Tenho 56 anos, sempre bebi álcool nos fins de semana e no happy hour após o trabalho, até hoje não tive nenhum problema. Talvez se fosse gasolina estaria morto. Kkkkkk
Cara, comprei meu palio Sporting em 2017, motor etorq. Sou único dono. Sempre abasteci com etanol, e raramente alguma coisa de gasolina. Hj está com 150 mil km e o motor NUNCA deu NADA! Porém, nunca deixei de fazer as revisões! Sigo o manual a risca. Acredito q seja isso! Fez as manutenções, não dará problemas!
aqui em casa tem um virtus confortline com 90 mil km, agora deu problema d bico, uso só na gasolina, sem chipagem ou qualquer alteração; segundo a oficina q meche direto com os tsi e carro bem mais caros, tanto faz o combustível, problema é mais sujeiras q vem na mijolina, estava com borra então fez semidescarbonização, limpeza de tanque, dutos, trocas d filtro e bicos, 3500 reais de gasto, mas já usei 6 VW Ups mpfi na empresa até 100 mil km e zero problemas.
é a pergunta que faço, vale a pena um TSI sedan (jetta ou passat) ou um Camry V6 que roda 300mil km e tudo ok. gasta mais gasolina, mas nao gasta a cada 100mil km com troca de varias peças
Sou fã do etanol, por conta do desempenho. Valendo a pena do ponto de vista financeiro, sempre vou no combustível da cana. Mas infelizmente tive um revés recentemente. Passei um ano andando apenas com etanol no meu Sandero RS 2022. De julho de 23 A julho de 24. Foram aproximadamente 12.000 km. Pois bem, os bicos foram para o saco. E não foi combustível adulterado. Tanto que a concessionária trocou os bicos em garantia, mesmo depois dela ter vencido pouco antes, em maio de 24. Eles me recomendaram colocar um tanque de gasolina a cada 3 de etanol. Do ponto de vista técnico isso não faz sentido, mas entendi como uma precaução. Esse tipo de dano nos bicos é bastante comum nos Sanderos RS que rodam só no etanol. Acabei trocando em um Kardian e vou proceder dessa forma. Um de gasolina a cada 3 de etanol. Eu entendo perfeitamente que isso não faz sentido do ponto de vista técnico. Mas na prática a teoria é outra.
Pia eu tenho um astra 1.8 álcool desde 2015 nesse tempo troquei 2 jogo de bico, os últimos eu cortei no meio com uma micro retifica a agulha que libera combustível tava todo oxidado, os 2 bicos sempre foram comprados na css Acioly
@@jamespablo5536 Mas o Astra é injeção INdireta, nesse caso o uso do Etanol não faz diferença. Agora, se seu carro for injeção DIreta, igual meu Cruze turbo, não é recomendável. Pelo menos foi essa a conclusão que eu tive através de algumas pesquisas.
As moendas de cana de açúcar tem um lubrificante que pinga no caldo e com o processo atual, não sai do produto final, apenas 5% de gasolina é suficiente pra eliminar esse problema. Lembrando que a gasolina atual tem 30% de álcool, então considere 70% de gasolina apenas. Suponhamos que seu tanque seja de 100L, pra atingir 5% de gasolina vai ter que colocar 7,14L (8L) de gasolina.
Não há necessidade de revezar combustíveis, apenas no caso do etanol utilize o aditivado de vez em quando ou compre aqueles frascos de aditivo e coloque no tanque.
@@gustavofto eu sei disso camarada, mas depois desse prêmio de perder 4 bicos de uma vez, já viu. Cachorro mordido por cobra fica com medo de linguiça. Vc tem toda razão, tecnicamente não tenho argumentos, mas aconteceu... Troquei no Kardian e agora 3 cana por 1 petróleo... Ah... Só etanol adtv BR no Kardian e usei muito tbm no Sandero RS. Valeu pelo comentário. Forte Abraço.
Eu tenho um relato real, tenho um Polo até hoje, comprado zero em 2018, hoje com 94 mil km, meu carro rodava sempre com etanol, 100%, única vez até então que ele viu gasolina foi na greve dos caminhoneiros que faltou combustível no pais inteiro, antes disso e depois disso sempre no etanol, um amigo meu com um UP TSi tbm comprado zero em 2018 tinha o mesmo habito que eu, sempre Etanol, meu carro ao passar dos 30 mil km começou a dar problema, ratear para pegar e falhando um dos cilindros durante alguns segundos e logo depois se normalizava, isso o carro estava prestes a acabar sua garantia, tive que brigar para conseguir a garantia mas consegui e foi trocado os 3 bicos e bomba de alta, depois disso, o carro com pouco mais de 40 mil KM passei a andar apenas com gasolina, hoje o carro com 94 mil km nunca mais deu problema, alias meu carro de motor não teve nenhum BO tirando esse relatado, nem mesmo algum tipo de vazamento seja de óleo ou água, no caso do UP do meu amigo, esse não deu absolutamente nada, foi vendido em 2023 com 119 mil KM e zero defeito, nem de bico nem de Bomba, única diferença no uso entre eu e esse amigo era no uso, o carro dele rodava praticamente todos os dias, a esposa dele ia e voltava do trabalho com o carro de segunda a sexta feira, viajava bastante e em percursos longos, acima de 200km chegando até à 600km por viagem, já o meu as vezes passava 2 a 3 dias por semana parado, viajava bem menos que ele e quando viajo é percurso médio de 200km. A conclusão que cheguei foi que o etanol prejudica sim os bicos e bomba de alta mas tem isso evidenciado muito rápido em carros que roda muito pouco essencialmente carros que chega a ficar parado, desligado alguns dias da semana, inclusive participo de alguns grupos de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross e isso se repete, semana passa uma das integrantes do grupo vendeu um T-Cross com mais de 100 mil km e próximo de 3 anos de uso sem nenhum problema tbm, carro rodava muito e não ficava parado praticamente nenhum dia.
quando voce fala ''já o meu as vezes passava 2 a 3 dias por semana parado'' ja fica explicado pq do problema em relação ao etanol , tenho um Monza monoponto álcool , os bicos originais , o carro ja passou dos 500mil km e nunca deu problema em relação a isso, ando menos de 15km por dia, praticamente todos os dias
@@GattunoTPS O fera, carros com injeção DIRETA sofrem mais com etanol sim, vai estudar antes, compra um com injeção direta e depois coloca alcol pra vc ver. e não vende esse caco de monza 90, pq ele ainda vai te servir depois que a injeção direta der pau.
trabalho na Petrobras, os tanques com álcoois corroem até por fora o aço carbono, por exemplo : corrimã, mesmo estando por sem contato direto com produto.
imaginava que a diferença seria até maior em injeção indireta pois ai você tinha álcool borrifando nos pinos de válvula de admissão, o que pode ser ruim, pois "lava" demais o pino de válvula aumentando o desgaste, enquanto gasolina por incrível que pareça poderia até funcionar como lubrificante nesse caso. PORÉM com injeção direta válvula já trabalha praticamente sem contato com o combustível, então pouco importa combustível NESSA PARTE.
então, se paga caro no carro para os bicos e bombas nao ser preparado para o etanol e botar culpa no etanol embaçado. Considerando que o combistivél é de boa qualidade
@@claudioalves656 mesmo nos carros com injeção indireta ainda tem maior incidência de problemas nos bicos em carros que só usam álcool, principalmente os que rodam pouco.
@@AfonsoBucco etanol n lubrifica mas esfria muito mais q a gasolina. O maior problema das injeções mais antigas flex é a passividade do sistema flex, se tivesse o sensor flex igual dos ups e tals seria muito melhor de acerto.
Também uso desde os 100km, hoje com 250km, agora que fiz primeira limpeza de bico injetor e velas também nunca tive problema pois verifico a cada 10000km
@@GustavoFonsecaFonteneledeArauj complicado, tenho conhecidos que usam, mas nunca tiveram problemas. Mas sempre recomendo no caso de injeção direta, colar podium as vezes. Já tive clientes que tiveram problemas usando gasolina comum, sempre ficava com a luz de injeção acessa, mas falta de aviso não foi.
@@GustavoFonsecaFonteneledeArauj consegue fazer algum controle de posto? pra saber se na maioria das vezes usou combustível de qualidade? Só dúvida mesmo, não estou criticando nem nada
Desculpa a minha ignorância, Corolla 1.8 2015 é injeção indireta? Estou usando álcool agora pois a média de consumo na cidade (moro no interior) é a mesma que a gasolina e na pista é muito pouca diferença. Acredito que a gasolina de uns meses para cá tenha piorado.
@@_yannborges Só pra complementar a informação do amigo, o Corolla a partir de 2020 passa a usar ambos os bicos, direta e indireta. Se tiver que trocar os bicos é um rim
Tive um Up Tsi 2015/2016 e deu muito problema com uso do alcool... Hj tenho outro veiculo com injecao indireta, se turbo, 4 cilindros mas somente uso gasolina... A cada 10 ou 20 tanques rodo 1 com alcool
Ja tive oficina , sou defensor do uso do etanol , um ponto que quase não vejo mencionarem , o desgastes de cilindros! Cansei de ver motores dos carros de frotas de usinas de álcool serem abertos , e quem me ensinou mecânica sempre me mostrava , motores com mais de 200.000 ( duzentos mil!) rodados praticamente sem desgaste nos cilindros, enquanto os gasolina com pouco mais de 100.00 ja tinha um certo ''calo'' no cilindro . Hoje tenho uma T cross rodando com etanol desde sempre e tenho um Si que pretendo passar para cachaça em breve também !
Com certeza o etanol é mais limpo, a gasolina carboniza muito mais e por esse motivo desgasta mais aneis e cilindro. Ja o etanol provoca outros problemas na linha de combustivel, o que é bem atenuado em veiculos mais movos. Imaginando que quase metade do que vem na gasolina hj ja é alcool, faz cada vez mais sentido usar etanol logo.
Amigo Bruno, mesmo nos carros com injeção direta? Eu tenho um Cruze 1.4 turbo e tenho medo de abastecer no etanol, porém eu fico tentado pq o etanol onde moro é bem mais barato que a gasolina. Mas tenho medo de dar problema nos bicos como alguns já tiveram..
@@LeoBomfim-jq7nt tudo isso que comentou tem ligação com desgaste , mas acho que um dos principais motivos é o fato da gasolina se misturar com o óleo fazendo com que diminua suas propriedades. Sem contar o poder de resfriamento do etanol . Todos esses aspectos citados por você e por mim contribuem para a preservação (caso do alcool) ou desgaste do cilindro e demais componentes .
@@heisenberg5349 no caso dos injeções direta alguns modelos sofrem mais que os outros com o uso do etanol ( unico item que sente são as bombas e em pouquíssimos casos os bicos ) hoje possuo um TSI e rodo no etanol puro , visto a vantagem de potencia aliada a economia preservação interna do motor .( no meu ver vale o risco de ter que trocar uma bomba em dado momento . No seu caso se quer ser conservador recomento o uso do e85 85% de etanol e 15% gasolina . isso ajuda na partida frio e garante certa lubricidade para os componentes (espero ter ajudado)
@@BrunoCharSantos Interessante, é que eu vi vários relatos de Cruze usando etanol e dando problema de bomba e bico, que acaba saindo caro. Outros que rodaram na gasolina e nunca tiveram problemas. Ah, aproveitando seu conhecimento hehe, gasolina podium dá alguma diferença nesses motores originais?
