Aprendi além do ghosting o termo chamado "orbiting" onde a pessoa faz ghosting mas continua te seguindo em todas as redes sociais, até interage mas nunca vai pro mundo real. "Quero por perto mas não tão perto"
essa questão do ghosting é muito recorrente mesmo.. tive uma relação assim por quase dois anos que basicamente consistiu em o cara aparecer e desaparecer a hora que bem entendia e quando aparecia, estabelecia uma relação comigo. uma relação mesmo, viajava de outra cidade pra me ver, passava o fim de semana comigo, cozinhava pra mim, fazia de tudo pra me agradar quando estávamos juntos, vivia uma relação por algumas semanas e aí desaparecia de novo com a desculpa de que não tínhamos uma relação, surgiu algum problema na vida dele, etc. e aí vem a questão né, a relação não é um rótulo: namoro, relacionamento sério, sei la. a relação é a vivência em conjunto, é experienciar a outra pessoa. nunca foi casual entre nós, eu deixei claro que estava envolvida, ele deixou claro também estava envolvido mas não queria uma relação - mesmo estando em uma relação kkkkk. aquilo serviu pra mim até que não serviu mais. mas hoje analisando, acho que eu fui pra ele a pessoa que ele encontrava quando tava afim de ter uma relação, quando queria uma namorada.. o que durava uns dias, umas semanas e daí ele saia fora pq "não tínhamos uma relação". escrevi tudo isso pra dizer que talvez o que mais dóia no ghosting não era o desaparecimento em si, mas sim estabelecer uma relação com o outro, vivenciar a outra pessoa e achar que por não ter um rótulo, tudo bem sumir, tudo bem desaparecer. não rotular não vai aliviar a sua consciência, avisar a outra pessoa que você não quer um relacionamento e continuar se relacionando mesmo assim não vai te impedir de estar se relacionando, sabe? pq a relação é todo o resto, além do rótulo. acho que quando o Manu fala sobre não ser possível escolher é isso, o meu namorado fantasma achava que podia escolher não se relacionar comigo, mas ele já estava se relacionando, já era uma relação desde o primeiro dia que nos conhecemos, mesmo sem ter o rótulo. afinal, quando eu não quis mais essas condições, ele sofreu tanto quanto eu.
Estava nessa há uns 10 meses,e é isso mesmo que vc menciona a pessoa te qualifica como namorada quando convém, depois some,pois não tem relação ctg.... Isso é uma merda. Eu tô sofrendo,mas quero me libertar desses sentimentos. E vou conseguir.
@@Amanda-qy5js kkkkk desenterrou essa em ?? qnta vergonha alheia disso q escrevi .. eu entendi dmais o lado dela, haviam muitas variáveis em desfavor de qualquer coisa pudesse acontecer entre nós... desígnios da vida msm. já superei sim, mas msm assim sinto um vazio bem grande dps q ela vazou pra cidade dela
@@GuuzKyouma poxa, que bom que te dei a oportunidade de apagar kkkkk acontece, mudamos a mentalidade ainda bem. Acredito que o vazio é normal, é como querer voltar a infância, isso nunca vai voltar, tem só o sentimento de nostalgia, mas o bom é que a vida ainda continua e ainda se tem pessoas, lugares, hobbies que tornam ela muito melhor.
Toda relação implica na perda da individualidade, embora sejamos indivíduos a natureza nos chama a dividir e as pessoas não se dão conta do quão gostoso é trazer o outro para o seu universo e vê-lo compartilhando com prazer o seu individual, o problema é achar alguém disposto a isso, estamos cada vez mais egoístas, impomos limites e reclamamos quando o outro se afasta.
Os temas estão maravilhosos, amo essa vulnerabilidade de vocês. A pura realidade de lidar com o outro na relação. Aí gente amo vcs. Minha melhor descoberta de 2019. Muito obrigada por tudo!
Realmente me sinto totalmente perdido. Ao mesmo tempo que existe a vontade de se relacionar quando aparece alguém que possa haver essa possibilidade quero ficar só novamente !
Esse vídeo foi tudo o q eu precisava hoje. “Uma relação é algo que existe e não algo q se deseja ter”, a minha criança interior esperneia no momento tendo seu desejo negado.
Namoro há 14 anos, sendo q desses 10 são em casas separadas. Eu na minha e ele na dele. Moramos juntos por 2 anos, terminamos e quando nos reencontramos (2 anos depois do término), decidimos q seria assim ou não seria. Comprei meu apê sem compôr renda com ele. Não comprei para morarmos juntos, comprei para mim. Foi minha maior conquista da vida! E comemoramos juntos a minha conquista! Morar separados é oq nos une! Oq nos faz estar num relacionamento cuja dinâmica gostamos e funciona para nós. Ambos não querer filhos tbm ajuda na manutenção dessa dinâmica. Para nós, tem sido lindo!
Que sonho! Eu gosto muito de ficar sozinha, mas não isolada. Eu gostaria muito de poder ser visitada, e ficarmos juntos de forma mais natural, em vez de viver juntos, meio sem escape. E tbm eu tenho 21 anos, então nem sei se tenho maturidade pra dividir minha vida com alguém :(
Que lindo! Algo que eu experimentei foi dormir em outro quarto, meu sono voltou a ser de qualidade, porque ele roncava muito e voltei a dormir novamente e feliz 😂
Vocês são incríveis! Recentemente eu vivi um pseudo-relacionamento que, à primeira vista, parecia que tinha tudo pra dar certo. Após alguns anos de pausa, eu finalmente me via pronto, preparado para dar aquele "restart" na minha vida amorosa, e parecia de verdade que A PESSOA da minha vida tinha finalmente aparecido... (tolinho.. rs) Mas aí eu só esqueci de combinar com o outro! Hahaha. Pq na primeira chance que a pessoa teve, saiu, caiu na esbórnia, e rolou o maior patinete! Hahahaha... (rindo de nervoso). Então gente, não se relacionem se não quiserem realmente SE RELACIONAR e assumir todas as coisas que isso implica! Se não, faz como a Manu bem sugeriu aí no vídeo: "liga pra um amigo e vai tomar o chopp!". ;)
Manu é o cara.. e foi a Flor que falou.. rs Amo o canal! Sou recém inscrita.. Ps: amo, com excessão da parte da flor falando de Bolsonaro.. hahaha Beijos!
Entendi isso, não. Uma pessoa desinteressada não abandona, ela se despede, porque pra ela não é tão complicado se despedir, pra ela tá claro que a relação não faz sentido.
Mas no geral isso é repentino. Meu caso tava à 8 meses ficando. Ia na casa, cinema, jantares, ele ficava em casa, viagens. E ele só sumiu. Sumiu. Nadinha. Um a.... Não havia demonstrado desinteresse. Inclusive pulamos de paraquedas um fds antes do sumiço.
“O orgasmo em si acontece quando tem que acontecer, não quando ele ou ela ‘quer’. Você não pode ‘querer’ um orgasmo e obtê-lo como se obtém uma garrafa de cerveja no balcão” Wilhelm Reich
Estive com uma pessoa, homem cisgênero, que queria um filho, assim simples, tipo pedir uma batata com bacon no bar. No dia que eu contei que sem uma barriga, e sem 💰 como ele era, pobre, jamais poderia ter uma criança pra chamar de filho. Ele terminou comigo. Qual a dificuldade com o matriarcado tem essas pessoas?
Acho que o termo ghosting é muito comum pra relações em apps de namoro, depois que vai em um, dois, três encontros e a pessoa simplesmente some sem dar explicação.
Acho que faço ghosting com amizades que deixam de fazer sentido, mas em relações amorosas nunca aconteceu. É fuga mesmo, acho? Proteção para evitar o conflito, até porque alguns não valem o desgaste!
Poxa acho q fiz isso c uma amizade, mas a diferença é q sinto q tentei tanto trazer a pessoa p perto, conversar e entender e n ter nenhum retorno que eu simplesmente larguei de mão, cansei
Eu tbm!! As vezes eu gosto muito da pessoa, mas a gente não tem mais tanto em comum e não faz sentido continuar a amizade. Aí acabo me afastando, pq não vejo sentido em ter um término, como num relacionamento amoroso
Cara, sempre que eu percebo que há algum conflito meio que de término assim e a pessoa simplesmente vai sumindo, eu chamo pra conversar e terminar realmente. Porque é mto triste e desrespeitoso simplesmente sumir e pronto.... Gratidão, dois! ❤️🥰
Eu acabo de receber novamente da mesma pessoa um término ghosting! Olha, dureza! Pelo menos tenho a tranquilidade de dizer que eu tentei mto me relacionar; como nunca havia de fato tentado com ngm! O canal me ajudou mto neste processo de buscar compreender o outro na sua totalidade... Mas infelizmente o outro é tão egocentrado que acho que nunca teve um relacionamento de verdade, embora já tenha sido até casado. Enfim, continuarei assistindo todos os vídeos de vcs e me preparando melhor para encarar o desafio de me relacionar-se por inteira, com algm que esteja de fato disposto. Mto obrigada pelas riquíssimas reflexões F&M, adoro vcs demais! Bjos!
Amo as pausas entre as falas, a falta dos cortes tão editados por outros RUclipsrs, faz o vídeo de vocês ter uma naturalidade impressionante. Não passa a impressão de ser um mero vídeo sendo assistido por mim e sim uma experiência com pessoas reais tendo conflitos e tentando resolver da melhor forma. Eu como jovem moderno de 18 anos, bombardeado com a mídia 80% do tempo supervalorizando a questão do perfeito, da produtividade e dos seres humanos seres de plástico, me sinto realizada por encontrar tamanho tesouro magnífico, que é o canal de vocês.
