Lições valiosas! Agradeço ao conhecimento compartilhado. Ainda acredito que, para poder de fato construir essa educação, ainda é necessário pensar em redução do número de estudantes por sala de aula. Não existe aprendizado na realidade atual, os estudantes são muito agitados, nem o melhor professor dá conta de atender a todos, nem da metade, pensando em criar uma aula adequada e que não esgote sua saúda mental. Nem que os estudantes forem bons, na maioria, ainda sim é difícil manter a saude mental.. é muita energia dispendida. Como podemos pensar em educação sem pensar nisso e salário? Afinal, amor só não coloca comida na mesa.
Existe, sim, a responsabilidade da escola, da família, dos governantes, e também do professor, entretanto, a responsabilidade recaí com peso e força sobre os ombros dos professores.
Professor meus parabéns porque essa fala na sua aula reflete o pensando de vários autores da sociologia e da inclusão além de confirmar os estudos do Morin que tanto alerta ao educador para o futuro da educação
Год назад
Obrigado pelo comentário, Alexia. Juntos cuidamos da educação! ❤❤
Nossa, me senti muito feliz ao assistir a esse vídeo. Sou coordenadora há 1 ano e meio e muitas vezes me sinto bastante frustrada. Essa aula foi muito esclarecedora. Obrigada.
Os comentários abaixo comprovam que, ao menos metade dos professores estão tão estressados e desmotivados, que precisam de atendimento psicológico. E o que considero mais grave na situação, é a resistência em aceitar que precisamos todos melhorar. E que não é atacando ninguém, que se constrói nada. A principal e primeira mudança, é consigo próprio. Que pena!!
"Criar esse clima de disciplina..." Como fazer? E quando a aprendizagem não faz sentido para o aluno? E quando não há compromisso por parte do aluno? Como prestar atenção no aluno numa sala bastante lotada? Como construir a disciplina coletivamente? Os alunos aprendem muito pouco no mundo ou no Brasil? E quando o professor não consegue despertar o interesse no aluno por inúmeros métodos e tentativas diferentes de ensinar? O baixíssimo nível da qualidade de ensino está associado somente pelo professor não fazer mediação do conhecimento? O coordenador pedagógico saberia fazer mediação em sala de aula? O trabalho de coordenador é mais exaustivo do que o do professor? São questões pontuadas por Vasconcellos sem respostas e não esclarecidas pelo o mesmo
O contrato didático é importantíssimo porque ele é um instrumento que estabelece limites e combinados, tendo em vista a organização e o dia a dia na sala de aula.
Tudo que é novo é difícil no início, mas após o costume pode ser tranquilo e realmente relevante. Por isso, creio que não deve haver desistência do professor com relação às atividades coletivas. A tentativa repetida pode funcionar sim, principalmente quando acompanhada do entusiasmo do educador a respeito daquela atividade. Acho muito importante o que o coordenador comentou sobre o professor explicar aos alunos o porquê da atividade, pois, o professor é principalmente orientador da autonomia de seu aluno.
Maravilhoso esse vídeo achei interessante a parte que fala das sanções; disciplina algo que hoje deve ser bem embasado respeitando-se as particularidades de nossos educandos e o PPP da escola.
Boa abordagem da gestão de sala de aula. Sempre é necessário lidar com as próprias limitações para que de fato possamos mudar. Não adianta ficar responsabilizando governos e famílias e não rever as próprias práticas pedagógicas e relacionais.
Maravilhaaaaa, professor! Nossa, o senhor não tem noção do quanto me ajudou hoje!! Estava preparando um encontro de formação para os professores da escola em que trabalho e, ao chegar neste vídeo, pude concluir muitíssimo satisfeita minha pesquisa e meu material! Muito obrigada, mesmo, pela postagem!!
