O filme me deu a constante sensação de uma angustia presa da garganta que não sai, como um choro, um grito. Eu não me lembrava a última vez em que tivesse sigo transportada tão fortemente para dentro do enredo de um obra. Esse filme faz lembrar do orgulho de ser brasileira pela magnitude.
Senti esse nó na garganta literalmente o filme todo eu chorei quietinha no mínimo 5 vezes pois não aguentava segurar o choro só escorria as lágrimas não importava qual cena era
Detalhe: a última cena do Rubens, ele indo embora, com aquele jeito tranquilo e sereno, é lindíssima. Ele já parece ali um fantasma, que parece estar vindo do futuro para dizer “vocês vão ficar bem”. É muito muito lindo.
Rapaize, o tanto que eu tava ansioso por essa crítica, e falando pra minha esposa "o Otávio é perfeccionista, normal ele demorar um pouco". Obrigado! 😂
Que filmaço! Fui com minha filha. Cinema lotado e, durante toda a seção, um silêncio meio que solidário àquela família. Eu e minha filha sentimos vontade de aplaudir de pé essa obra espetacular. É um filme violentíssimo, sem que haja nenhuma cena de soco, sangue, tiro... Ele retrata a violência que uma ditadura, mesmo quando não nos atinge fisicamente, impõe à nossa alma, às nossas emoções. De fato o elenco é extraordinário e Fernandinha nos mostra o quão fora da curva é a sua competência na arte de atuar. Selton também dá show. Aliás, que família de atrizes é essa "Torres Montenegro", gente? Fernandona, nos minutos finais, sem uma fala, uma respiração ofegante que fosse, uma lágrima sequer, nos transmite, só pelo olhar toda intensidade de sua vida, perdida em algum lugar por conta do Alzheimer. Que honra pra mim é ter atrizes dessa gabarito em nosso país! Pra mim, o melhor filme brasileiro entre todos os que eu já assisti.
@@thegreatqualifier muitos diretores são podres de ricos e n conseguem chegar nesse nível,o cara é bom msm,você pode ter todo dinheiro do mundo se n tiver talento vai muito longe não
@@thegreatqualifierPor mim ele poderia ser o próprio dono do mundo. Se um cara desse consegue fazer um Central do Brasil e um Ainda estou aqui ele tem minha admiração
A cena que me pegou mais foi a da família saindo pra tomar sorvete, a Fernanda Torres não diz nada nessa cena, mas no olhar vc sente a dor que ela tá sentindo e ao mesmo tempo fazendo de tudo para os filhos não sentirem!
Interessante comparar com a cena anterior na sorveteira com o marido. Na primeira, todos estavam mais felizes e interagiam entre si. Na segunda, as crianças bricavam de forca sem empolgação e a Fernanda fez esse cena estupenda.
O que eu mais gostei é que, mesmo o filme sendo devagar, todo mundo na minha sessão estava completamente em silêncio prestando atenção, mesmo quando começou os créditos, as pessoas ficaram pra ver as fotos... lindo
Igual na minha gente. Todo mundo prestando atenção e em silêncio, e chorando mt também Raro eu ir no cinema e o povo não ficar fazendo barulho ou conversando
O filme é tão bem ambientado na década de 70 que mesmo eu com 23 anos me senti nessa época rsrsrs vendo coisas que a minha mãe falava de como eram as coisas na década de 70 (apesar dela ter tido uma vida muito diferente dos Paiva)
A ambientação é impressionante e vai além do figurino. Muitos detalhes de costumes bem inseridos. Ver as meninas passando coca cola pra se bronzear era uma coisa que estava escondida na memória mas era muito comum.
@@samchapermannquando a eunice paiva e a filha ta indo pro interrogatório tbm da pra ver o trabalho de ambientação impecável, varios carros antigos, arquitetura da época, clima e colorização. Impressionante trabalho.
Assisti a essa obra prima no Festival do Cinema Brasileiro em Montreal, no Canadá. Todas as seções lotadas e com efusivos aplausos no final da seção na qual eu estava presente. Filme belíssimo, história emocionante, direção magistral e atuações brilhantes. Porém, pelo histórico, eu não acredito que receberá o devido reconhecimento da Academia com algum Oscar, simplesmente porque aquela premiação não é sobre arte, sobre cinema, é sobre poder, sobre dinheiro. Se fosse a mesmíssima história no contexto do drama de uma família judia durante a Segunda Guerra, estrelado por Lady Gaga e Adam Sandler, com direção de Michael Bay teria mais chances, infelizmente.
Pois eu desejaria o mesmo prestígio para essa história da família judia. Para qualquer ato (filme) revelador de atrocidades cometidas contra minorias. Tomara que Ainda Estou Aqui seja indicado.
@@mariaeduardagomes1419não é uma crítica ao conteúdo e sim a maneira do Oscar lidar com essas obras, obviamente é um assunto mais "famoso e midiatico" e, nesse cenário com peças conhecidas de Hollywood esse filme já teria um Oscar antes de lançar, entende? O que para Ainda Estou aqui é algo que almejamos (mesmo que não seja um fator para definir o quão fantástico esse filme é).
11:26 qnd ele falou q é parapsicólogo eu entendi como uma ameaça muito velada, no sentido de "conversar com mortos" = "vou conversar com eeu marido", nao sei se vou conseguir explicar melhor q isso minha interpretação
Eu saí da sala de cinema com um nó na garganta, uma sensação de apreensão, como se tivesse retido dentro de mim uma implosão gigantesca. E isso, de fato aconteceu né? É essa a sensação que temos quando tratamos de um episódio tão obscuro de nossa história que até hoje não foi resolvida. A força da Fernanda Torres em segurar tudo dentro de si, sem se permitir escapar ou desvelar qualquer sentimento ou dor é angustiante e chega até os telespectadores. Para além de qualquer indicação internacional que o filme possa receber, acho que esse é um filme nosso, uma espécie de lembrete inteiramente escrito para nós. Algo que deve ser dito e deixado sempre exposto para que todo cidadão brasileiro se recorde. Para que nunca se esqueça, para que jamais aconteça.
Eu acabei de assistir com minha esposa. Saímos do shopping 23h30, as ruas vazias e eu com medo de um fusca da polícia aparecer e dar uma dura na gente hahaha O filme permanece comigo até agora, uma hora depois. A angústia constante me tocou muito
Impressionante a ambientação desse filme e o estilo da filmagem me transportou msm pros anos 70... espero que a panelinha da academia enxergue pra ser indicada pelo menos pra filme estrangeiro e tomara que pra melhor atriz.
Vi um pessoal comentando sobre o merecimento do filme para a indicação Direção de Arte. Mas é difícil fazer o mundo conhecer como era o Brasil dos anos 70 para entender se ocorreu ou não um acerto técnico nesse sentido. É algo complicado mesmo.
Saímos do cinema ontem à noite e, chegando em casa, coloquei sua crítica para eu e Mainha assistirmos. Ela está encantada com a sua análise, dizendo que você conseguiu colocar em palavras tudo o que ela tava sentindo vendo o filme. “Ele é muito bom, minha filha! Como é o nome dele? Vou ver mais coisas dele!” Hahahah queria só te dizer isso 🤎 espalhando a palavra de Otávio Ugá pra Mainha!!
Eu aqui me controlando pra não chorar vendo esse vídeo conforme ia lembrando do filme, o que também me chamou atenção foi que diferente de outras produções sobre esse período, as "marcas" do que estava acontecendo eram sutis, era alguém de relance sendo torturado, os gritos, alguém tentando aplacar seu sofrimento cantando e sendo violentamente calado, as marcas de sangue no chão, tudo alí indicava todo o horror vigente mas não de forma gráfica e isso, pelo menos pra mim marcou muito fundo, doeu muito mais!
A linguagem do cinema é muito louco, né? O filme/fotografia trabalha muito com o silêncio, com o escondido, com o por trás dos panos, assim como os proprios crimes da ditadura se comportava
Quem disser que esse filme é militância, vai pra lá hein…se o cara não se sensibiliza com uma história dessas (UMA OBRA DE ARTE) velho, por conta de besteira política… esquece…n é mais humano n.
