Ontem, dia 12 de novembro, fui assistir ao filme "Ainda Estou Aqui" no cinema de Pouso Alegre. Fui despreparado emocionalmente para uma história que se passa nos anos 60 e 70 do nosso Brasil, mas fui surpreendido por uma obra maravilhosa que escavou as minhas memórias mais profundas. Cresci nos anos 60 e fui adolescente nos anos 70, e toda a mecânica familiar retratada no filme me remeteu à minha casa, aos meus irmãos e aos meus pais. O filme me fez lembrar como era crescer em meio aos anos de chumbo do Brasil. Uma lembrança marcante foi o dia da implantação do AI-5, quando eu, com apenas 6 anos, estava com meu pai em frente ao Palácio dos Correios, no Anhangabaú. Ele me pegou no colo e saiu correndo para nos proteger. Ficamos horas no subsolo dos Correios até que pudéssemos sair e tomar um bonde para casa. O filme também trouxe à tona a angústia da minha mãe esperando meu pai voltar da faculdade de química no Mackenzie (pois para os militares bastava ser estudante para ser considerado subversivo). Todas as noites, ela só ficava aliviada quando ele chegava em casa por volta das 22 horas. A sensibilidade imensa da narrativa me fez sentir muita falta do meu pai. E ao final do filme, vendo a Dona Fernanda Montenegro atuando com aquele olhar vazio que parecia conter o universo, não pude deixar de lembrar dos últimos dias de vida da minha maravilhosa mãe. Sinto pena desses extremistas direitistas "de escritório", que nunca viveram um dia sequer sob um governo totalitário como o que tivemos de 1964 até 1988. Eles pregam a volta do militarismo, o golpe de estado e os perigos do endeusamento de um pseudo mito, ainda usando o nome de Deus em vão. O filme foi uma poderosa reflexão sobre nosso passado e suas consequências. Recomendo a todos que assistam! Não façam igual aos extremistas sem cultura, vejam uma linda história da nossa cultura e do desastre dos anos da ditadura.
Nao sei o q as escolas brasileiras ensinam sobre a ditadura militar.Estou fora do Brasil a mais de 40 anos. Pensava q era um facto consumado as pessoas saberem dos horrores da ditadura.Mas nao, fiquei surpreendido com tanta gente ignorante q defende essa escrotidão.
Assistindo teu episódio, lembrei-me que fui recenseador do IBGE em 1980 e numa visita em um apartamento em Copacabana, onde morava uma senhora, eu no exercício da função vislumbrei um porta-retrato com a foto de um vistoso rapaz e indaguei se o jovem também residia naquele imóvel. A Senhora caiu em prantos e me falou soluçando que se tratava de seu filho que fora levado pela repressão e nunca mais ela teve notícias. 😢😢
😢😢😢😢 Entre tantos. E ninguém pagou por isso. Fico imaginando a dor de passar por uma rua que tem o nome dos assassinos. Homenageado como se fossem heróis. Até hoje. E é por isso que "eles" ainda estão aqui. E se multiplicando.
Eduardo Bueno, Eduardo Marinho e Eduardo Moreira, pessoas sensatas, inteligentes e humanas!!!! Esses Eduardos que deveriam tá na política brasileira ❤❤❤
Comprei o livro por ser do Marcelo Rubens Paiva, não imaginava que fosse a história da Dona Eunice Paiva, não consegui parar de ler, foi uma leitura engasgada, revoltante, quando terminei estava emocionada,encantada com essa mulher forte, que foi grande, uma heróina que passei a reverenciar. Ansiosa pelo filme!! Obrigada, me sinto representada a cada adjetivo dito por você em relação aos canalhas,nojentos da extrema direita.
Eduardo Bueno, a sua alegria em falar das artes e artistas nacionais, contrastando com a repulsa e revolta aos militares torturadores, mostra o quanto o seu coração é brasileiro. Isto sim é ser um patriota. Obrigado, amigo, Eduardo Bueno.
@@comentario1556que censura é essa que tooodas as outras redes seguem funcionando? Se fosse censura, nem aqui tu estarias comentando. O RUclips segue funcionando e dentro das LEIS. É só pensar um pouquinho 🤗
Obrigado por trazer esta história que não pode ser esquecida, que como tu diz esta escoria, estes escotros e fdp ainda estão aí. Mas nós também estamos aqui.
Inventei de assistir ao vídeo do Peninha para relaxar antes de dormir e me dei mal. Tema pesado, agora estou com raiva dos ditadores e dos que querem a volta da ditadura.
Parabéns, Peninha! Parabéns pela tua coragem de falar destas velhas indecentes do Parcão, que fazem essas manifestações contra a democracia e, muito pior que isso, clamam pela podridão da direita no Brasil. Obrigado por nós defender e defender a Democracia no Brasil.
@eduardobueno Eu vivi essa época da ditadura (universitário na segunda metade da década de 60) e tudo o que me lembro era o medo dominante de ser taxado de esquerdista! Que bom saber de tuas ligações com todos os principais envolvidos no filme! Esse eu quero assistir.
