Lutz veste Insider 👕 Ganhe 12% OFF em todo o site usando o cupom LUTZ12! #insiderstore Acesse: www.insiderstore.com.br/LutzPodcast POD KOMBUCHA: www.podkombucha.com/lutz?çao e use o cupom LUTZ para R$10 de desconto em todo o site
Fui diagnosticado esse ano, aos 47 anos de idade. Me virei na vida, mas tive muitos problemas de relacionamento pessoal e social. Fui um ótimo Controlador de Vôo, mas tive mtos problemas de relacionamento interpessoal. Nunca fui chamado pra assumir cargos de chefia e, hoje, entendo o motivo. Foram 2 casamentos perdidos. Vontade de me isolar, após uma frustração simples. Daki pra frente meu objetivo eh ajudar os novos autista e preparar o mundo, para as crianças e pré adolescentes, de hoje.
Dan, sua resposta me tocou. Estou tentando lidar com um ¨possível¨ autista sem diagóstico. Estou muito desorientada, mas consegui entender alguns comportamentos, um deles não conseguir se manter em nenhum trabalho aos 58 anos.
@@cristinavargas7747 Independente, do diagnóstico, o convença a se tratar, dentro do espectro autista. Ele vai sentir o qto lutou e não teve culpa. A culpa eh o mal do homem.
Trabalho com um autista nível 1.. é muito difícil mas depois que comecei a estudar o assunto e ver diversos vídeos, passei a ter mais empatia e não me chatear tanto. ❤
Sou professora de escola infantil na Alemanha e há 3 anos um aluno começou no meu grupo e no começo quase enlouqueci pelo comportamento desse menino. Com os adultos ele era muito polido, educado, gentil, sempre soube usar muito bem o idioma, que se apresentou muito desenvolvido, mas com as outras crianças ele era muito agressivo, apesar de eu perceber que ele queria se integrar mas o fazia do modo inverso. Ele batia muito, aborrecia, quebra os brinquedos e por aí vai. A historiada mãe foram muitos abortos espontâneos até ela engravidar dele. O parto dele não poderia ter sido pior onde ele e a mãe quase morreram. Já na primeira reunião de pais, pedi para a mãe procurar um psicólogo, ao qual ela chorou muito e disse não querer viver mais o passado. Disse a ela que entendia mas seria preciso, pois era por ele acima de tudo. Ela ouviu, e no final de tudo ela recebeu o diagnóstico de tdah e autismo. Já nesse trajeto muda- se a maneira de conviver com essa criança, me ajudou demais. A mãe continua nesse trajeto e agora ele irá para escola e terá um acompanhamento de um cuidador em sala de aula. Foi muito difícil mas tbem muito enriquecedor para eu melhorar cada vez mais meu trabalho como pedagoga.
50:16 "fazer um esforço extraordinário pra conseguir ter um diagnóstico". Vi um caso aqui com a minha amiga, que é pessoa extremamente carente, trabalha como faxineira no mesmo lugar onde eu trabalho, e a filha dela tem um filho com TEA. Mas pra conseguir esse diagnóstico, a filha dela precisou comer muito arroz com feijão. Um que a minha cidade é cidade pequena, do interior, e os médicos aqui formados são ruins, ruins, além de enxergar apenas os casos de autismo clássico. Ou seja, essa filha da minha amiga precisou ir para uma outra cidade, fez uma rifa pra arrecadar dinheiro, pagou 800 reais com uma médica melhor pra ter o diagnóstico de autismo do filho. No caso do meu filho, a médica psiquiatra que o atendeu, aqui da cidade, depois de eu pagar 500 reais, e depois de perguntar se ele tem esteriotipia e se ele tem seletividade alimentar, apenas disse: "tenho certeza que ele não é autista!"🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️ Por menos médicos incompetentes no Brasil!
Tenho 62 anos e fui prejudicado sim. Não consegui passar de três ou seis meses nos empregos por conta dessa questão do comportamento dos outros me incomodar.Hj estudo inglês sozinha, já criei minha família. Estou consciente do meu problema.Meu marido eh muito compreensivo e já sabe do meu nível de autismo.nunca fui diagnosticada.hj já não preciso mais de ajuda,mas se tivesse tido , teria sofrido menos.
Quem está criticando a fala do Lucelmo, não entende o autismo. Pais estudem ABA, foi através do Lucelmo que conheci a ciência. Meu filho tinha o veredito de terapeutas e médicos que não ia falar, alfabetizar, não ia ter nenhuma independência. Estudou em escola pública e particular. A pública realmente tem mais acolhimento que a particular, porém, ambas não tem o básico, que são pessoas preparadas para orientar outras pessoas, não é má vontade das pessoas e sim o sistema que não possibilita essa formação para todos que vão trabalhar em uma escola. Pais não dependam de terapeutas, estudem. Desde que conheci e comecei a estudar ABA, muita coisa mudou, meu filho fala, lê e escreve, come, toma banho se veste sozinho, e nessa semana começou andar de bicicleta sem as rodinhas, eu mesma quem criei os planos para essas aquisições. Amarra os sapatos sozinho. Tudo por conhecimento em ABA. O Lucelmo sabe o que fala, e viveu e vive o autismo, foi professor. Explica de maneira didática sobre ABA. Pais sigam ele no RUclips para entender melhor sobre as camadas do autismo, e entender do autismo do seu filho, pois não existe dois autistas iguais, cada um precisa de tratamento individualizado e treinamento de pais. Nas clínicas a maioria não fala em como treinar os pais, é o que mais precisa, muitas crianças não terão acesso as horas de terapias, e sim, os pais terão que assumir isso. Busquem conhecimento. Lucelmo 👏👏👏👏👏
Descobri que o meu falecido esposo tinha o Transtorno do Espectro Autista e eu não sabia. Agora que eu estou fazendo Pós- graduação de Transtorno do Espectro Autista e assistindo vídeos sobre o assunto que entendi alguns comportamentos que ele tinha. Coitado, nunca foi compreendido e nunca procurou um especialista.
Sou pedagoga de formação e briguei por que nunca concordei com construtivismo. Trabalho como professora particular e ensino pelo método fônico e tenho 100% de sucesso e a maioria com transtornos em geral Concordo totalmente com Lucelmo
Boa noite, sou casada com um autista leve e o que eu mais resalvo nele é que é Mestre Nacional de Xadrez e tem um hiper foco nisso e dificulta de ele fazer outras coisas, até interagir comigo, e ele tem formação em direito mas de uma forma geral acho fantástico a forma como ele superou a questão principalmente no quesito de ter conseguido casar comigo e ter uma vida normal comigo. Obrigada doutor.
