos Direitos humanos do nosso atual governo precisam assistir esse vídeo e urgentemente abraçar essa pauta sobre Cuidados Paleativos Parabéns ao Provoca, isto sim é Cultura, conteúdo que trás aprendizados a vida, excelente entrevista
Dra. Ana Claudia é incrível! Chorei muito assistindo. Minha irmã faleceu no último dia 17/04, com câncer, internada. Muito triste. Ainda estou sem acreditar em tudo que aconteceu e pensando em como eu poderia ter sido mais presente. Que ela esteja com Deus!
Foi uma entrevista incrível, principalmente por um assunto tão complexo e que a Dra. Ana Claudia trouxe explanações com tanta assertividade, delicadeza, profissionalismo e principalmente amorosidade!
Foi maravilhoso poder ouvir a doutora Ana Cláudia. Perdi minha mãe há quase 6 anos, e o vácuo da ausência dela ainda está aqui, mas tenho aprendido a conviver com ele. A fala da doutora Ana Cláudia sempre me dá um norte, quando sinto que estou me perdendo. Muito obrigada!
Dra. Ana Cláudia!!❤ Sou fã dessa pessoa incrível. Aprendi muito com ela, lendo seus livros, e quando estive presente no momento que o meu pai partiu, segurando sua mão, me mantive serena por lembrar dos ensinamentos da doutora. Gratidão por nos ensinar a vivenciar o momento tão sublime que é a morte.
Eu amei essa entrevista! Perdi meu pai há dois meses! Ele foi vítima de um câncer raro e devastador. Eu me identifiquei bastante com alguns trechos dessa entrevista. Senti alívio porque tenho a plena convicção de que o amor entre mim e meu pai vai além do plano terrestre! Parabéns à Dra. Ana Cláudia pela seriedade e lucidez com que abordou o tema.👏👏👏
Entrevista emocionante. A primeira vez que tive consciência da morte foi aos 5 anos de idade, minha mãe faleceu e eu fiquei em coma. Por isso celebro a vida! 🎉🎉🎉
Acompanho e recomendo a dra Ana Cláudia desde o lançamento de seu livro "A morte..." Hoje falo do tema com naturalidade. Tenho 72 anos, já envelheçi, mas procuro colocar em prática seus ensinamentos.
Conheco hoje a Dra.Ana por um programa no canal de tv *gnt e fui direto p o google saber maus sobre ela e depois aqui no youtube coomecei a ouvir esta entrevista sensivel e emocionante. Necessária para todos que se interessam e se questionam sobre a Vida e a Morte. Exatamente é este o momento que me encontro. Muito bom tê-la encontrado e poder escutar suas respostas , muitas com que me identifiquei. O medo congela a morte liberta. Obrigada Dra.Ana Claudia . Parabéns pela entrevista! ⚘️🌼🌷🪻🌻🏵🌺🍀🌿🦋🐞🙏✨️
Sempre me emociono muitos te ouvindo falar e ensinar. Você mudou meu modo de ver e ouvir os pacientes. Me ensinou muito sobre a vida e o fim da vida. Sou grata a Deus por tudo vida.
Essas palavras trazem sentido a minha existência, as minhas escolhas e o meu trabalho, só agradeço a Deus pela sua vida , Ana Cláudia Quintana Arantes ❤
Há exatamente 1 ano, minha sogra recebia um diagnóstico de câncer terminal e ficou 6 meses em tratamento paliativo. Hoje ela já não está ente nós, mas essa entrevista da dra. Quintana foi um acalento aos nossos corações.
Obrigada por essa entrevista tão significativa. Me emocionei algumas vezes, pois sou de classe média baixa e faço o possível pra cuidar dos meus pais e meu tio que são idosos..
Incrível a sensibilidade dela com esse tema , em um momento muito difícil da minha vida, onde tive crises de pânico , medo da morte, minha piscicologa me emprestou um livro dela e resignificou meu medo e minha dor.
