Você deve ter ouvido: "também com essa câmara, não tem como fazer foto ruim!" Essa é a lógica. Quem fez a foto é a câmara e não o fotógrafo! Quando me perguntam se minha câmara é profissional, eu digo que profissional é quem segura a câmara. Além disso, a indústria fotográfica tem que vender, se as lentes são eternas (assim como os diamantes) vamos vender câmaras. Hoje há uma procura doida pela nitidez, pela não distorção, pela não aberração, pela não ... Um dia as pessoas começarão a entender que a mensagem é mais importante que o mensageiro. Que a foto ultra nítida não é real, que a alta resolução de nada adianta se você está vendo a foto num celular com tela de 15cm. Falar (ou decorar) os mega-pixels da câmara é mais fácil do saber o significado de um gráfico MTF. Por fim, teu vídeo é excelente e toca em pontos importantes, parabéns e obrigado pelo ele.
O interessante é que nunca ninguém comenta "também, com essa lente!" sendo que a lente é mais responsável que a câmera pelos resultados. :D E concordo com tua crítica para a busca quase doentia por nitidez, tem lente de 40 anos de idade que já é nítida o suficiente, aí galera fica na obsessão pelo assunto e faz fotos super nítidas mas absurdamente sem graça do ponto de vista narrativo e composicional.
Boa noite , ganhei uma nikon muito antiga , uma d 60 . Minha dúvida é:será que se eu comprar uma lente boa p ela , vai compensar , pensei em pegar uma 50 mm e uma nikkor 18 140 mm
Comprei uma Sony a6000 há uns 5 anos e parei de fotografar por uns 2 anos, o que faz dela mais nova do que sua idade cronológica pq não foram dados muitos cliques durante muito tempo. Agora eu retomei a minha paixão por fotografar e até tenho vontade de comprar outros corpos de câmera, mas só vou fazer isso depois de melhorar minha técnica, comprar mais lentes e comprar mais iluminação. Notei uma recente melhora na minha habilidade de fotometrar, de focar e de editar minhas fotos e só isso já melhorou muito da qualidade das minhas fotos só com a lente do kit. Encomendei uma lente nova Full frame ors caber na minha futura Full frame e vou continuar comprando lentes para que só falte depois comprar um corpo Full frame pra melhorar minhas fotos.
Professor, creio que o pessoal consome mais seu conteúdo à cerca de câmera, porque é esse tema que muda mais. O tema Lentes é mais "pacífico" - uma vez estabelecida no mercado a lente "dura" mais sem alterações. Grande abraço!
É verdade, além de que lente é "investimento" e corpo de câmera é igual carro, vai depreciando muito rapidamente e a tecnologia muda muito mais rapidamente em câmeras do que lentes, como por exemplo o caso de câmeras mirrorless e DSLR, a tecnologia mudou, e mesmo assim ainda é possível utilizar lentes DSLR em Mirrorless, através de adaptadores, porém eu acredito que para quem está começando hoje na fotografia e está investindo em corpo mirrorless, sugeriria adquirir as lentes RF no caso da Canon. Vai ter lente sossegado para 2 décadas se bem conservadas, agora volta ao ponto que comentei no começo de que imagina nesses 20 anos futuros quantos corpos de câmera vão passar por estas lentes e elas ainda estarão "utilizáveis". Ótimo vídeo como sempre. Grande abraço
Concordo muito meu caro, se alguém vai começar hoje, se investir direto nas lentes RF tem fácil mais de uma década de tranquilidade com as lentes, especialmente se for na série L que são muito duráveis.
Concordo em gênero, número e grau. Tenho uma simples T6I Canon. Adquiri uma 24-105mm e se tornou minha objetiva para quase tudo. Uma boa objetiva ( adquirida com bom senso e com foco no que deseja ) realmente fala mais alto. Parabéns pela explanação !
Ótima análise... Acredito q o grande interesse no conteúdo sobre corpo de câmera vem muito dos entusiastas, q são mais numerosos q os profissionais... Vlw
Mais um vídeo que agita a maior ferramenta/instrumento de todos, o cérebro. Parabéns por apresentar pontos de lucidez em meio ao mar loucuras e despreparo, que fica disfarçado pela equipamentite, discussões intermináveis sobre as especificações técnicas. Alguns corpos de câmeras tiveram sua amplitude mercadológica encurtada, justamente por ausência ou atrasos nas lentes para esse ou aquele sistema. Ampliar os horizontes de conhecimento, facilita o fluxo de trabalho, viabiliza novos investimentos, amplia os rendimentos (na pior das hipóteses, fecha a torneira do desperdício), enfim, utilizar o cérebro, desejar e se esforçar para ampliar suas capacidades e competências, amplia sobremaneira o prazer do pensar fotográfico. Parabéns Armando Vernaglia por se esforçar em ser essa voz de alerta....
Concordo total com sua opinião, prefiro investir em lentes do que em câmeras.Uso câmeras apenas para roby e a variedades de opções que uma lente te traz é muito bacana.
Concordo. Lente é mais importante que a camera, mas acho coerente pesquisar mais sobre cameras, já que as lentes que eu curto, que são pra vida toda, não vão ser substituídas, então relaxo na pesquisa de alternativas. PS: curti mil vezes a disposição das fotos de maneira estática, Vernaglia! Muito melhor pra gente ver a composição, o todo, da fotografia! Valeu e parabens pelo video mais uma vez!
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... o que é uma pena.
Falou so verdades parabens pelo video. Para pesquizar uma camera pesquisei uns 30 dias agora lentes ja pesquiso a 3 meses e sempre aparece uma coisa nova uma pena que são muito caras
Com alguma experiência (quase) todo fotógrafo e fotógrafa vai passar pela situação de comprar uma lente melhor e ter a sensação de que trocou de câmera também. Mas toda essa discussão também depende do salto de qualidade entre os equipamentos. Exemplo: você pode trocar uma T3i por uma 5d mIV e ver uma diferença enorme usando a mesma 50mm 1.8, e trocar essa 50mm 1.8 por uma 1.4 pode não gerar o mesmo salto de qualidade percebida. Agora experimente colocar uma 18-135 em 85mm e comparar com a 85mm 1.8, o salto é enorme, e a câmera nada fez para isso. Parabéns pelo vídeo, como sempre.
É verdade que depende da escala de mudanças, de uma Rebel para uma 5D Mark IV é um pulo imenso e a mudança de corpo fará diferença em mesmas lentes, desde a qualidade até a ausência de fator de corte, então tem casos e casos e não temos como abraçar tudo num vídeo, galera já reclama que meus vídeos ficam longos, imagina se eu colocar mais exemplos. :D Mas concordo com seu comentário sim, é por aí.
Você é referência na fotografia! Concordo! Tenho duas lentes série L e mesmo na minha 7d Mark ii que não é Full frame, eu tenho uma qualidade de imagem incrivel! E sem contar que lente qdo bem cuidada dura eternamente. Teus vídeos são feitos com testes, fundamento, não tem achômetro!
O AV disse uma vez (de maneira muito sensata), o grandes nomes da fotografia tinham na época dele, um equipamento muitas vezes inferior ao que temos hoje a disposição. Acredito que técnica é o diferencial. Lente é o caminho e a câmera é a ferramenta. Pessoas comuns vão dizer que sua foto é boa pela camera. Pessoal com instrução, vao te elogiar pela tecnica.
Minha tendência é focar em lentes no sentido do discurso, da técnica e do enquadramento, da composição, pois isso atende a todas as marcas, mas sempre que puder, trarei reviews também, as RF sou um dos poucos canais que tem pelo menos 2 reviews, a RF 24-105 e a 50 1.2, em breve teremos mais, assim que os fluxos de importação voltarem ao normal pois a pandemia ainda afeta o ritmo de reposição de estoques e a Canon BR ainda não traz oficialmente as lentes RF para vender aqui. Mas isso deve mudar em breve.
Grande vídeo, mesmo eu tendo um alinhamento ideológico com o argumento, pude ainda fortalecer aquilo que eu pensava. Creio também que falta nos canais voltados a foto e vídeo uma abordagem direcionada ao conteúdo da produção... Vejo muitos vídeos pelos canais sobre corpo e lente, vejo com menos intensidade sobre técnica e edição, ainda mais escassos são os vídeos com abordagem em composições, luz e linguagem artística mas vídeos que focam em conteúdo como; documentário, pesquisa de campo /produção, cultura, tendência e linguagem, mercado vs liberdade criativa, etc, esses são quase impossíveis de encontrar e creio que ligar esses dois pontos (equipamento e criação) é na realidade muito mais importante do que martelar em cima do fetiche (equipamento). De qualquer modo, não é uma crítica a este canal que é um dos pouquíssimos que aborda estes temas que citei acima. Um abraço e parabéns pelos conteúdos!
Existem coisas que cabem no RUclips e outras que não, tem canais só com tutoriais de software para quem busca edição, e tem muitos cursos online de todos os temas, então acho que se procurar bem acha de tudo, mas serão canais menores, específicos, os canais grandões tem pouco conteúdo realmente relevante quando vamos procurar algo mais especial ou técnico, eu tendo fazer algo nas playlists Prá Lá do Básico e Fotofilosofando, e tenho meus cursos online que é onde consigo realmente detalhar as coisas, mas o canal aqui é pequeno, tenho poucas amarras comerciais com o canal e isso me ajuda a produzir do meu jeito, canais grandes ficam muito presos.
Perfeito!! Armando. Sou Biólogo/Ornitólogo, sempre procurei investir em lentes. Hoje possuo lentes que me servem muito bem para fotos que gosto de fazer, uma tele 70-300 mm e uma 150-600 mm para aves, uma 24-120 mm para paisagens e uma 105 mm macro para insetos e outras coisas.
Eu consumo os conteúdos pelo conjunto dá obra , sou iniciante, dois meses e estou apaixonado, desde que comecei meu tempo tem sido estudar e testar na prática até com bonecos eu testo, estou muito satisfeito com meus resultados, pena que é tudo muito caro estou pronto para uma nova lente e estava pensando em uma 24 mm pancake mas acho que vai demorar mais de ano para conseguir devido ao preço sou aposentado e sabe como é o salário de aposentado mas vou até conseguir. Mas com certeza por tudo que aprendi até agora a lente é mais importante, comprei uma T5I usada e com certeza com a lente do kit estou com bons resultados imagina com lentes melhores.
Perfeito. Qd achamos que o problema de qualidade final está no equipamento e não nossa tecnica pensamos mais em trocar de câmera que de lente. Valeu professor.
É impressionante a riqueza de detalhes em cada vídeo seu que assisto. Gratidão por essas explicações, já ganhou mais um inscrito. Espero que continue com esse trabalho por muito tempo. Eu já era apaixonado por fotografia, com essas aulas então, me fez abrir os olhos para novos horizontes! Obrigado por repassar todo esse conhecimento, explicado com maestria.
Ótimo vídeo. Faltou mencionar também que duas lentes de mesma distância focal e até mesmo com aberturas idênticas mas com diferenças de qualidades fazem muito mais diferença na qualidade final do que a máquina. Exemplo: uma 50D com uma 85 1.8 faz muito melhor imagem que algo equivalente em uma 5D4 usando uma lente 28-135.
Há um pouco de exagero na tua colocação, talvez pela frase "melhor imagem" que é uma frase difícil definir, pois melhor em que, melhor para que etc., o desfoque da 85 1.8 seguramente é mais bonito que o de uma zoom de uso geral, sem dúvidas, eu só evito a definição de melhor/pior pois vai que a pessoa precisa mais de versatilidade, como um documentarista ou um fotojornalista, e aí estará melhor com a 28-135... mas entendi sim teu ponto de vista, e feita essa observação, de forma geral concordo.
Confesso que pesquiso mais sobre câmeras do que sobre lentes, mas quase não achei conteúdo sobre as lentes mirrorless da Canon, já sobre as câmeras sai um conteúdo novo a cada minuto. Excelente vídeo
Um ponto curioso é que se eu entro em contato com as marcas, sempre consigo fácil câmera e sempre tenho certa dificuldade em conseguir lentes para review, todo lançamento vemos as marcas emprestando montes de câmeras para youtubers e poucas lentes... o marketing vai todo nessa linha e isso acaba ecoando no youtube, em sites etc. Acabo sendo um dos poucos canais que tem pelo menos 2 reviews de lentes RF Canon, a 24-105mm e a 50mm, mas aqui no Brasil está bem raro conseguir mais lentes para produzir mais reviews sobre elas.
@@jonasborsos6929 Penso que não. Só existem adaptadores para o inverso. Lentes mirrorless só encaixam nas mirrorless. Já as aps com espelho ou ef da canon full frame com adaptadores encaixam nas mirrorless.
Bom dia. É deveras importante este seu "abre-olhos" para a questão das objetivas. Fotografia não é só câmaras, não é só objetivas nem só edição e técnicas, mas sim todas elas associadas. Às vezes (muitas) é preciso ir contra as tendências menos preparadas para que despertem para outros valores que "aparentemente " possam parecer menos relevantes mas são precisamente o contrário. Vá em frente no que acredita pois o seu trabalho tem muita qualidade e transparência. Abraço.
