Akita é a única pessoa do mundo que consegue me prender num vídeo com mais de 1 hora. Depois ainda fico mais 1 hora compilando mentalmente tanta informação 😂.
Ja cheguei dando voadora no like, cara bacana, inteligente e humilde, respondeu eu instantâneo no Instagram 💪🏻💪🏻 seu canal é foda, assisti todos os vídeos e não perco nenhum por nada ✔️
Mas eu nomeio minha variáveis com no máximo 2 caracteres para economizar armazenamento já que o código fonte ficará mais leve. Pelos meus cálculos, já economizei uns 2kb só este ano!!! Valeu muito a pena
Assistiu por completo e "realmente" compreendeu o conteúdo do vídeo? Em forma simplificada para fácil entendimento, após interpretado o código que você escreveu e convertido para bytecode/elf, pouco importa se o nome da variável tem 300 ou 2 bytes, vai virar um marcador simples do mesmo jeito. Repense seus conceitos.
Em computação você aprende Linguagens formais e autômatos como base principal de programação. Naturalmente aprende sobre linguagem compilada e interpretada e como criar linguagens de programação. Tudo isso para dizer, que não é linguistica à parte.
Engraçado isso de linguagem melhor/pior... Se a experiência final do usuário for melhor, e ele estiver bem servido, agregado com uma boa experiência de desenvolvimento para os devs: Pronto, sua linguagem ja está lhe servindo muito bem! Esse sempre foi meu filtro
Melhor ou pior sempre depende do que tu quer fazer. Nada é melhor absolutamente, linguagens de proposito generico são, por definição, ruins em tudo. DSL especificas são melhores pois foram feitas especificamente para o que tu quer modelar, porem exige que tu aprenda um DSL novo, o que não é problema pois teu model sempre precisa que tu aprenda algo (por ex, se tu faz um software de contabilidade, é bom que tu aprenda um pouco de contabilidade). Mas isto pode ou não ser adequado dependendo da habilidade dos programadores. Engenharia é sempre sobre trade-offs.
Cada linguagem tem seus prós e contras, depende mesmo da aplicação. Exemplo simples de tudo, pega a notação de AutoCAD e converte para C#, quem será mais custoso para criar/manter? Outro lado da moeda, como vai colocar um JVM em um microcontrolador Atmel, é melhor um código C convertido em assembly, bem curto e seco ao que precisa.
kra, eu sou muito contra frases do tipo "Não existe linguagem ruim ou boa, o importante é o programador". Claro que existem linguagens melhores e piores, existem objetivos diferentes. Linguagens mais verbosas, mais rápidas, mais seguras, etc. Eu particularmente priorizo Verbosidade e o item Desempenho pra mim é o último quisito. O que necessita de desempenho é o banco de dados, e se a linguagem está bem estruturada ela joga mais que 90% do processamento pro banco.
Tô numa situação parecida kkk. Acabei de fazer a disciplina Linguagens Formais e foi meio que com um professor bosta, então tive que aprender toda a teoria sozinho, mas ficou só nisso, na teoria. Akita abordou o assunto de uma forma mais prática e explodiu minha cabeça a cada tema do vídeo kkk. Mas talvez eu estivesse me preciptando também, já que ainda não puxei Compiladores.
Estou tendo Introdução à Teoria da Computação, e essa parada de linguagem regular ser expressada por uma expressão regular é mó loucura doida que faz sentido hahaa
Akita um bom próximo tema é sobre a verdadeira forma de trabalhar com POO, pq há quem diga que a maioria das pessoas ensinam e aprendem errado como trabalhar com POO, sem ter aquele embasamento em Alan Kay e etc, de contra partida algo falando sobre programação funcional sei la
Concordo! Esse tema é um dos que mais me interessa, fiquei louco quando comecei a descobrir que POO é um mundo muito diferente do que ensinam na faculdade.
Acho que POO vai muito naquilo que alguns antigos do meio dizem como Mike Acton, Jhon Cormack, Linus Torvalds, etc, só usam tanto POO porque é o "industry standard" se não fosse isso POO não seria tão grande e muita gente usaria C99 e outras línguas junto com programação funcional, enquanto C++ e outras POO deixariam de ser tão usadas
Como quando perguntaram pro Mike Acton numa cppcon : Porque fazer isso tudo em C++ porque não simplesmente usar C ? Reposta dele : " Se vc realmente quer saber hahaha. Minha preferência seria...e não falo isso sozinho pois sei que muitos no meu meio pensam o mesmo: Seria C99 com certeza. Mas porque usamos C++? É cultura, é o padrão da indústria, então vc só segue e tenta mudar o que der ao invés de lutar uma briga com uma indústria gigante"
Sou iniciante em programação, eu tenho q assistir seus vídeos mais de uma vez pra compreender, mas é ótimo o conteúdo. Um dia chego nesse nível de raciocínio e conhecimento
Eu comecei a ver os vídeos dele assim, dps de aprender bastante, e dps de bastante tempo, eu comecei a entender de maneira mais didática os videos dele, eu simplesmente amo esse universo.
Tem um mini rant no min 24:00! “Não existe limites pra um programador ruim!” Kkkkk Akita deveria ser advisor de todos os cursos de Ciencia da Comp! Conteúdo fucking top como sempre!
Conteúdo de qualidade como sempre, seus vídeos me motivaram a ingressar completamente na área de programação e nunca estive tão feliz! Até consegui um estágio na UOL no primeiro mês do meu curso (engenharia de software - ufms) e estou MUITO feliz. Parabéns pelo conteúdo, Akita!
17:11 Como curiosidade, se colocar o sinal de + (e o *) depois do parêntese, vira LISP. Aliás, programar em LISP é basicamente escrever direto uma AST. E nesse caso a forma que vc programa é a mesma forma que vai executar. Fica a dica pra quem tiver interesse em inventar uma linguagem “for fun”, fazer um LISP é bem simples e incrivelmente poderoso.
minha vantagem é que eu não preciso fazer muita pesquisa pq só falo de assuntos que eu já conhecia, daí é mais um fact-check específico, o resto é dump da cabeça.
"01:10:45 - Bônus: Bloopers (novidade)" excelente demonstração aos RUclipsrs que algo de qualidade, precisa de esforço... Mandou bem. Obrigado por compartilhar. []s
Show de bola, Akita. Esse vídeo deu um complemento absurdo pra um livro que to lendo: "Ruby Under a Microscope", que mostra como Ruby roda por baixo dos panos que é interpretado pra código C no fim das contas.
