Sou Médico, sou Autista e trabalho em unidade básica. Sou fã do Eslen e do Lucelmo, e posso dizer que a vida dos meus pacientes mudou graças a vocês dois, meus conhecimentos em neurologia, psicologia e principalmente autismo aumentaram exponencialmente. Eu mesmo tive diagnóstico tardio, tenho nível de suporte 2 mas intelecto preservado, e por ter lugar de fala me sinto super responsável em conduzir bem o futuro dos pacientes pediátricos que vem ao meu consultório, mesmo sendo clínico geral. Hoje possuo olhar totalmente diferenciado para diagnosticar e encaminhar as várias crianças da área que eu atendo as quais passavam batido no que diz respeito aos transtornos de desenvolvimento, sobretudo TEA+TOD e TEA+TDAH. O trabalho de vocês é de uma qualidade impressionante para o nosso país, e espero que continuem o excelente trabalho de mudar várias e várias vidas seja atravésd o RD ou ao Luna ABA. Parabéns de coração
Ler seu comentário me deixou tão feliz! Meu filho tem 2 anos e estou aguardando o Neuro p diagnosticar, após o encaminhamento da pediatra, mas eu já sabia que ele tinha algo diferente, desde bebê! Mas ver que meu filho pode ter uma profissão, ainda mais um médico que é um profissão de tanta responsabilidade e requer tantos estudos, deixa meu coração mais quente! Me dá esperança de ver meu filho viver uma vida sociável. Parabéns pelo seu trabalho, que venham mais profissionais como você!
@@cerbpasc sou pedagoga e as informações ... o olhar que esses caras trouxeram pra minha vida profissional tbm deram uma turbinada nos conhecimentos e consequentemente na maneira de ver as neurodivergencias. Com a contribuição de cada um desses feras... a gente vai ficando fera tbm ❤️
Sou Psicopedagoga e trabalho com crianças no AEE, na Educação Infantil, estou emocionada com tamanho conhecimento que adquiri aqui. Muito obrigada. Vocês são geniais.
Eu fiquei tão, mas TÃO empolgada quando vi no insta do Lucelmo que tinha episódio no podcast do Eslen que eu até me arrepiei, sério. Desde que comecei a pesquisar autismo, logo depois do meu diagnóstico, o Lucelmo se tornou referência, e o Eslen já é referência pra mim em neuropsicologia. Simplesmente os gigantes da psicologia!!!
Vdd... esses caras são meu hiperfoco e estou me turbinando com eles. Mas não tenho onde extravasar meu conhecimento... com quem compartilhar. Então sou uma sábia idiota.
@@valcionegrave3980 a pessoa q se acha sábia ainda não entendeu nada. A caraterística dos sábios é q eles Sabem q Não Sabem e trabalham em aprender o máximo q puderem TODOS os días pq jamáis poderão saber demais. O Newton, q tinha 2 ou 3 vcs mais QI do q nós, falava q o que pode se saber é como um océano e uma pessoa q estuda mt só pode chegar a saber uma gota desse oc3ano é por isso q o Eslem tem planificado o q vai estudar até 2027
Só não podem tratar os Tea como inferiores aos outros, são pessoas especiais sim ! Mais com ajuda e muito amor, conseguem viver normalmente, meu filho de 24 anos vive normalmente com.suas dificuldades, tipo muito tímido, tinha fobia social,sempre introvertido, inseguro, e perfeccionista, mais está indo bem, trabalhando, noivo ,cristão e um filho maravilhoso, nunca me deu trabalho nenhum graças à Deus e meu amor por ele.
Conheci um rapaz assim no metrô aqui em sp, estava com a namorada muito legal tê los conhecido, o nome dele é Arthur, muito parecido com a sua descrição. Um moço incrível, inteligentíssimo, muito educado e gentil!
Eu fui a menina "quietinha", sem problemas na escola... ao mesmo tempo não sabia fazer amigas e tb não tinha necessidade disso... REsultado: Diagnóstico aos 60 anos e muitos prejuízos, inclusive um TAB como comorbidade do TEA.
eu era visto como preguiçoso pela minha familia era quieto e tive dificuldade para aprender e ler escrever , depois fui criticado bastante por escrever errrado, munca tive muito amigos e tive muitos sinais de depressao , só fui descobrir o TEA com 34 anos.
Que baita episódio. Eu,como médico psiquiatra, aprendo muito com o Lucelmo e com o seu vasto e embasado conhecimento sobre autismo. Obrigado por essa grande discussão, Eslen.
Baita aula! Sou aluno de iniciação científica do Laboratório de Autismo e Neurodesenvolvimento (LAND), da UNESC (Criciúma/SC), coordenado pela Prof. Dra. Cinara Ludvig Gonçalves; nosso lab é um dois dois únicos labs que estudam exclusivamente o TEA no Brasil! Muito legal poder assistir essa baita aula do Dr. Lucelmo Lacerda!
Aí vcs aceitam alunos de outras instituições para fazer pesquisa? Estou no grupo de estudos sobre TEA da UFPE, mesmo sendo externa, mas esse grupo não tem o propósito de pesquisar o TEA, apenas o de estudo sobre.
39:14 Intervenção precoce baseada em evidências, ofertada numa estrutura universalizada como o sistema educacional, é um caminho tão óbvio, mas tão óbvio, que é inacreditável que não seja uma política pública regulamentada e em vigência. O Lucelmo é dono de uma didática fantástica.
Tenho dois filhos Autistas: o mais velho tem 12 anos, diagnosticado tardiamente TEA nível 1. Já a caçula, tem 4 anos, foi diagnosticada com 3 anos, porém com 2 anos ainda sob investigação já fazia intervenção precoce. É nítida a evolução, umas das primeiras habilidades que ela conquistou foi o contato visual sustentado. Agora, ela já está verbalizando. Intervenção precoce é vida ❤❤❤❤
Tenho um filho de 11 autista também… você procurou alguma ajuda para ele no dia a dia? Muito desgastante quando não temos experiência e alguém para ajudar
Sem dúvida! É muito defasado. Mas sem valorização do professor a nível de um médico... ninguém vai se interessar em estudar tanto para tão baixo retorno.
Na verdade deveriam as escolas investir na psicopedagogia e neuropsicopedagogia dentro das instituiçoes , e não reformular um curso que ja demanda muito de um profissional.
@@moniqueaguiar3264 , penso que adicionar alguma disciplina de inclusão seria benéfico para todos, até para fazer pontes com outros profissionais e aceitar a inclusão de uma forma mais tranquila. Pois ela está aí, não tem como fingir que não existe ou que não ė responsabilidade do pedagogo também.
Tenho 62 anos, sou portadora do autismo "nível 2" tenho deficiências serias no metabolismo, hipersensibilidades em tdo, aprendi viver foi na pancada mesmo, muita vara e chicote, fui "apoiada" pelo neu irmão do meio um gênio foi diagnosticado psicopata aos 38 anos. Eu só tive uma luz sobre minhas deficiencias c esta avalanche de informações recente, tive diagnóstico aos 59 anos, entendi pq fui anoréxica, pq tanto problemas alimenrares, pq tanta irritabilidade gratuitamente, e dores neurais e pq as pessoas se afastam d mim...pq eu fui tão dependente e servidora do irmão suporte psicopata, pq de tanta ingenuidade e entender as cousas ao pé da letra e do espelhamento, pq q tda minha família fazia tanto boullyng, me invalidava profissional e sexualmente, ninguém aceitava eu ter namorado...etc...foi necessário Jesus me tirar d perto da família p ter vida própria aos 28 anos p fazer faculdade....vivendo só em sp evolui muito na independência e autossuficiência. LUCELMO precisamos d apoio para velhice meu querido, o autista é isolado por si só e as famílias abandonam na velhice os q são "pobres" os q têm dinheiro são explorados e abusados devido a ingenuidade qdo confiamos em alguém, deveria ter uma sociedade ou ONG para dar um suporte jurídico, ter um estatuto e até um tipo de treinamento de cuidadores etc....parentes "espertos" tentam explorar, tirar nossos direitos o tempo todo, imagine se ficar acamada precisar d um procurador eu estou frita nas mãos dos parentes...
