Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/ Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
Excelente abordagem,há anos pensávamos que a amplitude total nas remadas tinha ênfase no latissimo,mas se colocarmos os cotovelos na linha dos ombros,aí sim teremos uma adução escapular,dando uma grande ênfase aos trapézios e romboides.
Mestre Dr João Moura o trabalho de vcs do treino em foco é excecional nos ajuda muito em nosso trabalho na sala de musculação parabéns top mesmo Abraços a todos que compõe a equipe só feras!
@@hamiltonbento na vdd fiz a pergunta errada. Mas segue a resposta deles via e-mail: "Esse procedimento pode ser adotado nos exercícios que tenham a extensão do ombro caso o foco desejado seja para latíssimo do dorso. Numa remada alta o movimento é de abdução do ombro (latíssimo é antagonista) e nas puxadas verticais, o movimento é adução do ombro (latíssimo atua em todos ângulos). Seria no movimento apresentado a partir dos 6:50 minutos desta vídeo aula abaixo."
Seria possível vocês fazerem a eletromiografia no exercício de Cross Over na polia alta, média e baixa e o posicionamento do tronco pra constatarmos de fato o que muda ou não muda na ativação do peitoral? Acho que seria um vídeo muito interessante!
Latissimo entra em ponto de descanso na hiperextensao, então se o objetivo é dar ênfase nesse grupamento, seria mais eficiente parar na linha do tronco..
Parabéns pelo trabalho, professor! Gostei da ilustração do encurtamento e alongamento usando a faixa elástica, mas teria como fazer o mesmo trabalho com uma análise eletromiografia da atuação do latíssimo dorsal nas fases de extensão e hiperextensão para termos mais um meio de confirmar essa análise?
@@dr.joaomoura obrigado pelo retorno, professor! Acompanho seu canal desde antes de me graduar e sempre me ajudou bastante. Obrigado e parabéns pelo trabalho
Obrigado professor, seu conteúdo é de muita importância para nós acadêmicos de Ed. Física e também para profissionais já atuantes. Mais um vídeo top! Bela explanação sobre planos, origem inserção muscular e a biomecânica decorrente do tracionamento. Vejo todos os seus vídeos e só tenho a agradecer a você por esses conteúdos que é de valor infinito, eu me espelho em você e pretendo sempre seguir na biomecânica, já estou pensando no mestrado e um dia ser um grande profissional assim como você.
Olá Professor, primeiramente queria parabeniza-lo pelo seu canal, adoro seus videos e tenho uma pergunta em relação a treino de inferiores. Gostaria de saber qual a melhor divisão de treino e series para quem deseja no caso perder gordura? (não sou gorda) mas tenho perna grossa demais e ao contrario da maioria das mulheres, eu não gosto de treinar inferiores exageradamente, até pq eu amo treino de superioes (mais do que inferiores) rs.. Gostaria de definir, perder gordura, não gosto de pernas muito grossas e hipertrofia queria apenas nos gluteos mas nada exagerado também, mas sempre fico na duvida pq geralmente gosto de treinar somente 2x na semana inferiores, primeiro pq tenho problemas na coluna e joelho, então alguns exercicios e cargas pra mim são um pouco limitados.. costumo fazer series de 15x e alguns como passada 20x.. Caso seja possivel, faça um video falando a respeito de quem quer perder, definir sem tanta hipertrofia e com divisão de 2x a 3x na semana, pq eu sempre sinto a dor no 2º dia, preciso de um descanso maior e não abro mão dos superioes e abdominais..rs, Desde ja muito obrigada, Deus abençoe você e seu trabalho!