A voz desse apresentador é simplesmente apaixonante. Além de uma forma de ouvir e prestar atenção no outro que hoje não se encontra mais. É apaixonante o seu jeito contemplativo e reflexivo durante toda entrevista.
Eu tenho um Neto de autismo ele tem 8 anos e meio ele não fala os pais leva pra escola a Professora só cuida dele mais é uma Professora não tem muito endereço em tão ele fica ali anotado na escola não para meu Deus me Deus tem gente que tem preconceito do meu neto 😢 é muito triste ver uma criança tudo perdido ainda por Sima tem dolerancia a laquitose e glúten só por Deus quanda tô 😢
Consegui ver isso na minha neta aos 6 meses, esperei pra alarmar então com 1,5 ano fomos ao médico. Ela já está na terapia desde então, ela está evoluindo bem
Na Educação, ao invés de fazerem um projeto piloto e agir por uns anos para ver resultado, entram de cabeça. O teórico manda, impõe sobre os chefes imediato e enfiam goela abaixo dos professores. Um exemplo, eu me auto alfabetizei pelo método fônico.Alfabetizei meus irmãos. Entraram na escola sabendo ler e escrever. Pra mim, o construtivismo acabou com a Educação. Certa feita, eu era obrigada a trabalhar com o construtivismo e minha classe foi referência, pois foi a única que deu certo. Mas eles pensavam que eu trabalhasse com o construtivo, porém, eu ensinava escondido o método fônico.Pois era o que eu acreditava e denominasse. Na quarta-série, encontrei a turma toda sem estar alfabetizada(trabalharam com eles com o construtivismo em anos anteriores). Quis nem saber. Fingia trabalhar o construtivismo, mas às escondidas trabalhava o método fônico. Concluindo, minha turma terminou o ano toda alfabetizada, lendo fluentemente e interpretando, bem como, produzindo ricos textos, porém, quem levou os louros, foi o construtivo. O importante foi que alfabetizei toda a minha turma.
Incrível como você não é a única professora que vejo que diz o mesmo sobre o construtivismo. Uma pena o estado brasileiro não escutar os professores que realmente estão na sala de aula ensinando. Parabéns por pensar primeiro no bem dos seus alunos.👏🏻👏🏻👏🏻
Concordo com você ! Turmas construtivistas tudo semi analfabeto , lendo e escrevendo aos pedaços , escrita mutilada, atraso generalizado . Junto a isso vem a indisciplina . A dispersão
Lutz, eu sou mãe de um autista nível 1 e já conhecia o Lucelmo Lacerda porque nós que temos filhos que estão dentro do espectro autista precisamos sempre buscar conhecimento e você hoje trouxe conhecimento para muitos. Parabéns você sempre fazendo a diferença.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Estou pesquisando bastante a respeito do autismo porque desconfio que sua uma a mais! Tenho 61 anos e sempre me senti diferente,no país que moro infelizmente a medicina é difícil eles entendem de máquinas e não de ser humano o meu desejo é ir para o Brasil fazer exames ! Esse dr é uma gracinha tem me ajudado bastante com sua sabedoria! Deus abençoe vocês todos!
Gente, esse rapaz é sensacional. Estou precisando de ver mais colocações dele. Preciso entender um familiar meu ( neta) . Ainda não foi diagnósticada como autismo se suporte 1. Mas ela acha que provavelmente é , ( ela lê e vê muito sobre isso) ela precisa fechar essa questão, para poder seguir em frente. Eu só quero entender para poder ajudar . Principalmente enquanto ela não recebe o diagnóstica.
Verdade. Eu saí da escola particular e fui para a pública, por conta da inclusão. Estudei na escola pública do sexto ano até o último ano do ensino médio.
Concordo plenamente, sobre a questão de como os tratamentos no SUS não tem base científica, é um fanatismo e um comodismo, quando a gente passa a ser mãe de autismo aí a gente abre os olhos.
Quanto sofrimento. Eu sou nível 1. Descobri com 66 anos , fazendo os testes no site do dr LUCAS FORTALEZA, psiquiatra. É dureza, mano. Moro em São Paulo. Vou marcar com psiquiatra para pegar o laudo. Quero oficializar e ter acesso ao colar de quebra cabeça. As pessoas terão que me respeitar! 😅
Olha gente parece que virou moda ser autista mas nós que não temos diagnóstico podemos ter sofrido muito sem saber o que fazer eu me sinto desde criança fora deste mundo fui chamado de diversas coisas sem entender nada do que estava acontecendo o verdadeiro peixe fora d'água
Um pensamento muito criativo e sempre em busca da evolução sem entender nada do por que isso muitas crises de depressão e não cometi suicídio por ser covarde mas quando ama é profundamente sempre em busca das coisas espirituais o que é impressionante ligação com as coisas de Deus ainda assim muito explorado a vida toda e conhecimento das falhas assim como dos assuntos vqu conheçoainda assim não posso dizer que sou ou não mas sei das coisas que conheço e muito bem não ser reconhecido por terceiros
Impressionante como ele consegue explicar claramente como funciona a mente e as políticas públicas da educação e da saúde no Brasil. Por incrível que pareça, já tive contato com tudo o que ele está elucidando nesta entrevista. O problema é que não sei o que fazer. Quando tentamos argumentar em espaços fechados de discussão, ficamos "queimados" .
Lutz, vale a pena trazer mais conteúdo que trata os conceitos sobre - o que é ciência. Este conteúdo deixa claro essa necessidade, dado a tendëncia/viés demonstrado pelo entrevistado.
Eu não tenho condição dependo do sus , mais minha filha tem 16anos e recebe o diagnóstico de tea no sus ela, passou desapercebida a vida toda e ano passado recebeu o seu diagnóstico pelo médico neurologista do sus que é especialista no tea ,sabemos que nem todo o sus tem profissionais que possam realizar esse tipo de trabalho é raro mais existir
Até que em fim! Não é que só está aumentando diagnóstico é que agora as familias "pobres também estão correndo atrás dos diagnósticos de seus filhos! Porque pobre era tudo memos alguém com transtornos! Era doido, esquisito, leso... em fim!
Nos temos plano de saúde e foi muito difícil. Para chegar ao diagnóstico do meu filho passamos por 4 anos e só conseguimos pq o padrinho dele pagou psiquiatra particular pq não investigavam direito até pq consulta de 15 minutos não dá pra avaliar nada.
Geeente foi Hilário a Cara do Lutz qdo ouviu do Lucelmo que a escola pública é melhor que as escolas privadas p inclusão tendo em vista que Lucelmo falou horrores dos problemas de inclusão nas escolas públicas. Seria cômico se não fosse trágico.
