Aprendizagem não é somente aluno e professor , envolve também a família. e quando a realidade do aluno não contribui, não incentiva, fica muito difícil um bom resultado com este defist tão relevante. Quando os pais mostram interesse e vivenciam isto, o aluno se sente apoiado, incentivado principalmente emocionalmente, e isto faz uma diferença tremenda.
Sabe porquê muitos profissionais falam mal do assunto abordado neste vídeo ? Porque não tem a humildade de reconhecer que está fracassando como educador. Óbvio que o trabalho não é somente dele , há um coletivo , se um aluno não teve motivação desde a pré escola , será um trabalho árduo motivá-lo no ensino fundamental . Sim , o cenário da educação é totalmente diferente desta teoria , mas sabe porquê? Dá trabalho sair da zona de conforto para a mudança , muitos estudam esse conceito aqui para passar em um concurso , e depois simplesmente fazem questão de esquecê-los e retoma aos conceitos anteriores de avaliação . É isso que dificulta o avanço neste processo , o comodismo no modo geral . Os professores trabalham em conjunto ,ou seja, se eu for uma má professora vai prejudicar os alunos e o próximo professor que irá ter trabalho dobrado para tentar reverter essa situação . É por isso que nos dias atuais se falam de projetos , interdisciplinaridade, e entre outras teses que falam a respeito de esquecermos a ideia individual e trabalharmos no coletivo .
Olá Geiza Medeiros, permita entrar na conversa para sugerir um curso sobre avaliação da aprendizagem de crianças. Sou professor e estou afiliando alguns cursos na área de educação, criei um canal para isso, se tiver interesse, clica aí na logo do canal. Obrigado!
Sempre digo isso. Desculpas muitas vezes existem. A questão é que a educação brasileira pública está assim. Isso não quer dizer que não tenhamos que fazer o melhor, mudar, buscar formação, formar equipe... É muito fácil fazer as mesmas coisas há 10 anos e querer obter excelentes resultados e quando não se tem culpabilizar os indivíduos.
Ouvir o professor Cipriano Luckesi, mesmo que somente em uma abordagem teórica, nos fortalece enquanto professora em sala de aula, visto que, nos arremete a necessidade de analisarmos, não somente as dificuldades que os alunos apresentam no processo ensino aprendizagem, mas verificarmos qual nossa responsabilidade enquanto educador, bem como, do sistema de ensino buscar situações que possam estabelecer metas para resolver o problema em questão. Sabe-se que avaliar não é fácil, pois temos que levar em consideração várias nuances que envolve o sujeito para chegarmos ao um objetivo. A forma como o professor Luckesi aborda sobre a avaliação nos tranquiliza, visto que, a tranquilidade que ele apresenta a temática nos permite entender bem claramente o que se apresenta
Lendo as críticas feitas a fala do professor, e rindo muito. Colegas, vejo neste vídeo um rico entendimento histórico do processo de avaliação, até os dias de hoje, não percebo que o professor queira dar "receitas de bolo" nem muito menos criticar nossa práxis, vejo um estimulo a reflexão para os educadores sobre o assunto AVALIAÇÃO. Somos desafiados diariamente, com os mais diversos tipos de tecnologia, nesta escola , em alguns pontos ultrapassada e que não caminha lado a lado com os avanços tecnológicos. Usar a criatividade, para driblar as dificuldades, matar um leão por dia, só sabe quem vive dentro da escola. Abraços a todos e em Especial ao professor Luckesi, que está me ajudando muito.
Vejo algumas pessoas reclamando e sendo averso às ideais do nosso amigo Luckesi, eu já concordo com tudo que ele fala, e o respeito porque é alguém que sabe mais do que eu e tem muito a me ensinar e vou aprendendo ...Sou professora e reconheço a realidade absurda que vai da falta de material, a desvalorização e falta de apoio ao professor, muitas das vezes, o desinteresse do aluno, et. Mas fora isso, reconheço que há um comodismo de muitos profissionais em fazer a mesma coisa, em não buscar estratégias, em não buscar vias duplas onde se permite um trabalho flexível diante do inesperado, isso porque todas estas ações requerem uma visão mais ampla, uma mudança de rotina, muito mais estudos e capacitações, leva muito sacrifício mesmo. É por isso que são ainda poucos os educadores que não se paralisam diante desses obstáculos ditos anteriormente, mas investem tempo, conhecimento e ousadia para vencer os paradigmas dos impossíveis ...minha meta como professora é essa, não só repetir feitos, mas realizar algo que de verdade poderá fazer toda a diferença quando ninguém espera...ser a que inclui quando a realidade excluir...Somos capazes e temos o instrumento certo ao nosso alcance: o conhecimento! Ainda que não consigamos transformar a nação inteira, mas se a vida de um único aluno for trabsformada por atitudes nossas, isso já terá válido a nossa carreira...❤Deus no ajuda!!!!
Do ponto de vista teórico tudo é fácil e lindo! A qualidade da educação pública nos dias atuais já não é a mesma em virtude de adesão do estado por certos teóricos que estão longe da realdade escolar. Eu fiz uma análise epistemológica de todas es teses e dissertações da Unicamp e Unesp "de 1990 à 2011"com ênfase nas praticas escolares. "metodologias, resultados obtidos", nessa análise todos os pesquisadores só abordam teorias que estão distantes da vida escolar! Não chegaram a lugar nenhum e muito menos pontuaram caminhos plausíveis que podem sanar tais problemas.