Verdade. Todo mundo vivia paranóico e com medo. Qualquer desafeto podia fazer uma denuncia mentirosa, dizendo que a gente era subversivo. Lembro das intermináveis recomendações do meu pai: cuidado com que fala, não converse sobre política, não confie em ninguém, se for parado por alguma blitz, não faça nenhum questionamento. As pessoas acham que se elas não se meterem em política, a violência do regime não alcança. Não é verdade. Alcança e não há a quem recorrer. Meu pai era um pequeno empresário, que já tinha na época uma mentalidade de respeito ao trabalhador e aos mais humildes. Nossa empregada doméstica tinha carteira assinada, coisa que na época era raríssimo. Na pequena empresa do meu pai, tinha refeitório, geladeira para guardar os alimentos e fogão para os funcionários esquentarem a marmita. Tinha banheiro e chuveiro com água quente para os funcionários. Um dia bateu o medo quando um concorrente perguntou para meu pai se ele era comunista, pois ele dava " muitos privilégios" aos funcionários. Tratar bem com humanidade, e dar melhores condições de trabalho, era mal visto por algumas pessoas. Era coisa de esquerdista subversivo. O sujeito se sentia prejudicado pelo meu pai, pois estava perdendo funcionários. Por medo, meu pai retirou todas as benfeitorias feita para os funcionários, passando a dar o mesmo tratamento que os concorrentes. Tudo por medo de ser denunciado como comunista. Em seguida, ele saiu do negócio e vendeu a empresa. Eram tempos sombrios. Quem diz que na ditadura era melhor, não tem ideia do que está falando.
Assisti fascinada ao filme Central do Brasil. Quando eu era estudante, todo mundo pedia para eu escrever cartas. Desde o curso ginasial (sou daquele tempo) aprendi a gostar de escrever. Sempre trabalhei com a palavra e também gosto de escrever poesias e até algumas composições musicais. Quando Vargas morreu eu já estava com cinco anos. Morava na roça. Não havia luz elétrica, nem água encanada. Minha mãe chegou da casa do meu avó materno que tinha rádio à pilha e disse: "O Presidente do Brasil se matou". Nunca esqueci. Eu nem sabia o que era um presidente.
Li o livro e vou assistir o 😊filme! Parabéns ao Marcelo Rubens Paiva, à Fernanda Montenegro, à Fernanda Torres, ao Selton Mello e ao nosso brilhante Diretor de Cinema, WALTER SALLES!!!
FEZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA 😢😢😢😢😢 AINDA ESTOU AQUI! NÃO DEIXEM DE ASSISTIR. PROFESSORES DE HISTÓRIA LEVEM SEUS ALUNOS! "Na escuridão do cinema, 'Ainda Estou Aqui' iluminou minha alma. Eunice, uma mulher de ferro, resistiu à pressão diabólica, mas meu coração quase saiu pela boca. Lembrei-me daquele dia terrível, em fins dos anos 70, quando fui chamado pelo juiz, acusado de conspirar contra o Brasil. A ditadura militar me torturou com palavras, buscando quebrar minha vontade. O juiz perguntou se eu falava mal do Brasil. Com voz trêmula e medo, disse 'não'. Suas palavras subsequentes foram um borrão, mas a ameaça ficou: 'Estamos de olho em vocês.' Meses de dor e confusão se seguiram. Mas o filme me transportou de volta. Fernanda Torres e sua família me fizeram reviver aquele terror. Chorei, e a plateia inteira chorou comigo. 'Ainda Estou Aqui' não é apenas um filme; é um grito de liberdade, um testemunho do passado que nos lembra da importância da resistência. Eunice não se quebrou, e sua história me dá forças para nunca esquecer. Aquele jovem assustado, diante do juiz, hoje é um sobrevivente. E, ao ver 'Ainda Estou Aqui', reviveu a luta pela liberdade. Não mais silenciado, gritarei: 'Liberdade!'" Luiz Rúgani
Peninha, estou a anos luz de seu alto nível cultural, porém nada me impede admirar sua incrível sabedoria, humor e dignidade. Eta gaúcho arretado, bem que poderia ser mineirinho uai!
W.Salles, dona Fernanda e Fernandinha estao entre aqueles que me inspiram e ajudam a manter minha saude mental. Que circulo de amizades hein Eduardo? Esse e' o verdadeiro luxo, voce e' um cara rico! Parabens.❤
Que orgulho eu tenho do teu orgulho, Peninha. Sabe, o que vale a vida? O que vale são essa pessoas boas e decentes que vivem entre nós e que representam os brasileiros de bem, que lutam por amor, por justiça e por democracia para todos. Até para esses porcos fascistas, nazistas e bolsonaristas que vão aos EUA pedir sanções ao Brasil. Esses que merecem o inferno. Mas, gente boa luta pelo bem e o bem atinge até quem não merece ❤ Amo ouvir você, Peninha. Viva o Brasil, viva nossa arte, viva nossos artistas talentosíssimos.
Essa vaidade é das boas, tenha orgulho dessa AMIZADE GLORIOSA, não perderei um filme com tamanha VERDADE sobre as BARBARIDADES da NEFASTA DITADURA MILITAR!!!❤😢😢
Eu fico pensando como o Peninha não foi preso nos 20 anos de ditadura? Mas cada vez que vejo os vídeos do Buenas Ideias tenho listas de livros e fatos a estudar.
