Passando para agradecer e parabenizar pela iniciativa de ensinar. De repente resolvi buscar conhecimentos sobre o histograma e eis que aprendi que essa ferramenta é muito mais do que 'mais uma' entre tantas que vão surgindo no mundo da fotografia. Comecei com uma Kodak pocket 'xereta' e cheguei a uma Zenit 12-xp, com a qual pude ter contato com o fotômetro (fraquinho, né?) mas que ajudava muito. Hoje, no mundo da fotografia digital e antes do celular, tive contato com uma compacta Sony WX-50 com sensor cmos e tem o histograma para ajudar a entender o que se está fazendo. Gostei do trabalho e o like está registrado.
Aí vai do gosto de cada um mesmo, eu acredito que a edição é parte do processo, mas é subjetivo mesmo, cada um tem uma fronteira pessoal nesse assunto.
@@ArmandoVernagliaJunior sim claro...hoje a edição faz parte da fotografia ... Temos que respeitar ...mas gosto de desafios...qual minha melhor foto? ..sempre vai ser a próxima.. obrigado pelos ensinamentos
Pô 11 anos fotografando e como sempre, a gente nunca sabe de tudo mesmo! Fenomenal, Obrigado pela aula, quanto antes comprarei seus cursos, amei de mais!
Show de bola essa aula. Realmente quem conhece o funcionamento matemático de como se calcular média e como colocar os dados no gráfico, fica claro o motivo do fotômetro ficar no centro quando a duas imagens com contrastes extremos enquanto que o histograma espalha os dados.
Show de aula, professor!!! O curso inteiro é excelente e todos aqueles que pretendem se tornar fotógrafos com conhecimento de causa, devem, obrigatoriamente, fazê-lo. Aprendi muito em cada aula. O conhecimento técnico da fotografia é o alicerce para a arte da fotografia. Muito obrigada sempre pelos preciosos ensinamentos, professor.
Obrigado por esse presente. Eu já usava o histograma, mas confesso que mesmo estampado na tela, eu olhava mais para a régua de fotometria. Agora estarei mais atento ao histograma.
O histograma eu uso como referência, mas não levo à risca sempre. Às vezes, deslocar os píxels pra direita ou pra esquerda (subexpondo ou superexpondo) deixa a foto mais interessante do que obedecer cegamente o histograma. Parabéns pelas aulas!
Mas ele não falou pra seguir cegamente. Você tem que achar um equilíbrio,tendo em vista que o histograma será mais preciso, mas não excluindo as demais ferramentas de fotometria.
@@e.junior360 Sim, correto. Minha resposta foi mais ao comentário de um usuário, por isso coloquei a resposta em novo topic, no geral. Caso estivesse discordando com Vernaglia, tería respondido direto no topic dele. Abraço!
Tudo em paz minha gente, mesmo por que, discordâncias são parte do jogo, mas é isso mesmo, histograma são dados apenas, é instrumento de leitura de dados. O grande jogo, e na real é isso que explica eu ter um curso inteiro sobre fotometria não é tanto como ler os dados, mas o que fazer com eles. 😀😀😀
Utilizo com frequência o Histograma. Ótima aula. Quando possivel procuro deixar ele o mais centralizado possível para não perder i formações no preto ou branco.