Uso etanol a muitos anos, no caso usei em uma palio adv com motor 1.8gm que rodei até os 256 mil km e recentemente vendi o tiida com 196 mil rodados com motor em perfeito estado e agora faço o mesmo em um cronos com motor etorq. Acho que o que pega com o etanol é que tem muita adulteração com água em vários postos, dependendo do etanol que você colocar dá pra encher um balde com a água que sai do escape e etanol bom não sai tanto, eu particularmente gosto muito do etanol vpower da shell, aumenta a autonomia e o motor não falha e pega fácil mesmo nos dias frios onde o etanol é dificil, pode ser uma boa alternativa para quem quer usar etanol nestes motores de injeção direta que são mais delicados em alguns componentes que sofrem mais corrosão do etanol. A aditivada da petrobras não notei problemas também e pode ser também outra alternativa.
meu Polo com 160 mil km só usando etanol desde os 15 mil km nunca deu problema. Troco velas a cada 40 mil, uso aditivo flex a cada 2 tanques e o carro tá liso e liga fácil de manhã! É a gasolina que deixa resíduo.
So uma dica. Aquele aditivo q vc compra é queroaene..compre uma lata q é bem mais barato e cuidado quando colocar no tanque para n escorrer na lataria. Nao coloque combustivel aditivado. Tenho um C3 zenith nao aceita qlq gasolina. Ultima vez q coloquei ele engasgou tanto q nao chegou em casa. Ae coloquei querozene na gasolina e fiz limpeza de bicos na rua msm. Mas fingindo q nao sabia fazer o serviço, o mecanico me cobrou 1080 reais. E percebi q a gasolina é muito mais adulterada,suja, ae passei a usar so etanol. Ja me aconteceu outras vezes, depois do uso do eta nois. Ja nao acomtece mais O carro tinha posto certo para abastecer. Em Juiz de fora 800 mil habitantes so 2 postos o mais caro e o outro na media da cidade. Um ipiranga e o mais caro, petrobras. Aditivada? Nao. Jamais ele tosse ate morrer
Rapaz, os Corollas da ultima geração com 8 bicos de injeção (4 direta e 4 indireta), tem dado muito problema com etanol. Tem relatos de proprietários que a Toyota tem dado reclamado para dar a garantia até. Eu comprei um zero km esse mês e nao tive coragem de colocar etanol. Ele saiu da Concessionária com 5 litros de etanol mas fui direto para o posto abastecer com gasolina.
Interessante que existem vídeos falando de problemas nos motores de injeção direta, principalmente nos casos que rodam só no Etanol. Impressionante como as falhas nos bicos podem ser catastróficos ao motor de injeção direta. Tenho um thp mono combustível 200 mil km e bicos originais. Zero problemas.
Eu tenho um Cruze Sport6 1.8 aspirado, ele é flex, eu abasteci sempre meio a meio, 30L de gasolina e completo no álcool, e tô c ele a 1 ano e meio e até hoje não deu nada nos bicos, Graças a Deus 🙏🏻
Meio a meio? vc esta contamindando a gasolina. É msm coisa q vc encher o tanque e 30% ser gasolina e vc pagarais caro no eta nois. Pense: 30% da gasolina é alcool. Enta fiz a conta um tanque de 55 L 27,5 é metade. 8.250L é alcool da gasolina.+ 27,5=35,75. É eta nois. Apenas 19,250L é gasolina. Vc esta paganso 8 litros de eta nois no preço de gasolina. Alem da mistureba q o posto faz na gasolina para dar mais volume. Posso te falar q esta tendo 15 litros de gasosa no teu tanque. Pq o permitido é 30% mas vc fiscaliza? E o q elea acreacenta com outtas coisas? Benzeno Tolueno xileno... (BTX) aquele cheiro q a gasolina tem de 3 a 4 anos pra ca é muito muitoo Benzeno
@@darkeasy Entendi mano… no caso o meu tem 60L, eu abasteço sempre no mesmo posto, onde minha empresa tem convênio sabe? o posto BR, eu particularmente acho a gasolina deles boa, mas nunca se sabe… e referente aos 30% da gasolina ser álcool eu já “sabia”, achei que a porcentagem era menos, mas 30% de 30L é 10L, ent eu ando c 20L de gasolina e 40L de etanol? mas em compensação o carro fica mais espertinho kkkkkkkkkkk
@@vinikuhnen5797 fica mais esperto sim. Pq o "eta nois" tem a explosao maia forte e rápida(por isso explica o 'mais espertinho' acaba rapido). Joga uma colher de gasolina e derrame no chao e coloque um cigarro veja se vai acender. So que vc esta pagando 9 litros de eta nois nompreço de gasolina
@@vinikuhnen5797 para ficar meio a meio msm vc tera que colocar 43 de gasolina(frentista coloca) na realidade é: 30,1L de gasolima pura (12.9é alcool) + 17 de alcool = 60 litros. Ae sim seu tanque esta meio a meio.
Tinha um cruze 2019, tirado zero e sempre abastecido com etanol, beirando os 60.000km começou apresentar alguns problemas relacionados aos bicos (consumo elevado, falhas) e na revisão dos 60.000 (foi trocado as velas, foi feito uma limpeza nos bicos) o chefe da oficina da gm me aconselhou a parar de usar etanol e colocar gasolina, senão teria problemas mais sérios, tipo ter que trocar os bicos e as bobinas do carro. comecei usar gasolina e os problemas não voltaram.
Esse é meu medo, eu tenho um Cruze também e só ando na gasolina, vi vários relatos do uso do etanol resultando em problemas nos bicos e bomba de alta. Tô fora, prefiro gastar um pouco a mais pra abastecer do que gastar 5k em bico e bomba de alta.
É isso mesmo, mas tem um detalhe. Se vc usar o carro todo dia, provavelmente não vai ter problemas por causa do etanol. Os defeitos acontecem quando o carro é abastecido com etaonol e fica parado alguns dias da semana.
@@FordCamaroGT Acho que não hein, isso está mais ligado à água que tem no etanol, que acaba danificando alguns componentes, principalmente bicos e bomba de alta, por ser injeção direta. Eu só abasteço com gasolina o meu, quando possível eu compro aditivo de gasolina e coloco no tanque a cada 5 ou 6 meses. Não recomendo o uso do etanol em hipótese alguma, a não ser em casos de emergência!
@@heisenberg5349 Sim é verdade. Mas eu tenho essa impressão justamente por ver vários casos. Pessoas que abastecem com etanol e rodam todo dia e outras que não rodam todo dia. Os que tiveram mais problemas foram os que não rodavam todo dia. Claro que tem a questão da qualidade, combustível batizado e tals. Mas se o sujeito abastecer em um local de confiança e rodar bastante, dificilmente vai ter problemas. Pelo menos foi o que reparei em diversos relatos.
Tenho uma ix35 2013, manual 6 marchas, flex... 147 mil km... rodo em viagens longas com gasolina + aditivo a parte e no dia dia optei em rodar no etanol devido o carro ficar mais esperto, nao beber tanto (6km litro na cidade) mas a cada 2 tanques uso 1 aditivo PROAL... Carro não falha, anda bem e aparentemente ainda ira demorar muito pra dar qualquer tipo de problema. Oleo shell + filtros de oleo, ar, combustivel e cabine a cada 6 meses Mantenho assim porque pretendo passar muitos anos com o carro por desanimo em pagar ipva muito caro (3300,00) e seguro (2.600,00)... Também abasteço 95% do tempo no mesmo posto, shell a 100m da minha casa... em estrada nao tem muito oque fazer por isso levo uns aditivos e tento nao ir em posto muito "estranho"
Tem Monza 86 ainda rodando até hoje com etanol. Óbvio que não é original o motor mas considerando a lógica econômica e ambiental do etanol podemos assegurar que o Brasil é um case de sucesso.
Moro na Califórnia, e fui fazer um serviço na casa de um senhor de uns 75 anos, e seu nome era Paul, no término do serviço Paul veio agradecer o serviço e me pagou com um cheque e eu vi seu nome “Paul Hunt “ e na hora eu perguntei “nossa o senhor é parente do”James Hunt “? The race guy? E num espanto ele perguntou “qual é a sua ultima idade?” Uns 55, ele saiu sorrindo e dizendo “ Nossa, faz anos que eu não vejo alguém me perguntar do James Hunt !!”
Tenho um bravo tjet stg 3, a 4 anos so uso álcool com 5% de podium pra melhorar a partida a frio e não enferrujar as velas, ja aconteceu isso uma vez, fora isso 0 problema, tenho blow by tb
Eu tenho um Ford ka Hatch 2018, eu costumava só usar Etanol, mas como não utilizo muito o carro agora trabalhando de home office, eu tive problema no sensor de nível que oxidou e parou de funcionar, possivelmente por conta do Etanol parado no tank. Agora só utilizo Gasolina.
Não existe uma opinião concreta, pois os carros antigos com injeção indireta a maioria roda numa boa com etanol. No entanto os carros injeção direta (inclua os carros japoneses atuais) maioria estão dando pau. Apesar da deficiência do nosso combustível adulterado, claramente os problemas são dos componentes atuais e não somente do combustível.
Tive um Astra 2002 somente a álcool, injeção multiponto, era taxista, esse Astra tinha mais de 300 mil rodado, a única vez que deu problema, foi quando eu voltando do aeroporto, parou do nada. Levei ao mecânico ele disse que era o filtro de combustível (aquele dentro do tanque), assim que ele tirou, tinha um chiclete grudado no filtro, o álcool virou um grude e entupiu o filtro e queimou a bomba de combustível. Talvez dê isso de problema nos novos. Mas então só trocar periodicamente o filtro!
Pois o meu flex 2007 dava pau direto na boia (sensor de nível) do tanque. após duas trocas em menos de 2 anos eu desisti de rodar com álcool.. Detalhe peças genuínas.. Agora quanto ao restante, bomba, regulador de pressão de 3 bar, bicos.. motor.. nunca tive problemas.
Tenho um cruze stage 2 no etanol, só abasteço com etanol ipimax e a cada dois tanques coloco um bardahl 6 em 1, todo cuidado é pouco com injeção direta.
Resposta simples 👇 Etanol não faz mal se for de qualidade. Abasteça em um posto confiável e faça trocas de combustível de vez em quando. Ao invés de ficar perdendo tempo com perguntinha velha, vá fazer uma descarbonização e troca do óleo usando o recomendado no manual do carro, eu sei que você esta enrolando 😉
O uso contínuo e acentuado de etanol como motoristas de app, os bicos com tempo da uma gosma e meio que entope parcialmente e vc sente quando o carro nao esta aquecido, vc acelera e o carro da uma muchibada 😂😂😂 parece que vai mas nao vai e as vezes da um tiro, passei a revesar, gasolina aditivada a cada dois tanque de etanol, nao tive mais problema.....