Grande episódio "Peninha". Graças a você e essa sua paixão pelo que o Brasil tem de maravilhoso, que eu não perco a esperança ....ainda estamos aqui, unidos pela democracia .
Conheci Marcelo Rubens Paiva através de Feliz Ano Velho. Depois disso nunca mais deixei de admirá-lo. Lamento que meus caminhos não se cruzaram com os do Peninha e do Marcelo. Seria uma amizade enriquecedora. Grande abraço!
Ao mesmo tempo que sinto orgulho de tds esses grandes intelectuais da arte brasileira, vem uma profunda tristeza!!!! Por mais que a arte represente td de mais perverso que ocorreu durante a ditadura militar,pouco ou quase nada ,temos a celebrar !!! A ignorância ainda é imensa no Brasil ,ainda existe mtos que desconhecem a história brasileira ,e o pior de tudo : a IMPUNIDADE!!!! Quantos foram punidos pelas atrocidades cometidas no período ditatorial ???? Quantos ??? Precisamos de leis mais rígidas, para que determi ados crimes sejam pedagogicamente extintos das sociedades!!!! Parabéns EDUARDO BUENO ,vc realmente é um grande PROFESSOR !!!!
Peninha, faz por obséquio um vídeo sobre a história de guerras e o uso de substâncias psicoativas pelos exércitos. Desde o álcool para calar a ansiedade, o cigarro para manter desperto e adiar a fome, até as anfetaminas utilizadas pelos exércitos alemães na segunda guerra mundial.
Eduardo com a história não contada nas escolas. Realmente estou na expectativa de assistir o filme que cada vez estou ouvindo várias críticas positivas. Enquanto, tudo é possível, mas não tenho expectativas sobre a possível indicação de Fernanda Torres. Fernanda a nossa dama da dramaturgia aos 92 anos atuando isso é grandioso para memória do cinema brasileira. Grande Peninha.
A história fica doendo na memória, quanto sofrimento, opressão. A esposa viveu o que muitas pessoas viveram naquela época desgraçada, suja da perseguição aos que ousavam levantar sua voz contra a canalha da ditadura. Eu espero sinceramente que esse filme possa trazer a memória o sofrimento que vivemos, e infelizmente ainda vemos traços daquela realidade em nossos dias, o excremento que o povo trouxe para desgovernar esse país, a besta fera que nos infelicita tem ainda palco nesse país. Todo brasileiro sentiu aquela masmorra, uns fingem que não viram, outros entregaram suas vidas a luta contra a ditadura e pela liberdade. Ódio nojo a ditadura, e a todos que ainda hoje professam esse regime. Aos nossos heróis meu coração e respeito, e que possamos estalecer definitivamente o fim dessa gente imunda. Assiste ao filme que trata da prisão de Dilma, e aviltante. Muito sucesso ao filme e parabéns querido, obrigado pelo lado certo❤
Estou ansiosa pra estreia no Brasil e jja torcendo pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, se bem que tudo lá é politicagem, Fernandinha sempre arrasa pois a genética alí é da Espiritualidade! 🙏🏼❤️🌹🏆
BOM DIA, "PENINHA" VOCÊ ME SURPREEENDE CADA VEZ MAIS, A GENTE CONHECE AS PESSOAS SE AFEIÇOA A ELAS , MAS NÃO SABEMOS NADA COM PROFUNDIDADE! VOCE MOSTRA UM LADO DE SABEDORIA E CONHECIMENTO QUE MERECE SEM DÚVIDA SER MUITO MAIS DIVULGADO NUM PAIS SEM CONHECIMENTO DAS GRANDEZAS PESSOAIS DE SEUS MESTRES OCULTOS!
EU JA TINHA OUVIDO ESTA HISTORIA EM ALGUM LUGAR...POR CIMA...SO VOCE MESMO PRA CONTAR ESSA HISTORIA COM TODOS OS DETALHES!!!! OBRIGADA SEMPRE POR TODO O SEU CONHECIMENTO QUE SEMPRE COMPARTILHA CONOSCO POBRES IGNORANTES DESSE BRASIL!!!!!!! OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA ...AMO ESCUTAR VOCE❤❤❤❤❤
Kkkk eu vou antes do Peninha. Tu deve ser jovem, e uma característica das gerações mais jovens é não saber lidar com envelhecimento e morte, ambas perfeitamente naturais e inexorável.
Eduardo Bueno, você é maravilhoso, seus comentários sobre o filme e o livro são muito esclarecedores e importantes. Sinto apenas que você não tenha citado o nosso querido Selton Mello, grande ator e diretor, que justamente faz o papel de Rubens Paiva. Quem sabe você ainda possa falar algo sobre ele, em outro vídeo.
Ainda?? Já estamos sofrendo, desses ricos , muitos ficaram ricos, muito ricos nos regimes ditatoriais da esquerda cerca de 26 anos para os dias atuais, onde nesses 4 últimos anos está mais forte e vivo do que nunca, regime este que geriu o Brasil desde 2020 até os dias atuais, cerceado pelo STF e patrocinado pela china
Estivemos ontem 20/12/24 (dia da consciência negra) eu e minha filha emocionados com a história e uma sala de cinema lotada pra assistir um filme brasileiro de qualidade imensa. Pra no final aplaudirmos todos juntos a memória desse Brasil sem memória e nas minhas palavras dizer: não podemos esquecer, nossos filhos precisam saber! DITADURA NUNCA MAIS!
