FIM DE UMA ERA: A LIVRARIA CULTURA FECHA AS PORTAS DE VEZ
HTML-код
- Опубликовано: 1 дек 2024
- ✦ Torne-se Padrinho do Ler Antes de Morrer: www.padrim.com...
✦ CONHEÇA O NOSSO PODCAST!
Escolha seu tocador favorito: linktr.ee/lera...
-
Siga o Projeto Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
CONTATO PARA PARCERIAS: lerantesdemorrer1@gmail.com
Notícia de última hora: saiu uma decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça suspendendo o decreto de falência. A decisão é provisória, mas a Livraria Cultura já informou que vai tomar as medidas para reabrir nos próximos dias as lojas de São Paulo e Porto Alegre. Acompanhemos.
g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2023/06/29/livraria-cultura-consegue-liminar-no-stj-e-reverte-falencia.ghtml
Reabrir devendo até as calças???? Fora o assédio moral e etc. É a uberização de tudo, a Amazon passa um rolo compressor nos outros, dificil concorrer com o preço deles. Ir na Paulista e não passar por lá, será triste :( Seguiremos!
@@lmbtoliveira ver algumas pessoas vangloriando a Amazon por conta dos preços super acessíveis é até engracado, queria ver a cara dessas mesmas pessoas no momento em que ela conseguir monopolizar o mercado e colocar o preço que bem entender nos livros
essa medida é como um paciente estar respirando somente aparelhos e o que resta é a familia a familia autorizar a eutanásia
@@alguemporai901 Isso é intrínseco ao capetalismo. Eu mesmo vou em bibliotecas, e só compro em promoções e vou no mais barato sempre, infelizmente meu dinheiro é finito. :(
Governo ajuda montadora de veiculos, companhia aerea, emissoras de TV, gigantes do agro… Acho isso errado, mas já que a ajuda estatal nunca vai parar, acho mais justo que ajudem companhias que REALMENTE façam a diferença para a cultura brasileira.
É bom lembrar das inúmeras denúncias de funcionários e ex funcionarios da Cultura que disseram que eram alvo de assedio moral pesado, salarios baixíssimos e cargas de trabalho elevadas e sem hora extra. Historias de humilhação publica vindas do próprio dono. Em suma, eu lamento sim pela cultura e tudo que representa pra SP e pra mim. Mas de resto, cavaram a propria cova. Pena dos funcionários que não vão levar um puto.
Faço minhas suas palavras.
Exato. É triste perder um símbolo, mas mais triste que isso é ver as pessoas que mantiveram o símbolo vivo sofrerem sem seus direitos.
Piru meu amigo , meu sobrinho trabalhou lá. Você foi cirúrgico no seu comentário.
Abraço e sucesso!
Essas distorções sociais aconteceram devido ao país ter vendido tudo e agora está roendo osso sem dinheiro para comprar nada devido aos preços altos. Consequências da saída do modelo de partilha do petróleo. Como eu sempre digo: fazer análises mais profundas e dentro do pragmatismo.
@pirulla25 , minha expressão qdo li seu comentário 😲. Nunca imaginei
Realmente!!!! Entre tantas perdas do Brasil recente, mais uma inconsolável ...
Também fui cliente da livraria cultura por muitos anos. Posso dizer, com tranquilidade, que quase metade da minha biblioteca pessoal foi comprada lá. Dei a eles muitos milhares de reais ao longo dos anos. Assim como você, também nutria admiração pelos funcionários, que sempre tinham algo a dizer sobre o livro que eu estava interessado em ler. Justamente por isso fiquei estarrecido quando soube como a livraria tratava os seus funcionários no fim da vida da empresa, sobretudo quando ouvi o áudio do assédio da gerência praticado contra os funcionários. Eles não tratavam as pessoas que trabalhavam para eles com dignidade. A partir daquele momento, parei de comprar na loja, dando preferência para a Saraiva e a própria Martins Fontes. Eu fui uma pessoa que comprei livros na época da pandemia exclusivamente para ajudar editoras, mesmo que n~]ao tivesse tempo de lê-los naquele momento, mas não dava para compactuar com a atitude que a Livraria cultura estava tomando com as Editoras e com os funcionários. .Nunca fui de ficar nos puffs da loja. Preferia comprar e ler a obra em casa, mas reconheço que o ambiente cultural, permeado de pessoas falando e desfrutando dos livros, era atraente. Mas isso não é produto daquele lugar. Se você viajar para países na própria América Latina, onde a cultura dos livros é muito mais forte, é comum andar pelas praças aos finais de semana e ver as pessoas desfrutando da leitura de livros, como na capital chilena de Santiago e mesmo nos cafés de Buenos Aires. Não é o local, é o hábito cultural da população. O que era feito na livraria cultura é possível de acontecer até no Ibirapuera, se as pessoas cultivarem o hábito da leitura no Brasil. .
Eles tem dívidas com editoras, com dezenas de ex-funcionários e sequer tem previsão de quando vão conseguir pagar todos. Tanta gente precisando do que é seu por direito e a empresa sem conseguir ou querer fazer o seu dever para com todos e isso já faz anos.
A injustiça disso aqui é a parte mais triste dessa história.
Como frequentador .. lamento profundamente!!!
Um outro fator seria também que o brasileiro está lendo pouco a cada ano que passa. Adoro o seu canal.
