Esse vídeo precisa ser divulgado para o máximo de lugares, no Brasil e no mundo. Vídeo Sensacional, sensei!!! Sou um dos instrutores IAKJ do sensei Vinicio Antony, e admiro muito seu trabalho também. Máximo respeito. Oss!!🫡
Muito bom Professor, sou do Hapkido, não pratico nem nunca pratiquei Karatê, porém vejo que este ponto que você destacou é uma deficiência gigantesca nas academias de Karatê contemporâneas. Abraço
Papo reto ainda quer criticar competidor a pessoa que paga com o seu dinheiro e bota a cara no campeonato e esse pessoal de internet nao sabe o que e sentir nervoso na luta ou nao sabe o que e ficar uma semana cem dormir depos fala eu sou artista marcial ta de sacanagem artista marcial e uma coisa competidor e outra
@@felipeassis4273 Rapaz... eu participei de campeonatos de karate nos anos 90 e 2000 (nem luva usavamos), muito antes dessa geração nutella de agora. Você que não sabe o que é dor no estomago antes de um torneio
Concordo plenamente sensei ! Tenho conhecidos da mesma associação que eu, que tem a faixa preta, e são tops em Kata e kihon, nas competições destas modalidades, estão sempre no pódio, más quando rola o "frente a frente", até mesmo comigo muito menos graduado (atualmente faixa verde 3º kyu), seja no Jyu ou Shiai kumitê, fica feio para eles ... dá para perceber que "não é a praia" deles, a discrepência é gritante. Chego a duvidar da graduação deles. rsrs Parece que se tornaram especialistas em uma modalidade super importante, que é um dos fundamentos do Karatê, más que o fim principal deste fundamento que é o Kumitê, eles não exercem. E as competições fomentam isso; o (a) atleta podem ser campeões de Karatê sem nunca terem tomado um soco no rosto. E infelizmente os campeonatos moldam os treinos nas academias. Mais uma vez sensei, muito obrigado por compatilhar seu conhecimento conosco. Abs. Oss!
Excelente, Sensei! A falta de treinos de kumite levou o karate a ficar desacreditado, e até mesmo sem respeito, no mundo da luta. Os praticantes se tornaram "especialistas" em marcaçao de pontos. E aí a essência da arte marcial vem se perdendo... OSS!
Pois é weelington... entendo que muitos têm receio de se machucar, e por isso eu falo tanto do uso de proteções. Vou fazer um vídeo mostrando especificamente como eu luto devagar, com proteções, e sem machucar. Abraço!!
Excelente! Inclusive com relação à ausência de luta (kumite), faço um paralelo com outros esportes, por exemplo, o futebel, caso a pessoa só faça embaixidinhas e treine chutes e, não jogue, não pode dizer que joga futebol, apenas terá habilidade no trato da bola, e o mesmo se aplica ao karate, treinar só kihon e kata, embora sejam importantes essas práticas, o lutar (kumite) é quem vai fazer com que haja progresso no treino de karate e, bem como, habilite o praticante a ser eficiente em uma situação real de risco, na qual precise por em prática a defesa pessoal. Kumite é vital, para o desenvolvimento completo de um Carateca. Abraços. OSS!
Treino karatê De contato Shidokan - Kyoshin ,a gente faz o kata o kihon e o kumite ! Soco avontade no torax ,barriga, chute na coxa, sem luva sem caneleira , só com protetor bucal! Temos o treino do Kickboxing luva de boxe para fazer um kumite com soco na cara afinal o Kickboxing veio do karatê!!! Fazendo a coisa com técnica ninguém sem machucado e sempre é um grande aprendizAdo!
Pois é... mas vejo cada vez mais professores seguindo uma linha de maistreinos de karate. Alguns professores próximos a mim já começaram a pedir que seus alunos tenham as proteções, socam com hikite na guarda, e dão treino de kumite todas as aulas. Estamos no caminho!
É disso que eu falo! Parabéns, sensei. Eu fico desanimado com tanto kihon, que até podemos praticar, porém o kumite não deve faltar. A sua analogia com a caixa de ferramentas foi perfeita. Eu compartilho desse seu desabafo. Oss!
Aqui em Porangatu/GO iniciamos uma escola de Karate sob a liderança do Sensei Lucas Parriao, tivemos muitas duvidas no começo, mas percebemos que os proprios alunos se animaram mais com os treinos com a introdução do contato, com o kumite. Tendemos a nadar contra a corrente, pois não queremos um Karate apenas "espiritual e contemplativo", queremos um karate mais duro, e bem fincado nas técnicas há séculos validadas. Claro que não conseguimos chegar ao nível de pessoas, mestres lendários, que a bem dizer deformavam partes do corpo para se preparar para o combate. Mas temos sim essa visao que o Sensei Jayme apresenta no presente vídeo. Eventualmente um ou outro iniciado pode querer seguir esse caminho mais rigoroso e profundo, o futuro dirá. Oss
Falou a pura verdade, eu pratiquei karatê boa parte da minha vida , é minha paixão. Parei depois de um acidente de carro. Eu gostava de muito contato, mas sempre respeitando a integridade física. Quanto mais luta melhor fica e machuca menos.oss João karatê
Sou praticante de jiu-jitsu e Karatê Kyokushin. Infelizmente por este motivo de "sempre ter o contato" o Jiu-Jitsu acaba sendo mais atraente e mais eficiente que muitas artes marciais. Isto que o Sensei destacou é fundamental para toda arte marcial. Parabéns
Concordo plenamente! Hoje em dia muitos atletas de diversas artes Marciais tentam de todas as formas adiar os combates! Isso é até preocupante de certa forma, pois o combate é o núcleo de todo o sistema marcial.
