Percebo que quanto mais longe fico do instagram, mais tranquilidade tenho. Portanto, estou adotando atividades mais físicas, contemplativas e comunitárias e cada vez menos virtuais. Tem dado certo e diminuído meus níveis de ansiedade e autodemandas.
Manu, este é, sem dúvida, o vídeo mais importante do canal, rs. Todas as nossas relações passam por esse querer de volta o amor incondicional. Há uma geração entre 35 e 45 anos adoecida porque achou que teria este retorno no mundo do trabalho, vestiu camisa de empresa, achou que a empresa era a sua família... zero amor, galera. Só muita elaboração sobre si e o sistema para sair da lógica da dominância. E quem consegue, sente-se até inadequado, porque a maioria se submete, por várias razões, econômicas inclusive, às demandas desse outro. Parabéns por oferecer tanto conhecimento, agradeço!!!
Coincidência providencial? Manu percebo uma dinâmica na minha vida: tive pais que não ocuparam lugar de pais, me demandaram a responsabilidade muito cedo de cuidar e sustentar eles. Fui entendendo que eu precisava ser sempre muito mais, ter que sustentar financeiramente e emocionalmente a família que foi construída por eles. Apesar de fazer análise e ter clareza de que não preciso ocupar este "lugar", são mais de 20 anos que minha mãe está neste lugar de "dependente ". Se libertar é mais complexo pois não se trata de apenas deixar cada um assumir o quê lhe cabe, pois a imaturidade do outro faz com que não assume as rédeas. Percebo que sofro com a demanda da família, da sociedade em querer ser alguém que dê conta de sustentar ( mesmo no sentido de holding) e nem sempre conseguir dar conta de realizar essa cobrança que é cruel principalmente com as mulheres (e mães) neste tempo. Tento encontrar equilíbrio no silêncio, na paz interior, buscar ponderar o quê realmente importa nessa vida, mas é inegável que a dinâmica econômica é social massacra muitas vezes aquilo que seria algo sagrado em nós.
E eu li seu comentário com muito conhecimento de causa e efeito. Posso te dar um norte? Se possível tente aprender a difícil arte de dizer não sem se ferir. Não é fácil..Aos poucos vc pode se libertar...
Me disseram uma vez que a gente subestima as pessoas. Que nós por não achar que o outro é capaz, alimentamos o ciclo de abuso. Enquanto vc estiver nessa posição de suprir a demanda, não haverá atitude do outro. Vc precisa aos poucos se libertar, para que o outro sinta a necessidade de se movimentar. Infelizmente essa dinâmica é difícil e dolorosa. Mas é muito válida visando o resultado, o alívio de se libertar da demanda. Passo por uma demanda com minha mãe e estou no processo de deixar de supri-la. Ter acompanhamento psicológico me ajuda muito a me manter focada e me recuperar emocionalmente durante o processo.
“ele tá me cobrando, mas ele tá me olhando”, me fez lembrar as muitas vezes em que ouvi, no meu antigo trabalho, a frase “quem não é visto não é lembrado”. As pessoas tinham pavor de tirar férias e acabar sendo esquecidas. Era um terrorismo!
Vou te apresentar uma frase que um amigo meu de RH me disse e que eu nunca mais esqueci e que me faz ter vontade não ser visto no trabalho. “Prego que se destaca, leva martelada” Quando a gente procura ser destaque, a gente acaba tendo que competir com nossos amigos que acabam virando não-amigos rsrs. Eu fui destaque da minha área esse ano e o que eu percebi foi que muita gente não gostou no geral. Todo mundo rala muito e tem que ser valorizado todos.
Entender alguns pontos que você disse que eu ja refleti na minha terapia me fez trabalhar menos. Eu tinha dois empregos e fazia trabalho freelancer. Agora eu só tenho 1 emprego e estou a não sei quantos meses sem gastar dinheiro com mercado livre e amazon. Atualmente faço uma coisa que nunca pensei que ia fazer que era academia. No final, aos poucos quando a gente vai entendendo isso, a gente acaba largando velhos habitos e dando possibilidade a coisas novas. Mas é um caminho doloroso kkkkkkk
Penso que a escola tem um papel essencial na construção dessa ideia de "tenho que cumprir a demanda se não vou repetir de ano, vou receber bronca do professor, diretor, pais, vou receber um advertência, um recado no caderno, vou ter q fazer recuperação..." E por trás de tudo isso, claro, sempre tem o "vou desapontar mais pais, professores etc e não receber o amor deles".
Existe pessoas que nunca estão satisfeitas, por mais q a gente faz, que se submeta, sempre vão estar criticando, demandando mais, um saco... por isso as vezes é bom parar e se perguntar, mas pq tô fazendo isso? O q vai me trazer?
Queria ver um vídeo sobre possíveis impactos do trabalho autônomo, na prestação de serviços para empresas no geral em que o funcionário não tem salário fixo, tem metas e tal, que podem ou não ser estabelecidas por esse profissional. Como essa dinâmica do “trabalhe pra você mesmo” tem seus prós contras (e enxergo muitos contras pra saúde mental) tendo em vista o contexto em que vivemos sem muitas garantias, ou talvez nenhuma garantia de recurso financeiro se não forem cumpridas as demandas e metas.