Excelente aula professor! Surgiu uma dúvida quando estava editando uma foto de paisagem! O histograma de uma foto que fiz não mostra nenhuma alta luz perdida, mas visualmente parece que em uma pequena parte do céu houve um "estouro". Podemos ter uma parte da foto "estourada" mesmo que o histograma mostre o contrário? Ou é só uma percepção minha mesmo? De repente seria interessante fazer um vídeo para elucidar isso! Não sei se consegui ser claro
olá Professor Vernaglia, bom dia! praticava fotografia aqui no Japão, cheguei a fazer um curso por aqui em 2012... 🤔! faz tempão... 😂! mas larguei... apesar do assunto me interessar... ☺️! no passado aqui no RUclips imagina que era inscrito em muitos canais de fotografia, mas aí surge um problema de conhecimento e didática... 🤔! fato é que hoje sou inscrito em poucos canais, acho que são 10 no máximo... e ainda é muito, meu ritmo de trabalho é um pouco puxado, então acompanho o que dá... 🤔! está semana aqui no Japão é feriado prolongado, chamado Golden Week, então hoje tive a grata surpresa de assistir sua aula... ☺️! na verdade, eu estava fazendo como citou no vídeo... tipo podcast... 😂! mas eu acabei parando para ver o vídeo completo... ☺️! gostei bastante da didática empregada... sua forma de falar é clara e as explicações tornam o assunto "simples" de entender... ☺️! muito bacana... além de fotógrafo e tomador de café, sugiro tornar-se escritor e transformar suas aulas em livro ou livros... 🤔! confesso que sempre anima ver uma aula assim... ☺️! parabéns foi uma iniciativa bacana abrir uma aula para as pessoas terem acesso... 👏!
Obrigado por este comentário e relato. Fico feliz que tenha gostado da aula. Sobre livros, infelizmente há uma desproporção entre o tempo e trabalho empregados para produzi-los, e o resultado financeiro dos mesmos, se comparado por exemplo com produzir um curso online onde o tempo e trabalho empregados possuem um grau mais alto de lucratividade como resultante, então me mantenho mais na produção de áudio visual do que na de texto por uma questão comercial.
Vernaglia, gostaria de sugerir um tema que seria o uso do modo FV nas mirroless Canon. Com Ascenção das mirroless Canon muitos ficam em dúvida de como funciona este modo. Forte abraço
Já pensei em fazer algo sobre ele sim, só não tive o tempo de fazer o roteiro. Nesse meio tempo, veja esse link aqui que vai ajudar com o Fv - snapshot.canon-asia.com/article/eng/guide-to-fv-mode-what-it-is-and-how-to-use-it - eu entendo ele como um P melhorado, um modo P com mais opções.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado, eu já conheço o modo, venho até utilizando em eventos com frequência, uma pena só permitir o iso automático só até 1600 neste modo. Irei lê o artigo pra agregar mais conhecimento
O limite do ISO automático não é pelo modo, é pelo flash. Pode reparar que tirando o flash da câmera ele vai até qualquer valor. O FV é meio que um tudo em um (pode operar como Av, Tv, ou mesmo como M) mas certos aspectos valem para todos, a questão do ISO auto limitado em 1600 está em todos os modos. Coloca em M por exemplo e ISO auto, liga o flash e verá o limite de 1600 de novo.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, bem pontuado, eu já sabia desta limitação porém esqueci de detalhar isto a resposta anterior, porém não entendo o porque desta limitação com flash iso auto ser 1600, eu não sei se em outros fabricantes (Nikon, Sony, fuji) é assim também.
Se não me engano toda marca tem limite, já foi de 400 no passado, hoje 1600, tem relação com o processamento de ganho de sinal do ISO mais a velocidade de processar o pré flash em TTL entre outros pontos. Pensa no automatismo de tempo, vai sempre só até 30s e nunca mais que isso, se quiser mais que 30 só colocando em Bulb. Então a gente sempre acaba esbarrando com um limite de automático e nessas horas sabemos que é melhor ir pro manual, quando estou em lugar muito escuro e que sei que vou mesclar esse lugar com flash, vou pro ISO manual por que não tem muita alternativa. Faz parte do jogo.
Ainda não tenho uma mirrorless. Ao obter uma mirrorless, minha expectativa é fazer a medição visual, e realizar o ajuste segundo o q meu olho percebe na tela/visor. Nessa situação, acho q o histograma serviria como uma referência q poderia me ajudar a decidir sobre algum possível ajuste fino na edição. O q vcs acham?