Peninha, fui assistir a "Ainda Estou Aqui" esperando ver um grande filme e me deparei com uma obra-prima, eu até comentei em um vídeo no meu canal como é impressionante as Fernandas transmitirem a mensagem só no olhar: as vezes o silêncio fala mais que mil palavras...
Nós todos estamos aqui. O Brasil dividido. A história precisa ser conhecida. Eduardo Bueno sendo fundamental em estabelecer a verdade! Esse filme precisa ser assistido por todos os brasileiros.
Ontem, dia 12 de novembro, fui assistir ao filme "Ainda Estou Aqui" no cinema de Pouso Alegre. Fui despreparado emocionalmente para uma história que se passa nos anos 60 e 70 do nosso Brasil, mas fui surpreendido por uma obra maravilhosa que escavou as minhas memórias mais profundas.
Cresci nos anos 60 e fui adolescente nos anos 70, e toda a mecânica familiar retratada no filme me remeteu à minha casa, aos meus irmãos e aos meus pais. O filme me fez lembrar como era crescer em meio aos anos de chumbo do Brasil. Uma lembrança marcante foi o dia da implantação do AI-5, quando eu, com apenas 6 anos, estava com meu pai em frente ao Palácio dos Correios, no Anhangabaú. Ele me pegou no colo e saiu correndo para nos proteger. Ficamos horas no subsolo dos Correios até que pudéssemos sair e tomar um bonde para casa.
O filme também trouxe à tona a angústia da minha mãe esperando meu pai voltar da faculdade de química no Mackenzie (pois para os militares bastava ser estudante para ser considerado subversivo). Todas as noites, ela só ficava aliviada quando ele chegava em casa por volta das 22 horas. A sensibilidade imensa da narrativa me fez sentir muita falta do meu pai.
E ao final do filme, vendo a Dona Fernanda Montenegro atuando com aquele olhar vazio que parecia conter o universo, não pude deixar de lembrar dos últimos dias de vida da minha maravilhosa mãe.
Sinto pena desses extremistas direitistas "de escritório", que nunca viveram um dia sequer sob um governo totalitário como o que tivemos de 1964 até 1988. Eles pregam a volta do militarismo, o golpe de estado e os perigos do endeusamento de um pseudo mito, ainda usando o nome de Deus em vão.
O filme foi uma poderosa reflexão sobre nosso passado e suas consequências. Recomendo a todos que assistam! Não façam igual aos extremistas sem cultura, vejam uma linda história da nossa cultura e do desastre dos anos da ditadura.
Nao sei o q as escolas brasileiras ensinam sobre a ditadura militar.Estou fora do Brasil a mais de 40 anos. Pensava q era um facto consumado as pessoas saberem dos horrores da ditadura.Mas nao, fiquei surpreendido com tanta gente ignorante q defende essa escrotidão.
Feliz em saber que o filme já chegou em Pouso. Me mudei daí e do país há 3 anos e estou ansiosa pra ver. Saudades.
E seu testemunho tb é emocionante.
Meu abraço, companheiro
Chorei com o teu relato. Também poderia virar um filme.
Obrigada por sua sensibilidade. ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Assistindo teu episódio, lembrei-me que fui recenseador do IBGE em 1980 e numa visita em um apartamento em Copacabana, onde morava uma senhora, eu no exercício da função vislumbrei um porta-retrato com a foto de um vistoso rapaz e indaguei se o jovem também residia naquele imóvel. A Senhora caiu em prantos e me falou soluçando que se tratava de seu filho que fora levado pela repressão e nunca mais ela teve notícias. 😢😢
Nossa Senhora.
meu Deus 😞
😢😢😢😢 Entre tantos. E ninguém pagou por isso. Fico imaginando a dor de passar por uma rua que tem o nome dos assassinos. Homenageado como se fossem heróis. Até hoje. E é por isso que "eles" ainda estão aqui. E se multiplicando.
@@claudiaassis6866isso mesmo
Que tristeza... 💔😿
Peninha deveriam fazer o filme “ Eles continuam aqui e ainda estão impunes”!!
E pelo jeito, vão continuar impunes. Não entendo isso no Brasil.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Eduardo Bueno, Eduardo Marinho e Eduardo Moreira, pessoas sensatas, inteligentes e humanas!!!! Esses Eduardos que deveriam tá na política brasileira ❤❤❤
Queria chamar Eduardo também 😂😂😂
triplo E
Pois é, pena que haja número igual de canalhas com esse nome..Aquele, aquele e mais aquilo lá....
COMO?😂 MELHOR NÃO. MELHOR ESTAREM ONDE ESTÃO... ENSINANDO!😂... SÁBIOS 😂.AMOS😂
Eduardo Campos...
Comprei o livro por ser do Marcelo Rubens Paiva, não imaginava que fosse a história da Dona Eunice Paiva, não consegui parar de ler, foi uma leitura engasgada, revoltante, quando terminei estava emocionada,encantada com essa mulher forte, que foi grande, uma heróina que passei a reverenciar. Ansiosa pelo filme!! Obrigada, me sinto representada a cada adjetivo dito por você em relação aos canalhas,nojentos da extrema direita.