👍🏻ACHEI EXCELENTE A ENTREVISTA!QUANTO AO FINAL DO VÍDEO, TAMBÉM FOI INTERESSANTE SABER E FÁCIL DE COMPREENDER AS RAZÕES DAS ESCOLAS PRIVADAS ... HONESTAMENTE, NA PRÁTICA, QUAL DE NÓS, SE FÔSSE PROFESSOR, ALUNO OU DONO DE ESCOLA PRIVADA, TAMBÉM NÃO IRIA PREFERIR EVITAR SITUAÇÕES E DEMANDAS DIÁRIAS BEM MAIS DIFÍCEIS E DIFERENTES DA MAIORIA DOS ALUNOS, AO MISTURAR PESSOAS COM DIFICULDADE DE COMPORTAMENTO, DE CONVÍVIO SOCIAL E DE RITMO DE APRENDIZADO??? Q ÓTIMO SABER Q PELO MENOS O ENSINO PÚBLICO É BOM OU PELO MENOS MELHOR NISSO, POIS NO BRASIL QUASE TUDO Q É PÚBLICO É SOBRECARREGADO COM POUCOS RECURSOS E POUCOS PROFISSIONAIS. QUEM DEPENDE DE ESCOLA E SAÚDE PÚBLICA E RESOLVE TER 4, 5, 6 FILHOS DEVERIA TER BOM SENSO ANTES DE ESPERAR Q POLÍTICOS CUMPRAM SEUS DEVERES, SENDO HONESTOS E RESPONSÁVEIS!
Amo vc Lucelmo, vc é necessário,demais , informação e conhecimento é muito necessário,sou autista nível 1 de suporte só eu sei o quanto de prejuízo tive e tenho.
O melhor a se fazer é educar os pais e cuidadores de forma a que eles percebam os atrasos. O Contato com o pediatra é restrito e pode não conseguir presenciar aquela atraso do Marco em um nível preocupante para encaminhar a um neuropediatra. Encaminhar qualquer atraso é uma loucura pois os desenvolvimentos são diferentes em cada pessoa. Pode trazer mais problemas do que realmente causar alguma mudança significativa.
Na UFRN, estado do RN, no Campus Caicó, tem uma professora que trabalha com evidências. Eu fiz uma pós em Alfabetização+Neurociências organizada por ela. Ela inclusive construiu um caminho para trabalhar partindo do diagnóstico, intervenção e pós-teste. Eu fiz uso do método construído por ela em uma curta pesquisa e é absurdo ver o quão rápido as crianças aprendem. Todavia, isso é uma grande verdade. Os centros de educação são horríveis. Muito atrasados nesse sentido. Professora Angela Naschold.
Muitas técnicas novas de intervenções interessantes estão sendo desenvolvidas por cientistas autônomos. Mas é preciso separar joio e trigo testando os métodos.
Concordo plenamente com oq ele disse sobre educação. Em escolas privadas, os "mediadores" são sempre alunos dos períodos iniciais de psicologia que se submetem a um "estágio mal remunerado", enquanto nas escolas públicas, geralmente o cargo é ocupado por alguém que tenha a especialização e remuneração diferenciada por isso.
Professor Lucelmo, gostaria de convidar o Sr. Para uma palestra ou uma conversa, mesmo que seja on-line, com as mães da AMAQ, aqui em Quixadá Ceará. Seria possível!?
Desde bebe eu notei algo diferente no meu filho..mas tds as vezes só falavam q era normal da idade e por causa da pandemia e ele nao falava nada, só gritava a apontava no maximo falava mama, foi falar algo q dava pra entender com 3 anos e meio, raiva descontrolada sem motivo suficiente, bruxismo, sono prejudicado, não queria brincar com as crianças na creche o unico jeito de distrair ele era mostrando q tava algo bagunçado e ele queria arrumar na hora e por cor, hj com 5 anos ele brinca com criancas, mas nao fala com adultos, só se for medico dentro do consultório, professor na escola, fora desse ambiente ele chora pra não falar com eles..só agora por causa da seletividade dele a escola nova ta me ajudando buscar diagnóstico que pelo sus é super demorado, mas pela consulta o médico ja passou teste de tdah e tea e varios exames tbm..espero chegar em algum diagnóstico
Tem certeza que é mesmo só nível 1 ?! Nível 1 não tem estes sinais . Eu sou nível 1. O nível 1 as pessoas dizem " você não parece ser autista" . E nem acreditam que somos . A Letícia Sabatella, o Elon Musk são nível 1 . Não aparentam ......
@@brisa-leve-369 não tenho certeza de nada, mas eu convivendo sei q tem algo as pessoas da rua dizem que tô arrumando doença e que não aparenta nada, até as professoras dizem ser coisa da minha cabeça por ele se comportar muito bem na escola( pq ta dentro de um ambiente conhecido ), mas tô aguardando ser chamada para os exames e não vou desistir de encontrar diagnóstico.
@@daienecherolle3248 O importante é que você conhece bem o seu filho e isso é fundamental no diagnóstico. Assista muitos vídeos na Internet sobre o assunto e vai ampliar seu conhecimento. Recomendo a professora Lygia Pereira, psicopedagoga, ela é fantástica. Boa sorte .
Ele pode ser sim nível 1 porque tem fala preservada e inteligência preservada e uma mãe sente quando algo não está bem siga a sua intuição não desista.
@@ale2042 Nível 1 , não. Nível 2 . Eu tenho Nível 1 . É imperceptível, quase não tem sinais visíveis e passamos por típicos . Quando dizemos que temos Tea as pessoas não acreditam e acham que estamos com mi-mi-mi e querendo aparecer , como é o caso da Letícia Sabatella. Este caso, pelas descrições, caracteriza o Nível 2 , o autismo moderado . O nível 1 é o autismo leve e o nível 3, o severo .
Eu com 48 anos, sempre tive prejuízo na vida, sempre me achei estranha e não me encaixo , como eu gostaria de ter condições de investigar, isso me causa prejuízos até hoje,sou casada ,tenho um casal de filhos,mas eles me acham ingênua, nunca consegui trabalhar fora, eles me tratam como alguém estranha e isso me incomoda,eu queria sim o diagnóstico,mas não tenho condições financeiras de ter essa ajuda.
Mas se vc não trabalha fora tem tempo pra ir consultar no posto de saúde mais próximo da tua casa. Lá pede encaminhamento para psiquiatra, ou neurologista. Conversa com o médico que ele te encaminha. Pode demorar, mas se vc não tem dinheiro pra ir particular e não tem plano de saúde, tem que começar por algum lugar!
Sou pedagoga e uma das habilitações é Educação Especial. A pior parte do trabalho é mostrar aos professores que a teórica é a orientação para prática. Desisti da profissão este ano.
meu filho,saiu da escola particular para o publico,porque na particular até os 15 anos de idade,ele sofria muito bule,ele descobriu sozinho que é TDAH Autismo,aogroa,com 20 anos de idade.