Concordo plenamente. É a lente que te abre o leque de possibilidades na hora da captura. Pra fotografar em locais apertados, ou pra conseguir mais desfoque e nitidez. O Corpo da câmera nos dá outro tipo de qualidade mas não relacionado a composição
É, Professor! Nada como a argumentação técnica consistente e bem organizada! Gostei muito do vídeo. Dado curioso esse das visualizações, em maior número, dos conteúdos sobre câmeras, em contraponto à sua pesquisa, onde as pessoas afirmam que as lentes tem mais importância. Sempre aprendi aqui que lentes são mais importantes que câmeras e hoje ficou muito bem esclarecido o assunto, como você mesmo disse, de uma vez por todas! Obrigado, abraço!
Pois é, quando fiz a pesquisa fiquei com essa curiosidade pois a estatística dos vídeos já recolho de longa data e a pesquisa mostrou o oposto do histórico dos vídeos, aí fui perguntar para outros youtubers e todos afirmaram ter o mesmo padrão que eu vinha tendo, ou seja, nem é problema só do meu canal, é geral. :)
Amigo Armando V. Acho que você tem razão no que diz. Já agora qual é a sua opinião sobre algumas lentes RF novas da canon que quando o zoom é puxado ao máximo a abertura máxima delas é de f 7 ? Eu sempre pensei que uma lente que abria só f 5.6 já não era grande coisa, e f 6.3 era péssima, agora a Canon lança lentes RF que abrem apenas f 7 ??? As novas tele de 600 e 800mm têm uma abertura de f 11 ???? Tá tudo maluco, ou é impressão minha? Qual é a ideia? Cortar no preço? Mas a que preço? temos que começar a tirar fotos e a fazer videos com o ISO a 25.000 ?
Essas lentes novas da Canon com aberturas 7.1, 11, eu sinceramente achei estranhas, preciso testar para ter opinião, sei que foram feitas assim pensando em dois principais aspectos: tamanho e preço, são geralmente muito pequenas, leves e baratas (dentro do que dá para chamar de barato em termos de fotografia), mas eu tenho restrições pessoais a lentes tão escuras. Elas se beneficiarão do fato de que as câmeras recentes tem um desempenho de foco, e de ISO, muito bons, compensando parte da abertura, mas minha impressão inicial, antes de ter testado, é de estranheza mesmo.
Armando, comenta porque a Canon não faz tantas lentes para APS-C. Da uma olhada na fuji mount X, tem opções para todos bolsos, todos gostos. Não é a mesma coisa de usar lente para full frame em APS, a lente própria para APS fica menor, mais leve.
Boa noite, Armando Vernaglia! No inicio do ano a minha maior atenção era para os novos lançamentos de câmeras, para satisfazer certas necessidades. No entanto, conhecendo o teu canal, o diagnóstico ficou evidente, "equipamentite aguda". Depois percebi pelo que deseja, obteria com algumas opções de lente.
Ótimo vídeo como sempre. Também concordo com essa importância maior das lentes. Falando sobre essa diferença que você notou entre a pesquisa que você fez e o número de visualizações aqui no youtube, eu vou me usar como exemplo. Não sou fotógrafo, apenas fotografo por hobby mesmo. Quando eu não tinha minha 80D eu pesquisava muito por cameras, não fazia sentido pesquisar por lentes, já que a câmera é o básico pra quem não tem nenhuma. Depois que escolhi e comprei a câmera eu continuei pesquisando, mas para saber usar corretamente, daí mais visualizações no RUclips, afinal câmeras de lentes inter cambiáveis são bem complexas. Não chego nem perto de um fotógrafo, mas já consigo me satisfazer um pouco com minhas fotos. Daí começo a pesquisar sobre lentes, que é algo que faço ainda, pois não penso em trocar de câmera tão cedo. O que pode tornar a fotografia diferente, dar variedade mesmo, são as lentes. Geralmente quem pesquisa sobre lentes é quem já tem câmera, já o povo que pesquisa sobre câmera é quem não tem, quem tem e está no começo aprendendo a usar, ou quem tem mas está pensando em trocar, mas que se ficar na mesma marca não vai trocar de lentes. Além do mais a gente pode até pesquisar para saber qual lente é mais apropriada pra uma determinada situação, mas no geral o uso da lente em si não tem muita complicação, não tem muitos botões e ajustes complexos, mas o da câmera pode ser bem complicado pra quem está aprendendo, a pessoa vai ter que fazer os ajustes necessários, daí mais gente pesquisando por câmeras. Eu mesmo ainda vejo vídeos de técnicas sobre câmeras para aprender a usa-la melhor. Com relação às lentes eu já sei exatamente quais pretendo comprar, então eu acabo vendo menos vídeos sobre lentes do que sobre câmeras
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras mas na verdade se pesquisamos sobre estética estamos pesquisando sobre lentes, mas se deixamos isso passar sem perceber, perdemos boa parte do estudo da estética. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... lente é a estética que ela gera mais do que o modelo em si para comprarmos, pelo menos no meu entender, concordo muito com o que você falou no sentido de compra, mas estamos deixando passar uma questão que é o fato do nosso estilo e nossa linguagem derivar das lentes e não das câmeras.
Acredito uma parte significativa dos números mais altas relacionados a conteúdos sobre câmeras se deve ao fato de que muito das pessoas quem buscam esse conteúdo não possuem ainda uma câmera razoável ou nem mesmo tem uma câmera. Nesse sentido ainda estão procurando um equipamento para investir seu dinheiro e posteriormente comprar lentes. Eu por exemplo consumia muitos mais conteúdo relacionado a câmera do que lente, logo quando comprei minha primeira DSLR passei estudar e ver reviews de lentes muito mais do que câmeras.
Interessante reflexão: gostamos de comparar câmeras mas são as lentes que traduzem nosso olhar. Me lembro do seu vídeo sobre o equipamento que mais te marcou, que mais fez diferença na sua carreira... e Vc disse que foi uma lente, não foi? Foi então que descobri que pra mim, até então, também também foi uma lente ♥️ uma grande angular...
Obrigado. :) Pois é, equipamento realmente importante é a lente pois é ela que vai traduzir o como vemos, a câmera é só receptora dessa informação, tem que ter qualidade, lógico, mas a linguagem e o estilo derivam muito mais da lente.
Ótimo vídeo, professor. As minhas lentes me mostram as coisas de formas diferentes e isto é fundamental para mim. Então, agradeço porque você confirma o que experimento no ato de fotografar.
Realmente, estudo fotografia há 3 anos, sou entusiasta, e agora, com as lentes que acho importantes para mim (17-40, 70-200, 100 macro e uma 50) é que comprei uma RP para se juntar à minha T5i...apostei nisso para entender melhor como a lente interfere no discurso visual e aprender qual é meu estilo preferido, acho que sem isso não saberia...
Gostei do assunto, recentemente peguei a SL3 e meu objetivo e focar em lente, pois meu nicho e o mercado imobiliário, então já sei até qual pegar, 10-18, 24 e a 50mm
@@ArmandoVernagliaJunior isso mesmo amigo, em seguida pego a 50mm pra planos fechados e fotografias de retratos. Obrigado pela atenção!! Cheguei agora no seu canal e estou aprendendo muito com suas dicas! Tmj 👍
Muito boa a explicação, principalmente para acalmar equipamentites, rsrs. Talvez o público ande pesquisando mais sobre câmeras pelo frisson que os fabricantes criam a cada novo lançamento, principalmente com os equipamentos estando cada vez mais voltados a vídeo, já que no que diz respeito a imagens estáticas todos já conseguiram chegar num patamar bem semelhante de qualidade. Tendo em vista que objetivas top de linha podem ser bem mais caras que câmeras, seria o caso do fotógrafo escolher suas objetivas preferidas e aí procurar quais câmeras servem bem a essas lentes.
Parabéns pelo conteúdo, Armando. Muito claro e objetivo. Se me permitir, gostaria de compartilhar uma dúvida. Pelos teus vídeos, optei por iniciar com uma DSLR (Canon). Em um destes vídeos, falaste que procuras evitar lançamentos. Então, para um iniciante, querendo aprender mas sem investir muito, a SL3 vale o custo benefício? T6i ou T7i sao alternativas comparáveis?
Obrigado. :) Sobre os modelos citados, meio que tanto faz para ser sincero, mas pela ordem a T7i é a melhor das opções, Sl3, Sl2 e T6i vem na sequência.
Esse assunto é bem interessante. Acredito que acontece um movimento maior sobre equipamentos por causa daquela doença chamada EQUIPAMENTITE, que é muito explorada pelas fabricantes e que é absorvida justamente por quem ainda não entendeu o outro lado da fotografia, que é a narrativa. Porque as fabricantes não dão mais enfase em lentes? pode ser que as pessoas se assustem quando conhecem os preços de boas lentes, que facilmente podem ultrapassar algumas câmeras, quando falamos sobre equipamentos de entrada. Depois que eu comprei minha primeira câmera foi que caiu a ficha sobre as lentes, hoje eu já me proponho a fazer justamente esse caminho, ter um olhar mais atento nas lentes, que são investimentos mais duradouros pois lentes podem servir em várias câmeras, mas câmeras podem ficar "ultrapassadas"em capacidade técnica.
Muito bom os seus vídeos! Aprendo muito com você. Queria ver você tocando, tem algum outro canal? Cara, o seu vídeo prende demais, curto o papo cabeça, e da maneira que você estende e amplia o conteúdo do vídeo. Ainda mais quando você começa a falar e citar fatos científicos e filosóficos. Obrigado por existir! 😁👍
Eu toco mal. :) A dedicação constante para fotografia e vídeo teve um preço nas minhas habilidades musicais... mas quem sabe um dia. Muito obrigado pelo comentário e consideração. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Tava assistindo ontem um vídeo seu comentando o "porque fotografamos" não me lembro o título, sei que foi ontem, mas, sou muito ruim de memória kkk. Você acabou falando um pouco sobre isto (dedicação em algo), acho que é até um vídeo um pouco antigo do seu canal, realmente não lembro rs... Mas, é totalmente compreensivo e lógico. Afinal, quanto mais nos dedicamos e focamos em uma habilidade, nos desenvolvemos mais nela. Perguntei porque o nenê (Ronaldo-35 milímetro) manda bem demais na guitarra e é um ótimo fotógrafo também. E tipo, você fala com tanta propriedade das coisas que a gente acaba pensando que você é foda em tudo, tipo um super humano, saca? Kkk Mas enfim, está explicado! 👍 Mas a curiosidade continua, não seja humilde kkk mostre os seus dotes musicais. Sucesso, Vernaglia! Você é foda!
caro professor entre as lentes 24 - 70 2.8 qual a melhor (Sigma, Tamron)??? Eu tenho uma D800 da Nikon e gostaria muito de saber, pois o valor é muito alto da Nikon..
Eu prefiro Tamron que Sigma, não pela óptica, que dão na mesma, mas pela mecânica, toda Sigma que tive deu problema de motor de foco, então a mecânica delas me parece ruim.
Sou iniciante. E comprei uma Nikon D3400 junto com a lente do kit é uma ótima 50mm. A câmera está zero e paguei muito barato. Vale a pena investir em equipamentos para ela, como objetivas, flash e filtros? Penso nisso pelo mercado que é muito mais favorável para Canon (no Brasil). Tenho dúvidas, pois se for trocar por uma Canon terei que investir tudo novamente.
A questão é... precisa mesmo da D750? Se sim, tem que ir investindo em lentes FX ao longo do tempo e mais para frente ver o corpo que deseja, se for comprar agora corpo e lentes FX, no dólar que está agora, vai gastar uma fortuna.
4 года назад+2
Lente é mais importante do que corpo de câmera, com certeza. Cheguei a essa conclusão usando lentes analógicas adaptadas nas digitais. Se usar o mesmo tamanho de sensor, as diferenças na prática são mínimas. Agora uma lente diferente dá uma boa diferença na qualidade das fotos. É claro que tudo isso desde que você sabia fazer boas composições, transmitir boas emoções e saber a parte técnica da fotografia (foco, balanço de branco, fotometria, iluminação , etc). Em relação ao corpo , tenho notado desde a maior entrada da Sony no Mirrorless Fullframe, a própria e todas as outras Canon, Nikon, Fuji, Panasonic, etc, o marketing principal das câmeras é mais em relação à vídeo do que em relação à foto. Falo isso porque possivelmente tem mais video-makers comprando as câmeras mais novas do que o pessoal das fotos.
Armando,tire uma dúvida sobre lente fixa,estava consultando,por curiosidade,o site da BH Photo lá de NY...e é o seguinte: Canon EF 50mm f/1.4 USM = USD 349,00 Canon EF 50mm f/1.2L USM = USD 1,299 A diferença de qualidade das fotos tiradas com abertura de 1.2 pra 1.4 é muita pra se justificar uma diferença de preço quase 4x maior? ou essa 1.4 já atende bem? (não sou profissional,gosto de foto & vídeo como hobby) apenas por curiosidade,obviamente vc tem bagagem de sobra pra citar essas diferenças,se é que são muito grandes...obrigado mais uma vez!