Muito bom, esclarecedor e pra quem como eu que perdeu muita gente próxima seria um alento ter escutado isso na época. Nunca é tarde! Obrigado a vocês dois por essa entrevista incrível 👏👏👏👏
Obrigada Dra Ana Cláudia você me fez refletir nas atitudes que tive com o meu pai que faleceu a pouco tempo estou aliviada pois acertei muito Graças a Deus. Meu pai faleceu com 107 anos a minha irmã e eu tivemos o privilégio de ficar com ele até o seu último suspiro quem chorou no momento da partida foi a médica que se desculpou e disse que nós três éramos puro amor. Não é fácil ainda sinto muito a falta do meu paizinho, ele sempre dizia é preciso saber viver e ele soube❤
Dra Ana Claudia é brilhante. Obrigada por compartilhar suas vivências e ensinamentos sobre esses temas tão sombris. A dor o envelhecimento e a finitude da vida. Ès luz!!!! 💛
Perfeitooooooooooo!!!!! Acabei de perder alguém que amo imensamente e essa conversa aqueceu meu coração, farei muito melhor daqui para frente. Muito muito muito obrigada mesmo Marcelo Tas e Dra. Ana Claudia. Muito sucesso para vcs dois. Isso ajuda muitas vidas!
Parabéns dra Ana Claudia! Há mais 30 anos estudei o medo da morte entre estudantes de medicina. Tema tabu e que talvez explique parte da dificuldade dos médicos em humanizar o doente terminal. Obrigado
Depois que a dra. Ana Cláudia entrou na minha vida, tudo mudou.
Minha vida toda, a morte, meu tempo, minhas relações e principalmente minha profissão.
Sou grata pela sua vida!
Depois de conhecer o trabalho da Ana, encontrei minha especialização. apesar de ser apenas uma enfermeira geriatrica, acredito que trazer conforto nesse momento é a minha missão na vida❤❤❤❤ obrigada por toda luz e serenidade Dra
No momento que vivemos,tenha certeza que vc será uma pérola em meio a tanta coisa ruim, encontrar pessoas que tragam conforto,alivio e alegria é um presente de Deus. Siga em frente,vc é A PÉROLA ❤️
Você com certeza vai fazer a diferença para muitos pacientes e suas famílias! Você é o tipo de pessoa importante pro mundo! ❤
Quando minha mãe faleceu, eu estava lendo "A morte é um dia que vale a pena viver". E foi um "terapeuta" para eu viver meu luto.
o paralelo que ela fez entre EMPATIA e COMPAIXÃO foi o mais bem feito que eu vi nos últimos anos...
Essa e a minha mentora ...minha professora gratidão ❤
Estou no 3 semestre do curso de medicina aos 40 anos, e a dra Ana Claudia Quintana é uma inspiração para minha vida, espero poder atuar com cuidados paliativos na minha cidade e, assim, também fazer diferença na vida de muita gente.
Que assim seja. ❤
Dra. Ana Cláudia Q. Arantes, boa tarde. Ainda ñ havia te escutado.Perdi uma filha em 2016 com 37anos.. Ela foi assistida por uma médica paliativa em Florianópolis, Dra Julana. Ela fez todo este trabalho com minha filha, até mesmo falar do remédio para desacelerar o coração e o celebro, para ter uma morte mais tranquila, só que ela ficou mais louca ainda, então resolvi ajudando- a, lhe falando lhe vc a partir de hoje é um bebê de três mês , vc ainda N conhece suas irmã mais novas e ainda seu pai vc é minha belezinha.Assim fiz cantei canções de ninar e ela tornou-se um bebê ela acalmou e virou uma bebê, estão ficou segurando em minha mão e na hora da morte apertou minha mão e disse segura bem forte para a morte ficar mais leve.e assim ela se foi com duas lágrimas escorendo do seu olho, no seu último suspiro..Chamei os médicos e disse minha filha morreu.
Então desabei, por instantes é carreguei a solidão, minha e de minha duas filhas. E sofremos mais sabendo que aqui ficou sua essência, mesmo doida.
