Eu também fiz engenharia, e acho que não é tão simples assim, pq o objetivo do freio é absorver energia cinética, transformando ela em calor e atrito, mas sempre questionei isso e a largura do pneu aumentar o grip, pq no cálculo de atrito a área não é levada em consideração.
@@wagner53full isso é por causa de como a borracha se comporta, com menor pressão no contato o coeficiente de atrito é maior. tem um vídeo muito bom sobre isso do Engineering Explained
@@wagner53full Cara a ideia é exatamente explicar de uma forma simples. Tem alguns erros conceituais dele, mas a de forma geral ele esta certo é muita coisa por traz. As rodas traseiras travarem e as dianteiras não pode ser culpa do ABS modo proteção ou mesmo a pressão de fluido projetado ao conjunto dianteiro ser maior. Mas o conceito de que o que manda para uma freiada "saturação do freio " é perfeito. O que mais influencia é o pneu esta mais que certo. Freio preparado é para frear mais de uma vez, não para parar em menos distancia kkk. Claro que se tu triplicar a potencia do motor o buraco é mais embaixo.Ta falando que não leva em conta isso nos exercícios de básico. Procura ai sobre tribologia engenharia de superfície.
Vc pode fazer upgrade de freio a pergunta é quais upgrade? - trocar o flexível por aeroquip - trocar o fluido de freio por um melhor - pastilhas com melhor composto - disco ventilado (tamanho original)
Como engenheiro mecanico eu digo, as pessoas acham que modificar carro na vida real é igual modificar no need for speed. Existe todo uma analise de cada conjunto modificado que precisa ser feita com muito detalhamento e calculo para que dê certo.
eu sou apaixonado pela engenharia, faço alterações de cilindradas em motores de moto, e é preciso uma serie de analises, calculos para que tudo saia perfeito.
Exatamente. Vejamos os casos das reprogramações, quem faz fala que o motor vai andar mais, gastar menos e durar mais. Ou seja, melhor que original. E por que o fabricante já não faz na linha? Ah, porque a máfia das "montadoras" querem entregar um produto ruim para lucrar depois.
@@mariocalabrese1873 mas ai tem muita coisa envolvida, mas o que mais pesa no caso das reprogramaçoes é as leis ambientais, isso que mais entra no portifolio das montadoras, questao de gastar menos, durar mais vai de motor para motor, nem sempre tem esse resultado
@@mereira A programação original de fábrica é o ponto ótimo entre desempenho, durabilidade, consumo e emissões. Qualquer otimização de um desses vai prejudicar os demais, muito ou pouco, a depender do motor.
Esse tipo de coisa deveria ser explicado até em cursos de autoescola , uma explicação rápida me fez entender como funciona o sistema de freio , vídeos como esse salva vidas.
Porr. Eu vivi 43 anos, achando que era maluco, por abordar essas questoes de forma diferente da maioria das pessas, e só agora que me aparece esse ACF. obrigado DEUS!!!!!!!!
Basicamente o freio original já freia o máximo que pode frear aquele carro, pois o que realmente freia é o pneu e como o sistema de freio já tem força pra travar as rodas mas não trava devido ao ABS, a distância de frenagem será a mesma independe do freio, a diferença será realmente o pneu, já a questão do upgrade de freio (disco maiores, pinças maiores, mais pistões, discos ventilados ...) a diferença não será na questão da distância de frenagem e sim da fadiga do material (fica acelerando e freiando direto, basicamente a situação do track day) esse upgrade fará com que o freio do carro suporte fica nesse processo de acelera e freia por mais tempo sem perder a eficiência, pois um freio original iria perder a eficiência muito mais cedo. Muito interessante e faz todo o sentindo, mudei totalmente minha visão sobre o assunto.
ACF é muito inteligente e pé no chão, uma pena que tem pessoas que tem o privilégio de conviver com ele e aprender, mas o conhecimento não entra na cabeça nem a machado...
Faz todo o sentido. Fui ver o DOT do pneu e está com 10 anos, ou seja, a borracha ressecou e o pneu vitrificou. Apesar de parecer novo, pois o carro faz de 7 a 10 mil km por ano, já está na hora de trocar. A percepção da falta de freio não é tão grande pois o original é 165 e está com 225, mas quase me deixou na mão. Isso pra mim foi claro quando rodei duas vezes com o outro carro. Aqui em Portugal devido a terem muitas autoestradas e das estradas serem excelentes, quase não há desgaste e o outro carro estava com o DOT dos trazeiros de 12 anos. Antes de trocar os pneus peguei uma rotunda pra testar, e com apenas 37km o carro rodou. Já com os pneus novos, a 70 não deu nem sinal, mas não quis testar mais. E neste botei pneus originais 165, mas de marca boa e desenvolvidos pra curvas. Quanto ao pneu já sei que é o que faz a diferença. Minha dúvida é entre pastilhas macias ou duras. Penso nas próximas colocar pastilhas macias da Ferodo.
Os freios do meu Maverick são originais a tambor nas rodas e sem servo freio. Rodo com ele assim a 43 anos e nunca tive problemas para parar o carro. A alteração que fiz foi substituir o cilindro mestre simples por um duplo, também específico para freios a tambor. Os meus freios são compatíveis com a forma de uso.
Eu já ouvi inúmeros vídeos do titio acf falando isso, esse bagulho me deixou feliz porque vai ser muito mais barato eu melhorar o freio do meu carro kkkkkk
Tenho um gol gts 94 e estava restaurando a uns 3 anos, montei um motor bloco alto fluxo cruzado do golf e montei turbo, no último momento percebi que o disco era sólido e fiquei com isso na cabeça querendo melhorar, mais por hora só comprei discos frisados e pastilhas boas e mandei revisar todo o sistema e fluído bom, quando o carro andou eu me impressionei com o freio e me impressiono até hoje, tanto que nem mexi nessa parte, por mais que o carro tenha uma potência maior que a original ele freia super bem!
Exatamente isso. Parabéns pela explicação. Só uma ressalva, há carros que tem o kit de freio esportivo original e que além de ser vendido pela própria marca e instalado em concessionária, se faz também a reprogramação da central. Caso dos Mini apartir de 2015(todos os modelos), tem mais alguns também.
