Que sorte você tem heim? Você tem a sorte de não ser meu vizinho. Fosse meu vizinho, todo dia ia inventar um motivo para tocar a sua campainha para ficar te ouvindo falar sobre fotografia e videografia. Um grande abraço e reconhecimento pela sua disposição em dividir conosco o seu (grande) conhecimento. Abs.
Vernaglia, passei a assistir seus vídeos há pouco tempo e tenho que dizer que gosto muito de seu material e seu método de apresentar. Muito obrigado por manter esse tipo de canal
6:50 - Vernaglia prefere filtro ND sólido (apenas uma densidade) porque garante mais qualidade de imagem que os variaveis (que sao dois filtros q vc gira)
Meses depois de ter assistido, lembrei da dica de comprar filtro com maior diâmetro e anéis adaptadores pras outras lentes quando fui comprar o meu. Valeu por mais essa!
Excelente explicação! A propósito acabei de comprar o Hoya pro ND 1000 (10 stops) para longas exposições (cachoeiras, praia etc..) não percebi, pelo menos a olhos vistos, alterações de cor, mas tive dificuldade com o auto-focus. O macete que o pessoal passa é retirar o filtro, fazer o foco, desativar o AF da lente, e depois voltar com o filtro com cuidado na câmera.. Dá trabalho mas consigo exposições longas o suficiente para efeitos "véu de noiva" sensacionais.
Excelente aula como sempre Vernaglia. Uma utilidade que sempre achei muito bacana com filtros ND, é a longa exposição em locais turísticos para "apagar" o grande número de turistas. E uma coisa que aprendi na prática foi não usar filtro ND Variável nas posições mais escuras com lentes de distância focal mais curta, para evitar o efeito X que aparece na foto.
Sim, variável os dois últimos stops geralmente não prestam por conta do X que forma e desde que levemos o tripé em viagens, é um tremendo jeito de apagar a multidão de pontos turísticos.
Boa, Vernaglia, excelente vídeo. Uso um "ND variável" no telescópio, para reduzir o brilho e permitir a observação da Lua; visualmente não se nota o desvio de cor. Na câmera, parei de usar filtro UV há uns anos, justamente por causa do flare. Posteriormente fiz um teste em laboratório e descobri que ele era só um vidro plano, não filtrava os raios UV. Tenho um ND8 embutido na lente da câmera, realmente muito útil para vídeos ao sol, mas meu filtro mais utilizado para fotos é o polarizador, principalmente para vegetação. Às vezes recorro a um kit de densidade neutra graduado, mas é raro. Abraço e boa semana.
Cheguei em seu canal tem pouquíssimo tempo. Rapaz, é uma aula atrás da outra e sem contar o profissionalismo. E olha que nem tenho câmera. Sou apenas entusiasta de fotografias.
Durante os três meses que morei esse ano em Portugal comprei um ProNd1000 para longas exposições e gostei muito. Não percebi nenhum desvio de cor nele. Concordo em relação ao polarizador, já tive da hoya e vendi os dois que tinha pq quase não usava. Tenho dois UVs da época que não entendia muito e achava tb que iriam proteger a lente quando na verdade apenas diminuem a resolução da imagem. Quer proteger a lente use o parasol. Ótimo video como sempre.
No ML quase não existe este pra vender , somente ND variável. Pretendo fazer fotos streets do RJ, 38º , céu ensolarado. Utilizo skylum luminar. Irei utilizar uma 70-200 f/4 usm. Estou no mato sem cachorro. Compro o variável mesmo , pois apesar do que vc falou das ressalvas, é melhor utilizar um filtro variável nestas condições do que não utilizá-lo , pois será que software de imagem conserta esta "lua" ?
Que legal que você tenha postado este video! Estava pensando sobre isso justamente essa semana por dois motivos: 1 - Eu tenho um flash a bateria da Mako que não faz HSS 2 - Não vivo mais sem o meu fotômetro de mão que só mede flash até 1/500 (Minolta véio...). Me parece que o filtro ND é a melhor opção para resolver os meus problemas. Obs: Uma vez assisti uma palestra do Joel Grimes na BH (aqui no RUclips) e ele comparou uma foto feita em HSS e com filtro ND, a com filtro era bem mais legal.
Eu prefiro ND que HSS pois é mais fácil controlar o equilíbrio de luz entre flash e ambiente. No HSS você força a potência do flash pro máximo pois ele tem que dar um disparo mais longo que cubra desde a abertura até o fechamento do obturado, com ND você consegue trabalhar no ciclo normal de potência do flash e o pulso de luz fica mais curto, uma pessoa em movimento é melhor "congelada" por um pulso mais curto, o HSS pode deixar um pequeno borrão de movimento por conta do pulso longo da luz então de forma geral prefiro ND... tem muitas variantes para pensar, depende do volume de luz dos ambientes e da potência disponível de flash, conforme modificadores de luz usados etc... mas grosso modo prefiro ND que HSS.
Armando Vernaglia Jr Algo que acho curioso e sempre penso, é que o Broncolor (que é considerado o flash mais rápido pra congelar movimentos) não usa HSS...
Muito legal o video parabéns, único problema no Brasil em especial, São Paulo, existem pouca lojas ou quase nenhuma especializadas em filtros top de linha, filtros de 50 reais toda loja têm, agora quando se fala em filtros específicos, as lojas ficam devendo e muito! Abraços. Se quiser indicar lojas com filtros, top de linha vai ajudar muita gente.
Eu procuro nas lojas do centro de São Paulo, Portssar e Angel Foto algumas vezes tem boas opções, mas usualmente tem que importar mesmo, pedir favor para amigo que está voltando do exterior, essas coisas...
@@ArmandoVernagliaJunior Ola Armando, tem alguma indicação de local para comprar este filtro em SP. Procurei mas só achei filtro ND 1000 10stops, eu gostaria de ter um com 5 (que pelo que eu entendi da aula, seria um bom numero). Essa semana vou tirar um tempo para me inscrever no apoia-se e começar a apoiar o teu canal. Abraço.
Caramba, só assisti esse vídeo depois que comprei 3 filtros U/V, um para cada lente que tenho 🤦🏽♂️. Não sabia que o CMOS das câmeras já tinha proteção anti U/V. Como moro no Rio de Janeiro , pelo menos vai dar para usar qdo for tirar fotos na praia 🤷🏾♂️
Pensa que o filtro vai proteger de entrar maresia na praia, além de pequenos grãos de poeira. Pela luz UV em si não tem função, mas segue tendo outras utilidades.