Nesse vídeo aqui respondo isso em muitos detalhes - ruclips.net/video/sYgefeHbvaU/видео.html :) É o comparativo de todas 50mm da Canon. E tem o review da f/1.2 caso queira saber mais das características dessa lente - ruclips.net/video/8xJOH4q1frw/видео.html - não tem como resumir aqui num comentário, dá uma olhada nos vídeos que aí acho que vai saber todos os pontos.
Ai a gente vê um vídeo maravilhoso desse sobre a importância das lentes sobre o corpo, que explica magistralmente como melhorar a nossa fotografia com o uso de lentes melhores mas termina com uma duvida: Quando sai o review da R5? rsrsrsrsrsrs Brincadeira mestre, a explanação sobre a importância das lentes foi perfeita.
Obrigado. :) Sobre a R5, um dia desses sai... mas sinceramente vai ser mais perto do fim do ano pois não quero pegar o modelo de pré produção (que é o que deu polêmica) e sim o modelo final quando ele chegar oficialmente no Brasil... então review deve rolar lá para outubro ou novembro.
@@ArmandoVernagliaJunior Bacana fazer dessa forma. Apesar da polemica em 8k sobre aquecimento, explore, por favor, as qualidades dela para fotografia (estúdio e paisagem) a maioria dos review focou muito na temperatura e em videos, mas pouco, ou muito pouco, na qualidade das fotos de estúdio e paisagem.
Tenho uma Nikon D7000 há 8 anos comecei com a lente do kit 18/105mm depois comprei uma lente 35mm e 50mm 1.8g... Agora quero migrar pra fullframe Nikon D750 ou 810 o que achas? Pelo menos posso usar minhas lentes da Nikon, já na Canon pelo que sei não há como usar lentes em toda câmera Canon.
Tenho minhas opiniões sobre a D810 neste vídeo - ruclips.net/video/V9_wbzh_qTw/видео.html e sobre a D750 neste - ruclips.net/video/6QCNFgUzt3I/видео.html - sobre compatibilidades de lentes, todas as marcas possuem questões a observar quando do uso de lentes DX (aps-c) em corpos full frame, todas, suas lentes full frame operarão normalmente em corpos full frame e suas lentes aps terão corte de resolução da câmera.
No momento eu pesquiso mais sobre câmera, afinal eu ainda não tenho. Vc poderia fazer um vídeo sobre câmeras "antigas" tipo t3i, t5i.... Comentando oq acha delas e se vale a pena o investimento.
Grosso modo eu acho que câmera mais recente é mais negócio por vir com mais tecnologia embarcada e assim resolver um número maior de problemas, nesse sentido, melhor uma T5i que uma T3i, melhor uma T6i que uma T5i etc, o que não significa que câmera antiga não seja boa para começar, pois por outro lado sempre digo que qualquer câmera lançada nos últimos dez anos ou pouco mais que isso são excelentes. O ponto só é que não tenho como dizer se algo vale ou não um investimento pois cada um vê custos e benefícios de forma particular, conforme o próprio bolso e as necessidades, tenho dois vídeos no canal sobre compra de usados, ambos foram mais no sentido de cuidados a tomar na hora da compra, mas vou por os 2 links aqui caso não os tenha visto - este é sobre câmeras usadas - ruclips.net/video/vUVHcndG49Y/видео.html - e este é sobre lentes usadas - ruclips.net/video/FiY5sPi0AOg/видео.html
Eu me interesse mais sobre camera, até porque o assunto Lentes é muito mais segmentado ao segmento de fotografia que cada um atua. Eu por exemplo trabalho exclusivamente com fotografia 360 e Arquitetura e o range de lentes para este segmento nao traz tanta inovacao quanto em termos de cameras. Tenho acompanhado atentamente seus videos sobre mirrorless, pois num futuro breve será minha proxima aquisicao.
Entendo o ponto, mas deixo uma sugestão de pensamento: fotografia para você é unicamente trabalho? Se for, beleza, uma vez dominada a ferramenta para o trampo, beleza, mas se não for, aí abre-se toda uma questão de linguagem e composição que é totalmente dependente das lentes. E mesmo no trampo, eu clico arquitetura, num mesmo ambiente, se ele puder ser enquadrado por inteiro numa 14mm, ou numa 20mm (com diferença de 2 passos ara frente ou para trás, ou seja, um ambiente que permita isso), as composições são radicalmente diferentes em sensação de espaços e perspectiva, então mesmo no trampo, justifica de tantos em tantos revermos nossos conceitos, atualizar etc. Deixo essa sugestão de pensamento pois trocar corpo de câmera não adicionará recurso algum na fotografia de arquitetura e te digo de experiência própria, fora aliviar 200g de peso não muda realmente mais nada nesse nosso setor de atuação.
Caraca mestre qto tempo! Faz tempo q n passo por aqui pela correria. Vc viu q finalmente saiu a Sony a7SIII? Lembra q vc me disse q tinha rumores q ela ia acabar... demorou pacas mas saiu show ein... ela vs a R5 da canon (superaquecendo) as duas são top. Mas eu escolheria a A7SIII para vídeo...nem precisa de 8k na minha opinião. Eu curto e estudo mto mais sobre lentes q cameras... lentes podemos adaptar em qlqer camera praticamente estes dias, principalmente as lentes vitage, adoro! Abs e saúde nesse "fim" de pandemia.
Gente dentro da Sony falou que a linha S ia acabar, mas pelo jeito ou mudaram de ideia, ou a pessoa estava mal informada. :D Sobre câmeras, depende de necessidades, já falei em vários vídeos que não entro em comparações sem sentido, não faz sentido comparar R5 com A7SIII pois as propostas e projetos das câmeras são diferentes, ambas excelentes, mas cada uma com perfil de usuário muito diferente, e sobre o superaquecimento da R5, a esta altura já concluí que tem uma porcentagem que é puro sensacionalismo da mídia, outra porcentagem que é erro da Canon em soltar produto pro mercado antes de certos ajustes de firmware, e outra porcentagem é a ênfase no marketing da Canon no 8k que é uma bobagem e fez todo mundo achar que era uma câmera mais para vídeo quando nunca foi assim em termos de projeto (basta ver pelo sensor de 45mp e pelas spcs fotográficas dela), mas erraram no marketing, erraram no timing de lançamento soltando ela antes do firmware estar mais estável na parte de controle de temperatura (tanto que saiu firmware novo e já melhorou bem isso) e a mídia fez o escândalo que costuma fazer com algo que ninguém vai usar que é o 8k... em sets de cinema, que é onde o 8k se justifica, é super normal ventilarem câmeras para esfriarem nos intervalos, fazem isso com Arri, RED etc... pois elas todas esquentam, não vai ser diferente com a R5.
Tb sou a favor de investir mais em lentes, tanto que tenho duas cameras simples, mas as 7 lentes que tenho, me dão versatilidade de fazer quase qq tipo de foto que preciso.
Pois é, também tenho bem mais lentes que câmeras e na minha história sempre foi assim, acho que fora minha Zenit com uma 50mm que foi a primeira câmera com a primeira lente, da segunda câmera em diante (uma Pentax), sempre tive de duas para mais lentes.
4 года назад
@@ArmandoVernagliaJunior Comecei a ter mais lentes depois que mudei para Canon. Com a nikon no começo usava bastante a 35mm na cropada.
boa noite. Tenho uma Canon SL2, com lentes EF-S 10-18mm, 24mm, 60mm e EF 50mm 1.8, e um Tanrom 18-400. Na linha mirroless, tenho uma M50 com lentes EF-M 15-45mm e 18-150mm. Tenho tambem um adaptador Canon EOS EF/EF-S para EF-M. Acho que estou bem servido de lentes para qualquer evento, durante muito tempo. Concorda?
Me parece estar bem servido sim, agora é estudar essas lentes todas do ponto de vista de discurso, de linguagem, de composição... que essa é a parte infinita, uma vez tendo equipamento, o desenvolvimento da linguagem é nossa pesquisa e treino de vida inteira. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pelo conselho. Ja´vi seus videos sobre a 24mm, 10-18, 60mm e toda serie 50mm da Canon. Espero algum dia seu ensinamentos sobre a 18-400 e sobre a 15-45 e 18-150mm
OLÁ , BOA NOITE ! , MAIS UMA ÓTIMA SUPER AULA , PARABÉNS ... APROVEITANDO AQUI ME TIRA UMA DUVIDA: SE EU TIRO UMA FOTO EM FORMATO JPEG DE 72 DPI , MAS EU PRECISO EDITAR E MANDAR A FOTO PARA A GRAFICA IMPRIMIR ( PQ O MELHOR MODO PARA IMPRESSÃO É EM 240 A 300 DPI PARA MANDAR PARA A GRÁFICA ) ... ENTÃO A MINHA DUVIDA É " EU POSSO COLOCAR DE 72 PARA 300 DPI ESTA FOTO ??? " ( LEMBRADO QUE A FOTO FOI TIRADA EM JPEG A 72 DPI E NÃO E MODO RAW ) ... JÁ AGRADEÇO POR ME TIRAR ESSA DUVIDA AQUI , OBRIGADO !
Esse vídeo aqui vai te ajudar a entender melhor resolução, pontos por polegada etc - ruclips.net/video/mzl__cHzw0c/видео.html - aumentar o dpi vai reduzir o tamanho da imagem, e vice-versa, afina a quantidade de pontos é fixa (o que sai da câmera), o que muda é quantos desses pontos colocamos em cada espaço...
@@ArmandoVernagliaJunior OLÁ OUTRA VEZ, ASSISTIR SEU VIDEO, MUITO BOM ! .... MAS NO SEU VIDEO EU ACHO QUE VC FALOU SOBRE FOTOS TIRADAS EM MODO RAW 9 A ONDE DEPOIS NA EDIÇÕA A GETE ESCOLHA QUAL E QUANTOS DPI QUE IREMOS USAR ) ... MAS O QUE EU QUIZ SABER É SE EU TIRO UMA FOTO EM MODO JPEG E ME ENTREGA JÁ EM 72 DPI A IMAGEM ( PQ EM MODO JPEG A CAMERA JA COMPRIME A FOTO AUTOMATICAMENTE ) .... A MINHA PERGUNTA FOI " LÁ NA EDIÇÃO ( NO LR OU PHOTOSHOP ) EU POSSO JOGAR ESTA FOTO EM 72 DPI PARA 300 DPI ( PARA MANDAR PARA IMPRENSÃO NA GRAFICA ) ??? , COMO FICA ESTA FOTO/IMAGEM NA PRATICA DE 72 DPI PARA 300 DPI ( JPEG ) .. OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR ESTA AULA !
Acredito que sejam públicos diferentes, penso isso a partir de mim mesmo, quando decidi fazer um canal no youtube pesquisava bastante a respeito de cameras, só depois de comprar minha camera passei a pesquisar sobre lentes, a questão é que muitas pessoas desinteressam de fazer canal ou tirar fotos logo no inícios só depois desse "filtro" as pessoas passam a se interessar por cameras, daí as pessoas quer vão em enquetes e buscam outras fontes já estão focados nas lentes
Entendo o ponto de vista, mas mesmo quando uma pessoa está começando, é de certa forma errado pensar em câmera primeiro pois alguém pode comprar uma excelente câmera para só depois perceber que as lentes são muito mais caras por exemplo, e aí tomar um prejuízo por não ter visto isso antes, ou ainda pensar em câmera e só depois ver que a marca não tem uma lente muito boa no comprimento que a pessoa quer ter e coisas assim, estudar lentes deve vir antes mesmo para quem está começando, por isso fiz esse vídeo, assim galera começa a pensar no caso.
Novas patentes e novas tecnologias. Lançamento é sempre mais caro. E menor concorrência, as de DSLR tem pesada concorrência de marcas genéricas, as de mirrorless ainda não.
@@ArmandoVernagliaJunior Sera que a construcao dessas lentes e mais complexa por causa do tamanho reduzido? Sera que o tamanho delas tambem influenciam?
Obrigado. :) Não faço sorteios, mas me siga no Instagram e no Twitter pois sempre podem rolar promoções relâmpago... considere esse comentário um spoiler, fique atento...
Aqui vai um comentário de um aprendiz para mestre. Quando vamos pesquisar corpo de câmeras que são cheias de especificações e a briga do merchandising é enorme como você bem falou as pessoas acredito eu que tem você como santo graal da informação. Quando o assunto é lente elas querem ver as sensações que a lente provoca o que ela é capaz de fazer na prática. O efeito que ela pode dar na prática. Talvez os reviews de lentes poderiam ser em externas sua com a lente. Eu como acompanho seu canal gostaria de ver você na prática fotografando em mostrando os ajustes o resultado final. Bom. Essa é minha humilde opinião de quem está há 8 meses no áudio e vídeo
Concordo totalmente com a crítica feita ao abuso do slow motion. Não aguento mais ver vídeos onde este recurso é abusado até o limite da obsessão, daqui a pouco vai ter produção inteira em slow motion.