Tive uma experiência com freios desbalanceados de fabrica acredito eu. Tenho um astra elite, só pra por no contesto, saiu só 2005 esse modelo. A GM tirou de linha o Vectra b em 2004, e ainda não tinha lançado o Vectra c, que saiu em 2006. Estavam sem nenhum sedã médio de "luxo". Aí saiu o astra elite, pegar o astra e rechearam ele, 4 Air bag, ABS, disco nas quatro rodas e por aí vai... Certo dia deu defeito no meu ABS( depois descobri que era um rolamento dianteiro), não estava com muito tempo disponível pra parar o carro para arrumar. Pensei azar, virou um freio normal, quando tiver um tempo vejo o que foi, andei sem ABS toda vida. Até que uma semana depois, precisei freiar na emergência pois um cara cruzou um farol vermelho, meu amigo, foi como puxar o freio de mão, me vi pequeno pra trazer o carro devolta e não subir na calçada. Depois disso de forma controlada testei mais algumas vezes, e vi q o freio traseiro do astra trava muito antes de uma frenagem satisfatória na dianteira. Com ABS e ebd funcionando, tudo bem, fica bom, mas sem, é bem perigoso. Acho eu que a GM usou o freio a disco traseiro do Vectra nesses astra elite, e ficou super dimensionado, pois era só pra esse modelo tapar o furo até o lançamento do Vectra c em 2006. Depois daquele dia criei vergonha na cara e troquei o rolamento, ABS voltou a funcionar, pois minha esposa também dirige o carro, e eu só saí ileso porquê tinha bastante experiência de pilotagem em track day, com minha esposa poderia ter sido diferente.
No meu Voyage 87 eu uso discos e pinças de Gol GTI 16V, cilindro mestre de kombi, pneu 195/50-15 e freios traseiros originais. Depois de fazer isso nunca mais fiquei sem freios em frenagens fortes como acontecia com os discos sólidos, mesmo usando pinças com reparos novos e fluido dot4.
sim, agora preste atenção no exemplo, ele falou claramente de trocar as pinças e disco absurdos sem dimensionar o resto. seu caso esta fora do exemplo.
Velho falou tudo, olha o vídeo do murta sobre o teste de freios, é bem isso primeiro melhora suspensão e os pneus, pra ter mais aderência...acf manja muito
Eu sempre me perguntei pq colocar freio melhor no carro se o original já é capaz de chegar no limite de frenagem (travar a roda). ACF respondeu. Virei fã!
É bacana ouvir isso, especialmente porque o ACF tá só MEIO CERTO. O coeficiente de fricção da borracha é de 0,8 a 1,2G, independente do diâmetro do aro ou da largura do pneu, e sim o composto usado faz diferença, junto com a validade dessa borracha. Aliás, diâmetro de aro e pneu mais largo é para os carros terem uma melhor performance na hora de transferir a potência do motor para as rodas. E também na hora de fazer curvas, por ter uma largura maior, na hora da deformação da borracha o pneu vai ter mais área de contato com o solo, mantendo os 0,8 a 1,2G de aceleração (nesse caso, lateral) durante a curva. Por isso, faz "mais curva". Fazer esse "upgrade" como descrito pelo ACF de fato é burrice, você redimensiona discos e pinças somente de um quadrante do carro sem acertar pressão e distribuição de freios, realmente você vai causar a própria merda, mas, você PRECISA de um conjunto de freios melhor para o seu carro, caso você ultrapasse os 50% de potência extra no seu carro, pois um carro de 150hp com freios acertados para sua configuração de tração e potência vai ter sua frenagem ótima com esses freios, já um carro de 350 a 450hp vai ter OUTRO sistema de freios dependendo, claro, da sua configuração de tração e potência. Não adianta nada você botar 350hp no seu Gol quadrado, e querer colocar os freios do Porsche 997, pois mesmo que a potência seja parecida, a configuração de tração desse sistema de freio não é a mesma (Gol tração dianteira, motor dianteiro; Porsche 997, tração traseira, motor traseiro), portanto, mesmo que "caiba" no seu Gol quadrado, a diferença de configuração de tração vai ser diferente e o seu carro não vai frear do jeito correto. Só a diferença de ONDE ESTÁ O MOTOR, já faz o carro precisar de um viés de frenagem diferente! Um carro de F1 consegue gerar 5G (!!!!) de potência de frenagem, MAS, somente consegue isso devido a aerodinâmica superior desses carros, que SUPLANTAM o 1,2G de frenagem oferecido pelo pneu. Portanto, se você quer uma frenagem mais CORRETA para o seu carro remapeado, ache um sistema de freios COMPATÍVEL com a configuração de tração e potência do seu carro. E caso você queira AINDA MAIS FRENAGEM, invista em componentes aerodinâmicos.
Por isso o primeiro "upgrade de freios" que eu fiz foi trocar meu pneu de 205/55/R16 pra 225/40/R18, só pus disco frisado e pastilha de cerâmica quando senti o fading dos freios originais, antes disso o que fez a diferença (notável) em estabilidade e distância de frenagem foi o pneu mais largo.
Na minha picape troquei os "burrinhos de freio" traseiro por um de diâmetro maior, agora com carga para muito mais rápido e vazia TB (o ABS que lute), usa pneu 265/60 18, pra dianteira vou colocar discos frisados e mola da suspensão um pouco mais forte.
isso é tipo colocar o ar condicionado no 18 pra "gelar mais rapido" o ar que sai dele ta sempre na mesma temperatura, oque muda é o tempo que ele fica ligado
rapaz um dia fui tirar pra brincar com um carro de aluguel na epoca era um HB20 Sedan, estavamos brincando na viagem com um Golf e como era mais retomadas tinha muito acelera e freia, aí chegou uma hora que eu senti que o freio do carro não freiava quase nada, eu pressionava fortemente o freio e ele não freiava com eficiencia pro carro parar, ai parei de acelerar e paramos o carro em um posto de gasolina, almoçamos e na hora que fui sair o carro não queria sair do lugar kkkkkk, tive que acelerar bem pra ele sair e deu um estalo, parecia que a pinça tinha colado, mó doidera
Eu queria ver ele dando uma opinião sobre trocar freio a tambor por disco na traseira em carros mais antigos, opala, Maverick, Fusca, gol quadrado e etc
Aí entrou em um assunto muito polêmico, pq o gol o Vectra e outros carros que não vou lembrar vem com configurações diferente de fabrica, então se vc tiver o modelo que vem com o frei mais simples e subistituir pelo o mais top original de montadora não vai ter o problema que ele comentou do equilíbrio do freio
ACF é um cara sensacional, sou fã do trabalho dele. Em relação a freios, a estória não é bem assim. Existem dois coeficientes de atrito, o estático e o dinâmico, em termos leigos o atrito estático acontece quando não há movimento relativo entre as partes (ex: pastilha travou o disco) e o dinâmico quando há esse movimento (pastilha atritando contra o disco em rotação). Um sistema superior de freios, geralmente maior, tem capacidade de gerar um alto atrito dinâmico sem passar para o estático, o que significa que ele consegue aplicar uma forte desaceleração da roda antes de travar. Fosse da maneira que o ACF explicou, os superesportivos poderiam sair de fábrica com freio de gol quadrado, pois provavelmente conseguiriam travar a roda deste também.