Walter Salles como a maioria dos cineastas brasileiros veio de famílias de banqueiros empreiteiros Mazzaropi foi o único que se fez rico sem precisar ser da Globo ou famílias bilionárias ditaduras nunca mais mas nas quando vejo exaltando china que converte gays a força Coreia do Norte espancando jovens por baixarem kpop Venezuela censura na tv internet é revoltante
mas o filme é uma militância muito bem feita, isso não tira o mérito dele, mantém vivo na memória das pessoas o que foi esse tempo, hoje em dia é importante lembrarmos pq só não tivemos um golpe de estado na última eleição pq os planejadores foram bvrros demais, em todo o lugar do mundo o fascismo tá voltando e em obra de artes como essas que as pessoas podem vivenciar de perto uma das piores fases do nosso país e um episódio parecido com o que muitos países já passaram e ainda tem perigo de passarmos por isso de novo.
11:26 quando ele fala ser “parapsicólogo” eu entendi q era uma indireta, quase uma ameaça de que por mais q fosse o marido dela a responder algumas perguntas, ela também estaria sendo observada e analisada. Mais um grande motivo pra ela ficar aflita e nao conseguir se deixar sentir algo
a compreensão que eu tirei é que ele estava dando respostas absurdas pra deixar claro que ela não estava em posição de exigir nada e nao tiraria nenhuma informação útil dele, forma simples, mas muito pesada de causar terror
Tudo nesse filme é tão bom, a imersão é absurda, impossível não achar que não foi gravada no Rio dos anos 70. A trilha sonora impecável e as atuações (inclusive das crianças) absurda.
eu me detive um pouco à casa - praticamente uma persona - aparece o chão de taco e depois a cera poliflor...o filtro de cerâmica, a estante tosca que minha família teve...tantos livros, tantos LP´S...me deu um baita nó na garganta quando a Eunice, idosa e indiferente a tudo a sua volta, tem um sobressalto ao ver o rosto de seu amado ainda jovem, aparecer na TV...ela lembrou dele, ela lembrou dele!
Indescritível como nem a parte feliz do filme conseguiu afastar a sensação de angústia por saber o que estava por vir… sai do filme com aquele aperto no peito, já que a Fernanda segura tudo dentro dela, eu tbm não consegui me esbaldar de chorar, só pude aguardar que o momento de alívio chegasse… e mesmo quando chegou, foi sem grandes explosões
Esse filme vai abraçando a gente e, aos poucos, esse abraço fica desconfortável e doloroso. Como eu disse na plataforma de fotos: uma obra que todo brasileiro que se preocupa com a memória nacional deveria assistir.
Em determinado momento o filme se transforma num filme de terror. Extremamente sufocante. Sensação de que a gente não sabe quando determinada cena vai acabar, assim como os personagens também não sabiam. O filme não é só isso, é muito mais, óbvio. Só que me chamou a atenção esse momento e até pensei que o Brasil poderia fazer excelentes filmes de horror com características realistas (e não fantásticas) e trabalhando apenas coisas implícitas e não explícitas, como é de costume no gênero.
Não vivi a ditadura, sou filha e neta de quem presenciou e viveu (ou foi interrompido). Me sinto honrada, não por mim que tenho a chance e obrigação de tornar o futuro do meu País e do mundo melhor, mas pelos que amo e também pelos que nem tive chance de conhecer, mas que sofreram cada um com sua dor, com sua porção esse período desumano, e que ainda assim, lutam hoje para que as crueldades de ontem não se repitam jamais! Que honra poder viver no mesmo espaço tempo que todos os que ainda estão aqui, lutando pelos não estão e pelos que ainda virão! 🙏🏽 Ditadura nunca mais! FILMAÇO ❤
@@claudiobrad8882possivelmente não ligavam a mínima de não poderem escolher seus representantes, consumir obras sem restrição, emitir opiniões a vontade. Gadinho alheio a realidade
(12:37) Assisti a crítica no Refúgio Cult. Lá foi dito que Fernanda Torres se emocionou de verdade nas cenas,mas o diretor cortou no filme essas emoções reais.
Sim. Entendi isso como uma firma de duzer: na época, as pessoas não podiam demonstrar o que realmente pensavem e sabiam. Além disso, tem o lado da mãe, de se mostrar forte pra proteger os filhos.
A intenção era mostrar essa mulher como uma rocha. Oq ela realmente era, vendo o filme eu fiquei esperando uma cena que ela fosse explodir e acabar em choro. Mas quem se acabou em choro na vdd fui eu 😅
Passando só para dizer o que sempre comento com minha esposa quando quando vemos os seus vídeos: Vc é muito simpático e tem uma energia muito boa, que transborda na tela e nos contagia. Parabéns e tudo de bom para você e sua família. 😊
Esse filme evidencia algumas coisas: 1. Dona Eunice era um fenomenal conceito de Deus. 2. Fernanda Torres é mesmo filha de Fernanda Montenegro. A gente já sabia. Agora o mundo tb sabe. 3. Marcelo Rubens Paiva veio ao mundo com a missão de nos fazer chorar. 4. Walter Sales é um destruidor de rimel e cajal alheio em ambiente público (salas de cinema). 5. Podemos combinar que Selton Mello é de fato um dos melhores que temos tb? 6. Podemos combinar que o melhor do cinema brasileiro fala de gente?!? Sobre gente... É isso. Bélíssimo filme. Bonito nos detalhes. Tem que ver pra entender. Quem assiste e não gosta não tem coração.
Temos uma cria do teatro com talento em parte genético e em outro de esforço puro (Fernanda) e um outro q brilha na tela e brilha com a emoção na voz, sendo tbm um dublador (Selton). N tem como n sair algo impecável
@MahouneArrow Selton Mello é uma instituição... Ele faz tudo muito bem. E com o respeito que os roteiros merecem. Com a humanidade. Por isso ele é tão bem sucedido. Ele coloca humanidade nos personagens dele.
@ClaudioViana-qf4jf eu tb não sou obrigada a gostar ou achar que a pessoa que não gosta da humanidade do filme tem um coração... Por que, pra mim, não tem... E esta é a minha opinião.
melhor filme que vi esse ano. que agonia foi acompanhar a Eunice, o silêncio opressor, o medo, a angústia e a saudade de um parente que simplesmente some e nunca mais volta. É terrível. Fernanda Torres carrega o filme nas costas, o filme é ela.
É muito louca a sensação que esse filme causa na gente. Eu fiquei com meu coração amarrado, uma agonia, angústia. Eu queria chorar e era como se a Fernanda tivesse ali pra consolar a gente tb lkkkk muito esquisito
Esse filme entregou tudo que era necessário pra me fazer sentir como uma testemunha e não uma espectadora. Nos mínimos detalhes, como passar coca cola pra pegar um bronzeado na praia e todos os carros e cenários maravilhosamente encaixados. Fora as atuações maravilhosas de Fernanda Torres e Selton Mello, ver a Eunice vivida por Fernanda Montenegro voltar a vida quando o Rubens é mencionado na TV é de arrepiar. Lindo. Esse filme é lindo.
eu como profissional na área de bar fiquei feliz que eles tiveram o cuidado em colocar as bebidas originais da época. Tivemos uns 5 rótulos que eu consegui Observay .
Vi no último feriado esse filme. Fiquei o tempo todo atenta às cenas, aos olhares e falas pra não perder nenhuma interpretação. Forte e importantíssimo para os que esquecem os momentos sombrios e desumanos que a nossa história teve. Todos estavam muito bem! Eunice na vida adulta e na velhice estavam maravilhosas!
Tudo nesse filme é impressionante. Assisti ontem, e depois que terminou a sessão, fiquei uns bons minutos sentada sem conseguir me mexer. É uma obra de arte, e a Fernanda merece muito o Oscar.
Achei um erro no ambiente! O selo da gravadora Som Livre era verde e turquesa nos anos 70. Mas só percebi porque vivi na época e achava o máximo ver o expiral do selo e, depois, o desenho do S em degrade, rodando como 2 cometas. Antigamente a música do LP chegava para o ouvinte cheia de arte visual (que por vezes propositadamente visava burlar a censura). A música também vinha com cheiro de vinil e de impressão nova e de reuniões para ouvir em grupos de amigos.