Pois é, já vi vídeos de eventos que eram inteiros em slow. Tinha cena do palestrante em slow com música de fundo ao invés de ter o que ele falava, não fazia sentido... tem uns de eventos sociais também, inteiros em slow. E assim nada contra o uso do efeito quando ele se justifica narrativamente ou quando queremos dar uma enfeitada num take, beleza, mas tem uma galera usando demais e gerando vídeo tediosos.
4 года назад+68
Nem assisti o vídeo, mais com certeza eu discordo!
A sensação que dá, talvez devido ao mareting, é a de que as inovações tecnológicas vêm sempre nos corpos, equanto as lentes, embora essenciais, parecem ter o desempenho máximo já atingido e não ter onde inovar.
Sim, e nessa a marca fica refém da própria armadilha de ter que gastar fortunas em desenvolvimentos que muita gente sequer vai ter uso. Do ponto de vista de consumidor a gente não pode entrar nessa loucura das marcas do contrário vamos viver de comprar coisas que não usamos direito.
Um vídeo perfeito como sempre, Armando! Não sei se tenho direito a sugerir pautas para próximos vídeos, mas adoraria saber a sua opinião sobre as plataformas de hospedagem de fotos, como Flickr, 500px e etc. Será que vale apena assinar o Flickr Pro, por exemplo? Tenho mais de 11.000 fotos todas separadinhas por lá em álbuns, tinha até um enjangamento muito legal com outros fotógrafos, mas agora só é permitido a visualização para 1.000 fotos. Será que vale a pena assinar o Pro?
Mas aí é caso específico de alguém que tem esse item raro que quase ninguém mais tem que é uma F5... mas só de curiosidade, do ponto de vista de quem tem uma Mark IV, não era mais fácil ter uma EOS 3 ou uma EOS 1v para aproveitar as lentes e clicar em filme?
Armando Vernaglia Jr Sim, era preferível uma cânon EOS 1v. Mas não achei nenhuma em bom estado. Como achei a F5 num estado impecável para uma câmera de 20 anos, resolvi ficar com ela. Mas de fato, com o custo adicional de ter dois sistemas, um analógico e outro digital, com lentes, flash etc. Mas está valendo a pena. Mas tenho uma analógica cânon, é a canon RT. Ela usa uma película translúcida ao invés de espelho, boa para usar as lentes cânon, mas não se compara a F5.
Tenho uma teoria para os vídeos sobre câmeras fazerem mais sucesso. A partir do momento em que adquirimos as lentes que iremos usar, acabamos não nos preocupando em trocar de lente tão rápido. E ainda mais pelo fato de não haverem tantos lançamentos de lentes. Exemplo da 17.40mm L da canon que está aí no mercado há tanto tempo
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras mas na verdade se pesquisamos sobre estética estamos pesquisando sobre lentes, mas se deixamos isso passar sem perceber, perdemos boa parte do estudo da estética. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas.
Tudo na vida, independente dá fotografia, trabalha no coletivo! Fotografo, Câmeras, lentes! E o principal conta bancaria, para estudar com os melhores professores, nas melhores escolas, até porquê existem muitos professores ruins no mercado, dá mesma forma que existem escolas ruins. E um fator diferenciado no mercado, é possuir um DNA para fotografia, que por sinal isso sim faz a grande diferença de quem faz "fotografia" e fotografa" com equipamento ruim ou bom.
Falo apenas por mim, lentes eu vou direto no DXomark e vejo se tem lá, review, lente e a minha camera.... e dou uma olhada geral em vídeos de quem Tenha a lente preferencialmente, não de quem pegou a lente para testar, mas que realmente usa a lente... acho que mania... eu mesmo peguei uma 105mm micro, como chama a Nikon e já ate estava anunciada para venda, quando num passeio com amigos, ela estava mais a mão, separada para a possível venda e foi a que peguei... usei em todo o passeio e, não vendi mais, ou seja, num primeiro momento, eu poderia ter, caso fizesse um review desaconselhado a lente de forma geral e indicando para situações específicas, mas no uso fora da bancada de testes, vamos chamar assim, ela se mostrou muito boa.... então eu tenho por habito, ou mania como for, buscar reviews de lente, no sentido de que realmente usa a lente, e claro que dou uvai me influenciar, com quem usa a lente, algo como, 2 meses com a lente A, o que estou achando... dema olhada aqui ali em canais que considero mas mais para ter uma confirmação ou as vezes não do que quem usa, postou... nesses caso, eu avalio para saber qual posição mais me afetaria, ou pra mim, faz diferença. Já camera, eu busco comparativos, que em geral estou entre duas tres cameras... esse atual por exemplo era minha 3a opção e ganhou pelo preço rsrsrsrs duro é complicado, mas enfim, vejo videos de reveiws, onde mostram todos os comandos, novidades de modelo anterior caso tenha, e uns ate com dicas... e da mesma forma, preferencialmente de quem tem o produto, usou já um tempo e da forma que eu pretendo usar, As cameras eu busco muito informações em foruns, e faço um apanhado mais rápido de informações... principalmente o que comentam de pontos negativos... Revendo aqui, eu não sei se no meu caso a diferença seria tão grande, mas com certeza, pesquiso mais tempo sobre lentes do que sobre camera... muitas vezes só com a camera já em mãos é que vou buscar informações alem do básico, seja videos, manual...
@@ArmandoVernagliaJunior me indicaram essa lente também Sony FE 24-70 f/4 ZA OSS , qual você acha melhor para videos, ? Minha esposa tem um canal no YouTuve, basicamente seria para gravar e fazer as fotos das capas.
Eu tenho uma teoria sobre as pessoas considerarem as lentes mais importantes mas acabarem vendo mais vídeos de câmeras. Para quem não é iniciante e estuda o mínimo na fotografia sabe que as lentes são mais importantes para se obter resultados melhores do que as câmeras. Porém, a graaaaaande maioria acaba ficando com as lentes de Kit, ou as lentes zoom de grande variação, 24-105, 24-120, 18-55, 70-300, e com isso conseguem abranger quase todas as distências focais que se precisa para realizar um evento, que é a grande massa de fotógrafos de hoje em dia, com lentes que variam de centenas de reais a, no máximo, R$ 2.000,00. Quando vamos falar em upgrade, a câmera acaba sendo o objeto mais desejado, pois você consegue comprar uma D750 da Nikon, ou uma 6D da Canon por um valor mais baixo do que as respectivas 24-70 2.8 de cada marca, e com grande capacidade de ISO o que, em teoria, compensaria a falta de uma lente de grande abertura. E se formos falar de lentes específicas como as grande-angulares, as telefoto de grande comprimento, etc a coisa fica pior ainda, dando uma pesquisada eu vi que, para uma lente 300mm 2.8 da Nikon (eu sou um desses que gosta de fotografar os pássaros de aço), eu teria que desembolsar próximo de R$20.000,00 por uma lente nova ou R$7.000,00 por uma lente da década de 90. Oras, é muito mais confortável comprar um corpo de câmera usado que me dê megapixels e na qual eu consiga usar várias lentes, do que uma lente específica, para um trabalho específico e que, ainda por cima, é um trambolho para carregar e chama a atenção dos mal intencionados. Mas essa é apenas a minha teoria de, porque as pessoas consomem mais conteúdo de câmeras do que de lentes. Minha opinião: As lentes prime, de grande qualidade e excelente construção, se usadas da forma correta e com o propósito correto, entregam uma qualidade insuperável inclusive em câmeras APS-C. Desculpe pelo longo texto. Abraço
Os diferenciais de câmeras são muito mais fáceis de colocar no "super trunfo" do que lentes. Isto acaba gerando assunto. E, lentes são muito mais duráveis, não deve haver tanta demanda de troca de lentes, após o fotógrafo achar o kit que lhe agrade. Considerando que as marcas divulgam muito mais as câmeras do que as lentes, será que o retorno financeiro é proporcional? Os corpos dão mais dinheiro para as marcas do que as lentes?
Corpo envolve um maior número de patentes e é vendido como eletrônico, que geralmente é visto como descartável no curso do tempo enquanto lentes são vistas como duráveis... aí essas empresas tem seus grupos de investidores e acionistas que pressionam pros lucros aumentarem todo ano, e como não tem como inventar lente nova e lucrar com isso em grande volume, inventam corpo de câmera o tempo todo, inventam recurso que ninguém precisa etc... é tudo pressão por lucro provavelmente.
Depende... eu vejo a galera de vídeo muito mais preocupada com corpo de câmara do que com lentes! A galera da fotografia prioriza mais as lentes, essa é a impressão que tenho do mercado de eventos.
Olha, se eu for ver pela galera de fotografia que me manda perguntas na internet, aqui no canal e outras redes, maioria pergunta de câmera mesmo, por essas fiz o vídeo.
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... o que é uma pena.
Em minha defesa, estou procurando uma câmera mais rápida q me possibilita fazer fotos de esporte com mais facilidade, pq a minha faz só 3 ou 4 fotos por segundo com um buffer de 5 fotos kkk
Você deve ter ouvido: "também com essa câmara, não tem como fazer foto ruim!" Essa é a lógica. Quem fez a foto é a câmara e não o fotógrafo! Quando me perguntam se minha câmara é profissional, eu digo que profissional é quem segura a câmara. Além disso, a indústria fotográfica tem que vender, se as lentes são eternas (assim como os diamantes) vamos vender câmaras.
Hoje há uma procura doida pela nitidez, pela não distorção, pela não aberração, pela não ... Um dia as pessoas começarão a entender que a mensagem é mais importante que o mensageiro. Que a foto ultra nítida não é real, que a alta resolução de nada adianta se você está vendo a foto num celular com tela de 15cm. Falar (ou decorar) os mega-pixels da câmara é mais fácil do saber o significado de um gráfico MTF.
Por fim, teu vídeo é excelente e toca em pontos importantes, parabéns e obrigado pelo ele.
O interessante é que nunca ninguém comenta "também, com essa lente!" sendo que a lente é mais responsável que a câmera pelos resultados. :D E concordo com tua crítica para a busca quase doentia por nitidez, tem lente de 40 anos de idade que já é nítida o suficiente, aí galera fica na obsessão pelo assunto e faz fotos super nítidas mas absurdamente sem graça do ponto de vista narrativo e composicional.
Boa noite , ganhei uma nikon muito antiga , uma d 60 . Minha dúvida é:será que se eu comprar uma lente boa p ela , vai compensar , pensei em pegar uma 50 mm e uma nikkor 18 140 mm
Comprei uma Sony a6000 há uns 5 anos e parei de fotografar por uns 2 anos, o que faz dela mais nova do que sua idade cronológica pq não foram dados muitos cliques durante muito tempo. Agora eu retomei a minha paixão por fotografar e até tenho vontade de comprar outros corpos de câmera, mas só vou fazer isso depois de melhorar minha técnica, comprar mais lentes e comprar mais iluminação. Notei uma recente melhora na minha habilidade de fotometrar, de focar e de editar minhas fotos e só isso já melhorou muito da qualidade das minhas fotos só com a lente do kit. Encomendei uma lente nova Full frame ors caber na minha futura Full frame e vou continuar comprando lentes para que só falte depois comprar um corpo Full frame pra melhorar minhas fotos.
Sua camera é excelente, o melhor é fazer isso ai msm, vai comprando lentes boas, vc vai descobrindo que a camera é melhor do que pensava.
Professor, creio que o pessoal consome mais seu conteúdo à cerca de câmera, porque é esse tema que muda mais. O tema Lentes é mais "pacífico" - uma vez estabelecida no mercado a lente "dura" mais sem alterações. Grande abraço!
É verdade, além de que lente é "investimento" e corpo de câmera é igual carro, vai depreciando muito rapidamente e a tecnologia muda muito mais rapidamente em câmeras do que lentes, como por exemplo o caso de câmeras mirrorless e DSLR, a tecnologia mudou, e mesmo assim ainda é possível utilizar lentes DSLR em Mirrorless, através de adaptadores, porém eu acredito que para quem está começando hoje na fotografia e está investindo em corpo mirrorless, sugeriria adquirir as lentes RF no caso da Canon. Vai ter lente sossegado para 2 décadas se bem conservadas, agora volta ao ponto que comentei no começo de que imagina nesses 20 anos futuros quantos corpos de câmera vão passar por estas lentes e elas ainda estarão "utilizáveis". Ótimo vídeo como sempre. Grande abraço
Concordo muito meu caro, se alguém vai começar hoje, se investir direto nas lentes RF tem fácil mais de uma década de tranquilidade com as lentes, especialmente se for na série L que são muito duráveis.
@@ArmandoVernagliaJunior Estava pensando em adquirir uma sony a7ii usada, será q é uma boa escolha? Qual seria uma boa lente para retratos com ela?
Concordo em gênero, número e grau. Tenho uma simples T6I Canon. Adquiri uma 24-105mm e se tornou minha objetiva para quase tudo. Uma boa objetiva ( adquirida com bom senso e com foco no que deseja ) realmente fala mais alto. Parabéns pela explanação !