Realmente o Karate é uma caixa de ferramentas muito poderosa e diversificada, vi neste video o que realmente penso e observo hoje em dia...Este vídeo serve para DESPERTAR em nossos atuais Senseis.. que o treino de kumite pode ser real... Mas deve se aplicar suas técnicas de comportamento em combate real sem ser brutal....O jyu-kumite faz que o praticante desenvolva sua energia do controle de sentir medo em combate, testando sua técnica e equilibro emocional seu auto controle em momentos adversos e reais em luta... Oss
Oss. Muito bom! Os praticantes devem estar preparados para este tipo de treinamento, sob o risco de haverem traumas desnecessários, causados pelo atacante ou atacado, ou ambos inclusive. Concordo 100% com o conteudo do vídeo, treinamento de contato deve ser feito frequentemente Parabéns Professor!
Esse para mim é o maior dos problemas do karate, os movimwntos sao sempre muito leves, fiz karate e acho excelwnte, porém so fui aprender a lutar no kickboxing, todo dia é soco na manopla, bater saco e combate, vc acostuma a sentir o golpe e entender distância de golpe, infelizmente se leva muito tempo para adquirir isso no karate.
Pois é pedro... mas muitos professores estão mudando essa mentalidade e colocando treinos de luta em todas as aulas. É preciso detectarmos esse problema para poder solucionar o quanto antes, exatamente para não perder pessoas como você, que gostam de karate mas que querem lutar. Abraço!!
Concordo plenamente com o Sensei. O karatê precisa voltar à sua verdadeira essência!! Oss! Gostei bastante das lutas de ontem no campeonato da JKA, acompanhei aqui pelo seu canal! Obrigado por compartilhar! Oss!
Eu parei, pois o Sensei Lauro, de Curitiba, que você conhece, me deixou de fora das lutas, eu falei: "Não vou competir, pois não treino pra isso", mas eu queria ser sparring da turma!
Muito bom suas palavras, seu desabafo tem motivo e eu também prego isso, treinar o karatê e só por fazer os lutas ensaiadas e pedir mais desrespeito para a arte, que pelo menos aqui onde moro sobre um preconceito gigante, justamente por conta da luta que em muitos dojos é sombra. No meu dojo sempre tem luta com contato, o aquecimento é luta, jiyu kumite na maior parte dos treinos, porém treinamos o shiai kumite para campeonato também. A melhor parte é quando algumas pessoas assistem meu treino, o primeiro detalhe que eles falam é sobre a luta, ficam perguntando se no karatê pode derrubar o oponente, se é normal embola na luta, perder as formas etc, e quando eu digo que, sim é normal, muitos ficam surpresos. Mas é isso mestre, o Karatê é assim, e precisamos passar ele da forma que deve ser, Oss!
Parabéns Jayme!! É excelente um representante do "tradicional" explicando a importância das proteções para lutar, além de demonstrar que a luta não é só kizame e gyako. Nos treinos que passo aos meus alunos tem tudo isso ( longa, média, curta, clinche, projeção e chão). Que mais professores saiam da zona de conforto e treinem assim com seus alunos.
Eles tem que ter a responsabilidade, de lutar tanto no campeonato tantos nós treinos de ser obrigatório usar os Equipamentos de proteção física, usar luvas, protetor bocal, coquilha, caneleira de alastan caneleira de botinha.....oss🥊🥊
No goju todo mundo apanhava, até criança apanhava(só que aí colocavam contra outra criança obviamente kkkkkk) Mas pouca gente parava lá porque o condicionamento era muito duro. Antes de mesmo de kihon, kata ou kumite o que derrubava as pessoas eram as voltas de patinho em volta da quadra de basquete subindo e descendo escada da arquibancads , as flexões de punho fechado, ficar em shikodashi tomando bambuzada na canela kkkkkkk. E eu ouvi dizer que o condicionamento de kyokushin é ainda mais duro. Eu tenho muita vontade de voltar pro karate depois de tantos anos na inatividade mas eu sei que se eu voltar fora de forma como estou eu não aguento 5 minutos de treino. Por isso vou treinar é corrida e levantar peso primeiro, vou fazer isso por pelo menos um ano pra voltar e ainda vou pedir pro sensei(que é o mesmo da época que treinei) Pra mim voltar da branca pq não mereço, esqueci tudo como faz os kata que eu tava praticando na minha faixa.
@@JaymeSandall não quis me opor ao vídeo, sensei. Só comentei pq durante meus treinos de luta com os colegas mais próximos a gente se soltava mais mesmo e eventualmente sobrava uma mão ou um pé, mas eu, particularmente, acredito que é natural e mesmo esses acidentes te ensinam. Minha intenção não foi contrariar nem ofender, peço desculpas se fui mal interpretado. Oss.
