“Estar no mundo real é lidar com a impossibilidade de realizar desejos”. Essa tem que ir lá pro Instagram!!!
4 года назад+162
uma anedota: logo no começo da minha 1ª sessão com a terapeuta atual, como quem quer "tirar o elefante da sala", fui dizendo que eu 1) era gay e 2) não tinha uma relação mto boa com os meus pais, mas que essas eram questões resolvidas e não era disso que eu queria tratar na terapia (tinha uma queixa bem delimitada, de ansiedade). só uns 6 meses dps eu fui começar a entender q aquelas 2 questões eram, na verdade, as únicas relevantes 😂
Ajuda muito a sua interpretação, tantos estudos e tanta cultura para tentar regular esses tantos desconhecidos mundos submersos...sombrios...inexplicáveis....complexos...ilusórios...esvaziados ou cheios demais....longínquos....incompreensíveis............❤❤❤
Chorei um tico! É muito importante conseguir "dar nome" para o que a gente vive, sente, é! O entendimento teórico que esse vídeo trouxe minimizou um tanto a angústia que eu sempre tive de entender porque meu desejo funciona de determinado jeito. Obviamente o vídeo não cessa o assunto mas abre esse campo. Muitas vezes eu sinto medo de sentir e já formulei várias hipóteses para tentar explicar isso e esse vídeo trouxe a que mais me trouxe calma! Acho que muita gente deve se identificar com esse medo de sentir e a repressão dos nossos desejos é uma raíz desse medo. Acho que esse é o vídeo mais importante do canal! Obrigada Manu!
Uns 5 min antes de abrir o vídeo eu tava pensando "mano tem muito mais bissexuais nesse mundo do q a gnt pensa" mas a sociedade ainda n tá preparada pra essa conversa né 🤷♀️
A sociedade não tá preparada para falar de sexualidade como um todo. Experimente falar de sexualidade em uma sessão de terapia (preferencialmente com alguém que tenha especialidade nessa área) e veja a gigantesca diferença. Sexo é um negócio sem forma definida, seu desejo pode navegar por um diversos objetos e formas....e a galera não curte que você seja sexualmente mais "criativo" que elas...
A relação amorosa é conseguir conviver com as ambivalências do desejo. Bem, conseguir tentar como quem quer conseguir realmente: acho que é um bom começo.
Desejo não se escolhe, se acolhe! Entender e achar um bom encaminhamento, maduro e razoável para o seu desejo, preferencialmente sem culpa. Primoroso seu vídeo, Manu.! Durmo mais leve depois de ver vc expondo. Entender seu desejo...bancar seu desejo!
Manuuuu 👏🏻😍q aula de autodesenvolvimento, q aula de como desenvolver a inteligência emocional q cá pra nos é a base pra TD...parabéns pela didática, gosto dessa visão sistêmica ñ cartesiana mas quem pudera sendo " discípulo de Jung " ñ poderia se esperar menos de um psicólogo Junguiano 😍
É engraçado... Há alguns meses, acho que eu não estava pronta para assistir esse vídeo. Hoje ele já faz muito sentido pra mim. Realmente, aceitar as próprias emoções requer maturidade.
Vamos fazer POWER YOGA pessoal! Pra ter força pra realizar o que conseguimos, pois a conversa dentro da cabeça não cessa nunca e a única forma de lidar com elas é tendo força.
manu, vou usar esse espaço como diário, um desabafo mesmo. eu nunca traí, e me questiono os motivos. além de abominar a hipótese de causar dor e sofrimento em quem eu amo, eu também não reprimo meus desejos, eu observo, analiso, compartilho e ressignifico. é um dos melhores motivos para se fazer piada ácida no dia a dia, comigo funciona sempre e me sinto muito confortável, confiante e segura quando meus namorados conseguem aplicar esse método de troca honesta comigo.
diálogos: baby, numteconto lá estava eu bem camponesa andando pelas corredores da faculdade e niqui o vento sopra meu cabelo, e o sol me acende, pois acho que estou no meu período fértil, andei pra lá e pra cá olhando por milésimos de segundos a mais nos olhos de pessoas que cruzavam meu caminho, só para eu me deliciar com o que eu causava, aquele desconforto, sabe? aiai, confesso ainda que eu também coloquei um sorriso de monalisa minoraria, aquele que deixa a dúvida se eu estava flertando ou não. cretina né baby? mas foi incontrolável. ai ai, bruna e sua sombra narcisista. ufa, ai que alivio, ainda bem que eu posso desabafar com você, pq vc sabe né, a gente não pode reprimir rs amor da minha vida daqui até a eternidade gloria a deux bruna sortuda desejo isso para todo mundo rs, você é o melhor namorado do mundo! agr vem cá que eu quero sentar! fim.
Manu, não sei se vc faz ideia do conforto que traz pra gentes que vc nem conhece. Obg por compartilhar tanta coisa importante conosco. Queria muito te ouvir um dia falando sobre a culpa materna. Bjo grande.