"A disciplina não se opõe à liberdade...!"Concordo plenamente. Muito interessante e oportuno para o trabalho da coordenação pedagógica junto aos professores e professoras com quem trabalhamos!
a diretora me disse para ter mais autonomia em sala de aula,sim,eu tenho autonomia mas os alunos já veio para mim assim, rebeldes,e nao vai ser de um dia para o outro que eu vou reverter toda a situação ,eles falam alto , anda na sala,sai da sala sem pedir permissão,eles já fazia isso antes,mas tenho fé que tudo se resolva
Há, há, há. O vídeo é moderno e antenado com as novas filosofias de gestão de pessoas. Não é assunto apenas de educação, mas de liderança. Todo gestor de RH ou líder sabe disso! Líder, não chefe.
Para mim tudo tem questões sociais envolvidas a serem trabalhadas por diversos profissionais; na verdade não temos em diversas escolas do Brasil esses profissionais, o que temos na verdade é o professor, diretor, um coordenador, o aluno. E precisamos fazer acontecer a cultura estudantil.Quando a escola tiver investimento em mais pessoal tudo irá mudar, do contrário sempre vai acontecer essa defasagem no ensino do Brasil. Precisamos dar aos alunos condições para que ele possa está capacitado a estudar, que vai desde uma boa alimentação, o lazer, a arte, o acompanhamento a familia que hoje está muito frágil em face essa pandemia.
Maravilhoso!!!!!!!!!! Isso é educação! Educar! para quem não entendeu escute até o final para entender e aprender como "lidar como limites" " disciplina". Sanções por reciprocidade - Piaget! Vamos estudar gente!!!! Gratidão!!!!
A verdade é que 80% dos alunos não estão nem aí pra os assuntos que são tratados em sala de aula. Parece até que as pessoas tem medo de postar videos mais verdadeiros quando tratasse de sala de aula. A realidade é muito diferente.
Professor, concordo com tudo, quero enfatizar que os pedagogos estão tão atarefados que chegam a dar crises de pedagorréia e jogam tudo nas costas do professor, este, por sua vez acaba tendo que "chupar cana e assobiar ao mesmo tempo". Queria que você fizesse um vídeo sobre o uso de celular em sala de aula, como o professor pode lhe dar com esta situação e qual é a responsabilidade da escola. Geralmente a escola proibe o uso do telefone e o professor deve ser o fiscal, além de tudo que já faz atualmente.
Deixar de vitimar-se já e um grande passo! Depois estudar sobre e buscar alternativas acerca! Neste caso parece que você pede um assistente de sala de aula para ajudar o excesso de tarefas. Seria mesmo necessário?
Olá, Sabrina. ☺ Você pode encontrar este e outros materiais de suporte pedagógico em nossa central de conteúdos: www.smeducacao.com.br/hub-de-conteudo/
O senhor diz que se sente confortável na supervisão pedagógica, porque com seu jeito, doce e gentil, seria massacrado em sala de aula. Quem deras que a gente pudesse falar assim.
Essa coisa de obrigatoriedade só deixa o aluno mais chateado com a escola. O governo tem de dar escola sim, mas só para quem quer. Acho que assim ela ficaria mais interessante. O problema é que as pessoas querem que todos sejam doutores e jamais irão conseguir que todos tenham interesse em aprender algo.
Tulius Silestre discordo de vc quando relaciona escola com formação de doutores.Escola é sobrevivência...ser doutor é uma consequência a mais.Hoje os alunos não conseguem enxergar a importância da escola mas ela está lá. No fundo um governo liberal como o nosso gosta do caos que se instalou na escola.Se de repente os alunos descobrem o valor da escola, muitos políticos não seriam políticos e muitos professores não seriam professores!!
Tulius Silestre durante certo tempo de minha vida mesmo formado trabalhei como gari,mas era diferente pois um gari com conhecimento e consciente da minha importância social.Certo dia quebrei meu dente num acidente de trabalho,o encarregado não quis fazer relatório porque achava normal eu estar banguela..todos eram no meu setor.. inclusive ele.EU fiz o relatório com a assinatura dos colegas de serviço,levei no RH e o prefeito liberou a reconstrução dentária e o encarregado foi advertido.Entendeu porque não precisa ser doutor para ter conhecimento?
Verdade. Muitos jovens estão lá por obrigação, imposição familiar ou porque "não tem outra coisa pra fazer" disse-me um ex-aluno. Fica difícil ensinar jovens com esse pensamento e sem nenhuma perspectiva de futuro!