Primeira vez que vejo uma sala de cinema lotada, e ufa! Era filme brasileiro. Chorei do começo ao fim.
Como é bom ter um pouco de cultura num período tão inculto do nosso país.
Ainda estou aqui
Eduardo Bueno, a sua alegria em falar das artes e artistas nacionais, contrastando com a repulsa e revolta aos militares torturadores, mostra o quanto o seu coração é brasileiro. Isto sim é ser um patriota. Obrigado, amigo, Eduardo Bueno.
Simmm isso é ser patriota , mesmo com o X censurado !!!!!! Trouxaaa
CARA QUANDO VC CONTA HISTORIA, DO BRASIL, GERAL, EU VIAJO NO TEMPO E ME DIVIRTO TAMBÉM!!! GRATIDÃO!!!
@@comentario1556que censura é essa que tooodas as outras redes seguem funcionando? Se fosse censura, nem aqui tu estarias comentando. O RUclips segue funcionando e dentro das LEIS. É só pensar um pouquinho 🤗
Obrigado por trazer esta história que não pode ser esquecida, que como tu diz esta escoria, estes escotros e fdp ainda estão aí. Mas nós também estamos aqui.
Peninhaaaaa vc é nosso ministro..... ( ministro da perseguição).... vida longaaaaaaa peninhaaaaa
Que alegria,que orgulho do nosso cinema,dos nossos profissionais,de você,Peninha! Glória a Fernanda Torres,a Fernanda Montenegro, mulheres espetaculares!!!!
Inventei de assistir ao vídeo do Peninha para relaxar antes de dormir e me dei mal. Tema pesado, agora estou com raiva dos ditadores e dos que querem a volta da ditadura.
Fiz a mesma coisa 😅
@@thaisbeltrao8116infelizmente esses bolsocretes sem noção nenhuma rezam para pneus para a volta da ditadura
Eu li o livro do Marcelo " Feliz Ano Velho", como eu chorei Eduardo Bueno.❤
Graças a Deus e a todos nós pessoas lúcidas, não deixaremos a história se repetir!
Feliz ano velho é o livro que me fez conhecer o Marcelo. Um grande escritor, sou fã demais ❤
"Ainda Estou Aqui" é um filme maravilhoso!! Verei novamente na próxima semana. A obra-prima de Walter Salles.
Salve Bueno! Ditadura, tortura e AI-5 nunca mais! NUNCA MAIS!
Assisti o filme essa semana e é espetacular!!!!
Sensacional! É pra ter orgulho mesmo e compartilhar com a gente este orgulho todo 👏👏👏 muito legal!
Parabéns, Peninha... Você, sim, é um ser humano fantástico. Continuemos lutando pela dignidade contra aquilo que gera não-vida
Eduardo Bueno desperta meu patriotismo e vontade de defender o Brasil
Parabéns, Peninha! Parabéns pela tua coragem de falar destas velhas indecentes do Parcão, que fazem essas manifestações contra a democracia e, muito pior que isso, clamam pela podridão da direita no Brasil. Obrigado por nós defender e defender a Democracia no Brasil.
😢felizmente nós continuamos aqui para não esquecermos o que aconteceu no verão passado
Que bela narrativa!! Ditadura Nunca Mais!!!!
😂 Há há há!!!! Nunca mais depois que essa acabar???
@@inimalima5965há há há como vc é burro cara.
@@inimalima5965há há há como vc é burro cara.
@eduardobueno Eu vivi essa época da ditadura (universitário na segunda metade da década de 60) e tudo o que me lembro era o medo dominante de ser taxado de esquerdista! Que bom saber de tuas ligações com todos os principais envolvidos no filme! Esse eu quero assistir.
Verdade. Todo mundo vivia paranóico e com medo. Qualquer desafeto podia fazer uma denuncia mentirosa, dizendo que a gente era subversivo. Lembro das intermináveis recomendações do meu pai: cuidado com que fala, não converse sobre política, não confie em ninguém, se for parado por alguma blitz, não faça nenhum questionamento. As pessoas acham que se elas não se meterem em política, a violência do regime não alcança. Não é verdade. Alcança e não há a quem recorrer. Meu pai era um pequeno empresário, que já tinha na época uma mentalidade de respeito ao trabalhador e aos mais humildes. Nossa empregada doméstica tinha carteira assinada, coisa que na época era raríssimo. Na pequena empresa do meu pai, tinha refeitório, geladeira para guardar os alimentos e fogão para os funcionários esquentarem a marmita. Tinha banheiro e chuveiro com água quente para os funcionários. Um dia bateu o medo quando um concorrente perguntou para meu pai se ele era comunista, pois ele dava " muitos privilégios" aos funcionários. Tratar bem com humanidade, e dar melhores condições de trabalho, era mal visto por algumas pessoas. Era coisa de esquerdista subversivo. O sujeito se sentia prejudicado pelo meu pai, pois estava perdendo funcionários. Por medo, meu pai retirou todas as benfeitorias feita para os funcionários, passando a dar o mesmo tratamento que os concorrentes. Tudo por medo de ser denunciado como comunista. Em seguida, ele saiu do negócio e vendeu a empresa. Eram tempos sombrios. Quem diz que na ditadura era melhor, não tem ideia do que está falando.