Parabens, Otavio, pela crítica. Foi a melhor que eu vi desse filme que eu já estou a beira da adoração, de tanto que gostei. Mas sua explanação sobre o filme foi detalhista, técnica, mas também emotiva e espirituosa. Vamos torcer por mais premiações para esta obra de arte.
Para mim e para minha família é sempre um baque ver a interpretação da Fernanda Montenegro, porque ela é MUITO parecida com a minha falecida avó. Ver Fernanda Montenegro interpretar uma personagem com a mesma doença que minha avó teve, deu uma camada a mais de similaridade. Estava praticamente idêntica.
Esse filme é perfeito, redondo, sem defeitos, despretensioso, sensível, realista e ainda passa uma mensagem política super relevante. E sim, atores incríveis, e Fernanda Torres atingindo o nível de sua já lendária mãe. Merece todos os prêmios possíveis.
Filme belíssimo!!! Muito bem produzido, elenco de primeira, roteiro muito bem desenvolvido, vale muito a pena ver no cinema!!! Fiquei muito emocionado na sessão!!! Que venha o Oscar!!
Uma coisa que achei legal no filme, e provavelmente no livro, é que não esconderam que a família tinha uma condição boa, superior à de boa parte da população brasileira, especialmente nos anos 70. Ou seja, buscaram retratar bem os fatos.
Finalmente a justica para o Deputado Rubens Paiva e sua esposa Eunice! So de assistir o trailer, me emocionei! Valter Sales teve muita sensibilidade ao retratar fielmente o livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva!
Pois é, agora falta fazer um filme para a família do segurança do embaixador, cruelmente assassinado com um tiro na nuca pelos terroristas que foram ajudados por.... Rubens Paiva.
Eu gosto de como a trilha sonora foi usada nesse filme, no começo do filme sempre tem alguma música tocando ao fundo, como um som diegético. Mas a partir do momento em que os policiais vão até a casa da familia Paiva, vc percebe que a música para e não continua ao decorrer do filme. O que mostra a mudança abrupta que a família sofreu
Acho q eu nunca vou esquecer da imersão q foi assistir esse filme na tela grande, no começo tudo tão feliz e solar, acompanhando a rotina daquela família e de repente aquela mudança com a prisão do Rubens e como o filme muda e fica pesado depois disso. Já considero um dos melhores do cinema nacional, maravilhoso.
Tá na minha lista dos filmes INESQUECÍVEIS!!! 😢 Saí do cinema com um nó na garganta (apesar de ter chorado durante o filme). Depois dessa experiência impactante, tenho cada vez mais interesse sobre essa história e o desenrolar disso tudo.
Esse tipo de filme é super importante pra mostrar o quão ruim foi o período, ainda mais que recentemente tivemos boçais pedindo a volta de uma ditadura no país, o mais engraçado é que esses mesmos boçais falam das ditaduras da Venezuela, Cuba e China, mas pediam uma aqui, na moral, o que a falta de livros de história faz na vida das pessoas, ainda não vi o filme, mas quero ver essa semana
@@narasantos117onde vc esteve nos últimos anos? Tiveram literalmente elogios a torturadores dentro da casa legislativa brasileira feitos pelo grupo político que esteve no poder antes do retorno de Lula...
Depois, em 1979, o único filho homem de Eunice sofreria um acidente que o deixaria tetraplégico. Não é spoiler, o livro saiu em 1982 e o filme em 1987, ambos chamados "Feliz Ano-Velho".
Só uma correção, eles não eram família burguesa. Só eram classe média alta. O marido tinha que trabalhar pra prover pra família e eles não tinham meio de produção, só uma grana acumulada
Sim, importante correção. Se tem uma classe que se beneficiou da ditadura é a real burguesia, não atoa é chamada de Ditadura Empresarial Militar, regime imposto pela burguesia nacional e imperialismo internacional para conter a revolta popular
Mas usa-se burguês popularmente para se referir a pessoas ricas. Ainda que a aplicabilidade seja daqueles que detém os meios de produção, burguês nesse caso é só pra falar de gente rica mesmo!
Utiliza-se Burguês no coloquial pra se referir a pessoas com um certo poder aquisitivo acima da maioria da população. Essa lógica de dividir a sociedade em burguesia e proletariado pode ser útil no campo teórico, mas na prática só mascara "grandes pequenas" desigualdades presentes na nossa sociedade e blinda uma parcela considerável da classe média de ter seus privilégios apontados. Que sim, existem.
Eu assisti o filme ontem com a minha mãe é difícil descrever o incomodo de algumas cenas porque apesar de não ter vivido muito da ditadura, nasci em 1976, sempre conversei muito com os que viveram essa época. Meu pai, operário e sem nenhum envolvimento político relatava que saía de casa com medo de não voltar, suas carteiras de trabalho da época estão super deterioradas porque ele carregava no bolso para provar que era trabalhador no caso de uma blitz. Uma amiga minha relata que morava muma área rural de Manhuaçu -MG e que o pai simplesmente desapareceu e a polícia veio a sua casa e levou os cavalos que pertencaim a família. Outra pessoa que conheço perdeu um irmão, o rapaz era garçom e fazia parte de uma companhia de teatro e simplesmente desapareceu, sua mãe entrou em depressão e morreu anos depois desse desaparecimento. São muitas histórias dolorosas que vieram a tona com esse filme, histórias que não podem ser esquecidas. #DitaduraNuncaMais
ao final do filme a sala de cinema ficou muda, ninguém tinha palavras, simplesmente esplêndido! fantástico! agora o Oscar vem!! que venham mais filmes brasileiros assim...
@@mariliasantos8501 e se fosse, qual o problema? Vc acha q vc é intelectual porq gosta de filmes do próprio país q nem 10% dos brasileiros gostam ou consomem? KKJJKKK vou dar todo meu dinheiro pra marvel, seja feliz, Marvel e pancadões no mei da quebrada fiah, vai veno
FILMAÇO! Uma das melhores experiências que tive no cinema, o melhor filme do ano pra mim, disparado. Todos os envolvidos estão de parabéns, desde os atores até a equipe técnica. O cinema brasileiro vive. Tava ansioso pra ver sua crítica sobre.
Em muitas cenas, parecia uma novela de Manoel Carlos. O filme estendia cenas que não precisavam ser tão longas e cortou em coisas que podiam ser mais desenvolvidas.
As cenas que mais me tocaram foi quando a irmã mais nova, já adulta, pergunta ao irmão "quando você o enterrou?", nossa, isso me doeu e da Fernanda Montenegro em frente à tv quando aparece o marido e ela fica inquieta, se remexendo, como se quisesse dizer que ele ainda está lá, pois ela o reconhece embora já com Alzheimer na época.
Hoje, a "Operação Contragolpe" da PF deixou explícito o quanto as cenas do filme "Ainda Estou Aqui" (de Walter Salles) podem ser revividas a qualquer momento.
Por incrível que pareça eu estava lendo o livro no mesmo período em que lançou o filme. Ainda não tive a oportunidade de ir ao cinema, mas com total certeza é algo grandioso para o Brasil. Nosso cinema mais uma vez mostrando toda nossa qualidade
e ainda pior: elegeram pra presidente o cara que venerava os monstros que causaram isso, e sempre desrespeitava as vítimas da ditadura toda vez que tinha chance :/
O filme é maravilhoso, extremamente imersivo. As crianças são perfeitas na atuação. Só achei que a passagem de tempo com as crianças estando adultas não foi bem feita, os atores não passaram o mesmo impacto e foi bem confuso saber quem era quem das meninas. Único defeito desse filme incrível.
Esse filme em alguns momentos me lembrou muito a infância, essas janelas dos anos 70, os azulejos, chão vermelho, chão de taco, lembram muito um apartamento em que morei quando criança, isso pegou a mim que tenho 22, imagina quem viveu a epoca
Uma frase q não é minha (não lembro onde li/vi), mas que me lembrei quando saí da sessão: é sobre a presença da falta. Digo, a constante presença da falta. Oq faz o título do filme pra mim remeter tanto à Eunice quanto ao Rubens Paiva.