Sou novo na área, mas pelo que entendi o professor deverá assumir uma postura de Liderança em sala de aula. Chega de autoritarismo, reclamar de salários, aparência desleixada e mais interação com os jovens, em sua maioria mais antenados ao mundo moderno do que o professor. Riscar pedra com giz não basta para atrair a atenção das pessoas neste mundo tecnológico.
Existe uma "coroa circular que fica entre o limite interno e o limite externo"? Isso é um tratamento gráfico simplório, que trata enganosamente da inter-relação entre o dito "entorno" e a sala de aula como se houvesse uma membrana "suavemente" permeável. Na vida, essa "membrana"/"coroa circular" é rompida cotidianamente, se os seres que estão neste espaço são pessoas que preservam uma condição de existência mínima integrada e não estão vivenciando uma experiência esquizofrênica. A questão do tempo, da mídia, da família, das condições materiais estaria colocada no "limite externo"? Isso é uma afirmação absurda de quem não se preocupa em dizer a verdade ou olhar para ela. Como a questão da má alimentação e da má mielinização dos axônios das células nervosas que compõem o cérebro ficam fora de sala de aula, por exemplo? Entregamos um cérebro novo à imensa quantidade de alunos que provém de camadas paupérrimas da população? Não há argumentos nesse vídeo que me convençam de que é uma minoria de alunos e de professores que trazem marcas de problemas sociais, passados ou presentes, consigo para a sala de aula.
Tô de sao cheio com essa coisa de conhecimento prévio do aluno. Sei que eles tem conhecimento, mas é um conhecimento que está muito longe do que se pede na escola. Se começamos falar de assuntos que agrada aos alunos, ficamos sem dar aula o restante do tempo. A verdade é que não temos como competir com o que o mundo oferece aos alunos. E sim, os alunos tem de vir educados de caso. Não tem como ensinar educação do lar na escola. A escola tem de deixar de ser obrigatória.
Mais um que apenas reproduziu as besteiras que os outros teóricos falam. Parece que esses caras combinam de falar tudo a mesma coisa. Professor em sala de aula tem é que se impor, que impor disciplina, deixar as coisas bem claras e mostrar a que veio. Se não for assim, eles bagunçam mesmo! É simples assim.
kkkkkkkkkkkkkk não se ocupar com o "entorno" (salário) aposto que ele não trocaria suas aulas de formação, coordenação por 25 ou 30 aulas na ed. básica.
Eliel Queiroz Se você deixar de se preocupar com o entorno durante sua prática em sala de aula, brevemente não precisará mais se preocupar mesmo, porque estará em um nível muito diferente e com o entorno que você merecerá por causa disso!
Lições valiosas! Agradeço ao conhecimento compartilhado. Ainda acredito que, para poder de fato construir essa educação, ainda é necessário pensar em redução do número de estudantes por sala de aula. Não existe aprendizado na realidade atual, os estudantes são muito agitados, nem o melhor professor dá conta de atender a todos, nem da metade, pensando em criar uma aula adequada e que não esgote sua saúda mental. Nem que os estudantes forem bons, na maioria, ainda sim é difícil manter a saude mental.. é muita energia dispendida. Como podemos pensar em educação sem pensar nisso e salário? Afinal, amor só não coloca comida na mesa.
Existe, sim, a responsabilidade da escola, da família, dos governantes, e também do professor, entretanto, a responsabilidade recaí com peso e força sobre os ombros dos professores.
Este projeto da Edições SM Brasil é excelente, me ajuda, e muito, em meus estudos....
Perfeito essa fala e abordagens do Prof. Celso Vasconcelos...
Adorei esse vídeo. Acredito que o conhecimento é importante para a mudança de postura.
Precisa-se urgentemente aumentar o investimento nas escolas e valorização dos Profissionais da educação.