Mestre Vernáglia, parabéns pela excelente aula sobre filtros ND. Para uma longa exposição de cacheira sob a luz do sol, qual número do filtro você recomenda ? Essa recomendação também serviria para uma longa exposição do mar pouco antes do nascer do sol ? Obrigado pela atenção, Max Carvalho.
@@dangernba uso na Nikon D750, nas objetivas 24-70mm f2.8 e na 20mm 1.8. O foco é possível quando há muita luz, quando não, faço o foco primeiro e depois enrosco o filtro. Utilizo muito para paisagens, principalmente com água e nuvens. Recentemente fiz fotos para pesquisa científica em Meteorologia e usei para registrar raios em uma nuvens Cumulusnimbus.
Caramba! Quando li o texto da postagem eu jurei de pé junto que esse "filtro" se tratava de uma metáfora!! Negativo, é uma aula de filtro ND!! Pra entusiasta como eu, que não tenho ainda nenhum filtro, foi de máximo proveito!! Gostei da lógica de comprar um filtro ND com o maior diâmetro e utilizar os anéis adaptadores para as demais lentes. Depois vc podia falar um pouco sobre isso e sobre o cu$to razoável (diante da cri$e) de um ND. Like !!
Obrigado. Sobre ND de boa relação custo x benefício: Hoya. Os mais baratos são usualmente bem piores e os mais caros oferecem pouco a mais. E se eu fosse escolher um só, pegava o ND32, de 5 pontos.
Custo x benefício depende... Como citei no vídeo, defendo comprar filtros grandes e anéis adaptadores (step up ring), assim você os usa em qualquer lente da mesma forma que os filtros quadrados que precisam de um adaptador. Filtro redondo veda melhor qualquer entrada de luz indesejada na lente, filtro quadrado depende da qualidade do suporte para isso, filtro redondo uma vez rosqueado não sai dali, não cai, não desmonta sozinho... filtro quadrado de novo depende muito do tipo de suporte... então não são coisas do tipo ou um ou outro, ambos tem suas utilidades, mas de forma geral prefiro os redondos. Os Cokin tem uma qualidade óptica mediana, tenho eles aqui, um Hoya é definitivamente melhor em termos de óptica... filtros quadrados da Lee Filters são melhores que os Cokin, mas mais caros... então custo x benefício depende do que você acha caro e do que você precisa ou espera de benefício...
@@ArmandoVernagliaJunior "filtros grandes + anéis adaptadores". Legal, vou seguir essa regra e descobrir onde comprar o que vc indicou com diâmetro 82mm (no meu caso, o maior frente às demais lentes que tenho). Grato!
IR é inútil em termos fotográficos e só serve de proteção se estamos falando de respingos ou poeira grossa, mas não protege de impactos, degrada a imagem e causa flare... eu evito o máximo que posso.
Adquiri um ND (variável - pela praticidade), pra fazer retratos em dias bastante ensolarados, pois, em HSS, muitas vezes precisava manter o flash (com modificador) muito próximo da pessoa fotografada. No entanto, a dificuldade pra focar (quando próximo do ponto máximo do filtro), me fez utilizá-lo com bem menos frequência e a "voltar" pro HSS. Aproveitando, permita-me um "off topic": vi que você postou um vídeo sobre um flash da Godox (TT685), ano passado. Creio que seria interessante se também pudesse falar sobre o AD200, da mesma marca. Fica a sugestão! Parabéns pelo vídeo. Bastante esclarecedor!
Sobre foco, sim, é uma dificuldade real, quanto mais sensível o sistema de foco, menos isso acontece, mas essa dificuldade sempre vai existir, mas câmeras melhores toleram relativamente bem isso, quando usadas com lentes claras. Sobre o Godox, como o vendi e não usei mais a marca, fica complicado pois dependo de alguém dos meus parceiros comerciais fornecer um, ou ter um amigo que empreste. Mas caindo na minha mão eu testo com certeza...
@@ArmandoVernagliaJunior Com referência ao foco, através do filtro ND, me ocorreu que talvez uma lanterninha LED possa ajudar. Vou testar. 😊 Sobre o AD200, tomara que você consiga um pra testar. Tenho lido e ouvido falar muito bem dele e talvez seja melhor que os speedlight comuns, pra fazer retratos em HSS, pela maior potência... Obrigado!
Tenho uma camera Canon Rebel T7i,não consigo tirar fotos legais a do celular fica melhor,então estou querendo tirar fotos distantes e a lente dela é a do kit,18 x 55mm. Fui pesquisar valor da lente 70 x 300mm com estabilizador e o preço é alto,me indicaram a Nikon Coolpix P1000 até porque eu nem sou amador é para meu hobby pergunto vale a pena ficar com a da Canon ou trocar por uma Nikon Coolpix P1000 a lente dela pega longe qual sua opinião e mais um detalhe a minha é profissional ou a da Nikon P1000? Obrigado.
Procura por "step up ring" no Google que terá uma boa ideia do que são os aneis de adaptação para diâmetros diferentes de filtros. É só um anel de alumínio com dois diâmetros de rosca diversos para adaptar um diâmetro de lente para um filtro que seja maior que ela.
Eu não lembro qdo foi a ultima vez que usei um nd(mentira lembro sim. Agosto no maranhao) depois que comprei meus polarizadores. Os 2 stops q ele tira ja são suficientes para mim
Excelente video, primeira vez que vejo uma abordagem tão grande de um filtro ND. Infelizmente depois de gastar um pouco com filtros descobri que filtro em questão de qualidade é 8 ou 80, nao tem meio termo, ou é barato e nao presta, ou é muito bom e muito caro. Hoya e Lee são os melhores, o resto é jogar dinheiro fora.
Só quando chegar oficialmente no BR... leva um tempinho ainda, mas o que digo é que ninguém deve ter pressa para comprar equipamento logo que lançam, tem que esperar para ver se o equipamento vende bem, que notícias que surgem, se colegas apressados já compram e vão comentando o que estão achando... assim a experiência alheia ajuda a definir compras melhores, melhor não ter pressa. Mas vai ter um vídeo antes do review que faço considerações sobre upgrade, já gravei, leva umas 2 semanas para entrar no ar...