Essa dinâmica do trabalho faz total sentido: A sensação de ameaça se não correspondermos às demandas profissionais e ao mesmo tempo exigirmos reconhecimento das nossas entregas. Estamos ameaçados e em protesto ao mesmo tempo!
estou em processo de ser demitido. ontem a noite cortaram o acesso ao email e teams, mas ainda não houve um comunicado oficial. a empresa tem essa cultura de trancar a gente pra fora. Acho que é um ultimo gesto de dominância. essa ambiguidade atrasa o luto. A gente fica remoendo na espectativa e nossas estratégias de enfrentamento vão infantilizando. este video me trouxe um pouco a lucidez
Muito bom 😃 muita clareza. Fiquei pensando que na religião muitos buscam o amor incondicional de Deus e dizem que encontraram. E parece fazer bem pra eles. Pena que eu não acredito 😅
A “ilusão” de que realmente eu passei a ter depois de reconhecer o amor de Deus . Só Ele soube preencher o vazio que eu sentia, parece clichê essa palavra mas essa é a realidade que acontece .
Pra ele deve ser motivador, ja que ele criou um canal e um projeto com o intuito de disseminar os conhecimentos para ajudar essas pessoas. Sou muito grata inclusive.
ele deve ficar feliz de poder ter o privilégio e ter feito essa escolha de compartilhar,tem até a ver com o vídeo ofertaxdemanda... ele tem e nós estamos em busca de...
Solidão e demanda, obrigada por essa discussão. Acho que é muito importante ainda mais nessa época em que se não estamos interagindo online (compartilhando as fotos, comentando, respondendo) é como se nossa experiência não tivesse acontecido. Estamos perdendo a capacidade de valorizar as experiências que temos sozinhos.
Cada vídeo é o mais importante desse canal! É uma espécie de "click" na minha maneira de pensar, sentir, elaborar, executar quem sou eu e quem é o outro... obrigada, Manu! Maratonando essa temporada sobre mídias sociais...
Sobre o ponto a partir dos 22 minutos do vídeo: minha analista definiu isso muito bem em uma sessão quando me disse "a gente não pode ser só objeto numa troca, a gente tem que poder ser sujeito também".
Concordo. O empresário enxerga o empregado como um simples objeto de onde ele pode extrair algum lucro. Existe a falácia do elogio em que na verdade é uma forma de manipulação para que o empregado continue sempre buscando atingir metas mais elevadas.
Eu vivo esse medo de não responder rápido no WhatsApp pq acho que as pessoas vão ficar chateado comigo e fico mal com tudo isso. Mas agora isso vai mudar ❤ esse vídeo é excelente.
Obg por tamanha profundidade neste assunto, o qual me gerou a libertação e alívio… como demorei pra entender que o amor por mim e minha família, deveria está acima de qualquer busca por aceitações e reconhecimentos ou o “amor” (inexistente na área) no meio profissional. Não canso de repetir esse vídeo e consolidar cada palavra. Minha infinita gratidão Emanuel. Obg 🙏🏻
Esse vídeo me fez lembrar dos pílulas vermelhas, e esse movimento de seita para buscar a masculinidade tão cobrada na sociedade patriarcal. Realmente é a situação dos caras, tanto cobrando das mulheres, quanto deles mesmos. E sempre causando sofrimento e desconfortos. Segundo vídeo que vejo e achei ótimo também
Vídeo genial! Trabalhei numa empresa por 8 meses numa situacao de demanda maior que a entrega e resultou em demissao . Confesso que no inicio isso me abalou muito mas hoje vejo que foi o melhor que me aconteceu. Muito obrigada Emanuel por dividir esse conhecimento, me caiu como uma luva 😉😊🙌
Byung-Chul Han diz que "o sujeito do desempenho se entrega à liberdade coercitiva ou à livre coerção de maximizar o desempenho". Seu vídeo contém um modelo explicativo para entender ocorre. Obrigado pelo conteúdo.
Emanuel, obrigado pelo vídeo que me bateu fundo. Trabalho há mais de 20 anos com clientes e percebo que a minha relação com eles sempre contaminada com expectativas de um retorno que nunca aconteceu, necessidade de aprovação e uma sensação de abuso. A existência do WhatsApp e a forma como agora essas demandas atravessam a minha vida pessoal em momentos de descanso ou lazer só ampliaram essa sensação de falta de controle. Pontuar a relação e definir regras é difícil quando temos a sensação de que o outro tem a faca e o queijo nas mãos, mas o seu vídeo me fez pensar o que tem origem em uma dependência financeira e o que é meu nessa equação. Quais são as minhas expectativas que, na verdade, não são da natureza de uma relação comercial? Ouvirei mais vezes e levarei a questão para a minha terapia para elaborar.
Cara, não te conheço mas vc descreveu a minha vida online no whatsapp. Quando vc perceber e e encontrar um norte na sua terapia,poderia compartilhar aqui? Se sim agradecerei muitíssimo.
eita que bateu no fundo alma esse vídeo... me peguei angustiada no trabalho nessa quarta-feira justamente pelo cenário que descreveu.. parece que vc me assistiu, tô até assustada com a "coincidência"... obrigada pela luz 🌟
Acho que quanto mais vejo os vídeos do Emmanuel, menos vontade de viver tenho, pq perceber o mundo dessa forma é deprimente, é tudo tão horrível, egoísta e superficial, temos que jogar pra sobreviver no fim das contas, mesmo não curtindo jogar
Quando for gravar sobre o Insta, agradeço se puder falar de quem não tem paciência para estar lá. Eu ontem descobri que mesmo colocando o link do meu whatsapp na Bio um possível cliente enviou mensagem privada faz 3 semanas. Só ontem vi a mensagem porque precisei acessar uma página, senão são semanas sem usar. Não usar o IG já me afastou de pessoas, pois não sigo de volta.