Treinei shotokan nos anos 80, e inicio de 90, o treinamento era mais ou menos 50% katá e 50% kumitê, e o treino fisico era muito forte. Era muito bom naquela época. Tenho muita vontade de voltar a treinar, mas aqui onde moro não tem, e já estou com 60 anos.
Esse Sensei é luz heii?!Eita eu ainda na faixa vermelho(e já fico desmaiando quando faço uns minutinhos de sombra) tenho tannnnnto a aprender dessa linda(mas dificil)arte!Oss!!!
E exatamente isso Sou fx marron e a muito tempo parei de treinar pois não vejo um único local onde se lute hoje em dia. É triste mas fica inciável treinar karatê hoje. Muito da culpa está nas competições de shiai, que querem abranger todo tipo de pessoa, inclusive as que não gostam de luta. Daí a prática cada vez mais fraca do karatê. Parabéns professor. Você exclareceu perfeitamente o aspecto mais importante do karatê.
Tem que lutar. Perfeita observação!!! Só não tenho habito de usar proteção, aí fica a critério de cada um. Se vai pra situação real, como defesa pessoal, o oponente vai querer te quebrar e, se você não tem habito de tomar e dar porrada, vai se frustra e apanhar.
Mas eu sei também hoje em dia a gente não consegue fazer um kumitê nos dois jogos por conta dos pais porque Ah eu não quero que meu filho se machuca é um mimimi aqui um mimimi ali eu acho que é por isso que as academias dos jogos de hoje em dia não estão mais optando por essa prática né
Tive um treino de kumite com o colega la de onde treino a um bom tempo e meu professor falou que o treino seria mais pegado,mas golpes do peito pra paixo,foi muito bom pq botamos a prova o que somos capazes de fazer com o nosso karate,tomeu uns socos na barriga e chutes na costela mas isso é essencial para um praticante,se a gente não tomar algum golpe de verdade como vamos saber como se defender. Bom video🙏
Uma das coisas que me desanimou de vez com o Karate foi justamente a questão de falta de ênfase no combate. Acabei por migrar para o Kung Fu tradicional e em dois meses eu tive muito mais treino de combate do que eu tive em um ano e meio de karate. Não acho que a ênfase em Kata e Kihon seja algo ruim, muito pelo contrário, elas são pilares fundamentais na prática do Karate, mas a gente tem que lembrar que o Kumite também é um desses pilares e ele precisa ser treinado. Além do mais, o próprio termo "Artes marciais" já ressalta desde já o caráter inicial dessas artes que eram inicialmente feitas para guerra.
Verdade assim o pessoal também pensa muito em karatê olímpico né mas esqueceram também do karatê tradicional que é as três bases do karatê né que kihons katas e kumitê né
Mestre Jayme Sandall, bom dia. Não sei se vc lerá essa mensagem ou responderá, virei seu seguidor após assistir a esse vídeo, tudo que vc disse é verdade, não pratico Karatê, sou praticante de kickboxing e jiu-jitsu, admiro o karatê, aliás, o kickboxing é o filho do karatê "costumo a dizer isso". Concordo com o que vc disse, praticante de artes marciais tem sim que lutar, ou seja em Torneios ou sparring em academia, temos de por em prática tudo que aprendemos.
Oss... Sensei, que diferença de hj para os anos 80 quando comecei no karatê, o treino éra muito mais duro e sem proteção. Realmente hj os pais reclamam do treino, mas e aí, como fazer? Quando eu éra criança meu pai achava pouco 😂... Um abraço.
@@JaymeSandall sensei, há muitas academias e mestres bons, sim. Com a sua visão, entretanto, é difícil. Mas um dia, quem sabe, eu possa visitar o senhor. Seria muito edificante para mim. Oss!!
Tem que adotar a mesma postura das aulas de boxe e MT. Soltinho toda aula, mas com contato real. A eficiencia e desenvoltura dos praticantes vêm do tipo de treino. As valências físicas exigidas por essas lutas são trabalhadas na prática
a questão é em lutas e competições tem pouca relação com o que treinamos, acredito que tem que haver equilíbrio, se houver foco em luta, haverá divisão.
pois é tudo tem sua importancia; kihon tras melhorias aos golpes basicos, kata tras todo um arsenal de tecnicas (se for estudado atraves do bunkai, se nao é vazio e jogado fora) ...mas o kumite é a finalidade da coisa toda ; onde voce vê se de fato seu kihon esta bom e se sabe usar o kata como se deve....fora que afinal a gente aprende uma arte marcial pra se defender ,né?
Oss sensei. A sombra acho válido somente p o iniciante, o q está nas 1as aulas. So p ele ter noçao de movimentaçao, orientaçao espacial, etc. Depois, introduzi-lo logo no shiai kumite. Tive um sensei q amava treinar so p campeonato e so treinavamos kumite umas duas semanas antes. Triste. Ta cheio de dojo e dissidências por aí q é so enganação,q so querem ganhar aluno em qtde p ver dinheiro entrando.
Oss depois de video entendi que o meu medo não era da luta, mas da dor de machucar, ja estou comprando os meus equipamentos de proteção. depois de tomar uma defeda na canela com tudo, e mal por o pe no chão depois deixa qualquer um com medo de usar as pernas depois.