O vídeo levanta 2 questões muito interessantes: 1) O ritmo, a pulsação e a temporalidade de cada um na relação com o outro: como harmonizar o ritmo de ambos, como numa banda ou orquestra em que é preciso que todos sigam o mesmo tempo e compasso para que não haja descompasso? Uma das vantagens de não morar junto é que estamos mais em harmonia com o ritmo do nosso corpo, ou seja, não precisamos acelerar ou frear o horário de acordar e dormir, de comer, de fazer aquilo que queremos fazer segundo nosso ritmo corporal. Obviamente que a harmonia temporal da relação encontra sua forma mais significativa na relação sexual, daí a fantasia do orgasmo simultâneo enquanto harmonia rítmica perfeita. 2) A distinção entre "querer ter uma relação" e o "acontecimento dos encontros com o outro". O que é um acontecimento? Algo sem razão nem causa, totalmente inesperado e imprevisível que não está sob nosso controle e poder de decisão, algo que produz efeitos infinitos, em suma, o acaso e a contingência cujas figuras mais emblemáticas são o nascimento, a diferença sexual, o encontro amoroso e apaixonamento e a morte. A única coisa que podemos fazer aqui é estarmos abertos e atentos para o que acontece ao invés de nos fecharmos e ficarmos desatentos. A ilusão fundamental do "querer ter um relacionamento" é achar que nossa vontade e esforço conscientes e deliberados bastam para produzi-lo, ilusão do controle e domínio de si, dos outros e do mundo...
Manu e Flor, seus lindos, vcs fizeram o video que eu pedi!! ❤ Ghosting não é um termo exatamente novo, com certeza não é novo pra mim (são anos de praia) e realmente concordo com alguns comentários que pode rolar por simples desinteresse. Acho que pode até fazer sentido se vc saiu uma ou duas vezes com alguém. Mas certamente não faz sentido quando vc passou meses saindo regularmente com alguém, ou mais que isso. Eu vi a indignação em vc Manu, vc entendeu como eu, o quanto isso é simplesmente uma fuga pra evitar enfrentar algumas verdades inconvenientes a nosso respeito. E assim ninguém cresce, ninguém aprende, continua uma criança imatura e mimada que evita lidar com os próprios erros e defeitos. Se relacionar é isso, aprender sobre vc mesmo e o outro, fazer concessões, negociar, se adaptar. Claro, pq existe amor e respeito. Temos que ter mais responsabilidade nos nossos relacionamentos. É o feedback do outro que nos ajuda a melhorar, a enxergar nós mesmos e o mundo por outro ponto de vista. Faz um video sobre responsabilidade afetiva? Vcs são muito fofos juntos, façam a live, a peça e o botecão! Haha Um beijo enorme pra vcs! ❤
Ghosting é só uma característica atualizada do que Zygmunt Bauman dizia em 1999. Com o aprimoramento da tecnologia a situação só vai piorar. O slogan atual é "O eu acima de tudo e de todos". Analisando de forma fria, um site de relacionamento como Tinder é basicamente um catálogo de loja ou um cardápio, então porque não podemos considerar a escolha como se fosse uma mercadoria, a interação humana perdeu o valor.
Ghosting me soa como, além dessa liberdade para a individualidade do mundo de hoje, dessa facilidade de usar o patinete até não precisar mais, uma falta de responsabilidade emocional com o outro. Dado que sempre existe uma relação, o ghosting me soa como uma negação disso pelo simples fato de que as vezes as pessoas não tem condições de admitir a si mesmo que não dão conta de uma relação consigo mesmo e muito menos com o outro.
Que vídeo maravilhoso! Eu sou uma ex-praticante de ghosting. Precisou um ex-namorado, que hoje é muito amigo, me explicar o que era e o que ele tinha sentido quando eu fiz com ele. Doeu saber que evito conflitos, que faço suposições e simplesmente saio da vida das pessoas como se aquilo não fosse minha responsabilidade, como se eu não devesse nenhuma explicação sobre a minha ausência para alguém que me relacionei durante um tempo, só porque eu criei uma noia, não conversei sobre a noia e simplesmente saí da vida da pessoa. :(
Fazendo uma auto análise um dia desses eu me dei conta de que sempre que estava em um relacionamento em conflito/ crise, eu terminava (nao me arrependi, tinham se esgotado mesmo). Porém hoje estou há 5 anos com alguém que amo muito e que QUERO envelhecer ao lado dele. E percebi que no auge das crises eu digo a ele que vou sair fora, "largar o patinete". Ele, fica arrasado com a facilidade que eu tenho pra isso, e por sua vez passou a não admitir quando está errado e sempre jogar a culpa em mim (com medo de que eu vá embora). Concluir isso foi muito angustiante. A partir de entao, estou tentando resolver os conflitos sem ameaçar que vou embora. A cumplicidade aumentou e a confiança também.O fato é que temos um mundo lá fora nos esperando. O que é muito tentador. Estamos fodidos mesmo.
quando criança eu ouvi minha mãe dizer algumas vezes que nunca se deve dizer a uma criança que se ela fizer tal ou qual coisa, "vou embora". Os danos dessa ameaça do abandono são muito claros qd se trata da infância, mas também é cruel dizer isso a um adulto. Existe uma intenção de machucar, né? Du um aperto aqui ler seu relato. Acho muito maduro e saudável que esteja conseguindo rever isso.
@@livia2380 eu ouvi muito isso da infância. Marca muito, doi. Só de lembrar que minha mãe falava isso...eu não sinto a menor vontade de te-la por perto. Já me peguei por vezes agindo da mesma forma...quando acoisa aperta eu tento fugir. Hoje faço analise e tenho comseguido perceber e mudar certos comportamentos que me fazem mal.
Melhor frase: "a gente brigou!"...kkkk sempre me fazem rir com isso. A relação é algo que está em andamento e não se escolhe! Maravilhosa essa percepção! Experiência é algo que se dá! E a gente tá muito lascado... é isso!
quase um episódio de black mirror essa descrição em 5:45 edit: isso é black mirror 9:00 edit2: perfeito Manu 14:30 - a relação não é um exercício de escolha, a relação é um exercício de presença - essa sensação de ser capaz ou de querer e (às vezes) poder adquirir qualquer e toda experiência vem muito do mundo em que vivemos hoje, onde temos coisas como tinder, onde as pessoas são meras peças no cardápio do aplicativo, disponíveis para nossa escolha... realmente, estamos lascados
Eu to rindo mto e mto mal ao mesmo tempo com a parte do: Ghosting no espaço, tem nem som porque no vacuo não tem som e a pessoa vai morrer lá no vacuo no abandono 😂 .. Socorro esta alusão ficou tão real e trágica 🤦🏻♀️😂😅
Olha, eu n sei se vcs irão sobreviver estando juntinhos no dia a dia, mas...dá pra sacar o qto estão mais vibrantes, alegres. Estão se olhando de verdade ! Sei lá, parece que viraram gente. Sabem...os corpos se nutrem e se entendem muito melhor do q a mente insana. Vcs estão lindossssss
Vocês podiam fazer um dia do botecão e selecionar alguns dos seguidores pra fazer tipo uma roda de conversa sobre alguns temas que vcs abordam nos vídeos, seria mais interessante que uma live por exemplo que é tão impessoal
flor e manu podia ser sorteio virtual pros interessados, ou rolar um concursinho tipo quem der a melhor resposta (mais criativa, etc) pra alguma pergunta, não sei..
@@floremanu Achei genial a sugestao da Larissa. De repente, vocês poderiam selecionar/contactar/convidar pessoas que fizeram comentários e que foram destaques/gatilhos para os vídeos de vcs em 2019. Pode ser uma boa pedida pq rola familiaridade com temas, pontos de vista e conversas (até msm alguns tópicos podem ser ampliados ou revisitados). Quase uma retrospectiva, mas "andando pra frente". rsrs P.s.: adoro os vídeos de vcs. Acompanho desde o começo, modo gosthing. :)
aqui, em SP , funciona bem o Sarau ( tem poesia na periferia, performance com pintura pequenos monólogos ) depois o bate papo é livre, despretensioso . um mediador vai coordenando. vc compra o convite e usufrui da experiência .
Manu, sério, você está sendo a voz da consciência neste momento, gostei muito do que você está falando, engraçado como as relações elas são, isso acontece nos dois polos da equação. Fique calmo que o cataclisma é vertiginoso, mas ele acalma.
Eu acho que não faz sentido um casal morar sob o mesmo teto. Depois de ler "O Curso do Amor" (recomendação do canal inclusive), cheguei à conclusão de que a distância é necessária para que ambos mantenham sua individualidade e um mínimo de entusiasmo um pelo outro. Não precisa ser outra cidade, podem até ser vizinhos, mas cada um com seu espaço e sua rotina.
era exatamente nisso que eu tava pensando! e se quiser MESMO morar junto, se precisar muito dividir um lugar por conta de grana, pensei na solução de serem 2 quartos separados rs
@@suzellecavalcant é, no meu caso filhos também não são uma opção. Para quem tem ou quer ter, infelizmente não consigo enxergar a possibilidade de uma relação amorosa satisfatória a longo prazo, enxergo apenas a possibilidade de uma convivência amigável, isso quando a frustração não toma conta.
cada indivíduo e cada casal se satisfazem mais com determinada dinâmica. em termos de manutenção de individualidade, sim, pra mim parece claro. mas a individualidade não tem o mesmo peso na balança para todas as pessoas.
Concordo muitíssimo! Namoro há 14 anos, sendo 11 em casas separadas. Eu sozinha na minha e ele na dele. Moramos juntos por 2 anos. Terminamos. Quando nos reencontramos (2 anos depois do término), decidimos q seria assim ou não seria. Comprei meu apê sem compôr renda com ele. Não comprei pra morarmos juntos, comprei pra mim! Foi minha maior conquista da vida. E comemoramos juntos a minha conquista. Morar separados é oq nos une! Oq nos faz estar num relacionamento cuja dinâmica gostamos e funciona para nós. Ambos não querer filhos tbm ajuda na manutenção dessa dinâmica. Pra nós, tem sido lindo!