REMADAS BAIXAS são os exercícios mais completos para costas, justamente quando vc NÃO quer FOCAR em um músculo específico. Tem extensão de ombro e adução das escapulas na horizontal, romboides maior, menor e trapézio trabalham na adução das escapulas, latíssimo do dorso, deltoide posterior e TRÍCEPS cabeça longa atuam na extensão de ombro. COMPLETO! EU acredito que a puxadas na vertical são os melhores exercícios para focar em latíssimo do dorso tanto para vc ficar mais largo, tanto para conseguir aquele casco de tartaruga que o Dorian e Colleman tinham, sabe pq? Maior alongamento, maior amplitude, mais sarcomeros tendo estímulos. Mas nunca vou tira minha REMADA dos meus treinos de costas justamente focando em grande dorsal parte baixa!! O que o professor disse tem razão, i eu já testei isso a uns três anos atrás, por exemplo, chegue na remada no cabo e faça a extensão de ombro, sem adução das escapulas, deixe elas em abdução e traga a manopla/ triangulo etc até seu braço alinhar com o tronco, a sensibilidade no latíssimo do dorso é muito interessante, vc SENTI MUITO a grande dorsal só tome cuidado para não transferir força demais nos bíceps. Mas prefiro do outro jeito com forte participação do trapézio, romboides, deltoide posterior e triceps cabeça longa. O esquema mesmo é fazer um estudo com um grupo que vai fazer só extensão de ombro e nada mais, o outro vai fazer extensão de ombro com adução de escapulas tentando realizar essa hipertensão de ombro no final, 3 meses, vão treinar duas vezes na semana, não se pode treinar outros grupamentos musculares dos membros superiores, só costas só remada baixa, periodização linear com foco no volume, porcentagem de RM fixa com adaptação através PSE e no final(vai ter que fazer antes de começar o estudo, para defenir quanto que ganhou de massa magra) realizar uma RESSONÂNCIA MAGNÉTICA padrão DIAMANTE AAA para saber o aumento da massa muscular, ULTRASSOM NÃO VALE, rs. Bom esse são meus 10 centavos, e os seus?
Pessoal alguns de voces estão pegando a visão errado, não é que seja ERRADO fazer uma remada com extensao de ombro avantajada. A ideia é que os professores estejam cientes.. que eles saibam o que os alunos estão treinando quando prescrever o exercicio. Vai depender de como o profissional pensou no programa de treinamento e qual o objetivo. Não tem certo nem errado nesse video.
Outrossim, na hiperextensão dos posteriores de deltóides haverá a cessação temporária da tensão sobre o latíssimo do dorso, o quê naturalmente diminuirá o foco sobre este músculo e consequentemente uma redução dos resultados objetivados. Como bem dissestes, depende do objetivo do trabalho. E o objetivo expresso desde o início desta excelente vídeo aula é o FOCO NO LATÍSSIMO DO DORSO.
Seu canal tem um diferencial absurdo. Quando quero aprender algo sempre busco treino em foco e o assunto. Nunca decepciona, as vezes tem até mais de 2 ou 3 vídeos. Parabéns João, você acaba como argumento daqueles que acham que profissionais bons tem que ser do tipo maromba monstro. Não tô te chamando de frango... Hahaha
Ah professor, prefiro passar uma remada baixa comum mesmo, ou seja, para um aluno ou cliente. Se precisar focar deltoide posterior eu limito a flexao glenoumeral até um pouco antes da solicitação do grande dorsal. To certo? Quanto mais simples e eficiente melhor
Uma pergunta: se o latíssimo do dorso não atua na hiperextensão de ombro, pois é possível ver um alongamento do músculo após o movimento partir do alinhamento corporal, então, pode-se dizer que o latíssimo do dorso auxilia na flexão de ombro, partindo do ADM máximo da hiperextensão até o alinhamento corporal também? Pois o latíssimo do dorso encurta da hiperextensão máxima até o grau de flexão de ombro que alinha ao corpo. (Desculpa qualquer erro nos nomes técnicos, tô aprendendo sobre isso tudo ainda kkkkkkkk e muito obrigada pela vídeoaula. O canal de vocês é fera, Deus abençoe sempre. Tamo junto!)
Faz sentido sua pergunta, porém caso tenha alguma ação (ADM), creio que seria mínima, devido a linha de tração da musculatura, que nessa posição o músculo encontra-se bem relaxado. O músculo que será agonista primário será o peitoral esterno clavícular. Creio que só uma análise EMG para definir isso.
Fala Guilherme. Faz todo sentido tua pergunta. E em tese sim, o latíssimo da hiperextensão máxima do ombro, passa a ter ação flexora do ombro até alinhar com o plano coronal. Porém, a hiperextensão é bem curta, poucos graus, portanto a ação flexora praticamente não existe devido a pequena ação de flexão do ombro da hiperextensão até o alinhamento com o corpo na flexão. Já testamos, praticamente não tem ação. Mas baita colocação e pergunta, show! Sigamos juntos evoluindo. Abração.
se liga ; lesionei fazendo barra fixa hoje quando EU CONTRAIO a minha dorsal este músculo se salta mais do que o outro , chega ficar feio e refletesensacao de FRAQUEzA na lombar dói tbm o abdomem
Pode ter sido uma contratura, ou até mesmo uma ruptura do músculo (creio que seja muito difícil que tenha ocorrido uma ruptura completa) Mas é importante avaliar junto a um fisioterapeuta, as vezes com uma aplicação de técnica manual é possível diminuir o edema causado pela contratura e liberar o ponto do músculo "embolado" Mas é necessária esta análise, através do seu relato só posso suspeitar de algumas situações, mas não da pra garantir que seja isso. Procure a orientação de um profissional Abraço e boa recuperação.