Não adianta lei .Pq o crédito é sempre dado a quem não possui o transtorno. Só quem possui consegue entender..Difícil explicar é muito complicado .Sofre bulliyng por não ter atitudes das pessoas normais..😢
Que relato real e pesado. Desejo que tudo se ajuste em sua vida. Estou me formando em psicopedagogia e espero ajudar de verdade as crianças/pessoas que eu atender.
Muito consistente esse episódio. Obrigada! Trabalho num Ambulatório de Saúde Mental, do SUS e lido diariamente com autismo. Não sou da Saúde e, sim, da área administrativa. Afirmo, que os pacientes autistas são muito encaminhados para o tratamento em psicoterapia e eu já percebia que isso talvez fosse equivocado. A fila é grande e as mães ficam absolutamente ansiosas querendo ajuda, mas, a realidade é que não há como absorver os autistas de nível 2, 3, em ambiente ambulatorial para tratamento psicológico. Abraços!
Também trabalho na área administrativa da saúde e sofro vendo as famílias sem nenhum apoio no presente. No futuro o q será dessas crianças que hj não tem tratamento adequado?
Eu sou tenho autismo e epilepsia já sofri muito capacitismo, preconceitos de amigos, colegas e familiares meu diagnostico foi tardio com 23 anos de idade, pois a minha família não tinha acesso a um plano de saúde e acompanhamento clinico tive muita dificuldade na escola, socialização, crises e estereotipias, mas graças aos cuidados da minha mãe e irmãs consegui um emprego em uma universidade particular muito boa, me graduei em Direito e depois do meu diagnostico comecei a cursar psicologia tudo é muito difícil, mas estou conseguindo. (sintomas tenho rigidez cognitiva sou muito literal em muitas coisas frases e brincadeiras, falo muito rápido tenho que me controlar, não tenho filtro nas minhas falas, sinceridade demais, crises de dor de cabeça, estomago e crises sensoriais). Muito obrigado pela live foi muito esclarecedora!
Feliz por este episódio, deixo como sugestão convidar algum especialista em Síndrome de Down também, que não encontro quase nada sobre isso aqui no RUclips. Obrigada.
Que baitaaa aulaaa! Sou cirurgiã dentista, faço Odontopediatria e estou finalizando meu TCC na especialização em Transtorno do Espectro Autista, é impossível você prestar um atendimento de qualidade ao paciente TEA sem conhecer a fundo o espectro. O cirurgião dentista sai da faculdade sabendo a técnica de execução e indicação de procedimentos, mas somos muito limitados no que diz respeito à uma abordagem sistêmica, para poder contextualizar a situação oral do indivíduo. Grata por poder aprender com um conteúdo de tanta qualidade! 🫶🏻
Tá de parabéns! Meu filho aqui no exterior passou por dentistas especializados em atender crianças com TEA e recebi ajuda que até a TO as vezes tinha dificuldade como escovação por exemplo. Vale também a conscientização sobre comportamentos agressivos auto lesivos e a dor de dente no TEA. Infelizmente muitos profissionais não investigam dor no autismo, assumem que é uma regressão e fica por isso mesmo. Fora a hipermobilidade articular presente em até 80% dos autistas causando DTM. Todo profissional da saúde tem capacidade de fazer um trabalho muito importante no TEA mas falta quem faça, quem enriqueça a discussão e arregace as mangas. Todo meu respeito por aqueles que fazem a diferença.
O que fazer com médicos que dificultam a liberação do laudo?seria pra diminuir a contagem dessas crianças no senso desse ano ...sou mãe de autista que está na investigação pra fechar laudo e estou ouvindo muitos casos de mães que médicos estão negando laudos novos,negando renovação de laudos também...como lutar contra isso...?
Estou começando as pesquisas na EBE (Educação baseada em evidências) e sinceramente, é triste que no Brasil o corpo docente não se preocupe em pesquisar as melhores evidências para práticas pedagógicas. Me incluo nesse grupo também, sempre temos que buscar melhorar.
Muito bacana, assisti com atenção toda a entrevista. O tanto que o autismo é pouco estudado no Brasil e o despreparo dos médicos pediatras, enfim… os estudos acadêmicos deveriam se aprofundar na questão… parabéns ao podcast, sinto que não perco tempo ao assistir cada um destes.
Ótima entrevista! Qndo meu filho foi diagnosticado conheci o perfil do Lucelmo e foi um guia para que eu pudesse entender… Foi uma boa surpresa ver o canal do Eslen e encontrar o Lucelmo por aqui…
Muito parabéns por esse Podcast! Tenho um filho autista de 7 anos e descobri com as 1 ano e 2 meses. Já vi vários podcast e esse foi o mais esclarecedor para a sociedade em geral! 🎯🚀👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Comecei a ouvir esse podcast em uma caminhada. Tornou-se objeto de estudo vários conceitos, uns era corriqueiros já devido a neuropsicologia, porém vários outros serão de novos estudos. Que maravilhoso. Muito Obgdo por esse momento que vcs dois me proporcionaram.
40 anos de idade diagnóstico essa semana de autismo leve, uma confusão mental, dúvidas medos, mas um compreensão de muitos fatos do meu passado, a resposta de muitos questionamentos sobre minhas atitudes comportamentais.
Tenho 2 filhos gêmeos autistas, Dr Lucelmo e o doutor Thiago Lopes, foi através de seus vídeos e conhecimento, que me deram novamente um rumo e um chão, uma possibilidade de entender o que realmente é um tratamento de qualidade e ver melhora nos meus fofinhos
Professor Lucelmo tem uma didática incrível! E o Eslen sabe conduzir perfeitamente o podcast. Não tenho o diagnóstico ainda, porém, ao que tudo indica sou nível 1 de suporte. Sempre me senti diferente, deslocada, não compreendida, mas não entendia o que era. Precisei criar uma espécie de máscara para me adequar ao convívio social, mas sempre me senti exausta após muitas interações. Vi num outro vídeo que a TCC é mais eficaz que ABA para quem está no nível 1 de suporte. Acho que poderiam falar mais sobre essas diferenças numa outra oportunidade!
Que conteúdo bacana! Sou mãe de Autista nível 1, a 17 anos atrás quando desconfiava, ninguém me entendia principalmente a comunidade brasileira, pois moro nos EUA. A minha sorte foi estar aqui pois meu filho teve todo suporte que precisa e ainda tem. Isso que vc falou sobre os pais não querer férias para os filhos aqui eles quase não tem pois que é autista ou tem alguma necessidade especial fazem a summer school para não perder o ritmo, sempre fui muito grata a todo suporte que meu filho teve, afinal estou em outro país, sem rede de apoio da família. Sonho com o dia em que o Brasil poderá prover de todos esses benefícios para os nossos autistas aí.🙏🏼
6 месяцев назад+6
A falta de contato visual foi o primeiro sinal que percebi na minha filha, as vezes tínhamos a impressão de que ela era surda. Quando meu diagnostico foi ser fechado respondi com aminha mãe que disse que quando era pequena realizaram até testes de audição achando que eu tinha déficit auditivo.