Se o material do motor for inadequado, vai oxidar. Antigamente, alguns motores tinham proteção de tungstênio para proteger do álcool(pelo menos foi o que eu li na 4 rodas na época). HOje, não sei.
Uma observação válida (além da ilegal adição de água no Etanol - adulteração) é a baixíssima capacidade de lubrificação do Etanol. Logo, torna-se interessante realizar um revezamento com um tanque de gasolina Premium OU adicionar aditivos específicos para Etanol com capacidade de lubrificação (tal como o ProAl da Bardhal) a cada X tanques.
@@4evertonsantos para manter sempre o motor lubrificado, pode-se utilizar aditivos em frasco ou o etanol da Shell em uso constante. Alternar com gasolina não altera a baixa lubricidade do etanol já que a gasolina não fica presa no metal.
Bico injetor também,tive uma Bros 150 flex abasteci com etanol uma vez pra nunca mais,a moto falhava e fica ruim pra dar a primeira partida depois voltei pra gasolina nunca mais deu problema rodei 50.000 km só fazendo revisão básica
@@Melhorescortes738 Não conheço muito motor de moto, somente o honda 125 carburada total analógico... Mas é oque eles falaram ai no corte, motor que tem variação de ponto de ignição e controle variável de válvulas fica ótimo do álcool ou gasolina e qualquer mistura deles... Mas ai motores sem isso fica mais complicado pq a ''tunagem'' maps de fabrica ficam meio broxa pros dois combustíveis (vide os primeiros honda fit flex) ... Quando mudei a cg 125 para alcool usei um pistão levemente taxado e atrasei a ignição um pelinho ficou bom demais, claro aumentei os giclês tbm , vela de iridium é bom para ter mais durabilidade tbm
@@Melhorescortes738Não andou o suficiente pra injeção da moto calibrar corretamente com o combustível que estava usando, provavelmente tava rodando com um pouco de falta de combustível, tem que abastecer e andar um tanto bom pra injeção calibrar, álcool é o melhor combustível pow, mais potência e menos poluentes.
Tive uma meriva, comprei 0 km, rodei 300 mil com este carro, na maioria das vezes, usei álcool, algumas vezes, usava gasolina, nunca tive problemas com motor deste carro, nunca limpei os bicos, troca de óleo, filtros, manutenção no tempo certo, resultado, quando vendi o carro, o motor estava em perfeitas condições. Dizer que o álcool estava o motor é fofoca.
rodei quase 70 mil km c etanol de 2017 até 2023 num palio ano 12/13 1.6 etorq e vendi ele perfeitamente. troquei velas quando comprei com 65 mil km e mandei limpar Tbi. depois nunca mais mexi em nada de injecao e alimentação..
Tenho 56 anos sempre usei álcool e nunca tive problemas com motor o outra coisa por usar etanol,pelo contrário motor sempre limpo isento de carbonização ,obs desde 1993 tinha um omega alcool 2.0 onde rodei 280,000 km sem mexer no motor hj tenho um new fiesta flex 1.6 Sigma com 189.000 km tb tudo original uso etanol
Galerinha, vou contar minha experiência: um certo dia, enchi o tanque da minha moto só com etanol e a moto apresentou diversos problemas. Começou a desligar sozinha, ficou sem força, giro oscilando. Levei no mecânico, lá ele limpou os bicos e teve que fazer a substituição da vela e do filtro. Essa semana eu fiz novamente a mesma coisa, enchi o tanque de álcool e apresentou o mesmo problema na moto. Coloquei podium pra vê se melhorava mas tive que novamente colocar uma vela nova, limpeza nos bicos e no filtro.
Tinha um palio a gasolina, a cada 1 ano tinha que trocar pois abafador e ponteira do escape apodrecia, mesmo acontecia com uma ford pampa. Comprei outro palio só que flex andei 60 mil km troquei somente 1 vez
Um problema de utilização do etanol em veículos flex é o ponto de ignicao que é adiantado para compensar a falta de taxa de compressão ideal para o etanol aí acaba sobrecarregando as bronsinas e o motor começa a aparecer folga nas bronsinas muito mais cedo do que se tivesse na gasolina. É isso o ponto adianta muito que até percebe as bielas batendo contra.... volkswagem é campeã em ter seus motores batendo com uns 80k rodados no etanol....
Eu acho que etanol atrasa a ignição, pois pelo maior octanagem, pode rodar mais atrasado, ja a gasolina precisa adiantar pela menor octanagem, tanto que motor "grila" quando usa somente gasolina
Não é tecnicamente, porém o porque o 3008 que o valor é bem expressivo não é flex, somente gasolina. Será que é pela bomba de alta, não sofre? Talvez o aspirado não sofra o que o turbo sofre.
Tenho um Citroen 1.6 velho ... Como ando na mijolina ( que tem aprox. 30% de álcool anidro ) à cada taque cheio, coloco 250 ml de óleo 2T. Fica show. Não resseca nada e não faz borra no sistema de injeção. Pau na máquina ! Quer dizer...suave na nave ! Respeitando o velhinho...
N sou engenheiro da psa mais uso c4 pallas etanol 10 anos e só alegria, reparo em outros modelos de carros a gasolina q meu tbi suja bem menos, camara de combustão zero borras pq isolo blowby
O problema não é um etanol de qualidade, é o etanol batizado. A questão é que o etanol é o combustível mais fácil de batizar. Só misturar água e já era.
Dica pra quem quiser carro flex injeção indireta a cada 4 taques de etanol coloque 1 de gasolina e seja feliz carro com injeção direta coloque 2 taques seguidos de gasolina a cada 4 de etanol. Carro com injeção direta que roda pouco distacias curtas e fica dias parado nao coloque etanol so quando for pegar estrada se quiser 😊
Rodei com carros com motor tsi, não tive nenhum problema com combustível! Acredito que se deve o fato de não usar combustível duvidoso e a cada seis meses eu uso uma boa quantidade de produtos de limpeza via tanque da koube.
Sandero RS 6 anos só etanol ! Mas... Mudei de posto 6 vezes e agora achei um que nitidamente o carro voltou a se comportar bem. Uma vez por mês coloco aditivo STP.
Um amigo meu estava com um Corolla 70 mil km, usava muito etanol, 2021 ou 22 se não me engano, deu pau nos 4 bicos de injeção direta, não sei em relação aos da Volks, mas nem Corolla aguenta nosso etanol
Carro flex é um carro a álcool, etanol, que aceita gasolina.... Não dura o mesmo que um carro a gasolina..., porém com esse combustível no Brazil com 30% de etanol, os carros só a gasolina apresentam defeitos devido a essa situação...
Tenho um caminhão VW 2013 que usa S10 e Arla.. é mais limpo mesmo. Não gostei do biodiesel pq cria borra na bomba e nos bicos e ninguém faz nada... O bombista está cheio de pickup com mesmo problema.. Nos ajude a mudar isso.
Vamos ter que fazer limpeza tipo troca de óleo. Tantos quilômetros fazer a bomba rodar com algum produto pra limpar ela, limpar bico. Pra garantir o funcionamento.
Peguei meu carro com 18k rodado,no momento tá com 300k rodados,sempre no etanol,nunca troquei bico nem mangueiras,somente filtro da linha.Nunca tive problemas com velas nem algo do tipo.Motor nunca aberto.
Vivemos em um pais onde é autorizado ate 35% de etanol na gasolina, complicado ter preconceito com esse combustível, eu usei no meu fox 1.6 2012 durante 10 anos hj tenho um Jetta e so roda no etanol.
O etanol da bomba é diferente do aplicado junto com a gasolina, infelizmente O misturado junto com a gasolina é anidro (não tem agua) O que vende na bomba é hidratado com até 5% de agua que é o que oxida as partes internas do motor, bicos, bombas. O anidro não vem pra bomba pois custa muito mais pra ser produzido
Mesmo que tivesse 50% de álcool na gasolina, ainda teria 50% de gasolina pra fazer a limpeza e lubrificar e não deixar o etanol estragar o sistema de injeção.
@@magnusdeon1274 a gente não tá falando só de injeção direta aqui, o assunto não é carbonização, pelo que entendi o assunto é se o etanol reduz ou não a vida útil dos componentes do motor flex.
Pega os carros de locadora e abre o motor pra ver o que tá acontecendo. Maioria só usa Etanol. Eventualmente alguem coloca gasolina, mas a Localiza por exemplo só te entrega o carro com o tanque cheio de etanol.
Borra? Pode pegar qualquer motor a gasolina, na hora da troca o óleo sai preto, enquanto no álcool sai clarinho. Quem é do tempo do carburador sabe, a gasolina fica impregnada nas superfícies internas, enquanto com álcool fica limpinho. O problema do etanol é que misturam com água, então o motor não pode ficar vários dias parado, pois a água começa a oxidar e acumular na câmara de combustão.
@@Jorge8937que ano. Quanto rodou? Se a vedação tiver nova. Realmente não vai sujar o óleo. Isso acontece em meia vida do motor. Quando começa a consumir pouco óleo. Nesse momento começa a mistura de combustível com óleo. Mas se trocar normal. Zero problemas. O problema é esses bicos feitos pra europa, que só usa gasolina, sendo vendidos pra rodar em álcool
O meu problema do etanol é que jogam o preço sempre pra 70% da gasolina e me parece que a proporção nem sempre é essa. Se pisar bem com um TSi parece que ele gasta bem mais que a gasolina na hora de acelerar e essa conta de 70% não fecha.
Tenho um new fiesta 1.6 2016, só uso etanol também, aquecimento nos bicos funciona bem demais, motor liga liso no frio, facilita muito o uso do etanol no dia a dia.
O problema é a pessoa ao volante, não o combustível. Tudo depende da taxa de compressão do seu motor. Se a taxa do seu motor e alta, você não pode abastecê-lo com combustível normal por exemplo gasolina de 81,83 devido à baixa octanagem, sempre de 95 a 97.
Vou avião 6cilindros 11.8cc injeção direta 500hrs por ano a 10 anos no etanol comum nunca o aditivado e abrimos o motor de 2 em dois anos e sempre está filé.
Etanol é um combustível mais limpo, mais puro, gera mais potência e tem melhores retomadas, alem de ser menos adulterado!... Tem inumeras vantagens, imclusive se vc usar o carro todos os dias raramente precisará de manutenções além das preventivas!... Já a gasolina geram mais autonomia, melhor marcha lenta, porém mais risco de pre-detonação e adulteração!.. Com enorme vantagem pra quem usa o carro raramente ou deixa o mesmo parado por muito tempo! .... Contudo, o melhor dos dois mundos é a mistura de E60 a E85 pra mais performance!... Ou então pagar carro pela podium!... Eu uso no meu carro de dia a dia o E85 e só so tenho elogios na injeção indireta!... 💥🚀🚀🚀💪🏽😎
Engraçado que no mei carro, um Ford Ka 1.0 2019, quando uso Gasolina a marcha lenta dele não fica tão legal como quando uso Etanol. E a melhor mistura que fiz nele até hoje foi 50/50. Carro ficou bom de performance e fazendo 11km/l na cidade, com trânsito e tudo mais. Obs: rodo de app.