Professor ficaria melhor monitorar posterior de ombro, latíssimo do dorso e tríceps cabeça longa, para vermos o quanto o latíssimo deixa de participar.
Não tem certo e nem errado. Mas tem o erradíssimo. Para fins de musculação, deseja-se o desenvolvimento do latíssimo do dorso e de toda musculatura na região escapular. Com o fechamento das escápulas estes músculos são trabalhados e nesse caso, quanto mais se trouxer os braços para trás, os ombros para trás, mais ativará estas musculaturas, como rombódes e trapézios médial e ascendente. Então pessoal, nada de parar os braços no alinhamento do corpo e não trazer mais para trás, porque isso só deixará de ativar com mais intensidade a região escapular. Não tem certo e nem errado. Tem erradíssimo....kkkkk....agora, se alguém é fisioterapeuta e deseja tratar somente o latíssimo do dorso de alguém, pode aproveitar e fazer o movimento todo completo para trabalhar outros músculos, como deltóides posterior e tríceps.
Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/
Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
ótimo!
Excelente vídeo!
👏👏👏👏👏
Top
O corpo é realmente é fascinante.
Show mestre
show mestre
Muito top, parabéns
Parabéns pelo canal
Top de mais
Excelentes explicações!
muito bom
Melhor canal do RUclips!!
Poxa vidaaaa, que aulaaaaaaaaa
Que aula, véi!!!
Topppp!
Valeu Nane, beijão.
Adoro esse canal! 💪👏👏👏
D++... Orientador!
Muito boa a aula!
Valeu Thiago, vamos evoluindo sempre.
Conteúdo excelente, professor👏🏽
Informação poderosa valeu!
Excelente abordagem,há anos pensávamos que a amplitude total nas remadas tinha ênfase no latissimo,mas se colocarmos os cotovelos na linha dos ombros,aí sim teremos uma adução escapular,dando uma grande ênfase aos trapézios e romboides.
Valeu, vamos que vamos.
Excelente professor.
Vamos evoluindo sempre Dagoberto. Abração.
Muito bom o vídeo!
Quando o mestre fala o aluno observa.
Como sempre, muito bom!
Valeu Eder.
Maravilhosoooooooo
TMJ Mell, beijão.
Caralho, que vídeo top! Inscrito!
Perfeito 👏👏
TMJ
Muito bommmmmm manoooo conhecimento é tudo
Obrigado pela aula .
TMJ Jefferson, evoluindo sempre.
Top, professor!
Valeu Dalton.
Aula foda, simples e didática, parabéns
Muito obrigado Giovani.
Perfeito. Estudar a cinesiologia foi determinante para os meus resultados. Busquem sempre o conhecimento: leiam!
Ótima explicação e didática.
professor e en uma remada unilateral eu tou trabalhado o deltodi anterior
Mestre Dr João Moura o trabalho de vcs do treino em foco é excecional nos ajuda muito em nosso trabalho na sala de musculação parabéns top mesmo Abraços a todos que compõe a equipe só feras!
Valeu guri, estamos aqui equipe toda disposta sempre a ajudar. Abração.
E na hiperflexao do ombro o latissimo atua?
que vídeo!
presente, professor!
Opa, registrado a presença. Abração.
Sempre aprendendo a cada video de vcs💪🏻
Estamos aqui para ajudar. Abração.
Muito bom, professor! Muito esclarecedor ❤️👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu, TMJ
que video! não sabia que o latissimo não atuava na hiperextensão. Obrigado!!!
TMJ Gabriel, nós da equipe TEF estamos aqui para ajudar. Abração.
como é que esse canal nao tem 1 milhao ainda ? é o melhor oooo youtube recomenda ai pra galera
Joao o que tem de magro tem o triplo de sabedoria. Monstro!!!