Ainda Estou Aqui traz um Brasil muito peculiar dos anos 1970. A fotografia é diferenciada e a fotografia é maravilhosa e nem cheguei no elenco, que elenco! Fernanda Torres é o centro do filme. MARAVILHOSA!
É aquele tipo de filme que termina e você fica sentado na cadeira olhando pra tela ainda sentindo tudo aquilo. Quem puder, dê uma chance e assista no cinema, vale muito a pena e é um filme que precisa ser prestigiado!!
Não assisti ao filme, mas creio que essa dimensão do pequeno apontada pelo autor do vídeo realmente é um aspecto que chama a atenção, exatamente como naquele filme, o Zona de Interesse, em que presenciamos o cotidiano daquela família que tinha como chefe um dos responsáveis pelos campos de concentração de Auschwitz. Gosto dessas produções com esse aspecto mais poético e intimista e, ainda que não concorde com o que algumas delas possam representar ou suscitar, é interessante trabalhar as perspectivas de um grande evento, seja ele mundial ou nacional, sob esferas mais introspectivas.
Sempre fico curioso para ver dramas nacionais como esse, especialmente quando a trama envolve um período tão tenso da história do Brasil. 'o filme consegue equilibrar o drama familiar com o peso político da época. Fernanda Torres e Selton Mello são sempre incríveis!
12:24 vi em outros vídeos dizendo que a Fernanda Torres não se conteve em algumas cenas e chorou, demonstrou mais “sentimento”, porém, o Walter Sales tirou tudo, pois, queria mostrar a Eunice sempre forte…. Agora fiquei na dúvida se isso realmente foi verdade. 🤔
Sim. Entendi isso como uma forma de dizer: na época, as pessoas não podiam demonstrar o que realmente pensavam e sabiam. Além disso, tem o lado da mãe, de se mostrar forte pra proteger os filhos.
Me emocionei com a crítica, Otavio! Fernandinha esbugalhou na atuação e você na análise! Gostei também do uso da música no filme... notou a quantidade de cenas "musicais" no trecho inicial? Depois, assim como a luz se esvai, a música desaparece... O arco do cachorro também me deu um nó na garganta. Um filmaço!
Eu não conhecia o canal, nem seu criador. Simpático, criativo e, notadamente, um conhecedor do assunto; sua leitura do filme foi excelente em todos os aspectos.
Faço de minhas palavras as palavras da ex presidente: Dilma Rousseff na cerimônia da Comissão da Verdade: "O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia. É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la.
Acesse surfshark.com/superoito para ganhar 4 meses extras de Surfshark.
canal ruin e não da atenção os seu seguidores
O filme me deu a constante sensação de uma angustia presa da garganta que não sai, como um choro, um grito. Eu não me lembrava a última vez em que tivesse sigo transportada tão fortemente para dentro do enredo de um obra. Esse filme faz lembrar do orgulho de ser brasileira pela magnitude.
Senti o mesmo, um nó na garganta inacabável. Vi ontem e ainda me sinto assim hoje, esse filme é uma grande obra de arte nacional
Comentário cirúrgico
Exatamente o que aconteceu comigo tbm
Eu também sai de lá com uma dor no peito como se fosse algo arrancado de mim...
Senti esse nó na garganta literalmente o filme todo eu chorei quietinha no mínimo 5 vezes pois não aguentava segurar o choro só escorria as lágrimas não importava qual cena era
Detalhe: a última cena do Rubens, ele indo embora, com aquele jeito tranquilo e sereno, é lindíssima. Ele já parece ali um fantasma, que parece estar vindo do futuro para dizer “vocês vão ficar bem”. É muito muito lindo.
As cenas com ele ainda presente possuem uma vibe tão boa que por um momento a gente esquece que o pior virá.
@@laysxxcsó sabe q o pior vira quem é tonto e fica lendo coisas sobre o filme antes de ver o filme
@@Ponjoo Que???? A história é real, todo mundo já sabe o que aconteceu
Rapaize, o tanto que eu tava ansioso por essa crítica, e falando pra minha esposa "o Otávio é perfeccionista, normal ele demorar um pouco". Obrigado! 😂
Que filmaço!
Fui com minha filha. Cinema lotado e, durante toda a seção, um silêncio meio que solidário àquela família. Eu e minha filha sentimos vontade de aplaudir de pé essa obra espetacular.
É um filme violentíssimo, sem que haja nenhuma cena de soco, sangue, tiro... Ele retrata a violência que uma ditadura, mesmo quando não nos atinge fisicamente, impõe à nossa alma, às nossas emoções.
De fato o elenco é extraordinário e Fernandinha nos mostra o quão fora da curva é a sua competência na arte de atuar. Selton também dá show.
Aliás, que família de atrizes é essa "Torres Montenegro", gente? Fernandona, nos minutos finais, sem uma fala, uma respiração ofegante que fosse, uma lágrima sequer, nos transmite, só pelo olhar toda intensidade de sua vida, perdida em algum lugar por conta do Alzheimer.
Que honra pra mim é ter atrizes dessa gabarito em nosso país! Pra mim, o melhor filme brasileiro entre todos os que eu já assisti.
Eu fiquei impressionada com silêncio, ninguém pegou o celular e nem sequer fez um movimento durante o filme inteiro. A experiência foi além do filme.
@@nairaandrade Exatamente. Nossa experiência foi igual.
O comentário ficou um excelente review
Também senti esse clima no cinema! Estava lotado, mas ao mesmo tempo silencioso
É muito bom ver que o cinema brasileiro também possui tamanha relevância e importância nos cartazes de cinema.
🤣🤣🤣
O diretor e mtt foda ele só fez filme com indicações internacionais o cara é mtt bom,fez trabalhos incríveis só ver no google
@@mariaquendal7962 claro, ele é herdeiro da itaú e é bilionario
@@thegreatqualifier muitos diretores são podres de ricos e n conseguem chegar nesse nível,o cara é bom msm,você pode ter todo dinheiro do mundo se n tiver talento vai muito longe não
@@thegreatqualifierPor mim ele poderia ser o próprio dono do mundo. Se um cara desse consegue fazer um Central do Brasil e um Ainda estou aqui ele tem minha admiração
A cena que me pegou mais foi a da família saindo pra tomar sorvete, a Fernanda Torres não diz nada nessa cena, mas no olhar vc sente a dor que ela tá sentindo e ao mesmo tempo fazendo de tudo para os filhos não sentirem!
Essa cena foi regravada algumas vezes pq a fernanda realmente não conseguia segurar o choro de jeito nenhum
Sim!! Quando uma das filhas ( Eliana) olha para ela... Pega demais 😢
Interessante comparar com a cena anterior na sorveteira com o marido. Na primeira, todos estavam mais felizes e interagiam entre si. Na segunda, as crianças bricavam de forca sem empolgação e a Fernanda fez esse cena estupenda.
@Alex_Alexandre isso foi maravilhoso. A Fernanda Torres mandou demais
Ver Fernanda Montenegro, aos 95 anos, interpretanto uma mulher com Alzheimer acabou comigo.
Quando eu fui assisti passou nos trailer um filme que vai lançar com ela "vitoria" to ansioso pra ver
Sim também vi esse trailer parece muito bom mesmo, me deu até um interesse de ver esse filme@@wesleypassos5347
Eu chorei nesta cena com a Fernanda Montenegro olhando a TV enquanto todos estavam lá foram no mundo externo.
Obg pelo spoiler 😍😍
E ela não fala uma palavra, mas consegue impactar a gente de um jeito absurdo!
O que eu mais gostei é que, mesmo o filme sendo devagar, todo mundo na minha sessão estava completamente em silêncio prestando atenção, mesmo quando começou os créditos, as pessoas ficaram pra ver as fotos... lindo
Na minha também além do pessoal ficar estático na cadeira sem reação da metade pro final do filme, todo mundo chorou e aplaudiu, foi lindo demais!!
Nunca vi nada parecido.
Igual na minha gente.
