Pior que importa sim cara. Estão extraindo mais dos mesmos materiais (bloco de alumínio, pressão interna) e a potência específica dos motores tem aumentado sem o respectivo aumento da resistência dos materiais. Como consequência, estes defeitos vão surgir nestes motores: arrefecimento, lubrificação, perda de compressão por estrago de peças que cuidam da pressurização e por aí vai.
@@viniciusvendraminipeixoto olhe a ficha técnica de qualquer carro e procure uma informação chamada potência específica. Um carro de 100cv e 4cil cai ter mais cilindros para aguentar a "porrada" do que um carro com três cilindros. É simples.
Me diga duas coisas: Se você comprar um carro, quantos anos você pretende ter ele e quantos mil quilômetros você pretende rodar? Quero entender o que é o conceito de descartável para você.
@@quidelicia1 siguinificado da palavra descartavel segundo o google : "que não se destina a conservar nem a consertar; que se deita fora após uma ou mais utilizações (diz-se ger. de objeto facilmente substituível)."
Essa questão dos motores serem descartáveis é muito ruim. Se um motor desse se acaba com 100 mil e o cara compra um novo na autorizada tudo certo. E quando elas não fornecerem mais o motor? Joga o carro no ferro velho? Estamos no Brasil. Os preços dos carros estão inacessíveis. Bem complicado.
E tem mais problemas com essa coisa de motor descartável,vai ter mais lixo no meio ambiente por que o motor vai ficar inservivel e a burocracia pra registrar o novo motor no Detran,seria melhor que pudesse retificar quando necessário aí o serviço e peças sendo de qualidade o motor restaurado voltaria pra o veículo sem a necessidade de fazer novo registro no órgão de trânsito,lamentavel.
Motor que acaba com 100 mil km é só de dono porco que usa água de torneira no sistema de arrefecimento e troca o óleo em posto de gasolina a 17 reais o litro.
@@marcioroberto6712 Com certeza,e se for um motor turbo já que ele é mais reforçado perante os (aspirados),pior ainda,e é só o motor,fora o resto,registro,mao de obra,e etc,eu sou a favor da retifica,mas ouvi falar que nem peça de reposição pra esses motores não existe,motor deu pau,só outro,lamentavel,🙁.
@@fulltorque5702 O meu só treme quando o motor tá sob carga e baixo giro (tipo aquelas manobras em marcha lenta na subida). Aí se não cuidar da embreagem, ele treme bastante e os coxins hidráulicos não dão conta.
Precisamos evoluir... Motor 6 cilindros foi maravilhoso, mas faz parte do passado. Estou no meu terceiro carro com motor 3 cilindros / TURBO. Só alegria! Nunca me decepcionou
Trabalhando com câmbio automático e passo pelo mesmo problema, câmbios que poderiam ser reparados são substituídos por falta de peças ou por preços fora da nossa realidade, é uma pena.
Aqui no Brasil tudo é caro, desde peças até o conjunto completo. Nos EUA a mão de obra é cara, mas as peças e os conjuntos são muito mais em conta. Lá política mais adotada é trocar o conjunto inteiro, pois sai mais em conta. Vivemos no terceiro mundo, onde as peças são escassas e caras demais devido aos altos impostos. Carros vendidos lá e na Europa para pessoas comuns, tipo os Audi, BMW e Mercedes de entrada, aqui são carros de ricos.
Concordo, acho inadmissível carros com valor agregado grande, como Nivus e T-cross, tendo esses motores com esse nível de vibração, economia foroçosa e desnecessária.
@@lucascarniel7439 sim, o câmbio é bem ruim, não há como negar. Tem uma calibração sofrível. Quanto ao motor barulhento, é por causa da válvula westgate que vibra muito e falta de proteção acústica nos bicos de injeção direta e bomba de alta.
Galera não tem jeito vamos ter que se acostumar com 3 cilindros! E já adianto para vocês, a Fiat tem motor 2 cilindros 900cc turbo lá fora à anos, uma hora vai chegar aqui!!!
Sim porque todo país para ser pobre ele em primeiro de tudo tem que ter 1- Combustíveis caros (Encarecer o frete) 2- Ele tem que ter energia elétrica cara (Encarecer os produtos fabricados nas máquinas industriais) E 3- viver numa ditadura de Impostos 4- reserva fracionária para destruir com o poder de compra da moeda (estelionato no poder financeiro) vc recebe um salário que foi alterado Tudo isso vc vai perceber na hora de comprar essas gambiarra vendida aqui
@@cleberdrums100 sim! Também é mais eficiente e menos poluente! Tem muita oficina fechando, pois não se atualiza só fica reclamando dos 3 cilindros, e acha que a época do Fusca era melhor...
Com relação a motores 3 cilindros eu penso: vcs já notaram carros de 10 a 15 anos que não vemos mais rodando, pois é, esse será o futuro desses carros.
Isso é pq brasileiro não sabe cuidar de carro e tem dó de gastar em manutenção adequada. Quando sai da garantia e deixa de ser tratado na concessionária, começa a adiar as manutenções e usar óleos, filtros e peças de menor custo (e qualidade).
Rodando 10mil km por ano vai durar muito só que hoje em dia a maioria das pessoas anda 5 6 mil por mês pode ter até 200 cilindros que não vai durar 10 anos do mesmo jeito
Projeto de motores 3 cilindros funcionando constantemente no limite, significa que em menos tempo em comparação aos de 4 cilindros que trabalham em margem mais folgada e segura terão desgastes e problemas prematuro mostrando que poluem menos mas são pessimos para quem o possui.
Esse de poluí menos é balela, carros atuais são descartáveis, imagina o tanto de lixo que esse monte de motor não vai gerar, e os carros tbm já que nem todos que compram não tem condição de manter, o governo só coloca essas leis ridículas (que se houver esse trem de aquecimento global) não irá mudar nada só piorar a vida para os cidadãos.
Concordo, isso parece ser o obvio, só não vê quem não quer. Esses motores de 3 cilindros vão ser bons apenas para os primeiros donos, os segundos donos destes veículos vão ter dor de cabeça, vão pegar o carro com motor desgastado, se não der retífica as montadoras podem cobrar o preço que quiserem por um motor novo e daqui e dentro de poucos anos param de fabricar motores específicos, aí os donos destes veículos vão ter que fazer adaptações.
@@AlphaUnno isso já ocorre, tava vendo um canal de retifica, alguns motores com menos de 50 mil já todo riscado(seja no bloco ou no cabeçote) e o carinha disse que as montadoras estão vendendo motores zoados já de fábrica, aí vem uns retardados defender motor 3 cilindros dizendo que não precisa durar muito, enfim esse é o Brasil onde existe até gado de empresas que não tem o menor escrúpulo em roubar os clientes.
Auto desempenho é pra corrida. Dia a dia tem que ser durável. Pode ser mais barato comprar um novo, mas o problema é que vc precisa de um novo muito rápido
Isso mesmo. Para os consumidores não é vantagem nenhuma o maior desempenho ou a economia, sendo que são mais caros menos duráveis. No final é só prejuízo.
Podemos notar que tudo aponta para venda do conjunto completo tanto dos motores 3 cilindros como do cambio CvT, ou seja são tecnologias que favorecem os fabricantes e não o consumidor, se surgir algum problema você terá que comprar um novo, e não terá a opção de recuperar o defeituoso.
Boa tarde! Eu trabalhei na Tupy era Fundido blocos 3 cilindros para Ford paredes super finas 3 mm Eu nunca tive carro 3 cilindros... Mas deve ser bom... Orlando de Joinville SC Brasil Valeu
Já que estamos liberados pra comentar sobre o assunto de mecânico... Eu tenho experiência com testes de Durabilidade de veículos, por 27 anos trabalhei acompanhado testes na engenharia de uma multinacional. O que aprendi "nos últimos tempos", foi que o interesse das montadoras, não é mais a "Durabilidade", mas sim a redução no máximo o custo da produção de qualquer veículos, e assim também visar lucros enquanto esses veículos estiver em uso, não importando quem sejam seus usuários ou proprietários. Todas as peças de reposição sempre geram muito mais lucros pras montadoras em comparação com com o que elas lucram no o preço final na venda de carros novos... Por isso não existirá jamais o interesse das montadoras em se preocuparem mais com a durabilidade desses veículos. Daqui pra frente teremos que aprender e estarmos preparados a lidar com isso, pois será o que nos resta, principalmente quando houver interesse ou intenção de adquirir o que há de moderno das indústrias automobilísticas🤔 Esses são os principais motivos que as montadoras, juntamente com a mídia paga estão fazendo de tudo para que os proprietários de veículos ficam amarrados nas concessionárias...😢
Bem lembrado, os motores 3 cilindros da DKW fizeram história, com apenas 7 peças móveis! Foram fundamentais na motorização da Alemanha logo após a guerra e sem eles a Audi não existiria hoje.