Gi, se vc acha que afastou só por não seguir de volta, então a relação não é verdadeira...quem conhece a gente e tem vínculo real, não se afasta por isso 🫶
Me sinto demandada ate nos meus hoobies, naquilo que era para me distrair acaba virando um tormento na minha mente pq sinto que sou OBRIGADA a ter um hoobie, que preciso fazer algo alem e tals. Acaba que não faço nada, prefiro ficar deitada olhando pro teto pq exije menos do meu cerebro que quer ver obrigação em tudo
A verdade é que esse "fechamento" só se dará quando a vida acabar. Aprender a conviver com o eterno retorno é a questão. Não é fácil. S gente segue na luta.
Vejo seus video e as vezes fico com medo de saber sobre a ''verdade'' por trás de tudo o que eu vivi. As vezes é tao bom nos enganar e fingir que ta tudo bem, mas nao esta...
Assistindo esse vídeo morrendo de chorar. Hoje numa situação corriqueira em casa voltei a ter 6 anos. Não importa meu esforço, mas eu irmão mais novo pode chegar e fazer tudo mal feito e tá tudo bem, é o jeitinho dele. Não seria só por minha causa que meus pais continuariam juntos. Nunca foi por mim.
Manu, cara, é muito bom poder escutar reflexões dessa natureza baseado na psicanalise para esclarecer esses aspectos tão importantes e tão da nossa vida prática do dia a dia. Eu tenho pensado nisso tudo muito e tem me ajudado bastante. Valeu irmão.
Sempre fui a louca do WPP. Lembro que deixava textos em todas as conversas, não parava de deixar descrito tudo o que fosse possível. Afim de mostrar honestidade e finalmente receber o amor do outro. Tinha na minha mente de não acreditar na tal reciprocidade que todos falam. Acreditava que eu amava por mim mesma, e que isso era bom. Até tinha uma frase: "Se quer ser um amigo, seja um amo" *Ter HOJE PERCEBO QUE EU ESTAVA TENTANDO VENDER O MEU PRODUTO, PARA LUCRAR COM MEU DINHEIRO. OU SEJA SERÁ QUE EU REALMENTE AMEI, ATÉ PERCEBER QUE O OUTRO OBJETO NÃO ME CORRESPONDIA, E ENTÃO DEIXEI DE AMAR...!?
os seus vídeos sabe? me ajudam a viver melhor. é como conversar com um vizinho q sabe das coisas e conta lá da frente como a vida tem seus percalços mas que dá pra viver (e melhor). pensando aqui que realmente eu tive esse vizinho (ele já morreu), então acho q me atravessa nisso. ❤ obrigada
"Demanda é algo que pedimos ou ordenamos ao outro, que seja resolvido em nós mesmos". O exemplo da criança foi perfeito...tentando aplicar para os adultos que me demandam e pra mim mesma como demandante. Nunca fui de demandar muito, agora demandarei menos ainda...Curioso entender que demanda estaria associada a amor, na "obrigação" de corresponder.
Manu cada video da vez, é o melhor vídeo do canal 🫶 Mas esse aqui: sensacional!!! Elucidou tantas questões atuais pra mim ...Até tangenciou o pertencimento🙏gratidão
Manu gratidão por essas pérolas que contribuem tanto por meu autoconhecimento e assim me libertando para seguir minha jornada na fase adulta, pena não ter te conhecido antes, mas ainda assim mesmo agora na melhor idade sendo tão beneficiada por descobrir alguém capaz de dar conta de tanta bagunça interna , esse alguém sou Eu através dos seus vídeos. Gratidão Pura Manu👏👏👏👏
Obrigada pelo vídeo, Manu. Quando você diz que ser demandado é melhor do que não ser, porque isso dá algum sinal da nossa existência pro outro, é muito o que Lacan fala sobre o "olhar do outro" e como é difícil pra gente se identificar sem esse olhar (e também com o olhar rs). Muito boa essa relação que você fez com a demanda.
Bom dia, adorei teu conteúdo, Se fizer sentido no que tu ja tens planejado de proximo videos, faz um voltado a educação de filhos (no foco de adolescente), tenho um e tento uma boa mão pq nunca conseguirei ser a melhor rsrs. parabéns , gotei muito como tu aborda o conteúdo, virei inscrita!
Caraca, Manu! Uma pausa no vídeo só para desabafar que: queria te dar um genuíno abraço agora, só para agradecer por entender o que passa na minha cabeça e que eu nem sequer consigo organizar e colocar para fora dessa forma. UFA!