Finalmente vi um comentário consciente. Se fosse como o acf falou, as bicicletas nunca precisariam de freios a disco. Um bom vbrake trava qualquer roda de bije
@@LiamXPBR ele falou que upgrade eh burrice , só é burrice se tem ABS .... Usando o exemplo que te dei ,se não melhorasse ngm fazia ... Esse cara manja de reprogramação e tal, mas não é deus não kkkkk
@@LiamXPBR tranquilo , e quanto ao exemplo que te dei? Fizemos todos os testes , distância de frenagem diminuiu drásticamente com as pinças do Vectra kkkk
Cara não sei se a conversa parou aí mas upgrade de freio é tão importante quanto de suspensão, pneus. O detalhe é fazer correto. Não só trocar discos e pastilhas. Mas também o cilindro mestre e outros detalhes dependo do carro e adaptação.
Isso faz sentido em carros com fluxo cruzado a maioria são assim pata não ter este problema terá q separar dianteira da traseira e não em X o que na prática se estragar um pistão das bombas dupla atuais é perigoso pq só terá um eixo com freio
E outra coisa, com certeza os engenheiros que dimensionaram o freio do gol não dimensionaram para 250km/h... Até pq isso seria jogar dinheiro fora, visto que o gol padrão nem deve atingir essa velocidade...
Ainda bem que quando eu fiz o upgrade de freio, eu não mudei o diâmetro do disco, e sim colocando disco usinado e perfurado, e também coloquei pastilha de cerâmica e fluído dot 5.1
07:2107:54 Eu andei num agile 09/10, roda aro 15, acho que era pneu 185, que podia montar no pedal do freio que não travava as rodas. Não tinha abs, não sei que p0hh@ que tinha naquele freio, normalmente no uso normal, o freio era bom, sem problemas, fui "testar", e abusei um pouco, montava no pedal, e não travava, e freava meio ruim quando exigia muito assim. Parecendo que a pastilha não dava garra no disco. Como se tivesse "vitrificada".
po eu sempre só aceitei essa história de que freio maior freia mais, mas na minha cabeça se ambos conseguem chegar ao ponto de travar a roda não deveria ser possível segurar mais do que isso agora o acf me mostra que minha paranóia não era tão paranóica assim kkkkk
2 года назад+1
Explicou bem a distribuição do fluido nos pistões. Mas discordo de não fazer upgrade. No meu Astra fiz, não me arrependo. Melhorou consideravelmente. Utilizando os freios originais do astra mais novo. Discos dianteiros de 254mm contra os de 280 colocados. Os traseiros mantive os a disco originais.
Ai acredito que como o sistema é muito semelhante, cilindro de freio, pinças, pistoes, capacidade do reservatorio de fluido, no seu caso só aumentar o tamanho do disco dianteiro sem nenhuma outra alteracao pode dar resultado porque seria em teoria o mesmo carro com mesmo peso e suspensao, isso se foi só o disco que voce alterou.
O que foi descrito não e upgrade de freio,e substituição de pinça e disco apenas. Agora a historia que o limite de frenagem e o pneu e um absurdo,não e simples assim.
Concordo. Porém, com ressalva. Vc colocando uma pinça maior APENAS, de fato terá menos freio na dianteira pois terá mais fluido para deslocar. Porém, colocando TAMBÉM um disco maior, você irá produzir uma maior alavanca, logo menos força será necessária pela pinça para parar o veículo da mesma forma. Claro, quando você tem um freio MUITO maior na dianteira, vc acaba bagunçando justamente esse balanço de frenagem entre dianteira e traseira, e acaba ocorrendo o que aconteceu nesse exemplo comentado....a traseira vai ficar "leve" e vai escapar. De resto, concordo com tudo. O sistema original já é capaz de travar as rodas na maioria das situações, por isso o ABS se faz necessário.
Engenheiro nunca erra. Engenharia e o seguinte ou faz certo ou não funciona direito. Tem q ser perfeito, absoluto. Se fizer um cálculo errado fudeu tudo não funciona. Tem q ter precisão naquilo q e feito. Vc só pode melhorar se vc projetar um sistema novo , diferente. Ou descobrir novos materiais q melhorem a qualidade do sistema.
e trocar o freio traseiro por disco? dá bo também? teria que ver o volume do cilindro de roda do tambor e da pinça que vai ficar no lugar pra ver se é proporcional
ue mas como q faz pra frear um camaro de 1000cv de boa assim pq é foda vejo geral fazendo upgrade de freio pq com muita potencia ganha velocidade rapido e tem q freiar rapido
Um coisa é fazer um bom upgrade de freio, calculando e dimensionando da maneira correta para chegar no resultado esperado. Outra coisa é tirar os discos e pinças originais e meter uns maiores achando que vai frear mais, pois não vai e na maioria das vezes fica pior que o original. O freio de um carro não é só os discos e pinças dianteiros, ainda tem todo o conjunto traseiro e o sistema de distribuição. Um verdadeiro up de freio leva tudo isso em consideração e aí sim pode ser chamado de upgrade
Ele não disse que não se deve fazer upgrades de freio , ele somente explicou que freios grandes tem a função de descipar o calor e não frear , nesse caso de carros com essa potência , você precisa de upgrades se você for usar com frequência o carro pra "descipar" o calor e assim poder usar o carro com frequência sem acorrer "fading" no sistema de freios.
a realidade é que o "upgrade" de freio só existe porque as pessoas querem um disco maior por estética, o verdadeiro upgrade de freio para carros de ruas é o aeroquip, fluido e pastilha e claro o pneu sendo o principal, como bem ressaltado pelo Ricardinho.
Pude provar da teoria dele que é correta. Meu ex-Fit 1.5 da primeira geração com pneus 175/65-14 Dunlop eu freava na reta dos boxes de interlagos a 165km/h na placa dos 100 metros e o ABS atuava o tempo inteiro até conseguir reduzir a velocidade para primeira perna do S. No track day seguinte troquei os pneus por 4 Dunlop Direzza 195/50-15 que são excelentes em grip. Passei a freiar na placa dos 50 metros a 170km/h porque já vinha com mais velocidade desde a junção por conta da melhora de grip. E freiando nos 50 metros o ABS nem dava sinal de vida... Dava 10 voltas seguidas freando nos 50 metros. Claro que as pastilhas de ceramica Ferodo e fluido dot 4 da ATE que troco sempre 1 dia antes de ir a pista ajudavam e muito a não dar faiding. Mas isso no disco de apenas 242mm. Nada de 300mm e pinças da mongólia com 500 pistões...
Dúvida minha própria dita, tenho 2 palios weekend uma 2005 outra 2013, a 2005 usa discos de 257mm e a 2013 usa discos de 283mm com uma pinça de freio muito maior que a da 2005, ambas com um único êmbolo, e partilhando o mesmo cilindro mestre, com essas informações, então sim nesse caso ganharei uma fresagem melhor ?