Eu e minha família moramos no estado de Connecticut USA. O diagnóstico do nosso pequeno veio quando ele completou 20 meses de idade. Tivemos a intervenção de terapia em casa de 3 horas por semana até ele completar 3 anos e agora ele está indo para um centro ABA, onde ele tem 40 horas semanais de intervenção. A Diferença é gigantesca entre um tratamento e outro. Muitas vezes nós pais não sabemos como ajuda-lo e é nessa hora que agradeço à Deus por ter encontrado profissionais tão maravilhosos para cuidar do nosso pequeno.😊
O Lucelmo simplifica tanto a explicação q dá prazer ouví-lo falar... tem sido meu auxílio desde que houve diagnóstico do autismo nível 1 no meu filho adolescente. Obgda❤
O Professor Lucelmo é um profissional fantástico, por isso é tão respeitado na nossa comunidade!! Que entrevista rica! Poderia ser mais umas 3 horas de conversa....amei!
Entrevista espetacular! Lucelmo sou sua fã. Sem dúvida, é um dos melhores representantes na nossa causa! 💙🫂 O Dr. ALYSSON MUOTRI já sigo há muitos anos, inclusive minha filha fez exame genético na TISMOO! A questão genética no Autismo envolve um leque imenso. O exame na filha, identificou dois genes com alterações considerado VUS (Variantes de significado incerto). No aguardo de novos estudos na área.❤
Falou tudo. Já mudei meu filho de escola, infelizmente a educação de SP não está preparada. Ouvir da acompanhante do meu filho, dizendo que o professor pede pra tira-lo da sala porque atrapalha, doeu. Ouvir da coordenadora que deve estar acontecendo alguma coisa em casa porque ele fica agitado na sala, e pedindo para eu procurar um médico para afasta-lo da escola me deixou muito triste. No posto a fono é de 15 em 15 dias, quando vai. 😢😢
Não recebemos nenhuma capacitação, a turma com diferentes dificuldades, diferentes demandas ao mesmo tempo... Além do espaço e falta de materiais específicos. Não está fácil para as famílias e imagina para as professoras que ficam com 20 ou 30 crianças... Com diversas deficiências e demandas está enlouquecedor!
Tem uma conhecida minha que tem uma filha autista, descobriram bem cedo e ela teve as intervenções necessárias desde bem nova. Hoje em dia a menina conversa, fala com todo mundo, brinca com outras crianças, é uma menina linda e bastante funcional dentro do espectro dela, foi lindo ver a evolução ❤
@@romulosantos9050 a minha precisou de fono e trabalhei a parte pedagógica em casa e colocando na escolinha cedo..mas depende da necessidade de cada criança.
@@romulosantos9050 ahh esqueci de mais uma coisa que ajudou..CBD, qualquer médico pode receitar (é homeopático e natural e ajuda na raiva e esteriotipia).
Eu tenho estudado muito na área infantil, e os vídeos que tem o Lucelmo são incríveis, tem me ajudado tanto a entender até mesmo eu kkkkkkkk sempre me chamaram de esquisita, e agora eu posso realmente buscar a solução dos problemas que sempre carreguei e que só a minha família entende e acredita😅😊
Muito interessante esse tema, todos deveriam assistir esse vídeo. Eu estou estudando melhor esse tema, meu filho está com 2 anos e 3 meses e em processo de investigação, pois ele apresenta alguns sinais como: atraso na fala, ecolalia vocal, estereotipia, andar na ponta dos pés, desviar olhar, dificuldade de comunicação como fome, sede, frio, calor e interação com os demais, também apresenta sensibilidade tátil, sonora, etc. Ele também apresenta alguns comportamentos e padrões repetitivos e diferentes dos demais da mesma idade. Enfim, sempre desconfiei, dês de 1 ano de idade, mas fui taxada de "louca" por pessoas próximas, inclusive identifico alguns padrões de comportamento em mim, porém, de tanto sofrer aprendi algumas coisas sozinha. Hoje aos 27 anos consigo lidar melhor com algumas situações. Bem, agora, quero dar uma qualidade de vida ao meu filho e farei de tudo por ele.
O mais interessante do podcast do Eslen é que parece ser aquela conversa que procuramos saber mas não tem ninguém que explique claramente, no podcast parece que estou sentada com eles fazendo perguntas e obtendo as respostas tipo conversa de porta de rua. Interessante esse assunto!
Que incrível, este podcast!! O Lucelmo tem muito conhecimento nesta área! Parabéns!! E Eslen apresentou tópicos e perguntas muito importantes! E sabe ouvir! Minha admiração, Eslen! Parabéns!! 👏👏👏❤
Eu sou professora educação especial e por anos trabalhei com crianças e adultos com TEA com transtorno desenvolvimento intelectual presente e com prejuízo na linguagem. Sempre foi difícil encontrar profissionais que dão cursos /palestra que entendem na prática sobre esse público, apenas conhecem o lado dos diagnósticos com TEA nível I . Lembrando que independe do diagnóstico todos têm suas especificidades.
Verdade eu agradeço o Lucelmo Dr.Thiago e Dr.Paulo Liberalesco eles que me ajuda como trabalhar com meu neto ele só conseguiu uma vez por semana é o sus férias lá fecha ele fica sem tratamento
Feliz em poder escutar o prof Lucelmo por aqui, individuo capacitado e necessário para perpetuação de conhecimento sobre o Autismo para o Brasil. Eu aprendo muito com ele e esse episódio contribuiu ainda mais. Obrigado..
Maravilhoso 👏👏 quanta informação relevante. Tenho dois filhos no Espectro do Autismo e estou muito agradecida pelo Eslen ter trazido um mestre no assunto. ❤
Que fantástico saber que tem pessoas comprometidas com disseminar conhecimento científico em prol do tratamento do autismo. Sou fã do Lucermo por tudo o que repassa de conhecimento e fã do Eslen pela criticidade e responsabilidade científica quando escolhe os participantes. Obrigada por contribuir tanto!
Bate papo enriquecedor. Acompanho eles a bastante tempo, tenho um autista suporte 1 de 14 anos. Já foi muito difícil mas aulas como essa me ajudaram muito❤
Conversa excepcional, tema bem amplo. Sugestão, traz o Jan para falar sobre Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) e algum especialista para falar sobre Transtorno de Personalidade Antissocial.
Dr, obrigado, vc está me ajudando muito,. Sei que a luta é grande,mas vamos lá ,a vida é muito linda , se Deus colocou em minha vida meu neto nesta condição e pq sou muito grata. Ele é sem dúvida minha riqueza nesta vida.
Bahhhhhh, que reunião essa. Trazer o Lucelmo foi maravilhoso. Ele é tão espetacular que mesmo não tendo contato com algum com pessoa autista, assisto há bastante tempo o Lucelmo devido a admiração que nutro por esse profissional. Parabéns e principalmente obrigada, como sempre, Eslen e equipe!!!!