Que experiência de vida hein? Chorei......Deus no comando com os seus misteriosos desígnios....Sinta-se abraçada por mim com muito amor e carinho! ❤❤❤
Tenho acompanhado a Dra. Ana Claudia e recentemente fiz o curso Oásis com ela e aprendido como me preparar para chegar ao deserto com menos surpresas. Obrigada Dra. Ana e parabéns Marcelo pela entrevista tão útil e interessante.
Só uma palavra : sensacional !
Obrigada, Tas e dra. Ana ✨🌷
Meu Deus que entrevista!!
Ao falar da morte, ela fala de vida...
Que ser humano maravilhoso!
Nem cheguei aos 30, mas me sinto impactado. Um soco no estômago.
Imagina eu que vou fazer 32 anos, a vida me encheu de pancadas mas não posso bater a torta e direita pois o mérito e o melhor é persistir!!!
Dra. Ana Cláudia Q. Arantes, um exemplo de humanização. Uma entrevista única e extremamente necessária. Uma emoção profunda e real, ela nos passa com essa voz doce e serena. Eu sei que vou morrer um dia, mas vou morrer com medo da morte. Espero que no dia da minha morte, eu possa estar com alguém ao meu lado, segurando as minhas mãos e me ajudando a fazer a minha travessia. Dra. Ana Cláudia Arantes, obrigada pela sua doçura.
Dra. Que orgulho ter vc como médica . Maravilhosa! Pena eu não ter condições de ser sua paciente ❤
Que lindo comentário. Nos ajuda a entender e ir perdendo o medo de fazer a páscoa definitiva. Pra quem fica é insuportável conviver com a saudade, suportar a ausência física 😭
Mais um programa maravilhoso!!
VIVA dr Ana Claudia Quintana e o Povocaçoes!!!!
A dra. Ana Cláudia abordou um assunto tão difícil de um jeito muito humano. Chorei. Essa entrevista merece 1 milhão de likes.
Ótima Entrevista. Muito esclarecedora
❤ Amei, o entrevistador e a entrevistadora são pessoas maravilhosas que com sua inteligência e sabedoria procuram colaborar para um mundo melhor e suatentável.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ops.: Sustentável....
Excelente a entrevista.👏👏👏👏
Muito obrigado 😊😊❤
Muito bom!!!
Ótimo conteúdo !!!!
Ana Claudia transmite tanta paz, tanta sabedoria. Não me canso de ouví-la ❤️
Belíssimo serviço que a dra Ana Cláudia está prestando à sociedade ao falar de forma tão lúcida e sincera sobre a morte. Agradeço à doutora e à equipe do Provoca.
Vida longa para está doutora.
Sou cuidadora. Conhecie a Dra. Procurando vídeos para tentar entender o sofrimento deles. Mas ela transformou minha vida. Tenho 35 anos. Hoje,repenso todos dias sobre minha velhice.
Eu perdi meu filho aos 52 anos, foi ano passado, espero q eu esteja bem aos 80 anos, estou seguindo sem ele no meu presente e no meu futuro, mas guardo um passado lindo com ele e isso me faz bem!
Torço por você! Fique bem!
Tenho 74 anos. Adorei conhecer vc e suas palestras( posso chamâ-la VC, pois sinto -me muito próxima). Obrigada por me ensinar a refletir um assunto tão profundo como esse. A única coisa de q temos na vida é que iremos morrer e é muito bom essa " amizade" com a morte.
Obrigada
Marcelo e Ana, gratidão por este programa de hoje!!! Tão lindo e relevante.