Além de Luckesi,vocês que acham que a teoria é muito linda deve também por em prática as mudanças e sair do comodismo,leia Jussara Hoffmann que ela traz várias maneiras de mudanças como também o que é respeito ao nosso aluno que na maioria são pessoas carentes de tudo nessa vida,inclusive de bons professores mais humanos.
Sou professor! e concordo completamente com sua abordagem, pois me preocupo com minha pratica e não fico jogando a culpa nos alunos, nas salas, nas condições....
A avaliação pedagógica é quando se chega ao resultado desejado . A avaliação é inclusiva trabalha mais par que o aluno aprenda o necessário para se atingir uma meta. A avaliação pesquisa a qualidade do resultado. enquanto a gestão resolve aquele que administra alguma coisa para chegar a um determinado resultado. A avaliação produz um indicativo enquanto a solução decorre da gestão.o profissional pode fazer uma curva estatística de aprendizagem . que pode ser de suma importância para averiguar não só o método de aprendizagem , mas também avaliar a qualidade de seu ensino.A avaliação sugere e propicia influi ou não na sociedade de acordo com o que foi aprendido e será ou não vivenciado de acordo com a conduta do aprendiz.
A avaliação da aprendizagem é um tópico complexo, que tem reflexos sobre toda a comunidade escolar e que precisa ser constantemente discutido por coordenadores e educadores em prol da diminuição da evasão e do fracasso escolar. O Prof. Cipriano Luckesi apresenta a avaliação, neste vídeo, de forma concisa e esclarecedora. Ótimo!
adoro a maneira como Luckesi enfatiza a questao da avaliaçao.É extremamente necessário que certas posturas possam ser desmestificadas e que nós ,enquanto educadores assumamos um papel de compromisso para com a sociedade!
Portanto, avaliar é muito mais do que aplicar um teste, uma prova, fazer uma observação, saber se um aluno merece esta ou aquela nota, este ou aquele conceito. Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender"
Gostei muito de suas palavras...está dentro do que eu estou aprendendo no meu curso de pós graduação de Design Instrucional. Muito bom o video.. me ajudou muito e tirou algumas duvidas.
Estou fazendo MBA em gestão de pessoas. E estou estudando metodologia do ensino. Eu nunca tinha analisado o ensino, deste ponto de vista, elucidado por você. Penso que é importante o educador se enxergar como mais responsabilidade no ensino. Ele precisa dividir a responsabilidade do aprendizado com o aluno.
Luckesi você é muito inteligenteeeeeeeeeeeeeee , estou gostando muito do seu livro sobre avaliação da aprendizagem , estou lendo agora sobre o trabalho " a entrega ao trabalho" cap X 🤩🤩🤩🤩🤩🤩 livro extenso mais que vale pena cada capítulo, muito booom 👏👏👏👏👏👏
Ótima explicação. avaliar realmente consiste em observar, analisar e refletir sempre sobre sempre. avaliação como meio de aprendizagem mediadora da construção de novos conhecimentos.
É importante a continuidade do debate sobre o tema "avaliação" na escola, mais importante ainda que o professor reconheça que os tempos são outros, a mudança é necessária no processo de ensino/aprendizagem, essa auto reflexão é fundamental.
O melhor resultado para todos e isso o Senhor poderá mensurar em pesquisas avaliativas, com certeza, ser á a redução de alunos em sala de aula. Conheço professores que atendem a 40 alunos por turma, com 15 diários. Inconcebível manter qualidade na educação, inconcebível atender e orientar tantos estudantes. Por isso o excesso de atestados médicos, de professores doentes. Isso deve ser mensurado.Saí da faculdade animadíssima e deparo-me com a triste realidade do excesso. É uma grande pena!
Como uma fundamentação teórica é importante. A nossa prática de ensino na Educação do Estado de São Paulo, traz no seu conteúdo uma avaliação teoricamente voltada ao ensinamentos e Luckesi. E aqui no youtube tive a oportunidade de conhecer ensinamentos de uma maneira mais rápida. Foi ótima a aula.
Importantíssimo ver este vídeo... acredito que a metodologia aplicada a cada disciplina ou módulo se torna imprescindível para o entendimento científico ou incorporado do conhecimento, que é o desejo de todos nós, professores do curso superior. Fazer com que o conhecimento adquirido pelo aluno seja incorporado. Grata pela explicação sistematizada do problema que perdura. Claro que não conseguimos que todos os alunos se dediquem a aquilo que desejam, mas, mesmo assim, precisamos alertá-los sempre. Sinto falta disso no processos de ensino-aprendizagem.
Muito bacana ,o sr tem um excelente pensamento, como que eu queria ter tido uma gestão que tivesse essa ideia(carinho) que o senhor tem com os estudantes na minha época de estudante.
