Me identifico MUITO com a fala da flor... achava que eu estava ficando louca... as poucas vezes que precisei encontrar pessoas nesta quarentena me senti extremamente desconfortável e invadida. Cheguei a me questionar se eu conseguiria voltar a socializar... teve um dia que eu cheguei a me questionar se eu quero que a pandemia acabe... 🤯
Mais sobre o final do vídeo: muito comum é que os caras não estão a fim dessa proposta de olhar para uma pessoa, para um encontro e se dedicar a isso, especialmente nessa era de apps de pegação. Parece que sempre vai existir um outro alguém que vai suprir melhor seus desejos, e aí se opta pelo múltiplo foco sem focar de verdade em ninguém. Acho que um dos fatores pra isso é falta de estar convicto de querer encarar o que se apresenta com quem se está conhecendo.
Parece mais que são tempos de "não-relação". Quando a relação é substituída pelo consumo de sensações imediatas e bem definidas, sem o real interesse em se abrir para crescer com o outro.
Flor, essa consideração que você fez a respeito da dedidação a uma pessoa de cada vez, ou em cada oportunidade específica, você também fez em outro vídeo mais antigo, e eu tenho seguido isso desde então. Toda as vezes que um diálogo se estabelece eu me disponho de verdade a estar ali pra isso. E tem sido incrível. Estou solteiro há 4 anos, curtindo DE - MAIS a solidão (sim, não sou apenas solteiro, sou solitário), e isso tem me permitido conhecer e me dedicar a diferentes pessoas sem o compromisso da relação amorosa. E não, não estou falando de sexo casual, falo de uma conversa sincera baseada no "como você está hoje?". Eu recomendo. Reavaliem seus modelos de relação e o que REALMENTE nos leva a querermos nos "relacionar".
Meu namorado e eu terminamos na quarentena após um ano e meio do q eu agora entendo como: projeção... Nós costumamos idealizar Felicidade no outro, mas aquilo que falta em nós está em nós mesmos e enquanto não entendíamos isso, ficávamos infelizes. Eu já errei muito por tentar mudar ao outro e achar q nunca daria certo com alguém diferente de mim... Sempre me considerei de esquerda (mesmo votando nulo há mts anos) e ele é conservador, mas saibam, ele é maravilhoso e principalmente com meu filhinho de 4 anos... Percebi que ele é mt mais que isso e venho aprendendo tanto nessa relação. Eu já fiquei intrigada de amigos por questões políticas... Essa semana tivemos a chance de voltar após um mês e por incrível q pareça estamos com foco em coisas semelhantes, mas não mais com foco um no outro. Está só no comecinho do recomeço, mas estou curtindo.
Concordo com a Flor de n gastar milhares de reais para uma festa. Decidi fazer uma festa a fantasia no salão do prédio e só chamei os familiares que eu gosto. Foi maravilhoso. Curtimos bastante o dia e até hj eu olho para as fts e n vem nenhuma lembrança de raiva, pois n teve. É excelente vc escolher com quem vc quer compartilhar esse momento. Faz mta diferença.
Realmente as pessoas banalizam demais os encontros, a oportunidade do encontro e isso ficou muito evidente agora na quarentena. Por outro lado, vale pensar que mesmo em tempos normais, não temos um tempo infinito e seria mais um motivo para a valorização e entrega aos encontros/relações já existentes. Essa pergunta que Flor fala no final faz muito sentido para mim, ela diz "esse é o encontro que eu tenho, como faço pra cuidar dele?" Hoje com redes sociais as pessoas tem a falsa sensação de ter várias possibilidades afetivas, mas na real se essa pessoa tiver uma pessoa que verdadeiramente quer estar com ela já é muito...logicamente isso abre para outros questionamentos como por exemplo se nossa vontade também é recíproca e tal, mas esse encontro/esse alguém que vc tem ai, pode ser muito especial se "olhado" com mais calma, sem a pressa e ânsia por outros encontros.
Sempre me senti um bicho do mato, porque prefiro ir tomar um café e conversar com uma ou duas pessoas, do que ir a uma festa com muita gente. Agora senti que afinal existe uma razão para isso: cada ser humano liberta muitas energias e é difícil captar e lidar com muitas energias ao mesmo tempo. Também penso que, quando nos concentramos numa pessoa de cada vez, conseguimos conhecê-la melhor e torna-se mais interessante. Quando estamos com muita gente ao mesmo tempo, acabamos por falar só de coisas banais e pouco profundas. Mas é curioso que as pessoas que gostam de viver rodeadas de muita gente, é que são vistas como incríveis e sempre cheias de amigos. Mas que amigos? Não sei. Mas para mim, tanto na amizade, como no amor, temos que ter tempo e disponibilidade para nos concentrarmos numa pessoa de cada vez, senão não dá certo. Quanto a festas de casamento, é como as outras festas: muito alarido, muita representação, muitos gastos e pouca autenticidade! O amor não precisa de tanto show off, mas ninguém quer saber disso. Nestes últimos tempos houve muita gente a adiar casamentos por causa da pandemia. Mas agora, aqui em Portugal, as pessoas já podem voltar a casar, mas com poucos convidados e festas mais simples e com algum distanciamento social. Conclusão: a maioria dos casamentos continuam adiados. Porquê? Porque o pessoal quer é grandes festas e fogo de artifício, e o amor, afinal, é o que menos interessa!