Caiu em ótimo momento este teu vídeo sobre NDs pois venho a algum tempo pesquisando a melhor solução para NDs, pensei no sistema Tiffen series 100 Pro, com filtros quadrados, mas uso para filmagem, com estabilizador, e acho que isso pesaria um pouco na hora de balancear, além de perder a possibilidade de usar o hood, nesse caso a estrutura precisaria crescer muito e já pensar em um mattebox. Pensei no circular, mas vi que ele não é tão confiável pois pode criar artefatos na imagem indesejáveis além de influenciar no balanço de cores. E eu definitivamente estou chegando na conclusão que o set mais adequado (neste momento) para mim é a mesma solução que você usa, Nds fixos de 82mm. O único grande problema é que você não encontra EM LUGAR NENHUM esses filtros. Não achei os Tiffen series PRO, não acho esses Hoya ProND. Alguma dica onde encontrar? Obrigado!
Vernaglia, parece que tem uma técnica para fazer longa exposição no qual é disparado N fotos e depois utilizado photoshop para fazer o efeito. Vc conhece essa técnica? ele é muito inferior se comparado à utilização do filtro nd? quanto ao filtro nd para utilizar o desfoque em altas luzes, seria para ocasiões de grandes desfoques e/ou com fotos mais "wide"? Para um médio desfoque, sem nd, consigo suprir a necessidade fechando mais a abertura e trabalhando a distância do objeto em relação a lente? Pergunto porque este filtro é caro para ter uma qualidade boa. Abs
Conheço sim, já fiz várias vezes, mas os resultados são visualmente diferentes. Sobre desfoque, depende da conjunção dos três fatores básicos, comprimento focal, diâmetro da abertura e distância focalizada, não tem uma resposta padrão para te dar, depende... pode precisar de filtro ou não conforme as condições.
Alguém já usou os filtros originais, ND, da francesa Cokin? São feitos com resina plástica e fiquei pensando se teriam uma boa qualidade para fotos como hobby.
Eu tenho os Cokin, são medianos, nem tão bons quando os Lee, Singh Ray, B+W e Hoya, nem tão ruins quanto os genéricos baratinhos que vendem no mercado livre e outros sites parecidos... dá para fazer boas coisas com eles.
Vernaglia, eu trabalho com imóveis. Porem sempre fiz o HDR manual mesmo Um filtro desse ajudaria na claridade de janelas e tal? para não ficar estourada as janelas.
Não, filtro ND não ajuda com diferença de luminosidade pois ele reduz a luz como um todo, da cena toda. O que ajuda a reduzir essa diferença é iluminar dentro do ambiente e quando possível escolher um horário para clicar com menos contraste entre interior e exterior.
Vernaglia, uma curiosidade: Há um assunto em teoria de comunicações que se chama 'Frequencia de Nyquist'. Esse cara (o Nyquist) provou que para você amostrar um sinal (de tensão por exemplo.. imagina a captação de som do seu microfone na camera) você tem que estipular a frequência máxima que você quer registrar e, então, amostrar o sinal com o dobro dessa frequência, caso contrário você terá um fenômeno chamado aliasing. (mas aí começa a fugir do assunto) Será que essa questão, da frequência de amostragem, tem alguma coisa a ver com esse assunto que você falou, da amostragem de vídeo ser o dobro do framerate ? Me caiu essa ideia na cabeça aqui. Abraço.
completando: se a analogia for mais longe, o aliasing se torna o que você tem quando amostra em um framerate muito baixo e acaba vendo aqueles borrados que vc falou. (eu acho)
duvida sobre o gasto de bateria do flash ao usar o HSS (caso 1 - f/1.4 com HSS a 1/4000) (caso 2 - f/8 velocidade em 1/125) em qual das opções o flash gasta mais bateria?
Não é bem assim que funciona... em HSS o flash necessariamente dispara em potência máxima, daí sabemos o consumo que ele pode ter, no caso 2 não sabemos se ele vai disparar em potência máxima, se sim, consumirá o mesmo que no HSS, se não consumirá menos. E a carga depende também do ISO.
@@ArmandoVernagliaJunior aaah, então o flash em HSS sempre usa o máximo da potencia? então em uma situação que eu precise do flash em potencia máxima, e queira usar ele em HSS, a minha foto vai ficar escura? já que o flash não poderá usar o máximo e hss ao mesmo tempo?
O polarizador tira reflexos, então ele acaba acentuando algumas cores conforme a posição da luz, é o que acontece com o céu. Não tem outra técnica, o problema do PL é sua limitação de uso, se for usar com grande angular, fatalmente um lado da foto fica com céu mais claro que o outro lado... existem técnicas de tratamento para intensificar azul, escurecer o canal azul etc... que podem ser semelhantes ao resultado estético do PL.
Filtro variável é bom, a Tiffen ;e boa marca, mas para auge de qualidade e melhor controle de cores e contrastes, filtros sólidos são melhores, pense nas suas necessidades, nos usos que vai ter e decida, ambos tem sua utilidade.
Mestre, vc disse algo interessante... Filtro ND Variável são 2 CPL? então se eu utilizar um Variável eu também teria o efeito de perda de reflexos e diminuição de highlights?
São dois lineares e não dois circulares, mas sim, afeta reflexos mas não de forma muito controlada exatamente pelo fato de que cada filtro estará numa posição diferente.
Depende exclusivamente do que você quer como resultado... então servir, serve, se é suficiente, depende do que espera dele... vai conseguir perto de meio segundo de exposição sob sol usando diafragma bem fechado e ISO 100... aí vai do gosto de cada um. Pessoalmente, para cachoeiras, mar, rios, prefiro ND200 para conseguir em torno de 2s de tempo sob sol.
Armando, quero comprar meu primeiro filtro ND e ando revendo seus conteúdos sobre o assunto. Mesmo tendo aprendido muito, ainda resta uma dúvida. Se puder ajudar, agradeço: De acordo com as minhas necessidades, pretendo comprar um ND5 fixo para 67mm (desisti do ND variável ao assistir seus vídeos). No entanto, dentro do meu orçamento, encontrei o K&F ND5 apenas com polarização incluída. Essa inclusão de polarização num filtro fixo altera a qualidade da imagem? Eu deveria comprar um fixo sem polarização? Desde já, obrigado.
Eu sinceramente não gosto dos dois efeitos juntos por que tem muitos casos que você não quer o PL, só o ND... por essas tenho os Hoya ProND que tem em várias densidades e são só ND e com alta qualidade. Veja se consegue achar deles.