A minha experiência como professora, é na área de Canto. Tanto é que criei um método para ensinar pessoas que foram reprovados e convidados a se retirar dos cursos, por professores e instituições, por não “conseguir cantar”, ou seja, não conseguir resultados satisfatórios. Ao tomarem conhecimento de que um destes excluídos estava cantando feito passarinho após ter feito aulas comigo, me procuraram. Criei meu método de canto “Quero cantar”, em cima das dificuldades e dos resultados que satisfizeram a todos. Cada novo aluno, uma situação, um novo problema, uma nova dificuldade, a ser enfrentada, que eu corria atrás da solução. Buscava aqui, ali, testava esse e aquele novo exercício, criava outros, observava, analisava e avaliava os resultados e concluía o curso das ações, delas surgiam novas possibilidades surpreendente para os que haveriam de vir. Nunca abri mão de qualquer aluno, por não conseguir cantar em cima do tradicional “método”, sempre me empenhei em resolver suas dificuldades. Procurei entender o motivo pela qual os alunos não conseguiam cantar. Diante disso, percebi que métodos arcaicos são métodos falidos, é o que acontece na nossa educação. O método tradicional é aquilo e só aquilo. Ele não busca entender o “porque” dos resultados não satisfatórios. É preciso inovar, fazer mudanças imediatas melhorar o que deu certo e substituir o que deu errado. Estou fazendo pós em docência, porém a minha formação é gestão de segurança.
É um desafio e grande responsabilidade para o educador, más para mudarmos a realidade atual e real nos dias atuais, temos que nos desempenhar muito, o máximo, para ensinar aprendendo e aprendendo a ensinar.
Eu acredito nos estudos e conceitos do Luckesi. Ele é o mais citado nos cursos de graduação e pós graduação, além dos concursos, principalmente nos de pedagogia. O vídeo é para refletirmos em nossas atitudes enquanto educadores, em seguida, agirmos de forma evolutiva e consciente. A auto avaliação é imprescindível para o nosso desenvolvimento.
Gostei muito da fala do Cipriano, penso que tudo que foi dito é de suma importância para a formação do Coordenador Pedagógico, pois são subsídios para pensarmos junto ao coletivo da escola o processo avaliativo.
Maravilhosa explanação sobre avaliação. O sistema é podre, somos formados para dar continuidade num sistema falido além de avaliar o que ensinamos que não faz sentido ao educando.
Enquanto os alunos tiverem a ilusão de que poderão ser artistas ou jogadores de futebol famosos e ricos, eles buscarão focar em atingir esse objetivo em detrimento da educação acadêmica.... você não consegue ajudar quem não quer ou não está buscando ajuda, porém o sistema precisa achar um culpado para a falha...falhar faz parte da vida e é natural e não necessariamente é algo que se deva corrigir, a não ser que se queira ter êxito...há quem não quer ter êxito e não podemos forçar ninguém a isso!
Com relação às notas dos alunos, conheço diversas escolas em que professor bom é o que deixa um monte com nota baixa. Ele é o cara. Caso recente, escola em que trabalhei de 2006 a 2018. O professor de Matemática era adorado pela "diretora", pois ninguém "tirava nota" com ele. Como fazer pra mudar esse tipo de mentalidade?
O que deve estar errado é a metodologia do ensino ou da avaliação? Há vezes que pode ser os dois. O objetivo do ensino é a aprendizagem do aluno, e não sua reprovação, assim como Libâneo fala.
Muito interessante suas palavras, acho que realmente a função da avaliação é ser nossa parceira, porque é mais que avaliar é uma forma de saber, investigar ou produzir conhecimento, a avaliação pretende desvendar a realidade do aprendizado de cada aluno.
Somos aprendizes, professor x alunos, o sucesso está no pensamento e no nosso modo de agir e fazer sobre o que estamos planejando. Então sejamos eficientes no que fazemos principalmente buscar o melhor para todos.
Maravilhoso. Mas eu quero ver esse cara fazer o que diz na situação em que me encontro: 22 salas com 40 alunos cada, totalizando 880 alunos/semana. Com ATPL de 29 segundos por aluno por aula, para pesquisar com rigor científico a aprendizagem de cada aluno. Isso sem falar do salário. Maravilhoso
Claro que estamos sobrecarregados e devemos mudar essa condição, mas como profissional é preciso ter uma visão diferenciada, quando escolho ser professor, escolho ser o melhor professor dentro das minhas condições, mas nada do que ele falou no vídeo me pareceu ilusório ou impossível. Veja um médico, quando ele avalia o exame de um paciente, quase que automaticamente busca uma solução, não chega e diz "que cara burro, fez tudo errado e agora tem um câncer, tem que morrer mesmo". Reflita.
Ainda que a prática pedagógica seja tratada com desprezo, não tenho por que desamá-la e aos educandos. Não tenho por que exercê-la mal. Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia.
TODAS as faculdades e universidades escolhem a dedo quais são os alunos que farão a prova do enade, já que não é obrigatório que todos façam a prova. Assim eles garantem que terão os melhores índices nas avaliações da instituição, mas na prática, 99% dos alunos não mostrarão ali como está a instituição.
Gostei muito do explanado pelo prof. Luckesi, concordo com ele sobre a validade da avaliação, precisamos repensar e dedicar mais tempo no planejamento para essa pratica. Ressalto que esse trabalho de planejar a avaliação devera ser realizado durante o ano, portanto para isso é necessário tempo, o que é quase inexistente no nosso ritmo de trabalho diario. Como equacionar isso?
A avaliação seria mais uma visão do docente sobre seu trabalho junto aos alunos. O docente poderá mudar ou não sua metodologia de ensino para que seus alunos possam alcançar melhores resultados, ou seja, aprender sobre os assuntos lecionados de forma clara.
Muito bom oque ele falou mas tem que ser colocando em prática a todos os professores de hoje mais nas apostilas dos alunos está com outros tipos de ensinamento .
