Abertura, tempo e ISO - a ordem das coisas, o que decidir primeiro.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 окт 2024
  • E então você já sabe o básico sobre abertura, tempo de exposição (velocidade) e ISO, mas e aí, em cada fotografia, qual decidir primeiro? Como priorizar um comando sobre o outro para criar uma lógica em seus procedimentos? Quando é melhor decidir a abertura primeiro, e quando é melhor decidir o tempo de exposição, ou velocidade? E por quais motivos devemos criar essa hierarquia nos comandos? E os modos automatizados como prioridade de tempo (Tv ou S) e de abertura (Av ou A), quando e como utilizar? E por fim, o ISO automático ajuda ou atrapalha? Tudo isso e mais um pouco é explicado em profundidade neste vídeo. Veja o vídeo, manda uma voadora no peito do like, comente, pergunte, participe. Obrigado.
    Adquira um dos meus cursos, toda a informação e opções de compra estão neste link vernaglia.com....
    Financiamento coletivo: apoia.se/arman...
    Compre equipamentos na Portssar - www.lojaportssa...
    Assistência técnica? Recomendo a Portssar - www.portssar.co...
    Pilhas e carregadores? Epilhas - www.epilhas.co... (cupom "vernaglia" no fechamento da compra para desconto)
    Siga no Twitter - / vernagliajunior
    E no Insta - / armandovernagliajunior
    Meus equipamentos são todos Canon - www.canon.com.br/
    Conheça o trabalho da Cris, ilustradora, colorista, e também fotógrafa: / cristianedealencar
    Nos vemos por aí. Grande abraço,
    Armando Vernaglia Junior
    www.vernaglia.c...
    #fotografia #praladobasico #aulagratis

Комментарии • 264

  • @DDMMAGALHAES
    @DDMMAGALHAES 2 года назад +1

    Até que enfim alguém falou algo sensato sobre o modo automático !! Parabéns

  • @valdeirsavi
    @valdeirsavi 4 месяца назад +2

    Cara, simplesmente genial esse video, uma das melhores explicações que eu ja tive sobre.

  • @WaldirBorbaJunior
    @WaldirBorbaJunior 5 лет назад +52

    Concordo com tudo, eu manual, só em estudio mesmo. Faço muita foto em pista de skate, e lá é justamente prioridade de tempo. Já pensou o skatista, vai fazer uma manobra de ficar de cabeça para baixo e voce grita. "Espera nao se mexe, pois tenho que fotometrar." Isso nao existe, tem que ser dinamico igual as manobras que eles fazem.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +18

      Hahaha... bem isso, mesmo caso que eu com músicos no palco, evento, esportes, jornalismo, é muita correria para a gente ficar com maluquice de usar manual sempre, pagamos pela tecnologia, ela está lá para usarmos.

    •  4 года назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior em shows, depois que vejo que a luz não vai mudar, ai uso manual, mas em muitos casos em outros tipos de fotografia uso prioridade de velocidade ou de abertura

    • @cadmarins
      @cadmarins Год назад

      Mas aí é fotografia de esporte... Realmente não dá pra pensar... Mas lógico que dá pra fotografar manual fora do estúdio... Natureza, paisagem e até crianças... Mas não deve ser seu dia a dia pelo que entendi

  • @Megapixelers
    @Megapixelers 5 лет назад +29

    Muito obrigado pelo vídeo. Tenho algumas perguntas:
    1. O que eh essa bebida que vc está tomando? Parece bom!
    2. Eu, uma vez, ouvi que a distância focal da lente influência o tempo de exposição caso você está com a câmera na mão. Por exemplo: se vc estiver usando uma lente de 100mm sem estabilização, com a câmera na mão, o tempo de exposição mínimo deve ser 1/100. Se tiver usando uma lente 400mm , o tempo de exposição mínimo deve ser 1/400. Ouvi dizer que se não seguirmos esse guia nossas chances de termos fotos tremidas são muito maiores. Isso é besteira ou e verdade?
    3. Prioridade de ISO. Sei que meu exemplo vem de uma câmera para vídeo (não pra foto) mas na Blackmagic Pocket 4K o range dinâmico eh de 13 stops de 100 a 1000 invariavelmente porém ISOs altos priorizam os highlights e ISOs baixo priorizam as sombra. Isso tem me feito escolher o ISO em alguns casos
    para efeitos estilísticos. Será que alguma câmera fotógrafica tem o mesmo efeito?
    4. Será que vc poderia fazer um vídeo sobre como escolher o metering mode correto? Eu tenho uma ideia de que como seria mas aposto que vou aprender alguma pegada que não tinha pensado antes depois de ver seu vídeo.
    Abracos!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +26