Vocês estão certíssimos, as pessoas hoje em dia tem idealizado que temos que ser uma relação quando na verdade temos que estar um uma relação, não se cobrar e apenas viver esse momento. Agradeço pelo vídeo, só concretizou que minha maneira de pensar é a que me faz evoluir de forma leve e espontânea ♥️
as relações afetivas são espelho mesmo. assim como o app que vcs falaram. mas, na vida real, também refletimos no outro as nossas sombras (nosso inconsciente - que inclusive acredito que é coletivo). isso dificulta as relações de tal nível que o ghosting se torna vc descartar a si mesmo... cara, só uma coisa (daqui, e pra mim) vocês tem uma dinâmica de relação oposta/complementar total hahaha! é lindão de ver! beijinho, adoro vocês!
O caminho que estamos seguindo de doenças mentais, emocionais e várias outras síndromes, nos distância, nos bloqueia e com isso não crescemos. A individualidade se faz necessária para ser alguém melhor. Estando consigo e se amando, será uma excelente companhia para o outro, para amar o outro. Sem saber o que gostamos, não podemos ser um bom par. Os limites da individualidade e do egoísmo se esbarram o tempo todo mas é como descobrimos e respeitamos estes limites que vamos expandindo. Empatia. Amor. Ouvir e falar. Comunicar-se. O canal de vocês é excelente exatamente por vcs falarem. Precisamos conversar mais.... Bjs.
Tão bugada com esse vídeo que não consigo formular uma questão.O quão ele representa minhas neuras de relacionamento vs. individualidade. Aiii façam live :D, façam a peça tbmm!
Melhor canal do RUclips! A autenticidade de vocês me ajuda demais. Vocês não tem noção! Obrigada ao algoritmo e ao universo por ter me enviado esse canal!🙏🏽🙏🏽😘
esse vídeo é mto legal! nesse momento tô me sentindo mto o patinete... porque o ruim é qdo a gte tá ali acreditnado que tá se relacionando, mas o outro tava só dando uma volta. mto cansativo mesmo...
Acredito que se houver um gostar verdadeiro, um amor verdadeiro, o ato de você estar com a pessoa é a melhor parte do dia. As pessoas na realidade querem alguém só para quando se sentir só ter a quem recorrer. Quem já gostou muito de alguém sabe o quanto é bom no final do dia do trabalho ou seja lá o que fez durante seu dia encontrar a pessoa amada ( querida) fora isso é preenchimento de lacuna.
Acho que esse é o melhor vídeo de vocês que já assisti. Na verdade é o melhor vídeo que já assisti. Não sei nem o que dizer, mas já disse. Adoro vocês e obrigada!
Amo tanto ouvir vocês... Eu sempre fico chocada em como as coisas acontecem na minha vida e vcs aparecem em cada vídeo me fazendo refletir... bizarro e maravilhoso ao mesmo tempo hahaha. Obrigada por trazerem tanta sinceridade e vulnerabilidade! Os vídeos de vocês me ajudam demais!! 💘
Gente, muito legal a reflexão do vídeo. Principalmente a ideia do que é na prática ter uma relação, em contraponto com liberdade, seus próprios desejos individuais, etc. mas o vídeo não é sobre ghosting. Tem toda uma reflexão sobre essa “prática” que não foi abordada. O ghosting é um reflexo da nossa sociedade tecnológica e que tem medo de rejeitar (da rejeição também, mas nesse caso é mais rejeitar). Ele acontece muito mais em relações que ainda não estão definidas, em que você ainda não consegue cobrar satisfação. Então, a pessoa some e você não sabe exatamente qual o problema, mas também não vai perguntar, sendo que na maioria das vezes é falta de interesse e medo de rejeitar. E normalmente a interação se dá majoritariamente on-line, o que facilita muito o sumiço. Enfim, não sei se deu para entender, mas o ponto principal é: no relacionamento de vocês eu não diria que o ghosting se enquadra
Ai mds eu adoro os vídeos de vcs. Eu acho ótimo essa realidade que vcs trazem, eu sou o contrário doq vcs falaram de querer alguém só pra mandar uma msg, ter alguém enfim, por ter. Eu quero isso? Sim, mas acabo não investindo, ou buscando nada, não necessariamente por falta de oportunidade (me senti um homem hétero falando isso), mas pq é um saco conviver, dá nos nervos, dá mil problemas, ave maria da gastura só de pensar. Além disso, 95% dos relacionamentos próximos a mim são uma merda, pq ou as pessoas ficam umas com as outras mesmo sem ter mais interesse pq estão confortáveis, ou vira um troço tóxico que n consegue se ver sem brigar, fica com joguingo de manipulação, de ghosting toda hora, ciuminho por bosta, sabe. Não tenho paciência pra essas coisas. Minhas terapeutas já falaram que, como eu sou a pessoa que, como qualquer outra, escolhe com quem fica, não vou ficar com essas pessoas que identifico como ruins em outros relacionamentos. Mas aí é que está, minhas amigas também não gostavam de nada disso e caíram em relacionamentos merda mesmo assim, e francamente eu não me acho mais especial ou inteligente que elas quando tô ficando com gente. Se relacionar é muito louco, complexo e esquisito.
Cara é justamente isso que eu percebo, as pessoas fogem e se livram da responsabilidade delas entenderem elas mesmas. Isso gera um hábito do qual a pessoa quer se relacionar com os outros, porém não quer olhar para ela mesma.
Flor e Manu... esse vídeo enfiou o dedo na minha ferida!!!! Estava conversando com uma amiga hoje sobre a dificuldade que estou tendo em me relacionar por conta do meu individualismo/liberdade!!! Ta difícil.....estou em um relacionamento e não estou conseguindo lidar com as opiniões diferente da minha. Por exemplo, eu quero viajar pra Argentina ele para o nordeste, e eu não aceito simplesmente por mim acabava com o relacionamento e ia só para Argentina 😔 Socorro não sei se é egoísmo, trauma, enfim...... Gratidão amo esses papos e vem pra Campinas e me chama pra tomar um chá!!
kkkkkkkkkkkkkkkk Nunca vi Manu tão atacado. Ficou muito engraçado! Flor ficou até muda. rsrs Eu que recém terminei um relacionamento, fico pensando se ghosting não é a solução para relacionamentos onde o outro lado ignora você como um ser pensante e participante da relação. Não estou justificando. Mas admito que as vezes chamar a pessoa infinitas vezes para conversar e ela ignorar completamente tudo que foi conversado, não seria hora de parar de perder tempo.
"Sua melhor relação é com um espelho! (Muitos gestos aleatórios)" hahahahahahahhaa Manu tá mt engraçado nesse vídeo, só assim msm pra compensar a estranheza de não gostar de música... Flor, eu particularmente não sei mt bem se é brincadeira não, brincar tb é uma forma de discurso ;)
Eu tentei não dar ghosting de amizade, mas me aconselharam a não mexer mais na merda. Aí fico no conflito do "lavar roupa ou não lavar roupa". Eu estou fazendo maratona dos vídeos, e ainda não vi algum que trate diretamente sobre "fofoca", "falar mal dos outros pelas costas". Atitude que vejo ser muito comum. No vídeo sobre fidelidade e lealdade vi que foi dada uma passada no "falar do namorado para amigos antes de discutir o problema com ele mesmo". Adoro o canal de vocês! Abraço e bom almoço!
Flor e Manu, excelente vídeo! Esse tema está tão presente no nosso cotidiano, e se tornado tão banal, que raramente paramos para refletir sobre as marcas afetivas que o modo contemporâneo de se relacionar tem ocasionado em nós. Esse canal está cada vez melhor. Adoro a naturalidade com que tratam esses assuntos e tbm admiro a relação espontânea e despida de máscara q vcs têm! ❤️ Obs: existe vida inteligente no RUclips 🙏 rs
Vídeo necessário e de abrir a mente. Tb observo essa artificialização de tudo e todos, tento conviver de forma “saudável”, pra não acabar isolada, mas é como nadar contra a correnteza permanentemente. Estamos mesmo muito ferrados. Mas ao menos não estou sozinha nessa linha de pensamento! Sigam falando!!!
Vi esse vídeo umas 5 vezes pelo menos, me fez rir, gargalhar e refletir ao mesmo tempo... vcs trazem pra gente que são um casal REAL, que se amam mas que as vezes querem dar um ghosting no outro... kkkk vocês fazem com que eu que tenho uma relação, saiba que ela é mais comum do que eu muitas vezes imagino. Ou seja, vcs são gente como a gente... amo os vídeos de vcs e a Flor é demais!!! "amor, faz uma tapioquinha pra mim?!" Kkkkk ❤
Aih que delícia esse vídeo. ♥️ Realmente, as pessoas não permitem mais que se desenvola uma relação, tudo está muito descartável. E relacionamento é insistência, permanência, mesmo quando as coisas não estão boas. São principalmente nesses momentos adversos que descobrimos o melhor termômeto de uma verdadeira relação... "Apesar de todos os nosso problemas, a presença do outro é só o que basta" ... A relação nasce quando você percebe o privilégio da presença, aí qualquer difícil inicial é superada. Sobre o final, Manu, eu também acho péssimo e mesmo não tendo pelancas, prefiro falar isso do que esses termos estrangeiros bestas.
Descobri um livro há pouco que diz muito sobre essa enrascada que estamos nos metendo: “A reinvenção da intimidade. Políticas do sofrimento cotidiano.”, do Christian Dunker. Fica a dica pra quem se interessar. Abraços e obrigado pelo canal, adoro as discussões divergentes e complementares de vocês!
