Sou professor da disciplina de Compiladores e Linguagens Formais e Automatos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e achei muito bem sintetizado o conteúdo da disciplina de compiladores. Parabéns CDF TV! Para aqueles que quiserem, deixo a playlist gratuita das minhas aulas aqui do IFET: Compiladores: ruclips.net/video/Uw-AYhHDCJM/видео.html Linguagens Formais e Automatos: ruclips.net/p/PLqlIQgAFrQ14oDPZliY1-tyupYs0prBmW
Sou apaixonado por compiladores, inclusive, já escrevi linguagens corporativas. Você falaram muito bem, mas, poderiam ter feito analogia sobre nosso idioma (português). Sobre a definição da linguagem, as palavras que compõem uma linguagem e o significado. Estão de parabéns, pois esse é um assunto que já não interessa aos programadores, não se interessam pelo que é fundamental no desenvolvimento de software.
Uma verdadeira aula de introdução ao quesito compiladores. Mais uma explicação muito bem elaborada e de maneira simples e didática. Parabéns novamente ao casal Código Fonte!
Pai do guarda! Como não gostar de um vídeo como esse? To estudando ciências da computação e um vídeo desse me chama demais a atenção! Valeu Cdfs, grande abraço.
3 года назад+5
Assisti o vídeo do Akita e agora esse. A cabeça chega a latejar! 😆
Real. Nos 13 primeiros segundos foi desvendado para mim o que é um compilador. Após uma aula onde foi somente citado, fiquei em longa pesquisa para compreender, até o momento em que pesquisei aqui no canal. TOP!
Olá, muito bom o video. Vocês poderiam criar um video sobre os problemas de saúde mais comum em programadores (dor nas costas, dor nos olhos, tendinite, etc), suas experiencias com esses problemas de saude, e as melhores formas de evita-los
Que banquete de informações kkkkk mas achei super dinâmica a explicação de vocês!! Eu comecei há pouco tempo a fazer Engenharia de Software e o conteúdo de vocês me dará um entendimento muito maior para com as matérias!!
Maravilha, me fez retroagir quase 40 anos quando começamos o mercado de leasing no Brasil e tivemos que desenvolver tudo do zero. APL (IBM) e RPN (HP) foram as nossas ancoras. Parabéns pela excelente explanação
A coisa que eu mais queria ver é sobre fabricação de processadores, desde a extração do silício ate como eles são montados e como desenvolvem novos processadores.
Observação que em 1:24 ele ta usando HLA (High Level Assembly) e não assembly puro, mas ta valendo, agora vai converter um número qualquer (ex.: 1234) pra string em assembly, até o diabo tem medo do cara que sabe fazer isso
Vi que o ultimo estagio sao "01010101". Mas isso sao numeros, la n silicio so tem lei de ohm (U= I/R) por outras palavras tensao electrica sera igual a corrente dividido por resistencia. Trocando em miudos, La dentro dos componentes se for possivel observar a operacoes com um microscopio so veremos capacitores armazenado carga, electroes fluirem de um lado para outro, resistores ou transistores uma hora a barrarem a passagem de corrente e outra hora a permitirem a passagem (o famoso chaveamento) e um monte reguladores de tensao, etc... Entao qual e a fase de transformacao dos 0101010 para isso?
Sugestão para o próximo, "Power BI". Sei que não é muito usado na área de programação, mas acho que seria legal falar sobre, pois está sendo bastante usado por cientistas de dados. 😃
Compilador é um assunto complexo. Quando pensamos em um imaginamos ele tratando apenas o código que escrevemos. No entanto, esquecemos das bibliotecas que usamos. Um código meu em CUDA C de ~100 linhas gera mais de 50 mil linhas de AST no Clang LLVM devido as bibliotecas do stdio.h e cuda_wrapper.
Boa tarde!! Ótimo vídeo, parabéns por sempre trazerem conteúdos de tamanha qualidade. Iniciei minha carreira como programador faz pouco tempo e tenho muito interesse em trabalhar remoto para empresas do exterior, o que acham de um vídeo sobre como conseguir essas oportunidades? Um abraço e sucesso!