Como citei no vídeo, defendo comprar filtros grandes e anéis adaptadores (step up ring), assim você os usa em qualquer lente da mesma forma que os filtros quadrados que precisam de um adaptador. Filtro redondo veda melhor qualquer entrada de luz indesejada na lente, filtro quadrado depende da qualidade do suporte para isso, filtro redondo uma vez rosqueado não sai dali, não cai, não desmonta sozinho... filtro quadrado de novo depende muito do tipo de suporte... então não são coisas do tipo ou um ou outro, ambos tem suas utilidades, mas de forma geral prefiro os redondos.
Veja estes dois vídeos aqui, podem ser úteis para você entender melhor escolhas de tempo de exposição - ruclips.net/video/Yc4_ctzWUwE/видео.html e ruclips.net/video/W0cOvpel2fo/видео.html 👍👍👍
Tem que garimpar, algumas boas lojas como a Portssar e a Angel Foto costumam ter alguma coisa, mas não é sempre. Os meus eu importei aproveitando a viagem de um amigo pros EUA...
Ótima explicação, obrigado! Caso eu precise de 8 stops, por exemplo, saberia me dizer se os filtros fixos da K&F Concept permitem que eu coloque um sobre o outro (um de 3 + um de 5)? Se sim, isso diminuiria a qualidade de captura da imagem? Grande abraço!
É possível sobrepor filtros (qualquer marca) desde que não sejam os de tipo ultra fino, pois esses não possuem anel para rosquear outro filtro sobre eles, e a captura tende a perder ligeiramente a qualidade quando comparado a um único filtro por ter mais interações ópticas (mais passagens da luz entre vidro e ar, aumentando chances de flare, ghosting e aberrações ópticas variadas, mas assim, são diferenças mínimas, eu já empilhei 2 ou 3 filtros em algumas situações e funcionou.
Armando qual filtro devo comprar para fotografar retrato em 1.2 em dia sol utilizando flash que sincroniza em 250s com a câmera minha lente é a 56mm da Fuji poderia ser o kenko nd 1000?
Vamos fazer a conta aí... dia de sol gira em torno de f/11 com 1/250s, vamos abrindo... f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2, f/1.4 e chegamos em torno de 6 pontos... bora fazer meu curso de fotometria que tem uma aula só sobre valor de exposição, pontos, entendimento completo de luz, valores de abertura, tempo etc. ;)
Que sorte você tem heim? Você tem a sorte de não ser meu vizinho. Fosse meu vizinho, todo dia ia inventar um motivo para tocar a sua campainha para ficar te ouvindo falar sobre fotografia e videografia. Um grande abraço e reconhecimento pela sua disposição em dividir conosco o seu (grande) conhecimento. Abs.
Vernaglia, passei a assistir seus vídeos há pouco tempo e tenho que dizer que gosto muito de seu material e seu método de apresentar. Muito obrigado por manter esse tipo de canal
Obrigado. :)
6:50 - Vernaglia prefere filtro ND sólido (apenas uma densidade) porque garante mais qualidade de imagem que os variaveis (que sao dois filtros q vc gira)
Sempre direto! 10/10
aguardando o vídeo sobre os outros filtros!
Meses depois de ter assistido, lembrei da dica de comprar filtro com maior diâmetro e anéis adaptadores pras outras lentes quando fui comprar o meu. Valeu por mais essa!
Quando vi a imagem da 3° pontez me bateu uma saudade de Vila Velha. Já morei aí durante anos.
Excelente explicação! A propósito acabei de comprar o Hoya pro ND 1000 (10 stops) para longas exposições (cachoeiras, praia etc..) não percebi, pelo menos a olhos vistos, alterações de cor, mas tive dificuldade com o auto-focus. O macete que o pessoal passa é retirar o filtro, fazer o foco, desativar o AF da lente, e depois voltar com o filtro com cuidado na câmera.. Dá trabalho mas consigo exposições longas o suficiente para efeitos "véu de noiva" sensacionais.
Excelente aula como sempre Vernaglia. Uma utilidade que sempre achei muito bacana com filtros ND, é a longa exposição em locais turísticos para "apagar" o grande número de turistas. E uma coisa que aprendi na prática foi não usar filtro ND Variável nas posições mais escuras com lentes de distância focal mais curta, para evitar o efeito X que aparece na foto.
Sim, variável os dois últimos stops geralmente não prestam por conta do X que forma e desde que levemos o tripé em viagens, é um tremendo jeito de apagar a multidão de pontos turísticos.
Boa, Vernaglia, excelente vídeo. Uso um "ND variável" no telescópio, para reduzir o brilho e permitir a observação da Lua; visualmente não se nota o desvio de cor. Na câmera, parei de usar filtro UV há uns anos, justamente por causa do flare. Posteriormente fiz um teste em laboratório e descobri que ele era só um vidro plano, não filtrava os raios UV. Tenho um ND8 embutido na lente da câmera, realmente muito útil para vídeos ao sol, mas meu filtro mais utilizado para fotos é o polarizador, principalmente para vegetação. Às vezes recorro a um kit de densidade neutra graduado, mas é raro. Abraço e boa semana.
Cara tava pensando nisso ontem mesmo. Agora vou adquirir um hoya. Abraços.
Cheguei em seu canal tem pouquíssimo tempo. Rapaz, é uma aula atrás da outra e sem contar o profissionalismo. E olha que nem tenho câmera. Sou apenas entusiasta de fotografias.
Obrigado. :)
2:46 Terceira Ponte: Vitória - Vila Velha
Lá mesmo. Fui dar uma palestra pro Canon College na cidade e aproveitei para clicar, estava chovendo o tempo todo mas rendeu fotos interessantes. :)
Durante os três meses que morei esse ano em Portugal comprei um ProNd1000 para longas exposições e gostei muito. Não percebi nenhum desvio de cor nele. Concordo em relação ao polarizador, já tive da hoya e vendi os dois que tinha pq quase não usava. Tenho dois UVs da época que não entendia muito e achava tb que iriam proteger a lente quando na verdade apenas diminuem a resolução da imagem. Quer proteger a lente use o parasol. Ótimo video como sempre.
Obrigado. É isso mesmo, proteção da lente é parasol e um uso cuidadoso do equipamento. Só aceito o UV como útil em praia por conta dos respingos...
.
Rapaz, que aula, hein...
Cara, que espetáculo seus vídeos. Direto e sincero. Obrigada! Em breve quero fazer um curso com você! Aprendendo muito! Parabéns!