Eram 2 tempos ,nada haver com os de ciclo Otto mas são muito melhores pq tem mais potência , sem tanque de óleo e mais leves . Atualmente são usado somente em máquinas, motos e barcos pq poluiam muito, ninguém queria ficar atrás de uma vemaguete DKV
Meu polo tsi 2018 tem 261 mil km com todas as Manutenção feita na concessionária e rigorosamente carro esta perfeito. Obs já troquei 2 vezes bico injetor
sigo o mesmo padrão seu. meu 408 allure 2012 está com 287mil e nunca apresentou avaria ou quebra. todas as revisões em concessionaria, com trocas de componentes nos prazos preconizados pela fabrica. o fabricante manda trocar a correia dentada nos 70mil com uso normal, aí o cidadão "esperto" empurra para os 100mil. a danada quebra e o cara bota a culpa no carro. Ah quebrou por que é carro francês... e coisa e tal... . Como vc bem disse: "Carro é pra quem pode."
Resposta fácil: gerar menor tempo de vida do motor e mais custo para o consumidor, mais volume de serviços para as oficinas ! Palavras de um amigo meu dono de oficina.
Eu também tinha desconfiança nesses carros três cilindros comprei um quase forçado pela minha filha hoje com quase 200 mil rodados e nove anos de uso e nunca deu trabalho sempre faço a manutenção direito até agora só alegria pra min cada centavo que paguei já valeu a pena
Aí no Brasil tem a mentalidade que motor bom é motor que dá retífica. Porém quem falou que EU quero abrir o meu motor para fazer isso? Na minha visão, tem que ter o mínimo de manutenção "anormal", ou seja, a grande maioria dos motores vão rodar seus 200kkm até os 500kkm. Para ter sido a esposa ou filha que forçou a compra, deve ser um Hyundai hb 20 kkkkkk. Caso aconteça alguma tragédia, eu ainda iria verificar o preço do motor parcial na concessionária - baixo motor no caso - bloco e pistões, pois o alto motor normalmente se recupera sem maiores problemas dependendo do que aconteceu.
Eu não acho que a falha nas correias é problema somente do lubrificante, pois muita gente ALEGA que usa óleo original (não sabemos se é verdade) e está tendo problemas com as correias. Acredito que combustível adulterado também atrapalhe, pois há contaminação do óleo no retorno.
Professor, pelo coeficiente angular da curva de torque é possível verificar qual a variação de torque ou força tensora para cada grau aplicado. Fica aí a dica 😊
Olá bom dia. Assistir um vídeo do mecânico pró, gostei muito. Fiquei esclareci de muitas técnicas. Vou continuar assistindo,pois sou do ramo automotivo. Abraços.
Os caras não fazem manutenção preventiva básica, utilizam etanol o tempo todo, não colocam o óleo recomendado pelo fabricante e querem que os motores atuais durem como os antigos, só rindo. Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor.
A parada só pode retificar 1 vez😂, depois compra outro cabeçote, ou seja, compre o carro rode, retifique e passe ele pra frente, deixa a bomba estourar na mão de outro otário.
Papo de excelência prar qm entendi do assunto. Parabéns pelo Canal O Mecânico q ajuda mtos Profissionais da áreaq mais atua N mercado de autos. Dicas de ouro. Escrito e vai meu like.
@@joseluissimone8615 Vejo reclamação de ambos... Fato que infelizmente acontece é que os modelos 3 cilindros aspirados acabam por cair na mão de donos relapsos em manutenção... E como foi dito a retifica muitas vezes não é viável...
@@ThiagoPerroni Mas aqui no Brasil 90% não fazem manutenção e ainda abastecem naquele posto baratinho suspeito. Meu cunhado mesmo, comprou um Kicks top de linha por quase 130 conto e ai estava abastecendo no posto mais lixo aqui do bairro e reclamando que o carro era gastão...
Vivemos um momento diferente, que carros são descartáveis, mas os custos são muito altos, desta feita sou adepto de projetos mais tradicionais, que nos permitam veículos menos tecnológicos, mas com melhor durabilidade. Sou fã de um motor AP, que já saiu de linha faz bom tempo e ainda é o mais utilizado em projetos de preparação e adaptação de Veiculos, sendo estes bem servidos de peças de reposição. Parabéns pelo vídeo, sempre com bom conteúdo e forma clara, respeitosa, objetiva, com bom conhecimento do assunto.
Ainda acho que bem cuidado, usando peças de qualidade eles vão longe, ruim é comprar um carro usado sem saber como a manutenção era feita, o cara compra um carro zero, usa por um ou dois anos, quando está prestes a começar a manutenção mais pesada, troca de correias, amortecedores, pneus, fluido do câmbio, passam o carro pra frente, sem falar que usando o carro na cidade, uso severo no anda e para do trânsito, trajetos curtos, deixam para trocar óleo do motor e filtros com 10 mil km, não tem motor que aguente isso por muito tempo.
A mesma coisa disseram quando a injeção eletrônica chegou e começou a aposentar os carburadores. Ainda hoje no interior de SP, um Monza carburado vale mais que um injetado, não porque é ruim, mas sim porque não tem mecanico capacitado pra mexer...
Aqui em BH tem muita reclamação em relação a retifica de motores 3 cil.plaina-se cabeçote e depois de alguns meses motor começa a fazer barulho.tipo pino de pistão ou saia do pistão.
A tremida do motor pode ser também o chicote avariado, de modo que na lenta fica perceptível a falha. Com o carro ligado faça um pequeno leve no chicote. Verifique também com multímetro o sensor hall
Год назад+19
Sobre a correia de sincronismo banhada: Não é só lubrificante inadequado, mas também uso severo seguindo prazos de trocas normais e também combustível adulterado
Essa semana peguei um Uber que usava um Ka 3 cilindros e ele disse que já tinha passado 2000 km da troca (sei que ele faz uso severo do carro, pois trabalha no abc paulista e transito intenso), ai questionei se estava com 7000 km e ele afirmou que estava com 12.000 km. Fora que a luz de injeção estava acesa e ele disse que tinha abastecido com uma gasolina baratinha...Depois é o motor que não presta
@@JanduirMedeirosdeMorais uber, não dão manutenção igual taxista dá...e é fácil saber o pq? Pq taxista tem a experiência no ramo....coisa q os motoristas d app ainda não tem...
@@italoandrade8651 E esse Ka do Uber era alugado, mas o próprio motorista disse que era o dono do carro que fazia a manutenção. Mas a maioria dos taxistas sabem como dar manutenção num carro... E se quiser saber se um carro é bom, normalmente eles podem afirmar, pois rodam milhares de Km com o mesmo veículo.
@@JanduirMedeirosdeMorais na verdade o motorista de Uber só tem duas opções ou ele come e paga as contas ou ele faz manutenção no carro. Hoje em dia infelizmente não dá pra fazer manutenção em carro sendo motorista de aplicativo.
Orientações técnicas aqui muito proveitosas. Quanto ao motor 3 cilindros, muito bons, bons para ferrar consumidor de menos renda... já que rico não usa motor popular - 3 cilindros. Tenho um de 3 cil. estou correndo, fugindo... qualquer cousa que não o de 3 cilindros... ( Não têm, não têm margem... já no limite).
Não acha peça de câmbio CVT aqui na região, nem sob encomenda minha solução é comprar peças no mercado exterior demora um pouquinho pra chegar mais é a solução
A questão é cultural. Já temos quase tudo descartável dentro de casa e sobrou para os motores. O meio ambiente agradece mas o bolso não. E preparem-se para mais uma mudança de paradigma em breve: carros elétricos vieram para ficar. E também estarão com os dias contados pois o que predominará no futuro um pouco mais distante será o transporte coletivo com o transporte individual sendo bem restrito.
Acho que as oficinas de Motos do Brasil a fora iriam gostar de videos assim falando de seus problemas, bem como esse aplicativo mecanico pró para motos.
Lembro a época que eu travava óleo da Parati,Escort,gol àqueles mais antigos e eram só as revisões, bateria, óleo pneus às vezes uma bomba d'água e era tranquilidade hj no argo 3 cilindros estou preocupado fui medir o óleo e nem mostrava na vareta com 8000 km de troca agora vou verificar mais vezes e acho que trocar com 5000 km
Acho que vai muito do cuidado independente dos cilindros. Tive um monza 2.0 motor durou 240 mil. Tenho um palio 1.0 motor 4 cilindro com 270 mil sem mexer no motor. Tenho um versa 3 cilindros com 70 mil sem problemas. Amigo trabalha no aplicativo vendeu um versa 3 cilindros com 330 mil sem mexer no motor.
