Olá, Alana. Por favor, fale sobre os DEVANEIOS EXCESSIVOS. É um grande problema pra geração Z. É meio que um vício em fantasiar, pode levar a pessoa a estagnação.
Como ser um adulto saudável 1 - interromper funcionamento automático de padrões desfuncionais 2- atender necessidades funcionaia de forma assertiva 3 - saber estabelecer limites p comportamento impulsivo 4-atividades prazerosas que favorecam felicidade 5- adotar posturas mais sensíveis e amenizar auto critica 8 competências de um adulto saudavel : 1 - metacognição Ajudar lidar com complexidade da vida 2- orientação pra realidade Avaliacao precisa da realidade, sem influencia de distorcoes, 3 - conexão emocional Observar emoções com postura de autocompaixão Se perguntar o que ta acontecendo? Nao reprimir Diálogo interno 4 -senso de identidade coerente Saber qualidades e defeitos. Senso de self Autenticidade 5- Assertividade e reciprocidade Ambiente de respeito mutuo, sabe se posicionar , sabe colocar limites 6- responsabilidade e agencia Iniciar, executar . Assumir responsabilidades sobre a situação 7 - habilidade de cuidar alem de si 8- esperança e sentido Permite ter olhar mais positivo, desenvolver mais resiliência
8 Habilidades do adulto mentalmente saudável 1) Metacognição: Capacidade de se autobservar. Refletir sobre os próprios pensamentos/emoções e suas causas. (Por que estou me sentindo desse jeito? Como posso me ajudar?) 2) Orientação para a realidade: Uma análise racional das circunstâncias. 3) Conexão emocional: Acolher o que sente. 4) Senso de identidade coerente: Se conhecer, saber quais são seus valores, virtudes, pontos fortes e fracos. Ser autêntica. 5) Assertividade: Expressar necessidades e limites de forma clara. Reciprocidade: Entender as necessidades e os limites dos outros nas relações sem se negligenciar. 6) Ser responsável pelas próprias escolhas e ações. 7) Cuidar de si e além de si, saber enxergar as necessidades alheias e ajudar. 8) Sentido: Tudo é aprendizado e aperfeiçoamento.
Ontem, duas vezes eu escolhi não confrontar, em situações que eu poderia ter dito, estou certa, e argumentado. Em vez disso eu *com dificuldade*, não confrontei e deixei passar, não deu 15 minutos já não estava mais com aquele sentimento de angustia no coração. As vezes é sim melhor ter paz do que ter razão.
@@islaoliveira280 sim, mas as vezes a gente precisa falar para o outro saber que aquilo que ele fez não agradou, mas acabo ficando quieta pra evitar a discussão ☹️
Oie Alana vc é um instrumento de Deus. A gente imagina tantas coisas, quando não estamos bem Mas na verdade precisamos amadurecer. Obrigado de verdade . Que Deus possa te usar muito.
Filho e a melhor coisa q pode acontecer na vida de uma mulher ,a gente não quer ter filhos ,até termos um , e descobrir o grande amor da nossa vida ,nada se compara o amor de um filho … eu posso conquistar o mundo ,mas nada vai se comparar a dádiva de ser mãe . P.s -respeito quem não quer ter ❤
Muito proveitosa essas competências destacadas! Obrigada pelo vídeo🙌 Faria apenas alguns acréscimos, que vejo a partir desses pontuados percebidos nas minhas experiências pessoais: - no quesito auto compaixão, é importante difenrenciar de vitimização; - no caso do importante 'senso de identidade', por outro lado pode esbarrar no excessivo orgulho, soberba, ou falta de humildade, enfim existe uma linha tênue de autoconfiança. É nesse caso acrescentaria que a auto identidade é extremamente útil em embates e conflitos, pois ajuda a pessoa a não se deixar levar por ofensas pessoais, visto que sabe sobre suas qualidades e que não se enquadra no que a ofensa o provoca a acreditar sobre si.
Eu sou mulher, não pretendo ter filhos e não fiquei ofendida com a fala, porque eu sei interpretar as pessoas. Dois pontos importantes: 1. Ela não falou "mulheres não querem ter filhos", de "pessoas", então não foi crítica direta às mulhres (se você entende assim, já mostra que, na sua visão, quem decidi não ter filhos só a mulher). 2. Ela deixou claro que não são todos os casos de quem não quer ter filhos que se enquadram na questão de não querer responsabilidades.