Emburrecimento programado do povo brasileiro😈
Eu nos meus 34 anos, também, fiz faculdade perto da Av. Paulista e como eu e meu primo fazíamos moda e cinema a gente amava andar pela avenida e cercanias. Pra mim realmente, eu esquecia que a “megastore” só estava ali desde 2007, apesar da menor estar há décadas. Como na Fnac e também na Saraiva megastore do shopping CN onde meu pai tinha comércio eu li tantos livros e comprava outros, revistas, cadernos, caneta, cartões de aniversário, cds, dvds nessas lojas. Especialmente na Cultura eu lembro de encontrar filmes que não se encontravam facilmente. É realmente triste pelo lado de quem viveu tantos momentos e tem tantas memórias e lembranças numa época em que tudo parecia fervilhar mesmo naquela avenida, na cidade.
Mesmo menores, espero que ainda existam essas livrarias que tanto conforto nos trazem e sempre trouxeram.❤
A falência de uma empresa que vende livros não representa a morte da cultura, dos livros ou dos leitores, e a gente sabe disso. O que chama a atenção é uma empresa com milhares de livros em suas mãos, parada diante de milhares de pessoas que adorariam ler, mas que ainda assim, não consegue se manter viva. É de uma incoerência absurda.
O empobrecimento da sociedade é um fato. Muito embora as pessoas em maioria sublimam sobre isso, ou seja, não comentam sobre,embora internamente elaa saibam.
O Brasil NÃO é viralata! Mas se deixa levar, dominar se por tal ideologia.
é muito triste, era um dos espaços mais bonitos, agradáveis de se frequentar, claro, pra quem gosta de livros
@@cristianoscaglioni1965triste demais, Cristiano. Agora é torcer pra que nós, leitores apaixonados, valorizemos ainda mais as bibliotecas públicas e os pequenos sebos.
@@cristianoscaglioni1965 Nunca estive em São Paulo. Mas muitos me diziam o quanto legal era e eu pensava em visitar.
Eu li demais na livraria Cultura aqui em Recife, fechou também deixando muitas lembranças maravilhosas e aprendi muito é uma pena, devo parte e até mesmo um total conhecimento a ela também
O cheiro de livro novo é uma das coisa que estão marcadas para a extinção! As gerações futuras não saberão (infelizmente) o que é isso!😔
A Última Livraria da Cultura fica dentro do Shopping Bourbon em Porto Alegre 🥺 Eu ia mto na de Recife que era gigantesca na beira do mar, uma obra de arte. Que saudade!
Triste e melancólico fim. A ganância afundou a livraria.
😅😅😅 fia vive no mundo de Nárnia ? ninguém compra mais livros coml antes , e tudo digital, como alguém vai manter uma loja pra nao vender nada ? 😅
Você definil bem uma verdadeira catedral. Sempre que tive oportunidade passei por lá quando estava em São Paulo. Muito, mais muito triste.
Muito triste! Amava passear e comprar livros lá. Era um lugar ímpar.
O Brasil deveria, no mínimo, ter uma biblioteca pública daquela grandeza.
Besteira temos estadios onde primatas berram e se alucinam😅😅
Eu conheci a livraria Cultura em 1976 quando tinha 15 anos e trabalhava no predio em frente. Foi la que vi pela primeira vez reproduções de quadros do Salvador Dali expostos na vitrine. Frequentei ao longo da minha vida esporadicamente, mas sempre. Vai deixar muitas saudades. (parabéns pelo seu belo trabalho !)
Uma das filiais da Livraria Cultura no Rio de Janeiro era no Centro, no antigo Cine Vitória. Era linda, muito grande, tinha três andares. O mais incrível era aquela estante em caracol que dava acesso ao pisos superiores e ao restaurante no terceiro andar. Fechou há uns seis ou sete anos. Lamento pelo fechamento da sede em São Paulo.
E tinha um teatro no subsolo, o Teatro Eva Hertz. Outra grande perda para a cidade.
@@91adadad verdade, boa lembrança. Infelizmente nunca fui ao teatro.
E pensar que estive em São Paulo e ainda consegui ir na livraria, não me passou pela cabeça que um lugar tão lindo fosse fechar.
Já estava sendo noticiado havia um tempo. Mas, eu tinha esperança de que o dono ia reverter a situação 😢 Fiquei sabendo do fechamento na terça, quando estava na Consolação, e aproveitei pra dar um pulo lá. Foi tão triste ver a moça na entrada, nos explicando que a livraria estava fechada, e ver o espaço vazio. Aquele lugar tão pulsante, tão cheio de vida, de histórias 😢
Isa, sou de Porto Alegre e a Livraria Cultura daqui era meu refugio. Porém, faz uns anos que a loja se tornou mórbida, com energia pura da crise. Poucos lançamentos de livros, prateleiras vazias, alguns corredores com vendas pra sebo (os mais cheios, inclusive), exalando uma tristeza surreal. Lembro de pegar livros e gibis da turma da mônica, quando criança, e sentar nas almofadas divertidas que tinham espalhadas pelo salão, sempre disputadas. Hoje é um lugar que, infelizmente, remete abandono para os leitores. Uma pena de doer o peito.
Eu amava a livraria cultura que tinha na senador dantas no rj, eu ia de segunda a sexta ficava umas duas horas la, li muito e comprei muitos livros e hqs la, que saudade.
Moro no Rio. Livraria Cultura daqui era um lugar especial!! Amava o espaço, a organização os livros, os livros oferecidos!!! Lamento demais!!!