Muito legal a frase : estou com medo de encontrar as pessoas. Outro dia me encontrei, dei oi, tudo bem? Quarentena, família bem? Logo me deu vontade de mandar uma figurinha e beijos. Putz...não dava. Estávamos ao vivo. Angústia, vontade de voltar pro meu canto. rss
Existe uma distância enorme entre o que as pessoas afirmam querer viver e o que elas vivem de fato por uma razão até bastante simples, contra a qual as pessoas insistem em lutar inutilmente: amar é um verbo intransitivo. Que significa isso? Amar é um verbo que não pede complemento. Se impusermos condições ao amor, ele deixa de ser intransitivo e deixa portanto de ser amor. Aceitar isso é o primeiro passo rumo a conviver com a dor de amar. Quem deseja amor sem qualquer tipo de sofrimento vai ter muitas dificuldades. Quando alguém começa a enunciar condições para amar, o que acontece é até bastante simples de explicar: ela passa a amar essas condições. São as condições que agradam. "Amo se o outro for fiel, educado, trabalhador, honesto etc". Então você ama essas condições, não pessoas. Você ama critérios, não universos complexos. Uma das grandes lições da vida é aprender a não fugir dos desafios, do sofrimento, de possíveis dores. Quem deseja uma vida de puro êxtase e alegria, sem sofrimentos e sem percalços, vai viver uma vida manca, incompleta, vai viver uma vida deficiente.
@@NNESSITA exato, que viagem idealizar relações tóxicas, ninguém é perfeito mas tem que se questionar sim sobre os valores de com quem se relaciona, se tem coisas em comum. Conexão não surge do nada.
Esse vídeo é muito importante. Ainda mais nesse contexto em que vivemos, no qual muitos podem estar indo para o passado ou pro futuro, na tentativa de fugir desse presente bagunçado. Mas o agora, quer a gente queira ou não, apresenta-se como a opção mais viável pra vida.
Depois que vocês falaram sobre a cerimônia de casamento num outro vídeo, eu pensei muito e concluí que nunca aproveitei estes momentos - minhas formaturas. Na verdade, eram para as outras pessoas e eu só me estressava e ficava tensa com a preparação e se estava correndo tudo bem. Se considerar o dinheiro que gastei para uma noite, eu poderia ter feito várias viagens, que são os eventos que eu aproveito de verdade.
Rafaela Reis isso é verdade, mas eu insisti no erro. Quando organizava festas de natal ou aniversários, sempre me frustrava, discutia com as pessoas e quando todos iam embora ficava chorando. Tive muuuitas oportunidades de pensar sobre isso.
Os desencontros em uma relação são comuns e desejáveis. É assim que nos compreendemos e elaboramos e é assim que uma relação se constrói. Aqui me refiro às divergências de narrativa e construção de cada um. Penso que quem não tem disposição para lidar com a intensidade dos desencontros talvez esteja idealizando uma relação perfeita, preso ao desejo de satisfação constante e, portanto, não está pronto para entrar em um.
Rindo até a próxima geração com a discrição da Flo sobre o casamento,e a cara do Manu ficando vermelho😅🤣🤣Gente vcs são surreais🤩mandam a real da real,com humor ...Amo amar vcs❤️
Flor concordo demais com vc.... Meus amigos brincam que pra mim já estava em quarenta antes da quarentena... Pq dizia tenho que estar no espírito para encontrar... Hoje não quero! E ouvindo você falar ficou mais consciente obrigada flor
E não teve o selinho! 😁 Olhar o outro verdadeiramente é algo transformador! Preciso brigar comigo mesma para conseguir fazer isso....tô cada dia mais presa comigo mesma!
11:53 belíssima interpretação do que é o relacionamento e o poder de aprendizado que as relações tem. O "ouvir" é atravessar o bloqueio de frases prontas, Flor :)
Comecei a seguir vocês. Muito legal os vídeos. Eu tô numa relação de 4 anos e pouco, e nos tocou estar separados na quarentena em países diferentes. E ele resolveu pedir um tempo e alegou exatamente isso: " queria um tempo para avaliar todo esse universo/energia que eu sou". Não entendi na hora. Fiquei mal. Agora tô melhor e tentando entender e respeitando a decisão dele. Parabéns pelo canal.
Eu to numa relação que fará 16 anos em fevereiro (casada ha quase 9, com filha de 1 ano e 5 meses) e tem todo esse alto e baixo que a gente conversa aqui (me sinto batendo papo ahahaha). E eu acredito que ela tenha bastante futuro (ainda mais com esse lugar de elaboração, terapia, CNV, etc). E eu cliquei no vídeo pq sempre aprendo algo com vcs. De verdade! Gratidão (não se irritem ahaha) pelo canal!
Convivência nunca é fácil flor...agora eu discordo de vc flor....a festa é uma celebração da sua união, e é maravilhoso, essas lembranças ficam na relação, e comemorar com as pessoas que vc gosta é melhor ainda.Nem tudo é o caos e nem tudo é o paraíso....
Flor, pausei o vídeo com 7min e 25 seg só para dizer que tu é MARAVILHOSA mulher!!!! “O casamento não essa merda que tu vai passar 6 anos pagando” 👏🏾👏🏾👏🏾😂😂😂
Bora lá,pro meu segundo comentário...agora mais sério... Eu venho percebendo que as pessoas dizem que querem mesmo se relacionar ao menos a grande maioria,querem relações mais profundas,mas quando aparece uma ou duas "diferenças" elas correm para a superficialidade.Querem é viver o melhor de dois mundos...Se o crescimento ou aprendizado vem dessas diferenças,então como aprender se mal dão chance pra isso??! Vai entender🙌🙌
Incrível essa reflexão, Flor! Estou nesta mesma sintonia. Acho que todo o processo de reflexão e autoconhecimento impulsionado pela quarentena me tornou mais seletiva e cuidadosa comigo mesma. Um abração pra vocês
Q lindo flor!! Bela reflexão, num tom pistola moderado, q é em outras palavras, um incentivo potente pra q a vida não passe por nós. Corpo + atento e honesto diante dos encontros que estão porvir. Obrigada Flor, me emocionou, assim no ponto. beijoo
esse vídeo ta show! amei Flor! Encontrar o outro e tudo que esse encontro trás. Profundo. Por isso que antes da quarentena, eu já não estava encontrando com uma pessoa, a energia dessa pessoal, me desestruturava.