Descobri o autismo da minha filha quando viemos morar fora do Brasil, alguns anos depois estando cá fora. Primeiro ela teve uma crise emocional grave na escola e foi internada completamente transtornada. Foi um susto um desespero e nenhum psiquiatra sabia o que era até um psicólogo do hospital dar o diagnóstico com uma detectacao que não aceitei de início. Desde então já são mais 2 anos indo no acompanhamento psiquiátrico, hoje ela tem 16 anos. Neste período ouve 1 ano de medicação, quetiapina e sertralina. Deixou ela dopada e muito pior no desenvolvimento escolar. Foi cortado a medicação e a psicóloga tornou se mais efetiva no controles da regulação, no autocontrole. Muita coisa aconteceu e hoje ela tem mais características de tdh do que o autismo em si. Mas sim é autista nível 1.... Foi então que o hospital começou uma terapia de grupo para desenvolver habilidades sociais e um grupo para os pais, que só vêem palestra do tema. Nenhum pai se sente totalmente vendo grandes diferenças porque mal podemos desabafar. Mas é uma boa iniciativa. Mas o que me perturba é a Escola no geral que não tem preparações e mesmo a sociedade. A escola tem que ter a intervenção necessária para receber nossos filhos com necessidades de suporte e a sociedade tb compreender melhor sobre o tema. Ter isso no RUclips é maravilhoso para aumentar a informação sobre....mas é uma luta pois o tema parece recente. Especialmente na parte do bullying. Precisa ser abordado o tema para os neurotipicos. Todo mundo precisa se informar. Não estou a criticar a escola da minha filha, nem a ação dos hospitais e terapeutas. Mas acho que é necessário mais gente que não é da família autista, a sociedade em si para se informar mais.....enfim. tenho esperanças. Obrigada pelo tema. parabéns pelo podcast e a esses dois profissionais admiráveis.
Esses são feras! Sou mediadora escolar em um município do RS e posso dizer cm certeza que o conteúdo de qualidade da Luna ABA e as explicações sobre TDAH do Eslen foram de grande suporte para o meu trabalho em sala de aula, inclusive estou lendo o livro do Lucelmo com o neuro Paulo Liberalesso! Realmente o Brasil precisa olhar mais atentamente para as práticas em sala de aula pois é ali que o aluno passa a maior parte do dia e nós os conhecemos melhor que os terapeutas que os atentem uma hora por semana. Precisam entender que somos mais que meros cuidadores no processo de desenvolvimento dessas crianças! Obrigada por mais esta aula de qualidade que vcs nos proporcionaram! ❤
Adorei a conversa! Tudo muito bem conduzido! O Lucelmo é um poço de conhecimento e simpatia! Trago-o mais vezes, com certeza 🙏 Obrigada por disponibilizar ciência de qualidade aqui 🎈
Toda vez que PARECIA que ia acabar eu quase chorava e sorte minha eles reiniciavam o papo rs Pena que uma hora realmente acabou, sério, mto espetacular esses dois!!
Ah meu querido amei a live e estou muito focada neste assunto estou inscrita no canal e estou compartilhando o assunto para um amigo professor e educador de crianças com necessidades especiais no geral, meu filho mais novo que tem 42 anos e tem dois filhos e um hoje com 18 anos está no espectro autista e meu irmão que gosta muito de vários assuntos ... obrigada por este SHOW de pod
Eu percebi quando meu filho tinha 7 meses. Ele tinha hiper foco e interagia pouco com a família! Hoje ele tem 5 anos e tem o diagnóstico recente de TEA e HA
Não me canso se ouvir sobre esse tema e este prof. Incrível e ora melhorar um entrevistador muito competente tbem. Sensacional!!! Já assisti mais de uma vez! Uauuuu. Qto conhecimento!
Sou professora e pisicopedagoga eu dei o laudo do meu neto minha filha ficou dizendo que eu estava procurando doença para ele.Ele tinha 2 anos hoje tem 4 anos não fala nada.
Bom dia! Gosto de investigar sobre comportamento sou professora mais de 20 anos sempre busquei compreender aquela criança que eu percebia que não acompanhava a turma.Buscava ler,pesquisar mas era muito vago.Hoje em dia a muitos profissionais divulgando as sindromes.O sistema educacional precisa rever a quantidade de alunos por turma.Dar uma oportunidade para o professor atender melhor cada aluno.
Sou Médico, sou Autista e trabalho em unidade básica. Sou fã do Eslen e do Lucelmo, e posso dizer que a vida dos meus pacientes mudou graças a vocês dois, meus conhecimentos em neurologia, psicologia e principalmente autismo aumentaram exponencialmente. Eu mesmo tive diagnóstico tardio, tenho nível de suporte 2 mas intelecto preservado, e por ter lugar de fala me sinto super responsável em conduzir bem o futuro dos pacientes pediátricos que vem ao meu consultório, mesmo sendo clínico geral.
Hoje possuo olhar totalmente diferenciado para diagnosticar e encaminhar as várias crianças da área que eu atendo as quais passavam batido no que diz respeito aos transtornos de desenvolvimento, sobretudo TEA+TOD e TEA+TDAH. O trabalho de vocês é de uma qualidade impressionante para o nosso país, e espero que continuem o excelente trabalho de mudar várias e várias vidas seja atravésd o RD ou ao Luna ABA. Parabéns de coração
Obrigado pelas palavras!
Ler seu comentário me deixou tão feliz! Meu filho tem 2 anos e estou aguardando o Neuro p diagnosticar, após o encaminhamento da pediatra, mas eu já sabia que ele tinha algo diferente, desde bebê! Mas ver que meu filho pode ter uma profissão, ainda mais um médico que é um profissão de tanta responsabilidade e requer tantos estudos, deixa meu coração mais quente! Me dá esperança de ver meu filho viver uma vida sociável.
Parabéns pelo seu trabalho, que venham mais profissionais como você!
Legal as gameplays
@@cerbpasc sou pedagoga e as informações ... o olhar que esses caras trouxeram pra minha vida profissional tbm deram uma turbinada nos conhecimentos e consequentemente na maneira de ver as neurodivergencias. Com a contribuição de cada um desses feras... a gente vai ficando fera tbm ❤️
@@cerbpasc aaahh ... gostei do nome mitológico 😁
Sou dona de casa e mãe típica, vim aprender a ser mais empática e respeitar ♥️
Sou Psicopedagoga e trabalho com crianças no AEE, na Educação Infantil, estou emocionada com tamanho conhecimento que adquiri aqui. Muito obrigada. Vocês são geniais.
Eu fiquei tão, mas TÃO empolgada quando vi no insta do Lucelmo que tinha episódio no podcast do Eslen que eu até me arrepiei, sério. Desde que comecei a pesquisar autismo, logo depois do meu diagnóstico, o Lucelmo se tornou referência, e o Eslen já é referência pra mim em neuropsicologia. Simplesmente os gigantes da psicologia!!!
Compartilho dos mesmos sentimentos!
Idem.
Vdd... esses caras são meu hiperfoco e estou me turbinando com eles. Mas não tenho onde extravasar meu conhecimento... com quem compartilhar. Então sou uma sábia idiota.
@@valcionegrave3980 a pessoa q se acha sábia ainda não entendeu nada. A caraterística dos sábios é q eles Sabem q Não Sabem e trabalham em aprender o máximo q puderem TODOS os días pq jamáis poderão saber demais. O Newton, q tinha 2 ou 3 vcs mais QI do q nós, falava q o que pode se saber é como um océano e uma pessoa q estuda mt só pode chegar a saber uma gota desse oc3ano é por isso q o Eslem tem planificado o q vai estudar até 2027
@@valcionegrave3980também sigo esses dois ícones. Tenho um filho autista nível 1 de suporte
Só não podem tratar os Tea como inferiores aos outros, são pessoas especiais sim ! Mais com ajuda e muito amor, conseguem viver normalmente, meu filho de 24 anos vive normalmente com.suas dificuldades, tipo muito tímido, tinha fobia social,sempre introvertido, inseguro, e perfeccionista, mais está indo bem, trabalhando, noivo ,cristão e um filho maravilhoso, nunca me deu trabalho nenhum graças à Deus e meu amor por ele.
