Ok professor, obrigado! Muito bem explicado! A “velocidade” da aula é boa. A gente consegue “acompanhar” a sequência e ainda dá tempo de pensar o raciocínio.
Salve. A velocidade dos elétrons muda? há variação? Nos experimentos de que se usa feixes de lazer, são envidas elétrons, ou fótons? Ou há ambos os tipos de experimentos? No experimento de dupla fenda são utilizados elétrons, ou fótons? Até onde se sabe, o que muda nos átomos, para a formação de moléculas especificas, seria só a quantidade de prótons e neutros? ou há diferenças entre os quarks que os obriguem a formar um tipo especifico de átomo? Será que minhas questões fazem sentido???
11 месяцев назад+1
Vamos lá. 1) Em geral, a velocidade dos elétrons é de 70 m/s. 2) Laser trabalha com fótons com uma determinada energia e frequência, o que determina o comprimento de onda específico e, dessa forma, a cor da luz. 3) No experimento da dupla fenda são usados elétrons. Nesse caso, partículas fermionicas que se comportam como partículas ao serem arremessados contra o anteparo e, como ondas, quando passam pelas fendas. Eles não são fótons quando se comportam como ondas.
11 месяцев назад+1
Para a formação de molécula, o que pode ocorrer é a hibridização dos orbitais. Ou seja, os orbitais de níveis de energia diferentes, encontram um meio termo de energia para que formem um orbital híbrido. Por exemplo, ligações simples no carbono são chamadas de sp3, pois um orbital do tipo s sobe um pouco de energia e, 3 orbitais do tipo p baixam o nível energético, formando um novo orbital com 4 tipos de orbitais diferentes, mas todos com o mesmo nível de energia. Uma ligação dupla forma um orbital sp2 e uma ligação tripla forma um sp1.
Incrível professor, não sei se o senhor já assistiu o óleo de Lorenzzo, esse filme retrata a história de um garoto com ADL e os seus pais na busca da cura começam a pesquisar sobre neurociência e desenvolvem um método de encerrar a quebra da bainha de mielina através de óleo erúcico recomendo que assista, e poderia até vir interpretação do senhor sobre esse filme e de como tudo foi solucionado usando uma linguagem da química mesmo
11 месяцев назад+5
Conheço esse filme. Se não me engano o pai dele tem uma ideia num sonho. Na química, muitas coisas são resolvidas com o cientista dormindo e sonhando.
professor, seu trabalho é EXCELENTE, mais por favor poderia aumentar a velocidade do video? Acredito que isso aumentaria bastante a retenção dos seus videos
11 месяцев назад+2
É que para fazer mais rápido eu preciso de um teleprompter. O pessoal que fala bem rápido é por conta disso. O roteiro tá na frente e só precisam ler. Eu tenho que falar tudo de cabeça. Eu obviamente não tô reclamando, pois é um prazer para mim gravar vídeos, mas é um grande esforço, ao fim de cada vídeo eu sempre tô exausto hahaha.
No fim do universo vai voltar tudo ao hidrogênio por causa do decaimento?
11 месяцев назад+3
Olha, essa é uma pergunta que merece até um vídeo à parte. Talvez retorne sim ao hidrogênio. Mas isso vai depender muito de como o universo estiver. Pois para isso ocorrer há a necessidade de que tenhamos a força nuclear fraca ativa. Mas se acontecer dos bósons Z e W não conseguirem interagir com a matéria, pode ser que não ocorra. Por outro lado, pode acontecer de toda a matéria interagir com a antimatéria e ser aniquilada. Outra possibilidade é das vibrações cessarem, chegando no zero absoluto, e a matéria se desfazer. São várias possibilidades.
@ teoricamente se ele voltar ao hidrogênio a gente teria um recomeço do universo a partir do pós Big Bang, certo? E se a anti aniquilar toda a matéria, teríamos um novo Big Bang por ter apenas energia espalhada?
Muito bom! 👏👏👏👏 Grato pelo vídeo , Israel. Uma pergunta: A tabela periódica tem limite? Tipo: podemos sintetizar novos elementos químicos sem limite?