Obrigado. :)
Faz um vídeo sobre o filtro polarizador.
Pra quem faz vídeo o ND das câmeras que tem filtro nativo é uma salvação nas externas!!Boa!!
Aquele conhecimento de toda terça :)
Grato pelo vídeo! informação com essa didática não se deve desperdiçar. Valeu!
Obrigado. :)
Pqp! Excepcional! Nota mil!
Obrigado. :)
Boa
Muito bom
Grande mestre! Tudo que você explica é de maneira clara e fundamentada! Parabéns!
Obrigado. :)
Aulão obgd
Melhor vídeo sobre filtro ND do You Tube.
Deveria mostrar exemplos com e sem o filtro.
uns bons filtros : lee 6 / 10 e 15 stops , gostei da simplicidade como comunicas , abraço.
Adorei! Tenho nd32 não sabia usar. Nunca vi um vídeo tão bom quanto esse.
Muito bom. Bora investir em filtro
Mais um ótimo vídeo!
Obrigado. :)
Ótimas informações. Vídeo com padrão Vernaglia de qualidade!
MELHOR EXPLICAÇÃO TOP TOP, OBRIGADO
Obrigado.
Shows! precisava dessas informações. Acabei de comprar meu primeiro filtro ND; agora é praticar ....Obrigada!
Valeu professor Armando...cada vídeo seu...uma grande aula... parabéns !!!
Obrigado. :)
No ML quase não existe este pra vender , somente ND variável. Pretendo fazer fotos streets do RJ, 38º , céu ensolarado. Utilizo skylum luminar. Irei utilizar uma 70-200 f/4 usm. Estou no mato sem cachorro. Compro o variável mesmo , pois apesar do que vc falou das ressalvas, é melhor utilizar um filtro variável nestas condições do que não utilizá-lo , pois será que software de imagem conserta esta "lua" ?
Ótima dica e vídeo Vernaglia. Forte abraço.
No inicio do ano comprei o meu filtro nd por conta de um video anterior onde vc citava sobre os filtros nd. Porém comprei um "nd" variável rsrs.
Que legal que você tenha postado este video! Estava pensando sobre isso justamente essa semana por dois motivos:
1 - Eu tenho um flash a bateria da Mako que não faz HSS
2 - Não vivo mais sem o meu fotômetro de mão que só mede flash até 1/500 (Minolta véio...). Me parece que o filtro ND é a melhor opção para resolver os meus problemas.
Obs: Uma vez assisti uma palestra do Joel Grimes na BH (aqui no RUclips) e ele comparou uma foto feita em HSS e com filtro ND, a com filtro era bem mais legal.
Eu prefiro ND que HSS pois é mais fácil controlar o equilíbrio de luz entre flash e ambiente. No HSS você força a potência do flash pro máximo pois ele tem que dar um disparo mais longo que cubra desde a abertura até o fechamento do obturado, com ND você consegue trabalhar no ciclo normal de potência do flash e o pulso de luz fica mais curto, uma pessoa em movimento é melhor "congelada" por um pulso mais curto, o HSS pode deixar um pequeno borrão de movimento por conta do pulso longo da luz então de forma geral prefiro ND... tem muitas variantes para pensar, depende do volume de luz dos ambientes e da potência disponível de flash, conforme modificadores de luz usados etc... mas grosso modo prefiro ND que HSS.
Armando Vernaglia Jr Algo que acho curioso e sempre penso, é que o Broncolor (que é considerado o flash mais rápido pra congelar movimentos) não usa HSS...
Muito grato pela dica ;-)
Muito legal o video parabéns, único problema no Brasil em especial, São Paulo, existem pouca lojas ou quase nenhuma especializadas em filtros top de linha, filtros de 50 reais toda loja têm, agora quando se fala em filtros específicos, as lojas ficam devendo e muito!
Abraços.
Se quiser indicar lojas com filtros, top de linha vai ajudar muita gente.
Eu procuro nas lojas do centro de São Paulo, Portssar e Angel Foto algumas vezes tem boas opções, mas usualmente tem que importar mesmo, pedir favor para amigo que está voltando do exterior, essas coisas...
Onde comprar esse de 5 pontos?
Explanação espetacular. Parabéns. Me inscrevendo a jato.
Obrigado. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Ola Armando, tem alguma indicação de local para comprar este filtro em SP. Procurei mas só achei filtro ND 1000 10stops, eu gostaria de ter um com 5 (que pelo que eu entendi da aula, seria um bom numero). Essa semana vou tirar um tempo para me inscrever no apoia-se e começar a apoiar o teu canal. Abraço.
Caramba, só assisti esse vídeo depois que comprei 3 filtros U/V, um para cada lente que tenho 🤦🏽♂️. Não sabia que o CMOS das câmeras já tinha proteção anti U/V. Como moro no Rio de Janeiro , pelo menos vai dar para usar qdo for tirar fotos na praia 🤷🏾♂️
Pensa que o filtro vai proteger de entrar maresia na praia, além de pequenos grãos de poeira. Pela luz UV em si não tem função, mas segue tendo outras utilidades.
Mestre Vernáglia, parabéns pela excelente aula sobre filtros ND. Para uma longa exposição de cacheira sob a luz do sol, qual número do filtro você recomenda ? Essa recomendação também serviria para uma longa exposição do mar pouco antes do nascer do sol ?
Obrigado pela atenção, Max Carvalho.
Obrigado pela aula espetacular
Obrigado. :)
Tenho 3 filtros ND sólido. Gosto muito da marca B+W. Recentemente comprei o Big Stopper 1000x. São menos 10 stop de exposição, é maravilhoso.
Em que câmera você usa o "big stopper"? Consegue focar com ele na lente? Abraço.
@@dangernba uso na Nikon D750, nas objetivas 24-70mm f2.8 e na 20mm 1.8. O foco é possível quando há muita luz, quando não, faço o foco primeiro e depois enrosco o filtro.
Utilizo muito para paisagens, principalmente com água e nuvens. Recentemente fiz fotos para pesquisa científica em Meteorologia e usei para registrar raios em uma nuvens Cumulusnimbus.
Focar com esse tipo de filtro é complicado em muitos casos, acho a técnica mais prática tirar o filtro, focar, desligar o foco e colocar o filtro.