Acho q a gente tem q ser um bom profissional para nós mesmos, para nossa carreira e saber q é possível negociar em alguma medida, principalmente num panorama de falta geral de profissionais. Certa feita eu li uma pesquisa q dizia q, dentre outras coisas as mulheres ganhavam menos do q os homens porque os homens estão mais propensos a negociar salario no mundo corporativo. Talvez porque eles não estão buscando amor, eles talves tenham uma visão mais clara de q o mundo do trabalho é um mundo muito objetivo, em q eu dou coisas e recebo coisas e ponto. E cara, eu não ia gostar se meu chefe resolvesse me pagar com amor em vez de dinheiro, não 😅
Olá Manu. Gosto muito de assistir seus vídeos. Tem algo que acho, a meu ver, não combina com a amplitude de sua inteligência e conhecimento: A visão de trabalho X lucro. Isso é uma realidade, nao haveria mercado sem lucro. A forma como a relação do trabalho é tratada sempre me incomodou. Não sou empresária, sempre trabalhei e enquanto eu pensava assim sentia a limitação interna e uma mágoa danada, além da posição vitimista Assim como tem empregadores sacanas, hipócritas e desumanos, tem empregados que não mereciam ser tratados de forma digna. Trabalhei com colegas que prejudicavam a empresa em tudo o que podiam. É uma relação bi lateral. Muiyas vezes o empregado quer um pai e uma mae e espera que a empresa supra suas carencias afetivas. É preciso que cada um encontre alternativas próprias para minimizar os danos do sistema e sair da fantasia do salvador. Enquanto o sonho for o tênis de marca, o último lançamento do celular, os vídeos do tic toc, etc... vão continuar se amarrando a si mesma e falando que a culpa é só do outro. A sua contribuição é imensa, porém, pode ser impressão, mas percebo que de alguma forma, quando fala da relação do trabalho, coloca como apenas o empregador sendo o vilão.
"Não cair na tentação de odiar o povo". Entendo o que você diz, mas enquanto lia seu comentário percebi que as coisas que você crítica nas pessoas, são as coisas que o sistema nos demanda. Já ouviu a frase "se o salário é mínimo, meu esforço também é" ? Explica bem essa forma que o trabalhador é visto, pode produzir, mas se for consumir será questionado. Você critica o consumismo, mas esquece que esse tênis gera "emprego" num país de terceiro mundo, gera empregos na gestão de marketing, design, modelos, tecidos, costuras... O mercado de luxo gera empregos, mas serve para quê? Então, é fácil criticar os desvios de caráter das pessoas perante o sistema, mas tratar com cuidado e atenção empresas e entidades de grande nome e dinheiro, como se fossem vítimas das atitudes que elas mesmas têm dentro da sociedade. Já que são tentáculos do sistema.
Manu, uma dúvida que me bateu aqui é se, o modelo do.mundo agora, tendo em vista o lance de isolamentondo outro, a conversa que eu manipulo e tenho controle apagando e escrevendo denovo quantas vezes eu quiser... se esse novo modelo que abarca mais formas de se fazer real mas relações, ataca as relações de pessoas e volta o foco pra esses meios que não dão retorno algum. E como se constrói essa ideia de que nesses ambientes digitais ou nao, de trabalho, que nesses ambientes o amor virá como retorno, isso pra mim ficou um pouco nebuloso. Obrigada pelo conteúdo, sempre legal estar por aqui trazendo essas questões. Pretendo voltar pra autoescrita em breve. Abraços.
Percebo que quanto mais longe fico do instagram, mais tranquilidade tenho. Portanto, estou adotando atividades mais físicas, contemplativas e comunitárias e cada vez menos virtuais. Tem dado certo e diminuído meus níveis de ansiedade e autodemandas.
Eu também
Exclui semana passada por conta disso!
Manu, este é, sem dúvida, o vídeo mais importante do canal, rs. Todas as nossas relações passam por esse querer de volta o amor incondicional. Há uma geração entre 35 e 45 anos adoecida porque achou que teria este retorno no mundo do trabalho, vestiu camisa de empresa, achou que a empresa era a sua família... zero amor, galera. Só muita elaboração sobre si e o sistema para sair da lógica da dominância. E quem consegue, sente-se até inadequado, porque a maioria se submete, por várias razões, econômicas inclusive, às demandas desse outro. Parabéns por oferecer tanto conhecimento, agradeço!!!
Coincidência providencial? Manu percebo uma dinâmica na minha vida: tive pais que não ocuparam lugar de pais, me demandaram a responsabilidade muito cedo de cuidar e sustentar eles. Fui entendendo que eu precisava ser sempre muito mais, ter que sustentar financeiramente e emocionalmente a família que foi construída por eles. Apesar de fazer análise e ter clareza de que não preciso ocupar este "lugar", são mais de 20 anos que minha mãe está neste lugar de "dependente ". Se libertar é mais complexo pois não se trata de apenas deixar cada um assumir o quê lhe cabe, pois a imaturidade do outro faz com que não assume as rédeas.
Percebo que sofro com a demanda da família, da sociedade em querer ser alguém que dê conta de sustentar ( mesmo no sentido de holding) e nem sempre conseguir dar conta de realizar essa cobrança que é cruel principalmente com as mulheres (e mães) neste tempo.
Tento encontrar equilíbrio no silêncio, na paz interior, buscar ponderar o quê realmente importa nessa vida, mas é inegável que a dinâmica econômica é social massacra muitas vezes aquilo que seria algo sagrado em nós.
li seu comentário com muito carinho.
E eu li seu comentário com muito conhecimento de causa e efeito. Posso te dar um norte? Se possível tente aprender a difícil arte de dizer não sem se ferir. Não é fácil..Aos poucos vc pode se libertar...
Parece que eu que escrevi isso
Me disseram uma vez que a gente subestima as pessoas. Que nós por não achar que o outro é capaz, alimentamos o ciclo de abuso.
Enquanto vc estiver nessa posição de suprir a demanda, não haverá atitude do outro. Vc precisa aos poucos se libertar, para que o outro sinta a necessidade de se movimentar. Infelizmente essa dinâmica é difícil e dolorosa. Mas é muito válida visando o resultado, o alívio de se libertar da demanda.