Todo mundo prestando atenção e em silêncio, e chorando mt também
Raro eu ir no cinema e o povo não ficar fazendo barulho ou conversando
Na minha sessão um imbecil passou metade do filme no celular. Só parou quando eu dei um grito nele
na minha foi isso exceto por um palestrinha que ficava "olha o médici" pra mostrar que sabia as coisas
O filme é tão bem ambientado na década de 70 que mesmo eu com 23 anos me senti nessa época rsrsrs vendo coisas que a minha mãe falava de como eram as coisas na década de 70 (apesar dela ter tido uma vida muito diferente dos Paiva)
Qtos anos tem sua mãe ?
A ambientação é impressionante e vai além do figurino. Muitos detalhes de costumes bem inseridos. Ver as meninas passando coca cola pra se bronzear era uma coisa que estava escondida na memória mas era muito comum.
@@samchapermannquando a eunice paiva e a filha ta indo pro interrogatório tbm da pra ver o trabalho de ambientação impecável, varios carros antigos, arquitetura da época, clima e colorização. Impressionante trabalho.
Todos no cinema deu risada com as meninas passando Coca-Cola no corpo para se bronzear 😅😅😅😅
Verdade, pois alguns filmes brasileiros q assisti vi vários erros de gravação, em gravação de rua..... Esse é o maior desafio
Chorei por demais. Não sei com tem uma gentinha que, se diz ser humano e quer voltar a essa época "boa"
Se a sua sala de cinema estiver em absoluto silêncio durante o filme é por que a experiência valeu muito a pena!
Assisti a essa obra prima no Festival do Cinema Brasileiro em Montreal, no Canadá. Todas as seções lotadas e com efusivos aplausos no final da seção na qual eu estava presente. Filme belíssimo, história emocionante, direção magistral e atuações brilhantes. Porém, pelo histórico, eu não acredito que receberá o devido reconhecimento da Academia com algum Oscar, simplesmente porque aquela premiação não é sobre arte, sobre cinema, é sobre poder, sobre dinheiro. Se fosse a mesmíssima história no contexto do drama de uma família judia durante a Segunda Guerra, estrelado por Lady Gaga e Adam Sandler, com direção de Michael Bay teria mais chances, infelizmente.
A Sony ta investindo firme na campanha pro oscar. Temos que acreditar, pelo menos a indicação é muito possível
seu comentário foi tão cirúrgico
Pois eu desejaria o mesmo prestígio para essa história da família judia. Para qualquer ato (filme) revelador de atrocidades cometidas contra minorias. Tomara que Ainda Estou Aqui seja indicado.
@@mariaeduardagomes1419não é uma crítica ao conteúdo e sim a maneira do Oscar lidar com essas obras, obviamente é um assunto mais "famoso e midiatico" e, nesse cenário com peças conhecidas de Hollywood esse filme já teria um Oscar antes de lançar, entende? O que para Ainda Estou aqui é algo que almejamos (mesmo que não seja um fator para definir o quão fantástico esse filme é).
Riquinho
Fui assistindo e as lágrimas retornaram... É qse impossível não chorar... Ainda mais com a interpretação das Fernandas. ❤❤❤
11:26 qnd ele falou q é parapsicólogo eu entendi como uma ameaça muito velada, no sentido de "conversar com mortos" = "vou conversar com eeu marido", nao sei se vou conseguir explicar melhor q isso minha interpretação
Hum, faz sentido. Nossa... foi um sarcasmo ainda pior do que o que eu tinha lido.
Caramba que perverso, não tinha notado.
Ótimo sacada
Eu pensei exatamente a mesma coisa
Meu queixo caiu! Não tinha pensado nisso.
Eu saí da sala de cinema com um nó na garganta, uma sensação de apreensão, como se tivesse retido dentro de mim uma implosão gigantesca. E isso, de fato aconteceu né? É essa a sensação que temos quando tratamos de um episódio tão obscuro de nossa história que até hoje não foi resolvida.
A força da Fernanda Torres em segurar tudo dentro de si, sem se permitir escapar ou desvelar qualquer sentimento ou dor é angustiante e chega até os telespectadores.
Para além de qualquer indicação internacional que o filme possa receber, acho que esse é um filme nosso, uma espécie de lembrete inteiramente escrito para nós. Algo que deve ser dito e deixado sempre exposto para que todo cidadão brasileiro se recorde. Para que nunca se esqueça, para que jamais aconteça.
Uma família que por solidariedade, perdeu o seu bem mais precioso: um dos seus membros.
Eu li o livro antes de ver o filme e senti a mesma coisa, mesclado a um sentido de raiva.
Eu acabei de assistir com minha esposa. Saímos do shopping 23h30, as ruas vazias e eu com medo de um fusca da polícia aparecer e dar uma dura na gente hahaha
O filme permanece comigo até agora, uma hora depois. A angústia constante me tocou muito
Impressionante a ambientação desse filme e o estilo da filmagem me transportou msm pros anos 70... espero que a panelinha da academia enxergue pra ser indicada pelo menos pra filme estrangeiro e tomara que pra melhor atriz.
Vi um pessoal comentando sobre o merecimento do filme para a indicação Direção de Arte. Mas é difícil fazer o mundo conhecer como era o Brasil dos anos 70 para entender se ocorreu ou não um acerto técnico nesse sentido. É algo complicado mesmo.
@@andreyfagundes6690 ta incrível mesmo
Incrível como esse diretor trabalha mto bem uma época da década passada, diferente do diretor de malhação que fez a cinebiografia dos mamonas 🤮
Esse filme já ganhou prêmio na europa por roteiro adaptado, quem sabe haja indicação nessa categoria também
Se esse filme fosse americano, seria indicado a pelo menos em 6 categorias ...
Filme
Direção
Atriz
Fotografia
Ator coadjuvante
Roteiro adaptado
Saímos do cinema ontem à noite e, chegando em casa, coloquei sua crítica para eu e Mainha assistirmos. Ela está encantada com a sua análise, dizendo que você conseguiu colocar em palavras tudo o que ela tava sentindo vendo o filme. “Ele é muito bom, minha filha! Como é o nome dele? Vou ver mais coisas dele!” Hahahah queria só te dizer isso 🤎 espalhando a palavra de Otávio Ugá pra Mainha!!
hahahahaha que fofa!!❤
Eu aqui me controlando pra não chorar vendo esse vídeo conforme ia lembrando do filme, o que também me chamou atenção foi que diferente de outras produções sobre esse período, as "marcas" do que estava acontecendo eram sutis, era alguém de relance sendo torturado, os gritos, alguém tentando aplacar seu sofrimento cantando e sendo violentamente calado, as marcas de sangue no chão, tudo alí indicava todo o horror vigente mas não de forma gráfica e isso, pelo menos pra mim marcou muito fundo, doeu muito mais!
Eu também! Aquela hora em que eles lavam o chão… que terror deve ter acontecido ali? Estavam lavando sangue ? Vômito?
A linguagem do cinema é muito louco, né? O filme/fotografia trabalha muito com o silêncio, com o escondido, com o por trás dos panos, assim como os proprios crimes da ditadura se comportava
Quem disser que esse filme é militância, vai pra lá hein…se o cara não se sensibiliza com uma história dessas (UMA OBRA DE ARTE) velho, por conta de besteira política… esquece…n é mais humano n.
Concordo plenamente
Walter Salles como a maioria dos cineastas brasileiros veio de famílias de banqueiros empreiteiros Mazzaropi foi o único que se fez rico sem precisar ser da Globo ou famílias bilionárias ditaduras nunca mais mas nas quando vejo exaltando china que converte gays a força Coreia do Norte espancando jovens por baixarem kpop Venezuela censura na tv internet é revoltante
verdade
mas o filme é uma militância muito bem feita, isso não tira o mérito dele, mantém vivo na memória das pessoas o que foi esse tempo, hoje em dia é importante lembrarmos pq só não tivemos um golpe de estado na última eleição pq os planejadores foram bvrros demais, em todo o lugar do mundo o fascismo tá voltando e em obra de artes como essas que as pessoas podem vivenciar de perto uma das piores fases do nosso país e um episódio parecido com o que muitos países já passaram e ainda tem perigo de passarmos por isso de novo.
O jornal Gazeta do Povo já disse……..