Só quem luta é faixa preta...já deveria ser permitido em karatê combat, MMA ou seja lá qualquer full contacto liberar os roxa e marrom.....pra já ir desenvolvendo, no jiu jitsu a galera mete os caras em tudo....a não ser que eu esteja equivocado.
No meu dojo é assim, o meu sensei só passa kihon e kata para agente fazer, é muito difícil ter pelo menos um shiai kumite com contato, Isso as vezes até me desanima de treinar karatê.
Oss, mestre. Concordo com o Sr plenamente, mas esse problema começou a anos atrás quando as confederações ,cbk , inter-estilos e outras mudou várias regras nos campeonatos sobre contatos com o adversário. Ai Vc que é um atleta de ponta faz uma luta com outro karateca efetua um golpe ai o adversário aproveita a situação e simula excesso de contato faz um show e vc acaba sendo prejudicado. Isso fez muitos atletas da antiga desestimular de uma luta real moderada . E isso vem aumentando com o passar dos anos. Isso é minha opinião, mestre. Sou da época do shotokam tradicional sem mimimi. Um grande abraço...Oss.
O problema é que muita gente quer logo exibir suas faixas nas redes sociais, inclusive essa galera que reclama tanto de "nutelagem", e não quer desenvolver suas técnicas de verdade
Mestre sempre tive vontade de Treinar Karate Shotokan, Onde fica sua academia ? Eu sempre gostei de Karate desde que vi Lyoto se tornar campeão mundial pelo auto controle dele.
Esse vídeo precisa ser divulgado para o máximo de lugares, no Brasil e no mundo. Vídeo Sensacional, sensei!!! Sou um dos instrutores IAKJ do sensei Vinicio Antony, e admiro muito seu trabalho também. Máximo respeito. Oss!!🫡
Muito obrigado... e parabéns por ser instrutor da IAKJ!!
Pratico shotokan desde o meio dos anos 90 e essa galera que queria só fazer kata já virava piada pra gente. Agora são a regra :(
Muito bom Professor, sou do Hapkido, não pratico nem nunca pratiquei Karatê, porém vejo que este ponto que você destacou é uma deficiência gigantesca nas academias de Karatê contemporâneas. Abraço
Vdd.. a nova geração tem medo de treinar pra kumite. E nos campeonatos tem medo de lutar. 👏👏👏
Isso começou nos anos 90 e foi crescendo lentamente. Agora virou regra
Papo reto ainda quer criticar competidor a pessoa que paga com o seu dinheiro e bota a cara no campeonato e esse pessoal de internet nao sabe o que e sentir nervoso na luta ou nao sabe o que e ficar uma semana cem dormir depos fala eu sou artista marcial ta de sacanagem artista marcial e uma coisa competidor e outra
@@felipeassis4273 sou competidor e tenho um dojo de karate, então acredito que a maior parte do pessoal aqui tbm é e sabe oq estão falando.
@@felipeassis4273 Rapaz... eu participei de campeonatos de karate nos anos 90 e 2000 (nem luva usavamos), muito antes dessa geração nutella de agora. Você que não sabe o que é dor no estomago antes de um torneio
Saudosista só fala besteira
Concordo plenamente sensei !
Tenho conhecidos da mesma associação que eu, que tem a faixa preta, e são tops em Kata e kihon, nas competições destas modalidades, estão sempre no pódio, más quando rola o "frente a frente", até mesmo comigo muito menos graduado (atualmente faixa verde 3º kyu), seja no Jyu ou Shiai kumitê, fica feio para eles ... dá para perceber que "não é a praia" deles, a discrepência é gritante. Chego a duvidar da graduação deles. rsrs
Parece que se tornaram especialistas em uma modalidade super importante, que é um dos fundamentos do Karatê, más que o fim principal deste fundamento que é o Kumitê, eles não exercem.
E as competições fomentam isso; o (a) atleta podem ser campeões de Karatê sem nunca terem tomado um soco no rosto. E infelizmente os campeonatos moldam os treinos nas academias.
Mais uma vez sensei, muito obrigado por compatilhar seu conhecimento conosco.
Abs. Oss!
Grande abraço!
Excelente, Sensei! A falta de treinos de kumite levou o karate a ficar desacreditado, e até mesmo sem respeito, no mundo da luta. Os praticantes se tornaram "especialistas" em marcaçao de pontos. E aí a essência da arte marcial vem se perdendo...
OSS!
Muito bem observado Sensei Sandall,
Infelizmente hoje em dia em muitos dojos, o dito "kumite" se limita apenas a sombra.
Grande abraço, Oss!
OSS bom dia sensei concordo perfeitamente, eu mesmo tô assim meus alunos não lutam.
Preciso mudar meus conceitos OBRIGADO PELO PUXÃO DE ORELHA oss.
Pois é weelington... entendo que muitos têm receio de se machucar, e por isso eu falo tanto do uso de proteções.
Vou fazer um vídeo mostrando especificamente como eu luto devagar, com proteções, e sem machucar. Abraço!!
Excelente! Inclusive com relação à ausência de luta (kumite), faço um paralelo com outros esportes, por exemplo, o futebel, caso a pessoa só faça embaixidinhas e treine chutes e, não jogue, não pode dizer que joga futebol, apenas terá habilidade no trato da bola, e o mesmo se aplica ao karate, treinar só kihon e kata, embora sejam importantes essas práticas, o lutar (kumite) é quem vai fazer com que haja progresso no treino de karate e, bem como, habilite o praticante a ser eficiente em uma situação real de risco, na qual precise por em prática a defesa pessoal. Kumite é vital, para o desenvolvimento completo de um Carateca. Abraços. OSS!