Realmente desejos surgem nas pessoas inesperadamente, acho mto interessante e como melhor caminhos a serem tomados, tentar trazer ao máximo para a consciência esse desejo. Caso se torne algo muito confuso e difícil, uma ajuda de um psicólogo é bem vinda. Quando você não pensa sobre o seu desejo, ocorre ou uma repressão ou impulsão. Com isso, dependendo do seu desejo e de sua situação, poderá acarretar em vários problemas, quando tem repressão você engole a seco e fica muito mal e quando tem a impulsão você vai atrás desse desejo, podendo ser um problema quando é algo não monogâmico sem um prévio acordo entre todos os envolvidos, tornando-se amante ou a pessoa que traí, porém esses são os assuntos mais comuns, mas outros desejos podem ser discutidos também. O ponto é que entender o desejo é importante para termos uma vida menos infeliz. Realmente, não vamos fazer tudo o que queremos e sentimos, até porque certas vontades não dependem só de nós e excesso de liberdade com desejo também pode ser um problema, excesso de liberdade não é sinônimo de felicidade, até porque também tem a responsabilidade quando o desejo envolve terceiros, excesso de liberdade pode ser até angustiante as vezes. Isso vem a lógica de objetificação do outro como se fosse um produto mesmo, tratando as pessoas como se fossem a série ou filme que você fica escolhendo no seu streaming, no excesso de roupa que você compra de diferentes estilos e etc.
Sempre pela manhã ao preparar meu café busco pelos teus vídeos porque esse é o momento em que melhor vou elaborando tudo o que trazes como proposta de reflexão. Acabei percebendo que em algum lugar em mim existe uma ligação direta entre a comida, afeto, prazer e compensação. E ao consumir não só o café., mas juntamente ir pensando nas análises que tu nos propõe faz um bem enorme. Emanuel querido, obrigada!
Caramba, que vídeo! Passo por essa questão da homossexualidade, percebi que reprimi isso aos 12 anos, me senti a pior coisa do mundo, que seria julgada por todos e iria para o inferno ,etc. Eu afundei tão bem isso q durante a adolescência,auge dos hormônios, não percebia desejo nenhum, achava nojento e coisa do outro mundo esse afeto,achei q nunca iria senti-lo. Enfim, o que eu reprimi começou a voltar e voltou aos 18/19 anos, tentei afundar novamente e não foi,mas fiquei com questões psicológicas serias.Agora com 20 anos estou ,mais uma vez, tentando lidar , porém de forma diferente, e percebendo várias coisas sobre mim, várias mesmo! e tudo por um recalque. Entretanto , a questão com a família é complicada por demais, a qual nem imagina isso.
Passei e tô nessa tbm de reconhecer oq eu estou sentido, como e por quem. É realmente, a questão da família é bem complicada e dolorosa msm, infelizmente. :(
Eu indico muito que você faça terapia. Questões muito parecidas que eu passei e ainda passo, mas depois de 2 anos de terapia eu não sou mais a mesma pessoa. É um processo lento. Não idealize a terapia. Mas certamente você poderá se ouvir bem melhor. Procura o Instagram @casa.psi é meu psicólogo ele atende on-line. Estou te indicando ele porque eu sei que ele é bom profissional e para nossas questões de sexualidade é muito importante fazermos terapia com bons profissionais.
Eu q ja passei dos cinquenta, vi na vida o desejo ter tantas texturas e vetores diferentes... de acordo inclusive com a minha percepção e compreensão do mundo e de mim msm
Ai, Manu, como elaborar esses desejos? Como a gente amadurece? Não sei o que dói mais: não satisfazer o desejo ou perder o amor... não sei nem como agradecer por este vídeo! Vou deixar meu muito obrigada🌷
O vídeo me ajudou muito a refletir. Obrigada .... sem terapia é difícil resolver as coisas e, por enquanto, a terapia não está cabendo no orçamento. Vivo uma relação bastante complicada em casa, especialmente com a minha mãe, e estou vivendo diariamente com ela.
"Tentar entender" Acho que estou nesse processo, nunca me senti reprimido, rejeitar desejos sexuais ou coisas do tipo.Ultimamente venho questionando minhas ações, porque desenvolvo um apego aos meus amigos homens, apesar de nunca fantasiar sexualmente ou romanticamente com eles eu passo a desenvolver uma dinâmica de relacionamento (cobrança de afeto principalmente) e isso é recorrente, outra coisa interessante é que isso só acontece depois da amizade ser mais intima. Apesar de pensar que talvez eu seja gay, me parece que não é a verdade, já até conversei com pessoas próximas e se um dia eu vir a me apaixonar ou me atrair sexualmente por alguém do mesmo sexo, tá tudo bem. O que acontece hoje é que eu desenvolvo esse apego além da conta por um amigo próximo e fantasio sexualmente apenas com mulheres.
Manu, gostaria que vc fizesse um video sobre a questão de desejos que não nos levam a relacionamentos saudáveis. Ou melhor, até que ponto seguir o desejo? Porque sabemos que há milhares de variáveis na formação dele, e que não é uma escolha racional. Mas às vezes, justamente por não termos essa escolha, ele nos leva a repetir padrões familiares não “saudáveis”, não sentir desejo nos relacionamentos “saudáveis”. Gratidão por su partilha. Vcs ajudam muita gente quando trazem a verdade nua e crua.