Video excelente. Dia desses eu baixei um compilador de c no meu celular e encontrei o interpretador de LUA lá dentro. Apenas umas 700 linhas, nunca imaginei que um interpretador pudesse ser tão simples. Desde então venho dado uma olhada nisso. Esse video veio em boa hora. Obrigado e parabéns!
Coincidentemente esses dias eu estava precisando de uma explicação mais redondinha sobre a diferença entre compilada e interpreda. O vídeo ajudou mais do que eu precisava, abordando conceitos que vão desde a base, ao invés de só um "compilado é mais rápido e interpretada é lento" que se acha em todo lugar.
Linguagens de Computação em sua maioria são classificadas como Linguagens Livre de Contexto, pois as regulares apenas são muito restritivas. Acontece que uma LR geralmente não descreve um LP suficientemente, isso por ser verificado com um formalismo reconhecedor aplicado a LR, como autômatos finitos determinístico e expressões regulares.
Parei no finalzinho para assistir os bloopers, muito bom ver também o que tem por trás dos vídeos com boa dicção, edição e texto. Como você mesmo diz: Não gosto que me tratem como semi-deus. Ter um pouco desses erros de gravação no final pode ajudar nisso sim. Espero que possamos trabalhar juntos um dia! Pretendo me candidatar para uma vaga na CodeMiner quando me formar
Muito bom o vídeo! Eu também diria que nós programamos para o compilador temos que seguir todas as regras da sintaxe da linguagem. Parabéns akita por fazer os desenvolvedores pararem de ficar com discussões idiotas de qual linguagem é melhor.
Os videos do Akita, servem como bússolas: você pode ficar, anos navegando num mar de informações, mas só vai atingir terra firme por sorte(pratica pura e simples, reinventando a roda em alguns casos) ou com direcionamento certo, sabendo para que serve cada coisa e oque usar, evitando até discussões, de onde fica, a terra firme.
Eu tinha essa dúvida desde quando comecei a programar e até agora eu não sabia exatamente como funcionava por baixo dos panos, e de quebra ainda entendi como é criada uma linguagem de programação, seus vídeos são sensacionais. Obrigado Akita! Seu vídeo foi muito esclarecedor pra mim,
Amo ver os videos de Akita e descobrir coisas que eu não sabia. Termino os videos com varias abas de pesquisa abertos, agora leva umas semanas para ler tudo, colocar em pratica e entender... Ai ele lança um video novo e tudo se repete. Eu amo isso
Eu que não sou da área, mas estou envolvido com uma equipe de desenvolvimento, tive várias de minhas curiosidades respondidas! Fantásticas suas explicações, dentro das minhas limitações técnicas, consegui compreender muito do que foi falado! Parabéns!
ANTLR é muito interessante, da para construir alguns validadores bem interesantes com ele para DevSecOps por exemplo. Imaginem validadores de scripts SQL que serão executados em um pipeline que executará script para criação de estruturas de dados ou carga de dados em banco de dados, entre outras aplicações bem interessantes para ele (e de baixo custo).
é bom ver os erros de gravação, torna o Akita mais humano hahahaha como sempre um vídeo muito instrutivo, ainda mais pra quem não ta nos 40, mas nos 35 e decidiu começar nessa área a 4 meses apos assistir a toda serie dos 40.
Mais um excelente vídeo Akita👏🏻. Mês passado eu tive a matéria de Sistemas Operacionais e um dos tópicos foram justamente sobre compiladores e interpretadores.
Bons tempos quando tivemos que implementar uma máquina virtual Java em C do zero numa matéria da faculdade. Aliás, ótimo vídeo, bom resumão pra quem não vê isso a uns 10 anos.
2 года назад+1
Nunca levei tão pouco tempo pra me inscrever em um canal. Parabéns, Fábio!
É incrível o como eu solto um sorriso cada vez que eu lembro de algo que aprendi na faculdade com os teus vídeos. A parte de compiladores foi uma das que eu mais gostei e senti satisfação de entender e praticar. Não estou nem na metade do vídeo e ver a explicação disso tudo de novo me faz perceber o quanto esse assunto ficou na minha cabeça e porque é uma das mais interessantes na minha opinião.
O vídeo do Akita foi fantástico, o material é super bom. Faço doutorado em Compiladores na UFMG e fiz disciplinas na área de Compiladores como Análise estática, no qual aprendemos a desenvolver parses que otimizam o código utilizando a infraestrutura do LLVM. Atualmente desenvolvo na área de HLS (High-level synthesis) em que trabalho com otimização em software que irão impactar diretamente no hardware (o conceito de HLS é o mapeamento de um código de software em hardware). Para isso venho trabalhando com FPGAs, mas venho pensando em trabalhar com GPUs também. Enfim, gostaria de agradecer o Akita pelo video, é enriquecedor para o Brasil, videos sobre compiladores e arquitetura de computadores.
Boas lembranças (algumas nem tão boas) das aulas de compiladores. Como de costume, conteúdo explicado de forma clara e objetiva. Deve ter dado muito trabalho para elaborar este vídeo (os minutos finais dão indício disso 😁). Parabéns Akita! Ótimo trabalho!👏👏👏 Obrigado por compartilhar.👍
Na minha época alem de compilar tinha o linkeditor agora tudo junto ..mas uma vez parabens Akita sempre fodástico nos vídeos.!!!! Aaproveitem galera isso não se ve em cursos ou faculdade
Show!!!!! Em 1987 desenvolvi um gerador de fontes em Cobol e Clipper, tentei fazer um compilador mas não tive as manhas hahaha. O máximo que consegui foi uma análise sintática. Naquela época o máximo que conseguíamos era xerocar um manual de C, você passou por isso. Parabéns pelos vídeos!!!
Acho que tem mais bastidor aí, em? Lkkk. Que vídeo maravilhoso! Tava estudando a criação de compilador hoje mais cedo. Valeu demais por ter soltado esse vídeo especificamente hoje, Akita!
Ótimo vídeo. Realmente muito bom. Eu ensino compiladores, e você conseguiu explicar muito bem boa parte da disciplina. Mais detalhes dos compiladores são: eles também otimizam a seleção de inscrições de máquina e a alocação de registradores. Parabéns.