ÓTIMO vídeo e ensinamentos... falaram sobre algo extremamente complexo de forma extremamente complexa kkkkkk (brincs. facilitaram demais o entendimento, parabéns, Vanessa e Gabriel ;))
Um pergunta pra vcs dois, uma faculdade no brasil de bastante renome, mas n vou sitar qual e, abriu uma pos Engenharia de Software, porem todos esperavam que fosse remoto e ao vivo, visto que os alunos sao em sua maioria de outros estados, mas infelismente n video gravado tem, ele simplesmente criaram um metodo textual, pra vc aprender Python, banco de dados postgreSQL e outras linguagens apenas por texto. Aulas com uma porrada de texto, n tem exercicios e a explicacao nas aulas escritas sao bem curtas, e video explicativo de 5 minutos no final de cada aula bem acelerado, mostrando 2 ou tres exemplos de um conteudo de uma inteira.... Gostaria de saber a opiniao de vcs sobre essa POS....
Sugestão de vídeo: ainda neste tema, mostrar os grandes programadores que criaram compiladores, ou melhor, os criadores de linguagens, como por exemplo Rasmus Lerdorf, criador do PHP. E o atualmente famoso Guido van Rossum, criador do Python, que hoje em dia trabalha na Microsoft. Falar sobre curiosidades da vida deles em um vídeo como este seria legal.
Mas tem aqueles casos que nao pode haver muita diferenca entre tempo de instrucao e de execucao de um codigo. Falo dos codigos que estao nos cacas por exemplo como o caca americano f35, que esta a dar muitos bugs ate pensam em abandornar o programa. Voando a 2900km/h os computadores de bordo para correcao de voo, da aerodinamica, hidraulica e todos aqueles artefactos tem de ser mais rapidos a entender, processar e responder que um piscar de olho. Nesses casos tbm passa por esse processo todo?
Talvez não tenha ficado muito claro no video de vocês que código de máquina e Assembly são coisas diferentes, Código de máquina são os valores binários, geralmente representados em HEX enquanto o código Assembly é a linguagem de montagem com os Mneumonicos que a gente conhece: ADD, SUB e e.t.c.
Gabriel e Vanessa, eu gostaria de tirar uma dúvida sobre as linguagens Go e Rust, referente à compilação. Eu li que em Golang, quando se compila, o runtime da linguagem vai junto no executável final. Dai vem minha pergunta: Rust também usa essa abordagem? Também vai um runtime da linguagem Rust no binário final? Ou podemos dizer que um executável compilado em Rust é realmente um binário "puro", como C ou C++? Obrigado!
Rust funciona de maneira diferente de Go nesse aspecto. Quando você compila um programa em Rust, ele não inclui um runtime significativo no executável final. Rust é projetado para ter o que é chamado de "zero cost abstractions" (abstrações que não têm custo), o que significa que não há coleta de lixo ou outras camadas pesadas de runtime que são automaticamente incluídas. O resultado é um executável que pode ser muito pequeno e eficiente, dependendo apenas de bibliotecas do sistema ou de quaisquer outras bibliotecas que o programador opte por vincular, seja estaticamente ou dinamicamente. Portanto, os executáveis Rust são tipicamente mais leves em termos de runtime embutido quando comparados aos executáveis Go.
@@codigofontetv Entendi! Mas então, ainda assim, não é certo afirmar que não há qualquer resquício de runtime. Ou seja, "uma coisinha ou outra" ainda pode ir pro binário final, mas nada que se possa chamar de um runtime "inteiro", como acontece em Go, seria isso? Grato pela atenção (:
To no terceiro semestre da minha facul de eng de software, e eu não sei se foi muito inteligente da minha parte pegar essa matéria de sétimo semestre😎, agora tenho 6 meses de pura dor e sofrimento pela frente, enfrentando 7 matérias
*Um complemento: esses ranges que citei no comentário principal têm a ver com 2 intervalos de nível de tensão aplicados às portas lógicas do processador. De 0.1V a 0.5V a gente poderia chamar de "0", > 0.5V seria "1" (isso é definido pela arquitetura). As portas são interruptores, grosseiramente falando, iguais aos que usamos pra acender as luzes de casa. A diferença é que o da luz seria uma AND (eu acho, não sei nada de elétrica/eletrônica), no PC temos várias: OR, NOR, XOR, NAND etc. Assim como a luz não sabe que tá ligada, o computador não sabe bulhufas do que tá fazendo. São só séries de interruptores permitindo o cálculo de operações booleanas. Entra cargas, processa cargas, sai carga, parte pra próxima porta. Há trilhões delas.*
@@PersonalXZ Linguagem de Máquina é "0" e "1", em outras palavras são os ranges que representam cada um desses dígitos. Estudei isso em programação de microcontroladores PIC com um mestre em engenharia da computação especializado em hardware de redes de computadores. _Linguagem de Máquina (0, 1) >_ _Linguagem de Montagem (Assembly) >_ _Linguagem de Programação (C, C++, ...) >_ _Linguagem de Script (JavaScript, Lua, ...)_ As duas primeiras são linguagens de baixo, e as últimas de alto nível. Coloquei as de script numa categoria separada e "inferior" porque, geralmente, elas dependem de funções feitas nas "linguagens de programação de verdade", como C.