Tanto é que a potência de frenagem é em média 3-4x a potência do motor do automóvel, um Fiat Uno por exemplo dissipa aproximadamente 400 hp's em uma frenagem de emergência à 100km/h. É por esse motivo também que os freios à disco possuem maior resistência ao fading em relação aos freios à tambor, maior capacidade de dissipação de potência (refrigera mais).
Exato. E se for olhar pra potência do freio isoladamente é até maior. Mas o limite tá nos pneus como disse o ACF. Se for os olhar os números o Uno vai de 100 a 0 em muito menos tempo do que muitos esportivos vão de 0 a 100. E digo mais: O Uno só consegue cantar pneu entre as marchas por causa da inércia do motor e não por causa da potência propriamente. O G máximo possível numa freada é determinado pelo pneu, asfalto, o peso que está sobre os pneus incluindo down-force aerodinâmico, e a massa do carro que será desacelerada ai sem incluir down-force. (E mais alguma influencia natural do arrasto, e se está subindo uma ladeira que são a únicas coisas que ajudam a frear um carro sem passar pelos pneus)
Lembrando que: EXEMPLO com 110cv 0-180km/h - tempo: 85 SegUNDOS. ->>>>> 250cv 0-180km/h - tempo: 35 segundos. ------->>>>>>>> agora faça isso 3 vezes seguidas ----- Pé embaixo no freio ->>> 180--->0km/h QUANTO TEMPO O SISTEMA DE FREIOS terá pra esfriar entre cada puxada? Aí a importância do disco ventilado, composto de pastilha, aeroquip, fluido de freio, duto de refrigeracao pra freios.... Lembrando tb q 110cv velocidade max EXEMP: 189km/h. vc freia de 189 a 0. A pinça morde o disco por 7 segundos ate parar --->>> 250cv velocidade maxima 232hm/h vc freia e a pinça morde esse disco por 12 segundos. "Aí vc pensa qual esquenta mais..."
Isso sim e um UPGRADE de freio. Levar todo o conjunto dianteiro, traseiro e sistema de distribuição em consideração. A grande maioria acha que "upgrade" de freio é só colocar discos e pinças maiores na frente, o que na maioria das vezes vai é cagar todo o conjunto do carro
Upgrade de freio serve em 2 situações, ambas envolvem temperatura, primeiro é a fadiga, o freio maior demora mais para esquentar por ter maior massa, e ele esfria mais rápido por tem maior área de contato com o ar, ou seja, melhor em pista e frenagens em alta velocidade onde a energia cinética a ser dissipada é maior. Mas, tudo deve ser analisado, se há necessidade de troca de cilindro mestre, se o sistema de abs e ebd vão funcionar com o upgrade, se os pneus são bons o suficiente e etc etc
Se as pessoas se informassem sobre as funções das peças dos carros, elas passariam a usar mais os itens originais e haveriam menos acidente. Freios e suspensão, por exemplo, salvam a sua e a vida do próximo em certas situações. A vida não é um videogame.
🔴 ESTÁ CURTINDO OS CORTES E AINDA NÃO É INSCRITO DO CANAL ? ENTÃO SE INCREVA E DEIXA O LIKE PARA NÃO PERDER NENHUM VIDEO.
Porra faço eng. mecânica e ele explicou de uma forma muito simples o que eu tentei falar para um amigo meu esses dias e desisti.
hahahahahahha
É incrível a facilidade que o acf tem pra fazer isso.
Eu também fiz engenharia, e acho que não é tão simples assim, pq o objetivo do freio é absorver energia cinética, transformando ela em calor e atrito, mas sempre questionei isso e a largura do pneu aumentar o grip, pq no cálculo de atrito a área não é levada em consideração.
@@wagner53full isso é por causa de como a borracha se comporta, com menor pressão no contato o coeficiente de atrito é maior. tem um vídeo muito bom sobre isso do Engineering Explained
@@wagner53full Cara a ideia é exatamente explicar de uma forma simples. Tem alguns erros conceituais dele, mas a de forma geral ele esta certo é muita coisa por traz. As rodas traseiras travarem e as dianteiras não pode ser culpa do ABS modo proteção ou mesmo a pressão de fluido projetado ao conjunto dianteiro ser maior. Mas o conceito de que o que manda para uma freiada "saturação do freio " é perfeito. O que mais influencia é o pneu esta mais que certo. Freio preparado é para frear mais de uma vez, não para parar em menos distancia kkk. Claro que se tu triplicar a potencia do motor o buraco é mais embaixo.Ta falando que não leva em conta isso nos exercícios de básico. Procura ai sobre tribologia engenharia de superfície.
Obrigado ACF cancelei o up de freio e vou comprar um aerofolio para o meu palio
Vc pode fazer upgrade de freio a pergunta é quais upgrade?
- trocar o flexível por aeroquip
- trocar o fluido de freio por um melhor
- pastilhas com melhor composto
- disco ventilado (tamanho original)
Boa amigo, vai voar o milzinho agora
aeropalio para o meu folio
Irmão, quem freia perder, e aerofólio é aerodinâmica ou seja, vc vai rápido com segurança kakkakaakaakakk
@@VictorHos2202 faz eu rir não mano kkkkk
Como engenheiro mecanico eu digo, as pessoas acham que modificar carro na vida real é igual modificar no need for speed. Existe todo uma analise de cada conjunto modificado que precisa ser feita com muito detalhamento e calculo para que dê certo.
eu sou apaixonado pela engenharia, faço alterações de cilindradas em motores de moto, e é preciso uma serie de analises, calculos para que tudo saia perfeito.
Exatamente. Vejamos os casos das reprogramações, quem faz fala que o motor vai andar mais, gastar menos e durar mais. Ou seja, melhor que original. E por que o fabricante já não faz na linha? Ah, porque a máfia das "montadoras" querem entregar um produto ruim para lucrar depois.
@@mariocalabrese1873 mas ai tem muita coisa envolvida, mas o que mais pesa no caso das reprogramaçoes é as leis ambientais, isso que mais entra no portifolio das montadoras, questao de gastar menos, durar mais vai de motor para motor, nem sempre tem esse resultado
@@mereira A programação original de fábrica é o ponto ótimo entre desempenho, durabilidade, consumo e emissões. Qualquer otimização de um desses vai prejudicar os demais, muito ou pouco, a depender do motor.
Eu batizei esse processo de tentativa e erro
Esse tipo de coisa deveria ser explicado até em cursos de autoescola , uma explicação rápida me fez entender como funciona o sistema de freio , vídeos como esse salva vidas.
Porr. Eu vivi 43 anos, achando que era maluco, por abordar essas questoes de forma diferente da maioria das pessas, e só agora que me aparece esse ACF.
obrigado DEUS!!!!!!!!