Em nenhum momento ela julga o não desejo de ter filhos. O que ela argumenta é que essa opção pode estar associada a uma imaturidade, o que por sinal, é um comportamento muito comum hoje em dia. É preciso ter humildade pra reconhecer que podemos ser essa criança ferida da qual ela falou e que portanto padecemos de múltiplas inabilidades socias.
Excelente! Estou na terapia e percebo muitas questões para melhorar e o que melhorei. Obrigada por trazer esse conteúdo de uma forma didática e ao mesmo tempo fácil de por em prática! Agradecida!
Olá! Eu vim pelo podcast do Lutz, tem pouco tempo que te acompanho mas tô adorando o conteúdo. Eu percebi aos 25 anos que eu era adulto só na idade kkk hoje tenho 26 e muita das coisas que você falou eu vim sozinho tendo noção, agora ficou bem mais claro pra poder por aí da mais em prática. Penso que seria muito melhor as relações dentro da sociedade se todo mundo buscasse isso, vejo muito na minha área "adultos" que não se comportam como adultos. Obrigado pelo conteúdo!❤
Alana, você acrescenta demais. Estou me esforçando para colocar em prática tudo o que aprendo por aqui. Seu conteúdo é maravilhoso. É meu primeiro comentário, mas acompanho muito.
8-Características central de um adulto saudável!. 1-Meta cognição! Questionar assuntos para si mesmo !. 2- Orientação para realidade !. Avaliação precisa da verdade !. Lista de evidência dos meus pensamentos e emoções. Quais suas lentes ? 3-Conexao emocional Adulto saúdevel x Criança Vulnerável. 4- Senso de identidade Clareza de sua identidade coerente, (senso de selfe) . 🤳 5- Assertividade e Reciprocidade Protege seus próprios valores e pensa no outro. 6- Agência e Responsabilidade. Consequência e compôrtamento. 7-Habilidade de cuidar além de si, sem negligênciar suas próprias responsabilidades, servir o proximo, ter empatia ter filhos. 8 - Esperanca e sentido . Encontrar um caminho, resiliência, experiência.
Alana querida faz um vídeo por favor de mulher que não quer ter filho, tem medo e inseguranca e não se sente responsável? Por favor 🙏 💖 Jesus te abençoe.
Não sou a doutora mas sou uma mulher que escolheu não ter filhos. Essa é uma decisão só sua. Se for escolher depender de validação alheia, vai acabar tendo filhos por obrigação..... Eu adoro a doutora mas percebo que a vertente cristã dela sempre acaba levando pra essa lado que " a mulher só é 100% realizada se tiver filho".... Por isso te digo por experiência: tome sua decisão e se fortaleça! E lembre sempre: quem terá que lidar com as consequências é você, então pra que se importar com que os outros pensam?
Alana, uma sugestão de tema: “O que fazer, quando o interesse no parceiro diminuiu/acabou?”- ou algo do gênero. Ahhaha Amando assistir os podcasts com vídeo 🫶🏽
Talvez o namoro/casamento tenha caído na rotina. Por aqui em primeiro lugar estou buscando melhorar minha autoestima, depois trazer algo que no início nos dava felicidade (assistir um filme juntos, preparar alguma comida juntos, fazer surpresas....) tem dado certo aqui. Coisas simples do dia a dia, como um chocolate e um bilhete de bom dia já sai do cotidiano. O principal é vocês estarem alinhados, tentando remar para o mesmo lado. Espero ter ajudado 🥰
A situação climática, o crescimento da extrema direita no mundo, as dificuldades financeiras de quem não nasce herdeiro, a uberização dos trabalhos e ainda vem essa "crítica isenta de julgamento" sobre quem não quer ter filhos💀 São tantas nuances que chega a dar preguiça de elaborar.
Descordo do ponto dos filhos! Não querer ter filhos por não querer ter mais responsabilidades, acho um motivo muito plausível para esta escolha. Não vejo problemas, até pq, isso é muito verdade. Há outras formas de cuidar do outro, não é necessário ter filhos pra conseguir gerar essa habilidade! Acho que você pode ter trazido juízo de valor nessa ideia!