Nem tão magro agora, ganhei uns quilinhos na pandemia heheheh. Abração Gustavo.
cara, eu tive esse problema aí mesmo, muito obrigado pelo vídeo
Prof, no caso do aluno com ombro protuso, usar essa dica de focar no deltóide é interessante?
Como sempre todos os conteúdos de excelente qualidade
Excelente vídeo, esclarecedor, a cada vídeo que eu assisto desse canal é como uma explosão cerebral de conhecimento! OBRIGADO 🙌🏻
Valeu Renan!
Muito bom, esclarecedor!
Excelente conteúdo, como sempre!
Obrigado em nome da equipe TEF Neto. Abração.
Agora eu entendi o pq meu treinador prescreveu dorsais com deltoides huahua gênio!
Essas dicas valem para a Remada Curvada ? Tenho dúvida sobre até onde puxar o braço nela.
Ficaria + que perfeito com um aluno executando os movimentos. Valew João.
Olá professor, João Moura pode passar o número do cref para eu colocar nos meu relatórios do meu estágio que faço em aulas virtuais?
Os ossos do acromio do meu ombro ficaram muito saltados quando eu comecei a treinar muito dorsal, sera que tem algo a ver
Serve para remada alta ou somente remada curvada (horizontal)?
Essa também é minha duvida.
@@hamiltonbento na vdd fiz a pergunta errada. Mas segue a resposta deles via e-mail: "Esse procedimento pode ser adotado nos exercícios que tenham a extensão do ombro caso o foco desejado seja para latíssimo do dorso.
Numa remada alta o movimento é de abdução do ombro (latíssimo é antagonista) e nas puxadas verticais, o movimento é adução do ombro (latíssimo atua em todos ângulos).
Seria no movimento apresentado a partir dos 6:50 minutos desta vídeo aula abaixo."
@@is360sportscamp-preparacao3 Obrigado.
Sigo esse professor faz tempo. Não sou da área, mas gosto de estudar e vejo um monte de personal que dá vergonha.
Seria possível vocês fazerem a eletromiografia no exercício de Cross Over na polia alta, média e baixa e o posicionamento do tronco pra constatarmos de fato o que muda ou não muda na ativação do peitoral? Acho que seria um vídeo muito interessante!
Fala Westey, Baita sugestão e vamos buscar gravar e colocar no ar sim. Obrigado pela sugestão.
Seria legal, da um estudo longo
excelente conteúdo, rápido e muito explicativo. Você não decepciona nunca! Só aula fera.
Qual Instagram?
Latissimo entra em ponto de descanso na hiperextensao, então se o objetivo é dar ênfase nesse grupamento, seria mais eficiente parar na linha do tronco..
Sim, vai até alinhar o braco com o corpo... não passa deste ponto. Abraço.
Parabéns pelo trabalho, professor! Gostei da ilustração do encurtamento e alongamento usando a faixa elástica, mas teria como fazer o mesmo trabalho com uma análise eletromiografia da atuação do latíssimo dorsal nas fases de extensão e hiperextensão para termos mais um meio de confirmar essa análise?
Faremos! Obrigado pela sugestão!
@@dr.joaomoura obrigado pelo retorno, professor! Acompanho seu canal desde antes de me graduar e sempre me ajudou bastante. Obrigado e parabéns pelo trabalho
Impressionante,dinâmica no ensino incrível.Muito bom mesmo,a partir de hoje sei agora como fazer remada correta para trabalhar o latíssimo
Obrigado professor, seu conteúdo é de muita importância para nós acadêmicos de Ed. Física e também para profissionais já atuantes. Mais um vídeo top! Bela explanação sobre planos, origem inserção muscular e a biomecânica decorrente do tracionamento. Vejo todos os seus vídeos e só tenho a agradecer a você por esses conteúdos que é de valor infinito, eu me espelho em você e pretendo sempre seguir na biomecânica, já estou pensando no mestrado e um dia ser um grande profissional assim como você.
muito bom mano!! Parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade!!! É disso que o mundo precisa!!