Passo por uma demanda com minha mãe e estou no processo de deixar de supri-la. Ter acompanhamento psicológico me ajuda muito a me manter focada e me recuperar emocionalmente durante o processo.
Sua história lembra a minha. Compreendo o que passa contigo!
“ele tá me cobrando, mas ele tá me olhando”, me fez lembrar as muitas vezes em que ouvi, no meu antigo trabalho, a frase “quem não é visto não é lembrado”. As pessoas tinham pavor de tirar férias e acabar sendo esquecidas.
Era um terrorismo!
Vou te apresentar uma frase que um amigo meu de RH me disse e que eu nunca mais esqueci e que me faz ter vontade não ser visto no trabalho.
“Prego que se destaca, leva martelada”
Quando a gente procura ser destaque, a gente acaba tendo que competir com nossos amigos que acabam virando não-amigos rsrs.
Eu fui destaque da minha área esse ano e o que eu percebi foi que muita gente não gostou no geral. Todo mundo rala muito e tem que ser valorizado todos.
E a galera que não deixa o trabalho redondo, só para sentirem falta?
Essa frase eu ouço na vida, mas nunca ouvi em ambiente de trabalho. Já ouvi em ambiente de amizades, de relacionamento.... curioso
Entender alguns pontos que você disse que eu ja refleti na minha terapia me fez trabalhar menos. Eu tinha dois empregos e fazia trabalho freelancer. Agora eu só tenho 1 emprego e estou a não sei quantos meses sem gastar dinheiro com mercado livre e amazon. Atualmente faço uma coisa que nunca pensei que ia fazer que era academia.
No final, aos poucos quando a gente vai entendendo isso, a gente acaba largando velhos habitos e dando possibilidade a coisas novas.
Mas é um caminho doloroso kkkkkkk
Penso que a escola tem um papel essencial na construção dessa ideia de "tenho que cumprir a demanda se não vou repetir de ano, vou receber bronca do professor, diretor, pais, vou receber um advertência, um recado no caderno, vou ter q fazer recuperação..."
E por trás de tudo isso, claro, sempre tem o "vou desapontar mais pais, professores etc e não receber o amor deles".
Total!! 😮
Existe pessoas que nunca estão satisfeitas, por mais q a gente faz, que se submeta, sempre vão estar criticando, demandando mais, um saco... por isso as vezes é bom parar e se perguntar, mas pq tô fazendo isso? O q vai me trazer?
Queria ver um vídeo sobre possíveis impactos do trabalho autônomo, na prestação de serviços para empresas no geral em que o funcionário não tem salário fixo, tem metas e tal, que podem ou não ser estabelecidas por esse profissional.
Como essa dinâmica do “trabalhe pra você mesmo” tem seus prós contras (e enxergo muitos contras pra saúde mental) tendo em vista o contexto em que vivemos sem muitas garantias, ou talvez nenhuma garantia de recurso financeiro se não forem cumpridas as demandas e metas.
Essa dinâmica do trabalho faz total sentido: A sensação de ameaça se não correspondermos às demandas profissionais e ao mesmo tempo exigirmos reconhecimento das nossas entregas. Estamos ameaçados e em protesto ao mesmo tempo!
Teu trabalho salva vidas
estou em processo de ser demitido.
ontem a noite cortaram o acesso ao email e teams, mas ainda não houve um comunicado oficial.
a empresa tem essa cultura de trancar a gente pra fora. Acho que é um ultimo gesto de dominância.
essa ambiguidade atrasa o luto. A gente fica remoendo na espectativa e nossas estratégias de enfrentamento vão infantilizando.
este video me trouxe um pouco a lucidez
❤ tente meditação guiada. Zuczen poetoterapia, Fabio Lima. Ajuda a pelo menos aliviar um pouco... boa sorte!!💖😘
Que a serenidade tome conta da sua mente, Saúde .
Muito bom 😃 muita clareza. Fiquei pensando que na religião muitos buscam o amor incondicional de Deus e dizem que encontraram. E parece fazer bem pra eles. Pena que eu não acredito 😅
boa observação, Sara!
Pena mesmo.
A ilusao de q tem alguem q te olha e te cuida. Pra nao mergulhar no desamparo.
A “ilusão” de que realmente eu passei a ter depois de reconhecer o amor de Deus . Só Ele soube preencher o vazio que eu sentia, parece clichê essa palavra mas essa é a realidade que acontece .
Eu fico imaginando como deve ser pro Emanuel ter tanto conhecimento e vê que a maioria dessas pessoas náo tem , obrigado por compartilhar
Pra ele deve ser motivador, ja que ele criou um canal e um projeto com o intuito de disseminar os conhecimentos para ajudar essas pessoas. Sou muito grata inclusive.
ele deve ficar feliz de poder ter o privilégio e ter feito essa escolha de compartilhar,tem até a ver com o vídeo ofertaxdemanda... ele tem e nós estamos em busca de...
..."Na verdade eu estou só satisfazendo a função da dominância do outro, não ta acontecendo nenhum amor aqui. " Isso bate tão forte!
Solidão e demanda, obrigada por essa discussão. Acho que é muito importante ainda mais nessa época em que se não estamos interagindo online (compartilhando as fotos, comentando, respondendo) é como se nossa experiência não tivesse acontecido. Estamos perdendo a capacidade de valorizar as experiências que temos sozinhos.