Ela deu apenas um exemplo que por sinal é um dos principais nos últimos tempos. Hoje ninguém quer ter a responsabilidade que um filho traz pq estamos todos na vida corrida, ninguém quer desacelerar e pensar no próximo. Eu compartilhava do mesmo pensamento, não queria ter filhos por não querer perder minha liberdade. Hoje sou mãe e foi extremamente sem nenhum planejamento, mas compartilho de um amor jamais vivido, um amor que desacelera qualquer vida corrida e qualquer "tempos difíceis para se ter filhos".
Hoje vejo o quanto fui egoísta comigo mesma por ter esse tipo de pensamento!! Nós somos livres porém precisamos ter responsabilidade!!! O não querer ter filhos vai muito além do que apenas não querer ser responsável por um ser humano!!! Sejam conscientes em suas escolhas.
Nossa eu tô viciada no seus vídeos ❤ muito obrigada por cada um deles. Agora uma pergunta alguma chance de conseguir esse seu livro versão em inglês 😢 queria para meu esposo
Senti incômodo nessa parte e compartilho do mesmo sentimento! Existe uma lógica determinada pelo patriarcado de que mulher só é "completa" quando casa e tem filhos... Completamente legítimo não desejar ter, pela razão que for!
@@nataliadeoliveira6631discordo totalmente dessa questão de patriarcado, feminismo e mimimi...cada um faz o que é melhor pra si...Eu tenho14 anos de casada, 34 anos e não quero filhos...só minha vontade e do meu marido.
@@thiannamoraes4458 mimimi hahahaha se vc define dessa forma, pra mim, vc não entendeu nada! o feminismo tem tudo a ver c o seu direito em escolher isso :)
Concordo, também senti incômodo nessa parte do vídeo. Acho que acabou “escapulindo” uma opinião enviesada da própria Alana. Tanto é que, logo em seguida, ela tentou se corrigir e tentou se explicar melhor. Inclusive, deixo essa reflexão: Será que ela acha que todas as pessoas que tem filhos são responsáveis, maduras e não são individualistas? Será que não querer ter filhos é realmente sinal de imaturidade e individualismo?
Ufa, bom saber que não estou sozinho e que não é uma simples implicância. Ainda que ela queira dar um verniz de opinião acrítica, soa no mínimo elitista e carregada de moralismo cristão. Mas olha, preguiça demais.
Rais de imaturidade pq não quero ter filhos? Acho que o buraco é bem mais embaixo e pra tocar nesse assunto sem se explicar direito é melhor nem falar nada.
O vídeo estava ótimo até chegar a parte de falar que é falta de MATURIDADE a escolha de abdicar a maternidade. Em que mundo essa pessoa vive? Você é classe trabalhadora? Você provavelmente tem renda e rede de apoio. Eu não sei que bolha algumas pessoas vivem que vem com esse papo coach de competência e intitulando um direto que foi negado há anos, que é a escolha de NÃO ter filhos, como algo imaturo. Sendo que pra você abdicar o DIREITO de ter filhos ou não vai muito além de ser imaturo ou maduro… viajou!
Mas muita gente n quer ter filhos pq não quer deixar de viver pra si. Geralmente o resto é desculpa, fala q o mundo tá ruim e tudo mais. Mas n é isso. É compreensível esperar que as coisas melhorem pra pensar em filhos. Mas muitas vezes é só uma justificativa. É apenas não querer essa responsabilidade, e isso pode sim vir de um lugar imaturo. E tudo bem, a pessoa tá no direito dela. Admitir que não quer ter filhos pq não quer assumir essa responsabilidade não deveria doer tanto nas pessoas.
Não tem como aprofundar os 8 pontos em um episódio. A ideia é dar uma visão geral sobre o tema. Se quiser aprofundar busque o livro que eu citei no vídeo.
Alana deixastes escapar tua propria opiniao em relaçao à maternidade. É um direito de qualquer um nao querer , sem ter que dar maiores explicacoes. E as pessoas que justificam com este papo chato feminista ou patriarcado , deveriam pensar por si mesma e nao pra nao ter que pensar se apropriam de discursos sem sentido ou mesmo estúpidos.
Encontre uma psicóloga da minha clínica para te ajudar: bit.ly/encontresuapsi1
Olá, Alana. Por favor, fale sobre os DEVANEIOS EXCESSIVOS. É um grande problema pra geração Z. É meio que um vício em fantasiar, pode levar a pessoa a estagnação.