Aquela ideia artística, o que pode estar lindo para um é ser até incrível, para outro pode ser banal e dispensável, eu mesmo tiro 3 fotos diferentes do mesmo objeto e mudo a configuração, contando o mesmo ângulo e luz, apenas a configuração. Seja iso, abertura e tempo de exposição, tende uma eu gostar, outra pessoa gostar de outra e assim será a democracia. Então essa ideia diverge de fotografias de produtos para anuncio que precisamos de mais dados possíveis para uma boa edição, veja se coloquei a ideia corretamente?
Boa Tarde ! preciso deixar o Histograma no Zero ,quando fotografo com flash TTL pois mesmo estando no menos zero total a foto as vezes sai clara ou bem escura .qual a meneira certa de usar a fotometria da maquina quando faço fotos em TTL OBRIGADO
Histograma é padrão em todas as marcas. E mesmo a indicação fotométrica da Nikon, tem modelos em que pode trocar isso através do menu do modelo se não me engano, mas histograma é padrão, em todas as câmeras e em todos os softwares, escuro na esquerda e claro na direita, tom médio no meio.
@@ArmandoVernagliaJunior sim..da pra inverter ...na minha câmera eu não tenho o histograma real..na hora . fotografo e vejo o histograma...mas pra quem veio das analógicas...bem vindo a tecnologia.. obrigado
Olá, Armando! Como vai? Então, eu tenho uma dúvida em reação minha próxima lente, atualmente utilizo uma Canon RP com a lente do kit (24/105mm F4 7.1) quero adquirir uma 50mm, porém tenho dúvidas, entre investir baixo e pegar uma yougnuo 1.8 mkII ou investir um pouco mais em uma Meike 1.2 totalmente manual. Poderia quem sabe me dá um norte em relação a isso?
Lentes Yongnuo infelizmente não são boas, não é um bom investimento. Eu jogaria seguro em uma lente da Canon mesmo, a 50mm f1.4 seria um bom peso pesado na minha humilde opinião. Mas se quer um investimento barato mesmo, vai na 50mm f1.8 da Canon, vai te entregar bem mais que a Yongnuo em todas as frentes.
@@dayvidmachado5542 Entendi, meu querido. Tenho andando vendo alguns reviews dessas lentes, meu olhar pra meike 1.2 é pela abertura que é muito boa, é uma lente bem construída, além de já ser no mount RF, porém a questão do foco ser totalmente manual me deixa um pouco apreensivo quando se fala de captação em eventos.
@@Darlan.Gabriel foco manual em eventos pode te atrapalhar bastante, principalmente se for algo dinâmico como casamento ou balada. Isso reforça bastante a ideia de jogar no seguro.
@@dayvidmachado5542 De fato, talvez para ensaios, carros ou comidas ela se case melhor, mas na questão de eventos é um ponto falho, mesmo com assistente de foco na câmera é um olho bom pra acertar o foco.
Faltou falar do histograma colorido...muita gente se confunde com todas as cores que apresenta. Não estou falando das 3 cores básicas dos canais RBG, senão das outras que aparecem junto.
Um dos melhores canais sobre fotografia que conheço, tem me ajudado muito. Parabéns! Obrigado! A propósito...revirei minha 6d Mark ll e não consegui habilitar o histograma antes da foto, alguém pode me ajudar?
Na 6D Mark II, fotografando pelo live view (LCD), aperte o botão INFO algumas vezes que é ele que ativa e desativa a visualização do histograma. Se não aparecer assim, tem que ir nas funções customizáveis da câmera (menu laranja) e ali, nas funções do botão info, incluir a exibição de histograma (faz tempo que não uso uma 6D Mark II, mas se não me engano ela tem como desabilitar e habilitar a exibição de histograma no live view).
Acho que varia com a forma como a pessoa aprendeu, quem aprendeu em tempos de filme, ou aprendeu com alguém que era do tempo de filme (e que não se atualizou), a pessoa tende a ir mais pela régua de fotometria. Eu uso histograma desde que ele passou a existir nas câmeras digitais. E hoje ficou ainda mais fácil de usar nas mirrorless.