Obrigado. :)
Boa tarde estou iniciando na fotografia poderia indicar uma lente com zoom compatível com uma nikon d60
Ótima análise... Acredito q o grande interesse no conteúdo sobre corpo de câmera vem muito dos entusiastas, q são mais numerosos q os profissionais... Vlw
Talvez sim, mas é muito movimentado pela mídia e a mídia é feita por profissionais, galera busca informar menos e ganhar mais acessos.
Mais um vídeo que agita a maior ferramenta/instrumento de todos, o cérebro. Parabéns por apresentar pontos de lucidez em meio ao mar loucuras e despreparo, que fica disfarçado pela equipamentite, discussões intermináveis sobre as especificações técnicas. Alguns corpos de câmeras tiveram sua amplitude mercadológica encurtada, justamente por ausência ou atrasos nas lentes para esse ou aquele sistema. Ampliar os horizontes de conhecimento, facilita o fluxo de trabalho, viabiliza novos investimentos, amplia os rendimentos (na pior das hipóteses, fecha a torneira do desperdício), enfim, utilizar o cérebro, desejar e se esforçar para ampliar suas capacidades e competências, amplia sobremaneira o prazer do pensar fotográfico. Parabéns Armando Vernaglia por se esforçar em ser essa voz de alerta....
Obrigado. :)
Concordo total com sua opinião, prefiro investir em lentes do que em câmeras.Uso câmeras apenas para roby e a variedades de opções que uma lente te traz é muito bacana.
Obrigado. :)
Concordo. Lente é mais importante que a camera, mas acho coerente pesquisar mais sobre cameras, já que as lentes que eu curto, que são pra vida toda, não vão ser substituídas, então relaxo na pesquisa de alternativas. PS: curti mil vezes a disposição das fotos de maneira estática, Vernaglia! Muito melhor pra gente ver a composição, o todo, da fotografia! Valeu e parabens pelo video mais uma vez!
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... o que é uma pena.
Falou so verdades parabens pelo video. Para pesquizar uma camera pesquisei uns 30 dias agora lentes ja pesquiso a 3 meses e sempre aparece uma coisa nova uma pena que são muito caras
Você realmente tem o melhor conteúdo sobre fotografia desse youtube…
Parabéns
Com alguma experiência (quase) todo fotógrafo e fotógrafa vai passar pela situação de comprar uma lente melhor e ter a sensação de que trocou de câmera também. Mas toda essa discussão também depende do salto de qualidade entre os equipamentos. Exemplo: você pode trocar uma T3i por uma 5d mIV e ver uma diferença enorme usando a mesma 50mm 1.8, e trocar essa 50mm 1.8 por uma 1.4 pode não gerar o mesmo salto de qualidade percebida. Agora experimente colocar uma 18-135 em 85mm e comparar com a 85mm 1.8, o salto é enorme, e a câmera nada fez para isso. Parabéns pelo vídeo, como sempre.
É verdade que depende da escala de mudanças, de uma Rebel para uma 5D Mark IV é um pulo imenso e a mudança de corpo fará diferença em mesmas lentes, desde a qualidade até a ausência de fator de corte, então tem casos e casos e não temos como abraçar tudo num vídeo, galera já reclama que meus vídeos ficam longos, imagina se eu colocar mais exemplos. :D Mas concordo com seu comentário sim, é por aí.
Você é referência na fotografia! Concordo! Tenho duas lentes série L e mesmo na minha 7d Mark ii que não é Full frame, eu tenho uma qualidade de imagem incrivel! E sem contar que lente qdo bem cuidada dura eternamente. Teus vídeos são feitos com testes, fundamento, não tem achômetro!
Obrigado. :)
O que me chama muito a atenção no seus vídeos é sua didática, exelente abordagem em diversos assuntos . 👏
Obrigado. :)
O AV disse uma vez (de maneira muito sensata), o grandes nomes da fotografia tinham na época dele, um equipamento muitas vezes inferior ao que temos hoje a disposição. Acredito que técnica é o diferencial. Lente é o caminho e a câmera é a ferramenta. Pessoas comuns vão dizer que sua foto é boa pela camera. Pessoal com instrução, vao te elogiar pela tecnica.
Eu, particularmente, iria adorar mais vídeos sobre as novas lentes RF's.
Minha tendência é focar em lentes no sentido do discurso, da técnica e do enquadramento, da composição, pois isso atende a todas as marcas, mas sempre que puder, trarei reviews também, as RF sou um dos poucos canais que tem pelo menos 2 reviews, a RF 24-105 e a 50 1.2, em breve teremos mais, assim que os fluxos de importação voltarem ao normal pois a pandemia ainda afeta o ritmo de reposição de estoques e a Canon BR ainda não traz oficialmente as lentes RF para vender aqui. Mas isso deve mudar em breve.
@@ArmandoVernagliaJunior ótimo! Obrigado! Composição e enquadramento são excelentes temas! Outro tema bem interessante, já abusando, é luz e sombra.
Grande vídeo, mesmo eu tendo um alinhamento ideológico com o argumento, pude ainda fortalecer aquilo que eu pensava.
Creio também que falta nos canais voltados a foto e vídeo uma abordagem direcionada ao conteúdo da produção... Vejo muitos vídeos pelos canais sobre corpo e lente, vejo com menos intensidade sobre técnica e edição, ainda mais escassos são os vídeos com abordagem em composições, luz e linguagem artística mas vídeos que focam em conteúdo como; documentário, pesquisa de campo /produção, cultura, tendência e linguagem, mercado vs liberdade criativa, etc, esses são quase impossíveis de encontrar e creio que ligar esses dois pontos (equipamento e criação) é na realidade muito mais importante do que martelar em cima do fetiche (equipamento).
De qualquer modo, não é uma crítica a este canal que é um dos pouquíssimos que aborda estes temas que citei acima.
Um abraço e parabéns pelos conteúdos!
Existem coisas que cabem no RUclips e outras que não, tem canais só com tutoriais de software para quem busca edição, e tem muitos cursos online de todos os temas, então acho que se procurar bem acha de tudo, mas serão canais menores, específicos, os canais grandões tem pouco conteúdo realmente relevante quando vamos procurar algo mais especial ou técnico, eu tendo fazer algo nas playlists Prá Lá do Básico e Fotofilosofando, e tenho meus cursos online que é onde consigo realmente detalhar as coisas, mas o canal aqui é pequeno, tenho poucas amarras comerciais com o canal e isso me ajuda a produzir do meu jeito, canais grandes ficam muito presos.
Cara, vc é genial.
Obrigado. :)
Perfeito!! Armando. Sou Biólogo/Ornitólogo, sempre procurei investir em lentes. Hoje possuo lentes que me servem muito bem para fotos que gosto de fazer, uma tele 70-300 mm e uma 150-600 mm para aves, uma 24-120 mm para paisagens e uma 105 mm macro para insetos e outras coisas.
Dá para sentir uma predileção por teles nesse kit. :D Mas faz todo sentido com sua profissão.
Eu consumo os conteúdos pelo conjunto dá obra , sou iniciante, dois meses e estou apaixonado, desde que comecei meu tempo tem sido estudar e testar na prática até com bonecos eu testo, estou muito satisfeito com meus resultados, pena que é tudo muito caro estou pronto para uma nova lente e estava pensando em uma 24 mm pancake mas acho que vai demorar mais de ano para conseguir devido ao preço sou aposentado e sabe como é o salário de aposentado mas vou até conseguir. Mas com certeza por tudo que aprendi até agora a lente é mais importante, comprei uma T5I usada e com certeza com a lente do kit estou com bons resultados imagina com lentes melhores.
Tenho lentes de 20 anos atrás com muita qualidade e nitidez que me atendem muito bem até hoje, acopladas a minha velha D700 forma um belo par...rs
Como adoro os seus videos!!!
Fico feliz em saber, muito obrigado. :)
Perfeito. Qd achamos que o problema de qualidade final está no equipamento e não nossa tecnica pensamos mais em trocar de câmera que de lente. Valeu professor.
Bem por aí, geralmente melhorar técnica e melhorar lente resolve mais problemas que trocar câmera.
É impressionante a riqueza de detalhes em cada vídeo seu que assisto. Gratidão por essas explicações, já ganhou mais um inscrito. Espero que continue com esse trabalho por muito tempo. Eu já era apaixonado por fotografia, com essas aulas então, me fez abrir os olhos para novos horizontes! Obrigado por repassar todo esse conhecimento, explicado com maestria.
Obrigado. :)
Ótimo vídeo. Faltou mencionar também que duas lentes de mesma distância focal e até mesmo com aberturas idênticas mas com diferenças de qualidades fazem muito mais diferença na qualidade final do que a máquina. Exemplo: uma 50D com uma 85 1.8 faz muito melhor imagem que algo equivalente em uma 5D4 usando uma lente 28-135.
Há um pouco de exagero na tua colocação, talvez pela frase "melhor imagem" que é uma frase difícil definir, pois melhor em que, melhor para que etc., o desfoque da 85 1.8 seguramente é mais bonito que o de uma zoom de uso geral, sem dúvidas, eu só evito a definição de melhor/pior pois vai que a pessoa precisa mais de versatilidade, como um documentarista ou um fotojornalista, e aí estará melhor com a 28-135... mas entendi sim teu ponto de vista, e feita essa observação, de forma geral concordo.
Confesso que pesquiso mais sobre câmeras do que sobre lentes, mas quase não achei conteúdo sobre as lentes mirrorless da Canon, já sobre as câmeras sai um conteúdo novo a cada minuto.
Excelente vídeo
Um ponto curioso é que se eu entro em contato com as marcas, sempre consigo fácil câmera e sempre tenho certa dificuldade em conseguir lentes para review, todo lançamento vemos as marcas emprestando montes de câmeras para youtubers e poucas lentes... o marketing vai todo nessa linha e isso acaba ecoando no youtube, em sites etc. Acabo sendo um dos poucos canais que tem pelo menos 2 reviews de lentes RF Canon, a 24-105mm e a 50mm, mas aqui no Brasil está bem raro conseguir mais lentes para produzir mais reviews sobre elas.
@@ArmandoVernagliaJunior o mercado moldando o consumo e o consumidor moldando o mercado, é possível usar as lentes de mirrorless em câmeras apsc ?
@@jonasborsos6929 Penso que não. Só existem adaptadores para o inverso. Lentes mirrorless só encaixam nas mirrorless. Já as aps com espelho ou ef da canon full frame com adaptadores encaixam nas mirrorless.
Bom dia.
É deveras importante este seu "abre-olhos" para a questão das objetivas. Fotografia não é só câmaras, não é só objetivas nem só edição e técnicas, mas sim todas elas associadas. Às vezes (muitas) é preciso ir contra as tendências menos preparadas para que despertem para outros valores que "aparentemente " possam parecer menos relevantes mas são precisamente o contrário. Vá em frente no que acredita pois o seu trabalho tem muita qualidade e transparência.
Abraço.
Sim, é conjunto, luz, composição, lente, enquadramento, câmera, técnica, repertório, estilo... é tudo junto.
E parabéns pelo canal. Sou seu fã
Obrigado. :)
Concordo plenamente. É a lente que te abre o leque de possibilidades na hora da captura. Pra fotografar em locais apertados, ou pra conseguir mais desfoque e nitidez. O Corpo da câmera nos dá outro tipo de qualidade mas não relacionado a composição
Bem isso, concordo.
Certíssimo! Tenho uma 18-55 e uma 55-250. Uso ângulos mais abertos e corto na edição. Resultados ficam ótimos
Obrigado pelo relato. Costumo deixar alguma margem na composição para possíveis cortes também, até para adequar a usos distintos da mesma imagem. :)
@@ArmandoVernagliaJunior👏🏽👏🏽
@@ArmandoVernagliaJunior posso usar a lente da canon sl2 do kit na minha t7?
É, Professor! Nada como a argumentação técnica consistente e bem organizada! Gostei muito do vídeo. Dado curioso esse das visualizações, em maior número, dos conteúdos sobre câmeras, em contraponto à sua pesquisa, onde as pessoas afirmam que as lentes tem mais importância. Sempre aprendi aqui que lentes são mais importantes que câmeras e hoje ficou muito bem esclarecido o assunto, como você mesmo disse, de uma vez por todas! Obrigado, abraço!
Pois é, quando fiz a pesquisa fiquei com essa curiosidade pois a estatística dos vídeos já recolho de longa data e a pesquisa mostrou o oposto do histórico dos vídeos, aí fui perguntar para outros youtubers e todos afirmaram ter o mesmo padrão que eu vinha tendo, ou seja, nem é problema só do meu canal, é geral. :)
Concordo plenamente professor , é muito melhor investir em lentes tops e em conhecimento ao invés de corpos de câmeras, abraço
Obrigado. :)
Amigo Armando V. Acho que você tem razão no que diz. Já agora qual é a sua opinião sobre algumas lentes RF novas da canon que quando o zoom é puxado ao máximo a abertura máxima delas é de f 7 ? Eu sempre pensei que uma lente que abria só f 5.6 já não era grande coisa, e f 6.3 era péssima, agora a Canon lança lentes RF que abrem apenas f 7 ??? As novas tele de 600 e 800mm têm uma abertura de f 11 ???? Tá tudo maluco, ou é impressão minha? Qual é a ideia? Cortar no preço? Mas a que preço? temos que começar a tirar fotos e a fazer videos com o ISO a 25.000 ?