Excelente exemplo
Treino karatê De contato Shidokan - Kyoshin ,a gente faz o kata o kihon e o kumite ! Soco avontade no torax ,barriga, chute na coxa, sem luva sem caneleira , só com protetor bucal! Temos o treino do Kickboxing luva de boxe para fazer um kumite com soco na cara afinal o Kickboxing veio do karatê!!! Fazendo a coisa com técnica ninguém sem machucado e sempre é um grande aprendizAdo!
Perfeito
Parabéns, sensei! Uma verdade que a maioria dos dojos que vejo por aí, deveria escutar. OSU!
Oss!
É a pura Verdade o que vc está falando sensei; muitos karatecas só treinam assim, e o prejuízo se observa quando precisar usar.
Pois é... mas vejo cada vez mais professores seguindo uma linha de maistreinos de karate. Alguns professores próximos a mim já começaram a pedir que seus alunos tenham as proteções, socam com hikite na guarda, e dão treino de kumite todas as aulas. Estamos no caminho!
É disso que eu falo! Parabéns, sensei. Eu fico desanimado com tanto kihon, que até podemos praticar, porém o kumite não deve faltar. A sua analogia com a caixa de ferramentas foi perfeita. Eu compartilho desse seu desabafo. Oss!
Creio que cada vez mais pessoas pensam assim... abraço!
Aqui em Porangatu/GO iniciamos uma escola de Karate sob a liderança do Sensei Lucas Parriao, tivemos muitas duvidas no começo, mas percebemos que os proprios alunos se animaram mais com os treinos com a introdução do contato, com o kumite. Tendemos a nadar contra a corrente, pois não queremos um Karate apenas "espiritual e contemplativo", queremos um karate mais duro, e bem fincado nas técnicas há séculos validadas. Claro que não conseguimos chegar ao nível de pessoas, mestres lendários, que a bem dizer deformavam partes do corpo para se preparar para o combate. Mas temos sim essa visao que o Sensei Jayme apresenta no presente vídeo. Eventualmente um ou outro iniciado pode querer seguir esse caminho mais rigoroso e profundo, o futuro dirá. Oss
Oss!!
Falou a pura verdade, eu pratiquei karatê boa parte da minha vida , é minha paixão. Parei depois de um acidente de carro. Eu gostava de muito contato, mas sempre respeitando a integridade física. Quanto mais luta melhor fica e machuca menos.oss João karatê
Exatamente! Quem mais luta, melhor fica e se machuca menos. Perfeito
Sou praticante de jiu-jitsu e Karatê Kyokushin. Infelizmente por este motivo de "sempre ter o contato" o Jiu-Jitsu acaba sendo mais atraente e mais eficiente que muitas artes marciais. Isto que o Sensei destacou é fundamental para toda arte marcial. Parabéns
Concordo! Abraço
Concordo plenamente! Hoje em dia muitos atletas de diversas artes Marciais tentam de todas as formas adiar os combates! Isso é até preocupante de certa forma, pois o combate é o núcleo de todo o sistema marcial.
Exatamente!!
Realmente o Karate é uma caixa de ferramentas muito poderosa e diversificada, vi neste video o que realmente penso e observo hoje em dia...Este vídeo serve para DESPERTAR em nossos atuais Senseis.. que o treino de kumite pode ser real... Mas deve se aplicar suas técnicas de comportamento em combate real sem ser brutal....O jyu-kumite faz que o praticante desenvolva sua energia do controle de sentir medo em combate, testando sua técnica e equilibro emocional seu auto controle em momentos adversos e reais em luta... Oss
Perfeito!
Se nós não treinarmos luta como se deve ser treinada, vamos ficar sem noção nenhuma numa luta real. Parabéns Sensei Jayme. Oss
Exatamente!
Qualquer pessoa de bom senso de qualquer arte marcial ou esporte de luta concorda com o senhor.
Oss!
Pura verdade. OSS!
Perfeito! Sem lutar de fato, o Karate é só uma coreografia...
Exato
Parabéns Sensei Jaime, Eu concordo plenamente que Karatê tem que ter o contato, porque se não deixa de ser luta, passar a ser uma dança....Oss🥊🥊
Perfeito, Sensei!! Lembrei do Bruce Lee, ele defendia o uso de muita proteção, contato e até o fator ''medo'', com seu alunos... 🙏🥋🥊
Oss.
Muito bom!
Os praticantes devem estar preparados para este tipo de treinamento, sob o risco de haverem traumas desnecessários, causados pelo atacante ou atacado, ou ambos inclusive.
Concordo 100% com o conteudo do vídeo, treinamento de contato deve ser feito frequentemente
Parabéns Professor!
Obrigado! Abraços
Treino de kumite ensina muita coisa mesmo. Oss!
Esse para mim é o maior dos problemas do karate, os movimwntos sao sempre muito leves, fiz karate e acho excelwnte, porém so fui aprender a lutar no kickboxing, todo dia é soco na manopla, bater saco e combate, vc acostuma a sentir o golpe e entender distância de golpe, infelizmente se leva muito tempo para adquirir isso no karate.