Troquei de carro recentemente. Fugi dos 3 cilindros turbo. Fiquei entre o novo 208 e o Yaris. Acabei indo no 208 e estou muito feliz e tranquilo com a compra, motor 1.6 velho de guerra com injeção indireta.
" É uma estratégia de engenharia " disse o professor Landulfo. O problema é que essa " Estratégia " acaba beneficiando as montadoras e não o cliente. É tudo muito caro. Porque não vendem esses motores completos por 2 salários minimos, por exemplo ?
Eu quero saber se cada marca de automóvel fabrica seu próprio motor de 3 cilindros turbo ou é uma só fabrica que distribui para as indústria automobilística.
A Quatro Rodas acabou de fazer um desmonte no motor do Onix PLus com 100.000, foi um dos motores mais novos já avaliado depois do 100.000... Um motor 3 cilindros não é um motor de 4 cortando um, existe toda uma engenharia de redimensionamento de especificação por trás.
100mil km não prova nada . E muito pouca kilometragem ora avaliar um motor. Se fosse 300mil km dava até pra considerar. Mas eu queria ver e durar 500mil. Motor bom memsonque merece elogios são os que duram 500mil...750mil km em média, fazendo manutenção correta, preventivamente . Agora , ele disse aí que comprar um motor novo dos 3 cilindrosne mais barato que uma retifica. Entaonwe o 3 cilindros durar 500mil km e for verdade isso, aí sim, compensa pois são.motores com ótimo desempenho
@@brconcessao Para comparativo sim, vc comparar equipamentos, alimentos ou qualquer outra coisa nas mesmas condições, terá um parâmetro em vários sentidos !!!! É assim com tudo, não apenas carros... Então se um carro com motor com 100.000 Km rodados terá uma ótima probabilidade de chegar aos 300.000 bem ...
Olá e uma pena que esses motores prosperem pois são mancos e só olhar nos EUA vê se tem esses motores lá se não tem e pq é bomba os caras ls gostam de motores maiores com mais cilindros tornando motores mais equilibrados e robustos. O grande problema aqui é que Brasília custa muito caro pra nós por isso temos só o básico do básico. Pena pena pena.
Mas lá, eles ganham em dólar e a gasolina é de graça. Lá eles não se preocupam com consumo como nós. A gasolina é de graça. Só espetar a mangueira no tanque e boa!
De verdade é por causa de emissões. Porém para as montadoras são peças a menos, material das peças a menos, processos a menos. Logo se um bloco 4 cilindros pesa 20 kg ( meramente um exemplo ) um de 3 cilindros vai pesar menos que isso. O cabeçote também, tem biela a menos, 2 ou 4 válvulas a menos, injetor a menos. com isso se pegar um motor 4 cilindros - somente motor mesmo, é arriscado ele pesar mais que um motor + cambio 3 cilindros. Quanto mais pesado o carro, pior é para emissões pois ele precisa ter um motor mais eficiente para compensar. Como que um motor 3 cilindros polue menos que um de quatro? se pegar 720 graus - duas revoluções do virabrequim, que significa um ciclo completo de combustão e dividir por 4 cilindros você terá uma combustão a cada 180º e saída de gases de escape, logo para um 3 cilindros é a mesma coisa, porém é uma combustão a cada 240º. conclusão: é menos quantidade de cilindros jogando gases para serem tratados, e considerando que o motor é mais leve, eventualmente o veículo inteiro, você tem um carro mais eficiente. Contudo, você tem um motor mais "carregado", já que antes para dar os 70 a 80 cv vc tinha 4 cilindros e agora tem 3. logo o motor é realmente mais sensível a problemas. é mais ou menos por aí a brincadeira! caso não tenha entendido muito bem, pode perguntar a vontade!
E sobre motores 3 cilindros não tenho o que reclamar, da um bom retorno para minha oficina o problema não é o carro, é do proprietário que não faz a manutenção correta e procura preço e não qualidade, para evitar problemas em minha oficina caso o cliente não concorde com o orçamento e queira usar peças e componentes de valor mais baixo eu opto por não executar o serviço. Infelizmente é assim, o problema é do proprietário não dá oficina de reparação.
Cara estamos falando de outra geração de motores com conceitos de antipolue testes, o moto te AP era sim muito bom na época dele,como tantos outros e que hoje em dia não atendem mais as normas vigentes e por isso não são usados mais pelas montadoras. Os veículos mais as modernos necessitam de revisões mais periódicas, peças genuínas ou de primeira linha e ser feita por profissionais qualificados com equipamentos adequados e isso gera custo para o bouço do proprietário, lembrando que caro é pagar 2 vezes pelo mesmo serviço. Então escolha uma oficina não pelo preço e sim pela qualidade do serviço e do material empregado, mesmo porque serviço de qualidade tem preço, você paga o que leva.
Sim concordo com a questão do oleo e da correia dentada em oleo, porem no caso dos motores ford, o oleo original de acordo com a especificação as vezes não encontrado com facilidade.
estão esquecendo que o uso do alcool altera a qualidade do óleo do motor , assim como bicos gotejando , mistura muito rica , ou seja , correia banhada a óleo é uma bomba
Os motores 3 cilindros vieram realmente prá ficar. Quantidade de componentes reduzidos e com melhor performance.Tive a oportunidade de andar em um veículo de testes da VW, aínda com adaptação no suporte de fixação no bloco do motor 3 cilindros para um compartimento de motor 4 cilindros . Ótimo desempenho, marcha lenta com vibração sensível, afinal o motor não é tão balanceado.
Bom dia, parabéns pelo excelente trabalho e exclarecimentos. Comprei uma Creta limited 1.0 tgdi flex 2021 (3 cilindros) Aos 500 quilômetros detectei uma batida de válvula parecendo máquina de costura na medida que acelera aumenta o tec tec. Reclamei pôr escrito na primeira revisão de 10.000 km , foi respondido que era tucho e não tinha problema. Mas o TEC TEC continua, poderia esclarecer se realmente é normal, pois está na garantia.
Boa noite Amigos, baixar o preço de motores novo de 3 cilindros quando Mesmo não pode mais ser Retificado seria uma boa idea,pois de numa tacada só se resolvia a questão pra o Proprietário. Parabéns pelo vídeo
Olá. Até onde me recordo o torque x ângulo era um parâmetro de engenharia utilizado apenas para fixação de elementos com parafusadeiras elétricas. O torque x ângulo definem se o 'curso' do parafuso está correto e o torque está dentro dos limites. Ambos estão ligados, mas desconheço uma relação proporcional direta.
Era feito o aperto com robô da Kuka, controlando o torque dinâmico, aí retornavam 90°, na rotação do parafuso e retornava torque de aperto, assegurando um controle mais efetivo. Já para o destorque, havia um valor mínimo a ser controlado. Alguns eram travados com travamento mecânico ( puncionamento) outros com trava química.
Os motores três cilindros já são parte importante dos lucros da nossa oficina . São fracos e com um monte de erro de engenharia , provocando seu desgaste precoce, mesmo tendo manutenção correta . Para as oficinas e retificas está sendo ótimo ! Mas pra mim prefiro o meu corola !
como saber o aperto dos parafusos do cabeçote de um motor nautico/automotivo ano 70 importado Volvo penta B20 B18. existe alguma regra com relação a espessura do parafuso e material? como saber sobre o aperto desses parafusos ? a fabrica não disponibiliza esse material.
Hoje os motores são descartáveis, tiram os motores bons e produzem motores ruins, vamos ter que tirar essas arapucas e comprar motores no ferro velho e adaptar em carros novos. E a correia banhada a óleo é uma sacanagem, pois sabemos que borracha não aguenta derivados do petróleo.
Torque de aperto é o procedimento padrão que a fabrica determina, os graus à mais é apenas uma conferencia por torção segundo a resistência do parafuso, coisas que o engenheiro que projetou a peça calculou pela densidade atômica da peça.
Professor o motor 3 cilindros vibra muito, as patilhas conseguem isolar a vibração da carroceria, uma dúvida os componentes do motor como mangueiras tubos plásticos chicote etc , deveriam ter melhor qualidade do que nos motores de 4 cilindros, está prática está sendo observada pelas montadoras.
Suzuki swift 1.0 3 cilindros dos anos 90 mandou abraço! O problema não é o número de clilindros, mas sim os materiais aplicados. Esse Suzuki e a prova viva que 3 cilindros duram sim !