Todo Front-end e Back-end passa por esse processo? Ou seja, quando eu construo um site ou programa qualquer, ele necessariamente converte tudo em linguagem de máquina?
Respondendo ao usuário "Suporto Você": Ranges de Pulsos Elétricos NÃO SÃO Linguagem de máquina. São apenas uma "reprodução física" das instruções de uma linguagem de máquina. Assim como não precisamos falar para uma linguagem existir, pulsos elétricos não precisam ser emitidos para uma linguagem de máquina existir. Ou seja, linguagem de máquina é uma "definição", que pode ser "reproduzida" durante a execução de um computador através dos tais ranges de pulsos elétricos. A definição da linguagem de máquina usa um conjunto de símbolos binários que precisarão ser reproduzidos de alguma forma física, e há várias formas de se fazer tal reprodução, usando-se luz, eletromagnetismo, ou tensão elétrica, por exemplo. Independente de qual forma física seja usada, sua forma "abstrata" usa 0 e 1 como símbolos binários. A tal definição da linguagem de máquina definirá em quantas partes uma instrução será dividida, onde nela geralmente temos quantidade de bits para "uma operação (adição, subtração, salto incondicional, etc), e outra quantidade de bits para os operandos (que são os dados), podendo ser um operando, ou mais operandos suportados. Cada parte dessa será representada por uma sequência de 0s e 1s, resultando no tamanho total da instrução, 16, 32 ou 64 bits, por exemplo. Quando todas as instruções são "definidas", usando símbolos binários, e "não corrente elétrica", tem-se a linguagem em si, com o que chamamos de "conjunto de instruções do processador". Resumindo: linguagens de máquina NÃO são ranges de pulsos elétricos, pulsos elétricos são apenas um meio de reproduzir as instruções do conjunto de instruções da CPU.
Sim, exemplos disso incluem Cython, que compila Python para C, e PyPy, que usa uma técnica chamada JIT (Just-In-Time) para compilar trechos de código Python durante a execução.
q video incrivel. tipico video q n dah p assistir uma vez soh. duvida de leigo nesse assunto: seria possivel fazer um compilador em python? e um mao no codigo fazendo um compilador, abordaria tantos assuntos relevantes, q seria otimo, como td q vcs fazem!!!! fico mto feliz q o canal de vcs cresce a dia. vcs merecem demais. parabens. vlw
Eles estão criando uma mini Enciclopédia no RUclips. Parabéns pelo trabalho! :-)
Primeiro video que vejo. Procurando o restante
Esse Canal é nota: 00001010. 👏👏👏
@Arthur Silva ksksksk
Sou professor da disciplina de Compiladores e Linguagens Formais e Automatos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e achei muito bem sintetizado o conteúdo da disciplina de compiladores. Parabéns CDF TV!
Para aqueles que quiserem, deixo a playlist gratuita das minhas aulas aqui do IFET:
Compiladores: ruclips.net/video/Uw-AYhHDCJM/видео.html
Linguagens Formais e Automatos: ruclips.net/p/PLqlIQgAFrQ14oDPZliY1-tyupYs0prBmW
Sou apaixonado por compiladores, inclusive, já escrevi linguagens corporativas. Você falaram muito bem, mas, poderiam ter feito analogia sobre nosso idioma (português). Sobre a definição da linguagem, as palavras que compõem uma linguagem e o significado.
Estão de parabéns, pois esse é um assunto que já não interessa aos programadores, não se interessam pelo que é fundamental no desenvolvimento de software.
Uma verdadeira aula de introdução ao quesito compiladores. Mais uma explicação muito bem elaborada e de maneira simples e didática. Parabéns novamente ao casal Código Fonte!