      Muito obrigado pelo comentário, bom te ver por aqui. Estou deixando teu comentário em destaque pois as perguntas podem ajudar bastante gente, vamos lá:
      1) Chá de cereja com pêssego, é bom mesmo.
      2) Sim, lentes mais longas pedem tempos mais curtos, um jeito fácil de perceber isso é pegar uma lente curta, grande angular, selecionar o ponto central de foco de sua câmera e tentar manter ele sobre um alvo móvel, depois pegue uma tele e refaça o experimento, verá que é muito mais difícil manter o ponto de foco sobre um alvo móvel com a tele pois o movimento é amplificado pelo ângulo de visão estreito, assim, movimentos amplificados pedem tempos mais curtos para evitar o tremido, isso ficou menos complicado em tempos de lentes e câmeras com estabilizadores internos, mas a regra de forma geral ainda vale.
      3) De fato algumas câmeras de vídeo e cinema tem um ISO de melhor desempenho conforme o projeto do sensor, nas RED acontece algo parecido com o que descreve, e quando usamos perfis LOG em câmeras DSLR e mirrorless também existirá algo semelhante, geralmente as Canon e Sony em C-Log e S-Log respectivamente trabalham melhor lá pelo ISO 1600 e 3200.
      4) Tenho uma visão pessoal disso, que comentei em vídeos mas não fiz um específico, eu só uso medição matricial e faço isso pois é a matricial que teve melhorias ao longo dos anos com aumento de poder de processamento das câmeras, o poder de cálculo das câmeras só atua na matricial, pois no pontual não tem o que fazer, mede só ali e acabou, o matricial tem avaliações complexas de contraste e luminosidade e se beneficia de cada nova tecnologia, assim optei há anos por me acostumar com a resposta do matricial, me acostumar com ela e trabalhar as compensações de exposição conforme sei que o sistema vai sub ou sobre expor alguma coisa, tenho dois vídeos aqui no canal onde explico melhor isso, um chamado 5 Dicas Sobre Fotometria e outro chamado Exposição para a Direita, em ambos entro mais profundamente na fotometria, o de exposição para a direita está nesta mesma playlist, a Prá Lá do Básico. É isso. Abraço, apareça sempre. :)

    • @maurosacramento3516
      @maurosacramento3516 4 года назад +2

      @@ArmandoVernagliaJunior Sim Armando, assisti seu vídeo falando do modo matiricial e entendi o porque de se usar este modo. Mas , em relação a medição de exposição do flash, como ele deve iluminar mais o primeiro plano, me parece que devemos usá-lo no ponderado ao centro.
      Daí camera no matricial e flash no ponderado. Seria legal usar assim?

  • @raffaelsan
    @raffaelsan 4 года назад +2

    A gente compra tecnologias para usar! Melhor frase do vídeo!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Mas é verdade, se não fosse para usar, por qual motivo comprar? :)

    • @raffaelsan
      @raffaelsan 4 года назад

      @@ArmandoVernagliaJunior Fato!

  • @meumundo_sc
    @meumundo_sc Год назад +1

    Meu, acredito que o resultado é o que importa.
    Após pronto, só os recalcados vão se importar se foi automático

  • @giandaoliveira
    @giandaoliveira 5 лет назад +22

    Excelente vídeo!!! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento. “Se compramos tecnologia é justamente para usá-la.”
    O bom profissional é aquele que evolui com as ferramentas e sabe explorar a toda qualidade que elas oferecem. Perfeito!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +3

      Obrigado pelo comentário. :) Acredito nisso mesmo, câmera custa caro então vou explorar 100% do que ela possa me oferecer.

  • @albertotildes5834
    @albertotildes5834 3 года назад +1

    Parabéns pelo vídeo. Você está na turma dos melhores produtores de conteúdo voltado à fotografia.
    Avisa ao pessoal que deu dislike que isso na mesa não é cerveja que você deixou esquentando (esse seria o único motivo plausível para dislike).

  • @betovideoproducoes2824
    @betovideoproducoes2824 4 года назад +1

    Parabéns professor você da uma aula nota 1000

  • @evandronascimento1108
    @evandronascimento1108 4 месяца назад

    Esse copo estava cheio antes de começar a gravar kkkkk.
    Brincadeira, ótimo vídeo.

  • @enxomadeinminas
    @enxomadeinminas 2 месяца назад

    Iso automático é vida.

  • @tiagoroque89
    @tiagoroque89 4 года назад

    Excelente fechamento do vídeo, falando que não é sempre que temos que usar o modo manual! Se tem a tecnologia, temos que usar!

  • @ivanbarbosa5169
    @ivanbarbosa5169 3 года назад +1

    Olá Armando!!! . Peço-lhe desculpas pela pergunta abaixo, não foi coerente nem de bom tom. No mais parabéns pelo canal, auxilio luxuoso, didático, elucidativo para amantes dessa arte maravilhosa.

  • @marcelocorrea8033
    @marcelocorrea8033 Год назад +1

    Brilhante! Parabéns pela didática e capacidade de nos transmitir, com tanta simplicidade, muitos conhecimentos. Obrigado por compartilhar!

  • @cesaraugustomargato7211
    @cesaraugustomargato7211 5 лет назад +8

    Obrigado, Caríssimo Vernaglia, pela generosidade de voltar a temas básicos mas com mais profundidade e, sobretudo, didática! Abraço

  • @uandersonbrittes6526
    @uandersonbrittes6526 5 лет назад +1

    A ordem das coisas depende do que é mais importante pra vc. Se o objetivo é velocidade mais rápido para congelar algum movimento então pode optar pela abertura maior e segurar o iso. Mas se além da velocidade quiser uma abertura menor para uma maior profundidade então o primeiro seria o iso. A mesma coisa se achar que pode se beneficiar de 2.8 por exemplo. Cada situação vai depender do que o fotógrafo quer. No caso de vídeo a coisa fica um pouco mais limitada ao frame da gravação.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Entendo tua linha de pensamento, mas o que prefiro, e recomendo, é que cada um controle o que é a prioridade, por exemplo, se o objetivo é congelar movimento (pegando teu exemplo), se eu escolho o tempo, tenho certeza dele, se opto por abertura e ISO eu não tenho certeza do tempo, estou deixando que dois controles não prioritários naquele momento definam o terceiro que é o prioritário. Teu segundo exemplo, se quiser maior profundidade, ideal é definir abertura, pois definindo ISO você não tem certeza se vai fechar o suficiente. Assim vejo como mais seguro definir as prioridades e elencar uma hierarquia. Concordo com você que cada situação depende do que o fotógrafo quer, exatamente, o que o vídeo coloca é um método de decisão, e aí conforme o resultado desejado, segue uma ordem, e de fato, também concordo que vídeo tem mais limitações nesse sentido pelas razões técnicas de vídeo e arrasto de movimento.