Conteúdo sensacional, como sempre. 👏👏 Recentemente eu tentei explicar isso nos comentários de um grupo no Facebook, mas por precisar ser breve, acabei desistindo. 😅 Acho válido citar também que desde o PHP 7, a performance da Zend Engine e da HHVM são muito semelhantes e com o JIT do PHP 8 a necessidade da HHVM por questões de performance deixa de existir. O único motivo real para alguém usar HHVM hoje é por detalhes de sintaxe como generics e coisas do tipo. 😁
O conteúdo é incrível e o aprofundamento é de tirar o ar. Sobre o vídeo das linguagens, poderia ser uma minisérie dedicando pros detalhes de cada uma, casos de uso, quando não escolher. Parabéns e obrigado pelo vídeo! :D Edit: MANTÉM O BONUS EM TODOS OS VÍDEOS, PFV! Kkkkk
Muito bom!!! Certeza que voltarei a assistir esse vídeo daqui um tempo, pra entender as partes que hoje eu não entendo! Mas o "core" do assunto eu captei!!!
Sensacional ,tivemos essa conversa na faculdade esses dias ,mas aqui com o conteúdo mais extenso ficou melhor pra entender 👏🏽 eu só queria um terço dessa memória rsrs
Akita salvando o feriadão, já peguei meu bloco de notas e comecei anotar tudo para estudar depois, conteúdo bem interessante e que acrescenta muito. Esse é o tipo de vídeo que vou precisar assistir mais vezes para entender tudo.
Sobre escolhas, RPCS3 ( Emulador de PS3 ) esta ai para mostrar todos os caminhos e ao mesmo tempo :) , dinâmico vs estático, interpretado vs compilado, JIT e afins. O Núcleo do emulador é compilado, as instruções do vídeo game podem ser interpretadas, rodarem em um JIT, chegam ao ponto que o SPU pode rodar interpretado ou "recompilado" ASMJIT ou LLVM , e ele transforma os shaders nativos do PS3 em shaders reconstruídos para o seu hardware e driver especifico rodando "nativamente" na sua maquina. Não a toa eu falo conhecer o ecossistema de emuladores é uma viajem sem volta para quem é de TI, temos emulação que vai de porta logica a JIT e LLVM recompilers e shaders reconstruídos, um universo inteiro ...
Esse vídeo vale mais que cursos super caros vendidos por aí. Entender os bastidores das tecnologias, que usamos diariamente, com certeza é o SEGREDO óbvio para não ser mais um em meio a manada, mas um verdadeiro cientista da computação e um profissional de tecnologia com pensamento crítico. Gratidão Akita! Entender o baixo nível está me trazendo uma extrema evolução.
Ótimo vídeo Akita. Sempre enxerguei linguagem de programação como uma ferramenta para um fim, mas é importante salientar a proficiência naquela ferramenta. Se a linguagem de programação que você ama facilita seu trabalho, satisfaz seu cliente e facilita o trabalho em time, ela está fazendo bem seu papel.
Mestre Fabio Akita,ultimamente tenho acompanhado seus vídeos e estou achando mt bom esse choque de realidade que vc traz para quem quer entrar na área de programação. Obg pelos ensinamentos 👏
Ta louco, conteudo pra kar****! Top demais, coisas que não entendia na faculdade consegui compreender de forma simples. Obrigado por compartilhar, Akita! Sucesso!
Raaaaaaaaaaaaaaachei com os Bloopers kkkkkkkk genial demais. Aproveitando pra agradecer ao grande Akita por todo esse conteúdo f*da que, por mais "baixo nível" que seja, é o que separa os homens dos garotos. Vindo de outra área (fiz faculdade de engenharia mecânica) é realmente muito útil ter alguém como o Akita como um "mentor de youtube" capaz de te orientar sobre o que realmente vai te diferenciar da maioria. Só tenho a agradecer!
Começar a assistir e as vezes tentar entender kkk, me ajudaram a abrir a minha mente e começar a ter um raciocínio diferente e mais técnico sobre os problemas de computação. Nem sempre consigo absorver tudo mas o pouco já ajuda na construção de novas soluções de problemas, e só mais uma coisa, como que um assunto sobre Compiladores e Interpretadores que eu nunca imaginei buscar pode ser tão interessante, magnifico.
Para o pessoal que nunca programou um compilador, olha eu recomendo que façam. É uma tortura no começo, mas quando termina dá uma boa alegria. Recomendo bastante.
Um vídeo melhor que outro, parabéns! Admiro sua capacidade de entender tantos assuntos com esse nível de detalhes, com certeza são muitas horas de estudo e prática. Aguardando a parte dois!
Aula sensacional. Uma complementação, existe ferramentas com o propósito do ANTLR em JavaScript. Na época da minha graduação, usei o PEG.js para escrever a linguagem de um parser de Álgebra Relacional, onde você determina em uma gramática uma correspondência entre um símbolo e uma string. Ou você define que o retorno de um símbolo é o resultado de uma função que você escreve em Javascript. No final ele gera um arquivo JS que atua como parser e interpretador. O tempo passou e parece que essa ferramenta foi abandonada. Mas alguns forkaram esse projeto e criaram o Peggy, que é o sucessor do PEG.js. Se eu fosse coordenador de algum curso de graduação ou professor de compiladores, colocaria essas ferramentas na grade escolar. Novamente, parabéns pela aula.
O que eu gosto dos vídeo do Samurai Akita e que sempre tem um ar de nostalgia la dos saudosos anos 80 e 90 quando comecei os meu estudos e carreira profissional o que e bem diferente da realidade de hoje a gente corria e caçava as informações e as novidades da tecnologia daquela época.
Melhor hora possível para esse vídeo. Ainda vou estudar compiladores no próximo semestre, porém estou cursando a cadeira de linguagem formal e autômatos. Entender 10% do vídeo já é ouro, com a faculdade, uns 20% que eu acredito ter entendido foi maravilhoso. Agora é revisar mais umas 15 vezes e ai alcançar uns 30 a 40%. Obrigado Fábio!
Sensacional Fabio, eu acho que todo programador devia ser "obrigado" a consumir o seu conteudo. Obrigado por disponibilizar tanto conhecimento pra comunidae. Ansioso pela próxima parte.
Sou formado em sistemas de informação há 14 anos, atuei em outras áreas e agora estou retomando a programação. Tenho comprado alguns cursos em vídeo, mas está difícil acompanhar. Notadamente os professores buscam simplificar as questões para não afastar os alunos, então ficam naquele "beabá" das linguagens, apenas trivialidades. Como se o que ocorresse "por trás do palco", para além do código-fonte, fosse puramente mágico. Fazem questão de esconder a complexidade O conteúdo do Fábio é, disparado, muito melhor que cursos pagos vistos por aí Parabéns, Fábio! Você tem meu respeito e admiração.