11 месяцев назад+3
Olha, os elementos naturais param no Urânio. É muito complicado gerar outros átomos, pois a repulsão nuclear é muito grande. Essa energia, para você ter uma ideia, nem mesmo estrelas conseguem gerar. Hj temos 118 elementos, eu acredito que dificilmente passaremos de 120. A não ser que existia alguma outra fonte de matéria que não conhecemos e que se estabilize mais fácil. Entretanto, creio ser muito difícil.
@ Gratidão por sua visão sobre o assunto. Essa é uma dúvida e curiosidade que tenho comigo, e fico extremamente feliz de ouvir uma opinião vindo de uma pessoa como você, de um grande gabarito admirável. O elemento 92 nos trouxe a fissão e o vislumbre e a capacidade de sonharmos e realizarmos a fusão nuclear. Talvez através da "matéria escura " conseguiremos sintetizar elementos novos com espetaculares propriedades, podemos dizer. 😀👏👏👏🙌
11 месяцев назад+2
@@ismaelcastro5178 quem sabe né. Acredito que vai levar um tempo. Mas acho que dominar o "outro" tipo de matéria deve ser o caminho.
Tudo isto que você falou está devidamente documentado, não é?
11 месяцев назад+2
Sim, é uma longa jornada científica. Em geral, essa parte não é tão presente nos livros de química ou física. Mas em introdução a Astrofísica é mais fácil de encontrar esse processo.
Não sei como falam em segundos e minutos nessa situação tão crítica e diferente. O tempo é relativo... O que é, efetivamente, um segundo, nessa situação hipotética que é o Big bang?
11 месяцев назад+1
É complexo mesmo, porém entenda que o Big Bang é um modelo. E por ser um modelo interpretativo, baseado na cognição humana, ele se utiliza de ferramentas que se adequam ao nosso cognitivo. Logo, o tempo é plausível de ser usado dentro da escala horária que conhecemos e usamos.
Sei, se a matéria foi “criada” após o Big Bang, como poderia o “NADA” absoluto explodir? E criar um universo infinito?
11 месяцев назад+6
Não era nada, era energia. Após o Big Bang essa energia teve espaço para se converter em matéria. A equação da relatividade demonstra isso E=mc2. Mas o modelo do Big Bang só vai até aí. Não temos um modelo pré Big Bang, pois é impossível, até então, no caso esse é um campo que a metafísica aborda melhor.
Resposta sábia, pois respeita a Ciência, que merece nossa atenção e, ao mesmo tempo citou a Metafísica ( para bom entendedor: Filosofia, teologia, Deus...). Sua didática é muito boa.@
Boa noite professor eu queria lhe fazer uma pergunta a terra tem um núcleo não é esse núcleo essa bola de energia é como se fosse um sol dentro da terra que eu fiquei analisando uma coisa se você analisar é esse núcleo da terra que controla a gravidade sim ou não com que a terra tenha um campo atmosférico um campo magnético sim ou não que eu fiquei analisando assim aí eu queria tirar uma dúvida com alguém que entende disso que o núcleo da terra também ele é feito de plasma é igual ao sol esse núcleo da terra tem energia como que faz que a terra tem um campo magnético invisível aí eu queira lhe perguntar porque a lua não tem um núcleo a lua é um satélite mas a lua não tem um núcleo
11 месяцев назад+2
O núcleo da Terra é formado por Níquel e Ferro derretidos, conforme o material gira é produzido o campo magnético. Devido a densidade do núcleo ocorre a força da gravidade.
@ Então não é um plasma professor de níquel e ferro derretido níquel e Ferro o que controla a gravidade o campo gravitacional mas tem que ter energia não é professor para o níquel e ferro derreter não a temperatura alta né Porque sem a energia não tem como o núcleo da terra funciona sem o núcleo da terra a terra a Terra é o quê sem o núcleo
11 месяцев назад+4
@@BruceLeeOliveira a temperatura do núcleo da Terra é de apenas 5700 graus celsius. Não chega a ser um plasma, mas sim, o material derretido mesmo.