Oi Lutz , amei e amo todos os seus podcast .. devo ter assistido quase todos. Uma dica: Traz a Karina Mege, psicóloga especializada em trauma. Ela foi no Sem Grosella e foi ótimo! Priscilla, San Diego, CA
Impressionante, descobri q sem ter a noção do que era, usei o método fônico com meu 2º filho. Ele pedia pra repetir e sem fazer esta associação vimos q ele aprendeu a ler antes da alfabetização na escola
Tem havido algums especialistas a falar da alimentação e da inflamação cerebral poderem estar ligados. Não sei se há alguém que podesse falar com conhecimento sobre isso. Obrigado!
Meu filho tem alguns sintomas, levei aos psicológos aos dois , dez e quinze anos me disseram que é o jeito dele, agora ele não quer fazer o teste. Não sei o que fazer pra ajudar. Já está com 22anos.
o meu filho deu os sinais de TDAH Autismo,de 12 para os 13 anos de idade,mas ele não quis acompanhamento com psicologa na época,dizia que psicologa era pra doido,dai quando ele começou a trabalhar,uma amiga dele e uma ex diretora de escola que também são TDAH,falou pra ele,sobre os sinais,resumindo,ele correu atrás,e fechou diagnostico agora,com 20 anos de idade,foi dimitido do trabalho,sem antes fechar diagnostico.
Alguém pode esclarecer se o Lucelmo trabalha em detectar e diagnosticar autismo em adultos? Psicólogos não estão habilitados e minha filha tem muitas características , que eram mais claras na infância mas estão muito mais difusas agora , recebi um diagnostico de transtorno psiquiátrico associado a TDHA que não me convence porque não explica a infância tenebrosa que ele teve e a tremenda dificuldade social que ela tem hoje e estou na busca desesperada por entende-la e ajudá-la.......Preciso alguém com experiencia total em autismo adulto do tipo leve que não me cobre o que eu tenho e o que não tenho para diagnosticar e que seja assertivo. Onde posso procurar?
Notei diferença na minha filha aos dez meses, fui tentar tratamento quando ela fez um ano , a médica me disse que era cedo pra encaminhar que toda criança tem seu tempo, quando voltei a falar do assunto aos dois anos , ela disse e realmente sua criança tem alguma coisa, que raiva me deu naquele momento mas né ,agora estou eu aqui esperando com as guias dos médicos nas mãos e nada do SUS chamar 😢 e com isso vai se atrasando o tratamento da criança
Caraca eu tenho muitos sinais com 47 anos Mas acho q tenho TDAH. As vezes não consigo nem olhar pros olhos do marido já com 20 anos de relação Barulho alto nem sempre é bom A música tem q ser algo do meu foco pra gostar Cheiro sou bem sensível .. não tenho muita confiança nem em me explicar .. não sou de sorrir muito Pra eu estar feliz 💯. É algo raro 🙈
Lutz veste Insider 👕 Ganhe 12% OFF em todo o site usando o cupom LUTZ12! #insiderstore
Acesse: www.insiderstore.com.br/LutzPodcast
POD KOMBUCHA:
www.podkombucha.com/lutz?çao e use o cupom LUTZ para R$10 de desconto em todo o site
Q
1
Lutz veste lnsider 👕 Ganhe 12% OFF em todo o site usando o cupom
1:13:54 O que já vi de doutores e reitores que mal sabem utilizar uma simples CRASE... não é brincadeira ! ! ! !
1:14:27 Isso quando estes mesmos mestres e doutores não fazem uso de seu status para humilhar e subjugar seus subalternos...
Fui diagnosticado esse ano, aos 47 anos de idade. Me virei na vida, mas tive muitos problemas de relacionamento pessoal e social. Fui um ótimo Controlador de Vôo, mas tive mtos problemas de relacionamento interpessoal. Nunca fui chamado pra assumir cargos de chefia e, hoje, entendo o motivo. Foram 2 casamentos perdidos. Vontade de me isolar, após uma frustração simples. Daki pra frente meu objetivo eh ajudar os novos autista e preparar o mundo, para as crianças e pré adolescentes, de hoje.
Dan, sua resposta me tocou. Estou tentando lidar com um ¨possível¨ autista sem diagóstico. Estou muito desorientada, mas consegui entender alguns comportamentos, um deles não conseguir se manter em nenhum trabalho aos 58 anos.
@@cristinavargas7747 Independente, do diagnóstico, o convença a se tratar, dentro do espectro autista. Ele vai sentir o qto lutou e não teve culpa. A culpa eh o mal do homem.
Como saber se aquele autista vai conseguir falar?
Tbm existia muito preconceito.
Me ajuda com meu aluno, por favor. Ele só quer sair da sala, corre e entra em salas que não é para entrrar. Gostaria de conseguir ensiná-lo.
Trabalho com um autista nível 1.. é muito difícil mas depois que comecei a estudar o assunto e ver diversos vídeos, passei a ter mais empatia e não me chatear tanto. ❤
Sou professora de escola infantil na Alemanha e há 3 anos um aluno começou no meu grupo e no começo quase enlouqueci pelo comportamento desse menino. Com os adultos ele era muito polido, educado, gentil, sempre soube usar muito bem o idioma, que se apresentou muito desenvolvido, mas com as outras crianças ele era muito agressivo, apesar de eu perceber que ele queria se integrar mas o fazia do modo inverso. Ele batia muito, aborrecia, quebra os brinquedos e por aí vai. A historiada mãe foram muitos abortos espontâneos até ela engravidar dele. O parto dele não poderia ter sido pior onde ele e a mãe quase morreram. Já na primeira reunião de pais, pedi para a mãe procurar um psicólogo, ao qual ela chorou muito e disse não querer viver mais o passado. Disse a ela que entendia mas seria preciso, pois era por ele acima de tudo. Ela ouviu, e no final de tudo ela recebeu o diagnóstico de tdah e autismo. Já nesse trajeto muda- se a maneira de conviver com essa criança, me ajudou demais. A mãe continua nesse trajeto e agora ele irá para escola e terá um acompanhamento de um cuidador em sala de aula. Foi muito difícil mas tbem muito enriquecedor para eu melhorar cada vez mais meu trabalho como pedagoga.