11:26 quando ele fala ser “parapsicólogo” eu entendi q era uma indireta, quase uma ameaça de que por mais q fosse o marido dela a responder algumas perguntas, ela também estaria sendo observada e analisada. Mais um grande motivo pra ela ficar aflita e nao conseguir se deixar sentir algo
a compreensão que eu tirei é que ele estava dando respostas absurdas pra deixar claro que ela não estava em posição de exigir nada e nao tiraria nenhuma informação útil dele, forma simples, mas muito pesada de causar terror
Tudo nesse filme é tão bom, a imersão é absurda, impossível não achar que não foi gravada no Rio dos anos 70. A trilha sonora impecável e as atuações (inclusive das crianças) absurda.
As crianças..... Surreal! Excelentes atores
eu me detive um pouco à casa - praticamente uma persona - aparece o chão de taco e depois a cera poliflor...o filtro de cerâmica, a estante tosca que minha família teve...tantos livros, tantos LP´S...me deu um baita nó na garganta quando a Eunice, idosa e indiferente a tudo a sua volta, tem um sobressalto ao ver o rosto de seu amado ainda jovem, aparecer na TV...ela lembrou dele, ela lembrou dele!
Indescritível como nem a parte feliz do filme conseguiu afastar a sensação de angústia por saber o que estava por vir… sai do filme com aquele aperto no peito, já que a Fernanda segura tudo dentro dela, eu tbm não consegui me esbaldar de chorar, só pude aguardar que o momento de alívio chegasse… e mesmo quando chegou, foi sem grandes explosões
Aquele olhar dela, quando o marido entra no carro (junto com a sensação de que não voltará a ve-lo)...
Só a cena da FERNANDA MONTENEGRO vale o filme!! Sem dizer 1 palavra!!
Sim! 🥹🥹
com toda certeza!
É exatamente isso! Que atriz impressionante!
Não chorei o filme inteiro, 3 segundos dela na tela eu chorei tanto que fiquei sem respirar. Ela É o Oscar!
No filme A Vida Invisível, Fernanda Montenegro também participa no finalzinho e arrasa.
Conheci algumas pessoas que perderam parentes desse modo na época e nunca acharam o corpo. É algo muito triste e difícil pra família.
Complementenado: e feito por quem deveria cuida do seu país e do seu povo e não destruí-lo.
Esse filme vai abraçando a gente e, aos poucos, esse abraço fica desconfortável e doloroso. Como eu disse na plataforma de fotos: uma obra que todo brasileiro que se preocupa com a memória nacional deveria assistir.
Em determinado momento o filme se transforma num filme de terror. Extremamente sufocante. Sensação de que a gente não sabe quando determinada cena vai acabar, assim como os personagens também não sabiam.
O filme não é só isso, é muito mais, óbvio. Só que me chamou a atenção esse momento e até pensei que o Brasil poderia fazer excelentes filmes de horror com características realistas (e não fantásticas) e trabalhando apenas coisas implícitas e não explícitas, como é de costume no gênero.
Ao olhar o marido indo embora, nesse olhar ela transmite que sabia o que estava prestes a acontecer. Só essa cena já merecia o prêmio.
Não vivi a ditadura, sou filha e neta de quem presenciou e viveu (ou foi interrompido). Me sinto honrada, não por mim que tenho a chance e obrigação de tornar o futuro do meu País e do mundo melhor, mas pelos que amo e também pelos que nem tive chance de conhecer, mas que sofreram cada um com sua dor, com sua porção esse período desumano, e que ainda assim, lutam hoje para que as crueldades de ontem não se repitam jamais!
Que honra poder viver no mesmo espaço tempo que todos os que ainda estão aqui, lutando pelos não estão e pelos que ainda virão! 🙏🏽
Ditadura nunca mais!
FILMAÇO ❤
Minha mãe, pessoa trabalhadora e do bem, disse que nunca ela e ninguém que conhece sofreu nesta época.
@@claudiobrad8882 possível, porém era tudo feito escondido! Só não via quem não queria mesmo!
@@alecbrito4397Exatamente! E havia um clima de "vamos fingir que nada está acontecendo"...
@@claudiobrad8882possivelmente não ligavam a mínima de não poderem escolher seus representantes, consumir obras sem restrição, emitir opiniões a vontade. Gadinho alheio a realidade
@@claudiobrad8882isso só quer dizer que sua mãe teve sorte, não significa que não aconteceu!
Fernanda é diferenciada ❤❤❤ e Selton também né!
Passando pra dizer que Fernanda Torres ganhou o globo de Ouro!!!😮
(12:37)
Assisti a crítica no Refúgio Cult.
Lá foi dito que Fernanda Torres se emocionou de verdade nas cenas,mas o diretor cortou no filme essas emoções reais.
É isso aí: atriz e ator bons oferecem pra direção ter onde podar. E uma boa direção sabe podar. 😊
Sim. Entendi isso como uma firma de duzer: na época, as pessoas não podiam demonstrar o que realmente pensavem e sabiam. Além disso, tem o lado da mãe, de se mostrar forte pra proteger os filhos.
A intenção era mostrar essa mulher como uma rocha. Oq ela realmente era, vendo o filme eu fiquei esperando uma cena que ela fosse explodir e acabar em choro. Mas quem se acabou em choro na vdd fui eu 😅
Passando só para dizer o que sempre comento com minha esposa quando quando vemos os seus vídeos: Vc é muito simpático e tem uma energia muito boa, que transborda na tela e nos contagia. Parabéns e tudo de bom para você e sua família. 😊
Esse filme evidencia algumas coisas:
1. Dona Eunice era um fenomenal conceito de Deus.
2. Fernanda Torres é mesmo filha de Fernanda Montenegro. A gente já sabia. Agora o mundo tb sabe.
3. Marcelo Rubens Paiva veio ao mundo com a missão de nos fazer chorar.
4. Walter Sales é um destruidor de rimel e cajal alheio em ambiente público (salas de cinema).
5. Podemos combinar que Selton Mello é de fato um dos melhores que temos tb?
6. Podemos combinar que o melhor do cinema brasileiro fala de gente?!? Sobre gente...
É isso. Bélíssimo filme. Bonito nos detalhes. Tem que ver pra entender. Quem assiste e não gosta não tem coração.
Temos uma cria do teatro com talento em parte genético e em outro de esforço puro (Fernanda) e um outro q brilha na tela e brilha com a emoção na voz, sendo tbm um dublador (Selton). N tem como n sair algo impecável
@MahouneArrow Selton Mello é uma instituição... Ele faz tudo muito bem. E com o respeito que os roteiros merecem. Com a humanidade. Por isso ele é tão bem sucedido. Ele coloca humanidade nos personagens dele.
Não temos obrigação de gostar de nada. Gosto não se discute.
@ClaudioViana-qf4jf eu tb não sou obrigada a gostar ou achar que a pessoa que não gosta da humanidade do filme tem um coração... Por que, pra mim, não tem... E esta é a minha opinião.
melhor filme que vi esse ano. que agonia foi acompanhar a Eunice, o silêncio opressor, o medo, a angústia e a saudade de um parente que simplesmente some e nunca mais volta. É terrível. Fernanda Torres carrega o filme nas costas, o filme é ela.
É muito louca a sensação que esse filme causa na gente. Eu fiquei com meu coração amarrado, uma agonia, angústia. Eu queria chorar e era como se a Fernanda tivesse ali pra consolar a gente tb lkkkk muito esquisito
Esse filme entregou tudo que era necessário pra me fazer sentir como uma testemunha e não uma espectadora. Nos mínimos detalhes, como passar coca cola pra pegar um bronzeado na praia e todos os carros e cenários maravilhosamente encaixados. Fora as atuações maravilhosas de Fernanda Torres e Selton Mello, ver a Eunice vivida por Fernanda Montenegro voltar a vida quando o Rubens é mencionado na TV é de arrepiar. Lindo. Esse filme é lindo.
eu como profissional na área de bar fiquei feliz que eles tiveram o cuidado em colocar as bebidas originais da época. Tivemos uns 5 rótulos que eu consegui Observay .