Eu uso 50/50. Tem dado.bom, ja estragueo uma bomba de combustivel por usar e100. Ai passei a usar sempre um pouco de gasolina junto com o alcool, noto que a media fica no meio e a potencia tb fica melhor do que so com gasolina.......antes eu fazia conta para entrar 50/50....... agora sempre.divido o valor dinheiro que vou colocar por 2 e coloco metade de cada um.....fica um E 62,5 mais ou menos......tenho gostado .
@@jeanjunior1933 A central de injeção ajusta a quantidade de combustível que ela vai injetar no cilindro de acordo com a leitura da sonda lambda no escapamento, tanto faz a mistura de combustível que vc põe no tanque ela vai fazendo o ajuste gradual no tempo de injeção dos bicos, a sonda lambda não mente a quantidade de combustível que foi queimada! Na época que eu usava álcool eu sempre colocava uns 20 reais de gasolina no tanque e mandava completar com álcool, rodei assim por uns 10 anos quase. Hoje em dia só uso gasolina.
Meu virtus no etanol só luz da injeção acesa mesmo na garantia nunca resolveram. Trocaram bicos 3x em garantia mas nunca resolveram. Hoje fora de garantia continua mesma coisa... Etanol no tanque é luz da injeção acesa. Coloco gasolina apaga.. mas depois de vários tanques acende mesmo com gasolina. Ou seja zuou alguma coisa que não achei ainda.. dor de cabeça nosso combustível com injeção direta
Sede e guias de válvulas, injetores, que o digam. Poder de lubricidade do etanol é péssimo se comparado ao da gasolina, mesmo com altas tx de etanol misturadas.
Posso estar errado, mas creio que cada carro possua uma taxa ideal de compressão, neste sentido de acordo com o ideal, você usa o combustível adequado sendo: Gasolina: Entre 8:1 e 10,5:1, dependendo da octanagem Etanol: Entre 11,5:1 e 14,5:1
Vc só muda a faixa de ignição. Atraso das velas. Central coloca as velas pra acender na pressão adequada pra cada combustível. Já que a compressão é fixa.
Meu Captur tce 1.3 com menos de 30.000km, deu problema, e olha que não abastecia direto com etanol. Teve que trocar picos, flauta, bomba de alta, catalizador tubulacao!!
Então te venderam um carro faltando "componentes." TODOS os carros flex tem que vim com as proteções químicas pra receber Etanol , sem tirar um grama,. se Teu Captur deu problema com o Etanol puro, (sem adulteração quando colocam outra coisa transparente que não a água natural do combustível ou Aditivo de lubrificação) pode ir reclamar na Concessionária / Montadora, eles que se virem.
THP desenvolvido pela Peugeot na fábrica Mecanique que antes era 50 % Renault e 50% Peugeot!para a BMW. Assim como o motor Lion V6 da Peugeot que a montadora é a FOMOCO.
No brasil não tem a opção de gasolina , é só álcool ou mistura de gasolina e ele ja falou onque sempre pensei sobre flex , é feito pra rodar meia bomba em qualquer um, e ruim e ponto.
Fala titio, tenho um Fiat Argo 2022 40 mil rodados, se quiser disponibilizo ele para fazermos testes quanto ao combustível, como por exemplo, eficiencia, consumo e demais situações, além de se quiser tentar gerar mapas para reduzir consumo para Uber por exemplo, acho q seria um nicho bem bacana! Qualquer coisa responde o comentario e eu vou até a ACF Perfomance para a gente trocar uma ideia.
Realmente o etanol acelera o desgaste de algumas peças da injeção e exaustão mas falando como um ajustador de motores é interessante ressaltar que se abrirmos um motor por completo as peças internas como virabrequim, brozinhas, bloco, cabeçote, comandos de válvulas, conjunto de sincronismo com corrente etc não sobre tanto desgaste com um veículo movido a etanol! Mas gasolina pelo fato da contaminação diminui a qualidade do óleo aplicado no carter! Consequentemente formando carbonização nas peças diminuindo o ponto de lubrificação vazão e pressão de óleo por entupimento de galerias, válvulas de retenção, jet cooler etc, diminuindo a vida útil do motor. O etanol tem suas manutenções mas você preserva as peças internas do motor por excessão das válvulas de escape que infelizmente o etanol vai danificar mais cedo ou mais tarde! Mas vale fazer um retifica de cabeçote do que fazer o motor inteiro por desgaste por falta de lubrificação
Então… tive a triste experiência de ver meus bicos e bomba de alta irem pro pau no Camaro 2019… Fiz vários ups e um deles foi passar pra etanol, rodei pouquíssimos kms e já deu BO… Agora irei rodar com e85 com Proal, para dar mais lubricidade na bomba e bicos… vamos ver se consigo aproveitar os benefícios do etanol sem comprometer essas peças
Tenho Vectra 98 2.0 8v gasolina, porem chipei no álcool e ja faz 9 anos, rodei cerca de 80mil km e até hoje nunca deu b.o e rodei com a bomba de combustível durante 4 anos de gasolina e ja faz 5 anos que troquei a bomba pela do astra Flex.
2 anos rodando no etanol Corsa 2001 gasolina nunca deu problema na gasolina chegou quebrar o comando de tanto tranco na embreagem fora o mal cheiro só alegria
Meu Up tsi de zero aos 30k utilizei etanol, 1° problema a boia travou, 2° bicos injetores deram defeito o mecânico da concessionária pediu para não utilizar mais etanol, agora com quase 140k não tive mais problemas
@@julioanderson4225 acho que não pois até o momento só tenho gasto com preventiva, foram um kit de amortecedores, um conjunto de pastilhas e o kit de correia dentada e mais nada comprei em 2018 e ainda trabalhei de app por 2 anos com ele
So uma dica. Aquele aditivo q vc compra é queroaene..compre uma lata q é bem mais barato e cuidado quando colocar no tanque para n escorrer na lataria. Nao coloque combustivel aditivado. Tenho um C3 zenith nao aceita qlq gasolina. Ultima vez q coloquei ele engasgou tanto q nao chegou em casa. Ae coloquei querozene na gasolina e fiz limpeza de bicos na rua msm. Mas fingindo q nao sabia fazer o serviço, o mecanico me cobrou 1080 reais. E percebi q a gasolina é muito mais adulterada,suja, ae passei a usar so etanol. Ja me aconteceu outras vezes, depois do uso do eta nois. Ja nao acomtece mais O carro tinha posto certo para abastecer. Em Juiz de fora 800 mil habitantes so 2 postos o mais caro e o outro na media da cidade. Um ipiranga e o mais caro, petrobras. Aditivada? Nao. Jamais ele tosse ate morrer
Se vários especialistas fazem tantas voltas pra responder uma pergunta, significa que não existe uma resposta precisa. A resposta vai variar para cada modelo. No final das contas se o preço vale a pena, joga alcool no carro.
Um ótimo vídeo pra quem estava na dúvida continuar na dúvida.
Enrolação do krlh
E não responde merda nenhuma
Kkkkkkk pois é...😂😂😂
13 minutos de enrolação rssss!
Ainda bem que li seu comentário já sai fora kk
Tenho 56 anos, sempre bebi álcool nos fins de semana e no happy hour após o trabalho, até hoje não tive nenhum problema. Talvez se fosse gasolina estaria morto. Kkkkkk
😂😂😂
Eu também
, fim de semana no boteco, só uso etanol
😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Boa kkkkk essa foi ótima
O cara respondendo a pergunta, parece aqueles cachorros que fica girando no mesmo lugar antes de deitar...
Odeio essa falta de objetividade
😂 tem razão mano
Cara, dá até desespero o cara não responde nada.... por que ele foi lá?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk fato, até desisti de assistir tudo
kkkkkkkkkkkk
Cara, comprei meu palio Sporting em 2017, motor etorq. Sou único dono. Sempre abasteci com etanol, e raramente alguma coisa de gasolina. Hj está com 150 mil km e o motor NUNCA deu NADA! Porém, nunca deixei de fazer as revisões! Sigo o manual a risca. Acredito q seja isso! Fez as manutenções, não dará problemas!
aqui em casa tem um virtus confortline com 90 mil km, agora deu problema d bico, uso só na gasolina, sem chipagem ou qualquer alteração; segundo a oficina q meche direto com os tsi e carro bem mais caros, tanto faz o combustível, problema é mais sujeiras q vem na mijolina, estava com borra então fez semidescarbonização, limpeza de tanque, dutos, trocas d filtro e bicos, 3500 reais de gasto, mas já usei 6 VW Ups mpfi na empresa até 100 mil km e zero problemas.
O que vem a ser semi descarbonização, limpa só metade e deixa o restante pra próxima kkkkkk
é a pergunta que faço, vale a pena um TSI sedan (jetta ou passat) ou um Camry V6 que roda 300mil km e tudo ok. gasta mais gasolina, mas nao gasta a cada 100mil km com troca de varias peças
Acho prematuro ter acontecido isso
@@Guialvesfreiresemi. Talvez a limpeza sem tirar o cabeçote. Limpa o que dá. Nunca escutei esse termo.
Sou fã do etanol, por conta do desempenho.
Valendo a pena do ponto de vista financeiro, sempre vou no combustível da cana.
Mas infelizmente tive um revés recentemente.
Passei um ano andando apenas com etanol no meu Sandero RS 2022. De julho de 23 A julho de 24. Foram aproximadamente 12.000 km.
Pois bem, os bicos foram para o saco. E não foi combustível adulterado. Tanto que a concessionária trocou os bicos em garantia, mesmo depois dela ter vencido pouco antes, em maio de 24.
Eles me recomendaram colocar um tanque de gasolina a cada 3 de etanol. Do ponto de vista técnico isso não faz sentido, mas entendi como uma precaução.
Esse tipo de dano nos bicos é bastante comum nos Sanderos RS que rodam só no etanol.
Acabei trocando em um Kardian e vou proceder dessa forma. Um de gasolina a cada 3 de etanol.
Eu entendo perfeitamente que isso não faz sentido do ponto de vista técnico. Mas na prática a teoria é outra.
Pia eu tenho um astra 1.8 álcool desde 2015 nesse tempo troquei 2 jogo de bico, os últimos eu cortei no meio com uma micro retifica a agulha que libera combustível tava todo oxidado, os 2 bicos sempre foram comprados na css Acioly
@@jamespablo5536 Mas o Astra é injeção INdireta, nesse caso o uso do Etanol não faz diferença. Agora, se seu carro for injeção DIreta, igual meu Cruze turbo, não é recomendável. Pelo menos foi essa a conclusão que eu tive através de algumas pesquisas.
As moendas de cana de açúcar tem um lubrificante que pinga no caldo e com o processo atual, não sai do produto final, apenas 5% de gasolina é suficiente pra eliminar esse problema. Lembrando que a gasolina atual tem 30% de álcool, então considere 70% de gasolina apenas. Suponhamos que seu tanque seja de 100L, pra atingir 5% de gasolina vai ter que colocar 7,14L (8L) de gasolina.