Exatamente isso.
Conheci um rapaz assim no metrô aqui em sp, estava com a namorada muito legal tê los conhecido, o nome dele é Arthur, muito parecido com a sua descrição. Um moço incrível, inteligentíssimo, muito educado e gentil!
Eu fui a menina "quietinha", sem problemas na escola... ao mesmo tempo não sabia fazer amigas e tb não tinha necessidade disso... REsultado: Diagnóstico aos 60 anos e muitos prejuízos, inclusive um TAB como comorbidade do TEA.
Uau... Eu poderia ter escrito seu comentário rs Me reconheci 100%
@@karinafranca7696 pois é
Que bom que estamos mais conscientes do que somos. É muito importante para não nos submetermos a situações abusivas.
eu era visto como preguiçoso pela minha familia era quieto e tive dificuldade para aprender e ler escrever , depois fui criticado bastante por escrever errrado, munca tive muito amigos e tive muitos sinais de depressao , só fui descobrir o TEA
com 34 anos.
eu sou exatamente assim, descobri aos 27!
Faltou o amarrado pra evitar o bullying. Vc interrompeu o Lucelmo ia falar... Poxa importante d+!.
Que baita episódio. Eu,como médico psiquiatra, aprendo muito com o Lucelmo e com o seu vasto e embasado conhecimento sobre autismo. Obrigado por essa grande discussão, Eslen.
Parabéns pela humildade! 👏👏👏
Baita aula! Sou aluno de iniciação científica do Laboratório de Autismo e Neurodesenvolvimento (LAND), da UNESC (Criciúma/SC), coordenado pela Prof. Dra. Cinara Ludvig Gonçalves; nosso lab é um dois dois únicos labs que estudam exclusivamente o TEA no Brasil! Muito legal poder assistir essa baita aula do Dr. Lucelmo Lacerda!
Tem vaga de mestrado aí? Moro em floripa e iria tranquilamente pra cricity ❤️
Necessito estudar aí. Estou em um mindinho onde as pessoas não entendem o que eu falo... pq estou no lugar errado.😢
sou de tubarão e fiquei interessada viu 😅
Aí vcs aceitam alunos de outras instituições para fazer pesquisa? Estou no grupo de estudos sobre TEA da UFPE, mesmo sendo externa, mas esse grupo não tem o propósito de pesquisar o TEA, apenas o de estudo sobre.
39:14 Intervenção precoce baseada em evidências, ofertada numa estrutura universalizada como o sistema educacional, é um caminho tão óbvio, mas tão óbvio, que é inacreditável que não seja uma política pública regulamentada e em vigência.
O Lucelmo é dono de uma didática fantástica.
Tenho dois filhos Autistas: o mais velho tem 12 anos, diagnosticado tardiamente TEA nível 1. Já a caçula, tem 4 anos, foi diagnosticada com 3 anos, porém com 2 anos ainda sob investigação já fazia intervenção precoce. É nítida a evolução, umas das primeiras habilidades que ela conquistou foi o contato visual sustentado. Agora, ela já está verbalizando. Intervenção precoce é vida ❤❤❤❤
Tenho um filho de 11 autista também… você procurou alguma ajuda para ele no dia a dia? Muito desgastante quando não temos experiência e alguém para ajudar
Sensacional!! Que delícia é ouvir uma conversa tão inteligente e rica. Muito obrigada por isso!
Os cursos de pedagogia deveriam ser reformulados e atualizados.
Sem dúvida! É muito defasado. Mas sem valorização do professor a nível de um médico... ninguém vai se interessar em estudar tanto para tão baixo retorno.
O pedagogo não deve se tornar um terapeuta, apesar de ser importante ter formações voltadas ao atendimento de alunos com necessidades especiais.
Na verdade deveriam as escolas investir na psicopedagogia e neuropsicopedagogia dentro das instituiçoes , e não reformular um curso que ja demanda muito de um profissional.
@@moniqueaguiar3264 , penso que adicionar alguma disciplina de inclusão seria benéfico para todos, até para fazer pontes com outros profissionais e aceitar a inclusão de uma forma mais tranquila. Pois ela está aí, não tem como fingir que não existe ou que não ė responsabilidade do pedagogo também.
@@Cacamalu já tem disciplina que aborda a inclusão e deficienciasb
Tenho 62 anos, sou portadora do autismo "nível 2" tenho deficiências serias no metabolismo, hipersensibilidades em tdo, aprendi viver foi na pancada mesmo, muita vara e chicote, fui "apoiada" pelo neu irmão do meio um gênio foi diagnosticado psicopata aos 38 anos. Eu só tive uma luz sobre minhas deficiencias c esta avalanche de informações recente, tive diagnóstico aos 59 anos, entendi pq fui anoréxica, pq tanto problemas alimenrares, pq tanta irritabilidade gratuitamente, e dores neurais e pq as pessoas se afastam d mim...pq eu fui tão dependente e servidora do irmão suporte psicopata, pq de tanta ingenuidade e entender as cousas ao pé da letra e do espelhamento, pq q tda minha família fazia tanto boullyng, me invalidava profissional e sexualmente, ninguém aceitava eu ter namorado...etc...foi necessário Jesus me tirar d perto da família p ter vida própria aos 28 anos p fazer faculdade....vivendo só em sp evolui muito na independência e autossuficiência. LUCELMO precisamos d apoio para velhice meu querido, o autista é isolado por si só e as famílias abandonam na velhice os q são "pobres" os q têm dinheiro são explorados e abusados devido a ingenuidade qdo confiamos em alguém, deveria ter uma sociedade ou ONG para dar um suporte jurídico, ter um estatuto e até um tipo de treinamento de cuidadores etc....parentes "espertos" tentam explorar, tirar nossos direitos o tempo todo, imagine se ficar acamada precisar d um procurador eu estou frita nas mãos dos parentes...
Apaixonante essa aula... impressionante 🙌 muito obrigada 🙏
Mas tem lei para isso, não precisa ser autista para ter lei
Não adianta lei .Pq o crédito é sempre dado a quem não possui o transtorno. Só quem possui consegue entender..Difícil explicar é muito complicado
.Sofre bulliyng por não ter atitudes das pessoas normais..😢
Que relato real e pesado. Desejo que tudo se ajuste em sua vida. Estou me formando em psicopedagogia e espero ajudar de verdade as crianças/pessoas que eu atender.
Impressionante, já vi vários podcasts com o Lucelmo e ele consegue trazer n novidades a cada bate-papo. Agradeço ao Eslen por nos proporcionar isso.
Sou mãe de uma menina com TEA e foi o melhor podcast que já assisti sobre o assunto. Parabéns a todos os envolvidos. 👏🏼👏🏼👏🏼
Isso não é um podcast. É uma aula de pós graduação.
Pelo amor de Deus.
Incrível!!!!! Obrigada por isso.
Muito consistente esse episódio. Obrigada!
Trabalho num Ambulatório de Saúde Mental, do SUS e lido diariamente com autismo. Não sou da Saúde e, sim, da área administrativa.
Afirmo, que os pacientes autistas são muito encaminhados para o tratamento em psicoterapia e eu já percebia que isso talvez fosse equivocado. A fila é grande e as mães ficam absolutamente ansiosas querendo ajuda, mas, a realidade é que não há como absorver os autistas de nível 2, 3, em ambiente ambulatorial para tratamento psicológico.
Abraços!
Também trabalho na área administrativa da saúde e sofro vendo as famílias sem nenhum apoio no presente. No futuro o q será dessas crianças que hj não tem tratamento adequado?