Vi no último feriado esse filme. Fiquei o tempo todo atenta às cenas, aos olhares e falas pra não perder nenhuma interpretação. Forte e importantíssimo para os que esquecem os momentos sombrios e desumanos que a nossa história teve. Todos estavam muito bem! Eunice na vida adulta e na velhice estavam maravilhosas!
Tudo nesse filme é impressionante. Assisti ontem, e depois que terminou a sessão, fiquei uns bons minutos sentada sem conseguir me mexer. É uma obra de arte, e a Fernanda merece muito o Oscar.
Achei um erro no ambiente! O selo da gravadora Som Livre era verde e turquesa nos anos 70. Mas só percebi porque vivi na época e achava o máximo ver o expiral do selo e, depois, o desenho do S em degrade, rodando como 2 cometas. Antigamente a música do LP chegava para o ouvinte cheia de arte visual (que por vezes propositadamente visava burlar a censura). A música também vinha com cheiro de vinil e de impressão nova e de reuniões para ouvir em grupos de amigos.
Parabens, Otavio, pela crítica. Foi a melhor que eu vi desse filme que eu já estou a beira da adoração, de tanto que gostei. Mas sua explanação sobre o filme foi detalhista, técnica, mas também emotiva e espirituosa. Vamos torcer por mais premiações para esta obra de arte.
Para mim e para minha família é sempre um baque ver a interpretação da Fernanda Montenegro, porque ela é MUITO parecida com a minha falecida avó.
Ver Fernanda Montenegro interpretar uma personagem com a mesma doença que minha avó teve, deu uma camada a mais de similaridade. Estava praticamente idêntica.
Mds, imagino sua emoção ao ver as cenas com ela
Tocante demais!
Reconstituição de época impecável. Trilha sonora primorosa. Elenco estupendo. MARAVILHOSO!
Esse filme é perfeito, redondo, sem defeitos, despretensioso, sensível, realista e ainda passa uma mensagem política super relevante. E sim, atores incríveis, e Fernanda Torres atingindo o nível de sua já lendária mãe. Merece todos os prêmios possíveis.
Filme belíssimo!!! Muito bem produzido, elenco de primeira, roteiro muito bem desenvolvido, vale muito a pena ver no cinema!!!
Fiquei muito emocionado na sessão!!!
Que venha o Oscar!!
Apenas um adendo para esta excelente crítica do nosso querido Tavinho.
SEM ANISTIA!!!!!!
Uma coisa que achei legal no filme, e provavelmente no livro, é que não esconderam que a família tinha uma condição boa, superior à de boa parte da população brasileira, especialmente nos anos 70. Ou seja, buscaram retratar bem os fatos.
Nem tinha como esconder isso, olha onde eles moravam e todo o contexto envolvido.
Mais alguém depois q a Fernanda Torres ganhou o globo de ouro de melhor atriz?
❤😊
Finalmente a justica para o Deputado Rubens Paiva e sua esposa Eunice!
So de assistir o trailer, me emocionei! Valter Sales teve muita sensibilidade ao retratar fielmente o livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva!
Pois é, agora falta fazer um filme para a família do segurança do embaixador, cruelmente assassinado com um tiro na nuca pelos terroristas que foram ajudados por.... Rubens Paiva.
Eu gosto de como a trilha sonora foi usada nesse filme, no começo do filme sempre tem alguma música tocando ao fundo, como um som diegético. Mas a partir do momento em que os policiais vão até a casa da familia Paiva, vc percebe que a música para e não continua ao decorrer do filme. O que mostra a mudança abrupta que a família sofreu
E Fernanda levou o Globo de Ouro
Acho q eu nunca vou esquecer da imersão q foi assistir esse filme na tela grande, no começo tudo tão feliz e solar, acompanhando a rotina daquela família e de repente aquela mudança com a prisão do Rubens e como o filme muda e fica pesado depois disso. Já considero um dos melhores do cinema nacional, maravilhoso.
Tá na minha lista dos filmes INESQUECÍVEIS!!! 😢 Saí do cinema com um nó na garganta (apesar de ter chorado durante o filme). Depois dessa experiência impactante, tenho cada vez mais interesse sobre essa história e o desenrolar disso tudo.
Acho a voz da Fernanda Torres tão bonita, ela deveria fazer uns bicos de dubladora também.
Esse filme vai trazer o Oscar de filme estrangeiro para o Brasil, eu acredito 🔥🙏🏻
Amém !!!!!!
Amém
Esse tipo de filme é super importante pra mostrar o quão ruim foi o período, ainda mais que recentemente tivemos boçais pedindo a volta de uma ditadura no país, o mais engraçado é que esses mesmos boçais falam das ditaduras da Venezuela, Cuba e China, mas pediam uma aqui, na moral, o que a falta de livros de história faz na vida das pessoas, ainda não vi o filme, mas quero ver essa semana
Quem pedia a ditadura aqui?. De onde você tirou isso?.
@@narasantos117onde vc esteve nos últimos anos? Tiveram literalmente elogios a torturadores dentro da casa legislativa brasileira feitos pelo grupo político que esteve no poder antes do retorno de Lula...
Cuidado, bocal é um termo racista.
@@narasantos117ele tirou do c..
@@narasantos117onde tu pastava enquanto o resto da manada mugia na porta dos quartéis??
Depois, em 1979, o único filho homem de Eunice sofreria um acidente que o deixaria tetraplégico. Não é spoiler, o livro saiu em 1982 e o filme em 1987, ambos chamados "Feliz Ano-Velho".
Não ter falado sobre a Fernanda Montenegro conseguir no fim do filme expressar tudo que precisava apenas com o olhar foi um pecado. Que filmaço!!
Nem a Marvel não tá mais me fazendo sair de casa pra ir ao cinema. Mas esse filme merece. 👏🏾 👏🏾 👏🏾 👏🏾
Compartilho do seu sentimento! Vou ver agora se ainda tem promoção de cinema!
Exatamente
Filme perfeito e atuação de gala! Fernanda merecedora de Oscar. ❤
Faltou comentar a interpretação da Fernanda Montenegro somente no olhar, sem uma palavra.
Só uma correção, eles não eram família burguesa. Só eram classe média alta. O marido tinha que trabalhar pra prover pra família e eles não tinham meio de produção, só uma grana acumulada
Importante você ressaltar isso
Exato !
Sim, importante correção. Se tem uma classe que se beneficiou da ditadura é a real burguesia, não atoa é chamada de Ditadura Empresarial Militar, regime imposto pela burguesia nacional e imperialismo internacional para conter a revolta popular
Mas usa-se burguês popularmente para se referir a pessoas ricas. Ainda que a aplicabilidade seja daqueles que detém os meios de produção, burguês nesse caso é só pra falar de gente rica mesmo!
Utiliza-se Burguês no coloquial pra se referir a pessoas com um certo poder aquisitivo acima da maioria da população. Essa lógica de dividir a sociedade em burguesia e proletariado pode ser útil no campo teórico, mas na prática só mascara "grandes pequenas" desigualdades presentes na nossa sociedade e blinda uma parcela considerável da classe média de ter seus privilégios apontados. Que sim, existem.
Eu assisti o filme ontem com a minha mãe é difícil descrever o incomodo de algumas cenas porque apesar de não ter vivido muito da ditadura, nasci em 1976, sempre conversei muito com os que viveram essa época. Meu pai, operário e sem nenhum envolvimento político relatava que saía de casa com medo de não voltar, suas carteiras de trabalho da época estão super deterioradas porque ele carregava no bolso para provar que era trabalhador no caso de uma blitz. Uma amiga minha relata que morava muma área rural de Manhuaçu -MG e que o pai simplesmente desapareceu e a polícia veio a sua casa e levou os cavalos que pertencaim a família. Outra pessoa que conheço perdeu um irmão, o rapaz era garçom e fazia parte de uma companhia de teatro e simplesmente desapareceu, sua mãe entrou em depressão e morreu anos depois desse desaparecimento. São muitas histórias dolorosas que vieram a tona com esse filme, histórias que não podem ser esquecidas. #DitaduraNuncaMais
Chorei horrores com a Fernanda Montenegro no final. Me lembrou minha avó que faleceu esse ano
ao final do filme a sala de cinema ficou muda, ninguém tinha palavras, simplesmente esplêndido! fantástico! agora o Oscar vem!! que venham mais filmes brasileiros assim...
mais um tapão na cara de quem fala que o cinema brasileiro não produz filme de alto nível!!!