Pois é pedro... mas muitos professores estão mudando essa mentalidade e colocando treinos de luta em todas as aulas. É preciso detectarmos esse problema para poder solucionar o quanto antes, exatamente para não perder pessoas como você, que gostam de karate mas que querem lutar. Abraço!!
Concordo plenamente com o Sensei. O karatê precisa voltar à sua verdadeira essência!! Oss! Gostei bastante das lutas de ontem no campeonato da JKA, acompanhei aqui pelo seu canal! Obrigado por compartilhar! Oss!
Oss!!
Adoro o karatê JKA eles não ficam de firula! Máximo Respeito!
Show ❤ oss!
Eu parei, pois o Sensei Lauro, de Curitiba, que você conhece, me deixou de fora das lutas, eu falei: "Não vou competir, pois não treino pra isso", mas eu queria ser sparring da turma!
Esse vídeo é mais do que útil! É necessário!
Todo mundo que faz karatê shotokan deveria assistir ele.
Obrigado...
Osu sensei eu todo treino faço kumite eu treino karate kyokushin eu não consigo treinar sem fazer trocaçao
Excelente!
Muito bom suas palavras, seu desabafo tem motivo e eu também prego isso, treinar o karatê e só por fazer os lutas ensaiadas e pedir mais desrespeito para a arte, que pelo menos aqui onde moro sobre um preconceito gigante, justamente por conta da luta que em muitos dojos é sombra. No meu dojo sempre tem luta com contato, o aquecimento é luta, jiyu kumite na maior parte dos treinos, porém treinamos o shiai kumite para campeonato também. A melhor parte é quando algumas pessoas assistem meu treino, o primeiro detalhe que eles falam é sobre a luta, ficam perguntando se no karatê pode derrubar o oponente, se é normal embola na luta, perder as formas etc, e quando eu digo que, sim é normal, muitos ficam surpresos. Mas é isso mestre, o Karatê é assim, e precisamos passar ele da forma que deve ser, Oss!
Oss!!
Parabéns Jayme!! É excelente um representante do "tradicional" explicando a importância das proteções para lutar, além de demonstrar que a luta não é só kizame e gyako.
Nos treinos que passo aos meus alunos tem tudo isso ( longa, média, curta, clinche, projeção e chão).
Que mais professores saiam da zona de conforto e treinem assim com seus alunos.
Excelente! Abraço!!
Eles tem que ter a responsabilidade, de lutar tanto no campeonato tantos nós treinos de ser obrigatório usar os Equipamentos de proteção física, usar luvas, protetor bocal, coquilha, caneleira de alastan caneleira de botinha.....oss🥊🥊
Exato
Problema disso é que acidentes acontecem e qdo o filho chega com um olho raspado em casa o pai vai reclamar que estão machucando o menino na academia.
Ai é aquela questão, é bom apanhar aprendendo a lutar ou apanhar por não saber lutar?
No goju todo mundo apanhava, até criança apanhava(só que aí colocavam contra outra criança obviamente kkkkkk)
Mas pouca gente parava lá porque o condicionamento era muito duro.
Antes de mesmo de kihon, kata ou kumite o que derrubava as pessoas eram as voltas de patinho em volta da quadra de basquete subindo e descendo escada da arquibancads , as flexões de punho fechado, ficar em shikodashi tomando bambuzada na canela kkkkkkk.
E eu ouvi dizer que o condicionamento de kyokushin é ainda mais duro.
Eu tenho muita vontade de voltar pro karate depois de tantos anos na inatividade mas eu sei que se eu voltar fora de forma como estou eu não aguento 5 minutos de treino.
Por isso vou treinar é corrida e levantar peso primeiro, vou fazer isso por pelo menos um ano pra voltar e ainda vou pedir pro sensei(que é o mesmo da época que treinei)
Pra mim voltar da branca pq não mereço, esqueci tudo como faz os kata que eu tava praticando na minha faixa.
Vou fazer um vídeo mostrando como treino luta sempre com meus alunos e ninguém se machuca...
@@JaymeSandall não quis me opor ao vídeo, sensei. Só comentei pq durante meus treinos de luta com os colegas mais próximos a gente se soltava mais mesmo e eventualmente sobrava uma mão ou um pé, mas eu, particularmente, acredito que é natural e mesmo esses acidentes te ensinam. Minha intenção não foi contrariar nem ofender, peço desculpas se fui mal interpretado. Oss.
@@Yuri-mf4wv problema são os filhos de vó. É um treino de contato, não tem como treinar contato sem contato.
Treinei shotokan nos anos 80, e inicio de 90, o treinamento era mais ou menos 50% katá e 50% kumitê, e o treino fisico era muito forte. Era muito bom naquela época. Tenho muita vontade de voltar a treinar, mas aqui onde moro não tem, e já estou com 60 anos.
Volte! Tenho um alumo que voltou aos 62 anos (ele tinha parado na faixa verde, 40 anos antes). Hoje, depois de 6 anos, ele é faixa preta
Esse Sensei é luz heii?!Eita eu ainda na faixa vermelho(e já fico desmaiando quando faço uns minutinhos de sombra) tenho tannnnnto a aprender dessa linda(mas dificil)arte!Oss!!!