Cada vídeo é o mais importante desse canal! É uma espécie de "click" na minha maneira de pensar, sentir, elaborar, executar quem sou eu e quem é o outro... obrigada, Manu!
Maratonando essa temporada sobre mídias sociais...
Sobre o ponto a partir dos 22 minutos do vídeo: minha analista definiu isso muito bem em uma sessão quando me disse "a gente não pode ser só objeto numa troca, a gente tem que poder ser sujeito também".
Uma sobrecarga exaustiva que a gente tem vivido nos últimos anos.
Rapaz é implacável na descrição da realidade. Duro e realista...
Emanuel muito inteligente, argumentação incrível e raciocínio rápido. Parabéns estou gostando muito dos seus vídeos.
Concordo. O empresário enxerga o empregado como um simples objeto de onde ele pode extrair algum lucro. Existe a falácia do elogio em que na verdade é uma forma de manipulação para que o empregado continue sempre buscando atingir metas mais elevadas.
Eu vivo esse medo de não responder rápido no WhatsApp pq acho que as pessoas vão ficar chateado comigo e fico mal com tudo isso. Mas agora isso vai mudar ❤ esse vídeo é excelente.
Obg por tamanha profundidade neste assunto, o qual me gerou a libertação e alívio… como demorei pra entender que o amor por mim e minha família, deveria está acima de qualquer busca por aceitações e reconhecimentos ou o “amor” (inexistente na área) no meio profissional.
Não canso de repetir esse vídeo e consolidar cada palavra.
Minha infinita gratidão Emanuel. Obg 🙏🏻
Esse vídeo me fez lembrar dos pílulas vermelhas, e esse movimento de seita para buscar a masculinidade tão cobrada na sociedade patriarcal. Realmente é a situação dos caras, tanto cobrando das mulheres, quanto deles mesmos. E sempre causando sofrimento e desconfortos. Segundo vídeo que vejo e achei ótimo também
Fantástica reflexão!Obrigadaaa!!!🌱👁🙏
Vídeo genial! Trabalhei numa empresa por 8 meses numa situacao de demanda maior que a entrega e resultou em demissao . Confesso que no inicio isso me abalou muito mas hoje vejo que foi o melhor que me aconteceu. Muito obrigada Emanuel por dividir esse conhecimento, me caiu como uma luva 😉😊🙌
Excelente. Obrigado por mais um vídeo. Importante lembrar que nem tudo na vida é complexo de Édipo
Byung-Chul Han diz que "o sujeito do desempenho se entrega à liberdade coercitiva ou à livre coerção de maximizar o desempenho". Seu vídeo contém um modelo explicativo para entender ocorre. Obrigado pelo conteúdo.
Emanuel, obrigado pelo vídeo que me bateu fundo. Trabalho há mais de 20 anos com clientes e percebo que a minha relação com eles sempre contaminada com expectativas de um retorno que nunca aconteceu, necessidade de aprovação e uma sensação de abuso. A existência do WhatsApp e a forma como agora essas demandas atravessam a minha vida pessoal em momentos de descanso ou lazer só ampliaram essa sensação de falta de controle. Pontuar a relação e definir regras é difícil quando temos a sensação de que o outro tem a faca e o queijo nas mãos, mas o seu vídeo me fez pensar o que tem origem em uma dependência financeira e o que é meu nessa equação. Quais são as minhas expectativas que, na verdade, não são da natureza de uma relação comercial? Ouvirei mais vezes e levarei a questão para a minha terapia para elaborar.
Cara, não te conheço mas vc descreveu a minha vida online no whatsapp. Quando vc perceber e e encontrar um norte na sua terapia,poderia compartilhar aqui? Se sim agradecerei muitíssimo.
😅
eita que bateu no fundo alma esse vídeo... me peguei angustiada no trabalho nessa quarta-feira justamente pelo cenário que descreveu.. parece que vc me assistiu, tô até assustada com a "coincidência"... obrigada pela luz 🌟
Acho que quanto mais vejo os vídeos do Emmanuel, menos vontade de viver tenho, pq perceber o mundo dessa forma é deprimente, é tudo tão horrível, egoísta e superficial, temos que jogar pra sobreviver no fim das contas, mesmo não curtindo jogar
Esperar menos do outro já resolve 95% dos meus problemas, obrigada
Estou muito firme comigo mesma, e isso me dá uma sensação de que sou livre e consequentemente feliz...
Quando for gravar sobre o Insta, agradeço se puder falar de quem não tem paciência para estar lá. Eu ontem descobri que mesmo colocando o link do meu whatsapp na Bio um possível cliente enviou mensagem privada faz 3 semanas. Só ontem vi a mensagem porque precisei acessar uma página, senão são semanas sem usar. Não usar o IG já me afastou de pessoas, pois não sigo de volta.
Gi, se vc acha que afastou só por não seguir de volta, então a relação não é verdadeira...quem conhece a gente e tem vínculo real, não se afasta por isso 🫶
Me sinto demandada ate nos meus hoobies, naquilo que era para me distrair acaba virando um tormento na minha mente pq sinto que sou OBRIGADA a ter um hoobie, que preciso fazer algo alem e tals. Acaba que não faço nada, prefiro ficar deitada olhando pro teto pq exije menos do meu cerebro que quer ver obrigação em tudo
A verdade é que esse "fechamento" só se dará quando a vida acabar. Aprender a conviver com o eterno retorno é a questão. Não é fácil. S gente segue na luta.