Aulas 👏🏼👏🏼
Caramba! Quando li o texto da postagem eu jurei de pé junto que esse "filtro" se tratava de uma metáfora!! Negativo, é uma aula de filtro ND!! Pra entusiasta como eu, que não tenho ainda nenhum filtro, foi de máximo proveito!! Gostei da lógica de comprar um filtro ND com o maior diâmetro e utilizar os anéis adaptadores para as demais lentes. Depois vc podia falar um pouco sobre isso e sobre o cu$to razoável (diante da cri$e) de um ND. Like !!
Obrigado. Sobre ND de boa relação custo x benefício: Hoya. Os mais baratos são usualmente bem piores e os mais caros oferecem pouco a mais. E se eu fosse escolher um só, pegava o ND32, de 5 pontos.
@@ArmandoVernagliaJunior em relação aos filtros do tipo COKIN, são melhores (custo x beneficio) que estes circulares mesmo como dizem por aí?
Custo x benefício depende... Como citei no vídeo, defendo comprar filtros grandes e anéis adaptadores (step up ring), assim você os usa em qualquer lente da mesma forma que os filtros quadrados que precisam de um adaptador. Filtro redondo veda melhor qualquer entrada de luz indesejada na lente, filtro quadrado depende da qualidade do suporte para isso, filtro redondo uma vez rosqueado não sai dali, não cai, não desmonta sozinho... filtro quadrado de novo depende muito do tipo de suporte... então não são coisas do tipo ou um ou outro, ambos tem suas utilidades, mas de forma geral prefiro os redondos. Os Cokin tem uma qualidade óptica mediana, tenho eles aqui, um Hoya é definitivamente melhor em termos de óptica... filtros quadrados da Lee Filters são melhores que os Cokin, mas mais caros... então custo x benefício depende do que você acha caro e do que você precisa ou espera de benefício...
@@ArmandoVernagliaJunior "filtros grandes + anéis adaptadores". Legal, vou seguir essa regra e descobrir onde comprar o que vc indicou com diâmetro 82mm (no meu caso, o maior frente às demais lentes que tenho). Grato!
@@ArmandoVernagliaJunior entendi, muito obrigado pelo esclarecimento, vou adotar esta estratégia dos filtros grandes + anéis!
Sensacional !! estou justamente pesquisado p comprar e esse vídeo veio na hora certa ! TKS Mestre !
a foto mostrada em 2:45 é em Vitoria E.S, dá pra ver o convento da Penha e a base da Marinha, esteve por aqui Armando?
Estive, em 2018, dando palestra com o Canon College. :)
Excelente!!!
Como sempre eu agradeço por compartilhar conhecimentos e dicas deveras, sempre show os teus vídeos mister Vernaglia, valeu sempre!
Obrigado. :)
Sempre com ótimas dicas 👍👏💯
Obrigado. :)
Obrigado. Acompanho seus vídeos e tenho aprendido muito.
Sensacional, show esse vídeo, mais uma vez muito obrigado!!!
Sugestão ^__~Filtro IR ^__~ Infrared
IR é inútil em termos fotográficos e só serve de proteção se estamos falando de respingos ou poeira grossa, mas não protege de impactos, degrada a imagem e causa flare... eu evito o máximo que posso.
*Excelente Vídeo..!* *Obrigado Professor..!*
Obrigado. :)
Mais uma ótima dica, Armando. Obrigado.
maravilha
Excelente vídeo!
Excelente dica, Armando. Um abraço.
Adquiri um ND (variável - pela praticidade), pra fazer retratos em dias bastante ensolarados, pois, em HSS, muitas vezes precisava manter o flash (com modificador) muito próximo da pessoa fotografada. No entanto, a dificuldade pra focar (quando próximo do ponto máximo do filtro), me fez utilizá-lo com bem menos frequência e a "voltar" pro HSS.
Aproveitando, permita-me um "off topic": vi que você postou um vídeo sobre um flash da Godox (TT685), ano passado. Creio que seria interessante se também pudesse falar sobre o AD200, da mesma marca. Fica a sugestão!
Parabéns pelo vídeo. Bastante esclarecedor!
Sobre foco, sim, é uma dificuldade real, quanto mais sensível o sistema de foco, menos isso acontece, mas essa dificuldade sempre vai existir, mas câmeras melhores toleram relativamente bem isso, quando usadas com lentes claras. Sobre o Godox, como o vendi e não usei mais a marca, fica complicado pois dependo de alguém dos meus parceiros comerciais fornecer um, ou ter um amigo que empreste. Mas caindo na minha mão eu testo com certeza...
@@ArmandoVernagliaJunior Com referência ao foco, através do filtro ND, me ocorreu que talvez uma lanterninha LED possa ajudar. Vou testar. 😊
Sobre o AD200, tomara que você consiga um pra testar. Tenho lido e ouvido falar muito bem dele e talvez seja melhor que os speedlight comuns, pra fazer retratos em HSS, pela maior potência...
Obrigado!
Tenho uma camera Canon Rebel T7i,não consigo tirar fotos legais a do celular fica melhor,então estou querendo tirar fotos distantes e a lente dela é a do kit,18 x 55mm. Fui pesquisar valor da lente 70 x 300mm com estabilizador e o preço é alto,me indicaram a Nikon Coolpix P1000 até porque eu nem sou amador é para meu hobby pergunto vale a pena ficar com a da Canon ou trocar por uma Nikon Coolpix P1000 a lente dela pega longe qual sua opinião e mais um detalhe a minha é profissional ou a da Nikon P1000?
Obrigado.
Excelente vídeo, mestre!
Perfeito a explicação! Armando, pode depois mostrar como funciona esses anéis adaptadores para usar filtro em outras lentes? Abraços
Procura por "step up ring" no Google que terá uma boa ideia do que são os aneis de adaptação para diâmetros diferentes de filtros. É só um anel de alumínio com dois diâmetros de rosca diversos para adaptar um diâmetro de lente para um filtro que seja maior que ela.
@@ArmandoVernagliaJunior show! Obrigado
Obrigado por ajudar muito bom teu vídeo
Obrigado. :)
Muito obrigado, pela explicação!
Muito bom, valeu.
Eu não lembro qdo foi a ultima vez que usei um nd(mentira lembro sim. Agosto no maranhao) depois que comprei meus polarizadores. Os 2 stops q ele tira ja são suficientes para mim
Baita video parabéns Armando!
Obrigado. :)
Excelente explicação! Me ajudou muito!
Video Sensacional!