50:16 "fazer um esforço extraordinário pra conseguir ter um diagnóstico". Vi um caso aqui com a minha amiga, que é pessoa extremamente carente, trabalha como faxineira no mesmo lugar onde eu trabalho, e a filha dela tem um filho com TEA. Mas pra conseguir esse diagnóstico, a filha dela precisou comer muito arroz com feijão. Um que a minha cidade é cidade pequena, do interior, e os médicos aqui formados são ruins, ruins, além de enxergar apenas os casos de autismo clássico. Ou seja, essa filha da minha amiga precisou ir para uma outra cidade, fez uma rifa pra arrecadar dinheiro, pagou 800 reais com uma médica melhor pra ter o diagnóstico de autismo do filho. No caso do meu filho, a médica psiquiatra que o atendeu, aqui da cidade, depois de eu pagar 500 reais, e depois de perguntar se ele tem esteriotipia e se ele tem seletividade alimentar, apenas disse: "tenho certeza que ele não é autista!"🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Por menos médicos incompetentes no Brasil!
Tenho 62 anos e fui prejudicado sim. Não consegui passar de três ou seis meses nos empregos por conta dessa questão do comportamento dos outros me incomodar.Hj estudo inglês sozinha, já criei minha família. Estou consciente do meu problema.Meu marido eh muito compreensivo e já sabe do meu nível de autismo.nunca fui diagnosticada.hj já não preciso mais de ajuda,mas se tivesse tido , teria sofrido menos.
Quem está criticando a fala do Lucelmo, não entende o autismo.
Pais estudem ABA, foi através do Lucelmo que conheci a ciência.
Meu filho tinha o veredito de terapeutas e médicos que não ia falar, alfabetizar, não ia ter nenhuma independência.
Estudou em escola pública e particular. A pública realmente tem mais acolhimento que a particular, porém, ambas não tem o básico, que são pessoas preparadas para orientar outras pessoas, não é má vontade das pessoas e sim o sistema que não possibilita essa formação para todos que vão trabalhar em uma escola.
Pais não dependam de terapeutas, estudem. Desde que conheci e comecei a estudar ABA, muita coisa mudou, meu filho fala, lê e escreve, come, toma banho se veste sozinho, e nessa semana começou andar de bicicleta sem as rodinhas, eu mesma quem criei os planos para essas aquisições. Amarra os sapatos sozinho. Tudo por conhecimento em ABA.
O Lucelmo sabe o que fala, e viveu e vive o autismo, foi professor.
Explica de maneira didática sobre ABA.
Pais sigam ele no RUclips para entender melhor sobre as camadas do autismo, e entender do autismo do seu filho, pois não existe dois autistas iguais, cada um precisa de tratamento individualizado e treinamento de pais. Nas clínicas a maioria não fala em como treinar os pais, é o que mais precisa, muitas crianças não terão acesso as horas de terapias, e sim, os pais terão que assumir isso. Busquem conhecimento.
Lucelmo 👏👏👏👏👏
Qui bom qui resolve meu filho tá precisando muito de ABA
Patrícia qual curso você de ABA? Estou procurando um bom curso?
👏👏👏👏❤❤❤
Aba estratégicas naturalista.
@@alexsandrasantana3341aba estratégicas naturalista.
Descobri que o meu falecido esposo tinha o Transtorno do Espectro Autista e eu não sabia. Agora que eu estou fazendo Pós- graduação de Transtorno do Espectro Autista e assistindo vídeos sobre o assunto que entendi alguns comportamentos que ele tinha. Coitado, nunca foi compreendido e nunca procurou um especialista.
Sou pedagoga de formação e briguei por que nunca concordei com construtivismo.
Trabalho como professora particular e ensino pelo método fônico e tenho 100% de sucesso e a maioria com transtornos em geral
Concordo totalmente com Lucelmo
❤
Que Deus permita que haja mais pessoas como você no ensino público
Boa noite, sou casada com um autista leve e o que eu mais resalvo nele é que é Mestre Nacional de Xadrez e tem um hiper foco nisso e dificulta de ele fazer outras coisas, até interagir comigo, e ele tem formação em direito mas de uma forma geral acho fantástico a forma como ele superou a questão principalmente no quesito de ter conseguido casar comigo e ter uma vida normal comigo. Obrigada doutor.
Como diz lutz: "CARAMBA!" Isso nao é uma entrevista, e sim uma aula. Deus continue abençoando esses meninos maravilhosos. PARABÉNS!🙌🙌🙌💝💝
A voz desse apresentador é simplesmente apaixonante. Além de uma forma de ouvir e prestar atenção no outro que hoje não se encontra mais. É apaixonante o seu jeito contemplativo e reflexivo durante toda entrevista.
Concordo plenamente 😊
Faço minhas tuas palavras...
Eu tenho um Neto de autismo ele tem 8 anos e meio ele não fala os pais leva pra escola a Professora só cuida dele mais é uma Professora não tem muito endereço em tão ele fica ali anotado na escola não para meu Deus me Deus tem gente que tem preconceito do meu neto 😢 é muito triste ver uma criança tudo perdido ainda por Sima tem dolerancia a laquitose e glúten só por Deus quanda tô 😢
Tb acho ❤
Lucelmo, fala com propriedade. Ele tbm é autista. Professor fantástico!!!❤❤👏👏👏👏👏👏👏😍😍😍😍
Consegui ver isso na minha neta aos 6 meses, esperei pra alarmar então com 1,5 ano fomos ao médico.
Ela já está na terapia desde então, ela está evoluindo bem
Na Educação, ao invés de fazerem um projeto piloto e agir por uns anos para ver resultado, entram de cabeça. O teórico manda, impõe sobre os chefes imediato e enfiam goela abaixo dos professores.
Um exemplo, eu me auto alfabetizei pelo método fônico.Alfabetizei meus irmãos. Entraram na escola sabendo ler e escrever. Pra mim, o construtivismo acabou com a Educação. Certa feita, eu era obrigada a trabalhar com o construtivismo e minha classe foi referência, pois foi a única que deu certo. Mas eles pensavam que eu trabalhasse com o construtivo, porém, eu ensinava escondido o método fônico.Pois era o que eu acreditava e denominasse. Na quarta-série, encontrei a turma toda sem estar alfabetizada(trabalharam com eles com o construtivismo em anos anteriores). Quis nem saber. Fingia trabalhar o construtivismo, mas às escondidas trabalhava o método fônico. Concluindo, minha turma terminou o ano toda alfabetizada, lendo fluentemente e interpretando, bem como, produzindo ricos textos, porém, quem levou os louros, foi o construtivo. O importante foi que alfabetizei toda a minha turma.
Incrível como você não é a única professora que vejo que diz o mesmo sobre o construtivismo. Uma pena o estado brasileiro não escutar os professores que realmente estão na sala de aula ensinando. Parabéns por pensar primeiro no bem dos seus alunos.👏🏻👏🏻👏🏻
Concordo com você ! Turmas construtivistas tudo semi analfabeto , lendo e escrevendo aos pedaços , escrita mutilada, atraso generalizado . Junto a isso vem a indisciplina . A dispersão
Obrigada pelo comentário, entendo plenamente.