@ Olá professor eu vi o comentário que você me mandou é o campo magnético que controla a gravidade da terra eu queria também saber porque a lua não tem um campo gravitacional não tem uma atmosfera como outros planetas tem como a terra que a terra ela tem o núcleo de níquel e ferro derretido que faz produzir um campo magnético que controla a gravidade Por que a lua não tem atmosfera que a lua é um satélite é meio esquisito eu tô falando da Lua Eu também queria fazer uma pergunta sem o núcleo de cada planeta do sistema solar esses planetas são o quê sem esse núcleo Marte ele tem o mesmo núcleo da terra ou é diferente eu queria que você fosse o meu professor de escola mas só no RUclips que eu gosto muito dos seus vídeos trazendo esse conhecimento me deixa muito feliz
Vc consegue me fazer gostar de química vc junta a função real desses elementos no universo e não só cospe regras e fórmulas igual a maioria dos professores de química
6 месяцев назад
Aulas devem ser contextualizadas, existem momentos para as fórmulas e para a explicação dos fenômenos. Eu estou criando um segundo canal de exercícios e aulas de Química. Nesse canal vou explicar mais profundamente as fórmulas para quem quiser prestar vestibular. Porém nesse canal vou manter esse esquema mais contextualizado. Que inclusive, sou igual a você, gosto muito mais! 😉⚛️🧪⚗️
PARTICULAR .. FALAR DE PARTICULAS IONIZAÇÃO ... :P .. bem loucura paticula matéria FUÇÃO NUCLEAR .. BÁRIO ... até onde ...é facil.. e também COMPLEXA .. toda NARRATIVA.. :P menor MENOR QUE uma célala ..sendo célula !!
perdoa minha ignorância,mas essa teoria do Big Bang é de um contra senso imenso...defende que tudo surgiu do nada,ou que a própria noção de espaço/tempo como conhecemos não valia... não sou fanático religioso e tampouco faço pouco caso da ciência,mas esse modelo não é consistente
11 месяцев назад+3
Ele é consistente pois tem um ponto de falha. No caso, o modelo do BB não foi criado pra explicar o que ocorreu antes da expansão. Nós só sabemos que houve uma expansão, mas o que tinha antes consideramos que era energia, mas não sabemos o estado disso. Nós seguimos a teoria do BB pois existe a radiação cósmica em microondas de fundo, o famoso chiado, que conseguimos determinar que é um resquício de um evento de expansão muito grande do passado. Contudo, o BB não é uma teoria que explica o surgimento de tudo. É só uma teoria da expansão do universo.
@O que havia antes do BB. Também não tenho religião, mas, é contraditório, sei disso, mas o tudo só pode ter vindo do NADA, afinal, nenhuma matéria orgânica ou inorgânica de autoria, tem de vir de outro "lugar", o nada. Não sei se me diz entender
11 месяцев назад+1
@@bneto1309 mas só que "tudo" ou "nada" é uma perspectiva embasada na natureza como a conhecemos. Para nós, existe necessidade de que o universo seja de alguma forma tangível. Essa é uma idealização realista da natureza. O realismo encerra o nosso conhecimento científico em torno da natureza com aspecto bariônico, mas tudo indica que essa seja apenas uma faceta da natureza real. Por isso, o pré-big bang pode parecer estranho e até fora dos limites cognitivos, pois ele não se baseia na física, a qual estamos imersos. Provavelmente, não vamos conseguir criar uma analogia para isso, assim como não conseguimos exemplificar o Spin, que é quântico e usamos física clássica para tal empreitada, Sendo assim, tentar analisar algo extra nossa física, usando para isso nossa física bariônica, é algo incompleto, reducionista e não funcional. Por isso parece ser tão difícil, assim, o modelo que temos, se limita a analisar o pós expansão, pois não existem informações de um momento anterior. O fóssil que temos para isso é a radiação cósmica em microondas de fundo.