Obrigado 😃
Excelente video, primeira vez que vejo uma abordagem tão grande de um filtro ND. Infelizmente depois de gastar um pouco com filtros descobri que filtro em questão de qualidade é 8 ou 80, nao tem meio termo, ou é barato e nao presta, ou é muito bom e muito caro. Hoya e Lee são os melhores, o resto é jogar dinheiro fora.
Também é bem difícil de achar uma boa revenda. Armando se tiver alguma indicacao de fornecedor, deixa o link ai. Grato
Portssar e Angel Foto no centro de São Paulo costumam ter alguma coisa... fora isso só importando mesmo.
Armando, quando sai o rewiew da canon 90d ?
Assim como eu, acredito que há muita gente ansiosa por isso.
Até mais
Só quando chegar oficialmente no BR... leva um tempinho ainda, mas o que digo é que ninguém deve ter pressa para comprar equipamento logo que lançam, tem que esperar para ver se o equipamento vende bem, que notícias que surgem, se colegas apressados já compram e vão comentando o que estão achando... assim a experiência alheia ajuda a definir compras melhores, melhor não ter pressa. Mas vai ter um vídeo antes do review que faço considerações sobre upgrade, já gravei, leva umas 2 semanas para entrar no ar...
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado, ficaremos no aguardo .
Caiu em ótimo momento este teu vídeo sobre NDs pois venho a algum tempo pesquisando a melhor solução para NDs, pensei no sistema Tiffen series 100 Pro, com filtros quadrados, mas uso para filmagem, com estabilizador, e acho que isso pesaria um pouco na hora de balancear, além de perder a possibilidade de usar o hood, nesse caso a estrutura precisaria crescer muito e já pensar em um mattebox. Pensei no circular, mas vi que ele não é tão confiável pois pode criar artefatos na imagem indesejáveis além de influenciar no balanço de cores. E eu definitivamente estou chegando na conclusão que o set mais adequado (neste momento) para mim é a mesma solução que você usa, Nds fixos de 82mm. O único grande problema é que você não encontra EM LUGAR NENHUM esses filtros. Não achei os Tiffen series PRO, não acho esses Hoya ProND. Alguma dica onde encontrar? Obrigado!
E se abaixar o ISO via firmware, já usei muito ISO 50, combinado com um ND ou PL
Baixar ISO faz parte mas resolve 1 ponto só... muitas vezes você precisa de 3, 4 ou mais pontos então só com ND mesmo.
Estava precisando desta aula, muito obrigada. ❤️
Sempre muito claro e objetivo! Parabéns!!
Obrigado. :)
Vernaglia,
parece que tem uma técnica para fazer longa exposição no qual é disparado N fotos e depois utilizado photoshop para fazer o efeito. Vc conhece essa técnica? ele é muito inferior se comparado à utilização do filtro nd?
quanto ao filtro nd para utilizar o desfoque em altas luzes, seria para ocasiões de grandes desfoques e/ou com fotos mais "wide"? Para um médio desfoque, sem nd, consigo suprir a necessidade fechando mais a abertura e trabalhando a distância do objeto em relação a lente? Pergunto porque este filtro é caro para ter uma qualidade boa. Abs
Conheço sim, já fiz várias vezes, mas os resultados são visualmente diferentes. Sobre desfoque, depende da conjunção dos três fatores básicos, comprimento focal, diâmetro da abertura e distância focalizada, não tem uma resposta padrão para te dar, depende... pode precisar de filtro ou não conforme as condições.
Vale a pena aumentar o iso para adequar a abertura na faixa de nitidez máxima da lente?
Cada casa é um caso, mas pode valer se não estivermos falando de valores muito altos de ISO.
Alguém já usou os filtros originais, ND, da francesa Cokin? São feitos com resina plástica e fiquei pensando se teriam uma boa qualidade para fotos como hobby.
Eu tenho os Cokin, são medianos, nem tão bons quando os Lee, Singh Ray, B+W e Hoya, nem tão ruins quanto os genéricos baratinhos que vendem no mercado livre e outros sites parecidos... dá para fazer boas coisas com eles.
Muito bom!!! todos os vídeos são excelentes
Obrigado. :)
Armando boa tarde, É MELHOR USAR ELE DO QUE O HIGH SPEED SYNC VC SEMPRE USA O FILTRO DO QUE ESTA TECNICA
Eu prefiro filtro. HSS com o tempo detona o flash.
joia vou comprar um
Professor, o de 10 stops tem esses problemas citados mesmo sendo da Hoya? Desde já agradeço!
Vernaglia, eu trabalho com imóveis. Porem sempre fiz o HDR manual mesmo
Um filtro desse ajudaria na claridade de janelas e tal? para não ficar estourada as janelas.
Não, filtro ND não ajuda com diferença de luminosidade pois ele reduz a luz como um todo, da cena toda. O que ajuda a reduzir essa diferença é iluminar dentro do ambiente e quando possível escolher um horário para clicar com menos contraste entre interior e exterior.
Vernaglia, uma curiosidade:
Há um assunto em teoria de comunicações que se chama 'Frequencia de Nyquist'.
Esse cara (o Nyquist) provou que para você amostrar um sinal (de tensão por exemplo.. imagina a captação de som do seu microfone na camera)
você tem que estipular a frequência máxima que você quer registrar e, então, amostrar o sinal com o dobro dessa frequência, caso contrário você terá um fenômeno chamado aliasing. (mas aí começa a fugir do assunto)
Será que essa questão, da frequência de amostragem, tem alguma coisa a ver com esse assunto que você falou, da amostragem de vídeo ser o dobro do framerate ?
Me caiu essa ideia na cabeça aqui. Abraço.
completando: se a analogia for mais longe, o aliasing se torna o que você tem quando amostra em um framerate muito baixo e acaba vendo aqueles borrados que vc falou. (eu acho)
duvida sobre o gasto de bateria do flash ao usar o HSS
(caso 1 - f/1.4 com HSS a 1/4000)
(caso 2 - f/8 velocidade em 1/125)
em qual das opções o flash gasta mais bateria?
Não é bem assim que funciona... em HSS o flash necessariamente dispara em potência máxima, daí sabemos o consumo que ele pode ter, no caso 2 não sabemos se ele vai disparar em potência máxima, se sim, consumirá o mesmo que no HSS, se não consumirá menos. E a carga depende também do ISO.