Pai do guarda! Como não gostar de um vídeo como esse?
To estudando ciências da computação e um vídeo desse me chama demais a atenção!
Valeu Cdfs, grande abraço.
Assisti o vídeo do Akita e agora esse. A cabeça chega a latejar! 😆
Próximo Mão no Código -> criar um compilador, pensou? Kkkkkk ótimo vídeo, como sempre
Não é impossível, estou tendo uma matéria de compiladores, no final teremos que criar nosso próprio compilador e própria linguagem
Seria dahora
@@edu_amr Espero que não seja mesmo, pq eu também vou ter que criar um pra faculdade semestre que vem auhauhauahua :')
@@andrel4dw foda, ainda mais assembly que tem a documentação meio c*
@@andrel4dw da uma pesquisada sobre a linguagem de programação do ban ban ou birl
Real. Nos 13 primeiros segundos foi desvendado para mim o que é um compilador. Após uma aula onde foi somente citado, fiquei em longa pesquisa para compreender, até o momento em que pesquisei aqui no canal. TOP!
Olá, muito bom o video. Vocês poderiam criar um video sobre os problemas de saúde mais comum em programadores (dor nas costas, dor nos olhos, tendinite, etc), suas experiencias com esses problemas de saude, e as melhores formas de evita-los
Compilador é o Mestre de Obras.
Que banquete de informações kkkkk mas achei super dinâmica a explicação de vocês!! Eu comecei há pouco tempo a fazer Engenharia de Software e o conteúdo de vocês me dará um entendimento muito maior para com as matérias!!
ahhhh é por isso que eu amo vcs, eu que tava doido querendo entender os compiladores. kkkk Muito obrigado!!!
Vídeo mt bem explicado adoro o canal de vcs estou no 3 semestre de ciência da computação 😊
Maravilha, me fez retroagir quase 40 anos quando começamos o mercado de leasing no Brasil e tivemos que desenvolver tudo do zero. APL (IBM) e RPN (HP) foram as nossas ancoras. Parabéns pela excelente explanação
A coisa que eu mais queria ver é sobre fabricação de processadores, desde a extração do silício ate como eles são montados e como desenvolvem novos processadores.
Ainda que tenha muito mais pra falar, essa foi a melhor e mais detalhada explicação que já vi sobre compiladores.
Observação que em 1:24 ele ta usando HLA (High Level Assembly) e não assembly puro, mas ta valendo, agora vai converter um número qualquer (ex.: 1234) pra string em assembly, até o diabo tem medo do cara que sabe fazer isso
Esse casal é o maximo!
Vocês deram uma aula para nós, obrigado pelo conteúdo.
Excelente 👏👏👏👏
Vocês são incríveis!
Ótimo! Gostei bastante! Me recordo que tive "compiladores" como uma disciplina na faculdade e confesso que na época apanhei bastante!! Abs! Cláudio.
Man eu achando que o compilador era só um programa ksksksksksksk muito interessante esse conteudo
Poderia fazer um vídeo sobre qual sistema operacional melhor para se usar e seus diferenciais.
"a computação não é feita somente de npm install" kkkkkkkkkk
Fiquei até o fim. Não entendia nada, agora entendo quase nada
gosto muito do canal de vcs , vcs poderiam fazer um video sobre as VM -maquinas virtuais existentes
Excelente!!!! Que tal dar uma moral falando em GCC e LLVM?
Fala um pouco sobre QA, quais melhores cursos, quais são as melhores instituição
Overdose de informação 🤯😂
Ótimo vídeo! para se ver várias vezes!
Sensacional, parabéns...
Vocês são fera demais. Sugestão para um próximo vídeo: Linguagens interpretadas x compiladas. Grande abraço!
Vi que o ultimo estagio sao "01010101". Mas isso sao numeros, la n silicio so tem lei de ohm (U= I/R) por outras palavras tensao electrica sera igual a corrente dividido por resistencia. Trocando em miudos, La dentro dos componentes se for possivel observar a operacoes com um microscopio so veremos capacitores armazenado carga, electroes fluirem de um lado para outro, resistores ou transistores uma hora a barrarem a passagem de corrente e outra hora a permitirem a passagem (o famoso chaveamento) e um monte reguladores de tensao, etc... Entao qual e a fase de transformacao dos 0101010 para isso?
