ERRATA: No vídeo não compilamos o programa de cálculo de número primos em Rust no modo release. Utilizamos o comando: rustc is_prime_rust.rs -O No novo teste o programa em C foi executado em 3.6s e o em Rust em 3.1s.
No final do dia, sempre "monto" uma playlist de assuntos que acho interessante e vou ouvindo enquanto lavo a louça. Qndo ouvir que o resultado em Rust era muito pior do que em C, parei o que estava fazendo pra comentar: "Esqueceram do release de novo".... rsrsr. Pra ser honesto... mesmo com release, eu esperava uma performance ligeiramente melhor com o C. Particularmente falando, eu não uso Rust no dia a dia com a pretensão de bater a performance de C/C++, uso Rust pq a experiência do desenvolvedor é incomparavelmente melhor do que C/C++ ao passo que a performance é muito superior à linguagens como Python, Ruby ou JS.
@@robfdsantos "pq a experiência do desenvolvedor é incomparavelmente melhor do que C/C++" Concordo. Depois que você aprende, é prazeroso codificar em Rust
Como sempre, ótimo vídeo! Sou um dev Rust e gostaria de fazer uma observação no teste de desempenho realizado. Apesar de tanto C quanto Rust estarem sendo compilados sem as flags de otimização para desempenho, na linguagem do caranguejo funciona um tanto diferente. A compilação de Rust em modo de debug restringe muito sua performance, com o principal intuito de agilizar bastante o tempo de compilação (que por sinal é um pouco alto em comparação com outras linguagens), reduzindo consideravelmente as otimizações para tornar o código mais parecido com o código fonte, facilitando a depuração e mantendo também as diversas informações de debug. Uma possível comparação mais justa e acredito que seria mais realista seria compilar tanto o código em Rust e o código em C em modo Release, de forma que provavelmente o binário gerado seriam muito parecidos em questão de desempenho. Ótimo conteúdo e fico feliz que fizeram um vídeo explicando de maneira bem didática 😄.
Mas vale notar que o --release é uma flag específica do cargo (o build system do Rust), não do compilador. Acho que o melhor para obter uma paridade seria passar a flag -O2 para o gcc e -O para o rustc.
Rust é muito bacana (eu sou suspeito pra falar, pois estou escrevendo um livro sobre Rust). Só lembrando os menos experientes que Rust não resolve tudo. Assim como qualquer outra linguagem, não é adequada para resolver todo e qualquer tipo de problema. Você pode "se apaixonar" por uma linguagem qualquer em um nível pessoal, mas não profissionalmente. Imagine uma oficina em que um mecânico é super fã da chave de fenda e quer resolver tudo com ela. O mesmo acontece com as diferentes tecnologias que temos no mercado atualmente.
@@andreciobezerra1198 Juro que eu tentei não usar a palavra "depende", mas não tem muito como fugir. Na minha humilde opinião (de quem não é dono da verdade), eu começaria essa discussão dizendo duas coisas: Java -> mercado extremamente maduro e bem movimentado. Se aprender Java hoje, já pode concorrer pra vaga amanhã que tá valendo. Rust -> Se você não está com tanta pressa para usar esse aprendizado no mercado, e quer ser aquele cara que vai fazer aquela aplicação que vai extrair até a última gota de desempenho dos processadores, que faz um trabalho parrudo com aquela segurança que já é amplamente discutida sobre a linguagem. Desculpe se não é o tipo de resposta que você queria. Na verdade é bem curta, diante de um bom debate que daria esse assunto.
@@luizferreira-io ótima resposta. A minha ideia se aprofundar para além do que é comumente feito com Node, que são aqueles backends medianos, com um CRUD, alguns sockets etc. Vejo muita coisa excelente feita com Java, apesar do ferramental que não curto tanto. Vejo o Rust com muito potencial, mas o ecossistema ainda é muito raso. Obrigado
Só uma correção, o código em c e Rust não são os mesmos, da forma que foi escrito o código C o compilador consegue aplicar o algoritmo de gaus, visto que ele não precisa deslocar mais 1 bit pro operador de igualdade. Já em Rust, como o range foi escrito usando ..= ele precisa deslocar mais 1 bit pra fazer a comparação de igualdade. A solução seria usar o range sem o =, ficando assim "2..5000", se quiser ir até o 5000, é necessário fazer com 5001, com isso o compilador consegue aplicar o algoritmo de gaus e o código vai rodar instantaneamente. No final, tanto o assembly gerado pelo código C quanto o assembly gerado pelo código Rust são o mesmo, portanto, não existe diferença de performance.
Ola, ja viram essa materia aqui (podem pesquisar no google), acho que vale um debate: 'Empresa demite toda sua equipe para usar IA, mas poucos dias depois procura desesperadamente por programadores'
Estou muito empolgado com a projeção que Rust vem tomando. Iniciei profissionalmente em 1986, passei por várias linguasgens e tecnologias. Sou entusiasta do C e atualmente tenho uma empresa e faço arquitetura e meto a mão na massa em C# e Rust. Fico feliz em ver o quanto desenvolvemos em termos de linguagens e o caminho que ainda temos. Parabéns! Como adendo, sugiro experimentarem o Rust Rover da Jet Brains. Entendi o motivo de usarem o VSCode, mas a dica é para terem a experiência mesmo.
Não querendo ser chato. Sou dev C e estou aprendendo Rust. Todas essas garantias só acontecem em um nível, ou seja, se você for dev de Backend pode ser uma baita linguagem. Agora os problemas começam a acontecer quando se deseja criar ferramentas onde alguns passos são necessários para atingir a bendita da performance, chegando até o unsafe. A tão temida palavra que não espressa em nada o seu real significado. Uma má definição eu diria. Rust não é bala de prata. Ela é falha em diversos pontos onde se apoia totalmente na linguagem C, quando não é uma casca (wrapper) de funções C. A verdade é que o pessoal vende Rust como a solução de todos os males, sendo que no fim está terceirizando o conhecimento para quem realmente entende. Afinal nem todos os devs vão construir ferramentas, frameworks e drivers e vão criar somente as suas aplicações para atender os requisitos. Mas a forma que é vendida é uma enganação. Em Rust ainda é necessário atuar com a memória, ou seja, ponteiros e coisas do tipo. A abstração que foi colocada para esconder essas "magias" é quem faz o trabalho sujo para que outros devs sejam felizes. O forte do Rust é trazer a preocupação em desenvolver código seguro. O que na minha opinião é uma baita de um assunto relevante.
comecei a aprender rust em 2019 e nunca me arrependi demora um pouco pra pegar mas depois voce usa em tudo e tudo que voce faz com ele fica mais seguro e perfomático é lindo :)
Meu projeto pessoal atual está em Rust. O que eu mais gosto em Rust não se refere diretamente às características da linguagem, mas sim ao quanto tenho sido impelido a aprender com profundidade sobre arquitetura de computadores, algoritmos mais complexos além de conceitos avançados de programação, visto que Rust é aplicado no desenvolvimento de bancos de dados, cripto, sistemas embarcados etc. Trabalho há muito tempo como fullstack web php/js laravel/vue. Com Rust, uso Actix como web framework e estou otimista com o futuro de Rust também no backend web.
Obs : Sugiro você se preparar , porque se trata um estudo a longo prazo. Rust é difícil no início , mas com muita prática , macro-funções , diretivas , importação de módulos e dentre outros , muitos se surpreenderão. Requer muita paciência e saber aonde você está errando.
Rust é realmente bela depois que se aprende a sua filosofia e o jeitão de ser. Daria até para arriscar que depois que passou pelo compilador, é 99,99% sem erros de linguagem. O mapeamento do compilador é realmente impressionante.