A teoria do big-bang NÃO é a teoria da formação do universo. El tenta explicar o que aconteceu com um universo, já existente, a partir de um dado instante. Não existe teoria científica que explique a origem do universo, mesmo porque nem se sabe se o universo teve um princípio! Ele pode ter SEMPRE existido! Koyza louka! Sim! Nosso intelecto talvez ainda, e talvez nunca, seja capaz de entender essas coisas! Mas vamos continuar tentando entender. Quem sabe... algum dia!
O problema é que vc inconscientemente quer que exista um criador para finalmente explicar tudo de forma simples . Mas a realidade até hoje não encontrou esse suposto criador, é difícil para muitos, mas é o que temos até hoje.
@@jacintomariano9774 não entendi. Você escreve "nada disso", daí você usa um conectivo "e". Em seguida usa o termo "verdade". É uma dupla sertaneja? "Vamos ouvir agora, Nada Disso e Verdade".
Excelente vídeo! Muito grato ao canal pela iniciativa de divulgação científica!
Ok professor, obrigado! Muito bem explicado! A “velocidade” da aula é boa. A gente consegue “acompanhar” a sequência e ainda dá tempo de pensar o raciocínio.
😉😉😉
Gostei! bem explicado e sem correria! Parabéns professor! Agente consegue acompanhar o seu pensamento através da ciência.
Fico muito feliz por vc gostar ☺️
Seu trabalho é incrível! Só aprendizado aqui.🎉
Ainda quero te ver dando entrevista no canal do Serjão!
Serjão é uma sumidade, eu tenho que comer muito arroz com feijão ainda 😂😂😂
Mas faltou falar do “ fim da vida do átomo “ !
Mais um video maravilhosamente bem elaborado!....
Muito obrigado 😊
Bom demais esse vídeo. Para mim o átomo é sempre um assunto que intriga e instiga a imaginação. Obrigado pelo vídeo professor.
Agradeço muito suas palavras 😊
Excelente apresentação!
Gostei muito!
Parabéns!
😉
... - esse "plasma" primordial é chamado de BRHAMAJIOTI, nos Vedas!...
Isso mesmo. Segundo Carl Sagan, a concepção científica se parece muito com a concepção religiosa Hindu!! Muito interessante.
Parabéns pela didática a maneira como ensina sem vaidade exposta
Faz tudo ficar claro e acessível
Obrigado
Eu que agradeço pela oportunidade de falar sobre ciências 😃
sensacional a explicação. parabéns
😉⚛️⚗️☢️🧪
Ótimo vídeo parabéns
Ótimo vídeo. Parabéns!
Muito obrigado 😊
Salve.
A velocidade dos elétrons muda? há variação?
Nos experimentos de que se usa feixes de lazer, são envidas elétrons, ou fótons? Ou há ambos os tipos de experimentos?
No experimento de dupla fenda são utilizados elétrons, ou fótons?
Até onde se sabe, o que muda nos átomos, para a formação de moléculas especificas, seria só a quantidade de prótons e neutros? ou há diferenças entre os quarks que os obriguem a formar um tipo especifico de átomo?
Será que minhas questões fazem sentido???
Vamos lá. 1) Em geral, a velocidade dos elétrons é de 70 m/s. 2) Laser trabalha com fótons com uma determinada energia e frequência, o que determina o comprimento de onda específico e, dessa forma, a cor da luz. 3) No experimento da dupla fenda são usados elétrons. Nesse caso, partículas fermionicas que se comportam como partículas ao serem arremessados contra o anteparo e, como ondas, quando passam pelas fendas. Eles não são fótons quando se comportam como ondas.
Para a formação de molécula, o que pode ocorrer é a hibridização dos orbitais. Ou seja, os orbitais de níveis de energia diferentes, encontram um meio termo de energia para que formem um orbital híbrido. Por exemplo, ligações simples no carbono são chamadas de sp3, pois um orbital do tipo s sobe um pouco de energia e, 3 orbitais do tipo p baixam o nível energético, formando um novo orbital com 4 tipos de orbitais diferentes, mas todos com o mesmo nível de energia. Uma ligação dupla forma um orbital sp2 e uma ligação tripla forma um sp1.
Eis um vídeo a ser re-assistido... algumas vezes
😉⚛️🧪⚗️ eu faço isso em diversos canais.