Se eu não me engano em 1993 as normas antipoluição eram o Proconve P4 na época do Suzuiki swift 3 cilindros. Aí é fácil fazer um motor simples e durável. Vc acha que este motor suzuzi 3 cilindros que tem uma taxa de compressão ridícula de 9,5 passaria nas normas atuais do Proconve P8 que é de 01 janeiro de 2022, os carros, hoje, tem que poluir muito menos em enxofre, Óxido de Nitrogenio, CO e CO2 e só usando muito alumínio taxa de acima de 12 (o firefly tá com 13,2) injeção multiponto, variador de comando etc... é o governo federal obedecendo o Tratado de Paris que obriga as montadoras a fazer estas mudanças. Se a montadora não fizer isto o governo proibi a fabricação do motor Vc acha que a Volks aceitou parar de produzir o excelente motor AP em 2012? A Volks parou de fabricar ele porque veio o Proncove P6.
@@luisramos7264 Tem certeza, acho que o problema é a qualidade e o projeto, não o número de cilindros. Um Volvo xc40 com motor 1.5 turbo de 3 cilindros, me parece um bom motor
Sobre o motor 3 cilindros acabou concordando que sim é descartável, logo ser menos poluente no uso e ter que ser trocado por um novo logo lá se foi a redução do impacto no meio ambiente.
@@JanduirMedeirosdeMorais o que mais aparece aqui na minha oficina é carro 3 cilindros com vários problemas tanto no motor, cambio, suspenção e etc. A maioria com km baixa, esses motores são feitos pra quebrar!
@@marcelobarbosa1256Olha, o meu mecanico tem contrato com uma empresa de telefonia e ele mexe nos carros fora da garantia, tipo Gol, Mobi, etc. Nessa empresa tem vários Kwid que ainda estão na garantia e sem nenhum problema. Ele não mexe ainda, pois eles fazem as manutenções na css... Lembre que nenhum fabricante de automóveis gosta de fazer motores com um monte de sensores pra quebrar. As normas ambientais é que exigem isso. Ai junta com o brasileiro que não faz manutenção, bota óleo errado, gasolina baratinha e ai realmente esses carros vão virar bomba. É mais ou menos se vc pegar motores dos anos 2000 modernos, tipo 1.0 16v da VW ou turbo. Eles desapareceram, não porque são ruins, mas porque são caros de manter e ai o conserto fica mais caro que o carro. Já motores AP rodando até hoje é mato...
Verdade. Tenho um clio 0.9 tce de 3 cilindros e a minha esposa o Mitsubishi também de 3 cilindros 170 mil km). É sempre a andar. O meu pai tem um yaris.. Não conhece uma oficina.
@@filipefernandes1375 Motores com menos atritos, menos peças, menos peso, fazendo com que gaste menos emitindo menos poluentes. Motores assim são o futuro, assim como os elétricos são o futuro .
O princípio de funcionamento de uma correia (mesmo a dentada) é o atrito e o de uma corrente é a lubrificação. Por isso as correntes de comando de válvulas ficavam do lado de dentro (onde tem óleo) e as correias do lado de fora (onde não tem óleo). Quando colocam a correia dentro do óleo, o atrito que ajuda seus dentes a permanecer no lugar praticamente desaparece e terá que haver uma tensão muito maior para que eles não escorreguem fora do lugar, daí sua fragmentação precoce. Mas certamente os engenheiros de fábrica jamais vão admitir isso, ao menos publicamente...
Opa!!! Achei um entendido....o que vc me diz da motorização de 3 cilindros na atualidade? E pra encrementar a pergunta! O problema de balanceamento.....aguardo anciosamente o seu Parecer!
Sobre a dúvida do rapaz quanto a substituição da roda fonica do gol... existe sim a substituição tanto da roda como do sensor, como ele fez... E isso realmente não afeta os outros problemas relatados.
Amigo do Iveco strales verificar o botão de desligar o caminhão gabinado ele costuma dar defeito e apaga o caminhão quando passa em trepidação . Desligar o conector dele e vê se ainda vai apagar
A quantidade de cilindros não é o importante para durabilidade e sim a qualidade e conceito de projeto.
Isso aliado a falta de cuidado... não tem carro e projeto que dure.
Falou tudo!! Parabéns cara fico super feliz que ainda existem pessoas que usam o cérebro.
Pior que importa sim cara. Estão extraindo mais dos mesmos materiais (bloco de alumínio, pressão interna) e a potência específica dos motores tem aumentado sem o respectivo aumento da resistência dos materiais. Como consequência, estes defeitos vão surgir nestes motores: arrefecimento, lubrificação, perda de compressão por estrago de peças que cuidam da pressurização e por aí vai.
@@reinaldo-maciel Mas isso não tem nada a ver com a quantidade de cilindros isso pode ocorrer em qualquer projeto de motor.
@@viniciusvendraminipeixoto olhe a ficha técnica de qualquer carro e procure uma informação chamada potência específica. Um carro de 100cv e 4cil cai ter mais cilindros para aguentar a "porrada" do que um carro com três cilindros. É simples.
O que ficou esclarecido "na minha opinião " sobre o motor 3 cilindros e que ele confirmou que o motor é descartável.
o meu professor disse que nao e pra fabrica nao gerar lixo por la
Me diga duas coisas: Se você comprar um carro, quantos anos você pretende ter ele e quantos mil quilômetros você pretende rodar?
Quero entender o que é o conceito de descartável para você.
@@quidelicia1 siguinificado da palavra descartavel segundo o google : "que não se destina a conservar nem a consertar; que se deita fora após uma ou mais utilizações (diz-se ger. de objeto facilmente substituível)."
@@quidelicia1 pra vc o carro só tem que durar enquanto tiver com o primeiro dono e desde que ele não use muito?
Total razão.
Essa questão dos motores serem descartáveis é muito ruim. Se um motor desse se acaba com 100 mil e o cara compra um novo na autorizada tudo certo. E quando elas não fornecerem mais o motor? Joga o carro no ferro velho? Estamos no Brasil. Os preços dos carros estão inacessíveis. Bem complicado.
E tem mais problemas com essa coisa de motor descartável,vai ter mais lixo no meio ambiente por que o motor vai ficar inservivel e a burocracia pra registrar o novo motor no Detran,seria melhor que pudesse retificar quando necessário aí o serviço e peças sendo de qualidade o motor restaurado voltaria pra o veículo sem a necessidade de fazer novo registro no órgão de trânsito,lamentavel.
Motor que acaba com 100 mil km é só de dono porco que usa água de torneira no sistema de arrefecimento e troca o óleo em posto de gasolina a 17 reais o litro.
@@adrianooliveira9710
O problema maior é no bolso
Pois um motor desse não é nada barato
@@marcioroberto6712 Com certeza,e se for um motor turbo já que ele é mais reforçado perante os (aspirados),pior ainda,e é só o motor,fora o resto,registro,mao de obra,e etc,eu sou a favor da retifica,mas ouvi falar que nem peça de reposição pra esses motores não existe,motor deu pau,só outro,lamentavel,🙁.
E mesmo q hoje seja viável a troca quem me garante q esse vlr vai continuar sendo daqui uns anos?
O que me incomoda muito nos motores com somente 3 cilindros é a aspereza e vibração maior gerada pelo seu funcionamento.
Eu ainda não consegui me acostumar.
Parece que vai explodir a 150 kkkk só o tsi que salva
Meu HB20 não treme assim não geralmente parece que tá e desligado em comparação com outros
@@fulltorque5702 O meu só treme quando o motor tá sob carga e baixo giro (tipo aquelas manobras em marcha lenta na subida). Aí se não cuidar da embreagem, ele treme bastante e os coxins hidráulicos não dão conta.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤏🤦♂️
Como eu passei tanto tempo sem conhecer esse canal?
Estão de parabéns. Estou devorando tudo...
Precisamos evoluir... Motor 6 cilindros foi maravilhoso, mas faz parte do passado. Estou no meu terceiro carro com motor 3 cilindros / TURBO. Só alegria! Nunca me decepcionou
Trabalhando com câmbio automático e passo pelo mesmo problema, câmbios que poderiam ser reparados são substituídos por falta de peças ou por preços fora da nossa realidade, é uma pena.
Aqui no Brasil tudo é caro, desde peças até o conjunto completo. Nos EUA a mão de obra é cara, mas as peças e os conjuntos são muito mais em conta. Lá política mais adotada é trocar o conjunto inteiro, pois sai mais em conta. Vivemos no terceiro mundo, onde as peças são escassas e caras demais devido aos altos impostos. Carros vendidos lá e na Europa para pessoas comuns, tipo os Audi, BMW e Mercedes de entrada, aqui são carros de ricos.
3 cilindros incomoda pela vibração excessiva. Já tive um 200TSI, tirando a vibração, é excelente. Por enquanto, preferi voltar pro 4 cilindros mesmo.
Concordo, acho inadmissível carros com valor agregado grande, como Nivus e T-cross, tendo esses motores com esse nível de vibração, economia foroçosa e desnecessária.