O aprendizado com rust começa a ficar pouco mais complicado quando começa a mexer com lifetimes. Para controlar diferentes lifetimes com traits é mais complexo. O que acaba desencorajando muita gente. Mas a linguagem é muito boa para entender bem como um programa funciona mesmo. Excelente vídeo
Eu não conheço Rust profundamente, mas no primeiro exemplo vocês adicionaram algumas etapas extras que podem impactar a performance. O código elegante 1..5000 está, na verdade, reservando espaço na memória para armazenar toda essa sequência de números e preenchendo-a. Em cada iteração, esses valores precisam ser recuperados da memória para serem processados no registrador. Já em C, essa lista não é criada na memória; os números são gerados diretamente durante a iteração, o que elimina esse overhead. Embora a diferença de desempenho seja pequena, achei interessante observar essa particularidade. Sobre o segundo exemplo, confesso que fiquei um pouco confuso. O erro apresentado em Rust acontece em qualquer linguagem, pois os dados criados na memória stack dentro de um escopo sempre deixam de existir quando o escopo termina. Mesmo em C, se o código for semelhante, o erro também ocorrerá. A única diferença seria no caso da memória heap, onde é necessária uma liberação explícita após o uso. Outro ponto que gostaria de destacar é que vocês mencionaram que, em Rust, a responsabilidade pela memória é transferida entre variáveis, mas isso não aconteceu no exemplo apresentado. Quando vocês utilizaram o operador &idade, foi criada uma referência imutável. Isso significa que a variável idade continua sendo a responsável pela memória e permanecerá válida até o fim do escopo da função main. Como resultado, o valor de idade ainda poderia ser acessado e impresso no último println. Peço desculpas por eventuais erros no texto, escrevi tudo pelo celular
Um excelente conteúdo como sempre! Estou retornando a programação após muitos anos em ADM... mas nesta transição de carreira, vejo que Rust será o futuro!
Rust é sensacional, mas é difícil de aprender, vai necessitar de um esforço a mais comparando com outras linguagens. É ótimo para ser uma linguagem que vc vai estudando em paralelo, sem expectativa para trabalhar logo com ela. Vale destacar a documentação e os livros gratuitos.
Desenvolvedor "não praticante" aos 48 anos aqui. Fui dev profissional desde os 14 e hoje trabalho na área de capacitação de uma big-big tech. Ja programei em Assembly (65C02), C, Clipper, VB 3,4,5,6 e .Net, C#, Java, Livescript (depois renomeado para Javascript). Sempre procuro ter um "pet project" para me manter atualizado e aprender uma nova linguagem. Nos ultimos anos me dediquei a python e typescript. Agora Rust parece ser um bom próximo investimento para substituir o C e C++. Parabens pelo canal!
Eu estou estudando Rust faz 1 mês e meio e tenho curtido a experiência.... também estou prevendo que a linguagem se tornará uma gigante daqui alguns anos .... outra que esta na minha mira é o Go, também já da sinais de que vai ser um player muito importante no futuro dos sofrwares. Nos como programadores temos que entender que linguagem são ferramentas, e que o curso natural é de que as ferramentas mais antigas sejam substituidas pelas mais novas, mas nada disso desmerece o C e o C++ que ainda terão seu espaco por muitas decadas ainda. Eu como um dev apaixonado, adoro aprender novas linguagens, sempre aprendemos algo novo ou uma forma diferente que a linguagem x ou y escolheu em seu design... parabéns pelo video, casal zika !! 🎉
E a cruzada contra o c/c++ continua 😂😂😂, depois da atualização 23, com os smart pointers ( ponteiros inteligentes) resolveu 80% dos problemas de memória. A única coisa que impede alguém de desenvolver em c/c++, é a capacidade do programador 👍🏽
O problema é justamente esse. A cada ano a comunidade de programadores está diminuindo. Essa nova geração não tem interesse em quebrar cabeça, ainda mais se for para ganhar pouco.
trabalho com automação industrial, preciso comunicar com clps e ihms da maneira mais rapida possivel, rust tem me ajudado muitoooo nisso, é a linguagem que eu ja trabalhei que melhor lida com programação assincrona!!!! muito bom ter uma linguagem moderna mais low level
A unica linguagem low level é assembly . Se você precisar usar com automação industrial existem várias opções como VB ,C# , C++ ,C e Pascal .Eu trabalho desenvolvendo software e hardware para varios setores da industria (Eu desenvolvo CLPs do zero). Geralmente eu programo o embarcado com C ,mas no desktop eu sempre uso Object Pascal (Delphi ou Lazarus) .Mais informações sobre o meu trabalho pode ser visto nos shorts do meu canal.
Comecei a aprender Rust há um mês e estou gostando muito. Pelo que pesquisei, ainda não há uma boa biblioteca gráfica, talvez a melhor seria gtk-rs no momento, o que me lembra o tkinter do python, vamos ver no futuro. Como sou fã de python e a linguagem tem um péssimo desempenho, estou pensando em utilizar Rust com python nos módulos em que seja necessário mais desempenho usando a interoperabilidade.
@@paulobitfranca Opa! Vou verificar sim, obrigado pela dica. A biblioteca que mencionei, Gtk-rs, eu destaquei porque é a única entre bibliotecas como: Iced, Druid, Slint que possue pelo menos uma treeview como grade para banco de dados assim como tkinter para python. Obrigado de novo pela dica, vou pesquisar.
Muito bom o vídeo! Rust é uma linguagem bonita e tentadora. Sou dev web, sempre quero aprender Rust, mas a desmotivação é a falta prática do q fazer. Por exemplo, uma pessoa querendo aprender web, javascript e tal, ela consegue fazer sitezinhos úteis e práticos, pra fins pessoais, pra amigos, mesmo quando iniciante. Quando penso em aprender linguagens de baixo nível, fico pensando: existe projetos reais que podem ser feitos quando iniciante/intermediário? Tenho muita pira em aprender uma linguagem baixo nível um dia. Brigadão pelo vídeo o/
Casal, sou dev Node fazem mais de 5 anos, e quero aprender uma linguagem mais parruda. Após muita pesquisa e experimentações, fiquei com dois concorrentes: Java (tem projetos na empresa que trabalho) e Rust (aposta para o futuro). Qual vocês sugerem para 2025?
Uma dica como amigo : Se tem algum projeto padronizado entre empresas ou algum segmento , ainda use o Java ; porém , se for a modo "individual" e queria trabalhar ou mostrar um projeto mais complexo e ecossistema diferenciado como os padrões "Delphi , java ou C++ " , sugiro a embarcar no Estudo em Rust.
Oii gente, sou fã do canal! Sou bioinformata e tomei conhecimento quando percebei que num tacada só várias novas ferramentas de genômica foram surgindo escritas em Rust. Embora eu não seja um dev clássico tbm estou investindo nela por perceber que há uma tendência no meu mercado.
Bora criar uma comunidade do zero de Rust, já existem algumas, mas seria legar cria do zero mesmo kkkk. A gente poderia criar projetos, estudos, criação de libs e frameworks etc....
Acho que criar uma nova linguagem para substituir C uma grande perda de tempo. Bastaria fazer um padrão novo do C ( um C25 por exemplo, assim como o C89, c11, etc) corrigindo alguns problemas históricos do C como tipagem fraca e adição de alguma outra funcionalidade que era impensável na época de sua criação. Um padrão específico não quebraria código legado ( bastando usar os padrões antigos quando o trabalho exigisse) e os novos códigos seriam bem mais seguros. O grande problema do C hoje são as pessoas que aprendem a programar com linguagens como python e javascript, linguagens cheias de abstração e açúcar sintático. A forma de declarar array, citada no video, é bem antiga até... quem programou pascal/objectpascal/delphi sabe bem disso. O "let" tá na cara de onde veio... os tipos específicos para 16, 32, 64 bits... também não são nada novo nas linguagens ( vide pascal, bibliotecas do c, etc...) . E abstração de código para programação segura todo bom programador em C faz... mas tem que ser bom e não se faz um bom programador em um curso de 30 dias!!!! No mais acho projetos como Rust, Zig e até mesmo Golang puro marketing mercadológico não trazendo nada de novo de fato na computação.
Eu discordo, como assim as novas linguagens não trazem nada? O marketing surge com o seu aparecimento e a solução que procura resolver. E mais, hoje procuramos produtividade e muitas vezes ser um bom programador em linguagens mais antigas custa "tempo" então soluções mais produtivas, por mais que possam perder um pouco de desempenho, são viáveis. De que adiante ser um programador bom mas não completa uma solucão nunca devido a complexidade. Independente da linguagem, quem resolve o problema primeiro se destaca. Mesmo não sendo perfeito, depois aperfeiçoa.