Oi Emanuel, gosto muito do seu trabalho, com a doce Flor também ☺️Moro na Itália e acabei de comprar o livro do panksepp 😊 Aprecio muito a sua transparência em relação às tuas próprias fragilidades
Esse conceito de cérebros de tal sexo já foi há muito discutido e rejeitado na comunidade trans Pra esse assunto, já que eu não tenho nenhuma propriedade pra falar, recomendo o canal ContraPoints e os vídeos "Tiffany Tumbles", "A Estética", "Crítica ao Gênero" e "Transtrenders", mas no geral todo o canal dela que é ótimo
Pooo Manu, eu fico sempre com vontade de ouvir mais sobre a parte final dos seus vídeos... a hora que chegamos no ponto das possibilidades de mover-nos dentro do mundo tem as teorias que você levanta em vista, termina! hunf... Para mim esse lance de lidar melhor com os desejos tem passado por observa-los mais antes de querer leva-los a algum lugar de ação concreta.. me perguntar sobre de onde eles vem, com o que outras situações já vividas eles se relacionam ou só "olhar" mesmo, notando mais quantas vezes um certo pensamento/vontade me vem e o que acontece antes e depois disso... É bastante desafiador porque tenho um personalidade bastante impulsiva e sempre me via em situações em que "quando vi, já estava", exercitando esse lado reflexivo/observador e não o julgador tenho me sentido mais acolhida por mim mesma e vivido mais experiências de concretização de objetivos do que antes, menos preza nos extremos da euforia e depressão. Tudo isso graça ao processo de acompanhamento com a minha Terapeuta Ocupacional que me fortaleceu muito no cuidar de mim e das minhas necessidades. Agradeço os vídeos que sempre ressoam tanto e me enriquecem de vocabulários e fundamentos pra impressões do mundo que já me perpassavam. Um abraço
Gosto muito da sua didática explicativa kkk hj em dia, em mundo de tantas gente declarando certezas, gosto de que você deixa em aberto. Pode ser, pode não ser, talvez seja. Obrigada, Manu!
Uma fala mexe em algo que incomoda, uma questão surge e, assim, uma nova descoberta (ou aprendizado) também. Obrigada pelos vídeos, Manu! Obs.: Eles ajudam sempre.
Manu, que vídeo incrível! Quanta informação importante. Sua forma de conduzir o vídeo é tão maravilhosa, você fala desse assunto tão complexo de forma tão didática, clara e envolvente . Voce faz a diferença nesse mundo. Obrigada por alimentar esse canal compartilhando tanto conhecimento.
Manu, você podia fazer um vídeo focado na morte? o medo da morte e essas coisas. Eu tenho uma neurose com a morte, principalmente dos meus pais. Quando eles viajam eu penso nisso e sofro, fico também querendo parar de fazer outras coisas e só ficar com eles para aproveitar o tempo. As vezes estou de boa e vem a dor do medo da morte deles..muitas coisas. Sei lá, fale sobre isso algum dia :) AMO vocês.
Maravilhoso como sempre, Manu! Gostaria de propor uma continuidade desse vídeo, falando sobre o recalque do desejo do outro, que diante da elaboração do seu desejo e, claro, de certa liberdade, se enraivece e pune ferozmente. Falando em português bem simples: “se eu não pude, vc também não pode.”
Muito boa a reflexão da culpa como ameaça de abandono originada pelo desejo "indesejado" pelo outro... Tira a culpa de uma posição as vezes "transcendente", que envolveria certo/errado, bem/mal, e traz para um campo mais real, que é o das relações humanas.
A ideia da sublimação me fez pensar sobre quando a sublimação, no caso do afeto amoroso, gera culpa ou medo de dar bandeira. Porque às vezes se quer sublimar o afeto amoroso substituindo-o pela amizade, mas inconciente ou semiconscientemente se expõe a admiração de forma excessiva, o que pode apontar para o afeto amoroso reprimido. É normal o receito diante do mecanismo de sublimação?
Ótimo video Manu, ajudou muito. As vezes me sinto senhora dos meus desejos, como se eu tivesse controle, e quando eles fogem do controle me sinto culpada. É ótimo lembrar que somos apenas seres humanos, formados por conexões quimicas e biológicas que fogem do nosso controle, e isso é incrivel, nos faz o que somos, humanos. Parece obvio, mas as vezes é como se eu me esquecesse que sou feita de impulsos e me cobro como se eu fosse uma maquina sofisticada seguindo um script kkkk. Muito obrigada pelo video, como sempre maravilhoso
Adoro que os teus vídeos combinam com oq tô vivendo no momento. Desde ontem batendo cabeça pq eu gosto de caras mto mais novos que eu 😂 Como se fosse um problema !!!!
Mto mais novos é no máximo 10 anos a menos que eu. Então nunca aconteceu deles terem menos de 18 anos.. então não é de fato um problema em nenhuma esfera!!! Doido q eu esteja demorando pra aceitar 🤔
@@marib4243 o meu tem 27 e eu 43, damo-nos lindamente. Maturidade não tem a ver com idade. Infelizmente a sociedade adora apontar dedos a quem não segue as regras.
Oi Flor e Manu, primeiro quero dizer que sou muito fã do canal, gosto muito das reflexões que vocês provocam. Em segundo, não tem relação com o vídeo, mas o RUclips me indicou vídeos sobre os seguintes assuntos e fiquei curiosa sobre o que vocês pensam a respeito. Os assuntos foram os 4 tipos de temperamento e os 5 traços de caráter. Obrigada pelo conteúdo de relevância e um beijo para vocês!