Acredito que, se cada um profissional da Educação aprender buscar e entender as práticas pedagógicas como um novo método do ensino em sua carreira profissional, séria como novos recursos de intervir nas idéias tanto do educando quanto do educador! Assim trabalhar coletivamente respeitando cada ideia surgida pelo seu colega de trabalho. o mal do educador é não saber relacionar-se com a equipe que ali no grupo pertence. Não saber ouvir um ao outro desrespeitando cada ideia que o colega busca e trás para compartilhar, as vezes acaba em atritos por não ter um acordo entre os profissionais, aquele que busca torna-se ensolado por falta de respeito um pelo outro.
Além do sistema sala de aula, existe um sistema onde a família é considerada? Quando a família não se envolve e não há uma participação na vida escolar da criança, isso pode prejudicar o aprendizado? Como isso pode ser medido? Quando falta disciplina e aplicação do estudante, e a família não auxilia nesta questão o que se pode ser feito?
Oi Alex Borges, desculpa entrar dessa forma, mas estou afiliando o curso: "Avaliação da Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil". Clica aí na logo do canal e conheça! Obrigado
Concordo com o Alex. Eu vejo meus colegas de profissão super empenhados em fazer o seu melhor dentro do ambiente escolar. E quando não vêem resultado em alguns alunos, reclamam que se os pais fossem presentes na vida escolar dessas crianças, a maioria dos problemas/dificuldades seriam sanadas. A educação escolar não pode acontecer isolada da sociedade, muito pelo contrário. Tem que ter parceria total entre escola e família. Senão, de um lado se escolariza para formar seres humanos melhores, enquanto o outro lado vive de forma contrária ao que prega a educação. Não deveria haver separação entre a educação (escolar e familiar), pois o respeito que "é ensinado em casa" deve acontecer dentro da escola, e o que se aprende na escola é carregado por toda vida.
Assistindo em 2024. e a aula é super atual e necessária para aquisição de conhecimento. beber da fonte é outro nível.
Que ótima notícia. Aproveite o conteúdo! ❤
Alguém aí assistiu mais de uma vez?
Nível alto padrão 👏🏽👏🏽👏🏽
Quero ficar inteligente como ele. Show
Uma aula com um educador imensurável, conhecimento direto da fonte. Que honra poder aprender com Cipriano Luckesi.
Aprendizagem não é somente aluno e professor , envolve também a família. e quando a realidade do aluno não contribui, não incentiva, fica muito difícil um bom resultado com este defist tão relevante. Quando os pais mostram interesse e vivenciam isto, o aluno se sente apoiado, incentivado principalmente emocionalmente, e isto faz uma diferença tremenda.
Replanejar é um ato de inclusão dentro da nossa pedagogia !!! Excelente profissional ♡
Sabe porquê muitos profissionais falam mal do assunto abordado neste vídeo ? Porque não tem a humildade de reconhecer que está fracassando como educador. Óbvio que o trabalho não é somente dele , há um coletivo , se um aluno não teve motivação desde a pré escola , será um trabalho árduo motivá-lo no ensino fundamental . Sim , o cenário da educação é totalmente diferente desta teoria , mas sabe porquê? Dá trabalho sair da zona de conforto para a mudança , muitos estudam esse conceito aqui para passar em um concurso , e depois simplesmente fazem questão de esquecê-los e retoma aos conceitos anteriores de avaliação . É isso que dificulta o avanço neste processo , o comodismo no modo geral . Os professores trabalham em conjunto ,ou seja, se eu for uma má professora vai prejudicar os alunos e o próximo professor que irá ter trabalho dobrado para tentar reverter essa situação . É por isso que nos dias atuais se falam de projetos , interdisciplinaridade, e entre outras teses que falam a respeito de esquecermos a ideia individual e trabalharmos no coletivo .
Olá Geiza Medeiros, permita entrar na conversa para sugerir um curso sobre avaliação da aprendizagem de crianças. Sou professor e estou afiliando alguns cursos na área de educação, criei um canal para isso, se tiver interesse, clica aí na logo do canal. Obrigado!
@@educabrasil-cursosonline2856 lo
Sempre digo isso. Desculpas muitas vezes existem. A questão é que a educação brasileira pública está assim. Isso não quer dizer que não tenhamos que fazer o melhor, mudar, buscar formação, formar equipe... É muito fácil fazer as mesmas coisas há 10 anos e querer obter excelentes resultados e quando não se tem culpabilizar os indivíduos.
Muito bem colocado Geiza! é claro que é um conjunto de coisas, porém dar desculpas não resolve nada! Tem que botar á mão na massa mesmo!
Você falou tudo!!👏👏
Ouvir o professor Cipriano Luckesi, mesmo que somente em uma abordagem teórica, nos fortalece enquanto professora em sala de aula, visto que, nos arremete a necessidade de analisarmos, não somente as dificuldades que os alunos apresentam no processo ensino aprendizagem, mas verificarmos qual nossa responsabilidade enquanto educador, bem como, do sistema de ensino buscar situações que possam estabelecer metas para resolver o problema em questão. Sabe-se que avaliar não é fácil, pois temos que levar em consideração várias nuances que envolve o sujeito para chegarmos ao um objetivo. A forma como o professor Luckesi aborda sobre a avaliação nos tranquiliza, visto que, a tranquilidade que ele apresenta a temática nos permite entender bem claramente o que se apresenta
Lendo as críticas feitas a fala do professor, e rindo muito. Colegas, vejo neste vídeo um rico entendimento histórico do processo de avaliação, até os dias de hoje, não percebo que o professor queira dar "receitas de bolo" nem muito menos criticar nossa práxis, vejo um estimulo a reflexão para os educadores sobre o assunto AVALIAÇÃO. Somos desafiados diariamente, com os mais diversos tipos de tecnologia, nesta escola , em alguns pontos ultrapassada e que não caminha lado a lado com os avanços tecnológicos. Usar a criatividade, para driblar as dificuldades, matar um leão por dia, só sabe quem vive dentro da escola. Abraços a todos e em Especial ao professor Luckesi, que está me ajudando muito.