@@themistophos isso é igual religião cara. mesmo falando que n tem GC nem memory leak, um monte de regras de empréstimos que evitam uma TONELADA DE BITS de BUGs mesmo assim C C++ é melhor, rust é só marketing, Rust é a linguagem de programação mais admirada, tornando-se a linguagem mais amada por 8 anos consecutivos (Stack Overflow) vamos ignorar isso tb. deixa pra la. vamos ficar no COBOL que é ótimo. sarcasmo += 1;
Fiquei curioso para ver a versão do Rust e do C em compilação modo otimizado. Segue resultados: Tempo de execução em C: 1.589 segundos Tempo de execução em C otimizado: 1.020segundos Tempo de execução em Rust: 6.368 segundos Tempo de execução em Rust otimizado: 1.323 segundos Em tempo de execução é difícil bater o C. Mas desenvolvimento não é só questão de performance. Segurança e manutenabilidade são tão importantes quanto. obs.: "Otimizado" = gcc -O ou rustc -O
Eu queria saber o que aconteceu com os cursos de programação presenciais, tudo virou curso de IA e no modelo remoto e live, mas pra mim que tenho deficiência visual, não tem opções acessíveis para adquirir conhecimento, as escolas só querem fazer cursos remotos, cobrando as vezes a mesma coisa, por ser mais barato e não dão alternativas para quem tem mais facilidade com o curso presencial. Acabei de passar por uma situação onde o curso que eu ia iniciar agora dia 11 na impacta foi cancelado e reagendado para daqui dois meses, eu queria muito mas não tenho como esperar e não tenho alternativas. Não sei se sou apenas eu que tenho essa sensação de que as coisas fluem melhor no presencial em alguns momentos.
Fiz o mesmo teste aqui 13:58 no meu VSCode só que o erro foi diferente: O terminal mostrou isso: if this is intentional, prefix it with an underscore: `_s2` - Em outras palavras por acaso vc colocou de proposito essa variavel ? kkkkk bizarro ! Mas segui a correção sugerida e funcionou também.
Estudo bastante a linguagem , porém , tem as suas imensas vantagens e desvantagens. O problema real do rust é a baixa disponibilidade de bibliotecas para aplicações desktop , bem como modernização e estilização das janelas (O que você vê com figma , Qml e python , tkinter) , além de um outro problema : Livros super caros e acima do preço da média , para que você obtenha uma boa base e um acervo de estudos. É necessário tempo , saber conhecer os mais variados erros , mensagens , manipulações de exceções ("não existe try-catch" em rust) e o desafio maior : A inexistência de heranças em Rust (o que leva você a criar interfaces genéricas , usando ponteiros representativos de outras "struct's , emulando o aspecto de uma classe). Fora isso , a compilação é extremamente rápida , com uma vantagem imensa do compilador informar aonde você está errando , além de dicas com o nome das variáveis e dentre outras funções. Vale a pena investir.
Na minha experiência a compilação de Rust é lenta. Se não me engano quando o codigo tem muita função genérica, o compilador tem que compilar varias versões da mesma função, o que torna o binário mais rápido, mas aumenta muito o tempo de compilação.
@edwolt somente em projetos do tipo cargo run ou cargo build. Ele é lento pela compilação dos pacotes, porém, usado de forma para estudos e exemplos, o diagnóstico dele de erros e mitigação e extremamente rápido, em comparação com o. NET
O problema é que mesmo estudando uma nova linguagem. Mesmo se dedicando e se saindo bem. Para conseguir uma vaga sempre pedem um mundo de experiência com a linguagem
Acho que vocês comeram bola na explicação da "vantagem" do último código em Rust sobre C (18:08). Assim como o exemplo em Rust, variáveis em C só são válidas dentro do próprio escopo. Se fosse feito código similar em C (usando {}) resultaria em erro de mesma natureza, ou seja, a variável não seria acessível. P.S.: Escrevi um comentário antes desse com um exemplo em C, mas parece que o RUclips não aceita. P.S.2: A Vanessa está bem conservada pra quem tem 58. =D
Se você é iniciante o melhor é ter foco em somente uma linguagem. Se você já começou no C fique nela. Se você estiver sentindo muita dificuldade por conta da linguagem aí é bom reavaliar.
Sou programador júnior, e sinto que não entendo muito bem o funcionamento de memória e alocamento, visto que só trabalhei até agora com linguagens como JS e Python. Vocês tem recomendações de materiais e temas para me inteirar nos tópicos abordados no vídeo?
esta ai um ponto positivo de uma faculdade boa. Na faculdade você verá mais sobre fundamentos. E uma boa faculdade não usará linguagem da moda pra isso, provavelmente usará linguagem C ou c++
@rafaelsakatauskas1356 C# foi criado pare competir com Java, pois a Microsoft fez um visual Studio com suporte a java a muito tempo atrás e tomou um processo e perdeu. Desenvolver games. Exige performance. Tanto Java quanto C#. Não geram código nativo, eu já encontrei alguns entraves no netframwork.
@rafaelsakatauskas1356 Rust tem acesso ao hardware, o compilador é inteligente, previne erros, pois os programadores de jogos hj. Não sabem como fazer jogo sem engine. E já tem 2 engines usando Rust.
Só um detalhe, é muito difícil criar memory leak em Rust, mas não é impossível. Quando se usa a keyword unsafe, se torna possivel criar memory leaks, e inclusive causar erros de segfault e double free que só aparecem na parte safe da linguagem. (mas acho que faz sentido, a keyword safe é para ser usada quando você entende o que você está fazendo. E você ainda consegue usar estruturas de dados ineficientemente. Como criar um HashMap e não ir apagando as chaves não usadas, o que seria uma forma de vazar memória. Mas assim, cometer erros de memory leak em C/C++ é bem mais difícil. As regras da linguagem Rust é feita para evitar compilar código com memory leak e outros problemas.
Fiz o mesmo teste de vocês aqui, em C e em Rust. De fato na primeira rodada aqui o C ganhou. Mas depois que compilei o script Rust em modo Release ao invés de Debug, dai o teste em Rust ficou MUITO mais rapido do que o C. Segue resultados do meu teste, com 5.000.000 de números em ambos os scripts: Resultado em C: 4,90s user 0,43s system 99% cpu 5,354 total Resultado em Rust (compilado já pra modo release): 2,60s user 0,48s system 99% cpu 3,078 total
Como não manjo muito de C fui pesquisar, e descobri aqui como compilar o C em modo release também. Agora os dois scripts C e Rust ficaram praticamente idênticos no tempo de execução. Desconfio que no final ambos acabaram gerando o mesmo assembly rs.
Muito bom o vídeo!! Mas meu comentário pode não ser popular. Me perdoem. Eu programo em C desde 1998. Hoje programo linguagens mais modernas como Go, Python, C# e Java. Digo isso por que não quero que pareça preconceito com linguagens novas. Mas estas novas linguagens deixam o programador "preguiçoso", sem saber da importância de alocar e liberar memória, de tomar cuidados que, na programação baixo nível, são importantes. E que os cursos de formação já não estão ensinando isso também.
Olá Código Fonte TV, podem fazer um vídeo sobre estágios em programação ou em t.i em geral estou no segundo período de Engenharia de Software na Gran Faculdade e não faço a mínima ideia de como procurar estágio. Quem puder também da like no meu comentário para atingir um número bacana de pessoas para quem deseja saber um pouco mais também
Fala pessoal! Tenho estudado bastante Rust é não é um passeio no parque mas uma escalada de montanha! A curva de aprendizado é bem alta! Mas vale muito apena!
Vale. Estou trabalhando com Rust a dois anos e posso dizer que subi de nível como programador. Rust vai te levar a entender um monte de coisas, que nas outras linguagens passa batido. É a melhor linguagem que você poderia estudar.
Uma observação: C não permite acesso a variáveis que existem apenas no interior de escopo, mesmo variáveis de ponteiro. Entendo quase nada de Rust, e fiquei curioso se toda essa "segurança no gerenciamento de memória" me permitiria manipular diretamente os registradores na memória. Caso não seja possível, Rust vai acabar virando um Python que roda C por trás dos panos. A programação em baixo nível de verdade deve permitir o acesso e manipulação dos registros.