Professor Armando: belíssima didática. Agradecido!
Melhor aula sobre histograma 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado 😊👍
Obrigado por sua vontade em ensinar.
Sua descrição é hilária.
Passando para agradecer e parabenizar pela iniciativa de ensinar. De repente resolvi buscar conhecimentos sobre o histograma e eis que aprendi que essa ferramenta é muito mais do que 'mais uma' entre tantas que vão surgindo no mundo da fotografia. Comecei com uma Kodak pocket 'xereta' e cheguei a uma Zenit 12-xp, com a qual pude ter contato com o fotômetro (fraquinho, né?) mas que ajudava muito. Hoje, no mundo da fotografia digital e antes do celular, tive contato com uma compacta Sony WX-50 com sensor cmos e tem o histograma para ajudar a entender o que se está fazendo. Gostei do trabalho e o like está registrado.
Mestre!!
Muito bacana..! Desmistificou o histograma de um jeito bem didático..! Obrigado..!
Obrigado 😊
Obrigado pela aula ..muito legal principalmente para quem não gosta como eu ..de editar fotos
Aí vai do gosto de cada um mesmo, eu acredito que a edição é parte do processo, mas é subjetivo mesmo, cada um tem uma fronteira pessoal nesse assunto.
@@ArmandoVernagliaJunior sim claro...hoje a edição faz parte da fotografia ... Temos que respeitar ...mas gosto de desafios...qual minha melhor foto? ..sempre vai ser a próxima.. obrigado pelos ensinamentos
Pô 11 anos fotografando e como sempre, a gente nunca sabe de tudo mesmo! Fenomenal, Obrigado pela aula, quanto antes comprarei seus cursos, amei de mais!
Fico feliz que a aula tenha utilidade mesmo para quem já clica há um bom tempo. :)
Esse video merece ao menos um café coado em casa! bela aula!
Muito Obrigado pelo café, será degustado um 100% arábica do cerrado mineiro. 😀☕
Aula incrível ❤❤
Eu já havia assistido na ocasião da publicação, e resolvi assistir novamente. Excelentes conteúdo e aula. Mais sucesso pro canal !
Obrigado 😊👍
Toptoptop
🎉amei essa aula !!maravilhosa!!com muita sinplicidade e clareza.
Boa
Obrigado pelo comentário. :)
Excelente conteúdo 😊
Muito grato
😊👍
Show de bola essa aula.
Realmente quem conhece o funcionamento matemático de como se calcular média e como colocar os dados no gráfico, fica claro o motivo do fotômetro ficar no centro quando a duas imagens com contrastes extremos enquanto que o histograma espalha os dados.
Obrigado. 😃
Que aula meu amigo! fantástica! nunca havia visto esse assunto com essa profundidade e riqueza de detalhes! meus parabéns!
Obrigado pelo elogio. :)
Show de aula, professor!!! O curso inteiro é excelente e todos aqueles que pretendem se tornar fotógrafos com conhecimento de causa, devem, obrigatoriamente, fazê-lo. Aprendi muito em cada aula. O conhecimento técnico da fotografia é o alicerce para a arte da fotografia. Muito obrigada sempre pelos preciosos ensinamentos, professor.
Obrigado pelo elogio Filomena. :)
Excelente explicação sobre as regulagens da câmera com histograma!!!! Parabéns, sensacional!!!
Obrigado 😃
Mais bem explicado impossível
Muito obrigado meu velho. :) :) :)
Muito obrigado pela aula rica!
Excelente aula!
Obrigado 😃
Já passando para agradecer e fortalecer o canal antes de assistir, aquele abraço, professor 🙏🤜🤛
Obrigado sempre! Abração.
Que baita aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😊👍
Muito bom. Excelente explicação. Obrigado.
Show!
Muito obrigado pela bela aula!