Que vídeo incrível!! Parabéns, sou seu fã 🫶🏻
Muito obrigado 😊
Incrível professor, não sei se o senhor já assistiu o óleo de Lorenzzo, esse filme retrata a história de um garoto com ADL e os seus pais na busca da cura começam a pesquisar sobre neurociência e desenvolvem um método de encerrar a quebra da bainha de mielina através de óleo erúcico recomendo que assista, e poderia até vir interpretação do senhor sobre esse filme e de como tudo foi solucionado usando uma linguagem da química mesmo
Conheço esse filme. Se não me engano o pai dele tem uma ideia num sonho. Na química, muitas coisas são resolvidas com o cientista dormindo e sonhando.
Aqui temos o funcionamento do Universo e como se formou ✅👍 Parabéns ao canal...
professor, seu trabalho é EXCELENTE, mais por favor poderia aumentar a velocidade do video? Acredito que isso aumentaria bastante a retenção dos seus videos
É que para fazer mais rápido eu preciso de um teleprompter. O pessoal que fala bem rápido é por conta disso. O roteiro tá na frente e só precisam ler. Eu tenho que falar tudo de cabeça. Eu obviamente não tô reclamando, pois é um prazer para mim gravar vídeos, mas é um grande esforço, ao fim de cada vídeo eu sempre tô exausto hahaha.
@ , desculpa cara eu não fazia ideia de tal equipamento!
@@Vaflab hahaha precisa desculpar não 😂
A velocidade está adequada para o público leigo. Aos avançados, há a opção de acelerar o vídeo em 1x5 ou 2x.@
Será que existe a possibilidade de júpiter ser composto majoritariamente de gás e mesmo assim ter esse campo gravitacional muito forte?
Sim! É exatamente isso. Provavelmente ele tem um núcleo massivo e que possui uma gravidade imensa. Isso faz com que os gases não saiam de seu entorno.
No fim do universo vai voltar tudo ao hidrogênio por causa do decaimento?
Olha, essa é uma pergunta que merece até um vídeo à parte. Talvez retorne sim ao hidrogênio. Mas isso vai depender muito de como o universo estiver. Pois para isso ocorrer há a necessidade de que tenhamos a força nuclear fraca ativa. Mas se acontecer dos bósons Z e W não conseguirem interagir com a matéria, pode ser que não ocorra. Por outro lado, pode acontecer de toda a matéria interagir com a antimatéria e ser aniquilada. Outra possibilidade é das vibrações cessarem, chegando no zero absoluto, e a matéria se desfazer. São várias possibilidades.
@ teoricamente se ele voltar ao hidrogênio a gente teria um recomeço do universo a partir do pós Big Bang, certo? E se a anti aniquilar toda a matéria, teríamos um novo Big Bang por ter apenas energia espalhada?
Muito bom! 👏👏👏👏 Grato pelo vídeo , Israel. Uma pergunta: A tabela periódica tem limite? Tipo: podemos sintetizar novos elementos químicos sem limite?
Olha, os elementos naturais param no Urânio. É muito complicado gerar outros átomos, pois a repulsão nuclear é muito grande. Essa energia, para você ter uma ideia, nem mesmo estrelas conseguem gerar. Hj temos 118 elementos, eu acredito que dificilmente passaremos de 120. A não ser que existia alguma outra fonte de matéria que não conhecemos e que se estabilize mais fácil. Entretanto, creio ser muito difícil.
@ Gratidão por sua visão sobre o assunto. Essa é uma dúvida e curiosidade que tenho comigo, e fico extremamente feliz de ouvir uma opinião vindo de uma pessoa como você, de um grande gabarito admirável. O elemento 92 nos trouxe a fissão e o vislumbre e a capacidade de sonharmos e realizarmos a fusão nuclear. Talvez através da "matéria escura " conseguiremos sintetizar elementos novos com espetaculares propriedades, podemos dizer. 😀👏👏👏🙌
@@ismaelcastro5178 quem sabe né. Acredito que vai levar um tempo. Mas acho que dominar o "outro" tipo de matéria deve ser o caminho.