@@CEACRICascavel sim, muito complicado! Infelizmente, o sistema não funciona de forma estratégica.
Eu sou tenho autismo e epilepsia já sofri muito capacitismo, preconceitos de amigos, colegas e familiares meu diagnostico foi tardio com 23 anos de idade, pois a minha família não tinha acesso a um plano de saúde e acompanhamento clinico tive muita dificuldade na escola, socialização, crises e estereotipias, mas graças aos cuidados da minha mãe e irmãs consegui um emprego em uma universidade particular muito boa, me graduei em Direito e depois do meu diagnostico comecei a cursar psicologia tudo é muito difícil, mas estou conseguindo. (sintomas tenho rigidez cognitiva sou muito literal em muitas coisas frases e brincadeiras, falo muito rápido tenho que me controlar, não tenho filtro nas minhas falas, sinceridade demais, crises de dor de cabeça, estomago e crises sensoriais). Muito obrigado pela live foi muito esclarecedora!
quem me dera ter sido diagnosticado com 23 anos.
Tenho tudo isso TB e me graduei em direito e medicina.
AAA só não tive epilepsia, mas minha filha veio com TEA+ epilepsia
Oi. Bom saber de sua história.
E incrivel como o Professor Lucelmo lembra todos os estudos, nomes e datas...
Ele é autista tbm ,deve ter o autismo como hiperfoco
Feliz por este episódio, deixo como sugestão convidar algum especialista em Síndrome de Down também, que não encontro quase nada sobre isso aqui no RUclips. Obrigada.
Que baitaaa aulaaa! Sou cirurgiã dentista, faço Odontopediatria e estou finalizando meu TCC na especialização em Transtorno do Espectro Autista, é impossível você prestar um atendimento de qualidade ao paciente TEA sem conhecer a fundo o espectro. O cirurgião dentista sai da faculdade sabendo a técnica de execução e indicação de procedimentos, mas somos muito limitados no que diz respeito à uma abordagem sistêmica, para poder contextualizar a situação oral do indivíduo. Grata por poder aprender com um conteúdo de tanta qualidade! 🫶🏻
Sim,sou cirurgiã dentista, e mãe de autista, grau 2 e sei bem como é muito complexo
Tá de parabéns! Meu filho aqui no exterior passou por dentistas especializados em atender crianças com TEA e recebi ajuda que até a TO as vezes tinha dificuldade como escovação por exemplo. Vale também a conscientização sobre comportamentos agressivos auto lesivos e a dor de dente no TEA. Infelizmente muitos profissionais não investigam dor no autismo, assumem que é uma regressão e fica por isso mesmo. Fora a hipermobilidade articular presente em até 80% dos autistas causando DTM. Todo profissional da saúde tem capacidade de fazer um trabalho muito importante no TEA mas falta quem faça, quem enriqueça a discussão e arregace as mangas. Todo meu respeito por aqueles que fazem a diferença.
Parabéns ! Que isso se popularize!
Exatamente, também sou CD e tenho um filho com autismo!
O que fazer com médicos que dificultam a liberação do laudo?seria pra diminuir a contagem dessas crianças no senso desse ano ...sou mãe de autista que está na investigação pra fechar laudo e estou ouvindo muitos casos de mães que médicos estão negando laudos novos,negando renovação de laudos também...como lutar contra isso...?
Simplesmente amo aprender com eles !!!! Obrigada pela aula.❤❤
Passando aqui para ouvir novamente o Lucelmo abrindo caminhos de PBE na educação.
Sempre aprendo muito com o Dr. Lucelmo Lacerda! Meu sonho de consumo é ser aluna dele 💙. Gratidão,Eslen
Um dia melhores podcasts que já assisti até hoje. Duas feras juntas!
Estou começando as pesquisas na EBE (Educação baseada em evidências) e sinceramente, é triste que no Brasil o corpo docente não se preocupe em pesquisar as melhores evidências para práticas pedagógicas. Me incluo nesse grupo também, sempre temos que buscar melhorar.
Muito bacana, assisti com atenção toda a entrevista. O tanto que o autismo é pouco estudado no Brasil e o despreparo dos médicos pediatras, enfim… os estudos acadêmicos deveriam se aprofundar na questão… parabéns ao podcast, sinto que não perco tempo ao assistir cada um destes.
Ótima entrevista! Qndo meu filho foi diagnosticado conheci o perfil do Lucelmo e foi um guia para que eu pudesse entender… Foi uma boa surpresa ver o canal do Eslen e encontrar o Lucelmo por aqui…
Muito parabéns por esse Podcast! Tenho um filho autista de 7 anos e descobri com as 1 ano e 2 meses. Já vi vários podcast e esse foi o mais esclarecedor para a sociedade em geral! 🎯🚀👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Comecei a ouvir esse podcast em uma caminhada. Tornou-se objeto de estudo vários conceitos, uns era corriqueiros já devido a neuropsicologia, porém vários outros serão de novos estudos. Que maravilhoso. Muito Obgdo por esse momento que vcs dois me proporcionaram.
40 anos de idade diagnóstico essa semana de autismo leve, uma confusão mental, dúvidas medos, mas um compreensão de muitos fatos do meu passado, a resposta de muitos questionamentos sobre minhas atitudes comportamentais.
Tenho 2 filhos gêmeos autistas, Dr Lucelmo e o doutor Thiago Lopes, foi através de seus vídeos e conhecimento, que me deram novamente um rumo e um chão, uma possibilidade de entender o que realmente é um tratamento de qualidade e ver melhora nos meus fofinhos
Educação infantil é a base de toda educação, é preciso olhar para ela siiiim, ela precisa muito da educação especial!!!!
Professor Lucelmo tem uma didática incrível! E o Eslen sabe conduzir perfeitamente o podcast. Não tenho o diagnóstico ainda, porém, ao que tudo indica sou nível 1 de suporte. Sempre me senti diferente, deslocada, não compreendida, mas não entendia o que era. Precisei criar uma espécie de máscara para me adequar ao convívio social, mas sempre me senti exausta após muitas interações.
Vi num outro vídeo que a TCC é mais eficaz que ABA para quem está no nível 1 de suporte. Acho que poderiam falar mais sobre essas diferenças numa outra oportunidade!
Eslen estava ansiosa para esse dia! Professor Lucelmo é um mestre! Parabéns pela divulgação.
Que conteúdo bacana! Sou mãe de Autista nível 1, a 17 anos atrás quando desconfiava, ninguém me entendia principalmente a comunidade brasileira, pois moro nos EUA. A minha sorte foi estar aqui pois meu filho teve todo suporte que precisa e ainda tem. Isso que vc falou sobre os pais não querer férias para os filhos aqui eles quase não tem pois que é autista ou tem alguma necessidade especial fazem a summer school para não perder o ritmo, sempre fui muito grata a todo suporte que meu filho teve, afinal estou em outro país, sem rede de apoio da família. Sonho com o dia em que o Brasil poderá prover de todos esses benefícios para os nossos autistas aí.🙏🏼
A falta de contato visual foi o primeiro sinal que percebi na minha filha, as vezes tínhamos a impressão de que ela era surda. Quando meu diagnostico foi ser fechado respondi com aminha mãe que disse que quando era pequena realizaram até testes de audição achando que eu tinha déficit auditivo.