Adorei a aula e mais uma vez tirando minhas duvidas! Parabéns
😊👍
Muito bom, valeu!
Obrigado 😊
show, Armando. Tu é fera !
Obrigado. 😃
Obrigado pela aula, Armando!
Obrigado pelo comentário. 😊😊😊
Excelente aula. Um joinha e um comentário pra agradecer. Abraço
Obrigado pelo comentário. :)
Que fantástica aula!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado 😃
Obrigado por esse presente. Eu já usava o histograma, mas confesso que mesmo estampado na tela, eu olhava mais para a régua de fotometria. Agora estarei mais atento ao histograma.
Bem vindo ao clube do histograma, ferramenta das mais úteis que temos.
Que aula top parabéns.
PREPARADO!
Muito bom! Obrigada
Muito bom…
Muito obrigado. :)
Sua didática e conhecimento são fantásticos Arnaldo! Parabéns e muito obrigado!
Excelente aula, muito obrigado
Obrigado. 😃
O histograma eu uso como referência, mas não levo à risca sempre. Às vezes, deslocar os píxels pra direita ou pra esquerda (subexpondo ou superexpondo) deixa a foto mais interessante do que obedecer cegamente o histograma. Parabéns pelas aulas!
Mas ele não falou pra seguir cegamente. Você tem que achar um equilíbrio,tendo em vista que o histograma será mais preciso, mas não excluindo as demais ferramentas de fotometria.
@@e.junior360 Sim, correto. Minha resposta foi mais ao comentário de um usuário, por isso coloquei a resposta em novo topic, no geral. Caso estivesse discordando com Vernaglia, tería respondido direto no topic dele. Abraço!
Tudo em paz minha gente, mesmo por que, discordâncias são parte do jogo, mas é isso mesmo, histograma são dados apenas, é instrumento de leitura de dados. O grande jogo, e na real é isso que explica eu ter um curso inteiro sobre fotometria não é tanto como ler os dados, mas o que fazer com eles. 😀😀😀
Show, obrigado pela dica!
Obrigado. 😃
Baita aula!
Obrigado. 😊👍
Obrigado professor , espero em breve me matricular nesse curso!
Obrigado. 😃
Utilizo com frequência o Histograma. Ótima aula. Quando possivel procuro deixar ele o mais centralizado possível para não perder i formações no preto ou branco.
Excelente aula professor! Surgiu uma dúvida quando estava editando uma foto de paisagem! O histograma de uma foto que fiz não mostra nenhuma alta luz perdida, mas visualmente parece que em uma pequena parte do céu houve um "estouro". Podemos ter uma parte da foto "estourada" mesmo que o histograma mostre o contrário? Ou é só uma percepção minha mesmo? De repente seria interessante fazer um vídeo para elucidar isso! Não sei se consegui ser claro
olá Professor Vernaglia, bom dia!
praticava fotografia aqui no Japão, cheguei a fazer um curso por aqui em 2012... 🤔!
faz tempão... 😂! mas larguei... apesar do assunto me interessar... ☺️!
no passado aqui no RUclips imagina que era inscrito em muitos canais de fotografia, mas aí surge um problema de conhecimento e didática... 🤔!
fato é que hoje sou inscrito em poucos canais, acho que são 10 no máximo... e ainda é muito, meu ritmo de trabalho é um pouco puxado, então acompanho o que dá... 🤔!
está semana aqui no Japão é feriado prolongado, chamado Golden Week, então hoje tive a grata surpresa de assistir sua aula... ☺️!
na verdade, eu estava fazendo como citou no vídeo... tipo podcast... 😂!
mas eu acabei parando para ver o vídeo completo... ☺️!
gostei bastante da didática empregada... sua forma de falar é clara e as explicações tornam o assunto "simples" de entender... ☺️!
muito bacana... além de fotógrafo e tomador de café, sugiro tornar-se escritor e transformar suas aulas em livro ou livros... 🤔!
confesso que sempre anima ver uma aula assim... ☺️!
parabéns foi uma iniciativa bacana abrir uma aula para as pessoas terem acesso... 👏!