Tudo isto que você falou está devidamente documentado, não é?
Sim, é uma longa jornada científica. Em geral, essa parte não é tão presente nos livros de química ou física. Mas em introdução a Astrofísica é mais fácil de encontrar esse processo.
Qual é a composição química da terra, argila?
Professor, é possível que na singularidade do buraco negro tenha o plasma de quarks e Gluons?
Na real é bem complexo isso. Hoje se discute se no buraco negro existe matéria bariônica. Talvez, no centro desse sistema, tenhamos matéria escura.
Ê 😂❤
Não sei como falam em segundos e minutos nessa situação tão crítica e diferente. O tempo é relativo... O que é, efetivamente, um segundo, nessa situação hipotética que é o Big bang?
É complexo mesmo, porém entenda que o Big Bang é um modelo. E por ser um modelo interpretativo, baseado na cognição humana, ele se utiliza de ferramentas que se adequam ao nosso cognitivo. Logo, o tempo é plausível de ser usado dentro da escala horária que conhecemos e usamos.
Sei, se a matéria foi “criada” após o Big Bang, como poderia o “NADA” absoluto explodir? E criar um universo infinito?
Não era nada, era energia. Após o Big Bang essa energia teve espaço para se converter em matéria. A equação da relatividade demonstra isso E=mc2. Mas o modelo do Big Bang só vai até aí. Não temos um modelo pré Big Bang, pois é impossível, até então, no caso esse é um campo que a metafísica aborda melhor.
Resposta sábia, pois respeita a Ciência, que merece nossa atenção e, ao mesmo tempo citou a Metafísica ( para bom entendedor: Filosofia, teologia, Deus...). Sua didática é muito boa.@
os nêutrons surgiram em qual momento?
Os nêutrons surgem na bariogenese. Logo após o chamado plasma de quark-gluons. Ou seja, surge junto aos prótons.
Boa noite professor eu queria lhe fazer uma pergunta a terra tem um núcleo não é esse núcleo essa bola de energia é como se fosse um sol dentro da terra que eu fiquei analisando uma coisa se você analisar é esse núcleo da terra que controla a gravidade sim ou não com que a terra tenha um campo atmosférico um campo magnético sim ou não que eu fiquei analisando assim aí eu queria tirar uma dúvida com alguém que entende disso que o núcleo da terra também ele é feito de plasma é igual ao sol esse núcleo da terra tem energia como que faz que a terra tem um campo magnético invisível aí eu queira lhe perguntar porque a lua não tem um núcleo a lua é um satélite mas a lua não tem um núcleo
O núcleo da Terra é formado por Níquel e Ferro derretidos, conforme o material gira é produzido o campo magnético. Devido a densidade do núcleo ocorre a força da gravidade.
@ Então não é um plasma professor de níquel e ferro derretido níquel e Ferro o que controla a gravidade o campo gravitacional mas tem que ter energia não é professor para o níquel e ferro derreter não a temperatura alta né Porque sem a energia não tem como o núcleo da terra funciona sem o núcleo da terra a terra a Terra é o quê sem o núcleo
@@BruceLeeOliveira a temperatura do núcleo da Terra é de apenas 5700 graus celsius. Não chega a ser um plasma, mas sim, o material derretido mesmo.