Assisti fascinada ao filme Central do Brasil. Quando eu era estudante, todo mundo pedia para eu escrever cartas. Desde o curso ginasial (sou daquele tempo) aprendi a gostar de escrever. Sempre trabalhei com a palavra e também gosto de escrever poesias e até algumas composições musicais.
Quando Vargas morreu eu já estava com cinco anos. Morava na roça. Não havia luz elétrica, nem água encanada. Minha mãe chegou da casa do meu avó materno que tinha rádio à pilha e disse: "O Presidente do Brasil se matou". Nunca esqueci. Eu nem sabia o que era um presidente.
Li o livro e vou assistir o 😊filme!
Parabéns ao Marcelo Rubens Paiva, à Fernanda Montenegro, à Fernanda Torres, ao Selton Mello e ao nosso brilhante Diretor de Cinema, WALTER SALLES!!!
Um livro transformador. Que mulher incrível foi Eunice Paiva.
FEZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA 😢😢😢😢😢
AINDA ESTOU AQUI!
NÃO DEIXEM DE ASSISTIR. PROFESSORES DE HISTÓRIA LEVEM SEUS ALUNOS!
"Na escuridão do cinema, 'Ainda Estou Aqui' iluminou minha alma. Eunice, uma mulher de ferro, resistiu à pressão diabólica, mas meu coração quase saiu pela boca. Lembrei-me daquele dia terrível, em fins dos anos 70, quando fui chamado pelo juiz, acusado de conspirar contra o Brasil.
A ditadura militar me torturou com palavras, buscando quebrar minha vontade. O juiz perguntou se eu falava mal do Brasil. Com voz trêmula e medo, disse 'não'. Suas palavras subsequentes foram um borrão, mas a ameaça ficou: 'Estamos de olho em vocês.'
Meses de dor e confusão se seguiram. Mas o filme me transportou de volta. Fernanda Torres e sua família me fizeram reviver aquele terror. Chorei, e a plateia inteira chorou comigo.
'Ainda Estou Aqui' não é apenas um filme; é um grito de liberdade, um testemunho do passado que nos lembra da importância da resistência. Eunice não se quebrou, e sua história me dá forças para nunca esquecer.
Aquele jovem assustado, diante do juiz, hoje é um sobrevivente. E, ao ver 'Ainda Estou Aqui', reviveu a luta pela liberdade. Não mais silenciado, gritarei: 'Liberdade!'"
Luiz Rúgani
Peninha, estou a anos luz de seu alto nível cultural, porém nada me impede admirar sua incrível sabedoria, humor e dignidade.
Eta gaúcho arretado, bem que poderia ser mineirinho uai!
W.Salles, dona Fernanda e Fernandinha estao entre aqueles que me inspiram e ajudam a manter minha saude mental. Que circulo de amizades hein Eduardo? Esse e' o verdadeiro luxo, voce e' um cara rico! Parabens.❤
Tá bem de amigos hein? 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que orgulho eu tenho do teu orgulho, Peninha. Sabe, o que vale a vida? O que vale são essa pessoas boas e decentes que vivem entre nós e que representam os brasileiros de bem, que lutam por amor, por justiça e por democracia para todos. Até para esses porcos fascistas, nazistas e bolsonaristas que vão aos EUA pedir sanções ao Brasil. Esses que merecem o inferno. Mas, gente boa luta pelo bem e o bem atinge até quem não merece ❤ Amo ouvir você, Peninha. Viva o Brasil, viva nossa arte, viva nossos artistas talentosíssimos.
Aposto q a imprensa brasileira ñ vai dar a menor atenção a essa conquista do cinema brasileiro .
Obrigada Eduardo Bueno !
Eu aaamo os picos de energia kkkkk. Viva, Peninha! Nosso Ministro da Perseguição 👏🏾👏🏾✊🏾❤
Essa vaidade é das boas, tenha orgulho dessa AMIZADE GLORIOSA, não perderei um filme com tamanha VERDADE sobre as BARBARIDADES da NEFASTA DITADURA MILITAR!!!❤😢😢
Eu li esse livro: “feliz ano Velho” qd tinha 15 anos… incrível!
Glória a arte cinematográfica brasileira.
Orgulho do cinema brasileiro ❤
Faz o M 28 Pablo Marçal 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷✅✔️
@@TesladoWAKEDonNikolaTesla Some daqui
@@TesladoWAKEDonNikolaTesla Vagabundo
@@TesladoWAKEDonNikolaTesla vai se tratar. Patetico
OUVINDO DE NOVO...MUITA INFORMACAO...CARTA DE AMOR AO BRASIL...QUE BONITO!!!!
Tu és demais! Lavo a alma te ouvindo. ❤
Eu fico pensando como o Peninha não foi preso nos 20 anos de ditadura? Mas cada vez que vejo os vídeos do Buenas Ideias tenho listas de livros e fatos a estudar.
Grande episódio "Peninha". Graças a você e essa sua paixão pelo que o Brasil tem de maravilhoso, que eu não perco a esperança ....ainda estamos aqui, unidos pela democracia .
Unidos pela Democracia ...kkkkkkkkkk
Com cultura, que os extremistas odeiam, combatemos o autoritarismo e mantemos viva nossa história de luta!!! Grata, Peninha!!!