Parece que está contando minha história...
@@AnaPaulaSilva-z97:09
Lutz, eu sou mãe de um autista nível 1 e já conhecia o Lucelmo Lacerda porque nós que temos filhos que estão dentro do espectro autista precisamos sempre buscar conhecimento e você hoje trouxe conhecimento para muitos. Parabéns você sempre fazendo a diferença.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Como vc souber que seu filho é autista?sitomas
Eu também 🙏🥰
Parabéns põe esse conteúdo instrutivo e caríssimo.
Estou pesquisando bastante a respeito do autismo porque desconfio que sua uma a mais! Tenho 61 anos e sempre me senti diferente,no país que moro infelizmente a medicina é difícil eles entendem de máquinas e não de ser humano o meu desejo é ir para o Brasil fazer exames ! Esse dr é uma gracinha tem me ajudado bastante com sua sabedoria! Deus abençoe vocês todos!
Ficaria ouvindo este Dr. O dia inteiro! Sensacional!!!
Gente, esse rapaz é sensacional. Estou precisando de ver mais colocações dele. Preciso entender um familiar meu ( neta) . Ainda não foi diagnósticada como autismo se suporte 1. Mas ela acha que provavelmente é , ( ela lê e vê muito sobre isso) ela precisa fechar essa questão, para poder seguir em frente. Eu só quero entender para poder ajudar . Principalmente enquanto ela não recebe o diagnóstica.
Adoreiii, o diagnóstico é para ajudar , não classificar as pessoas , não consegui colocar as aspas, que coisa linda que ele disse.❤
Uau, sem dúvida a melhor entrevista dos últimos tempos! Abriu meu olhar! Gratidão! ❤
Verdade. Eu saí da escola particular e fui para a pública, por conta da inclusão.
Estudei na escola pública do sexto ano até o último ano do ensino médio.
Gente o professor Lucelmo é um Ser humano incrível! Que aula!
Concordo plenamente, sobre a questão de como os tratamentos no SUS não tem base científica, é um fanatismo e um comodismo, quando a gente passa a ser mãe de autismo aí a gente abre os olhos.
Até agora, com 60 anos, minha vida foi irremediavelmente prejudicada. Descobri o autismo sozinho, também tenho transtorno bipolar. Vida que segue...
Quanto sofrimento. Eu sou nível 1. Descobri com 66 anos , fazendo os testes no site do dr LUCAS FORTALEZA, psiquiatra. É dureza, mano. Moro em São Paulo. Vou marcar com psiquiatra para pegar o laudo. Quero oficializar e ter acesso ao colar de quebra cabeça. As pessoas terão que me respeitar! 😅
E falou com qtos anos???
Ganhei o colar de quebra cabeça da minha terapeuta@@brisa-leve-369se você puder comprar na papelaria
Olha gente parece que virou moda ser autista mas nós que não temos diagnóstico podemos ter sofrido muito sem saber o que fazer eu me sinto desde criança fora deste mundo fui chamado de diversas coisas sem entender nada do que estava acontecendo o verdadeiro peixe fora d'água
Um pensamento muito criativo e sempre em busca da evolução sem entender nada do por que isso muitas crises de depressão e não cometi suicídio por ser covarde mas quando ama é profundamente sempre em busca das coisas espirituais o que é impressionante ligação com as coisas de Deus ainda assim muito explorado a vida toda e conhecimento das falhas assim como dos assuntos vqu conheçoainda assim não posso dizer que sou ou não mas sei das coisas que conheço e muito bem não ser reconhecido por terceiros
Impressionante como ele consegue explicar claramente como funciona a mente e as políticas públicas da educação e da saúde no Brasil. Por incrível que pareça, já tive contato com tudo o que ele está elucidando nesta entrevista. O problema é que não sei o que fazer. Quando tentamos argumentar em espaços fechados de discussão, ficamos "queimados" .
A primeira entrevista com ele, abriu minha mente pra correr atrás do lauda da minha filha
Lutz, parabéns novamente! Seu canal faz um grande trabalho de utilidade pública!
As pessoas pensam q todo mundo é, mas quando convive com um autista nível 1 , percebe-se a diferença
Lutz, vale a pena trazer mais conteúdo que trata os conceitos sobre - o que é ciência. Este conteúdo deixa claro essa necessidade, dado a tendëncia/viés demonstrado pelo entrevistado.
Eu não tenho condição dependo do sus , mais minha filha tem 16anos e recebe o diagnóstico de tea no sus ela, passou desapercebida a vida toda e ano passado recebeu o seu diagnóstico pelo médico neurologista do sus que é especialista no tea ,sabemos que nem todo o sus tem profissionais que possam realizar esse tipo de trabalho é raro mais existir
Como conseguiu tratamento pelo SUS?
Ótima entrevista com Dr Lucelmo, Lutz!! Entendi muito sobre autismo! Excelente pesquisador!
Até que em fim! Não é que só está aumentando diagnóstico é que agora as familias "pobres também estão correndo atrás dos diagnósticos de seus filhos! Porque pobre era tudo memos alguém com transtornos! Era doido, esquisito, leso... em fim!
E continuam correndo atrás, pqe pra ter o diagnóstico é preciso desembolsar uma boa quantia, algo em torno de 3 mil reais.
Parabéns Lucelmo pelas explicações dos diagnósticos
Nos temos plano de saúde e foi muito difícil. Para chegar ao diagnóstico do meu filho passamos por 4 anos e só conseguimos pq o padrinho dele pagou psiquiatra particular pq não investigavam direito até pq consulta de 15 minutos não dá pra avaliar nada.
Geeente foi Hilário a Cara do Lutz qdo ouviu do Lucelmo que a escola pública é melhor que as escolas privadas p inclusão tendo em vista que Lucelmo falou horrores dos problemas de inclusão nas escolas públicas. Seria cômico se não fosse trágico.
Escola particular é um não-lugar para deficientes.
Sou formada em pedagogia e não tive nenhuma aula sobre indisciplina/ como lidar com alunos opositores ou qualquer problema de comportamento.
Uma graduação não dá conta de tudo!
👍🏻ACHEI EXCELENTE A ENTREVISTA!QUANTO AO FINAL DO VÍDEO, TAMBÉM FOI INTERESSANTE SABER E FÁCIL DE COMPREENDER AS RAZÕES DAS ESCOLAS PRIVADAS ...