Eu tinha um gol 3 cilindros ... troquei num onix 1.4 (4 cilindros)... onix também é econômico... carro excelente ! ❤
200tsi barulhento parece enceradeira e o cambio mal calibrado
@@lucascarniel7439 sim, o câmbio é bem ruim, não há como negar. Tem uma calibração sofrível. Quanto ao motor barulhento, é por causa da válvula westgate que vibra muito e falta de proteção acústica nos bicos de injeção direta e bomba de alta.
Bom que vc tomou a melhor decisão voltar a tempo para o durável
Estratégia de engenharia, eu chamo de estratégia de venda e substituição rápida para gerar mais comércio. Descartáveis .
Galera não tem jeito vamos ter que se acostumar com 3 cilindros! E já adianto para vocês, a Fiat tem motor 2 cilindros 900cc turbo lá fora à anos, uma hora vai chegar aqui!!!
Sim porque todo país para ser pobre ele em primeiro de tudo tem que ter
1- Combustíveis caros
(Encarecer o frete)
2- Ele tem que ter energia elétrica cara
(Encarecer os produtos fabricados nas máquinas industriais)
E
3- viver numa ditadura de Impostos
4- reserva fracionária para destruir com o poder de compra da moeda (estelionato no poder financeiro) vc recebe um salário que foi alterado
Tudo isso vc vai perceber na hora de comprar essas gambiarra vendida aqui
Muito bom, 2 cilindros é muito superior que 3 em questão de balanceamento e harmonia.
@@cleberdrums100 sim! Também é mais eficiente e menos poluente!
Tem muita oficina fechando, pois não se atualiza só fica reclamando dos 3 cilindros, e acha que a época do Fusca era melhor...
Se lançasse uma carroça sem motor teria tonto gostando só falta isso pra virar um Flinstones
@@cleberdrums100 sabe de nada inocente
Aprendi muito tanto com o professor quanto com os comentários dos participantes. Muito boa a interação.
Com relação a motores 3 cilindros eu penso: vcs já notaram carros de 10 a 15 anos que não vemos mais rodando, pois é, esse será o futuro desses carros.
Os HB 20 já estão indo pra 12 anos de uso e estão todos por aí o Fox que etreiou o EA 211 fez 10 anos, tem carro 3 cilindros da década de 70
Isso é pq brasileiro não sabe cuidar de carro e tem dó de gastar em manutenção adequada. Quando sai da garantia e deixa de ser tratado na concessionária, começa a adiar as manutenções e usar óleos, filtros e peças de menor custo (e qualidade).
Nao dura nem 5!!!
Verdade
Rodando 10mil km por ano vai durar muito só que hoje em dia a maioria das pessoas anda 5 6 mil por mês pode ter até 200 cilindros que não vai durar 10 anos do mesmo jeito
Projeto de motores 3 cilindros funcionando constantemente no limite, significa que em menos tempo em comparação aos de 4 cilindros que trabalham em margem mais folgada e segura terão desgastes e problemas prematuro mostrando que poluem menos mas são pessimos para quem o possui.
Esse de poluí menos é balela, carros atuais são descartáveis, imagina o tanto de lixo que esse monte de motor não vai gerar, e os carros tbm já que nem todos que compram não tem condição de manter, o governo só coloca essas leis ridículas (que se houver esse trem de aquecimento global) não irá mudar nada só piorar a vida para os cidadãos.
Falou tudo.
Concordo, isso parece ser o obvio, só não vê quem não quer. Esses motores de 3 cilindros vão ser bons apenas para os primeiros donos, os segundos donos destes veículos vão ter dor de cabeça, vão pegar o carro com motor desgastado, se não der retífica as montadoras podem cobrar o preço que quiserem por um motor novo e daqui e dentro de poucos anos param de fabricar motores específicos, aí os donos destes veículos vão ter que fazer adaptações.
@@AlphaUnno nao duvido jaja aparecer um onix desses novos com um motor da familia 01. Kkk
@@AlphaUnno isso já ocorre, tava vendo um canal de retifica, alguns motores com menos de 50 mil já todo riscado(seja no bloco ou no cabeçote) e o carinha disse que as montadoras estão vendendo motores zoados já de fábrica, aí vem uns retardados defender motor 3 cilindros dizendo que não precisa durar muito, enfim esse é o Brasil onde existe até gado de empresas que não tem o menor escrúpulo em roubar os clientes.
Nao sou mecânico mas já aprendi bom bocado de coisa nova. Belo trabalho, parabéns
Quanta utilidade pública meus Deus, vocês são demais! Parabéns!
PARABÉNS PROFESSOR FERNANDO e a revista O Mecanico
Auto desempenho é pra corrida. Dia a dia tem que ser durável. Pode ser mais barato comprar um novo, mas o problema é que vc precisa de um novo muito rápido
Isso mesmo. Para os consumidores não é vantagem nenhuma o maior desempenho ou a economia, sendo que são mais caros menos duráveis. No final é só prejuízo.
Não importa o nr. de cilindros e sim o prazer que ele te proporciona. 😂
Podemos notar que tudo aponta para venda do conjunto completo tanto dos motores 3 cilindros como do cambio CvT, ou seja são tecnologias que favorecem os fabricantes e não o consumidor, se surgir algum problema você terá que comprar um novo, e não terá a opção de recuperar o defeituoso.
É um absurdo não ter peça de reposição pra cvt
igual celular e outos elétros
Eu tenho um carro CVT com 400 mil km. Um novo câmbio é 20 mil reais um câmbio usado.
No EUA carro novinho vai pro patio de desmanche o dono não via pagar 2 mil 3 mil dolares nun cambio novo compra outro carro usado no lugar..
Boa tarde!
Eu trabalhei na Tupy era Fundido blocos 3 cilindros para Ford paredes super finas 3 mm
Eu nunca tive carro 3 cilindros...
Mas deve ser bom...
Orlando de Joinville SC Brasil
Valeu
Assistindo e aprendendo conceitos. Muito obrigado pelas Dicas!!(Rio de Janeiro/Bairro Colégio)
Já que estamos liberados pra comentar sobre o assunto de mecânico...
Eu tenho experiência com testes de Durabilidade de veículos, por 27 anos trabalhei acompanhado testes na engenharia de uma multinacional.
O que aprendi "nos últimos tempos", foi que o interesse das montadoras, não é mais a "Durabilidade", mas sim a redução no máximo o custo da produção de qualquer veículos, e assim também visar lucros enquanto esses veículos estiver em uso, não importando quem sejam seus usuários ou proprietários.
Todas as peças de reposição sempre geram muito mais lucros pras montadoras em comparação com com o que elas lucram no o preço final na venda de carros novos...
Por isso não existirá jamais o interesse das montadoras em se preocuparem mais com a durabilidade desses veículos.
Daqui pra frente teremos que aprender e estarmos preparados a lidar com isso, pois será o que nos resta, principalmente quando houver interesse ou intenção de adquirir o que há de moderno das indústrias automobilísticas🤔
Esses são os principais motivos que as montadoras, juntamente com a mídia paga estão fazendo de tudo para que os proprietários de veículos ficam amarrados nas concessionárias...😢
Sobre motores mdernos, o antigo ainda funciona, por este motivo gosto dos 4 cilindros e para mim 3 cilindros só os da DKW
Eram 3 cilindros também. Fora que faziam uma fumaceira danada. E não era qualquer um que mexia naquele troço.
@@adelmofilho742
O DKW só fazia muita fumaça quando estava desregulado, pois tive um que restaurei, e não soltava nenhuma fumaça branca
Bem lembrado, os motores 3 cilindros da DKW fizeram história, com apenas 7 peças móveis! Foram fundamentais na motorização da Alemanha logo após a guerra e sem eles a Audi não existiria hoje.
Eram 2 tempos ,nada haver com os de ciclo Otto mas são muito melhores pq tem mais potência , sem tanque de óleo e mais leves . Atualmente são usado somente em máquinas, motos e barcos pq poluiam muito, ninguém queria ficar atrás de uma vemaguete DKV
Meu polo tsi 2018 tem 261 mil km com todas as Manutenção feita na concessionária e rigorosamente carro esta perfeito.
Obs já troquei 2 vezes bico injetor
Gastou uma nota então com a troca dos bicos. Trocou alguma vez pela garantia? Qual combustível você usa?
@@josesousanobre só tem carro quem pode . 1.500 conto
sigo o mesmo padrão seu. meu 408 allure 2012 está com 287mil e nunca apresentou avaria ou quebra. todas as revisões em concessionaria, com trocas de componentes nos prazos preconizados pela fabrica. o fabricante manda trocar a correia dentada nos 70mil com uso normal, aí o cidadão "esperto" empurra para os 100mil. a danada quebra e o cara bota a culpa no carro. Ah quebrou por que é carro francês... e coisa e tal... . Como vc bem disse: "Carro é pra quem pode."