Professor meus parabéns porque essa fala na sua aula reflete o pensando de vários autores da sociologia e da inclusão além de confirmar os estudos do Morin que tanto alerta ao educador para o futuro da educação
Obrigado pelo comentário, Alexia. Juntos cuidamos da educação! ❤❤
Na teoria é muito lindo... a realidade é outra. Gostei do contrato didático e mediação do professor em sala de aula.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento Deus abençoe.
Conteúdo reflexivo. Aprendi muito com este conteúdo e pretendo melhorar a minha prática pedagógica.
Parabéns pela fala, muito interessante, nos ajudando no crescimento humano.
Nossa, me senti muito feliz ao assistir a esse vídeo. Sou coordenadora há 1 ano e meio e muitas vezes me sinto bastante frustrada. Essa aula foi muito esclarecedora. Obrigada.
Os comentários abaixo comprovam que, ao menos metade dos professores estão tão estressados e desmotivados, que precisam de atendimento psicológico. E o que considero mais grave na situação, é a resistência em aceitar que precisamos todos melhorar. E que não é atacando ninguém, que se constrói nada. A principal e primeira mudança, é consigo próprio. Que pena!!
Um dos comentários mais coerentes!
Certíssima vou mudar de profissão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pela linha de raciocínio e alegria de passar o seu conhecimento. Orgulho de ser professor sempre!
"Criar esse clima de disciplina..." Como fazer? E quando a aprendizagem não faz sentido para o aluno? E quando não há compromisso por parte do aluno? Como prestar atenção no aluno numa sala bastante lotada? Como construir a disciplina coletivamente? Os alunos aprendem muito pouco no mundo ou no Brasil? E quando o professor não consegue despertar o interesse no aluno por inúmeros métodos e tentativas diferentes de ensinar? O baixíssimo nível da qualidade de ensino está associado somente pelo professor não fazer mediação do conhecimento? O coordenador pedagógico saberia fazer mediação em sala de aula? O trabalho de coordenador é mais exaustivo do que o do professor? São questões pontuadas por Vasconcellos sem respostas e não esclarecidas pelo o mesmo
O contrato didático é importantíssimo porque ele é um instrumento que estabelece limites e combinados, tendo em vista a organização e o dia a dia na sala de aula.
O senhor pode dar uma ideia de como construir a disciplina. São muitas e muitas que não ajudam o professor a manter a ordem(disciplina) em sala.
Esse homem é Maravilha na Educação Brasileira... Adoro!!!
Tudo que é novo é difícil no início, mas após o costume pode ser tranquilo e realmente relevante. Por isso, creio que não deve haver desistência do professor com relação às atividades coletivas. A tentativa repetida pode funcionar sim, principalmente quando acompanhada do entusiasmo do educador a respeito daquela atividade. Acho muito importante o que o coordenador comentou sobre o professor explicar aos alunos o porquê da atividade, pois, o professor é principalmente orientador da autonomia de seu aluno.
Maravilhoso esse vídeo achei interessante a parte que fala das sanções; disciplina algo que hoje deve ser bem embasado respeitando-se as particularidades de nossos educandos e o PPP da escola.
Boa abordagem da gestão de sala de aula. Sempre é necessário lidar com as próprias limitações para que de fato possamos mudar. Não adianta ficar responsabilizando governos e famílias e não rever as próprias práticas pedagógicas e relacionais.
Maravilhaaaaa, professor! Nossa, o senhor não tem noção do quanto me ajudou hoje!! Estava preparando um encontro de formação para os professores da escola em que trabalho e, ao chegar neste vídeo, pude concluir muitíssimo satisfeita minha pesquisa e meu material! Muito obrigada, mesmo, pela postagem!!
"A disciplina não se opõe à liberdade...!"Concordo plenamente. Muito interessante e oportuno para o trabalho da coordenação pedagógica junto aos professores e professoras com quem trabalhamos!
Sou seu discípulo, pretendo ser como você! Eu chego lá!
Admiro muito Celso Vasconcelos!
Esta corretissimo. Vc 'e meu heroi do mes.