Não há necessidade de revezar combustíveis, apenas no caso do etanol utilize o aditivado de vez em quando ou compre aqueles frascos de aditivo e coloque no tanque.
@@gustavofto eu sei disso camarada, mas depois desse prêmio de perder 4 bicos de uma vez, já viu. Cachorro mordido por cobra fica com medo de linguiça.
Vc tem toda razão, tecnicamente não tenho argumentos, mas aconteceu... Troquei no Kardian e agora 3 cana por 1 petróleo... Ah... Só etanol adtv BR no Kardian e usei muito tbm no Sandero RS.
Valeu pelo comentário. Forte Abraço.
Eu tenho um relato real, tenho um Polo até hoje, comprado zero em 2018, hoje com 94 mil km, meu carro rodava sempre com etanol, 100%, única vez até então que ele viu gasolina foi na greve dos caminhoneiros que faltou combustível no pais inteiro, antes disso e depois disso sempre no etanol, um amigo meu com um UP TSi tbm comprado zero em 2018 tinha o mesmo habito que eu, sempre Etanol, meu carro ao passar dos 30 mil km começou a dar problema, ratear para pegar e falhando um dos cilindros durante alguns segundos e logo depois se normalizava, isso o carro estava prestes a acabar sua garantia, tive que brigar para conseguir a garantia mas consegui e foi trocado os 3 bicos e bomba de alta, depois disso, o carro com pouco mais de 40 mil KM passei a andar apenas com gasolina, hoje o carro com 94 mil km nunca mais deu problema, alias meu carro de motor não teve nenhum BO tirando esse relatado, nem mesmo algum tipo de vazamento seja de óleo ou água, no caso do UP do meu amigo, esse não deu absolutamente nada, foi vendido em 2023 com 119 mil KM e zero defeito, nem de bico nem de Bomba, única diferença no uso entre eu e esse amigo era no uso, o carro dele rodava praticamente todos os dias, a esposa dele ia e voltava do trabalho com o carro de segunda a sexta feira, viajava bastante e em percursos longos, acima de 200km chegando até à 600km por viagem, já o meu as vezes passava 2 a 3 dias por semana parado, viajava bem menos que ele e quando viajo é percurso médio de 200km.
A conclusão que cheguei foi que o etanol prejudica sim os bicos e bomba de alta mas tem isso evidenciado muito rápido em carros que roda muito pouco essencialmente carros que chega a ficar parado, desligado alguns dias da semana, inclusive participo de alguns grupos de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross e isso se repete, semana passa uma das integrantes do grupo vendeu um T-Cross com mais de 100 mil km e próximo de 3 anos de uso sem nenhum problema tbm, carro rodava muito e não ficava parado praticamente nenhum dia.
quando voce fala ''já o meu as vezes passava 2 a 3 dias por semana parado'' ja fica explicado pq do problema em relação ao etanol , tenho um Monza monoponto álcool , os bicos originais , o carro ja passou dos 500mil km e nunca deu problema em relação a isso, ando menos de 15km por dia, praticamente todos os dias
@@GattunoTPS Amigo estamos falando de injeção direta não indireta, injeção direta que é problemático, Valew.
@@araujo20a Estamos falando de Etanol ! , ao menos esse é o assunto do vídeo, dia de falar abacaxi não é hoje
@@GattunoTPS "Estamos falando do que eu quero falar pq se falar do que vc quer falar meu argumento não se sustenta".
@@GattunoTPS O fera, carros com injeção DIRETA sofrem mais com etanol sim, vai estudar antes, compra um com injeção direta e depois coloca alcol pra vc ver. e não vende esse caco de monza 90, pq ele ainda vai te servir depois que a injeção direta der pau.
trabalho na Petrobras, os tanques com álcoois corroem até por fora o aço carbono, por exemplo : corrimã, mesmo estando por sem contato direto com produto.
E tem tanques com gasolina no lado como comparação?
@@guabiru tem sim, tranquilo os de gasolina.
Isso é sobre carros com injeção direta e não vectra, celta e palio como povo comenta aqui que roda no álcool e nao da nada rsrs
imaginava que a diferença seria até maior em injeção indireta pois ai você tinha álcool borrifando nos pinos de válvula de admissão, o que pode ser ruim, pois "lava" demais o pino de válvula aumentando o desgaste, enquanto gasolina por incrível que pareça poderia até funcionar como lubrificante nesse caso.
PORÉM com injeção direta válvula já trabalha praticamente sem contato com o combustível, então pouco importa combustível NESSA PARTE.
@@AfonsoBucco o defeito não é se é bom ou ruim, mas sim pq o etanol danifica a bomba de alta e bicos injetores da injeção direta
então, se paga caro no carro para os bicos e bombas nao ser preparado para o etanol e botar culpa no etanol embaçado. Considerando que o combistivél é de boa qualidade
@@claudioalves656 mesmo nos carros com injeção indireta ainda tem maior incidência de problemas nos bicos em carros que só usam álcool, principalmente os que rodam pouco.
@@AfonsoBucco etanol n lubrifica mas esfria muito mais q a gasolina.
O maior problema das injeções mais antigas flex é a passividade do sistema flex, se tivesse o sensor flex igual dos ups e tals seria muito melhor de acerto.
Uso no meu carro a 10 anos, não troquei nada por esta ressecado, as velas não deram trabalho para retirar, só vi vantagens! Recomendo demais.
Também uso desde os 100km, hoje com 250km, agora que fiz primeira limpeza de bico injetor e velas também nunca tive problema pois verifico a cada 10000km
Carros com injeção direta sofrem com o etanol meu Up tsi deu pau em bico e bomba de alta por conta do etanol, detalhe deu problema com 30mkm
@@GustavoFonsecaFonteneledeArauj complicado, tenho conhecidos que usam, mas nunca tiveram problemas. Mas sempre recomendo no caso de injeção direta, colar podium as vezes. Já tive clientes que tiveram problemas usando gasolina comum, sempre ficava com a luz de injeção acessa, mas falta de aviso não foi.
@@GustavoFonsecaFonteneledeArauj consegue fazer algum controle de posto? pra saber se na maioria das vezes usou combustível de qualidade?
Só dúvida mesmo, não estou criticando nem nada
@@GustavoFonsecaFonteneledeArauj Meu caso foi idêntico ao seu, com 30 mil km tbm
Meu Uno Way 1.3 2020 com 91 mil km só bebe etanol desde 0 km. Nada a reclamar, na verdade só alegrias.
Interessante que no manual do C4 Cactus THP 2019/2020, apesar de flex, recomenda usar a gasolina premium.
Os caras fizeram um motor que não aceita outro tipo de combustivel a nao ser gasolina premium.
RESUMO: Sim, se seu carro é injeção direta, com tempo pode dar ruim. Mas se seu carro é comum, injeçãi indireta, manda brasa!
Desculpa a minha ignorância, Corolla 1.8 2015 é injeção indireta? Estou usando álcool agora pois a média de consumo na cidade (moro no interior) é a mesma que a gasolina e na pista é muito pouca diferença. Acredito que a gasolina de uns meses para cá tenha piorado.
@@_yannborges corolla é indireta até 2019,apartir de 2020 com a nova geração que é direto👍🏻
@@denisenzopalmasantos Obrigado pela atenção e educação.
@@_yannborges Só pra complementar a informação do amigo, o Corolla a partir de 2020 passa a usar ambos os bicos, direta e indireta. Se tiver que trocar os bicos é um rim
@@MatheusdeBias Misericórdia. Obrigado
Tive um Up Tsi 2015/2016 e deu muito problema com uso do alcool... Hj tenho outro veiculo com injecao indireta, se turbo, 4 cilindros mas somente uso gasolina... A cada 10 ou 20 tanques rodo 1 com alcool
Ja tive oficina , sou defensor do uso do etanol , um ponto que quase não vejo mencionarem , o desgastes de cilindros! Cansei de ver motores dos carros de frotas de usinas de álcool serem abertos , e quem me ensinou mecânica sempre me mostrava , motores com mais de 200.000 ( duzentos mil!) rodados praticamente sem desgaste nos cilindros, enquanto os gasolina com pouco mais de 100.00 ja tinha um certo ''calo'' no cilindro . Hoje tenho uma T cross rodando com etanol desde sempre e tenho um Si que pretendo passar para cachaça em breve também !
Com certeza o etanol é mais limpo, a gasolina carboniza muito mais e por esse motivo desgasta mais aneis e cilindro. Ja o etanol provoca outros problemas na linha de combustivel, o que é bem atenuado em veiculos mais movos. Imaginando que quase metade do que vem na gasolina hj ja é alcool, faz cada vez mais sentido usar etanol logo.
Amigo Bruno, mesmo nos carros com injeção direta? Eu tenho um Cruze 1.4 turbo e tenho medo de abastecer no etanol, porém eu fico tentado pq o etanol onde moro é bem mais barato que a gasolina. Mas tenho medo de dar problema nos bicos como alguns já tiveram..
@@LeoBomfim-jq7nt tudo isso que comentou tem ligação com desgaste , mas acho que um dos principais motivos é o fato da gasolina se misturar com o óleo fazendo com que diminua suas propriedades. Sem contar o poder de resfriamento do etanol . Todos esses aspectos citados por você e por mim contribuem para a preservação (caso do alcool) ou desgaste do cilindro e demais componentes .
@@heisenberg5349 no caso dos injeções direta alguns modelos sofrem mais que os outros com o uso do etanol ( unico item que sente são as bombas e em pouquíssimos casos os bicos ) hoje possuo um TSI e rodo no etanol puro , visto a vantagem de potencia aliada a economia preservação interna do motor .( no meu ver vale o risco de ter que trocar uma bomba em dado momento . No seu caso se quer ser conservador recomento o uso do e85 85% de etanol e 15% gasolina . isso ajuda na partida frio e garante certa lubricidade para os componentes (espero ter ajudado)
@@BrunoCharSantos Interessante, é que eu vi vários relatos de Cruze usando etanol e dando problema de bomba e bico, que acaba saindo caro. Outros que rodaram na gasolina e nunca tiveram problemas.
Ah, aproveitando seu conhecimento hehe, gasolina podium dá alguma diferença nesses motores originais?
Uso etanol a muitos anos, no caso usei em uma palio adv com motor 1.8gm que rodei até os 256 mil km e recentemente vendi o tiida com 196 mil rodados com motor em perfeito estado e agora faço o mesmo em um cronos com motor etorq. Acho que o que pega com o etanol é que tem muita adulteração com água em vários postos, dependendo do etanol que você colocar dá pra encher um balde com a água que sai do escape e etanol bom não sai tanto, eu particularmente gosto muito do etanol vpower da shell, aumenta a autonomia e o motor não falha e pega fácil mesmo nos dias frios onde o etanol é dificil, pode ser uma boa alternativa para quem quer usar etanol nestes motores de injeção direta que são mais delicados em alguns componentes que sofrem mais corrosão do etanol. A aditivada da petrobras não notei problemas também e pode ser também outra alternativa.
meu Polo com 160 mil km só usando etanol desde os 15 mil km nunca deu problema. Troco velas a cada 40 mil, uso aditivo flex a cada 2 tanques e o carro tá liso e liga fácil de manhã! É a gasolina que deixa resíduo.