HONESTAMENTE, NA PRÁTICA, QUAL DE NÓS, SE FÔSSE PROFESSOR, ALUNO OU DONO DE ESCOLA PRIVADA, TAMBÉM NÃO IRIA PREFERIR EVITAR SITUAÇÕES E DEMANDAS DIÁRIAS BEM MAIS DIFÍCEIS E DIFERENTES DA MAIORIA DOS ALUNOS, AO MISTURAR PESSOAS COM DIFICULDADE DE COMPORTAMENTO, DE CONVÍVIO SOCIAL E DE RITMO DE APRENDIZADO???
Q ÓTIMO SABER Q PELO MENOS O ENSINO PÚBLICO É BOM OU PELO MENOS MELHOR NISSO, POIS NO BRASIL QUASE TUDO Q É PÚBLICO É SOBRECARREGADO COM POUCOS RECURSOS E POUCOS PROFISSIONAIS.
QUEM DEPENDE DE ESCOLA E SAÚDE PÚBLICA E RESOLVE TER 4, 5, 6 FILHOS DEVERIA TER BOM SENSO ANTES DE ESPERAR Q POLÍTICOS CUMPRAM SEUS DEVERES, SENDO HONESTOS E RESPONSÁVEIS!
Amo vc Lucelmo, vc é necessário,demais , informação e conhecimento é muito necessário,sou autista nível 1 de suporte só eu sei o quanto de prejuízo tive e tenho.
O melhor a se fazer é educar os pais e cuidadores de forma a que eles percebam os atrasos. O Contato com o pediatra é restrito e pode não conseguir presenciar aquela atraso do Marco em um nível preocupante para encaminhar a um neuropediatra. Encaminhar qualquer atraso é uma loucura pois os desenvolvimentos são diferentes em cada pessoa. Pode trazer mais problemas do que realmente causar alguma mudança significativa.
Na UFRN, estado do RN, no Campus Caicó, tem uma professora que trabalha com evidências. Eu fiz uma pós em Alfabetização+Neurociências organizada por ela. Ela inclusive construiu um caminho para trabalhar partindo do diagnóstico, intervenção e pós-teste.
Eu fiz uso do método construído por ela em uma curta pesquisa e é absurdo ver o quão rápido as crianças aprendem.
Todavia, isso é uma grande verdade. Os centros de educação são horríveis. Muito atrasados nesse sentido.
Professora Angela Naschold.
Muitas técnicas novas de intervenções interessantes estão sendo desenvolvidas por cientistas autônomos.
Mas é preciso separar joio e trigo testando os métodos.
Olá quero muito o contato dessa professora, tem algum canal que possa seguir!?
@@dborasilvap, tudo bem?
Vc pode buscá-la pelo nome no Google. Angela Chuvas Naschold. Tem TB o Sigaa a plataforma da UFRN.
Qui Aula tirou muitas dúvidas minha não tenho dúvidas hoje q meu filho precisa dessa terapia
Faço kombucha caseiro e o fato de ver alguém tomando fez eu ir na geladeira e pegar um para acompanhar a entrevista 😊
Lucílio vc é uma benção...
Que explicação maravilhosa Deus abençoe sua vida
Sensacional essa entrevista. Já vi tantos vieos do Lucelmo, e continuo aprendendo. ❤
Dr Lucelmo é espetacular!
Concordo plenamente com oq ele disse sobre educação. Em escolas privadas, os "mediadores" são sempre alunos dos períodos iniciais de psicologia que se submetem a um "estágio mal remunerado", enquanto nas escolas públicas, geralmente o cargo é ocupado por alguém que tenha a especialização e remuneração diferenciada por isso.
Mobilidade entre áreas de conflitos no mundo e entrar em nosso cantinho de meditação para reabastecer é necessária.
Muito bom!
Parabéns aos dois!
Deus os Abençoe!🙏❤️❤️
Professor Lucelmo, gostaria de convidar o Sr. Para uma palestra ou uma conversa, mesmo que seja on-line, com as mães da AMAQ, aqui em Quixadá Ceará. Seria possível!?
Desde bebe eu notei algo diferente no meu filho..mas tds as vezes só falavam q era normal da idade e por causa da pandemia e ele nao falava nada, só gritava a apontava no maximo falava mama, foi falar algo q dava pra entender com 3 anos e meio, raiva descontrolada sem motivo suficiente, bruxismo, sono prejudicado, não queria brincar com as crianças na creche o unico jeito de distrair ele era mostrando q tava algo bagunçado e ele queria arrumar na hora e por cor, hj com 5 anos ele brinca com criancas, mas nao fala com adultos, só se for medico dentro do consultório, professor na escola, fora desse ambiente ele chora pra não falar com eles..só agora por causa da seletividade dele a escola nova ta me ajudando buscar diagnóstico que pelo sus é super demorado, mas pela consulta o médico ja passou teste de tdah e tea e varios exames tbm..espero chegar em algum diagnóstico
Tem certeza que é mesmo só nível 1 ?! Nível 1 não tem estes sinais . Eu sou nível 1. O nível 1 as pessoas dizem " você não parece ser autista" . E nem acreditam que somos . A Letícia Sabatella, o Elon Musk são nível 1 . Não aparentam ......
@@brisa-leve-369 não tenho certeza de nada, mas eu convivendo sei q tem algo as pessoas da rua dizem que tô arrumando doença e que não aparenta nada, até as professoras dizem ser coisa da minha cabeça por ele se comportar muito bem na escola( pq ta dentro de um ambiente conhecido ), mas tô aguardando ser chamada para os exames e não vou desistir de encontrar diagnóstico.
@@daienecherolle3248 O importante é que você conhece bem o seu filho e isso é fundamental no diagnóstico. Assista muitos vídeos na Internet sobre o assunto e vai ampliar seu conhecimento. Recomendo a professora Lygia Pereira, psicopedagoga, ela é fantástica. Boa sorte .
Ele pode ser sim nível 1 porque tem fala preservada e inteligência preservada e uma mãe sente quando algo não está bem siga a sua intuição não desista.
@@ale2042 Nível 1 , não. Nível 2 . Eu tenho Nível 1 . É imperceptível, quase não tem sinais visíveis e passamos por típicos . Quando dizemos que temos Tea as pessoas não acreditam e acham que estamos com mi-mi-mi e querendo aparecer , como é o caso da Letícia Sabatella. Este caso, pelas descrições, caracteriza o Nível 2 , o autismo moderado . O nível 1 é o autismo leve e o nível 3, o severo .
Percebir que meu sobrinho tinha autismo qdo ele era bebezinho, ela nao olhava pra gente quando falavamos com ele. Nao fazia contato visual.