Manu já assisti duas vezes. Quero assistir de novo. Parece que foi feito pra mim, meu desejo não é homossexual mas eu entendi o que se passa comigo e meu desejo a pouco tempo. E com esse vídeo estou entendendo ainda mais. Obrigada 🙏🏽. Tenho muito caminho ainda pela frente mas certa de que pelo menos estou no caminho.
Manu, eu adorei essa pausa para respirar!!! Um tema tão intenso e aprofundado como esse, necessita dessa pausa rsrs... . Pirei nesse vídeo, pensamentos a mil agora 🤔👏
Manu, eu acabei de falar exatamente sobre isso na minha análise... sai e dei de cara com o seu vídeo kkkkkkk Obrigada por partilhar tanto com a gente 💜
Manu, se a culpa surge da ameaça da perda do amor, do abandono, faz sentido pensar que o sujeito que já se sente abandonado pela mãe cultivaria então menos, ou até nenhuma dependendo do caso, culpa por um desejo x? Ok que nunca é tão simples assim... Hauahahah... Beijo, adoro te escutar (aqui do meu jeito maduro de querer ter/ser você já que te admiro -- rs, troço básico que aprendi também contigo, obrigada. Haha💙)
Que AULA! Ajudou muuito cada palavra que foi dita no vídeo (principalmente na primeira parte com uma explicação sensacional). Você fez ver como o entendimento é importante. 👏👏👏
Oi, Manu! Senti que queria ser mais presente no canal depois de conversar (me senti muito acolhida e agradecida). Esse vídeo foi certeiro em tudo que abordou (pelo menos no meu caso hahahahah). Obrigada e boa semana!
ou seja, vídeo sobre tudo que a gte precisa ouvir. emanu, faz sobre obssessão compulsão e obesidade? ru queria um vídeo sobre obesidade, saúde, sexo, mulheres, esse campo assim, não sei elaborar muito bem, rs... mas entende o assunto?hehee beijuuu
Oi Manu TD bem? Cara e qdo o desejo reprimido vira compulsão por hábitos. Quero tanto uma coisa mas não posso ter, então substituo inconscientemente por um hábito, agora não tão mais inconsciente rsrsrs. Exemplos comer para diminuir a ansiedade, ver séries sem parar para manter a cabeça ocupada. O que fazer?
“Estar no mundo real é lidar com a impossibilidade de realizar desejos”. Essa tem que ir lá pro Instagram!!!
uma anedota: logo no começo da minha 1ª sessão com a terapeuta atual, como quem quer "tirar o elefante da sala", fui dizendo que eu 1) era gay e 2) não tinha uma relação mto boa com os meus pais, mas que essas eram questões resolvidas e não era disso que eu queria tratar na terapia (tinha uma queixa bem delimitada, de ansiedade). só uns 6 meses dps eu fui começar a entender q aquelas 2 questões eram, na verdade, as únicas relevantes 😂
♥️♥️♥️
Pode fazer terapia, escutar o Manu, é um privilégio!!!
Comentário sensacional!!! Hehehe
Muito bom, Pedro. 😂
Fico imaginando no seu terapeuta pensando..."sabe de nada inocente"
Isto não é uma anedota. Isto é a constatação de que estamos com os pés pra fora do chão e que demoramos muito pra colocar eles onde tem que estar"
"A culpa é quando o seu desejo se transforma em ameaça de abandono"
"Desejo não se escolhe, se acolhe"
não só ajudou como foi lá e tal e tal.
uma das minhas necessidades básicas é ter a companhia desses teus vídeos no meu café da manhã, manu
Ajuda muito a sua interpretação, tantos estudos e tanta cultura para tentar regular esses tantos desconhecidos mundos submersos...sombrios...inexplicáveis....complexos...ilusórios...esvaziados ou cheios demais....longínquos....incompreensíveis............❤❤❤
Chorei um tico! É muito importante conseguir "dar nome" para o que a gente vive, sente, é! O entendimento teórico que esse vídeo trouxe minimizou um tanto a angústia que eu sempre tive de entender porque meu desejo funciona de determinado jeito. Obviamente o vídeo não cessa o assunto mas abre esse campo. Muitas vezes eu sinto medo de sentir e já formulei várias hipóteses para tentar explicar isso e esse vídeo trouxe a que mais me trouxe calma! Acho que muita gente deve se identificar com esse medo de sentir e a repressão dos nossos desejos é uma raíz desse medo. Acho que esse é o vídeo mais importante do canal! Obrigada Manu!
Notificação aparece e eu paro tudo que tô fazendo e pra vir assistir.
Uns 5 min antes de abrir o vídeo eu tava pensando "mano tem muito mais bissexuais nesse mundo do q a gnt pensa" mas a sociedade ainda n tá preparada pra essa conversa né 🤷♀️
Vdd, estava refletindo sobre isso.
A sociedade não tá preparada para falar de sexualidade como um todo. Experimente falar de sexualidade em uma sessão de terapia (preferencialmente com alguém que tenha especialidade nessa área) e veja a gigantesca diferença.