Peninha, meu domingo só começa depois de ver seu comentário. Obrigado por tudo.❤
Um gremista xarope e corneteiro, apesar disso, tá aí uma mente brilhante. Obrigado!
Você lavou minha alma. Obrigada.
Peninha vc e uma figura ,me emociono e me divirto com vc 😂😂😂😂😂
Bom dia,professor maravilhoso!
Você é a nossa Resistência.❤
Conheci Marcelo Rubens Paiva através de Feliz Ano Velho. Depois disso nunca mais deixei de admirá-lo.
Lamento que meus caminhos não se cruzaram com os do Peninha e do Marcelo.
Seria uma amizade enriquecedora.
Grande abraço!
Ao mesmo tempo que sinto orgulho de tds esses grandes intelectuais da arte brasileira, vem uma profunda tristeza!!!! Por mais que a arte represente td de mais perverso que ocorreu durante a ditadura militar,pouco ou quase nada ,temos a celebrar !!! A ignorância ainda é imensa no Brasil ,ainda existe mtos que desconhecem a história brasileira ,e o pior de tudo : a IMPUNIDADE!!!! Quantos foram punidos pelas atrocidades cometidas no período ditatorial ???? Quantos ??? Precisamos de leis mais rígidas, para que determi ados crimes sejam pedagogicamente extintos das sociedades!!!! Parabéns EDUARDO BUENO ,vc realmente é um grande PROFESSOR !!!!
Peninha, faz por obséquio um vídeo sobre a história de guerras e o uso de substâncias psicoativas pelos exércitos. Desde o álcool para calar a ansiedade, o cigarro para manter desperto e adiar a fome, até as anfetaminas utilizadas pelos exércitos alemães na segunda guerra mundial.
Ontem assisti. Maravilha
Eduardo com a história não contada nas escolas. Realmente estou na expectativa de assistir o filme que cada vez estou ouvindo várias críticas positivas. Enquanto, tudo é possível, mas não tenho expectativas sobre a possível indicação de Fernanda Torres. Fernanda a nossa dama da dramaturgia aos 92 anos atuando isso é grandioso para memória do cinema brasileira. Grande Peninha.
A história fica doendo na memória, quanto sofrimento, opressão. A esposa viveu o que muitas pessoas viveram naquela época desgraçada, suja da perseguição aos que ousavam levantar sua voz contra a canalha da ditadura. Eu espero sinceramente que esse filme possa trazer a memória o sofrimento que vivemos, e infelizmente ainda vemos traços daquela realidade em nossos dias, o excremento que o povo trouxe para desgovernar esse país, a besta fera que nos infelicita tem ainda palco nesse país. Todo brasileiro sentiu aquela masmorra, uns fingem que não viram, outros entregaram suas vidas a luta contra a ditadura e pela liberdade. Ódio nojo a ditadura, e a todos que ainda hoje professam esse regime. Aos nossos heróis meu coração e respeito, e que possamos estalecer definitivamente o fim dessa gente imunda. Assiste ao filme que trata da prisão de Dilma, e aviltante. Muito sucesso ao filme e parabéns querido, obrigado pelo lado certo❤
Te amo peninha,sua sensibilidade é uma riqueza,também estou encantada com esse trabalho desses queridos ❤❤❤
Que orgulho termos um professor assim aqui no Brasil!!!!
Estou ansiosa pra estreia no Brasil e jja torcendo pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, se bem que tudo lá é politicagem, Fernandinha sempre arrasa pois a genética alí é da Espiritualidade! 🙏🏼❤️🌹🏆
BOM DIA, "PENINHA" VOCÊ ME SURPREEENDE CADA VEZ MAIS, A GENTE CONHECE AS PESSOAS SE AFEIÇOA A ELAS , MAS NÃO SABEMOS NADA COM PROFUNDIDADE! VOCE MOSTRA UM LADO DE SABEDORIA E CONHECIMENTO QUE MERECE SEM DÚVIDA SER MUITO MAIS DIVULGADO NUM PAIS SEM CONHECIMENTO DAS GRANDEZAS PESSOAIS DE SEUS MESTRES OCULTOS!
mano, tenha educação, sua mensagem é ótima, mas evite escrever em caixa alta.
@@rorschach0 DESCULPE, ASSIM COMO EU MUITA GENTE TEM PROBLEMA DE VISÃO, AGORA "FALTA DE EDUCAÇÃO???????, CAÍ FORA
Marvada carne! E um show de interpretação da Fernanda Torres .
EU JA TINHA OUVIDO ESTA HISTORIA EM ALGUM LUGAR...POR CIMA...SO VOCE MESMO PRA CONTAR ESSA HISTORIA COM TODOS OS DETALHES!!!! OBRIGADA SEMPRE POR TODO O SEU CONHECIMENTO QUE SEMPRE COMPARTILHA CONOSCO POBRES IGNORANTES DESSE BRASIL!!!!!!! OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA ...AMO ESCUTAR VOCE❤❤❤❤❤
Orgulho da cultura sem medo e sem sujeira!!!... Eu também!!!...
Eu era bem nova. Lembro que essa história me marcou. Fui ler feliz ano velho. E fiquei mais marcada ainda.