Berroooooo com o roteiro da Flor do casamento kkkjkkk mais que amar a Flor mais que o Manu, eu amo a combinação da descombinacao de vocês dois. Equilíbrio perfeito!
Pensa na felicidade de encontrar alguém que vê festa de casamento pelo mesmo prisma. Grata Flor! Só troquei a festa de 15 anos pela formatura mas penso exatamente isso.
Tenho assistido aos vídeos desde o começo da quarentena, e devo dizer esse foi o melhor que assisti até agora. Concordo com vários pontos levantados, como a ideia de casamento (cerimônia) ser algo totalmente encenado, e que o que realmente importa é o que vem depois. Há poucos dias também tinha pensado em como estamos convivendo mais com nossos parceiros agora, antes via meu marido acordado no máximo 5 horas por dia, e não tinha me dado conta do quanto isso mudou com a quarentena. Por sorte foi uma surpresa boa, estamos nos conhecendo ainda melhor e é meio maluco como às vezes me parece que somos uma extensão do outro. Mas a parte final quando a Flor fala sobre os encontros eu nunca tinha pensado sobre isso, e é realmente sensacional essa colocação. Cada encontro com uma pessoa é um universo, nem que seja com o porteiro do prédio que você dá oi, você está sempre se negociando com o outro, e negociando como/ou o que vai mostrar para o outro. A troca de energia se dá em cada encontro, vou pensar mais sobre isso e sobre a qualidade dessas trocas quando pudermos nos encontrar novamente uns com os outros. Parabéns!
Esse mes quase me separei uma 20 vezes kkk, é uma merda agente fica idealizando a pessoa ideal e se agente parar pra pensar ela não existe, ai vem a frustação que essa sua vontade nuca vai se realizar .
Eu já estou fazendo isso... (só lembrando que não estou no BR) Encontrar uma pessoa de cada vez faz de cada encontro mais especial. Não aguento ver muita gente junta. Me dá desespero. fada Flor 😍
Realmente precisamos de uma coisa por vez pra entender, aceitar, aprender, e fluir em cada coisa, cada pessoa, cada encontro... Eu tô amando esse tempo pra repensar tudo.
Vcs mencionaram o momento do encontro com o outro e me fez pensar que hoje no ônibus, juntamente com minha mãe (tivemos que sair), encontramos uma conhecida nossa e ela sentou no banco de trás. Começou a conversar com a gente e a minha mãe desenvolvia o assunto com ela e eu tinha até preguiça de virar para me unir a conversa, algo que sempre senti, essa preguiça de interação. Não sei se sou introvertida ou anti-social mesmo, ou não passa de um egoísmo meu.. mas até pensei que melhoraria isso em mim por conta do isolamento, mas na verdade estou com medo dessa preguiça social ter aumentado... Tenho tentado me conhecer mais e essa é uma das características minhas que mais me entristece. Quando aparece a chance de um diálogo e penso que vou agir diferente, me bate uma enorme preguiça.. 😟
Ai, Florrrr. Esse bateu em mim como se fossem socos. Ontem à noite falei com o meu namorado, que não está passando a quarentena comigo, que não queria ficar sozinha. Estamos juntos há 4 anos já. Ele disse que não quer planejar nada, não quer sonhar nada, não quer se mudar. E doeu, bah, doeu! A pessoa quer continuar enquanto tá sendo bom pros dois mas eu já falei que eu não quero ficar sozinha, que eu quero um parceiro do meu lado. E aí ele ficou dando voltas dizendo que não queria acabar com os meus sonhos, eu falei pra ele parar porque isso é abuso psicológico, dizer que não vai fazer isso comigo porque não vai ser bom pra mim. Mas aí eu entro na parada de "sou uma mulher independente, tenho minha casa, minhas contas" e não posso depender de homem mas eu quero ter um parceiro em casa comigo, sabe? Difícil! Meu namorado não tem sonho nehum, plano nenhum, quem no mundo é assim?
No meu caso foi o contrário, a quarentena mostrou uma versão do meu namorado que eu não percebia quando estava próxima dele. Terminei o namoro de 2 anos depois que percebi o quanto ele tava sendo egoísta e incompreensivo com a minha decisão de não encontrar ele pra respeitar o isolamento. Eu moro com a minha mãe e não quis expor ela. Ele foi imaturo e vingativo depois disso... comecei a fazer análise nesse período pra tentar entender meu relacionamento porque eu achava que tudo de ruim que acontecia era culpa minha, e percebi que na verdade eu tava em um relacionamento totalmente abusivo sem perceber. A pessoa que quer ter o espaço dela nesse momento tem esse direito... e meu ex não entendeu isso. A distância foi ótima pra cair a ficha e enxergar melhor tudo que eu tava vivendo
@@Flavia-ti2qp O problema é que moro sozinha, sabe? Era pra gente estar passando por isso juntos, mas ele tá se comportando como se tivesse tudo normal, vindo pra minha casa nos finais de semana e ficando na casa dele no restante da semana. Eu tô sozinha aqui, entende? E parece que ele não se importa com a minha solidão, eu fico sem ver ninguém a semana toda. E são 4 fucking anos, é muito tempo. Se a gente não for morar junto a gente vai continuar namorando por mais 10 anos? Sem mudança nenhuma? Na mesma mesmice? Agora é a hora de ser firme e tomar decisões e ele escolheu ficar na casa dele, com os amigos que moram com ele e me deixar aqui sozinha. Não tô no complexo de princesa pronta pra ser salva, mas dói se sentir sozinha ao lado de uma pessoa que tu ama. Vivendo a semana toda sozinha, com mensagens no whats, e no final de semana com ele aqui em casa (ifood, cama e netflix). Não é a quarentena, é a pessoa.