Sexo é um negócio sem forma definida, seu desejo pode navegar por um diversos objetos e formas....e a galera não curte que você seja sexualmente mais "criativo" que elas...
Amando esses seus vídeos mais longos. 💛👏
Único canal que consegue me prender em um vídeo longo e eu nem percebo que é longo de tão atenta que fico. É a minha terapia, me sinto acolhida.
Coisas rasas temos de mais já. Queremos algo mais profundo, como os vídeos dele. Também gosto bastante!
A relação amorosa é conseguir conviver com as ambivalências do desejo. Bem, conseguir tentar como quem quer conseguir realmente: acho que é um bom começo.
Desejo não se escolhe, se acolhe!
Entender e achar um bom encaminhamento, maduro e razoável para o seu desejo, preferencialmente sem culpa.
Primoroso seu vídeo, Manu.!
Durmo mais leve depois de ver vc expondo.
Entender seu desejo...bancar seu desejo!
É hipnotizante escutar Emanuel Aragão. Cada fala é uma grata sessão de terapia. Obrigada por compartilhar
o fundo voltou a ser preto, nem comecei a ver mas foi a primeira coisa que notei!
Manuuuu 👏🏻😍q aula de autodesenvolvimento, q aula de como desenvolver a inteligência emocional q cá pra nos é a base pra TD...parabéns pela didática, gosto dessa visão sistêmica ñ cartesiana mas quem pudera sendo " discípulo de Jung " ñ poderia se esperar menos de um psicólogo Junguiano 😍
É engraçado... Há alguns meses, acho que eu não estava pronta para assistir esse vídeo. Hoje ele já faz muito sentido pra mim.
Realmente, aceitar as próprias emoções requer maturidade.
mas esse video nao saiu esses dias?
Manu, você pensa em fazer um podcast? Certamente iria acompanhar todos os episódios
Se chama "dose diária" no Spotify
Eu amei o "PAUSA PARA RESPIRAR", singelo e potente.
Manu, você fala de um jeito lindo. Você toca em detalhes maravilhosos
Vamos fazer POWER YOGA pessoal! Pra ter força pra realizar o que conseguimos, pois a conversa dentro da cabeça não cessa nunca e a única forma de lidar com elas é tendo força.
Eu só lavo louça te ouvindo Manu hahahaha Obrigado por tudo querido
manu, vou usar esse espaço como diário, um desabafo mesmo.
eu nunca traí, e me questiono os motivos.
além de abominar a hipótese de causar dor e sofrimento em quem eu amo, eu também não reprimo meus desejos, eu observo, analiso, compartilho e ressignifico.
é um dos melhores motivos para se fazer piada ácida no dia a dia, comigo funciona sempre e me sinto muito confortável, confiante e segura quando meus namorados conseguem aplicar esse método de troca honesta comigo.
Eu penso igual você.
Minha psicóloga sempre disse que fazer piada com os conflitos pode ser um ótimo caminho :)
diálogos: baby,
numteconto
lá estava eu bem camponesa andando pelas corredores da faculdade e niqui o vento sopra meu cabelo, e o sol me acende, pois acho que estou no meu período fértil, andei pra lá e pra cá olhando por milésimos de segundos a mais nos olhos de pessoas que cruzavam meu caminho, só para eu me deliciar com o que eu causava, aquele desconforto, sabe? aiai, confesso ainda que eu também coloquei um sorriso de monalisa minoraria, aquele que deixa a dúvida se eu estava flertando ou não. cretina né baby? mas foi incontrolável.
ai ai, bruna e sua sombra narcisista.
ufa, ai que alivio, ainda bem que eu posso desabafar com você, pq vc sabe né, a gente não pode reprimir rs amor da minha vida daqui até a eternidade gloria a deux bruna sortuda desejo isso para todo mundo rs, você é o melhor namorado do mundo!
agr vem cá que eu quero sentar!
fim.
@@queninguemmeache maravilhoooosa!!!!
SIM
Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.
Manu, não sei se vc faz ideia do conforto que traz pra gentes que vc nem conhece. Obg por compartilhar tanta coisa importante conosco. Queria muito te ouvir um dia falando sobre a culpa materna. Bjo grande.
fico imaginando esses sistemas do Panksepp operando na nossa cabeça tipo os divertidamente
Realmente desejos surgem nas pessoas inesperadamente, acho mto interessante e como melhor caminhos a serem tomados, tentar trazer ao máximo para a consciência esse desejo. Caso se torne algo muito confuso e difícil, uma ajuda de um psicólogo é bem vinda.
Quando você não pensa sobre o seu desejo, ocorre ou uma repressão ou impulsão. Com isso, dependendo do seu desejo e de sua situação, poderá acarretar em vários problemas, quando tem repressão você engole a seco e fica muito mal e quando tem a impulsão você vai atrás desse desejo, podendo ser um problema quando é algo não monogâmico sem um prévio acordo entre todos os envolvidos, tornando-se amante ou a pessoa que traí, porém esses são os assuntos mais comuns, mas outros desejos podem ser discutidos também.