Que entrevista maravilhosa!!! Objetiva e inteligente 👏🏻🤍
Princípios do comportamento princípios elementares do comportamento e para entender o Behaviorismo
PORQUE VC NAO APRENDE ESCREVER????🤔🤔
Eu com 48 anos, sempre tive prejuízo na vida, sempre me achei estranha e não me encaixo , como eu gostaria de ter condições de investigar, isso me causa prejuízos até hoje,sou casada ,tenho um casal de filhos,mas eles me acham ingênua, nunca consegui trabalhar fora, eles me tratam como alguém estranha e isso me incomoda,eu queria sim o diagnóstico,mas não tenho condições financeiras de ter essa ajuda.
Mas se vc não trabalha fora tem tempo pra ir consultar no posto de saúde mais próximo da tua casa. Lá pede encaminhamento para psiquiatra, ou neurologista. Conversa com o médico que ele te encaminha. Pode demorar, mas se vc não tem dinheiro pra ir particular e não tem plano de saúde, tem que começar por algum lugar!
Maravilhoso. Este convidado é demais! Qta informação.
Obrigada vocês por tão importante esclarecimento!! Abençoada dedicação e ajuda!!
Uma gravidez traumática pode gerar uma criança com problemas psicológicos! Esse é meu ponto de vista particular.
Excelente entrevista
Explica tão bem. Obrigada
Excelente! Muito obrigada, dr. Lucelmo e Lutz!
Sou pedagoga, autista n1 com diagnóstico tardio, quero fazer o curso para aplicar em crianças.
Sou pedagoga e uma das habilitações é Educação Especial. A pior parte do trabalho é mostrar aos professores que a teórica é a orientação para prática.
Desisti da profissão este ano.
Obrigado, foi tudo maravilhoso!
Concordo 1:14:44 sobre isso..E acho que um seja um desrespeito com o professor falar isso.
Excelente entrevista, ótimo entrevistador 😊
Parabéns pelo trabalho muito esclarecedor!Gratidão por nos ajudar entender.
É possível a pessoa autista fazer cefalograma e dar normal ?
já ouvi falar q usam esse exame como complemento para o diagnóstico.
Lucelmo, especialista ESPETACULAR!!!
Lucelmo, resido em SJC como vc... Nos ensine como cobrar o municipio de melhorias na saude mental por favor?! Está sofrido😥
SJC aqui tb 😊
@@Virginia.. Bora fazer um movimento pra q o Lucelmo nos oriente nesse tema 😉
meu filho,saiu da escola particular para o publico,porque na particular até os 15 anos de idade,ele sofria muito bule,ele descobriu sozinho que é TDAH Autismo,aogroa,com 20 anos de idade.
❤❤❤. Obrigada, muito importante essa entrevista.
Excelente entrevista muito esclarecedora!!😊
Oi Lutz , amei e amo todos os seus podcast .. devo ter assistido quase todos. Uma dica: Traz a Karina Mege, psicóloga especializada em trauma. Ela foi no Sem Grosella e foi ótimo!
Priscilla, San Diego, CA
@psikarinamege
Entrevista maravilhosa! :-)
Impressionante, descobri q sem ter a noção do que era, usei o método fônico com meu 2º filho. Ele pedia pra repetir e sem fazer esta associação vimos q ele aprendeu a ler antes da alfabetização na escola
Esse é fera!
Ótimo convidado e entrevistador
Lucelmo sempre arrasa
Lutz!!!!!
Mais uma vez muito bom, muita informação❤❤❤
Tem havido algums especialistas a falar da alimentação e da inflamação cerebral poderem estar ligados. Não sei se há alguém que podesse falar com conhecimento sobre isso. Obrigado!
Parabéns, lutz Podcast. 🎉
Entrevista SENSACIONAL 😊
Doutor o autista leve adulto dorme muito, tem alguma associação? Obrigada
Meu filho tem alguns sintomas, levei aos psicológos aos dois , dez e quinze anos me disseram que é o jeito dele, agora ele não quer fazer o teste. Não sei o que fazer pra ajudar. Já está com 22anos.
o meu filho deu os sinais de TDAH Autismo,de 12 para os 13 anos de idade,mas ele não quis acompanhamento com psicologa na época,dizia que psicologa era pra doido,dai quando ele começou a trabalhar,uma amiga dele e uma ex diretora de escola que também são TDAH,falou pra ele,sobre os sinais,resumindo,ele correu atrás,e fechou diagnostico agora,com 20 anos de idade,foi dimitido do trabalho,sem antes fechar diagnostico.
Alguém pode esclarecer se o Lucelmo trabalha em detectar e diagnosticar autismo em adultos? Psicólogos não estão habilitados e minha filha tem muitas características , que eram mais claras na infância mas estão muito mais difusas agora , recebi um diagnostico de transtorno psiquiátrico associado a TDHA que não me convence porque não explica a infância tenebrosa que ele teve e a tremenda dificuldade social que ela tem hoje e estou na busca desesperada por entende-la e ajudá-la.......Preciso alguém com experiencia total em autismo adulto do tipo leve que não me cobre o que eu tenho e o que não tenho para diagnosticar e que seja assertivo. Onde posso procurar?
Trabalho com crianças e vejo a diferença das crianças que não apresentam problemas neurológicos dos q apresentam.
Dr lucelmo...e uma pessoa que quer engravidar e toma anti depressivo ( efexor) ...tem mais risco de ter filhos autistas?
Vocês são geniais... Parabéns pelo podcast! Bem esclarecedor.
Olá! Gostaria de saber qual é autoria e qual o nome do livro que ele citou, dizendo que está fazendo muito sucesso. Agradeço !
Valeu demais.
Gostei muito do bate papo 👏🏼✨
Notei diferença na minha filha aos dez meses, fui tentar tratamento quando ela fez um ano , a médica me disse que era cedo pra encaminhar que toda criança tem seu tempo, quando voltei a falar do assunto aos dois anos , ela disse e realmente sua criança tem alguma coisa, que raiva me deu naquele momento mas né ,agora estou eu aqui esperando com as guias dos médicos nas mãos e nada do SUS chamar 😢 e com isso vai se atrasando o tratamento da criança
Não confunda maior especialista com o mais renomado nas redes sociais, sem exageros .
verdade
1:33:57 Sepher Toldoth Yeshu...
Caraca eu tenho muitos sinais com 47 anos
Mas acho q tenho TDAH.
As vezes não consigo nem olhar pros olhos do marido já com 20 anos de relação
Barulho alto nem sempre é bom
A música tem q ser algo do meu foco pra gostar
Cheiro sou bem sensível .. não tenho muita confiança nem em me explicar .. não sou de sorrir muito
Pra eu estar feliz 💯. É algo raro 🙈
Meu Deus
Que cérebro brilhante 😮
Que aula!
Quero aprender diagnosticar crianças, jovens e adultos altistas como faço para aprender?
FAZ UM PODCAST COM O LIN 🙏🏻