@@falafalafala-m3t SIM, eu sofro com isso desde pequena
Como ser um adulto saudável
1 - interromper funcionamento automático de padrões desfuncionais
2- atender necessidades funcionaia de forma assertiva
3 - saber estabelecer limites p comportamento impulsivo
4-atividades prazerosas que favorecam felicidade
5- adotar posturas mais sensíveis e amenizar auto critica
8 competências de um adulto saudavel :
1 - metacognição
Ajudar lidar com complexidade da vida
2- orientação pra realidade
Avaliacao precisa da realidade, sem influencia de distorcoes,
3 - conexão emocional
Observar emoções com postura de autocompaixão
Se perguntar o que ta acontecendo? Nao reprimir
Diálogo interno
4 -senso de identidade coerente
Saber qualidades e defeitos. Senso de self
Autenticidade
5- Assertividade e reciprocidade
Ambiente de respeito mutuo, sabe se posicionar , sabe colocar limites
6- responsabilidade e agencia
Iniciar, executar . Assumir responsabilidades sobre a situação
7 - habilidade de cuidar alem de si
8- esperança e sentido
Permite ter olhar mais positivo, desenvolver mais resiliência
O video tem 40 min que foi postado, 23 minutos de conteúdo e vc comentou resumiu e postou a 19 minutos 😂😂😂 menina vc é ligeira viu 😊
@@EvanielyLopesPolicarporsrs, ouço e anoto no modo de reprodução de áudio acelerado
Não sei como não pensar em uma coisa negativa sobre minha vida ,meu futuro
Eu amo pessoas que resumem. Obrigada.😊
@@naiaraaraujo5714 Muuuito obrigada pela síntese!!
8 Habilidades do adulto mentalmente saudável
1) Metacognição: Capacidade de se autobservar. Refletir sobre os próprios pensamentos/emoções e suas causas. (Por que estou me sentindo desse jeito? Como posso me ajudar?)
2) Orientação para a realidade: Uma análise racional das circunstâncias.
3) Conexão emocional: Acolher o que sente.
4) Senso de identidade coerente: Se conhecer, saber quais são seus valores, virtudes, pontos fortes e fracos. Ser autêntica.
5) Assertividade: Expressar necessidades e limites de forma clara.
Reciprocidade: Entender as necessidades e os limites dos outros nas relações sem se negligenciar.
6) Ser responsável pelas próprias escolhas e ações.
7) Cuidar de si e além de si, saber enxergar as necessidades alheias e ajudar.
8) Sentido: Tudo é aprendizado e aperfeiçoamento.
Seria tão bom, se vc fizesse um conteúdo sobre uma vida social saudável para adulto saudável introvertido e extrovertido
Este tema deveria ser ensinado nas escolas
Eu amo a Alana! A forma como ela explica e como se comunica, é realmente muito prática! ❤
Que o boom Deus te pague,Sra.Alana,por suas sabias palavras.
Excelente formação.
😇💛
Evitar conflitos, meu maior problema 😢
Ontem, duas vezes eu escolhi não confrontar, em situações que eu poderia ter dito, estou certa, e argumentado. Em vez disso eu *com dificuldade*, não confrontei e deixei passar, não deu 15 minutos já não estava mais com aquele sentimento de angustia no coração. As vezes é sim melhor ter paz do que ter razão.
@@islaoliveira280 sim, mas as vezes a gente precisa falar para o outro saber que aquilo que ele fez não agradou, mas acabo ficando quieta pra evitar a discussão ☹️
Oie Alana vc é um instrumento de Deus.
A gente imagina tantas coisas, quando não estamos bem
Mas na verdade precisamos amadurecer.
Obrigado de verdade .
Que Deus possa te usar muito.
Filho e a melhor coisa q pode acontecer na vida de uma mulher ,a gente não quer ter filhos ,até termos um , e descobrir o grande amor da nossa vida ,nada se compara o amor de um filho … eu posso conquistar o mundo ,mas nada vai se comparar a dádiva de ser mãe .