E exatamente isso
Sou fx marron e a muito tempo parei de treinar pois não vejo um único local onde se lute hoje em dia. É triste mas fica inciável treinar karatê hoje. Muito da culpa está nas competições de shiai, que querem abranger todo tipo de pessoa, inclusive as que não gostam de luta. Daí a prática cada vez mais fraca do karatê. Parabéns professor. Você exclareceu perfeitamente o aspecto mais importante do karatê.
Realmente, falou a verdade 🔥
De acordo 100% !🙌👏OSS !
Tem que lutar. Perfeita observação!!! Só não tenho habito de usar proteção, aí fica a critério de cada um. Se vai pra situação real, como defesa pessoal, o oponente vai querer te quebrar e, se você não tem habito de tomar e dar porrada, vai se frustra e apanhar.
Sugestão de novo vídeo:
Filmes de artes marciais que você mais recomendo para lutadores de karatê assistirem e porquê.
Oss!
Excelente ideia!
Totalmente de acordo.
Hoje há kata a mais e kumite a menos.
DECADA DE 70 NA SAUDOUSA GAMA FILHO PROF PAULO GÓES kUMITE COMIA SOLTO EPOCA NÃO TINHA PROTETOR NEM DE BOCA, BONS TEMPO , BOA TARDE MESTRE OSS
Brigado Jayme - Sensei !
Oss luiz!
Concordo plenamente sensei. Oss!
Oss!
Quero treinar o Karate Shotokan focado para MMA como o Lyoto não para torneios de pontos.
Oss. Excelente. E verdades necessárias.
Oss!
Vdd Sensei...Oss!
GINKAM Pegasus Surubim-PE, a maioria dos alunos são ótimos lutadores......OSS
Osu .
Essa é a realidade.
Muitos faixas pretas que não tem coragem de se expôr em uma luta um pouco mais forte .
No kiokushin é normal agente se machucar mas é controlado a força pois aí ta o diferencial.
Vídeo muito bom, sensei Sandall! Oss!
Obrigado!
Mas eu sei também hoje em dia a gente não consegue fazer um kumitê nos dois jogos por conta dos pais porque Ah eu não quero que meu filho se machuca é um mimimi aqui um mimimi ali eu acho que é por isso que as academias dos jogos de hoje em dia não estão mais optando por essa prática né
Tive um treino de kumite com o colega la de onde treino a um bom tempo e meu professor falou que o treino seria mais pegado,mas golpes do peito pra paixo,foi muito bom pq botamos a prova o que somos capazes de fazer com o nosso karate,tomeu uns socos na barriga e chutes na costela mas isso é essencial para um praticante,se a gente não tomar algum golpe de verdade como vamos saber como se defender.
Bom video🙏
Oss!
Concordo tem que lutar, usar as ferramentas, por que se não usar , não vai fazer diferença nenhuma, oss
Exato erivelto!
Oss sensei Jayme e isso mesmo que o senhor falou oss 🥋
O Sparrin é essencial 👏🏾
Uma das coisas que me desanimou de vez com o Karate foi justamente a questão de falta de ênfase no combate. Acabei por migrar para o Kung Fu tradicional e em dois meses eu tive muito mais treino de combate do que eu tive em um ano e meio de karate. Não acho que a ênfase em Kata e Kihon seja algo ruim, muito pelo contrário, elas são pilares fundamentais na prática do Karate, mas a gente tem que lembrar que o Kumite também é um desses pilares e ele precisa ser treinado. Além do mais, o próprio termo "Artes marciais" já ressalta desde já o caráter inicial dessas artes que eram inicialmente feitas para guerra.
Só tem um detalhe, quando o karateca luta, os árbitros dizem q não valeu 😁.
.
.
Concordo plenamente!!!
Pra. Ficar. Bom. Na. Luta. Tem. Que. Praticar. Mais. Lutar. Aquecimento. E. Lutar. A. Maior. Parte. Do. Tempo. No. Ringue. Ou. Você. Esteja. Mais. Bem. Preparado. Fisicamente. E. Mentalmente. Ou. É. Derrota. Na. Certa.
Oss!
Verdade assim o pessoal também pensa muito em karatê olímpico né mas esqueceram também do karatê tradicional que é as três bases do karatê né que kihons katas e kumitê né
No kumite que ontem estava sendo transmitido percebe-se mesmo o medo do lutar.
Mestre Jayme Sandall, bom dia.
Não sei se vc lerá essa mensagem ou responderá, virei seu seguidor após assistir a esse vídeo, tudo que vc disse é verdade, não pratico Karatê, sou praticante de kickboxing e jiu-jitsu, admiro o karatê, aliás, o kickboxing é o filho do karatê "costumo a dizer isso".
Concordo com o que vc disse, praticante de artes marciais tem sim que lutar, ou seja em Torneios ou sparring em academia, temos de por em prática tudo que aprendemos.
Bom dia . Perfeito! Oss
@@JaymeSandall Oss
Perfeito. Oss
Oss... Sensei, que diferença de hj para os anos 80 quando comecei no karatê, o treino éra muito mais duro e sem proteção. Realmente hj os pais reclamam do treino, mas e aí, como fazer? Quando eu éra criança meu pai achava pouco 😂...
Um abraço.
Vou fazer um vídeo mostrando como treino luta senpre com meus alunos sem ninguém se machucar...