  • @EvaristoBrag
    @EvaristoBrag 5 лет назад +1

    Uso geralmente o manual, mas quando o bicho pega eu vou no semi automatico, pois fica difícil calcular tudo toda hora e a luz muda a todo tempo. Quando fotografo a noite pessoas uso o manual por ser mais fácil de lidar com os fatores, como velocidade mais baixa, lente mais aberta e iso mais elevado um pouco. Da última vez usei iso 640 com obturador em 20 e abertura a maior possivel, em movimento prefiro o tempo também, já quebrei muito a cara usando tudo no manual, e o último evento que fui percebi que preciso treinar mais ainda.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Sempre precisamos treinar mais, faz parte da vida, quanto mais fotografamos mais afiados vamos ficando. :)

  • @edevair82
    @edevair82 5 лет назад +1

    Show de bola

  • @carlosrycelly1624
    @carlosrycelly1624 4 года назад +2

    Sem sombra de dúvida o melhor canal do RUclips em relação ao aprendizado na fotografia...sigo mais de 100 canais e para mim o do mestre Vernaglia é o melhor. Parabéns por compartilhar conhecimentos tão específicos.

  •  4 года назад +1

    Obrigado!

  • @americoferreira8459
    @americoferreira8459 Год назад +1

    Cara melhor explicação que já ouvi sobre esse assunto muito bom obrigado!

  • @brunotufikzugaib4932
    @brunotufikzugaib4932 5 лет назад +15

    Muito esclarecedor! Sempre muito boas as suas aulas, ainda mais degustando um scotch tropical kkkk

  • @wlfortaleza
    @wlfortaleza 5 лет назад +1

    Parabéns professor!!!

  • @valdenini
    @valdenini 4 года назад +3

    Você é genial, não consigo parar de assistir seus vídeos. Inteligente, humilde, técnico e artístico. Obrigada por dividir seu conhecimento.

  • @marceloalves491
    @marceloalves491 2 года назад +1

    O melhor vídeo sobre esse assunto que já assisti. Parabéns!!!

  • @fredericobruno3281
    @fredericobruno3281 Год назад

    Armando, como sempre mais uma aula excelente! E eu pensando que sabia fotografar rsrs...

  • @versalesoliveira1814
    @versalesoliveira1814 Год назад

    Quando a didática é absurdamente clara e objetiva, não importa o tempo, sempre será atual. Você é o Pink Floyd da fotografia, rs Abs da zona sul.

  • @marcoaurelio2955
    @marcoaurelio2955 4 года назад +3

    Cara vc é fera!!!!! Aprendo muito com suas aulas aqui. Seu curso deve ser da hora.

  • @fernandopequenoholanda8062
    @fernandopequenoholanda8062 Год назад +1

    Parabéns Vernaglia você é muito didático

  • @joaomarquettineto6257
    @joaomarquettineto6257 4 года назад +3

    Excelente vídeo! A questão do automatismo foi edifícante! Genial compartilhar isso. Muito obrigado.

  • @evandrosturiao2189
    @evandrosturiao2189 4 года назад +1

    ótimo vídeo!! obrigado pela aula.

  • @MatheusHenrique-sq7hf
    @MatheusHenrique-sq7hf 5 лет назад +1

    Tinha preconceito com modos semiautomáticos a um ano atrás, mas parei e pensei poxa, se steve mccurry faz foto usando dos modos semiautomáticos por que eu não?rs hoje só faço uso dessa tecnologia, e fico bem mais confortável pra compor e fazer minhas fotografias urbanas,de rua etc.. uso modo manual apenas pra paisagens quando uso o tripé, porque nesse caso eu gosto de ter o controle total.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Eu também, até que vi o Steve McCurry falando numa palestra que usava muito prioridades e usava também modo P em muitas situações, ali entendi que eu estava sendo bobo de não explorar direito meu equipamento... tem uns dez anos isso e desde então me tornei melhor profissional ao saber escolher melhor o que usar e quando ao invés de ficar preso no modo manual, mesmo que o dominasse, eu estava perdendo algo em termos de velocidade de reação.

  • @arjuniorfillmacker6753
    @arjuniorfillmacker6753 3 года назад +1

    O Carar é de mais

  • @AnaLuBorges77
    @AnaLuBorges77 5 лет назад +1

    Sensacional!!

  • @enriquejsalgado
    @enriquejsalgado 5 лет назад +1

    Oi Armando, sou fotógrafo de festas. Balada mesmo. Como uso o flash a questão do movimento não é um empecilho, então geralmente o que escolho primeiro é sim o iso e a potencia do flash, tanto pra "iluminar" o fundo (se eu quiser) quanto o assunto. A abertura vai depender do numero de pessoas na foto e a velocidade o quanto que eu quero que a luz ambiente entre (se houver).

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Entendi tua linha de pensamento, mas vamos pensar nuns fatores (caso já não tenha pensado neles), ao decidir ISO e carga, se você mudar abertura reduz a intensidade do flash tendo como efeito prático, visual, equivalente a reduzir a carga, o que reduz o alcance da luz do flash e a iluminação do fundo. Ao pensar na abertura como elemento que controla profundidade de campo você cria esse desequilíbrio sobre a carga do flash, poderia pensar no comprimento focal (abrir zoom) e na distância de focalização como controles de profundidade de campo (dá uma chegada no meu vídeo sobre desfoque e bokeh) pois ao variar comprimento focal para abrir a cena para um grupo você já vai ganhar profundidade de campo sem precisar nem mudar abertura nem mudar a carga do flash, são hipóteses de variação na tua técnica, dá uma pensada se são aplicáveis, apenas para reduzir possíveis margens de erro. Entendi tua linha, apenas prefiro outra forma de pensar como descrevi no vídeo, quando uso flash (que não mencionei no vídeo), deixo o ISO em manual mas minha tendência é ISO bastante alto para ter flash em cargas mínimas e assim reduzo flutuações da intensidade dele caso eu dispare mais de perto ou mais de longe, no mix luz ambiente + flash, a proporção de ambiente é quase sempre mais alta nas minhas fotos.