@@diouanypithan9868 total... É difícil mesmo. Essa fase pegou a gente de surpresa pra escancarar as faces reais de todo mundo. Tudo que tava "escondido", agora tá escancarado. Estamos na era das máscaras... caídas!
Diouany Pithan Mana pelo visto vcs querem coisas distintas pra vida mesmo, vc acha que ele “não tem um plano”, mas parece que ele tem sim só é o oposto do teu plano. A questão aí não parece ser a quarentena e sim vcs mesmo.
O que é ter futuro? Vc fica 10 anos com alguém, tem momentos maravilhosos e num determinado tempo as coisas desandam e vc se separa. Teve futuro? Teve.
Tá, mas e o beijo? Brincadeira ahahahaa Vídeo sensacional. Uma coisa que venho aprendendo com a psicanálise, mais especificamente com os textos da Ana Suy, é que o amor é a sustentação da diferença. E como é maravilhoso pra relação quando se entende isso (ou não, né? quando se vê que não é possível sustentar a diferença do outro). E tem muito a ver com essa aprendizagem que o Manu falou, de estar aberto a aprender com o outro.
Depois de relacionamentos horríveis, de violências psicológicas...os humilhados foram exaltados. A relação que sempre procurei ter com alguém e nunca tive, existe agora, de muito companheirismo, leveza, honestidade. Queria que todos pudessem experimentar isso, algo que deveria ser normal.
oi Manu+flor eu assisto voces de quando em vez e já a um tempo reparo que ha um esforço em nao generalizar no masculino (tipo quando voce fala o parceiro ou a parceira). acho massa que voces se propoem a nao usar o masculino para o plural mas essa forma parceiro(a) acaba afirmando uma binaridade de genero. que tal tentar usar o "e" para abordar todo o spectro de genero, inclusive esse pode ser um tema interessante para um video. bj!
Flor, a gente gosta de você focada ou desviando do foco. Não tem nenhum problema, sua saída do foco só teve problema pra vc mesma quando algum ser problemático achou que vc faria de fato coisas que vc não faria, a respeito daquele sujeito eugenista eleito.
o meu casamento foi o começo do caos, pura verdade maria flor.. pedraria, festa, o casamento é outra coisa. experiencia eh um negocio muito bom. o casamento não é aquilo ali a festa, um inferno.Desse jeito mesmo Maria Flor. Concordo contigo.
"Faz uma festa de 15 anos". A flor descrevendo o casamento é absolutamente maravilhoso!
Kkkk siim
Amei!!! Kkkkkk
Me identifico MUITO com a fala da flor... achava que eu estava ficando louca... as poucas vezes que precisei encontrar pessoas nesta quarentena me senti extremamente desconfortável e invadida. Cheguei a me questionar se eu conseguiria voltar a socializar... teve um dia que eu cheguei a me questionar se eu quero que a pandemia acabe... 🤯
Nem se sinta mal. Aqui estou igual.
Penso o mesmo.
TOTALL!!!!
Mais sobre o final do vídeo: muito comum é que os caras não estão a fim dessa proposta de olhar para uma pessoa, para um encontro e se dedicar a isso, especialmente nessa era de apps de pegação. Parece que sempre vai existir um outro alguém que vai suprir melhor seus desejos, e aí se opta pelo múltiplo foco sem focar de verdade em ninguém. Acho que um dos fatores pra isso é falta de estar convicto de querer encarar o que se apresenta com quem se está conhecendo.
São os novos tempos de relações fluidas...
Parece mais que são tempos de "não-relação".
Quando a relação é substituída pelo consumo de sensações imediatas e bem definidas, sem o real interesse em se abrir para crescer com o outro.
Flor, essa consideração que você fez a respeito da dedidação a uma pessoa de cada vez, ou em cada oportunidade específica, você também fez em outro vídeo mais antigo, e eu tenho seguido isso desde então. Toda as vezes que um diálogo se estabelece eu me disponho de verdade a estar ali pra isso. E tem sido incrível.
Estou solteiro há 4 anos, curtindo DE - MAIS a solidão (sim, não sou apenas solteiro, sou solitário), e isso tem me permitido conhecer e me dedicar a diferentes pessoas sem o compromisso da relação amorosa. E não, não estou falando de sexo casual, falo de uma conversa sincera baseada no "como você está hoje?".
Eu recomendo. Reavaliem seus modelos de relação e o que REALMENTE nos leva a querermos nos "relacionar".
São nos momentos de crise, que as verdadeiras relações acontecem. Tudo se revela.
Meu namorado e eu terminamos na quarentena após um ano e meio do q eu agora entendo como: projeção... Nós costumamos idealizar Felicidade no outro, mas aquilo que falta em nós está em nós mesmos e enquanto não entendíamos isso, ficávamos infelizes. Eu já errei muito por tentar mudar ao outro e achar q nunca daria certo com alguém diferente de mim... Sempre me considerei de esquerda (mesmo votando nulo há mts anos) e ele é conservador, mas saibam, ele é maravilhoso e principalmente com meu filhinho de 4 anos... Percebi que ele é mt mais que isso e venho aprendendo tanto nessa relação. Eu já fiquei intrigada de amigos por questões políticas... Essa semana tivemos a chance de voltar após um mês e por incrível q pareça estamos com foco em coisas semelhantes, mas não mais com foco um no outro. Está só no comecinho do recomeço, mas estou curtindo.
"O outro é muita coisa" total, Flor!
Concordo com a Flor de n gastar milhares de reais para uma festa. Decidi fazer uma festa a fantasia no salão do prédio e só chamei os familiares que eu gosto. Foi maravilhoso. Curtimos bastante o dia e até hj eu olho para as fts e n vem nenhuma lembrança de raiva, pois n teve. É excelente vc escolher com quem vc quer compartilhar esse momento. Faz mta diferença.