O ponto é que entender o desejo é importante para termos uma vida menos infeliz. Realmente, não vamos fazer tudo o que queremos e sentimos, até porque certas vontades não dependem só de nós e excesso de liberdade com desejo também pode ser um problema, excesso de liberdade não é sinônimo de felicidade, até porque também tem a responsabilidade quando o desejo envolve terceiros, excesso de liberdade pode ser até angustiante as vezes. Isso vem a lógica de objetificação do outro como se fosse um produto mesmo, tratando as pessoas como se fossem a série ou filme que você fica escolhendo no seu streaming, no excesso de roupa que você compra de diferentes estilos e etc.
Caraca. Esse vídeo não é só um vídeo. É uma verdadeira aula.
Sempre pela manhã ao preparar meu café busco pelos teus vídeos porque esse é o momento em que melhor vou elaborando tudo o que trazes como proposta de reflexão. Acabei percebendo que em algum lugar em mim existe uma ligação direta entre a comida, afeto, prazer e compensação. E ao consumir não só o café., mas juntamente ir pensando nas análises que tu nos propõe faz um bem enorme. Emanuel querido, obrigada!
to te maratonando desde ontem, porém to assistindo tudo que eu to precisando estudar para minha vida no momento
"Neurocoiso"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gratidão truta
Caramba, que vídeo!
Passo por essa questão da homossexualidade, percebi que reprimi isso aos 12 anos, me senti a pior coisa do mundo, que seria julgada por todos e iria para o inferno ,etc. Eu afundei tão bem isso q durante a adolescência,auge dos hormônios, não percebia desejo nenhum, achava nojento e coisa do outro mundo esse afeto,achei q nunca iria senti-lo. Enfim, o que eu reprimi começou a voltar e voltou aos 18/19 anos, tentei afundar novamente e não foi,mas fiquei com questões psicológicas serias.Agora com 20 anos estou ,mais uma vez, tentando lidar , porém de forma diferente, e percebendo várias coisas sobre mim, várias mesmo! e tudo por um recalque. Entretanto , a questão com a família é complicada por demais, a qual nem imagina isso.
Passei e tô nessa tbm de reconhecer oq eu estou sentido, como e por quem. É realmente, a questão da família é bem complicada e dolorosa msm, infelizmente. :(
Eu indico muito que você faça terapia. Questões muito parecidas que eu passei e ainda passo, mas depois de 2 anos de terapia eu não sou mais a mesma pessoa. É um processo lento. Não idealize a terapia. Mas certamente você poderá se ouvir bem melhor. Procura o Instagram @casa.psi é meu psicólogo ele atende on-line. Estou te indicando ele porque eu sei que ele é bom profissional e para nossas questões de sexualidade é muito importante fazermos terapia com bons profissionais.
46m? Amo.
Eu q ja passei dos cinquenta, vi na vida o desejo ter tantas texturas e vetores diferentes... de acordo inclusive com a minha percepção e compreensão do mundo e de mim msm
Ai, Manu, como elaborar esses desejos? Como a gente amadurece? Não sei o que dói mais: não satisfazer o desejo ou perder o amor... não sei nem como agradecer por este vídeo! Vou deixar meu muito obrigada🌷
O vídeo me ajudou muito a refletir. Obrigada .... sem terapia é difícil resolver as coisas e, por enquanto, a terapia não está cabendo no orçamento. Vivo uma relação bastante complicada em casa, especialmente com a minha mãe, e estou vivendo diariamente com ela.
"Tentar entender"
Acho que estou nesse processo, nunca me senti reprimido, rejeitar desejos sexuais ou coisas do tipo.Ultimamente venho questionando minhas ações, porque desenvolvo um apego aos meus amigos homens, apesar de nunca fantasiar sexualmente ou romanticamente com eles eu passo a desenvolver uma dinâmica de relacionamento (cobrança de afeto principalmente) e isso é recorrente, outra coisa interessante é que isso só acontece depois da amizade ser mais intima. Apesar de pensar que talvez eu seja gay, me parece que não é a verdade, já até conversei com pessoas próximas e se um dia eu vir a me apaixonar ou me atrair sexualmente por alguém do mesmo sexo, tá tudo bem. O que acontece hoje é que eu desenvolvo esse apego além da conta por um amigo próximo e fantasio sexualmente apenas com mulheres.
Manu, aqui na Espanha é madrugada já, mas eu espero esse vídeo das quartas com muita alegria, me faz muito bem.
Ótima edição e uso da trilha. Parabéns
ou seja: não somos um erro.
muito bom
Manu, gostaria que vc fizesse um video sobre a questão de desejos que não nos levam a relacionamentos saudáveis. Ou melhor, até que ponto seguir o desejo? Porque sabemos que há milhares de variáveis na formação dele, e que não é uma escolha racional. Mas às vezes, justamente por não termos essa escolha, ele nos leva a repetir padrões familiares não “saudáveis”, não sentir desejo nos relacionamentos “saudáveis”. Gratidão por su partilha. Vcs ajudam muita gente quando trazem a verdade nua e crua.
Pensando em algo bom,nessa merda de pandemia,manu
Oi Emanuel, gosto muito do seu trabalho, com a doce Flor também ☺️Moro na Itália e acabei de comprar o livro do panksepp 😊
Aprecio muito a sua transparência em relação às tuas próprias fragilidades
“O homem pode fazer o que ele quer, mas não pode querer o que ele quer” sera?
"Estar no mundo real é lidar com a impossibilidade de realizar desejos."