Essas lentes novas da Canon com aberturas 7.1, 11, eu sinceramente achei estranhas, preciso testar para ter opinião, sei que foram feitas assim pensando em dois principais aspectos: tamanho e preço, são geralmente muito pequenas, leves e baratas (dentro do que dá para chamar de barato em termos de fotografia), mas eu tenho restrições pessoais a lentes tão escuras. Elas se beneficiarão do fato de que as câmeras recentes tem um desempenho de foco, e de ISO, muito bons, compensando parte da abertura, mas minha impressão inicial, antes de ter testado, é de estranheza mesmo.
Esse vídeo acalmou minha alma. Gratidão
Obrigado. :)
Armando, comenta porque a Canon não faz tantas lentes para APS-C. Da uma olhada na fuji mount X, tem opções para todos bolsos, todos gostos. Não é a mesma coisa de usar lente para full frame em APS, a lente própria para APS fica menor, mais leve.
Boa noite, Armando Vernaglia! No inicio do ano a minha maior atenção era para os novos lançamentos de câmeras, para satisfazer certas necessidades. No entanto, conhecendo o teu canal, o diagnóstico ficou evidente, "equipamentite aguda". Depois percebi pelo que deseja, obteria com algumas opções de lente.
Obrigado. :) Equipamentite tem cura afinal. :D Ou pelo menos controle.
Ótimo vídeo como sempre. Também concordo com essa importância maior das lentes. Falando sobre essa diferença que você notou entre a pesquisa que você fez e o número de visualizações aqui no youtube, eu vou me usar como exemplo. Não sou fotógrafo, apenas fotografo por hobby mesmo. Quando eu não tinha minha 80D eu pesquisava muito por cameras, não fazia sentido pesquisar por lentes, já que a câmera é o básico pra quem não tem nenhuma. Depois que escolhi e comprei a câmera eu continuei pesquisando, mas para saber usar corretamente, daí mais visualizações no RUclips, afinal câmeras de lentes inter cambiáveis são bem complexas. Não chego nem perto de um fotógrafo, mas já consigo me satisfazer um pouco com minhas fotos. Daí começo a pesquisar sobre lentes, que é algo que faço ainda, pois não penso em trocar de câmera tão cedo. O que pode tornar a fotografia diferente, dar variedade mesmo, são as lentes. Geralmente quem pesquisa sobre lentes é quem já tem câmera, já o povo que pesquisa sobre câmera é quem não tem, quem tem e está no começo aprendendo a usar, ou quem tem mas está pensando em trocar, mas que se ficar na mesma marca não vai trocar de lentes. Além do mais a gente pode até pesquisar para saber qual lente é mais apropriada pra uma determinada situação, mas no geral o uso da lente em si não tem muita complicação, não tem muitos botões e ajustes complexos, mas o da câmera pode ser bem complicado pra quem está aprendendo, a pessoa vai ter que fazer os ajustes necessários, daí mais gente pesquisando por câmeras. Eu mesmo ainda vejo vídeos de técnicas sobre câmeras para aprender a usa-la melhor. Com relação às lentes eu já sei exatamente quais pretendo comprar, então eu acabo vendo menos vídeos sobre lentes do que sobre câmeras
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras mas na verdade se pesquisamos sobre estética estamos pesquisando sobre lentes, mas se deixamos isso passar sem perceber, perdemos boa parte do estudo da estética. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... lente é a estética que ela gera mais do que o modelo em si para comprarmos, pelo menos no meu entender, concordo muito com o que você falou no sentido de compra, mas estamos deixando passar uma questão que é o fato do nosso estilo e nossa linguagem derivar das lentes e não das câmeras.
Sempre fui apaixonada por lentes, principalmente as grandes angular.
Obrigado. :)
Muito bom esse tema! Gosto muito dos seus vídeos, sempre abordando temas inteligentes!
Obrigado. :)
Arrasou
Obrigado. :)
Acredito uma parte significativa dos números mais altas relacionados a conteúdos sobre câmeras se deve ao fato de que muito das pessoas quem buscam esse conteúdo não possuem ainda uma câmera razoável ou nem mesmo tem uma câmera. Nesse sentido ainda estão procurando um equipamento para investir seu dinheiro e posteriormente comprar lentes. Eu por exemplo consumia muitos mais conteúdo relacionado a câmera do que lente, logo quando comprei minha primeira DSLR passei estudar e ver reviews de lentes muito mais do que câmeras.
Muito bom
Obrigado. :)
Muito bom Armando!
Obrigado. :)
Interessante reflexão: gostamos de comparar câmeras mas são as lentes que traduzem nosso olhar. Me lembro do seu vídeo sobre o equipamento que mais te marcou, que mais fez diferença na sua carreira... e Vc disse que foi uma lente, não foi? Foi então que descobri que pra mim, até então, também também foi uma lente ♥️ uma grande angular...
Obrigado. :) Pois é, equipamento realmente importante é a lente pois é ela que vai traduzir o como vemos, a câmera é só receptora dessa informação, tem que ter qualidade, lógico, mas a linguagem e o estilo derivam muito mais da lente.
Boa noite , ganhei uma nikon d60 e minha dúvida é a seguinte : compensa comprar uma boa lente p ela?
Ótimo vídeo, professor. As minhas lentes me mostram as coisas de formas diferentes e isto é fundamental para mim. Então, agradeço porque você confirma o que experimento no ato de fotografar.
É bem por aí, lente é o equipamento pelo qual uma visão de torna fotografia, a câmera só recebe, a lente é quem traduz o que foi visto.
Realmente, estudo fotografia há 3 anos, sou entusiasta, e agora, com as lentes que acho importantes para mim (17-40, 70-200, 100 macro e uma 50) é que comprei uma RP para se juntar à minha T5i...apostei nisso para entender melhor como a lente interfere no discurso visual e aprender qual é meu estilo preferido, acho que sem isso não saberia...
Está muitíssimo bem equipado, belas lentes e câmeras, pode ficar tranquilo uns bons anos agora. :)
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, até porquê, se eu falar que vou comprar outra lente ou câmera minha esposa pede o divórcio...😅
Gostei do assunto, recentemente peguei a SL3 e meu objetivo e focar em lente, pois meu nicho e o mercado imobiliário, então já sei até qual pegar, 10-18, 24 e a 50mm
10-18
Mercado imobiliário a 10-18 resolve 99% do que vai precisar.
@@ArmandoVernagliaJunior isso mesmo amigo, em seguida pego a 50mm pra planos fechados e fotografias de retratos. Obrigado pela atenção!! Cheguei agora no seu canal e estou aprendendo muito com suas dicas! Tmj 👍
Muito boa a explicação, principalmente para acalmar equipamentites, rsrs. Talvez o público ande pesquisando mais sobre câmeras pelo frisson que os fabricantes criam a cada novo lançamento, principalmente com os equipamentos estando cada vez mais voltados a vídeo, já que no que diz respeito a imagens estáticas todos já conseguiram chegar num patamar bem semelhante de qualidade. Tendo em vista que objetivas top de linha podem ser bem mais caras que câmeras, seria o caso do fotógrafo escolher suas objetivas preferidas e aí procurar quais câmeras servem bem a essas lentes.
Concordo!!!!!
Parabéns pelo conteúdo, Armando. Muito claro e objetivo. Se me permitir, gostaria de compartilhar uma dúvida. Pelos teus vídeos, optei por iniciar com uma DSLR (Canon). Em um destes vídeos, falaste que procuras evitar lançamentos. Então, para um iniciante, querendo aprender mas sem investir muito, a SL3 vale o custo benefício? T6i ou T7i sao alternativas comparáveis?
Obrigado. :) Sobre os modelos citados, meio que tanto faz para ser sincero, mas pela ordem a T7i é a melhor das opções, Sl3, Sl2 e T6i vem na sequência.
@@ArmandoVernagliaJunior
Obrigado pela resposta, muda minha decisão inicial. :)
Esse assunto é bem interessante. Acredito que acontece um movimento maior sobre equipamentos por causa daquela doença chamada EQUIPAMENTITE, que é muito explorada pelas fabricantes e que é absorvida justamente por quem ainda não entendeu o outro lado da fotografia, que é a narrativa. Porque as fabricantes não dão mais enfase em lentes? pode ser que as pessoas se assustem quando conhecem os preços de boas lentes, que facilmente podem ultrapassar algumas câmeras, quando falamos sobre equipamentos de entrada. Depois que eu comprei minha primeira câmera foi que caiu a ficha sobre as lentes, hoje eu já me proponho a fazer justamente esse caminho, ter um olhar mais atento nas lentes, que são investimentos mais duradouros pois lentes podem servir em várias câmeras, mas câmeras podem ficar "ultrapassadas"em capacidade técnica.
Muito bom os seus vídeos! Aprendo muito com você. Queria ver você tocando, tem algum outro canal?
Cara, o seu vídeo prende demais, curto o papo cabeça, e da maneira que você estende e amplia o conteúdo do vídeo. Ainda mais quando você começa a falar e citar fatos científicos e filosóficos.
Obrigado por existir! 😁👍
Eu toco mal. :) A dedicação constante para fotografia e vídeo teve um preço nas minhas habilidades musicais... mas quem sabe um dia. Muito obrigado pelo comentário e consideração. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Tava assistindo ontem um vídeo seu comentando o "porque fotografamos" não me lembro o título, sei que foi ontem, mas, sou muito ruim de memória kkk. Você acabou falando um pouco sobre isto (dedicação em algo), acho que é até um vídeo um pouco antigo do seu canal, realmente não lembro rs... Mas, é totalmente compreensivo e lógico. Afinal, quanto mais nos dedicamos e focamos em uma habilidade, nos desenvolvemos mais nela. Perguntei porque o nenê (Ronaldo-35 milímetro) manda bem demais na guitarra e é um ótimo fotógrafo também. E tipo, você fala com tanta propriedade das coisas que a gente acaba pensando que você é foda em tudo, tipo um super humano, saca? Kkk Mas enfim, está explicado! 👍 Mas a curiosidade continua, não seja humilde kkk mostre os seus dotes musicais. Sucesso, Vernaglia! Você é foda!
caro professor entre as lentes 24 - 70 2.8 qual a melhor (Sigma, Tamron)???
Eu tenho uma D800 da Nikon e gostaria muito de saber, pois o valor é muito alto da Nikon..
Eu prefiro Tamron que Sigma, não pela óptica, que dão na mesma, mas pela mecânica, toda Sigma que tive deu problema de motor de foco, então a mecânica delas me parece ruim.
Parabéns pelo conteúdo 👏
Obrigado. :)
Grande Mestre! muito bem detalhado e de fácil compreensão!
Obrigado. :)
Sou iniciante. E comprei uma Nikon D3400 junto com a lente do kit é uma ótima 50mm. A câmera está zero e paguei muito barato. Vale a pena investir em equipamentos para ela, como objetivas, flash e filtros? Penso nisso pelo mercado que é muito mais favorável para Canon (no Brasil). Tenho dúvidas, pois se for trocar por uma Canon terei que investir tudo novamente.
Show!
Obrigado. :)
Top demais professor 👏👏👏👍🤝
Obrigado. :)
Muito bom!
Obrigado 😊👍
Vernaglia quero comprar uma nikon d750 mas só tenho lentes cropadas!
A questão é... precisa mesmo da D750? Se sim, tem que ir investindo em lentes FX ao longo do tempo e mais para frente ver o corpo que deseja, se for comprar agora corpo e lentes FX, no dólar que está agora, vai gastar uma fortuna.
Lente é mais importante do que corpo de câmera, com certeza. Cheguei a essa conclusão usando lentes analógicas adaptadas nas digitais. Se usar o mesmo tamanho de sensor, as diferenças na prática são mínimas. Agora uma lente diferente dá uma boa diferença na qualidade das fotos. É claro que tudo isso desde que você sabia fazer boas composições, transmitir boas emoções e saber a parte técnica da fotografia (foco, balanço de branco, fotometria, iluminação , etc). Em relação ao corpo , tenho notado desde a maior entrada da Sony no Mirrorless Fullframe, a própria e todas as outras Canon, Nikon, Fuji, Panasonic, etc, o marketing principal das câmeras é mais em relação à vídeo do que em relação à foto. Falo isso porque possivelmente tem mais video-makers comprando as câmeras mais novas do que o pessoal das fotos.
Excelente professor! Parabéns!