Manuuuuu, não precisa ficar desesperado internamente hahahhah A GENTE AMA A “FALAÇÃO DESACERBADA” DA FLOR 😂❤️
Realmente as pessoas banalizam demais os encontros, a oportunidade do encontro e isso ficou muito evidente agora na quarentena. Por outro lado, vale pensar que mesmo em tempos normais, não temos um tempo infinito e seria mais um motivo para a valorização e entrega aos encontros/relações já existentes. Essa pergunta que Flor fala no final faz muito sentido para mim, ela diz "esse é o encontro que eu tenho, como faço pra cuidar dele?" Hoje com redes sociais as pessoas tem a falsa sensação de ter várias possibilidades afetivas, mas na real se essa pessoa tiver uma pessoa que verdadeiramente quer estar com ela já é muito...logicamente isso abre para outros questionamentos como por exemplo se nossa vontade também é recíproca e tal, mas esse encontro/esse alguém que vc tem ai, pode ser muito especial se "olhado" com mais calma, sem a pressa e ânsia por outros encontros.
Gostei que vocês tão dando mais espaço um pro outro. Fofos
Sempre me senti um bicho do mato, porque prefiro ir tomar um café e conversar com uma ou duas pessoas, do que ir a uma festa com muita gente. Agora senti que afinal existe uma razão para isso: cada ser humano liberta muitas energias e é difícil captar e lidar com muitas energias ao mesmo tempo. Também penso que, quando nos concentramos numa pessoa de cada vez, conseguimos conhecê-la melhor e torna-se mais interessante. Quando estamos com muita gente ao mesmo tempo, acabamos por falar só de coisas banais e pouco profundas. Mas é curioso que as pessoas que gostam de viver rodeadas de muita gente, é que são vistas como incríveis e sempre cheias de amigos. Mas que amigos? Não sei. Mas para mim, tanto na amizade, como no amor, temos que ter tempo e disponibilidade para nos concentrarmos numa pessoa de cada vez, senão não dá certo. Quanto a festas de casamento, é como as outras festas: muito alarido, muita representação, muitos gastos e pouca autenticidade! O amor não precisa de tanto show off, mas ninguém quer saber disso. Nestes últimos tempos houve muita gente a adiar casamentos por causa da pandemia. Mas agora, aqui em Portugal, as pessoas já podem voltar a casar, mas com poucos convidados e festas mais simples e com algum distanciamento social. Conclusão: a maioria dos casamentos continuam adiados. Porquê? Porque o pessoal quer é grandes festas e fogo de artifício, e o amor, afinal, é o que menos interessa!
Sonho da quarentena... uma live entre vcs dois e nossa amada Ritinha 😎😎
Siiiiim! Iria ser um megazord de conhecimentos
Compartilho o sonho! 🥰
Chama a Rita pervertidinhos hehehehe
Manu ficou desconcertado com a intimação do selinho kkkk auge
Muito legal a frase : estou com medo de encontrar as pessoas. Outro dia me encontrei, dei oi, tudo bem? Quarentena, família bem?
Logo me deu vontade de mandar uma figurinha e beijos. Putz...não dava. Estávamos ao vivo.
Angústia, vontade de voltar pro meu canto. rss
Existe uma distância enorme entre o que as pessoas afirmam querer viver e o que elas vivem de fato por uma razão até bastante simples, contra a qual as pessoas insistem em lutar inutilmente: amar é um verbo intransitivo.
Que significa isso? Amar é um verbo que não pede complemento. Se impusermos condições ao amor, ele deixa de ser intransitivo e deixa portanto de ser amor. Aceitar isso é o primeiro passo rumo a conviver com a dor de amar. Quem deseja amor sem qualquer tipo de sofrimento vai ter muitas dificuldades.
Quando alguém começa a enunciar condições para amar, o que acontece é até bastante simples de explicar: ela passa a amar essas condições. São as condições que agradam. "Amo se o outro for fiel, educado, trabalhador, honesto etc". Então você ama essas condições, não pessoas. Você ama critérios, não universos complexos.
Uma das grandes lições da vida é aprender a não fugir dos desafios, do sofrimento, de possíveis dores. Quem deseja uma vida de puro êxtase e alegria, sem sofrimentos e sem percalços, vai viver uma vida manca, incompleta, vai viver uma vida deficiente.
caramba, obrigada!
Muito bom!!!
nossa... que profundo...
Nessa aí geral fica em relacionamentos abusivos se tóxicos, acreditando que estão “lutando” pelo amor, e que o amor basta...
@@NNESSITA exato, que viagem idealizar relações tóxicas, ninguém é perfeito mas tem que se questionar sim sobre os valores de com quem se relaciona, se tem coisas em comum. Conexão não surge do nada.
Flor quando vc ficou sozinha, sua linguagem corporal estava como se o Manu tivesse aí do lado kkkkkkk
Esse vídeo é muito importante. Ainda mais nesse contexto em que vivemos, no qual muitos podem estar indo para o passado ou pro futuro, na tentativa de fugir desse presente bagunçado. Mas o agora, quer a gente queira ou não, apresenta-se como a opção mais viável pra vida.
Depois que vocês falaram sobre a cerimônia de casamento num outro vídeo, eu pensei muito e concluí que nunca aproveitei estes momentos - minhas formaturas. Na verdade, eram para as outras pessoas e eu só me estressava e ficava tensa com a preparação e se estava correndo tudo bem.
Se considerar o dinheiro que gastei para uma noite, eu poderia ter feito várias viagens, que são os eventos que eu aproveito de verdade.
Acho que você só pôde perceber isso porque as viveu dessa forma. Do contrário, poderia estar hoje cogitando como as festas teriam sido.
Rafaela Reis isso é verdade, mas eu insisti no erro. Quando organizava festas de natal ou aniversários, sempre me frustrava, discutia com as pessoas e quando todos iam embora ficava chorando. Tive muuuitas oportunidades de pensar sobre isso.