Basicamente o freio original já freia o máximo que pode frear aquele carro, pois o que realmente freia é o pneu e como o sistema de freio já tem força pra travar as rodas mas não trava devido ao ABS, a distância de frenagem será a mesma independe do freio, a diferença será realmente o pneu, já a questão do upgrade de freio (disco maiores, pinças maiores, mais pistões, discos ventilados ...) a diferença não será na questão da distância de frenagem e sim da fadiga do material (fica acelerando e freiando direto, basicamente a situação do track day) esse upgrade fará com que o freio do carro suporte fica nesse processo de acelera e freia por mais tempo sem perder a eficiência, pois um freio original iria perder a eficiência muito mais cedo.
Muito interessante e faz todo o sentindo, mudei totalmente minha visão sobre o assunto.
Resumiu bem.
E isso é se for um upgrade bem feito, se errar a distribuição piora
Mais um que mudou a visão tb, nunca tinha me atentado ao fato de que o se o carro precisa do ABS é pq o freio tem força suficiente para parar a roda.
não necessariamente todos os carros, na teoria todos os engenheiros fazem tudo perfeito, mas na prática é diferente
Você resumiu muito bem, escreveu bem também
@@will1001100 Pois é, até freio a tambor consegue travar rodas
ACF é muito inteligente e pé no chão, uma pena que tem pessoas que tem o privilégio de conviver com ele e aprender, mas o conhecimento não entra na cabeça nem a machado...
Falo isso que o Acf disse a anos. Sempre me crusificavam! É tão bom aos ouvidos algo que digo a mais de 10 anos
Poxa Valmor. Há anos … há mais de 10 anos. Crucificavam…..
@@Turbocharger260 vc é chatão hein
@@Joshua-by4dc muito ….
Quem estuda o assunto a visão é diferente 👏🏻👏🏻
Robinho ficou impressionado com o freio do Dodge...100% original
O esquema é o de sempre: Se quer ir pra um track day, troca pneu, pastilha, aeroquip, fluido e se divirta (Com parcimônia).
Acf sendo o acf, conhecimento além da consciência
Exatamente, é mais seguro você comprar capinha plástica vermelha da DUB para seus freios.
Faz todo o sentido. Fui ver o DOT do pneu e está com 10 anos, ou seja, a borracha ressecou e o pneu vitrificou. Apesar de parecer novo, pois o carro faz de 7 a 10 mil km por ano, já está na hora de trocar. A percepção da falta de freio não é tão grande pois o original é 165 e está com 225, mas quase me deixou na mão. Isso pra mim foi claro quando rodei duas vezes com o outro carro. Aqui em Portugal devido a terem muitas autoestradas e das estradas serem excelentes, quase não há desgaste e o outro carro estava com o DOT dos trazeiros de 12 anos. Antes de trocar os pneus peguei uma rotunda pra testar, e com apenas 37km o carro rodou. Já com os pneus novos, a 70 não deu nem sinal, mas não quis testar mais. E neste botei pneus originais 165, mas de marca boa e desenvolvidos pra curvas. Quanto ao pneu já sei que é o que faz a diferença. Minha dúvida é entre pastilhas macias ou duras. Penso nas próximas colocar pastilhas macias da Ferodo.
Cara esse canal é o máximo técnico, da gosto de assistir!
Eu sou a favor de upgrades de disco na medida original, de pastilhas, fluidos e aeroquip.. agora de pinça e tamanho de disco é muito mais complexo.
Os freios do meu Maverick são originais a tambor nas rodas e sem servo freio. Rodo com ele assim a 43 anos e nunca tive problemas para parar o carro. A alteração que fiz foi substituir o cilindro mestre simples por um duplo, também específico para freios a tambor. Os meus freios são compatíveis com a forma de uso.
Eu já ouvi inúmeros vídeos do titio acf falando isso, esse bagulho me deixou feliz porque vai ser muito mais barato eu melhorar o freio do meu carro kkkkkk
E eu já pensei nos Potenza ou Neova da vida! Hahahaha...
Cara, o pior é que quem vende sabe disso e mesmo assim empurra nas costelas de quem não entende
Muito boa a aula 👏
Tenho um gol gts 94 e estava restaurando a uns 3 anos, montei um motor bloco alto fluxo cruzado do golf e montei turbo, no último momento percebi que o disco era sólido e fiquei com isso na cabeça querendo melhorar, mais por hora só comprei discos frisados e pastilhas boas e mandei revisar todo o sistema e fluído bom, quando o carro andou eu me impressionei com o freio e me impressiono até hoje, tanto que nem mexi nessa parte, por mais que o carro tenha uma potência maior que a original ele freia super bem!
Parabéns uma aula, simples assim, o up vai "funcionando" até dar errado aí pode ser tarde de mais, na vida tem coisas que ñ tem segunda chance.
Exatamente isso. Parabéns pela explicação.
Só uma ressalva, há carros que tem o kit de freio esportivo original e que além de ser vendido pela própria marca e instalado em concessionária, se faz também a reprogramação da central. Caso dos Mini apartir de 2015(todos os modelos), tem mais alguns também.
Tive uma experiência com freios desbalanceados de fabrica acredito eu.
Tenho um astra elite, só pra por no contesto, saiu só 2005 esse modelo. A GM tirou de linha o Vectra b em 2004, e ainda não tinha lançado o Vectra c, que saiu em 2006. Estavam sem nenhum sedã médio de "luxo". Aí saiu o astra elite, pegar o astra e rechearam ele, 4 Air bag, ABS, disco nas quatro rodas e por aí vai...
Certo dia deu defeito no meu ABS( depois descobri que era um rolamento dianteiro), não estava com muito tempo disponível pra parar o carro para arrumar. Pensei azar, virou um freio normal, quando tiver um tempo vejo o que foi, andei sem ABS toda vida.
Até que uma semana depois, precisei freiar na emergência pois um cara cruzou um farol vermelho, meu amigo, foi como puxar o freio de mão, me vi pequeno pra trazer o carro devolta e não subir na calçada. Depois disso de forma controlada testei mais algumas vezes, e vi q o freio traseiro do astra trava muito antes de uma frenagem satisfatória na dianteira. Com ABS e ebd funcionando, tudo bem, fica bom, mas sem, é bem perigoso. Acho eu que a GM usou o freio a disco traseiro do Vectra nesses astra elite, e ficou super dimensionado, pois era só pra esse modelo tapar o furo até o lançamento do Vectra c em 2006.
Depois daquele dia criei vergonha na cara e troquei o rolamento, ABS voltou a funcionar, pois minha esposa também dirige o carro, e eu só saí ileso porquê tinha bastante experiência de pilotagem em track day, com minha esposa poderia ter sido diferente.