Grande Peninha!!!!, que legal aprender mais contigo meu chapa. Obrigado por alegrar o meu domingo.
Pensei a o mesmo que felicidade encontrar o canal.
Não aguento te ver envelhecer.... É uma honra, mas não quero ficar sem Peninha e principalmente sem o Eduardo. Te amo cara.
Kkkk eu vou antes do Peninha. Tu deve ser jovem, e uma característica das gerações mais jovens é não saber lidar com envelhecimento e morte, ambas perfeitamente naturais e inexorável.
@@paulopadua8053tenho dificuldade sim. É bem verdade. Tenho 34 e esse cara é meu professor.
Um domingo bastante iluminado pra ti, Eduardo Bueno! Amei cada segundo dessa live. ❤️❤️❤️
Eu li o Livro Feliz Ano Velho há 37 anos.
On the road, um livro que inspirou tanta gente, grande tradução! 🙏🏻
Orgulho , ter vocês defendendo a nossa débil democracia! Parabéns ☀️☀️
Débil democracia ?????
Eduardo Bueno, você é maravilhoso, seus comentários sobre o filme e o livro são muito esclarecedores e importantes. Sinto apenas que você não tenha citado o nosso querido Selton Mello, grande ator e diretor, que justamente faz o papel de Rubens Paiva. Quem sabe você ainda possa falar algo sobre ele, em outro vídeo.
Oi Buenas Ideias!
Ansiosa para Assistir. Seria uma ironia do destino se justo nesse filme o BR ganhasse a tal estatueta.
VALEU
ESTAMOS CERCADOS DE BANDIDOS , que são ricos e alguns muito poderosos. Ainda vamos sofrer muito.
Ainda?? Já estamos sofrendo, desses ricos , muitos ficaram ricos, muito ricos nos regimes ditatoriais da esquerda cerca de 26 anos para os dias atuais, onde nesses 4 últimos anos está mais forte e vivo do que nunca, regime este que geriu o Brasil desde 2020 até os dias atuais, cerceado pelo STF e patrocinado pela china
UM OUTRO BRASIL É POSSÍVEL! EDUARDO, LUTA E ESPERANÇA!
pra isso os LIVROS teriam q ser acessados por todos
Adoro ouvir vc falar! Lava a minha alma.
Parabéns Peninha por essa reflexão de arder os nossos nervos,mas também de nos encher de orgulho desse magnífico trabalho.
Orgulho da cultura sem medo e sem sujeira.
Assisti ao filme e achei espetacular.
Ha, ha, ha, como é bom te ver....
Vlw Eduardo grande abraço!
Vlw cinema Brasil
Vlw Sales botafoguense!!!
⭐👑 Minhas Saudações a todos ! Parabéns pelos seus vídeos muito bem informativos . 🙏
E também elogiadissimo pelo público!!!😊❤🎉
Excelente sua análise 👏👏🌻🌻🌻
Super filme. Mostrou as entranhas da ditadura com toda a sua vergonha. Mais do que necessário neste momento. Merece o Oscar.
Um dos poucos que vale a pena ouvir nesse cenário absurdo q se tornou a realidade no Brasil. Longa vida, Eduardo Buenas Ideias.
U.A.U. ..... que figuras PHODA da nossa História! ❤🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷❤️🇧🇷
Valeu Peninha!!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ainda estamos aqui!
A sua indignação, seus adjetivos contra esta escória, é poesia❤
Filme maravilhoso! A última cena com a a Fernanda Montenegro é linda e emocionante! Assistirei novemente!
Filme incrível 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei a tua despedida desejando um domingo luminoso, ahahaha....Lindíssimo comentário sobre o filme e obrigada por exaltar as mulheres !
Nem sei quem tem mais orgulho...vc de tê-los como amigos ou eles terem vc como amigo❤
Assisti o filme ontem filme top merece o Oscar o cinema não tinha uma cadeira vazia se quer lotado
Aplausos ao livro que já li e ao filme que verei. E a você 👏👏
Muito Bom!! Como sempre, o louco mais lúcido que existe, Eduardo Bueno!!
Estivemos ontem 20/12/24 (dia da consciência negra) eu e minha filha emocionados com a história e uma sala de cinema lotada pra assistir um filme brasileiro de qualidade imensa.
Pra no final aplaudirmos todos juntos a memória desse Brasil sem memória e nas minhas palavras dizer: não podemos esquecer, nossos filhos precisam saber! DITADURA NUNCA MAIS!
Bueno, um dos bastiões da resistência social, política, cultural e econômica.
que delícia ouvir você! Um domingo maravilhoso prá você também!!😍
Peninha, fui assistir a "Ainda Estou Aqui" esperando ver um grande filme e me deparei com uma obra-prima, eu até comentei em um vídeo no meu canal como é impressionante as Fernandas transmitirem a mensagem só no olhar: as vezes o silêncio fala mais que mil palavras...
Nós todos estamos aqui. O Brasil dividido. A história precisa ser conhecida. Eduardo Bueno sendo fundamental em estabelecer a verdade! Esse filme precisa ser assistido por todos os brasileiros.
Vc é fantástico !!! Como eu aprendo com você ❤
Eduardo Bueno, Parabéns!!! Eu queria ter um filho assim!!! Bravo!!!👏👏👏👏👏👏👏👏