Socorro! Agradeço muito! Mas isto é muito adoecido e tenho visto alguns adoecerem gravemente!
Vejo seus video e as vezes fico com medo de saber sobre a ''verdade'' por trás de tudo o que eu vivi. As vezes é tao bom nos enganar e fingir que ta tudo bem, mas nao esta...
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
Estou te vendo, vc e muito importante pra mim.
Assistindo esse vídeo morrendo de chorar. Hoje numa situação corriqueira em casa voltei a ter 6 anos. Não importa meu esforço, mas eu irmão mais novo pode chegar e fazer tudo mal feito e tá tudo bem, é o jeitinho dele.
Não seria só por minha causa que meus pais continuariam juntos. Nunca foi por mim.
Manu, cara, é muito bom poder escutar reflexões dessa natureza baseado na psicanalise para esclarecer esses aspectos tão importantes e tão da nossa vida prática do dia a dia. Eu tenho pensado nisso tudo muito e tem me ajudado bastante. Valeu irmão.
Ou entrega a Deus ou a Maya.. ilusão , este é nosso livre arbítrio.. bem vindos ao mundo matérial.. incondicional só com DEUS. 😊
Sempre fui a louca do WPP. Lembro que deixava textos em todas as conversas, não parava de deixar descrito tudo o que fosse possível. Afim de mostrar honestidade e finalmente receber o amor do outro. Tinha na minha mente de não acreditar na tal reciprocidade que todos falam. Acreditava que eu amava por mim mesma, e que isso era bom. Até tinha uma frase: "Se quer ser um amigo, seja um amo" *Ter
HOJE PERCEBO QUE EU ESTAVA TENTANDO VENDER O MEU PRODUTO, PARA LUCRAR COM MEU DINHEIRO. OU SEJA SERÁ QUE EU REALMENTE AMEI, ATÉ PERCEBER QUE O OUTRO OBJETO NÃO ME CORRESPONDIA, E ENTÃO DEIXEI DE AMAR...!?
Hola 👋...voy a escuchar 👍
os seus vídeos sabe? me ajudam a viver melhor. é como conversar com um vizinho q sabe das coisas e conta lá da frente como a vida tem seus percalços mas que dá pra viver (e melhor). pensando aqui que realmente eu tive esse vizinho (ele já morreu), então acho q me atravessa nisso. ❤ obrigada
Psiquiatria, psicologia e tal, tentei por vários anos, encontrei esse canal que me trouxe uma clareza que nao encontrei em anos de tratamento
"Demanda é algo que pedimos ou ordenamos ao outro, que seja resolvido em nós mesmos". O exemplo da criança foi perfeito...tentando aplicar para os adultos que me demandam e pra mim mesma como demandante. Nunca fui de demandar muito, agora demandarei menos ainda...Curioso entender que demanda estaria associada a amor, na "obrigação" de corresponder.
Faz um vídeo completo do instagram ! Pode ser de 1h !
Se vc quiser é claro 😢
Que excelente e necessário vídeo!
Um dos melhores vídeos
Tornamo-nos reféns daquilo que cultivamos
Nusss, tema foda e abordagem incrível.
O desamparo absoluto é desumano.
Manu cada video da vez, é o melhor vídeo do canal 🫶 Mas esse aqui: sensacional!!! Elucidou tantas questões atuais pra mim ...Até tangenciou o pertencimento🙏gratidão
Conhecimento é simplesmente magnífico e libertador.
Sensacional!!!!! Obrigada!
Manu gratidão por essas pérolas que contribuem tanto por meu autoconhecimento e assim me libertando para seguir minha jornada na fase adulta, pena não ter te conhecido antes, mas ainda assim mesmo agora na melhor idade sendo tão beneficiada por descobrir alguém capaz de dar conta de tanta bagunça interna , esse alguém sou Eu através dos seus vídeos. Gratidão Pura Manu👏👏👏👏
A demanda do amor incondicional que vc, tem que ser suficiente... perfeito.e tenho que satisfazer.
Pra ser amado.
Amei o canal. Vou passar a acompanhar. Top demais.
Maravilhoso o vídeo. É importante organizar as ideias, verbalizar e ouvi-las. Obrigada, Manu.
Maravilhoso
Obrigada pelo vídeo, Manu. Quando você diz que ser demandado é melhor do que não ser, porque isso dá algum sinal da nossa existência pro outro, é muito o que Lacan fala sobre o "olhar do outro" e como é difícil pra gente se identificar sem esse olhar (e também com o olhar rs). Muito boa essa relação que você fez com a demanda.
Adorei a "participação" do passarinho. ❤
Muito bom!
10/10 como sempre
Obrigado
Sensacional. Esclarece muitas coisas e questões oriundas nessas relações parentais.
O vídeo mais importante desse canal! Quem sabe até o mais importante de todo youtube! Muito obrigada Manu!
Agora muito coisa fez sentindo pra mim!!
Obrigado. Este vídeo me ajudou muito, além de mostrar como é importante ter acompanhamento psicológico nos dias de hoje!