Show de aula, sensacional as explicações 👏
O cara é simplesmente um gênio. Eu admiro muito o ACF pela inteligência dele cara... Impressionante
5:45 está ai a explicação do que aconteceu com a passat da Auto Super
Aquela dupla de bobos da corte 😂
Sim , embora eles já tenham feito vários upgrades de freios em vários projetos sinistros , o Lucas precisa urgente ver esse vídeo kkkk
Dois cupins
Falem isso para o Lucas antes que ele coloque um freio gigante na Passat e assim que ele pisar nele, bata ela novamente
Indireta pra ele não faltou kk ACF tá cutucando na ferida faz tempo!
Na próxima o Lucas queima o motor antes de bater novamente
@@diegofaustino141 kkkkkkk mano....
@@amariliodeoliveira é teimoso, não adianta falar
Deixa ele bater. Cruzamento de gado com burro, merece.
ACF dá aula, sempre. Cara é fera demais. Não tem igual.
No meu Voyage 87 eu uso discos e pinças de Gol GTI 16V, cilindro mestre de kombi, pneu 195/50-15 e freios traseiros originais.
Depois de fazer isso nunca mais fiquei sem freios em frenagens fortes como acontecia com os discos sólidos, mesmo usando pinças com reparos novos e fluido dot4.
sim, agora preste atenção no exemplo, ele falou claramente de trocar as pinças e disco absurdos sem dimensionar o resto. seu caso esta fora do exemplo.
QUE AULA SENHORES.
Velho falou tudo, olha o vídeo do murta sobre o teste de freios, é bem isso primeiro melhora suspensão e os pneus, pra ter mais aderência...acf manja muito
Que aula!!!! Mas e o freio traseiro tambor tem como melhorar mantendo originL?
Eu sempre me perguntei pq colocar freio melhor no carro se o original já é capaz de chegar no limite de frenagem (travar a roda).
ACF respondeu. Virei fã!
Tem uma questão a se levar em consideração, aquecimento. Fazer um UP para um freio que é melhor refrigerado vai trazer um melhor desempenho.
Muito bom de assistir quando o entrevistado tem conhecimento.👏👏👏👏👏
ACF é um gênio 👏👏👏
É bacana ouvir isso, especialmente porque o ACF tá só MEIO CERTO.
O coeficiente de fricção da borracha é de 0,8 a 1,2G, independente do diâmetro do aro ou da largura do pneu, e sim o composto usado faz diferença, junto com a validade dessa borracha.
Aliás, diâmetro de aro e pneu mais largo é para os carros terem uma melhor performance na hora de transferir a potência do motor para as rodas.
E também na hora de fazer curvas, por ter uma largura maior, na hora da deformação da borracha o pneu vai ter mais área de contato com o solo, mantendo os 0,8 a 1,2G de aceleração (nesse caso, lateral) durante a curva. Por isso, faz "mais curva".
Fazer esse "upgrade" como descrito pelo ACF de fato é burrice, você redimensiona discos e pinças somente de um quadrante do carro sem acertar pressão e distribuição de freios, realmente você vai causar a própria merda, mas, você PRECISA de um conjunto de freios melhor para o seu carro, caso você ultrapasse os 50% de potência extra no seu carro, pois um carro de 150hp com freios acertados para sua configuração de tração e potência vai ter sua frenagem ótima com esses freios, já um carro de 350 a 450hp vai ter OUTRO sistema de freios dependendo, claro, da sua configuração de tração e potência.
Não adianta nada você botar 350hp no seu Gol quadrado, e querer colocar os freios do Porsche 997, pois mesmo que a potência seja parecida, a configuração de tração desse sistema de freio não é a mesma (Gol tração dianteira, motor dianteiro; Porsche 997, tração traseira, motor traseiro), portanto, mesmo que "caiba" no seu Gol quadrado, a diferença de configuração de tração vai ser diferente e o seu carro não vai frear do jeito correto. Só a diferença de ONDE ESTÁ O MOTOR, já faz o carro precisar de um viés de frenagem diferente!
Um carro de F1 consegue gerar 5G (!!!!) de potência de frenagem, MAS, somente consegue isso devido a aerodinâmica superior desses carros, que SUPLANTAM o 1,2G de frenagem oferecido pelo pneu.
Portanto, se você quer uma frenagem mais CORRETA para o seu carro remapeado, ache um sistema de freios COMPATÍVEL com a configuração de tração e potência do seu carro. E caso você queira AINDA MAIS FRENAGEM, invista em componentes aerodinâmicos.
E por fim redução de peso.
Por isso o primeiro "upgrade de freios" que eu fiz foi trocar meu pneu de 205/55/R16 pra 225/40/R18, só pus disco frisado e pastilha de cerâmica quando senti o fading dos freios originais, antes disso o que fez a diferença (notável) em estabilidade e distância de frenagem foi o pneu mais largo.
Na minha picape troquei os "burrinhos de freio" traseiro por um de diâmetro maior, agora com carga para muito mais rápido e vazia TB (o ABS que lute), usa pneu 265/60 18, pra dianteira vou colocar discos frisados e mola da suspensão um pouco mais forte.
AULAS E PALESTRAS!!!!!!!!
isso é tipo colocar o ar condicionado no 18 pra "gelar mais rapido" o ar que sai dele ta sempre na mesma temperatura, oque muda é o tempo que ele fica ligado
Depende do veículo, alguns modelos possuem controle inverter para regular a temperatura no compressor
excelente explicação👏
Somente verdades. Tem gente que não vai gostar de ouvir, mas as verdades nem sempre agradam. Mas é exatamente isso!
muito bom seu ponto do abs e pneu, parabens.
rapaz um dia fui tirar pra brincar com um carro de aluguel na epoca era um HB20 Sedan, estavamos brincando na viagem com um Golf e como era mais retomadas tinha muito acelera e freia, aí chegou uma hora que eu senti que o freio do carro não freiava quase nada, eu pressionava fortemente o freio e ele não freiava com eficiencia pro carro parar, ai parei de acelerar e paramos o carro em um posto de gasolina, almoçamos e na hora que fui sair o carro não queria sair do lugar kkkkkk, tive que acelerar bem pra ele sair e deu um estalo, parecia que a pinça tinha colado, mó doidera
Pelo uso excessivo, o sistema fundiu por atrito.
Nunca se para quando os freios estão muito quentes, sempre andando sem freiar até esfriar
Fez cagada em amigo...
Não adianta, o cara manja demais.
Que aula gratuita meus amigos! 🤌
Fiz pos graduacao em automobilistica pela FEI e concordo em tudo o que o foi dito.
Eu queria ver ele dando uma opinião sobre trocar freio a tambor por disco na traseira em carros mais antigos, opala, Maverick, Fusca, gol quadrado e etc
Aí entrou em um assunto muito polêmico, pq o gol o Vectra e outros carros que não vou lembrar vem com configurações diferente de fabrica, então se vc tiver o modelo que vem com o frei mais simples e subistituir pelo o mais top original de montadora não vai ter o problema que ele comentou do equilíbrio do freio
nesse caso é verdade, porem o exemplo foi o pessoal que coloca kit de porsche no jeta.
