Como surgiram os ELEMENTOS PESADOS?
HTML-код
- Опубликовано: 5 ноя 2024
- Uma questão muito interessante é a de como podem ter surgido os elementos químicos no universo, sendo que uma das possibilidades é a do chamado Processo R (Processo Rapid), o qual se caracteriza como uma forma em que os átomos dos elementos químicos mais leves (com número atômico de 1 até 25 - H a Fe), recebem nêutrons, os quais passam pelo processo de decaimento beta, e se transformando em prótons. Dessa forma, os elementos mais massivos do que o Fe foram gerados com o próprio átomo de Ferro, rico em nêutrons, passaram pelo processo de decaimento. Obviamente, esses novos elementos massivos receberam novos nêutrons, os quais também passaram pelo processo R, gerando mais elementos pesados. Contudo, para que isso tenha ocorrido, foi necessário que supernovas tenham existido, pois somente através delas é possível com que átomos de Fe tenham sido expelidos de núcleos estelares e bombardeados por nêutrons. Os átomos de Fe são extremamente importantes, uma vez que, o Fe é o elemento mais leve e que necessita absorver energia para serem formados, diferente dos outros 25 elementos que liberam energia quando são formados.
_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
_____________________________________________________________________
Redes sociais do canal:
Blog: licenciandoemq...
Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
Excelente vídeo ! Aprendi muito . Obrigado !
Muito boas as explicações.
Ótimo vídeo. Parabéns.
Sempre aprendo muito ❤️ obrigado, professor
Parabéns, ótima explicação.
Do jeito que vc ensina ciência fica divertido aprender. Obrigado pelo vídeo professor, top demais.
Fico extremamente feliz por saber disso!
Muito bem explicado! Conseguimos entender perfeitamente!
Eu tinha quase certeza de que o livro Dicas de Física por Richard Feymann estava na lista.
Vou atualizar a lista em breve. 😉😉😉
@
Primeiro foi lançado um compacto Dicas de Física, posteriormente veio uma coleção pela editora Bookman Lições de Física de Richard Feynman, o famoso livro vermelho. Estou lendo o volume 1 agora inclusive. Kkkkk
Prezado Professor Israel.
Muitíssimo obrigado pelas suas preciosas aulas.
Agradeço pela oportunidade 🙂
Muito bom! poderia falar sobre os transurânicos e até onde pode ir a criação de novos elementos?
Eu pretendo fazer um vídeo sobre isso em breve, contudo, já adiantando, muito provavelmente, estamos chegando já no limite da nossa tabela periódica. Não que novos elementos além do Og não possam existir, ou existiam, mas, provavelmente não vamos conseguir gera-los, pois os ambientes precisariam ser muito externos.
Partilhado... 😉😉😉
Muito clara sua explanação. Obrigada.
Muito obrigado 😉⚛️🧪⚗️
No universo tudo está sempre está se reciclando? fusão, enriquecimento,fissão, decaimento, ionização, tudo se faz e se desfaz, como disse finado Lavoisier " Na natureza nada se cria tudo se transforma!". Tudo no universo pode ser refutado menos está afirmação atribuída a Lavoisier.
Sim, é verdade, mas aplica-se na física clássica, pois existem alguns aspectos quânticos que quebram isso. Inclusive, essa frase "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" é atribuída só Lavoisier, contudo, acredita-se que quem falou isso foi a esposa dele.
Excelente....
Somando a isso o tempo não existe, só a interação entre campos q surgem e desaparecem. A energia.
Muito bom.
Gostei
A energia liberada na supernova vem da força forte ou da eletromagnética?
Tem muita relação com as duas. Contudo, devido ao fato de ocorrer uma explosão pelo núcleo se desintegrar, a força forte é mais fundamental inicialmente. Após ocorrer a implosão para o surgimento de uma estrela de Nêutrons, por exemplo, aí temos efeitos quânticos e a gravidade ajudando. Ao ponto do brilho da estrela ter mais relação com sua densidade do que com sua temperatura.
Energia se manifesta na forma de luz e calor, (entre outrasformas?). A pressão também é uma manifestação de energia? Ou só uma consequência do calor?
A pressão é uma consequência das partículas e da gravidade. Ela ocorre conforme moléculas se agrupam em grandes quantidades em um determinado volume. Então, há energia na "pressão", mas não, necessariamente, é uma forma de energia. Inclusive, na Física e na Química, definir energia é uma coisa bem difícil.
excelente vídeo. Pelo vídeo, dá a entender que não há um um limite para geração de átomos ultrapesados. mas a minha pergunta é, há algum limite teorico, tipo, pelo modelo tal, o limite superior seria atomo natural com 200 protons?
@@paulocesarrodriguesdonasci1996 Acredito que o limite seja 119 ou 120 átomos. Na realidade não sei se vamos além do Og, que tem 118 átomos.
Se os átomos mais pesados são formados pelas estrela mais massivas então eles tbm são mais antigos e raros correto?
Não. Os mais leves são os mais antigos. Uma vez que as estrelas mais antigas são de Hidrogênio.
Muito interessante. Eu sou apaixonado por ciências. Fiquei curioso. Lendo ou assistindo um vídeo aleatório (não lembro quem) foi dito que é possível que a matéria pode se comportar de forma diferentes em outros lugares do espaço. Nesse caso átomos mais pesados seria possível? Em locais mais energéticos. Extrapolando poderia existir até o unobtanium.
Espera-se que a matéria seja muito afetada em locais próximos a buracos negros, uma vez que são locais com situações físicas mais extremas no universo. Contudo, mesmo em buracos negros, pode ser que não existam tais elementos. Pois o ambiente da criação das primeiras galáxias, eram muito mais extremas que as de hoje.
"Unobtanium" é uma sátira para se referir a algo, no caso os elementos, que não pode ser obtido, seria algo como "não obtível"!
Agora o limite real da tabela só o futuro dirá!
Acho que o elemento mais pesado conhecido hoje é a Thais Carla.
Bem.... Meio que dá um nó na minha cabeça o decaimento de um nêutron se tornar um próton, já que deixa de ser 2d pra 2up, meio que soa como se o down representasse energia e o up não
A ideia de decaimento é por conta da massa, pois up é mais leve que o down.
@ isso torna tudo mais fácil de entender, essa massa perdida, já conhecemos o destino dela?
@@nathanaelsilva6224 é liberada para o meio na forma de energia.
Lembrando que hoje sabemos ser possível existir em ambientes de alta pressão átomos tetraquarks e pentaquarks, ou seja prótons e nêutrons com mais de três quarks.
Sabia que Bullying agora é crime?
👏
E os elétrons? Como surgiram?
Não é uma resposta simples, mas eles se formaram na chamada era leptônica. Que é praticamente o momento do plasma de quark-glúons. Dentre as teorias que podem explicar a formação dos elétrons há a relação com a teoria das cordas e com a decomposição de outras partículas. Como os elétrons não são afetados pela força forte nuclear, eles podem ter surgido de deformações de quarks que se desalocariam dos núcleos e ficassem dependentes da força eletromagnética.
Super interessante adorei, é vc que faz a voz do cara que vende uma lata sem rótulo no canal adult swin?
Não, nunca fiz voz pra canal.