Obrigado por este comentário e relato. Fico feliz que tenha gostado da aula. Sobre livros, infelizmente há uma desproporção entre o tempo e trabalho empregados para produzi-los, e o resultado financeiro dos mesmos, se comparado por exemplo com produzir um curso online onde o tempo e trabalho empregados possuem um grau mais alto de lucratividade como resultante, então me mantenho mais na produção de áudio visual do que na de texto por uma questão comercial.
Vernaglia, gostaria de sugerir um tema que seria o uso do modo FV nas mirroless Canon. Com Ascenção das mirroless Canon muitos ficam em dúvida de como funciona este modo. Forte abraço
Já pensei em fazer algo sobre ele sim, só não tive o tempo de fazer o roteiro. Nesse meio tempo, veja esse link aqui que vai ajudar com o Fv - snapshot.canon-asia.com/article/eng/guide-to-fv-mode-what-it-is-and-how-to-use-it - eu entendo ele como um P melhorado, um modo P com mais opções.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado, eu já conheço o modo, venho até utilizando em eventos com frequência, uma pena só permitir o iso automático só até 1600 neste modo. Irei lê o artigo pra agregar mais conhecimento
O limite do ISO automático não é pelo modo, é pelo flash. Pode reparar que tirando o flash da câmera ele vai até qualquer valor. O FV é meio que um tudo em um (pode operar como Av, Tv, ou mesmo como M) mas certos aspectos valem para todos, a questão do ISO auto limitado em 1600 está em todos os modos. Coloca em M por exemplo e ISO auto, liga o flash e verá o limite de 1600 de novo.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, bem pontuado, eu já sabia desta limitação porém esqueci de detalhar isto a resposta anterior, porém não entendo o porque desta limitação com flash iso auto ser 1600, eu não sei se em outros fabricantes (Nikon, Sony, fuji) é assim também.
Se não me engano toda marca tem limite, já foi de 400 no passado, hoje 1600, tem relação com o processamento de ganho de sinal do ISO mais a velocidade de processar o pré flash em TTL entre outros pontos. Pensa no automatismo de tempo, vai sempre só até 30s e nunca mais que isso, se quiser mais que 30 só colocando em Bulb. Então a gente sempre acaba esbarrando com um limite de automático e nessas horas sabemos que é melhor ir pro manual, quando estou em lugar muito escuro e que sei que vou mesclar esse lugar com flash, vou pro ISO manual por que não tem muita alternativa. Faz parte do jogo.
Ainda não tenho uma mirrorless. Ao obter uma mirrorless, minha expectativa é fazer a medição visual, e realizar o ajuste segundo o q meu olho percebe na tela/visor. Nessa situação, acho q o histograma serviria como uma referência q poderia me ajudar a decidir sobre algum possível ajuste fino na edição. O q vcs acham?
Aquela ideia artística, o que pode estar lindo para um é ser até incrível, para outro pode ser banal e dispensável, eu mesmo tiro 3 fotos diferentes do mesmo objeto e mudo a configuração, contando o mesmo ângulo e luz, apenas a configuração.
Seja iso, abertura e tempo de exposição, tende uma eu gostar, outra pessoa gostar de outra e assim será a democracia.
Então essa ideia diverge de fotografias de produtos para anuncio que precisamos de mais dados possíveis para uma boa edição, veja se coloquei a ideia corretamente?
Boa Tarde ! preciso deixar o Histograma no Zero ,quando fotografo com flash TTL
pois mesmo estando no menos zero total a foto as vezes sai clara ou bem escura .qual a meneira certa de usar a fotometria da maquina quando faço fotos em TTL OBRIGADO
Uma dúvida Vernaglia...na Nikon é ao contrário o + e - do fotometro..mas no caso do histograma isso não acontece..correto?