So uma dica. Aquele aditivo q vc compra é queroaene..compre uma lata q é bem mais barato e cuidado quando colocar no tanque para n escorrer na lataria. Nao coloque combustivel aditivado. Tenho um C3 zenith nao aceita qlq gasolina. Ultima vez q coloquei ele engasgou tanto q nao chegou em casa. Ae coloquei querozene na gasolina e fiz limpeza de bicos na rua msm. Mas fingindo q nao sabia fazer o serviço, o mecanico me cobrou 1080 reais.
E percebi q a gasolina é muito mais adulterada,suja, ae passei a usar so etanol.
Ja me aconteceu outras vezes, depois do uso do eta nois. Ja nao acomtece mais
O carro tinha posto certo para abastecer. Em Juiz de fora 800 mil habitantes so 2 postos o mais caro e o outro na media da cidade. Um ipiranga e o mais caro, petrobras. Aditivada? Nao. Jamais ele tosse ate morrer
O Brasil é um monstro no bio combustível, agora tinha que ter uma indústria de carros.
Lobby e os políticos não deixam.
Monstro no pior sentido. Ta todo mundo desesperado. Um monte de caminhão dando problema por gosma nas linhas de combustível
Rapaz, os Corollas da ultima geração com 8 bicos de injeção (4 direta e 4 indireta), tem dado muito problema com etanol. Tem relatos de proprietários que a Toyota tem dado reclamado para dar a garantia até. Eu comprei um zero km esse mês e nao tive coragem de colocar etanol. Ele saiu da Concessionária com 5 litros de etanol mas fui direto para o posto abastecer com gasolina.
Interessante que existem vídeos falando de problemas nos motores de injeção direta, principalmente nos casos que rodam só no Etanol. Impressionante como as falhas nos bicos podem ser catastróficos ao motor de injeção direta. Tenho um thp mono combustível 200 mil km e bicos originais. Zero problemas.
Eu tenho um Cruze Sport6 1.8 aspirado, ele é flex, eu abasteci sempre meio a meio, 30L de gasolina e completo no álcool, e tô c ele a 1 ano e meio e até hoje não deu nada nos bicos, Graças a Deus 🙏🏻
Meio a meio? vc esta contamindando a gasolina. É msm coisa q vc encher o tanque e 30% ser gasolina e vc pagarais caro no eta nois.
Pense: 30% da gasolina é alcool.
Enta fiz a conta um tanque de 55 L 27,5 é metade. 8.250L é alcool da gasolina.+ 27,5=35,75. É eta nois. Apenas 19,250L é gasolina. Vc esta paganso 8 litros de eta nois no preço de gasolina. Alem da mistureba q o posto faz na gasolina para dar mais volume. Posso te falar q esta tendo 15 litros de gasosa no teu tanque. Pq o permitido é 30% mas vc fiscaliza? E o q elea acreacenta com outtas coisas? Benzeno Tolueno xileno... (BTX) aquele cheiro q a gasolina tem de 3 a 4 anos pra ca é muito muitoo Benzeno
@@darkeasy Entendi mano… no caso o meu tem 60L, eu abasteço sempre no mesmo posto, onde minha empresa tem convênio sabe? o posto BR, eu particularmente acho a gasolina deles boa, mas nunca se sabe… e referente aos 30% da gasolina ser álcool eu já “sabia”, achei que a porcentagem era menos, mas 30% de 30L é 10L, ent eu ando c 20L de gasolina e 40L de etanol? mas em compensação o carro fica mais espertinho kkkkkkkkkkk
@@vinikuhnen5797 fica mais esperto sim. Pq o "eta nois" tem a explosao maia forte e rápida(por isso explica o 'mais espertinho' acaba rapido). Joga uma colher de gasolina e derrame no chao e coloque um cigarro veja se vai acender. So que vc esta pagando 9 litros de eta nois nompreço de gasolina
@@darkeasy entendi mano, vlw pela dica
@@vinikuhnen5797 para ficar meio a meio msm vc tera que colocar 43 de gasolina(frentista coloca) na realidade é: 30,1L de gasolima pura (12.9é alcool) + 17 de alcool = 60 litros. Ae sim seu tanque esta meio a meio.
Tinha um cruze 2019, tirado zero e sempre abastecido com etanol, beirando os 60.000km começou apresentar alguns problemas relacionados aos bicos (consumo elevado, falhas) e na revisão dos 60.000 (foi trocado as velas, foi feito uma limpeza nos bicos) o chefe da oficina da gm me aconselhou a parar de usar etanol e colocar gasolina, senão teria problemas mais sérios, tipo ter que trocar os bicos e as bobinas do carro. comecei usar gasolina e os problemas não voltaram.
Esse é meu medo, eu tenho um Cruze também e só ando na gasolina, vi vários relatos do uso do etanol resultando em problemas nos bicos e bomba de alta. Tô fora, prefiro gastar um pouco a mais pra abastecer do que gastar 5k em bico e bomba de alta.
@@heisenberg5349 o mecânico da GM me informou que injeção direta com etanol não combina o melhor mesmo é usar gasolina
É isso mesmo, mas tem um detalhe. Se vc usar o carro todo dia, provavelmente não vai ter problemas por causa do etanol. Os defeitos acontecem quando o carro é abastecido com etaonol e fica parado alguns dias da semana.
@@FordCamaroGT Acho que não hein, isso está mais ligado à água que tem no etanol, que acaba danificando alguns componentes, principalmente bicos e bomba de alta, por ser injeção direta.
Eu só abasteço com gasolina o meu, quando possível eu compro aditivo de gasolina e coloco no tanque a cada 5 ou 6 meses. Não recomendo o uso do etanol em hipótese alguma, a não ser em casos de emergência!
@@heisenberg5349 Sim é verdade. Mas eu tenho essa impressão justamente por ver vários casos. Pessoas que abastecem com etanol e rodam todo dia e outras que não rodam todo dia. Os que tiveram mais problemas foram os que não rodavam todo dia. Claro que tem a questão da qualidade, combustível batizado e tals. Mas se o sujeito abastecer em um local de confiança e rodar bastante, dificilmente vai ter problemas. Pelo menos foi o que reparei em diversos relatos.
meu chápeu o cara falou a vida toda dele e não conseguiu falar diretamente se da ou não problema... affff
Tenho uma ix35 2013, manual 6 marchas, flex... 147 mil km... rodo em viagens longas com gasolina + aditivo a parte e no dia dia optei em rodar no etanol devido o carro ficar mais esperto, nao beber tanto (6km litro na cidade) mas a cada 2 tanques uso 1 aditivo PROAL...
Carro não falha, anda bem e aparentemente ainda ira demorar muito pra dar qualquer tipo de problema.
Oleo shell + filtros de oleo, ar, combustivel e cabine a cada 6 meses
Mantenho assim porque pretendo passar muitos anos com o carro por desanimo em pagar ipva muito caro (3300,00) e seguro (2.600,00)...
Também abasteço 95% do tempo no mesmo posto, shell a 100m da minha casa... em estrada nao tem muito oque fazer por isso levo uns aditivos e tento nao ir em posto muito "estranho"
Resumo, de aprox. 2016 pra cá, é difícil apresentar oxidação nos perifericos e muito menos no motor
Tem Monza 86 ainda rodando até hoje com etanol.
Óbvio que não é original o motor mas considerando a lógica econômica e ambiental do etanol podemos assegurar que o Brasil é um case de sucesso.
Moro na Califórnia, e fui fazer um serviço na casa de um senhor de uns 75 anos, e seu nome era Paul, no término do serviço Paul veio agradecer o serviço e me pagou com um cheque e eu vi seu nome “Paul Hunt “ e na hora eu perguntei “nossa o senhor é parente do”James Hunt “? The race guy? E num espanto ele perguntou “qual é a sua ultima idade?” Uns 55, ele saiu sorrindo e dizendo “ Nossa, faz anos que eu não vejo alguém me perguntar do James Hunt !!”
Tenho um bravo tjet stg 3, a 4 anos so uso álcool com 5% de podium pra melhorar a partida a frio e não enferrujar as velas, ja aconteceu isso uma vez, fora isso 0 problema, tenho blow by tb
Também um Civic 2012 ha 06 anos so etanol também sem problemas. No início usei gasolina depois resolvi experimentar etanol. Carro comprei zero km.
"Tipo assim andava com o anel folgado?"
Aeeee 5a C 😂😂😂
Eu tenho um Ford ka Hatch 2018, eu costumava só usar Etanol, mas como não utilizo muito o carro agora trabalhando de home office, eu tive problema no sensor de nível que oxidou e parou de funcionar, possivelmente por conta do Etanol parado no tank. Agora só utilizo Gasolina.
Não existe uma opinião concreta, pois os carros antigos com injeção indireta a maioria roda numa boa com etanol. No entanto os carros injeção direta (inclua os carros japoneses atuais) maioria estão dando pau. Apesar da deficiência do nosso combustível adulterado, claramente os problemas são dos componentes atuais e não somente do combustível.
Tive um Astra 2002 somente a álcool, injeção multiponto, era taxista, esse Astra tinha mais de 300 mil rodado, a única vez que deu problema, foi quando eu voltando do aeroporto, parou do nada. Levei ao mecânico ele disse que era o filtro de combustível (aquele dentro do tanque), assim que ele tirou, tinha um chiclete grudado no filtro, o álcool virou um grude e entupiu o filtro e queimou a bomba de combustível.
Talvez dê isso de problema nos novos.
Mas então só trocar periodicamente o filtro!
Pois o meu flex 2007 dava pau direto na boia (sensor de nível) do tanque. após duas trocas em menos de 2 anos eu desisti de rodar com álcool.. Detalhe peças genuínas.. Agora quanto ao restante, bomba, regulador de pressão de 3 bar, bicos.. motor.. nunca tive problemas.
Tenho um cruze stage 2 no etanol, só abasteço com etanol ipimax e a cada dois tanques coloco um bardahl 6 em 1, todo cuidado é pouco com injeção direta.
Resposta simples 👇
Etanol não faz mal se for de qualidade. Abasteça em um posto confiável e faça trocas de combustível de vez em quando. Ao invés de ficar perdendo tempo com perguntinha velha, vá fazer uma descarbonização e troca do óleo usando o recomendado no manual do carro, eu sei que você esta enrolando 😉
Acf faz o teste de etanol de posto depois abastece na Coamo ou sabaraalcol nem vai precisar de dinamômetro pra saber que ganhou potência
O uso contínuo e acentuado de etanol como motoristas de app, os bicos com tempo da uma gosma e meio que entope parcialmente e vc sente quando o carro nao esta aquecido, vc acelera e o carro da uma muchibada 😂😂😂 parece que vai mas nao vai e as vezes da um tiro, passei a revesar, gasolina aditivada a cada dois tanque de etanol, nao tive mais problema.....
Se o material do motor for inadequado, vai oxidar. Antigamente, alguns motores tinham proteção de tungstênio para proteger do álcool(pelo menos foi o que eu li na 4 rodas na época). HOje, não sei.