Estou chegando ao canal agora segundo recomendação de um grande amigo! "Percebi" o canal de maneira muito oportuna, o Akita usa um vocabulário "fácil" e portando mais "assimilável" do que normalmente se encontra nessa área de TI. De fato é nossa linguagem do dia a dia. Já inscrito no canal, o parabenizo pelo compartilhamento prático do conhecimento. #akitei :)
Cara que sensacional o bônus no final kkkk Acompanho os vídeos pelo conteúdo de alta qualidade e já tinha acostumado com o jeitão sério, mas esse bônus deixou 10x melhor 😂
Nesse vídeo aprendemos que o JIT é um otimizador em "CARA.LHO" em 1:11:15 kkkkkkkkkkkkkkkk Aguardando a parte 2 sobre cada linguagem :D . A cada vídeo parece que sei menos kkkkk Mas está ótimo! Tem q ser assim.
Aguarando vídeos sobre cada linguagem tb. A cada vídeo tb descubro-me mais e mais ignorante kkkkk.. ultimamente passei a gostar de me descobrir ignorante
Muito bom esse vídeo depois de uma aula de arquitetura. Sair do coração da fera alimentada por instruções baseadas em operações aritméticas e lógicas, e saltar para forma de como essas mesmas instruções são concebidas simplesmente da uma sensação boa. Vlw Akita!
1H de aula... vlww Akita. Realmente há muito a se aprender, infelizmente pro mercado baixo clero, por onde muitos tem a oportunidade de começar, só quer saber de uma produção rápida, taca framework e tacalhepau.... Mas há muito mais a se aprender e ter oportunidades melhores. O difícil é conciliar, esse aprendizado de produção rápida, com questões fundamentais...
Que presentão de feriado e final de semana... Aprendi muito, além de muitas coisas que eu já tinha ouvido falar sobre meu querido Java e sua JVM, mas não sabia em detalhes.. Explicações e analogias perfeitas... Parabéns pelo excelente conteúdo Akita! Obs.: 01:10:07 - Maravilha saber que vai ter mais conteúdo sobre isso hehe
No começo quando assistia seus vídeos, meu orgulho ficava batendo pra evitar de assisti-los. Hoje, a cada choque de realidade que recebo deles, eu tenho um alívio a mais por saber que estou me livrando de uma porrada da vida no futuro, virei fã!. Parabéns pelo conteúdo MONSTRUOSO de sempre!
Nossa, a abordagem do tema de criação de linguagens e compiladores me fez ter uma breve vontade de Cursar CC, achei interessante o assunto. A verdade é que eu nem imaginava o passo a passo e que seria algum tipo de hard corno-job ... Obrigado por explanar rsrs. os bloopers no final deixaram o video engraçado kkk e ajuda o pessoal a acreditar que você também é humano rsrs.
Compiladores foi uma das disciplinas mais desafiadores da minha graduação em engenharia de computação Automatos Finitos e máquinas de Turing tiravam meu sono, só passei na final depois de estudar muito.
Geralmente a noite depois das 21:00 eu costumo só ver coisas tipo netflix, séries pra desplugar a mente, não vejo nada que me lembre remotamente o trabalho. Mas eu comecei a ver pra marcar o vídeo na lista ver depois só que eu não consegui parar de ver. O assunto ficou muito interessante e muito bem abordado, revi conceitos que eu aprendi na faculdade ou mesmo no curso técnico. Ouvi falar em link editor no curso técnico quando estava aprendendo C++ e nem chegou perto desse nível de detalhe. Muito bom!
Akita é a única pessoa do mundo que consegue me prender num vídeo com mais de 1 hora. Depois ainda fico mais 1 hora compilando mentalmente tanta informação 😂.
Somos dois.
EÁ❤
Ja cheguei dando voadora no like, cara bacana, inteligente e humilde, respondeu eu instantâneo no Instagram 💪🏻💪🏻 seu canal é foda, assisti todos os vídeos e não perco nenhum por nada ✔️
@
Então pq todo mundo já não programa em middle a linguagem intermediária ??
Qual a diferença entre compiladores é interpretadores ??
Eu não saquei 🤔 parace apenas etapas que um soft pode ou não compartilhar .
Mas eu nomeio minha variáveis com no máximo 2 caracteres para economizar armazenamento já que o código fonte ficará mais leve.
Pelos meus cálculos, já economizei uns 2kb só este ano!!! Valeu muito a pena
🤣🤣🤣🤣
Sensacional kkkkkk
Kkkkkkkkkkk
coitado de quem precisar dar suporte ao seu código
Assistiu por completo e "realmente" compreendeu o conteúdo do vídeo? Em forma simplificada para fácil entendimento, após interpretado o código que você escreveu e convertido para bytecode/elf, pouco importa se o nome da variável tem 300 ou 2 bytes, vai virar um marcador simples do mesmo jeito. Repense seus conceitos.
O vídeo aborda computação e linguística. Um deleite para um mero estudante de letras como eu. Maravilhoso.
Viana, dica de pesquisa que em meu entendimento seria bem interessante em seu contexto. pt.wikipedia.org/wiki/Lisp
Em computação você aprende Linguagens formais e autômatos como base principal de programação. Naturalmente aprende sobre linguagem compilada e interpretada e como criar linguagens de programação. Tudo isso para dizer, que não é linguistica à parte.
Engraçado isso de linguagem melhor/pior... Se a experiência final do usuário for melhor, e ele estiver bem servido, agregado com uma boa experiência de desenvolvimento para os devs: Pronto, sua linguagem ja está lhe servindo muito bem!
Esse sempre foi meu filtro
Gosto muito do conteúdo que você posta no seu canal!!!
Melhor ou pior sempre depende do que tu quer fazer. Nada é melhor absolutamente, linguagens de proposito generico são, por definição, ruins em tudo. DSL especificas são melhores pois foram feitas especificamente para o que tu quer modelar, porem exige que tu aprenda um DSL novo, o que não é problema pois teu model sempre precisa que tu aprenda algo (por ex, se tu faz um software de contabilidade, é bom que tu aprenda um pouco de contabilidade). Mas isto pode ou não ser adequado dependendo da habilidade dos programadores.
Engenharia é sempre sobre trade-offs.