Resposta fácil: gerar menor tempo de vida do motor e mais custo para o consumidor, mais volume de serviços para as oficinas ! Palavras de um amigo meu dono de oficina.
Isso prova que qualquer um pode ser dono de oficina.
@@juninhojauru Uai, e pode mesmo... Basta abrir uma, ora bolas.
Professor parabéns!
Me lembra meu professor do curso de mecânica. Excelente profissional.
Eu também tinha desconfiança nesses carros três cilindros comprei um quase forçado pela minha filha hoje com quase 200 mil rodados e nove anos de uso e nunca deu trabalho sempre faço a manutenção direito até agora só alegria pra min cada centavo que paguei já valeu a pena
Por curiosidade, qual é o seu carro?
@@kal19791 qq
Aí no Brasil tem a mentalidade que motor bom é motor que dá retífica. Porém quem falou que EU quero abrir o meu motor para fazer isso? Na minha visão, tem que ter o mínimo de manutenção "anormal", ou seja, a grande maioria dos motores vão rodar seus 200kkm até os 500kkm. Para ter sido a esposa ou filha que forçou a compra, deve ser um Hyundai hb 20 kkkkkk. Caso aconteça alguma tragédia, eu ainda iria verificar o preço do motor parcial na concessionária - baixo motor no caso - bloco e pistões, pois o alto motor normalmente se recupera sem maiores problemas dependendo do que aconteceu.
Por curiosidade qual seu veículo?
Um motor novo é maís caro quem carro usado , melhor desmanchar logo o que resta
Parabéns professores. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns professor pois sempre dá uma aula de mecânica
Feliz com meu grand siena motor etorc, graças a Deus
Professor fera com muita experiência
Eu não acho que a falha nas correias é problema somente do lubrificante, pois muita gente ALEGA que usa óleo original (não sabemos se é verdade) e está tendo problemas com as correias. Acredito que combustível adulterado também atrapalhe, pois há contaminação do óleo no retorno.
Trabalhei tanto com motor 3 cilindros nos anos 1995 até os dias de hoje, na linha náutica.
E garanto, nao dava problemas.
Projeto do motor nautico e bem diferente do automotivo.
Alhos com bugalhos?
Professor, pelo coeficiente angular da curva de torque é possível verificar qual a variação de torque ou força tensora para cada grau aplicado. Fica aí a dica 😊
Essa dupla é sensacional 👏👏👏👏👏
Olá bom dia.
Assistir um vídeo do mecânico pró, gostei muito.
Fiquei esclareci de muitas técnicas.
Vou continuar assistindo,pois sou do ramo automotivo.
Abraços.
Eu queria só 6 meses de aula com esse professor aí. Eu pagava pra ter aula com ele.
Não entendi
ouvir quem tem experiência faz muito a diferença .
Fiz motor kwid com 169 mil m pois estava baixando óleo já está com 5 mil rodados e está se comportando bem.
Se eu entendi bem , o professor só confirmou que realmente e um motor descartável
Sim.....alguma dúvida
Os caras não fazem manutenção preventiva básica, utilizam etanol o tempo todo, não colocam o óleo recomendado pelo fabricante e querem que os motores atuais durem como os antigos, só rindo. Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor.
O firefly 4 cilindros é exatamente igual ao 3 cilindros com um pistão a menos
Se não der retifica não é culpa dos 3 cilindros e sim do projeto
Não, meu caro, se você tiver um 4 cilindros nas mesmas espessuras do de 3 cilindros, não vai dar retifica do mesmo jeito. Pode ter 50 cilindros.
A parada só pode retificar 1 vez😂, depois compra outro cabeçote, ou seja, compre o carro rode, retifique e passe ele pra frente, deixa a bomba estourar na mão de outro otário.
É disso q eu gosto profundidade no assunto profissionalismo e excelencia no trabalho. 👏
Bons temas. Parabéns. Uma pergunta do fundo do baú: e o motor 3 cilindros do Jipe Javali da CBT? Um 3 cilindros diesel?
Papo de excelência prar qm entendi do assunto.
Parabéns pelo Canal O Mecânico q ajuda mtos Profissionais da áreaq mais atua N mercado de autos.
Dicas de ouro.
Escrito e vai meu like.
No Japão existe a muito tempo carros de 3 cilindros ,quem se lembra dos importados Suzuki Swift e Daihatsu Cuore nos anos 90 ?
Aspirado vai bem , já o turbo ....
@@joseluissimone8615 Vejo reclamação de ambos... Fato que infelizmente acontece é que os modelos 3 cilindros aspirados acabam por cair na mão de donos relapsos em manutenção... E como foi dito a retifica muitas vezes não é viável...
@@alvesfb1 De acordo com vc, o consumidor é sempre o culpado, não é mesmo?, como se todos fossem relapsos com seus veículos.
@@ThiagoPerroni Mas aqui no Brasil 90% não fazem manutenção e ainda abastecem naquele posto baratinho suspeito. Meu cunhado mesmo, comprou um Kicks top de linha por quase 130 conto e ai estava abastecendo no posto mais lixo aqui do bairro e reclamando que o carro era gastão...
no japão qdo o carro chega aos 100.000 km eles jogam fora
Vivemos um momento diferente, que carros são descartáveis, mas os custos são muito altos, desta feita sou adepto de projetos mais tradicionais, que nos permitam veículos menos tecnológicos, mas com melhor durabilidade.
Sou fã de um motor AP, que já saiu de linha faz bom tempo e ainda é o mais utilizado em projetos de preparação e adaptação de Veiculos, sendo estes bem servidos de peças de reposição.
Parabéns pelo vídeo, sempre com bom conteúdo e forma clara, respeitosa, objetiva, com bom conhecimento do assunto.
Tem motores e veículos tecnológicos com durabilidade, mas custam mais caro
Os motores 3 cilindros ainda estão novos mas, no futuro vai dar muita dor de cabeça para os consumidores.
Ainda acho que bem cuidado, usando peças de qualidade eles vão longe, ruim é comprar um carro usado sem saber como a manutenção era feita, o cara compra um carro zero, usa por um ou dois anos, quando está prestes a começar a manutenção mais pesada, troca de correias, amortecedores, pneus, fluido do câmbio, passam o carro pra frente, sem falar que usando o carro na cidade, uso severo no anda e para do trânsito, trajetos curtos, deixam para trocar óleo do motor e filtros com 10 mil km, não tem motor que aguente isso por muito tempo.
A mesma coisa disseram quando a injeção eletrônica chegou e começou a aposentar os carburadores. Ainda hoje no interior de SP, um Monza carburado vale mais que um injetado, não porque é ruim, mas sim porque não tem mecanico capacitado pra mexer...
Acho que não !
Acho que não, hoje em dia o carro faz de tudo pra gente não fazer coisa errada, mas se não tiver manutenção não adianta kkkkk
@@JanduirMedeirosdeMorais hoje não se acha mais bons mecânicos de carros antigos aqui no interior.
Aqui em BH tem muita reclamação em relação a retifica de motores 3 cil.plaina-se cabeçote e depois de alguns meses motor começa a fazer barulho.tipo pino de pistão ou saia do pistão.
3 cilindros com outras pequenas alterações foi a solução rápida para adequação às novas regras de emissão de poluentes.
A tremida do motor pode ser também o chicote avariado, de modo que na lenta fica perceptível a falha. Com o carro ligado faça um pequeno leve no chicote. Verifique também com multímetro o sensor hall
Sobre a correia de sincronismo banhada: Não é só lubrificante inadequado, mas também uso severo seguindo prazos de trocas normais e também combustível adulterado
Essa semana peguei um Uber que usava um Ka 3 cilindros e ele disse que já tinha passado 2000 km da troca (sei que ele faz uso severo do carro, pois trabalha no abc paulista e transito intenso), ai questionei se estava com 7000 km e ele afirmou que estava com 12.000 km. Fora que a luz de injeção estava acesa e ele disse que tinha abastecido com uma gasolina baratinha...Depois é o motor que não presta
@@JanduirMedeirosdeMorais momentos que precedem a morte (do cabeçote)
@@JanduirMedeirosdeMorais uber, não dão manutenção igual taxista dá...e é fácil saber o pq? Pq taxista tem a experiência no ramo....coisa q os motoristas d app ainda não tem...
@@italoandrade8651 E esse Ka do Uber era alugado, mas o próprio motorista disse que era o dono do carro que fazia a manutenção. Mas a maioria dos taxistas sabem como dar manutenção num carro... E se quiser saber se um carro é bom, normalmente eles podem afirmar, pois rodam milhares de Km com o mesmo veículo.
@@JanduirMedeirosdeMorais na verdade o motorista de Uber só tem duas opções ou ele come e paga as contas ou ele faz manutenção no carro. Hoje em dia infelizmente não dá pra fazer manutenção em carro sendo motorista de aplicativo.