Gratidão❤
Mto bom Manu! Aguardando o vídeo do Instagram! Necessário 😅
Desculpe a “Demanda” rs mesmo se não fizer te amamos mesmo assim 😂❤🙃🙂
Muito obrigada por esse vídeo! Foi o ápice das análises desenvolvidas que eu já vi aqui no seu canal ❤
Que título! Vamos lá
Bom dia Manu! Obrigada pelo canal. Te acompanho e me ajuda muito. Um abraço. ❤
Você é tão maravilhoso no que faz! Vai tão profundo, sempre! Obrigada, Manu! 🌷
Bom dia,
adorei teu conteúdo,
Se fizer sentido no que tu ja tens planejado de proximo videos, faz um voltado a educação de filhos (no foco de adolescente), tenho um e tento uma boa mão pq nunca conseguirei ser a melhor rsrs.
parabéns , gotei muito como tu aborda o conteúdo, virei inscrita!
Caraca, Manu! Uma pausa no vídeo só para desabafar que: queria te dar um genuíno abraço agora, só para agradecer por entender o que passa na minha cabeça e que eu nem sequer consigo organizar e colocar para fora dessa forma. UFA!
Pode começar o volume 2 do livro
Feliz demais por encontrar esse vídeo, semana passada estava refletindo sobre isso na terapia. Gratidão Manu
Mas como fugir desse estado de demandar o amor incondicional das outras pessoas?
Conhecimentos precisos sempre♥️♥️
Vídeo muito bom👍
Que vídeo necessário
"capitulinhos" hahahahhaa Manu ♥️
Excelente vídeo
E quando essa demanda é minha própria, eu tenho essa cobrança sobre mim? Como lidar com isso?
Bateu ..! Perfeitamente..! Gratidão ❤
👏🏼
Obrigada ❤
Ou seja, a lógica do trabalho é uma lógica de relações abusivas
Acho q a gente tem q ser um bom profissional para nós mesmos, para nossa carreira e saber q é possível negociar em alguma medida, principalmente num panorama de falta geral de profissionais. Certa feita eu li uma pesquisa q dizia q, dentre outras coisas as mulheres ganhavam menos do q os homens porque os homens estão mais propensos a negociar salario no mundo corporativo. Talvez porque eles não estão buscando amor, eles talves tenham uma visão mais clara de q o mundo do trabalho é um mundo muito objetivo, em q eu dou coisas e recebo coisas e ponto. E cara, eu não ia gostar se meu chefe resolvesse me pagar com amor em vez de dinheiro, não 😅
Mto obrigada!
Uau...
Percebi esse relacionamento abusivo com ela e decidi romper nossa relação, simplesmente n da mais.
E pq as amizades conseguem transcender tanto essas coisas? O amor se coloca se um jeito mais simples, com mais concessões...
Gosto muito dos teus vídeos! Só queria te perguntar uma coisa: o quê acontece quando nunca tivemos esse amor incondicional, nem de pai nem de mãe?
Olá Manu. Gosto muito de assistir seus vídeos. Tem algo que acho, a meu ver, não combina com a amplitude de sua inteligência e conhecimento: A visão de trabalho X lucro. Isso é uma realidade, nao haveria mercado sem lucro.
A forma como a relação do trabalho é tratada sempre me incomodou. Não sou empresária, sempre trabalhei e enquanto eu pensava assim sentia a limitação interna e uma mágoa danada, além da posição vitimista
Assim como tem empregadores sacanas, hipócritas e desumanos, tem empregados que não mereciam ser tratados de forma digna. Trabalhei com colegas que prejudicavam a empresa em tudo o que podiam.
É uma relação bi lateral. Muiyas vezes o empregado quer um pai e uma mae e espera que a empresa supra suas carencias afetivas.
É preciso que cada um encontre alternativas próprias para minimizar os danos do sistema e sair da fantasia do salvador.
Enquanto o sonho for o tênis de marca, o último lançamento do celular, os vídeos do tic toc, etc... vão continuar se amarrando a si mesma e falando que a culpa é só do outro.
A sua contribuição é imensa, porém, pode ser impressão, mas percebo que de alguma forma, quando fala da relação do trabalho, coloca como apenas o empregador sendo o vilão.
"Não cair na tentação de odiar o povo". Entendo o que você diz, mas enquanto lia seu comentário percebi que as coisas que você crítica nas pessoas, são as coisas que o sistema nos demanda. Já ouviu a frase "se o salário é mínimo, meu esforço também é" ? Explica bem essa forma que o trabalhador é visto, pode produzir, mas se for consumir será questionado. Você critica o consumismo, mas esquece que esse tênis gera "emprego" num país de terceiro mundo, gera empregos na gestão de marketing, design, modelos, tecidos, costuras... O mercado de luxo gera empregos, mas serve para quê? Então, é fácil criticar os desvios de caráter das pessoas perante o sistema, mas tratar com cuidado e atenção empresas e entidades de grande nome e dinheiro, como se fossem vítimas das atitudes que elas mesmas têm dentro da sociedade. Já que são tentáculos do sistema.
Manu, uma dúvida que me bateu aqui é se, o modelo do.mundo agora, tendo em vista o lance de isolamentondo outro, a conversa que eu manipulo e tenho controle apagando e escrevendo denovo quantas vezes eu quiser... se esse novo modelo que abarca mais formas de se fazer real mas relações, ataca as relações de pessoas e volta o foco pra esses meios que não dão retorno algum.
E como se constrói essa ideia de que nesses ambientes digitais ou nao, de trabalho, que nesses ambientes o amor virá como retorno, isso pra mim ficou um pouco nebuloso.
Obrigada pelo conteúdo, sempre legal estar por aqui trazendo essas questões. Pretendo voltar pra autoescrita em breve. Abraços.
Tô nos primeiros segundos, mas eu tenho que alguma coisa o tempo todo 😢