Cada linguagem tem seus prós e contras, depende mesmo da aplicação. Exemplo simples de tudo, pega a notação de AutoCAD e converte para C#, quem será mais custoso para criar/manter? Outro lado da moeda, como vai colocar um JVM em um microcontrolador Atmel, é melhor um código C convertido em assembly, bem curto e seco ao que precisa.
Grande Rafa 🔥
kra, eu sou muito contra frases do tipo "Não existe linguagem ruim ou boa, o importante é o programador". Claro que existem linguagens melhores e piores, existem objetivos diferentes. Linguagens mais verbosas, mais rápidas, mais seguras, etc. Eu particularmente priorizo Verbosidade e o item Desempenho pra mim é o último quisito. O que necessita de desempenho é o banco de dados, e se a linguagem está bem estruturada ela joga mais que 90% do processamento pro banco.
Fábio do céu, teu vídeo caiu como uma luva. Tô começando Linguagens Formais e Autômatos agora e tu me solta um vídeo desse
Tô numa situação parecida kkk. Acabei de fazer a disciplina Linguagens Formais e foi meio que com um professor bosta, então tive que aprender toda a teoria sozinho, mas ficou só nisso, na teoria. Akita abordou o assunto de uma forma mais prática e explodiu minha cabeça a cada tema do vídeo kkk. Mas talvez eu estivesse me preciptando também, já que ainda não puxei Compiladores.
Estou tendo Introdução à Teoria da Computação, e essa parada de linguagem regular ser expressada por uma expressão regular é mó loucura doida que faz sentido hahaa
Akita um bom próximo tema é sobre a verdadeira forma de trabalhar com POO, pq há quem diga que a maioria das pessoas ensinam e aprendem errado como trabalhar com POO, sem ter aquele embasamento em Alan Kay e etc, de contra partida algo falando sobre programação funcional sei la
Concordo! Esse tema é um dos que mais me interessa, fiquei louco quando comecei a descobrir que POO é um mundo muito diferente do que ensinam na faculdade.
Achei muito massa
Acho que POO vai muito naquilo que alguns antigos do meio dizem como Mike Acton, Jhon Cormack, Linus Torvalds, etc, só usam tanto POO porque é o "industry standard" se não fosse isso POO não seria tão grande e muita gente usaria C99 e outras línguas junto com programação funcional, enquanto C++ e outras POO deixariam de ser tão usadas
Como quando perguntaram pro Mike Acton numa cppcon : Porque fazer isso tudo em C++ porque não simplesmente usar C ? Reposta dele : " Se vc realmente quer saber hahaha. Minha preferência seria...e não falo isso sozinho pois sei que muitos no meu meio pensam o mesmo: Seria C99 com certeza. Mas porque usamos C++? É cultura, é o padrão da indústria, então vc só segue e tenta mudar o que der ao invés de lutar uma briga com uma indústria gigante"
Também no aguardo e na torcida pelo tema: POO 😅
Sou iniciante em programação, eu tenho q assistir seus vídeos mais de uma vez pra compreender, mas é ótimo o conteúdo. Um dia chego nesse nível de raciocínio e conhecimento
Eu comecei a ver os vídeos dele assim, dps de aprender bastante, e dps de bastante tempo, eu comecei a entender de maneira mais didática os videos dele, eu simplesmente amo esse universo.
Tem um mini rant no min 24:00!
“Não existe limites pra um programador ruim!” Kkkkk
Akita deveria ser advisor de todos os cursos de Ciencia da Comp!
Conteúdo fucking top como sempre!
Conteúdo de qualidade como sempre, seus vídeos me motivaram a ingressar completamente na área de programação e nunca estive tão feliz! Até consegui um estágio na UOL no primeiro mês do meu curso (engenharia de software - ufms) e estou MUITO feliz. Parabéns pelo conteúdo, Akita!
17:11 Como curiosidade, se colocar o sinal de + (e o *) depois do parêntese, vira LISP. Aliás, programar em LISP é basicamente escrever direto uma AST. E nesse caso a forma que vc programa é a mesma forma que vai executar. Fica a dica pra quem tiver interesse em inventar uma linguagem “for fun”, fazer um LISP é bem simples e incrivelmente poderoso.
Só me pergunto como o Akita faz dois vídeos super técnicos em menos de um mês 😅
Excelente vídeo!
minha vantagem é que eu não preciso fazer muita pesquisa pq só falo de assuntos que eu já conhecia, daí é mais um fact-check específico, o resto é dump da cabeça.
"01:10:45 - Bônus: Bloopers (novidade)" excelente demonstração aos RUclipsrs que algo de qualidade, precisa de esforço... Mandou bem. Obrigado por compartilhar. []s
Quando vi o post desse vídeo no Linkedin, não pensei duas vezes antes de assistir! conteúdo de extrema qualidade, obrigado!
A qualidade desse conteúdo é algo surreal. Parabéns! Estou fazendo faculdade de Análise de sistemas e muitos desses assuntos são deixados de lado.
Show de bola, Akita. Esse vídeo deu um complemento absurdo pra um livro que to lendo: "Ruby Under a Microscope", que mostra como Ruby roda por baixo dos panos que é interpretado pra código C no fim das contas.
Video excelente. Dia desses eu baixei um compilador de c no meu celular e encontrei o interpretador de LUA lá dentro. Apenas umas 700 linhas, nunca imaginei que um interpretador pudesse ser tão simples. Desde então venho dado uma olhada nisso. Esse video veio em boa hora. Obrigado e parabéns!
Coincidentemente esses dias eu estava precisando de uma explicação mais redondinha sobre a diferença entre compilada e interpreda. O vídeo ajudou mais do que eu precisava, abordando conceitos que vão desde a base, ao invés de só um "compilado é mais rápido e interpretada é lento" que se acha em todo lugar.
Você tem uma qualidade rara. Não me refiro ao conhecimento. Me refiro à sua excelente didática!
Linguagens de Computação em sua maioria são classificadas como Linguagens Livre de Contexto, pois as regulares apenas são muito restritivas. Acontece que uma LR geralmente não descreve um LP suficientemente, isso por ser verificado com um formalismo reconhecedor aplicado a LR, como autômatos finitos determinístico e expressões regulares.
Vdd eu quis simplificar demais, mencionei Chomsky e não expliquei que as gramáticas são context free grammar
Ótimo vídeo!
Vídeos "longos" com qualidade de conteúdo sempre são vistos por completo.
6:31
A ironia nos "pronomes"
Hahahhahahha
Eu saquei a referência.