Uma observação válida (além da ilegal adição de água no Etanol - adulteração) é a baixíssima capacidade de lubrificação do Etanol. Logo, torna-se interessante realizar um revezamento com um tanque de gasolina Premium OU adicionar aditivos específicos para Etanol com capacidade de lubrificação (tal como o ProAl da Bardhal) a cada X tanques.
Falta de lubrificação não se resolve alternando combustível.
@@4evertonsantos Será que o aditivo Flex da Bardhal também tem lubricante ?
Proal é excelente! Uso bastante.
@@magnusdeon1274 O Flex não, mas o Proal sim.
@@4evertonsantos para manter sempre o motor lubrificado, pode-se utilizar aditivos em frasco ou o etanol da Shell em uso constante. Alternar com gasolina não altera a baixa lubricidade do etanol já que a gasolina não fica presa no metal.
Acf…. Vc sabe muito mais que esse cara viu…
Falando em motos flex de baixa cilindrada que trabalhei um tempo, o que eu via dar mais problema por andar no etanol era bomba de combustível.
Bico injetor também,tive uma Bros 150 flex abasteci com etanol uma vez pra nunca mais,a moto falhava e fica ruim pra dar a primeira partida depois voltei pra gasolina nunca mais deu problema rodei 50.000 km só fazendo revisão básica
@@Melhorescortes738 Não conheço muito motor de moto, somente o honda 125 carburada total analógico... Mas é oque eles falaram ai no corte, motor que tem variação de ponto de ignição e controle variável de válvulas fica ótimo do álcool ou gasolina e qualquer mistura deles... Mas ai motores sem isso fica mais complicado pq a ''tunagem'' maps de fabrica ficam meio broxa pros dois combustíveis (vide os primeiros honda fit flex) ... Quando mudei a cg 125 para alcool usei um pistão levemente taxado e atrasei a ignição um pelinho ficou bom demais, claro aumentei os giclês tbm , vela de iridium é bom para ter mais durabilidade tbm
@@Melhorescortes738Não andou o suficiente pra injeção da moto calibrar corretamente com o combustível que estava usando, provavelmente tava rodando com um pouco de falta de combustível, tem que abastecer e andar um tanto bom pra injeção calibrar, álcool é o melhor combustível pow, mais potência e menos poluentes.
@@SouHerdt gastei um tanque de combustível, mas não teve jeito, só voltou ao normal depois de por gasolina
Tive uma meriva, comprei 0 km, rodei 300 mil com este carro, na maioria das vezes, usei álcool, algumas vezes, usava gasolina, nunca tive problemas com motor deste carro, nunca limpei os bicos, troca de óleo, filtros, manutenção no tempo certo, resultado, quando vendi o carro, o motor estava em perfeitas condições. Dizer que o álcool estava o motor é fofoca.
rodei quase 70 mil km c etanol de 2017 até 2023 num palio ano 12/13 1.6 etorq e vendi ele perfeitamente. troquei velas quando comprei com 65 mil km e mandei limpar Tbi. depois nunca mais mexi em nada de injecao e alimentação..
Tenho 56 anos sempre usei álcool e nunca tive problemas com motor o outra coisa por usar etanol,pelo contrário motor sempre limpo isento de carbonização ,obs desde 1993 tinha um omega alcool 2.0 onde rodei 280,000 km sem mexer no motor hj tenho um new fiesta flex 1.6 Sigma com 189.000 km tb tudo original uso etanol
Galerinha, vou contar minha experiência: um certo dia, enchi o tanque da minha moto só com etanol e a moto apresentou diversos problemas. Começou a desligar sozinha, ficou sem força, giro oscilando. Levei no mecânico, lá ele limpou os bicos e teve que fazer a substituição da vela e do filtro. Essa semana eu fiz novamente a mesma coisa, enchi o tanque de álcool e apresentou o mesmo problema na moto. Coloquei podium pra vê se melhorava mas tive que novamente colocar uma vela nova, limpeza nos bicos e no filtro.
Tinha um palio a gasolina, a cada 1 ano tinha que trocar pois abafador e ponteira do escape apodrecia, mesmo acontecia com uma ford pampa.
Comprei outro palio só que flex andei 60 mil km troquei somente 1 vez
Um problema de utilização do etanol em veículos flex é o ponto de ignicao que é adiantado para compensar a falta de taxa de compressão ideal para o etanol aí acaba sobrecarregando as bronsinas e o motor começa a aparecer folga nas bronsinas muito mais cedo do que se tivesse na gasolina. É isso o ponto adianta muito que até percebe as bielas batendo contra.... volkswagem é campeã em ter seus motores batendo com uns 80k rodados no etanol....
Eu acho que etanol atrasa a ignição, pois pelo maior octanagem, pode rodar mais atrasado, ja a gasolina precisa adiantar pela menor octanagem, tanto que motor "grila" quando usa somente gasolina
Não é tecnicamente, porém o porque o 3008 que o valor é bem expressivo não é flex, somente gasolina.
Será que é pela bomba de alta, não sofre?
Talvez o aspirado não sofra o que o turbo sofre.
A experiência que tenho com etanol é muito boa, já com a gasolina não é muito boa, geralmente o motor com gasolina ele é um motor mais sujo
Essa e fácil, anda pouco vai na MIJOLINA,se anda bastante principalmente estrada vai de etanol, 👍🏻
Tenho um Citroen 1.6 velho ...
Como ando na mijolina ( que tem aprox. 30% de álcool anidro ) à cada taque cheio, coloco 250 ml de óleo 2T.
Fica show.
Não resseca nada e não faz borra no sistema de injeção.
Pau na máquina !
Quer dizer...suave na nave !
Respeitando o velhinho...
N sou engenheiro da psa mais uso c4 pallas etanol 10 anos e só alegria, reparo em outros modelos de carros a gasolina q meu tbi suja bem menos, camara de combustão zero borras pq isolo blowby
Vocês tem que observar que ainda ha muitos carros só a gasolina (importados e antigos), o que esperar disso
O problema não é um etanol de qualidade, é o etanol batizado. A questão é que o etanol é o combustível mais fácil de batizar. Só misturar água e já era.
A boia do meu Fit começou a dar pau depois de começar a usar só alcool. Sei não se não é a oxidação causada pelo alcool.
o futuro é etanol sem duvida
Dica pra quem quiser carro flex injeção indireta a cada 4 taques de etanol coloque 1 de gasolina e seja feliz carro com injeção direta coloque 2 taques seguidos de gasolina a cada 4 de etanol. Carro com injeção direta que roda pouco distacias curtas e fica dias parado nao coloque etanol so quando for pegar estrada se quiser 😊
Tenho c4 lounge 15/15 flex, só gasolina, com aditivo via tanque ai é sucesso. 😂
Rodei com carros com motor tsi, não tive nenhum problema com combustível! Acredito que se deve o fato de não usar combustível duvidoso e a cada seis meses eu uso uma boa quantidade de produtos de limpeza via tanque da koube.
Sandero RS 6 anos só etanol ! Mas... Mudei de posto 6 vezes e agora achei um que nitidamente o carro voltou a se comportar bem. Uma vez por mês coloco aditivo STP.
Sei lá, só uso etanol na minha moto, é flex e deve ser projetada para usar etanol e também é mais barato, se estragar a gente vê o que faz...
Enrola de mais! Sai de cima do muro....
😂😂😂 cara parece político em debate fala e fala e não fala nada
Quem quer resposta pratica é burr0
Bixo parece que tá chapado, ou é zureta mesmo. Kkkkk
Uma resposta simples para uma pergunta complexa provavelmente esta errada
@@gabriellr1986 sim
Um amigo meu estava com um Corolla 70 mil km, usava muito etanol, 2021 ou 22 se não me engano, deu pau nos 4 bicos de injeção direta, não sei em relação aos da Volks, mas nem Corolla aguenta nosso etanol
Carro flex é um carro a álcool, etanol, que aceita gasolina.... Não dura o mesmo que um carro a gasolina..., porém com esse combustível no Brazil com 30% de etanol, os carros só a gasolina apresentam defeitos devido a essa situação...
Tenho um caminhão VW 2013 que usa S10 e Arla.. é mais limpo mesmo. Não gostei do biodiesel pq cria borra na bomba e nos bicos e ninguém faz nada... O bombista está cheio de pickup com mesmo problema..
Nos ajude a mudar isso.
Esquece. Já vão aumentar pra 35% biodiesel
Vamos ter que fazer limpeza tipo troca de óleo. Tantos quilômetros fazer a bomba rodar com algum produto pra limpar ela, limpar bico. Pra garantir o funcionamento.
Tenho um Polo tsi 60mil km etanol desde 0. Até agora sem problemas
Peguei meu carro com 18k rodado,no momento tá com 300k rodados,sempre no etanol,nunca troquei bico nem mangueiras,somente filtro da linha.Nunca tive problemas com velas nem algo do tipo.Motor nunca aberto.
E bomba de alta e bico injetores zerados também?
@@fiateiroiguacu2900 sim sim,nunca troquei nada relacionado a linha de combustível,fora o filtro
E qual o carro?
@@andremendes6914 Injeção indireta, né?
Fazendo 3kml kkkkkkkkkk
Vivemos em um pais onde é autorizado ate 35% de etanol na gasolina, complicado ter preconceito com esse combustível, eu usei no meu fox 1.6 2012 durante 10 anos hj tenho um Jetta e so roda no etanol.
O etanol da bomba é diferente do aplicado junto com a gasolina, infelizmente
O misturado junto com a gasolina é anidro (não tem agua)
O que vende na bomba é hidratado com até 5% de agua que é o que oxida as partes internas do motor, bicos, bombas.
O anidro não vem pra bomba pois custa muito mais pra ser produzido
@@alisson-s Etanol da bomba é alcool hidratado, contém alcool
O misturado na gasolina é alcool anidro. Realmente é diferente
Mesmo que tivesse 50% de álcool na gasolina, ainda teria 50% de gasolina pra fazer a limpeza e lubrificar e não deixar o etanol estragar o sistema de injeção.
Mas existe Fox com o injeção direta?
@@magnusdeon1274 a gente não tá falando só de injeção direta aqui, o assunto não é carbonização, pelo que entendi o assunto é se o etanol reduz ou não a vida útil dos componentes do motor flex.
Pega os carros de locadora e abre o motor pra ver o que tá acontecendo. Maioria só usa Etanol. Eventualmente alguem coloca gasolina, mas a Localiza por exemplo só te entrega o carro com o tanque cheio de etanol.
Borra? Pode pegar qualquer motor a gasolina, na hora da troca o óleo sai preto, enquanto no álcool sai clarinho. Quem é do tempo do carburador sabe, a gasolina fica impregnada nas superfícies internas, enquanto com álcool fica limpinho. O problema do etanol é que misturam com água, então o motor não pode ficar vários dias parado, pois a água começa a oxidar e acumular na câmara de combustão.