  • @edsonizaias277
    @edsonizaias277 2 года назад

    Obrigado, excelente tutorial!!!

  • @Celso_JF
    @Celso_JF 3 года назад +2

    Muito elucidativo. Faço fotografia por hobby e estava em dúvida se posso deixar o ISO automático no modo manual.
    Aprendi que nem precisa ser no modo manual, pode até ser no modo de prioridade.
    Obrigado !

  • @FabioGomesFotoCinema
    @FabioGomesFotoCinema 2 года назад

    Concordo plenamente, de que adianta investir em equipamentos cheios de recursos e não usá-los? O modo manual é uma das opções, jamais a única

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 года назад +1

      Bem por aí, pagamos pelo recurso, então tem que aprender a aproveitar.

  • @marzvix
    @marzvix 4 года назад +2

    Cheguei aqui há pouco e esse "bate papo" foi um soco no minha cara: camarada, você tem que ser OBJETIVO sem FIRÚLAS!
    Parabéns pela "formatura" que você me proporcionou com essa sua AULA de eficácia!
    Venho, há um ano (desde que comprei minha dslr) garimpando e "maratoneando" vídeos de fotografia e correlatos (o que sinceramente não foi tempo perdido pois me deu boa base para entender cada palavra - aliás conselhos - que você me proporcionou) e o seu bate-papo despretensioso coroou-me com êxito, pois sim, sempre tive essa pergunta internalizada em mim, mas nunca soube onde e como colocá-la.
    Você não apenas pergunta, como responde e ainda insere a sua opinião pessoal. Gente... Isso normalmente vem de um AMIGO e que te quer muito bem... E eu achei esse canal agora, ou seja, prazer em conhecê-lo AMIGO!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Obrigado pelas gentis palavras. :) Ouvi essa pergunta muitas vezes de alunos e por isso trouxe o conteúdo para o canal, eu uso esse método de priorização há muitos anos e me ajuda no dia a dia.

  • @paulopatuto336
    @paulopatuto336 3 года назад +1

    Top! Me ajudou muito.

  • @andreas3957
    @andreas3957 3 года назад +2

    Foi a melhor explicação já ouvi...direta,objetiva e que produz resultado em quem quer aprender.Eu,que estou começando,aprendi muito com sua explicação.Muito obrigado!!!😃🙏🏽👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏📸❤

  • @meumundo_sc
    @meumundo_sc Год назад

    Fera , fala de limpar lentes

  • @marcosdocarmo8636
    @marcosdocarmo8636 4 года назад +1

    Aula magnífica

  • @mvf560
    @mvf560 4 года назад +1

    Eu costumo dar prioridade para abertura e velocidade, deixo sempre o ISO em automático, para não me preocupar com a exposição correta na hora do click, então minha configuração sempre fica setado em "manual" eu vario apenas o tempo e a velocidade, o ISO a câmera se ajusta. (se fotografar com a luz correta o ISO sempre permanece em níveis baixos).

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад

      É um jeito prático de usar M, por que na cabeça estão as prioridades, quando uso M é parecido, na minha mente está definida a prioridade que vou trabalhar e isso determina a ordem das coisas.

  • @dienegomesbarbosa6675
    @dienegomesbarbosa6675 3 года назад

    Muito boa sua explicação, vc é muito didático! Obrigada!

  • @volcano40
    @volcano40 2 года назад

    Um assunto sério que envolve um bom resultado para o cliente numa aula simples de entender.

  • @estevaocardoso518
    @estevaocardoso518 2 года назад +1

    Falou tudo! acredito que a melhor forma de se fotografar é a qual você se sente mais confortável e produz o melhor resultado, se é manual ou prioridade tanto faz! importante é dominar e corrigir!

  • @felipevianads
    @felipevianads 5 лет назад +1

    Ótima aula. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo canal. Abraço

  • @helioramos5786
    @helioramos5786 2 года назад +1

    Genial!

  • @danielbs1569
    @danielbs1569 5 лет назад +6

    Sem dúvida essa é minha playlist favorita do canal! Para mais vídeos do “pra lá do básico” :)

  • @ricardobrito3792
    @ricardobrito3792 4 года назад +1

    Vídeo sensacional. Bora marotonar os outros! Agradeço muito pela informação aqui! Não saio deste canal nunca mais!!!!

  • @elcioferreiradf
    @elcioferreiradf 3 года назад +1

    Parabéns pelo canal!!! Mmmuuuuiiiiitttoooo esclarecedor e objetivo!

  • @elmercampos2689
    @elmercampos2689 3 года назад +1

    Excelente

  • @sergioconceicao5596
    @sergioconceicao5596 5 лет назад +1

    Aula como sempre. Se for deixar no manual em evento Vc tem que ser o ninja das configurações, a dinâmica de luz é gigante de um metro para o outro.

  • @Thilucken10
    @Thilucken10 5 лет назад +1

    Melhor canal de fotografia do Brasil!!!

  • @CarolMartins87
    @CarolMartins87 Год назад +1

    Adorei! Sou nova no canal e na fotografia. Estou aprendendo demais com você! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Год назад +1

      Obrigado. 😀 Tem mais de 500 vídeos aqui no canal, apareça sempre pois tem vídeo novo toda semana.