Parei no finalzinho para assistir os bloopers, muito bom ver também o que tem por trás dos vídeos com boa dicção, edição e texto. Como você mesmo diz: Não gosto que me tratem como semi-deus. Ter um pouco desses erros de gravação no final pode ajudar nisso sim.
Espero que possamos trabalhar juntos um dia!
Pretendo me candidatar para uma vaga na CodeMiner quando me formar
Muito bom o vídeo! Eu também diria que nós programamos para o compilador temos que seguir todas as regras da sintaxe da linguagem. Parabéns akita por fazer os desenvolvedores pararem de ficar com discussões idiotas de qual linguagem é melhor.
Os videos do Akita, servem como bússolas: você pode ficar, anos navegando num mar de informações, mas só vai atingir terra firme por sorte(pratica pura e simples, reinventando a roda em alguns casos) ou com direcionamento certo, sabendo para que serve cada coisa e oque usar, evitando até discussões, de onde fica, a terra firme.
Seus vídeos são atemporais. Já assisti esse umas 4 vezes. Parabéns 👏🏽
Vc é o melhor
Eu tinha essa dúvida desde quando comecei a programar e até agora eu não sabia exatamente como funcionava por baixo dos panos, e de quebra ainda entendi como é criada uma linguagem de programação, seus vídeos são sensacionais. Obrigado Akita! Seu vídeo foi muito esclarecedor pra mim,
Muito bom, Fábio. Deve ter dado muito trabalho, mas o resultado ficou ótimo. Parabéns!
Amo ver os videos de Akita e descobrir coisas que eu não sabia. Termino os videos com varias abas de pesquisa abertos, agora leva umas semanas para ler tudo, colocar em pratica e entender... Ai ele lança um video novo e tudo se repete. Eu amo isso
Eu que não sou da área, mas estou envolvido com uma equipe de desenvolvimento, tive várias de minhas curiosidades respondidas! Fantásticas suas explicações, dentro das minhas limitações técnicas, consegui compreender muito do que foi falado! Parabéns!
ANTLR é muito interessante, da para construir alguns validadores bem interesantes com ele para DevSecOps por exemplo. Imaginem validadores de scripts SQL que serão executados em um pipeline que executará script para criação de estruturas de dados ou carga de dados em banco de dados, entre outras aplicações bem interessantes para ele (e de baixo custo).
Cara sou seu fã! Não tem um vídeo que eu não assista! Parabéns pelo trabalho.
é bom ver os erros de gravação, torna o Akita mais humano hahahaha
como sempre um vídeo muito instrutivo, ainda mais pra quem não ta nos 40, mas nos 35 e decidiu começar nessa área a 4 meses apos assistir a toda serie dos 40.
Fábio, parabéns pelo trabalho! Aprendi mais com seu vídeo do que em 1 ano de faculdade de engenharia de software.
Mais um excelente vídeo Akita👏🏻. Mês passado eu tive a matéria de Sistemas Operacionais e um dos tópicos foram justamente sobre compiladores e interpretadores.
Já estou ansioso pelo próximo vídeo! E já vou rever os vídeos do Hello World e Introdução a computação (pela 4 vez)
Bons tempos quando tivemos que implementar uma máquina virtual Java em C do zero numa matéria da faculdade.
Aliás, ótimo vídeo, bom resumão pra quem não vê isso a uns 10 anos.
Nunca levei tão pouco tempo pra me inscrever em um canal.
Parabéns, Fábio!
Sensacional Akita, não perco 1 vídeo seu cara... Obrigado pelo fornecimento de conteúdo tão interessante e relevante para a nossa área...
É incrível o como eu solto um sorriso cada vez que eu lembro de algo que aprendi na faculdade com os teus vídeos. A parte de compiladores foi uma das que eu mais gostei e senti satisfação de entender e praticar. Não estou nem na metade do vídeo e ver a explicação disso tudo de novo me faz perceber o quanto esse assunto ficou na minha cabeça e porque é uma das mais interessantes na minha opinião.
O vídeo do Akita foi fantástico, o material é super bom. Faço doutorado em Compiladores na UFMG e fiz disciplinas na área de Compiladores como Análise estática, no qual aprendemos a desenvolver parses que otimizam o código utilizando a infraestrutura do LLVM. Atualmente desenvolvo na área de HLS (High-level synthesis) em que trabalho com otimização em software que irão impactar diretamente no hardware (o conceito de HLS é o mapeamento de um código de software em hardware). Para isso venho trabalhando com FPGAs, mas venho pensando em trabalhar com GPUs também. Enfim, gostaria de agradecer o Akita pelo video, é enriquecedor para o Brasil, videos sobre compiladores e arquitetura de computadores.
Muito bom mano que isso, Akita faz um vídeo sobre como vc programaria uma linguagem como javascript, eu adoro seu jeito de explicar. Show ! ❤️
Boas lembranças (algumas nem tão boas) das aulas de compiladores. Como de costume, conteúdo explicado de forma clara e objetiva. Deve ter dado muito trabalho para elaborar este vídeo (os minutos finais dão indício disso 😁). Parabéns Akita! Ótimo trabalho!👏👏👏 Obrigado por compartilhar.👍
Fabio atendeu aos pedidos da galera no insta, obrigado por soltar o vídeo logo, mestre!! 👏🏻👏🏻
Esse vídeo me esclareceu muita coisa. E futuramente vai me ajudar a tomar algumas decisões sobre projetos futuros
Na minha época alem de compilar tinha o linkeditor agora tudo junto ..mas uma vez parabens
Akita sempre fodástico nos vídeos.!!!! Aaproveitem galera isso não se ve em cursos ou faculdade
Show!!!!!
Em 1987 desenvolvi um gerador de fontes em Cobol e Clipper, tentei fazer um compilador mas não tive as manhas hahaha.
O máximo que consegui foi uma análise sintática.
Naquela época o máximo que conseguíamos era xerocar um manual de C, você passou por isso.
Parabéns pelos vídeos!!!
Que bom que tem vc pra compilar esse conteúdo pra galera hehe não nós interprete mal, sabemos que é importante estudar o tema, mas sabe como é né
Vídeo sensacional, com tudo que precisamos saber sobre compiladores e interpretadores!
Acho que tem mais bastidor aí, em? Lkkk. Que vídeo maravilhoso! Tava estudando a criação de compilador hoje mais cedo. Valeu demais por ter soltado esse vídeo especificamente hoje, Akita!