Meu corolla não altera a cor do óleo usando gasolina
@@Jorge8937que ano. Quanto rodou? Se a vedação tiver nova. Realmente não vai sujar o óleo. Isso acontece em meia vida do motor. Quando começa a consumir pouco óleo. Nesse momento começa a mistura de combustível com óleo. Mas se trocar normal. Zero problemas. O problema é esses bicos feitos pra europa, que só usa gasolina, sendo vendidos pra rodar em álcool
O cara deu uma volta na terra 🌎
O meu problema do etanol é que jogam o preço sempre pra 70% da gasolina e me parece que a proporção nem sempre é essa. Se pisar bem com um TSi parece que ele gasta bem mais que a gasolina na hora de acelerar e essa conta de 70% não fecha.
temos uma ecoesporte 2012 só etanol até hoje não tivemos problemas de injeção bico nada até agora ,observção pouco rodada 60.000 rodado só.
Rapaz, no meu fiestinha com sigma 1.6 o alcool vai bem demais. Na gasolina sempre dava aquela grilada que me irritava demais
exatamente a mesma situação com o meu também, grilada em retomadas principalmente.
seu carro não usa bico de injeção direta
Tenho um new fiesta 1.6 2016, só uso etanol também, aquecimento nos bicos funciona bem demais, motor liga liso no frio, facilita muito o uso do etanol no dia a dia.
No meu Rocam 1.6 no alcool anda bem melhor e da menos engasgos
O problema é a pessoa ao volante, não o combustível. Tudo depende da taxa de compressão do seu motor. Se a taxa do seu motor e alta, você não pode abastecê-lo com combustível normal por exemplo gasolina de 81,83 devido à baixa octanagem, sempre de 95 a 97.
Vou avião 6cilindros 11.8cc injeção direta 500hrs por ano a 10 anos no etanol comum nunca o aditivado e abrimos o motor de 2 em dois anos e sempre está filé.
Eu tenho um onix plus 2021 e rodo no etanol desde zero. Atualmente esta com 120 mil km
Todo mundo fala na internet que não tem problema nenhum, mas eu tentei usar apenas etanol em dois carros diferentes, e ambos deram problemas.
Etanol é um combustível mais limpo, mais puro, gera mais potência e tem melhores retomadas, alem de ser menos adulterado!... Tem inumeras vantagens, imclusive se vc usar o carro todos os dias raramente precisará de manutenções além das preventivas!... Já a gasolina geram mais autonomia, melhor marcha lenta, porém mais risco de pre-detonação e adulteração!.. Com enorme vantagem pra quem usa o carro raramente ou deixa o mesmo parado por muito tempo! .... Contudo, o melhor dos dois mundos é a mistura de E60 a E85 pra mais performance!... Ou então pagar carro pela podium!... Eu uso no meu carro de dia a dia o E85 e só so tenho elogios na injeção indireta!... 💥🚀🚀🚀💪🏽😎
Engraçado que no mei carro, um Ford Ka 1.0 2019, quando uso Gasolina a marcha lenta dele não fica tão legal como quando uso Etanol. E a melhor mistura que fiz nele até hoje foi 50/50. Carro ficou bom de performance e fazendo 11km/l na cidade, com trânsito e tudo mais. Obs: rodo de app.
@@daniellima6071 show de bola Daniel!.... Eu uso uma Ft450 com sensor Flexfuel e consegui um acerto muito bom no E85
@@eltone.sodrematos6429 boa!!
Eu uso 50/50. Tem dado.bom, ja estragueo uma bomba de combustivel por usar e100. Ai passei a usar sempre um pouco de gasolina junto com o alcool, noto que a media fica no meio e a potencia tb fica melhor do que so com gasolina.......antes eu fazia conta para entrar 50/50....... agora sempre.divido o valor dinheiro que vou colocar por 2 e coloco metade de cada um.....fica um E 62,5 mais ou menos......tenho gostado .
Tem mais gasto no final das contas
Melhor e usar só o etanol ou só a gasolina ou 1 tanque de gasolina pra 4 de etanol
@@jeanjunior1933 A central de injeção ajusta a quantidade de combustível que ela vai injetar no cilindro de acordo com a leitura da sonda lambda no escapamento, tanto faz a mistura de combustível que vc põe no tanque ela vai fazendo o ajuste gradual no tempo de injeção dos bicos, a sonda lambda não mente a quantidade de combustível que foi queimada! Na época que eu usava álcool eu sempre colocava uns 20 reais de gasolina no tanque e mandava completar com álcool, rodei assim por uns 10 anos quase. Hoje em dia só uso gasolina.
Meu virtus no etanol só luz da injeção acesa mesmo na garantia nunca resolveram. Trocaram bicos 3x em garantia mas nunca resolveram. Hoje fora de garantia continua mesma coisa... Etanol no tanque é luz da injeção acesa. Coloco gasolina apaga.. mas depois de vários tanques acende mesmo com gasolina. Ou seja zuou alguma coisa que não achei ainda.. dor de cabeça nosso combustível com injeção direta
Sede e guias de válvulas, injetores, que o digam. Poder de lubricidade do etanol é péssimo se comparado ao da gasolina, mesmo com altas tx de etanol misturadas.
Posso estar errado, mas creio que cada carro possua uma taxa ideal de compressão, neste sentido de acordo com o ideal, você usa o combustível adequado sendo: Gasolina: Entre 8:1 e 10,5:1, dependendo da octanagem
Etanol: Entre 11,5:1 e 14,5:1
Vc só muda a faixa de ignição. Atraso das velas. Central coloca as velas pra acender na pressão adequada pra cada combustível. Já que a compressão é fixa.
Meu Captur tce 1.3 com menos de 30.000km, deu problema, e olha que não abastecia direto com etanol. Teve que trocar picos, flauta, bomba de alta, catalizador tubulacao!!
Então te venderam um carro faltando "componentes."
TODOS os carros flex tem que vim com as proteções químicas pra receber Etanol , sem tirar um grama,. se Teu Captur deu problema com o Etanol puro, (sem adulteração quando colocam outra coisa transparente que não a água natural do combustível ou Aditivo de lubrificação) pode ir reclamar na Concessionária / Montadora, eles que se virem.
Eu , graças a engenheiros honestos tirei está dúvida. Álcool só se você tiver garantia 😂
THP desenvolvido pela Peugeot na fábrica Mecanique que antes era 50 % Renault e 50% Peugeot!para a BMW.
Assim como o motor Lion V6 da Peugeot que a montadora é a FOMOCO.
No brasil não tem a opção de gasolina , é só álcool ou mistura de gasolina e ele ja falou onque sempre pensei sobre flex , é feito pra rodar meia bomba em qualquer um, e ruim e ponto.
Fala titio, tenho um Fiat Argo 2022 40 mil rodados, se quiser disponibilizo ele para fazermos testes quanto ao combustível, como por exemplo, eficiencia, consumo e demais situações, além de se quiser tentar gerar mapas para reduzir consumo para Uber por exemplo, acho q seria um nicho bem bacana! Qualquer coisa responde o comentario e eu vou até a ACF Perfomance para a gente trocar uma ideia.
Coloca o podcast completo. Como que chama esse cara ?
No meu GM família 2 etanol parece q o tanque tá furado kkk de tanto que gasta
Mano, meu carro rodou 14 anos e continua rodando no ÁLCOOL e o motor não deu nenhum b.o. São 160 mil km de álcool e nada de zoar o motor.
Realmente o etanol acelera o desgaste de algumas peças da injeção e exaustão mas falando como um ajustador de motores é interessante ressaltar que se abrirmos um motor por completo as peças internas como virabrequim, brozinhas, bloco, cabeçote, comandos de válvulas, conjunto de sincronismo com corrente etc não sobre tanto desgaste com um veículo movido a etanol! Mas gasolina pelo fato da contaminação diminui a qualidade do óleo aplicado no carter! Consequentemente formando carbonização nas peças diminuindo o ponto de lubrificação vazão e pressão de óleo por entupimento de galerias, válvulas de retenção, jet cooler etc, diminuindo a vida útil do motor. O etanol tem suas manutenções mas você preserva as peças internas do motor por excessão das válvulas de escape que infelizmente o etanol vai danificar mais cedo ou mais tarde! Mas vale fazer um retifica de cabeçote do que fazer o motor inteiro por desgaste por falta de lubrificação
O meu é 3 cilindros. Não dá retificação nem no cabeçote.
Então… tive a triste experiência de ver meus bicos e bomba de alta irem pro pau no Camaro 2019… Fiz vários ups e um deles foi passar pra etanol, rodei pouquíssimos kms e já deu BO… Agora irei rodar com e85 com Proal, para dar mais lubricidade na bomba e bicos… vamos ver se consigo aproveitar os benefícios do etanol sem comprometer essas peças
Tenho um palio 2007 fire só uso álcool 59.000km até agora não deu ruim usei gasolina poucas vezes
59 km 2007. De deram um golpe legal né
Tenho Vectra 98 2.0 8v gasolina, porem chipei no álcool e ja faz 9 anos, rodei cerca de 80mil km e até hoje nunca deu b.o e rodei com a bomba de combustível durante 4 anos de gasolina e ja faz 5 anos que troquei a bomba pela do astra Flex.
2 anos rodando no etanol Corsa 2001 gasolina nunca deu problema na gasolina chegou quebrar o comando de tanto tranco na embreagem fora o mal cheiro só alegria
Eu só uso etanol, o carro fica um pouco mais potente e o consumo não é tão diferente da gasolina se levarmos em conta a diferença de preço
Meu Up tsi de zero aos 30k utilizei etanol, 1° problema a boia travou, 2° bicos injetores deram defeito o mecânico da concessionária pediu para não utilizar mais etanol, agora com quase 140k não tive mais problemas
No seu caso , o problema é o carro mesmo!!!
@@julioanderson4225 acho que não pois até o momento só tenho gasto com preventiva, foram um kit de amortecedores, um conjunto de pastilhas e o kit de correia dentada e mais nada comprei em 2018 e ainda trabalhei de app por 2 anos com ele
So uma dica. Aquele aditivo q vc compra é queroaene..compre uma lata q é bem mais barato e cuidado quando colocar no tanque para n escorrer na lataria. Nao coloque combustivel aditivado. Tenho um C3 zenith nao aceita qlq gasolina. Ultima vez q coloquei ele engasgou tanto q nao chegou em casa. Ae coloquei querozene na gasolina e fiz limpeza de bicos na rua msm. Mas fingindo q nao sabia fazer o serviço, o mecanico me cobrou 1080 reais.
E percebi q a gasolina é muito mais adulterada,suja, ae passei a usar so etanol.
Ja me aconteceu outras vezes, depois do uso do eta nois. Ja nao acomtece mais
O carro tinha posto certo para abastecer. Em Juiz de fora 800 mil habitantes so 2 postos o mais caro e o outro na media da cidade. Um ipiranga e o mais caro, petrobras. Aditivada? Nao. Jamais ele tosse ate morrer
Se vários especialistas fazem tantas voltas pra responder uma pergunta, significa que não existe uma resposta precisa. A resposta vai variar para cada modelo. No final das contas se o preço vale a pena, joga alcool no carro.
Cadê o link do podcast inteiro?
Ando em um gol g5 1.6 to a uns 5 meses so no etanal. Bom é um periodo curto,mas to bem satisfeito com o desempenho dele
Bomba de alta de boa?