Olá Professor, primeiramente queria parabeniza-lo pelo seu canal, adoro seus videos e tenho uma pergunta em relação a treino de inferiores. Gostaria de saber qual a melhor divisão de treino e series para quem deseja no caso perder gordura? (não sou gorda) mas tenho perna grossa demais e ao contrario da maioria das mulheres, eu não gosto de treinar inferiores exageradamente, até pq eu amo treino de superioes (mais do que inferiores) rs.. Gostaria de definir, perder gordura, não gosto de pernas muito grossas e hipertrofia queria apenas nos gluteos mas nada exagerado também, mas sempre fico na duvida pq geralmente gosto de treinar somente 2x na semana inferiores, primeiro pq tenho problemas na coluna e joelho, então alguns exercicios e cargas pra mim são um pouco limitados.. costumo fazer series de 15x e alguns como passada 20x.. Caso seja possivel, faça um video falando a respeito de quem quer perder, definir sem tanta hipertrofia e com divisão de 2x a 3x na semana, pq eu sempre sinto a dor no 2º dia, preciso de um descanso maior e não abro mão dos superioes e abdominais..rs, Desde ja muito obrigada, Deus abençoe você e seu trabalho!
Então as remadas do BB das antigas onde se estendia até lá na frente a remada eram efetivas?
Weter, realmente não conheço essas remadas, assim não posso emitir nenhum tipo de opinião a respeito. Abração.
@@dr.joaomoura mas valeu muito pra mim pois já me disseram que a remada antiga era errada, e minha duvida foi tirada, um forte Abraço
Oi, eu treino no atletismo como periodizar treino de força,resistência potencia eu não posso treinar hipertrofia
REMADAS BAIXAS são os exercícios mais completos para costas, justamente quando vc NÃO quer FOCAR em um músculo específico. Tem extensão de ombro e adução das escapulas na horizontal, romboides maior, menor e trapézio trabalham na adução das escapulas, latíssimo do dorso, deltoide posterior e TRÍCEPS cabeça longa atuam na extensão de ombro. COMPLETO!
EU acredito que a puxadas na vertical são os melhores exercícios para focar em latíssimo do dorso tanto para vc ficar mais largo, tanto para conseguir aquele casco de tartaruga que o Dorian e Colleman tinham, sabe pq? Maior alongamento, maior amplitude, mais sarcomeros tendo
estímulos. Mas nunca vou tira minha REMADA dos meus treinos de costas justamente focando em grande dorsal parte baixa!!
O que o professor disse tem razão, i eu já testei isso a uns três anos atrás, por exemplo, chegue na remada no cabo e faça a extensão de ombro, sem adução das escapulas, deixe elas em abdução e traga a manopla/ triangulo etc até seu braço alinhar com o tronco, a sensibilidade no latíssimo do dorso é muito interessante, vc SENTI MUITO a grande dorsal só tome cuidado para não transferir força demais nos bíceps.
Mas prefiro do outro jeito com forte participação do trapézio, romboides, deltoide posterior e triceps cabeça longa.
O esquema mesmo é fazer um estudo com um grupo que vai fazer só extensão de ombro e nada mais, o outro vai fazer extensão de ombro com adução de escapulas tentando realizar essa hipertensão de ombro no final, 3 meses, vão treinar duas vezes na semana, não se pode treinar outros grupamentos musculares dos membros superiores, só costas só remada baixa, periodização linear com foco no volume, porcentagem de RM fixa com adaptação através PSE e no final(vai ter que fazer antes de começar o estudo, para defenir quanto que ganhou de massa magra) realizar uma RESSONÂNCIA MAGNÉTICA padrão DIAMANTE AAA para saber o aumento da massa muscular, ULTRASSOM NÃO VALE, rs. Bom esse são meus 10 centavos, e os seus?
Mais não seria interessante fazer o movimento completo pra trabalhar os dois?
SENSACIONAL SEU CONTEUDO. GOSTARIA MTO DE TER CONHECIDO NO PERIODO DA FACULDADE. KKK
Pessoal alguns de voces estão pegando a visão errado, não é que seja ERRADO fazer uma remada com extensao de ombro avantajada. A ideia é que os professores estejam cientes.. que eles saibam o que os alunos estão treinando quando prescrever o exercicio. Vai depender de como o profissional pensou no programa de treinamento e qual o objetivo. Não tem certo nem errado nesse video.
Outrossim, na hiperextensão dos posteriores de deltóides haverá a cessação temporária da tensão sobre o latíssimo do dorso, o quê naturalmente diminuirá o foco sobre este músculo e consequentemente uma redução dos resultados objetivados.
Como bem dissestes, depende do objetivo do trabalho. E o objetivo expresso desde o início desta excelente vídeo aula é o FOCO NO LATÍSSIMO DO DORSO.