P.s -respeito quem não quer ter ❤
Muito proveitosa essas competências destacadas! Obrigada pelo vídeo🙌
Faria apenas alguns acréscimos, que vejo a partir desses pontuados percebidos nas minhas experiências pessoais:
- no quesito auto compaixão, é importante difenrenciar de vitimização; - no caso do importante 'senso de identidade', por outro lado pode esbarrar no excessivo orgulho, soberba, ou falta de humildade, enfim existe uma linha tênue de autoconfiança. É nesse caso acrescentaria que a auto identidade é extremamente útil em embates e conflitos, pois ajuda a pessoa a não se deixar levar por ofensas pessoais, visto que sabe sobre suas qualidades e que não se enquadra no que a ofensa o provoca a acreditar sobre si.
Eu sou mulher, não pretendo ter filhos e não fiquei ofendida com a fala, porque eu sei interpretar as pessoas. Dois pontos importantes: 1. Ela não falou "mulheres não querem ter filhos", de "pessoas", então não foi crítica direta às mulhres (se você entende assim, já mostra que, na sua visão, quem decidi não ter filhos só a mulher). 2. Ela deixou claro que não são todos os casos de quem não quer ter filhos que se enquadram na questão de não querer responsabilidades.
Que vídeo perfeito! Obrigada por esse conteúdo!!
Show show show ...resumindo, andar pelo estoicismo ,neurociencia e cuidar da criança inferior ....parabéns
Em nenhum momento ela julga o não desejo de ter filhos. O que ela argumenta é que essa opção pode estar associada a uma imaturidade, o que por sinal, é um comportamento muito comum hoje em dia.
É preciso ter humildade pra reconhecer que podemos ser essa criança ferida da qual ela falou e que portanto padecemos de múltiplas inabilidades socias.
Excelente! Estou na terapia e percebo muitas questões para melhorar e o que melhorei.
Obrigada por trazer esse conteúdo de uma forma didática e ao mesmo tempo fácil de por em prática! Agradecida!
Gostei muito de ouvir esse conteudo❤muito obrigado vou procurar por em pratica
Mulher... seguidora nova por aqui. Já amei o cenário. Lindo D+ 😍
Obrigada 🙌🏻
Faz-nos bem, Dra, as lições sobre saúde comportamentais em vida adulta...
Vc é ótima! Gratidão 🙏 ❤️
Muito bom o video, me ajudou a refletir bastante ❤❤
Sempre bom ouvir vc!❤
Muito bom o conteúdo, cheio de conhecimentos práticos para nos desenvolvermos como adultos saudáveis. 👏👏👏👏👏👏
Muito bom o vídeo! Com certeza me trouxeram várias reflexões.
Vídeo precioso demais!
Olá! Eu vim pelo podcast do Lutz, tem pouco tempo que te acompanho mas tô adorando o conteúdo.
Eu percebi aos 25 anos que eu era adulto só na idade kkk hoje tenho 26 e muita das coisas que você falou eu vim sozinho tendo noção, agora ficou bem mais claro pra poder por aí da mais em prática. Penso que seria muito melhor as relações dentro da sociedade se todo mundo buscasse isso, vejo muito na minha área "adultos" que não se comportam como adultos.
Obrigado pelo conteúdo!❤
Pronto, viciei no seu canal, obg por ser tão necessária
Amando assistir seus videos! Eu sou uma pessoa que se divide em uma adulta responsavel e ao mesmo tempo imatura em algumas questoes emocionais
Obrigada,excelente vídeo,Deus te abençoe
Psicologia é fenomenal! Obrigado Alana por mais um vídeo incrível!
Alana, você acrescenta demais. Estou me esforçando para colocar em prática tudo o que aprendo por aqui. Seu conteúdo é maravilhoso.
É meu primeiro comentário, mas acompanho muito.
Oi Alana! Obrigada pelo vídeo!
Você poderia fazer um sobre a vida social de um adulto? Amizades na vida adulta? Obrigada
Tenho é que seguir tudo e mais um pouco do conteúdo geral do vídeo. Muito obrigado pelas orientações e sucesso Dra. Alana!
8-Características central de um adulto saudável!.
1-Meta cognição!
Questionar assuntos para si mesmo !.
2- Orientação para realidade !.
Avaliação precisa da verdade !.
Lista de evidência dos meus pensamentos e emoções.
Quais suas lentes ?
3-Conexao emocional
Adulto saúdevel x Criança Vulnerável.
4- Senso de identidade
Clareza de sua identidade coerente, (senso de selfe) . 🤳
5- Assertividade e Reciprocidade
Protege seus próprios valores e pensa no outro.