Muito obrigado. :)
Armando,tire uma dúvida sobre lente fixa,estava consultando,por curiosidade,o site da BH Photo lá de NY...e é o seguinte:
Canon EF 50mm f/1.4 USM = USD 349,00
Canon EF 50mm f/1.2L USM = USD 1,299
A diferença de qualidade das fotos tiradas com abertura de 1.2 pra 1.4 é muita pra se justificar uma diferença de preço quase 4x maior? ou essa 1.4 já atende bem? (não sou profissional,gosto de foto & vídeo como hobby) apenas por curiosidade,obviamente vc tem bagagem de sobra pra citar essas diferenças,se é que são muito grandes...obrigado mais uma vez!
Nesse vídeo aqui respondo isso em muitos detalhes - ruclips.net/video/sYgefeHbvaU/видео.html :) É o comparativo de todas 50mm da Canon. E tem o review da f/1.2 caso queira saber mais das características dessa lente - ruclips.net/video/8xJOH4q1frw/видео.html - não tem como resumir aqui num comentário, dá uma olhada nos vídeos que aí acho que vai saber todos os pontos.
Ai a gente vê um vídeo maravilhoso desse sobre a importância das lentes sobre o corpo, que explica magistralmente como melhorar a nossa fotografia com o uso de lentes melhores mas termina com uma duvida: Quando sai o review da R5? rsrsrsrsrsrs
Brincadeira mestre, a explanação sobre a importância das lentes foi perfeita.
Obrigado. :) Sobre a R5, um dia desses sai... mas sinceramente vai ser mais perto do fim do ano pois não quero pegar o modelo de pré produção (que é o que deu polêmica) e sim o modelo final quando ele chegar oficialmente no Brasil... então review deve rolar lá para outubro ou novembro.
@@ArmandoVernagliaJunior
Bacana fazer dessa forma.
Apesar da polemica em 8k sobre aquecimento, explore, por favor, as qualidades dela para fotografia (estúdio e paisagem) a maioria dos review focou muito na temperatura e em videos, mas pouco, ou muito pouco, na qualidade das fotos de estúdio e paisagem.
Tenho uma Nikon D7000 há 8 anos comecei com a lente do kit 18/105mm depois comprei uma lente 35mm e 50mm 1.8g... Agora quero migrar pra fullframe Nikon D750 ou 810 o que achas?
Pelo menos posso usar minhas lentes da Nikon, já na Canon pelo que sei não há como usar lentes em toda câmera Canon.
Tenho minhas opiniões sobre a D810 neste vídeo - ruclips.net/video/V9_wbzh_qTw/видео.html e sobre a D750 neste - ruclips.net/video/6QCNFgUzt3I/видео.html - sobre compatibilidades de lentes, todas as marcas possuem questões a observar quando do uso de lentes DX (aps-c) em corpos full frame, todas, suas lentes full frame operarão normalmente em corpos full frame e suas lentes aps terão corte de resolução da câmera.
No momento eu pesquiso mais sobre câmera, afinal eu ainda não tenho. Vc poderia fazer um vídeo sobre câmeras "antigas" tipo t3i, t5i.... Comentando oq acha delas e se vale a pena o investimento.
Grosso modo eu acho que câmera mais recente é mais negócio por vir com mais tecnologia embarcada e assim resolver um número maior de problemas, nesse sentido, melhor uma T5i que uma T3i, melhor uma T6i que uma T5i etc, o que não significa que câmera antiga não seja boa para começar, pois por outro lado sempre digo que qualquer câmera lançada nos últimos dez anos ou pouco mais que isso são excelentes. O ponto só é que não tenho como dizer se algo vale ou não um investimento pois cada um vê custos e benefícios de forma particular, conforme o próprio bolso e as necessidades, tenho dois vídeos no canal sobre compra de usados, ambos foram mais no sentido de cuidados a tomar na hora da compra, mas vou por os 2 links aqui caso não os tenha visto - este é sobre câmeras usadas - ruclips.net/video/vUVHcndG49Y/видео.html - e este é sobre lentes usadas - ruclips.net/video/FiY5sPi0AOg/видео.html
@@ArmandoVernagliaJunior excelente 👏🏼👏🏼👏🏼 obg Armando.
Eu me interesse mais sobre camera, até porque o assunto Lentes é muito mais segmentado ao segmento de fotografia que cada um atua. Eu por exemplo trabalho exclusivamente com fotografia 360 e Arquitetura e o range de lentes para este segmento nao traz tanta inovacao quanto em termos de cameras. Tenho acompanhado atentamente seus videos sobre mirrorless, pois num futuro breve será minha proxima aquisicao.
Entendo o ponto, mas deixo uma sugestão de pensamento: fotografia para você é unicamente trabalho? Se for, beleza, uma vez dominada a ferramenta para o trampo, beleza, mas se não for, aí abre-se toda uma questão de linguagem e composição que é totalmente dependente das lentes. E mesmo no trampo, eu clico arquitetura, num mesmo ambiente, se ele puder ser enquadrado por inteiro numa 14mm, ou numa 20mm (com diferença de 2 passos ara frente ou para trás, ou seja, um ambiente que permita isso), as composições são radicalmente diferentes em sensação de espaços e perspectiva, então mesmo no trampo, justifica de tantos em tantos revermos nossos conceitos, atualizar etc. Deixo essa sugestão de pensamento pois trocar corpo de câmera não adicionará recurso algum na fotografia de arquitetura e te digo de experiência própria, fora aliviar 200g de peso não muda realmente mais nada nesse nosso setor de atuação.
Caraca mestre qto tempo! Faz tempo q n passo por aqui pela correria. Vc viu q finalmente saiu a Sony a7SIII? Lembra q vc me disse q tinha rumores q ela ia acabar... demorou pacas mas saiu show ein... ela vs a R5 da canon (superaquecendo) as duas são top. Mas eu escolheria a A7SIII para vídeo...nem precisa de 8k na minha opinião. Eu curto e estudo mto mais sobre lentes q cameras... lentes podemos adaptar em qlqer camera praticamente estes dias, principalmente as lentes vitage, adoro! Abs e saúde nesse "fim" de pandemia.
Gente dentro da Sony falou que a linha S ia acabar, mas pelo jeito ou mudaram de ideia, ou a pessoa estava mal informada. :D Sobre câmeras, depende de necessidades, já falei em vários vídeos que não entro em comparações sem sentido, não faz sentido comparar R5 com A7SIII pois as propostas e projetos das câmeras são diferentes, ambas excelentes, mas cada uma com perfil de usuário muito diferente, e sobre o superaquecimento da R5, a esta altura já concluí que tem uma porcentagem que é puro sensacionalismo da mídia, outra porcentagem que é erro da Canon em soltar produto pro mercado antes de certos ajustes de firmware, e outra porcentagem é a ênfase no marketing da Canon no 8k que é uma bobagem e fez todo mundo achar que era uma câmera mais para vídeo quando nunca foi assim em termos de projeto (basta ver pelo sensor de 45mp e pelas spcs fotográficas dela), mas erraram no marketing, erraram no timing de lançamento soltando ela antes do firmware estar mais estável na parte de controle de temperatura (tanto que saiu firmware novo e já melhorou bem isso) e a mídia fez o escândalo que costuma fazer com algo que ninguém vai usar que é o 8k... em sets de cinema, que é onde o 8k se justifica, é super normal ventilarem câmeras para esfriarem nos intervalos, fazem isso com Arri, RED etc... pois elas todas esquentam, não vai ser diferente com a R5.
Top mestre
Obrigado. :)
Tb sou a favor de investir mais em lentes, tanto que tenho duas cameras simples, mas as 7 lentes que tenho, me dão versatilidade de fazer quase qq tipo de foto que preciso.
Pois é, também tenho bem mais lentes que câmeras e na minha história sempre foi assim, acho que fora minha Zenit com uma 50mm que foi a primeira câmera com a primeira lente, da segunda câmera em diante (uma Pentax), sempre tive de duas para mais lentes.
@@ArmandoVernagliaJunior Comecei a ter mais lentes depois que mudei para Canon. Com a nikon no começo usava bastante a 35mm na cropada.
boa noite. Tenho uma Canon SL2, com lentes EF-S 10-18mm, 24mm, 60mm e EF 50mm 1.8, e um Tanrom 18-400. Na linha mirroless, tenho uma M50 com lentes EF-M 15-45mm e 18-150mm. Tenho tambem um adaptador Canon EOS EF/EF-S para EF-M. Acho que estou bem servido de lentes para qualquer evento, durante muito tempo. Concorda?
Me parece estar bem servido sim, agora é estudar essas lentes todas do ponto de vista de discurso, de linguagem, de composição... que essa é a parte infinita, uma vez tendo equipamento, o desenvolvimento da linguagem é nossa pesquisa e treino de vida inteira. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pelo conselho. Ja´vi seus videos sobre a 24mm, 10-18, 60mm e toda serie 50mm da Canon. Espero algum dia seu ensinamentos sobre a 18-400 e sobre a 15-45 e 18-150mm
Eu tenho uma RP e uma lente 50mm 1.4 canon e estou com uma grande dúvida, quero comprar uma R6 Mark ii ou a lente 24 70mm RF o que você me indicaria?
Acho que o título do vídeo onde você perguntou responde, eu sempre tendo a achar que lente é preferível sobre corpo de câmera.
OLÁ , BOA NOITE ! , MAIS UMA ÓTIMA SUPER AULA , PARABÉNS ... APROVEITANDO AQUI ME TIRA UMA DUVIDA: SE EU TIRO UMA FOTO EM FORMATO JPEG DE 72 DPI , MAS EU PRECISO EDITAR E MANDAR A FOTO PARA A GRAFICA IMPRIMIR ( PQ O MELHOR MODO PARA IMPRESSÃO É EM 240 A 300 DPI PARA MANDAR PARA A GRÁFICA ) ... ENTÃO A MINHA DUVIDA É " EU POSSO COLOCAR DE 72 PARA 300 DPI ESTA FOTO ??? " ( LEMBRADO QUE A FOTO FOI TIRADA EM JPEG A 72 DPI E NÃO E MODO RAW ) ... JÁ AGRADEÇO POR ME TIRAR ESSA DUVIDA AQUI , OBRIGADO !
Esse vídeo aqui vai te ajudar a entender melhor resolução, pontos por polegada etc - ruclips.net/video/mzl__cHzw0c/видео.html - aumentar o dpi vai reduzir o tamanho da imagem, e vice-versa, afina a quantidade de pontos é fixa (o que sai da câmera), o que muda é quantos desses pontos colocamos em cada espaço...
@@ArmandoVernagliaJunior OLÁ OUTRA VEZ, ASSISTIR SEU VIDEO, MUITO BOM ! .... MAS NO SEU VIDEO EU ACHO QUE VC FALOU SOBRE FOTOS TIRADAS EM MODO RAW 9 A ONDE DEPOIS NA EDIÇÕA A GETE ESCOLHA QUAL E QUANTOS DPI QUE IREMOS USAR ) ... MAS O QUE EU QUIZ SABER É SE EU TIRO UMA FOTO EM MODO JPEG E ME ENTREGA JÁ EM 72 DPI A IMAGEM ( PQ EM MODO JPEG A CAMERA JA COMPRIME A FOTO AUTOMATICAMENTE ) .... A MINHA PERGUNTA FOI " LÁ NA EDIÇÃO ( NO LR OU PHOTOSHOP ) EU POSSO JOGAR ESTA FOTO EM 72 DPI PARA 300 DPI ( PARA MANDAR PARA IMPRENSÃO NA GRAFICA ) ??? , COMO FICA ESTA FOTO/IMAGEM NA PRATICA DE 72 DPI PARA 300 DPI ( JPEG ) .. OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR ESTA AULA !
ATA, MINHA CAMERA É DE 24 MP ( FOTO TIRADA EM MODO RAW ) .... E 12 MP OU 7 MP ( FOTOS TIRADA EM FORMATO JPEG / EM 72 DPI ) ;)
Acredito que sejam públicos diferentes, penso isso a partir de mim mesmo, quando decidi fazer um canal no youtube pesquisava bastante a respeito de cameras, só depois de comprar minha camera passei a pesquisar sobre lentes, a questão é que muitas pessoas desinteressam de fazer canal ou tirar fotos logo no inícios só depois desse "filtro" as pessoas passam a se interessar por cameras, daí as pessoas quer vão em enquetes e buscam outras fontes já estão focados nas lentes
Entendo o ponto de vista, mas mesmo quando uma pessoa está começando, é de certa forma errado pensar em câmera primeiro pois alguém pode comprar uma excelente câmera para só depois perceber que as lentes são muito mais caras por exemplo, e aí tomar um prejuízo por não ter visto isso antes, ou ainda pensar em câmera e só depois ver que a marca não tem uma lente muito boa no comprimento que a pessoa quer ter e coisas assim, estudar lentes deve vir antes mesmo para quem está começando, por isso fiz esse vídeo, assim galera começa a pensar no caso.
Armando, por que as lentes de cameras sem espelho sao mais caras que as de dslr?
Novas patentes e novas tecnologias. Lançamento é sempre mais caro. E menor concorrência, as de DSLR tem pesada concorrência de marcas genéricas, as de mirrorless ainda não.
@@ArmandoVernagliaJunior Sera que a construcao dessas lentes e mais complexa por causa do tamanho reduzido? Sera que o tamanho delas tambem influenciam?