MUITA SAUDADE DESSA GIGANTE E ETERNA LIVRARIA CULTURA. NADA APAGARÁ ELA DE MINHA MEMÓRIA AQUI EM RECIFE. SOU GRATO POR ELA TER ACOLHIDOS MINHAS NECESSIDADES INESQUECÍVEIS. ERA SITUADA AQUI NO RECIFE ANTIGO, JUNTO HOJE DO SHOPPING ALFÃNDEGA. JUNTO COM TODOS VOCÊS CARENTES DESSA MAGNITUDE, CORROBORO MINHA SAUDADE E TRISTEZA, POIS VEJO QUANTAS PESSOAS HOJE IRÃO PERDER A QUALIDADE DA LEITURA E DO CONHECIMENTO. OBRIGADO LIVRARIA CULTURA. JAMAIS SEREMOS ESQUECIDOS, JAMAIS APGARÃO MINHAS LEMBRANÇAS. SAÚDE E MUITAS ENERGIAS BOA PARA TODOS OS ORGANIZADORES E CONTRUTORES, COMO FUNCIONÁRIOS, POR ESSA ETERNA E INFALÍVEL ORA DE ARTE. UM DIA SUA HISTÓRIA VIRARÁ UM FILME PARA FICAR NAS NOSSAS LEMBRANÇAS. FIQUEM TODOS COM DEUS.
Em recife a saraiva operou por muito tempo com o atendimento de modelo de balcão. Quando a livraria cultura chegou na cidade foi um dos sustos mais prazeroso que a população leitora teve. A Cultura era uma experiência, não apenas compra e venda, pois os vendedores eram extremamente atenciosos e era perceptível a satisfação deles em atender e lá estar trabalhando. Muitos amigos meus trabalharam lá. Meu sentimento era de biblioteca a qual tinha o bônus de comprar o livro caso se apaixonasse pela leitura. E por falar em paixão, lá me apaixonei. Mesmo o relacionamento não tendo sido duradouro, vale ressaltar que também era um lugar onde romances nasciam e, por isso, virava um ponto de encontro afetivo do casal. Mas no final, era negócio, promissor e inovador, sim! Mas a grandeloquencia de tomar o mercado se voltou contra a livraria cultura. Hoje, aqui em Recife, no mesmo lugar que funcionava a cultura, se encontra a Livraria Jaqueira que deu continuidade ao modelo mega store inaugurado pela cultura, mas não é a mesma coisa... Enfim, é triste...
Eu me lembro que minhas principais fontes de estudo de música nem eram na Faculdade, eu corria para Livraria Cultura do Recife e lá eu li acho que quase todos os livros.
como a Issabela falou era o ponto turístico e de encontros na parte Histórica de Recife. eu me lembro dos Sarais de poesia com musica e orador em frente as escadas da Cultura que vi em São Paulo 2019 eu fiquei encantado.
uma pena mesmo ter que guardar todas essas lembranças em uma gaveta e não poder revisitar para reviver outros momentos.
A antiga livraria Cultura do paço alfândega, era de fato uma experiência. Ainda bem que ainda temos a Jaqueira.
A livraria Jaqueira no Recife está no mesmo lugar da Livraria Cultura, ocupando o mesmo espaço físico. Entretanto, o perfil lá é bem diferente... ao contrário da Livraria Cultura em que íamos e podíamos passar o dia inteiro, na Livraria Jaqueira temos que comprar o livro e ir embora logo. Triste 😢
Em que sentido não é a mesma coisa? Pergunta curiosa mesmo
Gostei! Essa moça é uma fofa! Inteligente e doce. Abrir um negócio no Brasil não é fácil se a pessoa não tiver visão. As livrarias precisavam se remodelar. Se fizessem um cinema e parque interno para adultos e crianças com temas dos livros e, vendessem mais eletrônicos para captar recursos sem desfazer dos livros iria bem. Parabéns pelo vídeo!
Sou portuguesa e estive no Brasil em 2010. Tive o prazer de conhecer a Livraria Cultura em São Paulo e sempre imaginei voltar e agora senti um aperto no coração. Lamento imenso! De verdade! Isso é de facto uma tragédia cultural 😔 bom video, obrigada
Ainda bem que não conheceu o dono. Ainda bem que nunca trabalhou lá. Dono criminoso, assediador. Empresa cheia de processos. Mas siga sendo cega, surda e muda apoiando e com seu aperto no coração.
Tinha uma livraria cultura no shopping da minha cidade, fechou na pandemia…
Eu simplesmente amava ficar lá a tarde vendo os livros!!
Dá uma tristeza né?
Eu sinto saudades da Livraria Cultura que conheci quando adolescente, depois durante a minha época de faculdade. Anos depois, foi um dos primeiros lugares que levei minha esposa, na época namorada, para conhecer. Ela morava em Maringá e não conhecia a Livraria Cultura. Lembro de ver um pouco do assombro que eu tinha quando mais novo nos olhos dela. Infelizmente, uma má administração e práticas erradas parecem ter levado esse local a um ponto de não retorno.
Muito triste ver o que aconteceu com a Cultura, a que tinha no Rio era o meu lugar favorito! Saia da faculdade e ia pra lá todos os dias, participei de muitos eventos lá e amava comprar livros e pedir para presente pq eles embalavam tão lindamente que dava dó abrir. Conheci muitos livros lá através dos próprios vendedores
Livraria Cultura quando eu a conheci fiquei maravilhado na época...