E o mais difícil de se pensar a individualidade é a percepção de que ela existe e então toda a complexidade que a envolve em si mesma. Me observo sentindo e desejando infinitamente a presença do outro significativo e então ao caminho deparar-se com esse outro, submerso em si, assim como eu, é de uma trava instantânea. Acho que é nesse momento que os limites entre um corpo e outro se fazem vivos à vista. Engraçado todo esse dilacerar-se e essas reconstruções fluidas, prévias, imensas!
Adorei o canal de vocês! Assisti alguns vídeos antes de comentar mas esse eu tinha que escrever porque essa argumentação sobre relacionamento e os opostos "o inferno são os outros" e "o paraíso são os outros" foi demais. O que acontece e o que eu desejo ter? Vocês conseguem trazer pontos de vista diferentes e por isso é bom, por isso parece um bate papo. Muito bom! Abraços.
Muito bom esse vídeo. As reflexões que vcs fazem são muito contundentes. Nao tinha ainda reparado em como praticamos diversas formas de ghosting e como isso vai afetando a forma como lidamos com o mundo e com os outros.
Manu, faz um vídeo sobre essa parte final do video, do "burnout", do ataque de pelanca e do transtorno da ansiedade generalizada, me senti representado rs
Eu fiz ghosting recentemente com uma pessoa, e me sinto mal com isso... Não é o tipo de coisa que eu me sinto bem ou não ligo de fazer, acho péssimo... Porém eu já havia conversado com a pessoa centenas de vezes e nada mudava, tudo no final era minha culpa, me relacionar com ela estava me fazendo extremamente mal e eu tinha certeza que se eu conversasse com ela para por um fim na relação, a pessoa simplesmente ia ter o seus ataques de fúria e me ofender como sempre fazia... Enfim, com isso, só quero dizer que nem todo ghosting é dado por falta de empatia/maturidade/responsabilidade, mas também é dado quando a pessoa já está tão mal, e não vê outra alternativa senão sumir!
EXATAMENTE, relacionamento é algo que acontece naturalmente!! Finalmente alguém disse, porra!!! Não é como escolher um produto para o consumo próprio - se mais pessoas tivessem lucidez sobre isso evitaria um mar de frustrações e dores por aí.
Amei este vídeo,muita sinceridade nas palavras,ficamos nos perguntando sobre este tipo de palavra e colocamos em nossas vidas,e na prática é muito diferente,temos que perceber o que queremos,e à individualidade todos precisam pra se entender como um todo,juntos demais sufocar e as vezes não percebemos o quanto nos faz mal,distância demais não dá pra entender o que o outro quer.
Amei a expressão "ser rainha da sua própria vida" rs. O maior desafio de relacionamentos pra mim é abrir mão dessa sensação de poder fazer o que eu tiver vontade sem ter que lidar com a expectativa de outra pessoa.
Vcs estão juntos pela "obra do espírito Santo🤣🤣...gente como estou maluka por vcs dois🥰Banho de realidade, exposição e tudo o mais👏👏...a melhor descoberta da minha vidinha😅... Parabéns pela coragem ... parabéns por nós mostrar a realidade nua e crua...QUETO VCS DE MELHORES AMIGOS🙌🙌🙏💋🥰
Tanta gente interessante nos comentários, com vivências parecidas, interessadas em aprender... Acho que o manu poderia criar um grupo de estudos pra compartilhar seu conhecimento conosco e assim podermos debater, opinar, contar experiências... Tô pirando muito?
"A sua melhor relação é o seu espelho." O mindfuck que eu tive após essa frase do Manu... E quando você tem uma autoestima baixa e não suporta o seu espelho? Tirando a busca por estima e etc, o que resta? Resta a solidão ou/e a busca por relações que acabam vazias?
Flor e Manu Amei esse vídeo. Essas angústias da liberdade, do individualismo, da adaptação, do ceder, do conviver, do estresse diário é algo que tenho me questionado nos últimos dias. Será que vou aguentar? Gostei muito da metáfora do patinete. É isso. Mas não é tão simples. A vida não é simples. Dividir a vida com o outro não é simples. Se relacionar é algo quase sobrenatural nos dias de hoje. Se relacionar é pros fortes. 💪
Gente! Casamento em casas separadas é vida! Pode chamar de namoro tb, tanto faz o nome... Nao precisa ser em cidades diferentes pq ai dificulta qd quer estar junto, podem ser vizinhos, qd quer conversar vai la e conversa, qd quer ouvir musica e o outro nao quer vai pra sua casa. dorme junto qd quer, qd nao quer nao dorme... Isso ainda é se relacionar, nao é?? Acho q a divisao forçada e excessiva do espaço é o pior veneno das boas relaçoes, a gente briga por coisas desnecessarias e se obriga a sacrificios desnecessarios tb. Tem o lidar com o outro e tudo de bom e ruim e de aprendizado q isso implica mas com os limites saudaveis q ai cada casal vai estabelecer o seu ritmo.... O q acham?
Por isso a importância de se relacionar com uma pessoa de maior identificação possível, pra que, quando a pessoa estiver em seu momento individual total haver ainda uma apreciação e admiração pela pessoa em si, sobre qualquer relação. Como por exemplo eu não casaria com um cara super fitness porque a rotina simplesmente, em algum momento, me incomodaria muito. É um processo de seleção natural pra fazer do tempo o mais leve possível, além, é claro de ambos estarem a fim de uma relação. Encontrar uma pessoa com ambas as definições é outro tema extenso hahahah.
Acho que no vídeo do domingo passado eu fiz um comentário ingrato. Foi mal, Manu. Mais uma vez. Vocês estão num momento que precisam respirar muito para manter o vínculo com o lugar comum dos dois. Difícil encontrar o espaço do meio termo entre os desejos individuais e "rituais" diários individuais. Esse tempo de afastamento por trabalho é complicado. Já passei por isso em alguns momentos. Acredito que é uma questão de paciência, tempo e respeito com a individualidade e singuralidade de cada um. É a casa do casal. No mais, eu AMEI o vídeo. Me trouxe muitas expressões e visões novas sobre novas formas culturais nós relacionamentos.
Flor, Outra coisa... Eu amo o silêncio. Estou aprendendo a gostar de ouvir música. Não usava música no dia a dia. Só em festa ou teatro,... Isso acho que vocês comentaram num outro vídeo. E aí andei pensando que ... Isso não importa a mínima. Bom mesmo é você poder compartilhar do silêncio dele e ele da sua rotina musicada.
"Eu e minha criança, não minha criança interior, meu filho" - Manu
HAHAHAHAHH.
Daquelas piadas inteligentes que é tão gostoso de entender, hahaha...
Pensei a mesma coisa kkkk
eu gostei ,, ♥ força Manu up
up
Aprendi além do ghosting o termo chamado "orbiting" onde a pessoa faz ghosting mas continua te seguindo em todas as redes sociais, até interage mas nunca vai pro mundo real. "Quero por perto mas não tão perto"
Bem mais cruel!
Nossa! Outro termo novo... 👀é aquele velho “deitado” que diz: morrendo e aprendendo...
Total! Isso é muito real.
Difícil é perceber que eu sou essa pessoa.
Interessante. Acho que todos nós já fizemos isso em algum momento, em menor ou maior grau.
A gente deve procurar relações bicicleta: tem que se esforçar pra manter em pé.
Boa
lindo nome!!
Kkkkk né
kkkkkk boa 06
Deus me livre.. shsbshsh
Tem q ser relacao triciclo... com apoios q nao deixam cair , mas a pessoa quer ir para varios lugares e para isso se empenha.
essa questão do ghosting é muito recorrente mesmo.. tive uma relação assim por quase dois anos que basicamente consistiu em o cara aparecer e desaparecer a hora que bem entendia e quando aparecia, estabelecia uma relação comigo. uma relação mesmo, viajava de outra cidade pra me ver, passava o fim de semana comigo, cozinhava pra mim, fazia de tudo pra me agradar quando estávamos juntos, vivia uma relação por algumas semanas e aí desaparecia de novo com a desculpa de que não tínhamos uma relação, surgiu algum problema na vida dele, etc. e aí vem a questão né, a relação não é um rótulo: namoro, relacionamento sério, sei la. a relação é a vivência em conjunto, é experienciar a outra pessoa. nunca foi casual entre nós, eu deixei claro que estava envolvida, ele deixou claro também estava envolvido mas não queria uma relação - mesmo estando em uma relação kkkkk. aquilo serviu pra mim até que não serviu mais. mas hoje analisando, acho que eu fui pra ele a pessoa que ele encontrava quando tava afim de ter uma relação, quando queria uma namorada.. o que durava uns dias, umas semanas e daí ele saia fora pq "não tínhamos uma relação". escrevi tudo isso pra dizer que talvez o que mais dóia no ghosting não era o desaparecimento em si, mas sim estabelecer uma relação com o outro, vivenciar a outra pessoa e achar que por não ter um rótulo, tudo bem sumir, tudo bem desaparecer. não rotular não vai aliviar a sua consciência, avisar a outra pessoa que você não quer um relacionamento e continuar se relacionando mesmo assim não vai te impedir de estar se relacionando, sabe? pq a relação é todo o resto, além do rótulo. acho que quando o Manu fala sobre não ser possível escolher é isso, o meu namorado fantasma achava que podia escolher não se relacionar comigo, mas ele já estava se relacionando, já era uma relação desde o primeiro dia que nos conhecemos, mesmo sem ter o rótulo. afinal, quando eu não quis mais essas condições, ele sofreu tanto quanto eu.
Estava nessa há uns 10 meses,e é isso mesmo que vc menciona a pessoa te qualifica como namorada quando convém, depois some,pois não tem relação ctg....
Isso é uma merda.
Eu tô sofrendo,mas quero me libertar desses sentimentos.
E vou conseguir.
@@GuuzKyouma sinto muito, mas você aceitou se colocar nesse papel. Espero que tenha superado.
@@Amanda-qy5js kkkkk desenterrou essa em ??
qnta vergonha alheia disso q escrevi ..
eu entendi dmais o lado dela, haviam muitas variáveis em desfavor de qualquer coisa pudesse acontecer entre nós...
desígnios da vida msm.
já superei sim, mas msm assim sinto um vazio bem grande dps q ela vazou pra cidade dela
@@GuuzKyouma poxa, que bom que te dei a oportunidade de apagar kkkkk acontece, mudamos a mentalidade ainda bem. Acredito que o vazio é normal, é como querer voltar a infância, isso nunca vai voltar, tem só o sentimento de nostalgia, mas o bom é que a vida ainda continua e ainda se tem pessoas, lugares, hobbies que tornam ela muito melhor.
nossa, você escreveu muito bem, foda
Toda relação implica na perda da individualidade, embora sejamos indivíduos a natureza nos chama a dividir e as pessoas não se dão conta do quão gostoso é trazer o outro para o seu universo e vê-lo compartilhando com prazer o seu individual, o problema é achar alguém disposto a isso, estamos cada vez mais egoístas, impomos limites e reclamamos quando o outro se afasta.
Disse tudo. 👏👏
@@SaraivaLeticia 😁😁😍😍
Isso!!!
É gostoso, mas tb é complicado no msm nível.
@@renatanogueira2559 😍😍😍
Melhor analogia com os patinetes abandonados do rj 🤣
Os temas estão maravilhosos, amo essa vulnerabilidade de vocês. A pura realidade de lidar com o outro na relação. Aí gente amo vcs. Minha melhor descoberta de 2019. Muito obrigada por tudo!
é tão raro gente assim e quando somos assim sinto que estou sendo julgada sei lá, ou só falta confiança no outro mesmo.
Realmente me sinto totalmente perdido. Ao mesmo tempo que existe a vontade de se relacionar quando aparece alguém que possa haver essa possibilidade quero ficar só novamente !
Minha vida toda.
Um tanto quanto platônico
Nossa, não gostar de um gênero musical específico tudo bem. Mas não gostar de música? É pra largar o patinete no meio da BR mesmo! hahahahaha
Hahahahahaha... Bem isso mesmo!
Pensei exatamente isso! Não dá, gente hahahaha
Minha gente! Sim! Sou musicista! Que frustração! Kkkkkkkk. Me sinto quase inútil e com minha existência injustificada no mundo (dele).
OMG! Eu pensei a mesma coisa! Gostar de música é quase uma necessidade do ser humano HAHAHA
eu não consigo nem imaginar uma pessoa que não gosta de música. “a vida sem música seria um erro.”
Esse vídeo foi tudo o q eu precisava hoje. “Uma relação é algo que existe e não algo q se deseja ter”, a minha criança interior esperneia no momento tendo seu desejo negado.
Ghosting é tipo aquele tio ex-marido da sua tia que saiu pra comprar cigarro e nunca mais voltou??
Namoro há 14 anos, sendo q desses 10 são em casas separadas. Eu na minha e ele na dele. Moramos juntos por 2 anos, terminamos e quando nos reencontramos (2 anos depois do término), decidimos q seria assim ou não seria.
Comprei meu apê sem compôr renda com ele. Não comprei para morarmos juntos, comprei para mim. Foi minha maior conquista da vida! E comemoramos juntos a minha conquista!
Morar separados é oq nos une! Oq nos faz estar num relacionamento cuja dinâmica gostamos e funciona para nós. Ambos não querer filhos tbm ajuda na manutenção dessa dinâmica.
Para nós, tem sido lindo!
Que sonho! Eu gosto muito de ficar sozinha, mas não isolada. Eu gostaria muito de poder ser visitada, e ficarmos juntos de forma mais natural, em vez de viver juntos, meio sem escape. E tbm eu tenho 21 anos, então nem sei se tenho maturidade pra dividir minha vida com alguém :(
Já vivi isso e é MARAVILHOSO
Que lindo! Algo que eu experimentei foi dormir em outro quarto, meu sono voltou a ser de qualidade, porque ele roncava muito e voltei a dormir novamente e feliz 😂
+ uma cacetada na minha cabeça publicada com sucesso
Vocês são incríveis! Recentemente eu vivi um pseudo-relacionamento que, à primeira vista, parecia que tinha tudo pra dar certo. Após alguns anos de pausa, eu finalmente me via pronto, preparado para dar aquele "restart" na minha vida amorosa, e parecia de verdade que A PESSOA da minha vida tinha finalmente aparecido... (tolinho.. rs) Mas aí eu só esqueci de combinar com o outro! Hahaha. Pq na primeira chance que a pessoa teve, saiu, caiu na esbórnia, e rolou o maior patinete! Hahahaha... (rindo de nervoso). Então gente, não se relacionem se não quiserem realmente SE RELACIONAR e assumir todas as coisas que isso implica! Se não, faz como a Manu bem sugeriu aí no vídeo: "liga pra um amigo e vai tomar o chopp!". ;)
Falou tudo!!
Manu é o cara.. e foi a Flor que falou.. rs
Amo o canal! Sou recém inscrita..
Ps: amo, com excessão da parte da flor falando de Bolsonaro.. hahaha
Beijos!
Ghosting significa desinteresse, gente, só isso, dói, mas é isso.
Estar desinteressado é uma coisa. Fingir interesse sem estar interessado e sumir é ghosting
desinteresse + falta de responsabilidade emocional e empatia. é mais egocêntrico do que um desinteresse normal rs
Entendi isso, não. Uma pessoa desinteressada não abandona, ela se despede, porque pra ela não é tão complicado se despedir, pra ela tá claro que a relação não faz sentido.
Mas no geral isso é repentino. Meu caso tava à 8 meses ficando. Ia na casa, cinema, jantares, ele ficava em casa, viagens. E ele só sumiu. Sumiu. Nadinha. Um a.... Não havia demonstrado desinteresse. Inclusive pulamos de paraquedas um fds antes do sumiço.
@@juliamarinho5343 totalmente
“O orgasmo em si acontece quando tem que acontecer, não quando ele ou ela ‘quer’. Você não pode ‘querer’ um orgasmo e obtê-lo como se obtém uma garrafa de cerveja no balcão” Wilhelm Reich
Kkkkkk
Estive com uma pessoa, homem cisgênero, que queria um filho, assim simples, tipo pedir uma batata com bacon no bar.
No dia que eu contei que sem uma barriga, e sem 💰 como ele era, pobre, jamais poderia ter uma criança pra chamar de filho.
Ele terminou comigo.
Qual a dificuldade com o matriarcado tem essas pessoas?
Incrível vocês assumirem os problemas no relaciomento. Pessoas públicas só mostram sorrisos
Acho que o termo ghosting é muito comum pra relações em apps de namoro, depois que vai em um, dois, três encontros e a pessoa simplesmente some sem dar explicação.
Acho que faço ghosting com amizades que deixam de fazer sentido, mas em relações amorosas nunca aconteceu. É fuga mesmo, acho? Proteção para evitar o conflito, até porque alguns não valem o desgaste!
eu mesmo aí
Eu sou essa pessoa aí.
Eu tbm!
Poxa acho q fiz isso c uma amizade, mas a diferença é q sinto q tentei tanto trazer a pessoa p perto, conversar e entender e n ter nenhum retorno que eu simplesmente larguei de mão, cansei
Eu tbm!! As vezes eu gosto muito da pessoa, mas a gente não tem mais tanto em comum e não faz sentido continuar a amizade. Aí acabo me afastando, pq não vejo sentido em ter um término, como num relacionamento amoroso
Cara, sempre que eu percebo que há algum conflito meio que de término assim e a pessoa simplesmente vai sumindo, eu chamo pra conversar e terminar realmente. Porque é mto triste e desrespeitoso simplesmente sumir e pronto....
Gratidão, dois! ❤️🥰
Eu acabo de receber novamente da mesma pessoa um término ghosting! Olha, dureza! Pelo menos tenho a tranquilidade de dizer que eu tentei mto me relacionar; como nunca havia de fato tentado com ngm!
O canal me ajudou mto neste processo de buscar compreender o outro na sua totalidade...
Mas infelizmente o outro é tão egocentrado que acho que nunca teve um relacionamento de verdade, embora já tenha sido até casado. Enfim, continuarei assistindo todos os vídeos de vcs e me preparando melhor para encarar o desafio de me relacionar-se por inteira, com algm que esteja de fato disposto. Mto obrigada pelas riquíssimas reflexões F&M, adoro vcs demais! Bjos!
Amo as pausas entre as falas, a falta dos cortes tão editados por outros RUclipsrs, faz o vídeo de vocês ter uma naturalidade impressionante. Não passa a impressão de ser um mero vídeo sendo assistido por mim e sim uma experiência com pessoas reais tendo conflitos e tentando resolver da melhor forma. Eu como jovem moderno de 18 anos, bombardeado com a mídia 80% do tempo supervalorizando a questão do perfeito, da produtividade e dos seres humanos seres de plástico, me sinto realizada por encontrar tamanho tesouro magnífico, que é o canal de vocês.
O vídeo levanta 2 questões muito interessantes: 1) O ritmo, a pulsação e a temporalidade de cada um na relação com o outro: como harmonizar o ritmo de ambos, como numa banda ou orquestra em que é preciso que todos sigam o mesmo tempo e compasso para que não haja descompasso? Uma das vantagens de não morar junto é que estamos mais em harmonia com o ritmo do nosso corpo, ou seja, não precisamos acelerar ou frear o horário de acordar e dormir, de comer, de fazer aquilo que queremos fazer segundo nosso ritmo corporal. Obviamente que a harmonia temporal da relação encontra sua forma mais significativa na relação sexual, daí a fantasia do orgasmo simultâneo enquanto harmonia rítmica perfeita. 2) A distinção entre "querer ter uma relação" e o "acontecimento dos encontros com o outro". O que é um acontecimento? Algo sem razão nem causa, totalmente inesperado e imprevisível que não está sob nosso controle e poder de decisão, algo que produz efeitos infinitos, em suma, o acaso e a contingência cujas figuras mais emblemáticas são o nascimento, a diferença sexual, o encontro amoroso e apaixonamento e a morte. A única coisa que podemos fazer aqui é estarmos abertos e atentos para o que acontece ao invés de nos fecharmos e ficarmos desatentos. A ilusão fundamental do "querer ter um relacionamento" é achar que nossa vontade e esforço conscientes e deliberados bastam para produzi-lo, ilusão do controle e domínio de si, dos outros e do mundo...
Amores líquidos do Bauman sendo atualizado com analogias do patinete. Adorei! Vocês falam sobre assuntos complexos mas de forma clara e simples!
Manu e Flor, seus lindos, vcs fizeram o video que eu pedi!! ❤
Ghosting não é um termo exatamente novo, com certeza não é novo pra mim (são anos de praia) e realmente concordo com alguns comentários que pode rolar por simples desinteresse. Acho que pode até fazer sentido se vc saiu uma ou duas vezes com alguém. Mas certamente não faz sentido quando vc passou meses saindo regularmente com alguém, ou mais que isso. Eu vi a indignação em vc Manu, vc entendeu como eu, o quanto isso é simplesmente uma fuga pra evitar enfrentar algumas verdades inconvenientes a nosso respeito. E assim ninguém cresce, ninguém aprende, continua uma criança imatura e mimada que evita lidar com os próprios erros e defeitos. Se relacionar é isso, aprender sobre vc mesmo e o outro, fazer concessões, negociar, se adaptar. Claro, pq existe amor e respeito. Temos que ter mais responsabilidade nos nossos relacionamentos. É o feedback do outro que nos ajuda a melhorar, a enxergar nós mesmos e o mundo por outro ponto de vista. Faz um video sobre responsabilidade afetiva?
Vcs são muito fofos juntos, façam a live, a peça e o botecão! Haha Um beijo enorme pra vcs! ❤
Caramba melhor comentário de todos👏👏👏👏👏👏👏
Adorei👏👏👏
Ghosting é só uma característica atualizada do que Zygmunt Bauman dizia em 1999. Com o aprimoramento da tecnologia a situação só vai piorar. O slogan atual é "O eu acima de tudo e de todos".
Analisando de forma fria, um site de relacionamento como Tinder é basicamente um catálogo de loja ou um cardápio, então porque não podemos considerar a escolha como se fosse uma mercadoria, a interação humana perdeu o valor.
Ghosting me soa como, além dessa liberdade para a individualidade do mundo de hoje, dessa facilidade de usar o patinete até não precisar mais, uma falta de responsabilidade emocional com o outro.
Dado que sempre existe uma relação, o ghosting me soa como uma negação disso pelo simples fato de que as vezes as pessoas não tem condições de admitir a si mesmo que não dão conta de uma relação consigo mesmo e muito menos com o outro.
Gente, façam a Live. Vocês responderiam muitas perguntas, talvez. Mas, também teriam muitos comentários, ampliaria a conversa. Amo vcs!😘
"Já teve ataque de pelancas?"
"Não tenho pelancas."
😂😂😂
Sim, estou aqui reproduzindo falas do vídeo. Me julguem. 😝
Eu fui procurar no google, não tinha a menor ideia do que era!
Que vídeo maravilhoso! Eu sou uma ex-praticante de ghosting. Precisou um ex-namorado, que hoje é muito amigo, me explicar o que era e o que ele tinha sentido quando eu fiz com ele. Doeu saber que evito conflitos, que faço suposições e simplesmente saio da vida das pessoas como se aquilo não fosse minha responsabilidade, como se eu não devesse nenhuma explicação sobre a minha ausência para alguém que me relacionei durante um tempo, só porque eu criei uma noia, não conversei sobre a noia e simplesmente saí da vida da pessoa. :(
Fazendo uma auto análise um dia desses eu me dei conta de que sempre que estava em um relacionamento em conflito/ crise, eu terminava (nao me arrependi, tinham se esgotado mesmo). Porém hoje estou há 5 anos com alguém que amo muito e que QUERO envelhecer ao lado dele. E percebi que no auge das crises eu digo a ele que vou sair fora, "largar o patinete". Ele, fica arrasado com a facilidade que eu tenho pra isso, e por sua vez passou a não admitir quando está errado e sempre jogar a culpa em mim (com medo de que eu vá embora). Concluir isso foi muito angustiante. A partir de entao, estou tentando resolver os conflitos sem ameaçar que vou embora. A cumplicidade aumentou e a confiança também.O fato é que temos um mundo lá fora nos esperando. O que é muito tentador. Estamos fodidos mesmo.
quando criança eu ouvi minha mãe dizer algumas vezes que nunca se deve dizer a uma criança que se ela fizer tal ou qual coisa, "vou embora". Os danos dessa ameaça do abandono são muito claros qd se trata da infância, mas também é cruel dizer isso a um adulto. Existe uma intenção de machucar, né? Du um aperto aqui ler seu relato.
Acho muito maduro e saudável que esteja conseguindo rever isso.
@@livia2380 eu ouvi muito isso da infância. Marca muito, doi. Só de lembrar que minha mãe falava isso...eu não sinto a menor vontade de te-la por perto. Já me peguei por vezes agindo da mesma forma...quando acoisa aperta eu tento fugir. Hoje faço analise e tenho comseguido perceber e mudar certos comportamentos que me fazem mal.
@@livia2380 conseguido***
Melhor frase: "a gente brigou!"...kkkk sempre me fazem rir com isso.
A relação é algo que está em andamento e não se escolhe! Maravilhosa essa percepção! Experiência é algo que se dá! E a gente tá muito lascado... é isso!
“A gente tem a impressão de que toda e qualquer experiência é algo que vc pode escolher ter, mas é algo QUE SE DÁ”
❤️❤️❤️❤️ incrível
quase um episódio de black mirror essa descrição em 5:45
edit: isso é black mirror 9:00
edit2: perfeito Manu 14:30 - a relação não é um exercício de escolha, a relação é um exercício de presença - essa sensação de ser capaz ou de querer e (às vezes) poder adquirir qualquer e toda experiência vem muito do mundo em que vivemos hoje, onde temos coisas como tinder, onde as pessoas são meras peças no cardápio do aplicativo, disponíveis para nossa escolha... realmente, estamos lascados
Eu to rindo mto e mto mal ao mesmo tempo com a parte do: Ghosting no espaço, tem nem som porque no vacuo não tem som e a pessoa vai morrer lá no vacuo no abandono 😂 ..
Socorro esta alusão ficou tão real e trágica 🤦🏻♀️😂😅
Q incrível. A angústia foi quase palpável em vários momentos kkkkkkkkkkkkkk
Olha, eu n sei se vcs irão sobreviver estando juntinhos no dia a dia, mas...dá pra sacar o qto estão mais vibrantes, alegres. Estão se olhando de verdade ! Sei lá, parece que viraram gente. Sabem...os corpos se nutrem e se entendem muito melhor do q a mente insana. Vcs estão lindossssss
"viraram gente" KKKKKKKK oxente (mas eu entendi, só achei engraçado)
Vocês podiam fazer um dia do botecão e selecionar alguns dos seguidores pra fazer tipo uma roda de conversa sobre alguns temas que vcs abordam nos vídeos, seria mais interessante que uma live por exemplo que é tão impessoal
Larissa Okumura mas como selecionar?
Acho que seria tipo um encontrinho kkkk quem quiser ir, vai e rola uns papos bem interessantes
flor e manu podia ser sorteio virtual pros interessados, ou rolar um concursinho tipo quem der a melhor resposta (mais criativa, etc) pra alguma pergunta, não sei..
@@floremanu Achei genial a sugestao da Larissa. De repente, vocês poderiam selecionar/contactar/convidar pessoas que fizeram comentários e que foram destaques/gatilhos para os vídeos de vcs em 2019. Pode ser uma boa pedida pq rola familiaridade com temas, pontos de vista e conversas (até msm alguns tópicos podem ser ampliados ou revisitados). Quase uma retrospectiva, mas "andando pra frente". rsrs
P.s.: adoro os vídeos de vcs. Acompanho desde o começo, modo gosthing. :)
aqui, em SP , funciona bem o Sarau ( tem poesia na periferia, performance com pintura pequenos monólogos ) depois o bate papo é livre, despretensioso . um mediador vai coordenando. vc compra o convite e usufrui da experiência .
Manu, sério, você está sendo a voz da consciência neste momento, gostei muito do que você está falando, engraçado como as relações elas são, isso acontece nos dois polos da equação.
Fique calmo que o cataclisma é vertiginoso, mas ele acalma.
Eu acho que não faz sentido um casal morar sob o mesmo teto. Depois de ler "O Curso do Amor" (recomendação do canal inclusive), cheguei à conclusão de que a distância é necessária para que ambos mantenham sua individualidade e um mínimo de entusiasmo um pelo outro. Não precisa ser outra cidade, podem até ser vizinhos, mas cada um com seu espaço e sua rotina.
era exatamente nisso que eu tava pensando! e se quiser MESMO morar junto, se precisar muito dividir um lugar por conta de grana, pensei na solução de serem 2 quartos separados rs
porém, filhos.
@@suzellecavalcant é, no meu caso filhos também não são uma opção. Para quem tem ou quer ter, infelizmente não consigo enxergar a possibilidade de uma relação amorosa satisfatória a longo prazo, enxergo apenas a possibilidade de uma convivência amigável, isso quando a frustração não toma conta.
cada indivíduo e cada casal se satisfazem mais com determinada dinâmica. em termos de manutenção de individualidade, sim, pra mim parece claro. mas a individualidade não tem o mesmo peso na balança para todas as pessoas.
Concordo muitíssimo! Namoro há 14 anos, sendo 11 em casas separadas. Eu sozinha na minha e ele na dele. Moramos juntos por 2 anos. Terminamos. Quando nos reencontramos (2 anos depois do término), decidimos q seria assim ou não seria.
Comprei meu apê sem compôr renda com ele. Não comprei pra morarmos juntos, comprei pra mim! Foi minha maior conquista da vida. E comemoramos juntos a minha conquista.
Morar separados é oq nos une! Oq nos faz estar num relacionamento cuja dinâmica gostamos e funciona para nós. Ambos não querer filhos tbm ajuda na manutenção dessa dinâmica.
Pra nós, tem sido lindo!
"então a sua melhor relação é o seu espelho" puts.......
Vocês estão certíssimos, as pessoas hoje em dia tem idealizado que temos que ser uma relação quando na verdade temos que estar um uma relação, não se cobrar e apenas viver esse momento. Agradeço pelo vídeo, só concretizou que minha maneira de pensar é a que me faz evoluir de forma leve e espontânea ♥️
as relações afetivas são espelho mesmo. assim como o app que vcs falaram. mas, na vida real, também refletimos no outro as nossas sombras (nosso inconsciente - que inclusive acredito que é coletivo). isso dificulta as relações de tal nível que o ghosting se torna vc descartar a si mesmo... cara, só uma coisa (daqui, e pra mim) vocês tem uma dinâmica de relação oposta/complementar total hahaha! é lindão de ver! beijinho, adoro vocês!
O caminho que estamos seguindo de doenças mentais, emocionais e várias outras síndromes, nos distância, nos bloqueia e com isso não crescemos. A individualidade se faz necessária para ser alguém melhor. Estando consigo e se amando, será uma excelente companhia para o outro, para amar o outro. Sem saber o que gostamos, não podemos ser um bom par. Os limites da individualidade e do egoísmo se esbarram o tempo todo mas é como descobrimos e respeitamos estes limites que vamos expandindo. Empatia. Amor. Ouvir e falar. Comunicar-se. O canal de vocês é excelente exatamente por vcs falarem. Precisamos conversar mais.... Bjs.
Tão bugada com esse vídeo que não consigo formular uma questão.O quão ele representa minhas neuras de relacionamento vs. individualidade. Aiii façam live :D, façam a peça tbmm!
Melhor canal do RUclips! A autenticidade de vocês me ajuda demais. Vocês não tem noção! Obrigada ao algoritmo e ao universo por ter me enviado esse canal!🙏🏽🙏🏽😘
Eu amo quando vocês estão altamente pistolas com a situação da humanidade! Melhor vídeo. Estamos ladeados mesmo.
esse vídeo é mto legal! nesse momento tô me sentindo mto o patinete... porque o ruim é qdo a gte tá ali acreditnado que tá se relacionando, mas o outro tava só dando uma volta. mto cansativo mesmo...
Que delícia o humor exalado hoje. Amo ver vcs assim. Humor é um elo de cumplicidade fodásticooooo de bom rs
Acredito que se houver um gostar verdadeiro, um amor verdadeiro, o ato de você estar com a pessoa é a melhor parte do dia. As pessoas na realidade querem alguém só para quando se sentir só ter a quem recorrer. Quem já gostou muito de alguém sabe o quanto é bom no final do dia do trabalho ou seja lá o que fez durante seu dia encontrar a pessoa amada ( querida) fora isso é preenchimento de lacuna.
Sabrina Lisboa muito bacana o que vc falou Sabrina.
"Só de ser um nome americano eu não vou ter" kkkkkkkkkkk me representou
Lindinhos agora q vcs voltaram para o ar, deu saudades de vcs. Que bom q vcs continuaram ❤❤
Acho que esse é o melhor vídeo de vocês que já assisti. Na verdade é o melhor vídeo que já assisti. Não sei nem o que dizer, mas já disse. Adoro vocês e obrigada!
Amo tanto ouvir vocês... Eu sempre fico chocada em como as coisas acontecem na minha vida e vcs aparecem em cada vídeo me fazendo refletir... bizarro e maravilhoso ao mesmo tempo hahaha. Obrigada por trazerem tanta sinceridade e vulnerabilidade! Os vídeos de vocês me ajudam demais!! 💘
tem como sumir da família sim, inclusive em muitos casos, recomendo. :P
eu tb recomendo.
Que reflexão! Maravilhoso video!
Sigo vendo todos os vídeos de vcs pra estar preparada quando estiver numa relação amorosa com outro indivíduo. (Espero que esse dia chegue, rsrs)
Gente, muito legal a reflexão do vídeo. Principalmente a ideia do que é na prática ter uma relação, em contraponto com liberdade, seus próprios desejos individuais, etc. mas o vídeo não é sobre ghosting. Tem toda uma reflexão sobre essa “prática” que não foi abordada. O ghosting é um reflexo da nossa sociedade tecnológica e que tem medo de rejeitar (da rejeição também, mas nesse caso é mais rejeitar). Ele acontece muito mais em relações que ainda não estão definidas, em que você ainda não consegue cobrar satisfação. Então, a pessoa some e você não sabe exatamente qual o problema, mas também não vai perguntar, sendo que na maioria das vezes é falta de interesse e medo de rejeitar. E normalmente a interação se dá majoritariamente on-line, o que facilita muito o sumiço. Enfim, não sei se deu para entender, mas o ponto principal é: no relacionamento de vocês eu não diria que o ghosting se enquadra
Nossa cara, só obrigado.
Esse assunto do ghost me esclareceu muito sobre o último relacionamento que tive
Pelo menos vcs estão tentando! Enquanto tem conversa tem coisa...
Nem sempre concordo com tudo, mas, admito que a sinceridade com que lidam com as questões individuais de vocês, me admira!
Ai mds eu adoro os vídeos de vcs. Eu acho ótimo essa realidade que vcs trazem, eu sou o contrário doq vcs falaram de querer alguém só pra mandar uma msg, ter alguém enfim, por ter. Eu quero isso? Sim, mas acabo não investindo, ou buscando nada, não necessariamente por falta de oportunidade (me senti um homem hétero falando isso), mas pq é um saco conviver, dá nos nervos, dá mil problemas, ave maria da gastura só de pensar. Além disso, 95% dos relacionamentos próximos a mim são uma merda, pq ou as pessoas ficam umas com as outras mesmo sem ter mais interesse pq estão confortáveis, ou vira um troço tóxico que n consegue se ver sem brigar, fica com joguingo de manipulação, de ghosting toda hora, ciuminho por bosta, sabe. Não tenho paciência pra essas coisas.
Minhas terapeutas já falaram que, como eu sou a pessoa que, como qualquer outra, escolhe com quem fica, não vou ficar com essas pessoas que identifico como ruins em outros relacionamentos. Mas aí é que está, minhas amigas também não gostavam de nada disso e caíram em relacionamentos merda mesmo assim, e francamente eu não me acho mais especial ou inteligente que elas quando tô ficando com gente. Se relacionar é muito louco, complexo e esquisito.
Cara é justamente isso que eu percebo, as pessoas fogem e se livram da responsabilidade delas entenderem elas mesmas. Isso gera um hábito do qual a pessoa quer se relacionar com os outros, porém não quer olhar para ela mesma.
"eu gosto de conversar"
Flor e Manu... esse vídeo enfiou o dedo na minha ferida!!!! Estava conversando com uma amiga hoje sobre a dificuldade que estou tendo em me relacionar por conta do meu individualismo/liberdade!!! Ta difícil.....estou em um relacionamento e não estou conseguindo lidar com as opiniões diferente da minha. Por exemplo, eu quero viajar pra Argentina ele para o nordeste, e eu não aceito simplesmente por mim acabava com o relacionamento e ia só para Argentina 😔 Socorro não sei se é egoísmo, trauma, enfim...... Gratidão amo esses papos e vem pra Campinas e me chama pra tomar um chá!!
kkkkkkkkkkkkkkkk Nunca vi Manu tão atacado. Ficou muito engraçado! Flor ficou até muda. rsrs Eu que recém terminei um relacionamento, fico pensando se ghosting não é a solução para relacionamentos onde o outro lado ignora você como um ser pensante e participante da relação. Não estou justificando. Mas admito que as vezes chamar a pessoa infinitas vezes para conversar e ela ignorar completamente tudo que foi conversado, não seria hora de parar de perder tempo.
"ah! mudei de vídeo" (não mudei!)
se relacionar é também escolher lidar com o outro todos os dias, e é mais fácil desistir...
"Sua melhor relação é com um espelho! (Muitos gestos aleatórios)" hahahahahahahhaa Manu tá mt engraçado nesse vídeo, só assim msm pra compensar a estranheza de não gostar de música...
Flor, eu particularmente não sei mt bem se é brincadeira não, brincar tb é uma forma de discurso ;)
Foi um dos melhores vídeos do canal de vocês! Levei um tapão na cara, mas amei.
Eu tentei não dar ghosting de amizade, mas me aconselharam a não mexer mais na merda. Aí fico no conflito do "lavar roupa ou não lavar roupa". Eu estou fazendo maratona dos vídeos, e ainda não vi algum que trate diretamente sobre "fofoca", "falar mal dos outros pelas costas". Atitude que vejo ser muito comum. No vídeo sobre fidelidade e lealdade vi que foi dada uma passada no "falar do namorado para amigos antes de discutir o problema com ele mesmo". Adoro o canal de vocês! Abraço e bom almoço!
Flor e Manu, excelente vídeo! Esse tema está tão presente no nosso cotidiano, e se tornado tão banal, que raramente paramos para refletir sobre as marcas afetivas que o modo contemporâneo de se relacionar tem ocasionado em nós. Esse canal está cada vez melhor. Adoro a naturalidade com que tratam esses assuntos e tbm admiro a relação espontânea e despida de máscara q vcs têm! ❤️
Obs: existe vida inteligente no RUclips 🙏 rs
Vídeo necessário e de abrir a mente. Tb observo essa artificialização de tudo e todos, tento conviver de forma “saudável”, pra não acabar isolada, mas é como nadar contra a correnteza permanentemente. Estamos mesmo muito ferrados. Mas ao menos não estou sozinha nessa linha de pensamento! Sigam falando!!!
Vi esse vídeo umas 5 vezes pelo menos, me fez rir, gargalhar e refletir ao mesmo tempo... vcs trazem pra gente que são um casal REAL, que se amam mas que as vezes querem dar um ghosting no outro... kkkk vocês fazem com que eu que tenho uma relação, saiba que ela é mais comum do que eu muitas vezes imagino. Ou seja, vcs são gente como a gente... amo os vídeos de vcs e a Flor é demais!!! "amor, faz uma tapioquinha pra mim?!" Kkkkk ❤
Aih que delícia esse vídeo. ♥️
Realmente, as pessoas não permitem mais que se desenvola uma relação, tudo está muito descartável.
E relacionamento é insistência, permanência, mesmo quando as coisas não estão boas. São principalmente nesses momentos adversos que descobrimos o melhor termômeto de uma verdadeira relação... "Apesar de todos os nosso problemas, a presença do outro é só o que basta" ... A relação nasce quando você percebe o privilégio da presença, aí qualquer difícil inicial é superada.
Sobre o final, Manu, eu também acho péssimo e mesmo não tendo pelancas, prefiro falar isso do que esses termos estrangeiros bestas.
Gentemmmm please uma live de vcs seria o máximo!!!!!
Descobri um livro há pouco que diz muito sobre essa enrascada que estamos nos metendo: “A reinvenção da intimidade. Políticas do sofrimento cotidiano.”, do Christian Dunker. Fica a dica pra quem se interessar. Abraços e obrigado pelo canal, adoro as discussões divergentes e complementares de vocês!
E o mais difícil de se pensar a individualidade é a percepção de que ela existe e então toda a complexidade que a envolve em si mesma. Me observo sentindo e desejando infinitamente a presença do outro significativo e então ao caminho deparar-se com esse outro, submerso em si, assim como eu, é de uma trava instantânea. Acho que é nesse momento que os limites entre um corpo e outro se fazem vivos à vista. Engraçado todo esse dilacerar-se e essas reconstruções fluidas, prévias, imensas!
Adorei o canal de vocês! Assisti alguns vídeos antes de comentar mas esse eu tinha que escrever porque essa argumentação sobre relacionamento e os opostos "o inferno são os outros" e "o paraíso são os outros" foi demais. O que acontece e o que eu desejo ter? Vocês conseguem trazer pontos de vista diferentes e por isso é bom, por isso parece um bate papo. Muito bom! Abraços.
Até o silêncio de vocês tem sintonia maravilhoso! A experiência é o que está acontecendo n é o que se escolhe!!! Aaaaaahhhhh
Devo confessar que assisto os videos porque gosto do papo de vocês, mas assisto principalmente por causa do tema musical. É muito bom.
Abraços
Muito bom esse vídeo. As reflexões que vcs fazem são muito contundentes. Nao tinha ainda reparado em como praticamos diversas formas de ghosting e como isso vai afetando a forma como lidamos com o mundo e com os outros.
Manu, faz um vídeo sobre essa parte final do video, do "burnout", do ataque de pelanca e do transtorno da ansiedade generalizada, me senti representado rs
Eu fiz ghosting recentemente com uma pessoa, e me sinto mal com isso... Não é o tipo de coisa que eu me sinto bem ou não ligo de fazer, acho péssimo... Porém eu já havia conversado com a pessoa centenas de vezes e nada mudava, tudo no final era minha culpa, me relacionar com ela estava me fazendo extremamente mal e eu tinha certeza que se eu conversasse com ela para por um fim na relação, a pessoa simplesmente ia ter o seus ataques de fúria e me ofender como sempre fazia... Enfim, com isso, só quero dizer que nem todo ghosting é dado por falta de empatia/maturidade/responsabilidade, mas também é dado quando a pessoa já está tão mal, e não vê outra alternativa senão sumir!
Descobri o canal hj, no vídeo de dicas de livros. Já vi vários. Amei. Amei muito vcs!
EXATAMENTE, relacionamento é algo que acontece naturalmente!! Finalmente alguém disse, porra!!! Não é como escolher um produto para o consumo próprio - se mais pessoas tivessem lucidez sobre isso evitaria um mar de frustrações e dores por aí.
Amei este vídeo,muita sinceridade nas palavras,ficamos nos perguntando sobre este tipo de palavra e colocamos em nossas vidas,e na prática é muito diferente,temos que perceber o que queremos,e à individualidade todos precisam pra se entender como um todo,juntos demais sufocar e as vezes não percebemos o quanto nos faz mal,distância demais não dá pra entender o que o outro quer.
Que delícia um marido que sabe e gosta de conversar. ❤️
Amei a expressão "ser rainha da sua própria vida" rs. O maior desafio de relacionamentos pra mim é abrir mão dessa sensação de poder fazer o que eu tiver vontade sem ter que lidar com a expectativa de outra pessoa.
Que vídeo necessário!!!!! Obrigada!!!
Exercitando a liberdade e não exercitando a frustração.... É...
Vcs estão juntos pela "obra do espírito Santo🤣🤣...gente como estou maluka por vcs dois🥰Banho de realidade, exposição e tudo o mais👏👏...a melhor descoberta da minha vidinha😅... Parabéns pela coragem ... parabéns por nós mostrar a realidade nua e crua...QUETO VCS DE MELHORES AMIGOS🙌🙌🙏💋🥰
Tanta gente interessante nos comentários, com vivências parecidas, interessadas em aprender... Acho que o manu poderia criar um grupo de estudos pra compartilhar seu conhecimento conosco e assim podermos debater, opinar, contar experiências... Tô pirando muito?
Ainda interessada?
"A sua melhor relação é o seu espelho." O mindfuck que eu tive após essa frase do Manu...
E quando você tem uma autoestima baixa e não suporta o seu espelho? Tirando a busca por estima e etc, o que resta? Resta a solidão ou/e a busca por relações que acabam vazias?
Flor e Manu
Amei esse vídeo.
Essas angústias da liberdade, do individualismo, da adaptação, do ceder, do conviver, do estresse diário é algo que tenho me questionado nos últimos dias. Será que vou aguentar? Gostei muito da metáfora do patinete.
É isso. Mas não é tão simples. A vida não é simples. Dividir a vida com o outro não é simples. Se relacionar é algo quase sobrenatural nos dias de hoje. Se relacionar é pros fortes. 💪
Gente! Casamento em casas separadas é vida! Pode chamar de namoro tb, tanto faz o nome... Nao precisa ser em cidades diferentes pq ai dificulta qd quer estar junto, podem ser vizinhos, qd quer conversar vai la e conversa, qd quer ouvir musica e o outro nao quer vai pra sua casa. dorme junto qd quer, qd nao quer nao dorme... Isso ainda é se relacionar, nao é?? Acho q a divisao forçada e excessiva do espaço é o pior veneno das boas relaçoes, a gente briga por coisas desnecessarias e se obriga a sacrificios desnecessarios tb. Tem o lidar com o outro e tudo de bom e ruim e de aprendizado q isso implica mas com os limites saudaveis q ai cada casal vai estabelecer o seu ritmo.... O q acham?
AMEI esse vídeo. É exatamente isso...é nesse campo do "relacionar" que crescemos, aprendemos, nos burilamos...PERFEITO esse vídeo!!
Eu amo essa dinâmica de vocês! ❤️
Peça!
Obrigada pelas reflexões, pela sinceridade e pelos choques de realidade! Precisada, rs...
Por isso a importância de se relacionar com uma pessoa de maior identificação possível, pra que, quando a pessoa estiver em seu momento individual total haver ainda uma apreciação e admiração pela pessoa em si, sobre qualquer relação. Como por exemplo eu não casaria com um cara super fitness porque a rotina simplesmente, em algum momento, me incomodaria muito. É um processo de seleção natural pra fazer do tempo o mais leve possível, além, é claro de ambos estarem a fim de uma relação. Encontrar uma pessoa com ambas as definições é outro tema extenso hahahah.
Acho que no vídeo do domingo passado eu fiz um comentário ingrato. Foi mal, Manu. Mais uma vez. Vocês estão num momento que precisam respirar muito para manter o vínculo com o lugar comum dos dois. Difícil encontrar o espaço do meio termo entre os desejos individuais e "rituais" diários individuais. Esse tempo de afastamento por trabalho é complicado. Já passei por isso em alguns momentos. Acredito que é uma questão de paciência, tempo e respeito com a individualidade e singuralidade de cada um. É a casa do casal.
No mais, eu AMEI o vídeo. Me trouxe muitas expressões e visões novas sobre novas formas culturais nós relacionamentos.
Flor,
Outra coisa... Eu amo o silêncio. Estou aprendendo a gostar de ouvir música. Não usava música no dia a dia. Só em festa ou teatro,... Isso acho que vocês comentaram num outro vídeo. E aí andei pensando que ... Isso não importa a mínima.
Bom mesmo é você poder compartilhar do silêncio dele e ele da sua rotina musicada.