Vejo algumas pessoas reclamando e sendo averso às ideais do nosso amigo Luckesi, eu já concordo com tudo que ele fala, e o respeito porque é alguém que sabe mais do que eu e tem muito a me ensinar e vou aprendendo ...Sou professora e reconheço a realidade absurda que vai da falta de material, a desvalorização e falta de apoio ao professor, muitas das vezes, o desinteresse do aluno, et. Mas fora isso, reconheço que há um comodismo de muitos profissionais em fazer a mesma coisa, em não buscar estratégias, em não buscar vias duplas onde se permite um trabalho flexível diante do inesperado, isso porque todas estas ações requerem uma visão mais ampla, uma mudança de rotina, muito mais estudos e capacitações, leva muito sacrifício mesmo. É por isso que são ainda poucos os educadores que não se paralisam diante desses obstáculos ditos anteriormente, mas investem tempo, conhecimento e ousadia para vencer os paradigmas dos impossíveis ...minha meta como professora é essa, não só repetir feitos, mas realizar algo que de verdade poderá fazer toda a diferença quando ninguém espera...ser a que inclui quando a realidade excluir...Somos capazes e temos o instrumento certo ao nosso alcance: o conhecimento! Ainda que não consigamos transformar a nação inteira, mas se a vida de um único aluno for trabsformada por atitudes nossas, isso já terá válido a nossa carreira...❤Deus no ajuda!!!!
Do ponto de vista teórico tudo é fácil e lindo! A qualidade da educação pública nos dias atuais já não é a mesma em virtude de adesão do estado por certos teóricos que estão longe da realdade escolar. Eu fiz uma análise epistemológica de todas es teses e dissertações da Unicamp e Unesp "de 1990 à 2011"com ênfase nas praticas escolares. "metodologias, resultados obtidos", nessa análise todos os pesquisadores só abordam teorias que estão distantes da vida escolar! Não chegaram a lugar nenhum e muito menos pontuaram caminhos plausíveis que podem sanar tais problemas.
E o resultado desse seu estudo propõe o que no lugar desses teóricos "fracassados"?
Enquanto assistia à aula, estava colocando no projeto algumas ideias. Obrigado Doutor Cipriano Luckesi
Além de Luckesi,vocês que acham que a teoria é muito linda deve também por em prática as mudanças e sair do comodismo,leia Jussara Hoffmann que ela traz várias maneiras de mudanças como também o que é respeito ao nosso aluno que na maioria são pessoas carentes de tudo nessa vida,inclusive de bons professores mais humanos.
verdade! A Nova BNCC precisa ser conhecida pelos professores,reuniões pedagógicas produtivas.
Exatamente!existe professores que trabalham só pelo dinheiro 😢mto triste essa nossa realidade
Sou professor! e concordo completamente com sua abordagem, pois me preocupo com minha pratica e não fico jogando a culpa nos alunos, nas salas, nas condições....
Agradeço a SM Educação e ao Luckesi por trazer esse conceito de avaliação que foi bem explicado. Parabéns!
Sensacional estas reflexões. Importante para repensar as práticas escolares relacionadas à avaliação. Obrigada por compartilhar!
A avaliação pedagógica é quando se chega ao resultado desejado . A avaliação é inclusiva trabalha mais par que o aluno aprenda o necessário para se atingir uma meta. A avaliação pesquisa a qualidade do resultado. enquanto a gestão resolve aquele que administra alguma coisa para chegar a um determinado resultado. A avaliação produz um indicativo enquanto a solução decorre da gestão.o profissional pode fazer uma curva estatística de aprendizagem . que pode ser de suma importância para averiguar não só o método de aprendizagem , mas também avaliar a qualidade de seu ensino.A avaliação sugere e propicia influi ou não na sociedade de acordo com o que foi aprendido e será ou não vivenciado de acordo com a conduta do aprendiz.
EXCELENTE!! Avaliação e gestão = mudança de comportamento, metas e estratégias no desenvolvimento. Muito bommmmmm!
A avaliação da aprendizagem é um tópico complexo, que tem reflexos sobre toda a comunidade escolar e que precisa ser constantemente discutido por coordenadores e educadores em prol da diminuição da evasão e do fracasso escolar. O Prof. Cipriano Luckesi apresenta a avaliação, neste vídeo, de forma concisa e esclarecedora. Ótimo!
Explicação clara e didática. Obrigada professor Luckesi.
Sou fã desse teórico..Todo o meu carinho e respeito.Procuro seguir os seus ensinamentos...
adoro a maneira como Luckesi enfatiza a questao da avaliaçao.É extremamente necessário que certas posturas possam ser desmestificadas e que nós ,enquanto educadores assumamos um papel de compromisso para com a sociedade!
Muito Obrigada Doutor Cipriano Luckesi,vida longa,pessoas como vc que a Educação Brasileira está carente
Se formos estudar para um concurso, não podemos levar em conta a nossa opinião, e sim somente o que o autor está falando.