Orientações técnicas aqui muito proveitosas. Quanto ao motor 3 cilindros, muito bons, bons para ferrar consumidor de menos renda... já que rico não usa motor popular - 3 cilindros. Tenho um de 3 cil. estou correndo, fugindo... qualquer cousa que não o de 3 cilindros... ( Não têm, não têm margem... já no limite).
Hoje tem muito carro no mercado bom mas tem muito mais carros descartáveis pois os donos não fazem a manutenção correta
Não acha peça de câmbio CVT aqui na região, nem sob encomenda minha solução é comprar peças no mercado exterior demora um pouquinho pra chegar mais é a solução
A questão é cultural. Já temos quase tudo descartável dentro de casa e sobrou para os motores. O meio ambiente agradece mas o bolso não. E preparem-se para mais uma mudança de paradigma em breve: carros elétricos vieram para ficar. E também estarão com os dias contados pois o que predominará no futuro um pouco mais distante será o transporte coletivo com o transporte individual sendo bem restrito.
Boa noite, ótimas perguntas e melhores são as resposta.
Acho que as oficinas de Motos do Brasil a fora iriam gostar de videos assim falando de seus problemas, bem como esse aplicativo mecanico pró para motos.
Lembro a época que eu travava óleo da Parati,Escort,gol àqueles mais antigos e eram só as revisões, bateria, óleo pneus às vezes uma bomba d'água e era tranquilidade hj no argo 3 cilindros estou preocupado fui medir o óleo e nem mostrava na vareta com 8000 km de troca agora vou verificar mais vezes e acho que trocar com 5000 km
Acho que vai muito do cuidado independente dos cilindros.
Tive um monza 2.0 motor durou 240 mil.
Tenho um palio 1.0 motor 4 cilindro com 270 mil sem mexer no motor.
Tenho um versa 3 cilindros com 70 mil sem problemas.
Amigo trabalha no aplicativo vendeu um versa 3 cilindros com 330 mil sem mexer no motor.
Eu tenho uma van Citroen jumpy 2011, com 421, 000 km, e está zerada. Vou chegar em 1 milhão de km kkkkkkkk
Boa noite a todos. Que possamos tirar grandes proveito nesta live.
Itaberaba/Bahia.
Boa noite!! Itaberaba, terra boa. Conheço bem.
O HB20 1.0 3 cilindros usa corrente ao invés de correia, na minha opinião o melhor 3 cilindros atualmente.
Tem alguns aí batendo 400 mil km lacrados.
Concordo plenamente corrente de distribuição e bem mais durável
Troquei de carro recentemente. Fugi dos 3 cilindros turbo. Fiquei entre o novo 208 e o Yaris. Acabei indo no 208 e estou muito feliz e tranquilo com a compra, motor 1.6 velho de guerra com injeção indireta.
" É uma estratégia de engenharia " disse o professor Landulfo.
O problema é que essa " Estratégia " acaba beneficiando as montadoras e não o cliente.
É tudo muito caro.
Porque não vendem esses motores completos por 2 salários minimos, por exemplo ?
legal demais esse bate papo, voçês são nota 10, parabens .
Depende de como vc cuida e da maneira como dirige porque tem uns cupins de ferro que destroem tudo em pouco tempo
Eu quero saber se cada marca de automóvel fabrica seu próprio motor de 3 cilindros turbo ou é uma só fabrica que distribui para as indústria automobilística.
A Quatro Rodas acabou de fazer um desmonte no motor do Onix PLus com 100.000, foi um dos motores mais novos já avaliado depois do 100.000... Um motor 3 cilindros não é um motor de 4 cortando um, existe toda uma engenharia de redimensionamento de especificação por trás.
100mil km não prova nada . E muito pouca kilometragem ora avaliar um motor. Se fosse 300mil km dava até pra considerar. Mas eu queria ver e durar 500mil. Motor bom memsonque merece elogios são os que duram 500mil...750mil km em média, fazendo manutenção correta, preventivamente .
Agora , ele disse aí que comprar um motor novo dos 3 cilindrosne mais barato que uma retifica. Entaonwe o 3 cilindros durar 500mil km e for verdade isso, aí sim, compensa pois são.motores com ótimo desempenho
@@brconcessao Para comparativo sim, vc comparar equipamentos, alimentos ou qualquer outra coisa nas mesmas condições, terá um parâmetro em vários sentidos !!!! É assim com tudo, não apenas carros...
Então se um carro com motor com 100.000 Km rodados terá uma ótima probabilidade de chegar aos 300.000 bem ...
Puxa , sabichão NINGUEM SABIA DISSO. KKKKKKKKKKKK
O mecânico está adorando este motor mui milindroso
Olá e uma pena que esses motores prosperem pois são mancos e só olhar nos EUA vê se tem esses motores lá se não tem e pq é bomba os caras ls gostam de motores maiores com mais cilindros tornando motores mais equilibrados e robustos. O grande problema aqui é que Brasília custa muito caro pra nós por isso temos só o básico do básico. Pena pena pena.
Mas lá, eles ganham em dólar e a gasolina é de graça. Lá eles não se preocupam com consumo como nós. A gasolina é de graça. Só espetar a mangueira no tanque e boa!
@@adelmofilho742 na verdade é só fazer guerra com algum país produtor de petróleo e massacrar eles. 😅😅
que nada rapá se for ver custos só do RJ,SP,e MG já consome 2/3 do PIB
❤sempre tive essa dúvida, a outra é pq mudar de 4 pra 3 ...já vi algum porques, porém muito superficiais...
De verdade é por causa de emissões. Porém para as montadoras são peças a menos, material das peças a menos, processos a menos. Logo se um bloco 4 cilindros pesa 20 kg ( meramente um exemplo ) um de 3 cilindros vai pesar menos que isso. O cabeçote também, tem biela a menos, 2 ou 4 válvulas a menos, injetor a menos. com isso se pegar um motor 4 cilindros - somente motor mesmo, é arriscado ele pesar mais que um motor + cambio 3 cilindros. Quanto mais pesado o carro, pior é para emissões pois ele precisa ter um motor mais eficiente para compensar. Como que um motor 3 cilindros polue menos que um de quatro? se pegar 720 graus - duas revoluções do virabrequim, que significa um ciclo completo de combustão e dividir por 4 cilindros você terá uma combustão a cada 180º e saída de gases de escape, logo para um 3 cilindros é a mesma coisa, porém é uma combustão a cada 240º. conclusão: é menos quantidade de cilindros jogando gases para serem tratados, e considerando que o motor é mais leve, eventualmente o veículo inteiro, você tem um carro mais eficiente. Contudo, você tem um motor mais "carregado", já que antes para dar os 70 a 80 cv vc tinha 4 cilindros e agora tem 3. logo o motor é realmente mais sensível a problemas. é mais ou menos por aí a brincadeira! caso não tenha entendido muito bem, pode perguntar a vontade!
@@quidelicia1 A vantagem do 3 cilindros para o 4 na mesma cilindrada também tem a ver com a diminuição do atrito, o que resulta em maior eficiência
E sobre motores 3 cilindros não tenho o que reclamar, da um bom retorno para minha oficina o problema não é o carro, é do proprietário que não faz a manutenção correta e procura preço e não qualidade, para evitar problemas em minha oficina caso o cliente não concorde com o orçamento e queira usar peças e componentes de valor mais baixo eu opto por não executar o serviço. Infelizmente é assim, o problema é do proprietário não dá oficina de reparação.
Como o problema não é o carro? Vê se alguém fala mal do AP? São ruins sim esses motores 3 cilindro, lixo
Cara estamos falando de outra geração de motores com conceitos de antipolue testes, o moto te AP era sim muito bom na época dele,como tantos outros e que hoje em dia não atendem mais as normas vigentes e por isso não são usados mais pelas montadoras. Os veículos mais as modernos necessitam de revisões mais periódicas, peças genuínas ou de primeira linha e ser feita por profissionais qualificados com equipamentos adequados e isso gera custo para o bouço do proprietário, lembrando que caro é pagar 2 vezes pelo mesmo serviço. Então escolha uma oficina não pelo preço e sim pela qualidade do serviço e do material empregado, mesmo porque serviço de qualidade tem preço, você paga o que leva.
Sim concordo com a questão do oleo e da correia dentada em oleo, porem no caso dos motores ford, o oleo original de acordo com a especificação as vezes não encontrado com facilidade.