  • @ciclistaamadorbrasil
    @ciclistaamadorbrasil 5 лет назад +1

    Agora sim, um cara que vai com os dois pé no peito da dúvida e tudo fica claro, obrigado.

  • @MarcondesOliveiraroyalbike
    @MarcondesOliveiraroyalbike 4 года назад +1

    obrigado

  • @arynazar8206
    @arynazar8206 2 года назад

    Muito bem explicado. Didática excelente. Tenho aprendido muito com ele.

  • @erikapires5550
    @erikapires5550 4 года назад +2

    Deve ser a quarta ou quinta vez que assisto esse vídeo e alguns demais da playlist. Muito obrigada por partilhar tanto conhecimento de forma tão didática. Mas tenho uma dúvida sobre o Iso automático. Tenho reparado que, ao selecionar o Iso automático na minha câmera, o mesmo parece que "congela" sempre em 1600, independente da luz do ambiente. Já mexi em várias ajustes nas configurações (tenho uma 6DMII) para saber se o erro era meu, mas não encontrei o porque desse 1600 sempre. Ah, limitei o uso do Iso para 12.000 e alguma coisa rsrs. O que posso estar fazendo de errado, Vernaglia? Help.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Se está com flash na câmera (muitas vezes mesmo com o flash desligado, mas ele está no conector da câmera), ela vai até 1600 só supondo que é a EOS 6D Mark II, ou a RP, ou a R a sua câmera, que sã 3 que conheço que param em 1600 quando detectam flash. Outra hipótese não Canon, se for Fuji, o ISO auto da Fuji tem programações de limite de alto e baixo, mas ele mostra sempre na tela um valor fixo e só quando clica ele mostra o ISO que realmente foi usado na foto, Nikon se não me engano faz igual a Fuji nisso.

    • @erikapires5550
      @erikapires5550 4 года назад

      @@ArmandoVernagliaJunior vou observar. Tenho a Canon 6D Mark II e, realmente, mesmo com o flash desligado mas conectado à câmera, o Iso ainda congela no 1600. Faz todo sentido sua observação! Muito obrigada pelo esclarecimento! Quem sabe, sabe!♥️

  • @rodrigoap753
    @rodrigoap753 4 года назад +1

    Muito Bom!!

  • @NaldoCaitano
    @NaldoCaitano 4 года назад +1

    ola meu querido amigo Vernaglia e a primeira vez que mando um msg mas ja te acompanho ha muito tempo gostaria de parabenizar algo que tive que descobrir sozinho infelizmente ate hoje nunca tinha visto miguem revelando este segredo ,usar o ISO em modo manual e a cereja do bolo ou grão mestre da fotografia ao compreender esta expertise dei um novo rumo a minha fotografia,e se me permite tem um complemento para compor tudo isso que também descobrir que gostaria dividir com você e seus alunos na próxima live me de um ok caso isso seja importante guardo o seu feedbak

  • @masullo1978
    @masullo1978 4 года назад +1

    Explicação top! Como o pessoal tem coragem de dar deslike nesse conteúdo. A parede onde fica as guitarras está “pedindo” uma fotografia bacana sua pendurada. Obrigado pelo vídeo e grande Abs.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Obrigado. Sobre os dislikes, isso faz parte da internet, sempre tem gente com tempo sobrando para tentar atrapalhar os outros, nem ligo, e pro youtube ele nem conta como negativo, qualquer reação a um vídeo conta igual, então o dislike ajuda no fim das contas. Sobre a parede, tem outras paredes com fotos e pinturas aqui em casa. :)

  • @diariodeumasindrome
    @diariodeumasindrome 4 года назад +1

    Top Top Top ! Adorei as dicas do que priorizar primeiro ! E surpresa por falar q vc usa muito o modo automático! Realmente muitos professores falam de usar só no manual mesmo!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Uso muito tudo que a câmera tem para oferecer, uso manual e uso automatizados, cada coisa tem seu lugar e momento.

  • @Ivan-pl2yk
    @Ivan-pl2yk 5 лет назад +1

    Agora entendi... O deslike é de um especialista no modo manual. Esses críticos de plantão!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Hahaha... obrigado. Nada, os deslikes são de haters que dão deslikes em todos os meus vídeos, são fãs de outros canais ou de outras formas de ver e que estão com tempo livre na vida.

  • @fabianomcs
    @fabianomcs 4 года назад +1

    Como eu gostaria de ter aprendido isso logo no início dos meus estudos... Eu me negava a acreditar que não existia uma lógica para fotometrar e ter que aceitar a "tentativa e erro"... Obrigado, professor, mesmo aprendendo na marra, seu vídeo me serviu para consolidar ainda mais os conhecimentos! Abraço!

  • @eletrowilson
    @eletrowilson 3 месяца назад

    Show

  • @eduardokazu
    @eduardokazu 5 лет назад +2

    Poxa tem até uma dica de astrofotografia de lambuja no vídeo! Muito obrigado Professor. Sua didática é um talento à parte.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Obrigado. :) A dica de astro é um bônus, de vez em quando coloco uns extras no meio dos vídeos. :D

  • @helrier
    @helrier 3 года назад +1

    Mais uma vez uma aula excepcional com uma didática impecável! Grato!

  • @gusttavocanellas1525
    @gusttavocanellas1525 2 года назад +1

    Boa aula mestre! 😎gênio da escolha da abertura 🤓

  • @RabeRenato
    @RabeRenato 2 года назад +2

    Muito bacana a explicação!!! Em fotos de cães correndo eu utilizo a prioridade de abertura para ter uma boa profundidade de campo, para obter uma velocidade alta de obturador eu escolho um ISO mais alto e observo nos primeiros cliques se a velocidade é o suficiente para congelar a imagem, desta forma tenho controle da abertura e do tempo, trabalhando um ISO no manual.