Ótimo vídeo. Realmente muito bom. Eu ensino compiladores, e você conseguiu explicar muito bem boa parte da disciplina. Mais detalhes dos compiladores são: eles também otimizam a seleção de inscrições de máquina e a alocação de registradores. Parabéns.
Excelente vídeo, excelente profissional!
Parabéns pela ótima explicação, o esforço e a gentileza de poder publicar.
Akita, como sempre destruindo, 1 hora de video que equivale a semestres de faculdade
Conteúdo sensacional, como sempre. 👏👏
Recentemente eu tentei explicar isso nos comentários de um grupo no Facebook, mas por precisar ser breve, acabei desistindo. 😅
Acho válido citar também que desde o PHP 7, a performance da Zend Engine e da HHVM são muito semelhantes e com o JIT do PHP 8 a necessidade da HHVM por questões de performance deixa de existir. O único motivo real para alguém usar HHVM hoje é por detalhes de sintaxe como generics e coisas do tipo.
😁
O conteúdo é incrível e o aprofundamento é de tirar o ar.
Sobre o vídeo das linguagens, poderia ser uma minisérie dedicando pros detalhes de cada uma, casos de uso, quando não escolher.
Parabéns e obrigado pelo vídeo! :D
Edit: MANTÉM O BONUS EM TODOS OS VÍDEOS, PFV! Kkkkk
Muito bom!!! Certeza que voltarei a assistir esse vídeo daqui um tempo, pra entender as partes que hoje eu não entendo! Mas o "core" do assunto eu captei!!!
Sensacional ,tivemos essa conversa na faculdade esses dias ,mas aqui com o conteúdo mais extenso ficou melhor pra entender 👏🏽 eu só queria um terço dessa memória rsrs
Akita salvando o feriadão, já peguei meu bloco de notas e comecei anotar tudo para estudar depois, conteúdo bem interessante e que acrescenta muito. Esse é o tipo de vídeo que vou precisar assistir mais vezes para entender tudo.
Akita, obrigado por mais um vídeo! Como sempre, muito conteúdo. Fiquei feliz em poder assistir com calma nesse feriado.
Sobre escolhas, RPCS3 ( Emulador de PS3 ) esta ai para mostrar todos os caminhos e ao mesmo tempo :) , dinâmico vs estático, interpretado vs compilado, JIT e afins.
O Núcleo do emulador é compilado, as instruções do vídeo game podem ser interpretadas, rodarem em um JIT, chegam ao ponto que o SPU pode rodar interpretado ou "recompilado" ASMJIT ou LLVM , e ele transforma os shaders nativos do PS3 em shaders reconstruídos para o seu hardware e driver especifico rodando "nativamente" na sua maquina.
Não a toa eu falo conhecer o ecossistema de emuladores é uma viajem sem volta para quem é de TI, temos emulação que vai de porta logica a JIT e LLVM recompilers e shaders reconstruídos, um universo inteiro ...
exatamente! um dos motivos pq gosto de acompanhar emuladores e retrogames.
Esse vídeo vale mais que cursos super caros vendidos por aí. Entender os bastidores das tecnologias, que usamos diariamente, com certeza é o SEGREDO óbvio para não ser mais um em meio a manada, mas um verdadeiro cientista da computação e um profissional de tecnologia com pensamento crítico. Gratidão Akita! Entender o baixo nível está me trazendo uma extrema evolução.
Ótimo vídeo Akita. Sempre enxerguei linguagem de programação como uma ferramenta para um fim, mas é importante salientar a proficiência naquela ferramenta. Se a linguagem de programação que você ama facilita seu trabalho, satisfaz seu cliente e facilita o trabalho em time, ela está fazendo bem seu papel.
Mestre Fabio Akita,ultimamente tenho acompanhado seus vídeos e estou achando mt bom esse choque de realidade que vc traz para quem quer entrar na área de programação. Obg pelos ensinamentos 👏
Caramba! Que vídeo! Vou precisar rever várias vezes. Esse final foi top! hahaha
Ta louco, conteudo pra kar****! Top demais, coisas que não entendia na faculdade consegui compreender de forma simples. Obrigado por compartilhar, Akita! Sucesso!
Raaaaaaaaaaaaaaachei com os Bloopers kkkkkkkk genial demais.
Aproveitando pra agradecer ao grande Akita por todo esse conteúdo f*da que, por mais "baixo nível" que seja, é o que separa os homens dos garotos. Vindo de outra área (fiz faculdade de engenharia mecânica) é realmente muito útil ter alguém como o Akita como um "mentor de youtube" capaz de te orientar sobre o que realmente vai te diferenciar da maioria. Só tenho a agradecer!
Começar a assistir e as vezes tentar entender kkk, me ajudaram a abrir a minha mente e começar a ter um raciocínio diferente e mais técnico sobre os problemas de computação. Nem sempre consigo absorver tudo mas o pouco já ajuda na construção de novas soluções de problemas, e só mais uma coisa, como que um assunto sobre Compiladores e Interpretadores que eu nunca imaginei buscar pode ser tão interessante, magnifico.
Para o pessoal que nunca programou um compilador, olha eu recomendo que façam. É uma tortura no começo, mas quando termina dá uma boa alegria. Recomendo bastante.
Um vídeo melhor que outro, parabéns! Admiro sua capacidade de entender tantos assuntos com esse nível de detalhes, com certeza são muitas horas de estudo e prática.
Aguardando a parte dois!
Aula sensacional. Uma complementação, existe ferramentas com o propósito do ANTLR em JavaScript. Na época da minha graduação, usei o PEG.js para escrever a linguagem de um parser de Álgebra Relacional, onde você determina em uma gramática uma correspondência entre um símbolo e uma string. Ou você define que o retorno de um símbolo é o resultado de uma função que você escreve em Javascript. No final ele gera um arquivo JS que atua como parser e interpretador.
O tempo passou e parece que essa ferramenta foi abandonada. Mas alguns forkaram esse projeto e criaram o Peggy, que é o sucessor do PEG.js. Se eu fosse coordenador de algum curso de graduação ou professor de compiladores, colocaria essas ferramentas na grade escolar.
Novamente, parabéns pela aula.
Como sempre, Ótimo vídeo e conteúdo ! O final ficou fantástico!
O que eu gosto dos vídeo do Samurai Akita e que sempre tem um ar de nostalgia la dos saudosos anos 80 e 90 quando comecei os meu estudos e carreira profissional o que e bem diferente da realidade de hoje a gente corria e caçava as informações e as novidades da tecnologia daquela época.
Cara que bom ver os erros no final depois de uma aula dessas.