Eu e minha família moramos no estado de Connecticut USA. O diagnóstico do nosso pequeno veio quando ele completou 20 meses de idade. Tivemos a intervenção de terapia em casa de 3 horas por semana até ele completar 3 anos e agora ele está indo para um centro ABA, onde ele tem 40 horas semanais de intervenção. A Diferença é gigantesca entre um tratamento e outro. Muitas vezes nós pais não sabemos como ajuda-lo e é nessa hora que agradeço à Deus por ter encontrado profissionais tão maravilhosos para cuidar do nosso pequeno.😊
Qual o nível de suporte dele?
Nível 2
Eslen como é uma pessoa inteligente!! Faz as perguntas que eu queria fazer, tira as dúvidas que são de todos que convivem com o autismo, obrigada!!
O Lucelmo simplifica tanto a explicação q dá prazer ouví-lo falar... tem sido meu auxílio desde que houve diagnóstico do autismo nível 1 no meu filho adolescente. Obgda❤
O Professor Lucelmo é um profissional fantástico, por isso é tão respeitado na nossa comunidade!! Que entrevista rica! Poderia ser mais umas 3 horas de conversa....amei!
Entrevista espetacular! Lucelmo sou sua fã. Sem dúvida, é um dos melhores representantes na nossa causa! 💙🫂 O Dr. ALYSSON MUOTRI já sigo há muitos anos, inclusive minha filha fez exame genético na TISMOO!
A questão genética no Autismo envolve um leque imenso.
O exame na filha, identificou dois genes com alterações considerado VUS (Variantes de significado incerto). No aguardo de novos estudos na área.❤
Falou tudo. Já mudei meu filho de escola, infelizmente a educação de SP não está preparada. Ouvir da acompanhante do meu filho, dizendo que o professor pede pra tira-lo da sala porque atrapalha, doeu. Ouvir da coordenadora que deve estar acontecendo alguma coisa em casa porque ele fica agitado na sala, e pedindo para eu procurar um médico para afasta-lo da escola me deixou muito triste. No posto a fono é de 15 em 15 dias, quando vai. 😢😢
Não recebemos nenhuma capacitação, a turma com diferentes dificuldades, diferentes demandas ao mesmo tempo... Além do espaço e falta de materiais específicos. Não está fácil para as famílias e imagina para as professoras que ficam com 20 ou 30 crianças... Com diversas deficiências e demandas está enlouquecedor!
Essa do terraplanista foi sensacional!!
Parabéns pelo trabalhão de ambos 🙏🏾
Eu como autista, esperei tanto esse podcast do eslen com algum psicólogo especializado em TEA/TDAH no geral
Tem uma conhecida minha que tem uma filha autista, descobriram bem cedo e ela teve as intervenções necessárias desde bem nova. Hoje em dia a menina conversa, fala com todo mundo, brinca com outras crianças, é uma menina linda e bastante funcional dentro do espectro dela, foi lindo ver a evolução ❤
Tenho uma menina qua agora em 2024 tá quase com 4 anos e graças ao meu olhar pra ela do TEA ela TB se desenvolveu bem, passa despercebida.
@@grazi.autistaqual profissional faz esse tratamento? Fono, psicológo?
@@romulosantos9050 a minha precisou de fono e trabalhei a parte pedagógica em casa e colocando na escolinha cedo..mas depende da necessidade de cada criança.
@@romulosantos9050 ahh esqueci de mais uma coisa que ajudou..CBD, qualquer médico pode receitar (é homeopático e natural e ajuda na raiva e esteriotipia).
Deus abençoe
Eu tenho estudado muito na área infantil, e os vídeos que tem o Lucelmo são incríveis, tem me ajudado tanto a entender até mesmo eu kkkkkkkk sempre me chamaram de esquisita, e agora eu posso realmente buscar a solução dos problemas que sempre carreguei e que só a minha família entende e acredita😅😊
Muito interessante esse tema, todos deveriam assistir esse vídeo. Eu estou estudando melhor esse tema, meu filho está com 2 anos e 3 meses e em processo de investigação, pois ele apresenta alguns sinais como: atraso na fala, ecolalia vocal, estereotipia, andar na ponta dos pés, desviar olhar, dificuldade de comunicação como fome, sede, frio, calor e interação com os demais, também apresenta sensibilidade tátil, sonora, etc. Ele também apresenta alguns comportamentos e padrões repetitivos e diferentes dos demais da mesma idade. Enfim, sempre desconfiei, dês de 1 ano de idade, mas fui taxada de "louca" por pessoas próximas, inclusive identifico alguns padrões de comportamento em mim, porém, de tanto sofrer aprendi algumas coisas sozinha. Hoje aos 27 anos consigo lidar melhor com algumas situações. Bem, agora, quero dar uma qualidade de vida ao meu filho e farei de tudo por ele.
Esse canal é muito rico em conteúdo.
Mr.obvio
O mais interessante do podcast do Eslen é que parece ser aquela conversa que procuramos saber mas não tem ninguém que explique claramente, no podcast parece que estou sentada com eles fazendo perguntas e obtendo as respostas tipo conversa de porta de rua. Interessante esse assunto!
Realmente um dos eps mais esperados, almoço pronto para assistir
Deus vos abençoe.
Foi um maravilhoso presente esta entrevista.
Deus te abençoe filha ( Thays) por me enviar este vídeo.
Parabéns, para ambos.
Alcides.
Que massa!! O Lucelmo é pancada. Até me inscrevi no canal.
MEU DEUS VOCES DOIS JUNTOS???? AIII QUE LEGALLLL
Sensacional! Que delícia ouvir uma conversa de gente grande, quero curtir 1 milhão de vezes ❤
Que incrível, este podcast!! O Lucelmo tem muito conhecimento nesta área! Parabéns!! E Eslen apresentou tópicos e perguntas muito importantes! E sabe ouvir! Minha admiração, Eslen! Parabéns!! 👏👏👏❤
Eu sou professora educação especial e por anos trabalhei com crianças e adultos com TEA com transtorno desenvolvimento intelectual presente e com prejuízo na linguagem. Sempre foi difícil encontrar profissionais que dão cursos /palestra que entendem na prática sobre esse público, apenas conhecem o lado dos diagnósticos com TEA nível I . Lembrando que independe do diagnóstico todos têm suas especificidades.
Eu iria AMAR um episódio com o Eslen, o Lucelmo e o Jan
Eu gravei ontem com o Jan, mas será em outro podcast!
@@LucelmoLacerda Estou ansiosíssima já!!
Verdade eu agradeço o Lucelmo Dr.Thiago e Dr.Paulo Liberalesco eles que me ajuda como trabalhar com meu neto ele só conseguiu uma vez por semana é o sus férias lá fecha ele fica sem tratamento
Tenho uma sobrinha q tem o espectro autista, este pode cast foi MT rico pra mim. Inclusive, todos os conteúdos são maravilhosos.
Nossa estou amando as aulas desse médico.Tenho dois netos bebês,essas aulas são ótimas para observar -los.👏👏👏👏 maravilhoso.
Feliz em poder escutar o prof Lucelmo por aqui, individuo capacitado e necessário para perpetuação de conhecimento sobre o Autismo para o Brasil. Eu aprendo muito com ele e esse episódio contribuiu ainda mais. Obrigado..
Parabéns ao apresentador! Por fazer esse pod cast nos colocando com esse dr falando do autismo
Maravilhoso 👏👏 quanta informação relevante. Tenho dois filhos no Espectro do Autismo e estou muito agradecida pelo Eslen ter trazido um mestre no assunto. ❤
Que fantástico saber que tem pessoas comprometidas com disseminar conhecimento científico em prol do tratamento do autismo. Sou fã do Lucermo por tudo o que repassa de conhecimento e fã do Eslen pela criticidade e responsabilidade científica quando escolhe os participantes. Obrigada por contribuir tanto!