Até porque o autor praticou ciência e não opinião sobre o assunto...
Portanto, avaliar é muito mais do que aplicar um teste, uma prova, fazer uma observação, saber se um aluno merece esta ou aquela nota, este ou aquele conceito. Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender"
Jade spbr
Avaliar é também promover e fomentar o aprendizado .
l6943 x
pode mim dar um resumo rápido sobre o que é avaliação do processo ensino aprendizagem?? por favor
Gostei muito de suas palavras...está dentro do que eu estou aprendendo no meu curso de pós graduação de Design Instrucional. Muito bom o video.. me ajudou muito e tirou algumas duvidas.
Vídeo fenomenal!
Ótimo assunto.
Parabéns pelo conteúdo!!!
Adorando...Luckesi é tudo de bom, em educação..
Estou fazendo MBA em gestão de pessoas. E estou estudando metodologia do ensino. Eu nunca tinha analisado o ensino, deste ponto de vista, elucidado por você. Penso que é importante o educador se enxergar como mais responsabilidade no ensino. Ele precisa dividir a responsabilidade do aprendizado com o aluno.
Segundo Luckesi (2011), a função da avaliação é garantir sucesso, em qualquer lugar.
Grande, Luckesi. Sábias palavras,- doutor, - Impecável sua análise.
Luckesi você é muito inteligenteeeeeeeeeeeeeee , estou gostando muito do seu livro sobre avaliação da aprendizagem , estou lendo agora sobre o trabalho " a entrega ao trabalho" cap X 🤩🤩🤩🤩🤩🤩 livro extenso mais que vale pena cada capítulo, muito booom 👏👏👏👏👏👏
Ótima explicação. avaliar realmente consiste em observar, analisar e refletir sempre sobre sempre. avaliação como meio de aprendizagem mediadora da construção de novos conhecimentos.
Sistematizado
É importante a continuidade do debate sobre o tema "avaliação" na escola, mais importante ainda que o professor reconheça que os tempos são outros, a mudança é necessária no processo de ensino/aprendizagem, essa auto reflexão é fundamental.
Assunto de extrema importância para todos nós pq abraça todos os âmbitos da atividade humana. ❤❤❤❤
Bem colocado, @franciscaneidebritomuniz8954. Esperamos que o conteúdo possa apoiar a sua jornada! ❤
O melhor resultado para todos e isso o Senhor poderá mensurar em pesquisas avaliativas, com certeza, ser á a redução de alunos em sala de aula. Conheço professores que atendem a 40 alunos por turma, com 15 diários. Inconcebível manter qualidade na educação, inconcebível atender e orientar tantos estudantes. Por isso o excesso de atestados médicos, de professores doentes. Isso deve ser mensurado.Saí da faculdade animadíssima e deparo-me com a triste realidade do excesso. É uma grande pena!
Como uma fundamentação teórica é importante. A nossa prática de ensino na Educação do Estado de São Paulo, traz no seu conteúdo uma avaliação teoricamente voltada ao ensinamentos e Luckesi. E aqui no youtube tive a oportunidade de conhecer ensinamentos de uma maneira mais rápida. Foi ótima a aula.
Cristina, você precisa aprender a escrever, trazer é com e não S.
Decepção esses educadores brasileiros.
Uma honra poder escutar a explicação desse grande professor...e de grande aprendizagem.
vi mais de uma vez. Com certeza vou mudar minha postura após estes videos série encontros...
MUITO BOM PARABENS PROFESSOR PELA HUMILDADE
Importantíssimo ver este vídeo... acredito que a metodologia aplicada a cada disciplina ou módulo se torna imprescindível para o entendimento científico ou incorporado do conhecimento, que é o desejo de todos nós, professores do curso superior. Fazer com que o conhecimento adquirido pelo aluno seja incorporado. Grata pela explicação sistematizada do problema que perdura. Claro que não conseguimos que todos os alunos se dediquem a aquilo que desejam, mas, mesmo assim, precisamos alertá-los sempre. Sinto falta disso no processos de ensino-aprendizagem.
video perfeito... Sabedoria do mestre é objetiva e assertiva.
Obrigada, pois me ajuda e muito na apresentação sobre o Luckese, em minha faculdade. Maravilhoso.
Adorei o vídeo e toda essa aula maravilhosa dentro desses 19 minutos, tudo muito explicado. Um show
Ficamos felizes em saber que gostou. Esperamos ter ajudado! ❤❤
Para garantir o sucesso necessitamos nos avaliar-mos sempre! Aula show 👏👏
parabéns professor!!!!Muito bom. Para mim foi bastante positivo como acréscimo de conhecimento. Conhecimento de forma clara e objetiva.
Muito interessante a explanação sobre a curva da aprendizagem..
Informações muito importantes para as equipes gestoras colocarem em prática...
Isto é Gestão de Recursos Humanos. PROFESSOR deve ser LÍDER!
Explicação concisa e muito inspiradora e esclarecedora. Obrigado, Prof. Cipriano Luckesi.
Muito bacana ,o sr tem um excelente pensamento, como que eu queria ter tido uma gestão que tivesse essa ideia(carinho) que o senhor tem com os estudantes na minha época de estudante.
A minha experiência como professora, é na área de Canto.