  • @etech1951
    @etech1951 5 лет назад +1

    Sem dúvidas, o melhor canal sobre fotografia.

  • @levybarrosoficial
    @levybarrosoficial 5 лет назад +2

    A 80d durante o dia o automático é fantástico, ela é muito inteligente.

  • @hermesjr834
    @hermesjr834 5 лет назад +1

    É meio relativo isso. Tem vezes que o assunto se move, há um desejo de congelar o movimento e, ao mesmo tempo, deseja-se também pouca profundidade de campo para obter o desfoque no fundo. Aí é necessário primeiro definir a abertura e depois o tempo de exposição e ISO. Em baixa luz, sempre escolho primeiro o tempo de exposição, mesmo com o assunto parado, para evitar o borrão de imagem. Mas uma coisa é fato, modo manual só uso para foto com flash. No mais uso o modo av ou tv.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Então, vai da decisão de cada um, nesse mesmo caso que você descreve, sigo entendendo que a prioridade máxima é tempo pois de nada adianta ter profundidade de campo e tremido juntos... além disso, profundidade de campo se controla mais com distância de focalização e comprimento focal do que com a abertura... se é um palco, você está com uma 200mm e está 20m distante, com 2.8 tem profundidade numa pessoa inteira com tranquilidade, se o click é com grande angular e enquadrou pessoa inteira estando 2 ou 3m distante, tem profundidade em tudo mesmo com aberturas tão grandes como 2.8 ou maiores, detalho isso no vídeo sobre desfoque que menciono neste vídeo, se pegar uma calculador de profundidade de campo como DOF Calc, DOF Master e outras verá que profundidade de campo é bem menos preocupante se você lidar bem com a distância que está do alvo, por essas em movimento jamais me preocupo com abertura no início do raciocínio, tempo vem antes sempre que as coisas se movem. O que acontece num caso como o que descreve é que não uso Tv e sim M, pois primeiro penso no tempo, depois calculo a profundidade usando uma calculadora dessas que citei, ajusto a abertura, tudo em M e ISO no auto provavelmente.

  • @anchietasantana9495
    @anchietasantana9495 Год назад +1

    O cara faz todos os ajustes possíveis na câmera, ai chega o flash e muda quase tudo.

  • @ozeasrodrigues
    @ozeasrodrigues 4 года назад +1

    Olá @Armando Vernaglia Jr usando a técnica de deixar o ISO automático, como se comportaria esse sistema usando o flash em TTL? A câmera não tenderia a baixar o ISO e aumentar um pouco a carga do Flash? (tentaria equalizar ISO e flash). Minha ideia erá usar esse automatismo da câmera que voce mostrou + o automatismo do flash. Mas não queria minhas fotos com cara de flash. Abraço.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      ISO auto com flash prefiro evitar, conforme a câmera, o ISO fica limitado bem baixo, na 6D Mark II, na R e na RP limita em 1600, em outros modelos da Canon limita em 400, ou seja, é uma abordagem conservadora em termos de ISO e gera maior descarga no flash, para evitar a cara de flash temos que ter mais luz ambiente, e geralmente ISO mais alto para isso, aí fica quase impossível o ISO auto mático com flash, pelo menos na Canon não gosto de usar nesses casos, em outras marcas não sei dizer qual comportamento da câmera.

  • @robertosantosandrade1979
    @robertosantosandrade1979 2 года назад +1

    Bom dia Armando seus vídeos são muito bons e bem explicado. Só ficou uma dúvida sobre o tempo de exposição e o iso automático como usar o flash nessa situação em TTL ou Manual?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  2 года назад +1

      A decisão de flash ttl ou manual deriva de queremos a estabilidade do manual ou a velocidade de resposta do ttl, sempre que temos imprevisibilidade de situação, ttl responde melhor e mais rápido, sempre que temos controle da situação, manual é uma boa opção, ensino isso no meu curso de flash dedicado, tem mais informações dele nesse link - vernaglia.com.br/cursosonline.html - então em situações onde estejamos buscando ISO automático, provavelmente queremos respostas rápidas a situações imprevistas, sempre que usamos os automatismos da câmera, é para esse fim, ter respostas rápidas a imprevistos, então se usamos um automatismo, isso nos empurra para os outros, ou seja, ISO auto só vai funcionar bem com flash em TTL pois os automatismos irão conversar, e flash manual, só com ISO manual.

  • @danilolinhares92
    @danilolinhares92 4 года назад +2

    sempre aprendendo muito com o mestre!! gratidão!

  • @renatocaldas764
    @renatocaldas764 4 года назад +1

    Como sempre, excelente o material.

  • @marcelonascimeto9625
    @marcelonascimeto9625 4 года назад +1

    Armando, parabéns pelo trabalho e pela generosidade de dividir sua experiência conosco. Assisto seus vídeos há cerca de dois anos e boa parte da minha evolução na fotografia se deve ao que aprendi com você. Sua didática, seriedade e clareza ao falar fazem toda a diferença na hora de ensinar a parte técnica.
    Um abração!