Já quero o próximo podcast sobre educação com esses dois gigantes 😍
Isso é um show de conhecimento 🥹
Bate papo enriquecedor. Acompanho eles a bastante tempo, tenho um autista suporte 1 de 14 anos. Já foi muito difícil mas aulas como essa me ajudaram muito❤
Caraca! Que vídeo necessário! Que abordagem profunda! Muito agradecido!
Conversa excepcional, tema bem amplo. Sugestão, traz o Jan para falar sobre Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) e algum especialista para falar sobre Transtorno de Personalidade Antissocial.
Seria incrível!
Passo dar 100000 de curtidas para o a presenteados...e para o Doutor...meus obrigada sempre
Que convidado adorável!
Sou fã do Professor Lucelmo! 🧠
Parabéns pelo trabalho de altíssimo nível, Eslen!
E eu sou fã de vocês dois! 🧩🦎👏
Entrevistador perfeito. Deixa o convidado falar livremente. Show.
Dr, obrigado, vc está me ajudando muito,.
Sei que a luta é grande,mas vamos lá ,a vida é muito linda , se Deus colocou em minha vida meu neto nesta condição e pq sou muito grata.
Ele é sem dúvida minha riqueza nesta vida.
Bahhhhhh, que reunião essa. Trazer o Lucelmo foi maravilhoso. Ele é tão espetacular que mesmo não tendo contato com algum com pessoa autista, assisto há bastante tempo o Lucelmo devido a admiração que nutro por esse profissional. Parabéns e principalmente obrigada, como sempre, Eslen e equipe!!!!
Minha história com meu filho e semelhança a do Lucelmo, tratamento eclético para o filho “perdendo“ um tempo considerável para nossos filhos etc..
Esperando anciosamente o episódio sobre educação! Muito bom!
Eslen explicando as metáforas sabendo q nós autistas temos dificuldade em entendê-las ❤
Bacana demais a conversa, é sempre muito difício encontrar discuções com linguágem clara e discussão completa.
Mais uma grande aula de saúde e ciência. Lucelmo é um grande mestre.
Descobri o autismo da minha filha quando viemos morar fora do Brasil, alguns anos depois estando cá fora. Primeiro ela teve uma crise emocional grave na escola e foi internada completamente transtornada. Foi um susto um desespero e nenhum psiquiatra sabia o que era até um psicólogo do hospital dar o diagnóstico com uma detectacao que não aceitei de início. Desde então já são mais 2 anos indo no acompanhamento psiquiátrico, hoje ela tem 16 anos. Neste período ouve 1 ano de medicação, quetiapina e sertralina. Deixou ela dopada e muito pior no desenvolvimento escolar. Foi cortado a medicação e a psicóloga tornou se mais efetiva no controles da regulação, no autocontrole. Muita coisa aconteceu e hoje ela tem mais características de tdh do que o autismo em si. Mas sim é autista nível 1.... Foi então que o hospital começou uma terapia de grupo para desenvolver habilidades sociais e um grupo para os pais, que só vêem palestra do tema. Nenhum pai se sente totalmente vendo grandes diferenças porque mal podemos desabafar. Mas é uma boa iniciativa. Mas o que me perturba é a Escola no geral que não tem preparações e mesmo a sociedade. A escola tem que ter a intervenção necessária para receber nossos filhos com necessidades de suporte e a sociedade tb compreender melhor sobre o tema. Ter isso no RUclips é maravilhoso para aumentar a informação sobre....mas é uma luta pois o tema parece recente. Especialmente na parte do bullying. Precisa ser abordado o tema para os neurotipicos. Todo mundo precisa se informar. Não estou a criticar a escola da minha filha, nem a ação dos hospitais e terapeutas. Mas acho que é necessário mais gente que não é da família autista, a sociedade em si para se informar mais.....enfim. tenho esperanças. Obrigada pelo tema. parabéns pelo podcast e a esses dois profissionais admiráveis.
Também sou mãe de autista nível 1 de suporte e TDAH...
*houve
Morei em Pinhais Curitiba lá tinha umas instituições que dava suporte familiar
Esses são feras! Sou mediadora escolar em um município do RS e posso dizer cm certeza que o conteúdo de qualidade da Luna ABA e as explicações sobre TDAH do Eslen foram de grande suporte para o meu trabalho em sala de aula, inclusive estou lendo o livro do Lucelmo com o neuro Paulo Liberalesso! Realmente o Brasil precisa olhar mais atentamente para as práticas em sala de aula pois é ali que o aluno passa a maior parte do dia e nós os conhecemos melhor que os terapeutas que os atentem uma hora por semana. Precisam entender que somos mais que meros cuidadores no processo de desenvolvimento dessas crianças! Obrigada por mais esta aula de qualidade que vcs nos proporcionaram! ❤
Me ganhou no "eles apresentavam a pessoas ...Pessoas crianças" . Dr. Lucelmo o senhor tem todo meu respeito e admiração.
Tenho diagnóstico de TDAH, mas, em muitos momentos, acho que não é somente isso. Mas, nunca havia parado para pensar na possibilidade de ter TEA.
Adorei a conversa!
Tudo muito bem conduzido! O Lucelmo é um poço de conhecimento e simpatia! Trago-o mais vezes, com certeza 🙏
Obrigada por disponibilizar ciência de qualidade aqui 🎈
Toda vez que PARECIA que ia acabar eu quase chorava e sorte minha eles reiniciavam o papo rs Pena que uma hora realmente acabou, sério, mto espetacular esses dois!!
Que aula. Me senti numa sala de aula de faculdade. Entrevistado e entrevistador na sintonia do tema. Paraaaaaabens!
Meu sonho que esse documento venha prevalecer para ajudar nossas crianças principalmente nós municípios.
Ah meu querido amei a live e estou muito focada neste assunto estou inscrita no canal e estou compartilhando o assunto para um amigo professor e educador de crianças com necessidades especiais no geral, meu filho mais novo que tem 42 anos e tem dois filhos e um hoje com 18 anos está no espectro autista e meu irmão que gosta muito de vários assuntos ... obrigada por este SHOW de pod
❤ excelente! Que delícia ouvir duas pessoas inteligentes conversando com essa fluência verbal e português nota dez! Repassei!
Eu percebi quando meu filho tinha 7 meses. Ele tinha hiper foco e interagia pouco com a família! Hoje ele tem 5 anos e tem o diagnóstico recente de TEA e HA
Sensacional a explicacao do teste com as bonecas 1h10min em diante. Elucida muito😮
Ah que episódio maravilhoso! Já na expectativa para os que Eslen poderá gravar nos EUA
Não me canso se ouvir sobre esse tema e este prof. Incrível e ora melhorar um entrevistador muito competente tbem. Sensacional!!! Já assisti mais de uma vez! Uauuuu. Qto conhecimento!
Esse profissional é um espetáculo!!!
Sou professora e pisicopedagoga eu dei o laudo do meu neto minha filha ficou dizendo que eu estava procurando doença para ele.Ele tinha 2 anos hoje tem 4 anos não fala nada.
A educação em todo Brasil pede socorro.
Bom dia! Gosto de investigar sobre comportamento sou professora mais de 20 anos sempre busquei compreender aquela criança que eu percebia que não acompanhava a turma.Buscava ler,pesquisar mas era muito vago.Hoje em dia a muitos profissionais divulgando as sindromes.O sistema educacional precisa rever a quantidade de alunos por turma.Dar uma oportunidade para o professor atender melhor cada aluno.