Tanto é que criei um método para ensinar pessoas que foram reprovados e convidados a se retirar dos cursos, por professores e instituições, por não “conseguir cantar”, ou seja, não conseguir resultados satisfatórios. Ao tomarem conhecimento de que um destes excluídos estava cantando feito passarinho após ter feito aulas comigo, me procuraram.
Criei meu método de canto “Quero cantar”, em cima das dificuldades e dos resultados que satisfizeram a todos. Cada novo aluno, uma situação, um novo problema, uma nova dificuldade, a ser enfrentada, que eu corria atrás da solução. Buscava aqui, ali, testava esse e aquele novo exercício, criava outros, observava, analisava e avaliava os resultados e concluía o curso das ações, delas surgiam novas possibilidades surpreendente para os que haveriam de vir.
Nunca abri mão de qualquer aluno, por não conseguir cantar em cima do tradicional “método”, sempre me empenhei em resolver suas dificuldades. Procurei entender o motivo pela qual os alunos não conseguiam cantar. Diante disso, percebi que métodos arcaicos são métodos falidos, é o que acontece na nossa educação.
O método tradicional é aquilo e só aquilo. Ele não busca entender o “porque” dos resultados não satisfatórios. É preciso inovar, fazer mudanças imediatas melhorar o que deu certo e substituir o que deu errado. Estou fazendo pós em docência, porém a minha formação é gestão de segurança.
É um desafio e grande responsabilidade para o educador, más para mudarmos a realidade atual e real nos dias atuais, temos que nos desempenhar muito, o máximo, para ensinar aprendendo e aprendendo a ensinar.
Que ótimo vídeo! Minha possível graduação tem essa matéria, o vídeo me ajudou muito.
O conteúdo do vídeo de Cipriano é de grande excelência, parabéns!
Que honra aprender com o Cipriano Luckesi!!!
Juntos cuidamos da educação ❤❤
Aula maravilhosa. Parabéns professor 👋👋👋
Muito rica essa pós em educação. Luckesi é gênio em avaliação!
Eu acredito nos estudos e conceitos do Luckesi. Ele é o mais citado nos cursos de graduação e pós graduação, além dos concursos, principalmente nos de pedagogia. O vídeo é para refletirmos em nossas atitudes enquanto educadores, em seguida, agirmos de forma evolutiva e consciente. A auto avaliação é imprescindível para o nosso desenvolvimento.
Verdade, no curso de pedagogia fala-se muito dele
muito bom estou me preparando para concursos c/ esse vídeo
Interessantíssimo o ponto de vista de avaliação. Abre as portas para os professores não persistirem nos exames e realmente avaliar!
Bastante esclarecedor. Muito proveitoso para a construção do meu artigo!!!
Gostei muito da fala do Cipriano, penso que tudo que foi dito é de suma importância para a formação do Coordenador Pedagógico, pois são subsídios para pensarmos junto ao coletivo da escola o processo avaliativo.
Nossa que maravilha! Que elegância ❤
Professor de excelência!!!👏👏👏👏👏💪🏼
Gratidão pelas contribuições 💓🙏
Ótimo vídeo. Parabéns pelo trabalho de qualidade.
Maravilhosa explanação sobre avaliação. O sistema é podre, somos formados para dar continuidade num sistema falido além de avaliar o que ensinamos que não faz sentido ao educando.
Esse vídeo foi MUITO esclarecedor.
Aula muito TOP, amei! Me ajudou muito.
Ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil. Juntos cuidamos da educação! ❤
Muito importante esse vídeo sobre o conceito de avaliação.
Sabe TUDO, e ALGO +.
Muito elucidativo. Meus parabéns.
Enquanto os alunos tiverem a ilusão de que poderão ser artistas ou jogadores de futebol famosos e ricos, eles buscarão focar em atingir esse objetivo em detrimento da educação acadêmica.... você não consegue ajudar quem não quer ou não está buscando ajuda, porém o sistema precisa achar um culpado para a falha...falhar faz parte da vida e é natural e não necessariamente é algo que se deva corrigir, a não ser que se queira ter êxito...há quem não quer ter êxito e não podemos forçar ninguém a isso!
Tem minha admiração professor❤❤❤❤❤
Com relação às notas dos alunos, conheço diversas escolas em que professor bom é o que deixa um monte com nota baixa. Ele é o cara. Caso recente, escola em que trabalhei de 2006 a 2018. O professor de Matemática era adorado pela "diretora", pois ninguém "tirava nota" com ele. Como fazer pra mudar esse tipo de mentalidade?
O que deve estar errado é a metodologia do ensino ou da avaliação? Há vezes que pode ser os dois.
O objetivo do ensino é a aprendizagem do aluno, e não sua reprovação, assim como Libâneo fala.
Excelente aula ótima explicação muito bom aprender com uma pesso sábia e entendida do assunto e esse é o Cipriano Luckesio.
Ficamos felizes em saber que gostou da aula. Juntos cuidamos da educação! ❤
Muito interessante suas palavras, acho que realmente a função da avaliação é ser nossa parceira, porque é mais que avaliar é uma forma de saber, investigar ou produzir conhecimento, a avaliação pretende desvendar a realidade do aprendizado de cada aluno.
Sempre surpreendendo o Cipriano Luckesi! Muito bom!
Somos aprendizes, professor x alunos, o sucesso está no pensamento e no nosso modo de agir e fazer sobre o que estamos planejando. Então sejamos eficientes no que fazemos principalmente buscar o melhor para todos.