Exatamente!! Qual vídeo que você tá falando? Algum específico?
Nicolle Procópio poxa, eu não lembro qual.
Os desencontros em uma relação são comuns e desejáveis. É assim que nos compreendemos e elaboramos e é assim que uma relação se constrói. Aqui me refiro às divergências de narrativa e construção de cada um. Penso que quem não tem disposição para lidar com a intensidade dos desencontros talvez esteja idealizando uma relação perfeita, preso ao desejo de satisfação constante e, portanto, não está pronto para entrar em um.
Ahahahaha adoro a Flor, adoro voces. Choro de rir com essa explosão que é a flor.🥰
Rindo até a próxima geração com a discrição da Flo sobre o casamento,e a cara do Manu ficando vermelho😅🤣🤣Gente vcs são surreais🤩mandam a real da real,com humor ...Amo amar vcs❤️
Flor concordo demais com vc.... Meus amigos brincam que pra mim já estava em quarenta antes da quarentena... Pq dizia tenho que estar no espírito para encontrar... Hoje não quero! E ouvindo você falar ficou mais consciente obrigada flor
A Flor prometeu manter o foco no começo do vídeo, e eu pensei: que penaa... E eis que ela não cumpriu a promessa. Ufaaa... Adorooo!!
Kkkkkkkkkkk Eu juro que tento.
Ri bastante com a flor. E estou aqui para prova que é realmente o que a flor falou (entre 07:00 e 08:00 minutos) , pedi divórcio 13/11/2020 kkkkkk.
a flor quem fala sem parar pra respirar e quem fica vermelho nessa situação é o manu! KKKKKKKKKKK
8:48 eu super concordo!!! Se as relações não estão trazendo aprendizado ou coisaa novas a se pensar, a fazer e a ser, não faz sentido estar nela!
E não teve o selinho! 😁 Olhar o outro verdadeiramente é algo transformador! Preciso brigar comigo mesma para conseguir fazer isso....tô cada dia mais presa comigo mesma!
Manu: "Essa colecção infinita de coisas que é o outro"
11:53 belíssima interpretação do que é o relacionamento e o poder de aprendizado que as relações tem. O "ouvir" é atravessar o bloqueio de frases prontas, Flor :)
Choro de rir da pistolice da Flor! E o Manu fica vermelhinho se segurando! Hahaha!
Realmente, a festa é dispensável... Queria tanto ter ouvido esse conselho!! Aí ai
Eu sou o Manu vermelho de tanto segurar o riso da Flor falando sobre festa de casamento kkkkkkkkkkkkk ai Flor, vc é muito maravilhosa!
Kkk eu amo essa diferença entre vcs.. . MANU super mega calmo e Flor com a falação soltaaaaaa kkkkk. Mas ambos, intelectualmente sincronizados 😏
Flor sempre realista e fatalista! Adoooooro
Comecei a seguir vocês. Muito legal os vídeos. Eu tô numa relação de 4 anos e pouco, e nos tocou estar separados na quarentena em países diferentes. E ele resolveu pedir um tempo e alegou exatamente isso: " queria um tempo para avaliar todo esse universo/energia que eu sou". Não entendi na hora. Fiquei mal. Agora tô melhor e tentando entender e respeitando a decisão dele. Parabéns pelo canal.
Eu to numa relação que fará 16 anos em fevereiro (casada ha quase 9, com filha de 1 ano e 5 meses) e tem todo esse alto e baixo que a gente conversa aqui (me sinto batendo papo ahahaha). E eu acredito que ela tenha bastante futuro (ainda mais com esse lugar de elaboração, terapia, CNV, etc). E eu cliquei no vídeo pq sempre aprendo algo com vcs. De verdade! Gratidão (não se irritem ahaha) pelo canal!
Convivência nunca é fácil flor...agora eu discordo de vc flor....a festa é uma celebração da sua união, e é maravilhoso, essas lembranças ficam na relação, e comemorar com as pessoas que vc gosta é melhor ainda.Nem tudo é o caos e nem tudo é o paraíso....
Flor, pausei o vídeo com 7min e 25 seg só para dizer que tu é MARAVILHOSA mulher!!!! “O casamento não essa merda que tu vai passar 6 anos pagando” 👏🏾👏🏾👏🏾😂😂😂
Amo a sinceridade da Flor
" Esse é só o começo do fim da nossa vida" kkkk
Façam uma continuação desse vídeo, por favor!!! Maravilhoso!!! ♥️
Concordo totalmente com a Flor na definição de casamento.
Não preciso de relacionamento, já tenho vocês 😂🤎
sinto que sou amiga de vocês. obrigada por continuarem aqui! ❤️
Eu sinto muito isso do encontro flor. Cheio de energia, muito complexo e banalizado! Maravilhoso, mas não é simples!
Bora lá,pro meu segundo comentário...agora mais sério...
Eu venho percebendo que as pessoas dizem que querem mesmo se relacionar ao menos a grande maioria,querem relações mais profundas,mas quando aparece uma ou duas "diferenças" elas correm para a superficialidade.Querem é viver o melhor de dois mundos...Se o crescimento ou aprendizado vem dessas diferenças,então como aprender se mal dão chance pra isso??! Vai entender🙌🙌
Incrível essa reflexão, Flor! Estou nesta mesma sintonia. Acho que todo o processo de reflexão e autoconhecimento impulsionado pela quarentena me tornou mais seletiva e cuidadosa comigo mesma. Um abração pra vocês
Q lindo flor!! Bela reflexão, num tom pistola moderado, q é em outras palavras, um incentivo potente pra q a vida não passe por nós. Corpo + atento e honesto diante dos encontros que estão porvir. Obrigada Flor, me emocionou, assim no ponto. beijoo
esse vídeo ta show! amei Flor! Encontrar o outro e tudo que esse encontro trás. Profundo. Por isso que antes da quarentena, eu já não estava encontrando com uma pessoa, a energia dessa pessoal, me desestruturava.