Sábias palavras 👏
Sensei Jayme, o senhor poderia dar aula aqui em SP. Agradar-me-ia demais aprender com o senhor. Oss!
Moro no Rio de janeiro...
Mas em SP há muitas academias fantásticas!!!
@@JaymeSandall sensei, há muitas academias e mestres bons, sim. Com a sua visão, entretanto, é difícil. Mas um dia, quem sabe, eu possa visitar o senhor. Seria muito edificante para mim. Oss!!
Olha eu aqui vendo seus vídeos!!! Obrigado Sensei
Tonhão!! Foi muito bom te rever meu amigo! Oss
Esse canal é ótimo!
Muito obrigado!
Tem que adotar a mesma postura das aulas de boxe e MT. Soltinho toda aula, mas com contato real. A eficiencia e desenvoltura dos praticantes vêm do tipo de treino. As valências físicas exigidas por essas lutas são trabalhadas na prática
Exatamente
Mais um excelente vídeo, Sensei. Parabéns pela transmissão do campeonato ontem, obrigado!
Obrigado...
Perfeito!
Oss rony!
Muito bom vc tem razão
a questão é em lutas e competições tem pouca relação com o que treinamos, acredito que tem que haver equilíbrio, se houver foco em luta, haverá divisão.
muito bom o vídeo parabéns
Obrigado!
Muito bom esse vídeo!!!
Obrigado...
Oi eu sou o Matheus Fernades(MT) que vc anotou o nome no campeonato jka 2024 categoria 11 anos principal
Parabéns pela sua luta Matheus!
Oss
Parabéns pelos seus vídeos eficazes para a luta
Shiai kumite
pois é tudo tem sua importancia; kihon tras melhorias aos golpes basicos, kata tras todo um arsenal de tecnicas (se for estudado atraves do bunkai, se nao é vazio e jogado fora) ...mas o kumite é a finalidade da coisa toda ; onde voce vê se de fato seu kihon esta bom e se sabe usar o kata como se deve....fora que afinal a gente aprende uma arte marcial pra se defender ,né?
Exatamente
Excelente!
Oss!
Oss sensei. A sombra acho válido somente p o iniciante, o q está nas 1as aulas. So p ele ter noçao de movimentaçao, orientaçao espacial, etc. Depois, introduzi-lo logo no shiai kumite. Tive um sensei q amava treinar so p campeonato e so treinavamos kumite umas duas semanas antes. Triste. Ta cheio de dojo e dissidências por aí q é so enganação,q so querem ganhar aluno em qtde p ver dinheiro entrando.
Eu adoro Katas, maís kumite é prá mim um desafio que não dispenso nunca, sempre nas competições eu luto, e na academia faço até uns jiu-jitsu kumite.
Perfeito
Isso é muito triste.....mas é a pura vdd......eu já fui em várias academias e o foco é kata....
Oss depois de video entendi que o meu medo não era da luta, mas da dor de machucar, ja estou comprando os meus equipamentos de proteção. depois de tomar uma defeda na canela com tudo, e mal por o pe no chão depois deixa qualquer um com medo de usar as pernas depois.
Boa! Treine com as proteções e lutando um pouco mais devagar, e você não vai se machucar e nem machucar seu companheiro de treino. Oss!!!
Oss!
Quando treinei karatê tinha vários faixas pretas de katas .
Só quem luta é faixa preta...já deveria ser permitido em karatê combat, MMA ou seja lá qualquer full contacto liberar os roxa e marrom.....pra já ir desenvolvendo, no jiu jitsu a galera mete os caras em tudo....a não ser que eu esteja equivocado.
Otimo video sensei!
Obrigado!
Oss!!!
No meu dojo é assim, o meu sensei só passa kihon e kata para agente fazer, é muito difícil ter pelo menos um shiai kumite com contato, Isso as vezes até me desanima de treinar karatê.
Quase nao treinamos mais kumite
Oss, mestre. Concordo com o Sr plenamente, mas esse problema começou a anos atrás quando as confederações ,cbk , inter-estilos e outras mudou várias regras nos campeonatos sobre contatos com o adversário. Ai Vc que é um atleta de ponta faz uma luta com outro karateca efetua um golpe ai o adversário aproveita a situação e simula excesso de contato faz um show e vc acaba sendo prejudicado. Isso fez muitos atletas da antiga desestimular de uma luta real moderada . E isso vem aumentando com o passar dos anos. Isso é minha opinião, mestre.
Sou da época do shotokam tradicional sem mimimi.
Um grande abraço...Oss.
O problema é que muita gente quer logo exibir suas faixas nas redes sociais, inclusive essa galera que reclama tanto de "nutelagem", e não quer desenvolver suas técnicas de verdade
Mestre sempre tive vontade de Treinar Karate Shotokan, Onde fica sua academia ? Eu sempre gostei de Karate desde que vi Lyoto se tornar campeão mundial pelo auto controle dele.
Rio de janeiro (sandalljayme@gmail.com)
Concordo
Oss!
Excelente... infelizmente os sansei só usam shiai kumite, vc treina tantas formas impressionantes de combate e fica só na teoria.
Oq eu Mais gosto é de lutar kskksks
Hoje, a luta do karatê é uma vergonha, com todo o respeito.