O ACF manja muito, ele da aula... Top
ACF dando aula de física mecânica grátis!!!!
ACF é um cara sensacional, sou fã do trabalho dele. Em relação a freios, a estória não é bem assim. Existem dois coeficientes de atrito, o estático e o dinâmico, em termos leigos o atrito estático acontece quando não há movimento relativo entre as partes (ex: pastilha travou o disco) e o dinâmico quando há esse movimento (pastilha atritando contra o disco em rotação). Um sistema superior de freios, geralmente maior, tem capacidade de gerar um alto atrito dinâmico sem passar para o estático, o que significa que ele consegue aplicar uma forte desaceleração da roda antes de travar. Fosse da maneira que o ACF explicou, os superesportivos poderiam sair de fábrica com freio de gol quadrado, pois provavelmente conseguiriam travar a roda deste também.
Finalmente vi um comentário consciente. Se fosse como o acf falou, as bicicletas nunca precisariam de freios a disco. Um bom vbrake trava qualquer roda de bije
Cara.. que aula de freio. showwww
Robinho nao tava mto a vontade com o ACF falando da questão do freio..
Aulas. 👏🏾👏🏾👏🏾
No caso do Kadett 98 onde nao tem ABS , já fizemos e comprovamos que o freio do Vectra é maior e plug and play, e realmente freiou mais ...
É GM com GM, mas botar um freio que não é um original, mas um freio especial
@@LiamXPBR ele falou que upgrade eh burrice , só é burrice se tem ABS .... Usando o exemplo que te dei ,se não melhorasse ngm fazia ... Esse cara manja de reprogramação e tal, mas não é deus não kkkkk
@@PedroHenrique-ef5th é que diferente de uma pinça de fábrica, uma pinça de freio que seja especial não tem o mesmo dimensionamento pra freira mais
@@LiamXPBR tranquilo , e quanto ao exemplo que te dei? Fizemos todos os testes , distância de frenagem diminuiu drásticamente com as pinças do Vectra kkkk
@@PedroHenrique-ef5th sim, mas funciona melhor porque quem dimensiona o freio de vectra é a GM, funciona bem pra qualquer carro GM
Cara não sei se a conversa parou aí mas upgrade de freio é tão importante quanto de suspensão, pneus. O detalhe é fazer correto. Não só trocar discos e pastilhas. Mas também o cilindro mestre e outros detalhes dependo do carro e adaptação.
11:40 O disco sólido fadiga na primeira frenagem dependendo do peso e da velocidade
E em questão dos freios de traseiro, compensa substituir os de bujão q vive travando?
Obrigado pelo ensinamento
foi o q rolou no meu ex-voyage... travou tudo mas rabeou... ainda bem que segurei...
Muuuito bom e esclarecedor!!! Fera demais
Faz um mapa de freio acf
TOP, bela explicação ACF !
Isso faz sentido em carros com fluxo cruzado a maioria são assim pata não ter este problema terá q separar dianteira da traseira e não em X o que na prática se estragar um pistão das bombas dupla atuais é perigoso pq só terá um eixo com freio
Carro top em freio, tive o Nissan Sentra, que usava originalmente mesma pastilha do 350z... pensa num carro bruto para freiar...
então o correto para aumentar a eficiência seria trocar todo o sistema de freio?
Isso
"Temperatura de fadiga total" hahahaha
A explicação estava muito boa, até ele começar a falar de fadiga!
E outra coisa, com certeza os engenheiros que dimensionaram o freio do gol não dimensionaram para 250km/h... Até pq isso seria jogar dinheiro fora, visto que o gol padrão nem deve atingir essa velocidade...
Putz esse ACF é um filósofo, bicho inteligente da porra 😍
Ainda bem que quando eu fiz o upgrade de freio, eu não mudei o diâmetro do disco, e sim colocando disco usinado e perfurado, e também coloquei pastilha de cerâmica e fluído dot 5.1
07:21 07:54
Eu andei num agile 09/10, roda aro 15, acho que era pneu 185, que podia montar no pedal do freio que não travava as rodas.
Não tinha abs, não sei que p0hh@ que tinha naquele freio, normalmente no uso normal, o freio era bom, sem problemas, fui "testar", e abusei um pouco, montava no pedal, e não travava, e freava meio ruim quando exigia muito assim. Parecendo que a pastilha não dava garra no disco. Como se tivesse "vitrificada".
ESSE RICARDINHO ACF É DIFERENCIADO
po eu sempre só aceitei essa história de que freio maior freia mais, mas na minha cabeça se ambos conseguem chegar ao ponto de travar a roda não deveria ser possível segurar mais do que isso
agora o acf me mostra que minha paranóia não era tão paranóica assim kkkkk
Explicou bem a distribuição do fluido nos pistões. Mas discordo de não fazer upgrade. No meu Astra fiz, não me arrependo. Melhorou consideravelmente. Utilizando os freios originais do astra mais novo. Discos dianteiros de 254mm contra os de 280 colocados. Os traseiros mantive os a disco originais.
Ai acredito que como o sistema é muito semelhante, cilindro de freio, pinças, pistoes, capacidade do reservatorio de fluido, no seu caso só aumentar o tamanho do disco dianteiro sem nenhuma outra alteracao pode dar resultado porque seria em teoria o mesmo carro com mesmo peso e suspensao, isso se foi só o disco que voce alterou.
@@Pksk1
No caso os demais sistemas sao os mesmos.
Tu colocou de 280mm na dianteira?
@@Blackastra sim. Totalmente plug and play.
esse cara fala de um jeito meio diferente como se tivesse ameaçando me dá medo kkkk
Explicação muito boa
O que foi descrito não e upgrade de freio,e substituição de pinça e disco apenas.
Agora a historia que o limite de frenagem e o pneu e um absurdo,não e simples assim.
E se for freio a ar. E tem mecânicos que "encenenam" o freio. O que será que resolve
Concordo. Porém, com ressalva. Vc colocando uma pinça maior APENAS, de fato terá menos freio na dianteira pois terá mais fluido para deslocar. Porém, colocando TAMBÉM um disco maior, você irá produzir uma maior alavanca, logo menos força será necessária pela pinça para parar o veículo da mesma forma. Claro, quando você tem um freio MUITO maior na dianteira, vc acaba bagunçando justamente esse balanço de frenagem entre dianteira e traseira, e acaba ocorrendo o que aconteceu nesse exemplo comentado....a traseira vai ficar "leve" e vai escapar. De resto, concordo com tudo. O sistema original já é capaz de travar as rodas na maioria das situações, por isso o ABS se faz necessário.