Tive o prazer de visitar esta loja da Cultura, de ficar assim como muitas pessoas, algumas horas lendo e depois devolver o livro para a prateleira. Apesar de morar em Salvador, não me furtava o direito de estar em SP e deixar de ir a Cultura do Conjunto Nacional. É uma grande e dolorida realidade ficarmos sem este ícone da beleza estética, mas também um grande difusor cultural. Mas em um pais em que por quatro anos a cultura sofreu absurdamente e se opta em baixar os impostos de moto aquática e de games, se elevando o dos livros, naturalmente nenhum livreiro resiste. Mas viveremos nas lembranças.
Lembro q a minha felicidade no shopping Morumbi era ir na Fnac e ficar vendo vários livros, até decidir algum q eu fosse ler.
Bem vindos a era Tiktok, onde a informação, complexa ou n, é fácil de se obter, mas o que prevalece é o supérfluo e superficial.
Em Niterói, tem uma livraria Cultura, é um dos meus lugares preferidos. Que triste! Quando fecha uma livraria perdemos muito.
Quando vou a Buenos Aires, fico encantada com El Ateneo e outras livrarias. Sinto falta disso no Brasil, dessa relação com as livrarias e com livros como vejo por lá.
Parabéns pelo vídeo. Triste, mas tardio fim. Livraria Cultura era muito legal. Todas as lojas eram demais, mas com estruturas muito caras.
Não há leitores que não tenham comprados livros na Cultura, todavia a livraria deu um passo maior que as pernas ao adquirir a FNAC, e também não atentou aos novos tempos. Já dizia Belchior na voz magistral da Elis Regina: “É você que ama o passado e não vê que o novo sempre vem.”
Tenho lindas lembranças da livraria cultura da paulista !! Na época de cursinho para vestibular adorava sair da aula e ir até lá para que s inúmeros exemplares de literatura brasileira e estrangeira, sentar na escada e ler !!! Uma pena não ter nenhuma foto para guardar esses momentos, mas acredito que vai ficar registrado na memória de muitos leitores ❤
Isa, te ouvir falar que era apaixonada pela Cultura, que a considerava um dos locais mais legais do mundo, eu lembrei da minha fase universitária, que eu amava frequentar a Siciliano. Eu ia ao shopping só pra visitá-la. Me fazia tão bem. Eu fiquei arrasada qdo ela faliu e fechou. Realmente dá uma tristeza qdo a gente vê um lugar que fez parte da nossa vida acabar assim de forma tão triste.
Quando eu aprendi a ler, lembro que minha madrinha me levava todos os domingos na livraria siciliano e era o dia mais esperado da semana para mim.
Nossa sou da época da Siciliano também e a melhor época era quando eu ia lá escolher meu livro-presente de aniversário.
@@jenniferleoncio7897 eu amava a prateleira das revistas norte americanas. Eu ficava encantada pq lia as notícias sobre Hollywood. Hahahahah. Só ficava triste pq eu n podia comprar. Eram muito caras ao serem convertidas para o real.
Lamentei muito a perda da Livraria Cultura. Estava nela, sempre. Hoje frequento, em Brasília, a Livraria Travessa, que está maravilhosa.
A livraria cultura era o início de todo o rolê no bairro do recife antigo.
A livraria ficava num ponto da cidade entre o rio e mar, dos pontos turísticos, se tornou um marco na vida dos frequentadores dessa parte da cidade.
Enfim, muito triste.
Frequentei tanto quando morei em São Paulo. Memórias alegres... li lindos livros sentada naquele carpete alaranjado, ❤️. Uma pena a realidade não ser tão legal assim.
É uma pena! sempre que fecha uma livraria, um cinema ou algo cultural é muito triste.
Leia as reportagens de como a Livraria Cultura assediava seus funcionários e quantos processos tem. Empresa ruim, mas a fachada é boa. E o cliente otário compra e apoia sem saber o que tem por trás.
Triste demais, foi o primeiro lugar que eu quis visitar quando fui pela primeira vez a São Paulo, eu que que sou do interior fiquei deslumbrado não com os predios e sim pelas estantantes abarrotadas de livros como os de "Fundação". de Isaac Azimov, me senti acolhido naquele lugar, sentia que era um refugio do caos um santuario de consciência.Ali me senti pleno.
Quando meu filho começou a falar, ele pedia pra ir na "livaía Coitula". Hoje ele tem dez anos e é um pequeno leitor que iniciou sua relação com a literatura dentro daquele enorme dragão cheio de almofadas.
Em compensação tá pra inaugurar algumas livraria em shoppings de São Paulo.... Travessia e Livraria da Vila...
Fico entristecido, visitei demais a Cultura da Paulista e do Villa Lobos. Foi um lugar acolhedor e de memoráveis encontros. Fica a saudade do lindo lugar e as memórias. No final do mês de Maio estive na Paulista a trabalho e lógico aproveitei para ir até lá, mas já estava impresso um ar triste no ambiente e em seus vendedores. Tenho somente a agradecer os bons momentos..
Lugar incrível mesmo. Só fui uma vez, quando estive em São Paulo, mas ficou uma lembrança muito especial.
Realmente era uma livraria linda. Eu sou do interior e uma das primeiras vezes que fui para São Paulo, eu fiz questão de visitar essa livraria. Achei o espaço lindíssimo e fiquei horas e horas lá dentro.