Desafiando o meu achismo para aprender a caminhar por pedreiras e labirintos. É preciso procurar caminhos!
Coloquem somente 15 alunos em cada sala de aula e - talvez - talvez, isso ajude a fazer todas essas utopias de vcs.
Exatamente!!
Concordo
muito rica a explanação sobre a avaliação. parabéns professor!!!
Bravooo! PARABÉNSSSS
Realmente uma verdadeira aula sobre o processo de avaliação de aprendizagem. Parabéns!
Foi uma aula Maravilhosa, simplesmente espetacular!
Gostei muito da explicação professor, estudando agora para a prova!!
A teoria parece ser muito interessante, muito eficaz. Precisamos aprender como aplicar isso à prática do dia a dia dos professores.
Eu quero entender melhor avaliação da pedagogia
Como aplicar e como ensinar
Maravilhoso. Mas eu quero ver esse cara fazer o que diz na situação em que me encontro: 22 salas com 40 alunos cada, totalizando 880 alunos/semana. Com ATPL de 29 segundos por aluno por aula, para pesquisar com rigor científico a aprendizagem de cada aluno. Isso sem falar do salário. Maravilhoso
Perfeito.
Claro que estamos sobrecarregados e devemos mudar essa condição, mas como profissional é preciso ter uma visão diferenciada, quando escolho ser professor, escolho ser o melhor professor dentro das minhas condições, mas nada do que ele falou no vídeo me pareceu ilusório ou impossível. Veja um médico, quando ele avalia o exame de um paciente, quase que automaticamente busca uma solução, não chega e diz "que cara burro, fez tudo errado e agora tem um câncer, tem que morrer mesmo". Reflita.
Utilize a sala de aula invertida
amigo passa tudo, tenha certeza que vc fez um excelente trabalho e bola par frente.
Ainda que a prática pedagógica seja tratada com desprezo, não tenho por que desamá-la e aos educandos. Não tenho por que exercê-la mal.
Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia.
Professor esplêndido.
TODAS as faculdades e universidades escolhem a dedo quais são os alunos que farão a prova do enade, já que não é obrigatório que todos façam a prova. Assim eles garantem que terão os melhores índices nas avaliações da instituição, mas na prática, 99% dos alunos não mostrarão ali como está a instituição.
Eu acabei de ser escolhida...aff
A função da avaliação é garantir o sucesso. À avaliação faz o diagnóstico e da gestão decorre a solução.
Como professor o Luckesi é um ótimo escritor. Já li os livros dele, mas quase dormi nos primeiros minutos de aula
Gostei muito do explanado pelo prof. Luckesi, concordo com ele sobre a validade da avaliação, precisamos repensar e dedicar mais tempo no planejamento para essa pratica. Ressalto que esse trabalho de planejar a avaliação devera ser realizado durante o ano, portanto para isso é necessário tempo, o que é quase inexistente no nosso ritmo de trabalho diario. Como equacionar isso?
MARAVILHOSO OBG!!!!PELAS DICAS!!!!
A avaliação seria mais uma visão do docente sobre seu trabalho junto aos alunos. O docente poderá mudar ou não sua metodologia de ensino para que seus alunos possam alcançar melhores resultados, ou seja, aprender sobre os assuntos lecionados de forma clara.
Muito bom oque ele falou mas tem que ser colocando em prática a todos os professores de hoje mais nas apostilas dos alunos está com outros tipos de ensinamento .
Acredito que, se cada um profissional da Educação aprender buscar e entender as práticas pedagógicas como um novo método do ensino em sua carreira profissional, séria como novos recursos de intervir nas idéias tanto do educando quanto do educador! Assim trabalhar coletivamente respeitando cada ideia surgida pelo seu colega de trabalho. o mal do educador é não saber relacionar-se com a equipe que ali no grupo pertence. Não saber ouvir um ao outro desrespeitando cada ideia que o colega busca e trás para compartilhar, as vezes acaba em atritos por não ter um acordo entre os profissionais,
aquele que busca torna-se ensolado por falta de respeito um pelo outro.
mito bom , essa explanação é 10
Ficamos felizes em saber que gostou. Aproveite o conteúdo! 😄
Uma honra poder assistir a sua aula! Obrigada, professor!
Além do sistema sala de aula, existe um sistema onde a família é considerada? Quando a família não se envolve e não há uma participação na vida escolar da criança, isso pode prejudicar o aprendizado? Como isso pode ser medido? Quando falta disciplina e aplicação do estudante, e a família não auxilia nesta questão o que se pode ser feito?
Oi Alex Borges, desculpa entrar dessa forma, mas estou afiliando o curso: "Avaliação da Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil". Clica aí na logo do canal e conheça! Obrigado
Concordo com o Alex. Eu vejo meus colegas de profissão super empenhados em fazer o seu melhor dentro do ambiente escolar. E quando não vêem resultado em alguns alunos, reclamam que se os pais fossem presentes na vida escolar dessas crianças, a maioria dos problemas/dificuldades seriam sanadas.
A educação escolar não pode acontecer isolada da sociedade, muito pelo contrário. Tem que ter parceria total entre escola e família. Senão, de um lado se escolariza para formar seres humanos melhores, enquanto o outro lado vive de forma contrária ao que prega a educação.
Não deveria haver separação entre a educação (escolar e familiar), pois o respeito que "é ensinado em casa" deve acontecer dentro da escola, e o que se aprende na escola é carregado por toda vida.