6- Agência e Responsabilidade.
Consequência e compôrtamento.
7-Habilidade de cuidar além de si, sem negligênciar suas próprias responsabilidades, servir o proximo, ter empatia ter filhos.
8 - Esperanca e sentido .
Encontrar um caminho, resiliência, experiência.
Excelente.
Excelente vídeo!
Alana querida faz um vídeo por favor de mulher que não quer ter filho, tem medo e inseguranca e não se sente responsável? Por favor 🙏 💖 Jesus te abençoe.
Não sou a doutora mas sou uma mulher que escolheu não ter filhos. Essa é uma decisão só sua. Se for escolher depender de validação alheia, vai acabar tendo filhos por obrigação..... Eu adoro a doutora mas percebo que a vertente cristã dela sempre acaba levando pra essa lado que " a mulher só é 100% realizada se tiver filho".... Por isso te digo por experiência: tome sua decisão e se fortaleça! E lembre sempre: quem terá que lidar com as consequências é você, então pra que se importar com que os outros pensam?
Alana, uma sugestão de tema: “O que fazer, quando o interesse no parceiro diminuiu/acabou?”- ou algo do gênero. Ahhaha
Amando assistir os podcasts com vídeo 🫶🏽
Talvez o namoro/casamento tenha caído na rotina.
Por aqui em primeiro lugar estou buscando melhorar minha autoestima, depois trazer algo que no início nos dava felicidade (assistir um filme juntos, preparar alguma comida juntos, fazer surpresas....) tem dado certo aqui. Coisas simples do dia a dia, como um chocolate e um bilhete de bom dia já sai do cotidiano.
O principal é vocês estarem alinhados, tentando remar para o mesmo lado.
Espero ter ajudado 🥰
Vale lembrar que precisamos ser responsáveis por nossos sentimentos! É fundamental ter clareza se o amor diminuiu ou se realmente acabou.
A situação climática, o crescimento da extrema direita no mundo, as dificuldades financeiras de quem não nasce herdeiro, a uberização dos trabalhos e ainda vem essa "crítica isenta de julgamento" sobre quem não quer ter filhos💀
São tantas nuances que chega a dar preguiça de elaborar.
Muito bom o conteúdo!
Descordo do ponto dos filhos! Não querer ter filhos por não querer ter mais responsabilidades, acho um motivo muito plausível para esta escolha. Não vejo problemas, até pq, isso é muito verdade. Há outras formas de cuidar do outro, não é necessário ter filhos pra conseguir gerar essa habilidade!
Acho que você pode ter trazido juízo de valor nessa ideia!
Ela deu apenas um exemplo que por sinal é um dos principais nos últimos tempos. Hoje ninguém quer ter a responsabilidade que um filho traz pq estamos todos na vida corrida, ninguém quer desacelerar e pensar no próximo.
Eu compartilhava do mesmo pensamento, não queria ter filhos por não querer perder minha liberdade. Hoje sou mãe e foi extremamente sem nenhum planejamento, mas compartilho de um amor jamais vivido, um amor que desacelera qualquer vida corrida e qualquer "tempos difíceis para se ter filhos".
Hoje vejo o quanto fui egoísta comigo mesma por ter esse tipo de pensamento!!
Nós somos livres porém precisamos ter responsabilidade!!! O não querer ter filhos vai muito além do que apenas não querer ser responsável por um ser humano!!! Sejam conscientes em suas escolhas.
Eu gosto dela. Mas vejo ela trazendo vez e outra juízo de valores
Amando todos os vídeos
Gostei muito do conteúdo e do cenário!
jefersonlopes@/ obrigado pelas palavras/ forte abraço do tamanho do RS
Amadureça a criança frágil e desorganizada para se tornar um adulto saudável.
@AlanaAnijar eu quero o livro como faço ?
Verdade
mas como desenvolve essas habilidades?
20:00
Showwww
Nossa eu tô viciada no seus vídeos ❤ muito obrigada por cada um deles. Agora uma pergunta alguma chance de conseguir esse seu livro versão em inglês 😢 queria para meu esposo
Oi, otiliaalvespitombiera Iguatu Ceará
Não quero ter filhos pq além de não temos essa obrigação, a mulher não é feita apenas para ter filhos e o mundo hoje está inabitável.