Isabella muito agradecido por este vídeo, sua maneira de narrar o ocorrido bem seria uma adorável obra literária, talvez um romance dramático. Acredito que para muitas pessoas, a Livraria Cultura possua um significado quase como arquetípico, realmente de um templo. Toda vez que visitava São Paulo (sou de Araçatuba), praticamente jamais deixei de ir na Cultura. Mas, não entrando na justa, necessária e inolvidável crítica que se tem que fazer em relação à grande questão dos direitos trabalhistas dos funcionários que sofreram naquela empresa, e que, provavelmente, já estava na causa da administração desumana promovida pelos proprietários, gostaria sim de tratar das noções de 'ícone', e talvez até permeado pelo conceito de 'fetiche' que a Cultura trazia para pessoas que, como eu, simplesmente idolatrava tudo aquilo. No entanto, vou recorrer não exatamente à própria Livraria Cultura mas, antes, à outros símbolos, provavelmente até mais icônicos do que a Cultura, mas certamente muito menos conhecidos, porém, não menos importantes. Muito pelo contrário. Falo, por exemplo, da Livraria Calil (antiquário de livros), da qual tenho a honra e privilégio de ter um exemplar de uma das obras de um dos matemáticos mais importantes de todos os tempos, Joseph Louis Lagrange "Œuvres De Lagrange: Traité De La Résolution Des Équations Numériques De Tous Les Degrés", edição de 1808; assim como mencionar o Sebo do Messias, da qual tenho a satisfação de ter adquirido ali um exemplar 'artístico' de "Einsteins 1912 Manuscript On The Special Theory Of Relativity", um trabalho que foi publicado na forma de facsímile, obra patrocinada pela Safra Philantropic Foundation (Israel). Ou então, um trabalho igualmente histórico de Jean Piaget, intitulado "Traité de Logique - essai de logistique opératoire", 1a.edição, de 1949, adquirido na Traça Livraria e Sebo, em Porto Alegre. Mas...por que estou falando disto? Porque talvez valesse a pena refletir mais sobre os reais ícones da 'cultura' (não esta que faliu...), que são as "petits librairies" ou, melhor dizendo "les meilleures libraries". Paris é um exemplo disto para nós, pois ali 'sobrevivem' ao tempo algumas das mais antigas livrarias do mundo (visitei algumas). Contrapondo-se à empresas como a própria FNAC parisiense, estes oásis que são as 'pequenas' livrarias, algumas mais especializadas em livros antigos (tanto as edições originais, quanto as reedições), acabam como sendo sim, as verdadeiras representantes de nossa tradição cultural universal, como uma Biblioteca de Alexandria. Porque, provavelmente, ainda preservem aquele ideário arquetípico de que mencionei no início, que é este quase fetiche que os amantes das letras (cada qual em seu gênero...) possui. Muito agradecido Isabella.
A loja era um sonho! Tinha me planejado pra ir agora nas férias com minha filha de 9 anos lá. 😢 Infelizmente ela vai perder essa experiência impactante de entrar numa livraria que parecia um mundo de livros e imaginação.
Sempre quando conhecia uma moça marcava um café na livraria cultura. Boas lembranças!
Conheci a Cultura do
Conjunto Nacional em 1977, passando a fazer um parte da minha vida.
Frequentei muito, é um pedaço do meu passado que se apaga. Mesmo que tenha conseguido reverter no STJ a decisão de fechar completamente, creio que dificilmente volte à florecer como merece😢😢😢
Merece é pagar os diversos funcionários assediados. Se não pagar então que quebre de vez. Mas o cliente quer um funcionário para atendê-lo, ainda que o dono seja criminoso. Cliente sempre tem razão. Cliente que apoia crime que se phoda.
Sinto muito...eu sou do Maranhão, mas já vivi no Estado de São Paulo e tenho as mesmas visões e lembranças que você descreveu. Sua dor é minha dor.
Ir na livraria é uma experiência indescrítível pelos cheiros dos livros, o contato com as pessoas e a atmosfera. É algo impagável, não consigo me recordar de quantos livros li e me apaixonei por sugestões de desconhecidos que tinham um amor em comum, a literatura.
Sou do interior de Minas Gerais. Minha primeira visita a SP e eu fui correndo na Livraria Cultura. A experiência foi ter voltado a ser criança e estar num parque de diversões. Tudo me encantou. Fotografei cada pedacinho, como se sentisse que um dia ela pudesse não mais existir fisicamente, apenas nas lembranças. ❤
Nunca fui de ir em livraria. Mas era rata de biblioteca. Todos os dias depois da aula iamos em grupo pra biblioteca municipal que tinha perto da escola. E também tinha o hábito de ir a sebos muito frequentemente onde encontrava preços muito mais acessíveis a minha realidade. Não posso dizer que sentirei falta da Cultura pq a única vez que fui consumidora através do site, conseguiram atrasar a entrega kkkkk. Só desejo que os funcionários e editoras recebam o que lhes é devido e recolocação profissional para os que precisam ❤
Conheci todas essas que você citou quando fazia um curso em São Paulo. Aqui a Cultura era num cinema antigo lindo no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Lamentei muito quando fechou mais uma vez o espaço
Eu era de Porto Alegre e frequentava a Livraria Cultura de lá. Dois andares, linda, aconchegante e com uma cafeteria bem legal. Vai ser muito triste se as Livrarias Culturas fecharem. Ir em livraria é meu hobby. Uma das minhas poucas e seletivas curtições quando eu saio de casa. Livrarias, praças, museus, cafeterias, algumas gastronomias, enfim, poucas coisas. As outras livrarias são pequenas e com poucos clássicos. Na maioria autores que fizeram livros feitos por livros dos livros clássicos e outros livros - uma salada-de-frutas aguada.