Só de ouvir a voz da Dra Ana já é um alívio. Parece que o mundo se torna um lugar melhor. Amo demais..🙏🙏
Gostei muito desse programa , perdi minha mãe em Janeiro/2023, e sempre trabalhei muito minha mente de como seria sem ela , mas me dei até que muito bem com a ausência dela, isso me fortalece em saber que enquanto a mamãe estava comigo fiz tudo que podia por ela , lutamos juntos contra um câncer na cabeça do pâncreas, no dia em que a encontrei sem vida pela manhã, foi uma sensação dupla , primeiro de descanso sem dor , e sensação de prepotência, mas hoje tenho forças pra cuidar do meu pai mais ainda , pois meu pai tem Alzheimer e perdeu a visão por conta do diabetes , não tenho condições financeiras de contratar um Cuidador para eu saia pra trabalhar então eu e minha esposa que cuidamos dele, mas não tem valor no mundo que pague esse tempo de cuidado enquanto há vida, sou muito grato a Deus a tudo que pude e posso fazer por eles, pois um dia fizeram por mim, agora é minha vez de retribuir esse amor , parabéns pelo belo programa
E parabéns pra você também! Que Deus te abençoe sempre com Saúde e Paz!🙏❤
Muito amor e paz pra você!!!!!❤❤❤❤❤❤❤
Sensacional
O programa foi sensacional.
Um dos melhores, acompanhei na Tv e corri para procurar na internet para compartilhar com as pessoas. Todo mundo deveria assistir esse episódio, muito esclarecedor e foi muito leve. Obrigada
Eu também corri pra procurar essa entrevista na internet.
Vi hoje em março de 2024 e compartilhei com todo mundo. Espero muito que as pessoas vejam!
Que mulher necessária ❤
amei! amei! amei!
Eu sou suspeita pra falar algo da Dra Ana, apenas gratidão no PALIATIVOS
Depois que comecei a ouvir essa médica tomei consciência melhor e mais aceitavel com a morte,embora lide bem com o assunto a medida que envelheço.
Incrível , gostei muito ❤
Ameiiiiii, quantas verdades suavizadas com naturalidade! Assisti ontem na TV Cultura, revi agora e já recebi em casa os três livros da Dra Ana que comprei na Internet. Com minha mãe já se aproximando da morte, acamada, com Alzheimer e eu que acabei de completar 52 anos, só posso agradecer por esta entrevista. Obrigada Dra Ana! Parabéns, Provoca! Te amo, Tas! Desde o Rá- TIM- BUM! Kkkkk!
Só eu chorei horrores, assitindo a esta entrevista? Que leveza para tratar de um assunto tão delicado!
Tanta sensibilidade,tudo oque falta ,na área da saude
Sou uma admiradora do trabalho de Ana Cláudia há anos. Sempre vejo os vídeos e fico tocada, com novas ideias para a vida e para o meu trabalho. Gratidão Marcelo por nos possibilitar esses momentos!
Que Provoca impressionante! Amei!
Excelente
Ah que demais!!!! O provoca de hoje está imperdível!!!! Estou lendo o livro Pra vida toda valer a pena viver...e estou encantada!!!!
Muito bom amei.
Dra.maravilhosa senhor abençoe sua vida..
Marcelo tás homem de grande inteligência admirável com a médica muito sábia e simpática chorei nessa entrevista parabéns a todos da cultura
😭 chorei tbm, muito importante essa conversa. 🌹🙏
Faço minha as suas palavras!!!! Parabéns a ambos pela brilhante entrevista!
Eu tb 😢 53:54
Esse programa é genial.
Ouvir essa mulher, médica, geriatra e gerontologa trás uma calmaria e uma inquietude fantástica. Parabéns e muito grata sou.❤❤❤❤❤❤️
Adoro o Provoca e todos os entrevistados que conversam com o Tas. E a Dra Ana Claudia foi incrível em várias passagens. Muito Obrigada!
O ruim das entrevistas com a dra. Ana Cláudia é que elas chegam ao fim. Dá vontade de ouvi-lá por horas e horas. Profunda, sensível e humana.
Nossa Marcelo, que maravilha esta entrevista. Dra. Ana nos deu de presente uma sabedoria impagável. Ser puder, transmita enormes beijos a ela, e também a você, não menos maravilhoso.