Seu canal tem um diferencial absurdo. Quando quero aprender algo sempre busco treino em foco e o assunto. Nunca decepciona, as vezes tem até mais de 2 ou 3 vídeos.
Parabéns João, você acaba como argumento daqueles que acham que profissionais bons tem que ser do tipo maromba monstro. Não tô te chamando de frango... Hahaha
Chamou o mestre de frango, né?
Ah professor, prefiro passar uma remada baixa comum mesmo, ou seja, para um aluno ou cliente. Se precisar focar deltoide posterior eu limito a flexao glenoumeral até um pouco antes da solicitação do grande dorsal. To certo? Quanto mais simples e eficiente melhor
Uma pergunta: se o latíssimo do dorso não atua na hiperextensão de ombro, pois é possível ver um alongamento do músculo após o movimento partir do alinhamento corporal, então, pode-se dizer que o latíssimo do dorso auxilia na flexão de ombro, partindo do ADM máximo da hiperextensão até o alinhamento corporal também? Pois o latíssimo do dorso encurta da hiperextensão máxima até o grau de flexão de ombro que alinha ao corpo. (Desculpa qualquer erro nos nomes técnicos, tô aprendendo sobre isso tudo ainda kkkkkkkk e muito obrigada pela vídeoaula. O canal de vocês é fera, Deus abençoe sempre. Tamo junto!)
Faz sentido sua pergunta, porém caso tenha alguma ação (ADM), creio que seria mínima, devido a linha de tração da musculatura, que nessa posição o músculo encontra-se bem relaxado. O músculo que será agonista primário será o peitoral esterno clavícular. Creio que só uma análise EMG para definir isso.
Fala Guilherme. Faz todo sentido tua pergunta. E em tese sim, o latíssimo da hiperextensão máxima do ombro, passa a ter ação flexora do ombro até alinhar com o plano coronal. Porém, a hiperextensão é bem curta, poucos graus, portanto a ação flexora praticamente não existe devido a pequena ação de flexão do ombro da hiperextensão até o alinhamento com o corpo na flexão. Já testamos, praticamente não tem ação. Mas baita colocação e pergunta, show! Sigamos juntos evoluindo. Abração.
se liga ; lesionei fazendo barra fixa hoje quando EU CONTRAIO a minha dorsal este músculo se salta mais do que o outro , chega ficar feio e refletesensacao de FRAQUEzA na lombar dói tbm o abdomem
Pode ter sido uma contratura, ou até mesmo uma ruptura do músculo (creio que seja muito difícil que tenha ocorrido uma ruptura completa)
Mas é importante avaliar junto a um fisioterapeuta, as vezes com uma aplicação de técnica manual é possível diminuir o edema causado pela contratura e liberar o ponto do músculo "embolado"
Mas é necessária esta análise, através do seu relato só posso suspeitar de algumas situações, mas não da pra garantir que seja isso.
Procure a orientação de um profissional
Abraço e boa recuperação.
Ótimo contudo, melhor professor !
Valeu Guri, TMJ
Professor ficaria melhor monitorar posterior de ombro, latíssimo do dorso e tríceps cabeça longa, para vermos o quanto o latíssimo deixa de participar.
Criem um grupo no WhatsApp também, pra quem não usa Telegram, por favor.
Não tem certo e nem errado. Mas tem o erradíssimo. Para fins de musculação, deseja-se o desenvolvimento do latíssimo do dorso e de toda musculatura na região escapular. Com o fechamento das escápulas estes músculos são trabalhados e nesse caso, quanto mais se trouxer os braços para trás, os ombros para trás, mais ativará estas musculaturas, como rombódes e trapézios médial e ascendente. Então pessoal, nada de parar os braços no alinhamento do corpo e não trazer mais para trás, porque isso só deixará de ativar com mais intensidade a região escapular. Não tem certo e nem errado. Tem erradíssimo....kkkkk....agora, se alguém é fisioterapeuta e deseja tratar somente o latíssimo do dorso de alguém, pode aproveitar e fazer o movimento todo completo para trabalhar outros músculos, como deltóides posterior e tríceps.
Treino em foco e sardinha, são canais sobre musculação difícil de algum outro bater de frente
Pô, nos colocar próximo ao patamar do mito Sardinha muito nos orgulha. Muito obrigado em nome da equipe TEF. Abração.
Seria esse fenomeno, a famosa insuficiencia ativa ?
muito bem explicado, como sempre