  • @joeldisoneloi5406
    @joeldisoneloi5406 2 года назад

    Excelente vídeo 👏👏👏

  • @filomenapassos3980
    @filomenapassos3980 5 лет назад +2

    Muito obrigada pelos ensinamentos,professor. Eu preciso me autorizar a usar os modos automáticos da câmera. Na escola em que aprendi nem se falava em automatismos. Sair do manual seria cometer pecado mortal. Nunca usei os automatismos da câmera. Vou seguir as suas instruções, principalmente quando estou fotografando crianças. Facilitar e conseguir, inclusive, resultados melhores.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +2

      É aquilo, dois grandes monumentos da fotografia, Sebastião Salgado e Steve McCurry usam modos automáticos em uma parte considerável das fotos deles, do ponto de vista dessa galera que fala para não usar automático então esses dois monumentos não seriam bons profissionais... acho mais que há algo de errado em quem diz que só se usa manual mesmo. :)

  • @josemonteiro5835
    @josemonteiro5835 4 года назад +1

    Completamente de acordo consigo pois eu fotografo eventos e o iso auto dà muito jeito sobretudo quando hà mudança de luz de um momento para o outro . um grande abraço.

  • @cttttt2
    @cttttt2 6 месяцев назад

    Olá, professor. Tudo bem? Indicaria algum app para treino de obturador, diafragma e Iso?

  • @Gilvanssouza
    @Gilvanssouza 4 года назад +1

    Excelente vídeo, muito obrigado!!

  • @pauloreis4053
    @pauloreis4053 5 лет назад +1

    Vernaglia, obrigado por você está compartilhando seu conhecimento aqui no RUclips. Já fiz alguns cursos seus, via Eduk, e mesmo assim me senti tentado em comprar seu curso de Composição. Te desejo sucesso e que seu canal seja um norte para futuros fotógrafos! :)

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Obrigado Paulo. Se você viu meu curso de composição na EduK, então teve uma amostra do curso que estou vendendo atualmente, o atual é mais longo, mais completo e mais aprofundado em muitos aspectos, tenho orgulho dos cursos que produzi na EduK, mas ali haviam certas restrições com relação a carga horária e formato, pois o curso tinha que passar ao vivo, então um curso gravado pode ser melhor preparado, mais detalhado e completo, e é o que fiz neste que atualmente estou comercializando.

    • @pauloreis4053
      @pauloreis4053 5 лет назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior Então deve ser genial. Vi que realmente tinha muita coisa para dizer, principalmente em relação a História da Arte, tema que você domina com maestria. Vou coçar meu cofrinho, e quando possível, comprarei esse curso.
      Obrigado mais uma vez por compartilhar seu conhecimento e produzir um conteúdo profissional de forma simples, clara e objetiva.
      Saúde e paz!

  • @gilmar1ful
    @gilmar1ful 5 лет назад +1

    Parabéns meu amigo!!! Quem sabe sabe!!! Estava eu aqui , assistindo o vídeo e filosofando sobre a questão tempo/velocidade ,quando você me deu uma tijolada respondendo aos meus pensamentos, " tempo ou velocidade, use o termo que você quiser, o importante e chegar ao resultado que você quer" Perfeito! E sobre ISO automático, fotografei um show e uma cerimônia de casamento em ISO automático e foi sensacional! No show principalmente , fiquei mais livre, prestando atenção nos momentos! Parabéns pelo vídeo!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +1

      Em meu entender a grande vantagem das automações na câmera é justamente nos liberar para compor melhor, é o grande ponto de aproveitar a tecnologia.

  • @gilbertoadelinodemoura8017
    @gilbertoadelinodemoura8017 2 года назад

    Boa tarde
    Revendo seu vídeo e pondo em prática os conceitos me surgiu uma dúvida !!
    Tenho uma 5D mkIII e usando os modos semi automáticos (AV ou TV ) não encontrei um botão no qual consigo controlar a AE na hora da exposição !! Tem como ?? Ou preciso ir no " Q " e por ali selecionar meu AE e depois fotografar ??

  • @maedafer
    @maedafer 5 лет назад +2

    Ótimo vídeo, técnico, claro e direto. Parabéns Armando!

  • @marcelaemanuelliandradedon2646
    @marcelaemanuelliandradedon2646 4 года назад +1

    Uma pergunta sobre ISO, pra fotos Low key e high key que ISO usar? Eu estive estudando e vi que a composiçao se faz no momento de fotografar e nao depois no tratamento apos fotografar, entao como fazer fotos legais de low e high key? Como utilizar o ISO pra nao sair uma foto estourada ou clipada?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Isso é relativo, quem gosta do click saindo da câmera mais finalizado pode trabalhar expondo com o fotômetro em torno de -1 ou até -2, e isso independe de ser pelo ISO, pela abertura ou pelo tempo, a foto sairá mais escura. Eu prefiro pensar em low key na pós, veja meu vídeo de exposição para a direita (na mesma playlist deste, a prá lá do básico), que explico as vantagens técnicas de uma imagem mais clara escurecida depois na pós, por essas razões prefiro fazer low key na pós. Lógico que a luz deve ser pensada já para o efeito, mas em termos fotométricos não tiro low key da câmera pois não acho tecnicamente uma vantagem.

  • @meumundo_sc
    @meumundo_sc Год назад

    Uma pergunta qual o microfone está usando amigo

  • @MarceloPacheco
    @MarceloPacheco 4 года назад +1

    Ótimo vídeo como sempre, parabéns!