@@NatanaelCostaMatias No Rust ele permite sim manipular registros em memória! Tem algumas maneiras para se fazer o mesmo, mas teria que fazer o uso da keyword unsafe no qual você mesmo fala que vc sabe o que está fazendo para o compilador. Dessa forma ainda existem outros níveis de segurança, mas ele não te barra de realizar o que desejar no baixo nível. Por exemplo, diversas vezes manipulei uma porta digital de um embarcado através de um registro em memória, diretamente com a linguagem! Essa é uma das belezas da linguagem, mesmo em baixo nível você pode reduzir e muito a insegurança de memória tornando somente o que deseja manipular como unsafe (falo novamente que mesmo usando a keyword, o compilador ainda realiza as verificações de segurança, mas não todas), enquanto o restante você mantém com todas as verificações de segurança.
Mas gente, com a IA não acabar com o desenvolvedor?? Então, por que vão aprender nova linguagem? Não íamos ficar todos desempregados recebendo dinheiro grátis por que a IA faria tudo?
Eu estranhei a diferença também, mas acho que é porque não aplicou a otimização na compilação, porque rust tem a compilação pra debug que já vi ser 10x mais lenta que a compilação de release
é porque ele não compilou o Rust em modo release. Fiz aqui o mesmo teste deles, mas compilando ambas em modo release. A velocidade do Rust e do C ficaram praticamente idênticas.
Eu acho que C++ demorou muito tempo para se modernizar. Ken Thompson - co-criador de C e Go - disse que o principal motivador para ele ter se engajado em Go lá em 2007 foi quando ele tentou ler (e entender!) a proposta do padrão C++0x. Não me entendam mal! Eu amo C e C++, mas depois de C11/C++11 é que podemos considerar alguma real modernização. Ai vem Go e Rust com boa expressividade, escalabilidade, segurança e ferremental absurdamente incríveis! Dormiu na praça, jacaré abraça, né... (Nesse caso, um roedor e um caranguejo 😅)
Sendo PJ, por que será que a gente não consegue uma carga horaria menor, 40h semanais, 30h semanais, Vem o RH ou redhead, o cliente quer 40h semanais, e a gente não ganha nada em troca.(Eu sei, não quer, não aceita)
Tive contacto com o Rust há uns anos atrás. Curva de aprendizado elevada, algumas noções da linguagem não são de todo intuitivas. A impressão que tenho é que Rust tem sido sempre uma grande promessa, aquela tal linguagem que todos vão adotar, mas que na realidade não decola. A não ser que haja um bom, mas mesmo um bom motivo para as empresas a adotarem, o Rust torna-se-á mais uma ferramenta de nicho como tantas outras. Definitivamente, se vc é dev em início de carreira sugiro Python, JS, Java que pagarão os seus boletos por muitos anos.
Não ficou claro qual a vantagem do Rust. Acho que é mais interessante abordar primeiro o tema da imutabilidade, demonstrar como se faria em C, o trabalho manual que dá e depois mostrar em Rust, como fica bem mais simples.
A eficiência do Rust é de fato ótima. Mas a curva de aprendizado, me desanimou. Então no momento estou empreendendo em GoLang. Mas pode ser que a curto prazo, eu volto a aprender Rust, principalmente pelas ofertas tentadoras de salário Rust.
@@lcsll100 Eu já acho a sintaxe do Golang mais tranquila. É apenas uma observação. Eu não acho dificil o Rust, só acho que a curva de aprendizado maior. Só isto.
Se for na thumbnail, sim. O próprio RUclips tem uma ferramenta para testar até 3 thumbnails por vídeo e a que tiver mais cliques acaba ficando como a principal.
segurança em linguagem nenhuma vai ser 100% segura, se o programador fizer erado, esse papo ai é só para criar conteúdo para YT e gerar conteúdo, ai os iniciante fica alvoroçado, encantado com a linguagem e cria uma ilusão de emprego, no brasil é JAVA,C#, JS e PY.
Acho que vc não captou a mensagem do vídeo, ou provavelmente não assistiu por completo. Em nenhum momento afirmamos que é 100% segura e nem criamos ilusão de emprego no Brasil.
ERRATA:
No vídeo não compilamos o programa de cálculo de número primos em Rust no modo release.
Utilizamos o comando: rustc is_prime_rust.rs -O
No novo teste o programa em C foi executado em 3.6s e o em Rust em 3.1s.
deveria compilar o c com -O2 para ser mais justo tambem, pois n eh padrao.
tambem seria interessante desabilitar o print pois atrapalha e muito os resultados.
No final do dia, sempre "monto" uma playlist de assuntos que acho interessante e vou ouvindo enquanto lavo a louça. Qndo ouvir que o resultado em Rust era muito pior do que em C, parei o que estava fazendo pra comentar: "Esqueceram do release de novo".... rsrsr. Pra ser honesto... mesmo com release, eu esperava uma performance ligeiramente melhor com o C. Particularmente falando, eu não uso Rust no dia a dia com a pretensão de bater a performance de C/C++, uso Rust pq a experiência do desenvolvedor é incomparavelmente melhor do que C/C++ ao passo que a performance é muito superior à linguagens como Python, Ruby ou JS.
@@robfdsantos "pq a experiência do desenvolvedor é incomparavelmente melhor do que C/C++"
Concordo. Depois que você aprende, é prazeroso codificar em Rust
Resumindo agora descobriu faz anos que C e Rust. Sao superiores a Microsoft Java (C#) pra fazer jogo 17:52
Como sempre, ótimo vídeo!
Sou um dev Rust e gostaria de fazer uma observação no teste de desempenho realizado.
Apesar de tanto C quanto Rust estarem sendo compilados sem as flags de otimização para desempenho, na linguagem do caranguejo funciona um tanto diferente.
A compilação de Rust em modo de debug restringe muito sua performance, com o principal intuito de agilizar bastante o tempo de compilação (que por sinal é um pouco alto em comparação com outras linguagens), reduzindo consideravelmente as otimizações para tornar o código mais parecido com o código fonte, facilitando a depuração e mantendo também as diversas informações de debug.
Uma possível comparação mais justa e acredito que seria mais realista seria compilar tanto o código em Rust e o código em C em modo Release, de forma que provavelmente o binário gerado seriam muito parecidos em questão de desempenho.
Ótimo conteúdo e fico feliz que fizeram um vídeo explicando de maneira bem didática 😄.
Bem lembrado
Obrigado pela correção! Vamos refazer os testes aqui e publicar um comentário de errata com o resultado atualizado.
Exato, o modo release seria o binário final após todos os testes. O tamanho é bem reduzido e o desempenho, excelente.
Eu também tiraria os prints. Costumam gastar muito tempo de processamento, dependem de interrupcoes ao SO. Podem mascarar o desempenho.
Mas vale notar que o --release é uma flag específica do cargo (o build system do Rust), não do compilador. Acho que o melhor para obter uma paridade seria passar a flag -O2 para o gcc e -O para o rustc.
Rust é muito bacana (eu sou suspeito pra falar, pois estou escrevendo um livro sobre Rust). Só lembrando os menos experientes que Rust não resolve tudo. Assim como qualquer outra linguagem, não é adequada para resolver todo e qualquer tipo de problema. Você pode "se apaixonar" por uma linguagem qualquer em um nível pessoal, mas não profissionalmente. Imagine uma oficina em que um mecânico é super fã da chave de fenda e quer resolver tudo com ela. O mesmo acontece com as diferentes tecnologias que temos no mercado atualmente.
Comparando Rust e Java o que aprender para um dev backend pleno ?
@@andreciobezerra1198 Juro que eu tentei não usar a palavra "depende", mas não tem muito como fugir. Na minha humilde opinião (de quem não é dono da verdade), eu começaria essa discussão dizendo duas coisas: Java -> mercado extremamente maduro e bem movimentado. Se aprender Java hoje, já pode concorrer pra vaga amanhã que tá valendo. Rust -> Se você não está com tanta pressa para usar esse aprendizado no mercado, e quer ser aquele cara que vai fazer aquela aplicação que vai extrair até a última gota de desempenho dos processadores, que faz um trabalho parrudo com aquela segurança que já é amplamente discutida sobre a linguagem. Desculpe se não é o tipo de resposta que você queria. Na verdade é bem curta, diante de um bom debate que daria esse assunto.
@@luizferreira-io ótima resposta. A minha ideia se aprofundar para além do que é comumente feito com Node, que são aqueles backends medianos, com um CRUD, alguns sockets etc. Vejo muita coisa excelente feita com Java, apesar do ferramental que não curto tanto. Vejo o Rust com muito potencial, mas o ecossistema ainda é muito raso. Obrigado
Opa é a linguagem que estava mesmo querendo apredender, vou acompanhar os videos bem de perto 👏
Só uma correção, o código em c e Rust não são os mesmos, da forma que foi escrito o código C o compilador consegue aplicar o algoritmo de gaus, visto que ele não precisa deslocar mais 1 bit pro operador de igualdade.