Berroooooo com o roteiro da Flor do casamento kkkjkkk mais que amar a Flor mais que o Manu, eu amo a combinação da descombinacao de vocês dois. Equilíbrio perfeito!
Pensa na felicidade de encontrar alguém que vê festa de casamento pelo mesmo prisma. Grata Flor!
Só troquei a festa de 15 anos pela formatura mas penso exatamente isso.
Manu é sensacional na oratória. Me faz questionar TANTA coisa na minha cabeça. Um vídeo melhor que o outro.
Flor explicando o casamento é simplesmente maravilhoso e real! 🤣🤣🤣
A Flor esfrega a realidade na nossa cara kkkk eu adoro
Maravilhosos, sempre me fazendo pensar!
Flor descrevendo Merleau-Ponty e Bergson em alguns minutos. Simplesmente fantástico.
Tenho assistido aos vídeos desde o começo da quarentena, e devo dizer esse foi o melhor que assisti até agora. Concordo com vários pontos levantados, como a ideia de casamento (cerimônia) ser algo totalmente encenado, e que o que realmente importa é o que vem depois. Há poucos dias também tinha pensado em como estamos convivendo mais com nossos parceiros agora, antes via meu marido acordado no máximo 5 horas por dia, e não tinha me dado conta do quanto isso mudou com a quarentena. Por sorte foi uma surpresa boa, estamos nos conhecendo ainda melhor e é meio maluco como às vezes me parece que somos uma extensão do outro. Mas a parte final quando a Flor fala sobre os encontros eu nunca tinha pensado sobre isso, e é realmente sensacional essa colocação. Cada encontro com uma pessoa é um universo, nem que seja com o porteiro do prédio que você dá oi, você está sempre se negociando com o outro, e negociando como/ou o que vai mostrar para o outro. A troca de energia se dá em cada encontro, vou pensar mais sobre isso e sobre a qualidade dessas trocas quando pudermos nos encontrar novamente uns com os outros. Parabéns!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Flor ! Tô contigo e não abro !!!
"Faça uma festa de 15 anos pra você!!!" Eu precisava ouvir isso hoje! hahahahahahaha
Esse mes quase me separei uma 20 vezes kkk, é uma merda agente fica idealizando a pessoa ideal e se agente parar pra pensar ela não existe, ai vem a frustação que essa sua vontade nuca vai se realizar .
Eu tbm, moça. Minha relação é à distância, há quatro meses. E tá sendo horrível ...
Eu já estou fazendo isso... (só lembrando que não estou no BR)
Encontrar uma pessoa de cada vez faz de cada encontro mais especial. Não aguento ver muita gente junta. Me dá desespero.
fada Flor 😍
Realmente precisamos de uma coisa por vez pra entender, aceitar, aprender, e fluir em cada coisa, cada pessoa, cada encontro... Eu tô amando esse tempo pra repensar tudo.
Deixar de encontrar com quem me deixa desconfortável pode encarado como egoísmo? Ou comodismo?
MANUEL FICA VERMELHO COM REDUNDANCIA ANSIOSO KKKKKK
Relação é construção, é isso
Esse vídeo foi muito claro, gente! Arrasaram
Vcs mencionaram o momento do encontro com o outro e me fez pensar que hoje no ônibus, juntamente com minha mãe (tivemos que sair), encontramos uma conhecida nossa e ela sentou no banco de trás. Começou a conversar com a gente e a minha mãe desenvolvia o assunto com ela e eu tinha até preguiça de virar para me unir a conversa, algo que sempre senti, essa preguiça de interação. Não sei se sou introvertida ou anti-social mesmo, ou não passa de um egoísmo meu.. mas até pensei que melhoraria isso em mim por conta do isolamento, mas na verdade estou com medo dessa preguiça social ter aumentado... Tenho tentado me conhecer mais e essa é uma das características minhas que mais me entristece. Quando aparece a chance de um diálogo e penso que vou agir diferente, me bate uma enorme preguiça.. 😟
Rebeca Santos vc me traduziu!!!
Ai, Florrrr. Esse bateu em mim como se fossem socos. Ontem à noite falei com o meu namorado, que não está passando a quarentena comigo, que não queria ficar sozinha. Estamos juntos há 4 anos já. Ele disse que não quer planejar nada, não quer sonhar nada, não quer se mudar. E doeu, bah, doeu! A pessoa quer continuar enquanto tá sendo bom pros dois mas eu já falei que eu não quero ficar sozinha, que eu quero um parceiro do meu lado. E aí ele ficou dando voltas dizendo que não queria acabar com os meus sonhos, eu falei pra ele parar porque isso é abuso psicológico, dizer que não vai fazer isso comigo porque não vai ser bom pra mim. Mas aí eu entro na parada de "sou uma mulher independente, tenho minha casa, minhas contas" e não posso depender de homem mas eu quero ter um parceiro em casa comigo, sabe? Difícil! Meu namorado não tem sonho nehum, plano nenhum, quem no mundo é assim?
No meu caso foi o contrário, a quarentena mostrou uma versão do meu namorado que eu não percebia quando estava próxima dele. Terminei o namoro de 2 anos depois que percebi o quanto ele tava sendo egoísta e incompreensivo com a minha decisão de não encontrar ele pra respeitar o isolamento. Eu moro com a minha mãe e não quis expor ela. Ele foi imaturo e vingativo depois disso... comecei a fazer análise nesse período pra tentar entender meu relacionamento porque eu achava que tudo de ruim que acontecia era culpa minha, e percebi que na verdade eu tava em um relacionamento totalmente abusivo sem perceber. A pessoa que quer ter o espaço dela nesse momento tem esse direito... e meu ex não entendeu isso. A distância foi ótima pra cair a ficha e enxergar melhor tudo que eu tava vivendo
@@Flavia-ti2qp Que merda, sinto muito por tu ter que passar por isso no meio do caos.