Me ajudou muuuito, obrigado mesmo.
Amei o canal de vocês! Parabéns!
Que video!!! muito Bom!!
Sugestão para o prox vídeo: linguagem gerenciada
Sugestão para o próximo, "Power BI".
Sei que não é muito usado na área de programação, mas acho que seria legal falar sobre, pois está sendo bastante usado por cientistas de dados. 😃
Quem nunca apanhou em Teoria da Computação ta fazendo errado hahahaha
Muito bom! Parabéns.
Sabem indicar um bom material de leitura sobre esse assunto?
Muito bom, já chego dando uma voadora no like
Vou precisar ver o vídeo de novo pra conseguir anotar tudo hahaha, muito obrigado
Tenho que rever esse vídeo de novo e de novo... Kkk
certeza demais..hauhahuahua
Livros recomendados sobre compiladores?
Sensacional !!!
Parabéns pelo conteúdo!
Ótimo trabalho.
👏👏👏👏
Olá, vídeo maravilhoso. Uma pergunta: 11:34 não seria "Gerador de Código Dependente de Máquina" ? Ou tanto faz ser otimizador/gerador?
Compilador é um assunto complexo. Quando pensamos em um imaginamos ele tratando apenas o código que escrevemos. No entanto, esquecemos das bibliotecas que usamos. Um código meu em CUDA C de ~100 linhas gera mais de 50 mil linhas de AST no Clang LLVM devido as bibliotecas do stdio.h e cuda_wrapper.
Muito legal 👏👏❤
Boa tarde!! Ótimo vídeo, parabéns por sempre trazerem conteúdos de tamanha qualidade. Iniciei minha carreira como programador faz pouco tempo e tenho muito interesse em trabalhar remoto para empresas do exterior, o que acham de um vídeo sobre como conseguir essas oportunidades?
Um abraço e sucesso!
ÓTIMO vídeo e ensinamentos... falaram sobre algo extremamente complexo de forma extremamente complexa kkkkkk (brincs. facilitaram demais o entendimento, parabéns, Vanessa e Gabriel ;))
no caso do visual studio, o compilador em si não é o Roslyn orientado pelo MSBuild?
Excelente vídeo!! Tô fazendo uma materia sobre isso na faculdade, explicaram muito melhor que o professor hahaha
Fala sobre "Code Review"!
Excelente tema!
"Vanessa, o que você acha dos vazamentos de CPF?"
11:29 "Baixo nível total!"
Um pergunta pra vcs dois, uma faculdade no brasil de bastante renome, mas n vou sitar qual e, abriu uma pos Engenharia de Software, porem todos esperavam que fosse remoto e ao vivo, visto que os alunos sao em sua maioria de outros estados, mas infelismente n video gravado tem, ele simplesmente criaram um metodo textual, pra vc aprender Python, banco de dados postgreSQL e outras linguagens apenas por texto. Aulas com uma porrada de texto, n tem exercicios e a explicacao nas aulas escritas sao bem curtas, e video explicativo de 5 minutos no final de cada aula bem acelerado, mostrando 2 ou tres exemplos de um conteudo de uma inteira.... Gostaria de saber a opiniao de vcs sobre essa POS....
Seria legal tbm falar sobre a IDE IntelliJ
arrasou!
gostaria de aprender criar um em c#, o que sugere ?
Dá para alterar programa compilado, mas aí é outra história...hehehehe
Sugestão de vídeo: ainda neste tema, mostrar os grandes programadores que criaram compiladores, ou melhor, os criadores de linguagens, como por exemplo Rasmus Lerdorf, criador do PHP. E o atualmente famoso Guido van Rossum, criador do Python, que hoje em dia trabalha na Microsoft.
Falar sobre curiosidades da vida deles em um vídeo como este seria legal.
Mas tem aqueles casos que nao pode haver muita diferenca entre tempo de instrucao e de execucao de um codigo. Falo dos codigos que estao nos cacas por exemplo como o caca americano f35, que esta a dar muitos bugs ate pensam em abandornar o programa. Voando a 2900km/h os computadores de bordo para correcao de voo, da aerodinamica, hidraulica e todos aqueles artefactos tem de ser mais rapidos a entender, processar e responder que um piscar de olho. Nesses casos tbm passa por esse processo todo?