Esse conceito de cérebros de tal sexo já foi há muito discutido e rejeitado na comunidade trans
Pra esse assunto, já que eu não tenho nenhuma propriedade pra falar, recomendo o canal ContraPoints e os vídeos "Tiffany Tumbles", "A Estética", "Crítica ao Gênero" e "Transtrenders", mas no geral todo o canal dela que é ótimo
Pooo Manu, eu fico sempre com vontade de ouvir mais sobre a parte final dos seus vídeos... a hora que chegamos no ponto das possibilidades de mover-nos dentro do mundo tem as teorias que você levanta em vista, termina! hunf...
Para mim esse lance de lidar melhor com os desejos tem passado por observa-los mais antes de querer leva-los a algum lugar de ação concreta.. me perguntar sobre de onde eles vem, com o que outras situações já vividas eles se relacionam ou só "olhar" mesmo, notando mais quantas vezes um certo pensamento/vontade me vem e o que acontece antes e depois disso... É bastante desafiador porque tenho um personalidade bastante impulsiva e sempre me via em situações em que "quando vi, já estava", exercitando esse lado reflexivo/observador e não o julgador tenho me sentido mais acolhida por mim mesma e vivido mais experiências de concretização de objetivos do que antes, menos preza nos extremos da euforia e depressão. Tudo isso graça ao processo de acompanhamento com a minha Terapeuta Ocupacional que me fortaleceu muito no cuidar de mim e das minhas necessidades.
Agradeço os vídeos que sempre ressoam tanto e me enriquecem de vocabulários e fundamentos pra impressões do mundo que já me perpassavam. Um abraço
Sempre bom rever
Gosto muito da sua didática explicativa kkk hj em dia, em mundo de tantas gente declarando certezas, gosto de que você deixa em aberto. Pode ser, pode não ser, talvez seja. Obrigada, Manu!
Por que as pessoas julgam como errado
não sei se está desatualizado mas tem aquela a escala kinsey sobre esses espectros
Uma fala mexe em algo que incomoda, uma questão surge e, assim, uma nova descoberta (ou aprendizado) também. Obrigada pelos vídeos, Manu!
Obs.: Eles ajudam sempre.
Manu, que vídeo incrível! Quanta informação importante. Sua forma de conduzir o vídeo é tão maravilhosa, você fala desse assunto tão complexo de forma tão didática, clara e envolvente . Voce faz a diferença nesse mundo. Obrigada por alimentar esse canal compartilhando tanto conhecimento.
Manu, você podia fazer um vídeo focado na morte? o medo da morte e essas coisas. Eu tenho uma neurose com a morte, principalmente dos meus pais. Quando eles viajam eu penso nisso e sofro, fico também querendo parar de fazer outras coisas e só ficar com eles para aproveitar o tempo. As vezes estou de boa e vem a dor do medo da morte deles..muitas coisas. Sei lá, fale sobre isso algum dia :) AMO vocês.
Maravilhoso como sempre, Manu!
Gostaria de propor uma continuidade desse vídeo, falando sobre o recalque do desejo do outro, que diante da elaboração do seu desejo e, claro, de certa liberdade, se enraivece e pune ferozmente. Falando em português bem simples: “se eu não pude, vc também não pode.”
Muito boa a reflexão da culpa como ameaça de abandono originada pelo desejo "indesejado" pelo outro... Tira a culpa de uma posição as vezes "transcendente", que envolveria certo/errado, bem/mal, e traz para um campo mais real, que é o das relações humanas.
Melhor momento do meu dia é ouvir as reflexões do Manu!!! Gra-ti-dão!!! ⭐
Você é brilhante. Claro, objetivo. Parabéns. Onde vc vive e trabalha?
A ideia da sublimação me fez pensar sobre quando a sublimação, no caso do afeto amoroso, gera culpa ou medo de dar bandeira. Porque às vezes se quer sublimar o afeto amoroso substituindo-o pela amizade, mas inconciente ou semiconscientemente se expõe a admiração de forma excessiva, o que pode apontar para o afeto amoroso reprimido. É normal o receito diante do mecanismo de sublimação?
Pausa para respirar número 2 por aqui.
Muitas elaborações possíveis depois desse vídeo. Obrigada, Manu! ❤️
Ótimo video Manu, ajudou muito. As vezes me sinto senhora dos meus desejos, como se eu tivesse controle, e quando eles fogem do controle me sinto culpada. É ótimo lembrar que somos apenas seres humanos, formados por conexões quimicas e biológicas que fogem do nosso controle, e isso é incrivel, nos faz o que somos, humanos. Parece obvio, mas as vezes é como se eu me esquecesse que sou feita de impulsos e me cobro como se eu fosse uma maquina sofisticada seguindo um script kkkk. Muito obrigada pelo video, como sempre maravilhoso
Adoro que os teus vídeos combinam com oq tô vivendo no momento. Desde ontem batendo cabeça pq eu gosto de caras mto mais novos que eu 😂 Como se fosse um problema !!!!
Mto mais novos é no máximo 10 anos a menos que eu. Então nunca aconteceu deles terem menos de 18 anos.. então não é de fato um problema em nenhuma esfera!!! Doido q eu esteja demorando pra aceitar 🤔
@@marib4243 o meu tem 27 e eu 43, damo-nos lindamente. Maturidade não tem a ver com idade. Infelizmente a sociedade adora apontar dedos a quem não segue as regras.