Tenho boas recordações da Livraria Cultura, quando era adolescente, lá na década de 80, trabalhava ao lado do conjunto Nacional, e conheci a livraria Cultura, visitei muitas vezes desde então, é triste saber que acabou.
Trabalhei anos em livrarias, Nobel e Leitura. Trabalhar na Cultura era um sonho pros livreiros e o sistema pra entrar na empresa era super rígido! Várias provas, questionários, línguas, uns três dias de processo seletivo. Tenho boas lembranças dos horários de almoço no shopping Iguatemi campinas, onde passava as horas dentro da Cultura, era um local mágico realmente. Uma pena, as causas são inúmeras porém a falta de administração leva a isso. Os consignados mesmo viviam dando problemas, pois o sistema da loja n m sempre (aliás quase sempre) não estava correto pois livros eram perdidos e furtados. Aí acertar com editora, ou devolvia se o exemplar ou pagava sua falta. Oq os políticos poderiam fazer pra salvar as livrarias!? Ajudar as editoras pra que o produto livro saia mais em conta pro consumidor não precisar ir a internet apenas! Mas......o interesse é zero né 😢😢😢
O estado, no máximo, deve dar incentivos e fomentar o crescimento de uma área através de redução de impostos, desburocratização do setor, nada mais. Qualquer ação diferente disso, traria sérios problemas de gestão abrindo brechas para que outras áreas ou empresas reinvindicassem privilégios semelhantes. O que seria um direito também. Estado não é PAI. Quanto menos se meter, melhor para a economia e país.
Grandes lembranças de la, muitas tardes naquele passeio por outro mundo, para fugir da loucura e do caos da av Paulista.... uma pena realmente!!!
Deixo aqui o meu lamento. Durante um ano e meio trabalhei na Augusta (do lado dos Jardins) como professor de uma pequena escola de música (hoje não há mais, a Harmony, em idos dos 2000) e lembro que costumava, nas horas entre aulas, vagar pela pelos corredores da Livraria Cultura, abismado e pensando sempre: "Se eu tivesse dinheiro para comprar todos esses livros..." Vai fazer falta.
Muito triste mesmo esta noticia...fiz muito esta visita na livraria cultura ,como voce disse.... e saber disto para quem gosta muito de ler livros deixa de coração partido....💔e obrigada por você falar sobre o acontecido,afinal como disse mais uma livraria deixando a avenida mais famosa de São Paulo orfã...onde era ponto de encontro de muitos leitores!😔☹😟
Isa, sua fala foi muito precisa. Sempre achei tudo que você expôs. Eu, pessoalmente, nunca gostei da livraria cultura. Aqui em Campinas, funcionava no shopping Iguatemi. Era antipática, imensa, com vendedores impessoais, livros caros, nenhuma vantagem para o leitor, com um lay out complicado e onde a gente não conseguia encontrar os livros que desejava e que, muitas vezes, nem o próprio vendedor conseguia localizar. Sei de histórias de funcionários que diziam que não podiam se sentar durante a jornada de trabalho; não podiam nos chamar de "você" e nem podiam se encostar nos balcões de atendimento. Boatos ou não, isso tudo só completa a constatação de que nada de bom poderia sair dali. Nunca fui bem atendida e quando você não é bem atendida a culpa é sempre da empresa que não treina adequadamente e nem oferece boas condições de trabalho; o site era péssimo, as condições de compra eram irreais e os fretes chegavam a 50% do valor do livro. Não tem como defender. Nem posso dizer que era um espaço que eu amava, porque nunca me foi atraente ou convidativa. Crianças corriam pelos corredores te atropelando e eu que só queria compar um livro... Mas aqui em Campinas, temos espaços muito interessantes, como a Livraria Pontes, que oferece saraus com música, leituras e poesias. Um espaço lindo e cativante. "Enfim, sobrevivemos em outros continentes".
Infelizmente estamos andando pra trás, muito triste o que aconteceu... lembro do meu primeiro emprego no Conjunto Nacional, como era encantadora aquela livraria.
Aproveitei muito quando tinha em Recife. Amava a livraria cultura.
Muito triste mesmo! Que pena, não consegui conhecer. Quando a filial aqui do Rio fechou eu senti muito. Era linda, também no prédio de um antigo cinema, com uma rampa em caracol tomada de livros e vários ambientes muito agradáveis. 😢
Tive o prazer de conhecer essa obra de arte quando fui visitar São Paulo alguns anos atrás 😢
Moro em SC, sempre que ia para SP um ponto no meu roteiro de passeio era justamente a Livraria Cultura, lindo lugar, me sentia em casa... centenas de livros por todo lado, nossa, gostava estar lá, entre livros. Lugar aconchegante, moderno... uma pena que o ciclo termino... quando visite SP de novo, aonde irei???
A livraria cultura nunca foi um referencial para mim. Na verdade, a livraria cultura era minha última opção porque nunca tinha os livros que eu queria, ou quando tinha, custavam bem mais caro que em outras livrarias.
Eu gostava muito da livraria Peruíbe que ficava em Moema, mas também não tinha todos os livros que eu queria.