Muito bom o vídeo,bem didático e detalhado, parabéns.Uma pergunta, vocês tem algum vídeo sobre monâdas,o que são,o que comem, como se reproduzem...?
Seria bom um vídeo sobre as linguagens interpretadas
ai, deu dor de cabeça aqui
espetacular
No começo não tava entendendo, no final parece que estou no começo (tenho prova amanhã)
Começou uma propaganda bem na hora que eles falaram que podia ir para outro video -_-
quase fui mesmo kkk
ainda não cheguei nessa parte... dá medo... olokoquinho meu...
"Espero que vcs ainda estejam aí". Queridos, eu assisti 3 vezes pra pegar todas as informações. kkk
Talvez não tenha ficado muito claro no video de vocês que código de máquina e Assembly são coisas diferentes, Código de máquina são os valores binários, geralmente representados em HEX enquanto o código Assembly é a linguagem de montagem com os Mneumonicos que a gente conhece: ADD, SUB e e.t.c.
De repente começo a pensar que eu poderia aprender sim!:3
Próxima sugestão: linguagens interpretadas e compiladas e JIT,
Meu, esse compilador tem mais fases que um Super Sayajin.
Na hora certa kkk
Gostaria de saber como se chama e como é processo se faz tradução de um software
Se chama Localização de Software. Não é só para tradução, mas também cobre aspectos culturais e personalização de acordo com o tipo de público
Gente bonita, amo voces.
Obrigadoo
Nunca vou esquecer quando fui compilar um arquivo C++, que dor de cabeça
Gabriel e Vanessa, eu gostaria de tirar uma dúvida sobre as linguagens Go e Rust, referente à compilação.
Eu li que em Golang, quando se compila, o runtime da linguagem vai junto no executável final. Dai vem minha pergunta: Rust também usa essa abordagem?
Também vai um runtime da linguagem Rust no binário final? Ou podemos dizer que um executável compilado em Rust é realmente um binário "puro", como C ou C++?
Obrigado!
Rust funciona de maneira diferente de Go nesse aspecto. Quando você compila um programa em Rust, ele não inclui um runtime significativo no executável final. Rust é projetado para ter o que é chamado de "zero cost abstractions" (abstrações que não têm custo), o que significa que não há coleta de lixo ou outras camadas pesadas de runtime que são automaticamente incluídas.
O resultado é um executável que pode ser muito pequeno e eficiente, dependendo apenas de bibliotecas do sistema ou de quaisquer outras bibliotecas que o programador opte por vincular, seja estaticamente ou dinamicamente. Portanto, os executáveis Rust são tipicamente mais leves em termos de runtime embutido quando comparados aos executáveis Go.
@@codigofontetv Entendi! Mas então, ainda assim, não é certo afirmar que não há qualquer resquício de runtime. Ou seja, "uma coisinha ou outra" ainda pode ir pro binário final, mas nada que se possa chamar de um runtime "inteiro", como acontece em Go, seria isso?
Grato pela atenção (:
Um vídeo sobre máquinas virtuais é minha dica.
Como traduzir o código fonte pra código de máquina se tudo no computador é feito de bits?
Desisti quando ela falou q tem muita matemática envolvida kkkkkkkkkk
incrivel
Quando começam as inscrições para a Faculdade Código Fonte Tv? rsrs
To no terceiro semestre da minha facul de eng de software, e eu não sei se foi muito inteligente da minha parte pegar essa matéria de sétimo semestre😎, agora tenho 6 meses de pura dor e sofrimento pela frente, enfrentando 7 matérias
na real voce tirou ela da grade pois o coordenador do curso falou que nao seria uma boa ideia, e, depois de um ano, esta fazendo ela agora
1:07 Assembly não é linguagem de máquina. 2 ranges de pulso elétrico é.
Tem razão, não é. Assembly é linguagem de montagem mais legível antes da linguagem de máquina. Muito obrigado pela correção. 👍
Mano, dá uma moral, explicar compiladores em 13m é complicado. Palavra de um dev asm :)
@@leyria Pô, não desmereci não, só joguei um grãozinho de sal no tempero completo que eles fizeram com tanto esmero.