Oi Flor e Manu, primeiro quero dizer que sou muito fã do canal, gosto muito das reflexões que vocês provocam. Em segundo, não tem relação com o vídeo, mas o RUclips me indicou vídeos sobre os seguintes assuntos e fiquei curiosa sobre o que vocês pensam a respeito. Os assuntos foram os 4 tipos de temperamento e os 5 traços de caráter. Obrigada pelo conteúdo de relevância e um beijo para vocês!
Manu, vou deixar uma ideia de vídeo: separação dos pais e como isso pode se desenvolver..(principalmente na primeira infância)
Manu já assisti duas vezes. Quero assistir de novo. Parece que foi feito pra mim, meu desejo não é homossexual mas eu entendi o que se passa comigo e meu desejo a pouco tempo. E com esse vídeo estou entendendo ainda mais. Obrigada 🙏🏽. Tenho muito caminho ainda pela frente mas certa de que pelo menos estou no caminho.
E quando o desejo está atrelado ao sofrer e, por consectário, não é saudável?
Manu, eu adorei essa pausa para respirar!!! Um tema tão intenso e aprofundado como esse, necessita dessa pausa rsrs... . Pirei nesse vídeo, pensamentos a mil agora 🤔👏
Muito bom! 👏👏👏👏
Manu, eu acabei de falar exatamente sobre isso na minha análise... sai e dei de cara com o seu vídeo kkkkkkk Obrigada por partilhar tanto com a gente 💜
Eu TB! Minha analista me cortou exatamente quando eu disse "isso me incomoda"😧🤔
Emanuel Aragão e Maria Homem em uma conversa, será que um dia rola?
Foi dahoraa!
Gostei muito
nossa, mas eu to tão nesse momento da análise... de entender e (tentar) acolher meus desejos.
Essencial.
eu achei GENIAL! mto obrigada!!!
Esse medo do abandono também pode ser medo do abandono de Deus? (Ou qualquer outra entidade religiosa) identifico isso em mim
Muito bom! Deveria falar mais sobre o sentimento de culpa, medo do abandono e amor/castração
Mais um vídeo que merece ser visto e revisto n vezes! Vou montar uma playlist 😊
Obrigada
Manu, se a culpa surge da ameaça da perda do amor, do abandono, faz sentido pensar que o sujeito que já se sente abandonado pela mãe cultivaria então menos, ou até nenhuma dependendo do caso, culpa por um desejo x?
Ok que nunca é tão simples assim... Hauahahah...
Beijo, adoro te escutar (aqui do meu jeito maduro de querer ter/ser você já que te admiro -- rs, troço básico que aprendi também contigo, obrigada. Haha💙)
Deu aula
Que video incrível! A vida fica mais leve depois de te ouvir, Manu! Obrigada por tudo, sempre. Amo você!!
Que AULA! Ajudou muuito cada palavra que foi dita no vídeo (principalmente na primeira parte com uma explicação sensacional). Você fez ver como o entendimento é importante. 👏👏👏
Oi, Manu! Senti que queria ser mais presente no canal depois de conversar (me senti muito acolhida e agradecida). Esse vídeo foi certeiro em tudo que abordou (pelo menos no meu caso hahahahah). Obrigada e boa semana!
"Ajudei?" Kkkkkkkkk no fundo eu sei que ajudou sim, manu, mas no momento apenas sei sentir... Esse vídeo foi bem intenso pra mim.
Muito, muito bom, parabéns pelo vídeo. Certeza que vai ajudar muita gente!
Vc é muito foda!!! Falou comigo!
Obrigada, estava precisando desse vídeo. 💖
ou seja, vídeo sobre tudo que a gte precisa ouvir. emanu, faz sobre obssessão compulsão e obesidade? ru queria um vídeo sobre obesidade, saúde, sexo, mulheres, esse campo assim, não sei elaborar muito bem, rs... mas entende o assunto?hehee beijuuu
Manu, adorei o video!!! e da também pra associar esse conteúdo com os conceitos de animus e anima do jung e abrir outros campos de reflexão!!
Melhor canal. Grata por tudo que tenho aprendido contigo!
O que a bioquímica diz sobre não binariedade?
Te agradeço demais por todo esse compartilhamento. Os vídeos são sempre muito proveitosos. Já pensou em migrar para um podcast?
Simplesmente maravilhoso!!!!??
obg
Uma aula é tanto , vídeo ótimo bjs
Vamos falar e refletir sobre o desejo.
Vamos assistir o filme Matthias e Maxime, do Xavier Dolan
Oi Manu TD bem? Cara e qdo o desejo reprimido vira compulsão por hábitos. Quero tanto uma coisa mas não posso ter, então substituo inconscientemente por um hábito, agora não tão mais inconsciente rsrsrs. Exemplos comer para diminuir a ansiedade, ver séries sem parar para manter a cabeça ocupada. O que fazer?
Boa!
Boa mesmo!!!
Fascinante.
Manu, maravilhoso!
Daí lembrei da Lei do desejo do almodovar...
.eu amo! ❣🚀
Maravilhosoooooo!