@@ArmandoVernagliaJunior aaah, então o flash em HSS sempre usa o máximo da potencia?
então em uma situação que eu precise do flash em potencia máxima, e queira usar ele em HSS, a minha foto vai ficar escura?
já que o flash não poderá usar o máximo e hss ao mesmo tempo?
Ainda estou aprendendo a usar o polarizador... Rsrsrsrs.
Valeu Vernaglia!
Cara eu uso muito o Polarizador em fotos de montanhas para manter o céu bem presente nas cenas. Teria outra técnica para isso?
Abs
O polarizador tira reflexos, então ele acaba acentuando algumas cores conforme a posição da luz, é o que acontece com o céu. Não tem outra técnica, o problema do PL é sua limitação de uso, se for usar com grande angular, fatalmente um lado da foto fica com céu mais claro que o outro lado... existem técnicas de tratamento para intensificar azul, escurecer o canal azul etc... que podem ser semelhantes ao resultado estético do PL.
Gostei desse método que usa nas fotos
Agora fiquei numa duvida tremenda!! estava pensando em comprar um ND variável da tiffen de 2 a 8 paradas achando que seria mais pratico....
Filtro variável é bom, a Tiffen ;e boa marca, mas para auge de qualidade e melhor controle de cores e contrastes, filtros sólidos são melhores, pense nas suas necessidades, nos usos que vai ter e decida, ambos tem sua utilidade.
Mestre, vc disse algo interessante... Filtro ND Variável são 2 CPL? então se eu utilizar um Variável eu também teria o efeito de perda de reflexos e diminuição de highlights?
São dois lineares e não dois circulares, mas sim, afeta reflexos mas não de forma muito controlada exatamente pelo fato de que cada filtro estará numa posição diferente.
Armando para fotografar Cachoeira em dia de sol o filtro nd 32 serve ?
Depende exclusivamente do que você quer como resultado... então servir, serve, se é suficiente, depende do que espera dele... vai conseguir perto de meio segundo de exposição sob sol usando diafragma bem fechado e ISO 100... aí vai do gosto de cada um. Pessoalmente, para cachoeiras, mar, rios, prefiro ND200 para conseguir em torno de 2s de tempo sob sol.
Armando, quero comprar meu primeiro filtro ND e ando revendo seus conteúdos sobre o assunto. Mesmo tendo aprendido muito, ainda resta uma dúvida. Se puder ajudar, agradeço: De acordo com as minhas necessidades, pretendo comprar um ND5 fixo para 67mm (desisti do ND variável ao assistir seus vídeos). No entanto, dentro do meu orçamento, encontrei o K&F ND5 apenas com polarização incluída. Essa inclusão de polarização num filtro fixo altera a qualidade da imagem? Eu deveria comprar um fixo sem polarização? Desde já, obrigado.
Eu sinceramente não gosto dos dois efeitos juntos por que tem muitos casos que você não quer o PL, só o ND... por essas tenho os Hoya ProND que tem em várias densidades e são só ND e com alta qualidade. Veja se consegue achar deles.
@@ArmandoVernagliaJunior Mais uma vez, muito obrigado!
Muito bom Vernaglia.
Uma dúvida. Aqueles filtros quadrados, o que você acha? Não são mais úteis por poderem ser utilizados em qualquer lente?
Como citei no vídeo, defendo comprar filtros grandes e anéis adaptadores (step up ring), assim você os usa em qualquer lente da mesma forma que os filtros quadrados que precisam de um adaptador. Filtro redondo veda melhor qualquer entrada de luz indesejada na lente, filtro quadrado depende da qualidade do suporte para isso, filtro redondo uma vez rosqueado não sai dali, não cai, não desmonta sozinho... filtro quadrado de novo depende muito do tipo de suporte... então não são coisas do tipo ou um ou outro, ambos tem suas utilidades, mas de forma geral prefiro os redondos.
Quanto eu ponho a velocidade na minha lente 18.55? 20, já que n tem 18?!
Veja estes dois vídeos aqui, podem ser úteis para você entender melhor escolhas de tempo de exposição - ruclips.net/video/Yc4_ctzWUwE/видео.html e ruclips.net/video/W0cOvpel2fo/видео.html 👍👍👍
Onde acho esses filtros pro nd da hoya aqui no brasil?
Tem que garimpar, algumas boas lojas como a Portssar e a Angel Foto costumam ter alguma coisa, mas não é sempre. Os meus eu importei aproveitando a viagem de um amigo pros EUA...
Eu comprei no EBay, direto da Alemanha. Dei sorte que não foi tributado.
Vernaglia, Os filtros ND da marca Lee são bons? A marca Hoya é similar a Lee em termos de qualidade, cor, fitragem e etc? obg
Lee, B+W, Tiffen e Hoya são todas ótimas marcas.
Armando Vernaglia Jr tens alguma loja que venda estes produtos para me indicar? obg
Qual marca vc indicaria da hoya ou kenko para o filtro de densidade neutra ?
Hoya é uma marca do grupo Kenko Tokina, então são da mesma empresa, mas a Hoya é uma linha melhor e a Kenko é a linha mais barata.
Ótima explicação, obrigado! Caso eu precise de 8 stops, por exemplo, saberia me dizer se os filtros fixos da K&F Concept permitem que eu coloque um sobre o outro (um de 3 + um de 5)? Se sim, isso diminuiria a qualidade de captura da imagem? Grande abraço!
É possível sobrepor filtros (qualquer marca) desde que não sejam os de tipo ultra fino, pois esses não possuem anel para rosquear outro filtro sobre eles, e a captura tende a perder ligeiramente a qualidade quando comparado a um único filtro por ter mais interações ópticas (mais passagens da luz entre vidro e ar, aumentando chances de flare, ghosting e aberrações ópticas variadas, mas assim, são diferenças mínimas, eu já empilhei 2 ou 3 filtros em algumas situações e funcionou.
@@ArmandoVernagliaJunior grato pela explicação!
Armando qual filtro devo comprar para fotografar retrato em 1.2 em dia sol utilizando flash que sincroniza em 250s com a câmera minha lente é a 56mm da Fuji poderia ser o kenko nd 1000?
Vamos fazer a conta aí... dia de sol gira em torno de f/11 com 1/250s, vamos abrindo... f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2, f/1.4 e chegamos em torno de 6 pontos... bora fazer meu curso de fotometria que tem uma aula só sobre valor de exposição, pontos, entendimento completo de luz, valores de abertura, tempo etc. ;)