  • @solano2990
    @solano2990 4 года назад +1

    Olá Armando. Teu canal tem me esclarecido muito. Top mesmo.
    Vi um vídeo seu E fiquei com uma pulga aqui atrás da orelha rsrss.
    Um review que vc fez sobre a T6i.
    No review falou que pode sem medo algum usar o ISO em 1600.
    Na vdd, ao menos para mim, eu uso muito tranquilo até 400. De 800 para cima já faz um frio na barriga daqueles.
    Será que e alguma regulagem a mais que estou fazendo errado?
    Uso a lente do kit e uma 50 mm youngnuo.
    Meu foco é ensaios e estou começando com eventos esportivos, vou cobrir um aqui domingo. Tenho muito receio em usar ISO maior que 400.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад +1

      Não sei se você chegou a ver meus vídeos sobre ISO, e também o sobre exposição para a direita, são fundamentais para entender meu ponto de vista sobre ISO e ruído. O que você precisa ver é se você está avaliando ruído corretamente, pois não existe ruído absoluto, o que existe é o ruído em relação ao uso final da imagem (tela, impressão, tamanho de impressão etc), quem avalia ruído vendo imagem em 100% na telas está sempre ficando com a impressão errada sobre ruído. Outro ponto é saber se você está fotometrando corretamente para minimizar ruído. E por fim que técnicas de conversão de raw você faz para minimizar ruídos... se em todas as pontas você estiver fazendo o certo, a T6i aguenta MUITO fácil trabalhar em 1600.

    • @solano2990
      @solano2990 4 года назад +1

      Ok Armando. Vou assistir novamente os vídeos. Mas sobre a técnica de conversão raw não lembro de ter visto.

  • @superteen6720
    @superteen6720 5 лет назад +1

    Muito bom! Logo logo vou comprar seu curso! Só esses vídeos já são um grande curso!

  • @ilsonvinholi8291
    @ilsonvinholi8291 4 года назад +1

    Parabéns Armando Vernaglia pelos vídeos ajuda muito quem está começando, já assisti a maior parte de seus vídeos tenho uma duvida a respeito desse video
    De todas as explicações se quiser acrescentar um Flash on câmera, e usar o modo TTL da câmera aí para o Flash não estourar tipo estou fotografando em eventos um casal ou grupo de pessoas e o fundo for escuro coloca no Flash -1 e se o fundo for claro +1
    Daí deixo o modo de medição em matricial ou ponderado quando uso o modo TV ou AV

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  4 года назад

      Em meu modo de ver, flash é um entendimento a parte do conjunto que coloquei no vídeo. Por exemplo, flash e a priorização de movimentos tem que levar em conta tempo de sincronismo para não entrar no modo FP flash que consome bateria demais e esquenta o flash, flash e priorização de abertura tem que levar em conta o possível estouro do primeiro plano caso abertura seja muito ampla, flash e relação com o ISO deve ser pensada também por questão de estouro de primeiro plano... cada situação é específica. Uma regra geral que uso é que sempre busco a fotometria do ambiente (independente de usar ou não o flash), assim, mesmo sem flash a foto segue existindo... se você usa luz de ambiente o suficiente para ter registro adequado, o flash entra como tempero, destacando algo que precisa de destaque, corrigindo uma sombra como preenchimento, essas coisas. Nesse cenário de uso, minha fotometria tende ao centro do fotômetro ou até a valores positivos, e o flash, na compensação de flash, está sempre negativa em -1 ou até -2 (ttl sempre)... faço isso pois dessa forma o flash fica discreto, a luz fica homogênea entre flash e fundo, jamais tenho fundo muito escuro com aquela foto "com cara de flash" e um jogo de pilhas dura o dia todo sem ter que trocar e perder algo no meio do evento... esse é meu entendimento disso em eventos. Eu não vejo razão para compensação de flash positiva nunca pois se minha fotometria tende para o + (exposição para direita), os brancos já estarão perto do limite de brilho deles ou seja, já estou me defendendo da tendência da câmera sub expor quando o fundo é claro... flash em evento no meu entender é complemento e correção, não iluminação, iluminação quem dá é o ambiente. Mas isso é só minha preferência, não uma regra.

    • @ilsonvinholi8291
      @ilsonvinholi8291 4 года назад +1

      @@ArmandoVernagliaJunior uso em eventos lente um pouco escura 24-105 f4 modelo mais antigo e uma 70D crop

  • @luiseustaquiocoelho1740
    @luiseustaquiocoelho1740 5 лет назад +1

    Como sempre excelente vídeo com informações preciosas . Confesso que me da uma certa agonia ver o copo na frente das movimentadas mãos do Armando mas isso não chega a tirar a minha atenção no proveitoso conteúdo. Obrigado mais uma vez Armando.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад

      Obrigado! Sobre o copo, nunca derrubei e seguirei me esforçando para não derrubar o dito cujo. :)

  • @rubersonbsu123
    @rubersonbsu123 5 лет назад +1

    Excelente aula, tudo bem explicado e detalhado, parabéns professor.

  • @mauropanini
    @mauropanini 4 года назад +1

    Muito esclarecedor como sempre, parabéns mais uma vez!

  • @AleRodrigues
    @AleRodrigues 5 лет назад +5

    Excelente vídeo. Essa questão da hierarquia é fundamental. Sem contar a didática em que foi explicado, bem pontuado. Ultimamente ao fazer fotos de paisagem eu utilizo modo manual, mas acabo deixando na maioria das vezes fixo a abertura para dar uma boa profundidade de campo (f/8, f/11) e o ISO mais baixo possível e altero o tempo de exposição para dar o efeito desejado (eu controlo pelo histograma ao invés do fotômetro).Essa de fotografar eventos em modos Av, Tv com ISO Automático é uma boa e inteligente decisão, pois tem a questão de agilidade e não poder perder momentos. Obrigado por compartilhar

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  5 лет назад +3

      Obrigado meu caro. Paisagens faço exatamente como você, abertura geralmente no f/11, ISO 100 ou 50 (quando a câmera tem a opção) e o tempo que for necessário ajustando pelo histograma e contando com um bom tripé.

  • @fabiobrambila4363
    @fabiobrambila4363 4 года назад +1

    Simplesmente sensacional! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência.