Eu diria que a inveja é um sentimento limítrofe entre injustiça e revolta - o invejoso considera que o outro tem algo sem merecer e que ele, o legítimo merecedor, não tem.
Manu, faltou falar sobre um detalhe no final: a alegria misturada com culpa quando as coisas dão errado pra pessoa que a gente inveja, especialmente no campo daquilo que nos afeta. Eu já me peguei ficando muito alegre e satisfeita com a desgraça alheia, pq aquele determinado objeto q ela tinha me despertava todos esses sentimentos de inadequação, ao mesmo tempo em que eu me sentia culpada por ficar feliz com isso, até pq eu tinha carinho pela pessoa. Inclusive, como ficou mais fácil de ficar próximo dela depois dessa “desgraça” 🤷🏼♀️ Ai ai…. O ser humano….. Sensacional o vídeo! Parabéns!
Apesar do tema do vídeo ser a inveja, eu queria falar da minha alegria em te ver segurando o teu novo livro! Quem escreve sabe da dificuldade em conseguir olhar para um material e determinar o seu fim, sempre buscando melhorar algo aqui e ali, mas é fundamental que em algum momento possamos entregar aquele material ao mundo. E eu te parabenizo especialmente pela clareza com que nos apresenta coisas complexas. Quero muito ler e fazer uma resenha do livro! Um abraço.
@@jaque8640 sem vc saber , descreveu a posição narcisica R3 da Teoria da Gangorra, qu usa a Fórmula da Mente. A intuição sempre antecede o saber . Foi assim que a fórmula da mente se apresentou a mim, depois da intuição de FREUD.
@@floraaraujo3085mas é comum eles usarem só o jealous pra ciúme e pra inveja. Eles costumam dizer jealous de que vc tá viajando, jealous que vc recebeu uma promoção e jealous do parceiro tb
O dificil é admitir que tem inveja. Tenho inveja de uma PORRADA de gente, mas são pessoas que nunca vou ser. Quando me pego sentindo inveja de pessoas comuns ou até próximas, eu caio na real. Um dia percebi isso e tive uma crise de choro por ter sentido isso de uns colegas que chegaram ao objetivo e eu fracassei. Doeu demais sentir, é horrível! Perceber que vc tá com inveja é tão amargo quanto.
pra mim a inveja acabou de passar de algo condenável pra algo doloroso. eu estou com vontade de abraçar o invejoso. se eu pudesse, abraçaria a mim mesma 😢
Concordo. A inveja é a dor do outro de não ter o que eu realizei. É o sentimento que surge da percepção do meu sucesso que o faz lembrar do seu fracasso. Todos nós temos esse sentimento. Simplesmente porque desejamos. Portanto, se condenamos o outro pela sua inveja, estamos condenando a nós mesmos.
Ou seja gente, vamo parar de idealizar!!! Ninguém tem que ser nada, ter nada, fazer nada, performar nada! Cada um tem uma trajetória de conquistas, fracassos, subidas e descidas. O outro é lindo, perfeito e tem o que eu não tenho ATÉ ENTRAR NA CASA DELE e ver as imperfeições, problemas e questões particulares dele. Ele só não mostra ou mente bem. Cada época nos traz obrigações ideais para SUPOSTAMENTE ser amado. Somos realmente amados com essa performance e currículo perfeitos? Amor verdadeiro ocorre em um lugar tal como é, sem precisar de mais e mais e mais coisas. No fim, todos morremos e sofremos à toa achando que nunca bastamos, que o outro é melhor. As piores pessoas têm quem as ame. Se você não é amado por quem você é, se retire. A vida é curta.
É bizarro como 30 minutos de vídeo do Emanuel passam rápido; mas, mudando de assunto, me lembrei agora do livro "A Amiga Genial" da Elena Ferrante. Ele trabalha muito bem o contexto da inveja muitas vezes tão mascarada e sublime entre 2 amigas de uma vida inteira. Obrigada pior mais um vídeo Manu!
Engraçado pensar que as pessoas hoje em dia, como uma forma de se mostrarem ser responsáveis afetivamente, descrevem o ciúmes como sentimento de posse, sendo assim uma "red flag" para o outro e para si mesmos. Ok. Mas na verdade o ciumes então, não tem força pra possuir. Ele é fraco - fracasso. Vixeee.. o meu raciocínio sobre isso foi longeee, longe aqui.. vou continuar no meu caderno, meu percurso da auto escrita improvisado hahaha. Mais uma vez parabéns pela habilidade e pela paixão pelo o seu trabalho. É lindo te ver, Manu! Aguardando ansiosamente kkk o vídeo do Divertindamente 2!!!! Bjsss
Conteúdo extremamente interessante, e doído, tanto quando somos quem inveja como quando se é alvo. Parabéns Manuel, por favo, faça um vídeo encaminhando possíveis caminhos de atenuar
Cara, minha terapia é vc falando😂tô só juntando seus vídeos p.mandar p minha terapeuta, pq o que eu não entendo vc já saber o que é e ainda explica o porquê. Me reconheço pelo que vc fala😂
Um olhar teu sobre os sentimentos do filme, vai dar pano pra manga!!🎉Vamos esperar uns 3 vídeos sobre o assunto !! Ótima ideia !@emanuelaragao Aguardo o vídeo junto aos meus mais sinceros sentimentos ❤, pura ansiedade e medo do que vou descobrir😂!!!
Acha q a inveja pode estar intimamente ligada com as mudanças q as pessoas se propõe em busca de atingir esse ideal do eu? Talvez nosso superego seja um suco mal digerido de inveja.
Eita...ansiosa pelo vídeo de Divertidamente 2...eu já assisti com minhas filhas uma de 8 anos e outra de 18...engraçado q a pequena não gostou da ansiedade 😂
Uma vez caí no golpe poliamorista, né, aí eu tinha muito ciúmes e foi piorando e percebi q meu ódio da terceira pessoa era uma espécie de paixão, pq ficava curiosa demais de que coisa era essa q ela tinha q eu não tinha. Não conseguia parar de prestar atenção. Ai eu larguei de ser idiota e sai desse contexto q me fazia mal. Hj em dia eu não tenho mais essa assombração quando vejo nenhuma das duas pessoas.
Esse foi o video do seu canal que mais fez sentido pra mim até hj, e veio em um momento onde eu tava precisando de entender mais sobre a inveja, eu achei muito dahora entender que a cobiça e a inveja são coisas diferentes, eu costumava botar as duas no mesmo saco 😅. Valeu Manu ❤ Seria maneiro se vc fizesse um vídeo sobre Compersão 😊
Eu entendi que a dominância é um problema, inclusive em minha vida. Porém, como uma necessidade humana fundamental, a dominância há de ter sua importância. Então, me vejo numa situação em que a dominância só parece um problema do qual gostaria de encontrar uma saída melhor e não consigo conviver em paz com ela. Quero dizer, como suprir essa necessidade de forma saudável sem implodir nossos vínculos? Já sei: alternância. Quando sou ambiciosa, quero sair da “zona de conforto”, há um misto de dominância e necessidade de buscar, que ao mesmo tempo é alimentada e premiada em nosso sistema neoliberal? Sim, acontece que preciso não só pagar contas, mas tb usufruir de recursos que são pagos (educação, saúde, lazer…). Eu me sinto perdida e confusa. Sobre o filme divertidamente, há uma cena em que pensei demais nas necessidades afetivas. Quando a protagonista, após ser tirada do jogo de hóquei, tem uma crise de pânico, eu diria. Eu pensei: ela precisa de acolhimento, de abraço para sair dessa! Mas o que o filme mostra: que foi algo dentro dela mesma, primeiramente, que a fez sair daquele looping de ansiedade, em que eu mesma, não raras vezes, me encontro. Pensamento acelerado que dificulta o relaxamento e o sono.
Sempre acreditei que só sentiria ciúme de um terceiro se me achasse faltante de algo que o terceiro tem, esse vídeo me explicou perfeitamente o pq dessa sensação. Ciúme é uma mistura de inveja e medo
Manu, adoraria ver você comentando sobre o filme Challengers, é simplesnente a cara do conteúdo deste canal e queria muito saber sua perspectiva sobre o filme. Beijão!
Esperando muito sobre os comentários a respeito de “divertidamente”. Esse vídeo sobre inveja e ciúme está sendo fundamental para eu começar a entender como os sentimentos estimulados na infância impactam na vida adulta. Manu, muito obrigada por mostrar esse caminho!
Fico pensando, o que seria então a inveja fora desse posição triangulada, sem a figura desse terceiro que aponta aquilo que eu deveria ter/ser para ser amado em minha completude. E quando a minha inveja está direcionada para essa minha dupla? Em última instância pode "significar" minha inadequação? A falha do ideal do eu? PS: eu adorei o vídeo seu canal é incrível!
Eu acho que a inveja é um sentimento que aparece quando o outro tem algo que pra nós é um desejo não realizado, ou seja, é uma falta. E aí o outro tendo expõe o que não temos.
"O que você acha?" Eu acho que sou muito invejoso. Cito ela como uma inveja neutra. Não quero fazer mal pra ninguém que invejo. Não sei se isso é cobiça. Não entendo a diferença entre essa inveja neutra e a cobiça. Fico angustiado com isso. Tenho uma vida muito adversa, cheia de violências voltadas a mim, cheia de traumas não-resolvidos e de oportunidades perdidas. Sinto que falhei miseravelmente. Tenho bons amigos, um trabalho que não me satisfaz mais, responsabilidades familiares contínuas das quais não tenho condições de me esquivar, embora tente manter-me afastado delas como posso. Minhas finanças estão deterioradas. Meus sonhos não existem. Minhas necessidades parecem intangíveis e superficiais. Isso tudo contrasta com a vida de pessoas próximas, algumas outras nem tanto, que conseguiram organizar-se na vida tendo bem menos recursos que eu, mas aproveitando muito bem as oportunidades que lhes vieram, aproveitando e aprimorando capacidades. Sinto inveja delas ao mesmo tempo que as respeito. Mas lamento por mim ao lançar-me num poço de auto-piedade. Um dos motivos de tantos reveses, aqui tratando somente de mim mesmo, é a união entre depressão e ansiedade que fazem parte da minha vida desde o começo da adolescência. Fui feliz em poucos momentos de trégua nos últimos vinte e cinco anos. Hoje estou exausto. Nesta exaustão, a inveja neutra se faz presente em mim. Gosto das pessoas, mas, no fim das contas, não consigo gostar de mim devido a falhas que cometi, que englobam a falta de autocuidado emocional e físico geradores de altas cargas de frustração, insatisfação e sensação de fracasso. Respiro fundo, não tão fundo assim, e sigo. Sigo nesta exaustão e num sistema fantástico de falta de vontade, ou de falta de energia vital. Sobrevivo.
Raciocínio perfeito! "Se eu fosse atlética e gostasse de acordar cedo, ele não estaria com outra agora. E como eu invejo aquela outra, que foi capaz de fazer o que eu não pude."
Na meu ideal do eu, eu precisaria ser mais produtiva, acordar cedo e disposta, praticar atividades físicas, dormir menos. E essa "preguiça" é a minha inadequação.
😮Ótima pauta ! Um dia fiquei. somatizando comportamento de um amigo invejoso ? Eu treino numa academia , ele todo dia falava que gosta da coisa que eu ponho : uma meia , um short , um anel , um cordão : dei corda para ver aonde ia ? Ele estava querendo no mesmo condomínio , que moro . Pensei , refleti, e me afastei - vi que a pessoa queria ser eu - OH louco .
Acredito que esteja ligado ao complexo fraternal , poderia fazer um video sobre isso tbm ?? Obrigada, seus videos esclarecem mt coisas dentro da minha mente
Manu, estava pensando que, nesse nosso sistema, algumas características pessoais são mais "valorizadas" que outras, num sentido bem mercadológico mesmo. E acho que essa lógica acaba entrando nos nossos relacionamentos, quando identificamos as características que não temos em outra pessoa e acabamos entrando numa espécie de concorrência, ou numa inveja mesmo, mas num sentido de concorrência com a gente mesmo. Não sei...só refletindo aqui. Gosto de ideia de falar sobre o Divertidamente!
É feio defender a inveja atacando o outro e dessa forma manter a inveja muito viva dentro de nós. Mas cada um tem que passar por essa fase no seu processo individual de subida. É bonito admitir que tem inveja quando está buscando não ter mais. Mas para atingir essa meta, tem que ir fundo, rever conceitos e valores. O caminho é dar valor só àquilo que realmente tem valor. Se você não olha para a sujeira você não quer limpa-la, mas mante-la oculta. Não admitir ter inveja dentro de si, não significa não tê-la. Por outro lado, se você vê inveja no outro, ela tem que estar em você. Por que senão, como você poderia vê-la? Pois nós somos o que pensamos. E percepções e pensamento são a mesma coisa. E quanto mais a inveja do outro te incomoda, mais agarrada ela está em você.
acho bom e complicado. inveja poderia ser um sentimento frio que pode gerar ódio. ciúme mais quente, talvez envolve a raiva. não sei se daria para incluir ai nas reflexões. beijo. vc é um gato kkk
Eu sempre fiz uma pergunta, mas nunca tive uma resposta satisfatória de terceiros. Qual é a diferença de admiração e inveja ? De certa forma, quando você admira alguem você quer também algo que a pessoa tem e de certa forma é uma maneira de inveja, não ?
Se a inveja é amor pelo ideal do eu, como posso entender que não é preciso ter inveja ou como parar de querer um amor incondicional, que não existe na realidade?
A gente não precisa atender a expectativas dos outros, da sociedade, não precisamos ser ou ter mais e mais. Buscar o próprio bem estar com menos pressão e autocobrança. A gente se ilude achando que X ou Y vai trazer o afeto do outro. O outro vai sentir afeto pelas razões dele, não as nossas. E é interessante a questão do amor incondicional: o outro nos ama pelas "condições" dele. O amor é um encontro das condições de ambos.
Na verdade o vídeo me remeteu à idéia de quanto que a figura do ex Presidente Bolsonaro me parecia ser uma válvula de escape para com que as pessoas pudessem odiar sem culpa, eis o ódio do bem. Odiar o cara era um sinalizador de virtude moral, ou seja, quanto mais ódio, mais virtude e do bem o individuo pareceria ser. Elegendo um cara para representar o mal, eu não acesso o "mal igual" em mim. Quando malhamos o Judas estamos dizendo que a traição não está em nós, mas no outro. Acho que o Bolsonaro, orgulhoso com sua própria agressividade e estupudez, feria o narcisismo daqueles que reprimiam a própria agressividade e estupidez em.sí mesmos. Além de sentirem um gozo mórbido, logo inconfessável, acho que tinham inveja por ele soltar as fezes sem pudor enquanto eles precisavam reprimir aa mesmas fezes. O cara parece ter sido um espelho maldito para essas pessoas.
Não sei se é um tema interessante para o canal: sentimento de vingança. Muitas vezes super reprimido por conta de ser “feio” também, contrário do pensamento cristão que diz que devemos perdoar. Sentimento Kill Bill, Gone Girl, Promising Young Woman… até que ponto fantasiar a vingança ajuda? Ou não ajuda em nada porque ela é “pequena, m4t4 a alma e envenena” Super sim pro vídeo do Divertidamente 2 :)
Manu, como é o nome daquele livro sobre amor que vc e Flor leram há um tempo? Vc mostrou em vários vídeos seus sozinho e também com a Flor, se não me engano era de um autor oriental, a capa se não me engano era branca com uns desenhos azuis.
O livro Um Curso em Milagres diz que só o amor existe. E aquilo que não é amor é um pedido de amor. Nesse sentido, inveja é, portanto, um pedido de amor. Não só nas relações em que se exige que ela fique oculta, mas também naquelas em que ela pode ser expressada. É um pedido de amor simplesmente porque ela deseja ter uma coisa que não tem e que se tivesse, na sua ilusão, ela acredita que seria feliz. E para quem ela pede? Ela pede para Deus, ou ao universo. Tanto faz. Porque todo desejo é um pedido, uma oração, de acordo com o livro Um Curso em Milagres.
Partindo do pressuposto que nós tentemos a amar pessoas que de alguma forma de assemelham ao ideal do Eu, será que nós sentimos inveja das pessoas pessoas que amamos?
Não podemos ter inveja quando a coisa é compartilhada pelo outro e nós usufruímos dela também. Dessa forma não a desejamos, porque já a temos. Ex: Filho não tem inveja da mãe. Entretanto, se o que é do outro nos é negado ou apenas negociado, então podemos ter inveja sim.
@@nonikauling8189 🤯🤯 transcendeu mano so q dps eu fiquei pensando tbm q vc pode usufruir desse amor mas sentir que não usufrui (talvez por narcisismo negativo, por exemplo), então você seria capaz de sentir inveja. De td forma, é uma exceção né.
Eu estou vendo seus vídeos a um bom tempo. Agora com as interações com musiquinhas atrapalham o flow de pensamentos. Pelo menos ao meu ver. Eu preferia quando era só vc falando direto. E as “interrupções” em silêncio eram mais agradáveis de acompanhas. Posso tá sendo chato kskksks
A mim, por acaso, essas interrupções com música, me ajudam a seguir o raciocínio. É curioso como o cérebro, de cada um de nós, funciona de formas tão diferentes. 😂
Inveja não é querer o q o outro tem. É não querer q o outro tenha o q a gente não tem.
E gostaria de ter
Eu diria que a inveja é um sentimento limítrofe entre injustiça e revolta - o invejoso considera que o outro tem algo sem merecer e que ele, o legítimo merecedor, não tem.
A inveja expõe o que nos falta.
Manu, faltou falar sobre um detalhe no final: a alegria misturada com culpa quando as coisas dão errado pra pessoa que a gente inveja, especialmente no campo daquilo que nos afeta.
Eu já me peguei ficando muito alegre e satisfeita com a desgraça alheia, pq aquele determinado objeto q ela tinha me despertava todos esses sentimentos de inadequação, ao mesmo tempo em que eu me sentia culpada por ficar feliz com isso, até pq eu tinha carinho pela pessoa.
Inclusive, como ficou mais fácil de ficar próximo dela depois dessa “desgraça” 🤷🏼♀️
Ai ai…. O ser humano…..
Sensacional o vídeo! Parabéns!
Nossa, total. Já senti isso várias vezes e sim… é péssimo, mas é verdade. Seria legal que o Manu, fizesse uma parte 2 da inveja. 😊
Apesar do tema do vídeo ser a inveja, eu queria falar da minha alegria em te ver segurando o teu novo livro! Quem escreve sabe da dificuldade em conseguir olhar para um material e determinar o seu fim, sempre buscando melhorar algo aqui e ali, mas é fundamental que em algum momento possamos entregar aquele material ao mundo. E eu te parabenizo especialmente pela clareza com que nos apresenta coisas complexas. Quero muito ler e fazer uma resenha do livro! Um abraço.
"Ciúme: posição já triangulada em que se luta para voltar a ser dupla.
Inveja: posição triangulada em que não é possível ser dupla."
.
Nesse trecho eu desabei...
isso que você falou é a instância R3 na Fórmula da Mente , da TEORIA DA GANGORRA
O que FREUD fala EU desenho
Incrível isso.
@@jaque8640 sem vc saber , descreveu a posição narcisica R3 da Teoria da Gangorra, qu usa a Fórmula da Mente.
A intuição sempre antecede o saber . Foi assim que a fórmula da mente se apresentou a mim, depois da intuição de FREUD.
Inveja é socialmente feio, ciúme é "uma prova de amor" no popular. Em inglês a mesma palavra significa as duas coisas
Isso não é verdade, tem envy e jealousy.
@@floraaraujo3085as duas palavras podem ser usadas para se referir à inveja, sendo que jealousy tem um carga ainda mais negativa.
@@floraaraujo3085mas é comum eles usarem só o jealous pra ciúme e pra inveja. Eles costumam dizer jealous de que vc tá viajando, jealous que vc recebeu uma promoção e jealous do parceiro tb
No francês é a mesma palavra
O dificil é admitir que tem inveja. Tenho inveja de uma PORRADA de gente, mas são pessoas que nunca vou ser. Quando me pego sentindo inveja de pessoas comuns ou até próximas, eu caio na real. Um dia percebi isso e tive uma crise de choro por ter sentido isso de uns colegas que chegaram ao objetivo e eu fracassei. Doeu demais sentir, é horrível! Perceber que vc tá com inveja é tão amargo quanto.
pra mim a inveja acabou de passar de algo condenável pra algo doloroso. eu estou com vontade de abraçar o invejoso. se eu pudesse, abraçaria a mim mesma 😢
Concordo.
A inveja é a dor do outro de não ter o que eu realizei. É o sentimento que surge da percepção do meu sucesso que o faz lembrar do seu fracasso.
Todos nós temos esse sentimento. Simplesmente porque desejamos.
Portanto, se condenamos o outro pela sua inveja, estamos condenando a nós mesmos.
Me abraça!! 😂
E quando a pessoa se acha invejada?? O que é?
@@Kristhianne1soberba?? Eu acho que seria isso.
@@Juliana_desouza87 Todos somos invejosos e invejados em alguma medida. Reconhecer pontualmente a inveja do outro para com você não me parece soberba
Análise perfeita nesse vídeo! Amei a sugestão de vídeo sobre a falácia da autossuficiência, grava pra nós, Manu?!
Ou seja gente, vamo parar de idealizar!!! Ninguém tem que ser nada, ter nada, fazer nada, performar nada!
Cada um tem uma trajetória de conquistas, fracassos, subidas e descidas. O outro é lindo, perfeito e tem o que eu não tenho ATÉ ENTRAR NA CASA DELE e ver as imperfeições, problemas e questões particulares dele. Ele só não mostra ou mente bem.
Cada época nos traz obrigações ideais para SUPOSTAMENTE ser amado. Somos realmente amados com essa performance e currículo perfeitos? Amor verdadeiro ocorre em um lugar tal como é, sem precisar de mais e mais e mais coisas.
No fim, todos morremos e sofremos à toa achando que nunca bastamos, que o outro é melhor. As piores pessoas têm quem as ame. Se você não é amado por quem você é, se retire. A vida é curta.
É bizarro como 30 minutos de vídeo do Emanuel passam rápido; mas, mudando de assunto, me lembrei agora do livro "A Amiga Genial" da Elena Ferrante. Ele trabalha muito bem o contexto da inveja muitas vezes tão mascarada e sublime entre 2 amigas de uma vida inteira. Obrigada pior mais um vídeo Manu!
Engraçado pensar que as pessoas hoje em dia, como uma forma de se mostrarem ser responsáveis afetivamente, descrevem o ciúmes como sentimento de posse, sendo assim uma "red flag" para o outro e para si mesmos. Ok. Mas na verdade o ciumes então, não tem força pra possuir. Ele é fraco - fracasso. Vixeee.. o meu raciocínio sobre isso foi longeee, longe aqui.. vou continuar no meu caderno, meu percurso da auto escrita improvisado hahaha. Mais uma vez parabéns pela habilidade e pela paixão pelo o seu trabalho. É lindo te ver, Manu! Aguardando ansiosamente kkk o vídeo do Divertindamente 2!!!! Bjsss
Conteúdo extremamente interessante, e doído, tanto quando somos quem inveja como quando se é alvo. Parabéns Manuel, por favo, faça um vídeo encaminhando possíveis caminhos de atenuar
Inveja a gente tem daquilo que não é nosso, mas gostaria que fosse e o ciume acontece quando consideramos algo como sendo nosso
Cara, minha terapia é vc falando😂tô só juntando seus vídeos p.mandar p minha terapeuta, pq o que eu não entendo vc já saber o que é e ainda explica o porquê. Me reconheço pelo que vc fala😂
Obrigada pelo vídeo, Manu. Sim, seria interessante falar sobre o filme Divertidamente.
manu! Quando sai o video com o Mark Solms
Um olhar teu sobre os sentimentos do filme, vai dar pano pra manga!!🎉Vamos esperar uns 3 vídeos sobre o assunto !!
Ótima ideia !@emanuelaragao
Aguardo o vídeo junto aos meus mais sinceros sentimentos ❤, pura ansiedade e medo do que vou descobrir😂!!!
De milionário, muito milionário, herdeiro/a tenho raiva e inveja. É bem paradoxal.
Kkkkkk exatamente, odeio pq não sou
acho que você tem mais é ressentimento! não inveja.
A raiva não seria um resultado da inveja?
Acha q a inveja pode estar intimamente ligada com as mudanças q as pessoas se propõe em busca de atingir esse ideal do eu? Talvez nosso superego seja um suco mal digerido de inveja.
Eita...ansiosa pelo vídeo de Divertidamente 2...eu já assisti com minhas filhas uma de 8 anos e outra de 18...engraçado q a pequena não gostou da ansiedade 😂
Uma vez caí no golpe poliamorista, né, aí eu tinha muito ciúmes e foi piorando e percebi q meu ódio da terceira pessoa era uma espécie de paixão, pq ficava curiosa demais de que coisa era essa q ela tinha q eu não tinha. Não conseguia parar de prestar atenção. Ai eu larguei de ser idiota e sai desse contexto q me fazia mal. Hj em dia eu não tenho mais essa assombração quando vejo nenhuma das duas pessoas.
Complexo 🤔 Cada vez mais amando seus vídeos 🥰
O que garante que se tem o necessário para sobreviver? E eu assisti divertidamente 1 e 2, acho que seria um bom vídeo
Esse foi o video do seu canal que mais fez sentido pra mim até hj, e veio em um momento onde eu tava precisando de entender mais sobre a inveja, eu achei muito dahora entender que a cobiça e a inveja são coisas diferentes, eu costumava botar as duas no mesmo saco 😅. Valeu Manu ❤ Seria maneiro se vc fizesse um vídeo sobre Compersão 😊
Eu entendi que a dominância é um problema, inclusive em minha vida. Porém, como uma necessidade humana fundamental, a dominância há de ter sua importância. Então, me vejo numa situação em que a dominância só parece um problema do qual gostaria de encontrar uma saída melhor e não consigo conviver em paz com ela. Quero dizer, como suprir essa necessidade de forma saudável sem implodir nossos vínculos? Já sei: alternância. Quando sou ambiciosa, quero sair da “zona de conforto”, há um misto de dominância e necessidade de buscar, que ao mesmo tempo é alimentada e premiada em nosso sistema neoliberal? Sim, acontece que preciso não só pagar contas, mas tb usufruir de recursos que são pagos (educação, saúde, lazer…). Eu me sinto perdida e confusa.
Sobre o filme divertidamente, há uma cena em que pensei demais nas necessidades afetivas. Quando a protagonista, após ser tirada do jogo de hóquei, tem uma crise de pânico, eu diria. Eu pensei: ela precisa de acolhimento, de abraço para sair dessa! Mas o que o filme mostra: que foi algo dentro dela mesma, primeiramente, que a fez sair daquele looping de ansiedade, em que eu mesma, não raras vezes, me encontro. Pensamento acelerado que dificulta o relaxamento e o sono.
Sempre acreditei que só sentiria ciúme de um terceiro se me achasse faltante de algo que o terceiro tem, esse vídeo me explicou perfeitamente o pq dessa sensação.
Ciúme é uma mistura de inveja e medo
Manu, adoraria ver você comentando sobre o filme Challengers, é simplesnente a cara do conteúdo deste canal e queria muito saber sua perspectiva sobre o filme. Beijão!
faz um video explicando comoa psicanálise explica a psicopatia...
Esperando muito sobre os comentários a respeito de “divertidamente”. Esse vídeo sobre inveja e ciúme está sendo fundamental para eu começar a entender como os sentimentos estimulados na infância impactam na vida adulta. Manu, muito obrigada por mostrar esse caminho!
Mais.um vídeo muito rico!
Adoro seus vídeos! São aulas esclarecedoras! Maravilhosos!
Esse foi, sem dúvidas, um dos melhores vídeos do canal que eu já assisti... E que eu estava precisando. Obg Manu.
Ansiosa pelo vídeo sobre Divertidamente 2!
Fico pensando, o que seria então a inveja fora desse posição triangulada, sem a figura desse terceiro que aponta aquilo que eu deveria ter/ser para ser amado em minha completude.
E quando a minha inveja está direcionada para essa minha dupla? Em última instância pode "significar" minha inadequação? A falha do ideal do eu?
PS: eu adorei o vídeo seu canal é incrível!
Sem essa terceira coisa a inveja não pode existir. Pois a terceira coisa é o objeto do desejo que é posse da segunda coisa.
Bacana Manu, reconhecer a inveja é o primeiro passo.🙏🏼
Melhor vídeo
Eu acho que a inveja é um sentimento que aparece quando o outro tem algo que pra nós é um desejo não realizado, ou seja, é uma falta. E aí o outro tendo expõe o que não temos.
Não tenho inveja, tenho sim cobiça de algumas cositas 🙌🙏😁
Outra forma de dizer que sente inveja mesmo.
Excelente ideia um vídeo comentando Divertidamente.
❤❤❤
"O que você acha?" Eu acho que sou muito invejoso. Cito ela como uma inveja neutra. Não quero fazer mal pra ninguém que invejo. Não sei se isso é cobiça. Não entendo a diferença entre essa inveja neutra e a cobiça. Fico angustiado com isso. Tenho uma vida muito adversa, cheia de violências voltadas a mim, cheia de traumas não-resolvidos e de oportunidades perdidas. Sinto que falhei miseravelmente. Tenho bons amigos, um trabalho que não me satisfaz mais, responsabilidades familiares contínuas das quais não tenho condições de me esquivar, embora tente manter-me afastado delas como posso. Minhas finanças estão deterioradas. Meus sonhos não existem. Minhas necessidades parecem intangíveis e superficiais. Isso tudo contrasta com a vida de pessoas próximas, algumas outras nem tanto, que conseguiram organizar-se na vida tendo bem menos recursos que eu, mas aproveitando muito bem as oportunidades que lhes vieram, aproveitando e aprimorando capacidades. Sinto inveja delas ao mesmo tempo que as respeito. Mas lamento por mim ao lançar-me num poço de auto-piedade. Um dos motivos de tantos reveses, aqui tratando somente de mim mesmo, é a união entre depressão e ansiedade que fazem parte da minha vida desde o começo da adolescência. Fui feliz em poucos momentos de trégua nos últimos vinte e cinco anos. Hoje estou exausto. Nesta exaustão, a inveja neutra se faz presente em mim. Gosto das pessoas, mas, no fim das contas, não consigo gostar de mim devido a falhas que cometi, que englobam a falta de autocuidado emocional e físico geradores de altas cargas de frustração, insatisfação e sensação de fracasso. Respiro fundo, não tão fundo assim, e sigo. Sigo nesta exaustão e num sistema fantástico de falta de vontade, ou de falta de energia vital. Sobrevivo.
Raciocínio perfeito! "Se eu fosse atlética e gostasse de acordar cedo, ele não estaria com outra agora. E como eu invejo aquela outra, que foi capaz de fazer o que eu não pude."
Na meu ideal do eu, eu precisaria ser mais produtiva, acordar cedo e disposta, praticar atividades físicas, dormir menos. E essa "preguiça" é a minha inadequação.
A inveja parece ser a expressão clara do fracasso.
😮Ótima pauta ! Um dia fiquei. somatizando comportamento de um amigo invejoso ? Eu treino numa academia , ele todo dia falava que gosta da coisa que eu ponho : uma meia , um short , um anel , um cordão : dei corda para ver aonde ia ? Ele estava querendo no mesmo condomínio , que moro . Pensei , refleti, e me afastei - vi que a pessoa queria ser eu - OH louco .
Manu, eu achei genial, ainda estou me questionando 😂😂😂
Acredito que esteja ligado ao complexo fraternal , poderia fazer um video sobre isso tbm ?? Obrigada, seus videos esclarecem mt coisas dentro da minha mente
Manu, estava pensando que, nesse nosso sistema, algumas características pessoais são mais "valorizadas" que outras, num sentido bem mercadológico mesmo. E acho que essa lógica acaba entrando nos nossos relacionamentos, quando identificamos as características que não temos em outra pessoa e acabamos entrando numa espécie de concorrência, ou numa inveja mesmo, mas num sentido de concorrência com a gente mesmo. Não sei...só refletindo aqui.
Gosto de ideia de falar sobre o Divertidamente!
Inveja é a raiva reprimida direcionada a certos atributos considerados positivos que enxerga-se em outrem....
Ainda bem que é reprimida...
É feio defender a inveja atacando o outro e dessa forma manter a inveja muito viva dentro de nós.
Mas cada um tem que passar por essa fase no seu processo individual de subida.
É bonito admitir que tem inveja quando está buscando não ter mais. Mas para atingir essa meta, tem que ir fundo, rever conceitos e valores.
O caminho é dar valor só àquilo que realmente tem valor.
Se você não olha para a sujeira você não quer limpa-la, mas mante-la oculta. Não admitir ter inveja dentro de si, não significa não tê-la.
Por outro lado, se você vê inveja no outro, ela tem que estar em você. Por que senão, como você poderia vê-la? Pois nós somos o que pensamos. E percepções e pensamento são a mesma coisa.
E quanto mais a inveja do outro te incomoda, mais agarrada ela está em você.
Estava torcendo para vc comentar o Divertidamente 2.
acho bom e complicado. inveja poderia ser um sentimento frio que pode gerar ódio. ciúme mais quente, talvez envolve a raiva. não sei se daria para incluir ai nas reflexões. beijo. vc é um gato kkk
Eu sempre fiz uma pergunta, mas nunca tive uma resposta satisfatória de terceiros. Qual é a diferença de admiração e inveja ? De certa forma, quando você admira alguem você quer também algo que a pessoa tem e de certa forma é uma maneira de inveja, não ?
Se a inveja é amor pelo ideal do eu, como posso entender que não é preciso ter inveja ou como parar de querer um amor incondicional, que não existe na realidade?
A gente não precisa atender a expectativas dos outros, da sociedade, não precisamos ser ou ter mais e mais. Buscar o próprio bem estar com menos pressão e autocobrança.
A gente se ilude achando que X ou Y vai trazer o afeto do outro. O outro vai sentir afeto pelas razões dele, não as nossas.
E é interessante a questão do amor incondicional: o outro nos ama pelas "condições" dele. O amor é um encontro das condições de ambos.
A inveja não é amor, mas um pedido de amor.
A inveja é a não aceitação da realidade que é amor incondicional.
Faça um vídeo sobre divertidamenfe por favor!
Mto interessante a diferença de cobica, inveja é ciúmes
Quando sinto inveja, quase sempre tem a ver com o quanto eu sou medíocre.
Na verdade o vídeo me remeteu à idéia de quanto que a figura do ex Presidente Bolsonaro me parecia ser uma válvula de escape para com que as pessoas pudessem odiar sem culpa, eis o ódio do bem.
Odiar o cara era um sinalizador de virtude moral, ou seja, quanto mais ódio, mais virtude e do bem o individuo pareceria ser.
Elegendo um cara para representar o mal, eu não acesso o "mal igual" em mim.
Quando malhamos o Judas estamos dizendo que a traição não está em nós, mas no outro.
Acho que o Bolsonaro, orgulhoso com sua própria agressividade e estupudez, feria o narcisismo daqueles que reprimiam a própria agressividade e estupidez em.sí mesmos.
Além de sentirem um gozo mórbido, logo inconfessável, acho que tinham inveja por ele soltar as fezes sem pudor enquanto eles precisavam reprimir aa mesmas fezes.
O cara parece ter sido um espelho maldito para essas pessoas.
❤
É tipo aquela frase: tem gente que te quer ver bem, mas não melhor que ele ?
Não sei se é um tema interessante para o canal: sentimento de vingança.
Muitas vezes super reprimido por conta de ser “feio” também, contrário do pensamento cristão que diz que devemos perdoar.
Sentimento Kill Bill, Gone Girl, Promising Young Woman… até que ponto fantasiar a vingança ajuda? Ou não ajuda em nada porque ela é “pequena, m4t4 a alma e envenena”
Super sim pro vídeo do Divertidamente 2 :)
Algoritmo feliz
Manu, como é o nome daquele livro sobre amor que vc e Flor leram há um tempo? Vc mostrou em vários vídeos seus sozinho e também com a Flor, se não me engano era de um autor oriental, a capa se não me engano era branca com uns desenhos azuis.
Mas e quando a gente tem ,mas não quer que o outro tenha também? Pra ser alvo de admiração? Pra ser dominante?
É a mesma dor.
O livro Um Curso em Milagres diz que só o amor existe. E aquilo que não é amor é um pedido de amor.
Nesse sentido, inveja é, portanto, um pedido de amor. Não só nas relações em que se exige que ela fique oculta, mas também naquelas em que ela pode ser expressada. É um pedido de amor simplesmente porque ela deseja ter uma coisa que não tem e que se tivesse, na sua ilusão, ela acredita que seria feliz. E para quem ela pede? Ela pede para Deus, ou ao universo. Tanto faz. Porque todo desejo é um pedido, uma oração, de acordo com o livro Um Curso em Milagres.
Na boa, esse Curso em Milagres, é pura balela.
Pseudociência pura.
Coisa de coach gratiluz 🤦🤡
Sinto inveja e não peço nada a Deus, pq, para mim, Deus ou qualquer outra divindidade, não existe..
Ja vi inverem até a miséria de alguns
Partindo do pressuposto que nós tentemos a amar pessoas que de alguma forma de assemelham ao ideal do Eu, será que nós sentimos inveja das pessoas pessoas que amamos?
Não podemos ter inveja quando a coisa é compartilhada pelo outro e nós usufruímos dela também. Dessa forma não a desejamos, porque já a temos.
Ex: Filho não tem inveja da mãe.
Entretanto, se o que é do outro nos é negado ou apenas negociado, então podemos ter inveja sim.
@@nonikauling8189 🤯🤯 transcendeu mano
so q dps eu fiquei pensando tbm q vc pode usufruir desse amor mas sentir que não usufrui (talvez por narcisismo negativo, por exemplo), então você seria capaz de sentir inveja. De td forma, é uma exceção né.
Claro que sentimos.
Tipo "inveja " é ruim é feia... ciúmes é razoável fofo...
É ruim e feia só quando a inveja é negada em si mesmo.
Projeta-la no outro é uma forma de negar que ela está em mim.
Manu, nao entendi 😅 achei que estava acmpnhando, mas depois me fui "por las ramas" kkkkkkk
Tem jeito de diminuir a dor da inveja ciumenta?
🤓
má elaboração do estresse interno no mundo
Eu estou vendo seus vídeos a um bom tempo. Agora com as interações com musiquinhas atrapalham o flow de pensamentos. Pelo menos ao meu ver. Eu preferia quando era só vc falando direto. E as “interrupções” em silêncio eram mais agradáveis de acompanhas. Posso tá sendo chato kskksks
A mim, por acaso, essas interrupções com música, me ajudam a seguir o raciocínio. É curioso como o cérebro, de cada um de nós, funciona de formas tão diferentes. 😂
Os dois ciúme e inveja, muitas vezes estão juntos e ainda pode acontecer o ápice após o desejo de vingança, a vingança em si.
Ta cansadinho o manu 😢
Não tenho inveja dos outros pq acho a vida alheia tão desinteressante...acho bobo...todos sempre mentindo, querendo impressionar...chato...muio chato.