Histograma é padrão em todas as marcas. E mesmo a indicação fotométrica da Nikon, tem modelos em que pode trocar isso através do menu do modelo se não me engano, mas histograma é padrão, em todas as câmeras e em todos os softwares, escuro na esquerda e claro na direita, tom médio no meio.
@@ArmandoVernagliaJunior sim..da pra inverter ...na minha câmera eu não tenho o histograma real..na hora . fotografo e vejo o histograma...mas pra quem veio das analógicas...bem vindo a tecnologia.. obrigado
Olá, Armando! Como vai? Então, eu tenho uma dúvida em reação minha próxima lente, atualmente utilizo uma Canon RP com a lente do kit (24/105mm F4 7.1) quero adquirir uma 50mm, porém tenho dúvidas, entre investir baixo e pegar uma yougnuo 1.8 mkII ou investir um pouco mais em uma Meike 1.2 totalmente manual. Poderia quem sabe me dá um norte em relação a isso?
Lentes Yongnuo infelizmente não são boas, não é um bom investimento.
Eu jogaria seguro em uma lente da Canon mesmo, a 50mm f1.4 seria um bom peso pesado na minha humilde opinião.
Mas se quer um investimento barato mesmo, vai na 50mm f1.8 da Canon, vai te entregar bem mais que a Yongnuo em todas as frentes.
@@dayvidmachado5542 Entendi, meu querido. Tenho andando vendo alguns reviews dessas lentes, meu olhar pra meike 1.2 é pela abertura que é muito boa, é uma lente bem construída, além de já ser no mount RF, porém a questão do foco ser totalmente manual me deixa um pouco apreensivo quando se fala de captação em eventos.
@@Darlan.Gabriel foco manual em eventos pode te atrapalhar bastante, principalmente se for algo dinâmico como casamento ou balada. Isso reforça bastante a ideia de jogar no seguro.
@@dayvidmachado5542 De fato, talvez para ensaios, carros ou comidas ela se case melhor, mas na questão de eventos é um ponto falho, mesmo com assistente de foco na câmera é um olho bom pra acertar o foco.
@@Darlan.Gabriel exatamente. Pelo que olhei por alto dessa lente Meike, ela é bem recomendada para quem faz vídeo por ser manual
Várias fotos de Santos! Minha cidade. 😀👍
Santos é minha segunda cidade, sou de São Paulo mas sempre que posso vou para Santos, já dei workshops aí, já passei férias aí, adoro a cidade.
Faltou falar do histograma colorido...muita gente se confunde com todas as cores que apresenta. Não estou falando das 3 cores básicas dos canais RBG, senão das outras que aparecem junto.
Um dos melhores canais sobre fotografia que conheço, tem me ajudado muito. Parabéns! Obrigado! A propósito...revirei minha 6d Mark ll e não consegui habilitar o histograma antes da foto, alguém pode me ajudar?
Na 6D Mark II, fotografando pelo live view (LCD), aperte o botão INFO algumas vezes que é ele que ativa e desativa a visualização do histograma. Se não aparecer assim, tem que ir nas funções customizáveis da câmera (menu laranja) e ali, nas funções do botão info, incluir a exibição de histograma (faz tempo que não uso uma 6D Mark II, mas se não me engano ela tem como desabilitar e habilitar a exibição de histograma no live view).
Eu acho estranhíssimo alguém ignorar o histograma. Aprendi a fotografar dando atenção a ele.
Acho que varia com a forma como a pessoa aprendeu, quem aprendeu em tempos de filme, ou aprendeu com alguém que era do tempo de filme (e que não se atualizou), a pessoa tende a ir mais pela régua de fotometria. Eu uso histograma desde que ele passou a existir nas câmeras digitais. E hoje ficou ainda mais fácil de usar nas mirrorless.
Valeu! Obrigado pela excelente aula.
Muito Obrigado. 😀
muito obrigada por essa aula!
Obrigado 😊👍
Excelente aula!!
Obrigado 😃