Já em Rust, como o range foi escrito usando ..= ele precisa deslocar mais 1 bit pra fazer a comparação de igualdade.
A solução seria usar o range sem o =, ficando assim "2..5000", se quiser ir até o 5000, é necessário fazer com 5001, com isso o compilador consegue aplicar o algoritmo de gaus e o código vai rodar instantaneamente.
No final, tanto o assembly gerado pelo código C quanto o assembly gerado pelo código Rust são o mesmo, portanto, não existe diferença de performance.
Opa! Que legal, muito obrigado pela sua correção.
Quando li o título do vídeo, já imaginei que era Rust rs.
Linguagem fantástica. Estou simplesmente fascinado.
Sucesso casal!!! um 2025 com muito Rust e muitas realizações!!!
Ola, ja viram essa materia aqui (podem pesquisar no google), acho que vale um debate: 'Empresa demite toda sua equipe para usar IA, mas poucos dias depois procura desesperadamente por programadores'
Estou muito empolgado com a projeção que Rust vem tomando. Iniciei profissionalmente em 1986, passei por várias linguasgens e tecnologias. Sou entusiasta do C e atualmente tenho uma empresa e faço arquitetura e meto a mão na massa em C# e Rust. Fico feliz em ver o quanto desenvolvemos em termos de linguagens e o caminho que ainda temos. Parabéns!
Como adendo, sugiro experimentarem o Rust Rover da Jet Brains. Entendi o motivo de usarem o VSCode, mas a dica é para terem a experiência mesmo.
Sensacional estas comparações faz o dev pensar cada vez melhor, parabéns pelo conteúdo. Não trabalho com Rust mas achei bem interessante.
Não querendo ser chato. Sou dev C e estou aprendendo Rust. Todas essas garantias só acontecem em um nível, ou seja, se você for dev de Backend pode ser uma baita linguagem. Agora os problemas começam a acontecer quando se deseja criar ferramentas onde alguns passos são necessários para atingir a bendita da performance, chegando até o unsafe. A tão temida palavra que não espressa em nada o seu real significado. Uma má definição eu diria. Rust não é bala de prata. Ela é falha em diversos pontos onde se apoia totalmente na linguagem C, quando não é uma casca (wrapper) de funções C. A verdade é que o pessoal vende Rust como a solução de todos os males, sendo que no fim está terceirizando o conhecimento para quem realmente entende. Afinal nem todos os devs vão construir ferramentas, frameworks e drivers e vão criar somente as suas aplicações para atender os requisitos. Mas a forma que é vendida é uma enganação. Em Rust ainda é necessário atuar com a memória, ou seja, ponteiros e coisas do tipo. A abstração que foi colocada para esconder essas "magias" é quem faz o trabalho sujo para que outros devs sejam felizes. O forte do Rust é trazer a preocupação em desenvolver código seguro. O que na minha opinião é uma baita de um assunto relevante.
e zig? ja tentou? qual sua opiniao sobre?
Cara no-code pra 2025
Que coincidência boa. Foi a linguagem que eu também resolvi aprender esse ano.
comecei a aprender rust em 2019 e nunca me arrependi demora um pouco pra pegar mas depois voce usa em tudo e tudo que voce faz com ele fica mais seguro e perfomático é lindo :)
Meu projeto pessoal atual está em Rust. O que eu mais gosto em Rust não se refere diretamente às características da linguagem, mas sim ao quanto tenho sido impelido a aprender com profundidade sobre arquitetura de computadores, algoritmos mais complexos além de conceitos avançados de programação, visto que Rust é aplicado no desenvolvimento de bancos de dados, cripto, sistemas embarcados etc. Trabalho há muito tempo como fullstack web php/js laravel/vue. Com Rust, uso Actix como web framework e estou otimista com o futuro de Rust também no backend web.
Parabéns pelo vídeo.
Já que vcs vão aprender Rust em 2025, poderiam fazer um aprendizado coletivo. Cada semana postar um caso de uso da linguagem.
Obs : Sugiro você se preparar , porque se trata um estudo a longo prazo. Rust é difícil no início , mas com muita prática , macro-funções , diretivas , importação de módulos e dentre outros , muitos se surpreenderão. Requer muita paciência e saber aonde você está errando.
Rust é realmente bela depois que se aprende a sua filosofia e o jeitão de ser. Daria até para arriscar que depois que passou pelo compilador, é 99,99% sem erros de linguagem. O mapeamento do compilador é realmente impressionante.
O aprendizado com rust começa a ficar pouco mais complicado quando começa a mexer com lifetimes. Para controlar diferentes lifetimes com traits é mais complexo. O que acaba desencorajando muita gente. Mas a linguagem é muito boa para entender bem como um programa funciona mesmo. Excelente vídeo
Sou engenheiro de controle e automação. Programo microcontroladores ARM e RisckV tudo em C. C é magnífico e otimo para minha área.
Tem coisa que a tal "segurança otimizada do rust" torna impossível de fazer
Eu não conheço Rust profundamente, mas no primeiro exemplo vocês adicionaram algumas etapas extras que podem impactar a performance. O código elegante 1..5000 está, na verdade, reservando espaço na memória para armazenar toda essa sequência de números e preenchendo-a. Em cada iteração, esses valores precisam ser recuperados da memória para serem processados no registrador. Já em C, essa lista não é criada na memória; os números são gerados diretamente durante a iteração, o que elimina esse overhead. Embora a diferença de desempenho seja pequena, achei interessante observar essa particularidade.
Sobre o segundo exemplo, confesso que fiquei um pouco confuso. O erro apresentado em Rust acontece em qualquer linguagem, pois os dados criados na memória stack dentro de um escopo sempre deixam de existir quando o escopo termina. Mesmo em C, se o código for semelhante, o erro também ocorrerá. A única diferença seria no caso da memória heap, onde é necessária uma liberação explícita após o uso.
Outro ponto que gostaria de destacar é que vocês mencionaram que, em Rust, a responsabilidade pela memória é transferida entre variáveis, mas isso não aconteceu no exemplo apresentado. Quando vocês utilizaram o operador &idade, foi criada uma referência imutável. Isso significa que a variável idade continua sendo a responsável pela memória e permanecerá válida até o fim do escopo da função main. Como resultado, o valor de idade ainda poderia ser acessado e impresso no último println.
Peço desculpas por eventuais erros no texto, escrevi tudo pelo celular
Um excelente conteúdo como sempre! Estou retornando a programação após muitos anos em ADM... mas nesta transição de carreira, vejo que Rust será o futuro!
Rust é sensacional, mas é difícil de aprender, vai necessitar de um esforço a mais comparando com outras linguagens. É ótimo para ser uma linguagem que vc vai estudando em paralelo, sem expectativa para trabalhar logo com ela. Vale destacar a documentação e os livros gratuitos.
Sugestão de video em rust com padroes de projetos (SIM é possivel ). Parabéns pelo conteúdo.
Desenvolvedor "não praticante" aos 48 anos aqui. Fui dev profissional desde os 14 e hoje trabalho na área de capacitação de uma big-big tech.
Ja programei em Assembly (65C02), C, Clipper, VB 3,4,5,6 e .Net, C#, Java, Livescript (depois renomeado para Javascript).
Sempre procuro ter um "pet project" para me manter atualizado e aprender uma nova linguagem. Nos ultimos anos me dediquei a python e typescript.
Agora Rust parece ser um bom próximo investimento para substituir o C e C++.
Parabens pelo canal!
camraba cara você é um monstro em assembly C não é pra qualquer um 😂😂😂
acho que vou pegar rust pra aprender 😅
Só para eu me programar, em que mês vão falar que o PHP vai acabar ?
Eu estou estudando Rust faz 1 mês e meio e tenho curtido a experiência.... também estou prevendo que a linguagem se tornará uma gigante daqui alguns anos .... outra que esta na minha mira é o Go, também já da sinais de que vai ser um player muito importante no futuro dos sofrwares. Nos como programadores temos que entender que linguagem são ferramentas, e que o curso natural é de que as ferramentas mais antigas sejam substituidas pelas mais novas, mas nada disso desmerece o C e o C++ que ainda terão seu espaco por muitas decadas ainda. Eu como um dev apaixonado, adoro aprender novas linguagens, sempre aprendemos algo novo ou uma forma diferente que a linguagem x ou y escolheu em seu design... parabéns pelo video, casal zika !! 🎉
E a cruzada contra o c/c++ continua 😂😂😂, depois da atualização 23, com os smart pointers ( ponteiros inteligentes) resolveu 80% dos problemas de memória. A única coisa que impede alguém de desenvolver em c/c++, é a capacidade do programador 👍🏽
Acho que agora é so esperar para migrarem boa parte das bibliotecas em C para se tornar uma alternativa de verdade. O deno migrou ate o V8 para rust.
Todo ano essa história de alguma linguagem ser substituida. Eu escuto que o PHP tbm vai acabar a mais de 10 anos e nada 😅😅😅😅
@@guilhermelourenco6311 O C/C++ é praticamente impossivel, quase tudo é feito nele
O problema é justamente esse. A cada ano a comunidade de programadores está diminuindo. Essa nova geração não tem interesse em quebrar cabeça, ainda mais se for para ganhar pouco.
Chora mais C lover 😂😂
Mais uma vez, um ótimo conteúdo. Muita qualidade embarcada no conteúdo...rsrsrsrs
Tb acho que Rust vai crescer muito , não só no backend mas tb em sistemas embarcados .
trabalho com automação industrial, preciso comunicar com clps e ihms da maneira mais rapida possivel, rust tem me ajudado muitoooo nisso, é a linguagem que eu ja trabalhei que melhor lida com programação assincrona!!!!
muito bom ter uma linguagem moderna mais low level
A unica linguagem low level é assembly . Se você precisar usar com automação industrial existem várias opções como VB ,C# , C++ ,C e Pascal .Eu trabalho desenvolvendo software e hardware para varios setores da industria (Eu desenvolvo CLPs do zero). Geralmente eu programo o embarcado com C ,mas no desktop eu sempre uso Object Pascal (Delphi ou Lazarus) .Mais informações sobre o meu trabalho pode ser visto nos shorts do meu canal.
@@AlmirBispo-CSV-Comp-DB mas eu não programo o firmware, nao preciso de tao baixo nivel. C++ é mais baixo nivel q rust ?
@@gabrielmengassodefranca1615 Rust e C++ são linguagem de alto nivel.
Comecei a aprender Rust há um mês e estou gostando muito. Pelo que pesquisei, ainda não há uma boa biblioteca gráfica, talvez a melhor seria gtk-rs no momento, o que me lembra o tkinter do python, vamos ver no futuro. Como sou fã de python e a linguagem tem um péssimo desempenho, estou pensando em utilizar Rust com python nos módulos em que seja necessário mais desempenho usando a interoperabilidade.
Colega, estou testando a biblioteca FLTK pra fazer GUI Desktop em Rust e estou gostando muito. Já deu uma olhada nessa?
@@paulobitfranca Opa! Vou verificar sim, obrigado pela dica. A biblioteca que mencionei, Gtk-rs, eu destaquei porque é a única entre bibliotecas como: Iced, Druid, Slint que possue pelo menos uma treeview como grade para banco de dados assim como tkinter para python. Obrigado de novo pela dica, vou pesquisar.
Muito boa a didática, gosto muito do conteúdo que vcs criam, aproveito para pedir para fazerem um video sobre a linguagem Crystal.
Muito bom o vídeo! Rust é uma linguagem bonita e tentadora. Sou dev web, sempre quero aprender Rust, mas a desmotivação é a falta prática do q fazer. Por exemplo, uma pessoa querendo aprender web, javascript e tal, ela consegue fazer sitezinhos úteis e práticos, pra fins pessoais, pra amigos, mesmo quando iniciante. Quando penso em aprender linguagens de baixo nível, fico pensando: existe projetos reais que podem ser feitos quando iniciante/intermediário? Tenho muita pira em aprender uma linguagem baixo nível um dia. Brigadão pelo vídeo o/
Não sei se ajuda, mas tem frameworks muito bons pra desenvolver APIs Rest em Rust. Actix Web é uma delas.
Casal, sou dev Node fazem mais de 5 anos, e quero aprender uma linguagem mais parruda. Após muita pesquisa e experimentações, fiquei com dois concorrentes: Java (tem projetos na empresa que trabalho) e Rust (aposta para o futuro). Qual vocês sugerem para 2025?
Uma dica como amigo : Se tem algum projeto padronizado entre empresas ou algum segmento , ainda use o Java ; porém , se for a modo "individual" e queria trabalhar ou mostrar um projeto mais complexo e ecossistema diferenciado como os padrões "Delphi , java ou C++ " , sugiro a embarcar no Estudo em Rust.
Show, já ia começar a estudar o Rust agora vou com tudo.
Não vai se arrepender. Comecei a dois anos atrás e posso dizer que é uma linguagem fantástica.
Excelente conteúdo, queremos muitos videos sobre Rust =D.
Oii gente, sou fã do canal! Sou bioinformata e tomei conhecimento quando percebei que num tacada só várias novas ferramentas de genômica foram surgindo escritas em Rust. Embora eu não seja um dev clássico tbm estou investindo nela por perceber que há uma tendência no meu mercado.
Oi Marcel! Primeiramente, obrigado por nos acompanhar. Muito legal saber que Rust está na área de Bio Informática.
que legal!!! meu sonho trabalhar com bioinfo, vc fez pós ou mestrado ?
@@gabrielmengassodefranca1615 eu comecei na IC durante a graduação e hoje to no pósdoc... Meu foco é mais pesquisa, mas é muito legal bioinfo!!
@@marceelrf SLKKKK POSDOC mt foda, mas todas as suas pós sçao na area de bioinfo ?
@@gabrielmengassodefranca1615 O mestrado foi focado em bioinfo. O doc eu dividi bioinfo com area de biomateriais.
Bora criar uma comunidade do zero de Rust, já existem algumas, mas seria legar cria do zero mesmo kkkk. A gente poderia criar projetos, estudos, criação de libs e frameworks etc....
No telegram ?
@neurimarferreiradasilva409 Eu acho que Discord seria melhor.
Se verificarmos no início if num % 2 == 0: return num == 2
então podemos iniciar o laço em 3 e ir pulando de dois em dois até chegar em isqrt(num)
Trabalho com Rust fazendo backends e frontends, e é uma experiencia muito boa!
Acho que criar uma nova linguagem para substituir C uma grande perda de tempo. Bastaria fazer um padrão novo do C ( um C25 por exemplo, assim como o C89, c11, etc) corrigindo alguns problemas históricos do C como tipagem fraca e adição de alguma outra funcionalidade que era impensável na época de sua criação. Um padrão específico não quebraria código legado ( bastando usar os padrões antigos quando o trabalho exigisse) e os novos códigos seriam bem mais seguros. O grande problema do C hoje são as pessoas que aprendem a programar com linguagens como python e javascript, linguagens cheias de abstração e açúcar sintático. A forma de declarar array, citada no video, é bem antiga até... quem programou pascal/objectpascal/delphi sabe bem disso. O "let" tá na cara de onde veio... os tipos específicos para 16, 32, 64 bits... também não são nada novo nas linguagens ( vide pascal, bibliotecas do c, etc...) . E abstração de código para programação segura todo bom programador em C faz... mas tem que ser bom e não se faz um bom programador em um curso de 30 dias!!!! No mais acho projetos como Rust, Zig e até mesmo Golang puro marketing mercadológico não trazendo nada de novo de fato na computação.
substituir C?
Rust n foi feito para isso, ele n esta competindo, ele foi feito para o proposito de segurança.
Zig quer substituir C não Rust
Eu discordo, como assim as novas linguagens não trazem nada? O marketing surge com o seu aparecimento e a solução que procura resolver. E mais, hoje procuramos produtividade e muitas vezes ser um bom programador em linguagens mais antigas custa "tempo" então soluções mais produtivas, por mais que possam perder um pouco de desempenho, são viáveis. De que adiante ser um programador bom mas não completa uma solucão nunca devido a complexidade. Independente da linguagem, quem resolve o problema primeiro se destaca. Mesmo não sendo perfeito, depois aperfeiçoa.
@@themistophos isso é igual religião cara.
mesmo falando que n tem GC nem memory leak, um monte de regras de empréstimos que evitam uma TONELADA DE BITS de BUGs mesmo assim C C++ é melhor, rust é só marketing, Rust é a linguagem de programação mais admirada, tornando-se a linguagem mais amada por 8 anos consecutivos (Stack Overflow)
vamos ignorar isso tb. deixa pra la.
vamos ficar no COBOL que é ótimo.
sarcasmo += 1;
Gente, qual a melhor forma de melhorar na lógica de programação?
Fiquei curioso para ver a versão do Rust e do C em compilação modo otimizado. Segue resultados:
Tempo de execução em C: 1.589 segundos
Tempo de execução em C otimizado: 1.020segundos
Tempo de execução em Rust: 6.368 segundos
Tempo de execução em Rust otimizado: 1.323 segundos
Em tempo de execução é difícil bater o C. Mas desenvolvimento não é só questão de performance. Segurança e manutenabilidade são tão importantes quanto.
obs.: "Otimizado" = gcc -O ou rustc -O
Eu queria saber o que aconteceu com os cursos de programação presenciais, tudo virou curso de IA e no modelo remoto e live, mas pra mim que tenho deficiência visual, não tem opções acessíveis para adquirir conhecimento, as escolas só querem fazer cursos remotos, cobrando as vezes a mesma coisa, por ser mais barato e não dão alternativas para quem tem mais facilidade com o curso presencial. Acabei de passar por uma situação onde o curso que eu ia iniciar agora dia 11 na impacta foi cancelado e reagendado para daqui dois meses, eu queria muito mas não tenho como esperar e não tenho alternativas. Não sei se sou apenas eu que tenho essa sensação de que as coisas fluem melhor no presencial em alguns momentos.
Fiz o mesmo teste aqui 13:58 no meu VSCode só que o erro foi diferente: O terminal mostrou isso: if this is intentional, prefix it with an underscore: `_s2` - Em outras palavras por acaso vc colocou de proposito essa variavel ? kkkkk bizarro ! Mas segui a correção sugerida e funcionou também.
Estudo bastante a linguagem , porém , tem as suas imensas vantagens e desvantagens. O problema real do rust é a baixa disponibilidade de bibliotecas para aplicações desktop , bem como modernização e estilização das janelas (O que você vê com figma , Qml e python , tkinter) , além de um outro problema : Livros super caros e acima do preço da média , para que você obtenha uma boa base e um acervo de estudos. É necessário tempo , saber conhecer os mais variados erros , mensagens , manipulações de exceções ("não existe try-catch" em rust) e
o desafio maior : A inexistência de heranças em Rust (o que leva você a criar interfaces genéricas , usando ponteiros representativos de outras "struct's , emulando o aspecto de uma classe).
Fora isso , a compilação é extremamente rápida , com uma vantagem imensa do compilador informar aonde você está errando , além de dicas com o nome das variáveis e dentre
outras funções. Vale a pena investir.
Na minha experiência a compilação de Rust é lenta. Se não me engano quando o codigo tem muita função genérica, o compilador tem que compilar varias versões da mesma função, o que torna o binário mais rápido, mas aumenta muito o tempo de compilação.
@edwolt somente em projetos do tipo cargo run ou cargo build. Ele é lento pela compilação dos pacotes, porém, usado de forma para estudos e exemplos, o diagnóstico dele de erros e mitigação e extremamente rápido, em comparação com o. NET
Faz um vídeo sobre o zig, gostaria muito.
Já está na lista! 😄
@@codigofontetv Faz um vídeo sobre o V, gostaria muito.
11:31 resumindo não é tão fácil sempre assim, que Rust vai ficar no lugar do C 😊😅😅😅😅😅😅😅😅.
Sempre ao criar um projeto. Use cargo. Ai so debug e release
Minha reticência com Rust é que deveria se limitar ao caráter técnico. A página de entrada no Discord mostra que misturam questões off técnica.
O problema é que mesmo estudando uma nova linguagem. Mesmo se dedicando e se saindo bem. Para conseguir uma vaga sempre pedem um mundo de experiência com a linguagem
Acho que vocês comeram bola na explicação da "vantagem" do último código em Rust sobre C (18:08). Assim como o exemplo em Rust, variáveis em C só são válidas dentro do próprio escopo. Se fosse feito código similar em C (usando {}) resultaria em erro de mesma natureza, ou seja, a variável não seria acessível.
P.S.: Escrevi um comentário antes desse com um exemplo em C, mas parece que o RUclips não aceita.
P.S.2: A Vanessa está bem conservada pra quem tem 58. =D
Bacana. Muito bacana.
Tô só esperando a nova versão do C++ , que prometeram ter varias melhorias para voltar a concorrer com rust.
Vocês indicam pra quem está iniciando? Pra quem já conhece C e C++, mas ainda é iniciante?
Se você é iniciante o melhor é ter foco em somente uma linguagem. Se você já começou no C fique nela. Se você estiver sentindo muita dificuldade por conta da linguagem aí é bom reavaliar.
Um not book novo com windows 11 custa em torno de 5 mil reais . como é que vou comprar isso ?
vídeo irado demais!!!
Sou programador júnior, e sinto que não entendo muito bem o funcionamento de memória e alocamento, visto que só trabalhei até agora com linguagens como JS e Python. Vocês tem recomendações de materiais e temas para me inteirar nos tópicos abordados no vídeo?
esta ai um ponto positivo de uma faculdade boa. Na faculdade você verá mais sobre fundamentos. E uma boa faculdade não usará linguagem da moda pra isso, provavelmente usará linguagem C ou c++
Poderiam falar sobre Rails 8 que acabou de lançar com a nova tecnologia de autenticação ❤
C ainda mora no meu coração gostei do rust 🥰 e estou vendo um pouco de Zig tbm vou ver o go tbm
Então agora o povo lembrou que já podemos usar 14:17 faz anos C e Rust pra jogo. Que são superiores a C# - Java da Microsoft 14:48
Desculpa , não entendi seu ponto , por que considera Rust superior a C# para desenvolvimento de jogos ?
@rafaelsakatauskas1356 C# foi criado pare competir com Java, pois a Microsoft fez um visual Studio com suporte a java a muito tempo atrás e tomou um processo e perdeu.
Desenvolver games. Exige performance.
Tanto Java quanto C#. Não geram código nativo, eu já encontrei alguns entraves no netframwork.
@rafaelsakatauskas1356 Rust tem acesso ao hardware, o compilador é inteligente, previne erros, pois os programadores de jogos hj. Não sabem como fazer jogo sem engine.
E já tem 2 engines usando Rust.
E quando vai ter videos da ZIG, que veio pra enfrentar problemas do Rust, Go, C e C++?
acho que não vai ter esse vídeo.
Só um detalhe, é muito difícil criar memory leak em Rust, mas não é impossível.
Quando se usa a keyword unsafe, se torna possivel criar memory leaks, e inclusive causar erros de segfault e double free que só aparecem na parte safe da linguagem. (mas acho que faz sentido, a keyword safe é para ser usada quando você entende o que você está fazendo.
E você ainda consegue usar estruturas de dados ineficientemente. Como criar um HashMap e não ir apagando as chaves não usadas, o que seria uma forma de vazar memória.
Mas assim, cometer erros de memory leak em C/C++ é bem mais difícil. As regras da linguagem Rust é feita para evitar compilar código com memory leak e outros problemas.
Nao á pra eu aprender nada pelo computador . A tela fica toda preta nao aparece nada .
como está o mercado pra C?
Fiz o mesmo teste de vocês aqui, em C e em Rust. De fato na primeira rodada aqui o C ganhou. Mas depois que compilei o script Rust em modo Release ao invés de Debug, dai o teste em Rust ficou MUITO mais rapido do que o C. Segue resultados do meu teste, com 5.000.000 de números em ambos os scripts:
Resultado em C: 4,90s user 0,43s system 99% cpu 5,354 total
Resultado em Rust (compilado já pra modo release): 2,60s user 0,48s system 99% cpu 3,078 total
Como não manjo muito de C fui pesquisar, e descobri aqui como compilar o C em modo release também. Agora os dois scripts C e Rust ficaram praticamente idênticos no tempo de execução. Desconfio que no final ambos acabaram gerando o mesmo assembly rs.
Muito bom o vídeo!!