Nossa! Gostei tanto que assisti de novo no podcast! E mandei para meu irmão! Estamos vivendo a velhice dos meus pais e confesso que as vezes não sabemos mesmo o que falar e o que fazer! As vezes os tratamos como filhos ao invés de pais!
Dr. Ana Claudia! Que sensibilidade, que leveza e tranquilidade ao falar de um assunto que evitamos tanto! Pra mim foi uma lição de vida!
E um despertar para mudar algumas atitudes, e curtir mais a presença de quem tanto amo!
Marcelo Tas parabéns!
Simplesmente emocionante!
Estou pronta todos os dias pra ela... Minha mãe dizia "Nascer e morrer é a mesma coisa, quando nascemos não sabemos de onde viemos e quando morremos não sabemos pra onde voltamos, mas voltamos pra algum lugar porque viemos de algum lugar.
Qdo eu fiz 15 anos (sou caçula de 7)ela me disse: já posso voltar, você está pronta, e se foi dois anos depois, faz 51 anos.
❤ Lindo teu relato; linda tua Mãe, também.......❤️
Adorei o papo! Sou fã de vcs dois!
Sensacional!
Que mulher! Que inspiração! Sem palavras pra descrever minha alegria de vê-la sendo entrevistada por você Marcelo, parabéns!
Lindo demais Ana Claudia e Tas! Parabéns por essa entrevista tão especial!❤
Quanta sensibilidade, sem deixar de ser objetiva❣️ parabéns Dra Ana 👏👏👏
Boa noite doutora! Deus no controle!
Que preciosidade de entrevista!
Recentemente vivi essa experiência com minha mãe justamente quando tento me recuperar de um infarto. Suas palavras se encaixaram exatamente com nossa situação. Aqui tivemos a sorte de contar com a dra Lia que como a senhora também se prontificou a exercer a medicina de uma forma tão acolhedora pra nós, porém acredito que não é para todos os profissionais.
Parabéns dra.
Maravilhosa entrevista, Ana é muito assertiva.
Nunca em minha vida médica disse a alguém " não tem o que fazer". Há 1 ano fiz um curso de Cuidados Paliativas e fiquei muito mais segura para lidar com situações. O médico é treinado para salvar vidas e não para perde-lá.
Minha avó também faleceu uma semana após a minha formatura de psicóloga. Era minha vizinha. E me incentivava muito. Eu trabalhava e estudava até a noite. Havia um pratinho que ela me deixava no banho Maria. Eu estive com ela até poucas horas antes de sofrer um infarto. Teve o cuidado de dizer que estava bem e eu deveria ir dormir.
Essa médica é fantástica.
Oi Marcelo! Boa noite !
Quando vi o anuncio entrevista com Ana Cláudia Quintana Arantes no Provoca , inicialmente exitei mas resolvi encarar . Achei 10!
Excelente!
Quanta humanidade, respeito, distinção ao tratar assunto .
Muito bom! Precisamos conversar mais sobre o valor da passagem na vida de alguém, da nossa mesmo daqui 100 anos🙏🏼 ( Sabe- se la...) Agora depois de três ou quatro semanas desse programa me deparei aqui no dia.09/ 5 com a passagem da Rita Lee e é assim a vida. Viver na perspectiva de viver bem, desfrutar fo jeito que dá, dá melhor forma! ❤❤ Viva a Vida!! Gratidão!
Gosto muito da Dra Claudia. Ela é autora dos livros mais lindos que já li em minha vida. Dona de uma sensibilidade sobre a vida e morte sem igual. Aprendo muito com ela. Parabéns pelo espaço que tem conquistado.
Que riqueza de conteúdo, adorei essa extraordinária entrevista
Ter conhecimento e muita clareza entre vida e morte, dos vínculos que temos, é um assunto que tenho profundo interesse , já venho desconstruindo muitas coisas dessa infantilidade na qual somos condicionados pelo medo, pânico e o terror que é falar da morte
Parabéns por essa visão real da existência humana dra Ana Cláudia
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que sua voz chegue muito mais na formação desses profissionais da saúde e claro essencialmente nos currículos escolares .