Valeu Akita, mais uma vez!!!
Melhor hora possível para esse vídeo. Ainda vou estudar compiladores no próximo semestre, porém estou cursando a cadeira de linguagem formal e autômatos. Entender 10% do vídeo já é ouro, com a faculdade, uns 20% que eu acredito ter entendido foi maravilhoso. Agora é revisar mais umas 15 vezes e ai alcançar uns 30 a 40%. Obrigado Fábio!
Sensacional Fabio, eu acho que todo programador devia ser "obrigado" a consumir o seu conteudo. Obrigado por disponibilizar tanto conhecimento pra comunidae.
Ansioso pela próxima parte.
Mais uma MasterClass sensacional. Obrigado Akita. Ah, espero que continue com os pos créditos de "erros", ficaram muito engraçados !!!
Akita tava falando muito rapido e até fui conferir se tinha esquecido a velocidade do video em 1.25/1.5. Sem contar o finalzinho, show de bola
Simplesmente a aula mais completa!!, obrigado Akita por sempre compartilhar seus conhecimentos, você é um cara foda!!!!1
Sou formado em sistemas de informação há 14 anos, atuei em outras áreas e agora estou retomando a programação. Tenho comprado alguns cursos em vídeo, mas está difícil acompanhar. Notadamente os professores buscam simplificar as questões para não afastar os alunos, então ficam naquele "beabá" das linguagens, apenas trivialidades. Como se o que ocorresse "por trás do palco", para além do código-fonte, fosse puramente mágico. Fazem questão de esconder a complexidade
O conteúdo do Fábio é, disparado, muito melhor que cursos pagos vistos por aí
Parabéns, Fábio! Você tem meu respeito e admiração.
Estou chegando ao canal agora segundo recomendação de um grande amigo! "Percebi" o canal de maneira muito oportuna, o Akita usa um vocabulário "fácil" e portando mais "assimilável" do que normalmente se encontra nessa área de TI. De fato é nossa linguagem do dia a dia. Já inscrito no canal, o parabenizo pelo compartilhamento prático do conhecimento. #akitei :)
Muito bacana, estou justamente fazendo a disciplina de compiladores, recriando uma versão simplificada do compilador da linguagem Free Pascal.
Sempre um vídeo esclarecedor. Obrigado por compartilhar conosco.
Cara que sensacional o bônus no final kkkk
Acompanho os vídeos pelo conteúdo de alta qualidade e já tinha acostumado com o jeitão sério, mas esse bônus deixou 10x melhor 😂
Nesse vídeo aprendemos que o JIT é um otimizador em "CARA.LHO" em 1:11:15 kkkkkkkkkkkkkkkk
Aguardando a parte 2 sobre cada linguagem :D . A cada vídeo parece que sei menos kkkkk Mas está ótimo! Tem q ser assim.
Aguarando vídeos sobre cada linguagem tb. A cada vídeo tb descubro-me mais e mais ignorante kkkkk.. ultimamente passei a gostar de me descobrir ignorante
Verdade. Acho que é porque não nos damos ao trabalho de mergulhar fundo no conhecimento e consideramos, o que sabemos, ser o suficiente.
Excelente, conteúdo sem igual.
Cada vídeos seu é uma "pós graduação". Muito obrigado por disponibilizar de forma gratuita.
Muito bom esse vídeo depois de uma aula de arquitetura. Sair do coração da fera alimentada por instruções baseadas em operações aritméticas e lógicas, e saltar para forma de como essas mesmas instruções são concebidas simplesmente da uma sensação boa. Vlw Akita!
como sempre, um deleite para quem gosta de entender os porquês da vida...
1H de aula... vlww Akita.
Realmente há muito a se aprender, infelizmente pro mercado baixo clero, por onde muitos tem a oportunidade de começar, só quer saber de uma produção rápida, taca framework e tacalhepau.... Mas há muito mais a se aprender e ter oportunidades melhores. O difícil é conciliar, esse aprendizado de produção rápida, com questões fundamentais...
O melhor video sobre computacao que eu encontrei pela internet. Muito grato.
Um dos melhores vídeos de programação que eu já vi na minha vida.
Parabéns Akita !
Show Akita, excelente vídeo, já estou ansioso pelos próximos hehe
Que presentão de feriado e final de semana...
Aprendi muito, além de muitas coisas que eu já tinha ouvido falar sobre meu querido Java e sua JVM, mas não sabia em detalhes..
Explicações e analogias perfeitas...
Parabéns pelo excelente conteúdo Akita!
Obs.: 01:10:07 - Maravilha saber que vai ter mais conteúdo sobre isso hehe
Que aula top! nem na faculdade tive aulas tão detalhadas assim, rs.
Obrigado por compartilhar conhecimento útil, Akita.
No começo quando assistia seus vídeos, meu orgulho ficava batendo pra evitar de assisti-los. Hoje, a cada choque de realidade que recebo deles, eu tenho um alívio a mais por saber que estou me livrando de uma porrada da vida no futuro, virei fã!.
Parabéns pelo conteúdo MONSTRUOSO de sempre!
Nossa, a abordagem do tema de criação de linguagens e compiladores me fez ter uma breve vontade de Cursar CC, achei interessante o assunto. A verdade é que eu nem imaginava o passo a passo e que seria algum tipo de hard corno-job ... Obrigado por explanar rsrs.
os bloopers no final deixaram o video engraçado kkk e ajuda o pessoal a acreditar que você também é humano rsrs.
Video do jeito que gosto, pesado e complexo, não estas coisas para leigos. Fantástico!!
Compiladores foi uma das disciplinas mais desafiadores da minha graduação em engenharia de computação Automatos Finitos e máquinas de Turing tiravam meu sono, só passei na final depois de estudar muito.
Geralmente a noite depois das 21:00 eu costumo só ver coisas tipo netflix, séries pra desplugar a mente, não vejo nada que me lembre remotamente o trabalho. Mas eu comecei a ver pra marcar o vídeo na lista ver depois só que eu não consegui parar de ver. O assunto ficou muito interessante e muito bem abordado, revi conceitos que eu aprendi na faculdade ou mesmo no curso técnico. Ouvi falar em link editor no curso técnico quando estava aprendendo C++ e nem chegou perto desse nível de detalhe. Muito bom!
Akita vc está me ajudando muito, a pega no tranco na programação um pouco mais rápido!
Top demais Akita! Ansioso para entender um pouco melhor sobre Erlang e Go. O final foi f0d@ kk