O óleo não é encontrado facilmente, assim como qualquer peça que vai comprar da ford
estão esquecendo que o uso do alcool altera a qualidade do óleo do motor , assim como bicos gotejando , mistura muito rica , ou seja , correia banhada a óleo é uma bomba
Os motores 3 cilindros vieram realmente prá ficar. Quantidade de componentes reduzidos e com melhor performance.Tive a oportunidade de andar em um veículo de testes da VW, aínda com adaptação no suporte de fixação no bloco do motor 3 cilindros para um compartimento de motor 4 cilindros .
Ótimo desempenho, marcha lenta com vibração sensível, afinal o motor não é tão balanceado.
3 cilindros num carro com mais de 1000 kg é sem chance kkkkk
Bom dia, parabéns pelo excelente trabalho e exclarecimentos.
Comprei uma Creta limited 1.0 tgdi flex 2021 (3 cilindros)
Aos 500 quilômetros detectei uma batida de válvula parecendo máquina de costura na medida que acelera aumenta o tec tec.
Reclamei pôr escrito na primeira revisão de 10.000 km , foi respondido que era tucho e não tinha problema.
Mas o TEC TEC continua, poderia esclarecer se realmente é normal, pois está na garantia.
Todos os motores 3cilindros já parece uma máquina de costura em funcionamento
Tenho um Ka desde de 2015 dr troco óleo a cada 6 mil rodado 5w20 motocrafit da Ford não tenho problema
Com o carro tá com 180 mil km
De 10 2 são assim kkkkk
Vc foi sorteado
Boa noite Amigos, baixar o preço de motores novo de 3 cilindros quando
Mesmo não pode mais ser
Retificado seria uma boa idea,pois de numa tacada só se resolvia a questão pra o Proprietário.
Parabéns pelo vídeo
Parabéns ao canal. Material relevante demais.
Olá. Até onde me recordo o torque x ângulo era um parâmetro de engenharia utilizado apenas para fixação de elementos com parafusadeiras elétricas. O torque x ângulo definem se o 'curso' do parafuso está correto e o torque está dentro dos limites. Ambos estão ligados, mas desconheço uma relação proporcional direta.
Era feito o aperto com robô da Kuka, controlando o torque dinâmico, aí retornavam 90°, na rotação do parafuso e retornava torque de aperto, assegurando um controle mais efetivo.
Já para o destorque, havia um valor mínimo a ser controlado. Alguns eram travados com travamento mecânico ( puncionamento) outros com trava química.
Atualmente tenho um Hyundai HB20S 3 cilindros, bom motor mas me incomoda a trepidação e ruídos.
Posso colocar água de chuva no lugar da água desmineralizada no radiador
Os motores três cilindros já são parte importante dos lucros da nossa oficina . São fracos e com um monte de erro de engenharia , provocando seu desgaste precoce, mesmo tendo manutenção correta . Para as oficinas e retificas está sendo ótimo ! Mas pra mim prefiro o meu corola !
como saber o aperto dos parafusos do cabeçote de um motor nautico/automotivo ano 70 importado Volvo penta B20 B18. existe alguma regra com relação a espessura do parafuso e material? como saber sobre o aperto desses parafusos ? a fabrica não disponibiliza esse material.
Parabéns, muito profissional
Esse canal é sensacional!
Excelentes informações, análises e comentários. PARABÉNS.
Hoje os motores são descartáveis, tiram os motores bons e produzem motores ruins, vamos ter que tirar essas arapucas e comprar motores no ferro velho e adaptar em carros novos. E a correia banhada a óleo é uma sacanagem, pois sabemos que borracha não aguenta derivados do petróleo.
Torque de aperto é o procedimento padrão que a fabrica determina, os graus à mais é apenas uma conferencia por torção segundo a resistência do parafuso, coisas que o engenheiro que projetou a peça calculou pela densidade atômica da peça.
Professor o motor 3 cilindros vibra muito, as patilhas conseguem isolar a vibração da carroceria, uma dúvida os componentes do motor como mangueiras tubos plásticos chicote etc , deveriam ter melhor qualidade do que nos motores de 4 cilindros, está prática está sendo observada pelas montadoras.
Suzuki swift 1.0 3 cilindros dos anos 90 mandou abraço! O problema não é o número de clilindros, mas sim os materiais aplicados. Esse Suzuki e a prova viva que 3 cilindros duram sim !
Se eu não me engano em 1993 as normas antipoluição eram o Proconve P4 na época do Suzuiki swift 3 cilindros. Aí é fácil fazer um motor simples e durável. Vc acha que este motor suzuzi 3 cilindros que tem uma taxa de compressão ridícula de 9,5 passaria nas normas atuais do Proconve P8 que é de 01 janeiro de 2022, os carros, hoje, tem que poluir muito menos em enxofre,
Óxido de Nitrogenio, CO e CO2 e só usando muito alumínio taxa de acima de 12 (o firefly tá com 13,2) injeção multiponto, variador de comando etc... é o governo federal obedecendo o Tratado de Paris que obriga as montadoras a fazer estas mudanças. Se a montadora não fizer isto o governo proibi a fabricação do motor Vc acha que a Volks aceitou parar de produzir o excelente motor AP em 2012? A Volks parou de fabricar ele porque veio o Proncove P6.
@@luisramos7264 Tem certeza, acho que o problema é a qualidade e o projeto, não o número de cilindros.
Um Volvo xc40 com motor 1.5 turbo de 3 cilindros, me parece um bom motor
Jamais trocarei um motor de corrente, por um de correia.
Parabéns pelas informações.
Sobre o motor 3 cilindros acabou concordando que sim é descartável, logo ser menos poluente no uso e ter que ser trocado por um novo logo lá se foi a redução do impacto no meio ambiente.
Pra brasileiro acostumado ainda a usar óleo 20w50, gasolina baratinha marota, ai não aguenta mesmo...
o futuro e o eletrico
@@JanduirMedeirosdeMorais o que mais aparece aqui na minha oficina é carro 3 cilindros com vários problemas tanto no motor, cambio, suspenção e etc. A maioria com km baixa, esses motores são feitos pra quebrar!
@@marcelobarbosa1256Olha, o meu mecanico tem contrato com uma empresa de telefonia e ele mexe nos carros fora da garantia, tipo Gol, Mobi, etc. Nessa empresa tem vários Kwid que ainda estão na garantia e sem nenhum problema. Ele não mexe ainda, pois eles fazem as manutenções na css... Lembre que nenhum fabricante de automóveis gosta de fazer motores com um monte de sensores pra quebrar. As normas ambientais é que exigem isso. Ai junta com o brasileiro que não faz manutenção, bota óleo errado, gasolina baratinha e ai realmente esses carros vão virar bomba. É mais ou menos se vc pegar motores dos anos 2000 modernos, tipo 1.0 16v da VW ou turbo. Eles desapareceram, não porque são ruins, mas porque são caros de manter e ai o conserto fica mais caro que o carro. Já motores AP rodando até hoje é mato...
Que bela aula! Parabéns!
Acho o motor 3 cilindros magnífico, é econômico e tem um ótimo desempenho!
Verdade. Tenho um clio 0.9 tce de 3 cilindros e a minha esposa o Mitsubishi também de 3 cilindros 170 mil km). É sempre a andar. O meu pai tem um yaris.. Não conhece uma oficina.
@@filipefernandes1375 Motores com menos atritos, menos peças, menos peso, fazendo com que gaste menos emitindo menos poluentes. Motores assim são o futuro, assim como os elétricos são o futuro .
O princípio de funcionamento de uma correia (mesmo a dentada) é o atrito e o de uma corrente é a lubrificação. Por isso as correntes de comando de válvulas ficavam do lado de dentro (onde tem óleo) e as correias do lado de fora (onde não tem óleo).
Quando colocam a correia dentro do óleo, o atrito que ajuda seus dentes a permanecer no lugar praticamente desaparece e terá que haver uma tensão muito maior para que eles não escorreguem fora do lugar, daí sua fragmentação precoce.
Mas certamente os engenheiros de fábrica jamais vão admitir isso, ao menos publicamente...
Motor 3 cilindros tem retifica sim já fiz
O meu 3c. Foi retificado fz tempo e ta otimo
Quem diz que motor 3 cilindros não presta demonstra não entender nada de mecanica
Opa!!! Achei um entendido....o que vc me diz da motorização de 3 cilindros na atualidade? E pra encrementar a pergunta! O problema de balanceamento.....aguardo anciosamente o seu Parecer!
Sobre a dúvida do rapaz quanto a substituição da roda fonica do gol... existe sim a substituição tanto da roda como do sensor, como ele fez... E isso realmente não afeta os outros problemas relatados.
O melhor motor 3 cilindros é o da vw, o gol chega 400 mil km, tenho carro locado e 2 já passaram do 400
400 mil km/h??????
Amigo do Iveco strales verificar o botão de desligar o caminhão gabinado ele costuma dar defeito e apaga o caminhão quando passa em trepidação . Desligar o conector dele e vê se ainda vai apagar