Ótimo.gostei bastante, concordo contigo. parabéns
Estudando para concurso Celso Vasconcelos muito requisitado.
a diretora me disse para ter mais autonomia em sala de aula,sim,eu tenho autonomia mas os alunos já veio para mim assim, rebeldes,e nao vai ser de um dia para o outro que eu vou reverter toda a situação ,eles falam alto , anda na sala,sai da sala sem pedir permissão,eles já fazia isso antes,mas tenho fé que tudo se resolva
MUITO BOA ESSA AULA QUE DEUS TE ABENÇOE
Adorei o vídeo!!!
Que ótima notícia! Aproveite sempre que precisar. 😄
Há, há, há. O vídeo é moderno e antenado com as novas filosofias de gestão de pessoas. Não é assunto apenas de educação, mas de liderança. Todo gestor de RH ou líder sabe disso! Líder, não chefe.
Para mim tudo tem questões sociais envolvidas a serem trabalhadas por diversos profissionais; na verdade não temos em diversas escolas do Brasil esses profissionais, o que temos na verdade é o professor, diretor, um coordenador, o aluno. E precisamos fazer acontecer a cultura estudantil.Quando a escola tiver investimento em mais pessoal tudo irá mudar, do contrário sempre vai acontecer essa defasagem no ensino do Brasil.
Precisamos dar aos alunos condições para que ele possa está capacitado a estudar, que vai desde uma boa alimentação, o lazer, a arte, o acompanhamento a familia que hoje está muito frágil em face essa pandemia.
Maravilhoso!!!!!!!!!! Isso é educação! Educar! para quem não entendeu escute até o final para entender e aprender como "lidar como limites" " disciplina". Sanções por reciprocidade - Piaget! Vamos estudar gente!!!! Gratidão!!!!
É MUITO FÁCIL FALAR OU OPNAR WUEM NÃO ESTÁ EM SALA,PRINCIPALMENTE UMA SALA LOTADA.
Aprendendo muito!
Parabens prof, otimo trabalho.
Muito bom e esclarecedor.
+ 1 inscrita
A verdade é que 80% dos alunos não estão nem aí pra os assuntos que são tratados em sala de aula. Parece até que as pessoas tem medo de postar videos mais verdadeiros quando tratasse de sala de aula. A realidade é muito diferente.
Professor, concordo com tudo, quero enfatizar que os pedagogos estão tão atarefados que chegam a dar crises de pedagorréia e jogam tudo nas costas do professor, este, por sua vez acaba tendo que "chupar cana e assobiar ao mesmo tempo". Queria que você fizesse um vídeo sobre o uso de celular em sala de aula, como o professor pode lhe dar com esta situação e qual é a responsabilidade da escola. Geralmente a escola proibe o uso do telefone e o professor deve ser o fiscal, além de tudo que já faz atualmente.
Lhe dar?
kkkkkkk lidar(verbo)
Deixar de vitimar-se já e um grande passo! Depois estudar sobre e buscar alternativas acerca! Neste caso parece que você pede um assistente de sala de aula para ajudar o excesso de tarefas. Seria mesmo necessário?
Onde encontramos esse material?
Olá, Sabrina. ☺ Você pode encontrar este e outros materiais de suporte pedagógico em nossa central de conteúdos: www.smeducacao.com.br/hub-de-conteudo/
Parabéns pela palestra.
O senhor diz que se sente confortável na supervisão pedagógica, porque com seu jeito, doce e gentil, seria massacrado em sala de aula. Quem deras que a gente pudesse falar assim.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK rindo muito aqui com esse comentário ! Justamente por ter tido um dia daqueles ... Com os tais aluninhos do fund ll ..😂😂😂
❤
Excelente!
Concordo plenamente com vc..
Essa coisa de obrigatoriedade só deixa o aluno mais chateado com a escola. O governo tem de dar escola sim, mas só para quem quer. Acho que assim ela ficaria mais interessante. O problema é que as pessoas querem que todos sejam doutores e jamais irão conseguir que todos tenham interesse em aprender algo.
Tulius Silestre discordo de vc quando relaciona escola com formação de doutores.Escola é sobrevivência...ser doutor é uma consequência a mais.Hoje os alunos não conseguem enxergar a importância da escola mas ela está lá. No fundo um governo liberal como o nosso gosta do caos que se instalou na escola.Se de repente os alunos descobrem o valor da escola, muitos políticos não seriam políticos e muitos professores não seriam professores!!