Nos quesitos variedade e preço a Amazon é insuperável.
Se faz necessário refletir....lendo comentários e vendo o seu video, meu coração se aperta pois quando entrei pela primeira vez na cultura aqui em Porto Alegre para retirar o meu livro The Cell, em 2003 ou 2004 tive a impressão do Saramago, e olhe que nem era a loja da Paulista... mas não há como tolerarmos que autores, fuincionários e outros que colaboram com a operação sofram... abraço!!
Quando a fnac fechou foi um grande impacto pra mim, pq frequentava mt e gostava do ambiente, dps veio e saraiva e agr a cultura. Eram espaços imensos, acolhedores, q nao eram só lojas, eram bibliotecas mesmo, não era pra comprar e sair, era pra ficar lá por um tempo e apreciar, é triste ver esses fechamentos e o quanto a gente perde, mas hj a concorrência é enorme e nao conseguir administrar lojas imensas é um tiro no pé.
Muito triste e lamentável! Novos tempos… muita coisa seguirá mudando. Para o bem e para o mal. Parabéns pelo belíssimo trabalho e adorável canal!
Ainda não, ela está resistindo, mas não boto muita fé no longo prazo.. 😢
A unidade da paulista é um patrimônio cultural de SP..
Eu trabalhei lá, fui alvo de assédio moral . Fui perseguido por colegas e pela chefia: o meu crime era trabalhar super bem e amar o trampo. Fui demitido no esquema deles: expulso durante o horário de trabalho.
A família Herz é extremamente incopetente e desumana - além de essa livraria ter feito abusos e explorado funcionários aos montes (de 2013 em diante - alguns passam por depressão até hoje, por ter sido FORÇADOS a pedir as contas). Merecidamente esse espaço fechou! Bora dar visibilidade para as livrarias como a Travessa, Vila, Martins, e tantas outras de bairro.
Karina, concordo plenamente com você. A postura com os funcionários era absurda, acompanhei de perto isso. Só espero que os funcionários possam receber os respectivos direitos trabalhistas.
É verdade! Viu que eles obtiveram uma liminar e reabriram?
Só mimimi, era só pedir demissão e ir para outro emprego.
@@candidomribeiro NÃO. As pessoas eram FORÇADAS a pedirem demissão pra nao precisar pagar a rescisão. Gente que estava lá há anos, trabalhando bem. Lhe parece justo?
Aiiinn, não consigo...
Então o seu lugar é aí mesmo nesse emprego horrível.
Todo homem cresce até o limite de sua competência.
Aiiim se direitista, fascista, taxista, eletricista, e um monte de istas...
Beleza então, apoie mais um monte de leis e regulações estatais e em breve nem empregos lixos como os que você arruma existirão mais.
Será desemprego generalizado para todos.
Pelo menos a tão sonhada igualdade será alcancada. Kkkk
Vou sentir demais a falta desse espaço, semana passada mesmo, passei um bom tempo por lá. Até chorei agora.
Uma baita livraria. Aqui em Porto Alegre ainda resiste, mas como autor posso afirmar: muitos livros meus eram vendidos por eles, mas a editora não me repassava os direitos autorais porque a livraria não pagava... Era o calote. Uma pena tudo isso. Todos perdemos, todo nós que amamos ler.
Sou do Rio de Janeiro e frequentei muito a Cultura no centro da cidade. Nela comprei muitos livros, Cd's e Dvd's. Era um espaço de grande prazer e lazer. Estou muito triste pelo fim de uma loja tão importante.
Oi Isabella!
Aqui em Porto Alegre a Cultura - há certo tempo - funciona de uma maneira muito diferente; não sei se o mesmo ocorria nas outras!
Há uma segunda empresa que divide o mesmo espaço! Há dois grupos de funcionários e dois caixas diferentes! Você escolhe os livros e na hora de pagar, eles sinalizam quais deve ser pago em cada caixa! Porém, a grande maioria dos livros são de quem eles chamam “empresa parceira”! Pra ter uma ideia, um dia eu comprei 7 livros e 6 paguei à empresa parceira como chamavam e somente 1 no caixa da Cultura!
Havia também nos últimos meses uma desorganização muito grande! Quando fui comprar o pré-lançamento de Salvar o Fogo, comprei em fevereiro e passado mais de 1 mês do lançamento, não haviam enviado, o site dizia que estava na loja, a loja negava, acabei pedindo para devolver o dinheiro!
Ótimo saber que a Estante Virtual é administrada pela Magalu e que são suas parceiras: ganharam mais um cliente!
Exatamente. 'E uma questao de estrategia!
Em São Paulo tmb passou a ser assim: antes, era tudo da Livraria Cultura, mas de uns tempos pra cá, passou a ser dividido com as editoras. Daí, dependendo do livro que vc escolha, vai passar em um caixa ou em outro (na de SP, como tinham várias editoras, acho que a loja tinha uns 5 ou 7 caixas diferentes rs).
Sou de Belem e sempre que ia a SP passava na livraria da paulista. Final de semana passado fecharam 2 lojas da Saraiva em shoppings na minha cidade. Livrarias fechando e farmácias se espalhando. Sintoma de uma sociedade que precisa de ajuda. Lamentável.