Atenção: Ministérios da Saúde e dos Direitos humanos do nosso atual governo precisam assistir esse vídeo e urgentemente abraçar essa pauta sobre Cuidados Paleativos
Parabéns ao Provoca, isto sim é Cultura, conteúdo que trás aprendizados a vida, excelente entrevista
Dra. Ana Claudia é incrível! Chorei muito assistindo. Minha irmã faleceu no último dia 17/04, com câncer, internada. Muito triste. Ainda estou sem acreditar em tudo que aconteceu e pensando em como eu poderia ter sido mais presente. Que ela esteja com Deus!
Foi uma entrevista incrível, principalmente por um assunto tão complexo e que a Dra. Ana Claudia trouxe explanações com tanta assertividade, delicadeza, profissionalismo e principalmente amorosidade!
Foi maravilhoso poder ouvir a doutora Ana Cláudia. Perdi minha mãe há quase 6 anos, e o vácuo da ausência dela ainda está aqui, mas tenho aprendido a conviver com ele. A fala da doutora Ana Cláudia sempre me dá um norte, quando sinto que estou me perdendo. Muito obrigada!
Parabéns Tas pela sensibilidade em reconhecer a importância do assunto e a grandeza da convidada ( minha linda professora e ídola )❤
Obrigada por esse provoca de hoje!!! Que coisa linda essa Ana, que maravilhosa e sensivel!! Quanto amor!! Muito obrigada, muito obrigada!!!
Dra. Ana Cláudia!!❤
Sou fã dessa pessoa incrível. Aprendi muito com ela, lendo seus livros, e quando estive presente no momento que o meu pai partiu, segurando sua mão, me mantive serena por lembrar dos ensinamentos da doutora. Gratidão por nos ensinar a vivenciar o momento tão sublime que é a morte.
Eu amei essa entrevista! Perdi meu pai há dois meses! Ele foi vítima de um câncer raro e devastador. Eu me identifiquei bastante com alguns trechos dessa entrevista. Senti alívio porque tenho a plena convicção de que o amor entre mim e meu pai vai além do plano terrestre! Parabéns à Dra. Ana Cláudia pela seriedade e lucidez com que abordou o tema.👏👏👏
Entrevista emocionante. A primeira vez que tive consciência da morte foi aos 5 anos de idade, minha mãe faleceu e eu fiquei em coma. Por isso celebro a vida! 🎉🎉🎉
Acompanho e recomendo a dra Ana Cláudia desde o lançamento de seu livro "A morte..." Hoje falo do tema com naturalidade. Tenho 72 anos, já envelheçi, mas procuro colocar em prática seus ensinamentos.
O livro dela mudou minha vida
Que ser humano maravilhoso, essa dra Ana Cláudia! Sua voz, sua fala traz muita paz
Tas, visivelmente emocionado com a entrevista e eu também!!! Obrigada por trazer a Drª Ana Claudia.
Conheco hoje a Dra.Ana por um programa no canal de tv *gnt e fui direto p o google saber maus sobre ela e depois aqui no youtube coomecei a ouvir esta entrevista sensivel e emocionante.
Necessária para todos que se interessam e se questionam sobre a Vida e a Morte. Exatamente é este o momento que me encontro. Muito bom tê-la encontrado e poder escutar suas respostas , muitas com que me identifiquei. O medo congela a morte liberta. Obrigada Dra.Ana Claudia . Parabéns pela entrevista! ⚘️🌼🌷🪻🌻🏵🌺🍀🌿🦋🐞🙏✨️
Fiquei emocionada com essa entrevista. Realmente precisamos divulgar mais e aprender mais sobre isso.
Essa mulher é genial, acompanho seu trabalho há dois anos e ela é simplesmente genial.
Programa da mais alta qualidade! Muito didático, essencial em qualquer tempo da vida!