@@Flavia-ti2qp O problema é que moro sozinha, sabe? Era pra gente estar passando por isso juntos, mas ele tá se comportando como se tivesse tudo normal, vindo pra minha casa nos finais de semana e ficando na casa dele no restante da semana. Eu tô sozinha aqui, entende? E parece que ele não se importa com a minha solidão, eu fico sem ver ninguém a semana toda. E são 4 fucking anos, é muito tempo. Se a gente não for morar junto a gente vai continuar namorando por mais 10 anos? Sem mudança nenhuma? Na mesma mesmice? Agora é a hora de ser firme e tomar decisões e ele escolheu ficar na casa dele, com os amigos que moram com ele e me deixar aqui sozinha. Não tô no complexo de princesa pronta pra ser salva, mas dói se sentir sozinha ao lado de uma pessoa que tu ama. Vivendo a semana toda sozinha, com mensagens no whats, e no final de semana com ele aqui em casa (ifood, cama e netflix). Não é a quarentena, é a pessoa.
@@diouanypithan9868 total... É difícil mesmo. Essa fase pegou a gente de surpresa pra escancarar as faces reais de todo mundo. Tudo que tava "escondido", agora tá escancarado. Estamos na era das máscaras... caídas!
Diouany Pithan Mana pelo visto vcs querem coisas distintas pra vida mesmo, vc acha que ele “não tem um plano”, mas parece que ele tem sim só é o oposto do teu plano. A questão aí não parece ser a quarentena e sim vcs mesmo.
O que é ter futuro? Vc fica 10 anos com alguém, tem momentos maravilhosos e num determinado tempo as coisas desandam e vc se separa. Teve futuro? Teve.
Flor, foco é tudo!!!
Amei o vídeo....🥰❤️🥰❤️
Utilidade pública esse canal. Análise de si. Da relação. Do que sentimos e dos arredores. ❤
Fico tão feliz quando tem vídeo dos dois juntos hahahaha ❤
Adoro ver a Flor e o Manu juntos!
Like e compartilho
A quarentena com o parceiro é um constante exercício de (re)conhecer(-se).♥️ um processo dialógico rico.
Hahahahahahah a Flor falando de casamento! ❤️🤣
Tá, mas e o beijo? Brincadeira ahahahaa Vídeo sensacional. Uma coisa que venho aprendendo com a psicanálise, mais especificamente com os textos da Ana Suy, é que o amor é a sustentação da diferença. E como é maravilhoso pra relação quando se entende isso (ou não, né? quando se vê que não é possível sustentar a diferença do outro). E tem muito a ver com essa aprendizagem que o Manu falou, de estar aberto a aprender com o outro.
Flor tu arrasou!!!!!🙌🙌🙌🙌
Amei a definição de festa de casamento da Flor. Compartilho da mesma ideia!
Fiquei aguardando o beijinho no final! Casal mais lindo ... Amo ❤️
"Convida aquela tia bolsonarista" kkkkkkkkkkkk ui, me deu até un arrepio.
Depois de relacionamentos horríveis, de violências psicológicas...os humilhados foram exaltados. A relação que sempre procurei ter com alguém e nunca tive, existe agora, de muito companheirismo, leveza, honestidade. Queria que todos pudessem experimentar isso, algo que deveria ser normal.
Vídeo ótimo, muitas reflexões 🥰🥰
confesso que minha quarentena estava melhor quando vocês gravavam todo dia snif snif 💗
É. Eu fiz o quiz deu resultado positivo, mas terminei hahaha e tô bem melhor agora.
Já comentei, precisa no canal um dia de videos só com a Flor. Muita identificação
Amei a reaçao do Manu qdo a Flor falou do selinho... Tipo.. Oi???
Flor, vc é maravilhosa, maravilhosa, maravilhosa, maravilhosa. Vc é sensacional
Nunca tive vontade de ter festa de casamento, agora depois de todas as verdades que a Flor falou só aumentou minha certeza
oi Manu+flor
eu assisto voces de quando em vez e já a um tempo reparo que ha um esforço em nao generalizar no masculino (tipo quando voce fala o parceiro ou a parceira). acho massa que voces se propoem a nao usar o masculino para o plural mas essa forma parceiro(a) acaba afirmando uma binaridade de genero. que tal tentar usar o "e" para abordar todo o spectro de genero, inclusive esse pode ser um tema interessante para um video. bj!
Perai, volta!!! Acabou? , Quero mais , Flor você quebrou meu raciocínio kkkk
Esse é o vídeo mais importante desse canal
Nunca ninguém descreveu tão bem o que é uma festa de casamento.
gente, ces arrasaram muito nesse vídeo
Primeiro, eu curto. Depois assisto.
Hahahahaha, eu tb!!! 😂😂😂
Total!
Eu, igualzinha hahahahah
Flor, a gente gosta de você focada ou desviando do foco. Não tem nenhum problema, sua saída do foco só teve problema pra vc mesma quando algum ser problemático achou que vc faria de fato coisas que vc não faria, a respeito daquele sujeito eugenista eleito.
o meu casamento foi o começo do caos, pura verdade maria flor.. pedraria, festa, o casamento é outra coisa. experiencia eh um negocio muito bom. o casamento não é aquilo ali a festa, um inferno.Desse jeito mesmo Maria Flor. Concordo contigo.
Gente, eu ri demais da Flor narrando o casamento kkkkkkkkkkkkkkkkk socorr deus
O quê? Quer dizer que não existe o tal do "felizes para sempre"?! Então, é por isso...!
esse vídeo é simplesmente perfeito!
Flor e manu - Os amigos que eu queria ter.