Senti incômodo nessa parte e compartilho do mesmo sentimento! Existe uma lógica determinada pelo patriarcado de que mulher só é "completa" quando casa e tem filhos... Completamente legítimo não desejar ter, pela razão que for!
@@nataliadeoliveira6631discordo totalmente dessa questão de patriarcado, feminismo e mimimi...cada um faz o que é melhor pra si...Eu tenho14 anos de casada, 34 anos e não quero filhos...só minha vontade e do meu marido.
@@thiannamoraes4458 mimimi hahahaha se vc define dessa forma, pra mim, vc não entendeu nada! o feminismo tem tudo a ver c o seu direito em escolher isso :)
Concordo, também senti incômodo nessa parte do vídeo. Acho que acabou “escapulindo” uma opinião enviesada da própria Alana. Tanto é que, logo em seguida, ela tentou se corrigir e tentou se explicar melhor. Inclusive, deixo essa reflexão: Será que ela acha que todas as pessoas que tem filhos são responsáveis, maduras e não são individualistas? Será que não querer ter filhos é realmente sinal de imaturidade e individualismo?
Ufa, bom saber que não estou sozinho e que não é uma simples implicância. Ainda que ela queira dar um verniz de opinião acrítica, soa no mínimo elitista e carregada de moralismo cristão. Mas olha, preguiça demais.
alguém sabe o nome do livro que ela cita no vídeo?
Nome do livro é Psicologia na Prática. Tem as informações no tópico do vídeo.
@@marcelmorita esse é o livro dela. Ela citou um outro no vídeo.
Pesquisa ppr "Terapia do Esquema - Ana Rizzon", é o primeiro que aparece 😊
@@amandamonjelo683 Obrigada, querida!!
@@kelly6722É esse mesmo??
❤❤
Rais de imaturidade pq não quero ter filhos? Acho que o buraco é bem mais embaixo e pra tocar nesse assunto sem se explicar direito é melhor nem falar nada.
🔝👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👏👏👏👏👏
Como lidar com abusos na infância?
ruclips.net/video/kUGZH3LUM5I/видео.htmlsi=YmX8qx9TIiUfgGHQ ela tem um tópico que fala sobre isso.
Nome do tópico: como vencer traumas na infância e adolescência. Talvez possa ajudar.
Sinto muito p q vc passou! Terapia costuma ajudar! Forte abraço cuide-se....
Alana menina mais bonita do Brasil💋💋💋💋💋💋💋 1000 jinhos
❤
Eu não sou um adulto saudável 😢
eu sou imatura 😞
O vídeo estava ótimo até chegar a parte de falar que é falta de MATURIDADE a escolha de abdicar a maternidade. Em que mundo essa pessoa vive? Você é classe trabalhadora? Você provavelmente tem renda e rede de apoio.
Eu não sei que bolha algumas pessoas vivem que vem com esse papo coach de competência e intitulando um direto que foi negado há anos, que é a escolha de NÃO ter filhos, como algo imaturo.
Sendo que pra você abdicar o DIREITO de ter filhos ou não vai muito além de ser imaturo ou maduro… viajou!
Mas muita gente n quer ter filhos pq não quer deixar de viver pra si.
Geralmente o resto é desculpa, fala q o mundo tá ruim e tudo mais. Mas n é isso.
É compreensível esperar que as coisas melhorem pra pensar em filhos.
Mas muitas vezes é só uma justificativa. É apenas não querer essa responsabilidade, e isso pode sim vir de um lugar imaturo. E tudo bem, a pessoa tá no direito dela. Admitir que não quer ter filhos pq não quer assumir essa responsabilidade não deveria doer tanto nas pessoas.
O vídeo é maravilhoso, mas as propagandas de 5 em 5minutos quebram o raciocínio do tema de uma maneira muito desagradável.
Explicação muito rasa
Não tem como aprofundar os 8 pontos em um episódio. A ideia é dar uma visão geral sobre o tema. Se quiser aprofundar busque o livro que eu citei no vídeo.
Alana deixastes escapar tua propria opiniao em relaçao à maternidade. É um direito de qualquer um nao querer , sem ter que dar maiores explicacoes. E as pessoas que justificam com este papo chato feminista ou patriarcado , deveriam pensar por si mesma e nao pra nao ter que pensar se apropriam de discursos sem sentido ou mesmo estúpidos.
❤❤
❤❤❤❤❤