Sinceramente eu acho que a maioria das pessoas pesquisam muito mais os corpos de camera do que as lentes, a gente ve isso nos grupos por exemplo.
Boa noite Professor! Excelente vídeo!
Sairá algum sorteio deste curso de composição online? Gostaria de concorrer!
Obrigado. :) Não faço sorteios, mas me siga no Instagram e no Twitter pois sempre podem rolar promoções relâmpago... considere esse comentário um spoiler, fique atento...
Aqui vai um comentário de um aprendiz para mestre. Quando vamos pesquisar corpo de câmeras que são cheias de especificações e a briga do merchandising é enorme como você bem falou as pessoas acredito eu que tem você como santo graal da informação. Quando o assunto é lente elas querem ver as sensações que a lente provoca o que ela é capaz de fazer na prática. O efeito que ela pode dar na prática. Talvez os reviews de lentes poderiam ser em externas sua com a lente. Eu como acompanho seu canal gostaria de ver você na prática fotografando em mostrando os ajustes o resultado final. Bom. Essa é minha humilde opinião de quem está há 8 meses no áudio e vídeo
Concordo totalmente com a crítica feita ao abuso do slow motion. Não aguento mais ver vídeos onde este recurso é abusado até o limite da obsessão, daqui a pouco vai ter produção inteira em slow motion.
Pois é, já vi vídeos de eventos que eram inteiros em slow. Tinha cena do palestrante em slow com música de fundo ao invés de ter o que ele falava, não fazia sentido... tem uns de eventos sociais também, inteiros em slow. E assim nada contra o uso do efeito quando ele se justifica narrativamente ou quando queremos dar uma enfeitada num take, beleza, mas tem uma galera usando demais e gerando vídeo tediosos.
Nem assisti o vídeo, mais com certeza eu discordo!
Vim só pra conferir se realmente estava aqui o posto mesmo,kkk
*mas
Nem li o comentário, mas tenho certeza que concordo
Não assisti o vídeo nem li o comentário, mas tenho certeza que também discordo!
Agora quero ver gravar vídeo resposta justificando 🤣🤣🤣
A sensação que dá, talvez devido ao mareting, é a de que as inovações tecnológicas vêm sempre nos corpos, equanto as lentes, embora essenciais, parecem ter o desempenho máximo já atingido e não ter onde inovar.
Sim, e nessa a marca fica refém da própria armadilha de ter que gastar fortunas em desenvolvimentos que muita gente sequer vai ter uso. Do ponto de vista de consumidor a gente não pode entrar nessa loucura das marcas do contrário vamos viver de comprar coisas que não usamos direito.
Essa pausa dramática no início dos vídeos é muito engraçada rs
Não houve o objetivo de fazer graça, mas se fez, beleza. :D :D :D
É por isso que não vou trocar minha 80D tão cedo e quero muito uma grande Angular. E orégano demais na pizza fica horrível kkkk.
Concordo, orégano em demasia estraga, assim como pimenta. :D
Um vídeo perfeito como sempre, Armando! Não sei se tenho direito a sugerir pautas para próximos vídeos, mas adoraria saber a sua opinião sobre as plataformas de hospedagem de fotos, como Flickr, 500px e etc. Será que vale apena assinar o Flickr Pro, por exemplo? Tenho mais de 11.000 fotos todas separadinhas por lá em álbuns, tinha até um enjangamento muito legal com outros fotógrafos, mas agora só é permitido a visualização para 1.000 fotos. Será que vale a pena assinar o Pro?
Vão se as câmeras, ficam as lentes.
Frequentemente deixo minha 5d mark iv em casa e saio para fotografar com uma Nikon f5 de filme. Ai a câmera faz toda diferença.
F5 é top!
Mas aí é caso específico de alguém que tem esse item raro que quase ninguém mais tem que é uma F5... mas só de curiosidade, do ponto de vista de quem tem uma Mark IV, não era mais fácil ter uma EOS 3 ou uma EOS 1v para aproveitar as lentes e clicar em filme?
Armando Vernaglia Jr Sim, era preferível uma cânon EOS 1v. Mas não achei nenhuma em bom estado. Como achei a F5 num estado impecável para uma câmera de 20 anos, resolvi ficar com ela. Mas de fato, com o custo adicional de ter dois sistemas, um analógico e outro digital, com lentes, flash etc. Mas está valendo a pena. Mas tenho uma analógica cânon, é a canon RT. Ela usa uma película translúcida ao invés de espelho, boa para usar as lentes cânon, mas não se compara a F5.
Tenho uma teoria para os vídeos sobre câmeras fazerem mais sucesso. A partir do momento em que adquirimos as lentes que iremos usar, acabamos não nos preocupando em trocar de lente tão rápido. E ainda mais pelo fato de não haverem tantos lançamentos de lentes. Exemplo da 17.40mm L da canon que está aí no mercado há tanto tempo
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras mas na verdade se pesquisamos sobre estética estamos pesquisando sobre lentes, mas se deixamos isso passar sem perceber, perdemos boa parte do estudo da estética. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas.
@@ArmandoVernagliaJunior com razão mestre.
Tudo na vida, independente dá fotografia, trabalha no coletivo!
Fotografo, Câmeras, lentes!
E o principal conta bancaria, para estudar com os melhores professores, nas melhores escolas, até porquê existem muitos professores ruins no mercado, dá mesma forma que existem escolas ruins.
E um fator diferenciado no mercado, é possuir um DNA para fotografia, que por sinal isso sim faz a grande diferença de quem faz "fotografia" e fotografa" com equipamento ruim ou bom.
Falo apenas por mim, lentes eu vou direto no DXomark e vejo se tem lá, review, lente e a minha camera.... e dou uma olhada geral em vídeos de quem Tenha a lente preferencialmente, não de quem pegou a lente para testar, mas que realmente usa a lente... acho que mania... eu mesmo peguei uma 105mm micro, como chama a Nikon e já ate estava anunciada para venda, quando num passeio com amigos, ela estava mais a mão, separada para a possível venda e foi a que peguei... usei em todo o passeio e, não vendi mais, ou seja, num primeiro momento, eu poderia ter, caso fizesse um review desaconselhado a lente de forma geral e indicando para situações específicas, mas no uso fora da bancada de testes, vamos chamar assim, ela se mostrou muito boa.... então eu tenho por habito, ou mania como for, buscar reviews de lente, no sentido de que realmente usa a lente, e claro que dou uvai me influenciar, com quem usa a lente, algo como, 2 meses com a lente A, o que estou achando... dema olhada aqui ali em canais que considero mas mais para ter uma confirmação ou as vezes não do que quem usa, postou... nesses caso, eu avalio para saber qual posição mais me afetaria, ou pra mim, faz diferença.
Já camera, eu busco comparativos, que em geral estou entre duas tres cameras... esse atual por exemplo era minha 3a opção e ganhou pelo preço rsrsrsrs duro é complicado, mas enfim, vejo videos de reveiws, onde mostram todos os comandos, novidades de modelo anterior caso tenha, e uns ate com dicas... e da mesma forma, preferencialmente de quem tem o produto, usou já um tempo e da forma que eu pretendo usar,
As cameras eu busco muito informações em foruns, e faço um apanhado mais rápido de informações... principalmente o que comentam de pontos negativos...
Revendo aqui, eu não sei se no meu caso a diferença seria tão grande, mas com certeza, pesquiso mais tempo sobre lentes do que sobre camera... muitas vezes só com a camera já em mãos é que vou buscar informações alem do básico, seja videos, manual...
Não adianta ter uma red ou uma Alexa com lente do kit. Ótica é sempre ótica! Pena que dólar está impossibilitando :( abraço
No dólar atual a gente tem que cuidar bem do que tem em mãos para que não tenha que trocar, é hora de esperar mesmo.
Acabei de comprar uma Sony a7III, alguém poderia me indicar uma lente focada mais para vídeos.
A FE 24-70 f/4 ZA OSS é muito boa, tive ela no meu tempo de Sony e é muito versátil e completa.
Armando Vernaglia Jr Top, obrigado pelo retorno
@@ArmandoVernagliaJunior me indicaram essa lente também Sony FE 24-70 f/4 ZA OSS , qual você acha melhor para videos, ? Minha esposa tem um canal no YouTuve, basicamente seria para gravar e fazer as fotos das capas.
Eu tenho uma teoria sobre as pessoas considerarem as lentes mais importantes mas acabarem vendo mais vídeos de câmeras.
Para quem não é iniciante e estuda o mínimo na fotografia sabe que as lentes são mais importantes para se obter resultados melhores do que as câmeras. Porém, a graaaaaande maioria acaba ficando com as lentes de Kit, ou as lentes zoom de grande variação, 24-105, 24-120, 18-55, 70-300, e com isso conseguem abranger quase todas as distências focais que se precisa para realizar um evento, que é a grande massa de fotógrafos de hoje em dia, com lentes que variam de centenas de reais a, no máximo, R$ 2.000,00. Quando vamos falar em upgrade, a câmera acaba sendo o objeto mais desejado, pois você consegue comprar uma D750 da Nikon, ou uma 6D da Canon por um valor mais baixo do que as respectivas 24-70 2.8 de cada marca, e com grande capacidade de ISO o que, em teoria, compensaria a falta de uma lente de grande abertura. E se formos falar de lentes específicas como as grande-angulares, as telefoto de grande comprimento, etc a coisa fica pior ainda, dando uma pesquisada eu vi que, para uma lente 300mm 2.8 da Nikon (eu sou um desses que gosta de fotografar os pássaros de aço), eu teria que desembolsar próximo de R$20.000,00 por uma lente nova ou R$7.000,00 por uma lente da década de 90. Oras, é muito mais confortável comprar um corpo de câmera usado que me dê megapixels e na qual eu consiga usar várias lentes, do que uma lente específica, para um trabalho específico e que, ainda por cima, é um trambolho para carregar e chama a atenção dos mal intencionados. Mas essa é apenas a minha teoria de, porque as pessoas consomem mais conteúdo de câmeras do que de lentes.
Minha opinião: As lentes prime, de grande qualidade e excelente construção, se usadas da forma correta e com o propósito correto, entregam uma qualidade insuperável inclusive em câmeras APS-C. Desculpe pelo longo texto. Abraço
Vejo mais lentes que câmeras, acho mais interessante
Também, lente abre muito mais possibilidades que câmera, uma outra lente muda a câmera, já outra câmera na mesma lente muda pouca coisa.
Uma camera bem cuidada vai durar alguns bons anos. Uma boa lente, se bem cuidada, é pra vida toda.
É bem isso, tem lentes que usei por mais de década, é um investimento muito mais durável.
Os diferenciais de câmeras são muito mais fáceis de colocar no "super trunfo" do que lentes. Isto acaba gerando assunto. E, lentes são muito mais duráveis, não deve haver tanta demanda de troca de lentes, após o fotógrafo achar o kit que lhe agrade. Considerando que as marcas divulgam muito mais as câmeras do que as lentes, será que o retorno financeiro é proporcional? Os corpos dão mais dinheiro para as marcas do que as lentes?
Corpo envolve um maior número de patentes e é vendido como eletrônico, que geralmente é visto como descartável no curso do tempo enquanto lentes são vistas como duráveis... aí essas empresas tem seus grupos de investidores e acionistas que pressionam pros lucros aumentarem todo ano, e como não tem como inventar lente nova e lucrar com isso em grande volume, inventam corpo de câmera o tempo todo, inventam recurso que ninguém precisa etc... é tudo pressão por lucro provavelmente.
Depende... eu vejo a galera de vídeo muito mais preocupada com corpo de câmara do que com lentes! A galera da fotografia prioriza mais as lentes, essa é a impressão que tenho do mercado de eventos.
Olha, se eu for ver pela galera de fotografia que me manda perguntas na internet, aqui no canal e outras redes, maioria pergunta de câmera mesmo, por essas fiz o vídeo.
Top 1
Obrigado. :)
Sim, lentes importam mais do que câmeras. Porém, isso em um nivel mais alto se você tem grana pra lentes muuuuuuito mais caras do que lentes de DSLR.
Pensando do ponto de vista de compra, sim, mas a parte maior da pesquisa sobre lentes refere-se a linguagem, estilo, composição, estética e muita gente parece não fazer esse link de que composição deriva da lente, que estilo deriva da lente, então se falamos "pesquisar sobre lentes" maioria pensou em compras. Por essas fiz esse vídeo citando cenas e possibilidades estéticas. Por exemplo eu tenho vídeos no canal falando de grande angulares e de tele objetivas no sentido do comprimento focal e da linguagem, não de lentes específicas, e são vídeos com menos visualizações que a média dos reviews de câmera... o que é uma pena.
Em minha defesa, estou procurando uma câmera mais rápida q me possibilita fazer fotos de esporte com mais facilidade, pq a minha faz só 3 ou 4 fotos por segundo com um buffer de 5 fotos kkk
Quando procuramos recurso específico, faz sentido a pesquisa de corpo de câmera, mas aí é caso específico mesmo. :)