*Um complemento: esses ranges que citei no comentário principal têm a ver com 2 intervalos de nível de tensão aplicados às portas lógicas do processador. De 0.1V a 0.5V a gente poderia chamar de "0", > 0.5V seria "1" (isso é definido pela arquitetura). As portas são interruptores, grosseiramente falando, iguais aos que usamos pra acender as luzes de casa. A diferença é que o da luz seria uma AND (eu acho, não sei nada de elétrica/eletrônica), no PC temos várias: OR, NOR, XOR, NAND etc. Assim como a luz não sabe que tá ligada, o computador não sabe bulhufas do que tá fazendo. São só séries de interruptores permitindo o cálculo de operações booleanas. Entra cargas, processa cargas, sai carga, parte pra próxima porta. Há trilhões delas.*
@@PersonalXZ Linguagem de Máquina é "0" e "1", em outras palavras são os ranges que representam cada um desses dígitos. Estudei isso em programação de microcontroladores PIC com um mestre em engenharia da computação especializado em hardware de redes de computadores.
_Linguagem de Máquina (0, 1) >_
_Linguagem de Montagem (Assembly) >_
_Linguagem de Programação (C, C++, ...) >_
_Linguagem de Script (JavaScript, Lua, ...)_
As duas primeiras são linguagens de baixo, e as últimas de alto nível. Coloquei as de script numa categoria separada e "inferior" porque, geralmente, elas dependem de funções feitas nas "linguagens de programação de verdade", como C.
Nem assisti o vídeo ainda mas já deixei o like pela thumbnail kkkk
🤓😍
kkkkk amei!!!
Proximo Tema para vídeo > GCC e LLVM
Todo Front-end e Back-end passa por esse processo? Ou seja, quando eu construo um site ou programa qualquer, ele necessariamente converte tudo em linguagem de máquina?
Sim, pois o pc não é capaz de ler um código fonte (código escrito pelo programador)
Respondendo ao usuário "Suporto Você": Ranges de Pulsos Elétricos NÃO SÃO Linguagem de máquina. São apenas uma "reprodução física" das instruções de uma linguagem de máquina. Assim como não precisamos falar para uma linguagem existir, pulsos elétricos não precisam ser emitidos para uma linguagem de máquina existir. Ou seja, linguagem de máquina é uma "definição", que pode ser "reproduzida" durante a execução de um computador através dos tais ranges de pulsos elétricos. A definição da linguagem de máquina usa um conjunto de símbolos binários que precisarão ser reproduzidos de alguma forma física, e há várias formas de se fazer tal reprodução, usando-se luz, eletromagnetismo, ou tensão elétrica, por exemplo. Independente de qual forma física seja usada, sua forma "abstrata" usa 0 e 1 como símbolos binários. A tal definição da linguagem de máquina definirá em quantas partes uma instrução será dividida, onde nela geralmente temos quantidade de bits para "uma operação (adição, subtração, salto incondicional, etc), e outra quantidade de bits para os operandos (que são os dados), podendo ser um operando, ou mais operandos suportados. Cada parte dessa será representada por uma sequência de 0s e 1s, resultando no tamanho total da instrução, 16, 32 ou 64 bits, por exemplo. Quando todas as instruções são "definidas", usando símbolos binários, e "não corrente elétrica", tem-se a linguagem em si, com o que chamamos de "conjunto de instruções do processador". Resumindo: linguagens de máquina NÃO são ranges de pulsos elétricos, pulsos elétricos são apenas um meio de reproduzir as instruções do conjunto de instruções da CPU.
Da pra fazer o compilador em python?
Sim, exemplos disso incluem Cython, que compila Python para C, e PyPy, que usa uma técnica chamada JIT (Just-In-Time) para compilar trechos de código Python durante a execução.
Desculpa interpretei mal😅😅
Mas sim, eu tô montando um ele compila para C
Próximo vídeo: e depois do assembly, o que acontece?
E tudo isso ele faz em milissegundos?😮
q video incrivel. tipico video q n dah p assistir uma vez soh.
duvida de leigo nesse assunto: seria possivel fazer um compilador em python?
e um mao no codigo fazendo um compilador, abordaria tantos assuntos relevantes, q seria otimo, como td q vcs fazem!!!!
fico mto feliz q o canal de vcs cresce a dia. vcs merecem demais. parabens. vlw
War memories, I hear heavy machinary sounds in the background.
E como são compilados os compiladores?
@Minami Akira digo o 1º que existiu
pq dos jalecos?
Tíbio e Peronio