Sempre me emociono muitos te ouvindo falar e ensinar. Você mudou meu modo de ver e ouvir os pacientes. Me ensinou muito sobre a vida e o fim da vida. Sou grata a Deus por tudo vida.
Boa noite. Que coisa linda!! A Dra. Ana é uma pessoa que" não existe"
Fantástica, maravilhosa! Parabéns, TV Cultura. Obrigada ❤
Essas palavras trazem sentido a minha existência, as minhas escolhas e o meu trabalho, só agradeço a Deus pela sua vida , Ana Cláudia Quintana Arantes ❤
Maravilhoso momento, orientações, fatos pacificante espiritualmente!. Obrigado, ! Parabéns!
Há exatamente 1 ano, minha sogra recebia um diagnóstico de câncer terminal e ficou 6 meses em tratamento paliativo. Hoje ela já não está ente nós, mas essa entrevista da dra. Quintana foi um acalento aos nossos corações.
Que maravilha de conversa!! Como nos Provoca a pensar e a fazer diferente! Ouvir Dra Ana Cláudia é sempre um momento especial!! Nunca canso.
Paz aos visitantes da terra
Somente em "2022" os cuidados paliativos se tornaram disciplina na faculdades!
Parabéns aos envolvidos!
Obrigada por essa entrevista tão significativa. Me emocionei algumas vezes, pois sou de classe média baixa e faço o possível pra cuidar dos meus pais e meu tio que são idosos..
Esta entrevista merece muitos shorts... mas mais do que isso merece realmente ser assistida do início ao fim e várias vezes.
Incrível a sensibilidade dela com esse tema , em um momento muito difícil da minha vida, onde tive crises de pânico , medo da morte, minha piscicologa me emprestou um livro dela e resignificou meu medo e minha dor.
Jennifer vc se lembra o nome do livro?
Lembro sim. "A morte é um dia que vale a pena viver"
Muito bom, esclarecedor e pra quem como eu que perdeu muita gente próxima seria um alento ter escutado isso na época. Nunca é tarde! Obrigado a vocês dois por essa entrevista incrível 👏👏👏👏
Médica admirável!
Quanta sabedoria! Não me canso de ouvir a Dra Ana
Obrigada Dra Ana Cláudia você me fez refletir nas atitudes que tive com o meu pai que faleceu a pouco tempo estou aliviada pois acertei muito Graças a Deus. Meu pai faleceu com 107 anos a minha irmã e eu tivemos o privilégio de ficar com ele até o seu último suspiro quem chorou no momento da partida foi a médica que se desculpou e disse que nós três éramos puro amor. Não é fácil ainda sinto muito a falta do meu paizinho, ele sempre dizia é preciso saber viver e ele soube❤
Dra Ana Claudia é brilhante. Obrigada por compartilhar suas vivências e ensinamentos sobre esses temas tão sombris. A dor o envelhecimento e a finitude da vida.
Ès luz!!!! 💛
Dra Ana é tão incrível e necessária. Nunca perca uma oportunidade de vê-la falar ❤
Perfeitooooooooooo!!!!! Acabei de perder alguém que amo imensamente e essa conversa aqueceu meu coração, farei muito melhor daqui para frente. Muito muito muito obrigada mesmo Marcelo Tas e Dra. Ana Claudia. Muito sucesso para vcs dois. Isso ajuda muitas vidas!
Sem palavras, que ensinamento com profundidade! Parabens Marcelo, por trazer no provocação esta grande proficional da ária da saúde. Dr, Ana Claudia.
Dra Ana Cláudia é maravilhosa! Obrigada por esta entrevista! Sua voz, o modo como ela fala são uma delícia! 🙏❤️
Parabéns dra Ana Claudia! Há mais 30 anos estudei o medo da morte entre estudantes de medicina. Tema tabu e que talvez explique parte da dificuldade dos médicos em humanizar o doente terminal. Obrigado
Entrevista maravilhosa e necessária. Gratidão.