Nao produz KKKKKK
@@LiamGallagherOficial teu cu que não
@@LiamGallagherOficialpra tu, bom são os filmes de super-heróis 😂😂😂😂.
@@gabrielsantana8661 sentiu ne?
@@mariliasantos8501 e se fosse, qual o problema? Vc acha q vc é intelectual porq gosta de filmes do próprio país q nem 10% dos brasileiros gostam ou consomem? KKJJKKK vou dar todo meu dinheiro pra marvel, seja feliz, Marvel e pancadões no mei da quebrada fiah, vai veno
FILMAÇO! Uma das melhores experiências que tive no cinema, o melhor filme do ano pra mim, disparado.
Todos os envolvidos estão de parabéns, desde os atores até a equipe técnica. O cinema brasileiro vive. Tava ansioso pra ver sua crítica sobre.
hj em dia os filmes que ganham Oscar é um pior do que o outro. Estou louca para ver esse filme.❤
Pra mim já é filme do ano.
Em muitas cenas, parecia uma novela de Manoel Carlos. O filme estendia cenas que não precisavam ser tão longas e cortou em coisas que podiam ser mais desenvolvidas.
As cenas que mais me tocaram foi quando a irmã mais nova, já adulta, pergunta ao irmão "quando você o enterrou?", nossa, isso me doeu e da Fernanda Montenegro em frente à tv quando aparece o marido e ela fica inquieta, se remexendo, como se quisesse dizer que ele ainda está lá, pois ela o reconhece embora já com Alzheimer na época.
Hoje, a "Operação Contragolpe" da PF deixou explícito o quanto as cenas do filme "Ainda Estou Aqui" (de Walter Salles) podem ser revividas a qualquer momento.
Como eu esperei por essa críticas, filme LINDO, atuação absurda, o resultado ficou impressionante
Por incrível que pareça eu estava lendo o livro no mesmo período em que lançou o filme. Ainda não tive a oportunidade de ir ao cinema, mas com total certeza é algo grandioso para o Brasil. Nosso cinema mais uma vez mostrando toda nossa qualidade
e pensar que tem milhoes de pessoas no brasil que querem e pedem a volta disso.
E esses mau caráteres ainda dizem que não "foi assim".
e ainda pior: elegeram pra presidente o cara que venerava os monstros que causaram isso, e sempre desrespeitava as vítimas da ditadura toda vez que tinha chance :/
isso é o mais revoltante
São os negacionistas da história, ou simplesmente sádicos!
Muito triste
Muito legal ver um filme e não sentir que o tempo passou. Quando a sessão acabou, fiquei "mas já?"
O filme é maravilhoso, extremamente imersivo. As crianças são perfeitas na atuação. Só achei que a passagem de tempo com as crianças estando adultas não foi bem feita, os atores não passaram o mesmo impacto e foi bem confuso saber quem era quem das meninas. Único defeito desse filme incrível.
o filme é sensacional....Fernanda Torres brilha e Fernanda Montenegro me levou as lágrimas sem dizer uma palavra...
parabéns pela análise!
Esse filme em alguns momentos me lembrou muito a infância, essas janelas dos anos 70, os azulejos, chão vermelho, chão de taco, lembram muito um apartamento em que morei quando criança, isso pegou a mim que tenho 22, imagina quem viveu a epoca
Cara você e uma das pessoas mais inteligentes que já vi na vida, meus parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
assisti ontem e simplesmente chorei umas 10x 🥹
Passei minha infância no final da ditadura e só fui entender o que era ditadura lá pelos meus 12 anos. As crianças vivem mesmo noutro mundo.
Filme bem feito pra caramba meu, cê é louco. Isso é raro em filmes nacionais.
O cinema nacional leva os brasileiros para tela. Conheço várias mulheres assim que choram no chuveiro para ninguém saber.
Duvido uma que com seus 50 e poucos anos que não teve que fazer isso.
Uma frase q não é minha (não lembro onde li/vi), mas que me lembrei quando saí da sessão: é sobre a presença da falta. Digo, a constante presença da falta. Oq faz o título do filme pra mim remeter tanto à Eunice quanto ao Rubens Paiva.
Parabéns Fernanda torres ,muito merecido o premio
Ainda Estou Aqui traz um Brasil muito peculiar dos anos 1970. A fotografia é diferenciada e a fotografia é maravilhosa e nem cheguei no elenco, que elenco! Fernanda Torres é o centro do filme. MARAVILHOSA!
É aquele tipo de filme que termina e você fica sentado na cadeira olhando pra tela ainda sentindo tudo aquilo. Quem puder, dê uma chance e assista no cinema, vale muito a pena e é um filme que precisa ser prestigiado!!
Não assisti ao filme, mas creio que essa dimensão do pequeno apontada pelo autor do vídeo realmente é um aspecto que chama a atenção, exatamente como naquele filme, o Zona de Interesse, em que presenciamos o cotidiano daquela família que tinha como chefe um dos responsáveis pelos campos de concentração de Auschwitz. Gosto dessas produções com esse aspecto mais poético e intimista e, ainda que não concorde com o que algumas delas possam representar ou suscitar, é interessante trabalhar as perspectivas de um grande evento, seja ele mundial ou nacional, sob esferas mais introspectivas.
Sempre fico curioso para ver dramas nacionais como esse, especialmente quando a trama envolve um período tão tenso da história do Brasil. 'o filme consegue equilibrar o drama familiar com o peso político da época. Fernanda Torres e Selton Mello são sempre incríveis!
Mesmo sabendo que o marido não iria voltar eu fiquei querendo que ele voltasse pra família
12:24 vi em outros vídeos dizendo que a Fernanda Torres não se conteve em algumas cenas e chorou, demonstrou mais “sentimento”, porém, o Walter Sales tirou tudo, pois, queria mostrar a Eunice sempre forte…. Agora fiquei na dúvida se isso realmente foi verdade. 🤔
Faz sentido. Há uma “piada” no meio que diz que, no audiovisual, o melhor amigo de um ator é a edição 😃
@@otaviouga vlw Otávio, uma das pessoas que falou isso que citei foi seu amigo Lucas maia do refúgio cut… abç
Teve uma entrevista da Fernanda Torres na gringa falando isso.
Sim. Entendi isso como uma forma de dizer: na época, as pessoas não podiam demonstrar o que realmente pensavam e sabiam. Além disso, tem o lado da mãe, de se mostrar forte pra proteger os filhos.
Ela disse isso em entrevista.
Filmagem suave com uma provocação sentimental muito profunda, uma obra de arte! ❤
Me emocionei com a crítica, Otavio!
Fernandinha esbugalhou na atuação e você na análise!
Gostei também do uso da música no filme... notou a quantidade de cenas "musicais" no trecho inicial? Depois, assim como a luz se esvai, a música desaparece...
O arco do cachorro também me deu um nó na garganta.
Um filmaço!
Eu não conhecia o canal, nem seu criador.
Simpático, criativo e, notadamente, um conhecedor do assunto; sua leitura do filme foi excelente em todos os aspectos.
Faço de minhas palavras as palavras da ex presidente: Dilma Rousseff na cerimônia da Comissão da Verdade: "O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia. É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la.
Gosto mais de: "Eu me engasguei comigo mesma".
Golpista está presa, igual os golpistas atuais.
Walter Salles arrebentando com nossas emoções. Até hoje ainda choro com algumas cenas de Central do Brasil, também com nossa grande Fernanda ❤
Esse filme mostra uma dura realidade de nossa história que muitos querem trazer de volta. Nao vao conseguir. Não passarão.
Quase aconteceu e os Milicos estavam planejando um CPG = Aushiwitz, aqui no Brasil. 😨😡
Assistindo depois do Globo de Ouro da Fernanda Torres
Viva o Brasil
Viva o patriotismo de verdade
Otávio, faz uma lista de filmes nacioais imperdiveis porfavor, seria incrivel. Inclusive parabens, video impecavel como sempre