Mas meu comentário pode não ser popular. Me perdoem.
Eu programo em C desde 1998.
Hoje programo linguagens mais modernas como Go, Python, C# e Java.
Digo isso por que não quero que pareça preconceito com linguagens novas.
Mas estas novas linguagens deixam o programador "preguiçoso", sem saber da importância de alocar e liberar memória, de tomar cuidados que, na programação baixo nível, são importantes. E que os cursos de formação já não estão ensinando isso também.
Quero aprender Rust por causa do Tauri (alternativa ao Electron) e várias outras tecnologias voltadas pra Rust que têm sido criadas nos últimos anos
Tauri ainda não testei, mas estou gostando muto da FLTK pra fazer GUI Desktop em Rust. Mas depois vou dar uma conferida nessa que você citou...
Vamos lá de Rust. Não esquecendo o C++. E o C também é usado na área acadêmica.
2:03
o não sei se é no no meu telefone, mas o áudio do vídeo tá alternando entre alto e baixo.
Eu que sou acostumado com C, quando disse que Rust tinha uma melhor legibilidade eu travei legal kkkkk
Ja to sem programar a uns 11 dias, to querendo o fim das férias logo Kkkkk
Já existe um Sistema Operacional feito inteiro em Rust, chamado Redox. Acho que agora, Rust não para mais...
Olá Código Fonte TV, podem fazer um vídeo sobre estágios em programação ou em t.i em geral estou no segundo período de Engenharia de Software na Gran Faculdade e não faço a mínima ideia de como procurar estágio. Quem puder também da like no meu comentário para atingir um número bacana de pessoas para quem deseja saber um pouco mais também
Fala pessoal! Tenho estudado bastante Rust é não é um passeio no parque mas uma escalada de montanha! A curva de aprendizado é bem alta! Mas vale muito apena!
Vale. Estou trabalhando com Rust a dois anos e posso dizer que subi de nível como programador. Rust vai te levar a entender um monte de coisas, que nas outras linguagens passa batido. É a melhor linguagem que você poderia estudar.
@@CharlesDev-yn9nv vale a pena mas terá que pagar um preço, além de um longínquo prazo.
Já brinquei com Rust usando tauri, uma ferramenta semelhante ao electron do javascript.
Uma observação: C não permite acesso a variáveis que existem apenas no interior de escopo, mesmo variáveis de ponteiro.
Entendo quase nada de Rust, e fiquei curioso se toda essa "segurança no gerenciamento de memória" me permitiria manipular diretamente os registradores na memória. Caso não seja possível, Rust vai acabar virando um Python que roda C por trás dos panos. A programação em baixo nível de verdade deve permitir o acesso e manipulação dos registros.
@@NatanaelCostaMatias No Rust ele permite sim manipular registros em memória! Tem algumas maneiras para se fazer o mesmo, mas teria que fazer o uso da keyword unsafe no qual você mesmo fala que vc sabe o que está fazendo para o compilador. Dessa forma ainda existem outros níveis de segurança, mas ele não te barra de realizar o que desejar no baixo nível.
Por exemplo, diversas vezes manipulei uma porta digital de um embarcado através de um registro em memória, diretamente com a linguagem!
Essa é uma das belezas da linguagem, mesmo em baixo nível você pode reduzir e muito a insegurança de memória tornando somente o que deseja manipular como unsafe (falo novamente que mesmo usando a keyword, o compilador ainda realiza as verificações de segurança, mas não todas), enquanto o restante você mantém com todas as verificações de segurança.
Acho que vocês compilaram o programa Rust sem as optimizações do compilador, por isso a discrepância de performance.
E sobre o Zig?
Parabéns pelo conteúdo, virei fã de vocês!! Se puderem comparar as linguagens interpretadas, onde trabalho tem bastante discussão a respeito
Mas gente, com a IA não acabar com o desenvolvedor?? Então, por que vão aprender nova linguagem? Não íamos ficar todos desempregados recebendo dinheiro grátis por que a IA faria tudo?
Acertei no LinkedIn 👌👌👌👌👌👌
Que otimo. E vamos ter que estudar quantos frameworks? Uns 20?
kakaka eu entendi qual o diferencial e a proposta mas achei engraçado, achei que o Rust seria mais rápido
Eu estranhei a diferença também, mas acho que é porque não aplicou a otimização na compilação, porque rust tem a compilação pra debug que já vi ser 10x mais lenta que a compilação de release
é porque ele não compilou o Rust em modo release. Fiz aqui o mesmo teste deles, mas compilando ambas em modo release. A velocidade do Rust e do C ficaram praticamente idênticas.
Eu acho que C++ demorou muito tempo para se modernizar. Ken Thompson - co-criador de C e Go - disse que o principal motivador para ele ter se engajado em Go lá em 2007 foi quando ele tentou ler (e entender!) a proposta do padrão C++0x. Não me entendam mal! Eu amo C e C++, mas depois de C11/C++11 é que podemos considerar alguma real modernização. Ai vem Go e Rust com boa expressividade, escalabilidade, segurança e ferremental absurdamente incríveis! Dormiu na praça, jacaré abraça, né... (Nesse caso, um roedor e um caranguejo 😅)
Sendo PJ, por que será que a gente não consegue uma carga horaria menor, 40h semanais, 30h semanais, Vem o RH ou redhead, o cliente quer 40h semanais, e a gente não ganha nada em troca.(Eu sei, não quer, não aceita)
Tive contacto com o Rust há uns anos atrás.
Curva de aprendizado elevada, algumas noções da linguagem não são de todo intuitivas.
A impressão que tenho é que Rust tem sido sempre uma grande promessa, aquela tal linguagem que todos vão adotar, mas que na realidade não decola.
A não ser que haja um bom, mas mesmo um bom motivo para as empresas a adotarem, o Rust torna-se-á mais uma ferramenta de nicho como tantas outras.
Definitivamente, se vc é dev em início de carreira sugiro Python, JS, Java que pagarão os seus boletos por muitos anos.
Como estudar no computador se o meu windows 10 vai pro cacete ? Sou obrigado a comprar outro computador. ?
Voltei no tempo da disciplina Estrutura de dados kkk
Não ficou claro qual a vantagem do Rust. Acho que é mais interessante abordar primeiro o tema da imutabilidade, demonstrar como se faria em C, o trabalho manual que dá e depois mostrar em Rust, como fica bem mais simples.
A eficiência do Rust é de fato ótima. Mas a curva de aprendizado, me desanimou. Então no momento estou empreendendo em GoLang. Mas pode ser que a curto prazo, eu volto a aprender Rust, principalmente pelas ofertas tentadoras de salário Rust.
A primeira vista me pareceu que o Rust tem uma sintaxe mais simples que Golang. O que você achou difícil em Rust?
@@lcsll100 Eu já acho a sintaxe do Golang mais tranquila. É apenas uma observação. Eu não acho dificil o Rust, só acho que a curva de aprendizado maior. Só isto.
É impressão minha ou vocês tão rodando teste A/B no canal? 😂😂😂
Se for na thumbnail, sim. O próprio RUclips tem uma ferramenta para testar até 3 thumbnails por vídeo e a que tiver mais cliques acaba ficando como a principal.
@codigofontetv ah não, pensei que fosse de video em si mso, pq o título do video termina com um B solto hahahaha
ok... challenge accepted
Eu prefiro continuar com Object Pascal (Delphi,Lazarus).
Daí vai olhar a fundo e descobre que foi escrita em C 😂
Outra bala de prata?! Esse lobisomem nunca morre, não?
Interessante!
Mas num era a hostgator?? Kkk
Já somos parceiros da Hostinger há muuuuitos anos. 😉
Que bacana. Eu subi um vps na hostinger em produção ontem mesmo. Kvm4
AMO RUSTEEEEEEE
Quero Python.
mais NUNCA na vida que Rust vai substituir C++.
segurança em linguagem nenhuma vai ser 100% segura, se o programador fizer erado, esse papo ai é só para criar conteúdo para YT e gerar conteúdo, ai os iniciante fica alvoroçado, encantado com a linguagem e cria uma ilusão de emprego, no brasil é JAVA,C#, JS e PY.
Acho que vc não captou a mensagem do vídeo, ou provavelmente não assistiu por completo. Em nenhum momento afirmamos que é 100% segura e nem criamos ilusão de emprego no Brasil.