Também passei incontáveis e prazeirosas horas, Confesso que Li. Muitos livros da minha biblioteca passaram por lá. Também senti imensa tristeza quanto certo dia ao chegar no Shopping Center Norte e a Saraiva estava fechada, hoje o espaço é ocupado por uma imensa loja de varejo. A do recife fechou no mesmo período. A Saraiva de Sorocaba ainda aguentou um pouco, mas sucumbiu também. Será outra bandeira, sem o mesmo glamour, com seus livros plastificados e protegidos dos leitores. Novos tempos...
A Cultura sempre fez das suas livrarias uma obra de arte. Aqui no Rio de Janeiro era dentro de um grande cinema antigo abandonado. Infelizmente é mais um espaço de leitura, cinema e cultura que se vai. Triste Brasil...
Eu fico muito triste pelo fechamento da Cultura mas não dava para eles continuarem do jeito que estavam. É uma pena pelo espaço mesmo que era maravilhoso.
Tive a honra de ir no laçamento do livro do Rodrigo Gurgel Esquecidos e Superestimados na livraria cultura. Quem viveu viveu, livraria cultura pra incrementar o curriculo da rapasiada estava otimo, um estado inchado que requer cada vez mais impostos ñ é qualquer estrutura q guenta, .. tenho uma oficina mecãnica e ñ esta facil, o amor venceu, ...ta fd.
Uma perda irreparável não só pra cidade de São Paulo, mas tbm para os amantes de livro do mundo inteiro que tiveram a oportunidade de visitar a loja ou que desejavam um dia visitar. Uma pena.
Livraria de shopping brega e cafona é coisa de perua burra e playboy acéfalo......tem mais é que fechar......viva a biblioteca pública
😢 sem palavras, só lágrimas.
Acabei de ler uma notícia que a Livraria Cultura conseguiu reverter a decisão no STJ e vai reaabrir algumas lojas.
Logo fechará. Tem muitos processos em andamento por assédio do dono e dos gerentes sobre os outros funcionários. Com fé na justiça, logo fechará.
A Fnac era demais.... meu Harmonia e improvisação do Almir Chediak comprei lá! 🙏🥺😁
Era demais mesmo. Senti muito quando fechou.
Os preços na livraria cultura eram bem abusivos, ainda bem que existe a Amazon.
Amazon vai começa aumentar
Como sempre, Isa, análise com emoção mas também muita ponderação.
Eu, até hoje, não recebi o valor dos meus livros vendidos pela Saraiva.
😢
É muito triste. Praticamente todas as vezes em que fui pra SP, eu dava um jeito de ir até a Livraria Cultura e ver os livros. Desde a primeira vez eu me encantei por aquele lugar maravilhoso, onde a gente podia passar o tempo no meio dos livros.
No começo desse ano, participei de um processo seletivo para trabalhar lá, mas as coisas não deram certo.
Deixo aqui o meu registro a respeito desse lugar maravilhoso que nos deixou órfãos essa semana...
😢😢😢😢
A Amazon fez com a Cultura o que a Cultura fez com livrarias de bairro, fora as denúncias de não pagamento a funcionários e fornecedores. Eu sinto pela livraria, era maravilhosa, era um dos meus lugares favoritos da cidade, mas é o esírito dos businessmen, eles mesmo não se importam com o espaço e com a herança cultural.
Estive poucas vezes em São Paulo e não me lembro de ter visitado a Livraria Cultura, mas sinceramente, sinto muito mesmo pelos fornecedores e colaboradores dessa empresa. Minha experiência de compra on-line na cultura foi péssima. Nunca mais comprei lá.
Fiquei surpresa de saber que era uma empresa familiar. O problema talvez tenha sido esse, pois nem sempre empresas familiares tratam seu negócio devidamente.
Por mim que fiquem as pequenas livrarias e sebos onde há aconchego e gosto real pela cultura. 🥰
Lamento pelo espaço e pelos funcionários. A má administração acabou com a empresa.
É uma pena mesmo.😢 Eu moro numa cidade de 45 mil habitantes, aqui não tem uma livraria, toda vez quero ir a livrarias tenho que me deslocar pra outra cidade. Se eu tivesse capital eu abriria uma livraria aqui. 😢
Livros em média R$ 100,00 reais creio que seja muito caro para a realidade das pessoas. Vários problemas envolvidos, de impostos, baixo interesse e/ou poder aquisitivo, etc.
Bom, pra quem gosta de livros, quem nunca imaginou ter um negócio parecido com a Livraria Cultura, onde as pessoas ficam lá a vontade lendo, se divertindo? Eu mesmo já fantasiei e tive esse desejo de proporcionar muitos momentos pra outras pessoas com os mesmos interesses, ou atrair novas pessoas para o hobby. Era um "emprego dos sonhos". Mas voltando à realidade e estudando o modelo de operação, assim como as decisões de negócios, sinceramente não é difícil vc chegar numa conclusão que é um modelo insustentável. Desde antes da era virtual, e especialmente agora, com concorrentes de peso como a Amazon. Isso, e a falta de modernização, fizeram com que o destino fatalmente chegasse. E parabéns pelo vídeo, muito completo e sensato nas explicações sobre os assuntos abordados! Sentiremos muita falta dela, assim como das Saraivas e Fnacs espalhadas por aí... tenho muitas memórias boas desses lugares!
Uma pena ninguém ter resgatado esse ideal!!! A livraria Cultura era um diferencial para nos leitores! Triste…
Sou do interior de SP e sempre que estava na capital passava por lá, assim como no bar Estadão para comer aquele lanche de pernil maravilhoso😋😋