@ Olá professor eu vi o comentário que você me mandou é o campo magnético que controla a gravidade da terra eu queria também saber porque a lua não tem um campo gravitacional não tem uma atmosfera como outros planetas tem como a terra que a terra ela tem o núcleo de níquel e ferro derretido que faz produzir um campo magnético que controla a gravidade Por que a lua não tem atmosfera que a lua é um satélite é meio esquisito eu tô falando da Lua Eu também queria fazer uma pergunta sem o núcleo de cada planeta do sistema solar esses planetas são o quê sem esse núcleo Marte ele tem o mesmo núcleo da terra ou é diferente eu queria que você fosse o meu professor de escola mas só no RUclips que eu gosto muito dos seus vídeos trazendo esse conhecimento me deixa muito feliz
Vc consegue me fazer gostar de química vc junta a função real desses elementos no universo e não só cospe regras e fórmulas igual a maioria dos professores de química
Aulas devem ser contextualizadas, existem momentos para as fórmulas e para a explicação dos fenômenos. Eu estou criando um segundo canal de exercícios e aulas de Química. Nesse canal vou explicar mais profundamente as fórmulas para quem quiser prestar vestibular. Porém nesse canal vou manter esse esquema mais contextualizado. Que inclusive, sou igual a você, gosto muito mais! 😉⚛️🧪⚗️
Intençãio de muons o positron reage ántes
100000
Eu posso esplicar a dinamica
PARTICULAR .. FALAR DE PARTICULAS IONIZAÇÃO ... :P .. bem loucura paticula matéria FUÇÃO NUCLEAR .. BÁRIO ... até onde ...é facil.. e também
COMPLEXA .. toda NARRATIVA.. :P menor MENOR QUE uma célala ..sendo célula !!
perdoa minha ignorância,mas essa teoria do Big Bang é de um contra senso imenso...defende que tudo surgiu do nada,ou que a própria noção de espaço/tempo como conhecemos não valia... não sou fanático religioso e tampouco faço pouco caso da ciência,mas esse modelo não é consistente
Ele é consistente pois tem um ponto de falha. No caso, o modelo do BB não foi criado pra explicar o que ocorreu antes da expansão. Nós só sabemos que houve uma expansão, mas o que tinha antes consideramos que era energia, mas não sabemos o estado disso. Nós seguimos a teoria do BB pois existe a radiação cósmica em microondas de fundo, o famoso chiado, que conseguimos determinar que é um resquício de um evento de expansão muito grande do passado. Contudo, o BB não é uma teoria que explica o surgimento de tudo. É só uma teoria da expansão do universo.
@O que havia antes do BB. Também não tenho religião, mas, é contraditório, sei disso, mas o tudo só pode ter vindo do NADA, afinal, nenhuma matéria orgânica ou inorgânica de autoria, tem de vir de outro "lugar", o nada. Não sei se me diz entender
@@bneto1309 mas só que "tudo" ou "nada" é uma perspectiva embasada na natureza como a conhecemos. Para nós, existe necessidade de que o universo seja de alguma forma tangível. Essa é uma idealização realista da natureza. O realismo encerra o nosso conhecimento científico em torno da natureza com aspecto bariônico, mas tudo indica que essa seja apenas uma faceta da natureza real. Por isso, o pré-big bang pode parecer estranho e até fora dos limites cognitivos, pois ele não se baseia na física, a qual estamos imersos. Provavelmente, não vamos conseguir criar uma analogia para isso, assim como não conseguimos exemplificar o Spin, que é quântico e usamos física clássica para tal empreitada, Sendo assim, tentar analisar algo extra nossa física, usando para isso nossa física bariônica, é algo incompleto, reducionista e não funcional. Por isso parece ser tão difícil, assim, o modelo que temos, se limita a analisar o pós expansão, pois não existem informações de um momento anterior. O fóssil que temos para isso é a radiação cósmica em microondas de fundo.
A teoria do big-bang NÃO é a teoria da formação do universo.
El tenta explicar o que aconteceu com um universo, já existente, a partir de um dado instante.
Não existe teoria científica que explique a origem do universo, mesmo porque nem se sabe se o universo teve um princípio! Ele pode ter SEMPRE existido!
Koyza louka! Sim! Nosso intelecto talvez ainda, e talvez nunca, seja capaz de entender essas coisas! Mas vamos continuar tentando entender. Quem sabe... algum dia!
O problema é que vc inconscientemente quer que exista um criador para finalmente explicar tudo de forma simples . Mas a realidade até hoje não encontrou esse suposto criador, é difícil para muitos, mas é o que temos até hoje.
Nada disso e verdade
@@jacintomariano9774 não entendi. Você escreve "nada disso", daí você usa um conectivo "e". Em seguida usa o termo "verdade". É uma dupla sertaneja? "Vamos ouvir agora, Nada Disso e Verdade".