Tulius Silestre durante certo tempo de minha vida mesmo formado trabalhei como gari,mas era diferente pois um gari com conhecimento e consciente da minha importância social.Certo dia quebrei meu dente num acidente de trabalho,o encarregado não quis fazer relatório porque achava normal eu estar banguela..todos eram no meu setor.. inclusive ele.EU fiz o relatório com a assinatura dos colegas de serviço,levei no RH e o prefeito liberou a reconstrução dentária e o encarregado foi advertido.Entendeu porque não precisa ser doutor para ter conhecimento?
Verdade. Muitos jovens estão lá por obrigação, imposição familiar ou porque "não tem outra coisa pra fazer" disse-me um ex-aluno. Fica difícil ensinar jovens com esse pensamento e sem nenhuma perspectiva de futuro!
otima dica
Se a sala de aula fosse boa os professores não migravam para a equipe gestora
obrigado
vc e parente da isis vasconcellos
Sou novo na área, mas pelo que entendi o professor deverá assumir uma postura de Liderança em sala de aula. Chega de autoritarismo, reclamar de salários, aparência desleixada e mais interação com os jovens, em sua maioria mais antenados ao mundo moderno do que o professor. Riscar pedra com giz não basta para atrair a atenção das pessoas neste mundo tecnológico.
Existe uma "coroa circular que fica entre o limite interno e o limite externo"? Isso é um tratamento gráfico simplório, que trata enganosamente da inter-relação entre o dito "entorno" e a sala de aula como se houvesse uma membrana "suavemente" permeável. Na vida, essa "membrana"/"coroa circular" é rompida cotidianamente, se os seres que estão neste espaço são pessoas que preservam uma condição de existência mínima integrada e não estão vivenciando uma experiência esquizofrênica. A questão do tempo, da mídia, da família, das condições materiais estaria colocada no "limite externo"? Isso é uma afirmação absurda de quem não se preocupa em dizer a verdade ou olhar para ela. Como a questão da má alimentação e da má mielinização dos axônios das células nervosas que compõem o cérebro ficam fora de sala de aula, por exemplo? Entregamos um cérebro novo à imensa quantidade de alunos que provém de camadas paupérrimas da população? Não há argumentos nesse vídeo que me convençam de que é uma minoria de alunos e de professores que trazem marcas de problemas sociais, passados ou presentes, consigo para a sala de aula.
2024, e ele em 2.500 kkkkk
Tô de sao cheio com essa coisa de conhecimento prévio do aluno. Sei que eles tem conhecimento, mas é um conhecimento que está muito longe do que se pede na escola. Se começamos falar de assuntos que agrada aos alunos, ficamos sem dar aula o restante do tempo. A verdade é que não temos como competir com o que o mundo oferece aos alunos. E sim, os alunos tem de vir educados de caso. Não tem como ensinar educação do lar na escola. A escola tem de deixar de ser obrigatória.
e eu achando que o video iria me ajudar...
Nada pode ajudar quem vive no século XXI e continua dando aulas como no século XXI, querido! Vá estudar e atualizar sua prática!
Como no século XIX
Mais um que apenas reproduziu as besteiras que os outros teóricos falam. Parece que esses caras combinam de falar tudo a mesma coisa. Professor em sala de aula tem é que se impor, que impor disciplina, deixar as coisas bem claras e mostrar a que veio. Se não for assim, eles bagunçam mesmo! É simples assim.
kkkkkkkkkkkkkk não se ocupar com o "entorno" (salário) aposto que ele não trocaria suas aulas de formação, coordenação por 25 ou 30 aulas na ed. básica.
Eliel Queiroz Se você deixar de se preocupar com o entorno durante sua prática em sala de aula, brevemente não precisará mais se preocupar mesmo, porque estará em um nível muito diferente e com o entorno que você merecerá por causa disso!
Esse chato desse professor, como paga... e bem, pensa que o RUclips e dele. Poeta um monte de baboseiras todos os dias. Da um tempo, cara!