Engenheiro nunca erra. Engenharia e o seguinte ou faz certo ou não funciona direito. Tem q ser perfeito, absoluto. Se fizer um cálculo errado fudeu tudo não funciona. Tem q ter precisão naquilo q e feito. Vc só pode melhorar se vc projetar um sistema novo , diferente. Ou descobrir novos materiais q melhorem a qualidade do sistema.
e trocar o freio traseiro por disco? dá bo também? teria que ver o volume do cilindro de roda do tambor e da pinça que vai ficar no lugar pra ver se é proporcional
Pois é. Tbm fiz isso (astra Hatch). A plataforma do astra vem traseiro no elite e gsi. ACHO que não teria problema 🤔🤔🤔🤔
ACF dá aula!
ue mas como q faz pra frear um camaro de 1000cv de boa assim pq é foda vejo geral fazendo upgrade de freio pq com muita potencia ganha velocidade rapido e tem q freiar rapido
Um coisa é fazer um bom upgrade de freio, calculando e dimensionando da maneira correta para chegar no resultado esperado. Outra coisa é tirar os discos e pinças originais e meter uns maiores achando que vai frear mais, pois não vai e na maioria das vezes fica pior que o original. O freio de um carro não é só os discos e pinças dianteiros, ainda tem todo o conjunto traseiro e o sistema de distribuição. Um verdadeiro up de freio leva tudo isso em consideração e aí sim pode ser chamado de upgrade
fluido dot 5, aeroquip disco frizado e pastilha de ceramica.
Ele não disse que não se deve fazer upgrades de freio , ele somente explicou que freios grandes tem a função de descipar o calor e não frear , nesse caso de carros com essa potência , você precisa de upgrades se você for usar com frequência o carro pra "descipar" o calor e assim poder usar o carro com frequência sem acorrer "fading" no sistema de freios.
E se por o cilindro mestre do 997 por exemplo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Quando ele falou que não muda nada eu pensei logo na derrapagem do pneu.
a realidade é que o "upgrade" de freio só existe porque as pessoas querem um disco maior por estética, o verdadeiro upgrade de freio para carros de ruas é o aeroquip, fluido e pastilha e claro o pneu sendo o principal, como bem ressaltado pelo Ricardinho.
Pude provar da teoria dele que é correta. Meu ex-Fit 1.5 da primeira geração com pneus 175/65-14 Dunlop eu freava na reta dos boxes de interlagos a 165km/h na placa dos 100 metros e o ABS atuava o tempo inteiro até conseguir reduzir a velocidade para primeira perna do S.
No track day seguinte troquei os pneus por 4 Dunlop Direzza 195/50-15 que são excelentes em grip.
Passei a freiar na placa dos 50 metros a 170km/h porque já vinha com mais velocidade desde a junção por conta da melhora de grip. E freiando nos 50 metros o ABS nem dava sinal de vida... Dava 10 voltas seguidas freando nos 50 metros. Claro que as pastilhas de ceramica Ferodo e fluido dot 4 da ATE que troco sempre 1 dia antes de ir a pista ajudavam e muito a não dar faiding. Mas isso no disco de apenas 242mm. Nada de 300mm e pinças da mongólia com 500 pistões...
Quando ele falou no "Principio da Panela de fazer Miojo" a mulher pensou: "Finalmente algo que eu entendo"
12:10 eu achei que ia falar "coloca agua do chuveiro"
Dúvida minha própria dita, tenho 2 palios weekend uma 2005 outra 2013, a 2005 usa discos de 257mm e a 2013 usa discos de 283mm com uma pinça de freio muito maior que a da 2005, ambas com um único êmbolo, e partilhando o mesmo cilindro mestre, com essas informações, então sim nesse caso ganharei uma fresagem melhor ?
Tanto é que a potência de frenagem é em média 3-4x a potência do motor do automóvel, um Fiat Uno por exemplo dissipa aproximadamente 400 hp's em uma frenagem de emergência à 100km/h. É por esse motivo também que os freios à disco possuem maior resistência ao fading em relação aos freios à tambor, maior capacidade de dissipação de potência (refrigera mais).
Exato. E se for olhar pra potência do freio isoladamente é até maior. Mas o limite tá nos pneus como disse o ACF. Se for os olhar os números o Uno vai de 100 a 0 em muito menos tempo do que muitos esportivos vão de 0 a 100.
E digo mais: O Uno só consegue cantar pneu entre as marchas por causa da inércia do motor e não por causa da potência propriamente.
O G máximo possível numa freada é determinado pelo pneu, asfalto, o peso que está sobre os pneus incluindo down-force aerodinâmico, e a massa do carro que será desacelerada ai sem incluir down-force. (E mais alguma influencia natural do arrasto, e se está subindo uma ladeira que são a únicas coisas que ajudam a frear um carro sem passar pelos pneus)
Lembrando que: EXEMPLO com 110cv 0-180km/h - tempo: 85 SegUNDOS. ->>>>> 250cv 0-180km/h - tempo: 35 segundos. ------->>>>>>>> agora faça isso 3 vezes seguidas ----- Pé embaixo no freio ->>> 180--->0km/h QUANTO TEMPO O SISTEMA DE FREIOS terá pra esfriar entre cada puxada? Aí a importância do disco ventilado, composto de pastilha, aeroquip, fluido de freio, duto de refrigeracao pra freios.... Lembrando tb q 110cv velocidade max EXEMP: 189km/h. vc freia de 189 a 0. A pinça morde o disco por 7 segundos ate parar --->>> 250cv velocidade maxima 232hm/h vc freia e a pinça morde esse disco por 12 segundos. "Aí vc pensa qual esquenta mais..."
Isso sim e um UPGRADE de freio. Levar todo o conjunto dianteiro, traseiro e sistema de distribuição em consideração. A grande maioria acha que "upgrade" de freio é só colocar discos e pinças maiores na frente, o que na maioria das vezes vai é cagar todo o conjunto do carro
@@edvandersperber5842 agregando conhecimento
Upgrade de freio serve em 2 situações, ambas envolvem temperatura, primeiro é a fadiga, o freio maior demora mais para esquentar por ter maior massa, e ele esfria mais rápido por tem maior área de contato com o ar, ou seja, melhor em pista e frenagens em alta velocidade onde a energia cinética a ser dissipada é maior.
Mas, tudo deve ser analisado, se há necessidade de troca de cilindro mestre, se o sistema de abs e ebd vão funcionar com o upgrade, se os pneus são bons o suficiente e etc etc
Bom mesmo é não depender de ABS, essas parafernálias estão deixando a galera que gosta de acelerar, muito acomodados.
Que aula!!
Se as pessoas se informassem sobre as funções das peças dos carros, elas passariam a usar mais os itens originais e haveriam menos acidente.
Freios e suspensão, por exemplo, salvam a sua e a vida do próximo em certas situações. A vida não é um videogame.
Que aula!
ACF é uma lenda!
Se loco meu nobre, aulas
Aulas ...